SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de São João do Oeste - SC - Secretário Legislativo


ID
5361484
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Conforme a Lei Complementar Federal 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    A) As previsões de receita vedarão a observações as normas técnicas e legais. (art. 12) ERRADA

    >> LRF: Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, 

    B) É obrigatória a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos. (art. 11 § único) ERRADA

    >> LRF: Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no  caput,  no que se refere aos impostos.

    D) O montante previsto para as receitas de operações de crédito deverá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. (art. 12 §2º) ERRADA.

    >> LRF: § 2  O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. 

    abraço, bons estudos

  • Conforme a Lei Complementar Federal 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), marque a alternativa CORRETA.

    a) As previsões de receita vedarão a observações as normas técnicas e legais. (art. 12)

    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais.

    b) É obrigatória a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos. (art. 11 § único)

    Parágrafo único. É vedada a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no  caput,  no que se refere aos impostos.

    c) Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação. (art. 11)

    d) O montante previsto para as receitas de operações de crédito deverá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. (art. 12 §2º)

    O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.

    ----

    GAB. LETRA "C".

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • Trata-se de uma questão sobre conceitos básicos de Direito Financeiro que constam na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/00).

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A) ERRADO. Segundo o art. 12 da LRF, “as previsões de receita OBSERVARÃO as normas técnicas e legais".

    B) ERRADO. Segundo o art. 11, §1º, da LRF: “É VEDADA a realização de transferências voluntárias para o ente que não observe o disposto no caput, no que se refere aos impostos".

    C) CORRETO. Trata-se da literalidade do caput do art. 11 da LRF: “Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação".

    D) ERRADO. Segundo o art. 12, §2º, da LRF: “O montante previsto para as receitas de operações de crédito NÃO PODERÁ ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária".


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".


ID
5361487
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica Municipal, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5361490
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Conforme o art. 5º desta Lei, é vedada a exigência de:

I. Garantia de proposta.
II. Prazo de validade das propostas.
III. Aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.
IV. Sigilo.
V. Pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

Está (ão) CORRETO (S):

Alternativas
Comentários
  • D é a correta.

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Conforme o art. 5º desta Lei, é vedada a exigência de:

    I. Garantia de proposta (INC I). II. Prazo de validade das propostas. III. Aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame (INC. II). IV. Sigilo. V. Pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso (INC. III).

    Está (ão) CORRETO (S):

    d) Somente as assertivas I, III e V estão corretas.

    GAB. LETRA "D".

    ----

    Art. 6º O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

    Art. 9º Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da  Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

    Art. 3 § 3  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 10.520/02 (Pregão).

    I- Correta. Art. 5º da Lei 10.520/02: “É vedada a exigência de: I - garantia de proposta.”

    II- Incorreta. Art. 6º da Lei 10.520/02:O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

    III- Correta. Art. 5º da Lei 10.520/02: “É vedada a exigência de: [...] II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.”

    IV- Incorreta. Art. 9º da Lei 10.520/02:Aplicam-se subsidiariamente, para a modalidade de pregão, as normas da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993." Art. 3º, § 3 da lei 8.666/93: “A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.”

    V- Correta. Art. 5º da Lei 10.520/02: “É vedada a exigência de: [...] III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.”

    GABARITO DA MONITORA: “D” (Somente as assertivas I, III e V estão corretas).

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
5361493
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação a correspondência e redação oficial, o decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, que dispõe sobre a forma de tratamento empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração pública federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a eles dirigidas diz que o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é___________, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Decreto Nº 9.758/2019

    g: C

  • Em relação a correspondência e redação oficial, o decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, que dispõe sobre a forma de tratamento empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração pública federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a eles dirigidas diz que o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é___________, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

    A "doutor". É título acadêmico e somente para quem tem Doutorado.

    B "ilustríssimo". É falta impessoalidade

    C "senhor".

    D "Vossa Excelência". Agente público federal não encaixa no uso do vossa excelência.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • GABARITO: C

    Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da forma de tratamento empregada na comunicação a partir do que determina o Decreto nº 9.758.    


    De acordo com o Decreto nº 9.758 de 11 de abril de 2019, a única forma de tratamento que deve ser usada na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião. Sendo assim, a única alternativa que responde este item é a letra C - Senhor.



    Gabarito do Professor: Letra C.






ID
5361496
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual a sua aptidão, capacidade e desempenho serão objeto de avaliação por Comissão Especial, composta por 03 (três) servidores estáveis, com vistas à aquisição da estabilidade, observados os seguintes quesitos:
I. Assiduidade/pontualidade.
II. Disciplina.
III. Eficiência e eficácia.
IV. Responsabilidade.
V. Relacionamento.
VI. Para os ingressantes no magistério público, observa-se ainda o planejamento das atividades.

Está (ão) CORRETA (S):

Alternativas

ID
5361499
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma da Lei Federal nº 8.429/92.
Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETA

    Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. (art. 5º)

    B - CORRETA

    Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. (art. 4º)

    C - CORRETA

    No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio. (art. 6º)

    D - GABARITO - INCORRETA

    O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não poderá responder com o valor da herança. (art. 8º)

    5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. Art. ... 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    GABARITO - D

  • Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância

    dos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Publicidade no trato dos assuntos que lhe

    são afetos.

    Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito

    às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa):

    A- Correta. Art. 5° da Lei 8.429/92: “Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    B- Correta. Art. 4° da Lei 8.429/92: “Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    C- Correta. Art. 6° da Lei 8.429/92: “No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    D- Incorreta. Art. 8° da Lei 8.429/92: “O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

  • O art. 4, 5 e 5 da LIA (LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA = LEI 8.429/92) foram revogados.

    Lei nº 14.230, de 2021.

  • duas incorretas após a revogação


ID
5361502
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta

  • A) Art. 54, § 2 Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

    B) Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    C) Art. 55. § 2Nos contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive aquelas domiciliadas no estrangeiro, deverá constar necessariamente cláusula que declare competente o foro da sede da Administração para dirimir qualquer questão contratual, salvo o disposto no § 6  do art. 32 desta Lei.

    D) Art. 54, § 1  Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    § 2º Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

    B. ERRADO.

    Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    C. ERRADO.

    Art. 55. São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    § 2º Nos contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive aquelas domiciliadas no estrangeiro, deverá constar necessariamente cláusula que declare competente o foro da sede da Administração para dirimir qualquer questão contratual, salvo o disposto no § 6º do art. 32 desta Lei.

