- ID
- 178489
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- DPU
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
Acerca das correntes de análise que emergiram a partir do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.
Acerca das correntes de análise que emergiram a partir do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.
A reconceituação, movimento ou processo que emergiu em 1965, constitiu um marco na história do serviço social latino-americano. Uma das conquistas desse movimento foi
O movimento de Reconceituação da profissão do Serviço Social, marcado pela ditadura militar vivenciada em nosso país durante os anos de 1965 a 1985, contempla um processo no qual se registram as direções intrínsecas da profissão.
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que
A partir do movimento de reconceituação do serviço social novas perspectivas surgem para o desempenho da profissão. Em áreas como planejamento, gestão e execução de políticas, programas e projetos e serviços sócio assistenciais o assistente social vem ganhando visibilidde. A partir deste contexto a profissão assume crescente papel:
I. Na construção do direito social das classes subalternizadas na sociedade brasileira.
II. No plano da seguridade social.
III. Nos Fóruns e Conselhos vinculados as políticas sócio assistências.
De acordo com estudos de Marilda Iamamoto, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, emergido na metade dos anos __________ e prolongando-se por uma década - foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente__________ . Dominado pela_________ ao tradicionalismo profissional, implicou um/uma global da profissão: de seus fundamentos ídeo-teóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção____________ da prática profissional e de seu modis operandi.
Escolha a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Julgue os itens seguintes, referentes aos conceitos de instituição.
O movimento de reconceituação do serviço social produziu reflexões sobre as práticas institucionais e, independentemente das correlações de forças existentes no interior das instituições, transformou significativamente o fazer profissional do assistente social.
O campo sócio-jurídico é um dos campos de atuação profissional
do assistente social que mais utiliza o estudo social, pois esse
processo metodológico constitui importante suporte para aplicação
de medidas judiciais. Com relação a esse assunto, julgue o
próximo item.
O trabalho do assistente social na instituição judiciária foi, historicamente, direcionado pelo modelo de abordagem individual, particularmente as etapas metodológicas da investigação e do diagnóstico que compõem o estudo social, mesmo após o movimento de reconceituação.
A respeito do movimento de reconceituação no contexto dos fundamentos histórico, teórico e metodológico, assinale a opção correta.
Sobre o Serviço Social ou trabalho social no contexto latino-americano, analise as assertivas:
I. O Serviço Social latino-americano foi implantado a partir da década de 1960, paradoxalmente, a partir da concepção de desenvolvimento social alicerçada na autocracia burguesa que vigorou nesse mesmo período.
II. A implantação do Serviço Social latino-americano começou com a criação de Escolas de Serviço Social, segundo o modelo europeu, organizadas em torno do binômio trabalho e saúde da mão-de-obra.
III. O “desenvolvimento de comunidade” começou a se estruturar na América Latina na década de 1950, com uma visão dualista da sociedade, tendo a modernização, a industrialização, a administração do bem-estar e a planificação, como soluções ao subdesenvolvimento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.
M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.
A ruptura com o histórico conservadorismo, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico- metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.
Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.
Historicamente, a exigência de novas respostas profissionais às preocupações do serviço social foi mais intensa no movimento de reconceituação na década 60 do século passado.
Acerca da institucionalização do serviço social no Brasil e o
movimento de reconceituação na América Latina, julgue os itens a
seguir.
A gênese da reconceituação do serviço social na América Latina está relacionada ao questionamento sobre o papel da profissão em face do subdesenvolvimento bem como a determinados condicionantes, entre os quais, o surgimento de novos sujeitos políticos e o impacto da Revolução Cubana.
Acerca da institucionalização do serviço social no Brasil e o
movimento de reconceituação na América Latina, julgue os itens a
seguir.
A afirmação da consagrada divisão de trabalho entre cientistas sociais e assistentes sociais representa a principal conquista do processo de reconceituação do serviço social.
O Serviço Social surge como resultado do conjunto de mudanças ocorridas nas esferas das relações e processos de trabalho e dos novos arranjos e desenhos do Estado, das políticas sociais e dos próprios movimentos sociais.
Em relação ao exposto é CORRETO afirmar que:
O Serviço Social latino-americano está reconstruindo uma face acadêmica, profissional e social renovada, cujas origens remontam ao movimento de reconceituação. Dessa forma, tem construído coletivamente o projeto social que tem em vista, EXCETO:
A respeito dos fundamentos históricos e da análise crítica das influências teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens a seguir.
O movimento de reconceituação, cuja principal característica é a hegemonia das ideias marxistas, questionou a realização de práticas de orientação funcionalista e fenomenológica do serviço social tradicional.
O movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na metade dos anos 1960, prolongou-se por uma década e foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. De acordo com apontamentos de Iamamoto (1999), tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, o movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento
Conforme destaca Iamamoto (2009), se a reconceituação viabilizou a primeira aproximação do Serviço Social com o marxismo por rotas tortuosas, o primeiro encontro do Serviço Social com a obra marxiana, dela decorrendo explícitas derivações para a análise do Serviço Social, deu-se no Brasil na década de____________. A vertente marxista no Serviço Social teve seu espaço de ______________ampliado e sua legitimidade reforçada à medida que, no seu processo de maturação intelectual, foi se munindo teórica e_____________de elementos analíticos que lhe permitiram um diálogo íntimo com as fontes inspiradoras do conhecimento.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
De acordo com Netto (2006), o denominado projeto ético- político do Serviço Social conquistou hegemonia no âmbito da categoria na década de 90 do século XX. Contudo, o autor sinaliza que tal hegemonia vem sendo colocada em xeque a partir da influência:
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue o item que se segue.
No período em que o serviço social transita para a profissionalização, duas encíclicas papais tiveram um papel sumariamente importante para seu desenvolvimento: Rerum Novarum e Quadragésimo Anno.
A respeito da história e da constituição da categoria profissional do serviço social, julgue o próximo item.
O processo histórico de ruptura no serviço social brasileiro foi influenciado fortemente pelo movimento progressista latino-americano, então sob a liderança da Escola de Trabalho Social de Costa Rica.
Em relação às produções intelectuais que emergiram a partir do movimento de reconceituação do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
A respeito do Projeto Ético-Político do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Com relação ao Movimento de Reconceituação na América Latina, analise a proposições abaixo e, em seguida, marque a opção correta.
I. [...] o Movimento de Reconceituação foi um processo contraditório de mudanças no interior do Serviço Social latino-americano.
II. [...] A ruptura com o Serviço Social tradicional se inscreve na dinâmica do rompimento das amarras imperialistas de luta pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora e exploradora.
III. [...] O documento de Araxá, produzido no Brasil, vem ratificar o caráter político-revolucionário do Serviço Social do Chile de Allende.
IV. [...] A reconceituação é vista como ruptura do tradicional, como crise, mas sob o ângulo do “nosso” versus o “deles”, do latino-americano em oposição ao norte-americano tradicional, enfim, sob o ângulo da modernização.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
Na reconceituação do serviço social no Brasil, o núcleo central
da perspectiva da reatualização do conservadorismo consistiu
na integração e dinamização do processo de desenvolvimento
capitalista.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
Sob a perspectiva da vertente modernizadora, um dos objetivos
do processo de renovação do serviço social no Brasil foi
adequar a profissão às exigências da autocracia burguesa,
tendo sido os seminários de Araxá e Teresópolis marcos dessa
perspectiva na profissão.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
No Brasil, à época da ditadura militar, marcada pelo
desenvolvimento capitalista, o caráter modernizador da
perspectiva modernizadora esteve relacionado a uma postura
de contestação à ordem sociopolítica então vigente.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
A intenção de ruptura foi forjada com a pretensão de romper
com a herança teórico-metodológica conservadora e seus
paradigmas de intervenção social.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
O ponto de arranque da perspectiva da intenção de ruptura foi
a criação do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de
Serviços Sociais, instituição extrauniversitária que contribuiu
para a refuncionalização do sistema universitário e a
reconceituação do serviço social no Brasil
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
A intenção de ruptura repercutiu internacionalmente no marco
da crise do serviço social, dito então tradicional, e chegou a
ser identificada como ponto de partida do movimento de
reconceituação.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
A fenomenologia fundamentou teórico-metodologicamente
a perspectiva da reatualização do conservadorismo, que
centrava sua análise e intervenção na ajuda psicossocial e em
valores humanistas.
Sobre o Movimento de Reconceituação e aproximação do Serviço Social com a perspectiva crítico-dialética, analise os itens indicando verdadeiro(V) ou falso(F):
( ) Embora o movimento de reconceituação tenha se gestado no bojo da política desenvolvimentista e sido tributário de seus parâmetros teórico-analíticos, já no despontar da década de 1970 passaram a marcar presença no cenário profissional análises e propostas com nítida inspiração marxista, abrindo uma fratura com suas próprias produções iniciais.
( ) O encontro do Serviço Social com a perspectiva crítico dialética deu-se por meio de uma análise criteriosa de suas mútuas relações, não havendo interferência da militância para a prática profissional.
( ) A descoberta do positivismo pelo Serviço Social latino-americano contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional.
A sequência CORRETA corresponde ao item:
Assinale a alternativa que demonstra a primeira formulação brasileira da intenção de ruptura com o conservadorismo.
Sobre o movimento de reconceituação tal como se expressou, responda V ou F.
a. Um fenômeno tipicamente latino-americano, dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional.
b. Um questionamento global da profissão: de seus fundamentos ideoteóricos de suas raízes sociopolíticas, da direção social e de seu modus operandi.
c. O movimento de reconceituação se molda como uma unidade e homogeneidade.
d. Foi um fenômeno tipicamente brasileiro, com especificidades no Maranhão e em São Paulo.
e. A descoberta do marxismo pelo Serviço Social contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, mas também foi responsável por inúmeros equívocos e impasses teóricos, políticos e profissionais.
Em qual país da América Latina foi fundada a primeira escola de Serviço Social?
De acordo com o autor do livro Saber Profissional e Poder Institucional, Vicente de Paula Faleiros, julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo.
( ) A dicotomização em realidade não corresponde ao pensamento dialético.
( ) A visão dialética supõe a unidade dos contrários em movimento permanente e não em oposição rígida e supõe a análise da totalidade através de mediações complexas.
( ) As mediações são construções de categorias que permitem sua simples interpretação abstrata isolada.
( ) A transformação social é um processo de mediações complexas e não de oposições rígidas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de letras, de cima para baixo.
Sobre o processo de constituição histórica do Serviço Social, considere as seguintes afirmativas:
1. Na sua implantação, na década de 30 do século XX, o Serviço Social tinha como referenciais orientadores da formação a Doutrina Social da Igreja Católica, o ideário franco-belga de ação social, a doutrina de São Tomás de Aquino e o neotomismo de Jacques Maritain.
2. A institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão são favorecidas pela criação e desenvolvimento de instituições estatais de caráter assistencial, que contribuíram no processo de industrialização, acumulação e controle social, atendendo a reivindicações dos trabalhadores, na dinâmica de reprodução das relações sociais capitalistas.
3. A influência do Serviço Social norte-americano ocorreu a partir dos anos de 1970, com referenciais orientadores da teoria social positivista de Augusto Comte e do estrutural funcionalismo de Robert Merton.
4. A inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho, cujo espaço de atuação está fortemente marcado por políticas engendradas pelo Estado, confere um caráter não liberal ao exercício profissional, ainda que, contraditoriamente, seu reconhecimento legal se assente no estatuto de profissão liberal.
Assinale a alternativa correta.
No surgimento das primeiras Escolas de Serviço Social na América Latina, notadamente no Chile, aparecem novos grupos sociais na sociedade chilena, resultantes das profundas mudanças na economia do país. Sobre a criação da primeira Escola de Serviço Social, em 1925, julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) os itens a seguir.
( ) Os movimentos operários e populares influenciados pelas ideias socialistas e anarco-sindicalistas são fundamentais para a mudança no sistema político.
( ) A história chilena nos anos que antecederam a criação da primeira escola de Serviço Social é marcada por intensa prosperidade econômica e abertura capitalista.
( ) Em 1925, o então presidente do Chile, Emilio Figueroa, aprovou no Senado o Código do Trabalho, que solidificou as lutas sociais empreendidas pelos intelectuais do Serviço Social.
( ) O fator preponderante para a profissionalização do Serviço Social está no papel exercido pelas classes operárias e por outros setores populares.
A sequência que expressa corretamente o julgamento dos itens é
Tendo por base o texto “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”, no qual Maria Carmelita Yazbek discorre sobre o processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, analise as alternativas abaixo:
I. A gênese do Serviço Social brasileiro é marcada pela relação com o ideário católico, o qual imprimiu à profissão um caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. Portanto, em sua gênese, o Serviço Social brasileiro incidiu sobre os valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração à sociedade.
II. Especialmente a partir dos anos 1940, o conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começou a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista. A matriz positivista foi então absorvida pelo Serviço Social brasileiro particularmente em sua orientação funcionalista, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras, com uma apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.
III. A partir dos anos 1960 iniciou-se o questionamento à matriz positivista no Serviço Social, num contexto de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais do capitalismo mundial, que impuseram à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. A profissão assumiu as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direcionou seus questionamentos ao Serviço Social tradicional através de um amplo movimento, de um processo de revisão global, em diferentes níveis: teórico, metodológico, operativo e político.
IV. O movimento de renovação do Serviço Social latino-americano impôs aos assistentes sociais a necessidade de construção de um novo projeto comprometido com as demandas das classes subalternas. É no bojo deste movimento que se iniciou a aproximação do Serviço Social latino-americano com o marxismo, configurando a apropriação da teoria social de Marx como matriz teórica para a profissão, ainda que de forma enviesada. A partir deste referencial a profissão passou a questionar sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social, aproximando-se dos movimentos sociais. Este processo marcou o início da vertente comprometida com a ruptura com o Serviço Social tradicional.
Em relação a essas alternativas, estão CORRETAS:
No que se refere à reconceituação do serviço social e ao redimensionamento da profissão de assistente social, julgue o item subsequente.
O movimento de reconceituação do serviço social na América
Latina foi caracterizado pelo protagonismo dos intelectuais
sul-americanos da profissão vinculados a instituições de
formação profissional, como Vicente de Paula Faleiros, cuja
atuação destacou-se no Brasil.
Os ventos de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais do capitalismo mundial desencadeados nos anos de 1960 atingem o serviço social latino-americano e também o brasileiro, com questionamentos ao conservadorismo e à defesa de mudanças em diferentes níveis, teórico, metodológico, operativo e político. No bojo do serviço social, este movimento de questionamento à profissão é denominado de
No que se refere à história do Serviço Social na América Latina, assinale a alternativa INCORRETA.
No que se refere ao movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, especialmente no Brasil, assinale a opção correta.
A respeito do Serviço Social na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.