SóProvas



Prova FUNDATEC - 2022 - CEASA-RS - Analista - Administrador


ID
5617546
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei nº 13.303/2016, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Acionista Controlador.

2. Administrador.

3. Conselho de Administração.

4. Membro Independente do Conselho de Administração.

5. Diretoria.


Coluna 2

( ) Caracteriza-se por não ter qualquer vínculo com a empresa pública ou a sociedade de economia mista, exceto participação de capital.

( ) Serão escolhidos entre cidadãos de reputação ilibada e de notório conhecimento, além de ter experiência profissional de, no mínimo 10 (dez) anos, no setor público ou privado, na área de atuação da empresa pública ou da sociedade de economia mista.

( ) Deverá preservar a independência do Conselho de Administração no exercício de suas funções, além de observar a política de indicação na escolha dos administradores e membros do Conselho Fiscal.

( ) Dentre as suas atribuições está a de implementar e supervisionar os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a empresa pública ou a sociedade de economia mista, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e os relacionados à ocorrência de corrupção e fraude.

( ) Deverá apresentar, até a última reunião ordinária do Conselho de Administração do ano anterior, a quem compete sua aprovação, o plano de negócios para o exercício anual seguinte, bem como a estratégia de longo prazo atualizada com análise de riscos e oportunidades para, no mínimo, os próximos 5 (cinco) anos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5617549
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, conforme Lei nº 12.846/2013, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, permitindo-se apenas uma subdelegação.

II. O processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica será conduzido por comissão designada pela autoridade instauradora e composta por 1 (um) servidor estável e 1 (um) servidor de contrato temporário.

III. No processo administrativo para apuração de responsabilidade, será concedido à pessoa jurídica prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para defesa, contados a partir da intimação.

IV. A comissão designada para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica, após a conclusão do procedimento administrativo, comprovando os delitos praticados, dará conhecimento destes ao Ministério Público, para a aplicação das medidas cabíveis.

Alternativas
Comentários
  • I -

    Art. 8º A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa.

    § 1º A competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.

    II -

    Art. 10. O processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica será conduzido por comissão designada pela autoridade instauradora e composta por 2 ou mais servidores estáveis.

    III -

    Art. 11. No processo administrativo para apuração de responsabilidade, será concedido à pessoa jurídica prazo de 30 dias para DEFESA, contados a partir da intimação.

    IV -

    Art. 15. A comissão designada para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica, após a conclusão do procedimento administrativo, dará conhecimento ao Ministério Público de sua existência, para apuração de eventuais delitos. (Ou seja, quem apura se houve ou não delito é o MP, e não a comissão)

  • Resumo do Processo administrativo de responsabilização

    Cabe a instauração e julgamento a autoridade máxima de cada órgão ou entidade (gov.) que agirá de ofício ou provocação.

    A competência para a instauração e julgamento pode ser delegada, vedada a subdelegação.

    Será conduzida por Comissão composta por 2 ou + servidores estáveis.

    A Comissão deverá concluir em 180 dias da publicação do ato que a instituir e pode ser prorrogado.

    Terá 30 dias para defesa contado da intimação.

    Acordo de Leniência

    Desde que colabore com as investigações:

    Identifique os demais envolvidos na infração quando couber

    Com a obtenção célere de informações e documentos que comprovem o ilícito sob apuração.

    O acordo somente poderá ser celebrado se preenchido cumulativamente requisitos:

    I- PJ seja a 1ª a manifestar o interesse em cooperar para a apuração do ato ilícito.

    II- PJ cesse completamente seu envolvimento na infração investigada a partir da data da propositura do acordo.

    III- PJ admita sua participação no ilícito e coopere plena e permanentemente com as investigações e o processo administrativo comparecendo sob suas expensas sempre que solicitada a todos os atos processuais até seu encerramento.

    O acordo de leniência interrompe o prazo prescricional;

    Não exime da reparação integral do dano causado;

    Reduz a pena de multa em 2/3;

    Isenta da publicação extraordinária da decisão condenatória e da proibição de receber incentivos, subsídios, outros no prazo de 1 a 5 anos.

    CGU é o órgão competente para celebrar os acordos de leniência no âmbito do Poder Executivo federal, bem como no caso de atos lesivos praticados contra a administração pública estrangeira

    Tenho esse esquema para lembrar alguns prazos e espero que ajude.

    180 dias ---> Conclusão do Processo; poderá ser prorrogado

    30 dias------> Defesa;

    3 anos--------> Impedido de celebrar novo Acordo de Leniência;

    5 anos ------> Prescrever infrações;

    A Lei 12.846/13 não abrange as pessoas físicas, mas somente as pessoas jurídicas. O intuito do art. 3 é deixar claro que a aplicação da Lei anticorrupção para as pessoas jurídicas não exclui a aplicação de sanções às pessoas físicas em função de outras leis (lei de licitações, improbidade administrativa etc.). 

    SANÇÕES ADMINISTRATIVAS: 

    - multa (0.1% a 20% do faturamento do ano anterior) - nunca inferior à vantagem auferida

    - Publicação extraordinária da decisão condenatória

    SANÇÕES JUDICIAIS:

    - Perdimento de bens, direitos, valores, obtidos direta ou indiretamente da infração

    - Suspensão ou interdição parcial de atividades

    - Dissolução compulsória da pessoa jurídica

    - Proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações. ou empréstimos de entidades ou instituições financeiras públicas pelo prazo de 1 a 5 anos.


ID
5617552
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A Lei nº 11.389/1999 institui o Cadastro de Fornecedores Impedidos de Licitar e Contratar com a Administração Pública Estadual. Com base na referida Lei, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Serão incluídas no Cadastro instituído por esta Lei as pessoas físicas e jurídicas que não cumprirem ou cumprirem parcialmente obrigações decorrentes de contratos firmados com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

( ) Fica assegurado, exclusivamente, aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual licitantes e contratantes o livre acesso ao Cadastro instituído por esta Lei.

( ) Todos os editais de licitação, termos de contratos de prestação de serviços, de obras e serviços de engenharia e de fornecimento de bens deverão fazer constar expressamente, em seu preâmbulo, a sujeição às disposições da presente Lei.

( ) Para os efeitos da Lei, consideram-se fornecedores todas as pessoas jurídicas que prestem serviços, realizem obras ou forneçam bens à Administração Pública Estadual.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5617555
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Conforme a Lei nº 7.802/1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, analise a sentença abaixo:


As pessoas físicas e jurídicas que sejam prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos, seus componentes e afins, ou que os produzam, importem, exportem ou comercializem, poderão promover os seus registros nos órgãos competentes, do Estado ou do Município, atendidas as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis que atuam nas áreas da saúde, do meio ambiente e da agricultura (1ª parte). Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente (2ª parte). As responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, quando a produção, comercialização, utilização, transporte e destinação de embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, não cumprirem o disposto na legislação pertinente, cabem ao registrante que, por dolo ou por culpa, omitir informações ou fornecer informações incorretas (3ª parte)


Quais partes estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º As pessoas físicas e jurídicas que sejam prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos, seus componentes e afins, ou que os produzam, importem, exportem ou comercializem, ficam obrigadas a promover os seus registros nos órgãos competentes, do Estado ou do Município, atendidas as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis que atuam nas áreas da saúde, do meio ambiente e da agricultura


ID
5617558
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, fazendo a correta associação conforme prescrito no Título I da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.


Coluna 1

1. Fundamentos da República Federativa do Brasil.

2. Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

3. Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.


Coluna 2

( ) Independência nacional.

( ) A soberania.

( ) Prevalência dos direitos humanos.

( ) Uma sociedade livre, justa e solidária.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que relacione a Coluna 1 com a Coluna 2. Vejamos:

    Coluna 1

    1. Fundamentos da República Federativa do Brasil.

    2. Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    3. Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    Coluna 2

    ( ) Independência nacional.

    ( ) A soberania.

    ( ) Prevalência dos direitos humanos.

    ( ) Uma sociedade livre, justa e solidária.

    Vejamos:

    ( 3 ) Independência nacional.

    A Independência nacional é um dos Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 4º, I, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional;

    ( 1 ) A soberania.

    A Soberania é um dos fundamentos da RFB. Inteligência do art. 1º, I, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;

    DICA: Para os Fundamentos da RFB lembre-se do mnemônico: SOCIDIVAPLU (SOberania; CIdadania; DIgnidade da Pessoa Humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo político).

    ( 3 ) Prevalência dos direitos humanos.

    A Prevalência dos direitos humanos é um dos Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 4º, II, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: II - prevalência dos direitos humanos;

    ( 2 ) Uma sociedade livre, justa e solidária.

    Trata-se de um dos objetivos da República Federativa do Brasil. Inteligência do art. 3º, I, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    Portanto, a sequência correta é 3 - 1 - 3 - 2.

    Gabarito: E

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Constituição Federal. Vejamos:

    Coluna 1

    1. Fundamentos da República Federativa do Brasil.

    “Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.”

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    2. Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    “Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.”

    3. Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co”

    Coluna 2

    (3) Independência nacional.

    (1) A soberania.

    (3) Prevalência dos direitos humanos.

    (2) Uma sociedade livre, justa e solidária.

    Desta forma, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    E. CERTO. 3 – 1 – 3 – 2.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.

  • Eles tiraram o ''construir uma sociedade livre, justa e solidária; só para dificultar um pouco kkk

  • Uso esses mnemônicos um pouco diferentes dos colegas, mas ambos ótimos

    SOCI DI VA PLU

    CON GA ERRA PRO

    IN PANICO SO DECORE

  • GABARITO: E

    Sequência correta 3 – 1 – 3 – 2.

    (3) Independência nacional - Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    (1) A soberania - Fundamentos da República Federativa do Brasil.

    (3) Prevalência dos direitos humanos -Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    (2 ) Uma sociedade livre, justa e solidária - Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;        

    V - o pluralismo político.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Força, foco e fé!


ID
5617561
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 9.099/1995 dispõe sobre os Juizados Cíveis e Criminais. As causas cíveis de menor complexidade, de competência dos Juizados Cíveis, podem ser consideradas aquelas cujo valor não exceda a __________ vezes o salário mínimo. Ainda sobre os Juizados Cíveis, ficam excluídas, dentre outras, as causas de natureza _____________. Em relação aos Juizados Criminais, estes têm competência para a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência, consistindo nas contravenções penais e nos crimes a que a lei comine pena máxima não superior a __________ ano(s), cumulada ou não com multa.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:

    I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo;

    § 2º Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial.

    Art. 61. Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.  

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca da Lei 9.099/95.

    A- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    B- Correta. É o que dispõe a Lei 9099/95 em seus arts. 3º, I e §2º; e 61. Art. 3º, Lei 9.099/95: "O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas: I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo; (...) § 2º Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial. (...)”.

    Art. 61, Lei 9.099/95: "Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa”.

    C- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    D- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    E- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • gab: B

    A Lei nº 9.099/1995 dispõe sobre os Juizados Cíveis e Criminais. As causas cíveis de menor complexidade, de competência dos Juizados Cíveis, podem ser consideradas aquelas cujo valor não exceda a QUARENTA vezes o salário mínimo. Ainda sobre os Juizados Cíveis, ficam excluídas, dentre outras, as causas de natureza ALIMENTAR. Em relação aos Juizados Criminais, estes têm competência para a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência, consistindo nas contravenções penais e nos crimes a que a lei comine pena máxima não superior a DOIS ano(s), cumulada ou não com multa.

  • B-quarenta – alimentar – dois 

    I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo;

    Excluem a alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas.


ID
5617564
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, definidas pela Lei Complementar nº 101/2000, analise as afirmações abaixo:


1. O projeto de lei orçamentária é elaborado de forma compatível com o plano anual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei Complementar nº 101/2000.

2. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

3. A estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes não é essencial para a criação ou o aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa.

4. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

5. Entende-se como despesa total com pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa 1:

    Art. 5 O projeto de lei orçamentária ANUAL, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar. Faltou a palavra "anual"

    Alternativa 3:

    Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:      

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;

    Na verdade, a estimativa do impacto é essencial!

  • Estão corretas 2+4+5=11

    Preciosismo da FUNDATEC:

    ART. 5°: O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar.

    Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação

    Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de: (Vide ADI 6357)

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

    Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios

    Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às

    entidades de previdência.


ID
5617567
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

As alterações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) promovidas pela Lei nº 13.467/2017 anotam que causa dano de natureza _________________ a _______________ que ofenda a esfera __________ ou existencial da pessoa _____________________, as quais são as titulares exclusivas do direito à reparação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5617570
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Com base nisso, assinale a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos da proteção de dados pessoais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "E".

    Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade; (letra C)

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; (letra D)

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; (letra A)

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; (letra B)

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

  • Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    • A letra "E" não é o fundamento, como já explicado pelos colegas, mas sim até onde a LGPD pode atuar (foi parafraseado do artigo 3 inciso II).

    :::::::::::::::::Indo mais fundo:::::::::::::::::

    É bem interessante este artigo, pois ele mostra que a coleta tem que estar no Brasil, mas não significa que a empresa esteja.

  • Dentre as alternativas, a única que não representa um dos fundamentos da proteção de dados pessoais é a alternativa E. Confira aqui no artigo 2º, da LGPD, que enumera os tais fundamentos:

    Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade; (alternativa C)

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; (alternativa D)

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; (alternativa A)

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; (alternativa B)

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    Gabarito: E


ID
5617573
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Assinale a alternativa correta, considerando a proteção do consumidor decorrente da Lei nº 8.078/1990.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada.

     Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

    Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

    b) Errada.

     Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

    c) Errada.

    Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    d) Correta

     Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

    e) Errada

     Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

     I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;

     II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

  • Gabarito: Letra "D"

    Coligada = Culpa

    Art. 42, § 4° As sociedades coligadas só responderão por culpa.

    Consorciada = Solidária

     Art. 42, § 3° As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes deste código.

    Controlada = Subsidiária

    Art. 42, § 2° As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas, são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes deste código.


ID
5617579
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2013, o grupo Cabeçalho e Rodapé é encontrado na guia:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    INSERIR

    INSERIR>CABEÇALHO E RODA PÉ.------------WORD 2016.

    Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

  • Letra B.

    GUIA ---------------------> Página inicial.

    GRUPO -----------------> Cabeçalho e rodapé.

    Obs: Dentro desse grupo, temos cabeçalho, rodapé e número de página.

    Bons estudos!!! ❤️✍

  • Gab: B

    Inserir > Cabeçalho e Rodapé

    ***Cuidado: Se a banca pedir Nota de Rodapé, a ferramenta fica na guia Referência.

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos grupos no Word 2013, mais especificamente quanto ao grupo “Cabeçalho e Rodapé”.

     

    A)      Incorreta - A guia “Página Inicial” possui comandos relacionados à alteração da fonte e do parágrafo, como, por exemplo, mudança no estilo da fonte, cor da fonte, efeitos do texto, alinhamento, aplicação de estilos etc. 

    B)      Correta – O grupo “Cabeçalho e Rodapé” é utilizado para acessar aos comandos de edição do cabeçalho e rodapé do documento. Para acessar esse grupo, o usuário deverá ir à guia “Inserir”.

    C)      Incorreta – A guia “Design” possui comandos relacionados à alteração do design da página, como, por exemplo, cor da página, bordas da página, formatações pré-definidas, marca d’água etc.

    D)      Incorreta – A guia “Exibição” possui comandos relacionados à visualização do documento, como, por exemplo, alteração do zoom, modos de exibição do documento, movimentação das páginas, além de permitir a inserção de macro no documento.

    E)      Incorreta - A guia “Correspondências” possui comandos relacionados à personalização do documento para envio em grande massa, como, por exemplo, inserir uma mala direta, recurso utilizado para enviar o documento a diversas pessoas, sendo que o documento será enviado de forma personalizada a cada uma delas, além de permitir a criação e personalização de etiquetas e envelopes.  

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca do pacote office (Microsoft Word).

    Gabarito: Letra B

    Para isso, o Word 2013 possui a ferramenta Cabeçalho e Rodapé, que são textos inseridos na parte superior e inferior da página do seu documento. Com um documento do Word aberto, clique na guia Inserir, opção Cabeçalho. Para acessar o rodapé, basta movimentar a barra de rolagem até o final da página.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • PAGINA INICIAL: Area de transferência, fonte, parágrafo, estilo, edição.

    INSERIR: paginas (folha de rosto, em branco, quebra), tabela, ilustrações (imagens, formas, smartart, gráfico), suplementos (loja,wiki, meus apps), mídia, links, comentários, cabeçalho e rodapé (número de paginas), texto (data e hr), símbolos (equação, simbolos).

    DESIGN: Formatação do documento(temas, cores, fontes, espaçamento entre parágrafos, efeitos) e plano de fundo (marca d’agua, cor da pag, bordas).

    LAYOUT DA PAGINA: Configurar pagina (margens, orientação, colunas, tamanho, quebras, numero de linhas, hifenizaçao), parágrafo, organizar

    REFERENCIAS: Sumário, rodapé (nota de fim), citações e bibliografia, legenda, índice.

    CORRESPONDENCIAS: Criar (envelope, etiqueta), iniciar mala direta, gravar inserir campos, visualizar resultados, concluir.

    REVISÃO: revisão de texto (ortografia, definir, dicionário de sinônimos, contar palavras), idioma (traduzir, idioma), comentários, controle (controlar alterações, marcações, revisões), alterações (aceitar, rejeitar, anterior, prox), comparar, proteger (restringir edição, bloquear autores), onenote.

    EXIBIÇÃO: Modo de exibição (modo leitura, layout impressão e web, estrutura de tópicos, rascunho), mostrar (régua, linhas de grade, painel de navegação), zoom, janela (nova janela, organizar tudo, dividir, alternar janelas), macros.


ID
5617585
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A _________________ é encontrada no Excel 2013 e é utilizada pois facilita o realce de células ou intervalos de células interessantes, enfatiza valores incomuns e visualiza dados usando barras de dados, escalas de cores e conjuntos de ícones que correspondem a variações específicas nos dados.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    Formatação Condicional

    PÁGINA INICIAL> ESTILO> FORMATAÇÃO CONDICIONAL----------EXCEL 2010.

    Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

  • FORMATAÇÃO CONDICIONAL = ESTÉTICA/REALCE DAS CÉLULAS

  • formatação condicional facilita realçar certos valores ou tornar determinadas células fáceis de identificar. ... Ou você pode formatar um intervalo de células inteiro e variar o formato exato, conforme a variação do valor de cada célula.

  • A formatação condicional permite que você crie regras em sua planilha, por meio das quais a formatação de células individuais ou linhas inteiras será atualizada quando determinados critérios forem atendidos.

    GAB A

  • Gabarito''A''.

    A Formatação Condicional é encontrada no Excel 2013 e é utilizada pois facilita o realce de células ou intervalos de células interessantes, enfatiza valores incomuns e visualiza dados usando barras de dados, escalas de cores e conjuntos de ícones que correspondem a variações específicas nos dados.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
5617588
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as assertivas abaixo:


I. No Gmail, ao ler um e-mail, você tem a opção de marcar a mensagem como não lida.

II. Na agenda do Google, você pode adicionar um link do Google Meet.

III. Através do Google Meet, é possível iniciar uma reunião instantânea.

IV. No Google Drive é possível compartilhar pastas e documentos com outras pessoas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Todas as afirmações estão corretas.

  • No mundo da informática, quase tudo é possível, ou seja, se a questão lhe dá possibilidades, geralmente a assertiva tende a estar certa.

    Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ESTUDE e deixe a técnica do "achismo" para último caso.

  • meu dia a dia!!! ah se todas as questões fossem assim sobre o Google...
  • GAB-E

    I. No Gmail, ao ler um e-mail, você tem a opção de marcar a mensagem como não lida.

    II. Na agenda do Google, você pode adicionar um link do Google Meet.

    III. Através do Google Meet, é possível iniciar uma reunião instantânea.

    IV. No Google Drive é possível compartilhar pastas e documentos com outras pessoas.

    A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade.

  • SE A VIDA TE DER PEDRADAS.

    JUNTE-AS E FAÇA UM CASTELO.

    #DEUSNOCOMANDO


ID
5617591
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Um produto aumentou 8% em abril e 7% em maio, determinando um aumento percentual, nesse período, de: 

Alternativas

ID
5617594
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A locação de um depósito foi paga em atraso com multa de 3%. Se o valor mensal da locação é de R$ 1.800,00, então o valor pago é de:

Alternativas

ID
5617597
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Uma entidade social possui estoque de alimentos para realizar 3 refeições diárias para 1.200 pessoas durante 60 dias. Devido a uma enchente, mais 300 pessoas necessitam de alimentação. Se a quantidade de alimento permanecer a mesma e forem fornecidas 2 refeições diárias, esse estoque durará:

Alternativas

ID
5617600
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A altura de um reservatório d’água na forma de um cilindro reto de volume de 30.000 litros e área da base de 15m2 é:

Alternativas

ID
5617603
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Analise o domínio formado pelo conjunto DOM={6,7,8,9,10,11,12,13} e avalie o valor-lógico das sentenças abertas:


I. Todos os números são pares.

II. Algum número não é ímpar.

III. Nenhum número é primo.

IV. Pelo menos um número é divisível por três.

V. Qualquer número é maior que cinco.


Quais sentenças são verdadeiras?

Alternativas

ID
5617609
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao subsistema de avaliação de desempenho da Administração de Recursos Humanos, Marras (2016) define que, entre os diversos métodos existentes para avaliar o desempenho humano nas organizações, existe um em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos, fornecedores etc. Esse processo de “avaliação total” recebe o nome de: 

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Avaliação 360º/avaliação em rede/Feedback 360°:é a avaliação em que todos no entorno podem participar, inclusive o avaliado. Começa por uma autoavaliação. É muito utilizado por empresas de todo o mundo por ser o mais completo e eficiente; o diferencial deste tipo de avaliação de desempenho é a possibilidade dos colaboradores avaliarem e serem avaliados por seus “stakeholders” (todos os interessados, internos e externos), colegas de trabalho, superiores, subordinados e até mesmo clientes; essa avaliação também considera a avaliação que o funcionário faz de si mesmo e de seu trabalho;

    Vantagens do método 360º

    1. Reduz o efeito halo;
    2. Participação dos clientes;
    3. Contribui para a qualidade total;
    4. Facilita o autodesenvolvimento.

    Desvantagens do método 360º

    1. Método mais caro;
    2. Mais demorado;
    3. Dificuldade das pessoas em dar e receber feedbacks;
    4. É mais Complexo;
    5. Tem alto custo de treinamento;
    6. Pode gerar ações conflitivas;
    7. Pode intimidar o avaliado.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns métodos de avaliação de desempenho. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla o método descrito no enunciado, ou seja, aquele "em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos, fornecedores etc."

    A - correta. avaliação 360º trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°.

    B - incorreta. O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.

    C - incorreta. método comparativo é aquele que utiliza análises comparativas entre um e outro empregado ou entre o empregado e o grupo onde atua. Diversas técnicas podem ser utilizadas, como, por exemplo, a de determinar se ele se localiza, primeiramente, no quartil superior ou inferior da média do grupo para logo a seguir compará-lo com o grupo em que se localiza (quartil superior ou inferior) e realizar confrontações individuais, com o objetivo de hierarquizá-los um a um (SPECTOR, 2005). 

    D - incorreta. Segundo Chiavenato (2014), a técnica dos incidentes críticos consiste na anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Os aspectos desejáveis (que melhoram o desempenho - pontos fortes) ou indesejáveis (que pioram o desempenho - pontos fracos) servem de base para comparação na investigação de futuros candidatos. É uma técnica subjetiva pelo fato de se basear no arbítrio do gerente ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante.

    E - incorreta. O método da escolha forçada consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador escolhe forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do avaliado. Ou então, escolhe a frase que mais representa o desempenho do funcionário e a frase que mais se distancia dele. 

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2005. 

  • Avaliação 360

    Neste tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto de organização. Desta forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um à sua maneira, o trabalho do funcionário.

    Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó.

    Gab. A


ID
5617612
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para Marras (2016), o que se busca ao desenvolver um talento é o despertar de suas potencialidades, permitindo que aflorem e cresçam até o nível desejado de resultados. Segundo esse autor, as organizações estimulam a participação, de forma planejada e sistemática, em eventos que possibilitem e levem à reflexão sobre temas os mais diversos e atualizados, como economia, marketing, política internacional, recursos humanos, inovações tecnológicas, comunicações, etc. São exemplos de tais eventos, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Técnicas utilizadas: as técnicas a serem usadas pelos instrutores na aplicação dos módulos de treinamento dependem da situação, do objetivo do treinamento entre outros fatores. As técnicas mais aplicadas são: aulas expositivas, estudos de caso, dramatizações, workshop, brainstorming, simulações, painéis, simpósios, palestras e conferências.

    https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/planejamento-e-desenvolvimento-do-treinamento/

  • Assembleias é o exceto


ID
5617615
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As modalidades de licitação cujos limites para obras e serviços de engenharia estão estabelecidos no Art. 23 da Lei Federal nº 8.666/1993 são:

Alternativas
Comentários
  • No que diz respeito a limite de valores, as únicas modalidades que são expressamente elencadas, no art. 23, da lei 8.666/93, são a Concorrência, a Tomada de preços e o Convite.

    Art. 23. As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III (concorrência, tomada de preços e convite) do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    • a) convite - até R$ 330.000,00 ;
    • b) tomada de preços - até R$ 3.300.000,00
    • c) concorrência: acima de R$ 3.300.000,00;

    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    • a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00;
    • b) na modalidade tomada de preços - até R$ 1.430.000,00;
    • c) na modalidade concorrência - acima de R$1.430.000,00 ;

    *Erro? Inbox*

  • C

  • Ta caindo 8666 ainda, não estão colocando a toa para cobrar só 14133

    Lembrando a 8666 vale até 1 de abril de 2023, e a Adm pode optar por uma das duas, mas não usar as duas juntas

  • Não tinha a mínima ideia do que consta no art. 23, mas é possível eliminar as demais alternativas:

    A) Concurso - Exceto raras exceções picaretas não envolve dinheiro

    B) Pregão - Bens e Serviços comuns não se aplica teto quantitativo, o critério é qualitativo (comum)

    C) Gabarito

    D) Consulta - Não consta na lei 8.666

    E) Leilão - Critério é qualitativo (imóveis e outros)

  • só era responder por eliminação .


ID
5617618
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições da Lei Federal nº 8.666/1993, pela inexecução total ou parcial do contrato, garantida a prévia defesa, a Administração poderá aplicar ao contratado as seguintes sanções:


I. Suspensão temporária do Alvará de Funcionamento do contratado.

II. Multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

III. Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a dois anos.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Desta forma:

    “Art. 87, Lei 8.666/93. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.”

    Desta forma, estão corretas:

    D. CERTO. Apenas II e III.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Atenção à N.L.L que definiu os limites de multa a serem aplicados, de 0,5% a 30% do valor do contrato, além de aumentar o prazo de proibição de contratação com o órgão para 3 anos.


ID
5617621
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

O Art. 42 da Lei Federal nº 4.320/1964 estabelece que os créditos suplementares e especiais serão autorizados por ________ e abertos por _____________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5617624
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo as disposições do Art. 105 da Lei Federal nº 4.320/1964, o __________________ compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;

    VI - As Contas de Compensação.

    § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.

    § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

    § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, mediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.


ID
5617627
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal nº 9.784/1999 estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. Com base nas definições da referida lei, analise as seguintes assertivas:


I. Órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Direta e da estrutura da Administração Indireta.

II. Entidade é a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.

III. Autoridade é o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º§2º, Lei 9.784: Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I órgão a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II entidade a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III autoridade o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

    Letra E.

    Bons estudos.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei Federal nº 9.784/99. Vejamos:

    “Art. 1º, Lei 9.784/99. Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 2º Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.”

    Desta forma, estão corretas:

    E. CERTO. I, II e III.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.

  • § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • Aí vc percebe que não aprendeu nada quando órgao faz parte da administração indireta.

  • Administração indireta tem órgão?

    Cuidado, apesar dos órgãos serem criados pela desconcentração, nada impede que uma entidade da administração indireta também realize o ato de desconcentração. Assim, por exemplo, uma universidade pública pode possuir diversas pró-reitorias, secretarias e coordenações. Cada unidade citada é um órgão. Portanto, a universidade é uma entidade da administração indireta (geralmente fundação) com diversos órgãos.

    No mesmo sentido, letra de Lei:

    Art. 1º§2º, Lei 9.784: Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;


ID
5617630
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Em relação aos instrumentos de planejamento utilizados para elaboração da proposta orçamentária dos diversos entes da Federação, segundo disposição constitucional, Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:


I. O plano anual.

II. As diretrizes orçamentárias.

III. Os orçamentos anuais.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alterativa D

    Resposta está na CF/88, vejamos:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I – o plano plurianual;

    II – as diretrizes orçamentárias;

    III – os orçamentos anuais.

  • puts. errei pq li rápido demais e pelo visto não foi só eu. olhando aqui a estatística da questão kkkk
  • Pra pegar o apressadinho que lê rápido e fica todo felizão que matou mais uma questao hahahaha PLURIanual, de longo prazo, vale por 4 anos, lembrando que entra 1 ano no mandato subsequente


ID
5617633
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base em Meirelles (2018), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as expressões aos respectivos conceitos relativos à Administração Pública.


Coluna 1

1. Agentes credenciados.

2. Agentes públicos.

3. Agentes políticos.

4. Agentes administrativos.


Coluna 2

( ) São todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal.

( ) São os componentes do Governo nos seus primeiros escalões, investidos em cargos, funções, mandatos ou comissões, por nomeação, eleição, designação ou delegação para o exercício de atribuições constitucionais.

( ) São todos aqueles que se vinculam ao Estado ou a suas entidades autárquicas e fundacionais por relações profissionais, sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico determinado pela entidade estatal a que servem.

( ) São os que recebem a incumbência de representar a Administração em determinado ato ou praticar certa atividade específica, mediante remuneração do Poder Público credenciante.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
    • Agentes políticos são aqueles que compõem os altos escalões do Poder Público, responsáveis pela elaboração das diretrizes de atuação governamental, possuindo atribuições próprias previstas na Constituição, desempenhando funções de direção, orientação e supervisão geral da administração. Em regra, ingressam por meio de , desempenhando mandatos fixos, sendo sua vinculação com aparelho governamental não profissional, mas institucional e estatutária. São agentes políticos: Chefes do Poder Executivo (,  e ) e seus auxiliares (Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais), membros do Poder Legislativo (,  e ), Magistrados, Membros do Ministério Público (Procuradores e Promotores), Membros dos Tribunais de Contas (Ministros e Conselheiros) e .

    • Diferente dos agentes políticos, os agentes administrativos exercem uma atividade pública de natureza profissional e remunerada, sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico próprio da entidade. Os agentes administrativos são classificados em: servidores públicos, empregados públicos e temporários (isso mesmo: uma subclassificação dentro da classificação). Vamos entender cada um?
    • Servidores públicos: são agentes administrativos que mantêm relação funcional com o Estado, de caráter estatutário, sendo titulares de cargos públicos de provimento efetivo ou em comissão (em breve você irá entender esses termos). Exemplos: analista previdenciário do INSS e fiscal do IBAMA.
    • Empregados públicos: também mantêm relação funcional com Estado, porém de caráter contratual trabalhista, sendo regidos basicamente pela . Exemplos: empregados do , Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Correios.
    • Temporários: são agentes contratados por tempo determinado para atender necessidade de excepcional interesse público, como está previsto no . Não possuem cargo, nem emprego público, apenas exercem uma função pública remunerada temporária e o seu vínculo com administração pública é contratual. Exemplos: recenseadores do IBGE, professores substitutos em universidades federais e contratados para auxiliar em casos de .

    fonte: https://www.politize.com.br/agentes-publicos-conceito-funcao-e-classificacao/

  • Agentes credenciados:

    São aqueles que recebem da Administração o dever de representá-la em determinado ato ou de praticar determinada atividade, em momento ou tempo certo e mediante remuneração do Poder Público.

    Agentes públicos:

    É todo aquele que presta qualquer tipo de serviço ao Estado, que exerce funções públicas, no sentido mais amplo possível dessa expressão, significando qualquer atividade pública.

    Agentes políticos:

    É aquele investido em seu cargo por meio de eleição, nomeação ou designação, cuja competência advém da própria Constituição, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação, os quais não se sujeitam ao processo administrativo disciplinar.

    Agentes administrativos:

    É o profissional que dá suporte administrativo nas áreas de administração, recursos humanos, departamento pessoal, financeiro e logística de empresas privadas ou públicas. Esses profissionais tratam dos processos burocráticos das empresas e organizações nas mais diversas áreas.

  • Gab. C

    Revisão:

    Agentes credenciados:

    São aqueles que recebem da Administração o dever de representá-la em determinado ato ou de praticar determinada atividade, em momento ou tempo certo e mediante remuneração do Poder Público.

    Agentes públicos:

    É todo aquele que presta qualquer tipo de serviço ao Estado, que exerce funções públicas, no sentido mais amplo possível dessa expressão, significando qualquer atividade pública.

    Agentes políticos:

    É aquele investido em seu cargo por meio de eleição, nomeação ou designação, cuja competência advém da própria Constituição, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação, os quais não se sujeitam ao processo administrativo disciplinar.

    Agentes administrativos:

    É o profissional que dá suporte administrativo nas áreas de administração, recursos humanos, departamento pessoal, financeiro e logística de empresas privadas ou públicas. Esses profissionais tratam dos processos burocráticos das empresas e organizações nas mais diversas áreas.

  • Questão: C

    Agente público (2) São todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal.

    Agentes políticos (3) São os componentes do Governo nos seus primeiros escalões, investidos em cargos, funções, mandatos ou comissões, por nomeação, eleição, designação ou delegação para o exercício de atribuições constitucionais.

    Agentes administrativos (4) São todos aqueles que se vinculam ao Estado ou a suas entidades autárquicas e fundacionais por relações profissionais, sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico determinado pela entidade estatal a que servem.

    Agentes credenciados (1) São os que recebem a incumbência de representar a Administração em determinado ato ou praticar certa atividade específica, mediante remuneração do Poder Público credenciante.

  • Um outro conceito também relevante:

    Agentes Honoríficos -

    são cidadãos chamados para, transitoriamente, colaborarem com o Estado na prestação de serviços públicos específicos, em razão de suas condições cívicas, de suas honorabilidades ou de suas notórias capacidades profissionais.

    Exemplos:  os jurados, os mesários eleitorais, os comissários de menores, dentre outros.


ID
5617636
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as seguintes assertivas com base nos conceitos estabelecidos no Art. 4º da Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso às Informações:


I. Informação pessoal são dados, processados ou não que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

II. Tratamento da informação é o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação.

III. Disponibilidade é a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    Fonte: Art. 4º - LAI (12.527-2011)

  • Gab. D

    • informação: dados
    • informação sigilosa: submetida temporariamente à restrição
    • informação pessoal: relacionada à pessoa natural

    I. Informação pessoal são dados (...) → Errado. Informação PESSOAL é relacionada à PESSOA, e não a dados.

  • I - INFORMAÇÃO: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    IV - INFORMAÇÃO PESSOAL: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

  • gab: D

    Lei 12.527/2011

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • Gab d!

    Lei de acesso à informação - artigo 4

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    V - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • LAI

    Informação - dados

    Informação sigilosa - submetida temporariamente a restrição

    Informação pessoal - pessoa natural

  • Eliminando a primeira, já dava para matar a questão!

  • GABARITO CORRETO LETRA D

    CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS

    ART 4º

    ...

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    ...


ID
5617639
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base em Batista (2012), analise as seguintes assertivas, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.


( ) Backup – cópia de segurança de arquivos, geralmente mantida em dispositivos magnéticos ou ópticos, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

( ) Byte – unidade de armazenamento de dados em computadores.

( ) Intranet – nova modalidade de prestação de serviços bancários que utiliza a internet como canal.

( ) Outsourcing – sistema usado por grandes empresas que consiste em contratar terceiros para executar tarefas específicas em seu lugar.

( ) Upgrade – copiar um arquivo para um servidor remoto.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    (C) Backup – cópia de segurança de arquivos, geralmente mantida em dispositivos magnéticos ou ópticos, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

    (C) Byte – unidade de armazenamento de dados em computadores.

    (I) Intranet – nova modalidade de prestação de serviços bancários que utiliza a internet como canal.

    (C) Outsourcing – sistema usado por grandes empresas que consiste em contratar terceiros para executar tarefas específicas em seu lugar.

    (I) Upgrade – copiar um arquivo para um servidor remoto.

  • Intranet: é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos

     

    Upgrade: Atualização dos componentes do hardware ou do software, de um computador.

  • ERREI, PORÉM, SIGO FIRME NA LABUTA!

  • PPMG/2022. A vitória está chegando!!

  • GAB-B

    C – C – I – C – I.

    JÁ MATA PELAS DUAS ÚLTIMAS QUESTÕES.!!

    Uma notícia boa e outra ruim: hoje é sábado! E CONCURSEIRO NÃO CURTE O SÁBADO.!

  • GAB. B

    Backup - cópia de segurança de arquivos, geralmente mantida em dispositivos magnéticos ou ópticos, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

     Byte - unidade de armazenamento de dados em computadores.

    intranet- é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

     Outsourcing - sistema usado por grandes empresas que consiste em contratar terceiros para executar tarefas específicas em seu lugar.

     upgrade- é muito usado na área da informática e de equipamentos eletrônicos, se referindo a troca de um hardware, um software ou um firmware por uma versão melhor ou mais recente, melhorando a funcionalidade do equipamento.

    Bons estudos!!!

  • GAB B

    Em relação aos itens errado: 3 E 5

    INTRANET: é uma rede empresarial, também chamada de rede corporativa. Possui como principal característica ser uma rede privada, possuindo, portanto, controle de acesso, o qual é restrito somente a pessoas autorizadas.

    Uma Intranet geralmente é constituída com o intuito de compartilhar recursos entre os funcionários de uma empresa, de maneira que pessoas externas não tenham acesso a eles. Os recursos compartilhados podem ser: impressoras, arquivos, sistemas, entre outros.

    Upgrade: Significa “atualização” ou “melhoria”, normalmente utilizado para atualizar uma versão antiga para uma mais recente de um determinado produto.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Upgrade está com a definição do que é um Upload.

  • Bit e Byte

    Bit (símbolo “b”) é a menor unidade usada na computação para medir a transferência ou armazenamento de informação digital.

    Um byte (símbolo “B”) ou octeto é um pacote que agrupa oito bits, que equivale a um caractere na tabela ASCII (uma letra, um número, etc.), por cada byte contar com 256 combinações possíveis ou 2 combinações. É a unidade geralmente usada para determinar espaço de armazenamento e quantidade de memória RAM.

    Fonte e matéria completa: https://tecnoblog.net/responde/bit-ou-byte/

  • Amado Batista é você ?

  • Backup - cópia de segurança de arquivos, geralmente mantida em dispositivos magnéticos ou ópticos, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

    Byte - unidade de armazenamento de dados em computadores.

    intranet- é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

    Outsourcing - sistema usado por grandes empresas que consiste em contratar terceiros para executar tarefas específicas em seu lugar.

    upgrade- é muito usado na área da informática e de equipamentos eletrônicos, se referindo a troca de um hardware, um software ou um firmware por uma versão melhor ou mais recente, melhorando a funcionalidade do equipamento.

    Fonte:Tyiago (revisar)


ID
5617642
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nas definições de Batista (2012), analise o texto abaixo:


 Os ________________são arquivos texto (.txt) enviados pelo servidor web para os browsers que visitam suas páginas.

 Os ________________ servem para informar aos servidores web quantas vezes uma mesma página é acessada pelo mesmo browser.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - cookies.

    Os cookies são pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador. Esses arquivos contêm informações que servem para identificar o visitante, seja para personalizar a página de acordo com o perfil ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site. Cookies são também comumente relacionados a casos de violação de privacidade na web (Fonte: techtudo).

  • Quem é Batista?

    • Os cookies são pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador. Esses arquivos contêm informações que servem para identificar o visitante, seja para personalizar a página de acordo com o perfil ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site. Cookies são também comumente relacionados a casos de violação de privacidade na web (Fonte: techtudo).

    • Hub” remete a um aparelho de informática, que tem como função concentrar conexões de computadores com uma rede. Com isso, é possível transmitir as informações entre as diferentes máquinas. Nesse sentido, Hub é o termo usado para a concentração de ideias e soluções para os mais diferentes problemas.

    • Os plugins são úteis principalmente quando há vários sites abertos e fica difícil ler o título da página na guia. Com um clique no plugin, o usuário acessa os links em uma lista e pode navegar mais rapidamente, sem perder tempo fuçando de aba em aba.

    GABARITO: LETRA A

  • LETRA A).

    Para maior aprofundamento, os cookies são arquivos de texto que são armazenados para a próxima visualização do mesmo site. Isso é percebido no momento em que o site é aberto pela primeira vez e há um carregamento mais demorado. Na próxima visita ao site , o carregamento é mais rápido, isso se deve à ação dos cookies.

    Em relação ainda aos cookies, o seu armazenamento é realizado em memória cache, presente no HD, como arquivo temporário, em decorrência disso, pode-se estabelecer dois tipos de cookies:

    -COOKIES PERSISTENTE: é o que foi mencionado acima, é salvo no DISCO RÍGIDO (permanente).

    -COOKIES DE SESSÃO: é o que salvo na memória RAM (temporário).

  • SEREI GCM ITAPEMA !

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos recursos utilizados por navegadores, mais especificamente quanto ao recurso responsável por salvar pequenos arquivos de textos na máquina.

     

    A)    Correta – Os cookies são pequenos arquivos de texto criados, com algumas informações do usuário, por sites visitados e que são salvos na máquina do usuário. São usados para personalizar a página de acordo com o perfil do usuário, guardar informações de formulários, como, por exemplo, ao inserir seus dados em um login e selecionar a opção "Lembrar-me", será gerado um cookie com essas informações para que em sua próxima visita os seus dados de login já estejam preenchidos no campo, registrar o histórico de navegação etc.

    B)      Incorreta – Hub é um equipamento utilizado para conectar computadores e permitir que esses realizem a troca de informações.

    C)      Incorreta – Os plugins são extensões que adicionam novas funções ou ferramentas a um programa principal, ou seja, atuam como um acessório, como, por exemplo, o plugin "Adobe Acrobat Reader", que permite a visualização de arquivos em PDF no navegador.

    D)      Incorreta – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.

    E)      Incorreta – Emoticons são pequenas imagens que são utilizadas para simbolizar emoções humanas, como, por exemplo, felicidade, tristeza, raiva etc.

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • GABARITO:A

    A) COOKIES>>>>> é um pequeno arquivo de computador ou pacote de dados enviados por um site de Internet para o navegador do usuário, quando o utilizador visita o site.

    B) HUBS>>>>> tem a função de interligar computadores de uma rede, recebe pacote de dados e transmite esse pacote a outros computadores.

    C) PLUGINS>>>>>> programa usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.

    D) SPAM>>>>> mensagem eletrônica que chega ao usuário sem a sua permissão ou sem seu desejo em recebê-lo.

    E) EMOTICONS>>>>> eles servem para expressar emoções, o que se dá essencialmente por meio de caracteres tipográficos.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de navegadores de internet.

    Gabarito: Letra A

    Professor, o que são COOKIES?

    R. Pequenos arquivos de texto capazes de armazenar informações básicas sobre o visitante de um site na internet, tais como nome, idioma, estado de autenticação, registros de navegação, carrinho de compra, lista de produtos, entre outros..

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • GAB A

    Cookies são informações que os sites web armazenam em um arquivo de texto criado no computador do usuário final. Eles armazenam preferências, informações de estado (como um item no carrinho de compras), ou registros de navegação do usuário.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5617645
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Bowersox (2014), dentro da gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, _________________ é função necessária para transportar e posicionar geograficamente o estoque. Dessa forma, a ___________ é um subconjunto de atividades e ocorre dentro do quadro mais abrangente da cadeia. Ela é o processo que cria valor pela gestão e pelo posicionamento do estoque e combina o gerenciamento de pedidos, do estoque, do transporte, do depósito, do manuseio de materiais e da embalagem, integrados por meio de uma rede de instalações.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima. 

Alternativas
Comentários
  • Para Bowersox (2014), dentro da gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, logística é função necessária para transportar e posicionar geograficamente o estoque. Dessa forma, a logística é um subconjunto de atividades e ocorre dentro do quadro mais abrangente da cadeia. Ela é o processo que cria valor pela gestão e pelo posicionamento do estoque e combina o gerenciamento de pedidos, do estoque, do transporte, do depósito, do manuseio de materiais e da embalagem, integrados por meio de uma rede de instalações.

    Gab. A


ID
5617648
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Francischini e Gurgel (2013) definem que uma das principais preocupações do Administrador de Materiais é saber quais são os custos relacionados ao estoque que ele gerencia. Segundo os referidos autores, o custo de estoque pode ser desmembrado em certas partes, que auxiliarão na determinação do nível de estoque a ser mantido, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São alguns custos relacionados ao estoque: Custo de aquisição, custo de armazenagem, custo de pedido, custo de falta, custo de risco, custo de capital.

  • GAB: C

    Podemos dividir os custos de estoque em quatro categorias, sendo elas:

    • Custos de pedido;
    • Custos de manutenção/armazenagem;
    • Custos de falta de estoque, também conhecido como custos de escassez;
    • E custos de estoque deteriorado.

    Fonte: meus resumos

  • Quando olhei o custo de demanda logo pensei que tinha a ver com compras, nao com estoque, olhando os outros custos todos relacionados com estoque, foi minha analogia

  • Gabarito: C

    CUSTOS DE ESTOQUES

    a) Custos de Armazenagem: aluguel, equipamentos de movimentação, mão de obra no estoque e seguros. Pode incluir também juros, depreciação, obsolescência, conservação.

    b) Custo de Pedido: corresponde a valores gastos pela empresa para fazer o pedido. Inclui mão de obra para emissão, material usado (papel, impressora, envelope) e outras despesas indiretas (telefone, energia). Nesse custo quanto maior a quantidade pedida menor o custo de pedido.

    c) Custo de Falta de Estoque: é o custo que incorre quando a empresa não pode atender o cliente. Também é chamado de custo de ruptura e não pode ser calculado.

    Fonte: Administração de Recursos Materiais para Concursos - Carolina Teixeira


ID
5617651
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Chiavenato (2021), a reengenharia é o reprojeto dos processos de trabalho e a implementação de novos projetos, ou a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar enormes melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. Ela se fundamenta em algumas palavras-chaves, quais sejam:


I. Fundamental.

II. Radical.

III. Drástica.

IV. Processos.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Reengenharia

    Busca mudanças radicais através de uma reestruturação dos processos para conseguir melhorias drásticas.

    A reengenharia é:

    • Análise dos fundamentos dos processos;
    • Mudanças radicais;
    • Melhorias drásticas do desempenho;
    • Orientação para processos;
    • Ocorre de cima para baixo (top-down).

    A reengenharia NÃO é:

    • Não é sinônimo de automação de processos;
    • Não é downsizing (diminuição - visto como problema);
    • Não é reestruturação;
    • Não é relacionada com a gestão da qualidade total.

  • GAB E

    REENGENHARIA é a análise e a consequente mudança de processos para a obtenção de melhores resultados, só que não é apenas uma pequena mudança, é uma mudança radical. Este processo é uma oposição à terceirização, ao downsizing, à reestruturação e à automação e se preocupa com mudanças bruscas, e não com melhoramentos contínuos. A reengenharia é, portanto, o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade. É o princípio da folha em branco, começar do zero.

    A reengenharia caracteriza‐se pela alteração dos processos organizacionais de modo radical e drástico, sem reaproveitar a estrutura atual. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319) 

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a reengenharia. Neste caso, assinalemos a alternativa que evidencia corretamente suas características.

    Segundo Maximiano (2018), a reengenharia pode ser definida como o redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas de informação e os valores organizacionais. Os objetivos visam reduzir custos, tempo de execução e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. A reengenharia propõe uma mudança radical nos processos organizacionais, buscando com isso níveis mais elevados de qualidade.

    A reengenharia é:

    • Estrutural;
    • Radical;
    • Interfuncional;
    • De cima para baixo.

    Para Chiavenato (2014, p.568, 569): "A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:

    • Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões são: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira? 

    • Radical: impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

    • Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.

    • Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos, e não mais para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “o quê” e o “porquê”, e não o “como” do processo." 

    Segundo Hammer e Champy (1994, p. 23) há três tipos de organizações que empreendem a reengenharia:

    • Primeiro vem as empresas em grandes apuros. Elas não têm alternativa. [...]

    • Em segundo lugar estão as empresas que ainda não estão em dificuldades, mas cuja gerência prevê problemas à frente. [...]

    • O terceiro tipo de empresa que empreende a reengenharia é aquela em seu mais alto nível de desempenho. Ela não possui qualquer dificuldade discernível, agora ou no futuro, mas sua gerência é ambiciosa e agressiva. 

    Neste caso, podemos dizer que todas as afirmativas estão corretas.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    HAMMER, Michael, CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa. 9 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


ID
5617654
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2019), os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina. Nesse sentido, são princípios previstos na Lei Federal nº 4.320/1964, EXCETO o princípio da(o):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B

    Apenas o princípio da letra B não está expressa na Lei 4.320. Veja onde estão os demais princípios:

    • Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade (Letra E) , universalidade (Letra A) e anualidade (Letra C).

    • Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. (Letra D - Orçamento Bruto)


ID
5617657
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Chiavenato (2021) define que as funções administrativas envolvem elementos da Administração, que são as funções do administrador, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São quatro funções básicas de administração: Planejamento, organização, controle e direção.

    Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecendo de forma antecipada os objetivos da empresa e como seguirá esses caminhos. É preciso estudar o mercado por completo, e criar objetivos a partir desses estudos.

    Organizar – É colocar em prática todo o planejamento. Distribuir corretamente entre os setores e profissionais o projeto planejado. Nessa etapa você organiza os recursos da empresa. Primeiro você traz esses recursos de fora, e após esse processo você os aloca dentro do seu negócio, distribuindo corretamente. Ou seja, a etapa de organização é responsável pela montagem da estrutura organizacional da sua empresa.

    Controlar- Função principal é controlar de fato tudo que está sendo exercido dentro da sua empresa. Após todo o processo de planejamento e organização, você precisa ver o fluxo organizacional acontecendo, e controlar os resultados, vendo se os objetivos estão sendo executados de acorda, se estão dando resultados. É medir o desempenho para sempre ter o controle da sua empresa, e se necessário alterar e modificar para conseguir os resultados esperados.

    Dirigir – É uma etapa de extrema importância, pois é a função que você deve mobilizar as pessoas para conseguir o resultado almejado. É influenciar e motivar a todos a caminhar com você para atingir ao objetivo. Você precisa de fato ser um líder, para conseguir manter funcionários satisfeitos, sem prejudicar o seu financeiro.

    Fonte: https://www.grupodm3.com.br/blog/blog/o-que-sao-as-funcoes-administrativas-e-porque-devo-aplicar-na-minha-empresa

  • GAB D

    FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DE HENRI FAYOLPOC3.

    1. Prever/Planejar---> Projetar caminhos ou definir objetivos;
    2. Organizar-------> Construir a estrutura material e humana;
    3. Comandar-----> Dirigir e orientar pessoas;
    4. Coordenar-----> Harmonizar atos e esforços;
    5. Controlar-------> Monitorar a consecução dos planos, comparar o obtido com o que foi determinado antes.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos saber quais são as funções do administrador. Neste caso, indiquemos a alternativa que não apresenta uma dessas funções.

    Para Fayol, as cinco funções do administrador, que em momento posterior seriam adicionadas no processo administrativo, são:

    • Prever: tem o objetivo de projetar os caminhos a serem perseguidos, traçar objetivos e programas de ação.

    • Organizar: volta-se para a estrutura material e social da organização.

    • Comandar: é direcionada para a orientação e direção do elemento humano das organizações, de modo a obter o seu melhor desempenho possível.

    • Coordenar: busca harmonizar os atos e esforços de todos em busca do alcance dos objetivos organizacionais;

    • Controlar: visa monitorar o alcance dos planos da organização.

    Tendo visto as funções acima, concluímos que a alternativa "D" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: D

    Fonte:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
5617660
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Chiavenato (2021), o método de administração focado no equilíbrio organizacional e que se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber: finanças, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento organizacional, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • O Balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico, desenvolvida por Kaplan e Norton, que tem como objetivo o alinhamento e o controle estratégico, possibilitando o desdobramento das estratégias a serem implementadas.

    As perspectivas do BSC são:

    1. Processo Internos - Produtividade / Qualidade;
    2. Financeira – Faturamento / Valor Agregado / Lucratividade;
    3. Crescimento - Aprendizado / Gestão / Cultura / Clima / Liderança;
    4. Clientes – Satisfação / Captação / Retenção.

  • GAB B

    O Balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão E planejamento estratégico, desenvolvida por Kaplan e Norton, que tem como objetivo o alinhamento e o controle estratégico, possibilitando o desdobramento das estratégias a serem implementadas.

    As perspectivas do BSC são:

    1. Processo Internos: busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações.
    2. Financeira: corresponde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas.
    3. Crescimento/Aprendizagem: corresponde à capacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.
    4. Cliente: inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns métodos, ferramentas e técnicas que auxiliam as organizações no cumprimento das suas atividades. Neste caso, assinalemos a assertiva que contém o método descrito no enunciado.

    A - incorreta.  Accountability é o termo usado para se referir ao dever que o agente público tem de prestar contas aos cidadãos. É um instrumento que busca limitar o poder, por assim dizer, dos agentes do estado. Para controlar o pode concedido, ao corpo funcional e político, o processo de responsabilização depende da informação/transparência, explicação sobre determinadas atitudes e de sanção aos que usarem de modo impróprio o poder que lhe foi concedido, assim como os recursos colocados à sua disposição

    B - correta. Segundo seus autores, Kaplan e Norton, O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    C - incorreta. Para Chiavenato (2014, p.400), "Empowerment: é o estilo de dar aos funcionários autoridade, informações e ferramentas que eles necessitam para realizar suas tarefas com maior autonomia, liberdade e confiança. É um passo além do desenvolvimento de equipes."

    D - incorreta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    E - incorreta. Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunitiesque significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, as Ameaças e as oportunidades.

    O que são representam as variáveis Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades? Vejamos:

    AMBIENTE INTERNO

    • Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.

    • Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.

    AMBIENTE EXTERNO

    • Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.

    • Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.

    Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para concursos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
5617663
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato (2021), entre as disfunções da burocracia estão:


I. Internalização das regras e apego aos regulamentos.

II. Resistência às mudanças.

III. Exibição de sinais de autoridade.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    As disfunções da burocracia são:

    1. A internalização das regras e o apego aos regulamentos;
    2. Excesso de formalismo e de papelório;
    3. Resistência às mudanças;
    4. Despersonalização dos relacionamentos;
    5. Categorização como base do processo decisório;
    6. Superconformidade às rotinas e procedimentos;
    7. Exibição de sinais de autoridade;
    8. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Burocracia. Neste caso, especialmente em relação às suas disfunções, marquemos a alternativa correta.

    Antes de apontar as disfunções da Teoria burocrática, vale deixar claro que disfunções são uma coisa, vantagens são outra, e características outra coisa. Vejamos cada uma dessas marcas a seguir, seguindo a lição do professor Chiavenato (2014) como base.

    Disfunções da Burocracia:

    • Internalização das regras e apego aos regulamentos

    • Excesso de formalismo e de papelório

    • Resistência às mudanças

    • Despersonalização do relacionamento

    • Categorização como baseado processo decisório

    • Superconformidade às rotinas e aos procedimentos

    • Exibição de sinais de autoridade

    • Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público

    As vantagens da burocracia, para Weber, são (CHIAVENATO,2014, p.266, 267) :

    • Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.

    • Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.

    • Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem, e as ordens e papéis tramitam pelos canais preestabelecidos.

    • Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

    • Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.

    • Continuidade da organização por meio da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.

    • Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros.

    • Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.

    • Confiabilidade, pois o negócio é conduzido por meio de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como amor, raiva e preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal.

    • Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido de maneira ordenada e as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as características a seguir:

    • Caráter legal das normas e regulamentos

    • Caráter formal das comunicações

    • Caráter racional e divisão do trabalho

    • Impessoalidade nas relações

    • Hierarquia de autoridade

    • Rotinas e procedimentos padronizados

    • Competência técnica e meritocracia

    • Especialização da administração

    • Profissionalização dos participantes

    • Completa previsibilidade do funcionamento

    Sendo assim, podemos concluir que os três item remetem corretamente às disfunções burocráticas.

    GABARITO: E

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

  • Disfunções da Burocracia:

    • Internalização das regras e apego aos regulamentos
    • Excesso de formalismo e de papelório
    • Resistência às mudanças
    • Despersonalização do relacionamento
    • Categorização como baseado processo decisório
    • Superconformidade às rotinas e aos procedimentos
    • Exibição de sinais de autoridade
    • Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público

    Sendo assim, podemos concluir que os três item remetem corretamente às disfunções burocráticas.