SóProvas



Prova UFBA - 2014 - UFOB - Assistente em Administração


ID
2110549
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao ser contratado, é obrigatório ao servidor público federal associar-se ao sindicato específico de sua categoria.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    CF/88, Art. 5º:

     

    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

  • Conforme versa O Estatuto dos Servidores Públicos Civis Federal e a CF, a associação  sindical é Livre e não obrigatória como diz a questão. Resposta:Errado. 

     

     Lei 8112/90

     Art. 240.  Ao servidor público civil é assegurado, nos termos da Constituição Federal, o direito à livre associação   sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes:

    CF . Art. 37.

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

  • CF/88, Art. 5º:

    XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

  • Lei 8112/90

    Art. 240.  Ao servidor público civil é assegurado, nos termos da Constituição Federal, o direito à livre associação    sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes:

  • A questão cobrou conhecimento sobre a Lei nº 8.112/90.

    De acordo com a banca:

    "Ao ser contratado, é obrigatório ao servidor público federal associar-se ao sindicato específico de sua categoria."

    ➡ O item está incorreto pois a associação sindical do servidor é LIVRE, nos termos do artigo 240 e não uma obrigatoriedade, conforme citou a assertiva.

    Art. 240.  Ao servidor público civil é assegurado, nos termos da Constituição Federal, o direito à livre associação sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes: (...)

    Portanto, a assertiva está incorreta.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2110552
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Embora seja uma função estatal que pode ser assumida por particulares, o assistencialismo é uma espécie de “dever moral” do governo em relação às categorias despossuídas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - SEGUNDO O AULETE: (as.sis.ten.ci.a.lis.mo)
    sm.
    1. Soc. O conceito e a prática de organizar e prestar assistência a membros ou camadas mais carentes de uma sociedade, ao invés de atuar para a eliminação das causas de sua carência.
    2. Pej. Pol. Sistema ou prática populista, que circunstancialmente proporciona certos benefícios aos pobres com vistas ao seu aliciamento eleitoral.
    [F.: assistencial + ismo.]

  • DEVER MORAL: Aquele que não é imposto nem pela lei nem pelo Direito, mas se subordina ao livre arbítrio e cujo cumprimento depende da consciência e dos princípios morais do ser humano.

     

    ASSISTENCIALISMO: É a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica e pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e tem caráter de ajuda não de direitos.

     

    CATEGORIAS DESPOSSUÍDAS: Classe pobre.

     

    GABARITO: CERTO.

  • Dever MORAL? What?

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

     III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

  • bom senso

  • Essa questão está totalmente equivocada!!!!!!!!!!

    Primeiramente, o Estado deve prestar assistência social a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social, conforme descrito no art. 203 CFRB/88. Além disso, o termo despossuídos nessa questão é arbitrário.

    Assistencialismo não é política e sim caridade que pode ser feito por qualquer particular, um exemplo dessa ação é distribuição de cestas básicas feitas por qualquer pessoa ou entidade privada, cabe ressaltar que não é uma ação sistemática e não tem relação com direitos e sim benesses.

    O Governo não cumpre "dever moral", mas deve garantir os direitos sociais dos cidadãos, conforme disposto na Legislação. Sendo assim, de acordo com o art. 204 da CFRB/88 "As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com os recursos da seguridade social, previsto no art. 195, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: " (...)

    A assistência social é um direito assegurado pela Constituição Federal, que faz parte do tripé da Seguridade social(Saúde, Assistência Social e Previdência Social) e cabe ao Estado que os direitos relativos a essa política seja efetivada. Consta no art. 6° da Constituição Federal que “ São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS, na forma desta Constituição. ”  

    Além disso, não é qualquer entidade privada que faz parte da Política de Assistência Social, pois é necessário que tenha que cumprir determinados requisitos, conforme disposto em lei (PNAS/SUAS) para ser parceira da Rede socioassistencial.

    Bons estudos

  •  Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

     III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;


ID
2110555
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

    Um servidor declarou seus dependentes, para efeito de benefícios, no setor de pessoal da instituição a que está vinculado. Relacionou seus filhos e sua companheira, que vive às suas expensas há 10 anos. O funcionário do setor informou ao servidor que, no serviço público federal, apesar de caracterizada uma união estável, não poderia equiparar sua companheira à sua cônjuge pela ausência do ato formal do casamento.

A atitude do funcionário do setor de pessoal, que não equiparou a companheira à condição de cônjuge do servidor, é compatível com o estabelecido na Lei nº 8112/1990.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Lei 8.112/90:

     

    Art. 241.  Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às suas expensas e constem do seu assentamento individual.

            Parágrafo único.  Equipara-se ao cônjuge a companheira ou companheiro, que comprove união estável como entidade familiar.

  • Essa questão tá repetida 

  • QUESTÃO REPETIDA 3 X 

  • Um servidor declarou seus dependentes, para efeito de benefícios, no setor de pessoal da instituição a que está vinculado. Relacionou seus filhos e sua companheira, que vive às suas expensas há 10 anos. O funcionário do setor informou ao servidor que, no serviço público federal, apesar de caracterizada uma união estável, não poderia equiparar sua companheira à sua cônjuge pela ausência do ato formal do casamento.

    A atitude do funcionário do setor de pessoal, que não equiparou a companheira à condição de cônjuge do servidor, é compatível com o estabelecido na Lei nº 8112/1990. ERRADA - É imcompartível!

    .

    Além dos artigos já citados pelos colegas deixo um comentário:

    Não existe obrigatoriedade de nenhum tipo de documento ou certidão para que se formalize a união estável. Mas os companheiros podem registrar a união em cartório de notas, caso assim o desejem, com o objetivo de resguardar direitos, inclusive quanto ao regime a ser adotado pelos companheiros, com separação total, parcial ou comunhão total dos bens, mesmo procedimento adotado para o registro do casamento civil. E, como no casamento civil, se não houver um pacto antenupcial, o regime se dará pela comunhão parcial de bens, ou seja, aqueles bens que forem adquiridos na constância do casamento ou da união estável serão depois compartilhados em eventual separação.

    A comprovação da união estável pode ser feita através de fotos e vídeos, contas bancárias e pelo testemunho de amigos e conhecidos. A união estável se concretiza com a convivência, assim, qualquer um que conheça o casal e saiba de sua rotina poderá auxiliar na comprovação de que havia, em verdade, uma união estável. Importante dizer que, como no casamento civil, a união pode ser ou não, entre pessoas do mesmo sexo.

  • Lei 8112

    Art. 241. Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às suas expensas e constem do seu assentamento individual.

    Parágrafo único. Equipara-se ao cônjuge a companheira ou companheiro, que comprove união estável como entidade familiar.

    Gab: errado.

  • ERRADO

     

    Art. 217.  São beneficiários das pensões:

    I - o cônjuge;

    II - o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente

    III - o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar; 

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos: 

    a) seja menor de 21 (vinte e um) anos;           

    b) seja inválido;                    

    c) tenha deficiência grave;           

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

  • O companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar; 

    À galera que está reclamando que a questão está repetida:

    São vários cadernos de prova, com as questões embaralhadas para ninguém colar, nem passar cola no banheiro. Por isso aparecem várias vezes aqui no site. É bom para fixarmos a matéria!

  • ERRADO

    Lei nº 8.112/90

    Art. 241. Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às suas expensas e constem do seu assentamento individual.

    Parágrafo único. Equipara-se ao cônjuge a companheira ou companheiro, que comprove união estável como entidade familiar.

  • Nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8112/1990, que assim afirma:

    Art. 241. Consideram-se da família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam às suas expensas e constem do seu assentamento individual.

    Parágrafo único. Equipara-se ao cônjuge a companheira ou companheiro, que comprove união estável como entidade familiar.

    Ou seja, a atitude do funcionário do setor de pessoal, que não equiparou a companheira à condição de cônjuge do servidor não é compatível com o estabelecido na Lei 8112/1990, em especial em seu art. 241.

    Além disso, a própria Constituição Federal brasileira, em seu art. 226, §3 reconhece a união estável, independente do casamento, desde que haja a finalidade de constituir família, fazendo com que esta união seja considerada como entidade familiar, cabendo, portanto, ao Estado protegê-la.

    Gabarito: ERRADO.


ID
2110558
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A criação de incentivos funcionais, como prêmios pela apresentação de ideias, concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio, é vedada aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Lei 8.112/90:

     

    Art. 237.  Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

            I - prêmios pela apresentação de idéias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

            II - concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

  • Mamãozinho com açúcar! 

  • ERRADO.

    Poderão ser concedidos incentivos funcionais ao servidor público, como diplomas, medalhas de honra ao mérito, condecorações e elogios.

  • ERRADO

    Lei nº 8.112/90

    Art. 237.  Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

           I - prêmios pela apresentação de idéias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

  • A questão cobrou conhecimento sobre a Lei nº 8.112/90.

    De acordo com a banca:

    "A criação de incentivos funcionais, como prêmios pela apresentação de ideias, concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio, é vedada aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo."

    ➡ A assertiva está incorreta, pois tais incentivos não são vedados e sim permitidos pela referida lei.

    Art. 237.  Poderão ser instituídos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os seguintes incentivos funcionais, além daqueles já previstos nos respectivos planos de carreira:

    I - prêmios pela apresentação de ideias, inventos ou trabalhos que favoreçam o aumento de produtividade e a redução dos custos operacionais;

    II - concessão de medalhas, diplomas de honra ao mérito, condecoração e elogio.

    Portanto, a assertiva está em desacordo com o art. 237 da Lei nº 8.112/90.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2110561
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A obrigação de observar o Código de Ética Profissional do servidor público é exigida aos servidores de classe hierárquica superior, sendo liberados de sua aplicação os funcionários de escalões inferiores.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    É exigida a todos os servidores.

     

  • Gaba: Errado

    DECRETO Nº 1.171

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, e ainda tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituição, bem como nos arts. 116 e 117 da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e nos arts. 10, 11 e 12 da Lei n° 8.429, de 2 de junho de 1992,

    Art. 37.da CF -  A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade...

    ou seja, Observância obrigatória

     

     

  • Jesus maria josé, uma questão dessa não cai nas prova que faço, se cair é capaz de eu errar achando que tem alguma pegadinha, de tão facil.

  • Art. 37.da CF -  A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade.

  • Exigido a todos os Servidores Públicos, conforme definição expressa no código 1171


ID
2110564
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A legislação estabelece, como limite máximo de remuneração dos servidores públicos, os valores percebidos como remuneração, em espécie, por ministros do Supremo Tribunal Federal, referentes a qualquer título.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta mas com ressalvas em relação ao termo ''referentes a qualquer título.'', já que as parcelas de caráter indenizatório não se incluem neste teto (CRFB, Art.37, XXII, §11). O que é explicitamente dito no inciso XI é sobre quaisquer outros tipos de vantagens pessoais.

  • A remuneração do Ministro do STF é o teto máximo na administração pública.

  • O que a banca quis dizer com " referente a qualquer titulo" ?

  • Boa pergunta Ci Souza.

    Acredito que foi para nos deixar com dúvidas, pois existem outros limites (tetos) de remuniração, como por exemplo no município, ninguém no serviço público pode ganhar mais que o prefeito...

  • CERTO. CF/88 Art. XI - a lei fixará o limite máximo e a relação de valores entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos, observados, como limites máximos e no âmbito dos respectivos poderes, os valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, por membros do Congresso Nacional, Ministros de Estado e Ministros do Supremo Tribunal Federal e seus correspondentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios, e, nos Municípios, os valores percebidos como remuneração, em espécie, pelo Prefeito;"

     

    QUESTÃO: A legislação estabelece, como limite máximo de remuneração dos servidores públicos, os valores percebidos como remuneração, em espécie, por ministros do Supremo Tribunal Federal, referentes a qualquer título.

     

    Acredito que agora ficou claro para vocês. A banca apenas omitiu algumas informações (sem restringir) e mudou a posição de algumas frases.

     

  • A questão deveria ter sito anulada. Subsídio e remuneração não é a mesma coisa. O teto, conforme a CF/88 é o sibsídio dos ministro dos STF.

    Art. 37, XI

    "XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal..."

  • QUESTÃO ANULÁVEL

  • E a titulo de indenizacao? oxe!

  • Ai nosso colega DIEGO PRIETO EXPOE: 

     

    A questão está correta mas com ressalvas em relação ao termo ''referentes a qualquer título.'', já que as parcelas de caráter indenizatório não se incluem neste teto (CRFB, Art.37, XXII, §11). O que é explicitamente dito no inciso XI é sobre quaisquer outros tipos de vantagens pessoais.

     

    SE TEM RESSALVA, NAO ESTA CORRETA! 

  • Não adianta querer parecer inteligente aqui. Prove para a banca, não a nós.
  • BRILHANTE o comentário do colega Faon brio, quando separa as frases por cores!

     

    Entretanto, eu ainda não havia entendido bem a correção da questão, já que, na descrição original da lei, temos o seguinte "os valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, por membros do Congresso Nacional, Ministros de Estado e Ministros do Supremo Tribunal Federal", o que, de fato, me causou certo desconforto; Nesse sentido, achei impossível a questão estar correta, já que omissa quando ao Congresso Nacional e aos Ministros de Estado. Contudo, ao relembrar que o TETO CONSTITUCIONAL é mensurado pelos ministros do STF, entendi que, ainda que restringindo em apenas "por ministros do Supremo Tribunal Federal", a questão estaria certa, pois se refere ao teto. 

     

    Assim, quando a questão quase transcreve o paralelo do artigo 37, inciso XI, segundo redação dada pela Emenda Constitucional 41/2003, estabelece como teto geral dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos o subsídio de ministro do STF, com subtetos específicos para municípios, estados e demais poderes, o faz de forma correta!

     

    Portanto, após essa análise, entendo estar CORRETA a questão, sem reparos.

  • Não entendi... indenização não entra no teto.
  • Teto geral ( incluindo Presidente) = STF

  • "O teto nacional do servidos público é o subsídio dos Ministros do STF".

  • "A qualquer título" ata... e como é que os marajás da justiça tiram 50k, 80k, 100k, por mês?? faz-me rir

  • Não existe questão correta com ressalvas; a banca deu mole e mais uma vez facilitou a vida dos aventureiros!
  • Subsídio não é remuneração.

ID
2110567
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Toda a gestão de estoques está pautada na previsão do consumo do material. A previsão do consumo ou da demanda estabelece estimativas futuras dos itens necessários. As informações básicas que permitem a tomada de decisões podem ser classificadas em duas categorias: quantitativas e qualitativas. (DIAS, 2012, p. 16).

 A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão de estoques permitem afirmar:

A determinação do quê deve permanecer em estoque, de quando ele deve ser reabastecido e quanto desse estoque será necessário para um período predeterminado está entre as principais funções do controle de estoques.

Alternativas
Comentários
  • Certo; entendimento doutrinário.

    metodos mais comuns de controle de estoque;

    Duas gavetas: mais simples, para itens de pouco giro;ex: parafusos, autopeças, mat.elétrico pequeno tamanho; Aquelas caixinhas (gavetas) que ficam atrás do tio da loja de material elétrico esquina que vende mat. eletrico; etc.

    Máximos x Mínimos: para produtos de díficil previsão de consumo ou variação tempo de reposição. aqui repoe em função do estoque mínimo

    Reposição periódicas: INTERVALO pré-estabelecido SEMPRE IGUAL; aqui repoe em função do tempo.

    MRP= planejamento de produção; "avo" do SAP ou ERP

     

  • Para organizar um setor de Controle de Estoques, inicialmente deveremos

    descrever seus objetivos principais, que são:

    a) Determinar “o que” deve permanecer em estoque: número de itens;

    b) Determinar “quando” se deve reabastecer os estoques: periodicidade;

    c) Determinar “quanto” de estoque será necessário para um período predeterminado: quantidade;

    d) Acionar o departamento de compras para executar a aquisição de estoque: solicitação de compras;

    e) Receber, armazenar e guardar os materiais estocados de acordo com as necessidades;

    f) Controlar os estoques em termos de quantidade e valor: fornecer informações sobre a posição do estoque;

    g) Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados;

    h) Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

    bons estudos!

  • A questão em análise nos questiona sobre alguns procedimentos a serem adotados na atividade de controle de estoques. Vejamos quais são eles e em seguida podemos podemos marcar a questão como certa ou errada.

    Viana (2018) apresenta algumas funções considerados fundamentais para o controle de estoques. São elas:

    ✔ O que deve ser permanecer estocado;

     Quando deve ser reabastecido

     Quanto de estoque será necessário para determinado período;

    ✔ Acionar o departamento de compras para solicitação de compras.

    ✔ Receber, armazenar e guardar os materiais estocados de acordo com as necessidades;

    ✔ controlar os estoques em termos de quantidade e valor, fornecer informações sobre posição do estoque.

    Após levar em conta tais procedimentos, podemos considerar que a questão está correta.

    GABARITO: CERTO

    Fonte:

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.


ID
2110570
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Toda a gestão de estoques está pautada na previsão do consumo do material. A previsão do consumo ou da demanda estabelece estimativas futuras dos itens necessários. As informações básicas que permitem a tomada de decisões podem ser classificadas em duas categorias: quantitativas e qualitativas. (DIAS, 2012, p. 16).

 A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão de estoques permitem afirmar:

A previsão do consumo do material pode ser calculada por técnicas de projeção que admitem que o futuro será repetição do passado, seguindo o mesmo padrão observado anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • projeção: o futuro "imita" o passado, dele não se afastando.

    predileção: experiência dos atores envolvidos;

    analogia histórica: venda de produtos similares; a doutrina exemplifica a venda de VHS X DVDS.

    força de vendas: estimativa do time de vendas; cada um coloca o seu ponto de vista.

    Método Delphi: especialistas opinam sobre determinado produto. As informaçoes serão tratadas estatisticamente e devolvidas para crítica; esse ciclo finda quando há concenso opiniões;

    explicação: projeção estatisticas sem variavel qualitativa.

     

    fonte: caderno, fichas, qconcursos, prof. Felipe - Estratégia, etc.

  • Sem nenhuma complicação, a questão está se referindo ao METODO DO ULTIMO PERIODO. Onde a previsão do periodo seguinte será feita com base no consumo do ultimo periodo. Simples assim!

  • Projeção – parte da lógica de que a tendência do consumo passado irá continuar. Dessa maneira, se o consumo do item tem variado 10% ao ano, amplia-se a quantidade em mais 10%.

  • Contribuindo:

     

    PROJEÇÂO = admite-se que o futuro será uma repetição do passado, ou, ainda que o consumo(a s vendas) sofrerão um acréscimo com o tempo.

    Natureza técnica: QUANTITATIVA

     

    FONTE: FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos: Uma abordagem completa, 3.º ed. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: METODO, 2014. p.75

     

    [Gab. CORRETO]

     

    bons estudos

  • Projeção, explicação, predileção, etc...

  • CERTO

     

    Previsão da demanda : Quantitativa ou qualitativa.

     

    Previsão do consumo : 

     

    I - Explicação : que busca relacionar as vendas do passado com variáveis distintas do período anterior, mas com evolução conhecida ou previsível.

     

    II - Projeção: Usa as vendas do passado e estima que elas se comportarão de forma similar no futuro, seja com o mesmo nível de vendas ou mesmo percentual de crescimento.

     

    III - Predileção: Depende do conhecimento de algumas pessoas específicas e sua experiência. Por serem conhecedores do mercado e dos fatores que podem influenciar os negócios, esses funcionários experientes estabelecem a projeção de vendas.

    ------------------------------------------------------

    I e II = Técnicas quantitativas

    III = Técnica qualitativa

     

    Fonte: PDF Estratégia concursos

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimento sobre as técnicas de previsão de consumo. Vejamos quais são essas técnicas e em seguida poderemos julgar a questão, se certa ou errada.

    Renato Fenili (2014) divide as técnicas em três categorias, de natureza qualitativa e quantitativa. São elas:

    ◼ Predileção: a previsão ocorre mediante a apuração de informações de natureza qualitativa. Baseia-se em informações prestadas por empregados experientes que conhecem o consumo médio etc.

    ◼ Explicação: tem o objetivo de explicar o consumo passado com base em outras informações de natureza quantitativa.

    ◼ Projeção: é uma técnica de natureza quantitativa que preceitua que o consumo futuro será uma repetição do consumo do passado.

    Após analisar as técnicas de previsão de consumo, podemos concluir que a questão está correta.

    GABARITO: CERTO

    Fonte:  FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.


ID
2110573
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do modelo autocrático do uso da autoridade. Em essência, o líder orientado para a tarefa tem mais preocupação com a tarefa do que com o grupo que a executa. (MAXIMIANO, 2012, p. 293).

Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para a tarefa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: .2 Estilos de liderança
    Nas teorias de estilos de liderança, também chamadas de Teorias Comportamentais, o que predomina não são os traços de personalidade, mas, sim, o estilo de liderança adotado pelo líder, ou seja, o comportamento apresentado por cada líder. O foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida.
    Questão de Concurso
    (Cespe/MPE-PI/Analista Ministerial/2012) Segundo as teorias contingenciais de liderança, as metas organizacionais só são atingidas de maneira eficaz pelo grupo se o seu líder adota um comportamento democrático.
    Gabarito: errado. A adoção de determinado estilo de liderança refere-se à teoria dos estilos de liderança, e não à teoria contingencial.
    As principais teorias desta abordagem são:
    3.2.1 Estilos clássicos de liderança – Kurt Lewin
    Kurt Lewin orientou, na década de 1930, uma pesquisa que envolvia três grupos clássicos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).
    Questão de Concurso
    (Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Em relação à teoria de estilos de liderança, é correto afirmar que:
    a) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.
    b) o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.
    c) a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.
    d) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos liderados.
    Gabarito: a. O compartilhamento de responsabilidades e a preocupação com os relacionamentos são as principais características da liderança democrática.

  • Neste caso o enunciado já deu a resposta!

  • Questão errada

    A questão fala do líder orientado para as pessoas ou democrático.

  • Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para as pessoas.

  • o líder orientado para a tarefa é o líder autocrático

  • Robert R. Blake e Jane S. Mouton (1989) procuraram representar os vários modos de usar autoridade ao exercer a liderança através do grid gerencial. Esta representação possui duas dimensões: preocupação com a produção e preocupação com as pessoas.


    Preocupação com a produção > enfoque dado pelo líder aos resultados.

    Preocupação com as pessoas > enfoque dados pelo líder aos subordinados.

  • Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para a tarefa. (pessoas)

  • Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos de um líder orientado para as pessoas.

    ERRADO.

  • ERRADO

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • tarefa = autocrático pessoas = democrático
  • A questão cobrou conhecimento sobre os estilos de liderança, segundo a classificação de Maximiano (2013).

    LIDERANÇA ORIENTADA PARA TAREFA:

    De acordo com Maximiano (2013) , a autocracia, liderança diretiva e liderança orientada para a tarefa são os nomes mais comuns para indicar os estilos em que o poder de tomar decisões está concentrado no líder. Um líder autocrático, entre outras características, apresenta as seguintes:

    ◾ Toma decisões sem consultar sua equipe. ◾Está muito mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa. ◾ Concentra sua atenção no desempenho do funcionário ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos. ◾ Insiste na necessidade de cumprir as metas. ◾ Dá ênfase à cobrança e avaliação do desempenho de seus funcionários.

    LIDERANÇA ORIENTADA PARA AS PESSOAS:

    De acordo com Maximiano (2013), a democracia, liderança participativa e liderança orientada para as pessoas são nomes que indicam algum grau de participação dos funcionários no poder do chefe ou em suas decisões. São características de um líder democrático, entre outras:

    ◾ Acredita que deve criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis. ◾ Pede opiniões ou sugestões de decisões, ouve, presta atenção e usa as ideias do grupo. ◾ Apoia e defende os funcionários. ◾ Insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas.

    LIDERANÇA BIDIMENSIONAL

    Aqui o autor afirma que o modelo de liderança de Blake e Mouton, no qual a liderança pode ser orientada ao mesmo tempo para pessoas e para tarefas.

    ➡ ANALISANDO A ASSERTIVA:

    "Apoiar os funcionários, ouvir e prestar atenção são comportamentos típicos do líder orientado para a tarefa."

    Incorreto, pois é são comportamentos típicos de liderança orientada para pessoas e não para tarefas!

    Referência: MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013. (PÁG 185)

    GABARITO: ERRADO.


ID
2110576
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei nº 8666/93, um dos princípios que regem os processos licitatórios é o de sigilo nos procedimentos adotados, de forma a garantir a imparcialidade na tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Muito pelo contrário. Os atos devem ser públicos e de ampla divulgação, salvo nos casos que a Lei especificar. Dessa forma garante-se a lisura e transparência do procedimento licitatório.

     

    Conforme leciona Ricardo Alexandre, em sua obra Direito Administrativo Esquematizado, pág. 486, 2016:

     

    "A Administração Pública tem o dever de agir em público, garantindo aos administrados o conhecimento de que os administradores estão realizando, de forma a possibilitar o controle social da conduta administrativa. Tratando-se especificamente de licitação, estatui o art. 3º, § 3o  da Lei 8.666/93 que "A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.". Em decorrência do mesmo princípio, qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento da licitação, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos (Lei 8.666/93, art. 4º, in fine)."

  • Art. 3º § 3 o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • apenas as propostas são sigilosas

  • As licitações não são sigilosas, apenas o conteúdo das propostas.

  • Art. 3º § 3 o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • As licitações não são sigilosas.

    salvo as propostas que estão nos envelopes lacrados, que só poderão ser abertos no momento da seção pública.

  • ERRADO.

    As licitações não são sigilosas.

    salvo as propostas que estão nos envelopes lacrados, que só poderão ser abertos no momento da seção pública.

  • Porque se fosse tudo no sigilo, ia ser tudo no esquema, também ! KKKKKKK

    @agentedefederal2021

  • A questão exigiu conhecimento acerca do teor do art. 3º, caput e § 3º da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos):

    Art. 3º. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da PUBLICIDADE, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.”

    [...]

    § 3º. A licitação NÃO SERÁ SIGILOSA, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.”

    Portanto, o sigilo não é a regra nas licitações, e sim a publicidade, com amparo também no artigo 5º, XXXIII da Constituição Federal:

    Art. 5º, XXXIII da CF/88. “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.”

    GABARITO: ERRADO.


ID
2110579
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As atividades-fim da UFOB são de ensino – realizadas por meio de programas e cursos de graduação e de pós-graduação – e de extensão universitária e de pesquisa, criação e inovação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 51. As atividades de ensino na Universidade Federal do Oeste da Bahia serão realizadas por meio de programas e cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

    Art. 52. As atividades de extensão universitária e de pesquisa, criação e inovação.

    Gabarito  CERTO!


ID
2110594
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O código ASCII é utilizado para representar todas as informações que precisam ser armazenadas em qualquer tipo de memória do computador (números, letras e caracteres especiais), utilizando-se dois bytes para o armazenamento de cada uma delas.

Alternativas
Comentários
  • Questão: Errada.

    Os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, caracteres especiais e até informações que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem inclusive ser enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instruções.
    Para que isso aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos: a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Nesta tabela,  CADA BYTE representa um caractere ou um sinal.

  • O código ASCII utiliza oito zeros e uns (bits) para representar cada caractere. 

  • A união de todos os caracteres existentes nos computadores resulta num conjunto com um número de elementos menor que 256. Deste resultado surgiu a idéia de associar a cada caractere um número (código) variando de 0 a 255 (256 possibilidades). No princípio, cada fabricante de computador adotava uma convenção diferente para este código. Mais recentemente, esta convenção foi padronizada a fim de facilitar a portabilidade (migração) de programas entre máquinas diferentes. Esta convenção é representada na forma de uma tabela de mapeamento de caracteres em números.

    Fonte: http://www.dca.ufrn.br/~affonso/DCA800/pdf/algoritmos_parte1.pdf

  • Respondi a questão por perceber que o examinador induziu ao erro ao associar o ASCII a 2 bits.

  • O ASCII utiliza 7 bites. Já o Unicode utiliza 16 bites ( 2 bytes)

  • ASCII (acrônimo = American Standard Code for Information Interchange =  "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação")

    é um código binário (cadeias de bits: 0s e 1s) que codifica um conjunto de 128 sinais:

                                95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e

                                33 sinais de controle, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos.

     

    Note que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. Por exemplo, o padrão UTF-8 utiliza o bit excedente do primeiro byte para indicar que o Code point tem um valor que excede os valores da tabela ASCII (acima de 127) e necessitará de mais bytes para ser representado. Já a Microsoft utilizou este bit excedente para codificação de caracteres adicionais no Windows Code Page. Outra utilização do bit excedente é informar a paridade em transmissões assíncronas de baixa velocidade. Enfim, a existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades para utilizar os 7 bits da Tabela ASCII em diferentes codificações não padronizadas, algumas vezes chamadas de "Tabela ASCII ACP ALLEZ ALLEZ", que erroneamente passa a ideia que a Tabela ASCII foi oficialmente ampliada para utilizar 8 bits, fato que nunca ocorreu.

     

    A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.

    Os sinais não-imprimíveis, conhecidos como caracteres de controle, são amplamente utilizados em dispositivos de comunicação e afetam o processamento do texto.

    O código ASCII é muito utilizado para conversão de Código Binário para Letras do alfabeto Maiúsculas ou minúsculas.

    Sinais de controle (não-imprimíveis)

  • "ASCII é um código numérico usado para representar os caracteres, entendido por quase todos os computadores, impressoras e programas de edição de texto, que usa a escala do decimal 0 a 127.

    É baseado no alfabeto romano, como é usado no idioma inglês moderno, e visa padronizar a forma pela qual os computadores representam letras, números, acentos e sinais diversos ( por exemplo: ) que são utilizados para converter todos os símbolos em números binários, os quais efetivamente podem ser processados."

     

    http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-asc.htm

     

    GABARITO: ERRADO.

  • código ASCII= 8 bits= 1 byte = 256 caracteres possíveis

    código UNICODE= 16 bits = 2 bytes = 65536 caracteres possíveis

  • Errado.

    Os códigos são utilizados para especificar os caracteres pelos bits. O código ASCII (askiihh) é um código de 8 bits (1 Byte) com 256 caracteres.

    O que utiliza 2 Bytes (16 bits) é o Unicode.


ID
2110597
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A velocidade do processador e o tamanho da memória principal são fatores determinantes para o bom desempenho de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Juntamente com outros componentes do computador, software adequado e codificação de alta performance.

  • QUESTÃO: VERDADEIRA.

    Num sistema, tudo é determinante!

  • Questão absolutamente correta.

    Pois para um bom funcionamento de um computado, a Velocidade do Procesador e o Tamanho da Memoria  são fatores importantissimos para o desempenho de um cumputador.

  • Quem estudou com a profa Manu do Cers, a vida dela é "falar velocidade e segurança". rsrsr

  • GABARITO: C

    Memória do processador:

    Cache L1 - 128K

    Cache L2 - 512K

    Cache L3 - 3,0MB

    Obs.: Dados usados de um processador i3 como forma de exemplo

    Obs².: L1 é mais rápido que L2 e L2 é mais rápido que L3

    Velocidade do processador:

    Exatamente como um cronômetro esportivo, a velocidade do clock mede a velocidade com que o processador executa uma atividade.

    Essas taxas de velocidade do Clock são exibidas em Gigahertz (GHZ)

    Exemplos:

    i3 pode funcionar a 3,6 GHz. (2 núcleos)

    i5 pode chegar a 4,3 GHz. (4 núcleos)

    i7 pode fazer 4,7 GHz. (4 núcleos)

    i9 pode alcançar até 4,8 GHz. (10 núcleos)

    Cada núcleo funciona como se fosse um processador independente. Assim, o número de ações que um computador consegue realizar por pulso de Clock é maior.

    Existe um tecnologia Hyper-Threading (HT)

    A Tecnologia criada pelo INTEL que permite criar para cada núcleo físico um virtual, ou seja, se o processador possui dois núcleos reais, o sistema irá visualizar quatro no local.


ID
2110600
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um disco rígido é classificado como uma memória do tipo não volátil, ou seja, ao cessar o fornecimento de energia, para o computador, os dados permanecem gravados, já a memória RAM é do tipo volátil, pois mantém os dados apenas enquanto o computador estiver ligado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo...

     

    ROM os dados são gravados uma unica vez.

    RAM os dados sao temporarios , quando o computador é desligado a memoria é apagada

  • Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.

     O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.

    Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.

     

    GABARITO: CERTO.

     

     

  • (C)

    Outras que ajudam:

    Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: Técnico de Segurança do Trabalho

    A memória RAM de um computador é volátil, ou seja, os dados armazenados nela são perdidos quando se desliga o computador.(C)
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente Federal da Polícia Federal

    ROM é um tipo de memória não volátil, tal que os dados nela armazenados não são apagados quando há falha de energia ou quando a energia do computador é desligada.(C)

  • Certo

     

    RAM: Volátil (apaga quando desliga o comp)

    ROM: Não volátil ( não apaga)

  • Eu vi uma dica aqui no QC e nunca mais errei.

    O ROMantico nunca esquece.

    ROM = não volátil 

     


ID
2110603
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A utilização de múltiplos núcleos em um processador é a solução para garantir melhor desempenho com menor aumento de temperatura e redução do consumo de energia.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opnião melhora muito o desempenho mas o consumo de energia não muda permanece o mesmo.

     

  • Gabarito: VERDADEIRA 

  • GABARITO CERTO.

    Para complementar a explicação da questão: "Em 2005, tanto Intel como AMD perceberam que a única solução viável para aumentar o desempenho de seus processadores era incluir mais núcleos de processamento, pois CPUs com um único núcleo teriam problemas de refrigeração se a sua frequência de operação subisse mais.Tanto a temperatura do processador aumenta exponencialmente com o aumento de clock quanto o seu consumo elétrico, gerando instabilidade e superaquecimento que pode ser perigoso o suficiente para queimar a CPU."

     

    Fonte: https://canaltech.com.br/analise/processador/quais-sao-as-vantagens-de-ter-um-processador-com-multiplos-nucleos-2891/

     

  • Gabarito: Certo??

    -----

    A utilização de múltiplos núcleos em um processador é a solução para garantir melhor desempenho com menor aumento de temperatura e redução do consumo de energia.

    -----

    De acordo com o comentário da colega Jaque Concurseira: "Tanto a temperatura do processador aumenta exponencialmente com o aumento de clock quanto o seu consumo elétrico, gerando instabilidade e superaquecimento que pode ser perigoso o suficiente para queimar a CPU".  Pelo que eu entendi com o aumento de núcleos do processor aumentaria a temperatura e consequentemente o consumo elétrico e a assertiva já diz o contrário, boiei...

  • caro Layo Figueiredo. O trecho que te pôs em dúvida fala a respeito de aumento de CLOCK e não CORES(núcleos).

    "Em 2005, tanto Intel como AMD perceberam que a única solução viável para aumentar o desempenho de seus processadores era incluir mais núcleos de processamento, pois CPUs com um único núcleo teriam problemas de refrigeração se a sua frequência de operação subisse mais.Tanto a temperatura do processador aumenta exponencialmente com o aumento de clock quanto o seu consumo elétrico, gerando instabilidade e superaquecimento que pode ser perigoso o suficiente para queimar a CPU."

  • Creio que a informação foi bem restrita, visto que, não é somente o aumento dos núcleos que irá melhorar o desempenho com menor aumento de temperatura. Existem outros processos que somados a este irá garantir um melhor desempenho.


ID
2110606
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os conhecimentos referentes ao sistema operacional Microsoft Windows permitem afirmar:

Aplicativos, como Bloco de Notas, Calculadora, Visualizador de Imagens, Microsoft Publisher, Microsoft Internet Explorer, entre outros, fazem parte dos programas integrados em uma instalação básica do Microsoft Windows.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    O Microsoft Publisher faz parte do pacote Office.

     

    Microsoft Publisher é um programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação eletrônica, como elaboração de layouts com texto, gráficos, fotografias e outros elementos. Esse programa é comparado com softwares tais como oQuarkXPress, Scribus, Adobe InDesign e Draw. Foi criado em 1991.

    É capaz de criar:

    Publicações para impressão;

    Páginas da Web (que não requerem conexão com a internet ao criar uma página da web);

    Edições de e-mail.

    Criar panfletos

    Boletins informativos

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Publisher

  • QUESTÃO DUPLICADA

  • Publisher é pago e faz parte do pacote oficce.

  • Microsoft Publisher é um programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação eletrônica, como elaborações de layouts com textos, gráficos, fotografias e outros elementos. Esse programa é comparado com softwares tais como o QuarkXPress, Scribus, Adobe InDesign e Draw. Foi criado em 1991.

     

    É capaz de criar:

     

    Publicações para impressão;

     

    Páginas da Web (que não requerem conexão com a internet ao criar uma página da web);

     

    Edições de e-mail.

     

    Criar panfletos

     

    Boletins informativos

     

    ERRADO

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Publisher

  • GABARITO: ERRADO

    Aplicativos, como Bloco de Notas, Calculadora, Visualizador de Imagens, Microsoft Publisher, Microsoft Internet Explorer, entre outros, fazem parte dos programas integrados em uma instalação básica doMicrosoft Windows.

    FUNDAMENTO= O  MS PUBLISHER TORNOU A QUESTÃO ERRADO, CASO O REMOVA, FICARIA CERTINHA

    bons estudos.

  • não é algo básico o Microsoft Publisher, nunca comprei um notebook que viesse esse programa.



    PM_ALAGOAS_2018


ID
2110609
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os conhecimentos referentes ao sistema operacional Microsoft Windows permitem afirmar:

Quando se utiliza o Microsoft Windows na sua versão de 64 bits, pode-se executar programas que sejam de versões tanto de 32 quanto de 64 bits, o que não é possível quando se utiliza o Microsoft Windows na sua versão 32 bits, pois não se pode executar programas de versões 64 bits.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Aqui vai aquela máxima: Quem pode o mais, pode o menos.

  • QUEM PODE MAIS CHORA MENOS 

  • Retrocompatibilidade

  • Para que seja possível a instalação do Windows em um computador, ele precisa ser compatível com a arquitetura x86 (versão 32-bits) ou x64 (versão 64 bits).     

    Os termos 32 bits e 64 bits referem-se à maneira como o processador processa informações. Diferentemente de um processador de 32 bits, que não suporta programas feitos para 64 bits, um processador de 64 bits é capaz de executar programas de 32 bits e de 64 bits

    GAB: CERTO


ID
2110612
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o processador de texto MS-Word, pode-se afirmar:

A tecla F3 deve ser acionada sempre que for preciso obter mais ajuda sobre a utilização de algum recurso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Na verdade trata-se da Tecla F1:

     

    Obter ajuda sobre o comando ou o controle selecionado na Faixa de Opções. (Se nenhum tópico da Ajuda estiver associado ao comando selecionado, um tópico da Ajuda geral sobre o programa será mostrado em seu lugar.)

     

    FONTE: https://support.office.com/pt-br/article/Atalhos-de-teclado-do-Microsoft-Office-Word-628621ea-c0b7-4f01-bc3e-50640c0b46dc

  • GABARITO ERRADO.

    São atalhos, cada um com suas especificações.

    *F1 – Abre a ajuda;
    *F2 – Renomeia o ítem selecionado;
    *F3 – Realiza pesquisa;
    *F4 – Exibe histórico da barra de endereços;
    *F5 – Atualiza página recarregando-a;
    *F6 – Alterna entre frames de uma página e barra de endereços;
    *F7 – Verifica ortografia e gramática;
    *F10 – Contém comandos para trabalhar com os ítens selecionados;
    *F11 – Alterna entre visualização normal e tela cheia;
    *F12 – Salvar como.

    As teclas F8 e F9 só funcionam com outra tecla, pressionada ao mesmo tempo.

     

    Fonte:https://abraceumaarvore.wordpress.com/2011/12/07/qual-e-a-funcao-das-teclas-f1-f2-f3-f4-f5-f6-f7-f8-f9-f10-f11-f12/

  • AJUDA - F1

  • Errado

     

    F3 vai ajudar na pesquisa.

  • Errado.

    F1 >> Abre a ajuda;

    F3 >> Realiza pesquisa;

  • Errado

    Para utilizar o recurso de ajuda o atalho é F1

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos de teclado e suas funções, mais especificamente quanto à função da tecla F3.

     

    Não há função para a tecla F3, no Word. A tecla correta para exibir o menu de ajuda, onde é possível visualizar um guia para utilizar os recursos do software, é a F1.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2110615
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o processador de texto MS-Word, pode-se afirmar:

Ao inserir uma figura em um documento, deve-se evitar que ela ocupe um espaço inadequado, ou seja, que fique entre duas linhas com margens laterais vazias, sendo uma solução para isso a utilização do recurso "Quebra automática de texto", a fim de que a figura seja envolvida pelo texto.

Alternativas
Comentários
  • certo.

     

    guia FORMATAR --> QUEBRA DE TEXTO

     

    support.office.com/pt-br/article/Quebrar-o-texto-no-Word-bdbbe1fe-c089-4b5c-b85c-43997da64a12

  • Formatar >> Quebra de Texto

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos comandos no Word, mais especificamente quanto ao comando “Quebra automática de texto”.

     

    O comando “Quebra automática de texto” é utilizado para organizar a forma em que o texto será disposto ao redor de um objeto ou imagem. Através desse comando, o usuário poderá permitir que o texto preencha as partes sem fundo da imagem, que fique ao redor do objeto ou fique no canto superior ou inferior. Dessa forma, é possível organizar o documento para que uma imagem não atrapalhe a visualização do texto.

     

    Gabarito – Certo.


ID
2110618
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É recomendável a limpeza regular dos Cookies, pois eles podem transmitir vírus.

Alternativas
Comentários
  • O que é um Cookie?

    Basicamente, um Cookie é um arquivo de texto muito simples, cuja composição depende diretamente do conteúdo do endereço Web visitado. Por exemplo, a maioria do sites armazenam informações básica, como endereços IP e preferências sobre idiomas, cores, etc. Contudo, em portais como o Gmail e o Hotmail, nomes de usuários e senhas de email também fazem parte dos Cookies.

    Como funciona o Cookie?

    Quando você visita um site pela primeira vez, este envia um Cookie como resposta para o seu navegador, contendo as suas preferências, em formato de texto. Este pequeno arquivo ficará armazenado em seu computador até que perca sua validade.

    Enquanto o cookie estiver salvo em seu PC, toda vez que você digitar o endereço do site, o seu navegador irá enviar este arquivo para o site que você está conectado. Desta maneira, as suas configurações serão aplicadas de maneira automática.

     

    (...)

     

    Desmistificando o Cookie

    Algumas lendas sobre Cookies rondam a Internet, fazendo com que usuários tenham arrepios ao ouvir esta palavra. A primeira delas diz que o Cookie pode transmitir vírus, o que não é verdade, pois o arquivo texto é muito pequeno, não permitindo que ameaças sejam inseridas. Outra lenda diz que Cookies monitoram emails de sites alheios, o que também é mentira.

    https://www.tecmundo.com.br/web/1069-o-que-sao-cookies-.htm

    ERRADO

  • Errado. 
    Cookies são pequenos arquivos de texto, sua composição depende diretamente do conteúdo que é acessado na web. 
    Os cookies são arquivos de texto puro inseridos no computador do usuário pelo site acessado e não transmitem vírus. 
    Sua principal função é armazenar as preferências de navegação do usuário.
    Como são arquivos de texto muito pequenos, impossibilitam a transmissão de vírus. 

  • Os cookies carregam informações sobre os usuários, como senhas, preferencias e logins. Portanto, cookies não transmitem vírus, já que em seu corpo não contem códigos, mas sim textos.

  • Cookies são pequenos arquivos de texto, sua composição depende diretamente do conteúdo que é acessado na web. 
    Os cookies são arquivos de texto puro inseridos no computador do usuário pelo site acessado e não transmitem vírus. 
    Sua principal função é armazenar as preferências de navegação do usuário.
    Como são arquivos de texto muito pequenos, impossibilitam a transmissão de vírus. 

     

    Errado. 

     

    Prof. Fernando Nishimura 

  • Cookies não são vírus, são apenas arquivos temporários temporários da internet (ex: formulários, senhas...)

  • Errado

    Cookies são pequenos arquivos de texto, sua composição depende diretamente do conteúdo que é acessado na web. 

    Os cookies são arquivos de texto puro inseridos no computador do usuário pelo site acessado e não transmitem vírus. 

    Sua principal função é armazenar as preferências de navegação do usuário.

    Como são arquivos de texto muito pequenos, impossibilitam a transmissão de vírus. 


ID
2110621
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A navegação InPrivate evita que o navegador (browser) armazene dados de uma sessão de navegação, o que inclui Cookies, arquivos temporários de internet, histórico etc, constituindo-se como uma maneira de acessar sites na internet de forma anônima e mais segura.

Alternativas
Comentários
  • CERTO 

     

    Quando você usa guias ou janelas InPrivate, seus dados de navegação (como seu histórico, arquivos temporários da Internet e cookies) não são salvos em seu computador ao terminar.

     

    FONTE: https://support.microsoft.com/pt-br/instantanswers/34b9a3a6-68bc-510b-2a9e-833107495ee5/browse-inprivate-in-microsoft-edge

  • CHROME    -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    OPERA -  -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO PRIVADA

     

    MOZILLA FIREFOX  - CTRL + Shift + P-  NAVEGAÇÃO PRIVATIVA COM PROTEÇÃO CONTRA RASTREAMENTO

    INTERNET EXPLORER - CTRL + Shift + P - NAVEGAÇÃO INPRIVATE

  • pq é mais seguro??

  • Foi um equívoco da banca, Ana Carolina. O Prof Nishimura comentou essa questão - que está duplicada -, não há informações suficientes que permitam dizer que a navegação anônima é "mais segura".

    Segue o comentário do Nishimura sobre o "segura" : 

    "O termo 'segura' no final do enunciado levanta suspeitas... Mas sem pensar em criptografia ou algo relacionado à segurança da informação, ou seja, apenas como Noções de Informática, o enunciado está correto."  

     

    Questão comentada pelo Prof -> Q539227

  • Pode ser mais segura em relação a não deixar seus dados gravados, como logins e etc... Alguém poderia entrar em uma conta que já estivesse logada por exemplo.

  • Navegação Privativa

    A navegação privativa ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporários, dados de formulários, cookies, nomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Porém, os favoritos e downloads serão salvos pelo Mozilla Firefox. Naturalmente, a navegação privativa não esconde o conteúdo navegado do seu provedor de Internet, nem dos roteadores cujo conteúdo ele trafegou, nem dos servidores que eventualmente filtrem conteúdo em sua empresa (proxy/firewall) nem de hackers. Além do mais, ela não oferece navegação em um ambiente criptografado e protegido contra acessos indevidos de terceiros. durante a navegação as barras de ferramentas e extensões são desabilitadas, por padrão.

    Navegação In Private no INTERNET EXPLORER: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação Privativa no FIREFOX: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação anônima no CHROME: tecla de atalho é CTRL + Shift + N

    GAB = CERTO

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do modo de navegação InPrivate do Internet Explorer.

     

    O modo de navegação “InPrivate” é utilizado para não salvar determinadas informações no navegador ou computador do usuário, como, por exemplo, cookies, histórico de navegação e dados temporários ou fornecidos em formulários. Para acessar esse recurso basta utilizar o atalho CTRL + SHIFT + P.

     

    Gabarito – Certo.


ID
2110624
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Duas possíveis maneiras utilizadas para excluir o "Histórico" no Internet Explorer – IE – são a limpeza automática do "Histórico", ao sair do navegador – bastando, para isso, marcar essa opção na configuração de opções do IE – e a sua exclusão manual.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO 

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de exclusão do histórico de navegação do Internet Explorer.

     

    O histórico de navegação é um recurso que registra todos os sites visitados, bem como a hora de acesso. O Internet Explorer permite que o usuário exclua o histórico de navegação. Para isso, o usuário poderá acessar a opção “Opções de Internet” e habilitar o campo “Excluir histórico de navegação ao usar”, que excluirá os dados quando o navegador for fechado, ou clicando na opção “Excluir histórico de navegação”, disponível no menu “Ferramentas”.

     

    Gabarito – Certo.


ID
2110627
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao MS-Outlook, pode-se afirmar:

O Microsoft Outlook permite criar regras objetivando mover as mensagens para pastas específicas, através de critérios, como o assunto da mensagem ou o remetente.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Uma regra é uma ação que o Microsoft Outlook executa automaticamente nas mensagens de entrada ou de saída conforme as condições que você especificar. Você pode criar uma regra a partir de um modelo, mensagem ou usar suas próprias condições.

  • Comentário do professor para quem não tem acesso:

    "Correto. Uma regra é uma ação que o Microsoft Outlook executa automaticamente nas mensagens de entrada ou de saída conforme as condições que você especificar. Você pode criar uma regra a partir de um modelo, mensagem ou usar suas próprias condições."

  • Outlook 2013

    Página Inicial => Mover => Regras => Criar Regra


ID
2110630
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao MS-Outlook, pode-se afirmar:

O Microsoft Outlook pode ser configurado para receber mensagens de mais de uma conta de e-mail, desde que todas as contas pertençam a um mesmo domínio.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Acertei a questão usando o Método Nishimura®. Menosprezou o programa, há uma grande probabilidade de estar errada.

     

    :D

  • Errado, não há essa restricão.

  • Errado. Podem ser configuradas contas de diferentes domínios, não sendo limitado apenas a um mesmo domínio.

    As questões UFBA, assim como as questões CESPE, possuem esta característica de resolução: se menosprezou, limitou, ou negou, provavelmente está errada.

  • Dá pra receber de qualquer domínio.

  • Gabarito = Errado

    Não necessariamente de mesmo domínio, mas de domínios diferentes também.


ID
2110633
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os conhecimentos sobre vírus de computador e malwares permitem concluir:

Para identificar um vírus, o antivírus faz uma comparação entre o arquivo que chega por algum meio de entrada e uma biblioteca de informações sobre os vários tipos de vírus, o que explica a importância de manter o antivírus sempre atualizado.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

  • As principais funcionalidades dos antivírus são:

     

    Identificar e eliminar a maior quantidade possível de vírus

    Analisar os arquivos que estão sendo obtidos pela internet

    Verificar continuamente os discos rígidos, Hds externos e mídias externas de forma transparente ao usuário

    Procurar vírus e cavalos de tróia em arquivos anexados aos e-mails

    Criar, sempre que possível, um disquete de verificação (boot) que possa ser utilizado caso o vírus desative o anti-vírus que está instalado no computador

    Atualizar a lista de vírus conhecidos diariamente e automaticamente

     

    http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=658&Itemid=163

     

  • CERTO

     

    antivírus é o principal recurso de proteção contra as ameaças virtuais. No entanto, ao contrário do que a crença popular acredita, não basta ter um bom antivírus operando no computador. É preciso, para garantir a segurança do aparelho, certificar-se que o programa esteja atualizado.

     

    Os desenvolvedores de vírus de computador se ocupam em burlar as salvaguardas dos sistemas de segurança. Os programadores procuram brechas, exploram defeitos e trabalham em cima de fraquezas dos sistemas para garantir que suas criações se espalhem e causem danos. Ou, em alguns casos, gerem dividendos financeiros.

     

    O mesmo acontece do outro lado. As produtoras de antivírus vivem em constante processo de desenvolvimento de patches, que consistem em listas atualizadas com o catálogo e assinatura de novos vírus. Esses patches podem identificar vírus mais recentes e ajudar a eliminar riscos que, do contrário, passariam batidos pelas defesas do sistema.

     

    Se você é dos usuários que considera chato os avisos da Central de Segurança do Windows sobre atualizações do antivírus, detesta os avisos do próprio programa sobre a necessidade de baixar os novos patches, é bom rever esse comportamento. Uma atualização de alguns poucos megabytes pode ser a diferença crucial entre contrair ou não um vírus.

     

     

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/por-que-e-importante-manter-o-antivirus-atualizado.html

  • Exatamente. Ele guarda os strings de um vírus ( caracteres ) e compara com o que chega.

  • Gabarito: CERTO

    "As definições de vírus foram atualizadas"

  • CERTO

    Porém, deve ser feito uma ressalva, hoje em dia existem 4 gerações de antivírus, e nem todas usa-se a comparação com bibliotecas.

    GERAÇÃO DE ANTIVÍRUS

    Os avanços tecnológicos dos vírus e antivírus andam lado a lado. Hoje em dia, identificam-se 4 gerações de softwares antivírus.

    ►1ª Geração (detecção baseada em Assinatura): A assinatura de um vírus é o que o antivírus usa para identificar que uma praga digital está presente em um arquivo. A assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus - estrutura ou padrão de bits. É realizada uma engenharia reversa no software malicioso para entendê-lo e então é desenvolvida uma maneira de detectá-lo, depois ele é catalogado em uma base de dados e distribuído para todos os clientes do antivírus.

    ►2ª Geração (detecção baseada em Heurística): A heurística é um conjunto de técnicas para identificar vírus desconhecidos de forma proativa - sem depender de assinatura. A solução de segurança analisa a estrutura de um arquivo e compara seu comportamento com certos padrões que podem indicar a presença de uma ameaça. Ele busca comparar algumas estruturas e comportamentos com padrões predefinidos com o intuito de indicar a provável presença de um malware.

    ►3ª Geração (Interceptação da atividade): Essa tecnologia identifica um vírus por suas ações. Esses programas tem a vantagem de não precisarem desenvolver assinaturas e heurísticas para uma ampla variedade de vírus. É diferente da heurística porque só funciona com programas em execução, enquanto a heurística analisa o próprio arquivo sem a necessidade de executá-lo.

    FUNCIONA COMO UM POLICIAL PROCURANDO POR SUSPEITOS - OBSERVA O SO, PROCURANDO POR EVENTOS SUSPEITOS.

    ►4ª Geração (Proteção Completa): São pacotes compostos por uma série de técnicas antivírus utilizadas em conjunto.

  • Certo. Direito ao ponto:

    [...]

    GERAÇÕES DO ANTIVÍRUS

    ↳ 1 Geração: Assinatura (um pequeno TRECHO DO CÓDIGO do vírus)

    ↳ 2 Geração: Heurística (COMPORTAMENTO DO VÍRUS)

    • Detecta novos vírus sem a assinatura ser conhecida;
    • Analisa o arquivo sem precisar o antivírus está executando.

    ↳ 3 Geração: Interceptação de Atividade (AÇÕES DO VÍRUS)

    • Só funciona com o antivírus em execução.

    ↳ 4 Geração: Proteção Completa

    • Várias técnicas utilizadas em conjunto;
    • Usado hoje em dia.

    [...]

    Bons Estudos.


ID
2110636
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os conhecimentos sobre vírus de computador e malwares permitem concluir:

O Pishing tem como objetivo “pescar” informações e dados pessoais importantes de um usuário, e a infecção se dá através de links falsos inseridos em mensagens de e-mail.

Alternativas
Comentários
  • PHISING: Página falsa construída com intuito de roubar dados bancários (email)

  • O phishing é GOLPE, uma FRAUDE ELETRÔNICA projetada para roubar informações pessoais do usuário. Esse golpe ocorre através do envio de emails que contenham um link em anexo que quando acionado redireciona o usuário para uma pagina falsa a qual tenta induzi-lo a passar suas informações pessoais como se estivesse fazendo um cadastro em um BANCO, no SERASA e etc.

     

    Obs: O phishing NÂO é um programa malicioso, isto é, não é um malwere, mas sim um GOLPE.

     

    Gabarito: CORRETO

     

  • GABARITO: C 

     

    Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

  • Phishing com H. Essa questão não foi anulada? Geralmente a banca anula esse tipo de questão. 

  • O Phishing é uma Engenharia Social.


ID
2110639
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Do regulamento de uma universidade consta

"Se a nota de um aluno for maior do que 4 e menor do que 5, ele pode fazer uma prova substitutiva ou um trabalho extra, mas não ambos."

Simbolicamente, essa afirmação pode ser representada por: “4 < n < 5 ⇒ (p ∨ t) ∧ ~(p ∧ t)”, em que n é a nota do aluno, p “o aluno pode fazer uma prova substitutiva”, e t “o aluno pode fazer um trabalho extra”.

Alternativas
Comentários
  • - ele pode fazer uma prova substitutiva ou um trabalho extra, mas não ambos = p v t (disjunção exclusiva)
    - 'p v t' é equivalente a '(p ∨ t) ∧ ~(p ∧ t)'
    - questão certa.


ID
2110642
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A afirmação “a camisa é branca, a calça é preta, e o sapato é marrom” é falsa. Logo é verdade que “se a calça é preta, então a camisa não é branca ou o sapato não é marrom”.

Alternativas
Comentários
  • na tabela verdade, nas linhas em que a afirmação “a camisa é branca, a calça é preta, e o sapato é marrom” for falsa a afirmação “se a calça é preta, então a camisa não é branca ou o sapato não é marrom” será verdadeira. logo, questão correta.

     

    CAMISA BRANCA     = CB
    CALÇA PRETA     = CP
    SAPATO MARROM     = SM

     

    CB    CP    SM    ~CB    ~SM    CB e CP e SM    ~CB ou ~SM    CP > ~CB ou ~SM

    V       V       V         F        F               V                     F                         F
    V       V       F         F        V               F                     V                         V
    V       F       V         F        F               F                     F                         V
    V       F       F         F        V               F                     V                         V
    F       V       V         V        F               F                     V                         V
    F       V       F         V        V               F                     V                         V
    F       F       V         V        F               F                     V                         V
    F       F       F         V        V               F                     V                         V

  • “A camisa é branca E a calça é preta E o sapato é marrom” (F)

    Se a proposição composta acima é falsa, então sua negação é verdadeira. Ora, para negar a conjunção usamos a regra do “troca pelo ou”.

    Repare ainda que as virgulas subentendem o conectivo E, negando ficamos com:

    “A camisa NÃO é branca OU a calça NÃO é preta OU o sapato NÃO é marrom”

    Usando a regra do troca pelo se então, temos;

    “Se a camisa é branca então a calça não é preta ou o sapato não é marrom”

    Por último usando o “inverte e nega “obtemos uma proposição equivalente;

    “Se a calça é preta, então a camisa não é branca ou o sapato não é marrom”.

    Gabarito verdadeiro

     

    Fonte: http://docslide.com.br/internet/prova-unilab-2014-comentada-parte-01.html


ID
2110645
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição “todo homem é igual ao seu pai” é a proposição “todo homem é diferente do seu pai”.

Alternativas
Comentários
  • negação da proposição “todo homem é igual ao seu pai” = todo homem NÃO é igual ao seu pai.

  • Falso, pois a negação do todo é o “pelo menos um não...”

    Seria verdadeiro se fosse assim:

    “Pelo menos um homem não é igual ao seu pai”

    Podemos escrever também;

    “Existe homem que não é igual ao seu pai”.

     

    http://docslide.com.br/internet/prova-unilab-2014-comentada-parte-01.html

  • Negações com TODO, NENHUM e ALGUM:

     

    TODO= temos que provar o mínimo, que pelo menos um NÃO é. Para negar, é preciso ESPECIFICAR.

    p: Todo coelho é verde

    ~p: Pelo menos um coelho NÃO é verde.

    ~p: Algum coelho NÃO é verde.

    ~p: Existe coelho que NÃO é verde.

     

    NENHUM= temos que provar o mínimo, que pelo menos um É. Para negar é preciso ESPECIFICAR.

    q: Nenhum coelho é verde

    ~q: Pelo menos um coelho É verde.

    ~q: Algum coelho É verde.

    ~q: Existe coelho verde.

     

    ALGUM= não basta provar o mínimo, ou seja, apenas um. É necessário provar que TODOS são ou não são. Para negar é preciso GENERALIZAR.

    r: Algum coelho é verde.

    ~r: Nenhum coelho é verde.

    ~r: Todo coelho NÃO é verde.

    ~r: NÃO existe coelho verde.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/raciocinio-logico-negacao-de-todo-e-nenhum-4/

  • Como ensina o prof. Luis Telles, a negação de TODO nunca poderá ser NENHUM ou qualquer generalização similar.

    Basta furar a idéia para que se negue o todo

    Exemplo:

    proposição: Todo jogo o Neymar cai.

    negação: Em algum jogo, o Neymar não cai.

     

    Então para a negação da proposição ''todo homem é igual ao seu pai'', poderia muito bem ser usado ''algum homem é diferente do seu pai''

  • Henrique Costa comenta a meneira simples e direto ao ponto sobre a forma como se deve raciocionar na questão ... pode ir direto lá

  • Questão da Cespe 2014


ID
2110648
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

É válido o argumento “Todos os relatórios financeiros precisam ser aprovados pelo diretor. O relatório X não é financeiro, logo não precisa ser aprovado pelo diretor.”

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Todos os relatórios financeiros precisam ser aprovados pelo diretor. O relatório X não é do tipo financeiro, mas isso não significa que ele não deve ser também aprovado pelo diretor.


ID
2110651
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma faculdade, os professores dão aula no diurno, no noturno, ou em ambos. No diurno, não há nenhum capacitado para ensinar tanto Matemática quanto Química. No noturno, todos os que são capacitados para ensinar Química não o são para Física. É correto concluir que, nessa faculdade, não há nenhum professor capacitado para ensinar Matemática, Química e Física.

Alternativas
Comentários
  • Se houvesse um professor capacitado para ensinar as três matérias, então não haveria restrições para as aulas do diurno nem do noturno.

     


ID
2110654
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A relação (A ∪ B) – (A ∩ B) = (A – B) ∪ (B – A) é válida para quaisquer conjuntos A e B.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     

    Se A e B são disjuntos, a intersecção é vazia: A-B é A e B-A é B.

     

    Se A e B não são disjuntos, a relação também é válida.

     

     


ID
2110657
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Em certo ano, o aumento dos preços com a inflação foi de 10% e, no ano seguinte, de 8%. Durante esse período, um trabalhador não teve reajuste salarial e, para recuperar o valor de compra do seu salário, deve receber um reajuste igual ao aumento total dos preços nesses dois anos. Portanto esse reajuste deve ser de 18,8%.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo: 100 x 0,10=110

    110 x 0,08=118,8

    118,8/100=18,8%

  • Resolução:

    https://brainly.com.br/tarefa/1914279


ID
2110660
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma universidade, 44% dos estudantes já tiveram reprovação em alguma disciplina. Se 60% dos estudantes são homens, e metade deles já teve alguma reprovação, então, escolhendo ao acaso uma mulher que estude nessa universidade, é correto dizer que há 38% de probabilidade de ela já ter sido reprovada em alguma disciplina.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

     

    Total de alunos: 100

    Total de reprovados: 44

     

    Total de homens: 60

    Total de homens reprovados: 30

     

    Total de mulheres: 40

    Total de mulheres reprovadas: 14

     

    A probabilidade de uma mulher ter sido reprovada é 14/40=0,35=35%

     

    http://docslide.com.br/internet/prova-unilab-2014-comentada-parte-01.html

     

  • Eu gosto de fazer um esqueminha para resolver esses tipos de questões:

    Vamos supor que seja 100 estudantes.

    100 ----- 44% -- 44 reprovados

    56% -- 56 aprovados

    60% -- 60 homens dos quais --- 30 reprovados (44-30 = 14)

    --- 30 aprovados ( 56 - 30 = 26)

    40% -- 40 mulheres das quais -- 14 reprovadas

    -- 26 aprovadas

    Das mulheres reprovadas são 14/40 = 35% < 38%

    PORTANTO QUESTÃO ERRADA, O CORRETO É 35%.


ID
2110663
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ao perguntar a seus filhos, A, B e C, quem havia bagunçado a sala, uma mãe obteve as seguintes respostas:

A: “B e C fizeram bagunça, mas eu não.”

B: “Se C fez bagunça, então A também fez.”

C: “B ou A está mentindo.”

Sabendo que apenas um deles falou a verdade, é correto concluir que apenas C fez bagunça.

Alternativas
Comentários
  • O mais importante é atentar pra que só uma afirmativa é verdade. Analisei de tras pra frente:

    3) B ou A está mentindo [pra ser falsa, nem B nem A estariam mentindo, isso contraria o enunciado, portanto essa é a única afirmativa verdadeira]

    2) C ->A fez bagunça [pra condicional ser F, tem que ser V->F, portanto C fez bagunça e A não]

    1) B e C fizeram bagunça [já sabemos, graças a afirmativa 2, que C fez bagunça, então a única chance da proposição ser falsa é se B não fez bagunça].


ID
2110666
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O semestre letivo de um curso tem a duração de 100 dias, contando de segunda-feira a sábado, inclusive feriados que caiam nesses dias, mas não os domingos. Logo, para que esse semestre letivo termine em um sábado, é preciso que ele se inicie em uma terça-feira.

Alternativas
Comentários
  • Na segunda


ID
2110699
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um cargo de alta direção de uma organização é possuidor de autoridade, mas não de responsabilidade, pois não há, para os altos cargos, divisão de tarefas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.4.1. Estruturas Formais e Informais
    A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
    Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
    Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
    Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
    Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
    Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
    A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.
    Portanto, se a estrutura informal fosse desenhada, mostraria quem fala com quem, quem tem amizade ou inimizade com quem etc. Assim sendo, indicaria então todos os relacionamentos espontâneos dentro da organização, não dependentes do cargo oficial.
    Atenção: não podemos eliminar a estrutura informal, nem isso seria desejável.
    É impossível compreender totalmente uma organização sem conhecer sua estrutura informal. Ela pode ser muito benéfica para que uma organização possa atingir seus objetivos, principalmente em épocas de mudanças rápidas.
    Como é demorado e complicado o processo de mudança da estrutura formal, a estrutura informal possibilita à empresa se adaptar mais facilmente aos novos desafios. Outra vantagem é possibilitar aos funcionários conseguir alguma informação que seria difícil pelos canais formais, além de possibilitar o aprendizado de modo informal, que ocorre quando aprendemos alguma tarefa com um colega de trabalho, por exemplo.
    Entretanto, a estrutura informal também traz desvantagens, como boatos infundados, fofocas, desentendimentos pessoais que atrapalham o andamento do trabalho, a perda de energia em conflitos etc


ID
2110702
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Manual de planejamento é a coleção sistemática de normas, diretrizes e procedimentos que indicam a todos os colaboradores as atividades a serem cumpridas e a maneira como deverão ser realizadas.

Alternativas
Comentários
  • 1ª parte

    Os manuais são documentos elaborados dentro da empresa com a função de uniformizar as atribuições dos funcionários. Este manual é composto de normas, instruções, rotinas entre outros, e deve ser feito de forma integrada com os demais instrumentos: distribuição de trabalho e respectivos organogramas e fluxogramas, bem como a especificação funcional dos sistemas.

    Para Oliveira (2002 p.172),

    O manual de organização é, portanto, o relatório formal do plano de atividades e do respectivo organograma da empresa. Ele mostra a todos os funcionários que possuem cargo de chefia qual sua participação no conjunto. Porém, é necessário frisar que um manual de organização não deve ter caráter estatístico, pelo contrário, deve ser dinâmico e espelhar com fidelidade a situação de toda a empresa.

    Pode-se afirmar que os manuais são documentos elaborados com linguagem simples, para um bom entendimento, com a finalidade de uniformizar os procedimentos que devem ser observados nas diversas áreas de atividades (OLIVEIRA, 2002).

    De acordo com Tachizawa e Scaico (1997 p.245),

    Entende-se por manual a coleção sistemática de normas, diretrizes e procedimentos que indiquem para todos os funcionários de uma empresa as atividades a serem cumpridas e a maneira como deverão ser realizadas. O principal propósito dos manuais é disciplinar os processos e orientar as diferentes áreas da empresa acerca de aspectos institucionais, tais como políticas, funções, autoridade, responsabilidade e outros elementos afins.

    Segundo Cury (2000), os manuais são instrumentos de gerência, de relativa duração,reunidos dentro de uma capa característica, de fácil identificação, classificados, codificados, providos de índices e organizados a fim de tornar máximo o seu valor como obra de referência.

    Ainda segundo Cury (2000, p.405), “os manuais devem ser encarados como um instrumento executivo-normativo cuja utilidade para a organização está na razão direta de sua flexibilidade e rapidez em se adaptar às mudanças processadas”.

    Conforme Oliveira (2002, p.497), “o manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instrumentos e orientações que devem ser obedecidos e cumpridos pelos executivos e funcionários da empresa, bem como a forma como esses devem  ser executados, quer seja individualmente, quer em conjunto”.

     

     

  • 2ª parte continuação.....

    Para Tachizawa e Scaico (1997), os manuais oferecem vantagens quanto a sua utilização:

    >padronização de atividades;

    >efetivação dos procedimentos;

    >minimização de atritos funcionais entre usuários e executivos;

    >uniformização de linguagem e terminologia;

    >sistematização de informações;

    >eficiência de coordenação; e...

    >ampliação de controle.

    Ainda segundo Tachizawa e Scaico (1997, p.246), existem diferentes tipos de manuais dentro de uma mesma empresa:

    >manual de normas e procedimentos (objetivo, incidência, políticas, normas, procedimentos e anexos na forma de fluxograma, formulários e relatórios).

    Esse manual tem como objetivo descrever as atividades que envolvem as diversas unidades organizacionais da empresa, bem como detalhar como elas devem ser desenvolvidas (OLIVEIRA, 2002, p.404)

    >manual de organização (objetivos, estatutos sociais, estrutura organizacional, atribuições e responsabilidades).

    Segundo Oliveira (2002, p.402), esse manual tem por finalidade enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos (ou unidades organizacionais) da empresa, bem como estabelecer e definir os deveres e as responsabilidades relacionadas a cada um dos cargos de chefia ou assessoria da empresa.

    >manual de integração ou do empregado (características gerenciais da empresa, direitos e deveres, benefícios e serviços).

    Esse manual é importante em empresas médias e grandes e sua utilização aumenta muito nos níveis intermediários e inferiores, pois estes funcionários recebem o manual em seu primeiro dia de trabalho na empresa (OLIVEIRA, 2002, p.407).

    >manual para especialistas (manual para secretárias, para vendedores e demais especialidades), entre outros.

    Esse tipo de manual agrupa normas e instruções de aplicação específica e determinado tipo de atividade ou tarefa (OLIVEIRA, 2002, p.406).

    Um manual de organização bem elaborado permite que as empresas fiquem sabendo com exatidão, quais as suas responsabilidades e qual o seu relacionamento com os demais membros da organização, evitando-se em conseqüência, sobreposição de autoridade, agilizando assim, a tomada de decisão.

  • REGIMENTO INTERNO


ID
2110723
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os regulamentos e os manuais podem ser considerados exemplos de comunicação ascendente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - 6.1 Ascendente
    Ocorrerá do subordinado para o superior/chefia. É utilizada para fornecer feedback aos executivos, informá-los sobre os progressos em relação às metas e relatar os problemas que estão ocorrendo. A comunicação ascendente mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, aos colegas e à organização em geral. Os executivos também contam com esse tipo de comunicação para obter ideias sobre como as coisas podem ser melhoradas.
    6.2 Descendente
    Ocorrerá do superior para o subordinado. Ela é usada pelos líderes para atribuir tarefas, fornecer instruções de trabalho, informar aos subordinados sobre políticas e procedimentos, identificar problemas que necessitam de atenção e fornecer feedback sobre desempenho.
    6.3 Lateral
    Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização, diz-se que essa comunicação é lateral ou horizontal

    RIBAS (2014)

  • Comunicações são ascendentes quando são enviadas pelos subordinados para seus chefes. Para que os executivos de uma organização fiquem a par dos acontecimentos, uma comunicação ascendente livre é muito importante. Dessa forma, os empregados podem informar algum problema que tenha ocorrido, informar algum conflito ou insatisfação, fazer sugestões e trazer todo tipo de informação da “linha de frente” para seu chefe.

    Comunicações são descendentes quando são enviadas das chefias para seus subordinados, ou seja, quando “descem” dos níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos da empresa. Podem incluir desde instruções, objetivos a serem buscados, normas a serem seguidas, resultados alcançados e notícias.

  • A comunicação descendente ou vertical (de cima para baixo), "faz parte da estrutura de dependência hierárquica. Parte da gestão de topo para baixo, através dos níveis superiores hierárquicos, até aos empregados. Tem a finalidade de informar, instruir e dirigir" (Ramos, 1997). Ela traduz a filosofia da empresa, reflete as características de quem a administra.

  • Manual não faz parte de comunicação ascendente! 

    Se fizesse parte então o operário iria criar "o manual" e passar para o seu chefe como usar aquela máquina nova de produção.

  • ERRADO

    Fluxos de Comunicação

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

  • Errado seria comunicação Descendentes - Do superior para os subordinados


ID
2110726
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As reclamações e as sugestões dos clientes, consumidores ou cidadãos podem ser consideradas exemplos de comunicação descendente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    6.1 Ascendente
    Ocorrerá do subordinado para o superior/chefia. É utilizada para fornecer feedback aos executivos, informá-los sobre os progressos em relação às metas e relatar os problemas que estão ocorrendo. A comunicação ascendente mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, aos colegas e à organização em geral. Os executivos também contam com esse tipo de comunicação para obter ideias sobre como as coisas podem ser melhoradas.
    6.2 Descendente
    Ocorrerá do superior para o subordinado. Ela é usada pelos líderes para atribuir tarefas, fornecer instruções de trabalho, informar aos subordinados sobre políticas e procedimentos, identificar problemas que necessitam de atenção e fornecer feedback sobre desempenho.
    6.3 Lateral
    Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização, diz-se que essa comunicação é lateral ou horizontal


    6.4 Diagonal
    Esse é o tipo de comunicação que ocorre envolvendo transferências entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

     

    ROBBINS 

  • A comunicação descendente ou vertical (de cima para baixo), "faz parte da estrutura de dependência hierárquica. Parte da gestão de topo para baixo, através dos níveis superiores hierárquicos, até aos empregados. Tem a finalidade de informar, instruir e dirigir" (Ramos, 1997). Ela traduz a filosofia da empresa, reflete as características de quem a administra.

     

     

    A comunicação ascendente (de baixo para cima), para a mesma autora, "flui dos subordinados para os seus superiores com o objetivo de fornecer informações aos níveis de topo".

  • Fluxos de Comunicação

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • As reclamações e as sugestões dos clientes, consumidores ou cidadãos podem ser consideradas exemplos de comunicação descendente. (Ascendente)

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre o processo de comunicação organizacional e as direções em que ele ocorre.

    Nas organizações, os administradores devem fazer a comunicação circular em três direções:

    • Comunicação para baixo/descendente: é a comunicação que vai dos níveis superiores para os inferiores da hierarquia organizacional. Nessa direção seguem as informações sobre os aspectos das operações e desempenho da organização, assim como as expectativas em relação aos que se espera dos funcionários.

    • Comunicação para cima/ascendente: é a comunicação em que as informações sobre o desempenho e os eventos dos níveis inferiores vão para cima. Envolve, tipicamente, relatórios e informações sobre desempenhos, pesquisas de atitudes e sugestões dos funcionários etc.

    • Comunicação lateral/horizontal: é a comunicação que ocorre entre as unidades de trabalho que estão no mesmo nível ou entre unidades que estão em níveis hierárquicos distintos (comunicação diagonal). De todo modo, é importante saber que os canais de comunicação de todos os tipos possibilitam o funcionamento de processos interdepartamentais e a tomada de decisão que envolve diferentes unidades de trabalho.

    Vendo os pontos destacados acima, podemos concluir que a questão está incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.


ID
2110729
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A capacidade de compreender a natureza e as motivações das emoções dos outros, avaliando as situações a partir da perspectiva alheia, contribui favoravelmente ao ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • 2. FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
    Segundo Robbins (2005), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.
    2.1 Controle
    A comunicação tem a capacidade de controlar as pessoas de diversas maneiras. Por meio dela é possível informar aos funcionários as regras de hierarquia, o funcionamento e as regras da empresa e as instruções de trabalho. Segundo o autor, a comunicação informal também controla o comportamento, por exemplo: quando um grupo de trabalho hostiliza ou reclama com um membro que está produzindo demais (e, assim, fazendo com que o resto do grupo pareça preguiçoso), esses indivíduos estão se comunicando informalmente e controlando o comportamento do colega.
    2.2 Motivação
    Ao esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do desempenho e o que fazer para melhorá-lo, a comunicação facilita a motivação. O estabelecimento de metas específicas, o feedback do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a motivação e requerem comunicação.
    2.3 Expressão emocional
    Por meio da comunicação, que ocorre dentro do grupo, é possível que certo membro expresse as próprias frustrações ou os sentimentos de satisfação. A comunicação, portanto, fornece o meio para a expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais.

     

    Gabarito Certo. Roobins

  • Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

  • è a Chamada Inteligência emocional

  • GABARITO: CERTO

    Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

    A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

    FONTE:https://www.significados.com.br/empatia/


ID
2110741
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social baseia-se no princípio de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Doutrina da Responsabilidade Social

     

     

    Essa corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular. Baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da mesma. Segundo Maximiano (2004), um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie, que publicou um livro no qual estabeleceu os dois princípios da responsabilidade social corporativa: caridade e zelo. Esses princípios baseavam-se numa visão paternalista do papel do empresário em relação aos empregados e aos clientes

     

    fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. 

  • A primeira corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular.

    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.

     

    1) Modelo shareholder: posição contrária à responsabilidade social das organizações.Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os proprietários ou acionistas.A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade.

     

    2) Modelo stakeholder: posição favorável à responsabilidade social das organizações. A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente. A sociedade deu esse poder às organizações e deve convocar a organização para prestar contas pelo uso desse poder.


ID
2110744
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um código de ética é uma carta reservada de intenções dos funcionários e colaboradores diretamente envolvidos no atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Um código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa.

     

    Eles são feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Pode-se falar também em código deontológico. A deontologia é a ciência que estuda os deveres e obrigações a partir da ótica moral e ética.

     

    http://codigo-de-etica.info/

     

    GAB: ERRADO

  • Chiavenato (2010) Código de ètica é uma declaração formal que atua como um guia para tomar decisões e agir dentro de uma organização.

     

    “Códigos de ética são conjuntos de normas de conduta que procuram oferecer diretrizes para decisões e estabelecer a diferença entre certo e errado” (Maximiano, 2004, p. 433).