-
GABARITO: LETRA C
? Oscar Wilde dedicou-se à
A) este famoso romance que se tornou um clássico. ? temos um pronome demonstrativo masculino, não é acompanhando de artigo, o correto seria somente o uso da preposição: a este famoso...
B) escrever uma variedade de gêneros textuais. ? não temos crase antes de verbo, o correto seria: a escrever.
C) criação de narrativas, poemas e dramas. ? correto, dedicou-se a algo (preposição) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "criação"= crase.
D) uma obra eclética e extremamente crítica. ? já temos o artigo definido "uma", logo não teremos o artigo definido "a" para que se forme a crase.
E) certas obras que geraram muita polêmica. ? temos um pronome indefinido, o qual não é acompanhando de artigo definido "a", o correto seria: a certas obras (somente preposição).
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.
-
Assertiva C
dedicou-se à criação
-
Gabarito C
Casos Proibidos de Crase
Não se deve usar crase diante de:
1º palavra masculina (A PRAZO = O PRAZO)
2º pronome indefinido (A ALGUNS)
3º pronome demonstrativo não iniciado por A (A ESSE)
4º pronome de tratamento com exceção das formas senhora, senhorita e dona (facultativo)
5º pronome pessoal (A ELA)
6º dona+ nome proprio
7º antes de verbo (A PARTIR)
8º entre palavras repetidas (FRENTE A FRENTE)
9º antes de artigo indefinido (A UM)
10º antes de numeral *exceto horas
11º após preposição *exceto “até”, que é facultativo
12º antes de nome próprio completo
13º antes de um a singular seguido de plural (A ORQUIDIAS)
14º em objeto direto
15º em sujeito
16° nao há crase antes de pronome relativo (a quem) exceto (a qual / as quais)
17° na locução “a partir de” (pois partir é VERBO)
“À mercê” ou “a mercê”?
O correto é "à mercê" com crase.
É uma locução adverbial feminina como "às pressas", "à espera de", "à beira de" e significa "inteiramente dependente de alguém ou de uma situação".
Facultativa:
1° antes de pronome possessivo adjetivo FEMININO (Decidiu recolher-se à sua casa)
Cuidado com o pronome possessivo substantivo, que pedirá crase. Ou seja, quando o possessivo feminino vier desacompanhado, a crase será OBRIGATÓRIA! Ex: Falei a/à minha secretária e não à sua.
2º pronome de tratamento senhora, senhorita e dona
3° após ATÉ (Fui até a praia / Fui até à praia.)
Nota: Quando o “até” for equivalente a: mesmo, inclusive, também. Ele deixará de ser preposição e passará a ser advérbio de inclusão ou partícula denotativa de inclusão. Ex: Até a filha caçula de nove anos embriagou-se na festa.
4° Nomes de mulheres (personativos femininos).
Obs 01: Quando o nome aparecer determinado por uma qualidade ou característica, O ARTIGO SERÁ OBRIGATÓRIO. Ex: Falei o assunto à Denise, minha irmã.
Obs. 02: Quando o nome aparecer determinado por sobrenome, a indicação é NÃO EMPREGAR o artigo. Ex: Faiei o assunto a Denise Moura. (Obs 1 e 2 peguei do NEAF)
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
Tudo posso Naquele que me fortalece!
-
"Se vai A, volta DA crase haverá. Se vai A, volta DE crase para quê?"
C) "DA criação"
E) "DE certas"
-
Adorei o estilo da questão.
-
A)este famoso romance que se tornou um clássico.
Este, esse, aquele... -> pronomes demonstrativos. Não se usa crase antes de pronome.
B)escrever uma variedade de gêneros textuais.
Verbo no infinitivo -> Não se usa crase antes de verbo.
C)criação de narrativas, poemas e dramas.
Gabarito.
Se ao trocar por uma palavra masculina couber “ao”, tem crase.
Ao criar narrativas, poemas e dramas.
D)uma obra eclética e extremamente crítica.
Uma, um, algum... -> Pronome indefinido. Não se usa crase antes de pronome.
E)certas obras que geraram muita polêmica.
Palavra pluralizada. Não se usa crase no singular antes de palavra no plural.
Por favor, se alguém verificar algum erro em meus comentários favor avisar, sou concurseira igual a vocês e o objetivo é apenas ajudar.
Bons estudos!
-
CORRETA:
c) criação de narrativas, poemas e dramas. [Oscar Wilde dedicou-se à criação... (Quem se dedica, dedica-se a alguma coisa), ou seja, verbo rege a preposição "a" e o substantivo "criação" aceita o artigo "a", de onde vem a fusão "à" - a(preposição) + a(artigo)]
INCORRETAS:
a) este famoso romance que se tornou um clássico. [Não ocorre crase diante palavras masculinas. Também não ocorre crase com pronome demonstrativos, exceto "aquele, aquilo"]
b) escrever uma variedade de gêneros textuais. [Não ocorre crase diante verbos].
d) uma obra eclética e extremamente crítica. Não ocorre crase diante de artigos indefinidos, nem pronomes indefinidos (fiquei na dúvida se "uma" é um artigo indefinido ou pronome indefinido) de qualquer forma não ocorre crase].
e) certas obras que geraram muita polêmica. [Pronome indefinido, ainda mais no plural, (notem "à" está no singular) sem chances de ocorrer crase]
-
Esta questão requer conhecimento acerca das regras do acento indicativo de crase.
Alternativa (A) incorreta - Não se usa acento indicativo de crase diante dos pronomes demonstrativos este(a), estes(as), esse(s), essa(s). O “a" é somente preposição.
Alternativa (B) incorreta - Não se usa acento indicativo de crase diante de verbo. O “a" é somente preposição.
Alternativa (C) correta - Ocorre a fusão de duas vogais idênticas: preposição “a" por conta da regência do verbo dedicar-se (quem se dedica, dedica-se a alguém ou a algo) e artigo definido “a" determinando o substantivo feminino criação.
Alternativa (D) incorreta - Não se usa acento indicativo de crase diante de palavras indefinidas. O “a" é somente preposição.
Observação!!! Pronomes indefinidos que levam crase: pouca(s), muitas, outra(s), demais e várias. Nesses casos, eles definem os substantivos.
Alternativa (E) incorreta - Não se usa acento indicativo de crase diante de palavras indefinidas. O “a" é somente preposição. Além disso, quando o “a" está no singular seguido de palavra no plural, não ocorre crase.
Gabarito da professora: Alternativa C.
-
Gabarito: C
Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:
Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.
Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.
Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural.
DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
-
Em observação aos comentários de alguns colegas, esclareço que a palavra "Uma", na verdade, é classificada como "Artigo Infenido", e não "Pronome Indefinido".