- ID
- 1578562
- Banca
- IF-PB
- Órgão
- IF-PB
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
Observe, na figura abaixo, um trecho de uma planilha feita no Microsoft Excel 2010, versão em Português (Brasil).
A
1
2 45
3 90
4 78
5
Considere que as células B2, B3 e B4 foram preenchidas com as fórmulas apresentadas no quadro abaixo:
Fórmula
preenchida
em B2 =SE(A2>89;"A";SE(A4<79;"B";SE(A3>69;"C";SE(A2>59;"D";"E"))))
Fórmula
preenchida
em B3 =SE(A3>89;"A";SE(A2<79;"B";SE(A3>=69;"C";SE(A4<59;"D";"E"))))
Fórmula
preenchida
em B4 =SE(A4>89;"A";SE(A2>=79;"B";SE(A4>69;"C";SE(A3<59;"D";"E"))))
Os resultados produzidos nas células B2, B3 e B4, separados por vírgula, serão, respectivamente:
Considerando os aspectos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde (APS), analise as afirmativas a seguir:
I – Na política de saúde brasileira, predomina a compreensão da APS como o primeiro nível ou o momento em que se inicia o processo da atenção em um sistema de saúde.
II – Além do primeiro nível de atenção do sistema de saúde, a APS, que passa a ser denominada Atenção Básica de Saúde (ABS), embora não tenha perdido o seu significado na sua essência, é também compreendida como uma estratégia fundamental para a reorientação do modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).
III – A grande alteração na implantação da APS ficou evidenciada após a edição da Norma Operacional Básica (NOB) SUS nº 01/96, quando se instituiu o Piso da Atenção Básica (PAB). Aos municípios seria repassado um valor específico por meio do fundo municipal de saúde, cujo cálculo seria de base per capita, para incentivar a organização da rede básica de saúde no nível local, dando ênfase ao Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) e ao Programa Saúde da Família (PSF).
IV – Conforme a atual política nacional de atenção básica, a ABS não se pauta nos princípios do SUS, sendo caracterizada como um dispositivo do sistema de saúde brasileiro que não garante principalmente a universalidade, a integralidade e participação popular.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em setembro de 2000, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) declarou que 189 nações firmaram um compromisso com as Nações Unidas, visando à contribuição para o progresso e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dentre as quais destaca-se o Brasil. Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir:
I – Nesse compromisso, o Brasil contemplou os ODM até o ano 2010.
II – Os ODM constituem 8 objetivos a ser alcançados para abranger cada vez mais o desenvolvimento de capacidades, o fortalecimento e a modernização das instituições de Estados e Municípios, com uma crescente participação do setor privado e da sociedade civil nos projetos.
III – Os ODM são: 1- Redução da pobreza; 2- Atingir o ensino básico universal; 3-Desigualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4- Reduzir a mortalidade na infância; 5- Melhorar a saúde materna; 6- Combater HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7- Garantir a sustentabilidade ambiental; 8- Estabelecer uma parceria nacional para o desenvolvimento.
IV – Pelo fato de grande parte das nações não ter alcançado os objetivos na sua plenitude, em setembro de 2010, o mundo renovou o compromisso para acelerar o progresso em direção ao cumprimento desses objetivos, postergando as metas para 2015.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Considerando as doenças infectocontagiosas e suas respectivas características, faça a correlação da segunda coluna de acordo com a primeira:
1- AIDS ( ) Doença viral grave, sem vacina em nosso país.
2- Raiva ( ) Doença viral diagnosticada pela diminuição do número de
plaquetas.
3- Ancilostomose ( ) Tipo de verminose que provoca anemia nos doentes.
4- Hepatite C ( ) É considerada uma das doenças bacterianas mais antigas.
5- Tuberculose ( ) Complicação de verminose.
6- Meningite bacteriana ( ) Doença extinta no Brasil.
7- Herpes Zoster ( ) Doença viral com apenas um caso de sobrevivência registrado no
Brasil.
8- Varíola ( ) Doença viral que tem evidenciado uma constante queda na
prevalência em virtude da descoberta de novos medicamentos
efetivos.