    D. CERTO.

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

    § 1º Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Vejamos as opções lançadas pela Banca:

    a) Errado:

    Na verdade, como se vê do art. 54, §2º, da Lei 8.666/93, não há possibilidade de "ajustes" em relação ao ato que autorizar os contratos derivados de dispensa ou de inexigibilidade, devendo, em rigor, atender aos termos do respectivo ato. É ler:

    "Art. 54 (...)
    § 2o  Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta."

    b) Errado:

    Novamente, a hipótese é de assertiva que contraria texto expresso de lei, mas precisamente do art. 56, caput, da Lei 8.666/93, que possibilita, sim, a exigência de garantia nos contratos administrativos. Confira-se:

    "Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras."

    c) Errado:

    Como regra geral, o foro competente é da sede da Administração, na forma do art. 55, §2º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 55 (...)
    § 2o  Nos contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive aquelas domiciliadas no estrangeiro, deverá constar necessariamente cláusula que declare competente o foro da sede da Administração para dirimir qualquer questão contratual, salvo o disposto no § 6o do art. 32 desta Lei."

    Incorreto, pois, sustentar que o foro competente deve ser a capital da País, ou seja, Brasília.

    d) Certo:

    Por fim, aqui se encontra afirmativa ajustada à norma do art. 54, §1º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 54 (...)
    § 1o  Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam."

    Logo, sem erros neste item.


    Gabarito do professor: D


ID
5361505
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Não obstante que muitos órgãos incentivam um ambiente mais descontraído como meio de tornar seus servidores mais confortáveis e até produtivos, cumprir regras de comportamento no ambiente de trabalho é de suma importância para uma boa qualidade do serviço prestado.
Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA em relação as atitudes que se deve ter no ambiente de trabalho.

Alternativas

ID
5361508
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação ao pedido de acesso, conforme a Lei Federal nº 12.527/2011, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

    § 2º O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

  • Gab: C

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

    § 2º O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

    § 3º Sem prejuízo da segurança e da proteção das informações e do cumprimento da legislação aplicável, o órgão ou entidade poderá oferecer meios para que o próprio requerente possa pesquisar a informação de que necessitar.

    § 4º Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

    § 5º A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.

    § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.

  • Em relação ao pedido de acesso, conforme a Lei Federal nº 12.527/2011, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA.

    a) São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. (art. 10 § 3º)

    b) Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação. (art. 10 § 1º)

    c) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso à informação disponível no prazo mínimo de 30 (trinta) dias. (art. 11)

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    d) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. (art. 10 § 2º)

    GAB. LETRA "C".

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
5361511
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal nº 8.112/1990, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A> É proibida a prestação de serviços gratuitos

    B> Gabarito

    C> A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo que tem essa característica.

    D> São reservadas ATÉ 20% e não 5%

  • Gabarito B.

    a) Em regra, é incentivada a prestação de serviços gratuitos. (art. 4º) (errado)

    Art. 4  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    b) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.  (Certo)

    c)  A nomeação para cargo em comissão depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade. (art. 10) (errado)

    Art. 10.  A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    d) Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, para tais pessoas serão reservadas até 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso. (art. 5º, § 2º) (errado)

    § 2  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    Bons estudos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Art. 4  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • A questão demanda conhecimento acerca do regime jurídico dos servidores públicos e das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos servidores públicos federais). Vejamos cada uma das alternativas da questão:

    A) Em regra, é incentivada a prestação de serviços gratuitos. (art. 4º)

    Incorreta. De acordo com o artigo 4º da Lei nº 8.112/1990, é proibida a prestação de serviços gratuitos por servidores ao poder público, ressalvados os casos previstos em lei. 

    B) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (art. 9º, § único)

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 9º, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990 que estabelece o seguinte:
    Art. 9ª (...)

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    C) A nomeação para cargo em comissão depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade. (art. 10)

    Incorreta. A nomeação para cargos em comissão não depende de prévia aprovação em concurso público. Os cargos em comissão, nos termos do artigo 37, II, da Constituição Federal, são de livre nomeação e exoneração. 

    A nomeação para cargos públicos efetivos é que deve ser precedida de aprovação em concurso público de provas e títulos, na forma do artigo 10 da Lei nº 8.112/1990 que determina o seguinte: 
    Art. 10.  A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
    D) Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, para tais pessoas serão reservadas até 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso. (art. 5º, § 2º)

    Incorreta. Às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas até 5% das vagas oferecidas no concurso público, conforme artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990 abaixo reproduzido: 
    Art. 5º (...) 

    § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    Gabarito do professor: B. 

  • A questão em tela versa sobre a Disciplina de Direito Administrativo e lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 4º, da citada lei, "é proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei."

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o Parágrafo único, do artigo 9º, da citada lei, "o servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 10, da citada lei, "a nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade." Nesse sentido, cabe ressaltar que os cargos em comissão são os denominados ad nutum, ou seja, de livre nomeação e exoneração, sendo que, conforme o inciso V, do artigo 37, da Constituição Federal, "as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento." Portanto, a nomeação para os cargos em comissão não exige prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 5º, da citada lei, "às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso."

    Gabarito: letra "b".

  • GABARITO: LETRA B

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A questão demanda conhecimento acerca do regime jurídico dos servidores públicos e das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos servidores públicos federais). Vejamos cada uma das alternativas da questão:

    A) Em regra, é incentivada a prestação de serviços gratuitos. (art. 4º)

    Incorreta. De acordo com o artigo 4º da Lei nº 8.112/1990, é proibida a prestação de serviços gratuitos por servidores ao poder público, ressalvados os casos previstos em lei. 

    B) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (art. 9º, § único)

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 9º, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990 que estabelece o seguinte:

    Art. 9ª (...)

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    C) A nomeação para cargo em comissão depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade. (art. 10)

    Incorreta. A nomeação para cargos em comissão não depende de prévia aprovação em concurso público. Os cargos em comissão, nos termos do artigo 37, II, da Constituição Federal, são de livre nomeação e exoneração. 

    A nomeação para cargos públicos efetivos é que deve ser precedida de aprovação em concurso público de provas e títulos, na forma do artigo 10 da Lei nº 8.112/1990 que determina o seguinte: 

    Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    D) Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, para tais pessoas serão reservadas até 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso. (art. 5º, § 2º)

    Incorreta. Às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas até 5% das vagas oferecidas no concurso público, conforme artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990 abaixo reproduzido: 

    Art. 5º (...) 

    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    FONTE: Julia Alexim


ID
5361514
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É através dos atos administrativos que a Administração Pública manifesta sua vontade. O ato administrativo é, deste modo, uma manifestação do Estado que produz efeitos jurídicos imediatos, conferindo, transferindo, impondo ou modificando direitos e obrigações.
Neste sentido, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    *FINALIDADE; como elemento do ato administrativo, decorre do princípio da impessoalidade, pelo qual o fim a ser buscado pelo agente público em suas atividades ser tão somente aquele prescrito em lei.

    -- > resultado pretendido pela administração com a prática do ato administrativo.

    -- >Finalidade genérica (satisfação do interesse público)

    -- > Finalidade específica (própria de cada ato= objeto).

    -- > Decorre do princípio da impessoalidade.

    -- >Vicio de finalidade; desvio de finalidade (insanável ato deve ser anulado).

    DICA!

    -- >Finalidade: efeito jurídico Mediato.

    -- > Objeto: efeito jurídico Imediato.

  • Gabarito:C.

    A- A finalidade do ato administrativo é satisfazer ao interesse privado. Errado: A finalidade sempre será o interesse público, conforme a lei.

    B -O servidor público pode praticar excesso de poder. Errado: Excesso de poder configura abuso de poder.

    C- A finalidade do ato administrativo é satisfazer ao interesse público. Certo:

    "É sempre o interesse público, o interesse que a lei prever."

    • Finalidade específica: a lei prever.

    • Finalidade genérica: coletividade.

    D- O servidor público sempre pode praticar os atos administrativos conforme seu próprio entendimento. Errado: Somente conforme dentro da lei.

  • Inclusive essa finalidade é genérica.

  • Letra B) O servidor público NÃO pode praticar excesso de poder.

    O excesso de poder se caracteriza quando o agente atua sem competência. Seja por sua total ausência, seja por extrapolar os limites da competência que lhe foi legalmente atribuída, e age além do legal. 

    https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/12047/Abuso-de-poder-dos-agentes-publicos

  • GABARITO: C

    Finalidade: é o bem jurídico objetivado pelo ato administrativo. O Administrador não pode fugir da finalidade que a lei imprimiu ao ato, sob pena de nulidade do ato pelo desvio de finalidade específica. Havendo qualquer desvio, o ato é nulo por desvio de finalidade, mesmo que haja relevância social.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9978/Atos-administrativos

  • ADENDO

    ==> Para a configuração do desvio de finalidade, basta que o ato seja praticado com vistas a atingir fim diverso do previsto em lei*, ainda que o interesse público possa até ter sido atendido*

    • O elemento finalidade pode ser subdividido em: finalidade geral (ou mediata) - sempre o interesse público + específica (ou imediata) - explicitada no próprio texto legal. → basta que uma seja violada.

    *ex: ato de remoção para fins de punir* um dado servidor para local realmente carente de recursos humanos*.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • A questão trata da finalidade dos atos administrativos. Finalidade é elemento do ato administrativo consistente nos objetivos que o ato pretende atingir. A finalidade do ato administrativo é elemento vinculado que decorre da lei, de modo que o ato administrativo deve sempre ser praticado com vistas a atender as finalidades legais. O gestor público, portanto, não pode agir conforme seu próprio entendimento em sentido contrário às finalidades legais.

    Embora a lei estabeleça finalidades específicas diversas para os diferentes atos administrativos, todas essas finalidades visam a atender ao interesse público. Nesse sentido, Hely Lopes Meirelles afirma acerca da finalidade dos atos administrativos o seguinte: 
    (...) requisito necessário ao ato administrativo é a finalidade, ou seja, o objetivo de interesse público a atingir. Não se compreende ato administrativo sem fim público. A finalidade é, assim, elemento vinculado de todo ato administrativo - discricionário ou regrado – porque o Direito Positivo não admite ato administrativo sem finalidade pública ou desviado de sua finalidade específicas.6 Desde que a Administração Pública só se justifica como fator de realização do interesse coletivo, seus atos hão de se dirigir sempre e sempre para um fim público, sendo nulos quando satisfizerem pretensões descoincidentes do interesse coletivo.

    A finalidade do ato administrativo é aquela que a lei indica explícita ou implicitamente. Não cabe ao administrador escolher outra, ou substituir a indicada na norma administrativa, ainda que ambas colimem fins públicos. Neste particular, nada resta para escolha do administrador, que fica vinculado integralmente à vontade legislativa. (MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015, p. 176)

    Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa C.

    Gabarito do professor: C. 

  • A A e C são iguais. Dois Gabaritos. QC???????????????? Manifeste-se!!!!


ID
5361517
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA.
Os procedimentos previstos na Lei nº 12.527/2011 destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Para esta Lei, considera-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    LETRA A (INCORRETA) - Documento: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

    Art. 4, II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    LETRA B (INCORRETA) - Autenticidade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino

    Art. 4, VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    LETRA C (INCORRETA) - Informação sigilosa: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.

    Art. 4, III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado

    LETRA D (CORRETA) - Informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. (Art. 4, I)

     Lei nº 12.527/2011

  • Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • Marque a alternativa CORRETA. Os procedimentos previstos na Lei nº 12.527/2011 destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Para esta Lei, considera-se:

    a) Documento (PRIMARIEDADE): qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

    Documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    b) Autenticidade (INTEGRIDADE): qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

    Autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    c) Informação sigilosa (INFORMAÇÃO PESSOAL): aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.

    Informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    d) Informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

    GAB. LETRA "D".

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
5361520
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
Conforme o art. 3º da Lei 8.666/93, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência aos bens e serviços:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Desta forma:

    Art. 3º, §2º, Lei 8.666/93. Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

    Desta forma:

    A. CERTO. Produzidos no País.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • GABARITO: A

    Art. 3º, §2º Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
5361523
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme o Decreto Federal nº 7.724/2012, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa B

    A) Errada.

    Art. 44. As autoridades do Poder Executivo federal adotarão as providências necessárias para que o pessoal a elas subordinado conheça as normas e observe as medidas e procedimentos de segurança para tratamento de informações classificadas em qualquer grau de sigilo.

    B) Correta.

    Art. 40. As informações classificadas como documentos de guarda permanente que forem objeto de desclassificação serão encaminhadas ao Arquivo Nacional, ao arquivo permanente do órgão público, da entidade pública ou da instituição de caráter público, para fins de organização, preservação e acesso.

