SóProvas



Prova IF-MS - 2016 - IF-MS - Professor - Administração


ID
2226049
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os itens a seguir, indique aquele que se relaciona com os princípios e fins da educação nacional, expressos no Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB Nº. 9.394/96.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Educação Básica: Garante apenas o desenvolvimento do aluno

    Educação Básica Ensino Superior: Garantem o pleno desenvolvimento do aluno.

  • Gabarito = E

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho


ID
2226052
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio poderá ser desenvolvida nas seguintes formas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - A

    Resolução nº 6 de 2012

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas
    articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante
    a essa etapa da Educação Básica.
     

  • a) Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  •  a)

    Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  • Gabarito = A

     

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio,

    podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

  • Minha dúvida foi com relação a palavra "egresso" que significa sair, dando a ideia que seria para os alunos que estivessem saindo da educação básica, porém o nível médio faz parte da educação básica.

  • Marquei a letra E justamente pela palavra "egresso".

    Depois de ver o significado entendi que a palavra estava se referindo a forma subsequente que é pra quem terminou o ensino médio, ou seja, saiu(egresso) da educação básica.


ID
2226055
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as alternativas a seguir, com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e assinale a alternativa correta:

I. Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos e poderão ser articulados à formação inicial e continuada de trabalhadores ou à educação profissional técnica e tecnológica.

II. Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação inicial ou continuada para o trabalho.

III. Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.

IV. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    O art. 1º, § 1o  do Decreto 5.840/2006 aduz que "O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:

    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e

    II - educação profissional técnica de nível médio."

  • § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004;  (não é uma possibilidade; é um objetivo a ser cumprido); e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

  •  

    Gabarito = D

    Decreto 5840/2006

     

    I-

    Art. 1o

    § 1o  O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:

    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e

    II - educação profissional técnica de nível médio.

    § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

     

     

     

    II - 

    § 2o  Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados:

    I - ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores, nos termos do art. 3o, § 2o, do Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004; e

    II - ao ensino médio, de forma integrada ou concomitante, nos termos do art. 4o, § 1o, incisos I e II, do Decreto no 5.154, de 2004.

    Art. 6o  O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional,

     

     

    III-

    Art. 6º

    Parágrafo único.  Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão, a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.

     

     

     

    IV

    Art. 4o  Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas, assegurando-se cumulativamente:

    I - a destinação de, no mínimo, mil e duzentas horas para a formação geral;

    II - a carga horária mínima estabelecida para a respectiva habilitação profissional técnica; e

    III - a observância às diretrizes curriculares nacionais e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o ensino fundamental, para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.


ID
2226058
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Cabe ao docente ocupante de cargo no magistério público federal observar a legislação que rege sua carreira na categoria funcional de professor do ensino básico, técnico e tecnológico e a que disciplina sua atuação na administração pública. Tendo como base as normativas para o Servidor Público Federal, analise as proposições e julgue se são verdadeiras ou falsas.

I. Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares, atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo, são deveres do servidor público expressamente previstos no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

II. Manter conduta compatível com a moralidade administrativa, ser assíduo e comunicar aos seus superiores irregularidades ou atos contrários ao interesse público são obrigações do servidor público, no que se refere à observância da Lei 8.112/90 e do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo decreto 1.171/94.

III. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

IV. A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

V. O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, compreendendo-se a promoção como sendo a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e progressão, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Qual o erro na I? pq tem "instituições"?

  • O erro do item I está simplesmente no fato de que a afirmação não está expressa no código de ética e,sim,na Lei 8.112/90,in verbis:

     Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa

     

    Inteligência da banca!Temos de ficar ligados!Bons estudos!

  • GABARITO (C)

     

    Questão extremamente maldosa!

     

    A afirmativa 1 expõe corretamentamente os deveres do servidor, no entanto erra ao dizer que esse deveres estão dispostos no Decreto nº 1.171 quando na verdade estão expostos na lei nº 8.112.

     

    A afirmativa 5 erra ao definir promoção e progressão.

    Progressão- Passagem para nível superior dentro da mesma classe ou categoria da Carreira.

    Promoção Passagem para nível superior mudando de classe ou categoria da Carreira.

  • quanta maldade!!!!!

  • Os IFs são assim a banca do IFCE,faz o mesmo, misturam os deveres e proibições regras deontológicas  decreto e a lei, não consigo acertar essa pqp ,ai ai algum MACETE gente Socorrrrrooooo...

  • Questão que não mede conhecimento de ninguém. A discricionaridade das bancas para formularem o que chamam de "questões" é muita ampla, deveria haver um mecanismo de controle disso, embora, seja realmente muito difícil fazê-lo.

  • QUESTÃO HORROROSA! 

  • A regra é clara!

  • Título IV                                            LEI 8.112

    Do Regime Disciplinar

    Capítulo I

    Dos Deveres

            Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

     

    O texto está correto, porém é da lei 8.112. 

     

    LETRA C

     

     

     

  • A decoreba ainda predomina em várias avaliações de escolas do país, assim como nos concursos... Mentalidade de professores e examinadores que não são bons profissionais. É por isso que muitos jovens não conseguem interpretar um texto de três linhas... Examinadores que elaboram questões deste tipo são MEDÍOCRES!!!

  • Questão maldosa! Em meio a tanto conteúdo que o concursando tem para estudar o examinador tem a coragem de lhe cobrar "decoreba de decreto".

  • GABARITO (C)

     

    Questão extremamente maldosa!

     

    A afirmativa 1 expõe corretamentamente os deveres do servidor, no entanto erra ao dizer que esse deveres estão dispostos no Decreto nº 1.171 quando na verdade estão expostos na lei nº 8.112.

     

    A afirmativa 5 erra ao definir promoção e progressão.

    Progressão- Passagem para nível superior dentro da mesma classe ou categoria da Carreira.

    Promoção Passagem para nível superior mudando de classe ou categoria da Carreira.

  • O comentário do Wilton Silveira deveria virar um artigo da lei de diretrizes e bases da educação nacional, lei 9394.

     

    Quando os IF´s elaboram suas próprias provas de concurso, eles mesmos escolhem um servidor internamente pra elaborar as provas, na maioria das vezes o cara nem tem experiência em elaboração de provas, ai simplesmente faz uma diarreia dessas e acha que elaborou uma questão.  Estou falando isso porque já fui professor substituto do IFCE e sei como funciona.

  • Gente, que questão mais confusa... Eu já fiz provas correlativas aos IF's, mas essa... Cruzes... 

  • IF é de dá dó!

  • Gabarito = C

     

    I - (F)-(refere-se domente a Lei 8112 e não ao decreto 1.171/94)

    Lei 8112/90

    Art. 116. São deveres do servidor:
    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;
    II - ser leal às instituições a que servir;
    III - observar as normas legais e regulamentares;
    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
    V - atender com presteza:
    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;
    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;
    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.
    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)
    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;
    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;
    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
    X - ser assíduo e pontual ao serviço;
    XI - tratar com urbanidade as pessoas;
    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

     

     

    II - (V) (juntou a Lei 8112 e o decreto 1171)

    Lei 8112/90 - Art. 116. São deveres do servidor:

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    Decreto 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

     

     

    III - (V) (só a lei 8112)

    Lei 8112/90

    Art. 239. Por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, o servidor não poderá ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminação em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres.

     

     

    IV - (V)

    Lei 12.772/12

    Art. 1º Fica estruturado, a partir de 1º de março de 2013, o Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, composto pelas seguintes Carreiras e cargos:

    III - Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, composta pelos cargos de provimento efetivo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; e

     

     

    V - (F)

    Lei 12.772/12

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Parem de mimimi, questão boa. Errei, e estou lendo os comentários, muita gente reclamando da banca..... Minha conclusão: Preciso estudar mais, a banca não vai mudar...


ID
2226061
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa que contempla uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme a Lei Nº. 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.

  • Seção II  Das Finalidades e Características dos Institutos Federais . Inciso III do artigo  6º.

  • Gabarito: D

    Art. 6º  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

     

    Inciso III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

  • III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

     

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm

  • Finalidade de integrar o ensino básico ao superior e assim ao mercado de trabalho.

    Palavras chaves: verticalização e integração

  • Gabarito = D

     

    Lei 11892/2008.

    Art. 6º Os Institutos Federais têm por

    finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

     

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão; (é o Gabarito)

     

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;
    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;
    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;
    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

     

     

    Art. 7º Observadas as finalidades e características definidas no art. 6º desta Lei,

    são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio,...

    II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a...

    III - realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções...

    IV - desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades...

    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda....

    VI - ministrar em nível de educação superior....

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais...

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica....

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais....

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização....

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado,....

     


ID
2226064
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento Estratégico considera a empresa como um todo, ou seja, como um sistema. Considerando o ambiente da empresa, faz-se necessária a conceituação de alguns aspectos da Teoria dos Sistemas, que ajudará o executivo a ter um melhor desempenho acerca deste assunto. O termo “sistema” tem por definição um conjunto de partes interagentes e interdependentes que formam um todo unitário com determinado objetivo e realizando determinada função. Os componentes de um sistema vêm a completar o entendimento do processo de planejamento estratégico de uma instituição. Não são elementos do sistema:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa C, ele considera a informação como um insumo. Já na E, ele considera como saída. Logo, um dos dois esá errado. Lenda a alternativa C, podemos ver que está muito mais coerente.

     

    Gabarito E.

  • A alternativa errada é a letra E

     

    Na verdade, o conceito exposto pela alternativa E não é o de saída do sistema, mas sim o de "transformação do sistema".

     

    Processo de transformação do sistema: função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). É a maneira pela qual os elementos componentes interagem a fim de produzir as saídas desejadas.

     

     

  • TEORIA DOS SISTEMAS

    Entradas ou insumo (input) – é a força ou impulso de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou a informação para a operação do sistema.

    Saída ou resultado (output) – é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.

    Processamento ou transformador (trhoughput) – é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.

    Retroação ou retroalimentação – é a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.

    Ambiente – é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema e o ambiente encontram-se inter-relacionados e interdependentes. Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes.

  • A única possibilidade que vejo de erro na E é esse trecho "podendo ser considerada uma saída sob a forma de informação". Pois, a informação é insumo (entrada).

  • Olá! Alguém saberia me explicar na alternativa A "Os objetivos, que se referem tanto aos objetivos dos usuários do sistema quanto aos objetivos do próprio sistema" Quem seriam esses usuários do sistema? 

  • Questão mal formulada.

  • Como que escrevem  mal esses examinadores.

  • Os objetivos são elementos do sistema??

     

    (a letra A está correta?)

  • Todo sistema tem um objetivo ou objetivos.

    E nos sistemas existem usuários internos e externos.

  • Demostrando a Instituição o seu conceito intuição como um objetivo. 

  • Achei que a pergunta foi meio duvidosa. Saída faz parte(elemento/componente) do sistema, mas a sua descrição que está errada. Ficou meio mistureba

    "As saídas do sistema que correspondem aos resultados do processo de transformação OK, podendo ser considerada uma saída sob a forma de informação(isso é retroalimentação; reintrodução da saída sob forma de informação). Vai mostrar o empenho dos sistemas em que se organizarem, por meio de maior ordenação( isso é Entropia negativa: mostra o empenho dos sistemas em se organizarem para a sua sobrevivência, por meio de maior ordenação). As saídas devem ser coerentes com todos objetivos do sistema (devem ser coerentes com os objetivos do sistema) "

     

    Idalberto Chiavenato, 1999

  • Eu leciono TGA, uso várias obras relacionadas ao tema e confesso que tive dificuldade em resolver essa questão, em razão do problema de redação das alternativas. As letras A e E são confusas.


ID
2226067
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A última fase do planejamento estratégico é a sua avaliação. É nesta fase que o executivo verificará se sua estratégia foi implementada e se está conseguindo alcançar os objetivos e desafios propostos para a organização. Sabendo que uma estratégia deve ser avaliada antes mesmo de sua escolha e não somente após a sua implementação, para sua definição deve-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está errada, pois a Chefia não tem maior peso;

    A alternativa B está errada, pois a estratégia não precisa da aceitação de TODOS, isso seria impossível;

    A alternativa C está errada, pois não há o que se falar no pensamento do sócio majoritário, e sim do grupo todo;

    A alternativa D está errada, pois existem várias estratégias, e a de segmentar os recursos é apenas uma dela, não sendo necessária segui-la em todos os casos.

     

    A alternativa E está perfeita, e é o nosso gabarito.

     

    Thiago de Luca. Administração sob a ótica dos Concursos. Editora Labrador; 2016.

  • Avaliação pode ser antes e pós implementação, quando anterior a implementação deve considerar:
    consistencia interna: estar OK com os objetivos da instituição, clima,cultura,diretrizes...

    consistencia com ambiente: restrições do mercado, legislação..

    consistencia aos recursos: pessoal, material...

  • O Planejamento estratégico é diferente da estratégia. Considera-se como estratégia um dos caminhos ou etapa para consecução daquilo que foi planejado de forma menos complexa, de cunho operacional e de curto ou médio prazo.


ID
2226070
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O termo clima organizacional indica as propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, trata dos aspectos do ambiente da organização que levam a provocar diferentes condições motivacionais. O clima organizacional depende de algumas dimensões, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato (2003) as dimensões do clima são:

    1 Estrutura organizacional – pode impor liberdade ou limites de ação para as pessoas através de regras, regulamentos, autoridade, especialização, etc. O clima será agradável se obtiver liberdade.

    2 Recompensas – a organização pode criticar ou incentivar os colaboradores pelos resultados alcançados, quanto mais estímulo e incentivo melhor será o clima organizacional.

    3 Calor e apoio – a organização pode manter um clima de cooperação ou de negativismo, quanto melhor o companheirismo melhor será o clima.

    4 Responsabilidade – pode reprimir ou incentivar o comportamento das pessoas por meio da negação de iniciativa, restrição quanto a decisão pessoal, etc.

    5 Risco – a situação de trabalho pode estimular no sentido de assumir novos desafios como protetora para evitar riscos, quanto maior o estímulo melhor será o clima.

    6 Conflitos – a fim de evitar choques ou incentivar os diferentes pontos de vistas a organização pode estabelecer regras e procedimentos, administrando os conflitos por meio da confrontação.

    http://www.leg.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/ALINE%20DE%20SOUSA%20.pdf

  • GABARITO: C

    MACETE: E3RCAC ou E3R2CA

    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO)

    RESPONSABILIDADE

    RISCOS

    RECOMPENSAS

    CALOR &

    APOIO

    CONFLITOS


ID
2226073
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O venture capital, termo que em português significa capital de risco, muito utilizado nos dias de hoje no Brasil, começa a ter maior evidência após a expansão das empresas baseadas na internet. O venture capital tornou-se conhecido e muito utilizado pelos jovens empreendedores em busca de capital para suas start-ups. As empresas que investem em capital de risco são normalmente grandes bancos de investimentos, formados por profissional de alto nível e experiência no mercado financeiro, os quais administram grandes quantias de dinheiro. Esse tipo de investimento é mais comum em empresas que já estão saindo da fase start-up. Muitas vezes existem diversas rodadas de investimentos, os chamados first round, second round, etc. Em cada rodada os capitalistas anteriores procuram ganhar seus lucros com a venda de parte de sua participação nas empresas. Em empresas emergentes há estágios de investimento de risco, tais como:

Alternativas
Comentários
  • FONTES DE FINANCIAMENTO EXISTENTES ATUALMENTE NO BRASIL

    a) Economia pessoal, família, amigos

    b) Angel Investor (Investidor "Anjo")

    c) Fornecedores, parceiros estratégicos, clientes e funcionários

    d) Capital de risco (do inglês venture capital)

    As empresas que investem em capital de risco são geralmente grandes bancos de investimento, compostas por profissionais de altíssimo nível e experiência no mercado financeiro, que administram grandes quantias de dinheiro. A função principal dessas empresas é encontrar empresas e negócios com alto potencial de desenvolvimento em cerca de três a cinco anos, que experimentem retornos sobre o capital investido (rentabilidade do capital) muito acima da média do mercado. Por isso o nome capital de risco. Essas empresas geralmente formam uma carteira de investimentos, contendo negócios de alto potencial de retorno, mas com altos riscos também.

    Dificilmente uma empresa iniciante recebe capital de risco. Esse tipo de investimento é mais indicado para empresas que já estão saindo da fase start-up e que precisam crescer rapidamente. Para conseguir convencer um capitalista de risco a injetar dinheiro em sua empresa, o empreendedor deve mostrar uma excelente equipe de gestão, um bom plano de negócios, um mercado-alvo expressivo e em crescimento e uma idéia realmente inovadora.

     

     

    De forma resumida, os principais estágios de investimento de risco em empresas desde a sua concepção, são:

    1. Fase pré-inicial ou da idéia: Uma quantidade inicial de capital, proveniente do próprio empreendedor, de amigos, angels etc., é investida para validar a idéia e finalizar o desenvolvimento do produto, desenvolver o protótipo etc. Muitas empresas incubadas encontram-se nesta fase.

    2. Fase inicial (start-up): A empresa já está constituída, o produto está sendo melhorado e a aceitação piloto em alguns mercados está sendo analisada. Nesta fase, talvez o capitalista de risco invista na empresa, mas é muito difícil, devido ao alto risco do negócio. Geralmente o seed money (dinheiro semente) virá de angels. A empresa geralmente tem menos de um ano de existência.

    3. Expansão: A empresa já está se desenvolvendo e precisa de mais capital para financiar seu rápido crescimento. Esse capital necessário é maior que o seed money e virá da primeira rodada de investimento de capital de risco (o first round). As negociações com capitalista de risco são muito importantes nesta fase, pois as cobranças por resultados serão muito grandes. A empresa geralmente estará com dois a três anos de existência.

     

  • 4. Consolidação e saída dos angels e capitalistas de risco: Nesta fase, a empresa busca uma expansão ainda maior, negocia uma aquisição, parcerias, outras rodadas de investimento com outros fundos etc, começa a gerar os resultados almejados pelos investidores iniciais que realizam seu lucro, saindo da empresa. Começa um novo ciclo na empresa, com a consolidação do negócio e a possibilidade de abrir o capital em bolsa de valores, o chamado IPO - Initial Publie Offering (oferta pública inicial de ações).


ID
2226076
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para a elaboração de um Plano de Negócios, o empreendedor tem várias fases a percorrer, dentre elas o Plano Financeiro que, normalmente, se caracteriza como a fase mais difícil. Durante esta fase o empreendedor deverá refletir em números tudo o que foi descrito nas outras fases. As decisões empresariais serão tomadas a partir das combinações de informações quantitativas e qualitativas, como também das experiências vividas, que juntas fornecerão as informações necessárias para a realização dos cálculos econômicos. Para Dornelas (2001), na realização do Plano Financeiro existem alguns importantes demonstrativos que devem ser apresentados. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Plano financeiro e investimentos. Deve incluir balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, fluxo de caixa, histórico financeiro da empresa, demonstrativo de custos e despesas, planos de investimentos com a utilização das projeções financeiras, no qual devem estar claros índices como o VPL (Valor Presente Líquido do negócio, quanto vale a empresa), TIR (Taxa Interna de Retorno, qual o retorno para o investidor) e o valor do investimento necessário.


ID
2226079
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Kotler (2006), Marketing é um processo social e gerencial pelo qual pessoas e grupos conseguem o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. As atividades do Marketing acontecem entre organização, clientes, fornecedores, intermediários, concorrentes, entidades públicas e privadas. Essas atividades ocorrem num macro ambiente que se encontra em constantes mudanças internas e externas à organização. Essas mudanças dizem respeito também ao que ocorre no ambiente econômico. Assim, existem algumas variáveis que devem ser consideradas pelas empresas, em relação ao ponto de vista econômico-estrutural. Uma delas é:

Alternativas
Comentários
  • Questoes que envolvem a esfera econõmica é a C e E, porém o PIB não se distingue por setor, visto que é um resultado BRUTO. Logo, letra C a correta.

  • Questão interessante.

  • Ciclo de vida do setor??? Bem estranho???


ID
2226082
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Max Weber (1864 - 1920), entre outros cientistas, dedicou-se a estudar as organizações e acabou por influenciar diversos estudiosos com suas teorias. Sobre os seus estudos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Nas instituições que funcionam com formalidade, os funcionários ocupam cargos em decorrência da norma e do regramento, isto quer dizer que a pessoa é funcionária da Instituição, e não de Beltrano ou Ciclano.

     

    Formalidade e Autoridade: No formalismo, podemos citar o caráter legal das normas, em que são devidamente escritas, detalhadas e expressas de forma com que todos, habilitados, tenham acesso; convém destacar que a autoridade do chefe deriva destas normas, assim como o seu poder está intimamente ligado aos pressupostos organizacionais, isto é: ao que a organização propõe, aos seus objetivos. Fora do ambiente de trabalho, o ciclano que é chefe de beltrano, volta a ser apenas o ciclano. Voltando ao formalismo, as comunicações também devem ser feitas de modo formal, ou seja, na forma escrita, seguindo assim procedimentos padronizados, para assim manter uma ordem e gerar uma documentação que comprove o que foi informado, quando e para quem.

     

     

    Thiago de Luca. Administração Sob a Ótica dos Concursos; Editora Labrador; 2016.

  • Gab. A

     

    Weber estudou as autoridades legítimas:

    # Tradicional = patrimonial, patriarcal, hereditária e delegável

    # Carismática = personalista, mistica (indelegável)

    # Legal, racional ou burocrática.

     

    Ele defendia esse modelo de gestão (legal, racional, burocrático), pois coadunava com o capitalismo. Basesava-se na padronização e meritocracia, assim julgava melhor para a produtividade e efeiciência.

     

    Professora Elisabete Moreira - CERS

  • Complementando...

     

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:

     

    1. Caratér Legal das normas e regulamentos.

    2. Caráter formal das comunicações.

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

    4. Impessoalidade nas relações.

    5. Hierarquia de autoridade.

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

    7. Competência técnica e meritocracia.

    8. Especialização da administração.

    9. Profissionalização dos participantes.

    10.Completa previsibilidade do funcionamento.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.37-38.

     

    bons estudos

  • Todas as organizações formais são burocracias. A palavra burocracia identifica as organizações que se baseiam em regulamentos. Portanto, se uma organização é regida por regulamentos que criam direitos e obrigações ela é uma burocracia.

    Para Weber, as organizações formais modernas se baseavam em leis, que as pessoas aceitavam porque acreditavam serem racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer apenas o dirigente. As pessoas aceitam que outras pessoas representem a autoridade da lei, como os guardas de trânsito, juízes e gerentes.

    GABARITO - A

  • Alguém me ajudaria a eliminar a alternativa D? Qual o erro?

     

  • Também fiquei em dúvida na letra D.
  • Eu também não identifiquei erro na alternativa D....Alguem explica porque ela está incorreta?

  •  A LETRA "D" ESTÁ CORRETA, MAS NÃO COMO ESTUDOS DE  MAX WEBER. ENTÃO GABARITO CORRETO LETRA "A'

  • Indiquem para comentários, por favor.

  • Gabarito letra A.

     

    Quanto aos questionamentos sobre a letra "D) A distribuição distinta de tarefas, atribuições e responsabilidades disciplina mais as atividades em uma organização."

     Imagino que essa questão de distribuição distinta de tarefas não existia, bem pelo contrário, apesar de trazer alguns aspectos como impessoalidade e cumprimento de normas e regulamentos, de resto não houve grande mudança, bem pelo contrário; Weber defendia a hierarquia de autoridades, caráter racional e divisão de trabalho e rotinas e procedimentos padronizados (oriundo das teorias clássicas).

    Indo não muito longe, nas entidades da Administração Direta e Indireta as começam num setor, por exemplo contabilidade, e aposentam nesse setor fazendo as mesmas coisas. Nada mudou muito. Então acredito que foi nesse sentido. Essa distribuição distinta de tarefas não é característica da burocracia.

    Abraços

  • Ele pede a que mais se adequa a teoria da burocracia e cita Max Weber, portanto, obrigatoriamente se deve escolher a letra a por dizer respeito ao que postula o autor.

  • Letra "d" - Distribuiçã de tarefas ( trabalho ),estruturação organizacional = T.Clássica

    Max Weber = T.Burocrática

  • sério que a letra A veio até com a fonte? 


ID
2226085
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Burns e Stalker (1961), dois sociólogos ingleses, após realizar estudo em empresas escocesas do ramo industrial, identificaram que as organizações dependem mais das pessoas do que única e exclusivamente das regras impessoais defendidas por Weber. O estudo realizado por Burns e Stalker (1960) contribui também para identificar modelos alternativos de organizações, classificadas por ambos como:

Alternativas
Comentários
  • Tom Burns e G.M. Stalker pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relação entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias. Classificaram as empresas pesquisadas em dois tipos: organizações “mecanísticas” e “orgânicas”.

    As organizações mecanísticas apresentam as seguintes características:

    Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho.

    Cargos ocupados por especialistas com atribuições bem definidas.

    Centralização das decisões na cúpula da organização.

    Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único.

    Sistemas rígidos de controle: a informação ascendente sobe através de uma sucessão de filtros e as decisões descem através de uma sucessão de amplificadores.

    Predomínio da interação vertical entre superior e subordinado.

    Amplitude de controle administrativos mais estreita.

    Maior confiança nas regras e procedimentos formais.

    Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.

    As organizações orgânicas apresentam as seguintes características:

    Estruturas organizacionais flexíveis e com pouca divisão de trabalho.

    Cargos continuamente redefinidos por interação com outras pessoas que participam da tarefa.

    Descentralização das decisões, delegadas aos níveis inferiores.

    Tarefas executadas por meio do conhecimento que as pessoas têm da empresas como um todo.

    Hierarquia flexível, com predomínio da interação lateral sobre a vertical.

    Amplitude de controle administrativo mais ampla.

    Maior confiabilidade nas comunicações informais.

    Ênfase nos princípios da Teoria das Relações Humanas.

    A conclusão de Burns e Stalker é que a forma mecanística de organização é apropriada para condições ambientais estáveis, enquanto a forma orgânica é apropriada para condições ambientais de mudança e inovação. No fundo, existe um imperativo ambiental: o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.

     

    http://www.coladaweb.com/administracao/teoria-da-contingencia

  • Organização mecânica: Este é o modelo organizacional baseado na burocracia racional de Weber. Para este modelo de organização, as atribuições (tarefas) da empresa são altamente especializadas, a linha hierárquica é bem definida e vertical, e a tomada de decisões e o planejamento estratégico são funções exclusivas da alta cúpula. É um modelo adequado para ambientes estáveis.
     

     Organização orgânica: Neste tipo de organização existe uma contínua redistribuição de tarefas, pois os problemas ofertados pelo ambiente são mais complexos, já que esta organização situa-se em um ambiente instável e dinâmico. Aqui ninguém é especialista exclusivo de determinada função, pois os pressupostos deste modelo são a cooperação e a comunicação e não a especialização e a ordem.

     

    Thiago de Luca. Administração sob a Ótica dos Concursos. Editora Labrador; 2016.

  • Gabarito letra C.

     

     

    As organizações mecânicas são mais rígidas, mais hierarquizadas e com uma menor capacidade de inovação. Estas organizações seriam mais recomendadas para setores mais estáveis.


    Já as organizações orgânicas são mais flexíveis, com um estilo de gestão mais participativo, com uma maior capacidade de criar e inovar. Com isso, seriam mais recomendadas para setores mais dinâmicos.

  • Na década de 60, surgiram novos modelos alternativos ao tipo ideal weberiano. Vale lembrar que este consiste em um modelo burocrático, com excesso de regras, em que os trabalhadores são vistos como peças de máquinas ou seres estritamente profissionais, cujos seus sentimentos e comportamentos ficam em segundo plano. Já os novos modelos que surgiram, retratam organizações cujo funcionamento depende mais das pessoas do que das regras impessoais do tipo ideal de Weber. 

    Modelos de organização de Burns e Stalker:

    ·         Modelo Mecanicista: Hierarquizadas; Burocráticas; Especializadas; Adequadas a condições ambientais estáveis;

    ·         Modelo Orgânico: Flexíveis; Redefinição contínua de tarefas; Organogramas de pouca utilidade; Adequadas a ambientes instáveis.

  • Complementando..

    A conclusão da pesquisa de Tom Burns e G.M Stalker é que EXISTE UM IMPERATIVO AMBIENTAL. O ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.

  • Gabarito C

    Errei por interpretar que a banca queria outro modelo ("modelo alternativos") ao de Weber - no caso modelo oposto ao mecanicista.

     

  • O difícil é saber o que a questão quer.

  • - Burns e Stalker são teóricos tratados pela Teoria da Contingência e defendem que há um Imperativo Ambiental (o ambiente é que determina a estrutura e o funcionamento das organizações) em relação às organizações.

    - Diferentemente, Joan Woodward afirma haver um Imperativo Tecnológico (a tecnologia adotada pela empresa que determina sua estrutura e seu funcionamento).

     

    Imperativo Ambiental (Burns e Stalker):

    - Sistemas Mecânicos; ou

    - Sistemas Orgânicos.

     

    Imperativo Tecnológico (Joan Woodward):

    - Produção unitária ou oficina;

    - Produção em massa ou mecanizada; ou

    - Produção contínua.

     

    FONTE: Chiavenato.

     

    Gabarito: C


ID
2226088
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao observar as organizações, leva-se em consideração às atividades dinâmicas que ocorrem em nível de ambiente interno e externo, as quais descrevem alguns traços do próprio projeto organizacional ou suas dimensões (Daft, 2013). Estas dimensões - estrutural e contextual, de acordo com o autor, interagem entre si e podem ser ajustadas para que a organização alcance seus objetivos. Como dimensões estruturais são considerados o nível de centralização, de formalização, especialização das tarefas, hierarquia de autoridade, profissionalismo e o coeficiente de pessoal (Daft, 2013). Com base no exposto, qual das descrições abaixo caracteriza corretamente o nível que diz respeito ao coeficiente de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADO - Tempo de treinamento que o funcionário necessita para ocupar um cargo na organização; ESPECIALIZAÇÃO DAS TAREFAS.

    B - ERRADO - Amplitude de controle alta, com autoridade baixa; HIERARQUIA DE AUTORIDADE.

    C - ERRADO - Decisões delegadas aos níveis mais baixos da organização; GRAU DE CENTRALIZAÇÃO.

    D - ERRADO - O modo como uma organização realmente gera seus produtos e serviços; FORMALIZAÇÃO.

    E - CORRETO - Distribuição de pessoas através das várias funções e departamentos da organização.COEFICIENTE DE PESSOAL.

     

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • Pedro,

    Acho que a assertiva B é relativa também ao grau de centralização. Quanto mais alta, mais centralizada.


ID
2226091
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Henri Fayol (1841 - 1925) foi um dos teóricos clássicos e fundador da teoria clássica da administração. Levantou questionamentos em seus estudos, nas indústrias da época, desenvolvendo uma abordagem conhecida por gestão administrativa, tornando possível ver a administração como disciplina e profissão (...). Para Fayol, a administração é constituída dos elementos: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, que compõem o que se chama de processo administrativo. Estes elementos são proporcionais aos níveis hierárquicos existentes na empresa, não sendo privativos da alta cúpula. Nesse sentido, conforme o observado por Fayol, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

     

    Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa: ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula.

    A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente

    entre os níveis hierárquicos. Na medida em que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e na medida em que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

     

    Fonte: https://www.acafe.org.br/new/concursos/concurso_univali_novo/recurso/anexos_5/Q/5_123861_9_Q_13365070074fa97a7f8eb07.doc

  • Qual erro da D ?

  • Na Teoria Clássica:

    *Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, constituem o processo administrativo e são localizáveis em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Tanto o diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor, cada qual em seu respectivo nível, desempenham essas atividades administrativas essenciais.

    *busca aumentar a eficência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e de suas inter-relações estruturais, com abordagem de cima para baixo (direção para a execução) e do todo para suas partes componentes.

    Fonte: Administração Geral e Pública. Chiavenato.

  • MARIA OLIVEIRA.

    Na Teoria Clássica, todos os níveis hierárquicos desempenham as funções administrativas essenciais (POCCC).

    Acho que é isso.

  • Enquanto a Escola Clássica da Administração Científica de Taylor tinha ênfase na tarefa realizada por cada operário, a Teoria Clássica de Fayol tinha ênfase na estrutura da organização, já que sua teoria partiu da abordagem sintética e universal da empresa, chegando a possuir uma visão estrutural da mesma.

    Segundo Fayol, a função administrativa era a mais importante de todas (pois coordenava as demais). A administração não se referia apenas ao topo de uma organização, pelo contrário, ela se distribuía por todos os níveis hierárquicos. Uma de suas principais concepções era a de que, a administração se tratava de uma questão de medida, ponderação e bom senso.

    Henri Fayol ressaltou também, que nenhuma das cinco funções essenciais de uma organização (finanças, produção, técnicas, contábeis e comerciais) possuem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir seu corpo social, ou de coordenar os esforços e harmonizar o trabalho, essas atribuições pertencem unicamente à função administrativa.

    Fayol ainda instituiu que o departamento administrativo era o responsável por garantir a unidade da ação, da disciplina e da ordem, garantindo assim o bom relacionamento interno e externo da companhia. O renomado autor ainda afirmou que, apesar de ser distinta, a administração se entrelaçava com outros departamentos, agindo como um sistema nervoso dentro na empresa.

     

    Por fim, vale ressaltar que, após o surgimento da abordagem neoclássica da administração, ocorreu uma pequena alteração nas cinco funções previamente estabelecidas por Fayol, uma vez que os autores do movimento neoclássico entendiam que as funções de comandar e coordenar tinham o mesmo sentido singular de "direção". Assim, o famoso POC3 fora compactado no PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), respectivamente.

    Portal ADM

  • Affff...Entendi nadica de nada...Luz..please em...

    Na medida em que nos direcionamos para a parte mais baixa da escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções não administrativas da empresa; 

  • Gabarito B

    As capacidades administrativas são desenvolvidas com maior intensidade no topo da hierarquia. Na base da hierarquia é necessário ter maior capacidade técnica.

  • Qual o erro da E? Um dos princípios menciona sobre a unidade de direção...

    E - Em uma organização, o agrupamento de atividades se processa em um único sentido e as funções seguem o mesmo fluxo.

  • Acho que o erro da letra D) é que ...

    inexiste função administrativa mais importante e concentração no plano estratégico. Para Elisabete de Abreu e Lima Moreira (página 230), as cinco funções da administração são localizáveis em qualquer trabalho do administrador, em qualquer nível ou área da empresa.


ID
2226094
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com Jara (1998), durante a década de 1990 na América Latina o processo de globalização teve como uma de suas características a reestruturação dos modelos econômicos e políticos. Nesse sentido, pode-se afirmar que a instalação desse novo sistema global, conhecido por globalização, marcado por transformações rápidas e profundas, é notado também:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    A questão retirada do livro "A sustentabilidade do desenvolvimento local". 

     

    Na pág 81 do livro, cujo subtítulo é Globalização e abertura interna, possui a seguinte passagem:

     

    "A instalação desse novo sistema global, marcado por transformações rápidas e profundas, manifesta-se não apenas na reestruturação dos poderes mundiais e integração de espaços econômicos, mas também na debilidade do papel tradicional do Estado nacional, na transformação do sistema de classes, bem como de práticas socioculturais e estilos de gestão pública

  • Matei a questão devido a reforma implementada mais fortemente nos anos 90 culminando com o PDRAE de 95, que implementou o terceiro e trouxe o gerencialismo à Administração pública brasileira.


ID
2226097
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Ballou (2007), no planejamento de uma rede logística é importante observar quando a mesma deve ser planejada ou remodelada. A necessidade de planejamento de uma rede logística para empresas, produtos ou para introdução de novos itens é um tanto evidente. Porém, quando uma rede já está em operação muitas vezes é necessário que se tome uma decisão sobre qual a melhor forma desta rede operar, mesmo que o projeto não seja dos melhores. Para Ballou (2007), existe a possibilidade de utilizarmos algumas orientações na avaliação e auditoria de uma rede logística em 05 (cinco) áreas-chave. Nesse caso, essas áreas-chave seriam:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra A

     

    Demanda: Tanto o nível da demanda quanto sua dispersão geográfica influem poderosamente sobre a configuração das redes logísticas.

     

    Serviços ao cliente: no seu sentido mais amplo, incluem disponibilidade de estoque, rapidez de entrega e agilidade e precisão no processamento dos  pedidos

     

    Características dos produtos: Os custos logísticos são sensíveis a características tais como peso, volume (cubagem), valor e risco. No canal logístico essas características podem ser alteradas por meio do desenho da embalagem ou do estado final do produto durante o embarque ou estocagem

     

    Custos Logísticos: os custos a que a empresa se sujeita em matéria de suprimento físico e de distribuição física acabam determinando a frequência com que seu sistema logístico precisa ser replanejado

     

    Política de Precificação: alterações na política de precificação sob o qual os produtos são comprados ou vendidos, têm consequências para a estratégia logística devido a essa política definir a responsabilidade por determinadas atividades logísticas

     

    A partir do slide 28

    https://goo.gl/tnwylc

  • Letra A

    No processo de planejamento, a questão mais importante é saber quando a rede deve ser planejada ou remodelada. Quando não há sistema logístico, como é comum nos casos de uma nova empresa ou de novos itens incluídos numa linha de produtos já tradicional, a necessidade de planejar uma rede logística é óbvia. Contudo, em muitos dos casos nos quais já funciona uma rede logística, é preciso tomar uma decisão quanto a modificar a rede existente ou no sentido de permitir que continue a operar, mesmo quando não pareça configurar o melhor dos projetos.

    Uma resposta definitiva a esta questão não pode ser dada antes de se fazer o planejamento real. Podemos, contudo, apresentar diretrizes gerais para a avaliação e auditoria da rede nas cinco áreas-chave da demanda, serviços aos clientes, características dos produtos, custos logísticos e política de precificação.

    Gerenciamento Da Cadeia de Suprimentos - Logística Empresarial - Quinta Edição - Ronald h. Ballou Pag.95.

  • A auditoria logística é um exame periódico do status das atividades logísticas.

    De tempos em tempos a gerência pode sentir a necessidade de analisar se a função logística no seu todo está sendo bem gerenciada.

    Mudanças substanciais em demanda, serviço ao cliente, características dos produtos, custos logísticos e políticas de precificação tendem a indicar a necessidade de uma revisão de estratégias.


ID
2226100
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Just in time foi sistema de gestão logística criado na década de 1970, sendo sua ideia básica e desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, que buscava naquele período um modelo de administração que fosse capaz de coordenar a produção com a demanda específica entre veículos com diferentes modelos e cores, causando o mínimo de atraso. A expressão Just in time se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Galera, todos sabemos que just in time é, basicamente, estoque 0, mas isso não foi sufiente para resolver esta questão.

     

    Então, usemos da lógica:

     

    As opções D e E são iguais até a palavra exato, ou seja, se a d estiver correta, a e tb estará. Logo, entre as 2, apenas a e pode ser correta, ou as duas incorretas. Pela atenção que foi dada a essas 2 opções (afinal repetiram com acréscimo de um trecho), é provável que a banca escolheu uma de gabarito.

     

    GAB E

  • GABARITO: E

     

    É complicado. D e E, quase iguais né, colegas.

    Consegui acertar, pois achei estranho esse "levando em consideração principalmente os recursos financeiros".

    Mas bora lá (procurei algo para embasar p/ não ficar só no meu "achismo", espero que ajude):

     

    Para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Beleza, temos aqui uma parte que tá inserida na D e E.

     

    Agora vejamos sobre a afirmação "levando em consideração principalmente os recursos financeiros":

     

    Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just in Time de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como o método Kanban. Este nome é dado aos "cartões" utilizados para autorizar a produção e a movimentação de materiais, ao longo do processo produtivo. 

     

    É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. 

     

    Fonte de consulta: administradores.com.br

     

    É isso, espero ter ajudado.

    BONS ESTUDOS. 

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimento sobre a filosofia Just In Time. Sobre ela, vejamos qual das alternativas está correta no que afirma.

    A filosofia Just In Time, ou JITconsiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Para Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."

    Segundo Dias (2018), A filosofia Just In Time é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


ID
2226103
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Variações inesperadas na oferta e na demanda de diversas empresas são consequências do mercado competitivo. Neste cenário, o grande desafio da função produção é equalizar de maneira satisfatória a capacidade produtiva da empresa e os recursos envolvidos. Em relação ao planejamento agregado de produção, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    O Planejamento Agregado é o processo de planejamento das quantidades a produzir a médio prazo, através do ajuste da velocidade de produção, mão-de-obra disponível, estoques e outros, sendo seu objetivo atender às demandas irregulares, empregando os recursos disponíveis na empresa. O foco são demandas globais, não os detalhes individuais de produtos.

    MONKS, J.G. Administração da Produção. São Paulo. McGraw-Hill, 1987.


ID
2226106
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As organizações utilizam um conjunto de indicadores de desempenho estabelecidos a partir de uma estratégia de operações bem definida e com base nos objetivos da função produção, para otimizar seus resultados e reduzir os custos de produção. Em relação aos objetivos da função produção, qual das alternativas a seguir indica um trade-off:

Alternativas
Comentários
  •  O trade off se caracteriza por um cenário no qual se apresentam duas metas igualmente desejáveis, mas a busca pela consecução de um dos objetivos prejudicará a realização do outro. (Prof Felipe P.)

     

    Ser o mais rápido possível

    x

    Custos elevados

     

  • Normalmente, a ideia do Trade off é antagônica: uma escolha em detrimento da outra.

    (Apesar de, num cenário ideal, ambas as escolhas serem desejáveis).

     

    Partindo desse pressuposto é so analisar as questões:

    Nas alternativas A, B, C e D há objetivos convergentes e na alternativa E há um Trade Off:

     

    Se eu escolher ser rápido, o custo vai ser alto.

    Se eu escolher ser mais devagar, o custo vai ser baixo. (Logo: não posso ter os dois, apesar de ser o ideal)

     

    Gabarito: Letra D

  • O trade off é o nome que se dá a uma decisão que consiste na escolha de uma opção em detrimento de outra. Para se tratar de um trade off o indivíduo deve, necessariamente, deixar de lado alguma opção em sua escolha. Por exemplo, as pessoas enfrentam o trade off entre consumo e lazer. Ou seja, para se obter mais consumo é necessário trabalhar mais, e assim abdicar de tempo de lazer.

    Existem na literatura econômica várias análises sobre os mais diferentes tipos de trade offs. No entanto, alguns dos principais são:

    * Consumo presente vs consumo futuro

    * Inflação vs desemprego

    * Consumo vs lazer 

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/trade-off/


ID
2226109
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A inovação tecnológica, associada ao conhecimento e à aprendizagem, vem ocupando um papel de destaque maior na sociedade, na medida em que a globalização aproxima as culturas e os povos, suas necessidades e desejos. Sendo assim, todo líder ou gestor deve compreender sua importância e seus benefícios a médio e longo prazo, além de buscar um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Em relação à inovação, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A inovação incremental se refere a ajustes feitos em produtos ou serviços, seja reduzindo, aumentando ou alterando o produto ou serviço de forma a obter melhores resultados, conforto ou economia. A inovação radical é uma mudança completa do Produto OU SERVIÇO.

     

    O erro da questão está em dizer que é exclusiva de produtos.

  • Artigo que ajuda: https://revistacontemporaneos.com.br/n9/dossie/inovacao-tecnologica.pdf


ID
2226112
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão integrada da inovação nas organizações e dos mecanismos de transferência de tecnologia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Acho que este gabarito não está correto. Pra mim, a resposta correta é a alternativa B. Se alguém souber justificar, por favor entra em contato comigo. Obrigado

  • Com certeza esta errado. Fico tb com a letra B.
  • Com certeza pessoal, se fosse a "C" nenhuma empresa adotaria essa pratica.

     

  • Puts.. respondi B de novo..

  • ANULADA CONFORME GABARITO DEFINITIVO! http://selecao.ifms.edu.br/edital/files/concurso-publico-edital-n-003-2016-gabarito-definitivo-prova-objetiva.pdf

  • Não consigo identificar erro na letra B.

    Acredito que a resposta seja letra C, pois afirma que a inovação nao influencia a competitividade em longo prazo.


ID
2226115
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A qualidade afeta os processos e todos os envolvidos em qualquer organização e, portanto, pode ser considerada uma questão estratégica. Em relação à gestão da qualidade, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) [ERRADO]. A ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade exige que haja na empresa um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva toda a empresa, desde a alta direção até o colaborador cuja atividade seja mais simples dentro dessa empresa.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • A) Errado. ISO 9001

    B) Correto. --> É um método em que a organização compara os seus resultados, os seus produtos e serviços e, principalmente, as suas práticas com outras organizações, seja do mesmo segmento ou não. Alguns autores concordam que o benchmarking pode até ser feito dentro da própria organização

     

    C) Correto.

    É um programa que busca reduzir drasticamente as variações do padrão de desempenho e resultado desejado, isto quer dizer, na prática, que é voltado a reduzir o máximo possível dos defeitos, beirando-os ao zero. A expressão Six-Sigma representa o seu próprio objetivo, que é o alcance da marca de 3,4 peças defeituosas a cada 1 milhão produzidas. Esta marca seria para as empresas de nível 6 (Six-Sigma), a grande maioria encontra-se no nível 4, aproximadamente 6 mil defeitos para cada um milhão de produção. 