9- Cisticercose ( ) Doença viral cujo tratamento envolve medicação específica e
diminuição do estresse.
10- Dengue ( ) Doença bacteriana que permanece com alta letalidade
A sequência CORRETA é:
Faça a associação entre os atributos específicos da Atenção Primária em Saúde (APS) e seus respectivos significados:
1 – Primeiro contato
2 – Continuidade
3 – Integralidade
4 – Coordenação
( ) Implica acessibilidade e uso do serviço a cada novo problema ou novo episódio de um problema que fazem com que as pessoas busquem atenção à saúde.
( ) Significa garantir alguma forma de continuidade do cuidado que possa ocorrer, nos diferentes níveis de atenção, de forma a reconhecer os problemas que necessitam de segmento consecutivo. Significa manter-se responsável por acompanhar o usuário vinculado ao serviço de APS, ainda que ele esteja temporariamente sob os cuidados de outro serviço.
( ) Corresponde aos arranjos que devem ser feitos pelas Unidades de Atenção Primária para que o usuário receba todos os tipos de serviços de acordo com suas necessidades, sendo alguns ofertados dentro do serviço de APS ou em outros serviços que compõem o sistema de saúde. Isso inclui o encaminhamento para serviços nos diferentes níveis de atenção, dentro ou fora do sistema de saúde.
( ) Pressupõe a existência de uma fonte regular de atenção e seu uso ao longo do tempo, exigindo a delimitação da população às equipes de atenção primária.
A associação CORRETA é:
A segurança no trabalho do enfermeiro é fundamental para o efetivo desenvolvimento profissional. Para tanto, esse profissional precisa ter conhecimento sobre as condições de trabalho que lhe são ofertadas. Com base nas finalidades da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes, assinale V, para o que for Verdadeiro, e F, para o que for Falso:
( ) Promover cursos, treinamentos e campanhas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
( ) Apresentar sugestões, quanto à orientação, porém deixar de sugerir a fiscalização como medida de proteção para os trabalhadores.
( ) Realizar palestras instrutivas.
( ) Estimular o interesse pelas questões de prevenção de acidentes.
( ) Realizar inspeções no local do trabalho, sem observar os riscos e medidas de prevenção.
A sequência CORRETA é:
Embora exista tratamento gratuito em todo o país, a hanseníase ainda é uma doença que vem acometendo, segundo o Ministério da Saúde, muitas pessoas no Brasil. Sobre essa doença, é CORRETO afirmar:
O art. 11 da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, dispõe sobre as atividades privativas do enfermeiro e as atividades desse profissional como membro da equipe de saúde. Em relação às atividades consideradas privativas do enfermeiro, analise as afirmativas a seguir:
I – Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
II – Prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
III – Realização da consulta de enfermagem.
IV – Prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
V – Prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem.
VI – Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
VII – Prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de Saúde Pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução nº 311/2007 do COFEN) compõe-se de um conjunto de diretrizes (direitos e deveres) que orienta a conduta do enfermeiro no âmbito da profissão, de modo a adequar o seu perfil aos interesses da comunidade, beneficiada pelos serviços oferecidos pelo profissional sobre o qual o Código tem efeito. Na Seção I, Das Relações com a Pessoa, Família e Coletividade, o referido Código trata dos direitos, responsabilidades e deveres, e proibições do enfermeiro, como os que se seguem:
I – Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.
II – Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.
III – Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
IV – Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
V – Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.
Os direitos do enfermeiro, nas relações com a pessoa, família e coletividade, de acordo com o referido Código de Ética estão apresentados apenas em:
O objetivo da biossegurança é o de reconhecer fontes de perigo, avaliar as situações de risco que essas fontes oferecem e controlá-las, tomando decisões técnicas e/ou administrativas para promover mudanças. Ao profissional de enfermagem cabe, sobretudo, a consciência de sua responsabilidade quanto à prática da biossegurança em todos os seus procedimentos de trabalho e também junto aos seus pacientes para que, protegendo-se, possa garantir suas boas condições de saúde para, assim, estar apto ao cuidado com o próximo. Com base nesse entendimento, assinale (V) para Verdadeiro ou(F) para Falso, nas sentenças, relacionadas à biossegurança:
( ) A desinfecção onde ocorre a inativação de microorganismo mais resistente, com exceção de esporos bacterianos, é considerada de alto nível.
( ) A clorexidina 2% é uma solução indicada para antissepsia da pele, mãos e antebraço da equipe cirúrgica e para desinfetar equipamentos endoscópicos.
( ) O glutaraldeído é considerado um desinfetante de alto nível usado em alguns materiais em UTI, como, por exemplo, os respiratórios.
( ) Todo e qualquer lixo considerado infectante (equipos e acessórios, drenos de todo tipo, sondas, cateteres, luvas, gazes) deve ser acondicionado em saco plástico preto com símbolo infectante.
( ) As precauções padrão são indicadas para os cuidados de todos os pacientes, independente de sua condição sorológica, raça, sexo, cor, idade, e se aplicam a sangue, todos os fluidos corpóreos, secreções e excreções que apresentem sangue visível.
A sequência CORRETA para as afirmações acima é:
O enfermeiro-gerente precisa ter a capacidade de avaliar as pessoas que dirige, segundo suas personalidades, interesses e capacidades, com o objetivo de proporcionar oportunidades reais de satisfação no trabalho. Por isso, é importante que ele possua habilidades para que possa desempenhar com eficiência esse papel. Com base nessa compreensão, analise as competências necessárias ao enfermeiro-gerente.
I – Possuir capacidade para conviver e trabalhar com outras pessoas, para saber ouvir, examinar e conciliar.
II – Possuir elevado caráter moral, controle emocional, coragem para assumir riscos e tomar decisões e mudá-las sempre que desejar, de modo a ser justo sem se tornar rígido.
III – Ser dotado de liderança, iniciativa, lealdade e espírito público e ter facilidade de comunicação e elevada capacidade para motivar a equipe de trabalho que dirige.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No tocante à atuação do enfermeiro em Primeiros Socorros, considere as afirmações a seguir, assinalando V, para o que for Verdadeiro, e F, para o que for Falso.
( ) Na hemorragia deve-se fazer compressão (gaze, pano ou lenço limpo) sobre o ferimento, pressionando-o com firmeza; se não dispuser de compressa, tape a ferida com o dedo ou comprima com a mão para evitar a hemorragia abundante.
( ) A queimadura de primeiro grau caracteriza-se por pele hiperemiada, edemaciada e uma dor local intensa; a de segundo grau caracteriza-se pelo aparecimento de flictena e desprendimento de camadas da pele; e a de terceiro grau caracteriza-se pelo aparecimento de flictena e necrose.
( ) No afogamento, se a vítima estiver inconsciente, retire-a da água segurando a sua cabeça: uma das mãos segurará a parte posterior do pescoço e a outra, a testa; se a vítima não respira, aplique respiração artificial ainda dentro da água, com insuflação boca a boca.
( ) Na fratura fechada, deve-se colocar o membro fraturado em posição anatômica, tão natural quanto possível, proporcionando conforto à vítima; e na fratura aberta deve-se posicionar o membro para imobilizar a região da fratura.
( ) São sinais do choque agudo: pele fria e pegajosa, suor na testa e palma das mãos, face pálida com expressão de angústia e ansiedade; frio com tremores; náuseas e vômitos, respiração curta, rápida e irregular, visão sem apresentar alteração, pulso fraco e acelerado, com perda total de consciência.
Considerando as afirmações anteriores, a opção que apresenta a sequência CORRETA é:
Nos trechos a seguir, o emprego da vírgula justifica-se pela mesma razão em todos os casos, com EXCEÇÃO de:
A Constituição Federal do Brasil determina no seu art. 206 que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
Quanto aos crimes contra a Administração Pública, segundo o Código Penal Brasileiro, nos seus arts. 312 ao 327, é CORRETO afirmar:
Sobre o sistema operacional Microsoft Windows 7, versão em Português (Brasil), é CORRETO afirmar: