Dentre os itens a seguir, indique aquele que se relaciona com os princípios e fins da educação nacional, expressos no Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº. 9.394/96.
Dentre os itens a seguir, indique aquele que se relaciona com os princípios e fins da educação nacional, expressos no Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº. 9.394/96.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio poderá ser desenvolvida nas seguintes formas:
Analise as alternativas a seguir, com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e assinale a alternativa correta:
I. Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos e poderão ser articulados à formação inicial e continuada de trabalhadores ou à educação profissional técnica e tecnológica.
II. Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho.
III. Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.
IV. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.
Cabe ao docente ocupante de cargo no magistério público federal observar a legislação que rege sua carreira na categoria funcional de professor do ensino básico, técnico e tecnológico e a que disciplina sua atuação na administração pública. Tendo como base as normativas para o Servidor Público Federal, analise as proposições e julgue se são verdadeiras ou falsas.
I. Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares, atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo, são deveres do servidor público expressamente previstos no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.
II. Manter conduta compatível com a moralidade administrativa, ser assíduo e comunicar aos seus superiores irregularidades ou atos contrários ao interesse público são obrigações do servidor público, no que se refere à observância da Lei 8.112/90 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo decreto 1.171/94.
III. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.
IV. A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.
V. O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, compreendendo-se a promoção como sendo a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que contempla uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme a Lei Nº. 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais.
O Planejamento Estratégico considera a empresa como um todo, ou seja, como um sistema. Considerando o ambiente da empresa, faz-se necessária a conceituação de alguns aspectos da Teoria dos Sistemas, que ajudará o executivo a ter um melhor desempenho acerca deste assunto. O termo “sistema” tem por definição um conjunto de partes interagentes e interdependentes que formam um todo unitário com determinado objetivo e realizando determinada função. Os componentes de um sistema vêm a completar o entendimento do processo de planejamento estratégico de uma instituição. Não são elementos do sistema:
A última fase do planejamento estratégico é a sua avaliação. É nesta fase que o executivo verificará se sua estratégia foi implementada e se está conseguindo alcançar os objetivos e desafios propostos para a organização. Sabendo que uma estratégia deve ser avaliada antes mesmo de sua escolha e não somente após a sua implementação, para sua definição deve-se considerar que:
O termo clima organizacional indica as propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, trata dos aspectos do ambiente da organização que levam a provocar diferentes condições motivacionais. O clima organizacional depende de algumas dimensões, quais sejam:
O venture capital, termo que em português significa capital de risco, muito utilizado nos dias de hoje no Brasil, começa a ter maior evidência após a expansão das empresas baseadas na internet. O venture capital tornou-se conhecido e muito utilizado pelos jovens empreendedores em busca de capital para suas start-ups. As empresas que investem em capital de risco são normalmente grandes bancos de investimentos, formados por profissional de alto nível e experiência no mercado financeiro, os quais administram grandes quantias de dinheiro. Esse tipo de investimento é mais comum em empresas que já estão saindo da fase start-up. Muitas vezes existem diversas rodadas de investimentos, os chamados first round, second round, etc. Em cada rodada os capitalistas anteriores procuram ganhar seus lucros com a venda de parte de sua participação nas empresas. Em empresas emergentes há estágios de investimento de risco, tais como:
Para a elaboração de um Plano de Negócios, o empreendedor tem várias fases a percorrer, dentre elas o Plano Financeiro que, normalmente, se caracteriza como a fase mais difícil. Durante esta fase o empreendedor deverá refletir em números tudo o que foi descrito nas outras fases. As decisões empresariais serão tomadas a partir das combinações de informações quantitativas e qualitativas, como também das experiências vividas, que juntas fornecerão as informações necessárias para a realização dos cálculos econômicos. Para Dornelas (2001), na realização do Plano Financeiro existem alguns importantes demonstrativos que devem ser apresentados. São eles:
Para Kotler (2006), Marketing é um processo social e gerencial pelo qual pessoas e grupos conseguem o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. As atividades do Marketing acontecem entre organização, clientes, fornecedores, intermediários, concorrentes, entidades públicas e privadas. Essas atividades ocorrem num macro ambiente que se encontra em constantes mudanças internas e externas à organização. Essas mudanças dizem respeito também ao que ocorre no ambiente econômico. Assim, existem algumas variáveis que devem ser consideradas pelas empresas, em relação ao ponto de vista econômico-estrutural. Uma delas é:
Max Weber (1864 - 1920), entre outros cientistas, dedicou-se a estudar as organizações e acabou por influenciar diversos estudiosos com suas teorias. Sobre os seus estudos, é correto afirmar:
Burns e Stalker (1961), dois sociólogos ingleses, após realizar estudo em empresas escocesas do ramo industrial, identificaram que as organizações dependem mais das pessoas do que única e exclusivamente das regras impessoais defendidas por Weber. O estudo realizado por Burns e Stalker (1960) contribui também para identificar modelos alternativos de organizações, classificadas por ambos como:
Ao observar as organizações, leva-se em consideração às atividades dinâmicas que ocorrem em nível de ambiente interno e externo, as quais descrevem alguns traços do próprio projeto organizacional ou suas dimensões (Daft, 2013). Estas dimensões - estrutural e contextual, de acordo com o autor, interagem entre si e podem ser ajustadas para que a organização alcance seus objetivos. Como dimensões estruturais são considerados o nível de centralização, de formalização, especialização das tarefas, hierarquia de autoridade, profissionalismo e o coeficiente de pessoal (Daft, 2013). Com base no exposto, qual das descrições abaixo caracteriza corretamente o nível que diz respeito ao coeficiente de pessoal.
Henri Fayol (1841 - 1925) foi um dos teóricos clássicos e fundador da teoria clássica da administração. Levantou questionamentos em seus estudos, nas indústrias da época, desenvolvendo uma abordagem conhecida por gestão administrativa, tornando possível ver a administração como disciplina e profissão (...). Para Fayol, a administração é constituída dos elementos: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, que compõem o que se chama de processo administrativo. Estes elementos são proporcionais aos níveis hierárquicos existentes na empresa, não sendo privativos da alta cúpula. Nesse sentido, conforme o observado por Fayol, é correto afirmar que:
De acordo com Jara (1998), durante a década de 1990 na América Latina o processo de globalização teve como uma de suas características a reestruturação dos modelos econômicos e políticos. Nesse sentido, pode-se afirmar que a instalação desse novo sistema global, conhecido por globalização, marcado por transformações rápidas e profundas, é notado também:
De acordo com Ballou (2007), no planejamento de uma rede logística é importante observar quando a mesma deve ser planejada ou remodelada. A necessidade de planejamento de uma rede logística para empresas, produtos ou para introdução de novos itens é um tanto evidente. Porém, quando uma rede já está em operação muitas vezes é necessário que se tome uma decisão sobre qual a melhor forma desta rede operar, mesmo que o projeto não seja dos melhores. Para Ballou (2007), existe a possibilidade de utilizarmos algumas orientações na avaliação e auditoria de uma rede logística em 05 (cinco) áreas-chave. Nesse caso, essas áreas-chave seriam:
Just in time foi sistema de gestão logística criado na década de 1970, sendo sua ideia básica e desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, que buscava naquele período um modelo de administração que fosse capaz de coordenar a produção com a demanda específica entre veículos com diferentes modelos e cores, causando o mínimo de atraso. A expressão Just in time se refere a:
Variações inesperadas na oferta e na demanda de diversas empresas são consequências do mercado competitivo. Neste cenário, o grande desafio da função produção é equalizar de maneira satisfatória a capacidade produtiva da empresa e os recursos envolvidos. Em relação ao planejamento agregado de produção, assinale a alternativa correta:
As organizações utilizam um conjunto de indicadores de desempenho estabelecidos a partir de uma estratégia de operações bem definida e com base nos objetivos da função produção, para otimizar seus resultados e reduzir os custos de produção. Em relação aos objetivos da função produção, qual das alternativas a seguir indica um trade-off:
A inovação tecnológica, associada ao conhecimento e à aprendizagem, vem ocupando um papel de destaque maior na sociedade, na medida em que a globalização aproxima as culturas e os povos, suas necessidades e desejos. Sendo assim, todo líder ou gestor deve compreender sua importância e seus benefícios a médio e longo prazo, além de buscar um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Em relação à inovação, assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito da gestão integrada da inovação nas organizações e dos mecanismos de transferência de tecnologia, é correto afirmar que:
A qualidade afeta os processos e todos os envolvidos em qualquer organização e, portanto, pode ser considerada uma questão estratégica. Em relação à gestão da qualidade, é INCORRETO afirmar que:
A respeito dos sistemas integrados de gestão, assinale a alternativa correta:
Com base no processo de desenvolvimento dos sistemas de informação, julgue as afirmativas a seguir:
I. A abordagem sistêmica para desenvolver soluções em sistemas de informação envolve um processo constituído de diversas etapas, conhecido como ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação, ou ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. Neste ciclo inclui-se as etapas de investigação, análise, projeto, implantação e manutenção.
II. No ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, todas as atividades envolvidas são relacionadas, mas não interdependentes, podendo haver dois processos ocorrendo ao mesmo tempo.
III. Quando a abordagem sistêmica na solução de problemas é adequadamente implementada, cada etapa do processo é executada em uma sequência estruturada, mas é sempre necessário retornar e repetir qualquer uma das etapas para o sistema que está sendo desenvolvido.
IV. IV. Na etapa de investigação dos sistemas, o estudo de viabilidade é um estudo preliminar que investiga as necessidades de informação dos potenciais usuários e determina os requisitos de recursos, custos, benefícios e viabilidade de um projeto proposto.
Estão corretas as afirmativas: