SóProvas



Prova FCC - 2019 - SANASA Campinas - Analista de Tecnologia da Informação - Suporte de Infraestrutura TI


ID
3106069
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.       Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.       O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

       (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Ao esmiuçar sua insegurança, Kafka afirmou que nenhuma das coisas e pessoas que conhecia lhes inspiravam confiança, a não ser a terra em que pisava. ? o correto seria usar o "lhe", equivalendo "nele", retomando o termo "Kafka".

    B) A opção de escrever em todos os momentos disponíveis, como fizera Kafka, são poucos os escritores que adota. ? o pronome relativo "que" retoma um termo no plural "escritores", logo o correto seria o verbo estar flexionado no plural "adotam".

    C) Deve ter havido expectativas otimistas de Kafka em relação a sua obra, uma vez que não foi capaz de queimar seus escritos inéditos. ? correto.

    D) Na cidade de Praga, encontra-se, em diversos lugares, turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka. ? temos uma voz passiva sintética (se) com o sujeito paciente no plural, logo o correto seria: encontram-se turistas...; turistas são encontrados.

    E) A indagação de que mais horas do dia deveriam ser dedicados à escrita costumam acompanhar os escritores. ? mais horas... dedicadas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A crase antes de pronomes possessivos femininos é facultativa????

  • ARLENA, SIM, É FACULTATIVA.

    CASOS FACULTATIVOS DA CRASE:

    -DEPOIS DA PREPOSIÇÃO ATÉ.

    -ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS NO SINGULAR.

    -ANTES DE NOMES PRÓPRIOS FEMININOS.

    OBS: ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS NO PLURAL, O USO DA CRASE É OBRIGATÓRIA.

    ESPERO TER AJUDADO!!

  • O verbo "Haver", quando indica existência ou acontecimento ou ocorrência, é impessoal, devendo permanecer sempre na terceira pessoa do singular:

     graves problemas financeiros no país.

    Havia graves problemas financeiros no país.

    Sempre houve graves problemas financeiros no país.

    Parece haver graves problemas financeiros no país.

    Deve ter havido graves problemas financeiros no país.

    Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos). Nesse caso, o verbo é conjugado no plural.

    Eles haviam chegado cedo.

    Eles tinham chegado cedo.

    Além disso, como verbo pessoal (com sujeito), pode assumir o sentido de “obter”, “considerar”, “lidar”, ainda que esses usos sejam menos recorrentes:

    Houveram (= “obter”)  do juiz a comutação da pena (sujeito: “comutação da pena”).

    Nós o havemos (= “considerar”) por honesto. (sujeito: “nós”)

    Os alunos houveram-se (= “lidar”) muito bem nos exames. (sujeito: “os alunos”)

  • Para responder a esta questão, é preciso atentar-se à concordância e regência para manter a coesão e a estrutura gramatical de acordo com as regras gramaticais.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - Esta assertiva não corresponde à norma-padrão por haver desvio de concordância e regência. Vejamos:

    ·         O pronome pessoal oblíquo átono “lhes" está flexionado erradamente no plural, deveria estar no singular por se referir ao termo “Kafka". Coisas e pessoas que Kafka conhecia inspiravam confiança a ele, ou seja, ao Kafka. Se o referente está no singular, a referência (lhe) também deve estar.

    ·         Há desvio de regência com o verbo “pisar", segundo a norma-padrão, o verbo pisar é transitivo direto, dispensando a preposição “em". Não é “a terra em que pisava", mas “a terra que pisava".

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - O fato de o período estar em ordem inversa não compromete a redação, o que ocorreu neste período foi o desvio de concordância verbal. O verbo “adotar" não está concordando com o seu sujeito (os escritores), o qual está na oração principal. Passando para a ordem direta, teríamos: “Poucos são os escritores que adotam a opção de escrever em todos os momentos disponíveis, como fizera Kafka." Perceba que o sujeito da oração subordinada adjetiva (que adotam a opção de escrever em todos os momentos disponíveis) se encontra na oração anterior, e o pronome relativo “que" se refere ao substantivo anterior (os escritores) a fim de evitar sua repetição.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA - A redação está gramaticalmente correta. O verbo “haver" no sentido de existir, acontecer, ocorrer é impessoal e não deve ser flexionado no plural, apenas na 3ª pessoa do singular, o mesmo ocorre quando ele é verbo principal de uma locução verbal tal como na assertiva.

    A expressão “em relação a sua obra" poderia vir ou não com o acento de crase, pois diante de pronomes possessivos devemos observar o seguinte: se o substantivo feminino estiver explícito na frase -  como ocorre nesta assertiva -, o acento de crase será facultativo, uma vez que o artigo definido também o será. No entanto, se o substantivo estiver oculto, o acento de crase será obrigatório.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - Há desvio de concordância verbal em encontra-se, em diversos lugares, turistas..."


    Sempre que houver um verbo na 3ª pessoa + a partícula SE, verificar a predicação deste verbo. Se for transitivo direto, haverá um sujeito e o verbo deve concordar com ele, sendo a partícula SE apassivadora. Se o verbo for transitivo indireto ou intransitivo ou transitivo direto com objeto direto preposicionado ou for verbo de ligação, o sujeito será INDETERMINADO e o verbo fica na 3ª pessoa do singular, sendo a partícula SE índice de indeterminação do sujeito.


    Exemplos:

    Na cidade de Praga, encontram-se, em diversos lugares, turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka. 


    Necessita-se de funcionários especialistas em Tecnologia da Informação.


    No primeiro caso, o verbo “encontrar" é transitivo direto concordando com o sujeito passivo “turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka".


    No segundo caso, o verbo “necessitar" é transitivo indireto; e o sujeito, indeterminado. O verbo deve ficar na 3ª pessoa do singular, mesmo que o núcleo do objeto indireto esteja no plural.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA - Há desvio de concordância com o verbo auxiliar “costumam". Fazendo-se a seguinte pergunta para achar o sujeito: “O que costuma acompanhar os escritores?", teremos a resposta: “A indagação de que mais horas do dia deveriam ser dedicados à escrita". Percebe-se que o núcleo do sujeito “indagação" está no singular, portanto o verbo auxiliar “costumar" deveria estar na 3ª pessoa do singular.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)


ID
3106129
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A central de segurança de um condomínio comercial recebe Selo Verde se o zelador tiver, para toda porta no condomínio, pelo menos uma chave que a tranque; caso contrário, a central de segurança recebe Selo Vermelho. Se a central de segurança de um condomínio comercial recebeu Selo Vermelho, então, necessariamente, nesse condomínio,

Alternativas
Comentários
  • Negação do TODA (pelo menos um) e negação do PELO MENOS 1 (nenhuma)

     

    SE PARA TODA PORTA DO CONDOMÍNIO ---- negação ---- PELO MENOS UMA PORTA DO CONDOMÍNIO

    PELO MENOS UMA CHAVE QUE A TRANQUE ----NEGAÇÃO ----NENHUMA CHAVE QUE A TRANQUE

    GABARITO-  C

     

  • Gastei um tempinho processando, mas foi tiro certo.

    Alô você!

  • PROPOSIÇÃO                   NEGAÇÃO

    Todo... é...                           Algum... não é.../Pelo menos 1... não é.../Existe... que não é...

    Nenhum... é...                     Algum... é.../Pelo menos 1... é.../Existe...que é...

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/raciocinio-logico-negacao-de-todo-e-nenhum-5/

  • Resolução neste link

    https://www.youtube.com/watch?v=51z90NOtnrg


ID
3108817
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

O autor afirma ter se identificado com um texto de Kafka porque, como este,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Encontramos a resposta neste trecho:

    ? Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

    ? Ou seja, o autor, comovido com um fato pessoal de sua vida, seu relacionamento com seu pai, comoveu-se com a carta escrita ao pai por Franz Kafka.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A questão requer compreensão textual, em que as informações estão explícitas no texto.

    Alternativa (A) incorreta – O texto não nos dá informações de que o autor pensara em desistir de ser escritor.

    Alternativa (B) incorreta – O texto não nos dá informações sobre isso. O texto expõe apenas a admiração do autor pelo Kafka.

    Alternativa (C) incorreta – O texto não nos dá informações de que o autor tenha exercido uma profissão que atrapalhava o ofício de escritor.

    Alternativa (D) incorreta – O autor não menciona muito sobre si mesmo; na maior parte do texto, só relata sobre Kafka.

    Alternativa (E) correta – Apenas no segundo parágrafo que o autor fala sobre ter se identificado com o texto Carta ao Pai, de Franz Kafka, porque assim como este, o autor também tinha problemas de relacionamento com o pai.


    Gabarito da professora: Letra E.


ID
3108826
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro (2° parágrafo)


O segmento sublinhado acima está corretamente reescrito do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro (2° parágrafo)

    A) ter-lhe tornado. ? ter tornado alguma coisa (verbo transitivo direto, logo o uso do pronome "lhe" está incorreto, visto que equivale a um complemento indireto).

    B) tê-lo tornado. ? correto, verbos terminados em -r, -s e -z (essas letras saem) e os pronomes usados são -lo(s), -la(s).

    C) lhe tornar.

    D) ter-no tornado. ? os pronomes -no(s) e -na(s) são usados em verbos terminados com sons nasais, o que não é o caso.

    E) ter-se tornado ? incorreto, visto que não temos um valor de reflexividade no contexto original.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • tê-lo tornado. 

  • POR QUE COLOCAR 7 VEZES A MESMA QUESTÃO? QC ESTÁ OSSO.

  • Tornado quem? Ele.

    Para VTD, usamos o, a, os, as.

    GAB B


ID
3108829
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7° parágrafo) Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7° parágrafo)

    ? Temos, respectivamente, um artigo definido "o", um pronome oblíquo átono, retomando o substantivo "escritor" e uma preposição regida pelo verbo "estimulou" (estimulou a algo).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108832
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1° parágrafo)

No contexto, o segmento sublinhado acima pode ser corretamente reescrito do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1° parágrafo)

    ? Dedicadas a alguém (temos um verbo transitivo indireto que rege um complemento iniciado pela preposição "a"/a ele);

    ? Logo se usa o pronome "lhe" como um substituto da terceira pessoa do singular, marcando um complemento iniciado por preposição "a ele/lhe"; ademais a oração em destaque é uma adjetiva restritiva reduzida do particípio, desenvolvendo-a: que lhe foram dedicadas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • lhe> objetivo indireto

    dedicado a alguém

  • GABARITO A

    lhe= a ele , implicitamente.

    Flávia Rita.

    bons estudos.

  • 3 questões repetidas seguidas

  • Muita questão repetida.

  • Muita questão repetida.

  • Dica, na voz passiva sintética (forma verbal + partícula se) o agente da passiva é oculto ou indeterminada, embora não configure uma oração na voz ativa seja sem sujeito. Já na voz passiva analítica a ocorrência do agente da passiva é uma possibilidade.

    agente da passiva (na voz passiva) = sujeito (voz ativa)

  • Na verdade, se pensarmos em colocação pronominal, matamos a questão de uma vez!

    Basta apenas lembrar que pronome relativo atrai o pronome obliquo para perto, ou seja, uma próclise.

    Logo, poderíamos eliminar a B, C e D de cara e entre as duas alternativas que sobraram era só identificar o pronome que correspondesse ao singular (lhe)


ID
3108835
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A FCC adora questão com termo partitivo;

    ? o que a maioria deles não faz ? temos o termo partitivo "a maioria", dupla possibilidade de concordância, ou com esse termo (a maioria...faz); ou com o termo especificado (deles...fazem).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • se notasse que foi um dos grandes ( notasse isso..., OSS Objetiva Direta )

    não estaria certo: se notassem ... ?

  • Gabarito: B

  • Alguém sabe me dizer o erro da alternativa D?

  • A) alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício

    Aqui não há possibilidade de flexionar o verbo no plural por o sujeito ser ''alguém''.

    B) o que a maioria deles não faz

    É possível a flexão para o plural , pois temos um sujeito partitivo ''a maioria'' o verbo pode tanto ir para o singular quanto para o plural.

    C) do contrário, ele mesmo os teria queimado

    O sujeito é Ele não sendo possível a flexão.

    D) se notasse que foi um dos grandes

    Quem notou ??? não há sujeito sendo o ''se notasse'' um verbo reflexivo.

    E) naqueles anos, já havia publicado alguns livros

    O verbo haver nessa oração não flexiona por não ter um sujeito o determinando.

  • Alternativa D)

    d) se notasse que foi um dos grandes

    se notasse/ isso.

    o caso amolda-se a concordância com sujeito oracional.

    Neste caso o verbo fica "escravizado" na 3ª do singular.

    um outro exemplo:

    ainda falta//// comprar vários livros.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A MAIORIA dessas questões (pedindo para colocar no plural ou singular) sem mudanças na frase, trata-se de EXPRESSÕES PARTITIVAS. A FCC adora isso.

  • "um dos que; uma das que" só se for sujeito, moçada. E nesse caso, a preferência é pelo plural.

  • Estou há 1 ano respondendo essas questões da SANASA. Coloco no filtro e quando penso que me livrei, lá vem mais uma repetida!! =(


ID
3108838
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

O verbo em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Questão típica da FCC que pede, simplificadamente, para localizarmos o sujeito ou o núcleo do sujeito:

    A) embora talvez restasse alguma expectativa otimista ? correto, sujeito posposto ao verbo, na ordem direta: alguma expectativa restasse; o substantivo "expectativa" é núcleo do sujeito.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Gabarito: A

  • Localizando o sujeito..

    A) embora talvez restasse alguma expectativa otimista

    Alguma expectativa resta!

    B) lojas que tiveram certo êxito e elevaram 

    Sujeito oculto (Não está expresso) Mas pode ser determinado pelo contexto!

    D) Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas.

    Todos os escritores fizeram perguntas parecidas uns aos outros =recíproco= perguntas parecidas= Objeto.

    e) que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros

    Sujeito Inexistente! Haver no sentido de existir= alguns livros= objeto direto.

    equívocos? dúvidas? mande msg!

  • GABARITO: "A"

    A - embora talvez restasse alguma expectativa otimista → alguma expectativa restasse.

    B - abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família. O sujeito de elevaram é o pronome relativo QUE, o qual retoma o substantivo loja e faz com que o verbo seja flexionado na 3ª pessoa.

    C - "Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual [ele] sempre padeceu". → o sujeito oculto ELE retoma "Kafka". Reescrevendo: Ele sempre padeceu da insegurança.

    D - Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas.

    E - "O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros." O sujeito é o pronome relativo QUE, o qual retoma o substantivo Max Brod. Nesse caso, o verbo haver NÃO é impessoal, pois não é sinônimo de existir ou ocorrer, ele tem a função de verbo auxiliar.


ID
3108850
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

Considere as afirmativas abaixo.


I. No contexto, os dois-pontos (3º parágrafo) podem ser substituídos por “pois”, precedido de vírgula, sem prejuízo do sentido.

II. As vírgulas isolam o aposto explicativo em E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos... (2° parágrafo).

III. O verbo “rolar" no segmento rolar um texto (2° parágrafo) é um exemplo dos termos a que o autor se refere no 1° parágrafo.


Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. No contexto, os dois-pontos (3° parágrafo) podem ser substituídos por ?pois?, precedido de vírgula, sem prejuízo do sentido. ? correto; os dois pontos equivalem a um início de uma explicação, perfeitamente substituídos pela conjunção coordenativa explicativa "pois" procedida de vírgula.

    II. As vírgulas isolam o aposto explicativo em E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos... (2° parágrafo). ? as vírgulas isolam uma expressão comparativa e não explicativa.

    III. O verbo ?rolar" no segmento rolar um texto (2° parágrafo) é um exemplo dos termos a que o autor se refere no 1° parágrafo. ? correto, refere-se ao fator de usarmos o dedo em telas para passar as páginas, fazendo alusão ao ato de passar páginas em um livro físico.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108853
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) A partir das novas tecnologias de escrita, qualquer pessoa pode se dedicar à escrever e publicar histórias, encontrando leitores pelas mídias sociais. ? crase antes de verbo, incorreto.

    B) Acredita-se que, apesar de facilitarem a criação de conteúdo original, os computadores prestam-se com mais frequência à alteração de textos que já existem. ? correto.

    C) Não se imaginavam, antes dos processadores de texto, que seria possível, com poucos toques, apagar e acrescentar palavras, e mudar seções inteiras de lugar. ? temos uma voz passiva sintética com um núcleo composto com três orações; verbo se mantém no singular: ISSO, ISSO, ISSO não se imaginava/ não era imaginado.

    D) Hoje, graças à computadores e à internet, aplicativos permitem que autores sem experiência produzam livros digitais, e os comercializem diretamente. ? graças a alguma coisa (preposição), porém temos um substantivo no masculino e no plural, o correto seria: aos computadores ou somente a computadores (sem especificar).

    E) Alguns editores consideram que, a época da impressão em papel foi uma era de ouro, em que eles detinham quase que o monopólio da literatura. ? vírgula separando a conjunção integrante do restante da oração subordinada substantiva objetiva direta, marcando incorreção.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

      


ID
3108856
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

      As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

      Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

      Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

      Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br

Mantém-se o sentido original substituindo-se o segmento sublinhado pelo que se encontra entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? sem que o software e a informação sejam o coração (cerne) do seu negócio (3°parágrafo)

    ? ambos termos referem-se à parte central de algo, àquilo que é mais importante, que possui mais valor, logo a substituição está correta.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108859
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

      As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

      Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

      Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

      Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br

A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade... (3° parágrafo)


Transpondo-se o segmento acima para o discurso indireto, o termo sublinhado assume a seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade... (3° parágrafo) ? verbo no presente do indicativo;

    ? Na transposição para o discurso indireto, observa-se, como marca principal: Verbo no presente do indicativo passa a pretérito imperfeito do indicativo, ou seja, o verbo "está" passará a ser "estava".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • GAB [ C ]

     

    DIRETO -> PARA -> INDIRETO []

    Presente do indicativo ===> Pretérito Imperfeito do indicativo

    EX: Está -> Estava

    Pretérito do indicativo ===> Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

    EX: Estava -> Estará

    Futuro do Presente do Indicativo ===> Futuro do pretérito do indicativo

    EX: Estarei -> Estaria

    Imperativo / Presente do subjuntivo / Futuro do Subjuntivo ===> Pretérito imperfeito do subjuntivo

    EX: Esteja / Esteja / Estiver -> Estivesse 

  • estava x estivera ...está x estava ...


ID
3108865
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, revela que as carências seguem praticamente inalteradas ao longo dos últimos anos. De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 90% das casas brasileiras têm um banheiro de uso exclusivo, mas um terço delas (33,7%) não têm escoamento do esgoto por rede geral ou mesmo fossa – um porcentual que permanece estável desde 2016.

(Disponível em: https://bit.ly/2QDC711. Acesso em 28.05.2019. Adaptado)


O número, no entanto, é muito mais alto nas seguintes regiões:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A falta de saneamento e de uma destinação adequada do lixo segue sendo o maior problema das moradias brasileiras, com impacto considerável na saúde da população. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na manhã desta quarta-feira, 22, revela que as carências seguem praticamente inalteradas ao longo dos últimos anos. A situação é pior no Norte e no Nordeste do País.

    ? Fonte: https://www.dci.com.br/economia/acesso-a-rede-de-esgoto-no-brasil-n-o-cresce-desde-2016-aponta-pnad-1.803669

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108868
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia prevê que 92% das exportações do bloco sul-americano (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para os 28 países-membros do bloco europeu sejam isentadas de impostos em um período de dez anos. Mas o acordo não se restringiu à economia entre os dois blocos.


Prevê também

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Os signatários se comprometem com assuntos como proteção ambiental, que abarca conservação de florestas, respeito por direitos trabalhistas e promoção de condutas empresariais responsáveis.

    ? Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/entenda-ponto-a-ponto-o-acordo-entre-o-mercosul-e-a-uniao-europeia/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Atualizando: agora são 27 países que integram a UE.


ID
3108871
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019, lançado hoje em Genebra (19.03.2019), que trata do acesso da população à água potável e saneamento básico,

(Disponível em: https://bit.ly/2WaPp6q.Acesso em 02/06/2019)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019, lançado hoje em Genebra, falta água limpa e segura para 2,1 bilhões de pessoas, enquanto 4,5 bilhões carecem de serviços sanitários. Com o alerta de que a expectativa é de que a situação se agrave, devido às mudanças climáticas, o documento, intitulado Não deixar ninguém para trás, destaca a necessidade de políticas públicas comprometidas a mudar essa situação.

    ? Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2019/03/19/interna_ciencia_saude,743808/mais-da-metade-da-populacao-mundial-nao-tem-acesso-a-agua-potavel.shtml

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

      

  • Admiro quem responde corretamente essas questões de atualidades, porque eu não consigo acompanhar esse tanto de notícias e, ainda, estudar as demais disciplinas cobradas nos concursos.


ID
3108874
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No final do último mês de maio, os jornais divulgaram que a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto detectou a presença de uma doença transmitida por um mosquito silvestre. São Paulo é o segundo estado do Sudeste a registrar o vírus causador da doença que pode se transformar em urbana se for transmitida ao homem por mosquito infectado.

(Disponível em: https://bit.ly/2XnqGgD. Acesso em 31.06.2019)


A transmissão se dá pela picada do Haemagogus janthinomys, que transmite o vírus da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    O vírus mayaro, doença com sintomas semelhantes aos da chikungunya e também transmitida por mosquitos, já circula no interior do Estado de São Paulo. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto detectaram anticorpos do vírus ao analisarem 5,6 mil amostras de doadores do banco de sangue de São Carlos. Em 36 amostras, foram encontrados dois tipos de anticorpos para a doença. O vírus é transmitido por um mosquito silvestre e, como a maioria dos doadores não notificou viagens para regiões endêmicas, a conclusão é de que há circulação local do mayaro.

    https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/pesquisa-da-usp-detecta-circulacao-de-virus-do-mayaro-no-interior-paulista,8ebc8e997e36e51b816a18f7e9f6f5caq6brl60v.html

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108877
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dados da exportação brasileira de carne suína para a China, em abril de 2019, registram aumento de 44,3% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

(Disponível em: https://bit.ly/2W84C8b. Acesso em 01.06.2019)


Para os especialistas, esse aumento se deve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A peste suína africana, que já dizimou 1 milhão de porcos na China, já está causando efeitos diretos na pauta de exportações brasileira de carnes. Em abril, houve um aumento de 44,3% no volume de vendas de suínos em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Foram embarcadas 58,1 mil toneladas. A maior parte (27,7%) seguiu para a China e Hong Kong (24,1%). ?O estoque de suínos da China está no final, já que os abates continuam?, diz Francisco Turra, presidente da ABPA. ?A tendência é de aumento contínuo das exportações brasileiras de suínos para os chineses?, afirma.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Gab: B
    Reflexos no que se referem a peste suína na Africa, reflete o aumento de volume de vendas 

  • A China, principal consumidora global de carne suína, vive uma crise de carne de porco.

    A crise na oferta de carne de porco no país é resultado da peste suína. A doença chegou ao país em 2018 e se alastrou rapidamente. Com isso, os preços do produto subiram quase 50% em 2018.

    A Peste Suína Africana (PSA) reduziu o rebanho de porcos da China em ao menos 40%, elevando os preços da carne preferida no país para níveis recorde.

    Por isso, a China vem aumentando cada vez mais a importação de carne suína para não causar um desabastecimento no país. O Brasil, inclusive, é um dos principais beneficiários deste movimento, já que algumas exportadoras brasileiras aumentaram a produção para abastecer o mercado chinês.

    Resposta: B


ID
3108880
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril de 2019 os jornais brasileiros anunciaram que uma matriz energética acabava de se equiparar à geração de Itaipu, passando a ocupar o segundo lugar em relevância, na produção de energia elétrica do Brasil. Segundo a imprensa, a capacidade instalada é suficiente para suprir de energia 26 milhões de residências.


A notícia corresponde à produção de energia

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A produção de energia eólica no Brasil atingiu a marca de 14 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Os dados referentes à medição de setembro foram divulgados nesta segunda-feira, 5, pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e mostram que o total da produção dessa matriz energética é equivalente a mesma capacidade instalada de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil.

    ? No total, são 14,34 GW de capacidade instalada em 568 parques eólicos e mais de 7.000 aerogeradores em 12 estados. Os estados da Região Nordeste agregam a maior parte da produção. O Rio Grande do Norte aparece em primeiro lugar com 146 parques e 3.949,3 megawatts (MW) de potência. Em seguida vem a Bahia, com 133 parques e potência de 3.525 MW; o Ceará vem em terceiro lugar, com 2.049,9 MW de potência e 80 parques instalados.

    ? ?A fonte eólica tem mostrado um crescimento consistente, passando de menos de 1 GW em 2011 para os 14 GW de agora, completamente conectados à rede de transmissão. Em média, a energia gerada por estas eólicas equivale atualmente ao consumo residencial médio de cerca de 26 milhões de habitações [80 milhões de pessoas]?, informou a associação.

    ? Fonte: https://www.fiern.org.br/producao-de-energia-eolica-no-brasil-se-equipara-de-itaipu/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108883
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma cientista brasileira de 33 anos, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um equipamento que poderá revolucionar o tratamento de uma moléstia que, não raro, necessita de intervenção cirúrgica. Apesar da pouca idade, a cientista é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas, em Austin (EUA).

(Disponível em: https://bit.ly/2WaaiPh. Acesso em 31.05.2019)


O equipamento criado pela brasileira assemelha-se a uma caneta capaz de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Uma cientista brasileira de 33 anos desenvolveu uma espécie de caneta capaz de detectar células tumorais em poucos segundos. Livia Schiavinato Eberlin é formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, apesar da pouca idade, já é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

    ? Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/cientista-brasileira-cria-caneta-que-detecta-cancer-durante-cirurgia/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3108892
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma lavanderia tem 12 máquinas de lavar roupa que trabalham ininterruptamente durante 8 horas por dia. Supondo que todas as máquinas consomem a mesma quantidade de água por hora, se o número de máquinas for aumentado para 18 e elas trabalharem ininterruptamente durante 6 horas por dia, o consumo de água por dia irá

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Regra de três composta:

    máquinas ---------------- horas/dia -------------------- consumo

    --------12----------------------------- 8 ---------------------------------100%

    --------18----------------------------- 6 --------------------------------- x%

    12/18 * 8/6= 100/x

    96/108= 100/x

    96x= 10800

    x= 10800:96

    x= 112,5%, ou seja, um aumento de 12,5%.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3108895
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Adriana, Bruna e Cristina trabalharam em uma tarefa, sujeitas a condições de remuneração diferentes. Adriana vai receber R$ 15,00 por hora inteira trabalhada, recebendo uma hora inteira por qualquer fração de hora que não exceda uma hora, e necessitou de 5 horas e 20 minutos para terminar a tarefa. O contrato de Bruna foi fechado ao valor de R$ 0,27 o minuto trabalhado, e ela cumpriu a tarefa em 5 horas e meia. Finalmente, Cristina acertou que vai receber R$ 15,00 por hora inteira trabalhada e, a partir de 4 horas de trabalho, R$ 0,35 por minuto trabalhado. Cristina realizou a tarefa em 5 horas e 25 minutos.


Nessas condições,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Adriana: R$15,00 por hora inteira, um hora inteira por qualquer fração que não chegue a uma hora: 5 horas e 20 minutos (ou seja, 6 horas que ela irá receber: 6*15= R$90,00).

    ? Bruna: R$0,27 por minuto; 5 horas e 30 minutos (330 minutos ? 330*0,27= R$89,10).

    ? Cristina: R$ 15,00 por hora inteira, a partir de 4 horas de trabalho, R$ 0,35 por minuto: 5 horas e 25 minutos (4*15= 60 + 1h25min "85min*0,35=29,75 ? 60+29,75= R$89,75).

    ? Ou seja, em ordem decrescente de recebimento: Adriana, Cristina, Bruna; letra "c": Adriana recebeu mais do que Cristina, que, por sua vez, recebeu mais do que Bruna).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • https://www.youtube.com/watch?v=YBKLtFd6eCk

  • Este foi um detalhe que me fez errar a questão "Uma hora inteira por qualquer fração que não chegue a uma hora".

    Ainda não sei interpretar muitas questões mas sigo firme.

  •  fração de hora "que não exceda uma hora" foi o meu fim. Não entendi esse trecho.


ID
3108904
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os irmãos Aldo, Bento e Caio saíram para passear. Os três usavam bonés, porém de cores diferentes: um usou um boné azul, outro, vermelho, e outro, branco. Ainda, cada um dos irmãos saiu em um período diferente do dia: um de manhã, outro ao meio-dia e outro à tarde. Finalmente, um deles saiu de patinete, outro, de bicicleta, e outro, de skate. Sabe-se que


− o boné de Aldo não era vermelho;

− Caio saiu de bicicleta de manhã;

− o que usou boné azul saiu mais cedo do que o que usou boné branco;

− Bento saiu à tarde;

− o que saiu de patinete usou boné vermelho.


Logo,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    CAIO ----------- ALDO ----------------- BENTO

    manhã--------- ao meio dia -------------- à tarde

    bicicleta ----------- skate -------------------- patinete

    azul ----------------- branco ----------------- vermelho

    ? Aldo saiu de skate e Caio usou boné azul.

    ? o boné de Aldo não era vermelho;

    ? Caio saiu de bicicleta de manhã;

    ? o que usou boné azul saiu mais cedo do que o que usou boné branco;

    ? Bento saiu à tarde;

    o que saiu de patinete usou boné vermelho.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

      

  • Letra A

    Aldo - > Skate - > Meio dia - > Boné Branco

    Bento - > Patinete - > Tarde - > Boné Vermelho

    Caio - > Bike - > Manhã - > boné Azul

    Resolução no vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=TM_i5rQRCe0

  • GABA a)

    O pulo do gato está em:

    o que usou boné azul saiu mais cedo do que o que usou boné branco;

  • personagens .............bonê ...................transporte...................... turno

    caio.................................. azul............................ bicicleta................................ manha

    bento............................... vermelho.................... patinete.................................. tarde

    aldo.................................. branco...................... skate........................................ meio-dia

    GAB - A

  • Aff!!! quase 5 minutos pra questão.

  • NOME BONÉ HORÁRIO MEIO

    Aldo................BRANCO.......... MEIO DIA................SKATE

    Bento............ VERMELHO......TARDE....................PATINETE

    Caio...............AZUL..................MANHÃ...................BICICLETA

    As afirmativas essenciais para a resolução da questão:

    1)o que saiu de patinete usou boné vermelho.

    2)o que usou boné azul saiu mais cedo do que o que usou boné branco;

  • personagens --------- boné ----------- transporte -------- horário

    Aldo -------------------> Branco ----------> Skate ---------> Noite

    Bento -----------------> Verm. -----------> Patins ----------> Tarde

    Caio -------------------> Azul --------------> Bic. -------------> Meio-dia

    ou seja, Aldo saiu de skate e Caio usou boné azul.

    só vem PM-PA!

  • A Lógica seria a sequência que coisa... GAB A, inversão de sequência inicial e final....

  • SE construir uma tabela assim fica mais fácil de resolver

    BONÉ PERÍODO TRANSPORTE

    ALDO

    BENTO

    CAIO

  • Gabarito: A

    Esqueça todas as técnicas, tabela-verdade... esse tipo de questão é aquela para se perder tempo na prova mesmo, para tentar desestabilizar emocionalmente na hora da prova. Não testa conhecimento, propriamente dito, nenhum. Mas tem que fazer senão perde ponto. Aqui é dar uma de Sherlock Holmes mesmo.

    Foco, força e fé!

  • tipo de questao q eu amo

  • O que usou boné azul saiu mais cedo do que o que usou boné branco;


ID
3108907
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma Analista de Suporte de Infraestrutura de TI, estando em uma máquina Windows com Hyper-V em condições ideais, realizou esta sequência:


1. Abriu o prompt de comando como administrador e executou:

BCDEDIT /COPY {DEFAULT} /D “Windows WMware”

2. Em seguida definiu que essa inicialização não teria o HyperVisor habilitado, com o comando:

BCDEDIT /SET {090f7b89-a53a-11e6-b560-415645000030} HYPERVISORLA UNCHTYPE OFF

3. Depois executou o comando BCDEDIT /ENUM para enumerar os boots

4. Para finalizar reiniciou a máquina e selecionou o boot sem o HyperVisor para instalar e usar o VMWare Player.


O que motivou a Analista a realizar essas ações foi executar

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • The BCDEdit /enum command lists entries in Boot Configuration Data (BCD) store. The /enum command is the default, so running "bcdedit" without parameters is equivalent to running "bcdedit /enum ACTIVE".

    microsoft.


ID
3108910
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma empresa, um modelo de cloud computing correto a ser utilizado seria a nuvem

Alternativas
Comentários
  • O modelo mais flexivel de cloud computing é a) híbrida, em que as soluções podem ter sua escalabilidade comparável com a de ambientes públicos e o gestor de TI poderá definir políticas de segurança de acordo com as demandas internas da empresa.

  • Qual erro da c?

  • Letra C está erra pois Nuvem privada ofere provisionamento de recursos para uso exclusivo de 1 única organização. Podendo ser administrado pela próprioa empresa ou por terceiros. Ou seja, os exemplos de nuvem privada estão errados.

  • Não existe um modelo correto. Empresas podem usar clouds públicas, privadas ou híbridas. Depende da sensibilidade dos dados armazenados. Pinterest é um exemplo de empresa que usa cloud pública. Bancos usam cloud privado, menos o banco Inter que tentou usar a pública e se ferrou.

    .

    A) Híbrido = integração pública e privada. Os dados sensíveis ficam na privada enquanto o resto fica na pública. O gerenciamento é facilitado, pois pode ser feito como se fosse algo único.

    B) Na nuvem pública não há controle sobre troca de peças e segurança física. Isso é responsabilidade da empresa que faz a gestão da nuvem.

    C) Nuvem privada não passa de servidores exclusivos da empresa que usam tecnologia de virtualização para facilitar o dimensionamento. O objetivo dela não é oferecer serviços, mas nada impede que você crie em cima disso um facebook (SaaS), um Heroku (PaaS) ou um AWS EC2 (IaaS).

    D) Não há alto controle numa nuvem pública e não há restrição quanto a venda de anúncios.

    E) Nuvem protegida não existe. Se trocasse por "privada" a alternativa estaria correta.

  • CORRETA A

    Na letra C tem-se "...O Microsoft Office 365, a Amazon AWS e o Dropbox são fornecidos por meio desse tipo de arquitetura.", esses são exemplos de NUVENS PÚBLICAS.


ID
3108913
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

De acordo com a Symantec, o Backup Exec (2014)

Alternativas
Comentários
  • O Symantec Backup Exec C) oferece a tecnologia de virtualização Symantec V-Ray Edition, que que é licenciado por soquete e pode incluir um número ilimitado de agentes para VMware e Hyper-V.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3108916
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere, por hipótese, que a SANASA utiliza famílias SAN Switches da Cisco. De forma resumida, as principais características e alguns benefícios do Cisco Fabric Manager, que uma Analista de Suporte de Infraestrutura de TI identifica corretamente é:

Alternativas
Comentários
  • Beneficios Cisco Fabric Manager referente a "Discovery":

    c)

    Descrição - Cisco Discovery Protocol, Fibre Channel Generic Services (FC-GS), Fabric Shortest Path First (FSPF), e Small Computer System Interface 3 (SCSI-3) para descoberta de dispositivos e interconexões em um ou mais fabrics.

    Benefícios - Discovery e mapa de topologia para todos os dispositivos Cisco Data Center 3.0 (Cisco MDS 9000 Family, Cisco Nexus Family, and Cisco Catalyst Family) e interconexões (Ethernet, Fibre Channel e FCoE).

  • ótimo comentário abaixo!

    eu acredito que a minha mente estudando pra oficial técnico na área de desenvolvimento de sistemas tem um limite em redes: coisas específicas CISCO

    nem vou atualizar meu resumo, vou ficar na teoria mesmo que já é coisa pra caramba kkkk


ID
3108919
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Analista de Suporte de Infraestrutura de TI, ao analisar a família de dispositivos do tipo tape drive LTO de um certo fabricante, verificou que o único com características técnicas corretas é a fita:

Alternativas
Comentários
  • Bem simples

    Existem as tapes librarys e os robos de backup, utilizam geralmente sistema de backup em fita:

    Na tecnologia LTO:

    d)LTO-4 Ultrium com capacidade 800GB / 1,6TB para drives de diversas marcas, com suporte a fitas tipo WORM

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3108922
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma Analista da SANASA precisa de uma solução que permita: instalação e desinstalação remota de software; bloqueio e limpeza remota de dados total ou parcial; detecção de jailbreak; encriptação, autenticação e localização dos dispositivos; monitoramento end-to-end e detecção automática de problemas; transferência de arquivos; controle de custos dos serviços de telecomunicações (voz, dados, acesso a serviços on-line); controle de SLAs; controle das aplicações instaladas pelos funcionários e diferenciação entre aplicações corporativas mandatórias e aplicações dos funcionários; dentre outras. A solução que ela procura é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    O MDM é um software instalado em dispositivos móveis como smartphones e tablets com o objetivo de controlar os custos com telefonia, porém atualmente ele não se restringe apenas a isso. Por exemplo, o softwares de controle parental instalados pelos pais e escolas pode ser considerado um MDM.

  • Bem simples galera:

    -MDM é uma solução para o gerenciamento de DISPOSITIVOS móveis.

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3108925
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

É uma terminologia com informações técnicas corretas relacionadas à definição do nível de serviço e à análise do nível aceitável de perda para o negócio relativos a um datacenter:

Alternativas
Comentários
  • Bem Simples:

    -Recovery Point Objective (RPO): É O ESSENCIAL, O MÍNIMO!

  • GABARITO(B).

    Recovery Point Objective (RPO): busca responder com quais perdas a organização consegue lidar com relativa tranquilidade antes que as operações vitais sejam afetadas e seu trabalho seja comprometido.

  • Um exemplo é o último backup feito...se a falha ocorre as 20hrs por exemplo, vc precisa que tudo que estava no sistema até as 19 seja totalmente recuperado...podendo ter uma hora ai perdida..de forma aceitável..


ID
3108928
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A notícia divulgada na imprensa e identificada por uma Analista de TI, como sendo um ataque de malware corretamente relatado é:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO, Trata-se de um Ransonware,

    B) ERRADO, Adware joga propagandas no seu PC

    C) ERRADO, Trata-se de um Spyware

    D) ERRADO, Trata-se de Keyloger

    E) CORRETO, A característica dos Rootkits é justamente esconder a existência de processos ou programas.

  • Bem simples:

    -"Rootkits" são exemplos de "Malware", se escondem em processos ou programas.

    e)O funcionário da empresa verificou no Gerenciador de Tarefas do Windows e o processo não estava lá. O malware fez com que o arquivo malicioso desaparecesse da listagem. Para conseguir essa invisibilidade, os rootkits normalmente grampeiam funções do Windows, podendo ser instalados como drivers.

  • a) Após o ataque de backdoor (ransonware), o CIO recebeu um e-mail de cibercriminosos que dizia: “Invadimos seu servidor e bloqueamos seus documentos. Pague 15.000 euros em moeda virtual para recuperá-los. Mas, para provar que podemos recuperar seus arquivos, liberaremos dois documentos de sua escolha”.

    .

    b) Quase 1 milhão de usuários da web ficaram sem conexão na Alemanha devido a um ataque do adware (botnet) Mirai. Essa versão do Mirai, ao invés de abrir os roteadores configurando os administradores com senhas padrão, consegue infectar mais aparelhos a partir da execução de códigos remotos.

    .

    c) O ransonware(backdoor) chamado de Gazer, vem sendo utilizado ativamente em ataques com o objetivo de espionar governos e diplomatas. O trojan (rootkit) utiliza métodos avançados para se esconder por longos períodos, o que facilita o roubo de informações. A sua propagação é feita por meio de campanhas de phishing.

    .

    d) O funcionário teve um software com capacidade de interceptar e registrar o que foi digitado por ele, instalado sem seu conhecimento. O backdoor (spyware:keylogger) enviou os dados digitados para um PC remoto controlado pelo invasor. Com isso, suas senhas de acesso aos documentos confidenciais do escritório de advocacia foram capturadas.

    .

    e) GABARITO DA QUESTÃO

  • GABARITO: E

    Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. Podem ser utilizados para:

    remover evidências em arquivos de logs;

    instalar códigos maliciosos para assegurar acesso futuro à máquina infectada;

    esconder atividades e informações;

    mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores;

    capturar informações da rede do computador pela interceptação de tráfego.

    CERT.BR

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Rootkit

    -- Esconde e assegura a presença do invasor

    -- Remove evidencias de log

    -- Instala outros códigos

    -- inserido por invasores.

  • a) ransomware

    b) não sei oq é isso, mas com certeza não é adware

    c) backdoor / rootkit

    d) keylogger

  • Malware é um termo genérico para Malicious Software (software malicioso). Nessa questão não levaram nesse sentido, pois vários itens se encaixa em software malicioso. Inclusive rnsomware é ransom malware....


ID
3108931
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes wireless, considere:


I. Além do uso de criptografia, um posicionamento cuidadoso dos APs (mais para o centro de um prédio, longe de janelas etc.) pode minimizar o vazamento desnecessário de sinal.

II. Não se deve conectar uma rede wireless diretamente dentro de uma rede protegida por um firewall. Uma solução de topologia mais adequada seria colocar todos os APs em um segmento de rede próprio e colocar um firewall entre esse segmento e o resto da infraestrutura de rede da empresa.

III. O padrão 802.11 define o protocolo WEP como mecanismo para cifrar o tráfego entre os APs e os clientes wireless. Essa cifragem de 256 bits utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) e exige que todos os participantes compartilhem a mesma chave WEP estática. O WEP possui diversas fragilidades, mas apesar disso seu uso é recomendável como uma camada adicional de segurança.

IV. Deve-se desabilitar o broadcast de SSID pelo AP. Embora seja uma medida simples, pode dificultar o uso de alguns programas populares de mapeamento de redes wireless.


São cuidados corretos a serem tomados, o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • achei estranho esse "deve-se desabilitar o broadcast do SSID"

    Lembrei desta matéria:

    SSID oculto = rede mais segura?

    A resposta a esse questionamento é simples: não. E tudo começa com o fato de que o padrão de rede sem fio 802.11 não foi desenvolvido para que o SSID fosse ocultado, mesmo que as fabricantes de modem deem essa opção para o usuário. Steve Riley, ex-especialista em segurança da Microsoft, afirma que o “SSID é um nome rede, não — eu repito, não — uma senha” e garante também que ele “nunca foi desenvolvido para ser escondido”.

    Além de afirmar que ocultar o nome da rede não vai aumentar a segurança da sua conexão, ele relata também que fazer isso viola as especificações do padrão 802.11. Indo além, afirma que o padrão 802.11i (também conhecido como WPA2, que funciona como senha da rede) determina que “um computador pode se recusar a se comunicar com um ponto de acesso que não transmite o seu SSID”.

    https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/45693-mito-ou-verdade-esconder-o-ssid-deixa-sua-rede-wifi-mais-segura-.htm

  • Bem simples:

    Medidas recomendadas de segurança para WIFI:

    1- Colocar o wifi em um local próprio, evitar propagar sinal wifi em locais desnecessários

    2-A rede wifi deve ser segregada da rede corporativa por um firewall e não diretamente dentro dela.

    3-Desabilitar a propagação do SSID(nome da rede) dificulta um possível ataque.

    Resposta D) I, II e IV.

    *Keep Simple

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3108934
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um Computer Security Incident Response Team − CSIRT é uma organização responsável por receber, analisar e responder notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança. Os CSIRTs possuem diferentes tamanhos e características e servem a comunidades diversas. Um CSIRT categorizado como

Alternativas
Comentários
  • Bem simples

    -Um CSIRT categorizado como "Centro de Coordenação" coordena e facilita as ações de resposta a incidentes entre diversos CSIRTs.

  • olha, eu até acertei por interpretação...

    Porém, questão bem aleatória ein, onde que está isso no Stallings ou no Nakamura?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Extraído da cartilha de segurança CERT.BR

    Quais tipos de CSIRTs existem?Os CSIRTs possuem diferentes tamanhos e características e servem a comunidades diversas.

    Algumas categorias gerais de CSIRTs são as que seguem:

    CSIRTs internos, que provêem serviços de tratamento de incidentes para a organização que os mantêm. Este pode ser um CSIRT para um banco, uma empresa, uma universidade ou uma agência do governo.

    CSIRTs nacionais, que provêem serviços de resposta a incidentes para um país. Exemplos incluem o JPCERT/CC (Japan CERT Coordination Center) e o SingCERT (Singapore Computer Emergency Response Team).

    Centros de Coordenação, que coordenam e facilitam as ações de resposta a incidentes entre diversos CSIRTs. Exemplos incluem o CERT/CC (CERT Coordination Center) e o FedCIRC (Federal Computer Incident Response Center).

    Centros de Análise focam seus serviços em agrupar dados de diversas fontes para determinar tendências e padrões nas atividades relacionadas com incidentes. Estas informações podem ser usadas para ajudar a prever atividades futuras ou para prover alertas antecipados quando uma atividade corresponde a um conjunto de características previamente determinadas.

    Grupos de empresas fornecedoras de hardware e software processam relatos de vulnerabilidades em seus produtos. Eles podem trabalhar dentro da organização para determinar se os produtos são vulneráveis, auxiliando o desenvolvimento de correções e estratégias para resolução de problemas. Um grupo de um fornecedor pode também ser o CSIRT interno da organização.


ID
3108937
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sistema de detecção de intrusão

Alternativas
Comentários
  • Só não marquei a letra A pq tem lá em modo anônimo, e não em modo promíscuo...

  • Marquei a Letra A porque desconheço as outras nomenclaturas. Só conheço NIDS(network) e HIDS(host).

  • Gabarito: A).

    Por que não a letra D)?

    O IDS do tipo Network Behavior Analysis analisa tráfego de rede em busca de fluxos de dados suspeitos.

    E, nenhum tipo de IDS faz bloqueio proativamente. O que acontece é a geração de alarmes para um time de operações, que então poderá tomar uma ação apropriada.

  • Acredito que o erro da D é afirmar o "bloqueio". IDS por si só não realiza essa função (desempenhado pelo IPS)

  • APENAS O  IPS FAZ O BLOQUEIO. O IDS FAZ APENAS A DETEÇÃO DE INTRUSO.


ID
3108940
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para garantir privacidade e outras medidas de segurança para uma organização, a VPN usa

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    -IPSEC no modo tunel, tudo será encapsulado(criptografado). Um Ip externo, um IP criptografado interno, ou uma origem e um destino, pois é orientado a entrega, exige garantia na entrega e ordem nos pacotes (TCP).

    *Menos copy and paste, mais resumos, por favor informação sucinta! bons estudos a todos!

  • Modo Tunelamento

    - Encripta todo pacote IP (payload + header)

    - Adiciona um novo cabeçalho contendo a origem e destino dos gateways seguros, em vez dos hosts originais

    - Gateway-to-gateway

    Modo Transporte

    - Não encripta o Header

    - End-to-end

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3108943
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No formato de mensagem DHCP existem, dentre outros, campos para o registro do

Alternativas
Comentários
  • cunreeeeeeeesa
  • Bem simples:

    -Para uma mensagem ser roteada, precisamos de Ip de Origem, Ip de Destino, Rota!

    A não ser que seja um broadcast, multicast ou streaming sem garantia de entrega via UDP.

  • De acordo com a explicação do Alex resta a alternativa: E) IP do cliente, IP do servidor e IP do roteador.

  • letra E, protocolo DHCP faz exatamente isto, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor
  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3108946
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os Sistemas de Prevenção de Intrusões – IPS são classificados de diversas formas, dentre elas aquela que é baseada em proteger as redes contra ataques DoS (Denial of Service), em aplicativos e ataques de força bruta. Podem ser configurados para que os administradores usem diversos IPs (Internet Protocol) e sintonize-os às suas necessidades.


O IPS descrito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Baseada em Atividades (Rate Based): Estes IPS´s olham para a atividade que está fora do alcance dos níveis normais, como a atividade que parece estar relacionada com a quebra de senha e penetração de força bruta por exemplo.

  • Esse não conhecia

  • Essa questão é passível de Recurso. Rate-Based IPS - não existe e até hoje eu não encontrei em nenhuma literatura que fala sobre isso.

    O Correto seria LETRA (B) -"NIDS" IDS baseado em Redes como a questão afirma Endereço IP.

    Podem ser configurados para que os administradores usem diversos IPs (Internet Protocol) e sintonize-os às suas necessidades

  • Estranho esse gabarito...

  • A primeira geração de IPS foi baseada na detecção por assinatura, Os fabricantes utilizavam honeyspots para reunir o código malicioso. Elas analisavam e criavam assinatura para cada virus, worm ou outro tipo de malware. Entretanto, o IPS baseado na assinatura funcionava bem se o ataque ja tivesse sido identificado, e se a assinatura ja tivesse sido criada, e o IPS tivesse sido atualizado. Entretanto, o IPS baseado na assinatura nao era capaz de parar o ataque DDoS (distributede denail-of-service attacks), no qual o atacante inunda os servidores Web com trafego legitimo, causando a indisponibilidade do servidor.

    Os Fornecedores responderam acrescentando uma taxa limite ao IPS. Com o rate-base IPS, os clientes podem impor limite à quantidade de trafego que a rede pode aceitar. Em caso de um ataque DDoS, o IPS simplesmente desacelera a quantidade de trafego e frusta o ataque.

    Fonte:

  • Não deixa de ser um nids

  • cadêeeee o recurso candidatooooos

  • no curso não ensinou esse kkkkk

  • A banca provavelmente pegou daqui, mas errou na tradução.

    "Ratebased IPS signatures protect networks against application based DoS and brute force attacks.Administrators can configure 20 rate-based IPS signatures and tune them to their needs."

    https://fortinetweb.s3.amazonaws.com/docs.fortinet.com/v2/attachments/ae0496b8-ce8d-11e9-8977-00505692583a/fortiadc-v5.3.0-ips-deployment-guide.pdf


ID
3108949
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da segurança de dados em redes de computadores, o Secure Sockets Layer - SSL realiza suas tarefas por meio de quatro protocolos em duas camadas. Considerando o modelo TCP, um desses protocolos, o Record Protocol, transporta mensagens dos outros três, assim como os dados − mensagens payload - provenientes da camada de

Alternativas
Comentários
  • A carga útil da mensagem só pode ser adicionada, obviamente, pela aplicação.

  • Esse protocolo faz o meio de campo entre a camada de aplicação e transporte, sendo, portanto, localizada numa espécie de "camada intermediaria ".

    Gab:B

    Foco!


ID
3108952
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Analista de TI pretende colocar hosts no modo de manutenção via console do Virtual Machine ManagerVMM. Para fazer isso corretamente ele deve clicar em

Alternativas
Comentários
  • Bem simples

    Lembre-se no VMM, “a manutenção da malha.“

    Um Analista de TI pretende colocar hosts no modo de manutenção via console do Virtual Machine Manager − VMM. Para fazer isso corretamente ele deve clicar em 

    A) Malha > Recursos de Malha > Servidores > Todos os Hosts e, então, selecionar o host a ser colocado no modo de manutenção e, no grupo Host, clicar em Iniciar modo de manutenção.

  • "Bem simples" por isso respondeu copiando/colando a questão e a resposta

  • Respondi por eliminação.

    Letra B: "Host a ser colocado no modo de virtualização" ... "Iniciar modo de manutenção virtualizada"? Não faz sentido.

    Letra C: "rede a ser colocada no modo de rede compartilhada" ... "modo de manutenção compartilhada"? Não faz sentido.

    Letra D: "Toda rede... ser colocada no modo de manutenção". Já pensou nisso? Não faz sentido.

    Letra E: "host a ser colocado no modo de manutenção" ... "clicar em Iniciar modo de manutenção virtualizado"? Ficou meio estranho.

    Alternativa correta: Letra A.


ID
3108955
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as características do protocolo de gerenciamento de rede SNMP e funcionalidades a ele associadas, um Analista de TI recebeu as seguintes perguntas:


I. Em qual camada ele funciona?

II. Qual protocolo define as regras de atribuição de nomes a objetos, estabelece tipos de objeto (inclusive sua abrangência e comprimento) e mostra como codificar objetos e valores?

III. Qual protocolo cria um conjunto de objetos definidos para cada entidade de forma similar a um banco de dados (principalmente metadados em um banco de dados, nomes e tipos sem valores)?


As respostas corretas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resumido: O protocolo SNMP funciona na camada de aplicação. A SNI define as regras de atribuição de nomes a objetos, estabelece tipos de objeto e a MIB cria um conjunto de objetos definidos para cada entidade de forma similar a um banco de dados.

    Banca generosa papai !

    Gab: E

    Foco!


ID
3108958
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da comunicação de dados, a camada I é responsável pela transmissão de frames entre dois nós adjacentes conectados por um link − comunicação nó a nó (node-to-node). A camada II é responsável pelo roteamento de datagramas entre dois hosts - comunicação host-to-host. A comunicação na Internet não é definida apenas como uma troca de dados entre dois nós ou entre dois hosts. Ela realmente ocorre entre dois processos ou programas aplicativos. A camada III é responsável por essa comunicação de um processo para outro.


Funcionalmente, as camadas I, II e III são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Considerando o Modelo OSI

    Aplicação Apresentação e Sessão => Mensagem

    Transporte => Segmentos

    Rede => Datagramas

    Enlace => Frames

    Física => Bits

  • Complementando, bem simples:

    1-Falou em FRAMES = ENLACE

    3-Falou em ROTEAMENTO = REDE

    4-Falou comunicação entre PROCESSOS = TRANSPORTE

  • PDU frames é da camada de enlace !


ID
3108961
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para se estabelecer uma conexão virtual que permita a comunicação entre processos finais necessita-se de dois identificadores, ou seja, uma combinação do endereço IP com um número de porta, conhecida como endereço

Alternativas
Comentários
  • Um soquete de rede é o ponto-final de um fluxo de comunicação entre 2 aplicativos através de uma rede.Em documentos de  (Request for Comments) relacionados aos protocolos  ou , um soquete de rede em um computador é definido como a combinação de :um endereço ,

    o número de uma porta do protocolo de transporte (TCP ou UDP) acessado por um programa específico que utiliza este protocolo.

    Com um soquete, é possível identificar unicamente um aplicativo na rede de comunicação IP.

    fonte: wikipedia

  • Um soquete de rede é o ponto-final de um fluxo de comunicação entre 2 aplicativos através de uma rede.Em documentos de  (Request for Comments) relacionados aos protocolos  ou , um soquete de rede em um computador é definido como a combinação de :um endereço ,

    o número de uma porta do protocolo de transporte (TCP ou UDP) acessado por um programa específico que utiliza este protocolo.

    Com um soquete, é possível identificar unicamente um aplicativo na rede de comunicação IP.

    fonte: wikipedia

  • SOCKET

    --Comunicação entre dois ou mais computadores interligados em uma rede.

    -- Representa uma conexão entre duas máquinas.

    -- Utiliza endereços IPs para identificar o computador origem e destino, e ainda utiliza um número de porta para diferenciar as requisições.

  • A comunicação entre processos finais providos pela camada de transporte é feita pelo endereço socket. Esse endereço é a combinação do IP de destino, o protocolo e a porta. Ele serve para que o dado chegue ao destino e possa ser entregue para o processo correspondente na camada superior.


ID
3108964
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A IANA (Internet Assigned Number Authority) dividiu o número das portas em três faixas: conhecidos, registrados e dinâmicos (ou privados). As portas na faixa de 0 a 1023 são as conhecidas, atribuídas e controladas pela IANA (well-known port numbers). Dentre elas uma bem conhecida é a porta TCP 80 atribuída a HTTP. Outras são as portas TCP 23, 25 e 53, que se aplicam, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    -TELNET porta 23, SMTP porta 25, DNS 53, ftp 20,21, pop3 110, gopher 70, finger 79

  • ssh 22 ☆


ID
3108967
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As funções realizadas por um sistema de gerenciamento de redes podem ser divididas em cinco grandes categorias, dentre as quais o gerenciamento de desempenho que aborda

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Gerenciamento de Desempenho - capacidade, tráfego, vazão (throughput), tempo de resposta

    *Conforme citado brilhantemente pelo colega Rodrigo

  • A única de que tinha o APENAS.

    GAB: C


ID
3108970
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O LDAP − Light-weight Directory Access Protocol, descrito na RFC 2251,

Alternativas
Comentários
  • Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500 , que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores. O LDAP foi criado como uma alternativa ao Directory Access Protocol (DAP).

  • Quando você não sabe, but a banca é brother.

    Fora a letra C as demais davam a resposta.

    Gab:B

    Foco!


ID
3108973
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto de Qualidade de Serviço − QoS − tradicionalmente são atribuídos alguns tipos de características a um fluxo. Dentre elas,

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    Atraso:Pode ser de três tipos,Atraso de processamento,atraso de recepção e envio e atraso de transmissão.

    Jitter ou Flutuação:É a variação do atraso de um mesmo fluxo

    Bons estudos! Fonte:Material Estratégia Concursos

  • Bem simples

    -QOS - Considera atraso e jitter!

  • As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais: largura de banda, atraso, flutuação (Jitter) e perda. Juntos, esses parâmetros determinam a qualidade de serviço, ou QoS (Quality of Service), que o fluxo exige.

    Tanenbaum

    GAB C.


ID
3108976
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as características abaixo.


− Representação de bits. Os dados nessa camada são formados por um fluxo de bits (sequência de 0s ou 1s) sem nenhuma interpretação. Para serem transmitidos, os bits devem ser codificados em sinais − elétricos ou ópticos. Essa camada é que define o tipo de codificação (como os 0s e 1s são convertidos em sinais).

− Taxa de dados − o número de bits enviados a cada segundo − também é definida nessa camada. Em outras palavras, ela é que estabelece a duração de um bit, que é o tempo que ele perdura.

− Modo de transmissão. Essa camada também define o sentido das transmissões entre os dois dispositivos: simplex, half-duplex ou full-duplex.


No modelo de referência OSI essas características pertencem à camada

Alternativas
Comentários
  • Falou de bit => Física

  • Bem simples:

    -Falou em Bits = FISICA!

  • BIT - FÍSICA

  • Quem lida com bits é a cada física.

    Rede trabalha com pacotes.

    Enlace trabalha com quadros

    Transporte se fala mais o TCP e UDP

    E a aplicação permite o acesso a protocolos.ç

  • Resolução da Questão: https://youtu.be/nYWXPojGdX4


ID
3108979
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um intruso, com o objetivo de desativar o destino dos dados ao invés de roubá-los, entrou em centenas de computadores em diversos lugares do mundo e depois comandou todos esses computadores para realizarem um ataque ao mesmo alvo ao mesmo tempo. Essa estratégia tem um grande poder de fogo e reduz a chance de detecção, pois os pacotes vêm de inúmeras máquinas pertencentes a usuários insuspeitos. Um ataque desse tipo é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    Segundo a Cartilha de Segurança: Negação de serviço, ou DoS (Denial of Service), é uma técnica pela qual um atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço, um computador ou uma rede conectada à Internet. Quando utilizada de forma coordenada e distribuída, ou seja, quando um conjunto de computadores é utilizado no ataque, recebe o nome de negação de serviço distribuído, ou DDoS (Distributed Denial of Service).

    O objetivo destes ataques não é invadir e nem coletar informações, mas sim exaurir recursos e causar indisponibilidades ao alvo. Quando isto ocorre, todas as pessoas que dependem dos recursos afetados são prejudicadas, pois ficam impossibilitadas de acessar ou realizar as operações desejadas.

    Nos casos já registrados de ataques, os alvos ficaram impedidos de oferecer serviços durante o período em que eles ocorreram, mas, ao final, voltaram a operar normalmente, sem que tivesse havido vazamento de informações ou comprometimento de sistemas ou computadores.

    Uma pessoa pode voluntariamente usar ferramentas e fazer com que seu computador seja utilizado em ataques. A grande maioria dos computadores, porém, participa dos ataques sem o conhecimento de seu dono, por estar infectado e fazendo parte de botnets

    Ataques de negação de serviço podem ser realizados por diversos meios, como:

    ▶️pelo envio de grande quantidade de requisições para um serviço, consumindo os recursos necessários ao seu funcionamento (processamento, número de conexões simultâneas, memória e espaço em disco, por exemplo) e impedindo que as requisições dos demais usuários sejam atendidas;

    pela geração de grande tráfego de dados para uma rede, ocupando toda a banda disponível e tornando indisponível qualquer acesso a computadores ou serviços desta rede;

    ▶️pela exploração de vulnerabilidades existentes em programas, que podem fazer com que um determinado serviço fique inacessível.

    Nas situações onde há saturação de recursos, caso um serviço não tenha sido bem dimensionado, ele pode ficar inoperante ao tentar atender as próprias solicitações.

  • O texto da questão elencou muitas das características do DDOS.Marca a "A" e corre para o abraço.

    Bons estudos!

  • GABARITO: A

    IP spoofing: é uma técnica de invasão comumente empregada quando o mecanismo de autenticação de uma rede é baseado em endereços IP, na qual o atacante clona o IP de um usuário legítimo, se mascarando, fazendo-se passar pelo usuário autorizado para assim explorar uma relação de confiança e ganhar acessos não autorizados na rede.

    Phishing Scam: é uma fraude em que o golpista tenta enganar o usuário para obtenção de dados pessoais e financeiros que permitam a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social. Ex.: um e-mail que possa induzir o usuário a clicar em um link falso levando-o para uma página clonada ou um arquivo malicioso.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Gab. letra A

    Em um ataque de DDoS, que objetiva deixar inacessível o recurso computacional para os usuários legítimos, um computador mestre controla milhares de computadores zumbis que acessam um sistema ao mesmo tempo (um servidor web, por exemplo), com o objetivo de esgotar seus recursos.


ID
3108982
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere, por hipótese, que a SANASA queira implementar as seguintes políticas referentes a suas páginas Web: somente aqueles usuários de Internet que tiverem estabelecido relações comerciais anteriores com ela poderão acessar suas informações; o acesso para outros tipos de usuários deve ser bloqueado. Nesse caso, é viável instalar um firewall que consegue distinguir entre diferentes pacotes que chegam na porta TCP 80 (HTTP) porque devem ser realizados testes por meio de URLs. Trata-se do firewall

Alternativas
Comentários
  • TCP 80 HTTP só pode ser proxy na camada aplicação , pois o protocolo HTTP faz parte dessa camada no modelo OSI APLICAÇÃO , lembrando que essa é a camada 7. 

  • Bem simples:

    -A filtragem é por usuário e não por endereço de origem, sendo por USUÁRIO, será pela tela de login, o controle de acesso desta forma somente é possivel por PROXY com autenticação, isto ocorre na camada de APLICAÇÃO, um firewall de camada 7, WAF ou firewall PROXY ou next generation firewall.

  • Os comentários do Alex e Rodrigo estão suficientes para reflexão.

    Boa galera, abraço.

    "Vamo vua bichão"


ID
3108985
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Algumas implementações do TCP possuem várias estratégias para amenizar os efeitos de um ataque SYN − inundação de SYN (SYN Flooding Attack). Umas impõem um limite no número de solicitações durante um período especificado. Outras filtram datagramas provenientes de endereços de origem indesejados. Uma estratégia possível é adiar a alocação de recursos até que toda a conexão esteja estabelecida, usando o chamado cookie. Implementa essa estratégia o protocolo

Alternativas
Comentários
  • A,B,E são protocolos da camada de aplicação.

    Originalmente, o SCTP foi projetado como um protocolo de transporte de uso geral para aplicações orientadas a mensagem. O projeto do protocolo inclui a prevenção de congestionamento e a resistência a ataques do tipo flooding (inundação de mensagens) e mascaramento (quando um sistema assume a identidade de outro).

  • Bem simples:

    -O protocolo SCTP contém prevenção a inundação de pacotes SYN(flood), lembre-se do SCTP e SYN.

  • lembrando que protocolo SNMP está na camada de Aplicação do modelo TCP/IP
  • SCTP (Stream Control Transmission Protocol)

     

    É um protocolo de transporte confiável que opera sobre um serviço de pacotes não confiável e sem conexão, como é o caso do IP.

    Motivação: limitações do TCP. Baixa adoção devido a ausência de implementações para Microsoft Windows.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Stream_Control_Transmission_Protocol

    https://en.wikipedia.org/wiki/Stream_Control_Transmission_Protocol#Motivations_and_adoption

     

    Gabarito: d)


ID
3108988
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A Norma ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013 provê requisitos para orientar organizações que desejam implantar um sistema de gestão de segurança da informação, e

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    -A ISO 27001 pode ser implementada em qualquer tipo de organização e provê uma metodologia para a implementação da gestão da segurança da informação.

    -Menos textão, menos copy and paste, mais resumo, informação direta,sucinta, bons estudos!

  • geralmente essas normas, Framework e outros são aplicadas em qualquer organização, independente do tamanho

  • RETIFICANDO ...

    a) Pode ser usada por partes internas e externas da organização para avaliar sua capacidade em atender aos seus próprios requisitos de segurança da informação.

    b) Possui requisitos para avaliação e tratamento de riscos de segurança da informação - Seção de Planejamento.

    c) Apresenta requisitos genéricos que podem ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho ou natureza.

    d) Possui diversos requisitos nas seções que tratam do contexto da organização (seção 4) e melhoria (seção 10) que não podem ser ignorados mesmo por organizações que buscam conformidade com esta Norma. - Seções 4 a 10 são obrigatórias.

    e) Possui anexo “Referência aos controles e objetivos e controles" que estão necessariamente alinhados com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2018.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • Analisando as alternativas

    A pode ser usada somente por partes internas da organização para avaliar sua capacidade em atender aos seus próprios requisitos de segurança da informação.

    Errada.A norma pode ser utilizada por partes externas . Por exemplo , os fornecedores.

    B não inclui requisitos para avaliação e tratamento de riscos de segurança da informação, mas indica a norma que orienta sobre este assunto.

    Errada. A palavra RISCO é mencionada 6 vezes na norma 27001:2013

    C apresenta requisitos genéricos que podem ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho ou natureza.

    Correta

    D possui diversos requisitos nas seções que tratam do contexto da organização (seção 4) e melhoria (seção 10) que podem ser ignorados mesmo por organizações que buscam conformidade com esta Norma.

    Errada. Nada deve ser ignorado na referida norma.

    E possui anexo “Referência ao conjunto de potenciais riscos de segurança da informação” que estão necessariamente alinhados com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2018.

    Errada. Até o momento 01/05/2020 , não vi e nem ouvi sobre a norma 27002:2018


ID
3108991
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, na seção que trata da gestão de ativos, recomenda que os proprietários de ativos, designados quando estes são criados ou transferidos para a organização, assegurem

Alternativas
Comentários
  • Convém que os ativos associados à informação e aos recursos de processamento da informação sejam identificados, e um inventário destes ativos seja estruturado e mantido.

  • Bem somples:

    Na ISO de segurança 27002:2013(boas práticas de segurança da informação), esta recomenda a GESTAO DE ATIVOS, assim os proprietários devem garantir que os ativos sejam INVENTARIADOS.

  • da pra ir por eliminação

  • Observei que muitos colegas marcaram a alternativa D

    d) aos custodiantes a responsabilidade sobre os ativos.

    Entretanto a alternativa está incorreta, pois a norma afirma:

    "8.1.2 Proprietário sobre os ativos

    ...

    Informações adicionais

    As tarefas de rotina podem ser delegadas, por exemplo, para um custodiante cuidar dos ativos no dia-adia, mas a responsabilidade permanece com o proprietário

    ..."

    GABARITO ALTERNATIVA A

    Lembre: inventariar um ativo é o primeiro passo!


ID
3108994
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Além de ser usado para verificar transações com criptomoedas, como Bitcoin, a função hash é usada em assinaturas digitais, para

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    -Uma função Hash é utilizada para verificar a integridade, ex: md5, sha1, sha-256,sha-512, etc

    *Menos textão, menos CTRL+c e CTRL+V e mais resumo galera! bons estudos a todos! :)

  • Não cabe recurso nesta questão?

    Integridade, Autenticidade e Não repúdio (irretratabilidade)?

    Quando se dizer Autenticidade na letra "D"?

  • Olá Vinícius,

    No caso, a banca pergunta qual é a função do HASH. Por si só, ele não garante autenticidade do documento, mas sim sua integridade. O que irá garantir a autenticidade é a assinatura digital. Por conta disso a alternativa D não é válida.

  • Usada para garantir a integridade, mas tb garante a autenticidade.

  • Hash não garante autenticidade

  • A função Hash (Resumo) é qualquer algoritmo que mapeie dados grandes e de tamanho variável para pequenos dados de tamanho fixo. Por esse motivo, as funções Hash são conhecidas por resumirem o dado.

    A principal aplicação dessas funções é a comparação de dados grandes ou secretos.

    Dessa forma, as funções Hash são largamente utilizadas para buscar elementos em bases de dados, verificar a integridade de arquivos baixados ou armazenar e transmitir senhas de usuários

  • "função hash é usada em assinaturas digitais". Usada em assinaturas digitais não garante autenticidade?

  • RESOLUÇÃO:

    Correto, visa a garantir a integridade e não repúdio do documento enviado, e caso isso aconteça, o hash avisa através da modificação do código de resumo que foi criado no documento original.

    Resposta: A

  • Função hash: garante a integridade.

    Assinatura digital: garante a autenticidade

  • Função de resumo (Hash)

    Uma função de resumo é um método criptográfico que,

    quando aplicado sobre uma informação,

    independentemente do tamanho que ela tenha, gera um

    resultado único e de tamanho fixo, chamado hash.

  • ..as funções Hash são largamente utilizadas para buscar elementos em bases de dados, verificar a integridade de arquivos baixados ou armazenar e transmitir senhas de usuários.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/o-que-e-hash.html

  • Gabarito letra A. Função hash: garante a integridade. Assinatura digital: garante a autenticidade


ID
3108997
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma Analista de TI está desenvolvendo um scanner de rede em Python e, para importar um recurso referente para manipulação de pacotes de rede, utilizou no programa a linha

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Scapy é uma das principais bibliotecas interpretadas por linha de comando para função de sniffer de rede disponiveis para Phyton hoje.

    Link externo:

    https://scapy.readthedocs.io/en/latest/introduction.html#about-scapy

    Scapy is a Python program that enables the user to send, sniff and dissect and forge network packets. This capability allows construction of tools that can probe, scan or attack networks.

    In other words, Scapy is a powerful interactive packet manipulation program. It is able to forge or decode packets of a wide number of protocols, send them on the wire, capture them, match requests and replies, and much more. Scapy can easily handle most classical tasks like scanning, tracerouting, probing, unit tests, attacks or network discovery. It can replace hping, arpspoof, arp-sk, arping, p0f and even some parts of Nmap, tcpdump, and tshark.

    Scapy uses the Python interpreter as a command board. That means that you can directly use the Python language (assign variables, use loops, define functions, etc.)

    If you are new to Python and you really don’t understand a word because of that, or if you want to learn this language, take an hour to read the very good by Guido Van Rossum. After that, you’ll know Python :) (really!). For a more in-depth tutorial is a very good start too.

  • O import é composto da palavra-chave from seguida do nome do módulo, a palavra-chave import e um asterisco; por exemplo: from random import *.

    Com essa forma da instrução import, as chamadas às funções em random não precisarão do prefixo random. Entretanto usar o nome completo deixa o código mais legível, portanto é melhor usar a forma normal da instrução import.


ID
3109003
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para criar no Linux um shell script chamado teste.sh, em linha de comando, usam-se os editores

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Não vou citar todos, apenas os mais utilizados editores para linux shell:

    -vi, vim, nano, leafpad, notepad++

  • @Alex: a questão quer saber editores de texto via linha de comando. O notepad++ é GUI.

  • Gauge é um framework de código aberto e gratuito para escrever e executar testes de aceitação.

    https://docs.gauge.org/overview.html?os=linux&language=javascript&ide=vscode


ID
3109006
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle Database 11g, para conceder ao usuário Marcos o privilégio para selecionar dados na tabela SANASA e permitir que ele conceda esse privilégio a outros usuários utiliza-se o comando

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Dar permissão "GRANT SELECT ON TABELA TO USUARIO" .

    Dar permissão para alterar outros usuários "WITH GRANT OPTION;".

  • @Alex: "with grant option" não é permissão para alterar outros usuários, mas para passar as suas permissões pra eles, como se fosse uma forma de herança.


ID
3109009
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O WPA2 implementa os elementos de segurança definidos pela especificação 802.11i, usando como padrão de mecanismo de encriptação e de verificação de integridade, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • E

    AES e CCMP.

  • Bem simples:

    WPA2 utiliza AES e CCMP.

  • WPA2 - Resumo;

    - Utiliza o AES (Advanced Encryptation Standard) junto com o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) com chave de 256 bits

    - Método mais poderoso que o WPA que utilizava o TKIP com o RC4

    - Criptografia considerada mais forte

    - É o mecanismo mais recomendado

    - Verificação de integridade: CCMP

  • autenticação - 802.1x e EAP

    confidencialidade e integridade. - WEP, WPA e WPA2


ID
3109012
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A partir da máscara de subrede 255.255.255.224 de um endereço IPv4 Classe C é possível descobrir o número máximo de subredes que podem ser criadas. Para saber o número máximo de hosts úteis que podem ser utilizados em cada subrede utiliza-se o cálculo

Alternativas
Comentários
  • d- 2 − 2

  • 255.255.255.224 

    11111111.11111111.11111111.11100000

    5bits pra host.

    host = 2^5

    host válido = 2^5-2

  • Bem simples, sem complicar:

    2^5 = 2x2x2x2x2 = 32

    Mas repare na pegadinha:

    224 + 32 = seria 256 (mas não pode ter mais do que 254 endereços validos, pois o 1º é a rede e o ultimo broadcast) = logo pode apenas 254 IPs, assim temos que descontar 02 endereços da mascara.

    letra d) 2^5 -2 =(32-2) = 30

    a rede do exercicio foi 224+30 = 254! feito isso ae

  • d-

    255.255.255.224 -

    224 - 11100000.

    000000 - 2^5 = 32.

    2 ip's sao para broadcast & gateway.

    2^5-2

  • GABARITO D!

    .

    .

    MÁSCARA DE REDE 255.255.255.224.

    CONVERTENDO EM BINÁRIO (OS TRÊS PRIMEIROS OCTETOS: 128+64+32+16+8+4+2+1; O ÚLTIMO: 128+64+32)

    11111111.11111111.11111111.11100000

    5 BITS PARA HOSTS - 2 (REDE E BROADCAST) : 2^5 - 2


ID
3109015
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes IP utilizam o protocolo de roteamento OSPF − Open Shortest Path First, que

Alternativas
Comentários
  • b- usa o algoritmo de menor custo dijkstra e é considerado um protocolo de estado de enlace.

  • Gab: B

    A) OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica.

    B) Correta.

    C) 1º OSPF faz balanceamento de carga; 2º OSPF é um protocolo link state, ou seja, não se basea pela menor rota e sim pela melhor rota, levando em conta, largura de banda, carga do link, etc.

    D) Por mais que OSPF seja classificado como protocolo dinâmico global é inviável conhecer toda a rede, conforme cite (TANENBAUM, 2003) "O novo protocolo [OSPF] deveria ser projetado de forma que nenhum roteador fosse obrigado a conhecer a topologia."

    E) OSPF possui compatibilidade com 3 tipos de conexão: Link ponto a ponto; Rede multiacesso com difusão e rede multiacesso sem difusão.

    Créditos ao colega: MAX Q que teve seu comentário copiado na integra.


ID
3109018
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para se conectar como usuário root a um servidor remoto com endereço IP 192.168.1.7 usando o protocolo SSH no Linux deve-se usar o comando

Alternativas
Comentários
  • Bem simples pessoal:

    ssh usuario@ip

  • ssh [user@] host 


ID
3109024
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O PIM − Protocol Independent Multicast é o protocolo de roteamento multicast que, no modo de operação SM (PIM-SM), constrói árvores compartilhadas e unidirecionais a partir de mensagens de inscrição (join) em um grupo multicast enviadas ao nó

Alternativas
Comentários
  • D- RP − Rendezvous Point.

  • Questão ridícula, errei é claro, mas dado o cargo é possível.

    O roteador Rendezvous Point serve como ponto de troca de informações para os outros roteadores. Todos os roteadores em um domínio PIM devem fornecer mapeamento para um roteador RP.

    O benefício de usar o RP como ponto de troca de informações é que ele reduz a quantidade de estado em roteadores não RP.

    Fonte: juniper.net

    Logo, gabarito letra D.

    Bjus pra tia Lea!

  • No PIM-SM, os roteadores se juntam explicitamente à árvore de distribuição multicast, usando mensagens do protocolo PIM conhecidas como mensagens de associação, ou Join.

    A questão que surge é para onde enviar essas mensagens de Join, pois, afinal, qualquer host (e qualquer número de hosts) poderia enviar dados para o grupo de multicast. Para resolver isso, o PIM-SM atribui a cada grupo um roteador especial, conhecido como ponto de encontro (RP – Rendezvous Point).

    Uma árvore de encaminhamento multicast é montada como resultado de roteadores enviando mensagens de Join ao RP.

    Nunca tinha visto isso na vida achei isso aqui no livro do Peterson.

    GAB D

    Peterson.

  • Primeiro chute que deu certo em toda minha vida.


ID
3111151
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois reservatórios de mesmo volume estão vazios e começam a ser abastecidos de água no mesmo instante com fluxos de entrada de água constantes, sendo o fluxo de entrada de água do segundo reservatório 8,5 L/min maior do que o fluxo de entrada de água do primeiro. O segundo reservatório tem uma saída de água que, quando aberta, faz com que o fluxo de entrada de água resultante nele seja 5,1 L/min menor do que o fluxo de entrada de água do primeiro. Se em 24 h ambos os reservatórios estão cheios, o tempo durante o qual a saída de água do segundo reservatório ficou aberta foi de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Converter 8,5 L/min e 5,1 L/min em horas, pois resposta está em hora *60= 8,5*60= 510; 5,1*60= 306 ? 510 L/hora e 306 L/hora

    ? Reservatório 1 "R¹" ? X L/hora ? 24 horas * X litros

    ? (X+510) L/hora

    ? (X-306) L/hora

    ? 24 HORAS do reservatório R¹ dividido em duas partes (Y) e (24-Y)

    ? Quero saber o tempo que ficou recebendo menos água:

    Y*(x-306) + (24-Y)*(x+510)= 24x

    XY - 306Y +24x+12240-xy-510y=24x

    -306Y+12240-510Y=0

    -816Y+12240=0

    12240=816y

    Y= 12240:816

    Y= 15 horas

    ? Reservatório 2 "R²"

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Resolução da questão, pesquise a seguinte frase no Y.O.U.T.U.B.E.:

  • Resolução da questão, pesquise a seguinte frase no Y.O.U.T.U.B.E.:

    Raciocínio Lógico Matemático FCC - Sistema de Equações - SANASA

  • Resolução da questão, pesquise a seguinte frase no Y.O.U.T.U.B.E.:

    Raciocínio Lógico Matemático FCC - Sistema de Equações - SANASA

  • Gabarito LETRA A

    A explicação você vai achar no Canal do professor Luiz Guilherme no youtube, o nome do canal é Matemática Professor LG, infelizmente o QC não permite mais por o Link aqui.

    Entra no youtube, na barra de endereço apaga o que estiver depois de .com/XXXX (apaga o XXX) e cola isso:

    watch?v=0xw5P_Ko2ic&t=321s

    que te leva pro canal.

    Teve uma parte que sinceramente não entendi, deixei um comentário no próprio vídeo, caso alguem assista e saiba responder ficarei agradecido.

    "Pessoal, sempre se lembrem de dar crédito a quem merece!!"

  • Deixa pra contagem de gabarito.

  • https://www.youtube.com/watch?v=0xw5P_Ko2ic


ID
3111769
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

No contexto, o segmento

Alternativas
Comentários
  • Na letra D) até dá para afirmar que houve uma certa ironia, mas por outro motivo.

    Percebe-se o caráter irônico quando o autor associa o retorno do movimento de rolagem após 2 milênios que o rolo de papiro deu lugar aos pergaminhos (ocasionando a volta da prática de sentar curvados em tabuletas mesmo depois de tanto tempo).

    Ou seja, não tem nada a ver com o caráter inovador da tecnologia.

  • A) Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo

    B) A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura

    C) "para" ---> ideia de finalidade

    D) Não expressa ironia. O autor quis passar uma ideia de comparação com o mundo atual, que mesmo utilizando de novas tecnologias (smatphones), permanecemos "curvados sobre tabuletas" (ex. quando vc lê um texto no celular, geralmente vc fica curvado para baixo). Além dessa justificativa, poderíamos perceber a ideia de comparação quando lemos esse trecho: "E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre 'tabuletas'."

    E) CORRETA.

  • fui de D :(

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3111772
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

No texto, estabelece-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas // esse movimento de rolagem voltou.

    ? O FATO DE (CAUSA) a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores estar mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA) esse movimento de rolagem voltasse.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Visto que ( ja que, posto que, dado que etc) exprime ideia de causa.

    Visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas, esse movimento de rolagem voltou.

    Gabarito, letra E.

  • (...) esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas.(...)

    Gabarito: E

  • Por que a letra B está errada? Alguém pode ajudar?

  • Também não entendi o erro da B. ://

  • Erro da letra B.

    ***

    O erro da assertiva B é que tem-se ali uma conjunção proporcional.

    À medida que - Proporcional. - Tem valor de ''à proporção que”

    Na medida em que - CausaL. - Tem valor de “tendo em vista que”, “já que”, “uma vez que”.

  • Sobre o erro da altern. B:

    A questão pede relação de causa e consequência. Há conjunções específicas para esse tipo de relação.

    O erro da alternativa B, creio eu, está no uso do termo "à medida que", pois tras ideia de proporcionalidade.

    "A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura // à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades."

    Sempre que avaliar questões de sintaxe, fique atento às conjunções.

  • Caro colega, Cesar Kretzschmar cuidado... POSTO QUE não transmite essa ideia de causa, como comumente se atribui. Veja a explicação do prof. Diogo Arrais:

    Em nossa Língua Portuguesa, a expressão “posto que” equivale a “ainda que”, “mesmo que”, “embora”, “apesar de que”; é locução concessiva, de oposição ideológica. No entanto, percebe-se largo uso do citado “posto que” como sinônimo de “já que”, “visto que” ou “porque”. 

    FONTE: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-jeito-certo-de-usar-a-expressao-posto-que/

    Ex.: POSTO QUE estivesse frio, a garota saiu de casa sem agasalho.

  • Erro da "B"

    Estabelece proporcionalidade.

    Mas... questão macabra. Marquei "C".

  • Questão subjetiva a alternativa (A) também é uma relação de causa e consequência.

  • A realidade é a seguinte: Muitos ( assim como eu) fazem '' O FATO DE / FAZ COM QUE'', por isso a B poderia estar certa.

    Mas percebi que se ter uma outra conjunção que não seja dessa relação causa/ consequência,e ter outra , aí estará totalmente errada!

    Notem que na E temos uma conjunção causal '' visto que''...logo, é a correta!

    Abraços!

  • A rolagem voltou PORQUE ela se parece com a forma como as palavras são armazenadas pelos computadores. A causa é o disparador da ação, enquanto a consequência é o resultado da ação executada.

  • Colegas eu utilizei o método da professora Adriana Figueiredo do ESTRATÉGIA é teu certo. Nesse tipo de questão ela diz que temos que trabalhar o seguinte:

    O fato de _____para a primeira frase _____ fez com que______para a segunda frase

    Aquela que encaixar... perfeito segue em frente! Deu certo aqui. Encaixou perfeitamente na alternativa "e". Lembrando que na hora da prova nosso tempo é curto então né?! É bom pegar essas dicas.

    Gaba "e"

  • NA LETRA B, TEMOS A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE.

  • Resposta: alternativa e

     

    Alternativa a - explicação

    Alternativa b - proporção

    Alternativa c - comparação(???).

    Alternativa d - adição

  • À medida que = PROPORÇÃO

    Na medida em que = CAUSA E EFEITO

  • Por que a A está errada?

    O FATO DE a revolução tecnológica por si só não assegurar o futuro da literatura // FEZ COM QUE muitos já lessem em uma tela.

  • não vejo porque a "d" não seja também causa e consequência, para mim a "d" e a "e" são corretas. Confesso que não li o texto.


ID
3111955
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

               (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

embora tenha publicado pouco em vida (3° parágrafo)


O termo sublinhado acima introduz, no contexto, noção de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    embora tenha publicado pouco em vida (3° parágrafo)

    ? temos uma conjunção subordinativa concessiva, exprimindo um valor de concessão em relação ao período anterior, outras com esse valor: conquanto, malgrado, nem que, mesmo que, ainda que, apesar de que....

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3111994
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

      As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

      Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

      Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

      Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br

[A]s grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. (3° parágrafo)


No contexto, uma nova redação para o trecho acima, em que se mantêm a correção e a lógica, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? [A]s grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. (3° parágrafo) ? temos uma relação de causa/consequência: O FATO DE (CAUSA) as grandes corporações serem lentas por natureza FAZ QUE (CONSEQUÊNCIA) não estejam preparadas para enfrentar essa realidade.

    Como são lentas por natureza, as grandes corporações não estão preparadas para enfrentar essa realidade. ? aqui temos perfeitamente essa ideia, a qual é iniciada pela conjunção subordinativa causal "como", equivale a: já que, visto que...

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A questão requer conhecimento sobre o valor semântico das orações subordinadas adverbiais e dos conectivos (preposições e conjunções) para manter a coesão e a coerência textual e emprego da vírgula.

    No contexto do trecho retirado do 3º parágrafo, o autor faz uma afirmação categórica em relação às empresas do século XXI, explicando, de certa forma, que elas não estão preparadas para enfrentar a realidade do mundo virtual. A alternativa que corrobora essa explicação está na letra (B), vejamos por quê.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - A primeira oração é subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo introduzida pela locução prepositiva “a despeito de". Trouxe uma incoerência à frase porque, apesar de as grandes corporações serem lentas por natureza, elas deveriam estar preparadas para enfrentar essa realidade, e a redação desta alternativa afirma ao contrário: de que as grandes corporações não estão preparadas.

    Mas o que é uma Oração Subordinada Adverbial Concessiva?

    É uma oração que exprime um fato contrário à outra oração - dita Oração Principal -, mas que não impede a ação presente nela de se realizar. Por exemplo:

    “Embora eu esteja doente, vim trabalhar." O fato de eu estar doente não impediu de realizar uma ação: trabalhar. Assim, a primeira oração é classificada como Subordinada Adverbial Concessiva, e a segunda como Oração Principal.

    ALTERNATIVA (B) CORRETA - A primeira oração é subordinada adverbial causal introduzida pela conjunção “como". Está de acordo com o trecho retirado do 3º parágrafo porque justifica a razão de as grandes corporações não estarem preparadas para enfrentar essa realidade: o fato de elas serem lentas por natureza.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - A segunda oração é subordinada adverbial concessiva introduzida pela locução conjuntiva “ainda que". Trouxe uma incoerência à frase porque, apesar de as grandes corporações serem lentas por natureza, elas deveriam estar preparadas para enfrentar essa realidade, e a redação desta alternativa afirma ao contrário: de que as grandes corporações não estão preparadas. Outrossim, esta redação traz um desvio gramatical: o uso da vírgula separando sujeito de predicado. Não se separa sujeito de predicado por vírgula, salvo se houver uma palavra ou frase intercalada.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - Há um desvio no emprego da vírgula; no trecho “que são lentas por natureza" deveria estar entre vírgulas, haja vista ser uma oração adjetiva explicativa por elucidar, esclarecer o termo ou a expressão anterior. Na escrita, marcamos essa oração entre vírgulas. Além disso, a segunda oração, introduzida pela locução adverbial “mesmo assim", traz uma incoerência à redação por expressar uma ideia concessiva, o mesmo caso das alternativas A e C.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA - A primeira oração é subordinada adverbial concessiva introduzida pela locução conjuntiva “mesmo que". A redação apresenta problemas frasais porque a oposição deveria estar na segunda frase e não na primeira; com isso, a frase ficou sem coesão e sem coerência.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)


ID
3112858
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

     (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Depreende-se que o autor considera uma grande injustiça

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Encontramos a resposta neste trecho:

    ? A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

    ? Ou seja, a injustiça gera em torno do julgamento das pessoas referente à atitude de Max Brod, que salvou os livros de Kafka e não acatou ao pedido do amigo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

    D Criticar Max Brod, responsável pela publicação póstuma da obra de Kafka e um dos que acreditaram no talento do escritor.

  • "A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura."