SóProvas



Prova FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá - MT - Condutor de Veículos - CNH B/ CNH D


ID
1818721
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Município de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, é pessoa jurídica de direito público interno, dotada de autonomia política, administrativa, financeira e legislativa. Assim, com base na Lei Orgânica do Município de Cuiabá, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Lei Orgânica Do Município De Nova Iguaçu

    Art. 33 – O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal.

  • O municipio Não tem o poder Judiciario , logo ELIMINA-SE as alternativas A,C e E

    Secretaria são orgão auxiliares da Administração municipal e não EXECUTIVOS 

     

    GAB: Letra B 

  • Art. 6º O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta de Vereadores, eleitos através do sistema proporcional, representando o povo, com mandato de 4 anos.

  • LETRA B

    Não existe Judiciário Municipal.


ID
1818733
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito ao estágio probatório. Sobre esse período, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio probatório terá a duração de 3 (três) anos, durante os quais o servidor será avaliado no desempenho do cargo.

II. A avaliação durante o estágio probatório deve considerar a idoneidade moral, a aptidão para o cargo e a disciplina funcional.

III. O servidor deverá demonstrar, para ser bem avaliado, capacidade de iniciativa, senso de responsabilidade e dedicação ao serviço.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas...

    Art. 20, Lei 8.112/90

  • no Art.20 da lei 8112/90 diz que o estágio probatório é de 24 meses, ou seja, 2 anos. está certo?

  • Estágio probatório de 3 anos ??? Só pode ser brincadeira !

  • Para o STF é inconstitucional qualquer prazo de estágio probatório inferior a 3 anos. A banca seguiu esse entendimento.

  • O Estágio Probatório é de dois anos, mas a estabilidade é somente a partir de três anos, por causa disso o STF considerou o estagio probatório como sendo, na prática, de três anos.

  • letra E

    art 41, CF 88

    São estáveis após três anos de efetivo exercicios os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Não concordo com os fatores de avaliação, já que o rol do 20, não contém alguns itens expostos nos enunciados II e III. Mas se rol for aberto, exemplificativo estará correta! É isso???? 

  • Letra D 

    Lei 8.112/90 art. 20

  • Lei 8112, Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  I - assiduidade;  II - disciplina;  III - capacidade de iniciativa;  IV - produtividade;  V- responsabilidade. ( ROL NÃO EXAUSTIVO, EXEMPLIFICATIVO)

    .

    A CF/88 determina no art. 41 que:

    "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    .

    Em 2009, o STJ no julgamento do MS 12523 passou a entender que a estabilidade e o estágio são institutos interligados e por isso o prazo do estágio é de 03 anos.

    .

    Se a questão tivesse exigido "de acordo com a lei 8112" a resposta seria 24 meses ou 2 anos. Mas fiquem ligados nas decisões importantes do STF e STJ porque elas são consideradas nas questões, como a distinta ai em cima rs

    Bom estudos pessoal :)

  • A banca considerou o Gabarito E.

     

    TODAS estão corretas.

  • Todas corretas? Os fatores a serem avaliados, segundo a L. 8.112/1990, são: assiduidade, capacidade de iniciativa, disciplina, produtividade e responsabilidade. Alguém sabe em qual literatura a questão se baseou?

  • Letra D banca louca

  • gente o estágio probatório já 3 anos há muito tempo!!! não tem outro prazo. é 3 e ponto final. esqueçam os 2 anos...ah não ser que a questão não coloque a opção de 3 anos e só tenha 2 anos lá ai ñ terá alternativa né.

  • Afirmativa I está CORRETA ! Segue entendimento : 

    "A justiça federal entende que o prazo do estágio é de 36 meses. A AGU desde 2004, por meio do acórdão 17/2004 entende que o prazo é de 03 anos e o CNJ ao julgar o pedido de providências 822 também se manifestou nesse sentido.

    (...) O STJ no REsp 1120/190 SC confirmou seu entendimento no sentido de que conquanto estabilidade e estágio probatório sejam institutos distintos prazo para esse último, após a entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 19/98, também é de 03 (três) anos."

    TODAS afirmativas estão corretas :)

  • A banca decidiu dar nomes novos para as avaliações.. ¬¬

    Estou começando a estudar a FGV agora e vejo o quanto é maluciosa. 

    O jeito é estudar até esgotar o assunto!

     

    Bons Estudos galera.

  •  A lei 8.112/90 não cita: idoneidade moral, a aptidão para o cargo e dedicação ao serviço.​ A lei citou tão somente: assiduidade, capacidade de iniciativa, disciplina, produtividade e responsabilidade. Neste caso a banca inventou modinha e aí quem estuda a lei e sabe o contéudo erra facilmente, pois ela trouxe até uma alternativa que era compatível com o que dita a letra da lei.

     

     

    Vida de concurseiro é um labirinto mesmo.

  • Por que não mudam a m...da lei 8.112/90, colocando 3 anos? coisa chata. Sempre ficamos na dúvida!!

  • FGV nas provas de direito, mistura interpretação de texto! Eita! 

  • Questão podre, banca fdp!

  • Tinha que ter a alternativa: "se todas as afirmativas estiverem erradas"...aff

     

     

    I- Estágio probatório dura 36 meses ( não confundi com o alcance da estabilodade que é 3 anos);

    II- a lei não fala que durante o E.P será avaliado a  idoneidade do servidor;

    III- também não fala que a dedicação ao serviço também será avaliada.

     

     

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório...serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

     

     

     

     

  • Assim sendo, estabilidade e estagio probató são ambos de mesmo tempo cronologico para banca FGV.

    Enquanto eles não entram em um consenso, Dancemos conforme a musica!

     

    A lei 8112/1990 prescreve no art. 20 que:​ é de 24 meses (Estagio Probatório)

     

    A CF/88 determina no art. 41 que: é de 3 anos (Para estabilidade)

     

    Quanto ao assunto, em 2009, o STJ no julgamento do MS 12523 passou a entender que a estabilidade e o estágio são institutos interligados e por isso o prazo do estágio é de 03 anos.

     

    A justiça federal entende que o prazo do estágio é de 36 meses.

     

    A AGU desde 2004, por meio do acórdão 17/2004 entende que o prazo é de 03 anos e o CNJ ao julgar o pedido de providências 822 também se manifestou nesse sentido.

     

    Recentemente o STJ no REsp 1120/190 SC confirmou seu entendimento no sentido de que conquanto estabilidade e estágio probatório sejam institutos distintos prazo para esse último, após a entrada em vigor da Emenda Constitucional n.º 19/98, também é de 03 (três) anos.

     

    O STF ainda não se posicionou de forma definitiva sobre o tema mas há decisões monocráticas reconhecendo o prazo de 03 para o estágio e uma decisão do pleno (suspensão de tutela antecipada, 269) que admite também o prazo de 03 anos.

  • Gostaria de saber se houve recurso pra essa questão, pois, não entendi de onde surgiram esses requisitos a serem avaliados, Evandro Guedes prof de direito adm,  passou o macete é A.CA.DI.PRO.RÉ

    Assiduidade;

    Capacidade de Iniciativa;

    Disciplina;

    Produtividade;

    Responsabilidade.

  • A questão não é sobre a Lei 8.112/90, e sim sobre a Lei Complementar nº 093/2003 (estatuto dos servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de Cuiabá).

     

    Art. 28 Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 3 (três) anos, durante o qual será objeto de avaliação para o desempenho do cargo, e observados critérios como idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, pontualidade, eficiência, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e dedicação ao serviço.

     

  • Pessoal, antes de criticarem aleatoriamente, observem que o concurso é Municipal, no edital havia menção explícita à LC 93 (Estatuto dos servidores de Cuiabá) e não à lei 8.112 (Estatuto dos Servidores Civis da União).

  • CONCURSO MUNICIPAL

    LEI COMPLEMENTAR Nº 93 DE 23 DE JUNHO DE 2003.

    art. 28. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 3 (três) anos, durante o qual será objeto de avaliação para o desempenho do cargo, e observados critérios como idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, pontualidade, eficiência, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e dedicação ao serviço 


ID
1818742
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Acerca da carreira dos Profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, assinale a opção que define corretamente as atribuições do cargo indicado.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º A carreira dos Profissionais da Secretaria Municipal de Educação é constituída de sete cargos:

    I - professor: composto das atribuições inerentes às atividades de docência, de coordenação pedagógica, de direção de unidade escolar e de assessoramento educacional.

    II - técnico de Nível Superior: composto de atribuições inerentes às atividades de assessorias: jurídica, contábil, psicológica, engenharia, nutrição, comunicação social, economia e outras, conforme necessidade do órgão central.

     

    III - técnico em Desenvolvimento Infantil: composto de atribuições inerentes ao cuidar e educar, bem como atenção integral às crianças da faixa etária de 0 a 4 anos e gestão. IV - técnico em Administração Escolar: composto de atribuições inerentes às atividades de escrituração, arquivo, protocolo, estatística, confecção de atas, transferências escolares e boletins, bem como prestação de contas e acompanhamento financeiroorçamentário, relativos ao funcionamento das secretarias escolares, e outras atividades correlatas;

     

    V - técnico em Nutrição Escolar: composto de atribuições inerentes às atividades relativas ao recebimento; conservação e armazenamento de gêneros alimentícios; higienização do espaço e utensílios; preparação e distribuição da alimentação escolar;

     

    VI - técnico em Manutenção e Infraestrutura: composto de atribuições inerentes às atividades de vigilância, limpeza, condutor de veículos, apoio na preparação e distribuição da alimentação escolar e manutenção da infraestrutura. VII - técnico em Multimeios Didáticos: composto de atribuições inerentes às atividades de organização e dinamização de uso das bibliotecas, manuseio de equipamentos elétrico-eletrônicos, bem como de outros recursos didáticos.


ID
1818745
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre os deveres do servidor no exercício funcional, segundo princípios éticos, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo público.

II. Deve ser leal às instituições a que servir.

III. Deve cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I. Deve exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo público. (correto)

    II. Deve ser leal às instituições a que servir. (correto)

    III. Deve cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais. (errado)

  • Art. 2º São deveres dos servidores públicos civis:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições legais e regulamentares inerentes ao cargo ou função;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    Gabarito B

  • I. Deve exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo público.

    II. Deve ser leal às instituições a que servir.

    III. Deve cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais.    Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.

     

     

  • Gabarito BBBB .. Questões de ética geralmente são mais difíceis que essa .. 

  • ai meu dels, isso é etica da FGV ?

  • Isso é uma afronta a nossa inteligência

    Gosto assim kkkk

  • BÁSICO DIGNIDADE DECORO ZELO EFICÁCIA CORTESIA PMCE 2021
  • Do Regime Disciplinar

    Capítulo I

    Dos Deveres

            Art. 116.  São deveres do servidor:

           I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

           II - ser leal às instituições a que servir;

           III - observar as normas legais e regulamentares;

           IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

           V - atender com presteza:

           a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;               

           IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

           X - ser assíduo e pontual ao serviço;

           XI - tratar com urbanidade as pessoas;

           XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • I - exercer com zelo e dedicação as atribuições legais e regulamentares inerentes ao cargo ou função;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    Gabarito B

  • Gab. B

    I. Deve exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo público.

    II. Deve ser leal às instituições a que servir.

    III. Deve cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais.

    Do Regime Disciplinar da 8112

    Capítulo I

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:


ID
1830811
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

A afirmação inicial do texto é “Não vejo novelas”.
Essa afirmação

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas

    Letra A é D já eliminadas de cara. Em nenhum momento autor desmente ou confronta a afirmação citada pela questão.

    Letra B. Correta, uma vez que, ele justifica a causa de não ver mais novelas: "...mesmos personagens, mesmo enredo..."

    Letra C. Errada. Retificação é algo que foi dito incorretamente e será corrigido.

    Letra E. é retomada pelo que segue.  Olha sinceramente fiquei na dúvida quanto a essa , mas, marquei a B mesmo!

  • A ideia é progressiva e não há retomada alguma, o que torna a E errada.


  • Vejo uma aparente contradição. Diz que não vê novelas. Mas afirma que vê... mesmo que 15 segundos... 

    Parece aquele papo de gente que diz não ver BBB mas sabe os bafões lá de dentro.

  • Concordo com a Lorena.

    Como a pessoa não assiste se ela afirma o que acontece nas novelas.

    Mesmo que por 15 segundos ele assistiu.

    Se ele começasse com: Quase não vejo novelas, aí sim a b estaria correta.

  • Assistir novela entendo como alguém que acompanha a maioria dos capítulos. O que não é o caso dele.

  • A) ERRADA!

    O trecho "A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque" confrota a afirmação inicial.

    Porém o restante do texto, pelo contrário, justifica a afirmação incial 

     

    B) CORRETA!

    Não vejo novelas VISTO QUE SÃO mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata. 

     

    C) ERRADA!

    O trecho "A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque" RETIFICA/CORRIGE a afirmação inicial.

    Mas SÓ E SOMENTE SÓ essa parte do texto.

