SóProvas



Prova CONSULPAM - 2015 - Prefeitura de Nova Olinda - CE - Agente Administrativo


ID
3750586
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da classificação dos atos administrativos, julgue as assertivas abaixo para, ao final, escolher a sequência CORRETA:


I – Atos de Gestão, no que se refere às prerrogativas com que atua a Administração, seriam os praticados pela Administração com todas as prerrogativas e privilégios de autoridade impostos unilateral e coercitivamente ao particular independentemente de autorização judicial, sendo regidos por um direito especial exorbitante do direito comum, porque os particulares não podem praticar atos semelhantes, a não ser por delegação do Poder Público.

II – Quanto à formação da vontade, o ato complexo é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a de outro, que edita o ato principal.

III – Quanto à exequibilidade, ato imperfeito é o que está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir efeitos.

IV – Quanto aos efeitos, ato declaratório é aquele pelo qual a Administração apenas atesta ou reconhece determinada situação de fato ou de direito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I- FALSA

    Quanto ao seu objeto:

    Atos de império: praticados com supremacia em relação ao particular e servidor, impondo o seu obrigatório cumprimento.

    Atos de gestão: praticados em igualdade de condição com o particular, ou seja, sem usar de suas prerrogativas sobre o destinatário. 

    II - FALSA

    Quanto a formação (processo de elaboração):

    Ato simples: nasce por meio da manifestação de vontade de um órgão (unipessoal ou colegiado) ou agente da Administração.

    Ato complexo: nasce da manifestação de vontade de mais de um órgão ou agente administrativo.

    Ato composto: nasce da manifestação de vontade de um órgão ou agente, mas depende de outra vontade que o ratifique para produzir efeitos e tornar-se exeqüível.

    III- "VERDADEIRO", porém...

    Quanto à exeqüibilidade

    Perfeitos:Por atos perfeitos temos aqueles que já existem para o mundo jurídico, que já completaram todo o seu ciclo de formação. Estão em condições de produzir efeitos, com aptidão plena para tanto.

    Imperfeitos:Imperfeitos são os atos que não tem aptidão para produzir efeitos jurídicos, visto que seu ciclo de formação não está completo. O ato pode ser considerado imperfeito quando não preencher todos os requisitos ou formalidades que a lei exige, além de outros fatores substanciais.

    Pendentes:Atos pendentes são sujeitos a condição ou termo para que comece a produzir seus efeitos. É diferente do ato imperfeito, uma vez que este não está produzindo efeitos por lhe faltar algo. Difere do ato pendente, pois há o óbice de um termo ou condição para que venha a produzir efeitos jurídicos no mundo dos fatos.

    Consumados: Atos consumados são aqueles que já exauriram seus efeitos. Ele não pode ser impugnado, tornando-se definitivo tanto na via administrativa como na judicial.

    IV- "FALSO" porém...

    Em relação ao critério dos efeitos, os atos podem ser divididos em três espécies:

    a) atos constitutivos: são aqueles que criam, modificam ou extinguem direitos (ex.: revogação de ato administrativo; aplicação de sanção ao servidor);

    b) atos declaratórios: declaram a existência de situações jurídicas preexistentes ou reconhecem direitos (ex.: edição de atos vinculados, tais como a licença para construir e a licença profissional);

    c) atos enunciativos: atestam determinados fatos ou direitos, bem como envolvem, eventualmente, juízos de valor (ex.: certidão que atesta o tempo de serviço do servidor; pareceres que retratam juízos de valor dos agentes públicos). Os atos declaratórios e enunciativos guardam profundas semelhanças, razão pela qual parcela da doutrina, ao tratar da presente classificação, menciona apenas os atos constitutivos e declaratórios.

    fonte: ambitojurídico, stf.jus. br, Rafael Carvalho Rezende

  • Acredito que pela propria resposta do Vinícius a resposta correta seja a letra B kkkkkkkk
  • prototype, eu marquei a letra B. pois é, a reaposta do Vinícius da a entender que é a letra B
  • Não tem alternativa correta nessa joça!!

  • Resposta correta: E) F, F, F, F

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • "Viniciozão ", eu acredito que é mais acertada a letra B).

    I – ❌ Dentre tantos fatores, o que distingue um ato de gestão x império é que o primeiro é praticado sem supremacia.

    Exemplo: A administração alugando um galpão para guardar veículos.

    II – Quanto à formação da vontade, o ato complexo é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a de outro, que edita o ato principal.

    Ato complexo é um ato com sexo = dois órgãos formam uma só vontade.

    No ato composto eu tenho uma vontade principal e uma vontade acessória

    Forma-se com a vontade de um único órgão, Mas precisa da manifestação de outro órgão para ter exequibilidade.

    III –❌Para mim, misturou legal as coisas...

    Quanto à exequibilidade, ato imperfeito é o que está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir efeitos.

    Exequibilidade pode ser entendida como a possibilidade de execução imediata do ato eficaz, sempre que sua aplicação prática não estiver subordinada a termo, condição ou algum outro requisito legalmente estabelecido; 

    existência ou da perfeição: consiste no cumprimento do ciclo de formação do ato

    validade envolve a conformidade com os requisitos

    eficácia está relacionado com a aptidão do ato para produzir efeitos jurídicos

    Porém um ato administrativo pode ser:

    1) existente, inválido e eficaz;

    .2) existente, inválido e ineficaz;

    3) existente, válido e eficaz;

    4) existente, válido e ineficaz;

    IV – Quanto aos efeitos, ato declaratório é aquele pelo qual a Administração apenas atesta ou reconhece determinada situação de fato ou de direito.

    atos declaratórios ou enunciativos: visam preservar direitos e afirmar situações preexistentes. Exemplos: certidão e atestado;

  • Pendentes:Atos pendentes são sujeitos a condição ou termo para que comece a produzir seus efeitos. É diferente do ato imperfeito, uma vez que este não está produzindo efeitos por lhe faltar algo. Difere do ato pendente, pois há o óbice de um termo ou condição para que venha a produzir efeitos jurídicos no mundo dos fatos.

    questão pra mim sem gabarito.

  • A banca errou essa. Mais acertada é a letra B

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Banca mixuruca.

  • ato imperfeito nem existe, como é que esse ato vai produzir efeitos.

  • LETRA A

  • Em 01/03/21 às 21:04, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 12/02/21 às 23:10, você respondeu a opção A.

