A questão aborda algumas metodologias e ferramentas de gestão organizacional. Para responder corretamente, precisamos conhecer o método 5S, o Ciclo PDCA e a Teoria dos Dois Fatores, esta acerca do processo motivacional. Dito isso, vamos analisar cada um dos itens da questão.
I. Correto
O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É composto por quatro etapas:
◼ Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.
◼ Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.
◼ Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição do desempenho dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Abreu e Lima Moreira, 2016)
◼ Act (Agir): Age corretivamente sobre as eventuais falhas durante a execução do plano, observadas na etapa de verificação, e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar tais ações ✔
II. Correto
MÉTODO 5S (sensos)
Essa metodologia voltada para a mudança no local de trabalho através do fortalecimento de valores, crenças e práticas capazes de melhorar saúde, segurança e produtividade, por meio do cuidado com o seu ambiente de trabalho, visando eliminar os desperdícios (✔), aí entram os 5S, que significam:
→ Seiri: senso de utilização; envolve organização para evitar perda de tempo;
→ Seiton: senso de ordenação; significa ter um local adequado para cada documento;
→ Seisoh: senso de limpeza; envolve a manter o ambiente devidamente limpo;
→ Seiketsu: senso de saúde; trata-se de um senso individual de higiene;
→ Shitsuke: senso de disciplina; envolve realizar tudo o que for necessário, como habitual
III - Correto
TEORIA DOS DOIS FATORES - HERZBERG
Para Herzberg, por meio da teoria bifatorial, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:
◼ Fatores higiênicos/ insatisfacientes - são ligados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados.
◼ Fatores motivacionais/ satisfacientes - estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. São de natureza intrínseca. ✔
Diante da exposição acima, podemos concluir que todos os itens estão corretos; portanto,
GABARITO: E
RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.