-
Entrei com recurso nessa questão, absurdo ser a alternativa E a correta, pois não fala isso em momento nenhum do texto. A letra B está errada porque esses estados só recebem mais pessoas proporcionalmente. E a letra A não tem erro algum, é exatamente a informação que recebemos do texto.
-
Pessoal essa é minha humilde opinião..hehe. Tentei entender a lógica da Banca. Mas com certeza, há controvérsias...
A) Incorreta. A alternativa apontou o ensino e o emprego como os responsáveis pelo deslocamento da maior parte da população migrante. Isso não consta no texto. Ele afirma que tanto podem ser o ensino, o emprego ou outros motivos não citados. O texto não menciona um ou outro motivo como maior ou menor responsável pelo deslocamento.
B) Incorreto. O estado que mais recebe forasteiros é São Paulo. Roraima e Distrito Federal são os que mais têm migrantes proporcionais ao total de suas populações.
C) Incorreto. O texto fala em quase 40% e não 50%.
D) Incorreto. O texto apenas diz que, ao chegar ao 60 anos, 60% das pessoas não vivem em suas cidades de origem. Mas não afirma que migram para lugares melhores.
E) Correto. A mobilidade é sim resultado de deficiência nos locais de origem. No primeiro parágrafo, o texto deixa isso claro , ao afirmar que a migração pode ser impulsionada por emprego, ensino etc. Ou seja, ao mudar de cidade, as pessoas buscam por melhores condições de emprego e estudo, carentes ou inexistentes nos locais de origem.
-
Questão merece ser anulada, ao apontar a alternativa E como a corrreta.
A questão cobra a informação que é recebida do texto, ou seja, não cobra subentendimento ou inferencias, pede em verdade aquilo que é claramente informado.
-
Eu tinha marcado a letra E mas depois marquei a letra A
-
Creio que todos fiquem na dúvida entre A e E.
Dizer que a mobilidade populacional tem como consequência as deficiências dos locais de origem pode ser entendido pelos termos "emprego" e "ensino". Pessoas procuram isso em outros lugares porque onde nasceram não tem. Ao afirmar que a mobilidade é consequência disso, a alternativa não necessariamente afirma que TODA mobilidade seja consequência disso, mas pode dar a enteder que se refere a apenas uma parte.
Quanto ao erro da A, está ao dizer que aqueles são o MAIOR motivo de deslocamento. Isso é uma interpretação possível? Até que é. Olhando tudo o que sabemos do nosso Brasil, qualquer brasileiro que teve aulas de geografia pode entender isso. Também é importante pensar que para sabermos que alguns estados tem deficiência de emprego e ensino, é preciso de conteúdo alheio ao texto, mas aparentemente em menos grau do que saber as maiores quantidades de motivos para emigração interna no nosso país.
Mas, na prova, o que precisamos fazer é balancear as alternativas. Qual delas exigiu uma inferência maior? Achei, não tive certeza, apenas achei, creio que ninguém pode ter certeza nessa questão, que a quantidade de conteúdo extratextual(criei essa palavra para a banca FGV) que usei na alternativa E foi menor do que o necessário para validar a alternativa A.
Concurseiros, uma boa explicação do porquê de uma alternativa de interpretação da FGV estar certa, às vezes exige um texto longo a ser escrito. Isso porque algumas precisam de um certo TEMPO para serem resolvidas. Talvez, nessas questões seja um bom momento para continuar a prova, resolver as questões mais simples, e depois voltar. Acertar uma difícil ou uma mais fácil tem o mesmo peso na hora da classificação, mantenham o foco. Fiquem com Deus.
-
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população.
e) a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem.
sim, se eles estão se deslocando do seu local de origem por motivo de emprego e ensino, isso quer dizer que onde eles estão tem deficiencia justamente de emprego e ensino.
errei a questão por falta de atenção, depois tentei ter um raciocínio para a alternativa certa. E olhe só, a resposta é simples e fácil.
-
eu estava pensando, "caraca, bicho. eu não dou uma dentro!" depois vi os comentários e me senti melhor.
-
QUETÃO TRANQUILA, QUEM ESTUDOU PASSOU NESSA PROVA. EU CONSEGUI 53 ACERTOS NO TOTAL DA PROVA.
acertativa A diz que ensino e emprego servem como maior motivo para deslocamento , oque torna a questão errada , pois são motivos sim ,mas o texto não diz que esses dois são os maiores,tendo ''outros motivos'' que também são responsáveis pelo deslocamento dos brasileiros.
-
Na minha humilde opinião, colocar a letra E como gabarito, torna a alternativa A igualmente correta, pois está conferindo uma importância maior ao emprego e ensino como causas principais da mobilidade. A questão, na verdade, foi mal formulada tendo em vista oferecer um rol exemplificativo de motivos que causam a emigração.
-
João Neto, ao contrário do que você afirma, o texto não deixa claro em nenhum momento que a mobilidade é consequência de deficiências nos locais de origem. O que você fez foi uma inferência inadequada, provavelmente por engenharia reversa.
Sair do local de origem por motivos de emprego ou ensino não significa, na minha opinião, que o local de origem tenha deficiências nesses fatores, necessariamente. Você pode se mudar, por exemplo, por conta de um emprego que pague mais ou de uma escola que ofereça melhores condições. Ainda assim, não quer dizer que o local de origem apresente qualquer tipo de deficiência.
Uma coisa ser melhor que outra não é sinônimo necessário de deficiência da primeira.
Vamos na fé.
-
Eu percebi que a FGV, ela coloca duas acertivas confusas. Mas se vc viu a resposta facil demais, desconfie e analise a outra com mais calma. Pois essa que esta facil de enxergar é a opcao que todos assinalam! Macete...
-
ALTERNATIVA "A": "O emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem"
O emprego e o ensino são dois dos motivos, ou seja, servem como motivos para a quantidade de deslocamentos. Percebam que a palavra "maior" se refere a "quantidade" e não a "motivos".
Tem um pessoal justificando o erro da "A" porque o texto não diz que o emprego e o ensino são os maiores motivos, mas não é isso que a alternativa está dizendo. Ela diz que o emprego e o ensino servem como motivos e isso está certo. A assertiva não diz que eles são os maiores motivos.
ALTERNATIVA "E": A mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem.
Considerar essa alternativa correta é fazer uma ilação que não condiz com a melhor interpretação. É ver o que não está escrito. Se o enunciado trouxesse a palavra "dedução" ou "leva a crer" ou "induz-se" ou coisa do tipo, tudo bem, mas não é o caso.
-
Concordo com os comentários do João Neto! Na primeira análise achei n ser possível a E,mais numa análise minuciosa, percebi que o texto fala claramente que a mobilidade populacional é decorrente de deficiências nos locais de origem,pois,segundona texto:".....impulsionadas por emprego,ensino ou outros motivos..."!
NÃO TEM POR QUE SER ANULADA!
-
Marcio Luan, onde ta escrito que o ensino e o emprego são os maiores motivos para o deslocamento?
A) O emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem;
Segundo a minha interpretação, a letra A está (mais) correta do que a letra E, pois ele pede a afirmação de acordo com o texto. A letra E estaria certa se fosse pedido a inferencia de acordo com o texto, mas ainda sim a letra A estaria certa de qualquer maneira, merece ser anulada.
-
Quem está defendendo a letra E está usando informações expressas na letra A para justificar. Percebem o absurdo disso? Como já falaram aí, pede "informação passada", não tem nada de interpretação de texto aí, e só se pode chegar na E se você interpretar o texto.
E falando em interpretação, tem gente aí interpretando errado o que diz a letra A. Já falaram aí, mas vou repetir, o "maior" da alternativa A, não se refere a "motivos". Fosse do jeito que vocês interpretaram, estaria escrito "maiores motivos", ou então "maior parte dos deslocamentos". Esse "maior" só está mostrando que o deslocamento é grande.
Mas apesar de entrar com recurso, da forma mais formulada que eu consegui fazer, é claro que não vão anular essa questão. Questões de interpretação a banca diz que é assim e pronto, você tem que engolir. Por mais que você argumente da forma mais lógica possível, não tem como provar que houve erro, e se tem até gente aqui defendendo a questão, imagine o quanto a banca irá defender.
-
Simples e excelente explicação a do João Neto. A alternativa A se mostra incompleta, pois o texto se refere a "outros motivos" além do ensino e do emprego. Já a alternativa E não se mostra tão restritiva como a A.
-
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população.
Resposta ( E )
a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem.
deficiências: emprego, ensino OU OUTROS MOTIVOS
-
a) o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem; (ERRADA. O texto fala em "outros motivos também)
b) o Distrito Federal e Roraima recebem mais “forasteiros” do que todos os demais estados da Federação; (ERRADA. O texto fala proporcionalmente. SP é quem mais tem pessoas de fora)
c) mais da metade da população brasileira vive fora de sua cidade natal, por motivos variados; (ERRADA. 40%. Não é metade)
d) os cidadãos brasileiros de 60 anos, com a idade de aposentadoria, migram para lugares melhores; (ERRADA. O texto não afirma isso)
e) a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem. (CORRETA: "A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos". Deficiências em seu local de origem)
-
Questão muito mal elaborada. Li os comentários e continuo entendendo que acertei (letra A).
-
QUESTÃO MUITO CONTROVERSA.
-
Jõao Neto.
Letra A: "...emprego, ensino ou outros motivos"
"Outros motivos" pode ser família ou casamento, por exemplo. Assim o deslocamento não seria consequência de deficiência nos locais de origem.
-
Enunciado:" No texto 3 recebemos a informação de que:"
- Não consegui achar em nenhuma parte no texto a informação que o motivo da mobilidade pelo país seja consequência de deficiência nos locais de origem.
Marquei a letra A achando a menos errada, mas já sabia que iria me decepcionar com essa questão.
Estou acostumado com a linha de questões CESPE e não consigo intender a lógica da maioria das questões da FGV.
-
Como assim? Onde está inferido no texto a informação? Gabarito errado!!
-
Discordo completamente do gabarito.
Não vejo nenhuma alternativa correta.
-
O enunciado poderia pelo menos usar "infere-se"...
-
Questão controversa. Fiquei com a impressão de que o examinador se perdeu na distinção entre COMPREENSÃO e INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Discordo totalmente do gabarito. De acordo com o que foi pedido, a alternativa correta seria a letra A.
-
Isso é sacanagem com quem leva a sério a importância de estudar e resolver questões!!!
E cadê o comentário do professor, em uma questão que não tem nada de polêmica e sim de erro ou SACANAGEM!!!
Se tem gabarito essa questão, só pode ser a letra A
-
Tudo bem que se falta emprego ou ensino há debilidades, entretanto, outros motivos não necessariamente estão ligados a debilidades! Além do mais, isto infere-se do tetxto e não é informado de forma clara. O que o texto informa claramente é que emprego e ensino são MOTIVOS que levam a mobilidade dentre outros, que como já disse, pode ou não estarem ligados à debilidades.
-
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou (outros motivos)
Têm faculdade em sua cidade, para que sair dela ?
Têm emprego em sua cidade, para que sair dela ?
No caso se mostrou a deficiências em estrutura ( educação) e manutenção (emprego) e outros..
Considero que realmente o gabarito seja a letra E
Por se tratar mais de lógica do que interpretação, devemos nos atentar que a banca manda e só nos resta estar a um passo a frente dela.
Um tijolo a cada dia.
A paz de Deus esteja convosco.
-
Macete para acertar questões de interpretação da FGV: ela sempre deixará duas respostas possíveis. Sabe aquela que responde a questão? Não marque, não é ela. Marque a outra. Vc vai acertar!!!
-
Desde quando mudar por estudo ou emprego é sinal de que vai pra lugarmelhor? Muito militar, policiais, servidores, saem para as fronteiras. Muitos na iniciativa privada sao transferidos para lugares longínquos por questão de necessidade de pessoal qualificado, carente no local. Vários estudantes saem para o interior porque as universidades das capitais são concorridas.Nada a ver essa questão, menos ainda esse gabarito, pura viagem. Quem acertaria essa questão é, em maioria, alguém que viaja demais e extrapola as questões. Ou seja, acerta essa, mas erra as outras. Acredito que esse tipo de questão, no final das contas, influência pouco no resultado, já que quem sabe fazer prova e está bem não iria extrapolar assim na interpretação.
-
* ALTERNATIVA CERTA (segundo o gabarito): "e".
---
* COMENTÁRIOS: Deve-se ter em mente que a questão limitou a resposta somente a alternativas que sejam extraídas da COMPREENSÃO TEXTUAL (o que está EXPLÍCITO). Pensando nessa limitação do enunciado, a questão fica sem alternativa para assinalar.
---
Bons estudos!
-
nada a comentar, só xingar a banca! ^^
-
E deu o óbvio, não anularam a questão, nem sequer se preocuparam em justificar de forma decente. Entrei com 4 recursos e recusaram os 4, mas quer saber? Não importa, porque eu passei!! Inacreditavelmente, mas passei em 1º na minha cidade com os meus 48 pts.
Quero aproveitar pra deixar meu agradecimento ao pessoal do site, tanto aos criadores do site como aos que comentam aqui explicando as questões. Não conseguiria passar se não fosse por esse site, me ajudou demais a conhecer a banca FGV. Passei graças aos meus 18 acertos em português (foi critério de desempate!), graças a quantidade enorme de questões que resolvi por aqui. Obrigado!!
-
Oi pessoal! Deixarei aqui a minha humilde opinião sobre a questão. É uma questão de copiar e colar o que tem nas entrelinhas do texto.
a)o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem; ERRADA, pois o texto diz que não apenas o emprego e o ensino servem como motivos, mas existem outros motivos ou fatores que levam a população a um deslocamento.
b)o Distrito Federal e Roraima recebem mais “forasteiros” do que todos os demais estados da Federação; ERRADA, pois de acordo com o texto São Paulo que seria o estado a receber mais forasteiros.
c)mais da metade da população brasileira vive fora de sua cidade natal, por motivos variados; ERRADA, pois de acordo com o texto representa apenas 40%.
d)os cidadãos brasileiros de 60 anos, com a idade de aposentadoria, migram para lugares melhores; ERRADA, pois em nenhum momento do texto vemos algum comentário sobre aposentadoria. Portanto, a meu ver uma extrapolação textual.
e)a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem. CORRETA, pois a toda a mobilidade é sim consequência das deficiências nos locais de origem como o texto fala.
Espero ter ajudado a todos.
FOCO, FORÇA E FÉ!
-
FGV escrota
-
Pessoal acho que entendi a letra A
o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem;
Talvez o motivo para a maiorr quantidade de deslocamentos seja outro, como familia, por exemplo
Não se infere do texto que o emprego e o ensino sejam os motivps para os maiores deslocamentos
-
Permita-me discordar de quem explicou a letra E.
Eu até entendi a explicação. Porém, em momento algum se denotou a ideia de que o "emprego e o ensino" eram os MAIORES motivos.
Se a frase fosse "A mobilidade pelo país, seja impulsionada PRINCIPALMENTE por emprego, ensino, ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população" aí sim poderíamos concordar com o gabarito.
Mas vejam novamente a frase:
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população."
Não há qualquer menção ao que eu citei.
Já a Letra A diz que "o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem;"
CORRETÍSSIMA ao meu ver já que estes 2 motivos fazem parte dos vários citados.
-
Dica para prova de português da FGV: vá filosofando e vendo chifre em cabeça de cavalo! Se possível tome uma lapada de cana (cachaça) toda vez que for fazer as questões!!!
-
Enquanto as bancas passarem a escolher a alternativa que quiserem nas alternativas, elas vão pintar e rodar. Precisamos ter um õrgão/local/fiscal a quem recorrer nesses casos. A própria banca não pode simplesmente dizer que é porque é e pronto! Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento teria total certeza que no texto 3 EM NENHUM momento recebemos a informação da alternativa E. Se o enuncioado dissesse: podemos inferir do texto ou deduzir, com base no texto, aí sim seria outra história.
-
Incrível como tem gente que gosta de se enganar. Sempre tem um ou outro pra querer justificar os gabaritos absurdos que a FGV indica.
-
Errei marcando a A, maas, olhando melhor, dá pra perceber que a resposta é de fato a E. O texto afirma que o emprego e o ensino são um dos motivos pelos quais mais de 80 milhões (blá blá blá). A letra A afirma que o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem, ora, o texto não fala isso!! fala que estes são um dos motivos, e não a razão pela qual ocorra a maior quantidade de deslocamentos das cidades, por isso a letra E está correta, pois os exemplos citados acima são apenas consequências deficiência do local de origem.
(não vale a pena brigar com a banca)
-
Uma Banca extremamente complicada.
-
Concordo com o colega "Markson Gonçalves " (Uma Banca extremamente complicada)
Mas quando dá, acertamos (Depois de reponder muitas questões da banca, é obvio, você acaba entendendo o perfil dela.
A letra "b" também confundil muitas pessoas.
COMENTÁRIO
a) ", seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos" Não especifica diretamente só o emprego e a educação.
b) "São Paulo é o Estado que mais tem pessoas de fora" DF e Roraima são apenas em comparação proporcional dentro do proprio estado.
c) "equivalente a quase 40% da população" Não é mais da metade.
d) "60% dos brasileiros já não vivem em suas cidades de origem" Sua colocação no texto diz que são fruto de migração e não que vão migrar dinovo.
e) "seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos" Essa premissa, nos dá margem para tais deficiências. (Gabarito)
"Faça ou não faça, tentativa não há" (Mestre Yoda - Jedi)
-
Pergunta e Resposta totalmente duvidosas. Merecia ser anulada
-
Justificativa para o gabarito alternativa "E":
João pergunta para Maria: O que lhe impulsonou a sair da sua cidade natal?
Maria responde: Emprego e ensino.
João faz uma reflexão: Maria me disse que saiu de sua cidade natal impulsionada por emprego e ensino! Será que lá na sua cidade a oferta de empregos é alta e o ensino é de qualidade? Ou será que lá não tem emprego e o ensino é de baixa qualidade? Bom... ela deve ter saído de lá porque as condições eram deficitárias...
Portanto: a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem.
Justificativa para o erro da alternativa "A":
O texto cita: "A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos"... Em momento algum o autor fez uma gradação entre emprego, ensino e outros motivos, ou seja, não se pode afirmar que: "o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem";
Obs.: concordo que a banca é problemática, mas a questão foi corretamente elaborada!
-
-
Onde o texto fala isso?? Banca PTética...
-
Essa foi de "grátis".
-
Se o gabarito oficial fosse a letra "A" a banca justificaria que "outros motivos" podem ser coisas boas... hahaha
-
Aí me vem o pessoal e diz que a FGV deixa duas opções, que é para marcar a que mais se aproxima do resultado.
E agora?
-
Incorreção da assertiva A: o emprego e o ensino servem como motivos para A MAIOR quantidade...
O erro está em afirmar que o emprego e ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos, pois não há no texto uma hierarquia de motivos para se afirmar isso.
-
Típico: quem acertou tenta justificar o gabarito. Quem errou afirma que a questão foi mal elaborada e merece anulação.
Aí tem aqueles como eu que acertou sabe Deus o porquê e torce para que isso ocorra milagrosamente no dia da prova! kkk'
-
Risos para as pessoas tentando justificar o gabarito! Vou anotar os nomes pra saber em qual concurso da FGV vão acertar mais de 50% de português!
-
Discordo do gabarito,porque este motivo para o deslocamento populacional não está no texto.
-
Tem um erro sutil na LETRA A
A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos.
Outros motivos dá azo para variadas interpretações não somente ao emprego e ensino como afirma a alternativa A, certamente tá aí o erro.
o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem: Sim, mas não são só eles. a afirmação está muito restritiva aqui. Isso é típico da FGV.
E olha que eu xingoo essa banca 15 vezes a cada 2 questões, mas essa aqui não tem o que reclamar não
-
Analisando, a letra E é a menos errada, digamos. Se bem que forasteiros entre aspas e outros motivos logo no início dão margem a interpretações. FGV!!!
-
Isso não é extrapolação??????????????
-
A porcaria do gabarito dado pela porcaria da banca foi E.
Entendo que houve uma extrapolação, pois em nenhum momento o texto fala em causa para a mobilidade populacional.
-
Em momento algum o texto fala sobre deficiência no local de origem. No máximo, ele fala que o motivo para o deslocamento é: A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos. O emprego e o ensino impulsionam, mas isso não obriga que o local de origem seja deficiente. O melhor de tudo é que essa questão é de compreensão de texto, se fosse interpretação, até que seria compreensível.
Enfim, tipico das questões de língua portuguesa da FGV.
-
'' Se a Pessoa é (IMPULSIONADA) por emprego, estudo, trabalho... seja lá o quê..'' É porque no local onde ela Nasceu não tem tais coisas.
-
complicado viu, a letra A n contradiz nenhuma informação do texto e em nenhum momento diz APENAS, triste esse entendimento
-
Ué ????