    Você acertou!Em 31/12/20 às 21:51, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 22/12/20 às 02:54, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 01/10/20 às 09:47, você respondeu a opção C.

  • COMPLEMENTANDO!

    Item IV - FALSO.

    Na verdade se trata de um ato enunciativo.

    A banca adotou o posicionamento da doutrina do Profº Di Pietro. (Direito Administrativo, 26ª edição, 2013, p. 233).

    ato declaratório: é aquele em que a Administração apenas reconhece um direito que já existia antes do ato. Ex: admissão, licença, homologação, isenção e anulação.

    ato enunciativo: é aquele pelo qual a Administração apenas atesta ou reconhece determinada situação de fato ou de direito. Correspondem a categoria de meros atos administrativos que exigem a prática de outro ato constitutivo ou declaratório para produção de efeitos. Ex: certidões, atestados, informações, pareceres, vistos.

  • ATO PERFEITO: quando todas as etapas do processo de formação do ato foram cumpridas, lembrando que um ato perfeito não será, necessariamente, um ato válido, pois a validade tem a ver com a legalidade do ato, enquanto que a perfeição está relacionada com o processo de formação.

    ATO IMPERFEITO: o ato imperfeito não completou seu ciclo de formação, portanto não existe rigorosamente como ato administrativo.

    ATO PENDENTE: é um ato perfeito, completamente formado, mas que está sujeito a uma condição (evento futuro/incerto) ou termo para que comece a produzir efeitos.

    ATO CONSUMADO: já produziu todos os efeitos que estava apto a produzir.

  • Quanto à exequibilidade, ato imperfeito é o que está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir efeitos.

    R- Falso. Esse ato é pendente! condição ou termo.

    Seria imperfeito no caso, p. ex., de ausência de publicação.

  • Analisando o item III: Quanto à exequibilidade, ato imperfeito é o que está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir efeitos.

    Na verdade, eu acho que ao invés de imperfeito seria pendente.

    Imperfeito é quando falta etapa para se completar.

    OUTRA QUESTÃO (VUNESPE)

    Um ato administrativo que passou por todas as etapas do seu processo de formação, mas sujeito à condição ou termo, segundo a doutrina do direito administrativo, é considerado um ato

    gabarito

    D

    perfeito e pendente.

    Se essa segunda parte em negrito fosse caracterizada por imperfeito então o mesmo ato seria perfeito e imperfeito ao mesmo tempo?

  • Banca sem noção. Todas as alternativas estão incorretas, inclusive, elas foram retiradas do livro da Di Pietro.

  • Vinicius, se o ato

    Pendentes:Atos pendentes são sujeitos a condição ou termo para que comece a produzir seus efeitos. É diferente do ato imperfeito, uma vez que este não está produzindo efeitos por lhe faltar algo. Difere do ato pendente, pois há o óbice de um termo ou condição para que venha a produzir efeitos jurídicos no mundo dos fatos.

    Então a alternativa III esta errada, pois estaria se referindo a ato pendente e não imperfeito:

    III – Quanto à exequibilidade, ato imperfeito é o que está sujeito a condição ou termo para que comece a produzir efeitos.


ID
3750589
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Preenchas as lacunas abaixo, tomando por parâmetros, as disposições da Lei Federal Nº 11.343/2006 para, ao final, escolher a alternativa CORRETA:


I - O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, no caso de condenação, terá pena reduzida de ____________.

II - As multas, que em caso de concurso de crimes serão impostas sempre cumulativamente, podem ser aumentadas até o _______ se, em virtude da situação econômica do acusado, considerálas o juiz ineficazes, ainda que aplicadas no máximo.

III - ___________ o agente que, em razão da dependência, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Alternativas
Comentários
  • Por que foi anulada? Alguém sabe?

  • Não entendi o motivo da anulação,a questão está correta.

    GAB B

    1- Art 41

    2- Art 43 P Único

    3-Art 45

  • Única parte que enxerguei errada na questão foi no item II, onde há erro de digitação em "considerálas" onde o correto seria considerá-las. No mais, está tudo correto.

  • não sei quero saber tbm.
  • A questão está correta, tendo em vista o assunto Direito Penal, porém o cargo pretendido é agente administrativo, observando o edital, esse assunto foge às competências.

    Bons estudos!


ID
3750592
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

__________ está contido no princípio da moralidade, onde o Administrador deverá agir de maneira ética evitando a corrupção, o desvio e a negociata com recursos e bens públicos. O gestor tem que ser honesto em cumprir os deveres que lhes são atribuídos por força de legislação.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Probidade Administrativa

  • Princípio da Probidade Administrativa=O Administrador deverá agir de maneira ética evitando a corrupção, o desvio e a negociata com recursos e bens públicos. A CF, estabelecido no § 4° do art. 37,, que "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade de bens e o ressarcimento ao erário, na forma e na gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípio expressos no art. 37 da Constituição Federal e demais, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis .

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Princípio da Moralidade. Princípio constitucional expresso. Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    B. ERRADO. Princípio da Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    C. ERRADO. Princípio da Impessoalidade. Princípio constitucional expresso. A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    D. CERTO. Princípio da Probidade Administrativa. A probidade trata-se de um direito subjetivo a uma Administração Pública honesta e proba, resultado do dever de boa administração.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.

  • A) Este princípio se traduz na ideia de que a atuação do agente público deve-se pautar pela busca dos interesses da coletividade, não visando a beneficiar ou prejudicar ninguém em especial - ou seja, a norma prega a não discriminação das condutas administrativas que não devem ter como mote a pessoa que será atingida pelo seu ato

    b) representa a subordinação da Administração Pública à vontade popular. O exercício da função administrativa não pode ser pautado pela vontade da Administração ou dos agentes públicos, mas deve obrigatoriamente respeitar a vontade da lei

     c) O princípio da impessoalidade estabelece um dever de imparcialidade na defesa do

    interesse público, impedindo discriminações (perseguições) e privilégios

    (favoritismo) indevidamente dispensados a particulares no exercício da função

    administrativa.

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Por que não pode ser o Princípio da Legalidade?

  •  A CF, estabelecido no § 4° do art. 37,, que "os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade de bens e o ressarcimento ao erário, na forma e na gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".


ID
3750595
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

"Constitui pressuposto de validade de todo ato da Administração Pública, que deve obedecer não somente à lei jurídica, mas também a padrões éticos que podem ser estabelecidos em cada instituição". A qual princípio administrativo essa afirmação se refere?

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica por que é IMPESSOALIDADE?

  • Gente do céu, não entendi esse gabarito.

  • RESPOSTA C

    Porém acredito que o gabarito certo seja B .

    Impessoalidade

    Aborda tanto a atuação impessoal, que objetiva a satisfação do interesse coletivo, quanto a própria administração pública. Esse princípio impõe ao gestor público que só pratique o ato para o seu objetivo legal, vedando qualquer prática de ato administrativo sem interesse público ou vantagem para a gestão. Podemos citar como exemplo de violação do princípio da impessoalidade, a exaltação do trabalho de um secretário de obras na inauguração de uma obra.

     

    Moralidade

    Trata de obedecer não somente a lei jurídica mas também a lei ética da própria instituição, ou seja, o administrador público precisa seguir alguns padrões éticos. Portanto, a moralidade administrativa junto a sua legalidade e adequação aos demais princípios, possuem pressupostos que, quando não seguidos, tornam a atividade pública ilegítima. Sendo assim, o gestor público que agir de forma contrária descumprirá a moralidade como também o princípio de legalidade. Na política, um exemplo prático disto é a nomeação de parentes em cargos comissionados.

    Fonte:https://www.aspec.com.br/blog/os-cinco-principios-fundamentais-da-administracao-publica/

     

  • Gabarito oficial ( B)

    Gabarito ofertado pelo QC ( C)

    Calma, o estagiário colocou o gabarito errado.Na prova oficial está como moralidade. E é o certo, porque , embora tenhamos uma nítida relação entre moralidade e impessoalidade ..para fins de prova de concurso QUANDO SE FALA EM LEALDADE, BOA-FÉ, Padrões éticos = MORALIDADE.

    VEJA UMA QUESTÃO SEMELHANTE PARA TER CERTEZA:

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IFF Prova: CESPE - 2018 - IFF - Administrador

    Os atos da administração pública devem obedecer não somente à lei jurídica, mas também a padrões éticos. Tal característica se refere ao princípio da

    B) moralidade, sendo esta pressuposto de validade de todo ato da administração pública.

    Link do gabarito oficial: e prova:

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/70592/consulpam-2015-prefeitura-de-nova-olinda-ce-agente-administrativo-prova.pdf?_ga=2.7911156.715419033.1574363995-224253634.1529454512

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/70592/consulpam-2015-prefeitura-de-nova-olinda-ce-agente-administrativo-gabarito.pdf?_ga=2.7911156.715419033.1574363995-224253634.1529454512

    Valeu!!

  • O Certo é Moralidade e não Impessoalidade.

    Gabarito equivocado!

  • Galera, o gabarito aqui está errado. No gabarito oficial está letra B. Notifiquem o erro.

  • Que susto, ainda em que o gabarito está errado!

  • O feedback do QC é péssimo, acho que não vão consertar rápido esse gabarito.

  • gabarito correto: C (Moralidade)

  • gab C. Quando falar em padrões éticos, honestidade, probidade etc = moralidade

  • Moralidade

    -> Ética, honesta, lealdade, probidade, boa-fé.

    -> Objetiva aquilo que a sociedade entende como moral.

    Gab- C

  • Não basta ser legal tem de ser Moral

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    Impessoalidade

    Segundo o princípio da impessoalidade, a Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Moralidade

    Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Publicidade

    Segundo o princípio da publicidade, os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.). Quando os atos e contratos tornam-se públicos, há uma maior facilidade de controle pelos interessados e pelo povo de uma maneira geral, e este controle faz referência tanto aos aspectos de legalidade quanto de moralidade.

    Eficiência

    O princípio da eficiência foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado, através da otimização dos meios para atingir o fim público colimado.

    Assim:

    A. ERRADO. Princípio da legalidade.

    B. ERRADO. Princípio da impessoalidade.

    C. CERTO. Princípio da moralidade.

    D. ERRADO. Princípio da finalidade.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
3750598
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se uma moedora moe 3.600 grãos de café por hora. Quantos grãos ela moe por segundo?

Alternativas
Comentários
  • 1) 1h = 3600s

    2) monta a regrinha

    3600---------3600s

    x-----------1s

    x= 1 grão

  • muito bom

  • A minha mente é um pouco mais lenta.

    Então eu montei um rascunho pra entender a questão.

    1 hora = 60 minutos

    1 minuto = 60 segundos

    Então peguei 60 segundos X 60 minutos = 3600 segundos

    Logo: 1 hora tem 3600 segundos (equivalente a 1 grão por segundo)


ID
3750601
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se um terreno tem 16m² de área, qual o perímetro desse terreno?

Alternativas
Comentários
  • Para mim, essa questão foi mal formulada, pois deveria ser informada a forma do terreno, ou seja, se é um triângulo, um quadrado etc. Mas, pelas alternativas de resposta, a forma do terreno é a de um quadrado, cuja área é l^2, onde l representa o lado do quadrado. Ou seja, o lado elevado à segunda potência é igual a 16, que dá como resultado l = 4. Logo, o valor do lado do terreno é 4. O perímetro é igual a soma dos lados do terreno e, como o terreno é quadrado, devemos soma 4+4+4+4=16. Logo, o perímetro é 16 m.

  • Se for um quadrado,

    A=16m²

    A= lado²

    A= 4² Logo o perímetro seria a soma de todos os lados 4+4+4+4=16m

    Se for um retângulo,

    A=16m²

    A= base x altura

    A= 8 x 2 logo o perímetro seria a soma de 8+2+8+2=20m.

    E agora marca qual?

  • 2 respostas. Questao passivel de anulação.

    pode ser

    4+4+4+4= 16 (terreno quadrado)

    8+2+8+2= 20 (terreno retangular)

  • O pior é que não foi anulada!! Acreditem!!

    Nos arquivos desse concurso, consta algo do tipo "recurso inconsistente, indeferido".

    A pergunta que não quer calar:

    Quem é pior? O candidato que elaborou tal recurso ou a banca?

    Para mim, é a banca, que, por preguiça ou incompetência, nem viu ou não percebeu o próprio "desleixo".

  • Em 27/11/20 às 14:02, você respondeu a opção D.

    Você errou! Em 06/10/20 às 09:13, você respondeu a opção A.

    Você acertou! Em 25/09/20 às 07:07, você respondeu a opção A.

    Você acertou! Em 25/08/20 às 16:20, você respondeu a opção D.

    Você errou! Em 12/07/20 às 12:02, você respondeu a opção A.

    Você acertou! Em 27/06/20 às 21:59, você respondeu a opção D.

    "DO-RÉ-MI-FÁ-SOL AMENTO"

  • Questão extremamente mal formulada com um erro crasso de não informar o formato do terreno, deixando ao candidato a inferência de um terreno quadricular para encontrar a resolução!

  • Gabarito: Letra "A"

  • RECURSO FÁCIL E DEFERIDO PARA UMA QUESTÃO DESSAS.

    O terreno pode tanto ser 2 x 8 como pode ser 4 x 4, saliente - se que os múltiplos de 16 são: 2, 4 e 8. Como não foi informado o formato do terreno, retangular ou quadrado e nas alternativas foram dadas as possibilidades de o perímetro possuir tanto 16m (o que caberia na situação 4 x 4) como também 20 m (o que caberia na situação 8 x 2).

    Essa CONSULPAM é dose.


ID
3750604
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As teclas de um teclado estão organizadas em grupos, separadas de acordo com a sua função. Dessa forma, podemos dizer que as teclas “Ctrl”, “Alt” e “Esc” estão classificadas no grupo:

Alternativas
Comentários
  • Teclas de função: F1,F2,F3....

    Teclas de controle: ATL, SHIFT, CRTL, ALTGR,

    Teclas de navegação: pageup, pagedown, delete,insert...

    Teclas de digitação: A,B,C, enter, backspace...

    Gabarito letra D!

  • As teclas do teclado podem ser divididas em vários grupos de acordo com sua função:

    A ilustração a seguir mostra como essas teclas estão organizadas em um teclado típico. Se teclado pode ter um layout diferente.

  • Talvez ajude: https://imgur.com/a/Wj7RooS


ID
3750610
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Excel 2010, para que o valor presente na célula A1 seja copiado até a célula A10, será preciso selecionar a célula A1 até a A10 e pressionar o comando:

Alternativas
Comentários
  • Ctrl+D

    Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado para as células abaixo dentro do intervalo;

  • Ctrl + R = Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à

    esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita.

    Ctrl + S = Aplica ou remove sublinhado.

    Ctrl + M = nâo sei, fui aplicar no Excel nada ocorreu.

  • Assertiva B

    A1 seja copiado até a célula A10, será preciso selecionar a célula A1 até a A10 e pressionar o comando: CTRL + D

  • Usamos : Ctrl + D = Preencher / Excel

    No Word = Ctrl + D = Fonte.

  • Gabarito: B

    Ctrl + D = Preencher o mesmo conteúdo na própria coluna;

    Ctrl + R = Preencher o mesmo conteúdo na própria linha.

    Bons Estudos !

    #PC

    #PM

    #PP

    #SERVIDORPÚBLICO2021

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • LETRA B

  • Se isso fosse um recurso sendo apresentado para alteração do gabarito, você acha que a banca aceitaria?

  • Questão: A moralidade da administração pública norteia-se pela distinção entre o bem e o mal e pela noção de que sua finalidade é o bem comum.

    Letra da lei: III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    O enunciado está idêntico a letra da lei né?! --'


ID
3750613
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2010, se escrevermos em um novo documento =rand(4,2) e pressionarmos a tecla “Enter”, ele irá:

Alternativas
Comentários
  • Criando texto automático no Word.

    Passo 1. A primeira coisa que você deve fazer é determinar quantas frases quer em cada parágrafo. As versões mais recentes do Word (2007 e 2010) exibem cerca de 20 palavras por frase. Em seguida, você deve determinar a quantidade de parágrafos. Para o nosso exemplo, vamos utilizar 4 parágrafos, cada um com 3 frases.

    Passo 2. Abra o Word e digite nele a seguinte instrução:

    =rand(x, y)

    Onde x é a quantidade de parágrafos que o texto deve ter e y é o número de frases em cada um dos parágrafos. Assim sendo, o nosso exemplo ficará da seguinte forma:

    =rand(4, 3)

    Passo 3. Assim que terminar de digitar, pressione Enter em seu teclado. Se tudo der certo, o texto automático aparecerá imediatamente no Word, como que em um passe de mágica.

    Antes de encerrar, vale frisar que esta dica foi elaborada com base no Word 2010, mas funciona também nas versões anteriores do programa (descobri o macete na edição 2003).

    Fonte: techtudo.com.br

  • Caraca, eu não sabia disso haha

    Fui pela lógica, =rand(4,2) então devia ser 4 parágrafos com 2 frases cada

    Gabarito C

    Quem não sabia tipo eu, faça no Word pra não esquecer :)

  • Noções de informática.

  • Apelação total...Um dos itens totalmente desconhecidos..

    sobre ele :

    Usamos para testes de impressão ou de formatação.

    Em vez de copiar e colar no Word textos fictícios de outras plataformas ao testar fontes ou verificar margens, o programa oferece um código simples para construir quantos parágrafos com quantas linhas quiser.

  • Passada! kkk

  • Assertiva C

    Gerar um texto com quatro parágrafos e duas frases em cada um.

  • Vivendo e aprendendo kkk

    Gab.: Letra C, para os não assinantes

  • Para quê serve isso?

  • Covardia!

  • =rand( PARÁGRAFOS,LINHAS )

  • E não é que funciona mesmo kkkk

  • ''Noções de Informática''.

  • Quem assiste ás aulas do prof. Érico Araújo, já viu ele fazendo isso inúmeras vezes durante as aulas. Só procurar o canal dele no YouTube.

  • Gente, que doidera! Não sabia disso!


ID
3750616
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as informações abaixo:


I - Instrumento por meio do qual o signatário pede a uma autoridade pública algo que lhe pareça justo ou legal;

II - Pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse no serviço público, seja ou não servidor público;

III - Deve ser dirigido à autoridade competente para receber, apreciar e solucionar o caso, podendo ser manuscrito ou digitado/datilografado.


Essas informações dizem respeito a qual tipo de documento oficial?

Alternativas
Comentários
  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente a alguns documentos: ofício, carta, requerimento e memorando.

    a) Tendo em vista que o ofício é um ato oficial da Administração Pública que é expedido por autoridade pública para tratar de ordem administrativa ou predominantemente oficial, já conseguimos constatar que as informações apresentadas no item não se referem a tal correspondência e, portanto, esta alternativa já pode ser eliminada.

    b) A Carta é a correspondência usada para gestos de cortesia, convites institucionais e agradecimentos. Sendo assim, constatamos que as informações apresentadas no item não se referem a tal documento e, portanto, esta alternativa está incorreta.

    c) Sendo o requerimento o instrumento por meio do qual o requerente se dirige a autoridade administrativa para solicitar o reconhecimento de um direito ou a concessão de um pedido, sob o amparo de lei ou norma reguladora, verificamos que este é o documento a que se refere as informações apresentadas no item. Desse modo, esta é a alternativa correta.

    d) O memorando era uma forma de comunicação eminentemente interna, ou seja, não responderia a esta questão. De qualquer forma, vale esclarecer que, a partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de uniformizá-lo, ou seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação.


    Gabarito: Letra C

  • GAB. C

    É o documento por meio do qual se faz um determinado pleito para solicitar o reconhecimento de um direito ou concessão de algo sob o amparo da lei.

    Ele deverá conter a identificação de quem faz a solicitação, a quem é dirigido e qual o pedido realizado.

    Normalmente é feito de próprio punho, mas também pode ser digitado. Não possui cabeçalho ou rodapé e trata-se de um documento particular.

    Seu fecho é composto pela expressão “Nesses termos, pede-se deferimento”.

  • No direito constitucional, refere-se ao direito de petição, inclusive com uma resposta em tempo razoável.

  • Dois!! kkkk


ID
3750619
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as informações abaixo a respeito dos primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória, e assinale aquela que está INCORRETA:

Alternativas

ID
3750622
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Se uma pessoa ligar para o 194, qual dos serviços públicos de emergência ela bestará contatando?

Alternativas
Comentários
  • Polícia Federal 194

    Polícia Civil 197

    Polícia Militar 190

    Corpo de Bombeiros 193


ID
3750625
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sigilo existente entre um paciente e seu médico é um exemplo de ________ profissional. Qual das alternativas completa corretamente a lacuna?

Alternativas
Comentários
  • D ética profissional

ID
3750628
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as informações abaixo, presentes no Art. 37 da Constituição Federal:


I - O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar;

II - A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;

III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento;

IV - A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.


Qual das alternativas apresentam as informações antes de serem substituídas na Constituição Federal?

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    I - O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar; ( SERÁ EM LEI ESPECÍFICA, ART 37, VII DA CF)

    II - A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;( ART 37, XVII DA CF)

    III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento; ( NO ARTIGO NÃO FAZ A RESSALVA SOBRE O MESMO TÍTULO OU IDÊNTICO FUNDAMENTO. ART 37, XIV DA CF)

    IV - A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.( ART 37, IX DA CF)

  • questão vergonhosa. Fraude
  • Não consigo entender o enunciado desta questão, já li várias vezes, realmente parece uma questão que apenas "gênios da lâmpada" sabem responder.

  • Aproveitando o comentário da @Faida Alves

    A questão trata do Emenda Constitucional nº 19/98, pede para marcar a alternativa que contém textos constitucionais antes da Emenda:

    I - O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar(Redação antes da substituição ocasionada pela emenda do ART 37, VII DA CF, que substitui "complementar" por "específica")

    II - A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público; (Redação atual do ART 37, XVII DA CF)

    III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados, para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento; (Redação antes da substituição ocasionada pela emenda do ART 37, XIV DA CF, que retira a parte destacada)

    IV - A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. (Redação atual do ART 37, IX DA CF)

    P.S.: Agora é osso ter que saber até os textos antigos, já mão basta tanta coisa que tempos que memorizar, mas é certo que dá pra responder à questão sabendo apenas do texto atual, mas neste caso teríamos que saber a letra de lei tal qual está na CF. :/

    BAGARITO: B.

  • Esse Gabarito está errado o texto da opção IV - A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. é exatamente igual ao da Constituição: IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público; 

  • Pessoal, Atentem-se ao que fora dito: " antes de serem substituídas na Constituição Federal".

    É literalmente safadeza exigir isso como conhecimento..

  • Não consigo entender o enunciado desta questão, já li várias vezes, realmente parece uma questão que apenas "gênios da lâmpada" sabem responder.

  • CARA DE MARMELADA !

  • Questão para os amigos do rei...

  • Absurda esse tipo de questão

  • Acertei a questão, todavia é uma banca vergonhosa.

  • GAb. B

    Depois de errar, percebi que os funcionários de Empresas subsidiadas e outros foram incluídos depois.

  • Como pode uma questão pedir um conhecimento ultrapassado?? marmelada

  • Pergunta em quais houve Emendas.

  • Aí lasca!!!

  • Banca fraca, meu Deus. Essa é ainda pior que a UECE

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Tem que estar atendo. Resolução de questões é também interpretação de texto. Se pensar pela lógica o que a questão cobra é o que está errado.
  • Se uma questão dessa é desse jeito pra gente Administrativo imaginas as de nível superior.

  • Eu coloquei a resposta certa. A verdade é que essa banca quer a resposta errada.

  • NÃO ENTENDI A QUESTÃO.

  • Era pra ser anulado esse tipo de questão!
  • Que coisa não o.O

  • Perguntem direito a questão!!!

  • Qual o sentido de uma pergunta dessas?? ¬¬

  • Questões horrorosa de mal feita! Que ridículo.

  • Questão ridícula !!!

  • Uma alternativa que apresenta informações antes de ser substituída é uma alternativa errada. A questão esta pedindo as alternativas erradas, simples!!!!! Questão de nível Juninho.

  • kkkkkk

  • Essa banca o sobrenome dela é Fraude.

  • Qual das alternativas apresentam as informações antes de serem substituídas na Constituição Federal?

    É O QUÊ ???????

    QUE RÍDICULA !

  • Art 37

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;  

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;

    Resposta letra b

  • A questão pede a redação anterior à EC 19/98

  • As bancas a cada dia buscam um jeito novo de lascar com a vida dos concurseiros....

  • RIDÍCULO

  • "as informações antes de serem substituídas na Constituição Federal", que questão maldosa, meu Deus

  • Não entendi nada.


ID
3750631
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as informações abaixo referentes a Seção II - Dos Servidores Públicos, presente na Constituição Federal, verificando se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F):


I - Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão semestralmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.

II - A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

III - As peculiaridades para a investidura serão observadas para a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório.

IV - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.


Qual a alternativa apresenta a sequência CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B

    I - Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão semestralmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos. ERRADO

    CF, art. 39

    § 6º Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário PUBLICARÃO ANUALMENTE os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.

    III - As peculiaridades para a investidura serão observadas para a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório. ERRADO

    CF, art. 39

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: 

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;

    II - os REQUISITOS PARA A INVESTIDURA;

    III - as PECULIARIDADES DOS CARGOS

  • Em relação ao item IV.

    IV - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

  • Gab. B

    A 3 está matando, fez uma bagunça, mas dá pra matar a questão apenas com a 1 e a 4.

  • Eu estou prestes a fazer uma prova dessa banca!...me parece que não vai ser fácil,casca grosa...

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Alternativa B, lembrando que:

    → A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados. Conforme disciplina do art. 39, p 2, da CF.

    → A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. Conforme disciplina do art. 39 da CF.

    → De outro norte, por força do art. 39, p 6, da CF, “os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário PUBLICARÃO ANUALMENTE os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.

    → Finalmente, por força do p 1 do art. 39 da CF, a fixação dos padrões de vencimentos e dos demais componentes do sistema remuneratório OBSERVARÁ: (i) a natureza, o grau de responsabilidade a a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; (ii) os requisitos para a investidura; e (iii) as peculiaridades dos cargos.

    → No mais, importante a leitura e fixação da disciplina do art. 39 da CF, posto que recorrentemente cobrados em prova:

  • LETRA B

  • Para mim, o item III não está incorreto, apenas incompleto.

    Se a banca tivesse posto "APENAS As peculiaridades para a investidura serão observadas para a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório", aí sim estaria errado, pois o advérbio estaria limitando a um só dos requisitos observados no § 1º do art 39.

    Mas tenho observado que algumas bancas estão formulando questões dessa maneira para confundir o candidato.

  • A questão exige conhecimento acerca da administração pública e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão semestralmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.

    Falso. A publicação será anual e não semestral, nos termos do art. 39, § 6º, CF: Art. 39, § 6º Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.  

    II - A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

    Verdadeiro. A banca trouxe a cópia literal do art. 39, § 2º, CF: Art. 39, § 2º A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.      

    III - As peculiaridades para a investidura serão observadas para a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório.

    Falso. Devem ser observados a natureza, grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura e as peculiaridades dos cargos, nos termos do art. 39, § 1º, CF: Art. 39, § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; II - os requisitos para a investidura;  III - as peculiaridades dos cargos.  

    IV - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 39, caput, CF: Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

    Portanto, a sequência correta é F - V - F - V.

    Gabarito: B


ID
3750634
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O zelo pela correta utilização de um bem público em uma organização é atribuição do:

Alternativas
Comentários
  • Competência pela Proteção---> GUARDA MUNICIPAL conforme lei 13.022 / 2014

    Uso Comum

    Especial

    Dominicais

  • Não seria controle patrimonial??

  • Gab. C

    Discordando dos comentários anteriores: A guarda e o zelo de qualquer bem é de responsabilidade de quem o utiliza ou quem for o responsável pelo local onde estiver armazenado.

  • BENS PÚBLICOS

    3 Espécies:

    1 - Bens públicos de uso comum do povo

    •Uso de todos

    •Acesso irrestrito/ilimitado

    •Pode ser de uso gratuito ou retribuído

    •Inalienáveis (não está sujeito a venda)

    •Imprescritíveis (não está sujeito a usucapião)

    •Impenhoráveis (não pode ser utilizado como pagamento de dívida)

    •Exemplos:

    Praias, lagoas, praças , ruas , avenidas e etc

    2 - Bens públicos de uso especial 

    Uso limitado

    •Acesso restrito/limitado

    •Inalienáveis (não está sujeito a venda)

    •Imprescritíveis (não está sujeito a usucapião)

    •Impenhoráveis (não pode ser utilizado como pagamento de dívida)

    •Onde a administração exerce suas atividades funcionais 

    •São aqueles de uso pelo próprio Poder Público para a prestação de serviços

    •Exemplos:

    Fórum, prédios das repartições públicas, departamentos e etc 

    3 - Bens púbicos de uso dominicais

    •Disponível

    •Uso particular da administração 

    Alienáveis (está sujeito a venda)

    •Imprescritíveis (não está sujeito a usucapião)

    •Impenhoráveis (não pode ser utilizado como pagamento de dívida)

    •Exemplos:

    Prédios, terrenos e lotes desativados e etc

    Observação

    •Os bens públicos de uso comum do povo e de uso especial podem ser alienados quando desafetados.

    •Bens públicos não estão sujeito a usucapião.

    •Nenhuma espécie de bens públicos pode sofrer usucapião.

    AFETAÇÃO E DESAFETAÇÃO

    1 - Afetação

    Ocorre quando o bem público possui destinação pública específica

    2 - Desafetação

    Ocorre quando o bem público não possui destinação pública específica

  • a questão falou em correta utilização. Quem utiliza tem a guarda. Tipo: a arma é de responsabilidade do PM em quanto ele a utiliza. Quando esta em deposito, a responsabilidade é do responsável pelo deposito. NOS DOIS CASOS HOUVE A GUARDA DO BEM PELO PM OU DO RESPONSAVEL. Sacaram?


ID
3750637
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os serviços púbicos, podem ser organizados segundo alguns critérios. Dentre estes, qual aquele que pode ser encontrado na estruturação dos serviços em razão da sua distribuição por diversos graus que se relacionam entre si em termos de supremacia e subordinação?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    -> Distribuição por diversos graus (hierarquia)

    -> Relacionam entre si (hierarquia / subordinação)

    -> Termos de supremacia e subordinação (disciplina)

    É uma organização vertical de competências.

    "Sinta a Força!" - Yoda

  • Vc deve ter estranhados o emprego desses termos , né?

    Eles se relacionam a distribuição dos serviços.. esquematize comigo aí..

    A) Vertical : dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns, ligados por um vínculo jurídico que confere ao superior o poder de direção e impõe ao subordinado o dever de obediência”.

    B) organização territorial – que implica distinção entre organização central e periférica, consoante o âmbito nacional ou circunscrito dos serviços;

    C) especialização segundo o tipo de atividades a desempenhar;

    Fonte: http://dtoadministrativo14.blogspot.com/2016/12/a-organizacao-vertical-da-administracao.html

  • Assertiva A

    Organização vertical.

  • LETRA A

  • Existem 3 critérios de organização dos serviços públicos:

    • Critério da Organização Vertical – Funda-se na repartição dos serviços em função da sua distribuição por inúmeros graus, desde o topo até à base, ou seja: diferentes serviços passam, por esta divisão hierárquica, a relacionar-se entre si por termos de subordinação e supremacia consoante a posição em que se encontram. É este critério que origina a hierarquia Administrativa. Na ótica do Professor Doutor Marcello Caetano sobre este assunto, a "hierarquia dos serviços consiste no seu ordenamento em unidades que compreendem subunidades de um ou mais graus e podem agrupar-se em grandes unidades, escalonando-se os poderes dos respectivos chefes de modo a assegurar a harmonia de cada conjunto". 

    • Critério da Organização Horizontal – Se o primeiro critério gira em torno do critério hierárquico, este segundo desenvolve-se em razão da matéria sobre a qual os serviços públicos versam. Aqui o que se busca fazer é distribuir os serviços pelas pessoas coletivas em prol das atividades que são necessárias desempenhar. O resultado deste critério é a obtenção de unidades funcionais estáveis, e dentro delas de unidades de trabalho específicas para afetar um fim determinado.  

    • Por último mas não com menor relevância existe o critério territorial, que distingue serviços centrais e periféricos tendo em conta o âmbito de atuação - se é de índole nacional ou é restrito a uma área menor (Autarquias Locais, Freguesias,...).

    Gabarito A.


ID
3750640
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor que praticar algum tipo de ato inconcesso pode vir a ser demitido, tendo em vista que todos as ações da Administração têm que estar em conformidade com os princípios da:

Alternativas
Comentários
  • INCONCESSO

    Que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado.

  • O servidor que praticar algum tipo de ato inconcesso pode vir a ser demitido, tendo em vista que todos as ações da Administração têm que estar em conformidade com os princípios da: LAGALIDADE

    RESPOSTA: A

    A administração só pode fazer o que a lei autoriza.

  • Todas as ações da administração pública tem que está em conformidade com a lei, ou seja com o princípio da LEGALIDADE.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis, e outros princípios não expressos que devem ser observados pela Administração Pública.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. CERTO. Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada. Significado de inconcesso: que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado.

    B. ERRADO. Moralidade. Princípio constitucional expresso. Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    C. ERRADO. Publicidade. Princípio constitucional expresso. Os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.).

    D. ERRADO. Finalidade. Não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, porém deve ser observado pela Administração Pública. Segundo ele, a norma administrativa deve ser aplicada e interpretada da forma que melhor observe a realização do fim público a que se dirige.

    Gabarito: ALTERNATIVA A.

  • A. CERTO.Legalidade. Princípio constitucional expresso. O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada. Significado de inconcesso: que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado.

  • Cuidado:

    A Legalidade para a administração é diversa da que é a do particular.

    Para administração - Subordinação da vontade = Só posso fazer o que está previsto.

    Para o particular - Autonomia da vontade = Posso fazer tudo aquilo que não é proibido.

    Bons estudos!

  • o desafio da questão era saber o significado de " inconcesso " , eu não sabia errei ...

  • A questão tá no significado da palavra "inconcesso" (que não foi ou não é concedido; defeso, proibido, negado)

    Gabarito A)

  • Princípio da Legalidade, algumas observações.

    --> Autonomia da vontade : Um particular pode fazer tudo que a lei não proibir

    --> Legalidade administrativa: Se aplica a administração pública, adm pública somente pode fazer o que a lei determinar ou autorizar. Obs : Se não tiver lei não pode agir.

    Gab - A

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • LETRA A

  • A administração faz o que a lei permite e o Particular ( privado), faz o que a lei não proíbe.
  • Quando lido com uma questão dessa, na qual saber a semântica de uma palavra menos usual te faz acertar a questão, percebo o quanto é importante aliar os estudos à leitura. Não só de lei seca, até porque nunca vi a palavra "inconcesso" no vade mecum.

  • inconcesso - não concedido, ILEGAL , ILÍCITO !

    BOA SORTE MEUS AMORES!


ID
3750643
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre as fases de gestão de documentos, qual aquela que envolve as atividades de avaliação, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    DESTINAÇÃO (TERCEIRA FASE): envolve as atividades de avaliação, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.

  • PRODUÇÃO – ato de elaborar documentos;

    UTILIZAÇÃO – fluxo percorrido pelos documentos, para cumprimento das funções administrativas

    DESTINAÇÃO – envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos

    documentos. Gabarito da questão.

  • Gabarito "D" / Destinação Fixação de prazos de prazos de guarda ou quais serão eliminados. (Destino Final)

ID
3750646
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação à pronúncia correta de alguns verbos é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    No verbo "despejar," a vogal "e" tônica articula-se FECHADA

  • Você não fala DESPÉJAR e sim DESPÊJAR... ou fala, não sei :)

  • você não disse nada.

  • Gab ( B )

    a)No verbo enfeixo, a vogal base do ditongo “ei” é fechada.

    En/ fei / xo

    A pronúncia é fechada.

    Vc não diz : En/ féi / xo

    _________________________________________________

    b) ❌ No verbo despejar, a vogal "e" tônica articula-se aberta.

    DES / PÊ / JAR

    Vc não diz : Des / pé / jar

    ____________________________________

    c) No verbo voem, a vogal "o" é fechada.

    V ô em

    ________________________________________

    d) No verbo distinguir, a vogal "u" não soa.

    DIS / TIN / GIR

    _________________________________________

  • Sem contar que a sílaba tônica de "despejar" é "-jar". A letra B diz que o "e" é tônico, quando na verdade não é.

  • vlw matheus oliveira

  • Esta questão está confusa porque a vogal tônica de "despejar" é a última ( a de jar), e não " e de pe".

  • LETRA B

  • é uma questão regionalística. Há regiões que se fala a palavra (É)XTRA e em outras se fala (Ê)xtra.


ID
3750649
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo correto de arquivamento de documentos de acordo com as regras de alfabetação?

Alternativas
Comentários
  • Regras de alfabetização:

    Nomes de pessoas fisicas: considera-se o último sobrenome e depois o pré -nome. Ex: JOÃO ALVES DA SILVA

    Arquivam-se: Silva, João Alves .

  • A preposição é considerada como parte do sobrenome

  • a) Conferência de Arte Moderna (II)

    b) Santo Luzia, Luciana

    c) GABARITO

    d) Gomes Filho, Paulo

  • A) Nos títulos de: Congresso, conferencias e simpósios, os números romanos ou por extenso devem aparecer no fim e entre parênteses.

    CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA (II)

    B) Sobrenomes com nomes de Santos, Santa, São também não se separam.

    SANTO LUZIA, LUCIANA.

    C) Artigos e preposições não são considerados.

    Lucia da Silva --- Silva, Lucia da.

    D) Pessoas físicas arquivam-se pelos sobrenomes.

    GOMES FILHO, PAULO.


ID
3750652
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ana telefona para Carla e pede para entregar o seguinte recado ao seu chefe: O senhor Antônio não virá hoje para a reunião, amanhã ele ligará. Entretanto, Carla anotou o seguinte recado: O senhor Antônio ligou e virá para a reunião hoje. Dentre as opções abaixo, qual aquela que poderia ter evitado que o recado fosse anotado errado?

Alternativas
Comentários
  • Processo da Comunicação - A comunicação tem períodos diferentes entre si e seu processo é composto por três segmentos: Emissor, mensagem e receptor.

    Emissor - É a pessoa que pretende se comunicar com outra por meio de uma mensagem, o qual pode ser chamado de fonte ou de origem.

    a) significado: corresponde à ideia e ao conceito que o emissor deseja passar.

    b) codificador: é constituído pela ferramenta vocal para decifrar a mensagem.

    Mensagem - É a ideia que o emissor deseja comunicar para a outra pessoa.

    a) canal: também é conhecido como veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.

    b) ruído: é o problema que tem dentro da comunicação, quando o emissor fala e o receptor não entende o significado.

    Receptor - É a pessoa que recebe a mensagem que o emissor quer transmitir.

    a) decodificador: é a ferramenta auditiva para entender a mensagem, para que o receptor compreenda o que foi dito.

    b) compreensão: é quando o receptor entende a mensagem transmitida.

    c) regulamentação: o receptor confirma que recebeu a mensagem do emissor, e apresenta de volta outra mensagem.

    Fonte: portaleducacao.com.br

  • LETRA A

  • Nesse dia, Carla estava desorientada. rsrs

    Gabarito A

  • Carla tinha saído de uma prova kkkk


ID
3750655
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, qual aquela que não faz parte das atividades do protocolo?

Alternativas
Comentários
  • Protocolo->1°) recebimento e classificação.

    -> 2°)registro, autuação e controle da tramitação.

    -> 3°) expedição.

  • Protoloco- Recebimento , Registro, Distribuição e movimento

    PROCESSO DE PROTOCOLIZAÇÃO

    *** Recebimento

    ***Classificação

    *** Registro

    ***Distribuição

    *** Controle de Tramitação

    *** Expedição

    *** Autuação de documentos avulsos para formação de processo

    *** Respectivos procedimento decorrentes

  • Gabarito: Letra D

  • Meu resumo:

    Protocolo - atividade típica de Arquivo Corrente (documentos em tramitação)

    Atividades:

    I) Recebimento e Classificação

    II) Registro e Movimentação

    III) Expedição

    Fonte: Material Loja do Concurseiro


ID
3750658
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para a realização de um bom atendimento ao público é preciso:


I - Estar sempre bem apresentável.

II - Ser agradável.

III - Mostrar interesse pelo trabalho que realiza.

IV - Focar apenas no conhecimento pertinente as suas atividades na empresa, a fim de realizar um melhor trabalho.


Qual das alternativas apresenta uma informação INCORRETA sobre a recepção ao público?

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA ITEM D.

    IV - Focar apenas no conhecimento pertinente as suas atividades na empresa, a fim de realizar um melhor trabalho.

  • o termo APENAS entregou, o servidor deve se esforçar, e apenas implica REDUÇÃO de algo.


ID
3750661
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Jorge pediu para sua secretaria entrar em contato com um cliente, o senhor Figueiredo. Dentre as alternativas abaixo, qual aquela que apresenta a melhor maneira de se iniciar um diálogo ao realizar uma ligação na empresa?

Alternativas
Comentários
  • Quando o atendimento é feito por telefone, deve-se observar 5 regras:

    1) Ser profissional: usar a linguagem adequada, passar respeito e seriedade;

    2) Gerenciar ruídos: os ruídos são prejudiciais a boa comunicação;

    3) Falar no ritmo certo, não ser rápido demais nem lento demais;

    4) Ter equilíbrio emocional;

    5) NÃO DIGA "ALÔ": o correto é sempre atender com o NOME DA EMPRESA, O SEU NOME, COM AS SAUDAÇÕES TRADICIONAIS (bom dia; boa tarde; boa noite).

  • identificar-se para início da conversa.

  • Gabarito: Letra "A"


ID
3750664
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma empresa, para que tarefas sejam executadas com qualidade e excelência é necessário que as pessoas estejam comprometidas, empenhadas e engajadas com os seus objetivos: elas precisam estar motivadas. Dentre as alternativas abaixo, qual aquela que não apresenta um meio de atender a qualidade de tratamento ao cliente interno de uma organização?

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

  • INTRICADO: uma coisa se entrelaça ou se mistura a outra; emaranhado, embaraçado.

    SENTIDO FIGURADO:difícil de entender ou de resolver; confuso, complexo, complicado.

    Por uma questão óbvia,letra C


ID
3750667
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Se Ana precisar realizar uma chamada telefônica internacional, ela deverá utilizar um prefixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    DDD - Discagem Direta a Distância

    DDI - Discagem Direta Internacional

  • DDD - Discagem Direta a Distância

    DDI - Discagem Direta Internacional

    DDR- Discagem Direta a Ramal

    DDC- Discagem Direta a Cobrar


ID
3750670
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o agir do ser humano. Como característica da ética profissional, podemos citar a seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • a) O profissional deve manter uma postura congruente com seus hábitos, fazendo com que tome atitudes baseadas em crenças e opiniões.

    b) É preciso manter a transparência nas atividades exercidas, ser honesto com os demais profissionais, fazendo com que todos sejam influenciados positivamente com seu trabalho.

    c) Demonstrar sua afinidade ou não com os colegas, desenvolvendo amizades ou inimizades que ajudem no crescimento profissional.

    d) Deixar seus objetivos profissionais de lado, observando apenas o crescimento da empresa e agindo de forma a alcançá-lo a qualquer custo.


ID
3750673
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A habilidade de se comunicar é uma das mais procuradas em profissões que requeiram atendimento ao público. Uma das formas de desenvolver essa característica é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A