    C) Errada.

    Art. 42. Não poderá ser negado acesso às informações necessárias à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

    D) Errada.

    Art. 41. As informações sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de classificação em qualquer grau de sigilo nem ter seu acesso negado.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Essa questão, como muitas outras, apenas altera algumas palavras da letra de lei para confundir o candidato, o que mostra a importância de ler a "lei seca" com constância.

    Nesse caso, inclusive, a alternativa "a" contém erro claro de concordância gramatical, uma vez que afirma que "TODOS OS SERVIDORES (masculino) adotarão as providências necessárias para que o pessoal A ELAS subordinados". Ou seja, mesmo não sabendo a lei daria para excluir essa alternativa.

    Bons estudos!


ID
5361526
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(1º§) Os jovens hoje em dia estão ligados a uma 'sociedade digital' com o grande avanço tecnológico e meios de comunicação, mas isso tem gerado muitas questões. A tecnologia não tem mais como ser evitada, principalmente pelos jovens e adolescentes, e no ambiente escolar não é diferente, e isso vem gerando muitas opiniões diversas na sociedade. Mas todos nós somos cientes de que o uso dos aparelhos digitais melhoram e favorecem o trabalho nas escolas, tornando-o mais criativo, dinâmico e envolvente. Os membros das próprias escolas precisam reconhecer que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles. 
(2º§) O objetivo dos educadores deveria ser apenas conscientizar os próprios do uso indevido, e não proibir. O celular pode ser utilizado facilmente como um organizador, que contém um acesso muito rápido, assim ajudando o desempenho didático. Nós, jovens, temos capacidade de raciocinar e observar várias coisas ao mesmo tempo, e com o celular não iria ser diferente, como por exemplo: podemos copiar e ouvir uma explicação na sala de aula, tocar e cantar em um instrumento musical sem problema algum.
(3º§) Antes não dependíamos tanto da tecnologia, mas quanto mais ela cresce, mais a violência aumenta absurdamente seu índice, e assim segue preocupando mais os próprios pais que, às vezes passam o dia todo longe. A nova era digital tem que ser considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga. Sou a favor da conscientização dos alunos, mas não da proibição em si, o aluno que tiver responsabilidade, não deixará o objeto digital atrapalhar seus estudos e conhecimentos adquiridos, assim ele será útil no momento certo, sem afetar o seu desempenho mental. (...)

(https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/redacao/a-importancia-tecnologia-educa cional.htm) - (Adaptado)

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.

(__)O título do texto exemplifica um período simples composto por oração absoluta, escrita com contrações prepositivas, substantivos e adjetivos.
(__)No desenvolvimento do texto, percebe-se claramente que os jovens desprezam as tecnologias usadas pela sociedade digital, porque preferem preservar os conhecimentos tradicionais.
(__)O (1º§) está escrito com períodos que têm classificações diferentes, há um termo que faz antítese com "menos", há um termo que faz antítese com "sim", e um termo que faz antítese com difícil.
(__)O primeiro período do (2º§) inicia com oração escrita com locução verbal enunciando ideia hipotética no futuro do pretérito do modo indicativo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito

    Solicita-se julgamento das assertivas abaixo:

    (F)O título do texto exemplifica um período simples composto por oração absoluta, escrita com contrações prepositivas, substantivos e adjetivos.

    O titulo do texto é construção desprovida de verbo, não formando oração ou período e constituindo uma frase nominal.

    (F)No desenvolvimento do texto, percebe-se claramente que os jovens desprezam as tecnologias usadas pela sociedade digital, porque preferem preservar os conhecimentos tradicionais.

    A afirmativa da presente assertiva inverte a informação presente no texto.

    (F)O (1º§) está escrito com períodos que têm classificações diferentes, há um termo que faz antítese com "menos", há um termo que faz antítese com "sim", e um termo que faz antítese com "difícil".

    Há quatro "classificações" para o período: simples, composto por coordenação, composto por subordinação e misto.

    Na construção do primeiro parágrafo, constituído por quatro períodos e não sendo nenhum simples, é incorreto afirmar que está escrito com períodos de classificações diferentes.

    Ademais, temos, na construção do parágrafo, termos antônimos em relação aos termos "menos", "sim" e "difícil", mas não possuímos a figura da antítese indicada pela banca. Os termos destacados aparecem em contextos diferentes, e não contrapostos como em aludida figura.

    (V)O primeiro período do (2º§) inicia com oração escrita com locução verbal enunciando ideia hipotética no futuro do pretérito do modo indicativo.

    Temos a locução "deveria ser" com verbo principal em forma de futuro do pretérito, indicando situação hipotética.

    Gabarito da banca na alternativa A

    Gabarito correto ausente

  • Esta questão, a exemplo de muitas em concursos públicos, exige que o candidato mobilize inúmeros conhecimentos relacionados à Morfologia e à Sintaxe, sem, no entanto, deixar de lado a capacidade de interpretar textos e relacionar informações . Do ponto de vista da estrutura, a questão segue o clássico modelo “verdadeiro ou falso". Dessa forma, após a leitura do texto associado, o concurseiro deverá julgar as afirmações dadas pelo enunciado.

    Vamos lá:

    (F) O título do texto exemplifica um período simples composto por oração absoluta, escrita com contrações prepositivas, substantivos e adjetivos.

    Esta afirmação é falsa. Orações absolutas são aquelas que constituem os períodos simples, contendo apenas um verbo ou uma locução verbal . Exemplo: “O menino sujou o tênis". Só que o título do texto associado (“A importância da tecnologia educacional") não apresenta nenhum verbo , portanto, não há oração absoluta.

    (F) No desenvolvimento do texto, percebe-se claramente que os jovens desprezam as tecnologias usadas pela sociedade digital, porque preferem preservar os conhecimentos tradicionais.

    Esta afirmação é falsa. Logo na primeira linha do texto o autor diz que os jovens estão cada vez mais ligados a uma sociedade digital . Portanto, não se pode falar que eles desprezam as tecnologias dessa sociedade.

    (V) O (1º§) está escrito com períodos que têm classificações diferentes, há um termo que faz antítese com "menos", há um termo que faz antítese com "sim", e um termo que faz antítese com difícil.

