SóProvas



Questões de Outras Análises e Modelos


ID
46786
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O valor presente líquido de um fluxo financeiro de recebimentos e pagamentos futuros é

Alternativas
Comentários
  • O a TIR é quando o VPL = 0TIR informa a real taxa de retorno do projeto, independente da TMA requerida.
  • nulo, se a taxa de desconto usada no cálculo for a taxainterna de retorno.
  • O valor presente líquido de um fluxo financeiro de recebimentos e pagamentos futuros é nulo, se a taxa de desconto usada no cálculo for a taxainterna de retorno. Alternativa correta letra "E".

ID
46807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As necessidades de ativo circulante de uma empresa variam durante sua operação. Por isso, seu administrador decide financiar todo o ativo fixo e o valor máximo do ativo circulante com empréstimos de longo prazo e com patrimônio líquido. Tal abordagem de financiamento do capital de giro

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    reduz ao mínimo o risco de falta de caixa.

    Quando o administrador financia todo o ativo fixo e o valor máximo do ativo circulante com empréstimos de longo prazo ele está captanto recursos. Isto provém recursos para o capital de giro. Somando o financiamento via patrimônio líquido há a minimização do risco de falta de liquidez, ou seja, de falta e caixa.
  • a) aumenta o lucro da empresa no período - ERRADA - O empréstimo não altera contas de resultado (receita) da empresa
    b) aumenta o valor da empresa no mercado - ERRADA - para aumentar o valor de mercado é preciso aumentar alterar o capital social
    c) aumenta os dividendos a serem distribuídos - ERRADA - Não há aumento de receita, não há aumento de lucro, logo, não aumenta o valor dos dividendos.
    d) reduz ao mínimo o risco de falta de caixa - CERTA - Vai haver sobra de dinheiro no caixa.
    e) reduz excessivamente o índice de liquidez corrente da empresa - ERRADA - A liquidez corrente é dada pelo ativo circulante / passivo circulante

  • Utilizando a teoria do fluxo de caixa que divide as transações entre aplicações ou fontes de caixa, temos que o aumento no passivo é fonte de caixa, pois aumenta-o. Assim, complementando os comentários já expostos, quando há aumento no passilvo, o risco da falta de caixa diminui, pois aumenta esta conta.

    Quanto ao índice de liquidez corrente, como a colega falou, é dado por AC/PC. Para que reduzisse excessivamente, seria necessário um aumento significativo de PC, o que não é o caso da questão, que fala em empréstimos a longo prazo.


ID
48247
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na estrutura do capital de uma empresa, maior alavancagem (maior razão dívida/passivo total) leva a

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, de uma divida com terceiros, a empresa estará obrigada ao pagamento da remuneração do capital emprestado que são os juros.

ID
48388
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Análise Custo-Benefício (ACB) proporciona um guia para hierarquizar alternativas de investimentos em projetos a serem executados ou já em processo de execução. Examine as assertivas abaixo sobre a Análise Custo-Benefício e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab:  b)Na avaliação social, a Análise Custo-Benefício utiliza suposições da taxa de desconto diferentes das que são aplicadas na avaliação privada, porque deve incluir os impactos distributivos, os efeitos intangíveis e até o valor da vida humana.


ID
48436
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na elaboração dos fl uxos anuais de caixa de um projeto de investimento, a projeção de capital de giro deve ser

Alternativas
Comentários
  •  Componentes do Fluxo de Caixa
    Receita Bruta Operacional
    (-) Deduções
    Receita Líquida Operacional
    (-) Custos e despesas Operacionais
    Lucro Bruto
    (-) Depreciação
    Lucro Bruto Operacional
    (-) Impostos sobre o lucro + Depreciação
    (-) Investimento Bruto
    (-) Variações na necessidade de Capital de Giro + Valor Residual
    TRECHO > Para SECURATO (2005), o fluxo de caixa de um projeto ou investimento é o conjunto das entradas e saídas de capital ao longo do tempo. [SECURATO, José Roberto. Cálculo Financeiro das Tesourarias. 3ª ed. São Paulo: Saint Paul, 2005]
  • Letra C, porque ao observar as variações nos valores das contas de capital de giro é possível ter uma noção de como fazer a projeção futura do capital de giro adaptando para realidade atual.

ID
48448
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quando os fluxos de caixa futuros anuais estimados de um projeto de investimento com duração de 10 anos são constantes, o valor presente desses fl uxos de caixa pode ser calculado simplesmente

Alternativas
Comentários
  • Valor presente de fluxos de caixas constantes:

    VP=P x {{[(1+i)^n] - 1} / {[(1+i)^n] x i}}

    VP = Valor presente do somatório das parcelas constantes
    P = Parcelas
    i = Taxa
    n = Quantidade de períodos
    Obs: ^n = Elevado a ¨n¨

    Dessa forma percebemos que o VP é igual a P (parcela ou fluxo de caixa) vezes um fator apropriado de VP (que é o resto da fórmula).
  • Gabarito: E)


ID
52528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das noções de administração financeira e considerando as
siglas AC = ativo circulante, ELP = passivo exigível a longo
prazo, ILG = índice de liquedez geral, PC = passivo circulante,
RLP = ativo realizável a longo prazo, julgue os itens que se
seguem.

A administração do capital de giro da empresa se dá por meio da gestão das contas do RLP da mesma.

Alternativas
Comentários
  • Nota-se calaramente que a análise de Capital de Giro nada tem haver com RLP = Aitvo realizavel a longo Prazo, pois como sabe-se o realizável a longo prazo refere-se ao exercicio subsequente, ou seja contrário ao capital de Giro,( que são as necesidades referentes ao ativo circulante)

  • Errado.
    Capital de Giro é o valor determinado pelo confronto entre o ativo circulante e o passivo circulante.

ID
53059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da administração
financeira.

Para a apuração da necessidade de capital de giro, devem-se incluir os saldos das contas erráticas do ativo e passivo circulante.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, o tema é bastante extenso, mas tentarei resumir ao máximo! Primeiramente, gostaria de escalrecer que este item está diretamente relacionado com a gestão financeira da empresa. Geralmente este tópico não é lecionado na graduação, sendo uma metodologia desenvolvida, principalmente, por Fleuriet.A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é composta por itens que mantém relação direta com as atividades operacionais, ou seja, ligadas as contas cíclicas do ativo e assivo,conforme comenta Fleuriet (2003,p.10) “As contas cíclicas do ativo e passivo que constituem
    a Necessidade de Capital de Giro são contas ligadas às operações da empresa.”
    Assim podemos obter a NCG, pela seguinte equação: NCG = ACC - PCC, ACC = Contas Cíclicas do Ativo: São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa. Ex: Clientes;PCC = Contas Cíclicas do Passivo: São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa. Ex: Fornecedores.Ou seja, PARA O CÁLCULO DA NECESSIDADE DO CAPITAL DE GIRO NÃO SE INCLUI O SALDO DAS CONTAS ERRÁTICAS.Mas vocês devem está se perguntando: - Porque? E claro, continuam sem entender o que são contas erráticas.Antes disso, falarei o que é o Saldo em Tesouraria(ST), pois este sim utiliza o Saldo das Contas Erráticas em seu cálculo.O ST são recursos de curto prazo que poderão sobrar ou faltar no caixa da empresa, com vistas a fazer frente aos seus compromissos, funcionando como um eficiente indicador da saúde financeira da empresa, ou seja, se apresenta liquidez satisfatória ou insatisfatória.A variável saldo de tesouraria pode ser obtida pela diferença entre o Ativo Circulante Financeiro e o Passivo Circulante Oneroso ( ST = ACF - PCO) ou pela diferença entre o Capital de Giro e Necessidade de Capital de Giro (ST = CCL - NCG), onde:ACF = Contas erráticas do ativo ou Cíclicas Financeiras;PCO = Contas erráticas do passivo ou Cíclicas Onerosas (PCO). Segundo Fleuriet (2003; p.27) procede no sistema de classificação das contas diferenciado do sistema tradicional, adaptando mais para fins da Análise da Dinâmica Financeira, conforme a seguir:A. ATIVOA.1. Contas erráticas do ativo ou Cíclicas Financeiras (ACF)São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade
    operacional da empresa. Ex: Disponível.PASSIVOB.1. Contas erráticas do passivo ou Cíclicas Onerosas (PCO)São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade
    operacional da empresa. Ex: empréstimos bancários. Sei que acabei me estendendo no tema, mas com longe de esgotá-lo. Acredito que para fins de concurso, está mais do que suficiente. Espero ter colaborado.Fonte: Apostila de Gestão Financeira do Prof. Moisés Prates da Silveira - UFPR.
  • ERRÁTICA É O EXAMINADOR QUE FAZ UMA QUESTÃO DESSA...PQP!!!

    ESTUDAMOS, ESTUDAMOS ESTUDAMOS .......E VEM UM MAL AMADO E COLOCA ISSO.....GEZUIXXXX!!!!

    (desculpem o desabafo, choro, sei lá...rsrs)
  • 1.   Contas erráticas do ativo
    São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa.Compreende os valores que podem ser utilizados livremente na movimentação dos negócios, assim como os valores de conversão imediata. Contas representativas deste grupo:
    ·         Caixa
    ·         bancos com movimento
    ·         cheques em trânsito
    ·         cheques a receber
    ·         vales postais
    ·         numerário em trânsito
    ·         depósitos bancários à vista

    2.    Contas cíclicas do ativo
    São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa.Incluem os créditos a receber de clientes pela venda de mercadorias, produtos ou serviços, objeto da atividade operacional da empresa. Contas representativas destes créditos:
    ·         contas a receber de clientes
    ·         duplicatas a receber
    ·         clientes, fregueses, contas a receber
    ·         títulos a receber
    ·         contas correntes de clientes

    3.      Contas não cíclicas do ativo
    São contas que representam aplicações por prazo superior a 1 (um) ano. Compreende os valores de prazo de conversão superior a 1 (um) ano, não classificáveis nos itens 3.2 (Investimentos), 3.3. (ativo imobilizado) e 3.4. (ativo diferido).Principais contas deste grupo:
    ·         letras a receber, créditos com empresas subsidiárias ou coligadas;
    ·         títulos e valores, estoques vinculados;
    ·         devedores diversos;
    ·         créditos com diretores, créditos com acionistas
  • 1. Contas erráticas do passivo
    Englobam as obrigações de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa, tais como empréstimos bancários,emissão de títulos, distribuição de lucros, etc. Contas representativas deste grupo:
    •    Dividendos a pagar, credores diversos, títulos a pagar;
    •    Letras de câmbio, credores no exterior, financiamentos;
    •    Bancos com garantia e imposto de renda a paga

    2. Contas Cíclicas do passivo
    São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa.
    A conta fornecedores a ser incluída no passivo cíclico refere—se unicamente ao fornecimento de insumos operacionais regulares. Os fornecimentos para imobilizações não devem ser aí incluídos.
    Contas usuais deste grupo:
    •    Contas a pagar, Fornecedores, Credores por financiamento;
    •    Contas correntes, Vendedores, Duplicatas a pagar, Fornecimentos a pagar.
    •    Impostos a Pagar sobre Operações, Ordenados a Pagar;
    •    Contribuições Sociais a Recolher, INSS — arrecadação a recolher

    3. Contas não Cíclicas do Passivo
    São contas que compõem o passivo permanente da empresa.Englobam as obrigações cuja liquidação excede o prazo de 1(um) ano. Contas representativas deste grupo:
    •    Letras de câmbio, credores no exterior, títulos a pagar;
    •    Financiamentos, empréstimos, acionistas com empréstimos;
    •    FGTS(não optantes), debêntures a pagar, hipotecas.

    Incluem também: Resultado de exercícios futuros, Capital realizado, Reservas de lucros, Reservas de capital e Reservas de reavaliação
  • Questão ERRADA.
    De acordo com Brasil & Brasil (1997) e Matarazzo (1998), a necessidade de capital de giro é calculada pela diferença entre as contas cíclicas do ativo e as contas cíclicas do passivo.

    Fonte: Pagina 4.
    http://www.fae.edu/nucleos/pdf/primeiro_seminario/diagnostico_empresarial_debora.pdf
  • jesus do céu amado

  • Errada.

    Segundo Fleuriet et al. (2003, p. 27) as contas do ativo errático “são contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa.”

    Assaf Neto e Silva (2010, p. 63) conceituam que no passivo errático “o passivo circulante financeiro inclui as dívidas da empresa junto a instituições financeiras e outras obrigações que também não apresentam nenhuma vinculação direta com sua atividade operacional.

    http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_sociais/05.pdf


ID
54451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere a administração financeira, julgue os
itens seguintes.

O orçamento de capital, a estrutura de capital e o capital de giro estão na esfera de atuação do administrador financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta:

    O administrador financeiro deve preocupar-se com três tipos básicos de questões:

    2.1.1 - Orçamento de Capital: Processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Nessa função o administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição. Em termos amplos, isto significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.

    2.1.2 - Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. O administrador financeiro tem duas preocupações, no que se refere a essa área. Primeiramente, quanto deve a empresa tomar emprestado? Em segundo lugar, quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Além destas questões, o adm. financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, também, cabe ao adm. financeiro a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomará emprestado.

    2.1.3 - Administração do Capital de Giro: Capital de giro são os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gestão do capital de giro de uma empresa é uma atividade diária que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evitar interrupções muito caras.

    Estas três áreas de administração financeira – orçamento de capital, estrutura de capital e administração do capital de giro – são muito amplas. Cada uma delas inclui uma variedade de tópicos. Todas elas serão discutidas ao longo da disciplina.

    Fonte: cola da web.


ID
67864
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale abaixo a opção que indica uma afi rmativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO
    Esta alternativa cita Análise Econômica como sendo Financeira.

    b) ERRADO
    Esta alternativa está incompleta, pois deixou de citar a análise horizontal (ou de Evolução)..

    c) ERRADO
    Semelhante à alternativa A, trocou o conceito de Análise Econômica com o de Financeira.

    d) CERTO
    A Alavancagem Financeira representa a diferença entre a captação de recursos de terceiros a um determinado custo, e a aplicação desses recursos no ativo da empresa a uma determinada taxa. Essa diferença (para mais ou para menos) provoca alteração na taxa de retorno sobre o patrimônio Líquido (Capital Próprio).

    e) ERRADO
    A Análise das Demonstrações Contábeis, como o próprio nome já diz, extrai informações constantes nas Demonstrações Financeiras da empresa, para a determinação de indices diversos (econômicos e financeiros) para avaliar a capacidade da empresa de honrar seus compromissos, avaliar a lucratividade, rentabilidade, etc.

    ALTERNATIVA D.
     

    fonte: Prof. Milton M. Ueta
     

  • a) Incorreta, pois a análise financeira não abrange lucratividade, rentabilidade do capital próprio, lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.
    b) Incorreta, já que a análise contábil tem a sua divisão em análise vertical (estrutura), análise horizontal (evolução) e análise por quocientes (indicadores). c) Incorreta, devido ao fato que a velocidade de giro de capitais ou recursos compreender uma análise de atividade, ou seja, financeira, e não econômica.
    d) Correta, pois a alavancagem financeira (financial leverage) mensura a eficiência na captação de capitais de terceiros contribuindo para o crescimento de recursos próprios, e com isso, a elevação da taxa de retorno (feedback).
    e) Incorreta, já que a análise contábil é realizada em decorrência da função de orientação, considerando que os passos anteriores do processo contábil terão sido devidamente executados para a obtenção de informações para a tomada de decisões.
    Fonte: Professor Arnoldo Lima
  • a)ERRADO, A análise financeira é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais. -> É a análise de rentabilidade feita com base nas demonstrações financeiras para evidenciar o grau de retorno dos investimentos feitos na empresa.

    b)ERRADO, A análise contábil subdivide-se em análise de estrutura; análise por quocientes; e análise por diferenças absolutas. -> os quocientes são medidos por meio da análise de liquidez.

    c)ERRAD0, A análise econômica é a tradicionalmente efetuada por meio de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazos da velocidade do giro dos recursos. -> O giro é medido a partir da análise do ciclo operacional e financeiro.

    d)CORRETO

    e)ERRADO, Abrange a liquidez, rentabilidade, endividamento e ciclo operacional e financeiro.

  • a)ERRADO, A análise financeira é utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais. -> É a análise de rentabilidade feita com base nas demonstrações financeiras para evidenciar o grau de retorno dos investimentos feitos na empresa.

    b)ERRADO, A análise contábil subdivide-se em análise de estrutura; análise por quocientes; e análise por diferenças absolutas. -> os quocientes são medidos por meio da análise de liquidez.

    c)ERRAD0, A análise econômica é a tradicionalmente efetuada por meio de indicadores para análise global e a curto, médio e longo prazos da velocidade do giro dos recursos. -> O giro é medido a partir da análise do ciclo operacional e financeiro.

    d)CORRETO

    e)ERRADO, Abrange a liquidez, rentabilidade, endividamento e ciclo operacional e financeiro.


ID
80692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações concernentes à análise de
demonstrações contábeis de empresas, com suporte na legislação
específica e considerando as prescrições da Comissão de Valores
Mobiliários (CVM), julgue os itens de

Considerando-se que os custos de oportunidade não são evidenciados pelos sistemas contábeis convencionais, é correto afirmar que o tempo de espera de um usuário dos serviços públicos em uma fila de atendimento de uma repartição é um exemplo desse tipo de custo para o contribuinte que deixa de auferir uma renda que o exercício de sua atividade profissional lhe proporcionaria durante o tempo perdido na fila.

Alternativas
Comentários
  • Custo de Oportunidade: dada duas opções possíveis, você precisa escolher apenas uma (questão de Física: você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo!). Então, ao optar por uma das alternativa, você está incorrendo em um custo de oportunidade por não estar na outra alternativa.No caso, ao invés de estar no trabalho, você está parado numa fila para ser atendido, perdendo o seu tempo.Questão CORRETA
  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    O item reflete a definição literal do custo de oportunidade, que nada mais é do que o valor da melhor alternativa não aproveitada. Isto posto, pode-se dizer que ele é um custo não contabilizável, uma vez que se manifesta como um valor que “se deixa de ganhar” e não como um valor que se gasta, exatamente como ocorre na situação prática descrita na questão.

    Outra forma de encarar o custo de oportunidade seria pensar no valor que um acionista ou sócio de uma empresa conseguiria caso, em vez de aplicar o seu capital na empresa, aplicasse em outro investimento.


ID
80701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações concernentes à análise de
demonstrações contábeis de empresas, com suporte na legislação
específica e considerando as prescrições da Comissão de Valores
Mobiliários (CVM), julgue os itens de

Se uma empresa apresentar um lucro de R$ 400 milhões, antes das despesas financeiras - previstas em R$ 80 milhões - e dos tributos sobre o resultado, nessa situação, caso se calcule a alavancagem financeira dessa empresa em termos de lucro por ação ordinária, a um acréscimo de 100% no lucro antes das despesas financeiras e dos tributos sobre o resultado corresponderá um acréscimo de 125% no lucro por ação.

Alternativas
Comentários
  • 400 - 80 = 320

    400 x 2 = 800 - 80 = 720 (Alavancada)

    720/320 = 2,25 - 1 = 125%

  • GAF = ROE/ROI = (LL/PL) / (NOPAT/Ativo) = (320/PL) / (400/Ativo) = 0,8 x (Ativo/PL)

    Novo GAF = ROE/ROI = (720/PL) / (800/Ativo) = 0,9 x (Ativo/PL)

    Novo GAF / GAF = 0,9 / 0,8 = 1,125

    Novo GAF é 12,5% maior que o GAF


ID
119539
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para determinar o ciclo financeiro da Cia WCX, seu diretor financeiro levantou as seguintes informações:

1. O prazo médio para pagamento de compras é de aproximadamente 28 dias.

2. O saldo médio do contas a receber é de R$ 40 milhões e sua receita operacional diária de 2 milhões.

3. O prazo médio de estocagem de matérias primas e produtos acabados é de 40 dias.

Com base nas informações acima, o ciclo financeiro encontrado foi de:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo Financeiro – Inicia-se com o pagamento da matéria-prima e vai até o recebimento da venda do produto acabado.O ciclo financeiro é calculado da seguinte forma: Prazo médio dos estoques + prazo médio de recebimentos - prazo médio de pagamentos. Exemplo: - Prazo médio dos estoques: 40; - Prazo médio de recebimentos:40.000.000 / 2.000.000 = 20 ; - Prazo médio de pagamentos: 28 ; Ciclo Financeiro = PMe + PMr – PMp Ciclo Financeiro = 40 + 20 - 28Ciclo financeiro = 32 dias.
  • Ciclo Financeiro = PMRE + PMRV - PMPC

    Onde:

    PMRE = 40 dias

    PMRV =  ?

    PMPC =  28 dias

    PMRV = Contas a receber x 360 / Receita de Vendas

    Contas a receber : 40.000.000
    Receita de Vendas :  2.000.000 ( dia) x 360 = 720.000.000 (ano)
     
    PMRV = 40.000.000 X 360 /720.000.000 =>  20 dias

    C.F. = 40 + 20 - 28 => 32 dias

    Opção C

ID
150724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a análise entre custo, volume, lucro, alavancagem suas implicações.

Considere que a empresa Porto S.A. espere lucros, antes dos juros e do imposto de renda (LAJIR), no valor de R$ 7.500.000 no ano. Considere, ainda, que a referida empresa tenha um custo de dívida de longo prazo de R$ 950.000 e que seu imposto de renda seja de 25% e tenha 4.500 ações ordinárias. Nessa situação, é correto afirmar que o efeito da alavancagem financeira faz que uma variação de 40% no LAJIR provoque uma variação de 25% nos lucros por ações.

Alternativas
Comentários
  • LAJIR                          7.500.000

    (-) Despesa Juros   (950.000)

                                        6.550.000

    (-) IR (25%)              (1.637.500)

    LUCRO >>>>>>>      4.912.500

    LUCRO P/AÇÃO          1.091,67

    --------------------------------------------------------------

     

    LAJIR (7.500.000 * 40%)             10.500.000  

    (-) Despesa Juros                            (950.000)

                                                                 9.550.000

    (-) IR (25%)                                       (2.387.500)

    LUCRO >>>>>>>                             7.162.500

    LUCRO P/AÇÃO                                 1.591,67

    ----------------------------------------------------------------

     

    VARIAÇÃO LUCRO POR AÇÃO: (1.591,67/1.091,67) = 45,80%

     

    Assim com o aumento de 40% no LAJIR aumento-se 45,80% no lucro por ação.

  • Caro Marcondes,
    Me desculpe minha ignorância...mas estou começando agora e ainda estou flutuando em algumas coisas... por gentileza me explique como vc achou esse valor do LUCRO PARA AÇÃO...OBRIGADA.
  • Lucro por ação = Lucro disponível aos acionistas ordinários
                                    Número de ações ordinárias emitidas

    Fonte: Gitman

    Para o exercício

    LPA = 4.912.500 = 1091,67
                 4.500

    LPA = 7.162.500 = 1591,67
                   4.500

ID
185137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando-se o benefício fiscal do endividamento, o aumento da alavancagem financeira

Alternativas
Comentários
  • A alavancagem financeira consiste na capacidade da empresa de utilizar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variações no LAJIR sobre o lucro por ação.

    Letra E
  • Alavancagem é o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, com o objetivo de aumentar os retornos para os proprietários da empresa conseqüentemente seu risco é maior, portanto, um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas. Dois tipos:Operacional e Financeira.
    Alavancagem operacional está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional vem medir qual será a proporção deste risco.
    Alavancagem financeira é como a empresa utiliza encargos financeiros fixos a fim de maximizar os efeitos de variações no lucro antes dos juros e impostos (LAJIR) sobre os lucros por ação (LPA) da empresa, ou seja, é a capacidade da empresa em trabalhar com recursos de terceiros de modo a maximizar o lucro.  
    O benefício fiscal da dívida: É o uso ilimitado de capital de terceiros, em maior ou menor grau que, exercerá pressões sobre o fluxo de caixa da empresa, o que poderá levá-la à chamada falência.
    Ou seja, a letra “E” é a correta.

    Importante saber: só há alavancagem financeira havendo a existência de custos fixos financeiros.

    A- Reduz o custo de capital próprio e B- Reduz o quociente entre a dívida e o capital próprio.
    R- não, mesmo com o aumento do endividamento, a alavancagem financeira atua direto nos resultados dos acionistas e tem riscos tanto para perca como ganho;

    C- Aumenta os custos fixos operacionais.
    R- não, porque na questão se trata de alavancagem financeira (o uso dos encargos financeiros) e não operacional que decorre de custos fixos;

    D- Deixa inalterado o custo médio ponderado de capital.
    R- Se fosse o caso só do beneficio fiscal sim porém, se levar em em conta a alavancagem financeira não;

    (E) Amplia os ganhos e perdas dos acionistas.
    R- Sim, no beneficio fiscal tem ganhos porém, a alavancagem contém riscos de ganho ou perda para os acionistas.
  • Letra B - Equilíbrio entre risco e retorno que maximiza os preços das ações de uma empresa no mercado, minimizando o custo médio ponderado de capital.

    Letras C,D,E - As outras opções falam de possibilidades para composição do capital total da empresa, ou seja, outras opções de acordo com a estratégia da empresa.

    A opção “A”, que fala de eliminar a alavancagem financeira: para eliminar temos que eliminar juros, ou seja, financiar toda a empresa por capital próprio, que não é a melhor opção.


  • Importante saber: Só há alavancagem financeira havendo a existência de custos fixos financeiros (empréstimo). A Alavancagem Financeira nos mostra a relação entre as variações do LAJIR e do LAIR. Quanto maior nossa alavancagem, maior é a influência de um sobre o outro.

    Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR)

    Lucro antes do imposto de renda (LAIR)

    A alavancagem financeira é a relação entre o Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR) e o Lucro antes do imposto de renda (LAIR) ou lucro por ação (LPA). A alavancagem financeira nos diz quanto variará o LAIR ou LPA para cada real que variarmos no LAJIR.

    benefício fiscal da dívida (empréstimo):

    Duas empresas que tenham ativos idênticos, notamos que a empresa com dívida tem Fluxo de Caixa do Ativo maior, devido ao seu benefício fiscal pelos juros. O fato da empresa estar endividada e pagando juros gerou uma economia de xx reais em impostos, e isso é chamado de benefício fiscal da dívida.

    Resolvendo a questão:

    Para a questão mesmo, ela só deu a informação do benefício fiscal da dívida para que soubéssemos que a empresa estava alavancada, ou seja, tinham juros como custo fixo financeiro da empresa.

    Por isso vimos com a alavancagem financeira não se relaciona com mais nada menos que a potencialização do LAIR de acordo com a variação do LAJIR, aumentando os ganhos e perdas da empresa e de seus acionistas.

    RESPOSTA LETRA E

  • A) Aumenta o custo de capital próprio, pois os riscos para os acionistas são maiores com a empresa alavancada.
    B) Aumenta esse quociente, uma vez que aumentar a alavancagem financeira significa, entre outras coisas, aumentar a participação de capital de terceiros.
    C) Não altera os custos fixos operacionais, pois o endividamento é um custo financeiro.
    D) Falso. Apenas em um mundo sem impostos o custo médio ponderado de capital é igual para uma empresa alavancada e não alavancada (proposição de Modigliani e Miller).
    E) O impacto da alavancagem financeira é justamente esse, pois, caso haja variação positiva do LAJIR, há uma variação positiva considerável no LL ou LPA. Entretando, isso é um risco, pois, caso contrário, a variação é negativa, podendo levar a empresa a grandes perdas ou até mesmo à falência dependendo do caso.

ID
219319
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma companhia apresenta os seguintes dados, extraídos de seu sistema de contabilidade de custos integrado com a contabilidade geral da sociedade:

Custos e Despesas Fixas: R$ 100.000,00
Margem de Contribuição Unitária: R$ 200,00

O grau de alavancagem operacional correspondente a uma produção 100 unidades superior ao break-even point (quantidade para a qual a companhia não tem lucro nem prejuízo) é:

Alternativas
Comentários
  • Aqui tá mais para contabilidade de custos.

    MCu * Qequilibrio = CFtotal

    200*Q=100k

    Qequilibrio = 500

    MS = [( 500 + 100 ) - 500 ] / 600   =  1/6

    Grau de alavancagem = 1/MS = 6
  • Segundo Garrisson, Noreen e Brewer, a Alavancagem operacional é uma medida da sensibilidade do Lucro operacional Líquido a variações percentuais das vendas. O grau de alavancagem operacional num dado nível de vendas é calculado de acordo com a seguinte fórmula:

    GAO= Margem de Contribuição/Lucro operacional líquido.

    De acordo com os dados da questão, a margem de contribuição total excederia em 200 unidades o ponto de equilíbrio (ou break-even point).
    Se a empresa não tivesse lucro nem prejuízo, teria uma margem de contribuição igual ao valor dos custos fixos, ou seja, igual a 100.000,00.

    A questão sugere então que a produção (supondo que a venda também) excederá em 200 unidades esse ponto de equilíbrio, e sabendo que a margem de contribuição unitária é de 200, teríamos uma margem de contribuição total de 120.000,00, que, cobrindo os custo fixos, geraria um  excedente (lucro) de 20.000,00.

    utilizando a fórmula proposta, temos que:

    GAO= 120.000 / 20.000,00 = 6,0 - letra c
     
    abs, e bons estudos!
  • PE=CUST. DESP.FIXA / MARG. CONT. UNIT

    PE=100.000 / 200 =500UND          500+100=600

     

    MARG. CONT. TOTAL= MARG. CONT. UNIT X QUANT.

    MARG. CONT. TOTAL= 200 X 600 = 120.000

    LUCRO LIQU. TOTAL = QUANT. X MARG. CONT. UNT

    LUCRO LIQ. TOTAL = 100 X 200 = 20.000

    GAO=MCONTUNT / LUCRO LIQ. TOTGAO= 120.000 / 20.000 = 6 DIVISÃO

  • Break-Even Point é o mesmo que Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC), quando o lucro é igual a 0.

    Para achar o PEC, calcula-se PEC = (Custo Fixo + Despesa Fixa)/Margem de Contribuição Unitária. ---> 100.000/200 = 500.

    Logo, sabe-se que ao produzir 500 (Q) unidades, a empresa chega ao ponto de equilíbrio, ou seja, é a partir deste ponto que começa a ter lucros por unidade vendida.

    Se a produção superou em 100 (Q) o PEC, sabemos que a empresa produziu um total de 600 (Q) unidades.

    A fórmula do Grau de Alavancagem Operacional é dada por: Margem de Contribuição Total (MCT) /Lucro Líquido Total.

    Se MCT = MCU x Q ---> MCT = 200 x 600

    Se foi a partir da 500ª unidade vendida que a empresa começou a lucrar, pode-se afirmar que são 100 unidades vendidas que geraram lucro. Logo o Lucro Líquido Fica:

    Lucro Líquido = 100 x 200.

    Substituindo na fórmula colocada acima, pode-se dizer que o GAO = 200 x 600/100 x 200. Cortando os 200 que multiplicam simultaneamente no numerador e no denominador, tem-se que GAO = 600/100 = 6.


ID
230653
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quando a Necessidade de Capital de Giro for positiva, pode-se inferir que ela representa uma:

Alternativas
Comentários
  • Não é não.
    Necessidade de Capital de Giro (NCG) = Aplicações Cíclicas (AC) - Fontes Cíclicas (FC)

    Aplicações e fontes cíclicas típicas:
    AC: Clientes, Estoques e Despesas Antecipadas (AC Operacional)
    FC: Fornecedores, Salários a Pagar; Impostos e Taxas a Pagar (PC Operacional)

    No caso em questão, como disse que NCG > 0, significa que AC > PC, assim, há aplicações de recursos e elas são maiores que as fontes de recursos (se houver fontes).

    Bons estudos!
  • Caros,

    Em contabilidade as contas devedoras são consideradas como Aplicações de Recursos, enquanto que as credoras são Origens.

    Exemplo prático: PL representa os recursos que os acionistas colocaram na empresa. Se o valor inicial é contabilizado como um Aplicação Financeira, tal operação é a aplicação (Ativo Circulante - Aplic. Financeiras - saldo devedor) de um recurso inicial (Capital Social- PL - saldo credor). 


    Portanto, gabarito CORRETO!
  • resposts correta :

    aplicaco de recursos


ID
230656
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na Contabilidade Gerencial, o montante obtido a partir da diferença entre o ativo cíclico e o passivo operacional denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: opção (d)

    A necessidade de capital de giro - NCG é a diferença entre o Ativo Circulante Operacional - ACO (ou ativo cíclico) e o Passivo Circulante Operacional - PCO, onde o ACO é a parte do ativo circulante diretamente relacionada à compra de insumos, fabricação de produtos, clientes e estocagem. Em regra, podemos também obter o ACO excluindo-se do Ativo Circulante todas as disponibilidades e as Aplicações Financeiras resgatáveis até o fim do exercício seguinte. O PCO é composto por todas as obrigações decorrentes das operações da empresa (salários a pagar, ICMS a recolher, duplicatas a pagar, encargos sociais a recolher, etc), ou seja, todo o Passivo Circulante exceto empréstimos e financiamentos.

    NCG = ACO - PCO

ID
239383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinada empresa tem investimentos de
R$ 6.200.000,00 em ativos circulantes e R$ 7.800.000,00 em ativos
não circulantes. A demonstração de resultado da empresa mostra
que suas receitas líquidas somam R$ 9.000.000,00; o custo dos
produtos vendidos, R$ 3.700.000,00; e as despesas operacionais,
excluindo-se as financeiras, R$ 1.400.000,00. Atualmente, metade
de seus investimentos é financiada por terceiros, com um custo de
captação de 10%.

Com base na situação hipotética acima, admitindo a existência de
uma alíquota de imposto de renda de 20% sobre o lucro, julgue os
itens a seguir.

A empresa beneficiou-se da alavancagem financeira, haja vista que o retorno sobre o ativo foi superior ao retorno sobre o patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Não consegui resolver, agradeço se algém pudem me auxiliar na resolução.

  • AC = 6.200.000 ANC= 7.800.000 AT = 14.000.000 /// PC = 7.000.000 PL = 7.000.000 PT = 14.000.000 /// DRE (com capital 3º) RL = 9.000.000 CMV = 3.700.000 LB = 5.300.000 Desp. Op.= 1.400.000 Desp. Fin.=700.000 (10% de 3º) LAIR= 3.200.000 IR = 640.000 LL = 2.560.000

    DRE (só capital próprio)
    RL = 9.000.000
    CMV = 3.700.000
    LB = 5.300.000
    Desp. Op. = 1.400.000
    Desp. Fin. = 0
    LAIR = 3.900.000
    IR = 780.000
    LL = 3.120.000
     
    Retorno sobre capital próprio com capital de 3º = LL / PL:
    2.560.000 / 7.000.000 = 0,36
    Retorno sobre capital próprio sem capital de 3º:
    3.120.000 / 14.000.000 = 0,22
     
    GAF (Grau de Alavancagem Financeira) = RCP com 3º / RCP sem 3º,
    Logo: 0,36 / 0,22 = 1,63
     
    É vantajoso utilizar capital de 3º quando o GAF é maior do que 1; pois o lucro líquido supera o custo de capitação, que no problema foi de 700.000. Porém, a questão torna-se errada, quando diz que o retorno sobre o ativo foi superior ao do PL, porque o retorno sobre o PL foi 0,36 e o retorno sobre o Ativo foi 0,22.  
  • se GAF = RPL/RAT
    GAF grau de alavancagem financeira
    RPL retorno sobre patrimonio liquido
    RAT retorno sobre ativo total
    e ... RAT > RPL então GAF < 1 e a empresa não se beneficia da alavancagem


  • o retorno sobre o ativo NUNCA VAI SER superior ao retorno sobre o patrimônio líquido.
    Isso porque: PL = A - P
    Então o Ativo vai ser sempre maior que o PL: A=PL+P
    Então

    Lucro/PL (retorno sobre patrimonio) > Lucro/ATIVO 
    (retorno sobre ativo)
  • Para o acionista beneficiar-se da alavancagem financeira, o seu Grau (de Alavancagem Financeira - GAF) DEVE ser maior do que 1 (>1).

    O GAF é a razão entre o retorno sobre o PL (Lucro Líquido / PL) e o retorno sobre o ativo (Lucro Líquido + Despesas Financeiras / Ativo Total).

    Portanto, o retorno sobre o PL deverá ser maior do que o retorno sobre o ativo para o GAF ser maior do que 1.

    A meu ver, a questão não requer cálculo, só o conhecimento dos conceitos. O erro dela está em afirmar que "o retorno sobre o ativo foi superior ao retorno sobre o patrimônio líquido" e houve beneficiamento pela alavancagem. Conforme exposto, isso não é possível (só existiria se fosse o contrário).


ID
243694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa PKL, fabricante de aços finos, poderá realizar as transações a seguir. I - Pagar, com recursos que estão em uma conta bancária, R$2 milhões que ela deve a um fornecedor. II - Vender R$3 milhões do estoque de aços finos acabados a um cliente, por R$ 3 milhões, para recebimento em 60 dias. III - Contrair um empréstimo de curto prazo de R$2 milhões e comprar, à vista, R$2 milhões em matériasprimas que serão utilizadas em data futura. IV - Usar recursos que estão numa conta bancária para quitar antecipadamente R$5 milhões em dívidas de longo prazo.

Dessas transações, qual(quais) tem(têm) influência sobre o valor do capital de giro próprio (ou líquido) da PKL?

Alternativas
Comentários
  • p { margin-bottom: 0.21cm; }

    Capital de giro próprio (ou líquido) ou ainda capital circulante líquido corresponte ao ativo circulante menos passivo circulante.

    I - Pagar, com recursos que estão em uma conta bancária, R$2 milhões que ela deve a um fornecedor. → Subtrai 2 milhões no ativo circulante e 2 milhões no passivo circulante, não altera o capital de giro próprio (ativo circulante menos passivo circulante).

    II - Vender R$3 milhões do estoque de aços finos acabados a um cliente, por R$ 3 milhões, para recebimento em 60 dias. → Movimenta-se 3 milhões da conta estoque para conta créditos a receber, ambas contas pertencentes ao ativo circulante. Logo não há alteração no valor do capital de giro próprio.

    III - Contrair um empréstimo de curto prazo de R$2 milhões e comprar, à vista, R$2 milhões em matériasprimas que serão utilizadas em data futura. → Acrescenta-se 2 milhões ao passivo circulante e 2 milhões ao ativo circulante, não altera o cálculo do capital de giro.

    IV - Usar recursos que estão numa conta bancária para quitar antecipadamente R$5 milhões em dívidas de longo prazo. → Neste caso nota-se que a movimentação foi feita entre uma conta do ativo circulante de curto prazo e uma conta do passivo de longo prazo, consequentemente alterou-se o capital de giro em 5 milhões.

    Logo, resposta letra B – IV apenas.

  • Gente, até onde eu saiba, Capital de Giro Próprio é diferente de Capital de Giro Líquido.
    Senão, vejamos:
    CGP = PL - AÑC
    CGL = AC - PC

    Realmente não entendi a cesgranrio nessa questão.
  • Naldo, dá no mesmo!! na verdade são duas formas de fazer a mesma conta e chegar ao mesmo resultado!


  • Questão relativa a fatos permutativos e modificativos(matéria de contabilidade).


ID
263896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Verificaram-se, nas demonstrações financeiras de uma empresa, as seguintes informações:

Caixa = R$ 2.500,00

Contas a receber = R$ 10.000,00

Contas a pagar = R$ 4.000,00

Estoques = R$ 4.500,00

Considerando-se os valores acima, o capital de giro líquido dessa empresa seria, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante - Passivo Circulante
    CGL = AC - PC

    CGL = (2.500 + 10.000 + 4.500) - (4.000)
    CGL = 17.000 - 4.000 = 13.000

    Resposta: Letra D
  • 13.000 obrigado

     

     


ID
311059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens de 15 a 19, relativos a conceitos e aplicações da
análise econômico-financeira.

Quando o grau de alavancagem financeira é maior do que um, o custo do endividamento com os ativos financiados por terceiros é inferior ao retorno para os acionistas dos investimentos efetuados com esses recursos de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • GAF = LL/PL  /  (LL+Desp Financ)/PT

    GAF > 1 .:. retorno é maior que o gasto financeiro.
  • Quando o grau de alavancagem financeira é maior do que um(Lucro Líquido / Patrimonio Líquido) / (Lucro Líquido mais encargos financeiros / Ativo Total) > 1

    o custo do endividamento com os ativos financiados por terceiros é inferior  (encargos financeiros)

    ao retorno para os acionistas dos investimentos efetuados com esses recursos de terceiros. (Lucro Líquido / Patrimonio Líquido)

    Se o retorno sobre o patrimônio líquido for maior que o retorno sobre o ativo total, é vantajoso para os acionistas ser financiado por terceiros.

  • Alavancagem financeira e riscos

    A medida do grau de alavancagem financeira (GAF) de uma empresa é um importante indicador do grau de risco a que empresa está submetida. Se existe a presença de capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa estará "alavancada", ou seja, corre risco financeiro.

    Uma das fórmulas para calcular o GAF é :

    GAF = RPL/RAT

    sendo

    RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido

    RAT= Retorno sobre o Ativo Total= Lucro antes dos juros e do imposto de renda/Ativo Total

    Se o GAF = 1,0 a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (geralmente instituições financeiras) na estrutura de capital. Se o grau de alavancagem financeira é igual a 1, o risco financeiro é baixo .

    Se o GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno do Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros.

    Se o GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável. Neste caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno está sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.


    Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavancagem_financeira

  • Grau de Alavancagem Financeira igual a UM: a alavancagem financeira será considerada nula.

    Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (que são, geralmente, instituições financeiras) na estrutura de capital. O risco financeiro é baixo.

    Grau de Alavancagem Financeira MAIOR que UM: a alavancagem financeira será considerada favorável e é considerada Alavancagem Financeira Positiva: ocorre quando o custo de capital de terceiros é MENOR que o retorno sobre o ativo operacional, o que gera ganhos adicionais ao acionista.

    Grau de Alavancagem Financeira MENOR que UM: a alavancagem financeira será considerada desfavorável, pois os recursos de terceiros tiveram um custo maior do que o ROI e, neste caso, estão prejudicando a empresa. Nesse caso, há risco financeiro. Se o Retorno sobre o Patrimônio Líquido é menor do que o Retorno sobre o Ativo Total, isto significa que o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido e será considerada Alavancagem Financeira Negativa: ocorre quando o custo de capital de terceiros é MAIOR que o ativo operacional, o que gera perdas adicionais ao acionista.

    Assim, quanto maior o Grau de Alavancagem Financeira melhor, pois melhor será o efeito da aplicação dos recursos de financiamento e empréstimo sobre o Patrimônio Líquido.

     


ID
319423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis obrigatórias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários


  • Notas Explicativas
  •  Lei 6.404/76, Art. 176, § 4º: "As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".
  • Lei 6.404
    SEÇÃO II
    Demonstrações Financeiras
    Disposições Gerais
            Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
            I - balanço patrimonial;
            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
            III - demonstração do resultado do exercício; e
            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
  • ?

  • onde fala alguma coisa sobre não contábeis ?

  • A alternativa C está errada pois a demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR) foi substituída pela demonstração de fluxo de caixa (DFC).

    As demonstrações obrigatórias são balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado (esta se companhia aberta).

    A alternativa B está errada pois compõem o ativo não circulante o realizável a longo prazo, imobilizado, intangível e investimentos.

    Erros, avisem.


ID
334027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Relativamente à metodologia de análise de balanços, julgue os itens
a seguir.

Uma empresa que possua capital de giro positivo terá, necessariamente, liquidez corrente maior que a unidade.

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiro!

    Capital de giro é Ativo circulante menos Passivo Circulante (AC-PC)

    Liquidez corrente é AC/PC

    Se AC é maior que PC (capital de giro positivo), a divisão será maior que um!
  • Hum....

    Capital de giro é o AC

    Capital de giro líquido é AC-PC

    O cespe gosta de complicar....

    Nesse caso a questão fica errada.
  • Acredito que quando fala "capital de giro positivo" está se referindo ao capital de giro líquido (AC-PC).

    Até porque o AC não tem como ser negativo por ele mesmo (até tem via contas de compesação mas seria a exceção da exceção).

  • Capital de Giro = AC

    Capital de Giro Liquido = Ativo Circulante - Passivo Circulante

    Favor não confundir.

  • se o CCL é positivo, então o Ativo Circulante é maior que o Passivo Circulante, logo a Liquidez Corrente, necessariamente, será positiva, pois mesmo que o ARLP seja igual a zero, o resultado dará positivo (maior que a unidade).

    CCL = AC - PC

    LC = (AC + ARLP) / PC

  • Cap giro é AC ou (AC - PC) ??!!!!

  • Se for capital de giro líquido, então a banca deveria ser expressar melhor, visto que capital de giro é ativo circulante.

    Do jeito que a questão está, o gabarito deveria ser errado.


ID
347758
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São operações que provocam aumento no capital circulante líquido

Alternativas

ID
361867
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O capital circulante líquido será positivo quando

Alternativas
Comentários
  • CALCULA-SE O CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO ATRAVÉS DA EQUAÇÃO SIMPLES:

    CCL = AC - PC 

    PORTANTO, PARA QUE O CCL SEJA POSITIVO O ATIVO CIRCULANTE TERÁ QUE SER MAIOR QUE O PASSIVO CIRCULANTE.

  • Alguns conceitos importantes:
    Ativo Real: é a soma de todos os valores das contas classificadas nos grupos do ativo.(AC+AP+ARLP).
    Ativo financeiro: AC + ARLP.
    Ativo Fixo: Ativo Imobilizado.
    Passivo Real: representa todos os grupos do passivo.(PC+PELP).
    Passivo Fictício: compreende o patrimônio líquido.
    Passivo Nominal: soma do passivo real e a situação líquida.
  • gabarito letra: A


ID
401845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise de demonstrações financeiras, julgue os
itens a seguir.

Em princípio, admite-se que interessa à empresa endividar-se enquanto o seu grau de alavancagem financeira for superior à unidade.

Alternativas
Comentários
  • Alavancagem financeira corresponde à relação entre capital próprio créditos aplicados em uma operação financeira.
    Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumentos de risco e de retorno; reduções na alavancagem resultam em menor risco e menor retorno.

    Se o Grau de Alavancagem Financeira for = 1,0 a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (geralmente instituições financeiras) na estrutura de capital. Se o grau de alavancagem financeira é igual a 1, o risco financeiro é baixo .


    Se o Grau de Alavancagem Financeira for > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno do Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros.


    Se o Grau de Alavancagem Financeira for < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável. Neste caso, há risco financeiro.
    Se o Retorno sobre o Patrimônio Líquido é menor do que o Retorno sobre o Ativo Total, o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno está sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa

  • Correto.

    Em finanças, o termo ALAVANCAGEM refere-se a qualquer técnica utilizada para AUMENTAR A RENTABILIDADE por meio do ENDIVIDAMENTO.

    GAF < 1 - DESFAVORÁVEL

    GAF = 1 - NULA

    GAF > 1 - FAVORÁVEL

    Em outras palavras, se a GAF > 1, vale a pena se endividar para aumentar a rentabilidade do negócio.

    É isso. Tentei simplificar pra melhorar pros colegas não contadores.


ID
401848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise de demonstrações financeiras, julgue os
itens a seguir.

O capital de giro líquido é conceituado como o excedente das aplicações de curto prazo em relação ao total de captações de recursos de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • O Capital de Giro Líquido (CGL) é um indicador de liquidez utilizado pelas empresas para refletir a capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes.

    O Capital de Giro Líquido (CGL) é calculado com a subtração do Ativo Circulante (AC) e do Passivo Circulante (PC)

    CGL = AC − PC

    ERRADO

  • Errado.

    O comentário do colega está impecável. Mas é bom tomar cuidado com esse tipo de questão, pois ela é muito perigosa.

    "O capital de giro líquido é conceituado como o excedente das aplicações de curto prazo em relação ao total de captações de recursos de terceiros."


    Aplicações de curto prazo >>> AC

    Total de Captações (Origens) >>> Passivo + PL


    Logo, a questão estaria correta se dissesse que "O capital de giro líquido é conceituado como o excedente das aplicações de curto prazo em relação às captações de recursos de terceiros de curto prazo."

    Se eu estiver errado no meu raciocinio, por favor, apontem o equivoco.

    Bons estudos.


ID
463927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Iniciando-se o processo de análise econômico-financeira de uma empresa, foram coletadas, em reais, as informações abaixo, com base no último balanço publicado.

Estoque em 31/12/X0                           = 180.000,00
Estoque em 31/12/X1                           = 220.000,00
Contas a Receber em 31/12/X0             = 350.000,00
Contas a Receber em 31/12/X1             = 326.000,00
Custo da Mercadoria Vendida                 = 900.000,00
Financiamentos de curto prazo               = 550.000,00
Financiamentos de longo prazo              = 850.000,00
Ativo Imobilizado                                  = 847.000,00
Patrimônio Líquido                                = 660.000,00
Fornecedores                                       = 290.000,00

A partir das informações acima, qual o valor, em reais, do capital de giro em 31/12/X1?

Alternativas
Comentários
  • CGL = (PL + ELP) – (AP + RLP)
    CGL = (660.000 + 850.000) – 847.000
    CGL =  663.000
  • CCL = PASSIVO PERMANENTE - ATIVO PERMANENTE
  • A formula do capital de giro = AC - PC;

    Fazendo pela formula, não é possivel fazer a questão.

  • Pessoal,


    Capital Circulante Líquido é DIFERENTE  de capital de giro líquido

  • Não consegui entender essa questão...por favor alguém pode explicar melhor? Achei que CGL= AC - PC...


  • Pessoal, em apostilas e pela internet encontrei como definição que "capital de giro líquido" e "capital circulante líquido" são a mesma coisa, ou seja, AC - PC. 

    E que capital de giro é equivalente a ativo circulante. Na verdade a questão pede o capital de giro... Continuo sem saber como resolver....


    http://www.sundfeld.com.br/o-que-e-capital-de-giro-liquido.html; www.mackenzie.br/fileadmin/FMJRJ/coordenadoria_pesq/.../giro.doc

  • Encontrei esta questão comentada no site: http://admcomentada.com.br/transpetro2011/24-cesgranrio-transpetro-administrador2011/#comments


    Segue:




    "Ja falei de capital de giro aqui: http://administracaocomentada.wordpress.com/2011/06/21/36-cesgranrio-%E2%80%93-transpetro-%E2%80%93-administrador2006/

    E peço desculpas por um erro que cometi, acabei resolvendo essa questão pela fórmula que tinha lá, mas a fórmula do capital de giro quem tem lá (Capital de Giro = (Patrimônio Líquido + Exigível a Longo Prazo) – (Ativo Permanente + Realizável a Longo Prazo)) na verdade é igual a fórmula do capital de giro líquido. Só para provar:

    Capital de giro = (PL + ELP) – (AP + RLP)
    PL + ELP é tudo que sobra do lado do passivo se tirarmos o Passivo Circulante, ou seja, vou chamar essa parcela agora de P – Pc.
    O mesmo acontece na outra AP + RLP é tudo que sobra do ativo se tirarmos o ativo circulante, ou seja, A – Ac.

    Sendo assim, ficamos com:
    Capital de giro = (P – Pc) – (A – Ac)
    Capital de giro = P – Pc -A + Ac -> Como lado A e lado P são iguais, podemos cortar, ficando:
    Capital de giro = – PC + Ac, rearrumando, Capital de Giro = Ac – Pc, ou seja, a fórmula do capital de giro líquido.

    Resolvi no dia da prova pela fórmula lá de cima, a primeira, sem nem me ligar e achei estranho quando vi o pessoal dizendo que a questão estava errada, mas de fato está. O que a questão considerou como certa foi o capital de giro líquido, pois o capital de giro é somente o ativo circulante. Mas fiquem com a primeira fórmula na cabeça como uma alternativa ao Capital de Giro Líquido, nessa questão, por exemplo, deu certo.

    Vamos lá, se a questão realmente quisesse o Capital de Giro, acharíamos assim, pela equação fundamental da contabilidade:

    Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido      [Ativo = Ac + Añc ; Passivo = Pc + Pñc]
    Ac + Añc = (Pc + Pñc) + PL

    Nessa questão, tomaríamos:
    Añc = 847 -> Ativo Imobilizado
    Pc = 550 + 290 =  840 -> Financiamentos de curto prazo + Fornecedores
    Pñc = 850 -> Financiamentos de longo prazo
    PL = 660

    Ac + 847 = (850 + 840) + 660
    Ac = 1.503
    Mas não temos resposta assim.

    Mas se resolvermos pelo Capital de Giro Líquido, temos:

    CGL = (PL + ELP) – (AP + RLP)
    CGL = (660 + 850) – 847
    CGL =  663.

    Ou, pegar os 1.503 que achamos acima e diminuir 840 = 663.

    RESPOSTA LETRA B

    Ou seja, a banca deu o gabarito como Capital de Giro Líquido. O candidato teria que adivinhar na hora, por não ter alternativa com o capital do giro e, como é de costume, a CESGRANRIO não anulou."

  • Dentro do Balanço Patrimonial, o Capital de Giro tambem pode ser encontrado em uma análise de "baixo para cima":

    (Patrimonio Liquido + exigível a longo prazo) - (ativo permanente + realizável a longo prazo).

    E isso nos dá o mesmo resultado que a análise mais comum "de cima para baixo":

    Ativo Circulante - Passivo circulante.


ID
463930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Duas empresas, Alfa e Beta, concorrentes no mercado, têm por coincidência o preço e as quantidades vendidas exatamente iguais. Os preços são de R$ 30,00 por unidade e as vendas de 190.000 unidades. A Alfa tem custos e despesas operacionais fixos anuais de R$ 1.094.000,00 contra R$ 1.820.000,00 da Beta. A Beta, em compensação, tem custos e despesas operacionais variáveis de R$ 10,00 por unidade, contra R$ 13,00 da concorrente.

Com base nessas informações, qual o grau de alavancagem operacional das empresas Alfa e Beta, respectivamente, assumindo um crescimento para as vendas de 20%?

Alternativas
Comentários
  • GAO = (MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA x QUANTIDADE VENDIDA) / LUCRO OPERACIONAL.

    GAO ALFA = 17 x 190.000 / 2136000

    GAO ALFA = 1,51
  • Grau de Alavancagem Operacional= Margem de Contribuição Unitária x Quantidade / Lucro

    Margem de Contribuição= Preço de venda - Custo Unitário Variável

    No caso da Beta= R$ 30,00 - R$ 10,00 = R$ 20,00


    Lucro= Receitas - Custos Fixos - Custos Variáveis= (30x190.000) - R$ 1.820.000 - (10x190.000) = R$ 1.980.000

    Na fórmula: 20 x 190.00 / 1.980.000 = 1,92
  • Nao entendi esta questao. Pois voces responderam sem levar em consideração o crescimento das vendas de 20%.  O que levaria a uma quantidade vendida de 228.000 unidades

    A minha resposta nao esta no gabarito mas entendi dessa forma:


    GAO = 228000 (30,00 - 13,00)                                                 GAO = quantidade ( Preço de venda - Custo Variavel) / Quantidade ( PV - CV) - Custo Fixo
                 228000 (30,00-13,00) - 1094000
    = 1,39

    GAO = 228000 (30,00 - 10,00)                                                 GAO = quantidade ( Preço de venda - Custo Variavel) / Quantidade ( PV - CV) - Custo Fixo
                 228000 (30,00-10,00) - 1820000
    = 1,66

    Porque nao consideraram os 20% de aumento nas vendas?
  • Concordo com Fabio. A questão fala em " assumindo um crescimento para as vendas de 20%". Deveria ser anulada.

  • Há duas maneira de se calcular o GAO:


    1) MC / LUCRO

    2) Variação percentual do LAJIR / Variação percentual das vendas.

    Neste caso, ao indicar a variação das vendas, a banca tenta induzir o candidato a responder com base na segunda fórmula, quando, na verdade, basta dividir as margens de contribuição pelo lucro de cada item!

  • GAO = %LUCRO (VARIAÇÃO) / % DE VENDAS (VARIAÇÃO) 

    Como tem respostas diferentes em todas só precisamos calcular de uma.

    Lucro (alfa) = Receita - custo fixo - cv  OU  MCu x Qtd - Custo fixo =  (30-13)x 190.000 - 1.090.000 = 2.136.000

    Lucro (alfa c/ aumento de 20%) = (30-13)x190.000x1.2 - 1.090.000  = 2.786.000

    % lucro = 2.786.000/2136.000 -1 = 30,4%

    Então GAO = 30,4/20 = 1,52. (Não deveria dar diferença no gabarito)

    Outra forma de cacular o GAO é GAO = (P – CV) x Q0 / L0)

    Para Alfta daria = 17x 190.000 / 2.136.000 = 1.51 

    As duas fórmulas usam o mesmo princípio e podem ser encontradas na fonte abaixo:

     

    http://www.contabilidade-financeira.com/2010/03/grau-de-alavancagem-operacional.html

  • Diogo Dias, quando vc citou isso "Então GAO = 30,4/20 = 1,52. (Não deveria dar diferença no gabarito)" acho que dá realmente 1,51, pois no seu primeiro cálculo, 17x190000 -1090000= a resposta correta seria 2140000, e na porcentagem do lucro daria 2786000/2140000 - 1 = 30,2%

    GAO: 30,2/20 = 1,51

    Sua explicação ficou top, acho que foi isso que fez dar os 1,52 que vc citou que não deveria ter dado.

  • http://admcomentada.com.br/transpetro2011/25-cesgranrio-transpetro-administrador2011/

    Bons estudos !

  • Usei o mesmo pricípo do GAF: ALFA

    (Lajir) Lucro depois do CV: (30-13)x190.000= 3.230.000

    (Lair) Lajir (-) Custo/Despesa Fixo -- 3.230.000 - 1.094.000= 2.136.000

    GAO(GAF) - Lajir/Lair= 3.230.000/2.136.000= 1.51

    Aplicar o Mesmo a BETA


ID
464332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considere os conceitos a seguir.

P - Planejar quando será gerado excesso de caixa, de forma que eles possam empreender investimentos de curto prazo.
Q - Planejar as entradas e saídas de caixa visando a organizar os pagamentos da empresa.
R - Organizar para atender a qualquer escassez de caixa.
S - Determinar o caixa mínimo operacional necessário para a administração financeira
da empresa.

Os orçamentos financeiros (fluxos de caixa) são projetados para atender a duas necessidades, que estão em

Alternativas
Comentários
  • A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.
    Seria a administração do caixa futuro, para decisões no presente.
  • nao entendi nada... e por ter apenas 1 comentario e taxa de 25% de acerto, acho que essa questão nao tem sentido mesmo... se alguem achar explicação contribua...

  • A demonstração do fluxo de caixa veio como um excelente modelo capaz de atender as 

    necessidades de seus usuários, auxiliando a gestão financeira, visto que em uma economia 

    estável como no Brasil, a gestão do caixa influencia diretamente na capacidade de pagamento 

    e nos resultados das empresas.  O controle correto permite uma visualização antecipada das necessidades ou 

    sobras de caixa no curto prazo, auxiliando o gestor a planejar melhor seu negócio, podendo 

    selecionar o uso de linhas de créditos menos onerosas ou utilizar/aplicar suas disponibilidades 

    da melhor forma. A escolha do modelo e da periodicidade a ser adotada deverá ser feita 

    conforme a necessidade de cada empresa. O sistema de fluxo de caixa é uma ferramenta de 

    gestão financeira e pode ser utilizada em todas as empresas, não importando o seu porte. Sua 

    implantação auxilia no processo administrativo-financeiro, as medidas tomadas certamente 

    levarão a bons resultados com a manutenção do fluxo de caixa equilibrado, boa rentabilidade, 

    baixa inadimplência e um controle mais rigoroso das despesas. 

    http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/V%20MOSTRA%20DE%20PRODUO%20CIENTIFICA/NEGOCIOS/2-.pdf

  • qual é a resposta pessoal, é pra responder não colocar textos nada a ver! SE M NOÇÃO, PERDE TDA A CREDIBILIDADE DO SITE ISSO! 

  • O gabarito dado como certo foi a (B)

    P e R


ID
496225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência a noções de administração financeira, julgue o item que se segue.

Considere que uma dívida de R$ 50.000,00 deverá ser quitada por este valor em 2 meses e que ela foi contratada com juros de 2% ao mês sob o regime de capitalização composta. Nessa situação, o seu valor presente é inferior a R$ 48.000,00.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    VP = 25.000 / 1,02 + 25.000 / 1,02ˆ2

    VP = 24.509,80 + 24.029,21

    VP = 48.539,02

  • VP = 50.000 / 1,02^2 = 48.058


ID
502051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca dos conceitos de alavancagem e das análises de demonstrações financeiras e de investimentos, julgue os próximos itens.

A estimativa do fluxo de caixa de um projeto a ser implantado é uma das etapas da análise de investimentos.

Alternativas
Comentários
  • O Fluxo de Caixa do Projeto considera o fluxo de caixa esperado do projeto de investimento, abrangendo desde o início da implantação, até as fases de formatação, desenvolvimento e operação, envolvendo todo o ciclo de análise do projeto.


ID
502054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca dos conceitos de alavancagem e das análises de demonstrações financeiras e de investimentos, julgue os próximos itens.

A alavancagem financeira é representada pelo uso de ativos operacionais, com custos e despesas fixas, com o objetivo de se garantir aos acionistas o retorno.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria: A alavancagem financeira é representada pelo uso de CAPITAL DE TERCEIROS com o objetivo de se garantir aos acionistas o retorno sobre o patrimônio líquido maior que o retorno sobre o ativo total.

  • Grau de Alavancagem Financeira= ROE/ROA

    Reflete as decisões de financiamento da empresa e como elas influenciam no aumento da rentabilidade, é alavancar o lucro líquido por meio do uso inteligente da estrutura de capital da empresa. É a razão entre a taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido e a de Retorno sobre o Ativo.

  • A alavancagem financeira utiliza capital de terceiros visando a melhoria do retorno aos acionistas, mas não tem como objetivo garantir ao acionista esse retorno, pois essa melhoria depende de vários fatores. Dessa forma a alavancagem pode ser positiva se > 1, negativa se < 1 ou nula se = 1.

    Gab. E

  • Simples, descreveram a alavancagem financeira como se fosse a alavancagem operacional (brevemente resumida).


ID
502057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca dos conceitos de alavancagem e das análises de demonstrações financeiras e de investimentos, julgue os próximos itens.

Para que se possa calcular o valor presente de determinada opção de investimento, deve-se determinar a taxa de desconto a ser utilizada, a qual é definida em função do custo do capital e do risco.

Alternativas
Comentários
  • Esse cálculo é feito através de uma fórmula financeira que "traz" (desconta) os valores futuros para o presente, de modo que a soma desses valores possam ser diretamente comparados com o investimento inicial.


ID
502069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de planejamento financeiro, administração do capital de giro e fontes de financiamento de longo prazo, julgue os itens que se seguem.

A administração do capital de giro consiste no conjunto de tarefas relacionadas ao planejamento financeiro de longo prazo da empresa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    ... conjunto de tarefas relacionadas ao planejamento de CURTO PRAZO da empresa.

  • Capital de Giro é um recurso de rápida renovação que representa a liquidez da operação disponível para a entidade, ou seja, não é relacionado ao Longo Prazo e sim ao Curto Prazo.


ID
518323
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na produção de um determinado artigo utiliza-se a mão de obra MOD 043 a um tempo padrão de 48 min por unidade e a uma taxa salarial horária padrão de R$ 20,00. Sabendo-se que na produção de 30 unidades do artigo foram utilizadas 26 horas com um gasto correspondente de R$ 533,00, as variâncias eficiência (VE), taxa salarial (VT) e mista (VM) serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • 48 min = 0,80h x 30 = 24h  PADRÃO
    52 min (26/30 x 60) = 0,86667 x 30 = 26h REAL

    Tx Salarial PADRÃO = 20,00
    Tx Salarial REAL = 20,5 (533/26h)

    VE = (26 - 24) x 20 = 40 desf
    VT = (20,5 - 20) x 24 = 12 desf
    VM = (26 - 24) x (20,5 - 20) = 1 desf


ID
525340
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
BNDES
Ano
2005
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quando estamos avaliando uma empresa, a taxa de desconto aplicada ao fluxo livre de caixa (que é o resultado do Lucro Operacional após os impostos deduzidos dos Encargos não-caixa, dos investimentos em capital de giro e outros ativos) deve refletir o custo de oportunidade de todos os provedores de capital, ponderados por sua contribuição relativa ao capital total. Esta taxa de desconto é conhecida como:

Alternativas
Comentários

ID
539920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para financiar novos investimentos, uma empresa se endividou. Nesse caso, a empresa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    A alavancagem financeira consiste na capacidade da empresa utilizar-se de recursos de terceiros para financiar os seus negócios. Portanto, como a empresa se endividou para financiar novos investimentos, ele aumentou a sua alavancagem financeira.


ID
539923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A administração de capital de giro de uma empresa lida com ativos e passivos circulantes, dentre os quais NÃO se encontra(m) o(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. :-)

    Have a nice Live!


ID
539926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma simulação mostra que, se as vendas de certa empresa aumentarem 10%, seu lucro operacional aumenta 50%. Ou seja, o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAO = % Lucro operacional (LAJIR) / % vendas 

    Logo,

    GAO = 50% / 10% = 5 (maior que um)

    Para calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) teriamos que ter o Lucro líquido.

  • GAO = variação percentual no lucro operacional (ou LAJIR) que resulta de uma dada variação percentual nas vendas.

    GAO = variação percentual no LAIJIR/variação percentual nas vendas

    GAO = 50%/10% = 5>1

    resposta letra A


ID
539929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A alavancagem financeira de uma empresa se relaciona à razão entre o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    O conceito de alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros.
    O fator fundamental é a comparação entre a Taxa de Retorno do Ativo e o Custo do Empréstimo. Quando a alavancagem ou o grau de alavancagem é maior que 1, o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro que sobra para o acionista.

    GAF: (LL/PL) / [(LL + DF)/A]

    Em que:
    LL = Lucro líquido
    PL = Patrimônio líquido
    DF = Despesa financeira
    A = Ativo

    bons estudos

  • Alavancagem Operacional -> grau em que os custos fixos são utilizaos nas operações de uma empresa.

    Alavancagem Financeira -> grau de utilização de títulos de renda fixa (de dívida e açoes preferenciais) na estrutura de capital de uma empresa. Relaciona a razão entre capital de terceiros e capital próprio.

    fonte : fundamentos da moderna adm financeira - Brigham e Houston - editora campus.


ID
600115
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No estudo da alavancagem financeira, a fórmula para se calcular o ROA (Retorno sobre o Ativo Total) divide o lucro antes dos encargos financeiros sobre o ativo total.
Tal fato ocorre porque, no conceito de administração financeira, o lucro antes dos encargos financeiros representa a(o)

Alternativas
Comentários
  • Equação de DuPont
     
    A Equação de DuPont representa a análise da participação da lucratividade (margem) e da produtividade (giro) no retorno da entidade, de acordo com a seguinte fórmula:

    Retorno = Margem x Giro
     
    (Rentabilidade = Lucratividade x Produtividade)

    A questão fala da equação do ROA:


    2) Retorno do Ativo Total (ROI ou ROA)= Margem Líquida x Giro do Ativo
    Onde,
    Margem Líquida = LLEx/VL
    Giro do Ativo = VL/Ativo Total Médio
    Retorno do Ativo Total (ROI ou ROA)
    LLEx/Ativo Total Médio = LLEx/VL x VL/Ativo Total Médio 

    Ou seja, quero saber apenas a capacidade que meu ativo tem de gerar lucros, independente de onde ele advem.
  • O lucro operacional, numerador de cálculo do retorno sobre o ativo, representa o resultado da empresa antes das despesas financeiras, determinado somente por suas decisões de investimentos. O resultado operacional independe da forma como a empresa é financiada, sendo formado pela remuneração dos proprietários  de capital: acionistas (lucro líquido) e credores (despesas financeiras).

    Assaf Neto. FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR. Atlas, 2ª edição. 2005. Pg 119.

  • valor efetivo que os ativos conseguem gerar, independentemente da forma como são financiados

    Alternativa D


ID
604534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

O capital circulante líquido (CCL) deve refletir a liquidez das empresas, com base na relação risco-retorno: quanto maior o CCL de uma empresa, menores serão sua liquidez e sua rentabilidade.

Alternativas
Comentários
  • O CCL é obtido pela diferença entre o Ativo Circulante- Passivo Circulante, logo se a empresa possui um CCL positivo demonstra a capacidade de pagamento dos seus passivos de curto prazo e assim demonstrando bons indices de liquidez corrente.
  • O CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO (CCL) FAZ PARTE DA ANÁLISE DE LIQUIDEZ. TAL INDICADOR MEDE A CAPACIDADE DE UMA EMPRESA EM SALDAR SEUS COMPROMISSOS DE CURTO PRAZO, UMA VEZ QUE CONFRONTA O ATIVO CIRCULANTE COM O PASSIVO CIRCULANTE.
    PORTANTO, QUANTO MAIOR O CCL DE UMA EMPRESA MAIOR SERÁ SUA LIQUIDEZ (CONTRÁRIO AO QUE DIZ NA QUESTÃO).
    JÁ NO QUE SE REFERE A RENTABILIDADE, DIZ RESPEITO AO RESULTADO DO CAPITAL INVESTIDO E NÃO DIRETAMENTE A LIQUIDEZ.

    ESPERO TER AJUDADO.
    CASO TENHA MAIS ALGUMA DÚVIDA É SÓ CHAMAR! RS
  • (CESPE, 2013)

    O capital circulante líquido (CCL) deve refletir a liquidez da empresa, assim, quanto maior o CCL, menores serão a rentabilidade exigida e o risco de insolvência. (C)

  • use a matemática a seu favor, o CCL está atrelado ao índice de liquidez corrente, logo:

    CCL = AC - PC

    ILC = AC / PC

    veja que se o CCL aumenta, para manter a igualdade (são diretamente proporcionais) o AC também aumenta, ou o PC diminui, para analisar o ILC se:

    1. para aumentar o CCL o AC aumenta, o ICL tbm irá aumentar, pois o ICL e o AC são diretamente proporcionais
    2. para aumentar o CLL o PC diminui, o ICL tbm irá aumentar, pois o ICL e o PC são indiretamente proporcionais

    logo, independentemente de da opção, subiu o CCL, consequentemente o ILC tbm irá aumentar


ID
643306
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sobre alavancagem financeira, considere:

I. Quanto maior o grau de alavancagem financeira de uma companhia, o investidor estará exposto a um maior risco diversificável na aquisição de suas ações.

II. Uma empresa que financie um projeto de investimento que renderá 20% ao ano por meio do lançamento de debêntures no mercado de capitais cuja remuneração será de 15% ao ano, aumentará seu lucro por ação anualmente caso o retorno do projeto se confirme.

III. Quando a taxa de juros para se obter empréstimos no mercado de capitais é maior que a taxa de retorno que a companhia obtém sobre seus ativos, ela deve optar por utilizar mais capital de terceiros em sua estrutura de capital.

IV. O efeito da alavancagem financeira sobre o lucro de uma companhia independe da taxa de retorno que ela obtém sobre o total de seus ativos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Por partes...

    a) Correta - Alavancagem financeira traduz a possibilidade de captação de recursos de terceiros (empréstimos, por exemplo). Quanto maior a alavancagem, maior essa possibilidade e, com isso, maior o risco.

    b) Correta - Matemática, né? Se meu investimento renderá 20% e devo pagar 15, sobram 5%.

    c) Incorreta - Se o retorno dos meus ativos é maior do que o retorno de um empréstimo, o empréstimo não é preferível.

    d) Incorreta - O grau de alavancagem e a taxa de retorno estão ligados porque se o retorno dos meus ativos é maior do que o retorno de um possível empréstimo eu optarei por não fazer o empréstimo.


    Abs.


ID
700939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No estudo da estrutura de capitais, conhecida internacionalmente como Weighted Average Cost of Capital (WACC), e no Brasil como Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), há uma teoria que admite existir uma estrutura ótima de capital, a qual minimizaria seu custo e maximizaria a riqueza de seus acionistas.

Esta teoria é denominada

Alternativas
Comentários
  • A teoria convencional

    De acordo com Damodaran (2011), a teoria convencional defende que o uso de capital de terceiros pode (pelo menos inicialmente) trabalhar em favor da empresa, diminuindo o custo de capital e aumentando o valor da empresa. Neste sentido, Brito, Corrar e Batistella (2009) esclarecem que o custo de capital de terceiros se mantém estável até um determinado nível de endividamento, a partir do qual se eleva em virtude do risco financeiro. Para a teoria convencional, como o capital de terceiros tem um custo inferior ao capital próprio, a empresa deveria se endividar até o ponto que o custo total de capital (WACC) atingisse o seu menor valor, ou seja, chegasse à estrutura ótima de capital, maximizando o valor da empresa.

    Fonte: http://aulasdefinancas.blogspot.com.br/2014/09/estrutura-de-capital.html

    Bons estudos ;)


ID
700942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Numa empresa, que levanta periodicamente o índice de alavancagem financeira, foram apurados os seguintes indicadores:

• custo da dívida (CD) 8,0 %
• retorno sobre o ativo (RsA) 12,5 %
• retorno sobre o patrimônio líquido (RsPL) 14,0 %
• alíquota do imposto de renda 25,0%

Com base exclusivamente nas informações acima, o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) da empresa foi de

Alternativas
Comentários
  • GAF = RPL/RAT

    OU

    GAF =(LL/PL)/(LL+DF/ATIVO TOTAL)

    Substituindo:

    GAF = 14/12,5

    GAF = 1,12


    Letra D

    Para frente!


  • A questão está errada, pois no cálculo do ROA não  se inlcuí as Despesas Financeiras.

    ROA = LL/ATIVO TOTAL https://pt.wikipedia.org/wiki/Retorno_sobre_ativos ou http://bibliotecadeindicadores.com.br/indicador/taxa-de-retorno-sobre-o-ativo-total-roa?cod=66

    assim, não se pode substituir o 12,5% no denominador


ID
707389
Banca
FDC
Órgão
CREMERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos dados abaixo, responda às questões de números 49 e 50:
 Em 31 de dezembro, o balancete de verificação da Cia. ABC apresentava as seguintes contas com seus respectivos saldos (valores em R$):
Bancos.......................................................... 4.000
Clientes (CP)...............................................24.000
Móveis e utensílios .................................... 22.000
Veículos ...................................................... 10.000
Maquinário .................................................25.000
Fornecedores (CP)...................................... 12.000
Empréstimos (LP).........................................6.000
Reserva Legal ................................................7.200
Duplicatas Descontadas .............................12.000
Salário..........................................................25.000
Comissão de Vendedores...............................3.800
Impostos ...................................................... 7.000
Capital Social...............................................40.000
Receitas de Serviços.....................................63.600
Contas a Pagar (CP)...................................... 8.000
Aluguel.......................................................... 5.000
Contas a Receber (LP).................................15.000
Estoques........................................................8.000



Sabendo-se que a provisão para o Imposto de Renda e a CSLL somadas correspondem a 25% do resultado apurado sobre as operações, o Capital Circulante Líquido implícito no balanço em 31 de dezembro foi caracterizado como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    CCL = AC - PC

    Ativo circulante = 36.000

    Bancos.......................................................... 4.000
    Clientes (CP)...............................................24.000
    Estoques........................................................8.000

    Passivo Circulante = 37.700

    Fornecedores (CP)...................................... 12.000
    Duplicatas Descontadas .............................12.000
    Contas a Pagar (CP)...................................... 8.000
    IR/CSLL a pagar ..............................................5.700

    CCL = 36.000 - 37.700
    CCL = Negativo de R$ 1.700

    Calculando IR/CSLL a pagar:
    DRE simplificada de prova:


    Receitas de Serviços.....................................63.600
    Salário..........................................................(25.000 )
    Comissão de Vendedores...............................(3.800)
    Impostos ...................................................... (7.000 )
    Aluguel.......................................................... (5.000 )
    LL antes do IR/CSLL.....................................22.800
    IR/CSLL ........................................................ (5.700)       (=25% de 22.800)
    LL..................................................................17.100

    bons estudos


ID
734140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando o disposto na Lei n.o 6.404/1976 e nas que a
modificaram e os pronunciamentos do CPC, julgue os próximos
itens, acerca de demonstrações contábeis.

Uma aplicação financeira será considerada equivalente de caixa caso seja imediatamente conversível em um montante conhecido de caixa, ainda que haja risco de alteração de seu valor.

Alternativas
Comentários
  • 8 - Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para ser considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor.

    Fonte: https://www3.bcb.gov.br/aplica/cosif/manual/0902177180ac075c.htm

  • será ou poderá?


ID
734146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos pronunciamentos do CPC acerca da avaliação do
valor de ativos e passivos e da apuração de valor recuperável,
julgue os itens subsecutivos.

O cálculo do valor em uso de uma unidade geradora de caixa demanda a alocação de ativos para a unidade, a previsão dos fluxos de caixa futuros da unidade, a determinação da taxa de desconto e o desconto dos fluxos de caixa.

Alternativas
Comentários
  • Valor em uso: é o valor presente de * esperados de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa. De acordo com o CPC 01 atualizado (item 31), para estimar o valor em uso de um ativo é necessário estimar futuras entradas e saídas de caixa derivadas do uso contínuo do ativo e de sua baixa final. Depois é preciso aplicar a taxa de desconto apropriada para trazer esses fluxos de caixa a valor presente.

    Fonte: https://investorcp.com/gestao-ativo-imobilizado/cpc-01/


ID
736522
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A frequência de giro do ativo total médio (ATm) é 6 (seis). Sabendo-se que as receitas líquidas (RL) do período foram R$660.000,00 e que o ativo total do inicio do exercício (ATi) montou a R$100.000,00. O Ativo total final (ATf) foi, então:

Alternativas

ID
767887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As informações a seguir referem-se a estrutura de custos e despesas
de uma indústria hipotética com um único produto.

• custos variáveis: R$ 24 por unidade;
• despesas variáveis: R$ 4 por unidade;
• custos gerais fixos: R$ 15.000;
• despesas fixas com vendas e administração: R$ 33.000.

No último ano, essa indústria produziu 2.500 unidades e vendeu
2.200. Os estoques iniciais estavam zerados e não restavam
unidades em processamento no final do período. Os custos fixos são
rateados proporcionalmente ao volume de produção e cada unidade
de seu produto é vendida por R$ 60. Nessas condições, julgue os
itens seguintes.

No momento descrito, a margem de segurança da empresa é superior a 40%.

Alternativas
Comentários
  • PE=(CF+DF)/(PV-CV-DV)

    PE=(15.000+33.000)/(60-24-4)

    PE=48.000/32

    PE=1500

    Produção-PE=2.200-1.500=700

    Margem de segurança=700/1500

    MS=0,4666...

    Logo, a margem de segurança da empresa é superior a 40%

  • usando os dados da produção:

    PE=(CF+DF)/(PV-CV-DV)

    PE=(15.000+33.000)/(60-24-4)

    PE=48.000/32

    PE=1.500

    Produção-PE=2.500-1.500=1.000

    Margem de segurança=1.000/1.500

    MS=0,67 (arredondado)

    Logo, a margem de segurança da empresa é superior a 40%


    ou, usando os dados da venda:

    PE=(CF+DF)/(PV-CV-DV)

    PE=(13.200+29.040)/(60-24-4)

    PE=42.240/32

    PE=1.320

    venda-PE=2.200-1.320=880

    Margem de segurança=880/1.320

    MS=0,67 (arredondado)

    Logo, a margem de segurança da empresa é superior a 40%


  • O comentário da Hanna erra ao fazer o cálculo da MS pela produção, tem que ser pela venda. O cálculo do Deyvid está correto. 

  • MS% = (Qvendida - Qpe)/Qvendida = (2.220 - 1.500)/2.200 = 31%

    Gabarito errado, questao esta dando o gabarito como certo, mas e errado


ID
773038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O fluxo de caixa da empresa demonstra o movimento de entradas e saídas monetárias.

Dentre os registros realizados no movimento de caixa, está o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Segundo Marion (1998, 380),

    “... a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda o Resultado do Fluxo Financeiro”. [1]
    Neste sentido, receber a parcela de uma venda que foi realizada a prazo, significa que "entrou dinheiro no caixa".


    Quanto as demais questões, caso alguém queira comentar. Fui pela lógica. :)

  • Sim, o unico registro de movimentação efetiva no caixa é o recebimento das vendas a prazo. 

    Faturamento - Não necessariamente há recebimento de dinheiro imediato.

    Depreciação - Não é  monetária

    Emissão de Nota fiscal é apenas um ATO, não envolve valores.


ID
778354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A elaboração de indicadores tem por finalidade avaliar o desempenho de determinada entidade a partir de diferentes critérios.

Em relação a essa matéria, julgue os itens subsequentes.

Se determinada empresa realizou um empréstimo para a construção de uma nova sede corporativa, seu indicador de giro operacional não será diretamente influenciado pela referida operação.

Alternativas
Comentários
  • GIRO OPERACIONAL ou CICLO OPERACIONAL é o tempo que a empresa leva pra renovar seu estoque, somado ao tempo de recebimento das vendas a prazo, logo não tem nada a ver com empréstimo realizado.
  • Ciclo operacional => CO = PME + PMR

    * PME => Prazo médio de estocagem ** PME em dias = (Estoque Médio x 365) ÷ CPV
    * PMR => Prazo médio de recebimento ** PMR em dias = (Clientes Médio x 365) ÷ Vendas líquidas

  • Prazo Médio de Rotação de Estoque = 360 dias / Rotação de Estoque

    Rotação de Estoque = CMV / Estoque Médio

    Estoque Médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Prazo Médio de Rotação de Clientes = 360 / Rotação de Clientes

    Rotação de Clientes = Venda a Prazo Clientes Médio (Duplicatas a Receber)

    Cliente Médio = (Clientes Inicial + Clientes Final) / 2
  • GAo=VL/Ao - Observa-se pela fórmula de Giro do Ativo Operacional que não há influência de um empréstimo para construção de nova sede por ser tratar de um passivo não cíclico (errático ou financeiro) que é um passivo de financiamento.

  • Giro Operacional = Vendas Líquidas/Ativo operacional Médio

    "Construção de futura sede" não é um ativo operacional, não impactando em nada na composição da fórmula.


ID
800377
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

Uma eventual elevação da taxa de retorno sobre o ativo operacional (RAO) de 0,25 para 0,42 pode ser justificada, mediante a elevação da margem sobre vendas (MV) de 0,05 para _______ e o giro do ativo (GAO) de 5 para ______ .

Alternativas
Comentários
  • (RAO)=MV.GAO

    Como: 0,25=0,05X5

    Logo:0,07x6=0,42

     

  • Pq esse 0,07???

    Não entendi, alguém poderia explicar, por gentileza?


ID
816049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base na legislação vigente e nos ensinamentos dos autores de contabilidade e de finanças, julgue os seguintes itens.

O nível e a importância do capital de giro variam em função das características de atuação de cada empresa mas não do desempenho da conjuntura econômica ou da relação entre risco (liquidez) e rentabilidade desejada.

Alternativas

ID
816052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base na legislação vigente e nos ensinamentos dos autores de contabilidade e de finanças, julgue os seguintes itens.

Todos os passivos exigíveis devem ser tratados, para fins de análise de alavancagem e endividamento, como redutores dos ativos circulantes, diminuindo, dessa forma, o valor global dos ativos que demandam recursos próprios ou de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em afirmar que os passivos exigíveis (Circulante + Não Circulante) devem ser tratados como redutores dos ativos circulantes ao fazer análise de endividamento e de alavancagem.

    Endividamento é dado por (PC+PNC)/(AC+ANC), ou seja, impacta no ativo total, não no circulante.

    Já a alavancagem (estou considerando a financeira), é ROE/ROI. Ou seja, considera também o ativo total (no ROI).

    Gab.: Errada

  • ENDIVIDAMENTO: (PC+PNC)/(AC+ANC)

    ALAVANCAGEM:ROE/ROI

    Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)

     

    Possivelmente o principal indicador de rentabilidade utilizado por analistas de mercado, o ROE (Return On Equity) visa medir a taxa de retorno promovida pelo investimento de captação direta dos acionistas, ou seja, esse indicador evidenciará para o investidor quanto a empresa gerou de retorno em face ao que ela captou de seus próprios acionistas. Assim é a fórmula do ROE:

     

    ROE = Lucro Líquido x 100/Patrimônio Líquido

    Retorno sobre o Investimento (ROI)

     

    O ROI é um dos mais consagrados indicadores financeiros. Do inglês Return on Investiment, o ROI tem o objetivo de traçar uma relação entre os ganhos gerados pelo investimento e o montante total investido. Para determinação desse indicador utiliza-se a seguinte equação:

     

    ROI = Resultado Líquido/Investimento


ID
826999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma indústria produz e vende 2.500 camisetas por ano. O preço de venda e o custo variável de cada camiseta produzida são, respectivamente, R$ 36,00 e R$ 9,00. Se o custo fixo anual dessa indústria é de R$ 32.400,00 e se o lucro desejado pelos acionistas representa 15% da receita de vendas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Margem de contribuição unitária: PV-(CV+DV) = 36-9 = 27,00

    Ponto de equilíbrio:(custos fixos + despesas fixos)  /MCU = unidades
    PE = 32.400 / 27 = 1.200 unidades 


    Vendas mês = 2.500 

    margem de segurança: (2.500 - 1.200 = 1.300) / 2.500 = 52 %
  • PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL

    É quando o lucro é zero, ou seja, quando:  receitas - custos = zero.

    Como calcular:

    Custos fixos/ Margem de contribuição unitária = unidades a serem vendidas
      32400       /                   (36-9)                        =  1200

    Sendo assim, o preço de venda x as unidades necessárias será:

    Receitas = 36 x 1200 = 43200.

    PONTO DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO

    Neste caso o lucro deverá ser 15% da receita: receitas - custos = 15% das receitas

    Como calcular:

    Custos fixos/ (Margem de contribuição unitária - 15% das receitas) = unidades a serem vendidas
      32400       /                  ( (36-9) - (36x15/100)  )                              =  1500

    MARGEM DE SEGURANÇA

    A margem de segurança é o valor que passa do ponto crítico, do ponto de equilíbrio.

    Como calcular:

    Receitas - custos = margem de segurança (se for maior que zero)

    Receitas = 36 x 2500 = 90000
    custos    =  9 x 2500  = (22500)
    Lucro bruto                = 67500
    Custos fixos               =(32400)
    Lucro                         = 35100

    Sendo assim, a margem de segurança em valor será de 35100, o que representa 52% da receita.

    GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL

    Mede a variação no lucro em razão de uma variação nas vendas.

    Como calcular:


    O grau de alavancagem corresponde a margem de contribuição unitária multiplicado pela quantidade e dividido pelo lucro operacional. Como a margem de contribuição unitária pela quantidade representa a margem de contribuição total, temos que a expressão representa a margem de contribuição total pelo lucro operacional. Quando a empresa está próxima do ponto de equilíbrio, o lucro operacional aproxima-se de zero. Isto aumenta o GAO.

    GAO = ( (36 - 9) x 2500 ) / 35100
    GAO = 67500 / 35100
    GAO = 1,92

ID
836125
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na gestão financeira de curto prazo, o montante da Necessidade de Capital de Giro (NCG) é obtido a partir da seguinte expressão:

Alternativas
Comentários
  • Necessidade de Capital de Giro (NCG) = ATIVO OPERACIONAL(contas a receber+estoques) - PASSIVO OPERACIONAL(contas a pagar)


    Bons Estudos
  • pra mim Capital de Giro é ATIVO CIRCULANTE - PASSIVO CIRCULANTE 
    A questão ainda fala no curto prazo --> circulante
    Não entendi o gabarito, alguem comente por favor

  • Necessidade  de Capital de Giro (NCG): É o dinheiro necessário para pagar os fornecedores de acordo com o ciclo de caixa. A fórmula é:

    NGC = Ativo Circulante Cíclico – Passivo Circulante Cíclico

    Onde:

    Ativo Circulante Cíclicos (ou Operacional) – ACC : são os recursos aplicados que estão intimamente ligados às atividades da empresa (duplicatas a receber, estoques, adiantamento a fornecedores, despesas antecipadas e mercadorias em trânsito). 

    Passivo Circulante Cíclico – PCC, são os recursos obtidos que guardam relação com a atividade da empresa e que não são onerosos (fornecedores, adiantamento de clientes, salários a pagar, encargos sociais a pagar, impostos a pagar – quando não vencidos – e IRRF). 

    Assim, a resposta correta é a LETRA D

     



     
  • Ativo Circulante Cíclico: recursos aplicados que estão intimamente ligados às atividades da empresa (duplicatas a receber, estoques, adiantamento a fornecedores, despesas antecipadas e mercadorias em trânsito), ou Ativo Circulante Operacional;

    Ativo Circulante Financeiro: são recursos aplicados no Ativo Circulante que não guardam relação com a atividade operacional da empresa (caixa, bancos e aplicações financeiras de liquidez imediata), ou Ativo Circulante Errático;

    Passivo Circulante Cíclico: são os recursos obtidos que guardam relação com atividade da empresa e que não são onerosos (fornecedores, adiantamento de clientes, salários a pagar, encargos sociais a pagar, impostos a pagar - quando não vencidos - e Imposto de Renda Retido na Fonte), ou Passivo Circulante Operacional;

    Passivo Circulante Financeiro: recursos obtidos de fontes onerosas (duplicatas descontadas, financiamentos e empréstimos bancários, provisão para imposto de reda e contribuição social), ou Passivo Circulante Errático.

     

     

  • Somente por via de conhecimento resposta da alternativa "a" é o SALDO DE TESOURARIA (T) ou SALDO DISPONÍVEL (SD)

    T = Ativo Financeiro ou Errático - Passivo Financeiro ou Errático
  • Gab. D

     

    A) O Saldo de tesouraria (T) é obtido pela diferença entre o ativo financeiro circulante e o passivo financeiro circulante. Um T positivo indica que a companhia tem dinheiro suficiente para lidar com obrigações financeiras de curto prazo sem reduzir os recursos alocados no ciclo operacional. T = ATIVO ERRATICO – PASSIVO ERRATICO.

     

    B) Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

     

    C) ?

     

    D) Necessidade  de Capital de Giro (NCG): É o dinheiro necessário para pagar os fornecedores de acordo com o ciclo de caixa. A fórmula é: NGC = Ativo Circulante Cíclico – Passivo Circulante Cíclico

     

    E) ?

     

    Fonte: http://www.valuecapital.com.br/value-investing/liquidez-corrente-e-capital-de-giro/

  • INVESTIMENTO OPERACIONAL EM GIRO (I.O.G.) ou NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NGC)

    Permite avaliar a gestão da empresa quanto ao equacionamento das fontes [PCO] e usos de recursos [ACO] para manutenção das suas atividades operacionais.

    A Necessidade de Capital de Giro é um conceito econômico- financeiro e não uma definição legal. Refere-se ao saldo de contas cíclicas ligadas às operações da empresa:
    NCG = Necessidades operacionais cíclicas (Ativos Cíclicos) – Recursos operacionais cíclicos (Passivo Cíclico)

    Para a maioria das empresas brasileiras, a NCG constituía um investimento. Neste caso, a NCG está positiva. [Aplicações de recursos - ativo - NCG ou IOG +]. Para algumas empresas, a NCG é uma fonte de dinheiros [fonte de recursos - passivo - IOG -]: está negativa.

     

    SOBRE A DIFERENÇA NCG E CCL:

    No sentido financeiro clássico , o Capital Circulante Líquido (CCL) define-se como: CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante. Mas essa é uma visão equivocada: a maior parte desses ativos está ligada ao processo produtivo da empresa (clientes, estoques e adiantamento a fornecedores). A empresa não pode liquidar esses ativos sem modificar sobremaneira seu processo produtivo. O CCL é uma medida de liquidez em caso de falência.

    Quanto maior o CCL, mais ativos a empresa tem a seu dispor para financiar suas obrigações de curto prazo. Então quanto maior o CCL, maior a liquidez? Não. Isso é um erro: o CCL é realmente uma medida de ativos que a empresa tem a seu dispor para financiar obrigações de curto prazo, se – e somente se, os ativos circulantes puderem ser facilmente convertidos em dinheiro.

    Como o ativo e o passivo cíclicos constituem apenas uma parte do ativo e passivo circulantes, conclui-se que a Necessidade de Capital de Giro é, necessariamente, diferente do Capital Circulante Líquido definido no sentido financeiro clássico.​

    É importante ressaltar que NCG depende, basicamente, da natureza e do nível de atividades dos negócios da empresa e, portanto, é muito sensível às modificações que ocorrem no ambiente econômico. A natureza dos negócios da empresa determina seu ciclo financeiro, enquanto o nível de atividade é função das vendas.

     

    Fonte: http://www.modelo-fleuriet.com/conceitos-basico/necessidade-de-capital-de-giro-um-novo-conceito/


ID
850060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A medida do valor presente líquido (VPL) é obtida pela

Alternativas
Comentários
  • O VPL é obtido através da diferença entre o valor presente dos fluxos de caixa previstos em cada período e o valor inicial do investimento.

    Gabarito C
  •  a) soma dos benefícios de caixa trazidos a valor presente com o uso de uma taxa de atratividade que represente a expectativa da empresa para o período.

    ERRADA. A questão dá o significado de valor presente, ou seja, não desconta o investimento inicial.

     b) soma do valor presente dos benefícios líquidos de caixa, previstos para cada período do horizonte de duração do projeto com o valor presente do investimento.

    ERRADA. O VPL é a DIFERENÇA entre a soma do valor presente dos benefícios líquidos de caixa e o valor presente do investimento, NÃO É A SOMA.

     c) diferença entre o valor presente dos benefícios líquidos de caixa, previstos para cada período do horizonte de duração do projeto e o valor presente do investimento.

    CORRETA

     d) divisão do valor presente dos benefícios líquidos de caixa pelo valor justo dos dispêndios de capital ocorridos no período, deduzidos da taxa de atratividade da empresa.