     

    D) Correto.

    Era da Gestão Total da Qualidade: Armand Feigenbaum, em 1961, apresentou o controle da qualidade total (TQC - Total Quality Control), trazendo como foco principal o cliente, os sistemas e o pensamento estratégico. Para este autor, a referência da qualidade já começaria na concepção do produto, baseando-se nas necessidades e nos desejos do cliente, além disso, a qualidade deveria ser feita de maneira estratégica, ampla e holística, isto significa dizer que não basta a fábrica produzir bem o produto, sem defeitos, se a embalagem do produto não é adequada, ou se o produto de entrega é péssimo; a qualidade deve ser feita em todos os setores e por todas as pessoas, interligando um processo ao outro. É importante destacar também, que em termos contemporâneos a qualidade não é só a falta do defeito imediato, mas também é vista como diferencial de competitividade, uma vez que a qualidade pode ser refletida em um produto que tenha longevidade de duração e manutenibilidade, isso é, ser capaz de receber assistência caso apresente defeitos em um tempo futuro. Por fim, concluindo esta visão resumida, devemos destacar as aparições cada vez mais frequentes das leis, normas, como a ISO 9.000 e selos de qualidade, indo de encontro às exigências dos clientes, pois cada vez mais são bem informados, e também ao ponto de diferencial de competitividade.

     

     

    Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • CONTINUAÇÃO

     

    E. Correto -->

    Walter A. Shewhart: É conhecido como o pai do controle estatístico voltado para a qualidade. Sua principal contribuição para a gestão da qualidade foi o desenvolvimento dos gráficos de controle, pois conseguiu juntar os fundamentos da estatística em uma ferramenta de fácil utilização e visualização no chão-de-fábrica. A ferramenta, quando aplicada, analisava o resultado das inspeções e, com os fundamentos da estatística, tornava possível à organização adotar uma função mais proativa, e não apenas reativa, pois a organização conseguia prever parte dos defeitos antes que acontecessem. Além desse estudo baseado em amostragem, Shewhart também propôs a ferramenta do ciclo PDCA (plan, do, check and action – em português: Planejar, fazer, verificar e agir), posteriormente aprimorada e difundida por Deming.

     

    Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos, Editora Labrador, 2016.

  • NÃO EXISTE ISO 9010!

  • Apenas letra A está errada. O restante é resumo de gestão de qualidade. Bom para salvar e estudar. 

  • A Norma Técnica ISO 9010 exige que haja um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva toda a empresa, desde a alta direção até o colaborador, cuja atividade seja a mais simples dentro dessa empresa. Resposta: Errado.

     

    Comentário: as normas ISO são exigem nada para o alcance da qualidade, mas propõe normas para serem seguidas na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. Além da inexistência da 9010.

     

    Critérios para normatização: A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações são quem estabelecem essas metas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000

  • GABARITO: A

    Não existe a norma 9010, mas sim a norma 9001, a qual propõe (não exige) normas para serem seguidas na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. 

    A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações são quem estabelecem essas metas.

    Via de regra a organização compara os seus resultados, os seus produtos e serviços e, principalmente, as suas práticas com outras organizações, seja do mesmo segmento ou não. 


ID
2226118
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito dos sistemas integrados de gestão, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de recurso corporativo[1], no Brasil; ou Planeamento de recurso corporativo; em Portugal, (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).[2]

     

    O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

     

    Wk

  • GABARITO: D

    O Sistema Integrado de Gestão mais conhecido no Brasil é o SAP, o qual permite a integração de diversos módulos em um só Sistema (exemplo: módulo de materiais, módulo de compras, módulo FI - financeiro etc), além de fazer interface com outros subsistemas consolidando as informações conforme customização desenvolvida em cada Organização, assim compartilham as informações entre suas áreas funcionais e empresariais, e o atendimento aos consumidores ocorre através dos seus módulos de gestão de relacionamento com os clientes.


ID
2226121
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com base no processo de desenvolvimento dos sistemas de informação, julgue as afirmativas a seguir:

I. A abordagem sistêmica para desenvolver soluções em sistemas de informação envolve um processo constituído de diversas etapas, conhecido como ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação, ou ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. Neste ciclo inclui-se as etapas de investigação, análise, projeto, implantação e manutenção.

II. No ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, todas as atividades envolvidas são relacionadas, mas não interdependentes, podendo haver dois processos ocorrendo ao mesmo tempo.

III. Quando a abordagem sistêmica na solução de problemas é adequadamente implementada, cada etapa do processo é executada em uma sequência estruturada, mas é sempre necessário retornar e repetir qualquer uma das etapas para o sistema que está sendo desenvolvido.

IV. IV. Na etapa de investigação dos sistemas, o estudo de viabilidade é um estudo preliminar que investiga as necessidades de informação dos potenciais usuários e determina os requisitos de recursos, custos, benefícios e viabilidade de um projeto proposto.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item II ????

  • No ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, todas as atividades envolvidas são relacionadas, mas não interdependentes, podendo haver dois processos ocorrendo ao mesmo tempo. // A questão se contradiz, o fato de a existirem dois processos ocorrendo ao mesmo tempo, não indica que um tenha dependencia do outro.

  • Eita. verdade, Ulisses, muito obrigado!!! Eu nao vi esse "NÃO"

    rsrsrsrsrsrs

     

    Obrigado pela dica!!

  • Alternativa II - acredito que o erro nem seja no âmbito da contradição do português, mas na afirmação de que as atividades não sejam interdependentes. Uma relação não é necessariamente de (inter)dependência. As atividades são interdependentes, sim, pois não posso pulá-las. Mas o emprego da expressão "todas as atividades" é exagerado.

    Eu achei contraditória a afirmação sobre a possibilidade de dois processos concomitantes no mesmo ciclo. Acima, na alternativa I, um processo é sinônimo de ciclo de vida. " um processo... conhecido como ciclo de vida..." Então, como pode um ciclo de vida ter dois processos?

    Alternativa III - acredito que o erro esteja na afirmação "sempre necessário retornar e repetir qualquer uma das etapas", pois a questão não especifica o modelo de processo de construção de software. Em um modelo em cascata, obsoleto, mas ainda empregado, não se retorna tão facilmente à etapa anterior. E também a frase é contraditória, pois se as etapas seguem uma sequência por que é sempre necessário retornar a qualquer umas das etapas?

  • Erro do item II: Dizer que as atividades envolvidas não são interdependentes.

    Interdependência: É o simples fato de um ato ser dependente de outo, dentro de um processo.Conjunto de ações interdependentes que se interagem é denominado sistema.

    Fonte:https://www.dicio.com.br/interdependentes/