    Esta afirmação é verdadeira. No primeiro parágrafo temos a presença de períodos compostos (constituídos por mais de uma oração) por coordenação (formado por orações independentes sintaticamente) e por subordinação (orações dependem entre si sintaticamente). Além disso, há um termo que faz antítese (aproximação de ideias contrárias) com a palavra “menos" (no fragmento “tornando-o mais criativo" – linha 4). Por fim, temos outra antítese, desta vez em relação ao vocábulo “difícil" (no trecho “fácil contato entre eles" – linha 6).

    (V) O primeiro período do (2º§) inicia com oração escrita com locução verbal enunciando ideia hipotética no futuro do pretérito do modo indicativo. 

    Esta afirmação é verdadeira. Na primeira frase do primeiro parágrafo do segundo parágrafo temos: “O objetivo dos educadores deveria ser (...)". Aqui aparece a locução verbal (junção de dois verbos que exercem a função de um só) “deveria ser" – “deveria" (verbo auxiliar); “ser" (verbo principal).


    Como ficou nossa sequência?
    F – F – V – V.

    Logo, a única resposta possível é alternativa A.

     
    Gabarito do professor: Letra A.

ID
5361529
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(1º§) Os jovens hoje em dia estão ligados a uma 'sociedade digital' com o grande avanço tecnológico e meios de comunicação, mas isso tem gerado muitas questões. A tecnologia não tem mais como ser evitada, principalmente pelos jovens e adolescentes, e no ambiente escolar não é diferente, e isso vem gerando muitas opiniões diversas na sociedade. Mas todos nós somos cientes de que o uso dos aparelhos digitais melhoram e favorecem o trabalho nas escolas, tornando-o mais criativo, dinâmico e envolvente. Os membros das próprias escolas precisam reconhecer que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles. 
(2º§) O objetivo dos educadores deveria ser apenas conscientizar os próprios do uso indevido, e não proibir. O celular pode ser utilizado facilmente como um organizador, que contém um acesso muito rápido, assim ajudando o desempenho didático. Nós, jovens, temos capacidade de raciocinar e observar várias coisas ao mesmo tempo, e com o celular não iria ser diferente, como por exemplo: podemos copiar e ouvir uma explicação na sala de aula, tocar e cantar em um instrumento musical sem problema algum.
(3º§) Antes não dependíamos tanto da tecnologia, mas quanto mais ela cresce, mais a violência aumenta absurdamente seu índice, e assim segue preocupando mais os próprios pais que, às vezes passam o dia todo longe. A nova era digital tem que ser considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga. Sou a favor da conscientização dos alunos, mas não da proibição em si, o aluno que tiver responsabilidade, não deixará o objeto digital atrapalhar seus estudos e conhecimentos adquiridos, assim ele será útil no momento certo, sem afetar o seu desempenho mental. (...)

(https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/redacao/a-importancia-tecnologia-educa cional.htm) - (Adaptado)

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.

(__)O sujeito da oração é elíptico ou desinencial de primeira pessoa da singular.
(__)Em: "Nós, jovens¹, temos² capacidade de³ raciocinar" temos, respectivamente: um aposto do sujeito simples, concordância verbal na primeira pessoal do plural, preposição imposta pela regência nominal.
(__)Em: "O¹ aluno que² tiver responsabilidade³" temos, respectivamente: artigo definido, pronome relativo, substantivo abstrato polissílabo paroxítono com função sintática de objeto direto.
(__)A oração: "Antes não dependíamos tanto da tecnologia" exemplifica um caso de uso de hipérbato.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    • Preposição "de" imposta por "capacidade de", portanto, regência nominal.
    • Responsabilidade: paroxítono (responsabilidade) e tem função de objeto direto de "tiver", o verbo tiver pede um objeto direto, tiver o que? responsabilidade.
    • Hipérbato: inversão da ordem natural das palavras de uma oração. Perceba que a ordem natural seria: Não dependíamos tanto da tecnologia antes.
  • Nesta questão são cobrados conhecimentos múltiplos acerca de morfologia e sintaxe. Após a leitura atenta do texto associado, a tarefa do candidato é classificara as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). A alternativa na qual estiver a sequência correta é a que deverá ser assinalada. Vejamos cada uma delas:

     

    (V) O sujeito da oração é elíptico ou desinencial de primeira pessoa da singular.

     

    Esta afirmação é verdadeiraPara facilitar a resposta, consideremos a primeira frase do texto associado:

     

    “Os jovens hoje em dia estão ligados a uma 'sociedade digital' com o grande avanço tecnológico e meios de comunicação, mas isso tem gerado muitas questões".

     

    A oração para a qual a afirmação chama a atenção é a que foi sublinhada. O pronome demonstrativo “isso" funciona como sujeito elíptico, de forma a não repetir “jovens". Resumindo, o pronome retoma o sujeito de forma elíptica, omitindo um termo que já havia aparecido anteriormente.

     

    (V) Em: "Nós, jovens¹, temos² capacidade de³ raciocinar" temos, respectivamente: um aposto do sujeito simples, concordância verbal na primeira pessoal do plural, preposição imposta pela regência nominal.

     

    Esta afirmação é verdadeira. “Jovens" é um aposto (termo que exemplifica ou especifica melhor outro termo) do sujeito simples (“Nós"). Como tal, esse aposto está separado por vírgulas. Já a concordância do verbo “ter" está correta, visto que o pronome pessoal (“nós") está na primeira pessoa do plural. Por fim, o substantivo “capacidade" pede a presença da preposição “de" (quem tem capacidade, tem capacidade de alguma coisa).

     

    (V) Em: "O¹ aluno que² tiver responsabilidade³" temos, respectivamente: artigo definido, pronome relativo, substantivo abstrato polissílabo paroxítono com função sintática de objeto direto.

     

    A afirmação é verdadeira. “O" é um artigo definido, “que" é um pronome relativo e “responsabilidade" é um substantivo abstratoSubstantivos abstratos são aqueles que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. Por fim, “responsabilidade" é uma palavra paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima) que exerce a função de objeto direto de “tiver".

     

    (V) A oração: "Antes não dependíamos tanto da tecnologia" exemplifica um caso de uso de hipérbato.

     

    A afirmação está correta. O hipérbato ou inversão é uma figura de sintaxe que faz parte das figuras de linguagem. Ele é caracterizado pela inversão brusca da ordem direta dos termos de uma oração ou período.


    Na construção usual da língua, a ordem natural dos termos da oração vem posicionada dessa maneira: sujeito + predicado + complemento.