    ERRADA. Não faz o menor sentido. Considera o valor líquido de caixa (ou seja, os custos já teriam sido deduzidos) e depois divide por esses custos? nada a ver!

     e) taxa de retorno que iguala, em determinado momento, as entradas e saídas de caixa, deduzida da taxa de atratividade admitida pela empresa para o período.

    ERRADA. Essa é a definição de TIR


ID
850123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa vende produtos sob encomenda, com prazo médio de recebimento de 60 dias após a entrega na fábrica do comprador. A empresa paga a seus fornecedores com prazo médio de 30 dias após receber a matéria prima. Em consequência, sua necessidade de capital de giro é elevada.

Para reduzi-la, a empresa poderia adotar várias providências, entre as quais NÃO se inclui a diminuição do(s)

Alternativas
Comentários
  • As alternativas b,c,d,e estão relacionadas aos índices de rotatividade. Enquanto que a alternativa "a" está relacionada ao índice de estrutura de capitais.


ID
876592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca da administração de caixa, julgue os itens a seguir.

Considere que uma empresa tenha optado por manter determinado nível de caixa com o propósito de adquirir estoques no momento em que os preços desses ativos sinalizarem uma possibilidade de valorização atraente no futuro. Nessa situação, a conduta realizada pela empresa é motivada pela precaução.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado.


    Interpretei como sendo uma conduta motivada pela rentabilidade (maximização dos lucros), não pela precaução, que é o ato de se prevenir de algo.
  • A resposta para pergunta se encontra na última frase: Nessa situação, a conduta realizada pela empresa é motivada pela PRECAUÇÃO = é algo de se prevenir de alguma coisa, na afirmação anterior o intuito era de obter certo lucro o que descaracteriza a precaução.

  • Caixa para aquisições oportunas : ESPECULAÇÃO

    Prevenção contra variações imprevistas nas entradas e nas saídas de caixa : PRECAUÇÃO


ID
876595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca da administração de caixa, julgue os itens a seguir.

Uma indústria que consiga de seus fornecedores de insumos básicos um prazo de dois meses, contados a partir do recebimento desses insumos, para efetuar o pagamento de suas compras, deve apresentar um ciclo de caixa de duração inferior, em exatamente dois meses, à do seu ciclo operacional.

Alternativas
Comentários
  • GAB: Certo


    Talvez o link abaixo, ajude na resolução da questão para quem tem uma noção de administração financeira: http://www.renatoaulasparticulares.com.br/capital_de_giro.htm#texto_link_3


    Eu entendi que o ciclo de caixa deve ser sempre inferior ao ciclo operacional, que no caso, inicia-se com o recebimento dos produtos. Agora não entendi o porquê do "exatamente em 2 meses". Caso alguém queira complementar... :)

  • Quanto menor o ciclo financeiro, menor a necessidade de capital de giro.


    Ciclo de Caixa - pagamento dos fornecedores até o recebimento das vendas

    Ciclo Operacional - data da compra até o recebimento dos clientes

    Ciclo Econômico - Tempo em que a mercadoria permanece em estoque (prazo médio de estocagem)



  • Ciclo de Caixa = Ciclo Operacional - Prazo  Médio de Pgto a Fornecedores (PMPF) 

    Ciclo de Caixa = Ciclo Operacional - 2 meses

    Logo, o ciclo de caixa sera inferior em exatos 2 meses à do ciclo operacional.
  • Ciclo de Caixa = Ciclo Operacional - Prazo  Médio de Pgto a Fornecedores (PMPF) 
    Ciclo de Caixa = Ciclo Operacional - 2 meses


    nota: ciclo caixa é mesmo que ciclo financeiro

    flw
  • No meu entendimento este "deve" força bastante o entendimento. Creio que um "corresponderá ou perfaz" ficaria melhor.

  • Gente,

    Acho q não é tão complicado assim...

    Se o Ciclo de Caixa = Ciclo Operacional - PMPF  

    e, nesse caso, PMPF = 2, então....

    Ciclo de Caixa = Ciclo Operacional - 2

    Ou seja, qq q seja o valor do CICLO OPERACIONAL, o CICLO de CAIXA (neste caso) vai ser SEMPRE o C.O. subtraído de 2!


ID
876613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à administração de valores a receber, julgue os itens
de 58 a 60.

A decisão de uma eventual alteração nas políticas de crédito de uma empresa requer a utilização de uma análise marginal. Para tal avaliação, o critério geral prevê que o custo do investimento marginal em valores a receber deve ser confrontado com a variação obtida nos resultados em decorrência da alteração, tomando-se por base a taxa de retorno mínima exigida pela empresa ou o próprio custo de financiar esse investimento adicional.

Alternativas

ID
890971
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

____________________ refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por "cash flow"), refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_de_Caixa)

    Comentando:

    A)  A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais.

    B e C) O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.



ID
906964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Analisando o Balanço Patrimonial de uma companhia, o analista financeiro fez as seguintes anotações:

• Retorno sobre o ativo 40%
• Retorno sobre o capital próprio 52%
• Retorno sobre o capital de terceiros gerador dos encargos 22%

Considerando-se exclusivamente as anotações do analista e a boa técnica de análise das demonstrações contábeis, o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) da companhia analisada é

Alternativas
Comentários
  • Grau de Alavancagem financeira

    O conceito de alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros.
     
    Ex: Suponha que você encontrou uma aplicação segura e que rende 3% ao mês. Você já aplicou tudo o que podia nesse investimento. E você tem um amigo que tem um dinheiro aplicado rendendo 1 % ao mês. Então, você pode pegar o dinheiro emprestado, pagar-lhe juros da aplicação (ou até um pouco mais) e ficar com o rendimento excedente.
     
    Ele emprestando R$ 100.000, a juros de 1% ao mês.  Como a aplicação rende 3%, sobraria mensalmente de R$ 2.000.
     
    A Alavancagem Financeira utiliza o mesmo princípio. O fator fundamental é a comparação entre a Taxa de Retorno do Ativo e o Custo do Empréstimo. Quando a alavancagem ou o grau de alavancagem é maior que 1, o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro que sobra para o acionista.
     
    Grau de Alavancagem Financeira (GAF)
     
                        LL
                   -----------
                       PL
    GAF = ------------------ 
                   LL + DF
                 --------------
                        A
    Onde :
    LL = Lucro Líquido
    PL = Patrimônio Líquido
    DF = Despesa Financeira
    A = Ativo
     
    Então : GAF = 0,52 / 0,40 = 1,3

    Gab: C
  • GAF = ROE / ROA = 52% / 40% = 1,30

    ROE: Retorno sobre o Capital Próprio

    ROA: Retorno sobre o Ativo


ID
906967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quatro variáveis são utilizadas em um modelo de previsão da quantidade produzida de uma determinada commodity agrícola. São elas:

• temperatura, em graus Celsius
• quantidade de fertilizante, em toneladas
• variação dos preços praticados no mercado internacional, em %
• quantidade produzida de um produto similar, em toneladas

Para determinar qual dessas variáveis apresenta a maior variabilidade, deve-se utilizar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, essa é a fórmula do coeficiente de variação (CV).

     

    O coeficiente de variação é usado para analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio quando duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medidas diferentes, ou seja, é uma forma de expressar os dados excluindo a influência da ordem de grandeza da variável.


ID
925666
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao calcularmos o fluxo de caixa de um projeto de uma grande empresa que utiliza capital próprio e de terceiros em sua estrutura de capital, podemos fazê-lo sob o ponto de vista da empresa e sob o ponto de vista dos acionistas.
Ao fazê-lo pelo ponto de vista da empresa, ou seja, calculando o fluxo de caixa global do projeto, deve-se levar em consideração nos cálculos

Alternativas

ID
925675
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A maioria das empresas utiliza capital de terceiros em suas estruturas de capital, a fim de conseguir uma maior alavancagem financeira.

Isso se deve, dentre outros motivos, ao fato de

Alternativas
Comentários
  • Alavancagem financeira corresponde à relação entre capital próprio e créditos aplicados em uma operação financeira. Segundo Gitman , é o uso de ativos ou recursos com encargos financeiros fixos, para aumentar os efeitos de variações do lucro antes de juros e imposto de renda sobre o lucro por ação - ou seja, para aumentar o retorno dos acionistas da empresa. Assim, a empresa usa recursos de terceiros (basicamente, empréstimosdebênturesações preferenciais, etc.) para maximizar os efeitos da variação do lucro operacional (LAJIR) sobre os lucros por ação. Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumentos de risco e de retorno; reduções na alavancagem resultam em menor risco e menor retorno.

    Fonte: Wikipédia.
  • O custo é lançado no DRE da empresa antes do IR, logo, o lucro tributável é menor, gerando maior valor para a empresa.


ID
966034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O termo centro de responsabilidade é usado como referência a qualquer parte de uma organização cujo gestor exerça controle por determinados itens e por eles seja responsabilizado.

Os principais centros de responsabilidade são os centros de:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se definir centro de responsabilidade como a unidade da empresa na qual um gerente é responsável pelo controle na forma de custo (centro de custo), receita (centro de receita), lucros (centro de lucro), ou retorno sobre o investimento (centro de investimento).


ID
986350
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa apresenta,em seu balanço patrimonial,ativo circulante de $32.000,dos quais $17.000 são ativos operacionais.Seu passivo circulante é de $30.000,dos quais $14.000 são passivos financeiros.Em relação a essa empresa,pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ativo Circulante (AC) = 32.000
    Ativo Operacional (ACO) = 17.000

    Passivo Circulante (PC) = 30.000,00
    Passivo Financeiro (PCF) = 14.000
    Passivo Operacional = ?

    PC = PCF + PCO
    30.000 = 14.000 + PCO
    PCO = 16.000,00

    NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NCG) = ACO - PCO
    NCG = 17.000,00 - 16.000,00
    NCG = R$ 1.000,00
  • Somente acrescentando o CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO é:

    CCL = AC - PC
    CCL = 32.000 - 30.000
    CCL = R$ 2.000,00
  • Não sabia a formula de NCG...

ID
1006627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores empregados para a análise de demonstrações financeiras, julgue os itens subsequentes.

Haverá alavancagem financeira positiva sempre que a taxa de retorno proporcionada pelos ativos em que os recursos serão investidos for maior que a taxa de retorno exigida pelos fornecedores desses recursos, o que proporciona benefícios aos acionistas da empresa

Alternativas
Comentários
  • Alavancagem financeira e riscos[editar | editar código-fonte]

    A medida do grau de alavancagem financeira (GAF) de uma empresa é um importante indicador do grau de risco a que empresa está submetida. Se existe a presença de capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa estará "alavancada", ou seja, corre risco financeiro.

    Uma das fórmulas para calcular o GAF é :

    GAF = RPL/RAT

    sendo

    RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido

    RAT= Retorno sobre o Ativo Total= Lucro antes dos juros e do imposto de renda/Ativo Total

    Se o GAF = 1,0 a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (geralmente instituições financeiras) na estrutura de capital. Se o grau de alavancagem financeira é igual a 1, o risco financeiro é baixo .

    Se o GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno do Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros.

    Se o GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável. Neste caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno está sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.9 10

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavancagem_financeira

  • Nessa questão, formulas nao ajudam muito. É mais uma questão de raciocinio lógico. 

    O GAF pode ser calculado simplesmente por meio da comparação entre as taxas de despesas financeiras e a taxa de retorno do ativo. Suponha que uma empresa consiga aplicar recursos de terceiros em ativo de forma que estas aplicações gerem um retorno de 30%. Por outro lado, a porcentagem de despesas sobre o saldo médio da dívida é de 20%. Logo, pode-se afirmar que a empresa possui uma alavancagem positiva, isto é, o efeito da aplicação dos recursos de financiamento e empréstimo sobre o patrimônio líquido é positivo.

    É aquela historia do "não tenho nada, empresto 10 pra pagar com 15, mas aplico em algo que me dará um retorno de 25." No frigir dos ovos, fiquei com 10 (25 - 15). É isso que a questão ta dizendo. 
    Gab.: CERTO.

ID
1006663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma indústria que fabrica um único produto alcançou lucro líquido operacional de R$15.000 ao vender 50.000 unidades desse produto, tendo obtido receita total de R$ 200.000,00. Os custos variáveis dessa indústria consomem 60% de sua receita.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, considerando a análise custo-volume-lucro.

O grau de alavancagem operacional da empresa é superior a 5.

Alternativas
Comentários
  • Receita de Vendas=> 200.000,00
    (-) Custos variáveis=> 120.000,00 (60% x 200.000)
    (=) Margem de Contribuição=> 80.000,00
    (-) Despesas/Custos Fixos=> 65.000,00
    (=) Lucro Líquido=> 15.000,00
     
    Grau de Alavancagem Operacional = Margem de Contribuição / Lucro
    GAO = 80.000,00 / 15.000,00
    GAO = 5,33
  • IDEM


    Receita de Vendas=> 200.000,00
    (-) Custos variáveis=> 120.000,00 (60% x 200.000)
    (=) Margem de Contribuição=> 80.000,00
    (-) Despesas/Custos Fixos=> 65.000,00
    (=) Lucro Líquido=> 15.000,00

    Grau de Alavancagem Operacional = Margem de Contribuição / Lucro
    GAO = 80.000,00 / 15.000,00
    GAO = 5,33


ID
1006666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma indústria que fabrica um único produto alcançou lucro líquido operacional de R$15.000 ao vender 50.000 unidades desse produto, tendo obtido receita total de R$ 200.000,00. Os custos variáveis dessa indústria consomem 60% de sua receita.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, considerando a análise custo-volume-lucro.

A margem de segurança atual dessa empresa é superior a 10.000 unidades

Alternativas
Comentários
  • Receita de Vendas=> 200.000,00
    (-) Custos variáveis=> 120.000,00 (60% x 200.000)
    (=) Margem de Contribuição=> 80.000,00
    (-) Despesas/Custos Fixos=> 65.000,00
    (=) Lucro Líquido=> 15.000,00


    (=) Margem de Contribuição=> 80.000,00/50.000 unidades => 1,60 por unidade


    Ponto de Equilibrio Contabil (PEC) => DF+CF / MC unitária => 65.000/1,60 => 40.625 unidades


    Margem de Segurança => Neste caso é a quantidade em unidades que a entidade opera, além do ponto de equilíbrio.


    MS = 50.000-40.625=> 9.375 unidades
  • Margem de contribuição = Preço de venda - custos/despesas variáveis ( multiplicando tudo pela quantidade vendida - Q)

    MC x Q = Pv x Q - VxQ ,

    onde Pv x Q = Receita de vendas

    MC x Q = MC TOTAL

    MCT = receita de vendas - VxQ

    MC o valor é dado em reais mesmo quando é MCT , para achar a MC da total basta dividir pela quantidade vendida


ID
1019254
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O grau de alavancagem financeira (GAF) representa a capacidade que os recursos de terceiros apresentam de elevar os resultados líquidos dos proprietários do capital. Nesse sentido, determinada empresa apresentava os seguintes índices entre o ano X1 e o ano X3, GAF: X1=1; X2= 1,1, e X3= 1,2.

Assim, analisando os índices de alavancagem financeira compreendida entre esses anos, pode- se afirmar que
:

Alternativas
Comentários
  • GAF é um índice obtido pela divisão do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) pelo Retorno sobre o Ativo (RAT). O GAF mede quanto o capital de terceiros está contribuindo para gerar resultado para os acionistas.

    O GAF é expresso em índice, que é interpretado como segue:

     

    GAF = 1: alavancagem financeira é NULA.

    GAF > 1: alavancagem financeira FAVORÁVEL; o capital de terceiros está contribuindo para gerar retorno adicional a favor do acionista.

    GAF < 1: alavancagem financeira DESFAVORÁVEL; o capital de terceiros está consumindo o patrimônio líquido.

     

    Alternativa A.

  • Uma boa análisee!!!! Ao longo do período!! de fato, a alavancagem foi favorável, último período =1,2; isto é, os acionistas terão um retorno 20% a mais do que teria se não tivesse empréstimo de recursos


ID
1019263
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com o modelo Fleuriet de dinâmica financeira das empresas, a equação CCL > NIG, onde CCL = Capital Circulante Líquido, e NIG= Necessidade de Investimento em Giro, representa uma situação

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior for o CCL da empresa, menor será seu risco de insolvência. Logo, existe uma segurança financeira.


ID
1019266
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com o modelo Fleuriet, de dinâmica financeira das empresas, determinada empresa apresenta a seguinte estrutura financeira e de risco:

CCL < 0

NIG > 0

CCL < NIG

SD < 0

Onde,

CCL= Capital Circulante Líquido

NIG = Necessidade de Investimento em Giro

SD = Saldo do Disponível

Essa estrutura é típica de uma entidade que apresenta:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Vejo como uma questão de interpretação.

    Observe que o capital líquido, assim como o saldo disponível é menor (<) que 0, ou seja, a empresa está "negativada", no vermelho, portanto, não consegue cumprir com as suas obrigações e poderá vir a falência. ;)

    A insolvência é um estado em que o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe. Portanto um insolvente não consegue cumprir as suas obrigações (pagamentos). Uma pessoa ou empresa insolvente poderá ao final de um processo ser declarada em definitivamente insolvente, em falência ou em recuperação. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insolv%C3%AAncia)

  • Inicialmente, é necessário rever os conceitos:

    CCL = Capital Circulante Liquido (considera o financeiro e o operacional) ACirculante Total - PCirculante Total

    A questão está dizendo que está negativo, ou seja, estamos, em linguagem contábil rsrsrs, com o Passivo Circulante a Descoberto ok?

    NIG = Necessidade de Investimento em Giro (considera APENAS o operacional) ACirculante Operacional-PCirculante Operacional

    A questão disse que está positivo, mas o gestor nem deve se animar sabe porquê? Se o CCL está negativo, significa que o problema da empresa é o Financeiro (AFinanceiro-PFinanceito) já que a parte Operacional (demonstrada no indicador NIG) está positiva, sacou?


    Agora vamos para o Saldo do Disponível = CCL - NIG

    A questão informou que está negativo, ou seja, tudo isso por causa do danado do CCL. Como complemento de informação, o Saldo do Disponível funciona como reserva financeira.

    Se uma empresa não tem dinheiro nem para cobrir as suas obrigações financeiras, eu não posso considerar que ela está com equilibrio financeiro, baixo risco financeiro, médio risco financeiro e muito menos risco financeiro mínimo. Então, a resposta correta será ALTO RISCO DE INSOLVÊNCIA.




ID
1019269
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com o modelo Fleuriet, de dinâmica financeira das empresas, o efeito tesoura ocorre quando uma empresa apresenta por vários exercícios seguidos um crescimento do(a) :

Onde,

CCL= Capital Circulante Líquido
NIG= Necessidade de Investimento em Giro
SD = Saldo do Disponível

Alternativas
Comentários
  • O Efeito Tesoura ocorre quando a empresa expande demasiadamente suas vendas, sem que o capital de giro disponível cresça na mesma proporção. Esse crescimento nas vendas faz com que aumente também a Necessidade de Capital de Giro (NCG). Se não houver suporte de Capital de Giro (CCL), ou seja, saldo em tesouraria necessário a manutenção desse  novo patamar operacional, o crescimento exagerado pode deixar a empresa em dificuldade financeira, podendo mesmo levá-la a falência.

    Diante do exposto, entendo que a empresa tem uma Necessidade de Investimento em Giro (NIG) já que não tem Capital de Giro (CCL) suficiente para bancar o crescimento exagerado da vendas (Efeito Tesoura). 

    Logo, o gabarito é: B

    Espero ter ajudado.


ID
1046518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da análise de demonstrações contábeis com base em indicadores de desempenho.

Quanto maior for a relação entre a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido e a taxa de retorno sobre o ativo total, menor será o grau de alavancagem financeira presente nas operações da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior for a relação entre a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido e a taxa de retorno sobre o ativo total, MAIOR será o grau de alavancagem financeira presente nas operações da empresa.

    Taxa de Retorno do Patrimonio Líquido ou Rentabilidade do PL = Lucro Líquido / PL Médio

    Taxa de Retorno do Ativo Total ou Rentabilidade do Ativo = Lucro Líquido / Ativo Total Médio

    Grau de Alavancagem = Margem Operacional ou Margem de Contribuição / Lucro Líquido
    MC = PV - DV - CV

    O aumento no lucro da empresa refletirá positivamente nos três indicadores.
  • GAF = RSPL (Retorno s/ PL)

                RSA (Retorno s/ Ativo)

    Exemplo:  6(RSPL) / 2(RSA) = 3

    Se a relação fosse menor exemplo 6/5 menor seria tambem o GAF.





  • Alavancagem financeira e riscos[editar | editar código-fonte]

    A medida do grau de alavancagem financeira (GAF) de uma empresa é um importante indicador do grau de risco a que empresa está submetida. Se existe a presença de capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa estará "alavancada", ou seja, corre risco financeiro.

    Uma das fórmulas para calcular o GAF é :

    GAF = RPL/RAT

    sendo

    RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido

    RAT= Retorno sobre o Ativo Total= Lucro antes dos juros e do imposto de renda/Ativo Total

    Se o GAF = 1,0 a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (geralmente instituições financeiras) na estrutura de capital. Se o grau de alavancagem financeira é igual a 1, o risco financeiro é baixo .

    Se o GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno do Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros.

    Se o GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável. Neste caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno está sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.


    Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavancagem_financeira

  • GAF = (LLex / PL) / (LLex / AT)

    O grau de alavancagem financeira é uma relação direta entre o retorno sobre o patrimônio líquido e o retorno sobre o ativo total. 

    Logo, se aumentarmos o numerador (retorno sobre o PL), sem mexer no denominador, o GAF aumentará. 
    De forma contrária, se diminuirmos o denominador, sem mexer no numerador, o GAF também aumentará. 
    Resumindo, qualquer operação que aumente o quociente da divisão acima aumentará por via de consequência o grau de alavancagem financeira.A questão diz:


    "Quanto maior for a relação entre a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido e a taxa de retorno sobre o ativo total, menor será o grau de alavancagem financeira presente nas operações da empresa."

    Portanto, o termo menor, colocado logo após a vírgula, torna a questão ERRADA.



ID
1048465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação à análise econômico-financeira de empresas com base em demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.


A análise horizontal, que possibilita a avaliação de tendência, requer, em contextos inflacionários, a indexação dos valores apresentados para análise. Por outro lado, a análise vertical, que possibilita a avaliação da estrutura dos relatórios contábeis, não demanda esse procedimento, pois lida com valores relativos.

Alternativas
Comentários
  • A análise vertical e horizontal presta-se fundamentalmente ao estudo de tendências.

    A análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras.

    Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base.

    Convém atribuir, no balanço patrimonial, peso 100 ao total do ativo e relacionar todas as

    contas dessa demonstração com esse total. Na demonstração de resultados convém atribuir

    peso 100 à receita líquida.

    A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e,

    através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria

    empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.

    Mostra, por exemplo, qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a

    participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e a longo

    prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo

    permanente, etc. A comparação com seus correspondentes do ramo de atividade da empresa

    permite verificar a tipicidade dessas alocações.

    A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de

    exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios,

    permitindo uma idéia da tendência futura.

    A análise horizontal é afetada pela inflação. É necessário transformar todos os valores em

    valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do

    poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das

    contas.

    È recomendável que ambas as análises sejam usadas em conjunto. De fato, ambas

    devem ser entendidas como uma única técnica de análise.


    Fonte - 

    COMO ELABORAR E INTERPRETAR UMA ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

    Afonso Celso B. Tobias

  • certo conforme explicado pelo capitão nascimento.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Mais uma questão sobre análise horizontal e vertical. Não custa nada relembrar que a análise vertical, também chamadade análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras.

    Já a análise horizontal trata de avaliação temporal, de tendências entre períodos. É uma técnica que parte da comparação do valor de cada item do demonstrativo, em cada período, com o valor correspondente em um determinado período anterior, considerado como base.


ID
1062112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das taxas de retorno e dos indicadores de estrutura de capital e solvência, julgue o item a seguir.

Segundo o termômetro de Kanitz, o fator de insolvência superior a zero indica que a empresa possui maior possibilidade de vir a falir, ou seja, quanto mais alto e positivo for o fator de insolvência maior será o risco de falência da empresa.

Alternativas
Comentários
  • O termômetro de solvabilidade de Kanitz, vem sendo utilizado desde a década de 70, para que possa ser avaliada a chamada solvência das empresas.

    Houveram muitos problemas ocorridos com falências e concordatas nos anos 70 e 80, devidos aos choques econômicos, de Câmbio e de petróleo, afetando substancialmente o desempenho de empresas privadas e públicas.

    pode-se dizer que caso o fator de insolvência se situe entre 0 e 7 a empresa está numa situação de solvência. Quanto mais o fator se aproxime de 7, melhor a situação da empresa. 
    Se O fator de insolvência se situar entre 0 e -3, a empresa corre sérios riscos de problemas financeiros. Se o fator após os cálculos ficar em entre -3 e -7 pode-se dizer que a empresa está insolvente, com grande possibilidades de abrir concordata ou falência. 
    Por último lembramos que a aplicação desta fórmula Demanda bastante tempo e dedicação e também alertamos que não é a única forma de avaliação para a solvência das empresas.


    Stephen Kanitz, com sua grande capacidade de análise, conseguiu então na época, através de uma fórmula matemática, após analisar diversas demonstrações financeiras, em séries estatísticas de diversos segmentos econômicos, definir com um único número se a empresa estaria solvente ou não.

    Este índice então nos dá a possibilidade de definir se uma determinada empresa está em condições de honrar seus compromissos financeiros, bem como de definir se ela terá possibilidade de se manter no mercado em que ela atua nos próximos anos.

  • Gabarito: ERRADO.

    Resumindo as explicações da colega acima, temos que o índice:

    De 0 a 7 .... Solvente;

    De -3 a 0 ... Risco de Falência;

    De -7 a -3 ... Insolvente.

    Nesse caso, o erro da questão está em dizer que quanto MAIS ALTO e POSITIVO.....

    Bons estudos! ;)


  • O Professor Stephen Charles Kanitz elaborou um modelo de previsão de falências, também conhecido como fator de insolvência, e apelidado de termômetro de Kanitz.
    Esse fator é obtido a partir de informações de balanços contábeis de empresas, cuja fórmula é a seguinte

    O cálculo gera um número denominado de Fator de Insolvência, que precisa ser analisado por uma escala (o Termômetro de Insolvência) e indica três situações diferentes: 
    Solvente - valores positivos (0 a 7) 
    Penumbra - de –1 a –3 (situação intermediária)
    Insolvente - valores abaixo de –3
    A questão inverteu o conceito. Quanto maior o fator de insolvência MENOR será o risco de falência da empresa.
    Gabarito: ERRADO.
  • Grau de possibilidade de falência das empresas.

     

    Área de solvência – enquadram-se nessa área as empresas que apresentam fator de insolvência maior que zero, sendo aquelas com
    menores riscos de quebra. Nesse sentido, a probabilidade de insolvência diminui à medida que o fator de insolvência se eleva.

     

    Área de penumbra – enquadram-se nessa área as empresas que apresentam fator de insolvência entre zero e –3. Nessa área estão as
    empresas que se encontram em uma situação perigosa e, portanto, merecem atenção especial.

     

    Área de insolvência – enquadram-se nessa área as empresas que apresentam fator menor que –3. Nessa área estão as empresas que têm
    maiores probabilidades de falência, sendo que as possibilidades aumentam à medida que o fator diminui.

     

    Solvente - valores positivos (0 a 7) 

     

    Penumbra - de –1 a –3 (situação intermediária)

     

    Insolvente - valores abaixo de –3

     

    Gabarito errado

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    O Termômetro de Kanitz é um modelo desenvolvido pelo professor Stephen Charles Kanitz a partir de uma análise estatística, criando uma escala com base em índices compostos de liquidez elaborando um instrumento para prever o grau de possibilidade de falência das empresas. Para tanto, foram analisadas aproximadamente 5.000 demonstrações contábeis de empresas brasileiras. Sua fórmula é dada pela expressão:

    Onde I a I são alguns indicadores de liquidez, estrutura e rentabilidade de uma empresa. Quando maior o FIK (Fator de Insolvência de Kanitz), menor a possibilidade de falências.


ID
1062115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das taxas de retorno e dos indicadores de estrutura de capital e solvência, julgue o item a seguir.

O modelo DuPont originalmente era uma maneira de decompor o retorno sobre o ativo em dois fatores, que, analisados de forma isolada, representavam a margem líquida e o giro dos ativos.

Alternativas
Comentários
  • O chamado método du pont é muito conhecido, sendo uma forma gráfica e analítica de demonstrar o retorno sobre o investimento, a partir da integração entre os índices de atividade (giro do ativo) e a margem líquida, o que mostra, de forma sistemática, como é determinada a lucratividade do investimento.

    Fonte: Análise financeira das empresas, página 265. Autor José Pereira da Silva.

  • Índice Du - Pont também conhecido como: Retorno sobre o Ativo; Retorno sobre Investimentos e Retorno sobre Capital Empregado. Esse índice dar-se-á pela seguinte fórmula.

    RCE= MARGEM LÍQUIDA x GIRO DO ATIVO

    Portanto, questão correta.

  • O modelo DuPont ou Retorno do Ativo ou ainda ROA (Return on Assets) = LLE / Ativo Total.
    Porem, originalmente temos que ROA = Margem Líquida x Giro do Ativo Total, que, ao desmembrarmos, temos:
    ROA = ( LLE / Vendas ) x ( Vendas / Ativo Total )
    ROA = ( LLE / Vendas ) x ( Vendas / Ativo Total )
    ROA = LLE / Ativo Total
    Gabarito: CERTO.
  • Retorno sobre Ativo = LL / AT.
    ou 
    Retorno sobre Ativo = ML x G.A
    ML: LL/Vendas Líquidas
    G.A: Vendas Líquidas /Ativo

    Assim, fazendo a operação chegamos à formula 
    do Retorno sobre o Ativo ;)

  • Gabarito: Certo. 

    Comentário

    O Modelo DuPont verifica justamente a participação da lucratividade (margem) e da produtividade (giro) no retorno da entidade. A equação de DuPont indica a rentabilidade vista de uma maneira gerencial, baseada na seguinte identidade:

    Ou seja, isso equivale a dizer que a fórmula (ou equação) DuPont permite à empresa decompor seu retorno em dois componentes: lucro sobre as vendas e eficiência no uso dos ativos.

    O único questionamento que se faz advém do fato de que o retorno sobre o ativo é obtido a partir da margem operacional ajustada, não margem líquida. Todavia, o CESPE considerou a questão como certa.

  • A banca misturou ROE com ROA, "entuchou" tudo na mesma Rentabilidade e deu como correta!!! Ah... vá!!! Qual a credibilidade do Palhaço?

    A equação de DuPont realmente avalia a Rentabilidade sob a ótica da Lucratividade (Margens) x Produtividade (Giros)

    Ocorre que, se a variante da fórmula for por meio do Retorno sobre o Ativo (ROA) (como menciona a questão), a Fórmulaa da rentabilidade será:

    ROA = Margem OPERACIONAL x Giro do Ativo

    A questão ignorou e afirmou que será a Margem líquida (LL/Vendas líquidas). Margem OPERACIONAL é = NOPAT/Vendas Líquidas.

    GABARITO DEVERIA SER ERRADO.


ID
1062121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das taxas de retorno e dos indicadores de estrutura de capital e solvência, julgue o item a seguir.

O grau de alavancagem financeira é a razão entre a taxa de retorno sobre o investimento e a de retorno sobre o ativo.

Alternativas
Comentários
  • Alavancagem financeira e riscos

    A medida do grau de alavancagem financeira (GAF) de uma empresa é um importante indicador do grau de risco a que empresa está submetida. Se existe a presença de capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa estará "alavancada", ou seja, corre risco financeiro.

    Uma das fórmulas para calcular o GAF é :

    GAF = RPL/RAT

    sendo

    RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido

    RAT= Retorno sobre o Ativo Total= Lucro antes dos juros e do imposto de renda/Ativo Total

    Se o GAF = 1,0 a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (geralmente instituições financeiras) na estrutura de capital. Se o grau de alavancagem financeira é igual a 1, o risco financeiro é baixo .

    Se o GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno do Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros.

    Se o GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável. Neste caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno está sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alavancagem_financeira

  • A questão ta dividindo retorno do ativo por retorno do ativo. Investimento nesse caso é sinônimo de ativo.

    O GAF é um índice obtido pela divisão do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL = LLE/PL) pelo Retorno sobre o Ativo (RAT = LLE / Ativo).

    O GAF mede quanto o capital de terceiros está contribuindo para gerar resultado para os acionistas.

    Gabarito: ERRADO.


  • O grau de alavancagem financeira é a razão entre a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido e a taxa de retorno sobre o ativo total. 
    Gabarito: Errado.

  • Retorno sobre Investimento = Retorno sobre Ativo = Retorno sobre Capital empregado.
    ;)

  • O grau de alavancagem financeira é a razão entre a taxa de Retorno sobre o Patrimônio Líquido e a de Retorno sobre o Ativo.

  • Gabarito: Errado. 

    Comentário

    O conceito de alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros. O Grau de Alavancagem Financeira, como vimos, é dado pela fórmula:

    A banca afirmou que o GAF é a razão entre a taxa de retorno sobre o investimento e a de retorno sobre o ativo. Vemos que os conceitos de retorno sobre o investimento e de retorno sobre o ativo são os mesmos, já que o ativo de uma empresa é o conjunto dos seus investimentos. 


ID
1076560
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Taxa Interna de Retorno (TIR) do fluxo financeiro de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • O VPL é o resultado da diferença emtre o valor dos fluxos livres de caixa trazidos ao período inicial e o valor do investimento.

    A TIR representa a taxa de desconto que iguala, em um único momento, os fluxos de entrada com os de saída de caixa, portanto VPL=0.


ID
1076563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Se uma empresa (sociedade anônima) se financiar parcialmente através da emissão de títulos, pagando taxa de juros fixa,

Alternativas

ID
1088635
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Cia. Cars comprou um terreno por R$ 10.000,00 para utilizar como estacionamento. Para isso, contraiu um financiamento de terceiros no valor de R$ 6.000,00, com uma taxa de juros de 10% ao ano e complementou o restante com recursos próprios.

A empresa projeta que o ativo irá gerar receitas anuais de R$ 1.000,00.

Considerando esta projeção de receita e desconsiderando os efeitos tributários, o grau de alavancagem financeira da Cia. Cars é de

Alternativas
Comentários
  • GAF= (LL/PL)/(LL+DF)/A

    Com as informações podemos deduzir que:

    Ativo=10.000

    Passivo=6000

    PL=4000

    LL= lucro líquido (lucro bruto - despesa financeira) 1000 - 600 = 400)

    DF= despesa financeira (6000x10%=600 anual)

    GAF=(400/4000)/(400+600/10000)

    GAF= 0,1/0,1

    GAF= 1

    Se alguém encontrar erro, por favor corrija. Obrigada!


  • N entendi pq vc considerou os juros no cálculo do ROA. Não seria o lucro líquido?

    Alguém aí sabe responder?
  • O Grau de alavancagem financeira é calculado da seguinte forma: Pegamos o lucro líquido e dividimos pelo patrimônio líquido. Esse resultado nós dividimos pelo resultado da razão entre lucro líquido + despesa financeira / ativo.
    No caso em tela, fica assim:
    400/4.000 = 0,1.
    400+600/10.000 = 0,1.
    0,1 / 0,1= 1.

  • GAF = RPL/RAT

    sendo

    RPL[11]= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido

     

    RAT[12]= Retorno sobre o Ativo Total= Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros/Ativo Total [8]

    Se GAF = 1,0, a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (que são, geralmente, instituições financeiras) na estrutura de capital. O risco financeiro é baixo .


ID
1112005
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O método DuPont analisa o desempenho do retorno de uma empresa, com base neste método e nos dados abaixo, assinale a alternativa correta:

Vendas Líquidas: $120.000,00.
Ativo Operacional: $230.000,00.
Lucro Operacional: $35.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Método Dupont 

    Rentabilidade= Giro de ativo x Margem Líquida
    Rent= Vendas Líquidas/Ativo médio x Lucro Operacional/Vendas Líquidas
    Rent= Lucro Operacional/Ativo médio
    Rent = 35/230 = 0.1522
    R.: b)

ID
1117633
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise de uma estratégia empresarial pode estar baseada na utilização do VPL (valor presente líquido), onde os fluxos de caixa incrementais são associados a decisões de investimento. Para se poder fazer a análise, algumas ferramentas analíticas são utilizadas, tais como:

I. Arvore de decisão.
II. Análise de cenários.
III.Análise do ponto de equilíbrio

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
1150540
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O conceito de “capital de giro líquido” refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Também chamado de capital circulante líquido, corresponde à diferença aritmética entre o ativo circulante e o passivo circulante e representa a medida da liquidez da empresa, refletindo sua capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes.

  • c) A uma equação resultante do valor do ativo circulante menos o valor do passivo circulante.

  • E o capital de giro líquido?

    Até aqui, fica relativamente fácil entender o capital de giro e a sua importância para a empresa. Mas precisamos ir um pouco além para abordar o conceito de capital de giro líquido (CGL).

    Primeiro, as semelhanças: ambos levam em consideração o ativo circulante e o passivo circulante do negócio, formados por receitas e despesas financeiras e operacionais.

    A diferença é que o capital de giro se restringe àquilo que está relacionado com a operação da empresa, excluindo, por exemplo, o seu saldo disponível (ativo) e empréstimos (passivos), que entram na conta do capital de giro líquido, também chamado de capital circulante líquido (CCL).

    Assim, o CGL corresponde ao valor necessário para que o empreendedor honre todos os seus compromissos financeiros no curto prazo.

  • GABARITO:  c) A uma equação resultante do valor do ativo circulante menos o valor do passivo circulante.


ID
1169908
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A avaliação financeira de um projeto de investimento leva em consideração alguns itens, como a taxa de desconto, que é definida, segundo Sobral e Peci (2013), como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Taxa de Desconto é o custo de capital utilizado em uma análise de retorno. Ela pode ser calculada de várias formas diferentes, por não se tratar de uma ciência exata. Uma das formas mais conhecidas é o WACC do inglês Weighted Average Capital Cost (Custo Médio Ponderado do Capital).

  • a) errada, definição de VPL

    c) errada, definição de custo oportunidade

    c) GABARITO

    d) errada, definição da TIR

    Fonte: PECI


ID
1178386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à análise econômico-financeira das organizações, inclusive em seus aspectos qualitativos, julgue os próximos itens.

As variações no poder de alavancagem financeira são diretamente proporcionais às variações no volume de recursos onerosos empregados na organização.

Alternativas
Comentários
  • ??? Entendi assim: As variações no poder de alavancagem financeira ( capacidade de se endividar) são diretamente proporcionais às variações no volume de recursos onerosos (dívida) empregados na organização. Como é possível que a capacidade de endividar-se aumente à medida que aumenta a dívida? Pelo contrário, diminui. É inversamente proporcional, não diretamente. Entendi errado?

  • Se a variação do poder de alavancagem é positiva, quer dizer que pode ter havido um aumento de recursos onerosos (capital de terceiros), por isso que quanto maior o poder de alavancagem, maior é o risco corrido, devido a quantidade de juros destinadas aos terceiros.


    GAF (Grau de alavancagem Financeira) = RPL (Retorno sobre Pat. Liq.) / RAT (Retorno sobre o ativo total)


    Se o ativo total aumenta mais que o Patrimonio Liquido, quer dizer que esta aumentando o Capital de Terceiros (Passivo) e consequentemente aumentando o GAF, ou seja, o poder de alavancagem.

    É meio complexo, mas espero estar certo e ter ajudado!! 


  • GABARITO: CERTO


    Minha "teoria":

    "alavancagem financeira positiva ocorre quando o custo do capital de terceiros é menor que o retorno sobre o ativo operacional"

    "alavancagem financeira negativa ocorre quando o custo do capital de terceiros é maior que o retorno sobre o ativo operacional"


    ASSIM:

    Se o poder de alavancagem aumentar, significa que a empresa está captando mais recursos onerosos (ex. empréstimos bancários com custos_ex juros), pois isso é vantajoso para a empresa (ou seja, é melhor a empresa captar recursos de terceiros onerosos que que investir do seu caixa operacional). Ora, se não fosse vantajoso, ela iria "abrir mão" de captar recursos onerosos de terceiros, e consequentemente a alavancagem financeira diminuiria.

    Logo, é diretamente proporcional...


  • Essa variação varia de empresa para empresa.

    ALAVANCAGEM POSITIVA

    Empréstimos de R$ 10 - Alavancar de R$ 20 lucro

    Empréstimos de R$ 15 - Alavancar de R$ 30 lucro

    Empréstimos de R$ 20 - Alavancar de R$ 40 lucro

    OU

    ALAVANCAGEM NEGATIVA

    Empréstimos de R$ 10 - PREJUÍZO de R$ 5

    Empréstimos de R$ 15 - PREJUÍZO de R$ 10

    Empréstimos de R$ 20 - PREJUÍZO de R$ 20

    Ou seja, a variações no volume de recursos de terceiros é proporcional à variações no poder de alavancagem financeira, sendo ela positiva ou negativa.

  • O capital de terceiros é qualquer tipo de fundo obtido pela empresa via empréstimos, crédito junto a fornecedores e outros recursos onerosos que sejam obtidos através de uma entidade alheia a empresa (um terceiro). 

    A alavancagem financeira consiste em tomar recursos de terceiros a um determinado custo e investir esses recursos em sua atividade a uma taxa de retorno maior que o custo de captação deste capital, sendo que essa diferença se apresenta como ganho do proprietário. Em outras palavras, é o impacto do uso de capitais de terceiros na geração de valor.

    Um assunto recorrente nos estudos acerca de estrutura de capital é a existência ou não de uma estrutura de capital ideal, também conhecida por estrutura ótima de capital, que é a proporção de recursos próprios e de terceiros a ser mantida por uma empresa que leva à maximização da riqueza de seus acionistas.

    A doutrina é rica de autores que enfatizam que quanto maior o nível de dívida de uma empresa em relação ao total de seu ativo, maior será sua alavancagem financeira. O endividamento proveniente da alavancagem financeira, apesar do aumento dos riscos relacionados a continuidade da empresa, pode ser encarado como um ponto forte, desde que a empresa obtenha sucesso. 

    Gabarito: CERTO.

  • Gabarito: Certo. 

    Comentário

    A alavancagem financeira (leverage) consiste no aumento relativo dos resultados líquidos por meio de financiamentos de terceiros. A análise da alavancagem financeira tem por escopo avaliar a eficiência na aplicação dos recursos alheios e no aumento da rentabilidade do capital próprio.

    Sendo assim, quanto mais recursos onerosos (passivo) a empresa tiver, maior a possibilidade de alavancar a rentabilidade dos acionistas. Isso só vai se concretizar, conforme falei, se o endividamento for saudável o suficiente para tal, ou seja, o custo da dívida for menor que a rentabilidade do ativo.

  • Acredito que matematicamente podemos comprovar da seguinte forma:

    AF= ROE/ROI = LL/PL / LL+DFLíq/PL+P = LL/PL x PL+P/LL+DFLíq -> P está no numerador da expressão, logo é diretamente proporcional a AF.

    AF= alavancagem financeira

    LL+DFLíq = NOPAT

  • Podemos chegar à resposta partindo da Fórmula da Alavancagem Financeira.

    AF = ROE / ROI -> retorno sobre o PL / retorno sobre ativos

    Considerando um aumento nos recursos onerosos (Passivo Exigível, Capital de Terceiros), tem-se que o PL diminui sua participação, pois o Passivo Exigível aumentou, e o Ativo Total aumentou, decorrente do aumento do PE

    Assim, o mesmo retorno representa um aumento no retorno sobre o PL (ROE) maior do que o retorno sobre o ativo (ROI). Logo, a alavancagem financeira aumentará.

    Portanto, o aumento de recursos onerosos, gera aumento da alavancagem -> diretamente proporcionais

  • Relação direta entre risco e retorno (maior risco/endividamento p/ maior retorno) >> Diretamente proporcional.

    GAF >1 (Positiva)

    Gab. C


ID
1181674
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com Ross (2008:42-43), a fórmula que define o Capital de Giro Líquido de uma empresa é igual:

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Ativo circulante - Passivo circulante= Capital de Giro Líquido


ID
1183855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

ativo operacional médio ____________________ R$ 3.000.000
giro do ativo ________________________________ 4
retorno sobre investimentos (ROI) _______ 20%
imobilização do patrimônio líquido ______ 0,9


Considerando as informações acima, relativas à empresa hipotética X, julgue os próximos itens.

A margem operacional de lucro da empresa X é igual à metade do retorno sobre investimentos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar na solução desta questão!?

  • Se eu não me engano,

    ROI = margem x giro ou ROI = lucro operacional/ativo operacional médio

    Margem = lucro operacional/vendas

    Giro = vendas/ativo operacional médio

    Utilizando a primeira fórmula do ROI, temos que:

    0,2 = margem x 4 ---> margem = 0,05

    Metade do ROI = 0,1

    Questão ERRADA.


  • Primeiro  vamos encontrar o lucro operacional através da formula do ROI :

    Retorno sobre investimento = Lucro operacional / ativo operacional

    0,2 = Lo/ 3.000.000 >>> = 600.000

    Segundo vamos encontrar as vendas liquidas através da formula giro do ativo:

    Giro do Ativo = Vendas líquidas / ativo operacional

    4 = VL / 3.000.000 >>> = 12.000.000

    Por último  vamos encontrar a Margem operacional pela fórmula:

    Mo = Lo / VL

    Mo = 600.000/ 12.000.000 >>>> = 0,05 

    Como visto a metade do ROI é 0,1 e a Margem operacional resulta em 0,05

    Gabarito errado

     


ID
1236856
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O campo das finanças está intimamente relacionado com a economia (Gitman 2003). O princípio econômico básico usado na administração financeira___________________ - o princípio de que as decisões financeiras devem ser tomadas e as ações, praticadas somente quando os benefícios adicionais excedem os custos adicionais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Marginal em economia significa benefício extra com o incremento de uma unidade

  • Já que a maioria das empresas opera dentro da Economia, o administrador financeiro deve compreender o arcabouço econômico e estar atento às conseqüências dos vários níveis de atividade econômica e das mudanças na política econômica. O princípio econômico básico usado em administração financeira, de acordo com Gitman (1997), é a análise marginal — princípio segundo o qual devem ser tomadas decisões financeiras e realizadas ações, somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Quase todas as decisões financeiras implicam a avaliação dos benefícios marginais versus os custos marginais, daí a importância de um conhecimento básico da Economia. Segundo Gropelli e Nikbakht (1998), os administradores financeiros são responsáveis por encontrarem as melhores e as mais baratas fontes de fundos e para investi-los na melhor e mais eficiente combinação de ativos, tentando encontrar, com isso, a combinação de recursos disponíveis que obterá o mais alto retorno ao maior risco.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAH0oAC/funcoes-administracao-financeira

  • Acertei respondendo mais por dedução do que conhecimento. Se excedeu, sobrou ou restou,  ficou às margens, ou seja, marginal.

  • A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para adotá-la.

  • Qual o fundamento dessa questão?

  • NUNCA NEM VI


ID
1241845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Os dirigentes de uma empresa desejam determinar o grau ótimo de alavancagem financeira e consideram alguns gráficos que mostram a relação do custo médio ponderado de capital (CMPC) em função da participação de terceiros nos recursos de longo prazo da empresa (D/C).

A alavancagem ótima implicará o uso, tanto de recursos de terceiros quanto de recursos próprios, se o gráfico considerado for

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Equilibrando os investimentos próprios com os capitais de terceiros utilizados para alavancar os ganhos.


ID
1241848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo a teoria desenvolvida por Franco Modigliani e Merton Miller, em uma situação sem impostos, de mercados completos perfeitamente competitivos e sem externalidades, o valor de uma empresa no mercado depende apenas da qualidade e quantidade de seus ativos (investimentos), e não da forma pela qual são financiados. Nessa situação, para uma empresa, o custo médio ponderado de capital

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B! 

    Independe do seu grau de alavancagem financeira e sim "apenas da qualidade e quantidade de seus ativos (investimentos), e não da forma pela qual são financiados."

  • A palalvra chave dessa questão é "em uma situação sem impostos, de mercados completos perfeitamente competitivos e sem externalidades", pois sem impostos ou qualquer externalidades, o Grau de Alavancagem Financeira é igual a 1.

  • O GAF - grau de alavancagem financeira, é definido como uma variação percentual no lucro por ação que resulta de uma dada variação percentual no lucro antes dos juros e impostos . 

    Só a título de curiosidade, a alavancagem financeira começa onde termina a alavancagem operacional, ampliando ainda mais os efeitos de variações no nível de vendas sobre o lucro por ação. Pos esta razão, a alavancagem operacional as vezes é chamda de alavancagem de primeiro estágio e a alavancagem financeira, de alavancagem de segundo estágio.

    Resposta letra B!

    fonte : fundamentos da moderna adm financeira - Brigham e Houston - editora campus.


ID
1293580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa Saturno & Júpiter apresentou os seguintes dados, em reais, relativos a 2011:

Lucro gerado pelos ativos -------------------- 15.000
Receitas líquidas ------------------------------- 85.880
Financiamento a curto + a longo prazo ----- 25.000
Lucro líquido ----------------------------------- 3.565
Patrimônio líquido ----------------------------- 16.600
Ativo total --------------------------------------- 56.600
Passivo de funcionamento -------------------- 15.000
Exigível total ----------------------------------- 40.000

Pelas informações apresentadas, verifica-se que o retorno sobre o investimento e a margem operacional são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ROI= (Lucro gerado pelos ativos)/(Financiamento a curto + a longo prazo+ Patrimônio Líquido)

    ROI = 15.000/(25.000+16.600)=  36%MO= (Lucro gerado pelos ativos)/(Receitas líquidas) MO= 15.000/(85.880) = 17,5%,Gabarito: A.
  • Investimento  Ativo Total - Passivo de Funcionamento  =  Passivo Oneroso + Patrimônio Líquido

     

    ROI = Lucro Operacional dos Ativos / Investimento Operacional = 15.000 / (56.600 - 15.000) = 0,36 = 36%

     

    Margem de Lucro Operacional = Lucro Operacional / Vendas Líquidas = 15.000 / 85.880 = 0,175 = 17,5%

     

    Letra A

     

     

  • Não é permitido homeschooling no Brasil, conforme decisão do STJ, então não existe essa hipótese de atipicidade.

  • Caro José, essa questão não é bem simples assim, não é 8 ou 80, existe casos específicos que permitem sim, isso é questão para discursiva! até pq o Judiciário não legisla, existe arts. inclusive na CF/88 que abraça essa causa, enfim mudanças virão!

  • Caro amigo José, o tema é bem mais profundo, então vamos lá:

    Primeiro ponto: esse tema foi julgado via Recurso Extraordinário no STF e não no stj.

    Segundo ponto da questão: essa modalidade, que na verdade se divide em outras sub-modalidades, não foi proibido no país, no momento só não há como exercer esse direito por ausência de norma regulamentadora, mas se futuramente surgir uma lei federal que trate sobre o tema, trazendo inclusive, a grade curricular, poderá sim ser praticado, conforme decisão do Supremo.

    Por último: no que refere a essa alternativa em específico, o termo "instrução", trago, não diz respeito só a instrução formal, mas a informal também, sendo assim ,se o pai procurar por meios próprios alfabetizar seus filho, por exemplo, o fato é atípico, isso porque ocorreria uma ausência de tipicidade material da conduta.


ID
1306129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito das diretrizes de alocação de receitas, custos e despesas operacionais e capital empregado das EPST.

O capital de giro médio mensal necessário para as operações da prestadora é obtido tomando-se a fração de 1/12 do montante representado pela soma do custo dos serviços prestados e das despesas gerais e administrativas da parte de despesas do plano geral para separação e alocação de contas (PGSAC).

Alternativas
Comentários
  • Resolução nº 619/2013 - Anatel 

    "5.1.3.3 O caixa e outras disponibilidades devem ser considerados de maneira indireta tomando-se a fração de 1/12 do montante representado pela soma do Custo dos Serviços Prestados e Despesas Gerais e Administrativas da parte de Despesas do PGSAC. Esse valor representa o capital de giro médio mensal necessário às operações da prestadora"


  • Questão bem específica, relacionada a normatização da ANATEL sobre o Regulamento de Separação e Alocação de Contas – RSAC, Resolução nº 619/2013. Vejamos o dispositivo abordado (quase literalmente) no comando da questão:

    5. Diretrizes de Alocação de Receitas, Custos e Despesas Operacionais e Capital Empregado
    ...
    5.1.3.3 O caixa e outras disponibilidades devem ser considerados de maneira indireta tomando-se a fração de 1/12 do montante representado pela soma do Custo dos Serviços Prestados e Despesas Gerais e Administrativas da parte de Despesas do PGSAC. Esse valor representa o capital de giro médio mensal necessário às operações da prestadora.
    Questão de cunho bastante decorativo. 

    Gabarito: CERTO.

ID
1309219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

                                                                                      2013                  2012

índice de endividamento geral                                    1,8400               1,7300

indicador de liquidez corrente                                    1,4600                1,5200

indicador de liquidez seca                                           0,7300                0,7200

relação de capital de terceiros/capital próprio            1,1800                1,3500

retorno sobre o ativo                                                   0,0800                0,0500


Considerando os dados apresentados na tabela acima, relativos à análise econômico-financeira de determinada empresa, julgue o  item   subsecutivo.

O capital de giro da empresa é positivo nos dois anos.

Alternativas
Comentários
  • Capital de Giro = Capital Circulante Líquido = Ativo Circulante - Passivo Circulante


    Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante


    Se A Liquidez Corrente é POSITIVA, significa que o Ativo Circulante é MAIOR que o Passivo Circulante. Logo, o Capital de Giro também é POSITIVO.

  • Só uma correção, não é liquidez corrente positiva e sim maior que 1, vejamos:

    "Resultado da Liquidez Corrente:

    Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

    Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

    Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso."

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/indices-de-liquidez.htm

ID
1309225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à administração financeira, julgue o  item  subsequente.

Com base na estimativa de fluxo de caixa de uma indústria, mostrada na tabela abaixo, é correto afirmar que, se a taxa de retorno mínimo exigido for igual a 10%, o valor presente líquido do fluxo de caixa será inferior a R$ 1.200.000.


                                                       ano 0           ano 1        ano 2        ano 3         ano 4        ano 5
              saída de recursos         1.000.000
              entrada de recursos                         300.000    300.000    500.000     500.000     600.000


Alternativas
Comentários
  • VPL = FC1 + FC2 / (1+i)^n...

    VPL=-1000000+(300000/(1,1)^1)+(300000/(1,1)^2)+(500000/(1,1)^3)+(500000/(1,1)^4)+(600000/(1,1)^5)

    VPL= 610.378,08

    RESPOSTA CERTA


  • Tudo que saiu: 1.000.000

    Tudo que entrou: (300000/(1,1)^1)+(300000/(1,1)^2)+(500000/(1,1)^3)+(500000/(1,1)^4)+(600000/(1,1)^5)  

    Veja que as divisões  pelo fator (1,1) representam os valores da tabela passados para a data focal 0 (zero). 



    Tudo que entrou = 272.727 + 247.933 + 375.657 + 341506 + 372.552 = 1.610.375  (desprezando centavos)


    LOGO, tudo que entrou - tudo que saiu =  1.610.375  -  1.000.000  =  valor menor que 1,2 milhões.   Assim, a afirmativa está correta. 

  • Gente...pelo amor...ninguém vai fazer uma conta dessas na hora da prova!

  • CPR, eu fiz por aproximação, como o resultado é bem diferente de 1.200.000, deu certo. Demorei uns 3 minutos só... Fiz: (300k/1,1 + 300k/1,2 + 500k/1,3 + 500k/1,4 + 600k/1,5) - 1000k. E ainda as divisões eu fiz de cabeça de forma aproximada tb...

  • Sem descontar a TIR, a soma das PMT é 2.200.000.

    Foi investido 1.000.000, assim nos resta 1.200.000.

    Logo, se descontarmos a TIR o VPL é menor que 1.200.000. 

     

    Mas é claro que eu só pensei em resolver assim depois de perder bons minutos trazendo tudo a VP! haha

  • Calculando o VPL, temos:

    VPL = 300.000/1,10 + 300.000/1,10 + 500.000/1,10 + 500.000/1,10 + 600.000/1,10 – 1.000.000

    VPL = 300.000/1,10 + 300.000/1,21 + 500.000/1,331 + 500.000/1,4641 + 600.000/1,6105 – 1.000.000

    VPL = 610.380 reais

               Item CORRETO.