SóProvas



Prova FUNDATEC - 2021 - COMUR de Novo Hamburgo - RS - Técnico em Segurança do Trabalho


ID
5512072
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Mariano, Flávia e João são funcionários, contratados em regime celetista, da empresa XYZ Ltda. No mês de setembro de 2021, ocorreram os seguintes fatos:

I. No dia 06 de setembro, Mariano já havia registrado o ponto de saída, quando, ao sair do seu trabalho, iniciou um grande temporal, optando, por escolha própria, retornar à recepção da empresa, ali ficando até que passasse a chuva.
II. Flávia, secretária da XYZ Ltda. e estudante de Direito, no dia 08 de setembro, após o término de sua jornada de trabalho, ficou na empresa por mais 1 hora estudando para prova da sua faculdade.
III. No dia 13 de setembro, faltou água na casa de João, por isso, ele decidiu chegar mais cedo ao serviço para tomar banho na empresa.

Considerando o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinale os casos em que NÃO serão computados como período extraordinário de tempo à disposição do empregador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E) I, II e III

    Art. 4º, §2º da CLT

    § 2  Por não se considerar tempo à disposição do empregador, não será computado como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos previsto no  quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares, entre outras:             

    I - práticas religiosas;             

    II - descanso;              

    III - lazer;               

    IV - estudo;               

    V - alimentação;             

    VI - atividades de relacionamento social;           

    VII - higiene pessoal;             

    VIII - troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa.   

  • Art. 4º  § 2º Por não se considerar tempo à disposição do empregador, NÃO SERÁ COMPUTADO como período extraordinário o que exceder a jornada normal, ainda que ultrapasse o limite de cinco minutos previsto no § 1º do art. 58 desta Consolidação, quando o empregado, por escolha própria, buscar proteção pessoal, em caso de insegurança nas vias públicas ou más condições climáticas, bem como adentrar ou permanecer nas dependências da empresa para exercer atividades particulares, entre outras:

    I - práticas religiosas;

    II - descanso;

    III - lazer;

    IV - estudo;

    V - alimentação;

    VI - atividades de relacionamento social;

    VII - higiene pessoal;

    VIII - troca de roupa ou uniforme, quando não houver obrigatoriedade de realizar a troca na empresa. 


ID
5512075
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Conforme disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em ______ para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de 02 anos após a extinção do contrato de trabalho.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    Art. 11 da CLT.

  • Gabarito: E)

    CLT

    Art. 11. A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

  • GABARITO: E

    Art. 11. A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.


ID
5512078
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

“Em março de 2020, o isolamento social foi considerado a única forma de conter a proliferação da Covid-19, doença causada pelo ‘novo’ coronavírus. E assim, milhares de trabalhadores passaram a exercer suas atividades profissionais à distância, nas modalidades teletrabalho e home office. Observa-se, que mesmo com o retorno gradual das atividades presenciais, como vem acontecendo no segundo semestre de 2021, uma parcela considerável de empresas vem dando continuidade a essa prática, permitindo que parte de seus empregados executem suas tarefas em casa, seja em tempo integral ou apenas em alguns dias da semana”. Nesse contexto, conforme disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 75-B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

    Parágrafo único. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.

  • Gabarito: B)

    B) CORRETA: Art. 6º da CLT: Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.

    Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.


ID
5512081
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Ana Maria e João Alfredo foram admitidos pela empresa DFG Ltda., para o cargo de Ajudante de Limpeza, no regime celetista, com o mesmo período de trabalho, carga horária, atribuições, local e turno. Após 5 meses de vínculo empregatício, Ana Maria tomou conhecimento que seu salário base era 10% inferior ao que João Alfredo recebia e solicitou esclarecimentos ao departamento pessoal da empresa. Considerando as informações descritas acima, assinale o artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diretamente relacionado com o descumprimento da empresa DFG Ltda. ao contratar Ana Maria com salário inferior ao de João Alfredo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A - Art 5º CLT : A todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo.

  • GABARITO: A

    CF/88 Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

    CLT. Art. 5º - A todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo.

  • Basta saber ler para acertar a questão...


ID
5512084
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em relação ao disposto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Considera-se como serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador.
( ) Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
( ) Não serão computados, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade, os períodos em que o empregado estiver afastado por motivo de acidente do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º, § 1º, CLT Computar-se-ão, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade, os períodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando serviço militar e por motivo de acidente do trabalho.  

  • GABARITO: E (V, V, F)

    (v) Considera-se como serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador.

    Art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.

    (v) Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

      Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

    (f) Não serão computados, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade, os períodos em que o empregado estiver afastado por motivo de acidente do trabalho.

    art. 4 (...) § 1º Computar-se-ão, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade, os períodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando serviço militar e por motivo de acidente do trabalho.           

  • Espero que caia uma questão dessas na minha prova


ID
5512087
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme disposto na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, é assegurada a gratuidade:

I. Aos maiores de sessenta e cinco anos, no transporte coletivo urbano e metropolitano.
II. Aos deficientes comprovadamente carentes, no transporte coletivo intermunicipal.
III. A todas gestantes, no transporte coletivo intermunicipal.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Constituição RS - Art. 262. É assegurada a gratuidade:

    I - aos maiores de sessenta e cinco anos, no transporte coletivo urbano e metropolitano;

    II - aos deficientes comprovadamente carentes, no transporte coletivo intermunicipal. 


ID
5512093
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para:

I. Analfabetos.
II. Maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
III. Maiores de setenta anos.
IV. Todos os trabalhadores rurais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Trabalhadores rurais não é facultativo.

  • Gabarito D

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

    Nada rural.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos políticos e pede ao candidato que julgue os itens que segue, no tocante ao alistamento eleitoral e o voto facultativos. Vejamos:

    I. Analfabetos.

    Correto. Para os analfabetos o voto e o alistamento eleitoral é facultativo. Aplicação do art. 14, § 1º, II, "a", CF: Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: II - facultativos para: a) os analfabetos;

    II. Maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

    Correto. Para os maiores de 16 e menores de 18 o voto e o alistamento eleitoral é facultativo. Aplicação do art. 14, § 1º, II, "c", CF: Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: II - facultativos para: c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

    III. Maiores de setenta anos.

    Correto. Para os maiores de 70 anos, o voto e o alistamento eleitoral é facultativo. Aplicação do art. 14, § 1º, II, "b", CF: Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: II - facultativos para: b) os maiores de setenta anos;

    IV. Todos os trabalhadores rurais.

    Errado. A não ser que os trabalhadores rurais sejam analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 ou maiores de 70 anos, o voto é obrigatório. Inteligência do art. 14, § 1º, I, e II, CF: Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

    Assim, apenas o item IV está errado.

    Gabarito: D

  • Uma dica para memorizar o item II)

    Nessa idade vc TENTA = Maiores de SeTENTA

  • ▪️ Facultativo para:

    Analfabetos »podem votar “eleitor””, mas não podem ser votados

    Maiores de 70 anos [70votar] “não é idoso”

    ↳ Maiores de 16 e menores de 18

  • GAB-D

    FACULTATIVO

    I. Analfabetos. II. Maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. III. Maiores de setenta anos. 

    Coragem é saber o que não temer. VÁ ESTUDAR!!

  • RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

    • ORGULHO DE PERTENCER

  • GABARITO: D

    Art. 14, § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

  • P/memorizar:

    voTo

    seTenta

  • QUESTÃO BASTANTE TRANQUILA
  • 16 facult 18 obriga 70 facult Analfabeto facult

  • Pessoal do sítio tem que ir pra cidade votar

  • eu li alistamento MILITAR ...


ID
5512096
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos atos considerados crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, conforme disposto no Decreto Lei nº 2.848/1940.

( ) Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem.
( ) Inserir ou facilitar a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.
( ) Extraviar documentos oficiais, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente.
( ) Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO SEM SENTIDO !

  • CAPÍTULO I - DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

    (V) Peculato mediante erro de outrem - Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    (V) Inserção de dados falsos em sistema de informações - Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.

    (V) Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento - Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente: Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.

    (V)  Corrupção passiva - Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.     

  • crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, direito penal papai

  • Para responder à questão, cabe a análise das assertivas contidas nos seus itens de modo a verificar-se quais delas são falsas ou verdadeiras e, via de consequência, qual alternativa está correta.

    Item (I) - A conduta descrita neste item corresponde de modo perfeito, ao delito de peculato mediante erro de outrem, tipificado no artigo 313 do Código Penal. Logo, a presente assertiva é verdadeira.

    Item (II) - A conduta descrita neste item corresponde ao crime de Inserção de dados falsos em sistema de informações, tipificado no artigo 313-A do Código Penal, razão pela qual a presente proposição é verdadeira.

    Item (III) -  A conduta descrita neste item corresponde ao crime de extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento, previsto no artigo 314 do Código Penal. Assim sendo, a presente assertiva é verdadeira.

    Item (IV) -  A conduta descrita neste item subsome-se ao tipo penal do artigo 317 do Código Penal, que prevê o crime de corrupção passiva. Assim sendo, a presente assertiva é verdadeira.


    Conforme pôde-se atestar, todas a proposições contidas nos itens da questão são verdadeiras, sendo correta a alternativa (B).



    Gabarito do professor: (B)





  • Não concordo com o gabarito:

    A alternativa abaixo, conforme o Código Penal, requer a QUALIDADE DE FUNCIONÁRIO AUTORIZADO, portanto, alternativa FALSA.

    Inserir ou facilitar a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano. (questão)

    Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Código Penal)

  • CAPÍTULO I - DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

    (V) Peculato mediante erro de outrem - Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    (V) Inserção de dados falsos em sistema de informações - Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.

    (V) Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento - Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente: Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.

    (V)  Corrupção passiva - Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.  

  • (V) Peculato mediante erro de outrem - Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    (F) Inserção de dados falsos em sistema de informações - Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano. Na questão falta a elementar funcionário autorizado deixando a alternativa falsa já que se o funcionário não for o autorizado não será este crime.

    (V) Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento - Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente: Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.

    (F)  Corrupção passiva - Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.   Na questão falta a elementar ainda que fora da função ou antes de assumi-la, MAS em razão dela, deixando a alternativa falsa . O CRIME TEM QUE SER PRATICADO EM RAZÃO DA FUNÇÃO

    GABARITO LETRA C.

    NÃO SEI SE O QCONCURSO ERROU NO GABARITO OU SE REALMENTE A BANCA DEU COMO CERTA A LETRA B . CASO SEJA REALMENTE A LETRA B O GABARITO ESTARÁ ERRADO.

    O QUE MAIS ME ASSUSTA É O PROF DO QCONCURSO COMENTAR ESTA QUESTÃO E DAR COMO CORRETA A LETRA B .

  • Estranho, pois as questões estão incompletas, a Banca não segue um padrão determinado. Por vezes, uma palavra ausente, já determina se está certo ou errado em outras as questões vem incompletas e está certo. Vai entender!?
  • se o tipo está incompleto então não é válido.
  • O termo “crimes contra a administração pública” representa o grande grupo de tipos penais que engloba os arts. 312 a 359-H do Código Penal.

    Este grupo é dividido em cinco subgrupos:

    • Crimes praticados por funcionário público contra a administração EM GERAL (arts. 312 a 327 do CP)
    • Crimes praticados por particular contra a administração em geral (arts. 328 a 337-A do CP)
    • Crimes contra a administração pública estrangeira (arts. 337-B a 337-D do CP)
    • Crimes contra a administração da Justiça (arts. 338 a 359 do CP)
    • Crimes contra as finanças públicas (arts. 359-A a 359-H do CP)

    Crimes por funcionário público contra a administração EM GERAL:

    • Peculato (art. 312)
    • Concussão (art. 316)
    • Corrupção passiva (art. 317)
    • Prevaricação (art. 319)
    • Condescendência criminosa (art. 320)
    • Advocacia administrativa (art. 321)
    • Excesso de exação (art. 316, §1º do CP)
    • Emprego irregular de verbas ou rendas públicas (art. 315)
    • Inserção de dados falsos em sistema de informações 
    • Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações

         * Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento

        *Emprego irregular de verbas ou rendas públicas

         *Facilitação de contrabando ou descaminho

         *Violência arbitrária

        *Abandono de função

         *Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado

        *Violação de sigilo funcional

         *Violação do sigilo de proposta de concorrência.

  • Acertei por exclusão e perceber que não havia outro gabarito, digo isso, porque já vi uma questão idêntica da fundatec sobre o item - ( ) Inserir ou facilitar a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano, na qual a banca dá como errada por não constar a expressão: por funcionário autorizado.


ID
5512102
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Anderson é um dos colaboradores de uma empresa de mineração, a meta semanal dele é de 300 kg de carvão. Sabendo que Anderson consegue produzir 20 kg a cada 2 horas e que ele trabalha 6 dias por semana e tem carga horária de 6 horas/dia, se ele iniciar a produção na sua primeira hora de trabalho, sem qualquer interrupção, em quantos dias ele terá sua meta concluída?

Alternativas
Comentários
  • 60 kg -------------------- 24 h ( 1 dia)

    300 kg ------------------- X

  • 20 kg --- 2 h

    40 kg --- 4 h

    60 kg --- 6 h = 1 dia

    60 kg ---------- 1 dia

    300 kg ---------- x dia

    60x = 300

    x = 300/60

    x = 5 dias

  • 20 kg --- 2h

    300 kg --- x

    20x = 300 x 2

    x = 600/20 = 30 -> O número de horas para produzir os 300 kg de carvão.

    -

    Como ele trabalha apenas 6h por dia, é necessário dividir as 30h pelas 6h diárias e ver a quantidade de dias necessários:

    30/6 = 5 dias.

  • 60 kg --- 6 h = 1 dia

    60 kg ---------- 1 dia

    300 kg ---------- x dia

    60x = 300

    x = 300/60

    x = 5 dias

  • GABARITO : B

    1. iniciamos a resolução da seguinte maneira, colocamos os valores em KG que a questão nos forneceu e o numero de horas pra produzir estes, juntos com a incógnita da questão (o que queremos descobrir).

    20 kg --- 2h

    300 kg --- x

    1. leva-se 2h para produzir 20kg,sendo assim para produzir 300 KG demanda-se de mais tempo.como são grandezas diretamente proporcionais,multiplicá-se em x

    20.x = 300 .2

    x = 600/20 = 30 -> (30 O número de horas para produzir os 300 kg de carvão)

    1. a questão nos fornece que trabalha 6h por dia ,pelo raciocinio em 30 dias ela produzirá x (o que queremos descobrir)

    1dia ---------- 6 horas

    30 dias ---------- x h

    horas=tempo

    30x=6

    x=30/6

    x=5 dias

    atenciosamente : thayná matias.

  • RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

    • ORGULHO DE PERTENCER

  • 2horas=20kg

    6horas=60kg

    Ele trabalha 6horas por dia

    então a cada dia ele produz 60kg

    e a meta é 300kg

    300/60=5


ID
5512108
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A empresa Coma Bem tinha 150 funcionários em 2020, dentre eles, 40% trabalhavam na cozinha; já em 2021, essa porcentagem diminuiu para 30%, porém o número de funcionários na cozinha continuou o mesmo. Com base nesses dados, podemos dizer que em 2021 a empresa Coma Bem está com um total de quantos funcionários?

Alternativas
Comentários
  • 1°) DESCOBRIR QUANTO A QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS NA COZINHA

    I) 40%*150 = 60.

    2°) FAZER A PORCENTAGEM INVERSA.

    I) 60 = 30%*X

    II) ( 60*100 ) / 30 = 200

    R: 200.

    FONTE DE CONHECIMENTO: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-word-problems/v/solving-percent-problems-3

  • Q viagem

  • brinque com as alternativas, deixe de contas loucas.

    considerando que 40% dos funcionários de 2020 (150) corresponde a 60 funcionários,

    então 30 % de qual das alternativas manteria os 60 funcionários na cozinha ? 30% de 200 = 60 logo

    LETRA C

  • não entendi a questão... se ele pede 40% de 150 = 60...

    dps disse q no ano seguinte a porcentagem caiu em 30%... esses ''30%'' não deveria ser tirado dos que não são cozinheiros?

    ''porém o número de funcionários na cozinha continuou o mesmo''

    então eu tirei 30% do restante e somei... até dar o total de funcionários

  • É uma questão boba, mas tive dificuldade em resolver, foram quase 20 minutos.

    Primeiro, eu calculei 40% de 150 = 60

    Depois, fui fazendo por eliminação, 30% de cada alternativa, até chegar em uma que batia o valor de 60.

    Gabarito: C

  • Essa questão me pegou bonito! só depois de um tempo cheguei a entender...

  • Na regra de três da certo tb?

    pq multipliquei 150x100 1500 depois dividi por 30=50 e somei com os 150. Que deu 200

  • 40% de 150= 60 Funcionários na cozinha

    Regra de 3

    30%-----60

    100%----X

    Resultado= 200 Funcionários no total.

    Pertencerei BMRS

  • → 40% de 150 → (40/100).150 = 60.

    → 30% de X = 60 (enunciado disse que o número de cozinheiros se manteve)

    → (30/100) . X = 60 → 60 . (100/30) = X

    → X = 200.


ID
5512114
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fátima é artesã; para produzir um lote de um determinado produto, ela leva 20 dias, sendo que ela trabalha 6 horas por dia. Se Fátima começar a trabalhar 8 horas por dia, quantos dias ela vai levar para produzir essa mesma quantidade de produto?

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    15

    20 = 6

    X 8

    MULTIPLICA PELO INVERSO DA SEGUNDA

    20 = 8------------------------------------20*6=120

    X 6

    8X= 120

    X= 120/8

    X=15

    EU FIZ ASSIM, DEVE TER OUTROS MEIOS DE RESOLVER!!!

  • Vamos estabelecer uma relação de dias e horas.

    Neste caso em tela temos uma regra de três inversa.

    Horas ------- Dias

    6 20

    8 X

    Neste caso, antes de resolvermos em X, devemos saber se ela não é inversamente proporcional.

    Nesse caso sim, pq?! Quanto mais horas eu trabalhar, menos dias eu vou precisar, então devemos inverter as horas.

    Horas ------- Dias

    8 20

    6 X

    20.6 = 8x

    120 = 8x

    x= 120/8

    x= 15 dias.

    GABARITO D.

    #VOCÊDEFARDA

  • Essa usei raciocínio lógico

    Vamos lá, sabendo que pra fazer 1 lote ela demora 20 dias trabalhando por 6 horas (20x6=120 horas), a questão pede quantos dias ela demoraria pra fazer o lote trabalhando por 8 horas o dia. Usaremos as próprias alternativas a favor. Exemplo:

    letra a) 8 errada pois 8x8=64 (horas)

    alternativa correta seria letra D

    15x8=120 (horas)

  • L = lote, d = dia e h = hora

    → 1 L = 20d . 6h

    → 1 L = Xd . 8h

    → 20d . 6h = Xd . 8h

    → X = 15.

  • se liga!

    dias horas

    20---------- 6

    x -----------8

    8.x=20.6

    8x=120

    x=120/8

    x=15

  • para quem está aprendendo, essa questão tem o detalhe de ser inversamente proporcional, ver um vídeo no youtube vai fazer bem.


ID
5512126
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Rodrigo quer comprar um computador novo, porém, como começou a pouco em seu novo emprego, não tem nenhum valor guardado. Ao chegar na loja, viu que o computador que ele queria estava custando R$ 1.500,00, porém, ao ser parcelado em 10 vezes, a esse valor seria acrescido 5% ao mês. Considerando a taxa de juros simples, com base nessas informações, qual será o valor da parcela paga por Rodrigo?

Alternativas
Comentários
  • M=C(1+i*n)

    M=1500*(1+0,05*10)

    M=1500*(1+0,5)

    M=1500*1,5= R$2.250,00/10 parcelas=225,00 cada parcela

  • PC= 1.500 

    TAXA DE 5% AO MÊS 

    5% DE 1.500= 75 POR MÊS DE TAXA

     

    VALOR DO PC 1.500 EM DEZ PARCELAS= 150 POR MÊS 

    150 DA PARCELA MENSAL + 75 DA TAXA = 225,00 REAIS

  • Formula de Juros simples: J=C.I.T/100

    aplicando os valores

    J=1.500.5.10/100

    corta os zeros

    J=15.5.10

    J=750

    OBS-A questão não quer saber os juros, quer saber o valor das parcelas em 10x

    então somamos os 1.500(valor do PC)+750(os juros parcelado)

    1.500=750=2.250

    2.250 é o valor total que ele vai pagar pelo PC parcelado, então seguimos para descobrir o valor da parcela...

    2.250 dividido por 10=225

    R=LETRA C

  • (5%) 0,05 x 1500 = 75

    75 x 10 meses = 750

    750 + 1500 = 2250

    2250 / 10 meses = 225

    RESPOSTA: 225

  • Pmpe2022

  • Marrapaz, uma questão tão simples e eu fui marcar errado. Dividi 1500 por 10 (chegando a 150) e depois, todo feliz, só fiz acrescentar a cerejinha no bolo: 5% de 150 = 7,5, totalizando 157,50 ao mês.


ID
5512132
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o resultado da equação de primeiro grau 2x - 7 = 28 - 5x?

Alternativas
Comentários
  • Cuidado. Olhe este informativo do STF:

    É lícito ao Poder Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral, nos termos do que preceitua o art. 5º, XLIX, da CF, não sendo oponível (opor) à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação dos poderes. STF. Plenário. RE 592581/RS, rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgado em 13/8/2015 

  • Oxe

  • Oxe

  • Você está equivocado, pois existe o “ativismo judicial”. Ele

    é bastante importante e traduz a ideia de participação mais intensa do Judiciário na concretização de políticas públicas sociais de índole constitucional, resultando em uma maior interferência no espaço de atuação dos outros Poderes.

  • Então o estado não fornecer o mínimo existencial previsto na CF dentre os Direitos Sociais não é caso de ilegalidade ? Cuidado com os comentários glr.... A questão não trata de mérito algum referente à atos da adm.

  • GAB. B

    2x - 7 = 28 - 5x

    2x + 5x = 28 + 7

    7x = 35

    x = 35/7

    x = 5

  • x=5 >>>>>> 2.5-7=3 ou 28-5.5=3 o examinador perguntou o resultado da equação não quem era o (x) da equação. discordo do gabarito

  • 2x-7 = 28-5x

    7x = 35

    X = 5

  • 2x-7=28-5x

    1°) LETRAS PARA UM LADO, NÚMEROS PARA OUTRO.

    2X+5X= 28+7

    a) 5x era negativo, passou positivo.

    b) 7 era negativo, passou positivo.

    2°) 7X= 35

    a) Isolar o X.

    b) 7 está multiplicando, passa dividindo o 35.

    X= 35/7

    X= 5

    GAB: B

  • RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

    • ORGULHO DE PERTENCER

  • Errei por pensar que ele se referia ao resultado da equação [3 = 3] e não ao valor de x..


ID
5512138
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Bianca quer fazer uma viagem no final de ano com seu filho. Para isso, ela comprou um cofre onde guarda somente notas de R$ 2,00 e R$ 5,00. Em um determinado dia, ela abriu o cofre e viu que havia 23 notas que juntas somavam R$ 73,00. Com base nessas informações, podemos dizer que Bianca tinha quantas notas de R$ 5,00?

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    9 NOTAS DE 5 REAIS = 45 REAIS

    23 - 9 = 14 NOTAS DE 2 REAIS

    14 X 2 = 28 REAIS

    45 + 28 = 73 REAIS

  • RESOLVA USANDO SISTEMAS:

    x.2 + y.5 = 73 ( o raciocínio é o seguinte: x e y são os números de cédulas que ainda não sabemos. Mas a questão diz que a soma de tudo é igual a 73.)

    x + y = 23 ( a questão também diz que a soma de cédulas de R$2 e R$5 é igual a 23)

    ENTÃO, isolamos uma variável de uma das equações e substituímos na outra:

    (EQUACÃO 1)

    x + y = 23

    x = 23 - y

    (EQUAÇÃO 2)

    (23-y).2 + y.5= 73

    46-2y + 5y = 73

    46 + 3y = 73

    3y = 73-46

    3y= 27

    y=27/3

    y=9

    Logo, são 9 o número de cédulas de R$5

    GAB: E

  • foca na brigada

    que vira brigadiano

    ultima chance força e honra

  • da para fazer pelas alternativas.

  • Nessa questão é obrigatório ir tentando pelas alternativas; Poderia a resposta ser 13. Se observarmos que 13x5= 65 nos sobram 8 que seriam as notas 4 notas de 2.


ID
5512141
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No restaurante do Juquinha, na primeira semana do mês, 44 dos clientes optaram pela opção de buffet livre e 36 pela opção buffet a quilo. Sabendo dessas informações, analise as assertivas abaixo:

I. O número de clientes que optam pela opção buffet a quilo é maior que o dobro do número de clientes que optam pela opção buffet livre.
II. Na primeira semana do mês, o restaurante de Juquinha recebe menos de 500 clientes.
III. O percentual de clientes que optam pela opção de buffet livre é maior que 24%.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    4X4X4X4 = 256 clientes no buffet LIVRE

    3X3X3X3X3X3 = 729 clientes no buffet A QUILO

    I. DOBRO DE 256 = 512, que é menor que 729. CERTO

    II. 729 + 256 = 985 clientes no TOTAL. ERRADO

    III. Use regra de 3. 256 corresponde a 25,98%. CERTO

  • Gabarito: (D) Apenas I e III

    • Buffet Livre 4^4 = 4×4×4×4 = 256
    • Buffet a quilo 3^6 = 3×3×3×3×3×3 = 729

    I. O número de clientes que optam pela opção buffet a quilo é maior que o dobro do número de clientes que optam pela opção buffet livre.

    Basta multiplicar o Buffet Livre por 2 e ver se é maior, ou seja, 2×256 = 512

    (CORRETO)

    II. Na primeira semana do mês, o restaurante de Juquinha recebe menos de 500 clientes.

    Um cliente pode ter comprado os dois ao mesmo tempo (uma intersecção), mas o exercício não forneceu essa informação. Portanto, não procure pêlo em ovo. Basta, somente, somar o que foi dado: 256 + 729 = 985 clientes

    (INCORRETO)

    III. O percentual de clientes que optam pela opção de buffet livre é maior que 24%

    Para saber uma porcentagem de algo, basta dividir somente ela pelo todo, ou seja, 256/(256 + 729) = 0,2598..., ou seja, aproximadamente 25,99%. Se você não enxergar isso, pode fazer por regra de 3 simples:

    256 Buffet Livre ------------- x

    985 --------------------------- 100% (multiplicando cruzado)

    985x = 100×256

    x = 25600/985

    x ≅ 25,99%

    (CORRETO)

    Bons estudos! Klismann Botelho


ID
5513065
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o disposto na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Constituição RS - Art. 49. O Poder Legislativo é exercido pela Assembléia Legislativa.

  • Art. 4.º A cidade de Porto Alegre é a capital do Estado, e nela os Poderes têm sua sede.

    Art. 5.º São Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Parágrafo único. É vedado a qualquer dos Poderes delegar atribuições, e ao cidadão investido em um deles, exercer função em outro, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    Art. 6.º São símbolos do Estado a Bandeira Rio-Grandense, o Hino Farroupilha e as Armas, tradicionais.

    Parágrafo único. O dia 20 de setembro é a data magna, sendo considerado feriado no Estado. (Redação dada pela Emenda Constitucional n.º 11, de 03/10/95) 

  • A - Art. 6.º São símbolos do Estado a Bandeira Rio-Grandense, o Hino Farroupilha e as Armas, tradicionais.

    B - Art. 49. O Poder Legislativo é exercido pela Assembléia Legislativa.

    C - Art. 78. O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Estado, auxiliado pelos Secretários

    de Estado.

    D - Art. 6.º São símbolos do Estado a Bandeira Rio-Grandense, o Hino Farroupilha e as Armas, tradicionais.

    Parágrafo único. O dia 20 de setembro é a data magna, sendo considerado feriado no Estado.

    E - Art. 4.º A cidade de Porto Alegre é a capital do Estado, e nela os Poderes têm sua sede.

  • São símbolos do Estado do Rio Grande do Sul: B A H

    • Bandeira Rio-Grandense, o Hino Farroupilha e as Armas, tradicionais.
  • O Tribunal de Contas do Estado AUXILIA a Assembleia Legislativa, exercendo o CONTROLE EXTERNO - artigo 71.

  • BAHIA

    BAndeira Rio-Grandense, HIno Farroupilha e as Armas, tradicionais


ID
5513080
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Gabriele trabalha em uma revenda de carros que concede comissão aos colaboradores, conforme suas vendas. A cada 10 carros vendidos, o colaborador recebe um bônus de R$ 300,00. Sabendo que, no mês de abril de 2021, Gabriele recebeu R$2.220,00 de comissão, quantos carros Gabriele vendeu? 

Alternativas
Comentários
  • a mulher vendeu 74 carros, segundo minha regra de três... funcionária do mês

  • GAB-D

    74

    10 = 300

    X 2220

    MULTIPLICA CRUZADO

    300X=22.200

    X=22200/300---------------CORTA OS ZEROS

    X=222/3

    X=74

    EU FIZ ASSIM, DEVE HAVER OUTROS MEIOS DE RESOLVER.

  • Minha conta deu 73,3 e arredondei para 74 .-.

  • 2.220,00/300,00 (anula os zeros)

    222/30 = 7,4 * 10 = 74

  • Rapaz ai da pra tenta, tentativa e erro

    fiz com 300*70=21.000

    300*74=22.200

    mais rápido.....

  • Gostei da aproximação de 73,3 para 74

  • Se a cada 10 carros ganha 300 reais, então cada carro ela ganha 30 reais.

    Basta dividir o valor ganho por 30.

    2200/30 = 73,33333

    Letra D.

  • 2220/300

    R=7,4

  • "A cada 10 carros vendidos, o colaborador recebe um bônus de R$ 300,00". Ou seja, ela precisa obrigatoriamente vender 10 carros para ter o direito ao bônus; caso contrário, da forma como está escrito, ela não receberia. A questão não fala que ela recebe proporcionalmente o valor de acordo com o numero de vendas. Faltou informação na questão.


ID
5513086
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Gilmar precisa realizar uma viagem e sabe que seu veículo, a cada 300 km, gasta 35 litros de gasolina. Caso ele precise percorrer 480 km, qual será o total de combustível necessário?

Alternativas
Comentários
  • 480x35= 16.800

    16.800 dividido por 30

    total= 56

  • Se eu já sei o quanto gasto para 300 km, basta diminuir na quantidade total (480-300) e aplicar a regra de três.

    300 ---- 35

    180 ----- x

    x = 21

    Depois só somar os 35 litros dos 300km + 21 litros dos 180km = 56 litros para 480km.

  • RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

    • ORGULHO DE PERTENCER

  • Fiz por regra de três!

    35L---300

    x ---480

    30x= 48.35 (cortei o zero do 480 com o zero do 300)

    30x= 1650

    x= 1650/30

    x= 55 (arredondei pra 56)

    Alternativa C


ID
5513098
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Martina está assistindo sua série favorita e viu que ainda faltavam 4 episódios, que totalizam 162 minutos, para terminar a última temporada. Martina olhou para o relógio e viu que já eram 21 horas e 33 minutos. Caso ela resolva olhar os episódios faltantes, qual será o horário em que ela terminará de assistir?

Alternativas
Comentários
  • 162 minutos equivalem a 2 horas y 42 minutos.

    A Martina viu o horário: 21 horas y 33 minutos.

    Resultado da soma: 0:15

    Gabarito A

    1 Timóteo 4:2 "sob a influência da hipocrisia de pessoas mentirosas, que têm a consciência cauterizada. São líderes que proíbem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e estão bem firmados na verdade."

    Não ao fim da carne vermelha natural!

    COP 26 farsa.

  • 4 EP ----------- 162 min / 60 min = 2h e 42 min

    Hora atual ----------- 21h e 33 min + 2h e 42 min = a soma literal vai dar 23H e 75 min, porem cada 1H = 60 min então

    podemos dizer que 23H e 75 min = 24H e 15 min

    ''Os fracos morrem na praia, ou bravos carregam os corpos".

  • Gab A

    162 minutos / 60 = 2,7h

    2,7h = 2h x 70/100

    70/100 x 60min = 42min

    21h 33min + 2h 42min = 23h 75min = meia noite e 15min


ID
5513104
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Martina aplicou a juros simples de 3% ao mês seu saldo de R$ 1.800,00. Após 2 anos e 5 meses, qual será o seu valor total? 

Alternativas
Comentários
  • Alguém teve a mesma resposta do gabarito (letra D)?

    Já refiz 150 mil vezes e em todas elas chego a R$3.366,00.

    Segundo a fórmula do Juros Simples: M = c * (1 + it) (Montante é igual ao capital multiplicado por um mais a taxa vezes o tempo, com a taxa em formato decimal, ou seja, dividida por cem.)

    Lembrando que tanto a taxa quanto o tempo devem estar na mesma unidade temporal, neste caso convertendo o tempo para meses, sendo 2 anos = 24 meses + 5 meses = 29 meses.

    M = c * (1 + it)

    c = 1800

    i = 0,03

    t = 29 meses

    M = 1800 * (1 + 0,87)

    M = 1800 * 1,87

    M = R$3.366,00

    Para tirar a prova, realizei o cálculo utilizando o montante da letra D, considerada certa no gabarito, e deixando o tempo como incógnita, assim, descobrindo o tempo que seria necessário, com a mesma taxa de juros, para alcançar o suposto montante, sendo:

    M = c * (1 + it)

    M = 2844,00

    c = 1800,00

    i = 0,03

    t = ?

    2844 = 1800 * (1 + 0,03 * t)

    2844 / 1800 = 1 + 0,03t

    1,58 = 1 - 0,03t

    1,58 - 1 = 0,03t

    0,58 = 0,03t

    0,58/0,03 = t

    t = 19,333

    Ou seja, para termos o montante de R$2.844,00 da letra D precisaríamos que o tempo fosse de aproximadamente 19 meses e não 29.

  • Meu resultado deu 3.366, fiz igual ao JC connor. Aguardo informações para descobrir como acabou sendo a letra D.

  • as alternativas estão incorretas

  • calculei de 3 formas diferentes chegando ao mesmo resultado nas 3 = 3366 creio que essa questão deve ter sido anulada
  • uffa!!

    pensei que eu estava errado! pqp o Qconcueso so vem caindo de qualidade e o gran lá em cima.

  • Sem Crise, galera.

    Questão sem resposta

    O Correto seria 3.366.

  • Sem estresse, gabarito errado.

  • R: 3.366,00 J = CIT J = 1800 * 29 * 0,03
  • Eu achei que estava ficando louca... Mas a resposta é 3.366 mesmo... Verifiquei no site da banca que a questão foi anulada.

    QUESTÃO: 35 - ANULADA. Questão anulada tendo em vista que não existe resposta correta, pois o cálculo que deveria ser realizado é: J = C . i . t C = 1800 i = 3% ao mês = 0,03 t = 2 ano e 5 meses = 29 meses (tem que transformar em meses para ficar na mesma unidade de tempo da taxa de juros. J = 1800 . 0,03 . 29 = 1566 M = 1566 + 1800 = 3.366,00.

  • Questão deveria ser anulada !

    Valor total = 1800

    10 % = 180

    1 % = 18

    3.18 = 54

    54. Numero de meses (29 meses)

    54.29 = 1566

    1566 + 1800 = 3366

  • Eu fiquei 10 minutos fazendo essa questão!!!
  • Já estava até contestando minha existência quando não achei "3.366,00" como resposta kkk

  • Tava para ficar louco! Obrigado a banca por me fazer perder dez fios de cabelo... A calvíce nunca esteve tão próxima!

  • Nossa quase surtei

  • slc fiz a questao de tras pra frente de frente pra tras sempre com o mesmo resultado nao entendi


ID
5513110
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Jonas anda de patins toda manhã perto de sua casa, em um determinado dia, em 1 minuto e 10 segundos, ele percorreu 560 metros. Considerando essas informações, após 8 minutos, quantos metros Jonas terá percorrido?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Primeiro passa tudo para segundo

    70----560

    480---x

    70x=268.800

    x=3840

  • GAB-B

    3.840

    1º TRANSFORMA 1MIN E 10S---------TUDO PARA MIN

    LOGO:

    70 = 560

    8 X

    MULTIPLICA CRUZADO

    70X= 4.480

    X=4.480-70----------------CORTA OS ZEROS

    X=448/7

    X=64----AIIII

    64*60 PARA TRANSFORMAR

    64*60=3.840

    EU FIZ ASSIM, DEVE TER OUTROS MÉTODOS BEM MAIS PRÁTICOS

  • O BIZU É TRANSFORMAR

  • 2022 é nos gurizada! Bora pra cima!

  • Transformei os minutos em segundo, 70 segundos, dividir 560/70 que deu 8 e multipliquei por 480 que são os segundos dos 8 min. Que deu igual 3840’ kkk só eu entendo meus cálculos. Foco na brigada

  • quem for fazer a prova da brigada militar do sul me chama no wpp, para fazermos um grupo no wpp!

    21 980278384

  • → 560m / 1min, 10s (proporcionalidade)

    → 10s = 1/6min

    → 560 / (1 + 1/6) = X / 8

    → 560 / (7/6) = X / 8

    → X = 3840.

  • 1:10 é igual a 70s. transformei os 8min em segundos e cheguei a 480s

    logo, 70--------------560

    480-------------x

    multiplica cruzado:

    70x=268800

    x=268800/70

    x=3840

  • Primeiro transforme os minutos em segundos 1 minuto e 10 segundos é igual a 70 segundos,

    8 minutos em segundos é igual a 480 segundos

    então o garoto com 70 segundos percorre 560 metros

    em 480 segundos quantos x metros ele percorrera?

    so multiplicar cruzado galera: (corta o zero pra simplificar) 48x56=2688 divididor por 7 =384

    GAB: B

  • Primeiro transforme os minutos em segundos 1 minuto e 10 segundos é igual a 70 segundos,

    8 minutos em segundos é igual a 480 segundos

    então o garoto com 70 segundos percorre 560 metros

    em 480 segundos quantos x metros ele percorrera?

    so multiplicar cruzado galera: (corta o zero pra simplificar) 48x56=2688 divididor por 7 =384

    GAB: B


ID
5513119
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Eva e Ana estão com a missão de enviar via correio os convites do próximo evento da empresa onde trabalham. Em um dia, Ana conseguiu envelopar 54 convites, e Eva, 42. Caso elas mantenham o mesmo ritmo, quando Ana tiver envelopado 360 convites, quantos convites Eva terá envelopado? 

Alternativas
Comentários
  • Questão está qualificada como Análise Combinatória mas é uma progressão aritimética.

    E O Gabarito está errado.

    Ana PA de Razão 54 {54, 108, 162, 216, 270, 324, 378}

    Eva PA de Razão 42 {42, 84, 126, 168, 210, 252, 294}

    em a6, quando Ana tiver feito 360 (e até ultrapassado essa quantia) Eva terá feito 294 envelopes.

  • O gabarito não está errado. Essa questão é de razão e proporção.

  • Conforme o enunciado, devemos levar em consideração a proporção de Ana (54 envelopes) e Eva (42 envelopes), correspondendo a uma razão de 54/42 ou 9/7.

    Pessoal, numa situação dessa é só usar a regra de três simples:

    54 ----- 360

    42 ----- Y

    54Y = 42 x 360

    54Y = 15.120

    Y = 15.120/54

    Y = 280

    GABARITO: B

    OU

    9 ----- 360

    7 ----- Y

    9Y = 7 x 360

    Y = 280

  • eva e ana

    42......54

    x.......360

    regra de três

    54x=15120

    x=15120/54

    x=280

  • Alguém me explique por que essa questão foi classificada como PA

  • Só fazer regra de três mano

  • GAB-B

    280

    42......54-----------------MULTIPLICA EM X

    x.......360

    regra de três

    54x=15120

    x=15120/54----------------------------------------280*54=280

    x=280

    É SÓ FAZER A REGRA DE TRÊS, POREM TEM QUE FAZER.

  • Basta fazer por proporção:

    A/E = 54/42

    A/E = 9/7

    E = 7/9.A

    Se A = 360, então E = 7/9 . 360 = 280.


ID
5513125
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As cores devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos, conforme previsto na Norma Regulamentadora 26. De acordo com a ABNT-NBR 6493:1994 (Emprego de Cores para Identificação de Tubulações), as tubulações de ar comprimido devem ser pintadas com a cor: 

Alternativas
Comentários
  • Excelenteeeeee! Obrigado meu amigo, bons estudos!

  • De acordo com a NBR ABNT-NBR 6493:1994

    4 Condições gerais

    4.1 São adotadas as seguintes cores básicas na pintura das tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção média das faixas, quando divididas conforme o estabelecido em 4.2.2:

    a) alaranjado-segurança: - produtos químicos não gasosos;

    b) amarelo-segurança: - gases não liquefeitos;

    c) azul-segurança: - ar comprimido;

    d) branco: - vapor;

    e) cinza-claro: - vácuo;

    f) cinza-escuro: - eletroduto;

    g) cor-de-alumínio: - gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes);

    h) marrom-canalização: - materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;

    i) preto: - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche);

    j) verde-emblema: - água, exceto a destinada a combater incêndio;

    l) vermelho-segurança: - água e outras substâncias destinadas a combater incêndio

  • NBR ABNT-NBR 2019 ---> azul-segurança: - ar comprimido;

  • A questão exige conhecimento acerca da Norma da ABNT NBR 6493/1994 que trata sobre o emprego de cores para identificação de tubulações.

    Em seu item 4.1, a referida norma traz a seguinte relação:

    As respectivas cores básicas na pintura das tubulações devem ser aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção média das faixas, de acordo com a referida norma.

    • Alaranjado-segurança: produtos químicos não gasosos;
    • Amarelo-segurança: gases não liquefeitos;
    • Azul-segurança: ar comprimido;
    • Branco: - vapor;
    • Cinza-claro: -vácuo;
    • Cinza-escuro: -eletroduto;
    • Cor-de-alumínio: -gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes);
    • Marrom-canalização: - materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;
    • Preto: - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche);
    • Verde-emblema: - água, exceto a destinada a combater incêndio;
    • Vermelho-segurança: - água e outras substâncias destinadas a combater incêndio.

    A questão quer saber em qual cor a tubulação de ar comprimido deve ser pintado.

    De acordo com as orientações da Norma da ABNT, a cor dessa tubulação deve ser AZUL.

    GABARITO: LETRA A


ID
5513128
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter, de acordo com a Norma Regulamentadora 10, um documento denominado:

Alternativas
Comentários
  • Prontuário das instalações elétricas.

  • Essa questão aborda a NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE ,

    10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas.

  • A questão exige conhecimento acerca da NR-10 que versa sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

    Em relação às medidas de controle, a partir de uma certa carga instalada, os estabelecimentos são obrigados a constituir e a manter um conjunto de documentações.

    Essa medida de controle leva o nome de Prontuário de Instalações Elétricas para estabelecimento com carga instalada superior a 75 kW, nos termos da NR-10:

    “10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:

    a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;

    b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

    c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR; 2

    d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;

    e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

    f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;

    g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.”

    Há exceções?

    Sim. De acordo com o manual de auxílio na interpretação da NR-10

    "O valor de 75 kW de potência instalada é o limite superior de potência determinado para fornecimento em baixa tensão, conforme resolução da ANEEL nº 486 de 29/11/2000. Há exceções à regra (zona rural; distribuição subterrânea), onde são adotados outros valores de potência como limites do tipo de fornecimento. (...)"

    Portanto, a medida referida no enunciado é o Prontuário de Instalações Elétricas.

    GABARITO: LETRA D


ID
5513131
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 6, no Anexo I, apresenta Lista de Equipamentos de Proteção Individual. Dos citados, qual NÃO está nessa lista?

Alternativas
Comentários
  • NR 06

    Creme protetor contra AGENTE QUÍMICO.

  • A questão quer saber qual das alternativa NÃO traz um EPI da lista do Anexo I da NR-06.

    Vamos analisar as alternativas:

    A- Correta. No anexo I, encontra-se a lista de EPI para proteção do tronco, entre eles, a vestimenta para proteção do tronco contra riscos de origem térmica. 

    B- Correta. No anexo I, encontra-se a lista de EPI para proteção dos membros superiores, entre os itens destacam-se as luvas para proteção das mãos contra choques elétricos.

    C- Correta. Os calçados para proteção dos pés contra agentes térmicos estão listados como EPI para proteção dos membros inferiores.

    D- Correta. São EPI para proteção contra quedas, entre outros: o cinturão de segurança com talabarte para proteção do usuário contra riscos de queda em trabalhos em altura.

    E- Incorreta. Para a proteção dos membros superiores, o anexo I da NR-06 dispõe em sua lista o EPI creme protetor. Diferentemente do que afirma a assertiva, esse EPI serve para a proteção dos membros superiores contra agentes químicos e não contra a radiação solar.

    "F.2 - Creme protetor

    a) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos." 

    GABARITO: LETRA E


ID
5513134
Banca
FUNDATEC
Órgão
COMUR de Novo Hamburgo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Classe de incêndio quando a queima ocorre em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis e a Classe de incêndio com equipamentos elétricos energizados, são denominadas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • CLASSE A - Acontecem em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Sua principal característica é deixar resíduos, como carvão e cinzas.

    CLASSE B - São os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. Por exemplo, gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas e graxas.

    CLASSE C - Estes acontecem em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, equipamentos de informática, quadros de força e cabos.

    CLASSE D - Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio.

    CLASSE K - Este fogo pega em óleos vegetais ou gorduras animais. Geralmente, ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.

  • A questão cobra conhecimento sobre combate a incêndios. A NR-23 trata do tema proteção contra incêndios, mas são as normas da ABNT, entre outras normas, inclusive internacionais, que especificam, por exemplo, os tipos de extintores atualmente e as classes de incêndios.

    A partir dessas fontes, podemos resumir as classes de incêndios da seguinte forma:

    • Classe A: relacionada a materiais sólidos. Exemplo: papel, madeira.
    • Classe B: relacionada aos líquidos inflamáveis. Exemplo: gasolina.
    • Classe C: relacionada aos equipamentos elétricos. Exemplo: instalações elétricas energizadas.
    • Classe D: relacionada aos metais pirofóricos. Exemplo: zinco, magnésio, sódio.
    • Classe K: relacionada a gorduras e óleos em cozinhas. Exemplo: óleo de cozinha.

    A questão quer a classe de incêndios corresponde a:

    (1) a queima ocorre em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis = Classe B

    (2) com equipamentos elétricos energizados = Classe C

    Portanto, ao analisarmos as alternativas, vemos que apenas a letra "b" traz a sequência correta de classes de incêndio.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B