    Sendo assim, o hipérbato interfere na estrutura gramatical, invertendo a ordem natural dos termos da frase.


    E como o hipérbato aparece na oração em questãoExatamente pelo fato de a oração não começar com o sujeito, mas com o advérbio “antes".



    Vamos ver como ficou nossa sequência?



    Todas as afirmações são verdadeiras.


    Se todas são verdadeiras, a única resposta possível é a letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • (__)O sujeito da oração é elíptico ou desinencial de primeira pessoa da singular.

    Não sei de qual oração a questão se trata.

    Pelo menos para mim não apareceu.

    -------------------------------------------------------------------------------------

    (__)Em: "Nós, jovens¹, temos² capacidade de³ raciocinar" temos, respectivamente: um aposto do sujeito simples, concordância verbal na primeira pessoal do plural, preposição imposta pela regência nominal.

    O termo jovens é um aposto explicativo.

    O verbo ''ter'' está concordando com o sujeito nós.

    Capacidade DE algo.

    OK.

    ------------------------------------------------------------------------------------

    (__)Em: "O¹ aluno que² tiver responsabilidade³" temos, respectivamente: artigo definido, pronome relativo, substantivo abstrato polissílabo paroxítono com função sintática de objeto direto.

    O ''o'' funciona como artigo definido.

    O ''que'' é um pronome relativo que retoma o termo aluno.

    --------------------------------------------------------------------------------------

    (__)A oração: "Antes não dependíamos tanto da tecnologia" exemplifica um caso de uso de hipérbato.

    O hipérbato ou inversão é uma figura de sintaxe que faz parte das figuras de linguagem. Ele é caracterizado pela inversão brusca da ordem direta dos termos de uma oração ou período.

    Na construção usual da língua, a ordem natural dos termos da oração vem posicionada dessa maneira: sujeito + predicado + complemento.

    OK.

  • Comentário do colega Eduardo perfeito.

    A minha questão também veio sem oração na I(), mas resolvi pela II() e III() porque os dois são verdadeiros e a unica alternativa em que isso acontece é a alternativa C.

  • eu me recuso a responder uma questão dessa.

  • Não concordo com o gabarito. Quando se fala respectivamente segue a risca eles colocaram a alternativa III correta, porém O VERBO TIVER fica onde nesta história?

  • Não concordo com o gabarito. Quando se fala respectivamente segue a risca eles colocaram a alternativa III correta, porém O VERBO TIVER fica onde nesta história?

  • Responder a questão sem saber qual é a primeira oração fica difícil.


ID
5361532
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
(1º§) Os jovens hoje em dia estão ligados a uma 'sociedade digital' com o grande avanço tecnológico e meios de comunicação, mas isso tem gerado muitas questões. A tecnologia não tem mais como ser evitada, principalmente pelos jovens e adolescentes, e no ambiente escolar não é diferente, e isso vem gerando muitas opiniões diversas na sociedade. Mas todos nós somos cientes de que o uso dos aparelhos digitais melhoram e favorecem o trabalho nas escolas, tornando-o mais criativo, dinâmico e envolvente. Os membros das próprias escolas precisam reconhecer que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles. 
(2º§) O objetivo dos educadores deveria ser apenas conscientizar os próprios do uso indevido, e não proibir. O celular pode ser utilizado facilmente como um organizador, que contém um acesso muito rápido, assim ajudando o desempenho didático. Nós, jovens, temos capacidade de raciocinar e observar várias coisas ao mesmo tempo, e com o celular não iria ser diferente, como por exemplo: podemos copiar e ouvir uma explicação na sala de aula, tocar e cantar em um instrumento musical sem problema algum.
(3º§) Antes não dependíamos tanto da tecnologia, mas quanto mais ela cresce, mais a violência aumenta absurdamente seu índice, e assim segue preocupando mais os próprios pais que, às vezes passam o dia todo longe. A nova era digital tem que ser considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga. Sou a favor da conscientização dos alunos, mas não da proibição em si, o aluno que tiver responsabilidade, não deixará o objeto digital atrapalhar seus estudos e conhecimentos adquiridos, assim ele será útil no momento certo, sem afetar o seu desempenho mental. (...)

(https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/redacao/a-importancia-tecnologia-educa cional.htm) - (Adaptado)

Analise as assertivas seguintes:

I.O período: "Os membros das próprias escolas precisam reconhecer que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles" inicia com oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta, cujo predicado é formado por locução verbal seguida de conjunção subordinativa integrante estruturando uma oração subordinativa substantiva objetiva direta.
II.Sobre o primeiro período do (3º§), pode-se afirmar, corretamente, que dentre os componentes linguísticos, temos: um verbo no pretérito imperfeito do modo indicativo, um verbo que faz sinônimo com "cresce", uma expressão com pronome possessivo e substantivo trissílabo proparoxítono exercendo função sintática de objeto direto, e expressões que transmitem ideia de proporcionalidade.
III.A crase da expressão: "às vezes passam o dia todo longe" é obrigatória porque faz parte da própria expressão.
IV.Sobre as palavras da série numérica crescente: "próprias¹, questões², ciente³" pode-se afirmar corretamente: temos exemplo de encontros consonantais (1), temos exemplo de dígrafo e ditongo nasal (2), temos exemplo de hiato (3).
V.Os verbos da série numérica crescente dos termos do segundo período de (3º§): "A nova era¹ digital tem² que ser³ considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga" são todos de segunda conjugação e estão no presente do modo indicativo.
VI.Nas expressões: "favorecem o trabalho", "precisam reconhecer que o celular" e "assim ajudando o desempenho didático" temos três exemplos de uso de pronomes oblíquos átonos em posição de próclise.

Está (ão) CORRETA (S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas abaixo:

    I. O período: "Os membros das próprias escolas precisam reconhecer que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles" inicia com oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta, cujo predicado é formado por locução verbal seguida de conjunção subordinativa integrante estruturando uma oração subordinativa substantiva objetiva direta.

    Correto. A construção está disposta com sujeito + verbo + objeto direto. A(s) oração subordinada substantiva objetiva direta está demarcada acima.

    II. Sobre o primeiro período do (3º§), pode-se afirmar, corretamente, que dentre os componentes linguísticos, temos: um verbo no pretérito imperfeito do modo indicativo, um verbo que faz sinônimo com "cresce", uma expressão com pronome possessivo e substantivo trissílabo proparoxítono exercendo função sintática de objeto direto, e expressões que transmitem ideia de proporcionalidade.

