-
GABARITO: B
Vamos pensar em Saas, Paas e Haas (ou Iaas) como uma churrascaria!!!
Você vai a uma churrascaria com sua família para comer carnes, certo? Picanha, alcatra e muitas outras delícias. Mas há todo um processo para elas chegarem ao seu prato:
A picanha ( SAAS) que vai para o seu prato é o produto mais próximo de você (consumidor) que procura aquela churrascaria. O produto que vai ao seu prato é o Serviço/Software.
O churrasqueiro ( PAAS ) é quem prepara a picanha com temperos, salga, coloca na churrasqueira e prepara aquele produto maravilhoso. O produto que ele prepara: Plataforma/Produto desenvolvido com segurança, serviços de operação e suporte técnico.
A fazenda ( HAAS ou IAAS) onde o boi, ou a vaca, foram criados é o Haas ou Iaas muuuuito distante de você, consumidor. Haas é o Hardware ou Iaas é a Infraestrutura.
SaaS = É aquilo que aparece na nossa tela, próximos do usuário, como o Skydrive (agora OneDrive), GoogleDrive, Google Docs, Office Online, Office 365, 4shared, Mega, DropBox, Box. SaaS começa com S; S de Software. Software que traduzindo teremos a palavra programas ou aplicativos ou aplicações.
PaaS = São Plataformas e banco de dados que programadores usam para criar programas p/ as nuvens; como exemplo. Uma grande rede de hospitais precisa criar uma folha de ponto online que roda na nuvem e precisa contratar um programador. Esse programador vai usar o Windows Azure, um PaaS, para criar esse sistema de folha de ponto online.
HaaS ou IaaS = É a parte física da computação em nuvem; que engloba os data centers e servidores onde ficam salvos todos os dados em grandes salas com grandes estantes que terão computadores para salvar os dados. Haas começa com H. H de Hardware que é a parte física dos computadores. Só que esse HaaS tem se tornado um nome ultrapassado e agora está sendo substituído por IaaS que começa com I de Infraestrutura.
-
Nesse primeiro exemplo dos modelos de nuvem, a empresa contrata uma capacidade de hardware que corresponde a memória, armazenamento, processamento etc. Podem entrar nesse pacote de contratações os servidores, roteadores, racks, entre outros.
Dependendo do fornecedor e do modelo escolhido, a sua empresa pode ser tarifada, por exemplo, pelo número de servidores utilizados e pela quantidade de dados armazenados ou trafegados. Em geral, tudo é fornecido por meio de um data center com servidores virtuais, em que você paga somente por aquilo que usar.
Imagine que você contratou uma ótima solução para a sua empresa — que funciona na nuvem —, mas que não possui um recurso personalizado essencial para o seu trabalho.
Nesse cenário, o PaaS surge como o ideal porque é, como o próprio nome diz, uma plataforma que pode criar, hospedar e gerir esse aplicativo.
Nesse modelo de nuvem, contrata-se um ambiente completo de desenvolvimento, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicações.
Tudo isso é feito utilizando a infraestrutura na nuvem. Ou seja, o time de desenvolvimento tem uma infraestrutura completa e moderna à disposição, sem que sejam necessários altos investimentos.
Por fim, qualquer pessoa conhece o SaaS, mesmo que não saiba. Nesse terceiro modelo de nuvem, você pode ter acesso ao software sem comprar a sua licença, utilizando-o a partir da Cloud Computing, muitas vezes com recursos limitados.
No entanto, também existem planos de pagamento nos quais é cobrada uma taxa fixa ou um valor que varia de acordo com o uso. Muitos CRMs ou ERPs trabalham no sistema SaaS.
Assim, o acesso a esses softwares é feito usando a internet. Os dados, contatos e demais informações podem ser acessados de qualquer dispositivo, dando mais mobilidade à equipe.
Falamos que qualquer um conhece o SaaS porque sites como o Facebook e o Twitter ou aplicativos como o Skype, OneDrive, Google Docs e o Office 365 funcionam dessa maneira.
Neles, tudo é disponibilizado na nuvem, para que muitos usuários consigam ter acesso ao serviço pelo browser ou por um software — como no caso do Skype.
-
COMENTÁRIOS DO PROFESSOR PABLO LEONARDO (ESTUDO TOP)
Ahhhhh a computação em nuvem (cloud computing)! Tenho alertado meus alunos incansavelmente sobre essa abordagem de armazenamento e processamento.
Computação em nuvem é quando o serviço utilizado é oferecido por um computador da Internet (nuvem) e não pelos nossos computadores. De uma maneira muito básica e resumida, é isso. Acontece que a computação em nuvem divide seus serviços em 3 modelos/categorias: SaaS (software como serviço), IaaS (infraestrutura como serviço) e PaaS (Plataforma como serviço). Cada um dos serviços que utilizamos em nuvem pode ser classificado em uma dessas três categorias.
Veja bem: o enunciado pede para que você indique a alternativa que mostre os nomes das categorias dos serviços de cloud computing.
Dando uma passada rápida pelas alternativas:
A) Incorreta. Google Drive é um serviço da nuvem e não uma categoria de serviço. Google Drive se enquadra na categoria IaaS, diga-se de passagem.
B) Correta.
C) Incorreta. DHCP é um protocolo utilizado para atribuir endereço IP aos computadores que se conectam a uma rede.
D) Incorreta. DDoS é um tipo de ataque em que um Cracker consegue tirar servidores do ar.
E) Incorreta. Pelos mesmos motivos da alternativa A.
GABARITO: B.
ESTUDE COMIGO!
INSTAGRAM: @PROFESSORPABLOLEONARDO
GRUPO DO WHATS APP: (31) 9 8783-1775
-
Saas, PaaS e IaaS são as três principais modalidades dos serviços de cloud computing, sendo que cada formato tem características e aplicações próprias e as siglas indicam o modelo de serviço prestado na nuvem:
*Software como Serviço (SaaS)
*Plataforma como um Serviço (PaaS)
*Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Disponível em: https://www.qinetwork.com.br/saas-paas-iaas-os-servicos-de-computacao-em-nuvem/
;)
-
ESSE BIZU DE CHURRASCO NÃO CAIU BEM NÃO KKK
-
Ótima explicação Paloma
-
Amei a explicação da Paloma, muito mais fácil compreender assim para quem não é da área e tem que estudar informática de qualquer jeito.
-
Gabarito''B''.
>SaaS, PaaS e IaaS – Os serviços de Computação em Nuvem. A cloud computing (ou computação em nuvem) é um termo amplo usado para dar nome a diferentes serviços relacionados à TI.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
A explicação da Paloma foi sensacional!
-
# NUVEM >>
IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.
Ex: Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services. Pode ser chamada, ainda, de Hardware as a Service (HaaS).
PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos.
Ex: Windows Azure, Google App Engine. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores).
SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários.
Ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365.
-
Churrascooo e bom SaaS
Fanndango, trago e PaaS
É isso que o concurseiro gosta
É isso que o concurseiro quer
-
Letra b : asasss ,assas, assas que está nas nuvens
-
SaaS, PaaS e IaaS parece sons retirados de algum vídeo de poop do Youtube.
-
GABARITO: B
Modelos de serviço em nuvem:
IaaS
PaaS
SaaS
CaaS
DevaaS
EaaS
BDaaS
DaaS
TaaS.
Tipos de nuvem:
Nuvem pública
Nuvem privada
Nuvem Híbrida
Nuvem comunitária
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não pode desistir.
-
LETRA B
Os sistemas desenvolvidos para a nuvem foram divididos em três principais subgrupos:
Software como Serviço (SaaS) é baseado no conceito de alugar software de um determinado provedor em vez de comprá-lo como da maneira convencional (adquirindo um DVD do produto por exemplo). O software está hospedado em servidores de rede centralizada para fazer funcionalidade disponível pela web ou intranet. Também conhecido como “software sob demanda” é atualmente o mais popular tipo de computação em nuvem por causa de sua alta flexibilidade, serviços excelentes, maior escalabilidade e menos manutenção. SaaS é muito eficaz na redução dos custos de negócio, pois proporciona a empresa um acesso a aplicações com um custo normalmente muito mais barato do que uma taxa de inscrição e licenciamento que é possível devido à sua mensalidade modelo baseado em receita (pago pelo que consumo). Com o modelo SaaS não é preciso se preocupar com a instalação ou upgrades.
Plataforma como Serviço (PaaS) oferece uma plataforma de desenvolvimento onde o software pode ser desenvolvido, testado e implantado, ou seja, o ciclo de vida de um software pode ser operado em um PaaS. Este modelo também fornece algum nível de apoio a criação da aplicação oferecendo um modelo mais rápido e rentável para o desenvolvimento de aplicativos. O provedor PaaS gerencia os upgrades, patches e manutenções de rotina.
Infraestrutura como Serviço (IaaS) é a entrega de infraestrutura de computação como um serviço totalmente terceirizado. Se você necessita de máquinas virtuais, armazenamento em nuvem, componentes de infraestrutura de rede, firewalls e serviços de configuração, IaaS é a resposta! As taxas de utilização são calculados por tempo de processamento, dados armazenados por quantidade, largura de banda consumida, infraestrutura de rede usado por hora etc. O usuário pode comprar a infraestrutura de acordo com as exigências em qualquer momento ao invés de comprar uma infraestrutura que pode ficar ociosa por meses. IaaS também é chamado de Hardware as a Service (Haas). Uma infraestrutura como uma oferta de serviço também oferece uma maior flexibilidade, porque qualquer coisa que pode ser virtualizada pode também ser executada nesta plataforma.
FONTE: APOSTILA CURSO PRIME
-
# NUVEM >>
IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.
Ex: Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services. Pode ser chamada, ainda, de Hardware as a Service (HaaS).
PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos.
Ex: Windows Azure, Google App Engine. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores).
SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários.
Ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365.
-
A - Google Drive - Aplicativo de armazenamento e compartilhamento (SaaS).
B - SaaS, PaaS, IaaS (GABARITO) Software como serviço, plataforma como serviço e infraestrutura como serviço, respectivamente.
C - DHCP - Protocolo utilizado em redes para a localização/associação automática do endereço IP (endereço lógico) ao disositivo.
D - DDoS - Distributed Denial of Serviçe, também conhecido como ataque de negação de serviço distribuída, muitos para um ou muito para muitos. Nada mais é do que um meio de ataque.
E - One Drive - Aplicativo de armazenamento e compartilhamento (SaaS).
-
MODELO DE NUVEM
► SaaS = Sou eu - Usuário comum
► PaaS = Programador - utilizado pelos desenvolvedores para criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.
► IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Memória, Sistema Operacional.
ALÉM DESTES, HÁ TAMBÉM:
- CaaS
- DevaaS
- EaaS
- BDaaS
- DaaS
- TaaS.
-
Modelo(s) de serviço(s) presente na computação em nuvem:
· IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.
Ex.: Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services. Pode ser chamada, ainda, de Hardware as a Service (HaaS).
· PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que possam ser desenvolvidos aplicativos e serviços.
Ex.: Windows Azure, Google App Engine. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores).
· SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários.
Ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365.