     

    Obs:

    RAtificar: Confirmar

    REtificar: Corrigir

     

    D) ERRADA!

    É confrontada por um trecho ESPECIFICO e não por todo o texto

     

    E) ERRADA!

    A afirmação "Não vejo novelas" não é retomada.

    O que vem depois dela é uma CONCESSÃO e uma JUSTIFICATIVA

     

    Obs: Retomar seria afirmar novamente!

  • Eu entendi que mesmo sendo tedioso ela assistia, só nao prendia a atencao dela como as antigas

  • Não vejo novelas. - Presente.

    A última que me prendeu (...) - Passado.

    Não existe nada de contraditório em usar um hábito do passado para justificar a ausência do mesmo no presente.

    Ex: Não bebo. Na última vez que bebi tive uma ressaca horrível.

    De fato eu não bebo e justifico isso por ter bebido no passado e não ter dado certo.

  • se ele afirma q vê pelo menos 15 segundos por dia é pq ele ainda assiste, nao?

  • Não vê novelas, MAS sabe que são os mesmos personagens, os mesmos enredos, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, as mesmas histórias chatas.

    Talvez ele leia os resumos nos sites de fofoca. kkk

    Contraditório, não??


ID
1830814
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

A nova forma da frase inicial “Não vejo novelas", se colocada em discurso indireto, iniciando-se a nova frase por “O autor do texto declara que...", seria

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Mantendo o tempo presente do discurso direto.

  • Não entendi...

    O presente do indicativo não deveria se tornar pretérito imperfeito?! 

  • Marco, normalmente sim. Mas como a frase começou com: "O autor declara que", teria que ficar no presente realmente. (eu errei, fiz com pressa não me dei conta disto).

  • Nossa diz que é regra o presente passar para o pretérito dai me vem uma questão destas, vamos indicar para comentários do professor pessoal!

  • intendi mudou- se a pessoa  para garantir o discurso indireto ( narrador falando do personagem) e manteve o tempo no presente do indicativo.

    show .

  • Não entendi:

    Discurso direto = verbo no presente do indicativo -------> discurso indireto= pretérito imperfeito do indicativo

    Logo, seria assertiva A.

     

    Alguém sabe explicar?

  • Resolver questões da FGV usando decoreba é pedir pra errar... Outra questão muito simples e até mesmo intuitiva.

    "O autor do texto declara que não novelas."

    O verbo "ver" fica no presente do indicativo para concordar com o verbo "declarar" também no presente do indicativo.

    É bom ter a regra embaixo do braço, mas é necessário por a cuca pra funcionar, ou vai rodar.

  • Não dá para estudar pelos livros de Português e fazer a prova da FGV, porque vc vai errar. Nem os professores conseguem justificar as respostas das questões kkk

  • Fui pela regra de transcrição e errei.

     Presente do indicativo ~>Pretérito imperfeito 

    Pessoal até tenta justificar algumas questões da fgv, mas os comentários não são convincentes.

  • discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos

    ele vê (3 pessoa do singular)

    gabarito:b

    • JUSTIFICATIVA DO GABARITO

    Notem que, quando o verbo está no presente do indicativo no discurso direto, usamos o pretérito imperfeito no discurso indireto. Porém, nas palavras de Otton M. Garcia:

    ·        Mantém-se, entretanto, o presente do indicativo no discurso indireto, se a ação declarada na oração integrante perdura ainda no momento em que se fala: "Disse-lhe que estou com preguiça este ano". Assim também quando a fala expressa um juízo, uma opinião pessoal ou tem feição de sentença proverbial, notória, tradicional; mas, então, já não se trata propriamente de diálogo, e sim de simples frase de citação.

    ·        (GARCIA, Otton M. Comunicação em prosa moderna, 2017, p. 153)

    a)  não via novelas. - ERRADO

    Pela regra geral, esta seria nossa alternativa, pois o verbo no discurso direto está no presente do indicativo ("vejo"). Assim, no discurso indireto, o verbo estaria no pretérito imperfeito do indicativo ("via"). Contudo, nossa questão entra naquela "exceção" que Otton Garcia fala em sua obra Comunicação em prosa moderna. Quando temos um discurso direto no presente do indicativo e, na hora do discurso indireto a ação ainda perdura, mantemos o verbo no presente do indicativo. Vejam mais exemplos:

    1. "O dia tem 24 horas" → Fulano disse que o dia tem 24 horas (o dia continua tendo 24h quando o discurso indireto foi proferido)

     

    No caso do autor, podemos deduzir que ele não vê novelas e que, no momento do discurso direto, ele continua a não ver novelas. Portanto, o verbo no discurso indireto deve ser mantido no presente do indicativo. 

     

    "Não vejo novelas" → O autor do texto declara que não vê novelas. 

     

    Assim, alternativa incorreta.

     

    b)  não vê novelas. - CERTO

    Nosso gabarito, conforme a explicação da alternativa anterior. Neste caso, o verbo no discurso indireto deve ser mantido no presente do indicativo, já que se trata de uma ação que perdura até o momento da fala do discurso indireto. 

    COMENTÁRIO TEC CONCURSOS

  • discurso direto: “Não vejo novelas"

    ATENÇÃO À CORRELAÇÃO SEMÂNTICA:

    FAZER PERGUNTA: O que o autor declara? O autor declara (presente) que não vê (presente) novelas.

    Se fosse o que o autor declarou? O autor declarou (pretérito) que não via (pretérito imperfeito) novelas 

  • VIXE, CORRE QUE É MACUMBA kkkkkkk

  • mantém o tempo verbal e o autor agr é mais ativo

  • Entendo que a letra A esta correta pelo seguinte motivo:

    o autor ... declara , é diferente de o autor disse.

    Usualmente, no discurso indireto, levamos para o passado, inclusive o trecho introdutório.

    Ele disse, ele falou, etc.


ID
1830817
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

Segundo o autor do texto, ele deixou de ver novelas porque 

Alternativas
Comentários
  • Devido ao fato delas perderam a qualidade. Como por exemplo: as mesmas caretas, personagens , enredo, etc.

  •  c)

    elas perderam qualidade e originalidade.

  • GABARITO: LETRA C

    Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.

    ACRESCENTANDO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato


ID
1830820
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

O autor do texto fala do tédio que sente ao ver as novelas atuais. O tédio é construído no texto por meio de um recurso de linguagem, que é

Alternativas
Comentários
  • Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata. 

    A repetição de palavras dando a ideia do tédio.

  • Gabarito - D

    Alguém sabe me falar o nome deste recurso (mesmos...mesmos..mesmo...) ?

  • Fiquei em dúvida se esse recurso pode ser considerado "anáfora".

  • Marcelo Cassar, eu vejo como pleonasmo.

    PLEONASMO: repetição de vocábulos já expressos com o objetivo de enfatizar a ideia. 
    Na questão, "mesmos" está enfatizando a ideia de ser muito entediante o fato de assistir novelas, por isso, a utilização deste recurso.
  • A palavra "mesmo" só aparece uma única vez. Não há repetição! Temos mesma, mesmas.....Variações e não a palavra em si!

  • ANÁFORA- FIGURA DE LINGUAGEM QUE USA A REPETIÇÃO DOS TERMOS NO INÍCIO DOS VERSOS

    EXEMPLO:  CARIOCAS SÃO BONITOS, CARIOCAS SÂO BACANAS, CARIOCAS SÃO SACANAS...

  • GABARITO: LETRA D

    OS MESMOS PERSONAGENS, O MESMO ENREDO, AS MESMAS CARETAS, AS MESMAS FRASES IDIOTAS, AS MESMAS CENAS TOSCAS, A MESMA HISTÓRIA CHATA.


ID
1830823
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

15 segundos de novela bastam para me matar de tédio.” A expressão “me matar de tédio” expressa

Alternativas
Comentários
  • "me matar de tédio" nos dá ideia de Hipébole, só pra reforçar. Letra C

  • Que prova fácil

  • c)

    um exagero.

  • FGV, MANIFESTE-SE DE VERDADE !

  • por que não pode ser ironia?

  • GABARITO: LETRA C

    Na língua portuguesa, a Hipérbole ou Auxese é uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de pensamento, a qual indica o exagero intencional do enunciador.

    Em outras palavras, a hipérbole é um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede".

    Note que o "contrário" da hipérbole, é a figura de pensamento denominada eufemismo, posto que ele suaviza ou ameniza as expressões, enquanto a hipérbole as intensifica

    Exemplos:

    Segue abaixo algumas frases em que o locutor intencionalmente exagera nas expressões, ou seja, utiliza da hipérbole para realçar melhor sua ideia ou seja, transmitir uma opinião aumentada da realidade:

    -Se eu souber que você errou o caminho, eu te mato.

    -Tentei falar com ela bilhões de vezes durante a semana.

    -Ele demorou um século para chegar aqui.

    -Ela estava morrendo de rir da piada dele.

    -Dona Maria lhe mandou um milhão de beijos.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/hiperbole/


ID
1830826
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

Ao escrever que a novela de Dias Gomes o “prendeu ao sofá”, o autor do texto quer dizer que

Alternativas
Comentários
  • A letra A pode até confundir, mas se prestarmos atenção, trata-se de uma extrapolação. Em nenhum momento ele deu a entender que quando assistia novelas era um viciado...Ele apenas tinha interesse, hoje não mais.

    Letra E

  • devia ter feito a prova de motorista acertei todas ate agora !

  • Concordo com Geandro, e além disso, adoro dirigir. KKKK

  • Sem ler o texto da questão marcaria uma resposta (errada)...Lendo o texto, marquei a certa.

    Por isso que é bom sempre ler o texto....por mais fácil que pareça a questão

  • Sério essa questão =

    kkkkkkkk

  • GABARITO: LETRA E

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato


ID
1830829
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

Segundo o autor do texto, as novelas atuais apresentam alguns defeitos. Assinale a opção que indica o defeito que não é produzido pelo autor da novela.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto o autor de uma novela produz:

    Os personagens

    O enredo

    As frases iditotas

    A mesma história


    Só que o autor jamais poderá produzir

    As caretas - Letra C



  • as "caretas" são dos "atores" e não do autor!!

  • Ele pode explicar como seria a careta, mas produzir uma não é possível.

  • que questão mais idiot*

  • NÃO ACREDITO QUE CAIR NESTA PEGADINHA....

  • GABARITO: LETRA C

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato

  • Tem que estudar TEATRO pra passar na FGV

  • Batendo palmas pra essas questão, nossa.


ID
1830832
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novelas 

    Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009) 

Ao afirmar que Dias Gomes “era um craque”, o autor do texto quer dizer que ele

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. Era um autor de  novelas muito boas.

  • Essa prova pelo menos levanta nosso ânimo hahahaah


  • Prova de nível fundamental, só pode.. nem parece a FGV que conhecemos kkkk

  • Não entendo a FGV. Tem prova que é muito difícil, com questões mal formuladas, e tem prova que muito fácil igual essa, sendo que todas são de nível médio. Vai entender...

  • Quando acerto dou até pulos de alegria. kkkkk

    #FGVDOCAPETA

  • Essa prova foi de nivel médio mesmo? Parece fundamental comparada às provas da FGV.. cruzes! A gnt treina tanto o "português da FGV".. uma prova como essa nivela por baixo, é um desrespeito com quem aturou durante meses as maluquices da banca kkkk espero que meu concurso não caia uma prova como essas, tem que ser padrão português de ensino FGV mesmo. kkkkkk

  • GABARITO: LETRA D

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato

  • A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes / “era um craque

    B trabalhava muito bem nas novelas como ator. -> não trabalhava diretamente como personagem nas novelas, mas as escrevia. .

    D era um autor de novelas muito boas.


ID
1830835
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

Em relação à novela, a opinião expressa pela autora do texto é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. "Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado."

  • "...está na verdade chamando o povo de débil mental."

    E NÃO É???? 

  • GABARITO: LETRA  A

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato


ID
1830838
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

“Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade.”
Com essa frase, a autora mostra que a telenovela é desconsiderada por

Alternativas
Comentários
  • Só existem professores e alunos em universidades? E as escolas? Gab D
  • Gabarito dizer que é ''intelectuais'' está extrapolando, aliás, se o gabarito fosse a letra ''a'' que é totalmente conveniente, a banca diria no recurso que a palavra ''intelectuais'' é uma extrapolação. Queria saber quando que vai existir alguém pra controlar os devaneios desse Gugu gagá.

  • luciana, só existem intelectuais na universidade? 

  • Na boa! É como se a banca não levasse em consideração a parte física, emocional e financeira de quem fica até as altas estudando. 

    Deveria existir uma bibliografia recomendada pela própria banca. Eu imagino que não há, no mundo, nenhum escrito que traga chance de alguém gabaritar essa banca. Sacanagem!! 

  • Desculpe-me Adriano Furlanetto, mas se considerarmos o contexto, a Professora Maria Aparecida Baccega é Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP (Universidade do Estado de São Paulo), logo, ela fala de universidade sim.

    Na minha opinião a FGV viajou, extrapolou.

  • Não entendi a resposta. Como é que universidade equivale a ALGUNS intelectuais? Por que alguns e não todos? Como eu poderia chegar a tal conclusão, se não há qualquer menção no texto? Alguém poderia me explicar? #desesperada #quantomaisconheçoafgvmaisgostodocespe 

  • No texto não existe menção a intelectuais. Quem é a universidade? Professores e alunos, não há outra alternativa possível.

  • Se levar esta questão para a "Maria Aparecida Baccega", aposto que ela erra!

    "Só existem professores e alunos em universidades? "
    É verdade que não. Mas quando se fala em opinião defendida pela faculdade, é natural pensar que quem as defende são os professores. E quando muito os alunos. Não a tia que limpa as salas.

  • universidade=grande parte do publico. interpretei dessa forma.

     

  • indicar comentário

  • Gabarito D.

    Ela é pesquisadora universitária e não tem preconceito sobre as telenovelas. Na realidade o seu texto até enobrece o caráter cultural das telenovelas, o que mostra que não são todos os professores / intelectuais que tem preconceito em relação as telenovelas. Por isso, é extrapolação achar que todos os professores e os alunos de universidades tem preconceito contra telenovelas.

     

  • Por a autora ser Coordenadora de um campo de pesquisa de uma Universidade, acredito que tenha sido um texto interno.

    Mas como no texto aparece universidade com letra minúscula, leva ao entendimento de que fala-se sobre grande parte do público.

    Ao meu ver a questão é extremamente maldosa.

  • EXTRAPOLANDO O TEXTO

    NÃO PRECISA SER INTELECTUAL PRA CONSTATAR QUE NOVELAS ALIENAM;  NÃO HÁ NADA DE PRECONCEITO EM DIZER A VERDADE COM FATOS. SEGUE UNS DOS ESTUDOS  DAS "EDUCATIVAS" NOVELAS SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA

     

    Novelas brasileiras têm impacto sobre os comportamentos sociais

    Estudos do BID mostram que as novelas ajudaram a moldar as idéias das mulheres sobre casamento e família

    Famosas há muito por mostrar praias maravilhosas, personagens carismáticos e representações realistas da vida e das aspirações da classe média, as novelas brasileiras ajudaram a moldar as idéias das mulheres sobre divórcio e filhos de maneira crítica, segundo dois estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Ambos os estudos analisam o papel da televisão e das novelas em influenciar mudanças significativas nas taxas de fertilidade e divórcio no Brasil nas três últimas décadas. As taxas de fertilidade no país caíram mais de 60% desde a década de 1970 e os divórcios aumentaram mais de cinco vezes desde a década de 1980. Durante o mesmo período, a presença de aparelhos de televisão teve uma elevação de mais de dez vezes, estando hoje em mais de 80% das residências.

    (...)

    http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2009-01-29/novelas-brasileiras-tem-impacto-sobre-os-comportamentos-sociais,5104.html

  • Errei, mas, depois de voltar ao texto e analizar como um todo, inclusive a fonte, pude perceber que de fato o publico a que ela se dirige, é o da universidade (intelectuais) e não á grande parte do público (universalidade).

  • Marquei letra D por achar a generalização incorreta, até pq, a autora do texto faz parte da universidade e ela não acha isso, logo, só por ela não compactuar com a ideia dos demais, isso significa que não são todos os professores muito menos alunos da universidade que tem essa interpretação sobre as novelas. Fora que ela baseia todo o texto dela em informações que visem a cultura e educação, assunto claramente da alta cupula de uma faculdade, não dos alunos, o que restringe o direcionamento do texto para os professores. 

    Marquei letra D por conhecer bastante a FGV, mas a conheço o suficiente para saber que se ela quisesse que o gabarito fosse A, assim seria e agora estariamos tentando justificar do mesmo jeito.

  • Acertei, pois estou me acostumando às questões da FGV. Como fiquei em dúvida entre a A e a D, marquei aquela que eu achava a mais errada, pois com esta banca geralmente é assim, aquela mais correta para o candidato é a errada para o examinador e vice-versa. Sei que parece ser um absurdo, mas os meus acertos aumentaram demais depois que comecei a usar esse método.

  • eu pensei em "Universidade = público grande"

    fgv e suas fgvzices

  • essa foi para quem tava estranhando a prova... achando fácil demais! kkkkk

  • O atual Ministro da Educação marcaria "elite econômicas". Risos..

  • EXTRAPOLAÇÃO seria afirmar que Professores e Alunos discriminam as telenovelas como uma generalização envolvendo a opinião de toda a instituição. É mais seguro dizer que alguns Intelectuais, que se julgam na sua alta intelectualidade, serem incapazes de considerar as telenovelas como algo proveitoso, cultural e benéfico. Por dedução é possível considerar esse gabarito correto

  • a autora é professora da usp quando a questão diz professores e alunos passa a ideia de abranger todos os professores e alunos, impossivel afirmar isso. Logo alguns intelectuais é o mais cabível

  • BANCA RIDÍCULA!

  • Forçou o gabarito valendo

  • Que viagem!!


ID
1830841
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

Os vocábulos “aliena” e “alienante” são chamados cognatos por pertencerem à mesma família de palavras.
Assinale a opção que apresenta os vocábulos que não pertencem à mesma família.

Alternativas
Comentários
  • Por que amizade e amor não são da mesma família de palavras? Essa eu não entendi.
  • Luciana, amigar vem de amigo. Amar vem de amor.

  • Isso me lembrou de friendzone

  • Amizade deriva da palavra amigo e não da palavra amor.

    Escrivão- oficial público que escreve autos, atas e outros documentos de fé pública. ( Dicionário Aurélio)

  • #BateuUmaBad

  • e)

    Amar / amizade

  • Tão fácil que dá é medo!

  • Amar é verbo / Amizade é substantivo

  • E - AMAR/AMIZADE   # f r i e n d z o n e 

  • friendzone, na base da amizade

  • Amizade vem de amigo

  • Essa é fácil para quem já tentou namorar uma amiga e esta não quis por ser apenas amizade. 

  • Pra ter uma questão fácil assim em uma prova da FGV, é por que as demais questões deviam estar o cão!

  • Na alternativa C, ocorre alomorfia no radical dos vocábulos.

  • A) Estudar / estudante

    • estudar = verbo
    • estudante = substantivo de estudar

    B) Ler / leitura

    • ler = verbo
    • leitura = substantivo de ler

    C) Ver / visão

    • ver = verbo
    • visão = substantivo de ver

    D) Escrever / escrivão

    • escrever = verbo
    • escrivão = substantivo de escrever

    E) Amar / amizade

    • amar = verbo de ama
    • amizade = deriva de amigo


ID
1830844
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

Dizer que “a vida é um mar de rosas” é uma comparação que é denominada, em termos de linguagem figurada, de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)


    Metáfora: É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. è uma comparação subentendida. 


    Exemplo: Minha boca é um túmulo. 

  • Não se acostumem! Essa prova foi pra motorista de carro de passeio.....

  • Link para ajudar.

     

    http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/

     

    Resposta letra A

  • Alexandre kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • A) CORRETA!

    Metáfora -> Comparação Implicita entre duas coisas

    A vida é (Como) um mar de rosas!

     

    B) ERRADA!

    Pleonasmo -> Repetição Desnecessária de Ideia

    Subir pra cima, Descer pra baixo, Concursado Bonito, Hemorragia de sangue

     

    C) ERRADA!

    Metonímia -> Substituir um termo por outro diferente mas com o qual possui semelhança/afinidade

     

    D) ERRADA!

    Hipérbole -> Exagero intencional de ideia

    Morrer de Rir.

     

    E) ERRADA!

    Eufemismo -> Suavização Intencional de ideia

    Morreu = Foi morar com deus!

  • Enunciado da questão ajudou dizendo ser uma comparação, logo METÁFORA.

  • GABARITO: LETRA A

    A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.

    Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

    FONTE: TODAMATÉRIA.COM.BR

  • METÁFORA ---> COMPARAÇÃO SEM O USO DE CONECTIVOS;

  • o enunciado deu a resposta... ''comparação'' = metáfora

  • Se não fosse o enunciado da questão, marcaria E.

    #PERTENCEREMOS!


ID
1830847
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

“Bobagem imaginar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado.”
Um “enredo açucarado” significa um enredo

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. "Enredo açucarado" quer dizer que o enredo, falando popularmente, é "meloso".

  • "Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado"

    "sentimental"

    E se esse sentimental for relativo a sentimentos negativos ?

  • Açucarado pode ser considerado algo gostoso = engraçado, será que não?

  • Gabarito E.

    As telenovelas são famosas pelo seu sentimentalismo, que no texto é feito a referência com a palavra açucarado.

  • GABARITO: LETRA E

    AGREGANDO CONHECIMENTO:

    COMPREENSÃO:

    -Segundo o texto

    -De acordo com o texto

    -Conforme o texto

    -De acordo com o autor

    INTERPRETAÇÃO:

    -Infere- se do texto

    -Depreende-se do texto

    -Conclui-se do texto

    FONTE: Professora Giancarla Bombonato

  • Vou comprar uma ''venta'' de palhaço, para colocar sempre que for resolver questões de português da FGV.


ID
1830850
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

“Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.”
Deduz-se desse segmento do texto que

Alternativas
Comentários
  • "Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.” 

    Gabarito B.

  • Nunca vi prova mais fácil, da FGV.

  • Galera a expressao entre virgulas ",sem censura,"  é um aposto ?

     

  • GABARITO: LETRA B

     Na década de 1970 havia censura.

    Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas. Isto significa que na década de 70 havia censura.

  • “Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.” Deduz-se desse segmento do texto que

    B na década de 1970 havia censura.

    dedução que parece mais recorrÊncia


ID
1830853
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

Assinale a opção cujo par não é formado por substantivo + adjetivo.

Alternativas
Comentários
  • na letra D temos a inversão: adjetivo + substantivo

  • Como chegou a essa conclusão Andréa?

  • Oi Bruno, não sou a Andréa mas posso te ajudar.

    Para facilitar o encontro de substantivos, basta colocar a sua frente, algum artigo.Sabendo quais são, saberá a ordem em que se encontra.Vamos lá.

    (o) Enredo

    (os) Dias

    (o) Produto

    (o) Preconceito

    (a) Telenovela

    Desta forma, temos na maioria a seguinte formação: SUBST + ADJ.

    A unica alternativa em que o substantivo é a segunda palavra é a letra D.

  • Para resolver a essa questão, ajuda colocar algum artigo na frente da palavra para saber se é substantivo!

  • tremendo é verbo ; tremer 

    verbo+substantivo

    gab.d

  • Tremendo = assombroso

  • Resolvi pela lógica de tentar trocar os termos por locuções adjetivas:

    a) Enredo açucarado (de açúcar);

     b) Dias atuais (de hoje);

     c) Produto cultural (da cultura)

     d) Tremendo preconceito (não tem como trocar, pois não há adjetivo); GABARITO

     e) Telenovela brasileira (do Brasil).

     

  • Meu deus, quanta viajem, a alternativa correta é a "D" pq diferentemente das demais temos Adjetivo + Substativo e não Substatinvo + Adjetivo

  • TREMENDO = VERBO NO PARTICÍPIO

    PRECONCEITO = ADJETIVO

     

    TOMA CUIDADO AE SUAS MULA COM OS COMENTÁRIOS INCORRETOS PORRA, TEM GENTE AQUI QUE ESTUDA NESSA PORRA O DIA TODO E AINDA TEM QUE AGUENTAR ESSES COMENTÁRIOS TOSCO?

  • Na dúvida para saber se a palavra em questão é substantivo, tente inserir a expressão "tanto" ou "tanta" na frente, se couber, é substantivo.

    "Tanto tremendo" não tem como. Gab. D

  • Gente, a resposta certa está no comentário da Andréa Rezende.

  • Ocorreu a inversão entre Adjetivo e Substantivo

    .

    Ora, tem que fazer a seguinte pergunta: o tremendo é preconceito ou o preconceito é tremendo?

    Assim fica claro que a ordem direta foi invertida.

    .

    Bons estudos!

  • (TANTO) Enredo (TÃO) açucarado. 

    (TANTOS) Dias (TÃO) atuais.

    (TANTO) Produto  (TÃO) cultural.

    (TÃO) Tremendo (TANTO) preconceito.  MUDOU A ORDEM

    (TANTA) Telenovela (TÃO) brasileira. 

    TANTO = SUBSTANTIVO

    TÃO = ADJETIVO

    GABARITO: D

  • Gabarito D

    Diferenciar Substantivo / Adjetivo

    ·       O que se tem é: "Substantivo"> Tenho preconceito.

    ·       O que se é, é: "Adjetivo"> Sou tremendo.

  • RAPAZ EU ERRO CADA QUESTÃO SIMPLES.

    BASTAVA  colocar algum artigo e substantivar o termo. ESSA FALTA DE ATENÇÃO PODE CUSTAR UMA VAGA NA TÃO SONHADA MÁQUINA PÚBLICA.

  • Oi Paula não sou o bruno mas gostei da explicação (aplausos)

  • Estou errando cada pergunta fácil
  • Por que esse comentário não é o mais curtido? É o melhor de todos.


ID
1830856
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

A autora faz um elogio às telenovelas, ao afirmar que elas são

Alternativas
Comentários
  • "Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. "

    Pra não zerar!! Hahahaa

    Gabarito A.

  • Ela não é boazinha, o cargo que não deve ser bom, ou concorrido. A de agente fazendário, que eu fiz, estava bem mais difícil.

  • FGV piedosa, só pra não zerar!

  • GABARITO: LETRA  A

    Ela é EDUCATIVA no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.


ID
1830859
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                                                                 Novelas
Não vejo novelas. A última que me prendeu no sofá foi escrita pelo Dias Gomes, que era um craque. Hoje, 15 segundos de novela bastam para me matar de tédio. Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata.
(Roberto Gomes, Gazeta do Povo, 2009)
Texto 2 
                                                                 A novela 
Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas. 
(Maria Aparecida Baccega, Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP)

Assinale a opção que indica a posição dos autores dos textos dessa prova em relação às telenovelas

Alternativas
Comentários
  • Texto 1: "Os mesmos personagens, o mesmo enredo, as mesmas caretas, as mesmas frases idiotas, as mesmas cenas toscas, a mesma história chata."

    Texto 2: "A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. "

    Gabarito E.

  • Rapaz, acertei a questão mas discordo do gabarito, as opiniões não são opostas não.

    o 1 mostra que as novelas já estão chatas, batidas

    o 2 mostra que elas não são ruins.

    Uma coisa é não ter mais graça, outra é ser ruim.

  • Resumindo:

    Novela é pra quem não tem o que fazer da vida, sem culrura e sem arte Propriá!


ID
1830862
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

Entre as palavras escritas no texto 2, aquela que é bastante informal ou popular é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. A palavra "bobagem" é bastante informal ou popular.

  • Gabarito: C

     

    No sentido em que aparecem no texto, sutil, enredo, produto e telenovela são termos formais. Quando a banca diz que quer a alternativa “bastante informal ou popular” também dá um sentido de palavra que seja mais utilizada, mais produtiva na língua.

     

    A palavra “bobagem”, por sua vez, é informal, tem raiz em “bobo” que também tem uso informal.

     

    Fonte: Português para diplomacia
     

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Isso significa que é bastante comum os falantes utilizarem gíriasestrangeirismosabreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua Portuguesa falada no Brasil, o qual possui muitos dialetos.

    linguagem coloquial é empregada em situações informais, com os amigosfamiliares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.

    Conforme já apontamos, é na linguagem oral, no diálogo informal entre interlocutores mais próximos, que a coloquialidade é comumente utilizada.

    FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/linguagem-coloquial.


ID
1830865
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

“Considerar a novela um produto cultural alienante...". 
Nessa frase do texto 2, o verbo “considerar" tem o mesmo significado que 

Alternativas
Comentários
  • "Julgar" - Formar conceito sobre alguém ou alguma coisa: Julgava das obras de arte como quem julga das bebidas. Não julgue de ninguém por nenhum motivo.

    "Considerar"ter uma opinião sobre; dar-se por.

    Gabarito A.

  • Atentar-se para o contexto também é necessário para saber o sentido do que fala.

  • Eu considero isso excelente / Eu julgo isso excelente  

    Uma coisa que venho aprendendo nesses tipos de questão da FGV é fazer esses tipos de coisas, formular frases e substituir​ 

     

  • Você, concurseiro que resolve 100 questões por dia, vive se deparando com enunciados: "considere\julgue os itens"


ID
1830868
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A novela 
    Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte. 
    Ela é educativa no sentido de levantar certas discussões para um público relativamente pouco informado. Na década de 70, os autores faziam isso de maneira mais sutil. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas.
(Maria Aparecida Baccega
Coordenadora do Centro de Pesquisa de Telenovela da USP) 

“as discussões podem ser mais abertas”.
Se reescrevermos essa frase no singular, trocando o adjetivo “abertas” por seu antônimo, a forma adequada seria

Alternativas
Comentários
  • Na década de 70, as discussões eram mais discretas, mais sutis, devido à censura. Nos dias atuais, sem censura, as discussões podem ser mais abertas, mais amplamente discutidas. E o singular de "as discussões" é "a discussão".

    Gabarito B.

  • Todas as questões fáceis, daí vc vem relaxado e cai na última pq não reparou que era pra TODA FRASE estar no singular, brincadeira...

  • LCN... o mesmo aconteceu comigo! Toma!!! Pra aprender a não menosprezar....

  • Qual o erro da C?

  • Que falta de atenção!!! :( aprendendo a ler 2x o enunciado

  • Affff. Li errado não percebi que era para estar no singular. 
    Imagina errar uma questão desta na prova? Eu me mato. rs.

    Fica o lembrete de ler com atenção o enunciado.

  • "Oculto:

    Significa aquilo que é secreto, escondido, que não se deixa ver.

    discreto:

    1.que se comporta de maneira comedida, prudente; reservado, circunspecto.

    2.que não chama a atenção; que não dá na vista"

    ERREI PQ MARQUEI A C 

    GABARITO: B

  • Nessa questão além de saber o Antônimo, tem que ficar lidado que é para  reescrever no Singular. Portanto Gabarito letra B

  • DICA : tem que ler o texto pra saber responta.

  • Regra número 1: Não desprezar o texto da FGV. Errei.

  • NÃO OBSERVEI A INFORMAÇÃO (no singular)  Toma Distraída kk. 

  • O segredo dessa questão acredito que está em ver que "sutil=mais discretas".

  • Responder cansada, não dar certo. Entendi 'aberta' - 'fechada' kkk

  • questão nada a ver, uma discussão discreta não necessariamente será será fechada

  • Puseram uma ISCA na "D"

  • Sinônimo de fechado:


    Que é pouco comunicativo:



    3 reservado, retraído, introvertido, quieto, circunspecto, discreto.


    https://www.sinonimos.com.br/fechado/

  • Essa não tem necessidade alguma de ler o texto e é super fácil, não merece o selo da FGV, vc só vai errar se estiver muito desatento.

    Ela pede pra por a frase no singular e trocando o aberta por algum antônimo.

    Podemos eliminar a A) e a D) de cara, pois ambas estão no plural, e a E) ela troca o "mais" por "menos", também fora, com isso ficamos apenas com a B) e a C), "oculta" jamais vai ser antônimo de "aberta", não tem o menor sentido, então por eliminação podemos chegar à resposta B).

  • Gab B

    A discussão pode ser mais discreta.

    Erro da letra C é oculto é antônimo de exposto/conhecido.

  • A falta de atenção na leitura pode derrubar um candidato que se dedicou ao máximo. Foco na atenção tbm faz parte do seu edital.

  • Falta de atenção é f**a!

  • A BANCA QUER O SINGULAR.

    "FECHADO" ESTÁ NO PLURAL!

  • A diferença da Letra B para a Letra E é a expressão "mais", pois discreto e reservado são sinônimos. Errei e fiquei um bom tempo até perceber.

    Ser mais discreto é diferente de ser menos reservado.

  • A) “as discussões pode ser mais escancarada”.

    • as discussões = plural
    • mais escancarada = sinônimo de aberto

    B) “a discussão pode ser mais discreta”.

    • a discussão = singular
    • discreta = você sabe que está ali, só não sabe o que estar além (como uma porta fechada)

    C) “a discussão pode ser mais oculta”.

    • a discussão = singular
    • oculta = você não sabe que esta tendo uma discussão ali

    D) “as discussões podem ser mais fechadas”

    • as discussões = plural
    • fechadas = antônimo no plural

    E) “a discussão pode ser menos reservada”.

    • a discussão = plural
    • menos reservada = sinônimo de aberta

ID
1830871
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O pintor disse ao diretor:

“Eu pintei a porta e a janela”.
Como o diretor verificou que o pintor não disse a verdade, é correto concluir que o pintor

Alternativas
Comentários
  • Negação da conjunção A ^ B ficaria ~A \/ ~B

  • Negação do "E" é sempre "OU" (Não será "NEM" pois equivale a "E NEM")

  • Se os valores (v e f) de duas colunas na tabela-verdade forem idênticos, as fórmulas nelas contidas são equivalentes; se opostos, uma é negação da outra.

    p q  p ^ q  ~p v ~q

    v v    v           f

    f v     f           v

    v f     f           v

    f f      f           v

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: B

  • Negação da conjunção E - Nega tudo e Troca por OU

    EX: Sou professor E Curtiba fica no Paraná
           NÃO sou professor OU Curitiba NÃO fica no Paraná

    ATENÇÃO! Para negar uma sentença que já tem um não, excluímos ele
    EX: Gosto de homens E não gosto de gatos
           NÃO gosto de homens OU gosto de gatos

  • b-

    é possível que ele tenha pintado um dos itens ou nenhum deles. 

  • Negação de ^ Nega as duas e troca o "e" pelo "ou"
  • P   J   v     Q   ~Q

    V   V=V     V     F

    V   F=F      F     V

    F   V =F     F     V

    F   F=F      F      V

    A porta ele não pintou, mas pode ter pintado ou não a janela.

  • Negação do ''E"  :
    Nega a primeira(~B) ou  Nega a segunda (~A)

    Substituindo o E pelo OU.

    Usa a regra e descarta todas as outras, e evita de fazer essa tabela verdade inutil pra esses casos.

  • quando...

    e ---> ou

    ou ---> e 

    Negando as duas!

  • É muita pintada, mas vamos lá.

    Um breve resumo de lógica:

    Negar o E: nega as 2 frases e troca o E pelo OU.

    Negar o OU: nega as 2 frases e troca o OU pelo E.

    Negação da Condicional = Retirar o SE, mantém a 1ª frase E nega a 2ª frase.(obrigatório ter o E)

    Negação do ALGUM= trocar pelo NENHUM e repetir o resto da frase.

    Negação do NENHUM= trocar pelo ALGUM e repetir o resto da frase.

    Para negar o TODO = Tem que "furar a ideia" (tem que tirar a generalização), mas nunca pode ser o NENHUM ou o QUALQUER.

    Ex: "Todos os caminhos levam à Roma".

    Tipos de Negação:

    1- "Pelo menos um caminho não leva à Roma".

    2- "Algum caminho não leva à Roma".

    3- "Existe caminho que não leva à Roma".

    Obs.: A negação poderá aparecer também com o nome de CONTRA-EXEMPLO.

    Dicas: Professor Luis Telles (GranCursos Online).

  • Gabarito: "B" >>> não pintou a porta ou não pintou a janela.

     

    Para negar "e" nega-se as duas preposições e troca o"e" pelo "ou". Assim:

     

    Eu pintei a porta (P) e (^) a janela (Q)  {P ^ Q}

    Não pintou a porta (~P) ou (v) não pintou a janela (~Q). {~P v ~Q}  

  • A questão quer a negação da condicional P ^ Q 

     

    “Eu pintei a porta e a janela”.

    P= Eu pintei a porta.  

    Q = pintei a janela.

    Para fazer a negação de uma conjunção devemos transformá-la em uma disjunção e negar as duas proposições, portanto ~P ou ~Q

    Frase ficará: Não pintou a porta ou não pintou a janela.

    Gabarito B

  • Como saber que o examinador está pedindo a negação nesse caso?

  • "nao disse a verdade" = negação.

    "E" vira "OU" (nega / nega), ou seja, negar os verbos.

  • Regra NN vira ...ou...

    Não ... ou Não ....

  • B

  • Negação do ''E'' só memorizar futuro servidor >> v OU

    agora pega a frase e nega tudo>> não pintou a porta ou não pintou a janela.

    força e honra!!

  • A sentença não dá nenhum conector como: Se...então, Algum, Nenhum, Todo, Existe algum, Pelo menos um, etc.

    Ele dá apenas o conector "e". Negar o "e" significa substitui-lo por "OU", apenas. Enfim, negue tudo e substitua "e" por "ou".

  • NE TRO NE para negação de E/OU

    NEga TROca NEga

  • Nessas questões de lógica, sempre desconfiem da alternativa A.

    Normalmente ela traz uma resposta com a lógica intuitiva e nem sempre será a resposta correta.

  • PCRN, estou chegando!!!

  • Nega as duas e troca o " e " pelo "ou"

  • NEGA, NEGA, NEGA E TROCA O CONECTIVO PELO "OU"

  • CUIDADO GLR! NEM e MAS, são derivados do conectivo "e"

    PM CE!

  • Negação da Conjunção - E

    1. Nega tudo
    2. Troca o E pelo OU

    Gab: B

    não pintou a porta ou não pintou a janela.

  • NEGAÇÃO do E pelo OU

    Nega tudo

    Troca o E pelo OU

    #RUMOAPMCE


ID
1830880
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

São dados dois números. A soma do primeiro com o dobro do segundo dá 32 e a soma do segundo com o dobro do primeiro dá 25.
A soma dos dois números dados é

Alternativas
Comentários
  • x + 2y= 32

    2x + y= 25


    Invertendo a primeira para poder substituir:

    x= -2y + 32

    2. (-2y + 32) +y= 25

    -4y + 64 + y= 25

    -3y + 64= 25

    64 - 25= 3y

    y = 39/3

    y= 13


    x + 2y= 32
    x + 2.13 = 32
    x + 26 = 32
    x= 32- 26
    x = 6

    GABARITO: letra C (13 + 6 = 19)
  • A soma do primeiro com o dobro do segundo dá 32:
    a + 2b = 32
    a = 32 - 2b

    ...e a soma do segundo com o dobro do primeiro dá 25. 
    2a + b = 25
    2(32 - 2b) + b = 25
    64 - 4b + b = 25
    -3b = -39
    b = 13
    a = 6

  • equacao 1: x + 2y = 32 / equacao 2: 2x + y = 25 / somando as duas: 3x + 3y = 57 / dividir tudo por 3: x + y = 19

  •   x   +   2y  =  32 (O primeiro somado ao dobro do segundo)

    2x   +      y  = 25  (O segundo somado ao dobro do primeiro)

    Somando as duas equações, temos: 3x + 3y = 57. dividindo toda equação por 3, temos: x + y = 19

  • I) x + 2y = 32

    II) y + 2x = 25

    isolando o y na segunda equação ficará assim: y = 25 - 2x

    substitui na primeira equação : x + 2(25- 2x) = 32 -> x +50 - 4x = 32 -> x= 6

    Agora basta colocar o valor de x em qualquer das equações e encontrará o valor de y.Escolhi a segunda :

    y + 2 * 6 = 25 -> y = 25 - 12 -> y= 13

    Logo X+ Y = 6+13= 19

    GABARITO LETRA C

  • chaaaaaaataaaaa.... mas acertei.


ID
1830883
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma escola possui dois salões iguais e a diretoria resolveu trocar o piso de ambos colocando ladrilhos iguais.
João ficou encarregado de um salão e Pedro do outro. João ladrilhou em cada dia de trabalho 16 m2 do seu salão e terminou sua tarefa em 15 dias. Pedro foi mais lento e ladrilhou, em cada dia, apenas 10 m2 do seu salão.
O número de dias que Pedro gastou a mais do que João para terminar o trabalho foi

Alternativas
Comentários
  • Como o tamanho dos salões é igual e João terminou o trabalho, então 16 x 15= 240. Ou seja, ele fez 240m² em 15 dias

    Já o Pedro, que só fazia 10m² por dia, vai levar 24 dias, pois devemos dividir 240m² (que é a área total) pela quantidade que ele fazia:  240/10 = 24

    24 - 15 = 9 dias a mais.

    GABARITO: LETRA C

  • 16 dias/ 10 dias= 1.6 que é a razão de dias que joão fez o trabalho em relação a Pedro.

    1.6 x 15 dias = 24 dias que Pedro levou para realizar o serviço já que diminuiu a área diária.

    24 - 15 = 9 dias a mais em relação a joão.


ID
1830889
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma empresa tem 20 funcionários sendo que 12 são homens.
Sabe-se que entre todos os funcionários apenas 9 sabem dirigir e que 6 mulheres não sabem dirigir.
O número de homens que n
ão sabem dirigir é

Alternativas
Comentários
  •  20 funcionários:

     Se eu tenho 12 homens, então tenho 8 mulheres;

    Se das 9 pessoas que dirigem, temos   6  mulheres que não dirigem , temos, portanto, 2 mulheres que não dirigem;

    Se das 9 pessoas que dirigem, 2 são mulheres, então temos 7 homens que dirigem.

    Se temos 12 homens no total e 7 dirigem, temos, finalmente, 5 que não dirigem.

    GABARITO LETRA B

  •                                 H          M 

                                      12        8    

    Sabem                       7          2  

    Nao sabem                5          6   

  • Melhor forma de se fazer é por conjunto!

    Faz-se dois círculos, onde a interseção entre eles fica o nº 9 (h+m)

    Se há 6 mulheres que não sabem dirigir, logicamente haverá 5 homens que não saberão [20-(9+6)].

  • 20 pessoas no total

    12 são homens, logo, 8 são mulheres (12-20=8)

    9 do total de pessoas sabem dirigir e 6 mulheres não sabem dirigir

    6 mulheres que não sabem dirigir em um total de 8 mulheres= 2 sabem dirigir

    Se 2 mulheres sabem dirigir e são 9  pessoas sabem dirigir no total, então são 7 homens que sabem dirigir (2-9=7)

    Se 7 homens sabem dirigir em um total de 12 homens, então 5 homens não sabem dirigir (12-7=5)

    LETRA B

  • Já explicaram, mas vamos lá, linha por linha (em preto) do enunciado (resposta em vermelho);

     

    Uma empresa tem 20 funcionários sendo que 12 são homens: 20 fucionarios menos 12 homens igual a 8 mulheres

    Sabe-se que entre todos os funcionários apenas 9 sabem dirigir 20 funcionários menos 9 que sabem dirigir sobram 11 pessoas e que 6 mulheres não sabem dirigir: pega as 11 pessoas e tira 6 mulheres que não sabem dirigir,

    O número de homens que não sabem dirigir é:  5 homens que não sabem dirigir.

  • É só somar 9 ( número de funcionários que sabem dirigir ) + 6 ( número de mulheres que não sabem dirigir ) = 15. Subtrair por 20 ( número total de funcionários ). 9 + 6 = 15. Agora, 20 - 15 = 5  , que é o número de homens que não sabem dirigir.

    GABARITO = B

  • Rápido como um R.A.I.O, vamos à questão. A questão fala que, na empresa há 20 pessoas, nos quais são 12h e 8m, a questão fala também que, entre os funcionários, apenas 9 sabem dirigir, sendo que, 11 não sabem, entre os 11 que não sabem dirigir há homens e mulheres, a questão diz que 6 mulheres não sabem dirigir, quantos homens não sabem dirigir? 11-6=5


ID
1830892
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O chefe da segurança de uma empresa disse: “Todo vigilante é uma pessoa atenta”.
O diretor respondeu: “Isso não é verdade.”
É correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • gab E

    para negar TODO é , basta um, ao menos um ou pelo menos um, não ser.

  • Negação do TODO: Existe um A que não é B.

     

    O Senhor é meu pastor, nada me faltará!

  • A questão esqueceu de dizer que "segundo o ponto de vista do diretor"... Pois um fato é verdade para um, mas para outro é o contrário! Um deles está obrigatoriamente está mentindo, e a questão não diz em qual dos 2 devemos nos basear!

  • BIZU:

    TODO ---> P E A + NÃO 

    NENHUM ----> P E A 

    ** P E A = PELO MENOS UM, EXISTE UM, ALGUM

    LOGO,

    TODO VIGILANTE É UMA PESSOA ATENTA.

    * PELO MENOS UM VIGILANTE NÃO É ATENTO.

    ** EXISTE UM VIGILANTE QUE NÃO É ATENTO.

    ***ALGUM VIGILANTE NÃO É ATENTO.

    SO VERIFICAR QUAL ESTÁ ENTRE AS OPÇÕES.

  • Fiz assim:

    Afirmação: Se é vigilante, então é atento. 

    Para isso ser uma "mentira".

    Se é vigilante, então é atento.
          V                         F

    logo:
    Todos são vigilantes, isso é verdade. 
    Todos são atentos, não é verdade.

    Espero ter ajudado.

     

  • Para negar um quantificador Universal (TODO, NENHUM)
    usamos um quantificador Existencial (ALGUM, PELO MENOS UM, EXISTE UM) e vice-versa
    Além de negar a frase, claro.

    Todo vigilante é uma pessoa atenta
    Pelo menos um vigilante não é atento.

  • e-

    Todo vigilante é uma pessoa atenta. Negacao de todo é algum, e nao nada como muitos pensam. 

  • Tenho utilizado regra de três que aprendi em comentário de uma questão:

    TODO_________NENHUM

    ALGUM_______ALGUM NÃO

    O oposto de TODO é ALGUM NÃO.

    Assim, tendo em vista que reputou-se FALSA a afirmativa de que “Todo vigilante é uma pessoa atenta”, conclui-se que "pelo menos um vigilante não é atento".

     

  • Para negar o TODO = Tem que "furar a ideia" (tem que tirar a generalização), mas nunca pode ser o NENHUM ou o QUALQUER.

    Ex: "Todos os caminhos levam à Roma".

    Tipos de Negação:

    1- "Pelo menos um caminho não leva à Roma".

    2- "Algum caminho não leva à Roma".

    3- "Existe caminho que não leva à Roma".

    Bons estudos!

    Dica: Professor Luis Telles (Gran Cursos Online).

  • Gabarito: "E" >>> pelo menos um vigilante não é atento.

     

    A negação de TODO é PAE {Pelo menos um; Algum; Existe um} + NÃO

     

    Portanto, para negar: “Todo vigilante é uma pessoa atenta” ------> "Pelo menos um vigiante não é atento"

  • Gabarito: E

    Negação de "TODO" é PEA:Pelos menos, existe, algum.

  • Tá chegando a nossa hora galera!

  • NEGAÇÃO

     

                     TODO  ------------------->  ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO...

               NENHUM / NÃO EXISTE      ----------------------->  ALGUM 

                     ALGUM                ------------------------->   NENHUM / NÃO EXISTE

    ALGUM ... NÃO / PELO MENOS UM ... NÃO ... / EXISTE ... NÃO... --------->  TODO


ID
1830895
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Caio nasceu em um domingo e 150 dias depois foi batizado.
O dia do batismo de Caio caiu em

Alternativas
Comentários
  • Basta dividir 150, que é o total, pelo número de dias da semana:

    150/7 = 21 e resto (03)

    SEG  TER  QUA  QUI  SEX  SÁB  DOM

    Quer dizer que teremos 21 semanas completas até o domingo mais três dias: SEGUNDA, TERÇA, QUARTA.

    GABARITO: LETRA B

  • muito cuidado !
    se começarmos a contar :dom seg terç ...que não esta errado ,questão perdida !!!

  • Caio nasceu em um domingo e 150 dias DEPOIS foi batizado.

    Começa a contar no dia seguinte!

  • Frida, mas em regra começamos a contar a semana pelo Domingo, não seria um erro pensar assim?

  • 150/7 = 21 sobra/resto 3

    0-1-2-3-4-5-6 
    D S T Q Q S S

  • Jakson, para pensar assim seria 151/7 ficaria resto 4 então Dom =1 Seg =2 Terca =3 e Quarta = 4

  • Fiz 7(referente ao 7 dia) x 15(equivalente a 150) = 105 dias

    150-105 = 45/15 = 3

    3 é o resto que sobra de cada semana ao passar do 7 dia…

    ou seja, 8(segunda-feira ) 9(terça-feira) 10(quarta-feira)

    ITEM B

  • APÓS/DEPOIS = AVANÇA 1 DIA.


ID
1830898
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em certa comunidade são verdadeiras as seguintes afirmações:
• Todo motorista é homem.
• Nenhum homem sabe cozinhar.
É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguemmm????

     

  • Melhor forma de se fazer é por conjunto!

    Dentro do conjunto dos "homens" está o subconjunto dos "motoristas"

    Como nenhum homem sabe cozinhar, então o conjunto "cozinhar" não pode ser subconjunto do "homens", ficando totalmente separado deste.

    Logo, nenhum motorista sabe cozinhar.

    (desenhando fica mais fácil a compreensão.)

  • Desenhamos três bolinhas:

    1 representando os motoristas

    1 representando os homens 

    1 representando as pessoas que sabem cozinhar

     

    A bolinha do motorista fica dentro da bolinha dos homens porque o enunciado diz que "Todo motorista é homem"

    A bolinha das pessoas que sabem cozinhar fica separada das outras duas bolinhas porque o enunciado diz que "Nenhum homem sabe cozinhar".

     

    Analisando as alternativas:

     

     a) algum motorista é mulher: o enunciado não faz nenhuma relação com as mulheres.  Não extrapole o enunciado só porque faz sentido pensar em homem e mulher!

     b) algum motorista sabe cozinhar: todo motorista é homem e nenhum homem sabe cozinhas. Isso quer dizer que não há motoristas que sabem cozinhar.

     c) toda mulher sabe cozinhar: o enunciado não faz nenhuma relação com as mulheres. Não extrapole o enunciado só porque faz sentido pensar em homem e mulher!

     d) todo homem é motorista: sabemos que todo motorista é homem mas o inverso não acontece.

     e)nenhum motorista sabe cozinhar: correto porque todo motorista é homem e nenhum homem sabe cozinhar. Isso quer dizer que nenhum motorista sabe cozinhar. 

     

    Espero ter ajudado.

  • Todo/ Nenhum = Nenhum ( retira as partes em comum )

     

  • (   (TODO MOTORISTA)   É HOMEN  )     ( SABE COZINHAR )

     

  • Gabarito E

    • Todo motorista é homem.

    • Nenhum homem sabe cozinhar.

    Como todo motorista é homem, então é certeza dizer que ele não sabe cozinhar.


ID
1830904
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um depósito há 3 latas de tinta iguais estando uma vazia e as duas outras contendo tinta até a metade. Sabe-se que essas três latas pesam, no total, 6,0 kg e que uma lata vazia pesa 0,4 kg. O peso de uma lata cheia de tinta é 

Alternativas
Comentários
  • Uma lata vazia = L
    Tinta suficiente para encher uma sala = T

    O exercício nos da que 3L+T(0,5t +0,5t) = 6
    E que L = 0,4

    ele que saber quanto pesa L + T = ?

    3x0,4 + T = 6

    T= 6-1,2
    T=4,8

    L + T =>  0,4 + 4,8 = 5,2=kg

  • São  latas: 2 cheias pela metade, cada uma e uma vazia

    3 juntas: 6,0 kg

    1 vazia= 0,4 kg

    Retirando a lata vazia: 6,0- 0,4= 5,6 kg

    5,6 kg é o total das duas latas. No entanto, ao juntar os dois conteúdos das latas, tem-se 1 lata cheia e outra vazia.

    Assim, se uma lata vazia corresponde a 0,4, uma lata cheia tem: 5,6 - 0,4= 5,2 kg


    LETRA C


  • Essa questão gerou ambiguidade pois o enunciado não deixa claro se quer peso liquido ou bruto no final.

    Raciocínio 1: Duas metades= 1 lata menos peso da lata vazia = 5,6 descontando a lata vazia no peso final = 5,2

    Raciocínio 2: Três latas: 0,4 + 0,4 + 0,4 + X/2 + X/2 = 6,0Kg ------ Desenvolvendo: 1,2 + X = 6,0 ------- X = 4,8

    QUESTÃO AMBÍGUA!

     

  • Gabarito C

     

    1° Lata     0,4kg

    2° Lata     0,4kg

    3° Lata     0,4kg

     

    0,4 + 0,4 + 0,4 = 1,2kg ( peso somente das latas )

     

    6,0 - 1,2 = 4,8kg ( total de tinta nas 2 latas )

    4,8 / 2 = 2,4 ( metade de uma lata )

     

    cada lata

    0,4 + 4,8 = 5,2kg

  • Cada lata = 0,4 kg;

    3 latas (1 vazia + 2 pela metade) = 6,0kg

    2 latas pela metade = 3 latas (6,0 kg) - a lata vazia (0,4 kg) = 5,6kg

     

    Agora que dá pra matar a questão;

    se eu tenho 2 latas pela metade e for passar o líquido de uma para a outra, eu terei uma lata cheia e uma vazia.

    o peso continua o mesmo (5,6 kg), mas agora vou descontar a lata vazia (0,4 kg)

    5,6 kg - 0,4 kg = 5,2 kg (uma lata de tinta cheia)

  • Questão passiva de anulação. Não determina se seria peso líquido ou bruto


ID
1830907
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Entre os amigos Abel, Bruno e Carlos, dois deles são irmãos e cada um deles torce por um time diferente. Um torce pelo Cuiabá, outro torce pelo Mixto e outro torce pelo Luverdense.
Sabe-se que:
• Abel não torce pelo Cuiabá.
• Bruno não torce pelo Luverdense.
• Carlos não torce pelo Mixto.
• O irmão de Bruno torce pelo Cuiabá.
É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Se o irmão de Bruno torce pelo Cuiabá e Abel não torce pelo Cuiabá, então Abel não é irmão de Bruno. ("D" errada)

    Se Abel não é irmão de Bruno, então Carlos é.

    Se Carlos é irmão de Bruno, então Carlos torce pelo Cuiabá. ("B" "C" e "E" erradas)

    Se Carlos torce pelo Cuiabá e Bruno não torce pelo Luverdense, então Bruno torce pelo Mixto.

    Como cada um deles torce por um time diferente, temos que Abel torce pelo Luverdense. (GABARITO A)

     

  •  

    Abel      | - |                                     • Abel não torce pelo Cuiabá. 

    Bruno    |   |                       | -  |        • Bruno não torce pelo Luverdense.

    Carlos   | ok |      | - |                       • Carlos não torce pelo Mixto. • O irmão de Bruno torce pelo Cuiabá. 

             Cuiabá  Mixto  Luverdense

    - Bruno não pode ser Cuiabá e e não é Luverdense

  • ABEL: Mixto ou Luverdense

    BRUNO: Mixto ou Cuiabá

    CARLOS: Luverdense ou Cuiabá

    O IRMÃO DE BRUNO TORCE PELO CUIABÁ (como o próprio Bruno não pode torcer pelo Cuiabá, pois cada um tem seu time, o irmão dele vai ser CARLOS e que torce pelo Cuiabá, a partir daí se mata a charada)

    ABEL: Luverdense

    Bruno: Mixto

    Carlos: Cuiabá

     

    ALTERNATIVA A

  • GABARITO : A

    ABEL - LUVERDENSE

    BRUNO - MIXTO, IRMÃO DE CARLOS

    CARLOS - CUIABÁ, IRMÃO DE BRUNO

  • Gabarito: A

    Conecta cada torcedor ao time. As informações essenciais já são dadas na questão.

  • Acompanhe a resolução dessa questão no link: https://www.youtube.com/watch?v=63Yyh6yNuBI


ID
1830916
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A planta baixa de uma escola foi desenhada na escala 1/200 e, nessa planta, o ginásio esportivo aparece como um retângulo de 15 cm por 12 cm.
A área desse ginásio é

Alternativas
Comentários
  • 15x200=3000 e 200x12=2400. 

    1m=100cm, logo a medida do retângulo é 30 por 24 

    A área será 30x24= 720m²

  • Escala=desenho/real»»»1/200=15/x»» x = 3000 cm = 30m e1/200 = 12/x »»» x = 2400 cm = 24 m. Área do ret. = 30 . 24= 720 mtros quadrados.

  • Exemplo de questão no Youtube, na aula abaixo:

     

    TST / Quebrando a Banca FCC: Raciocínio Lógico e Matemática Parte 1
    https://www.youtube.com/watch?v=s32b1DRYjiI

  • 1 ---------------- 200 

    15 ---------------- X 

    X = 200 * 15 

    X = 3.000 cm 

    3.000 cm / 100 cm = 30 m 

    1 ----------------- 200 

    12 ----------------X 

    X = 200 * 12 

    X = 2.400

    2.400 cm / 100 cm = 24 m 

    24 m * 30 m = 720 m² 

  • 200

    x0,15m

    ---------

    30

    200

    x0,12m

    --------

    24

    24m

    x30m

    --------

    720m2

  • Escala= representação no desenho / representação real

    (1/200) = (0,15m* 0,12 m)/ representação real

    representação real = 720 m²


ID
1830919
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Para corrigir todas as provas de Matemática da 1ª série de certo colégio, 10 professores com o mesmo ritmo de trabalho levaram 16 horas para concluir a tarefa.
O tempo necessário para que 8 desses professores corrijam a metade dessas provas é

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    Dica: jogue um valor para o trabalho exemplo (10 provas) e a metade sendo (5 provas) ;)

  • 10 professores levam 16 horas. Então 1 professor apenas levaria 160 horas. Se um professor faria metade do trabalho em 80 horas, 8 professores o fazem em 10 horas.

  • Prof.    Horas

    10--------16

    8---------x    

    Porém, aplica-se a proporção inversamente proporcional, pois quanto menos professores eu tiver, mais horas eles irão trabalhar, o X vai pro lugar do 16 invertendo as posições.

    8x = 160

    160/8 = 20h para correção de todas provas, contudo como o comando pediu a metade das questões = 10h

    Letra C

  • x = número total de provas; y = horas trabalhadas

    | 10 . 16 = x |

    | 8y = x/2 |

    8y = 10 . 16 /2

    8y = 10 . 8

    y = 10

     


ID
1830922
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Abel, Bia, Celia e Diego estão, nessa ordem, em uma fila.
Sabe-se que:
• entre Abel e Celia há 9 pessoas.
• entre Bia e Diego há 8 pessoas.
• entre Celia e Diego há 2 pessoas.
O número de pessoas entre Abel e Diego é

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar ?

  • Pensei assim:
    Entre: A - C = 9 pessoas (o B já está incluso )

    Entre: C - D = 2 pessoas

    9 + 2 + 1 (Celia) = 12
  • muito mais simples do que pensei.

    A    B     C     D = entre Abel e Célia há nove pessoas, 9 + 1 que corresponde a Célia = 10 + 2 =12 

           9         2                                        2 que corresponde a quantidade de pessoas entre Célia e Diego.

  • A 1 2 3 B 5 6 7 8 9 C 11 12 D

     

    A) 12

  • É só somar, onde diz: entre Bia e Diego há 8 pessoas, é só pra confundir a cabeça.

    A questão pergunta quantas pessoas há entre A e D, entre A e C há 9 pessoas incluindo a Bia, entre C e D há 2 pessoas, mas não podemos esquecer a Célia que é 1 pessoa, 9+2+1=12 pessoas entre A e D. Espero ter ajudado.

  • Gabarito A

    A 9 C 2 D 8 B

  • A _ _ _ _ B _ _ _ _ C _ _ D

    12 PESSOAS entre Abel e Diego.

    LETRA A

    PRIMEIRO FAÇA ENTRE A e C

    DEPOIS ENTRE C e D

  • Entre: A - C = 9 pessoas (o B já está incluso)

    +C e mais 2 pessoas

    Vamos lá:

    entre A e C tem 9 com o B incluso + o C e mais 2 pessoas. 9+C+2 =12


ID
1830925
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma sala havia 10 homens e 13 mulheres. Em certo momento saíram da sala o mesmo número de homens e de mulheres e assim, entre as pessoas que permaneceram na sala, o número de mulheres ficou igual ao dobro do número de homens.

O número de pessoas que saiu da sala foi

Alternativas
Comentários
  • Como saio o mesmo numero de homem e mulher e que essa saída deixou o numero de mulheres sendo igual o dobro do numero de homens, por analogia e olhando as alternativas chega na reposta E.

    -7 homens ficaria com 3 homens
    -7 mulheres ficaria com 6 mulheres

    aqui o numero de mulheres (6) é o dobro do numero de homens (3)

    7 mulheres + 7 homens = 14.

    Se alguém tiver um jeito mais matemático coloca aí valeu!!! ;D

  • MULHERES      HOMENS              

     12                            09

    11                              08

    10                               07

    09                               06

    08                              05

    07                                04

    06                                 03

  • Mulher (13) + Homem (10) =  23 Total

    Sairam o mesmo numero de pessoas e resultou no dobro de mulher em relação aos homens -> 

    13- x = (10 -x).2

    13 - x = 20 - 2x

    x = 7 -> quantidade igual de pessoas que saíram

    como são homens e mulher multiplica por 2 

    "E" - 14

  • 10 homens

    13 mulheres

    Existem 3 mulheres a mais do que homens, ou seja, se é retirada a mesma quantidade de homens e mulheres, sempre terá  3 mulheres a mais do que homens.

    Ex:

    Se saem 5 homens e 5 mulheres, restam 5 homens e 8 mulheres 

    Se saem 6 homens e 6 mulheres, restam 4 homens e 7 mulheres

    Testando as alternativas, temos como resposta a Letra E

    Saem  7 homens e 7 mulheres (14 pessoas no total), restam 3 homens (7-10) e 6 mulheres (7-13). O dobro de 3 é 6

    Então, saem no total 14 pessoas (mulheres+homens)

  • Fiz por tentativa e erro, se saíram quantidades iguais de homens e de mulheres, eu simplesmente já sabia q a quantidade de pessoas que saíram era par, então já eliminei o 7.

    Daí fui pegando as opções, dividindo por 2 e subtraindo esse valor por 10 e 13, até q no 14 deu certo !

    14 / 2 = 7 --> 10-7 = 3 e 13 - 7 = 6, um abraço !

  • Fiz por tentativa e erro, se saíram quantidades iguais de homens e de mulheres, eu simplesmente já sabia q a quantidade de pessoas que saíram era par, então já eliminei o 7.

    Daí fui pegando as opções, dividindo por 2 e subtraindo esse valor por 10 e 13, até q no 14 deu certo !

    14 / 2 = 7 --> 10-7 = 3 e 13 - 7 = 6, um abraço !


ID
1830928
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Lucas recebeu certa quantia por um serviço prestado. Ele utilizou 1/4 dessa quantia para pagar algumas contas, colocou 20% do restante na poupança e ficou ainda com R$ 570,00.
A quantia recebida por Lucas está entre

Alternativas
Comentários
  • 1/4 ele paga as contas. Sobra 3/4, que é igual a 75%.   
     

    Do que sobrou, coloca 20% na poupança (0,75x0,20= 0,15.  
     
    Logo 15% do valor total foi colocado na poupança).

     
     


     15% da poupança + 25% que ele pagou as contas = 40%. Logo, ele ficou com 60% na mão, que equivale a R$ 570,00. Aí é só fazer regrinha de três:    


     
    60%     ------------ 570,00 

     
    100%   ------------- x   
     

     

     
     
    x=57000,00/60  => 950,00  
    Gabarito: E
  • Eu fiz pela ordem inversa:


    R$ 570 ---- 80%    

     x     ----- 20% (poupança)    ----------->  x = R$ 142,50 colocou na poupança


    R$ 142,50 ------ 20% (poupança)     

      x        ------- 100%      -------------> x = R$712,50 valor total depois do pagamento das contas


    R$ 712,50  ------- 75% (3/4 da quantia)      

    x         --------- 25% (1/4 da quantia/usou para pagar contas)      ------------> x = R$237,50


    Agora é só somar: 712,50 + 237,50 -----> R$ 950 (valor recebido pelo serviço prestado)

  • (x - x/4) . 8/10 = 570

    3x/4 . 8/10 = 570

    6x/10 = 570

    x = 5700/6

    x = 950

  • O prof. Tiago Pacifico ensina esse tipo de questão bem fácil. Você sempre deve pegar o percentual que restou e não o que a questão expõe.

    Por exemplo nesta questão ele gastou 1/4 do valor então ficou com 3/4 de X. Ele colocou 20% na poupança, 20% equivale a 1/5 então ficou com 4/5. Resumindo, a quantidade que restou é: 4/5*3/4*X = 570; Multiplincando: 12/20*X =570;  X= 950

    Espero ter ajudado.

  • X é o valor recebido   

    1/4X + 3/4*1/5X + 570 = X

    1/4X(pagou as contas)  + 3/4*1/5X(20% do que sobrou do dinheiro)  + 570(Valor restante) = X

    X= 950

  • Jean César, se ele depositou 20% do que sobrou após pagar as contas, a equação não seria 1/4x + (3/4 * 1/5) + 570 = x. ? Sua resposta está de acordo com o gabarito, mas eu não entendi o motivo de colocar 1/5X, se os 20% não foi sobre o valor inicial, mas sobre o remanescente, no caso, 3/4. Se alguém puder me explicar ficarei grata.
  • LETRA E

    1/4 de 950 = 237,50 usou para pagar as contas

    950 - 237,50 = 712,50 sobrou após pagar as contas

    20% de 712,50 = 142,50 colocou na poupança

    237,50 + 142,50 = 380 total gasto em contas + poupança

    950 - 380 = 570 o que ainda sobrou para Lucas

    *QUANDO A QUESTÃO DISSER QUE UM NÚMERO ESTÁ ''ENTRE TANTO E TANTO'', SÓ RESTA VC TESTAR AS ALTERNATIVAS. FUI LOGO NA ÚLTIMA, PQ É TÍPICO DA FGV TE CANSAR NAS PRIMEIRAS ALTERNATIVAS. ASSIM SENDO, QUAL O ÚLTIMO NÚMERO ANTES DE 960, NÃO É O 959 QUE VC DEVE PENSAR. PENSEI ''REDONDINHO'' E DEU CERTO. A MAIORIA DAS QUESTÕES SÃO ASSIM.

    A resolução da colega Valdicléria tá muito boa, menos trabalhosa que a minha...hahaha..mas a minha ainda continua sendo uma opção caso haja esquecimento! HAHAHA.. na hora da prova tente de tudo.

  • Essa questão é mais fácil do que parece e mais simples do que se imagina. Para resolver a essa questão, utilizei o princípio da regressão ou reversão, que aprendi com o professor Jadiel no Youtube, para quem também quiser aprender, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=7_zhuQoTxAA&t=494s

    A questão diz que Lucas recebeu certa quantia por um serviço prestado. Ele utilizou 1/4 dessa quantia para pagar certas contas, e diz que colocou 20% do restante na poupança e que ficou ainda com R$ 570,00.

    Vamos resolver a questão:

    Se Lucas utilizou 1/4 da quantia então sobraram 3/4, se antes o numerador multiplicava e o denominador dividia, para chegarmos a quantia recebida por Lucas vai ser o inverso, então eu vou pegar o 570, vou multiplicar por 4 e depois dividir por 3, que dá um total de R$ 760,00, mas esse R$ 760,00 é o valor depois que Lucas tirou 1/4, então, dividi 760 por 4 que dá 190 e somei ao 760 , e chegamos ao total de R$ 950,00.

    Espero ter ajudado! Nunca desistam! Nunca!


ID
1830934
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre a Administração Pública do Município de Cuiabá, analise as afirmativas a seguir.

I. A Administração Pública municipal é o conjunto de órgãos e entidades responsáveis pela execução das decisões do governo para atender aos interesses coletivos.
II. A Administração Pública municipal direta compreende os órgãos e serviços da estrutura administrativa do Poder Executivo ou do Poder Legislativo.
III. A Administração Pública municipal indireta compreende as entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como, por exemplo, uma empresa privada.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A quem souber explicar por que o gabarito é B favor comentar.

  • III - Empresa Privada não é Empresa Pública, o erro é o exemplo, a definição está certa.

    Administração Direta são os órgãos.

    Administração Indireta são as Entidades.

  • I. A Administração Pública municipal é o conjunto de órgãos e entidades responsáveis pela execução das decisões do governo para atender aos interesses coletivos. 
    II. A Administração Pública municipal direta compreende os órgãos e serviços da estrutura administrativa do Poder Executivo ou do Poder Legislativo. 

  • III. A Administração Pública municipal indireta compreende as entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como, por exemplo, uma empresa privada.  (pública)

  • Qual artigo

  • Gabarito B

    Correta - I. A Administração Pública municipal é o conjunto de órgãos e entidades responsáveis pela execução das decisões do governo para atender aos interesses coletivos.

    Correta - II. A Administração Pública municipal direta compreende os órgãos e serviços da estrutura administrativa do Poder Executivo ou do Poder Legislativo.

    Errada - III. A Administração Pública municipal indireta compreende as entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como, por exemplo, uma empresa privada. (Pública).

  • LOMC: "Art. 48 A Administração Pública Municipal é o conjunto de órgãos e entidades institucionais, orçamentários, financeiros patrimoniais e humanos dotado de poder normativo, regulamentar, de polícia, disciplinar e hierárquico, destinado ao fomento, intervenção, serviço público, legislativo e execução das decisões do governo para a consecução dos interesses coletivos. (NR) (Nova redação dada pela Emenda nº 12 de 14 de maio de 2003).

    § 1º A Administração Pública Municipal direta compreende os órgãos e serviços da estrutura administrativa do Poder Executivo ou do Poder Legislativo. (Nova redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 12 de 14 de maio de 2003).

    § 2º A Administração Pública indireta compreende as entidades dotadas de personalidade jurídica própria realizada por: (NR) (Nova redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 12 de 14 de maio de 2003).

    I - autarquia;

    II – fundação de direito público ou privado;

    III - empresa pública; e

    IV - sociedade de economia mista;"

    *****NÃO TEM EMPRESA PRIVADA!


ID
1830937
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os agentes da Administração Pública Direta e Indireta de todos os Poderes do Município de Cuiabá deverão obedecer aos princípios listados nas opções a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar do LIMPE
    Legalidade
    Impessoalidade
    Moralidade
    Publicidade
    Eficiência

    Lembrando que o conceito de igualdade ou isonomia está inserido em uma das acepções de impessoalidade. A alternativa "D" trás Pessoalidade no lugar de Impessoalidade. Ou seja, justamente seu oposto. 

  • Dentre os princípios norteadores da atividade administrativa, avultam em
    importância aqueles expressos no caput do art. 37 da Constituição. Após a
    promulgação da EC 19/1998, cinco passaram a ser esses princípios explícitos,
    a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (este
    último acrescentado pela emenda referida
    ).

    [Gab. D]

    FONTE: Direito Administrativo Descomplicado, MA & VP

    bons estudos!

     

  • * ALTERNATIVA CERTA: "d".

    ---

    * LEMBRANÇA: Nunca é demais esmiuçar o princípio da IMPESSOALIDADE. Vamos lá!

     ---> Princípio da IMPESSOALIDADE (expresso: CF, art. 37, caput):

    1º COROLÁRIO: Princípio da finalidade (implícito: Lei nº 9.784/1999, art. 2º, caput) ---> Princípio da Isonomia/Igualdade (conforme Celso Antônio Bandeira de Mello);

    2º COROLÁRIO: Vedação à pessoalização dos atos administrativos.

    ---

    Bons estudos!

     

  • FGV pegando pesado.. SQN kk

  • A FGV, às vezes, gosta de brincar. rsrs...

  • Podre

  • LIMPE

  • Alternativa D

    O correto seria: IMpessoalidade.


ID
1830940
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Atendidos os princípios da Constituição Federal, o Município poderá, por meio de leis, instituir os seguintes tributos:
I. impostos;
II. contribuições sindicais;
III. taxas.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    CF.88


    Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

    I - impostos;

    II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;

    III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.


  • Ocorre que a questão coloca sindicais, estas são de categoria profissional.

     

    Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

  • município institui COSIP (contribuição de iluminação pública!)


    Contribuições sociais são da UNIAO,

    As contribuicoes especiais dividem-se em:

    1- corporativas

    2- intervenção no dominio economico

    3-  sociais

    4- COSIP

  • Contribuições SINDICAIS são diferentes de contribuições SOCIAIS,


ID
1830943
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O orçamento municipal, aquilo que a Administração Pública tem como metas e parâmetros para suas despesas e receitas, é composto por leis de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, que estabelecerão
I. o Plano Plurianual.
II. as Diretrizes Orçamentárias.
III. os Orçamentos Anuais.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

  • Essa foi para ninguem zerar a questão. 

  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual; PP

    II - as diretrizes orçamentárias; LDO

    III - os orçamentos anuais. LOA

    #RumoPosse

    letra e

  • você tá bem de boa rindo aí vê a banca e é a FGV de imediato acaba o riso e inicia-se o modo "atenção máxima", isso se chama respeito e hierarquia kk, com a FGV, CESPE, FCC você deve ter total atenção ou nunca será aprovado.


ID
1830946
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Cuiabá estabelece que

Alternativas
Comentários
  • O Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Cuiabá estabelece que

     a) os cargos públicos são acessíveis somente aos brasileiros natos.

     

    b) o dia do Servidor Público será considerado ponto facultativo.(não possui esta previsão no estatuto)

     

    c) servidor público é a pessoa legalmente investida em cargo público. (norma de repetição obrigatoria, tal como descrito na CF)

    CORRETO

     

     d) os servidores públicos estão isentos do pagamento de taxas dos requerimentos administrativos de seu interesse pessoal. 

     

     e) os cargos em comissão têm caráter permanente e são preenchidos por meio de concurso público.

  • GABARITO: LETRA C

    Atenção especial a letra D: Art. 11 São isentos de taxas os requerimentos, certidões e outros documentos, na ordem administrativa, que interessem ao servidor municipal, ativo ou inativo

  • LC 93/2003:

    "Art. 6o Os cargos públicos são acessíveis aos brasileiros e estrangeiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei.

    Art. 3o O Dia do Servidor Público é feriado municipal e será comemorado em 28 (vinte e oito) de outubro. 

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei Complementar, considera-se servidor público toda pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 11 São isentos de taxas os requerimentos, certidões e outros documentos, na ordem administrativa, que interessem ao servidor municipal, ativo ou inativo.

    Art. 9º Os cargos em comissão têm caráter provisório e serão preenchidos por livre nomeação e exoneração pelo Prefeito Municipal."


ID
1830949
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São requisitos para provimento e investidura em cargo público no Município de Cuiabá:
I. estar em pleno gozo dos seus direitos políticos;
II. estar em dia com as obrigações militares, eleitorais e com o fisco municipal;
III. ter escolaridade inferior à exigida para o exercício do cargo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • LC 93/2003   Art. 13 São requisitos básicos para provimento e investidura em cargo público:
    I – nacionalidade brasileira e estrangeiros na forma da lei;
    II – o gozo dos direitos políticos;
    III – a quitação com as obrigações militares, eleitorais e com o fisco municipal;
    IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

  • SE CAI UMA QUESTÃO DESSAS FACIL, ATE DOI PORQUE OS CONCORRENTES VÃO ACERTAR

  • Depende @Aline! Dependendo do peso dessa disciplina no edital e da quantidade de matérias, nem compensa ler a LC 93, isso se o camarada já tiver noção da 8.112, e é nisso que ele pode errar essa questão, pois na 8.112 não tem nenhuma previsão relacionada com "estar em dia com o fisco".

    A solução pra esse tipo de pessoa é ler uma vez a lei 93 de forma bem analítica e criar flashcards de todos pontos novos/diferentes da 8.112.

  • Eu errei por conta do fisco municipal.

  • SELECON podia ser mais exigente em suas questões, um nível IBFC já estaria melhor.

  • COMO VOCÊ MESMO DISSE, DE ACORDO COM O SEU GRÁFICO APRESENTADO, APRESENTA QUE O NÚMERO DE CONCORRENTES CAI. MAS A QUESTÃO MENCIONOU QUE ELES ESTÃO PRESENTE. ENTÃO NÃO SERIA MAIS COERENTE MARCAR A MATURIDADE ?

  • COMO VOCÊ MESMO DISSE, DE ACORDO COM O SEU GRÁFICO APRESENTADO, APRESENTA QUE O NÚMERO DE CONCORRENTES CAI. MAS A QUESTÃO MENCIONOU QUE ELES ESTÃO PRESENTE. ENTÃO NÃO SERIA MAIS COERENTE MARCAR A MATURIDADE ?


ID
1830952
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São formas de provimento dos cargos públicos do Município de Cuiabá:
I. nomeação;
II. promoção;
III. transferência.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • LC 93/2003   ART 14 
    I - nomeação; II - promoção; III - readaptação; IV - reversão; V - aproveitamento; VI - reintegração; e VII - recondução.

  • GABARITO: LETRA B

    Transferência não é forma de provimento.


ID
1830958
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A exoneração de ofício de um servidor ocupante de cargo efetivo se dará quando

I. o servidor estável abandonar o cargo.
II. o servidor não atender às condições do estágio probatório.
III. o servidor, tendo tomado posse, não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D


    No caso de I. o servidor estável abandonar o cargo; ocorrerá a DEMISSÃO 

  • Abandono de cargo = Faltar por MAIS DE 30 dias consecutivos;


    Inassiduidade Habitual = Faltas não justificadas e interpoladas durante o período de 12 meses que somarem 60.


    Ambas terão a demissão como pena segundo o art. 132 da Lei 8112/90.


    Bons Estudos!!!

  • Art. 34, parágrafo único, da lei 8112:

    A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágrio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

  • A hipótese I é caso de demissão.

     

    EXONERAÇÃO NÃO É PUNIÇÃO. DEMISSÃO, SIM.

  • Muita gente aplicando o estatuto do servidor público federal (Lei 8112) para uma prova de Município...

     

    Ta certo isso?

  • Não tá não Lucas. Eu também reparo isso, na maioria das questões de concursos para Estados ou Municípios, o pessoal copia e cola dispositivos da 8112 do servidor federal pra fundamentar respostas de estado e município. Esquecem dos estatutos particulares dos servidores estatutários de cada Estado e cada Município.

     

    Por exemplo, o estatuto do servidor municipal de Cuíaba é a LEI COMPLEMENTAR Nº 093 DE 23 DE JUNHO DE 2003.

    fonte: http://www.cuiaba.mt.gov.br/legislacao/paginas/leis/complementares/lc093.htm

     

     

     

    Bons estudos.

  • I é demissão.

  • Gabarito - D.

    I. o servidor estável abandonar o cargo. – Demissão - F 
    II. o servidor não atender às condições do estágio probatório. – Exoneração - V
    III. o servidor, tendo tomado posse, não entrar em exercício no prazo estabelecido. – Exoneração - V.

     Art. 34 da lei 8112 de 1990 -  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

            Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

            I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

            II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

  • Abandono de cargo - Demissão - Penalidade

    Estágio Probatório - Exoneração - Não é penalidade

    Prazo de Posse - Exoneração - Não é penalidade

     

    Gabraito - D

  • Atenção! Exoneração não é pena.

    Inassiduidade habitual e abandono de cargo configuram pena de demissão.

    A exoneração ocorrerá em 3 perspectivas. 

    - servidor não entrar em exercicio no prazo estabelecido
    - não satisfeitas as condições de estágio probatório
    - em decorrencia de prazo, extinta a punibilidade por abandono de cargo. 

  • Verdade Lucas. Deve-se atentar para diferença entre:

    Lei Nacional: aplicação em todo território nacional, por todos os entes públicos. Lei 8.666/93.

            X

    Lei Federal stricto senso: só é aplicável ao ente público que a criou, como é o caso da União em relação à Lei 8.112/90.

  • Abandono de cargo - Demissão

  • Pq a banca ta cobrando 8.112 para uma prova de âmbito municipal?

  • no I ele será DEMITIDO e não exonerado.

  • Gabarito: letra D

    LC nº 093/2003 (dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de Cuiabá):

    I. o servidor estável abandonar o cargo. Errado.

    Art. 147 A demissão será aplicada nos seguintes casos: II - abandono de cargo;

    II. o servidor não atender às condições do estágio probatório. Certo.

    Art. 29. § 3º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado.

    III. o servidor, tendo tomado posse, não entrar em exercício no prazo estabelecido. Certo.

    Art. 41. § 1º - A exoneração de ofício dar-se-á: III - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido;

  • Abandono DE cargo - DEmissão

  • Abandono de cargo o servidor é demitido ( aff a pessoa erra um item e perde a questão) vida que segue e simbora....... Num erro mais essa carniça rsrs. ( Ass: VTS). 

  • Questão errada quando o servidor toma posse e não entra em. Exercício o q acontece e tornar sem efeito e não exonerar como está na Questão

  • GAB.: D

    •  Art. 34 da lei 8112 de 1990 - A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

            Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

            I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

            II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.


ID
1830961
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Complementar nº 220/2010 instituiu a carreira dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.
Segundo essa Lei, a oferta dos serviços educacionais da Secretaria Municipal de Educação

Alternativas
Comentários
  • LC 200 

    § 1º A oferta dos serviços educacionais de que trata a presente Lei deve ser mantida sob a responsabilidade do Município, não podendo ser terceirizada ou transferida à organização de direito privado.


ID
1830964
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A movimentação funcional do Profissional da Secretaria de Educação se dará
I. por ascensão funcional.
II. por progressão de classe.
III. por promoção de nível.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1830967
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O ingresso na carreira dos Profissionais da Secretaria Municipal de Educação obedece aos seguintes critérios, à exceção de um.
Assinale-o. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 15 O ingresso na carreira dos Profissionais da Secretaria Municipal de Educação obedece aos seguintes critérios:

    I - ter a habilitação específica exigida para provimento do cargo público em quaisquer dos níveis exigidos no edital de concurso;

    II - ter escolaridade compatível com a natureza do cargo;

    III - ter registro profissional expedido por órgão competente, quando assim exigido. 

    Letra E


ID
1830970
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O profissional da Educação do Município de Cuiabá poderá ser cedido para outro órgão ou outra entidade dos Poderes da União, dos Estados ou do Distrito Federal e dos Municípios, na seguinte hipótese:

Alternativas
Comentários
  • Art. 114 O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança, com ônus para o cessionário;

    II - por convênio assinado pelo Prefeito Municipal, com ônus para o cedente ou cessionário, conforme o interesse da administração pública; ou

    III - em casos previstos em leis específicas.

    Parágrafo único: Mediante autorização expressa do Prefeito Municipal, o servidor poderá ter exercício em outro órgão da Administração Pública Municipal que não tenha quadro próprio de pessoal, para fim determinado e a prazo certo.


ID
1830973
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei Complementar nº 220/2010, são considerados como tempo de efetivo exercício os afastamentos funcionais ocorridos em virtude de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    Por eliminação dá pra chegar na resposta correta.

    Art. 60 Além das ausências ao serviço, previstas no artigo 49, são

    considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    I - férias;

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente em órgãos ou entidades dos

    Poderes da União, do Estado ou do Município;

    III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer

    parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído;

    V - desempenho de mandato eletivo Federal, Estadual ou Municipal;

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por Lei;

    VII - licenças:

    a) à gestante, à adotante e à paternidade;

    b) para tratamento da própria saúde, até dois anos;

    c) por motivo de acidente em serviço ou doença profissional;

    d) prêmio por assiduidade;

    e) por convocação para o serviço militar;

    f) qualificação profissional;

    g) licença para acompanhar cônjuge ou companheiro;

    h) licença para tratamento de saúde em pessoa da família;

    i) desempenho de mandato classista.

    Ah Deus... tu tens sido tão bom pra mim. :)

  • Gabarito: a

    --

    CF/88. Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (...)

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;


ID
1830982
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo os princípios éticos e da cidadania, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.


  • Apenas para complementar

    Significado de Diligente

    adj. Que possui ou apresenta diligência; zeloso, cuidadoso: médico diligente.
    Que possui ou demonstra rapidez e/ou ligeireza; prontidão: um trabalhador diligente.

     

    http://www.dicio.com.br/diligente/

  • Questaozinha dada essa! Fgv é mt fraca em direito Mais difícil em português
  • Os outros itens mencionados na questão se referem ao:

    Art 117. Ao servidor é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; (Item b).

    III - recusar fé a documentos públicos; (Item c).

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço (Item d).

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se à associação profissional ou sindical ou a partido político (Item e).

     

  • Questão pra checar se o candidato não usou psicotrópicos antes da prova

  • questão para o candidato chegar em casa e falar 
    " mãe acertei uma"

  • GABARITO: A

     

    Diligente

    adjetivo de dois gêneros

    1. que tem ou denota diligência; ativo, aplicado, zeloso, cuidadoso.

     

    2. que tem prontidão; rápido, ligeiro.

     

    Treino é Treino, Jogo é Jogo!!!

  • Aquela questão pra não zerar. rsrsrsr

  • a) O servidor público deve proceder de forma diligente no exercício de sua função. GABARITO! 

    b) O servidor público pode ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização. Pena de advertencia

    c) O servidor público pode recusar fé a documentos públicos. Pena de advertencia

    d) O servidor público pode opor resistência injustificada ao andamento de um documento. Pena de advertencia

    e) O servidor público pode coagir os subordinados no sentido de filiarem-se a um partido político. Pena de advertencia

  • Nossa, só opções absurdas, obvio que era a letra A
  • Gabarito A

    Art. 117. Ao servidor é proibido:

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

    XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

    XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

    XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

    XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado

  • Gabarito A

    Art. 116. São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo;

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • A questão está fácil mas não entendi bem o enunciado. "Segundo os princípios éticos e da cidadania, assinale a afirmativa correta". Que princípios são esses e o que eles têm a ver com a resposta?

  • Decreto 1.171/94 - Regras Deontológicas (incisos I a XIII):

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos;

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta ética. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4º , da CF/88.

  • Vou fazer que nem " os caras "

    LETRA A

    pmce

  • duvido cair uma dessa

  • O servidor público deve proceder de forma diligente no exercício de sua função.

  • SIGNIFICADO DE COAGIR--> OBRIGAR

  • Podia cair umas 10 dessas no meu concurso.

  • A FGV em português é um Leão nas outras matérias ela vira um gatinho, rumo ao TJDFT!!!!

  • Capítulo II

    Das Proibições

            Art. 117.  Ao servidor é proibido:              

           I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

           II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

           III - recusar fé a documentos públicos;

           IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

           V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

           VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

           VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

           VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

           IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

            X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;           

           XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

           XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

           XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

           XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

           XV - proceder de forma desidiosa;

           XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

           XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

           XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho;

           XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.                

            Parágrafo único. A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos:      

           I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros; e               

           II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses.            

  • Gab. A

    A

    O servidor público deve proceder de forma diligente no exercício de sua função.

    B

    O servidor público pode ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização.

    8112, Art. 117.  Ao servidor é proibido: 

    (...)                 

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    C

    O servidor público pode recusar fé a documentos públicos.

    8112, Art. 117.  Ao servidor é proibido:                

    (...)

    III - recusar fé a documentos públicos;

    D

    O servidor público pode opor resistência injustificada ao andamento de um documento.

    8112, Art. 117.  Ao servidor é proibido:

    (...)                

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    E

    O servidor público pode coagir os subordinados no sentido de filiarem-se a um partido político.

    8112, Art. 117.  Ao servidor é proibido:          

    (...)

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;


ID
1830985
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei Complementar nº 93/2003, assinale a opção que indica a penalidade disciplinar mais rigorosa.

Alternativas
Comentários
  • DEMISSÃO PORQUE HOUVE ATO IRREGULAR.

  • Resposta: alternativa B (demissão).

    LEI COMPLEMENTAR No 093 DE 23 DE JUNHO DE 2003.

    DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, AUTÁRQUICA E FUNDACIONAL DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ.

    Capítulo II Das Penalidades

    Seção I

    Das Disposições Gerais

    Art. 139 São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - destituição de cargo em comissão;

    IV - destituição de função comissionada.

    V - demissão; e

    VI - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

  • LETRA B

    Demissão


ID
1861543
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O servidor público que descumpre seus deveres éticos e funcionais sujeita-se a processo administrativo disciplinar, a fim de apurar as eventuais infrações cometidas. Sobre as normas do processo administrativo disciplinar, previstas na Lei Complementar nº 93/2003, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - LC 93/2003  ART 169 § 5º Sempre que necessário, a pedido do Corregedor-Geral ao superior hierárquico do acusado, os demais membros da comissão disciplinar dedicarão tempo integral aos seus trabalhos, ficando dispensados do ponto, até a entrega do relatório final.