    Correto. Os termos estão respectivamente destacados na passagem abaixo. As expressões que transmitem proporcionalidade estão destacadas em vermelho.

    " Antes não dependíamos tanto da tecnologia, mas quanto mais ela cresce, mais a violência aumenta absurdamente seu índice, (Objeto direto de "aumentar") e assim segue preocupando mais os próprios pais que, às vezes passam o dia todo longe."

    III. A crase da expressão: "às vezes passam o dia todo longe" é obrigatória porque faz parte da própria expressão.

    Correto. O termo é locução adverbial com núcleo feminino, a marcação da crase é obrigatória.

    IV. Sobre as palavras da série numérica crescente: "próprias¹, questões², ciente³" pode-se afirmar corretamente: temos exemplo de encontros consonantais (1), temos exemplo de dígrafo e ditongo nasal (2), temos exemplo de hiato (3).

    Correto. (próprias, questões, ciente)

    V. Os verbos da série numérica crescente dos termos do segundo período de (3º§): "A nova era¹ digital tem² que ser³ considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga" são todos de segunda conjugação e estão no presente do modo indicativo.

    Incorreto. O primeiro termo, "era", não é verbo, mas substantivo (período de tempo).

    VI. Nas expressões: "favorecem o trabalho", "precisam reconhecer que o celular" e "assim ajudando o desempenho didático" temos três exemplos de uso de pronomes oblíquos átonos em posição de próclise.

    Incorreto. Todos os termos "o" são artigos definidos. Não há pronome oblíquo em qualquer das passagens.

  • Se souber que "era", no quesito V, não é verbo e sim substantivo, você mata a questão!

  • Elimina pela I e pela V:

    "I.O período: "Os membros das próprias escolas precisam (Quem precisa? Os membros...) reconhecer (O quê? Isso: Que o celular...) que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles" inicia com oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta, cujo predicado é formado por locução verbal seguida de conjunção subordinativa integrante estruturando uma oração subordinativa substantiva objetiva direta. " CORRETA.

    V.Os verbos da série numérica crescente dos termos do segundo período de (3º§): "A nova era¹ digital tem² que ser³ considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga" são todos de segunda conjugação (Errado, considerar é de primeira conjugação, não de segunda) e estão no presente do modo indicativo. ERRADA.

    GABARITO: Letra B.

  • ERA no presente caso é substantivo e não verbo

  • Temos aqui uma questão voltada para cargo de nível superior. Algumas bancas colocam questões extensas e nas quais estão envolvidos diversos tópicos da gramática e, com esta aqui, não é diferente. A tendência de certos órgãos organizadores é lidar com a multiplicidade dos conteúdos e não apenas com tópicos isolados, que não permitem uma reflexão aprofundada sobre a língua. Portanto, a dedicação aos estudos e a organização são fatores imprescindíveis.

     

    O enunciado da questão pede que analisemos as afirmações de I a VI e que apontemos qual (ou quais) está (estão) correto (corretos).

     

    I. O período: "Os membros das próprias escolas precisam reconhecer que o celular é sim importante, e que para os pais, é um meio de monitoramento da trajetória diária dos filhos, no qual é um fácil contato entre eles" inicia com oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta, cujo predicado é formado por locução verbal seguida de conjunção subordinativa integrante estruturando uma oração subordinativa substantiva objetiva direta.

     

    A afirmação está correta. Temos os termos essenciais da oração (sujeito e predicado) escritos na ordem direta, isto é, primeiro vem o sujeito, que é “Os membros".

     

    Já o predicado de fato apresenta uma locução verbal: “precisam reconhecer". As locuções verbais locuções verbais são uma sequência de dois ou mais verbos que, juntos, exercem a função morfológica de um só verbo. Nas locuções verbais existem o verbo auxiliar e o verbo principal. No caso de nosso período, “precisam" é o verbo auxiliar e “reconhecer" é o verbo principal.

     

    Por fim, aquilo que vem depois da locução verbal é uma conjunção subordinativa integrante – “que" -, responsável por introduzir outra oração no período. Isto porque as conjunções integrantes possuem exatamente a função de introduzir orações substantivas, ou seja, aquelas que atuam como um substantivo na frase, exercendo diversas funções, como as de objeto direto e de objeto indireto. E é exatamente isso o que acontece. A conjunção “que" exerce a função de objeto direto, pois a locução verbal “precisam reconhecer" pede a presença de um objeto direto.

     

    II. Sobre o primeiro período do (3º§), pode-se afirmar, corretamente, que dentre os componentes linguísticos, temos: um verbo no pretérito imperfeito do modo indicativo, um verbo que faz sinônimo com "cresce", uma expressão com pronome possessivo e substantivo trissílabo proparoxítono exercendo função sintática de objeto direto, e expressões que transmitem ideia de proporcionalidade.

     

    Para respondermos corretamente precisamos transcrever o primeiro período do terceiro parágrafo do texto associado:

     

    Antes não dependíamos tanto da tecnologia, mas quanto mais ela cresce, mais a violência aumenta absurdamente seu índice, e assim segue preocupando mais os próprios pais que, às vezes passam o dia todo longe".

     

    Agora basta localizarmos os componentes linguísticos:

     

    >> Temos um verbo no pretérito imperfeito do indicativo? Sim: “tínhamos" pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente finalizado. No caso, o verbo “ter" está conjugado na 1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo indicativo: “tínhamos".

     

    >> Temos um verbo que é sinônimo de “cresce"? Temos: “aumenta". “Aumentar" e “crescer" são sinônimos.

     

    >> Temos uma expressão com pronome possessivo? Temos: “seu". Este pronome estabelece relação de posse entre “violência" e “índice, indicando que o índice pertence a / tem relação com a violência.

     

    >> Temos um substantivo trissílabo (de três sílabas) exercendo a função sintática de objeto direto? Temos: “índice". Qual é a transitividade do verbo que vem antes (“aumentar")? Quando tem o sentido de “acrescentar" de “ter aumento de algo", “aumentar" é um verbo transitivo direto e, como tal, pede objeto direto. O que aumenta? O índice.

     

    >> Temos expressões que transmitem ideia de proporcionalidade? Temos: “quanto" e “mais" no trecho “quanto mais ela cresce, mais a violência aumenta". No caso, este trecho é uma oração subordinada adverbial proporcional e, como tal, exprime ideia de proporção, de um fato simultâneo. É o mesmo que dizer “à proporção que ela (tecnologia) cresce, a violência aumenta".

     

    Portanto, a afirmação II está correta.

    III. A crase da expressão: "às vezes passam o dia todo longe" é obrigatória porque faz parte da própria expressão.

     

    A afirmação está correta. Crase é a junção entre preposição “a" e artigo “a". Em algumas situações a presença da crase é obrigatória, como no caso das locuções adverbiais formadas por palavras femininas, pois ela indica justamente a fusão entre preposição “a" e artigo “a". Exemplos: Vire à esquerda; Às vezes é preciso dar um tempo; O barco estava à deriva.

     

    IV. Sobre as palavras da série numérica crescente: "próprias¹, questões², ciente³" pode-se afirmar corretamente: temos exemplo de encontros consonantais (1), temos exemplo de dígrafo e ditongo nasal (2), temos exemplo de hiato (3).

     

    Para respondermos corretamente vejamos se todos os componentes linguísticos estão presentes:

     

    >> Temos encontros consonantais? Temos: “próprias". Encontros consonantais são palavras que apresentam a presença de duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de uma vogal. Em “próprias" temos dois encontros entre P e R.

     

    >> Temos dígrafo e ditongo nasal? Temos: “questões". Dígrafos ocorrem quando duas letras representam um único fonema, como na palavra “máquina", por exemplo. Aqui, o qu representa o fonema k. Em “questões" o qu representa o mesmo fonema. Já o ditongo é a emissão de dois fonemas vocálicos na mesma sílaba. Em “questões" o til marca que se trata de um ditongo anasalado.

     

    >> Temos hiato? Temos: “ciente". O hiato ocorre quando duas vogais ficam separadas por conta da separação silábica, como em “aéreo" (a – é – reo), “raiz" (ra – iz) e “ciente" (ci –en – te).

     

    Portanto, a afirmação IV está correta.

     

    V. Os verbos da série numérica crescente dos termos do segundo período de (3º§): "A nova era¹ digital tem² que ser³ considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga" são todos de segunda conjugação e estão no presente do modo indicativo.

     

    A afirmação está incorreta. “Era", aqui, não é um verbo, mas sim, um substantivo: “era" no sentido de período histórico.

     

    VI. Nas expressões: "favorecem o trabalho", "precisam reconhecer que o celular" e "assim ajudando o desempenho didático" temos três exemplos de uso de pronomes oblíquos átonos em posição de próclise.

     

    A afirmação está incorreta. Tanto em “favorecem o trabalho" quanto em “precisam reconhecer que o celular" os dois termos destacados são artigos e não pronomes.

     

    Como ficou nossa sequência?

     

    I. Correta.

    II. Correta.

    III. Correta.

    IV. Correta.

    V. Incorreta.

    VI. Incorreta.

     

    Ora, se apenas I, II, III e IV estão corretas, a única resposta possível é a letra B.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • GABARITO LETRA B (apenas I, II, III e IV estão corretas)

    I. Correta.

    II. Correta.

    III. Correta.

    IV. Correta.

    V. Incorreta.

    VI. Incorreta.

    V. Os verbos da série numérica crescente dos termos do segundo período de (3º§): "A nova era¹ digital tem² que ser³ considerada pelas escolas uma aliada, e não inimiga" são todos de segunda conjugação e estão no presente do modo indicativo.

    Incorreto. O primeiro termo, "era", não é verbo, mas substantivo (período de tempo).

    Sabendo que "era", no quesito V, não é verbo e sim substantivo, você mata a questão!

    VI. Nas expressões: "favorecem o trabalho", "precisam reconhecer que o celular" e "assim ajudando o desempenho didático" temos três exemplos de uso de pronomes oblíquos átonos em posição de próclise.

    Incorreto. Todos os termos "o" são artigos definidos. Não há pronome oblíquo em qualquer das passagens.

  • Nem acredito que acertei. Finalmente evoluindo!


ID
5361535
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

_________________________ é um médico cardiologista brasileiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e atual ministro da Saúde do Brasil , substituindo o general de divisão do Exército Brasileiro, Eduardo Pazuello.
https://pt.wikipedia.org/wiki/

Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • O novo titular da Pasta integra o Conselho Científico do Instituto “Lado a Lado”, entidade que busca conscientizar a sociedade sobre mudanças de hábitos para alcançar um melhor estilo de vida. Por essa experiência, o ministro estimulará a pesquisa médica no país e fortalecerá o complexo industrial da saúde. Assim, quer tornar o Brasil autônomo na produção de vacinas e insumos, inicialmente, para combater a covid-19.

  • D

    Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes

  • a) - Ministro da Economia

    b) - Ministro do Trabalho e da Previdencia

    c) - General e ex Ministro da Secretaria de Governo

    d) - Ministro da Saúde (GABARITO)

  • Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes é um médico cardiologista brasileiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e atual ministro da Saúde do Brasil, substituindo o general de divisão do Exército Brasileiro, Eduardo Pazuello

    GABRITO D

  • Assertiva D

    Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes  é um médico cardiologista brasileiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e atual ministro da Saúde do Brasil 

  • ...

    Com a saída de Teich, o general da ativa Eduardo Pazuello assumiu a pasta –ainda interinamente– em 15 de maio. Foi efetivado em 16 de setembro, ficando lá até esta 2ª feira (15.mar)....

    Queiroga será o 4º nome a ocupar o ministério –um dos mais importantes do governo. Já passaram por lá os também médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Ambos deixaram a pasta depois de desentendimentos com o presidente....

    Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/governo/queiroga-sera-o-4o-ministro-da-saude-de-bolsonaro-relembre-os-nomes/)

    © 2021 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

  • GAB-D

    Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes


ID
5361538
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os turistas que visitam São João do Oeste e outros 10 municípios no Oeste de Santa Catarina contam com uma diversidade de opções de águas termais, minerais, hidrominerais ou sulfurosas. A região é rica na oferta de águas com as mais diferentes propriedades, mas também oferece lindos cenários em meio à natureza, com fontes, cascatas e áreas para a prática do turismo de aventura.
São João do Oeste, compõe qual região turística? Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5361541
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município, ao Município é vedado:

I.Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada na forma da lei, a colaboração de interesse público.
II.Aceitar fé aos documentos públicos.
III.Criar igualdade entre brasileiros.
IV.Subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos pertencentes aos cofres públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviços de auto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou fins estranhos à administração.

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas