SóProvas



Prova CESPE - 2007 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas


ID
79762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho
de auditoria.

De acordo com a estrutura conceitual da análise de risco do tipo COSO, é imprescindível a existência de controles internos para o cumprimento das metas e objetivos da entidade. Caso se detecte potencial de risco na obtenção desses objetivos, poderá o controle interno atuar como a auditoria interna.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria interna é que atua no sentido de verificar se os controles internos são cumpridos e não o contrário.Fonte : http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=3237
  • De acordo com os Profs. Davi Barreto e Fernando Graeff:
    "Auditoria Interna é um tipo de controle interno."
    "A Auditoria interna é apenas mais um controle estabelecido pela Administração na busca dos objetivos organizacionais".
    Controles Contábeis (exemplos):
    - sistemas de conferência, aprovação e autorização;
    - segregação de funções;
    - controle físico sobre ativos;
    - auditoria interna.
    Controles Administrativos (exemplos):
    - Análise de lucratividade por linha de produto;
    - controle de qualidade;
    - treinamento de pessoal;
    - estudos para aumento de eficiência produtiva.
    O que está ERRADO na questão é dizer: "poderá o controle interno atuar como a auditoria interna. "
  • Gabarito: ERRADO.

    Justificativa: Caso se detecte potencial de risco na obtenção desses objetivos, poderá a auditoria interna (espécie) atuar como controle interno (gênero), e não o contrário, como afirmou a questão.


ID
79765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho
de auditoria.

O uso da técnica de amostragem é facultativo para o auditor interno; entretanto, a realização de exames e investigações, como a verificação junto a terceiros sobre operações de grande vulto, as inspeções no capital financeiro e o registro de transações de recursos financeiros, é obrigatória. São esses resultados, denominados achados de auditoria, que irão fundamentar as conclusões do auditor.

Alternativas
Comentários
  • A utilização de técnicas de amostragem podem ser feitas DESDE QUE o auditor sinta que é impossível a conferência de todas as transações.NBCT-11 "11.2.9.1 – Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a serem testados, o auditor pode empregar técnicas de amostragem" (o auditor "pode" utilizar as técnicas e não "deve", o que tornaria obrigatório).Agora, a verificação de operações junto a terceiros (através da circularização) é obrigatória, pois é ela que vai embasar a opinião do auditor (o parecer) e deve ser registrada nos papéis de trabalho.NBCT-11 "11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos: (...)c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade" (o auditor DEVE, ou seja, é obrigado a fazer a conferência das transações)Questão CERTASó para complementar: Achados de AuditoriaÉ toda prova obtida pelo auditor, obtidos com a aplicação dos procedimentos de auditoria, para avaliar se os critérios estabelecidos estão sendo ou não atendidos. Ou seja, são fatos resultantes dos programas de auditoria que remetem a deficiências encontradas na entidade auditada.Seus requisitos básicos são: * mostrar a relevância do fato; * ser respaldado nos papéis de trabalho; * ser objetivo; * amparar as conclusões e recomendações; * ser convincente a uma pessoa estranha ao processo.(fonte: Wikipedia)
  • "o registro de transações de recursos financeiros". Fiquei com dúvida aqui, ta parecendo que os auditores irão efetuar o registro...

  • "verificação junto a terceiros sobre operações de grande vulto...é obrigatória".

    Sério?

    E se a operação for feita cumprindo todas as formalidades, for uma operação corriqueira, com baixo risco de distorção?

    Mesmo assim é OBRIGATÓRIO verificá-la junto a terceiros?


ID
79768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho
de auditoria.

Em um ambiente de processamento eletrônico de dados, o auditor deve proceder a avaliação dos riscos inerentes de controle nas demonstrações contábeis, dado que erros nessas demonstrações poderão ensejar aumento de fraudes, comprometendo a estrutura da empresa. Portanto, é competência do auditor cuidar para que isso não ocorra.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa do cespe para anulação da questão.anulado em decorrência de erro no enunciado do item, o que impossibilita o julgamento da assertiva: em vez de “avaliação dos riscos inerentes de controle” seria “avaliação dos riscos inerentes e dos riscos de controle”.
  • A responsabilidade primária na prevenção de fraudes e erros é da Administração da entidade.

    Resposta: errado


ID
79771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à
administração da função de auditoria, julgue os itens que se
seguem.

Considere que a União tenha repassado vultosa quantia a um estado da Federação, com objetivo de aquisição de maquinário para uma corporação militar daquele estado, e que, após determinação do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi realizada uma auditoria que constatou irregularidades na aplicação desses recursos federais da ordem de R$ 49 milhões. Foram detectados tanto vícios na dispensa de licitação quanto inadequação dos bens adquiridos. Nessa situação hipotética, a auditoria realizada é classificada como especial, de forma indireta compartilhada.

Alternativas
Comentários
  • Por ter sido requisitada por ministro do estado, a auditoria é classificada como ESPECIAL. Porém, ela seria indireta compartilhada se tivesse sido executada pelo sistema de controle interno do poder executivo federal (os AFC's) com o auxílio de auditores do estado da Federação. Mas a questão não explicita esse segundo ponto e, por isso, a questão está ERRADA.
  • Comentário: o erro da questão é afirmar - categoricamente - que se trata de auditoria especial indireta compartilhada. Não há subsídios, no caso em pauta, com base em que se possa chegar a tal conclusão. De toda sorte, a questão é boa pois serve para relembrar alguns conceitos:

    a) auditoria especial ===> objetiva o exame de fatos ou situações considerados relevantes, de natureza incomum ou extraordinária;

    b) auditoria sob a forma indireta ===> nesse caso, há a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do sistema de controle interno. Uma de suas subdivisões é a compartilhada, quando ocorre sob coordenação do referido sistema + auxílio de órgãos/instituições públicas ou privadas.


    Professora Ana Paula - EuVouPassar
  • Só palavras chave:

    Tipos de auditoria da CGU INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001

    1.  AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO: Emitir opinião -> Regularidade das contas -> contratos, convênios, acordos e ajustes.

    2.  AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO: Ao longo do processo de gestão -> tempo real -> prevenindo gargalos.

    3.  AUDITORIA OPERACIONAL:  3 E (eficiência, eficácia e economicidade) -> recomendações -> assessoramento ao gestor público.

    4.  AUDITORIA CONTÁBIL: controle do patrimônio -> princípios contábeis -> efetividade e aplicação de recursos externos = emitir uma opinião sobre a fidedignidade das DCs.

    5.  AUDITORIA ESPECIAL: natureza incomum ou extraordinária ->  determinação expressa e demais trabalhos.




    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Ela é ESPECIAL,OK, mas tem cara de ser DIRETA ( por servidores em exercício nos órgãos e unidades de SCI )

    e como disse o Rodrigo C. para ser indireta deveria informar que houve PARTICIPAÇÃO de servidores não lotados nos órgãos

  • TIPOS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

    1) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO:

    • Emite opinião a respeito da REGULARIDADE DAS CONTAS;

    2) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO:

    • TEMPO REAL e ao longo do processo;
    • Evidencia melhorias e GARGALOS;

    3) AUDITORIA OPERACIONAL:

    • Emite opinião a respeito do E's -> EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE;

    4) AUDITORIA CONTÁBIL:

    • Emita opinião a respeito dos REGISTROS CONTÁBEIS;

    5) AUDITORIA ESPECIAL:

    • Exame dos fatores relevantes, mas de natureza incomum;


ID
79774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à
administração da função de auditoria, julgue os itens que se
seguem.

Em cada auditoria realizada, o auditor governamental deverá elaborar relatório que refletirá os resultados dos exames efetuados. Entretanto, nos relatórios de auditorias realizadas com base no processo de tomada e prestação de contas, nas quais se detectar desvio de bens públicos, a autoridade administrativa competente deverá comunicar imediatamente o resultdo ao TCU, para que este instaure processo de tomada de contas especiais.

Alternativas
Comentários
  • A Tomada de Contas Especial é um instrumento de que dispõe a Administração Pública para ressarcir-se de eventuais prejuízos que lhe forem causados, sendo o processo revestido de rito próprio e somente instaurado depois de esgotadas as medidas administrativas para reparação do dano.http://www.cgu.gov.br/AreaAuditoriaFiscalizacao/TomadasContasEspecial/Antes da abertura da Tomada de Contas Especial, é condição imprescindível que aautoridade competente do órgão ou entidade esgote todas as medidas administrativas internas objetivando a obtenção do ressarcimento pretendido (art. 3º, § 1º, da IN/TCU n.º 56/2007), considerando que o processo de TCE é uma medida de exceção e somente deve ser instaurado para apurar responsabilidade por ocorrência de dano, conforme o constante do art. 3º da citada IN/TCU n.º 56/2007.Resumindo, a TCE só deve ser instaurada após esgotadas todas as medidas passíveis de serem tomada. Gabarito: Errado
  • Serviço de utilidade públicaNo site da CGU dá para achar quanto devem entidades (pública e privadas) da sua cidade para os cofres públicos em TCE: http://www.cgu.gov.br/AreaAuditoriaFiscalizacao/TomadasContasEspecial/
  • Pelo exposto acima, transcrevo a norma:
     

    INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 56 , DE 5 DEZEMBRO DE 2007

    Art. 3º Tomada de contas especial é um processo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal e obtenção do respectivo ressarcimento.
    § 1º A tomada de contas especial só deve ser instaurada pela autoridade administrativa federal após esgotadas as providências administrativas internas sem obtenção do ressarcimento pretendido.

    Portanto:

    Em cada auditoria realizada, o auditor governamental deverá elaborar relatório que refletirá os resultados dos exames efetuados. Entretanto, nos relatórios de auditorias realizadas com base no processo de tomada e prestação de contas, nas quais se detectar desvio de bens públicos, a autoridade administrativa competente deverá comunicar imediatamente o resultado ao TCU, para que este instaure processo de tomada de contas especiais.

  • Além do esgotamento de todas as formas de se obter o ressarcimento antes da instauração da TCE, a questão afirma que a TCE será instaurada pelo TCU, quando, na verdade, quem deve instaurá-la é próprio órgão auditado, dando apenas ciência ao TCU.
  • O comentário do Daniel encontra amparo na Lei orgânica do TCU

    Art. 8° Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, na forma prevista no inciso VII do art. 5° desta Lei, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos, ou, ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao Erário, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidária, deverá imediatamente adotar providências com vistas à instauração da tomada de contas especial para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano.

    § 1° Não atendido o disposto no caput deste artigo, o Tribunal determinará a instauração da tomada de contas especial, fixando prazo para cumprimento dessa decisão.

  • Já eu pensei pela pela ótica Constitucional, visto que já vi questões perguntando quem alerta o TCU sobre irregularidades (a maioria das questões teima em dizer que é 'autoridade competente', 'qualquer subordinado' e coisas do tipo - quando na verdade é o sistema de controle interno de cada Poder).

    O que implica que toda essa gente não avisa ao TCU, avisa aos responsáveis pelo controle interno que, por sua vez, informarão tal dado ao TCU:

    CF:§ 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

    Resposta: errado.

    E realmente, também podemos pensar que outro erro, além do que apontei acima, é que o TCU não lança mão da tomada de contas - quem o faz é a autoridade competente, conforme dita a própria lei orgânica do TCU. Alei orgânica diz que se não for feita a tomada de contas, por iniciativa própria da autoridade competente ao constatar os indícios, a Corte de Contas determina (manda) que seja feita. Veja (lei 8443):

    Art. 8° Diante da omissão no dever de prestar contas, da não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, na forma prevista no inciso VII do art. 5° desta Lei, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos, ou, ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao Erário, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidária, deverá imediatamente adotar providências com vistas à instauração da tomada de contas especial para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano.

    § 1° Não atendido o disposto no caput deste artigo, o Tribunal determinará a instauração da tomada de contas especial, fixando prazo para cumprimento dessa decisão.

    Resposta: errado.


ID
79777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à
administração da função de auditoria, julgue os itens que se
seguem.

É responsabilidade da auditoria interna fazer periodicamente uma avaliação dos controles internos. Nesse sentido, é correto afirmar que a auditoria interna representa um controle interno.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, mas polêmica, senão vejamos:
    Sabemos que controle interno e auditoria interna são instrumentos distintos. Contudo, uma das principais atividades da auditoria interna é avaliar periodicamente a adequação e a eficácia dos controles internos da organização. Segundo Marcelo Cavalcanti Almeida, não adianta a empresa implantar um excelente sistema de controle interno sem que algúém verifique periodicamente se os funcionários estão cumprindo o que foi determinado no sistema, ou se o sistema não deveria ser adaptado às novas circunstâncias. Portanto, nesse sentido, pode-se considerar que a auditoria interna constitui ou representa um mecanismo de controle interno das organizações.
    Fonte: Aula do professor Marcelo Aragão
  • PRIODICAMENTE OU CONTINUAMENTE?????? A QUESTAO É MUITO POLEMICA

  • sim, terceira linha de defesa do controle interno.

  • CORRETO, É BOM GRAVAR ISSO!!! questão recorrente.

    NBC TA 610 - 6. Muitas entidades criam a função de auditoria interna como parte das suas estruturas de controle interno e governança.

  • A auditoria interna vai avaliar a gestão e reportar para a instância responsável. Ela vai monitorar riscos e verificar a adequação dos controles internos. Dizemos que a auditoria interna é “o controle do controle”. 

  • O correto não seria CONTINUAMENTE???


ID
79783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a tipos de auditoria.

O julgamento das contas dos gestores públicos em virtude de danos ao erário decorrentes de atos de gestão ilegítima ou antieconômica, ou por desfalques ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, é um meio de detecção de fraudes propiciado pela fiscalização adotada pelo TCU, e a modalidade específica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes é a auditoria de conformidade.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria de conformidade se resume a verificar a legitimidade da ação governamental, ou seja, se a lei permite que o ato administrativo seja feito.Já a detecção de fraudes pode ser "descoberta" através da auditoria especial (caso tenha sido solicitada por autoridade competente), contábil (das demonstrações contábeis), Operacional (quanto à implementação, execução, gestão e utilização econômica de recursos públicos) ou de obras públicas.Questão ERRADA
  • Dica para lembrar: CONFORMidade = conforme a lei.
  • Penso que não existe uma "auditoria específica" para detectar fraudes....
  • Em princípio, detectar fraude não é objetivo da auditoria.

    Mas caso o TC receba uma denúncia sobre fraude/desvio, a auditoria a ser implementada é uma Auditoria Especial.

    Essa é uma classificação quanto à sua abrangência.

  • O julgamento não é um meio de detecção de fraudes, como diz a questão. Na verdade é o contrario: primeiro detecta-se as possíveis fraudes e só depois há o julgamento. Ou seja, uma fraude só é fraude após o julgamento.

  • Gabarito: E

     

    Uma parte da questão está correta ao afirmar que a modalidade específica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes é a
    Auditoria Governamental Tribunal de Contas da União (TCU) auditoria de conformidade, cuja finalidade é examinar a legalidade e a
    legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis, embora possamos identificar fraudes durante a realização de uma auditoria operacional,
    ainda que não seja o objetivo dessa.
    Entretanto, a afirmação de que o julgamento das contas realizado pelo TCU é um meio de detecção de fraudes não está correta. Poderíamos
    até aceitar que o julgamento previna fraudes, já que as sanções que dele possam advir podem alcançar um efeito de intimidação contra a
    ocorrência de novas fraudes. Entretanto, a detecção em si geralmente é conseguida por meio da auditoria.

    Fonte Prof. Claudenir Brito 
     

  • Detectar fraudes NÃO É função do Auditor.

    Bons estudos.

  • Copiando

    A auditoria de conformidade se resume a verificar a legitimidade da ação governamental, ou seja, se a lei permite o ato administrativo realizado.

    Já a detecção de fraudes pode ser "descoberta" através da auditoria especial (caso tenha sido solicitada por autoridade competente), auditoria contábil (das demonstrações contábeis), auditoria operacional (quanto à implementação, execução, gestão e utilização econômica de recursos públicos) ou auditoria de obras públicas.

    Questão ERRADA

  • TIPOS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

    1) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO:

    • Emite opinião a respeito da REGULARIDADE DAS CONTAS;

    2) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO:

    • TEMPO REAL e ao longo do processo;
    • Evidencia melhorias e GARGALOS;

    3) AUDITORIA OPERACIONAL:

    • Emite opinião a respeito do E's -> EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE;

    4) AUDITORIA CONTÁBIL:

    • Emita opinião a respeito dos REGISTROS CONTÁBEIS;

    5) AUDITORIA ESPECIAL:

    • Exame dos fatores relevantes, mas de natureza incomum;

  • TIPOS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

    1) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO:

    • Emite opinião a respeito da REGULARIDADE DAS CONTAS;

    2) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO:

    • TEMPO REAL e ao longo do processo;
    • Evidencia melhorias e GARGALOS;

    3) AUDITORIA OPERACIONAL:

    • Emite opinião a respeito do E's -> EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE;

    4) AUDITORIA CONTÁBIL:

    • Emita opinião a respeito dos REGISTROS CONTÁBEIS;

    5) AUDITORIA ESPECIAL:

    • Exame dos fatores relevantes, mas de natureza incomum;

  • Para mim o erro está em afirmar que a auditoria de conformidade é a modalidade específica de auditoria que o TCU utiliza para detectar fraudes, haja vista haver outras modalidades de auditoria por meio das quais o TCU também poderia detectar fraudes, a exemplo das auditoria operacional e contábil.

  • Esta questão combina conhecimentos de Auditoria Governamental e de Controle Externo (como o Tribunal de Contas julga as contas dos gestores públicos). 

    Apesar da aparentar cobrar conhecimentos de Controle Externo, não precisamos destes conhecimentos para responder à questão. 

    Isto porque nenhuma auditoria tem como objetivo detectar fraudes. O objetivo da auditoria é comparar um objeto com o critério e reportar as diferenças. 

    O auditor deve considerar o RISCO de fraude. Isso significa que ele deve ficar atento a situações que possam denotar fraude. 

    Se o auditor identificar uma fraude, isso será de forma acidental, isto é, “por acaso”. Mas o auditor não deliberadamente busca identificar fraude. Quem faz isso é a Polícia Federal e o Ministério Público. 

    Ou seja, o auditor até pode identificar fraude, mas não é seu objetivo fazê-lo.

    Resposta: Errado

  • Nenhum tipo de auditoria, nem mesmo a de conformidade, tem como objetivo identificar fraudes.

    A auditoria serve para comparar uma situação com um critério e reportar as diferenças.

    Resposta: Errado


ID
79786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de metodologias empregadas
em auditoria governamental e da etapa de monitoramento do
trabalho de auditoria.

O TCU, nos processos de auditorias operacionais, usa metodologias específicas para análise do objeto auditado e apresentação dos dados coletados. Um dos métodos é o modelo insumo-produto, que objetiva demonstrar como o objeto da auditoria desenvolve as suas atividades, identificando, por exemplo, as informações e os recursos humanos, físicos e financeiros exigidos (insumos), os processos de transformação dos insumos em produtos e os bens e serviços ofertados (produtos).

Alternativas
Comentários
  • 1) Auditoria de natureza operacional: consiste na avaliação sistemática dos programas e sistemas governamentais, assim como dos órgãos e entidades jurisdicionadas à corte de contas. Abrange duas modalidades: (A) auditoria de desempenho operacional e (B) avaliação de programa.

    (A) Auditoria de desempenho operacional: seu objetivo é examinar a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.

    (B) Avaliação de programa: examina a efetividade dos programas.

    2) Método insumo-produto: procura evidenciar:

    -os recursos humanos, físicos e financeiros colocados à disposição do órgão/entidade auditada. Tais recursos são considerados insumos;

    -como tais insumos são "transformados" em produtos. Obs.: produtos = bens e serviços ofertados à coletividade;

    -o impacto social;

    -os possíveis indicadores de desempenho;

    -a demanda existente para os produtos ofertados;

    -os benefícios desejados.

    Por que o nome do método é modelo insumo produto? - Fácil! Sua lógica fundamental é:

    INSUMOS===>PROCESSOS===>PRODUTOS===>BENEFÍCIOS.


    Professora Ana Paula - EuVouPassar

  • Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar
    se os registros contábeis foram efetuados de acordocom os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.
    IN01-2001
  • TIPOS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

    1) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO:

    • Emite opinião a respeito da REGULARIDADE DAS CONTAS;

    2) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO:

    • TEMPO REAL e ao longo do processo;
    • Evidencia melhorias e GARGALOS;

    3) AUDITORIA OPERACIONAL:

    • Emite opinião a respeito do E's -> EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE;

    4) AUDITORIA CONTÁBIL:

    • Emita opinião a respeito dos REGISTROS CONTÁBEIS;

    5) AUDITORIA ESPECIAL:

    • Exame dos fatores relevantes, mas de natureza incomum;


ID
79840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ciclo orçamentário, também denominado processo orçamentário, corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até sua apreciação final. Com relação ao período de discussão, votação e aprovação do orçamento público, julgue o item que se segue.

As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual (PPA) e com a lei das diretrizes orçamentárias (LDO).

Alternativas
Comentários
  • CERTA: Questão contemplada na CF pelo Artigo 166, § 3º, inciso I:§ 3º - As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;
  • Questão: C
    Art. 166, § 3º,  I
  • Considerei a alternativa ERRADA, pois o art. 166, parágrafo 3° cita três incisos

    I- sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

    II- indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre: ...

    III- sejam relacionadas: ...

    Ou seja, além de serem compatíveis com o PPA e LDO, as emendas têm que estar em consonância com esses outros dois incisos, não?


  • Para o cespe, questao incompleta nao significa que esteja errada.
  • É um pouco estranho pois já vi em muitos lugares que ela precisa estar no (PPA para estar na LOA)  OU (em lei que o autorize). O Somente neste caso limitou a primeira alternativa mas... e se houver lei que autorize?
  • Olá Guile,

    Pelo pouco que venho estudando, e caso alguém posso complementar, as receitas e despesas contantes na LOA devem estar compatíveis com o PPA e a LDO como nossos colegas já falaram.

    Aí você citou as autorizações do legislativo, como lei, a realizar outros dispêndios.

    Para estas hipóteses será criada, através de lei, a abertura de créditos adcionais, suplementares ou especiais, porém é necessário elencar a fonte, receita, para a realização da despesa. Conforme pode ser visto no dispositivo:

    CF, art 166º:

    § 8º - Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

    Art 167º

    II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;

    V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;

    Observando estes dispositvos, podemos chegar a conclusão que é possível realizar dispendios pela autorização de lei, porém ela fará parte do orçamento, já que deverá indicar os Recursos correspondentes para tal, como por exemplo receita excedente, veto de algum projeto, entre outros.

    Espero que possa te-lo esclarecido um pouco mais...pois tenho muito o que estudar ainda, mas vamos a luta juntos, já que todos teremos nossa oportunidade.

    Fique com Deus

    Mário R. Fernandes
  •  

    Complementando...

    (CESPE/ANALISTA/SERPRO/2008) As emendas ao projeto de LDO não poderão ser aprovadas quando forem incompatíveis com o PPA. C


  • Certo.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (FGV – Contador - Assembleia Legislativa/MA – 2013) Com relação ao Orçamento Público, analise as afirmativas a seguir.
    I. A lei que institui o plano plurianual estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e as relativas aos programas de duração continuada, alcançando os quarenta e oito meses do mandato de sua elaboração.
    II. As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
    III. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas.

    Assinale:
    (A) se somente a afirmativa I estiver correta.
    (B) se somente a afirmativa II estiver correta.
    (C) se somente a afirmativa III estiver correta.
    (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
    (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

    Questão que mistura instrumentos de planejamento e orçamento com o ciclo orçamentário:

    I) Errada. A lei que institui o plano plurianual estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal
    para as despesas de capital e outras delas decorrentes e as relativas aos programas de duração continuada. Entretanto, o PPA não se confunde com o mandato do chefe do Executivo. O PPA é elaborado no primeiro ano de governo e entra em vigor no segundo ano. A partir daí, tem sua vigência até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A ideia é manter a continuidade dos programas.

    II) Correta. As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

    III) Errada. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital
    para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e
    estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento (art. 165, § 2º, da CF/1988). Entretanto, o projeto de lei
    orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia (art. 165, § 6º, da CF/1988).

    Logo, somente a afirmativa II está correta.

    Resposta: Letra B

    Prof. Sérgio Mendes

  • Gabarito: CERTO


    É possível alterar a Lei Orçamentária já enviada ao Poder Legislativo? Sim. Caso o projeto de lei do Poder Executivo ainda tenha seguido para a Comissão Mista Permanente.

     

    Art. 166, § 5º, CRFB. O Presidente da República (ou Chefe do Poder Executivo) poderá enviar mensagem (Forma pela qual se dará essa alteração) ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.

     

    [Possibilidade de Emenda à proposta do projeto de lei orçamentária]. Art. 166, § 2º, CRFB. As emendas serão apresentadas na Comissão mista, que sobre elas emitirá parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenário (Ou seja: não é qualquer órgão fracionário) das duas Casas do Congresso Nacional.

     

    [Prazo para apreciação dessas alterações das lei orçamentárias] Art. 166, § 7º, CRFB. Aplicam-se aos projetos mencionados neste artigo, no que não contrariar o disposto nesta seção, as demais normas relativas ao processo legislativo (ordinário, determinando, em relação a alteração e emendas dessas leis orçamentárias, uma sanção de até 15 dias).

     

    As emendas ao Orçamento são subordinadas a normas rígidas quanto ao seu conteúdo e objetivos, estabelecidas pela Constituição, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF-Lei Complementar 101/00) e Lei 4.320/64, que dispõe sobre normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. As emendas são também objeto de regulação feita por resoluções do Congresso Nacional.

     

    A emenda ao orçamento que propõe acréscimo ou inclusão de dotações só poderá ser aprovada se estiver compatível com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Deverá também indicar os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesas, excluídas as que incidem em: dotações de pessoal e seus encargos, serviço da dívida, e transferências tributárias constitucionais para estados, municípios e o Distrito Federal. A emenda também não pode ser constituída de várias ações – que devem ser objeto de emendas distintas – nem contrariar normas regimentais adotadas pela CMO.

     

    Existem quatro tipos de emendas feitas ao orçamento: individual, de bancada, de comissão e da relatoria.

     

    --- > As emendas individuais são de autoria de cada senador ou deputado.

     

    --- > As emendas de bancada são coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais.

     

    --- > Emendas apresentadas pelas comissões técnicas da Câmara e do Senado são também coletivas, bem como as propostas pelas Mesas Diretoras das duas Casas. 

     

    --- > As emendas do relator são feitas pelo deputado ou senador que, naquele determinado ano, foi escolhido para produzir o parecer final sobre o Orçamento – o chamado relatório geral.


ID
79843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No programa do orçamento, é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores fixados no PPA, visando à solução de um problema ou ao atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade. De acordo com a sua finalidade, os programas compreendem quatro modalidades: programas finalísticos, programas de gestão de políticas públicas, programas de serviços ao Estado e programas de apoio administrativo. Quanto às características que cercam os programas finalísticos, julgue o item a seguir.

Os programas finalísticos abrangem as ações de governo relacionadas à formulação, coordenação, supervisão e avaliação de políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA: Este conceito é de programas de gestão de políticas públicas.PROGRAMAS FINALÍSTICOS São programas que resultam em bens e serviços ofertados diretamente à sociedade. Seus atributos básicos são: denominação, objetivo, público-alvo, indicador(es), fórmulas de cálculo do índice, órgão(s), unidades orçamentárias e unidade responsável pelo programa. O indicador quantifica a situação que o programa tenha por fim modificar, de modo a explicitar o impacto das ações sobre o público alvo.
  • Programas finalísticos : destinam-se a atender diretamente às demandas e necessidades da sociedade, ou seja, resultam em bens e serviços ofertados diretamente à sociedade.Programas de gestão de políticas públicas: abrangem as ações de governo relacionadas à formulação, coordenação, supervisão e avaliação de políticas públicas.Programas de serviços ao Estado :têm por finalidade a produção de bens e serviços por instituição criada para esse fim, tendo o próprio Estado como beneficiário.Programa de apoio administrativo : reúnem as ações de apoio administrativo parasuporte à implementação dos demais programas, compreendendo principalmente custo de pessoal não passíveis de alocação direta aos programas finalísticos ou de gestão de políticas públicas.;)
  • Os programas finalisticos sao de implemenaçao de bens e serviços prestados diretamente a sociedade e sao gerados resultados pasiveis de aferiçao por indicadores ex: ABASTECIMENTO AGROALIMENTAR, ACESSO A ALIMENTAÇAO, AGRICULTURA FAMILIAR

    Os programas de apoio as politicas publicas e areas especiais PAPPAE ( Aqueles voltados para oferta de serviços ao estado, para gestao de politicas e para o apoio administrativo.

    Sao programas voltadoas aos serviços tipicos de estado, ao planejamento, a formulaçao de politicas setoriais, a coordenaçao, a avaliaçao ou ao controle dos programas finalisticos

    Ex: ADMINISTRAÇAO TRIBUTARIA E ADUANEIRA, CAPACITAÇAO DOS SERVIDORES PUBLICOS DAS FORÇAS ARMADAS E INTELIGENCIA DAS FORÇAS ARMADAS.

  • A questão trata dos programas de gestão de políticas públicas!
  • PPA 2012-2015 - Plano Mais Brasil

    Contém 2 tipos de programas:

    Programas Temáticos;

    Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado.
  • ERRADO 

     

    PPA (ATÉ 2007) = TINHA 4 PROGRAMAS

    PROGRAMA FINALÍSTICO 

    PROGRAMA DE SERVIÇOS AO ESTADO 

    PROGRAMA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (PGPP)

    PROGRAMA DE APOIO ADMINISTRATIVO

     

    PPA 2008-2011 = Restringiu apenas dois programas (Finalísticos + Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais)

     

     

    QUESTÃO SE REFERE AO Programa de Gestão de Políticas Públicas

     

  • ''Toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos
    para o período do PPA, ou seja, quatro anos. 

    [...] o PPA 2016-2019 contempla os Programas Temáticos e os de Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado:
    Programa Temático: aquele que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à
    sociedade;
    Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: aquele que expressa e orienta as ações destinadas ao
    apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.''

    Fonte: MTO 2018 página 27


ID
79846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Como função de um setor público, deve-se entender o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor. Cada programa deverá dar solução a um problema ou atender a uma demanda da sociedade, mediante um conjunto articulado de projetos, atividades e de outras ações que assegurem a consecução dos objetivos. Sobre as características que cercam as atividades, julgue o item abaixo.

Trata-se de um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!!Definições retiradas da PORTARIA Nº 42, DE 14 DE ABRIL DE 1999 do MINISTÉRIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO.ART. 1º,§ 1º Como função, deve entender-se o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público.A função está relacionada com a missão institucional do órgão, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios.Art. 2º Para os efeitos da presente Portaria, entendem-se por:c) Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;Atenção! Projeto é sempre limitado no tempo, ou seja, a cada orçamento são implementados novos projetos. Já a atividade se realiza de modo contínuo e permanente. Assim, as atividades surgem a partir dos projetos.;)
  • Completando a exposição da colega...O programa é composto por ações, que podem ser:Atividade. É um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo.Projeto. É um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de Governo.Operação Especial. Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços
  • Perfeita!!!!!! *-*

    Programas -> ações -> 
    Atividades: S/ Limitações no tempo (Continuo e permanente) 
    Projeto: Limitadas / Geram bens
    Op. Especial: Não resulta num produto


ID
79849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A LDO foi introduzida no direito financeiro brasileiro pela Constituição Federal de 1988, tornando-se, a partir de então, o elo entre o PPA e a Lei Orçamentária Anual. Acerca da LDO, julgue o item seguinte.

A LDO é o instrumento que expressa o planejamento dos governos federal, estadual, distrital e municipal para um período de quatro anos, objetivando garantir a continuidade dos planos e programas instituídos pelo governo anterior.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA:De acordo com a CF Artigo 165:§ 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
  • a LDO compreende as metas e prioridades (MP) da administração pub. federal, incluindo as despesas de capital para exercício financeiro subsequente. Orienta a elaboração da LOA.lembrando que a vigencia da LDO sera de 12 meses, mas nao coincide com o ano civil, ou seja, começa a vigorar no segundo periodo legislativo de cada ano e vai até o témino do primeiro periodo legislativo do ano seguintevigencia de 4 anos eh do PPAbons estudos
  • O Plano Plurianual, no Brasil, – previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 – estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um período de quatro anos.
  • A LDO é anual

  • Vários comentários errados...

    A LDO possui vigência de 18 meses, vigorando por mais de um exercício financeiro, traçando metas para serem executadas pela LOA no exercício seguinte. No entanto, não possui 4 anos de vigência, muito menos é o instrumento que tem por objetivo dar continuidade ao plano de governo, sendo essa atribuição do Plano Plurianual - PPA.

  • LOA - vigência de 1 ano

    LDO - vigência de 1 ano e meio

    PPA - vigência de 4 anos


ID
79852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei n.º 4.320/1964, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. Com a Portaria Interministerial STN/SOF n.o 338/2006, essas categorias econômicas foram detalhadas em receitas correntes intra-orçamentárias e receitas de capital intra-orçamentárias. A respeito da função das receitas intra-orçamentárias, julgue o próximo item.


Como se destinam ao registro de receitas provenientes de órgãos pertencentes ao mesmo orçamento do ente público, as contas de receitas intra-orçamentárias não têm a mesma função da receita original, sendo criadas a partir de base própria pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Conforme discorre o prof. Alexandre Vasconcellos..."A QUESTÃO AMPAROU-SE NA PORTARIA STN/SOF Nº 338/2006, QUE INTRODUZIU NOVAS ESPECIFICAÇÕES DAS RECEITAS CORRENTES E DE CAPITAL.O ERRO ESTÁ NOS 'REGISTROS DAS RECEITAS PROVENIENTES DE ÓRGÃOS PERTENCENTES AO MESMO ORÇAMENTO PÚBLICO', NA VERDADE ELAS SÃO REGISTRADAS ENTRE ÓRGAOS PERTENCENTES A ORÇAMENTOS DIFERENTES COMO EXEMPLIFICA A PORTARIA NO CASO DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL, O ARTIGO 1º DA REFERIDA PORTARIADIZ:Definir como intraorçamentárias as operações que resultem de despesas de órgãos, fundos,autarquias, fundações, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social decorrentes da aquisição de materiais, bens e serviços, pagamento de impostos, taxas e contribuições, quando o recebedor dos recursos também for órgão, fundo, autarquia, fundação, empresa estatal dependente ou outra entidade constante desses orçamentos, no âmbito da mesma esfera de governo.”:)
  • Ao meu ver, o erro da questão está em dizer que "...não têm a mesma função da receita original, sendo criadas a partir de base própria pela Secretaria do Tesouro Nacional. ..."Visto que, segundo o MCASP:As classificações intra-orçamentárias não constituem novas categorias econômicas de receita.Essas TÊM A MESMA FUNÇÃO DA RECEITA ORIGINAL, diferenciando-se apenas pelo fato de destinarem-se ao registro de receitas provenientes de órgãos pertencentes ao mesmo orçamento fiscal e da seguridade social.Bons estudos a todos!
  • A classificação INTRA-ORÇAMENTÁRIA é somente para não haver duplicidade no reconhecimento de receita de mesmo orçamento de órgão ou ministério, é um desmembramento.

    Exemplo: Ministério da Saúde recebe dotação de 100.000, se ele descentraliza 20.000 para um órgão de seu ministério, o órgão recebedor classificará essa receita como intra-orçamentária dentro do grupo corrente ou capital dependendo da destinação desse recurso.
  • Concordo com as opiniões acima, ressalto que o objetivo em classificar tais operações como intra-orçamentárias é de evitar duplicidades na consolidação dos orçamentos
  • O erro consiste em dizer mesmo orçamento. O correto é mesma esfera governamental.
  • O erro está no trecho: não têm a mesma função da receita original.

    O manual de receita pública diz que "Estas (receitas-intraorçamentárias) têm a mesma função da receita original, diferenciando-se apenas  pelo fato de destinarem-se ao registro de receitas provenientes de órgãos pertencentes ao mesmo orçamento do ente"

    Embora as receitas intra-orçamentarias podem ser trasferidas entre órgãos do orçamento fiscal e o da seguridade social coloquei o grifo em AZUL porque assim está no manual de receita pública.
  • Receitas ou ingressos intraorçamentárias: São receitas oriundas de operações realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo.

    Têm a finalidade de discriminar as receitas referentes às operações entre órgãos, fundos, autarquias, fundações públicas, empresas estatais dependentes e outras entidades.

    Importante destacar que não são novas categorias econômicas de receita, mas sim meras especificações das categorias corrente e capital. Portanto, possuem mesma função da receita original.

    Foram instituídas pela Portaria Interministerial STN/SOF 163, 04 de maio de 2001.


ID
79855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Como parte do orçamento, a despesa compreende as autorizações para gastos com as várias atribuições e funções governamentais, tendo a sua classificação complementada pela informação gerencial denominada de modalidade de aplicação. Com relação a modalidade de aplicação, julgue o item a seguir.

A modalidade de aplicação tem por finalidade identificar os objetos de gasto de que a administração pública se serve para a consecução dos seus fins.

Alternativas
Comentários
  • "A PORTARIA MF/MPOG Nº 163, DE 4 DE MAIO DE 2001, EM SEU ARTIGO 9º, DETERMINA QUE A PARTIR DO ORÇAMENTO DE 2002, TODOS OS ENTES DA FEDERAÇÃO ADOTEM PARA A ELABORAÇÃO DA LOA, NO QUE SE REFERE A DESPESA, A NOVA CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA – SEGUNDO SUA NATUREZA, E NELA CONSTA A DEFINIÇÃO DE ELEMENTOS QUE TEM POR FINALIDADE IDENTIFICAR OS OBJETOS DE GASTO DE QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SE SERVE PARA A CONSECUÇÃO DOS SEUS FINS, LOGO O ERRO NA QUESTÃO É NA DEFINIÇÃO, QUE CABE A ELEMENTOS E NÃO MODALIDADE DE APLICAÇÃO."(Prof. Alexandre Vasconcellos)
  • Portaria STN/SOF n°2:NATUREZA DA DESPESA ORÇAMENTÁRIAA classificação da despesa orçamentária, segundo a sua natureza, compõe-se de:I – Categoria Econômica;II – Grupo de Natureza da Despesa; eIII – Elemento de Despesa.A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “modalidade de aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.
  •  ERRADA - a questão trocou os termos Elementos de Despesa por Modalidade de Aplicação, veja os conceitos:
    Modalidade de Aplicação (MA) tem por finalidade indicar se o recursos são aplicados diretamente ou em outro ente, ou entidades, por exemplo: transferências à União, E, DF, M, a instituições privadas ou governamentais, com ou sem fins lucrativos, transferências para Consórcios ou para Exterior, Aplicações Diretas, Aplicações A Definir, etc.   Objetiva eliminar a dupla-contagem dos recursos transferidos (para órgãos) ou descentralizados (para entidades).
    Elementos de Despesa (ED) tem por finalidade identificar objetos de gasto, por exemplo: Aquisições de Imóveis, Locações, Sentenças Judiciais, Vencimentos, Diárias, Mat. Consumo, Pensões, APOS.,  Sal. Família, Auxílios, Mão-de-obra, Consultorias, Juros, etc.
  • Resposta: errada.
    Finalidade da MODALIDADE DE APLICAÇÃO é:
    • Indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.
  • A modalidade de aplicação indica a forma como a despesa será executada:

    - DIRETAMENTE: pelos órgãos e entidades do entre público responsável pela despesa

    - MEDIANTE TRANSFERÊNCIAS (intraorçamentárias): realizada pelos órgãos recebedores dos créditos.

  • Elemento da despesa - identificar o objeto do gasto.

    Modalidade de aplicação -  identificar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro Ente da Federação e suas respectivas entidades. (Evita dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados)

  • A modalidade de aplicação tem por finalidade identificar os objetos de gasto de que a administração pública se serve para a consecução dos seus fins.

    PORQUE ESTA ERRADA?

    De acordo com o manual de contabilidade pública 6° edição,pg 67:

    Capítulo 4 – Despesa Orçamentária

    4.2.4. Classificação da Despesa Orçamentária por Natureza

    A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “Modalidade de Aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

    1° tem por finalidade:indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federação e suas respectivas entidades;

    2° objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.

    Desse modo, a questão esta errada porque afirmar que a modalidade de aplicação tem por finalidade identificar os objetos de gasto de que a administração pública se serve para a consecução dos seus fins,o que é falso.


  • A modalidade de aplicação tem por finalidade identificar os objetos de gasto de que a administração pública se serve para a consecução dos seus fins. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a modalidade de aplicação tem por finalidade distinguir se os recursos financeiros serão aplicados diretamente pelo órgão ou entidade de mesma esfera de governo e objetiva eliminar a dupla contagem dos recursos descentralizados.

  • ❌ A modalidade de aplicação tem por finalidade identificar os objetos de gasto de que a administração pública se serve para a consecução dos seus fins.

    O ELEMENTO DA DESPESA tem por finalidade identificar os objetos/objetivos do gasto.

    A modalidade de aplicação possibilita a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.


ID
79858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os créditos adicionais são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Sobre as informações que devam constar na abertura do crédito adicional, julgue o seguinte item.

O ato que abrir crédito adicional deve indicar a importância, espécie e a classificação da despesa, até o limite em que for possível.

Alternativas
Comentários
  • ART. 46, L4320. O ATO QUE ABRIR O CRÉDITO ADICIONAL INDICARÁ A IMPORTÂNCIA, A ESPÉCIE DO MESMO E A CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA, ATÉ ONDE FOR POSSÍVEL.

  • JUSTIFICATIVA PARA ANULAÇÃO:​• "ITEM 137 (caderno E)/ITEM 142 (caderno F) — anulado. A nova edição do Manual Técnico de Orçamento (MTO) 2008-2011 dá novo tratamento à matéria"


ID
79861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O balanço patrimonial, previsto no art. 105 da Lei 4.320/1964, é o demonstrativo que evidencia a posição das contas que constituem o ativo e o passivo, apresentando a situação estática dos bens, direitos e obrigações da entidade. A respeito da elaboração do balanço patrimonial, julgue o item subseqüente.

O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento do balanço patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo).

Alternativas
Comentários
  • O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento da demonstração das variações patrimoniais ao comparar o valor das variações ativas (orçamentárias e extraorçamentárias) e passivas (orçamentárias e extraorçamentárias).
  • Lei 4320:Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
  • Outra observação, talvez a mais importante, é que em Balanço Patrimonial não existe ativo maior que passivo, ou vice versa. Eles tem de necessariamente ser iguais. Além disso, superávit e défict são relacionados a receitas e despesas, e não a ativo e passivo.
  • Ainda uma outra observação não menos importante é que o Resultado Patrimonial é apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais. Saldo Patrimonial é apurado no Balanço Patrimonial. As bancas fazem esse trocadilho para confundir o candidato. Foi o caso da questão.
  • Para afirmar que o ativo deve necessariamente ser igual ao passivo, deve-se utilizar o conceito de passivo que abraja o patrimônio líquido. Se não for utilizado esse conceito, a diferença entre ativo e passivo (portanto nesse caso eles não são iguais) será justamente o patrimônio líquido.
    Além disso, no Balanço Patrimonial se apura superávit sim. É o caso do Superávit Financeiro, obtido a partir da diferença entre o ativo e o passivo financeiro.
    Espero ter ajudado ..
  • Lei 4320/64

     Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    V - O Saldo Patrimonial;

  • Demonstração das Variações Patrimoniais ----> Resultado patrimonial.

    Balanço patrimonial ------> Saldo patrimonial.

    O conceito do resultado patrimonial está certo, salvo quando ele cita balanço patrimonial, o qual demonstra o saldo patrimonial, e não o resultado patrimonial, conforme explicado acima.

    GABARITO: ERRADO.

  • O erro da questão está em: "resultado patrimonial do exercício", pois o BP apura saldo patrimonial.


    CUIDADO! o superávit ou déficit financeiro é apurado no BP e não no Balanço Financeiro (bancas adoram confundir isso).


    Fonte: Orçamento e Contabilidade Pública - Deusvaldo de Carvalho (pág. 606)

  • O resultado patrimonial do exercício é apurado a partir do levantamento do balanço patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo). Resposta: Errado.


ID
79864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei n.º 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelecendo, entre outras, normas para execução orçamentária e cumprimento de metas. Considerando que haja limitação de empenho, julgue o item que se segue, quanto ao restabelecimento da receita prevista.

A recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA: aRT. 9:§ 1o No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.
  • §1º do Art 9º diz:No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.
  • A recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.

     

    COMENTÁRIO: No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas. Logo, o órgão federal poderá dispor desses recursos ainda que não tenha ocorrido o restabelecimento da receita originalmente prevista.

     

    CORRETA


ID
503785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a tipos de auditoria.

Suponha que uma auditoria, realizada em uma escola agrícola federal subordinada ao Ministério da Educação, tenha constatado falhas e deficiências na área orçamentário- financeira, no sistema escola-fazenda e na área de recursos humanos. Nessa situação hipotética, a auditoria descrita é um exemplo de auditoria de natureza operacional, que abrange, inclusive, avaliação de programas, o que permite à equipe de auditoria pronunciar-se sobre o aumento da evasão escolar em virtude da situação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!

    Auditoria Operacional - atua nas áreas inter-relacionadas do órgão/entidade, avaliando a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, bem como a economicidade e eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Sua filosofia de abordagem dos fatos é de apoio, pela avaliação do atendimento às diretrizes e normas, bem como pela apresentação de sugestões para seu aprimoramento.
  • Pode-se ainda dividir a Auditoria Operacional em duas sub-áreas:

     

    1. Auditoria de Desempenho; e

    2. Auditoria de Avaliação de Programas.

     

    Resposta: CERTO.

  • já sabemos que a auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    Observem que o exemplo apresentado na questão trata da verificação da eficácia e da eficiência da gestão da escola-fazenda, o que se encaixa perfeitamente na definição de auditoria operacional.

    Com relação à avaliação de programas, a questão trata da verificação da efetividade do programa, que nada mais é do que o impacto do programa (nesse caso, a evasão escolar) na população interessada.

    Gabarito: CORRETO

  • Ao constatar falhas e deficicência,a auditoria em questão so pode ser uma auditoria operacional. Isto porque, se fosse financeira, estaríamos falando de distorções relevantes. E, se fosse ACONF, estaríamos falando de irregularidades, inconformidades ou impropriedades. 

    Portanto, de fato, falhas e deficiências são ocorrências passíveis de serem identificadas pela ANOP. Essas falhas e deficiências podem prejudicar a eficiência, economicidade e efetividade da organização auditada. 

    No caso específico da Educação, o objetivo é que os alunos estejam na escola (i) e estudem (ii) com qualidade (iii). Se há evasão escolar, os alunos estão deixando a escola, o que prejudica o objetivo da educação e, portanto, fere a efetividade.

    Nesta situação, o relatório de ANOP deve fazer menção a esse problema e fornecer recomendações para sanar a deficiência. 

    Resposta: Certo


ID
505249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam de metodologias empregadas
em auditoria governamental e da etapa de monitoramento do
trabalho de auditoria.

O monitoramento é um instrumento de fiscalização exclusivo da auditoria, cujas finalidades são desenvolver metodologias, corrigir desvios e assegurar os objetivos previstos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 243. Regimento Interno TCU -  Monitoramento é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para verificar

    o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos.
    As deliberacoes a que se refere é o resultado das auditorias realizadas pelo TCU.

  • O monitoramento é instrumento de fiscalização e auditoria. Portanto, o exclusivo invalida a questão.
  • Conforme regimentos interno do TCU, são instrumentos de  fiscalização: MILAA
    Monitoramento
    Inspeção
    Levantamento
    Acompanhamento
    Auditoria

ID
505252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os princípios orçamentários formam os pilares de uma gestão de recursos públicos. O art. 2.º da Lei n.º 4.320/1964 dispõe que a Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho de governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade. Com relação à observância ao princípio da universalidade, julgue o item a seguir.

O projeto da lei orçamentária deve ser acompanhado do demonstrativo regionalizado dos efeitos sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

Alternativas
Comentários
  • Tudo certo, mas cadê o item?
  • O ítem é:

    111 O projeto da lei orçamentária deve ser acompanhado do demonstrativo regionalizado dos efeitos sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissõess, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. 

  • Constituição Federal

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    (...)

    § 6º - O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
  • PRINCIPIO DA UNIVERSALIDADE / ORÇAMENTO BRUTO
  • Esse disposivo constitucional que o PLOA deve ser acompanhado do demonstrativo regionalizado dos efeitos sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia, nada tem a ver com o princípio da universalidade. Este expressa tanto na CF/88 e na L4.320 que o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes... Foi portanto um item que cabia recurso.

    Segue comentários do professor Gustavo Bicalho:

    Temos de inferir, pelo gabarito dado como "CERTO", de que a banca desejou interpretar que em função de o projeto de lei orçamentária ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia, o PLOA está contendo todas as receitas e despesas em função ao demonstrativo regionalizado do efeito decorrente de isenções, anistias...

    No meu entendimento é "forçar a barra". É muito subjetiva tal interpretação dada pela banca para o gabarito ser dado como "CERTO"
  • art. 165 §6
    "O projeto da lei orçamentária deve ser acompanhado do demonstrativo regionalizado dos efeitos sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    Não seria o artigo em questão princípio da publicidade? se alguém puder ajudar..
  • Essa fundamentação do art 165 parágrafo 6º refere-se ao princípio da clareza/transparência. Portanto, ao meu ver, o gabarito da questão deveria ser "errado"!
  • A questão fala somente que no PROJETO deve haver discriminação de TUDO que se refere a RECEITAS  e  DESPESAS. 
    Não é publicidade pois ainda é o projeto.
    É claramente o princípio da Universalidade.
  • Informo a colega Jessamine que o Principio da Clareza informa algo totalmente diferente:

    O Orçamento público deve ser apresentado em linguagem clara e compreensível a todas as pessoas que, por força do oficio ou interesse
    possam manipulá -los. Epresso de forma clara, ordenada e completo.
  • Segundo a CF/88 Art 165:

    §6º O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de insenções, anistias, remissões, subsídios, e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

    Anista - Perdão de multas

    Remissão - Perdão de dívidas

    O CESPE vincula esse artigo ao princípio da UNIVERSALIDADE.


    PRINCÍPIO UNIVERSALIDADE

    Segundo James Giacomoni (O queridinho da banca CESPE), proporciona AO LEGISLATIVO

    * Conhecer a priori TODAS as receitas e despesas do governo de dar prévia autorização para a respectiva arrecadação e realização;


    ALTERNATIVA CORRETA!
  • GABARITO: CERTO

    Esta de acordo (ipsi literis) com o que diz a Constituição Federal em seu artigo 165, parágrafo 6o, que transcrevo abaixo para melhor fixação:

    § 6º - O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
  • UNIVERSALIDADE: o orçamento deve prever todas as receitas e todas as despesas, logo se o ente resolve dar uma isenção esta receita não irá constar expressamente na loa, por isso o demonstrativo irá acompanhar.


ID
505255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os projetos de obras rodoviárias envolvem duas atividades
principais: a terraplenagem e a pavimentação, que demandam
insumos, projetos e critérios específicos. A respeito dessas
atividades, julgue os itens a seguir.

A execução de um revestimento betuminoso por penetração invertida, por meio da aplicação de apenas uma camada desse material, seguida do espalhamento e da compressão de uma camada de agregados, permite modificar-se a textura de um pavimento existente.

Alternativas
Comentários
  • Revestimento Betuminoso por Penetração Invertida

    São os revestimentos executados através de uma ou mais aplicações de material betuminoso, seguida(s) de idêntico número de operações de espalhamento e compressão de camadas de agregados com granulometrias apropriadas.

    QUESTÃO CERTA!!
  • O padrão é a aplicação INVERTIDA.

    Primeiro - Emulsão asfáltica RR-2C ou Cimento asfáltico.

    Segundo - Camada de agregados.

    "Convencionalmente, denomina-se por "penetração invertida" o tratamento que e iniciado pela aplicação do ligante.

    Já o termo "penetração direta" foi introduzido para Melhor identificar os tratamentos executados em acostamentos com emulsões de baixa viscosidade, em que há necessidade de se iniciar por um espalhamento de agregado para evitar o escorrimento do ligante."

    http://sinicesp.org.br/materias/2012/bt12a.htm


ID
505258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os projetos de obras rodoviárias envolvem duas atividades
principais: a terraplenagem e a pavimentação, que demandam
insumos, projetos e critérios específicos. A respeito dessas
atividades, julgue os itens a seguir.

A pavimentação com revestimento de concreto de cimento, ou simplesmente concreto, deve ser feita sobre uma base, para que esta possa transmitir as cargas de forma conveniente ao subleito.

Alternativas
Comentários
  • Pavimentos rígidos: são constituídos basicamente por uma placa de concreto que praticamente absorve toda a solicitação, distribuindo-a em uma grande área. Ao chegar ao subleito, a carga encontra-se suficientemente amortecida.

  • Resumindo, pavimentos rígidos são placas de concreto com função de revestimento+base. Logo este tipo de pavimento não deve ser executado sob uma base pois na verdade não possui uma.

  • ERRADO

     

    O revestimento já serve como base, ele pode ser assentado diretamente sobre o subeito, ou por questões de economia sobre uma sub-base

  • Ele é a própria base


ID
505261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os projetos de obras rodoviárias envolvem duas atividades
principais: a terraplenagem e a pavimentação, que demandam
insumos, projetos e critérios específicos. A respeito dessas
atividades, julgue os itens a seguir.

Ao se executar a terraplenagem de um trecho de rodovia, o volume de corte de terra deve, necessariamente, ser transportado para os aterros no próprio trecho; apenas o volume não utilizado nos aterros deverá ser transportado para local conveniente, fora da estrada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O erro esta na palavra "necessariamente". Nem sempre a terra ou o material oriundo desse corte tem condições de ser usado no próprio trecho de rodovia, sendo descartado em locais especificos,
  • Questão errada.

     

    Conforme o raciocínio do colega Fernando Rocha, de 30 de Novembro de 2012, às 18h48, imaginemos o seguinte. Caso o solo removido do trecho em corte seje um solo muito mole ou com características indesejadas para execução de aterro, o solo não poderá ser usado para esta finalidade então (não falando de correção do solo aqui).

     

    Bons estudos.

     

     


ID
505264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Atualmente, o Sistema de Custos Rodoviários (SICRO) do DNIT
fornece custos referenciais de obras rodoviárias e é utilizado por
inúmeras organizações dos setores público e privado. A respeito
das metodologias e dos conceitos implícitos no desenvolvimento
desse sistema, julgue os próximos itens.

Na determinação dos preços regionais para a mão-de-obra, é considerado o maior piso salarial da região pesquisada, enquanto, para materiais e equipamentos, é considerado o menor valor pesquisado na região.

Alternativas
Comentários
  • Mão-de-obra
    Categorias contempladas pelas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT): Maior piso salarial da região
    Categorias não contempladas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT): realizar pesquisa salarial e adotar a média.

     

    Materiais/ Equipamentos

    Menor valor pesquisado na região.
    No mínimo de 3 preços de cada item. Na impossibilidade, preços colhidos de outras entidades, reconhecidamente idôneas.


ID
505267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Atualmente, o Sistema de Custos Rodoviários (SICRO) do DNIT
fornece custos referenciais de obras rodoviárias e é utilizado por
inúmeras organizações dos setores público e privado. A respeito
das metodologias e dos conceitos implícitos no desenvolvimento
desse sistema, julgue os próximos itens.

O sistema inclui na sua base de dados os custos horários de equipamentos para três condições de utilização (leve, média e pesada), mas as composições de serviços do SICRO levam em conta os custos horários dos equipamentos em condições médias.

Alternativas
Comentários
  • Do Manual de Custos Rodoviários do DNIT, Volume 1 - Metodologia e conceitos:
    "a) Custos Horários para Condições Leves, Médias e Pesadas
    Foram incluídos no sistema os custos nas três condições de trabalho. No seu cálculo, se levará em conta vida útil dos equipamentos variável, a fim de refletir o esforço a que estão sujeitos em cada caso. Foram, ainda, indicados os serviços em que é normal os equipamentos trabalharem fora das condições médias, com vistas à confecção das tabelas do DNIT. Será permitido aos responsáveis pelos orçamentos selecionar as condições de trabalho dos equipamentos, de acordo com as características dos serviços que estiverem compondo. As composições de serviços do SICRO, entretanto, levam em conta os custos horários dos equipamentos trabalhando em condições médias."

ID
505270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Atualmente, o Sistema de Custos Rodoviários (SICRO) do DNIT
fornece custos referenciais de obras rodoviárias e é utilizado por
inúmeras organizações dos setores público e privado. A respeito
das metodologias e dos conceitos implícitos no desenvolvimento
desse sistema, julgue os próximos itens.

Os custos unitários de referência, em sua apresentação em tabelas, são discriminados de acordo com as diferentes categorias de obras, por exemplo: construção, conservação, sinalização e restauração, embora possam ter origem em composições de serviços auxiliares, sendo agregados segundo critérios convenientes a cada caso.

Alternativas
Comentários
  • categorias de obras:

    ATIVIDADES AUXILIARES

    CONSTRUÇAO RODOVIÁRIA

    CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA

    SINALIZAÇÃO RODOVIÁRIA

    RESTAURAÇÃO RODOVIÁRIA

  • Questão desatualizada! Hoje, no Novo Sicro, não existem mais diferenças entre custos de construção e restauração de pavimentos.


ID
505273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A seguir, é transcrita parte de um relatório hipotético de sondagem,
no qual o método de perfuração utilizado foi o de trado, tendo sido
fixada no projeto uma investigação até 12 m de profundidade.

Foi realizada uma perfuração com trado, e o material
retirado do poço foi depositado sobre a superfície do terreno,
agrupado em montes dispostos segundo suas profundidades e tipos
de solos. As profundidades de início e de término de cada camada
amostrada foram medidas com trena metálica. Nos primeiros 6 m
de profundidade, o avanço do trado foi de aproximadamente 8 cm
a cada 10 min contínuos de perfuração e, para profundidades
maiores, foi de 3 cm a cada 10 min de operação. A sondagem teve
necessariamente de ser interrompida ao atingir 8,20 m de
profundidade, devido à presença do lençol freático.

Com base nas informações apontadas acima, julgue os itens
subseqüentes.

O processo de amostragem do solo foi realizado satisfatoriamente.

Alternativas
Comentários
  • As amostras deviam estar em recipientes herméticos, de modo que não influencie na umidade obtida. Além disso, deviam estar identificados com número da amostra, profundidade quando retirada...

  • GABARITO: ERRADO

    Da NBR tempestiva à questão e pertinente, 9603/88, friso itens não respeitados:

    5.1.3 0 material retirado do furo deve ser depositado à sombra, sobre uma lona ou taboa, de modo que-evite sua contaminação corn solo superficial do terreno ou diminuição excessiva de umidade.

    (...)

    5.1.10 A sondagem a trado é dada por terminada nos seguintes casos: (...)

    c) quando o avanço do trado ou ponteira for inferior a 50 mm em 10 minutos de operação continua de perfuraçao. [ocorrido após 6m]

     

    OBS1.: norma atual, de 2015,  permanece com as mesmas restrições acima;

    OBS2.: comentário de @Andressa Pereira 25 de Janeiro de 2016, às 12h08 creio que não procede. Em recipiente hermético não deve ser colocada a amostra genericamente, mas somente "5.2.3. As amostras para determinação da umidade natural devem ser acondicionadas imediatamente após o avanço de cada furo, coletando-se cerca de 100g em recipiente de tampa hermética, parafinada ou selada com fita colante." A presente amostragem até os 8,2m de profundidade, com trado de 15cm de diâmetro, fornece aproximadamente 230kg de amostras. Haja recipiente para apenas um furo de apenas 8 metros, caso se fosse guardar todas as amostras.

  • Nas sondagens que acompanhei fazíamos o que Adressa descreveu em seu comentário.


ID
505276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A seguir, é transcrita parte de um relatório hipotético de sondagem,
no qual o método de perfuração utilizado foi o de trado, tendo sido
fixada no projeto uma investigação até 12 m de profundidade.

Foi realizada uma perfuração com trado, e o material
retirado do poço foi depositado sobre a superfície do terreno,
agrupado em montes dispostos segundo suas profundidades e tipos
de solos. As profundidades de início e de término de cada camada
amostrada foram medidas com trena metálica. Nos primeiros 6 m
de profundidade, o avanço do trado foi de aproximadamente 8 cm
a cada 10 min contínuos de perfuração e, para profundidades
maiores, foi de 3 cm a cada 10 min de operação. A sondagem teve
necessariamente de ser interrompida ao atingir 8,20 m de
profundidade, devido à presença do lençol freático.

Com base nas informações apontadas acima, julgue os itens
subseqüentes.

A velocidade de avanço do trado confirma uma sondagem muito eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Se em 10 minutos nao se avanca mais de 5 cm, deve se parar a sondagem com trado. 

  • 6.2.4 Quando o avanço da perfuração com emprego do trado helicoidal for inferior a 50 mm após 10 min de operação ou no caso de solo não aderente ao trado, passa-se ao método de perfuração por circulação de água, também chamado de lavagem


ID
505279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A seguir, é transcrita parte de um relatório hipotético de sondagem,
no qual o método de perfuração utilizado foi o de trado, tendo sido
fixada no projeto uma investigação até 12 m de profundidade.

Foi realizada uma perfuração com trado, e o material
retirado do poço foi depositado sobre a superfície do terreno,
agrupado em montes dispostos segundo suas profundidades e tipos
de solos. As profundidades de início e de término de cada camada
amostrada foram medidas com trena metálica. Nos primeiros 6 m
de profundidade, o avanço do trado foi de aproximadamente 8 cm
a cada 10 min contínuos de perfuração e, para profundidades
maiores, foi de 3 cm a cada 10 min de operação. A sondagem teve
necessariamente de ser interrompida ao atingir 8,20 m de
profundidade, devido à presença do lençol freático.

Com base nas informações apontadas acima, julgue os itens
subseqüentes.

A sondagem foi interrompida indevidamente, uma vez que o projeto fixava uma profundidade de 12 m e foram executados apenas 8,20 m.

Alternativas
Comentários
  • ITEM 129 — anulado porque a redação do item não permite seu julgamento objetivo.


    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCU2007/arquivos/Justificativas%20de%20altera%C3%A7%C3%A3o%20de%20gabarito%20TCU.PDF

  • Gabarito Preliminar: Certo.


ID
505282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um aspecto importante para o sucesso de uma obra rodoviária é o
que diz respeito às especificações e qualidades dos materiais
(agregados, materiais betuminosos etc.) empregados, assim como
aos ensaios que permitem verificar as características desses
insumos. Com relação a esse aspecto, julgue os itens que se
seguem.

O ensaio de sanidade é efetuado para verificar se um agregado possui inércia química, admitindo-se apenas agregados com perdas de até 20% para o ensaio executado com sulfato de sódio, e de até 30% para o ensaio executado com sulfato de magnésio.

Alternativas
Comentários
  • A perda máxima permitida é de 12%
  • – Ensaios de Sanidade (DNER-ME 89-94): consiste basicamente em submeter
    uma amostra padronizada de agregado a 5 ciclos de molhagem e secagem
    – Molhagem: consiste na imersão da amostra em solução supersaturada
    de sulfato de sódio ou sulfato de magnésio
    – a cristalização dos sais dentro dos poros do agregado, durante a
    secagem, irá provocar uma pressão de expansão, que por sua vez
    provocará trincamento e amígdalas
    – A norma recomenda que sejam admitidos agregados com perda de
    até 20% para ensaios executados com sulfato de sódio e até 30% para
    ensaios executados com sulfato de magnésio

    onde estaria o erro da questão? onde o colega acima encontrou essa porcentagem de perda máxima de 12%?
  • Nao seria na inercia fisico-quimica?
  • O Ensaio de Sanidade foi muito bem descrito pelo colega Daniel, estando correto na questão. Porém não está correta sua utilidade. Este tipo de ensaio serve para avaliar a durabilidade do agregado.
  • Comentários: O erro da questão está na palavra apenas, pois os limites de aceitação para a sanidade dependem do tipo de aplicação do agregado. Neste sentido, a especificação de agregado para pavimentos rodoviários, norma DNIT 152/2010-ES (Pavimentos flexíveis – Macadame hidráulico), dispõe que os "agregados graúdos devem apresentar uma perda máxima de 20% no ensaio de durabilidade com sulfato de sódio e de 30% com sulfato de magnésio". Por sua vez, a especificação de agregado para concreto, norma DNER-EM 037/97 (Agregado graúdo para concreto de cimento), dispõe que o "agregado submetido ao ensaio de durabilidade, conforme a DNER-ME 089/94, em cinco ciclos de imersão-secagem, com a solução de sulfato de sódio ou magnésio, não deve apresentar perda superior a 12%. Entretanto, tal exigência pode ser dispensada para agregados destinados ao emprego em concretos para estruturas que não sejam expostas às intempéries".

    Gabarito: E

  • Sei que para bases de pavimento de flexível é isso mesmo, mas pelo comentário do amigo para concreto é de 12%

  • – Ensaios de Sanidade (DNER-ME 89-94): consiste basicamente em submeter

    uma amostra padronizada de agregado a 5 ciclos de molhagem e secagem

    – Molhagem: consiste na imersão da amostra em solução supersaturada

    de sulfato de sódio ou sulfato de magnésio

    – a cristalização dos sais dentro dos poros do agregado, durante a

    secagem, irá provocar uma pressão de expansão, que por sua vez

    provocará trincamento e amígdalas

    – A norma recomenda que sejam admitidos agregados com perda de

    até 20% para ensaios executados com sulfato de sódio e até 30% para

    ensaios executados com sulfato de magnésio.


    Acho q o erro foi a restrição :


    O ensaio de sanidade é efetuado para verificar se um agregado possui inércia química, admitindo-se apenas agregados com perdas de até 20% para o ensaio executado com sulfato de sódio, e de até 30% para o ensaio executado com sulfato de magnésio.

  • Essa questão é difícil justamente porque a pessoa que elaborou se confundiu.

    CESPE: "Alterado de C para E. A norma atual (089/1994) estabelece diferentes percentuais no que se refere aos dados apresentados, de forma que a assertiva contém erro."  


ID
505285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um aspecto importante para o sucesso de uma obra rodoviária é o
que diz respeito às especificações e qualidades dos materiais
(agregados, materiais betuminosos etc.) empregados, assim como
aos ensaios que permitem verificar as características desses
insumos. Com relação a esse aspecto, julgue os itens que se
seguem.

Os produtos asfálticos devem ser submetidos a testes de adesividade e, caso essa qualidade não seja satisfatória, pode- se eventualmente utilizar melhoradores de adesividade (dopes).

Alternativas
Comentários
  • "Existem vários procedimentos para avaliar essa característica dos agregados,alguns dos quais normalizados no meio rodoviário. A adesividade satisfatória pode ser conseguida mediante o emprego de pequenas percentagens de substâncias melhoradoras de adesividade. Esses corretivos de adesividade podem dividir-se em dois grandes grupos: os sólidos (cal extinta, pó calcário, cimento Portland) e os líquidos (alcatrão e dopes)."

    CORRETO

  • Alguem parou pra pensar que o teste de adesividade é feito NOS AGREGADOS e nao nos PRODUTOS ASFALTICOS??? como diz a questao

  • Época que o QC dava atenção aos assinantes. kkkkkkkkkk

  • Já ia falar a mesma coisa kkkkkk

  • Osh! Já fiz quase dez mil questões e é a PRIMEIRA vez que vejo o QC comentando, kkkkk.

    Valha...

  • 1a vez que vejo tbm


ID
505288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração de projeto de obras de arte especiais, são
considerados critérios específicos que visam a economia, estética,
segurança estrutural e do trânsito de veículos e pedestres, entre
outros aspectos. Tendo em vista tais critérios e objetivos, julgue os
itens a seguir.

Em obras-de-arte especiais de mais de um vão, as estruturas contínuas apresentam nítidas desvantagens em relação às estruturas isostáticas.

Alternativas
Comentários
  •   Errado,devido a estrutura contínua possuir momentos negativos. Os momentos positivos são menores do que nas isostáticas, conseguindo assim vãos maiores.

  • Um dos conceitos adotados para o dimensionamento estrutural é tentar utilizar vinculações (ou pontos de apoio) que gerem menos esforços.

     

    Neste caso, o equilíbrio dos momentos positivos e negativos podem ajudar na redução dos valores absolutos do momento (utilizando proporções adequadas dos vãos e balanços).

  • GABARITO ERRADO;


    Manual de projeto de obras de arte especiais do DNER:

    “5.2.5 - Estruturas Contínuas e Estruturas Isostáticas

    Em obras-de-arte especiais de mais de um vão, as estruturas contínuas apresentam nítidas vantagens em relação às estruturas isostáticas; entre elas, podem ser citadas:


    a - melhor partido estético;

    b - permitem grande redução ou mesmo eliminação de juntas transversais;

    c - propiciam melhor equilíbrio de solicitações;

    d - permitem uma considerável redistribuição de solicitações e conseqüente melhoria da segurança à ruptura;

    e - utilizando-se processos construtivos mais modernos, mas de tecnologia já consagrada e bastante difundida, podem ser construídos segmentos contínuos de cerca de seiscentos metros de comprimento, sem juntas, sem escoramento,

    sem canteiros especiais e sem necessidade de equipamentos pesados.”



ID
505291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração de projeto de obras de arte especiais, são
considerados critérios específicos que visam a economia, estética,
segurança estrutural e do trânsito de veículos e pedestres, entre
outros aspectos. Tendo em vista tais critérios e objetivos, julgue os
itens a seguir.

Em zonas alagáveis, a proteção dos taludes e das bases de aterros é mais eficiente quando feita com mantas de geotêxtil do que com o uso de enrocamento.

Alternativas
Comentários
  • A manta geotêxtil é utilizada principalmente para proteção e reforço de materiais, para evitar danos no solo e promover melhorias em suas propriedades. Proporciona elevada permeabilidade e excelente capacidade de filtração.

    RIP- RAP A experiência mundial demonstrou ser esse tipo de proteção o mais eficiente, o mais econômico e o mais durável, quando comparado com os outros sistemas. O rip-rap é uma proteção de talude constituida por enrocamentos bem graduados de rocha sã, de dimensões adequadas, que são descarregados da borda superior do talude por caminhoes basculantes, eventualmente espalhados na espessura projetada por tratores de lâmina e, afinal arrumados mecanicamente ou manualmente de modo a obter-se uma superfície estável e rugosa. 
  • o rip rap é muito usado em litorais de praias, margem de rios e lagos, ele permite que água vá e volte nos alagamentos sem que "coma" uma arte da margrem...

     

    Falar que geotêxtil é melhor que rip rap eu não sei, nunca vi na prática, mas logicamente não daria muito certo porque teria que arramar bem essa manta porque com o vai e volta da água vai arrastar muita terra e chegaria uma hora que ela rasgaria... Deve ser por isso que pedras são são mais indicadas, pelo fato de não precisarem de ser amarradas (elas trabalham por gravidade assim como o gabião)

     

    vejam as imagens: https://www.google.com.br/search?q=talude+com+rip+rap&espv=2&biw=1920&bih=912&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiYpPmO1LTOAhUDEpAKHbYCAcIQ_AUIBigB#tbm=isch&q=rip+rap

     

    cada caso é um caso, não se pode afirmar isso

  • Entendo que, além do enrocamento, deve ter alguma proteção contra carreamento do material fino (dependendo da densidade do enrocamento, pode não ser suficiente tal proteção).


ID
505294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração de projeto de obras de arte especiais, são
considerados critérios específicos que visam a economia, estética,
segurança estrutural e do trânsito de veículos e pedestres, entre
outros aspectos. Tendo em vista tais critérios e objetivos, julgue os
itens a seguir.

Para a drenagem de tabuleiros, a captação das águas pluviais deve situar-se, preferencialmente, fora da obra-de-arte especial, embora seja permitida a captação sobre o tabuleiro.

Alternativas
Comentários
  • Manual de Projetos de Obras-de-Arte Especiais  -DNIT

     

    Na impossibilidade de situar-se fora da obra-de-arte especial a captação de águas
    pluviais
    , a drenagem deverá ser resolvida pela adequada localização de elementos
    de captação sobre o tabuleiro.

  • Alguém sabe o motivo disso? Por que é melhor situar a captação fora da oba de arte?

  • Segundo o Manual de Projeto de OAE, na impossibilidade de a captação de águas pluviais situar-se fora da obras de arte especial, a drenagem deverá ser resolvida pela adequada localização de elementos de captação sobre o tabuleiro.


ID
505297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração de projeto de obras de arte especiais, são
considerados critérios específicos que visam a economia, estética,
segurança estrutural e do trânsito de veículos e pedestres, entre
outros aspectos. Tendo em vista tais critérios e objetivos, julgue os
itens a seguir.

O reaterro da região situada entre a obra e a estrada deve ser feito com camadas de agregados graúdos combinadas com material asfáltico que confiram ao aterro impermeabilidade e condições satisfatórias de apoio da laje de transição.

Alternativas
Comentários
  • Não se executa base "impermeável". Este função confere ao revestimento. Errada a questão.

  • Não precisa de material asfaltico no reaterro que fica sob a laje de transição. O material de reaterro será confinado pela laje de transição e em alguns casos pela ala do encontro.

    Geralmente, no reaterro sobre a laje de transição tem material granular junto com o revestimento (pavimentação) 

     


ID
505300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma tarefa importante na execução de obras rodoviárias é fiscalizar
o cumprimento dos critérios que orientam a execução, a aceitação
e a medição de depósito de materiais excedentes. Com relação a
essa tarefa, julgue os próximos itens.

Os locais mais propícios para constituírem áreas de depósitos são: crateras de exploração industrial desativada; áreas abertas improdutivas; voçorocas em fase de formação; áreas particulares improdutivas lindeiras à faixa de domínio.

Alternativas
Comentários
  • Especificação Técnica ET-DE-Q00/005 do DER/SP:
    Os locais mais propícios para se constituírem em áreas de depósitos são: crateras de exploração industrial; áreas abertas
    improdutivas ou destinadas a loteamentos; voçorocas em fase de formação e aterros sanitários.

     

    Não é permitido o uso de áreas localizadas em:
    a) reservas florestais, ecológicas;
    b) preservação cultural;
    c) áreas de mananciais e nascentes de água;
    d) faixas de domínio de estradas de ferro e rodagem;
    e) áreas particulares lindeiras à faixa de domínio, mesmo que
    improdutivas;

    f) sob pontes e viadutos.


ID
505303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma tarefa importante na execução de obras rodoviárias é fiscalizar
o cumprimento dos critérios que orientam a execução, a aceitação
e a medição de depósito de materiais excedentes. Com relação a
essa tarefa, julgue os próximos itens.

Na deposição dos materiais, a executante deve proceder de tal forma que, durante e após o término das operações, não haja possibilidade de assoreamento de cursos de água ou lagos próximos pelo carreamento de material por enxurradas.

Alternativas

ID
505306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma tarefa importante na execução de obras rodoviárias é fiscalizar
o cumprimento dos critérios que orientam a execução, a aceitação
e a medição de depósito de materiais excedentes. Com relação a
essa tarefa, julgue os próximos itens.

A executante deve licenciar a área de depósito de materiais de excedentes, localizada fora da faixa de domínio, no órgão ambiental responsável da região, antes de qualquer deposição de material na área prevista.

Alternativas

ID
505309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma tarefa importante na execução de obras rodoviárias é fiscalizar
o cumprimento dos critérios que orientam a execução, a aceitação
e a medição de depósito de materiais excedentes. Com relação a
essa tarefa, julgue os próximos itens.

A aprovação dos serviços é feita por ensaios laboratoriais como garantia de desempenho passada por escrito pela executante.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro?

  • Damiao eu creio que o erro foi afirmar que basta a executante apresentar os ensaios laboratoriais garantindo a o desempenho do serviço que ele será aprovado. Na verdade deve ocorrer todo um processo de inspeçao visual e mediçao pela adm alem dos atestados por escrito juntamente com os ensaios laboratoriais. Se souber de alguma referencia bibliográfica coloca aqui pra gente. Abraço

  • Fala Jack3d. Ótimo comentário, com base nele achei, sim, uma fonte.

    ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - DEPÓSITO DE MATERIAIS EXCEDENTES - DER-SP

    6CCONTROLE

    O controle é feito visualmente sendo observado o aspecto de segurança, acabamento e ga-rantia contra erosões.

    7 ACEITAÇÃO

    Os serviços são aceitos após a comprovação de que o depósito esteja totalmente concluído, e apresente condições satisfatórias de segurança, acabamento e não possui processos de erosão ocasionados pela ação do escoamento de águas superficiais. A aprovação é feita por apreciação visual dos serviços executados, com garantia de desempenho passada por escrito pela executante. Os prazos de conservação e de responsabilidade devem ser definidos caso a caso, em comum acordo entre a executante e a fiscalização.

    ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/ET-DE-Q00-005_A.pdf


ID
505312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma tarefa importante na execução de obras rodoviárias é fiscalizar
o cumprimento dos critérios que orientam a execução, a aceitação
e a medição de depósito de materiais excedentes. Com relação a
essa tarefa, julgue os próximos itens.

O serviço deve ser medido e pago por metro cúbico, considerando-se o volume proveniente da escavação no corte ou na cava e o respectivo preço unitário contratual, no qual estão inclusos espalhamento, regularização e compactação, abrangendo encargos sociais referentes a mão-de-obra, o BDI e os equipamentos necessários aos serviços.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

     

    O serviço deve ser medido e pago por metro cúbico (m³), considerando o volume proveniente da escavação no corte ou na cava. 


    O serviço recebido e medido da forma descrita é pago conforme respectivo preço unitário contratual, no qual estão inclusos espalhamento, regularização e compactação; abrangendo inclusive a mão-de-obra com encargos sociais, BDI, e equipamentos necessários aos serviços.

     

    ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/ET-DE-Q00-005_A.pdf


ID
505315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Toda obra rodoviária gera impactos negativos ao meio ambiente:
na etapa de planejamento, na de construção ou na de operação. Em
relação a esses impactos e a possíveis medidas que os minimizem,
julgue os itens que se seguem.

A poluição sonora que uma obra rodoviária provoca pode ser combatida com a construção de barreiras vegetadas ao longo dos acostamentos.

Alternativas
Comentários
  • ITEM 141 — anulado visto que a redação do item dá margem a dupla interpretação.

  • Combatida: Não.

    Amenizada: Sim.

    Na execução da obra: Errado

    Na vida útil da obra: Certo.


ID
505318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Toda obra rodoviária gera impactos negativos ao meio ambiente:
na etapa de planejamento, na de construção ou na de operação. Em
relação a esses impactos e a possíveis medidas que os minimizem,
julgue os itens que se seguem.

O tipo de obra mencionado provoca poluição do ar devido à emissão de partículas sólidas, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros, dos veículos automotores, e as medidas mitigadoras desse problema dependem da evolução tecnológica de equipamentos que limitem a emissão de gases pelos veículos ou da restrição à circulação de determinados tipos de veículos por algumas das rodovias ou por algum período.

Alternativas
Comentários
  • Quais os impactos negativos durante a etapa de planejamento?

    Acredito que seja por conta das escolhas realizadas nessa etapa que geram impactos nas etapas seguintes.

    "O planejamento da construção e a escolha dos materiais utilizados também influenciam no desempenho energético e, consequentemente, no impacto ambiental. A escolha pela pré-montagem das estruturas utilizadas possibilita a redução do desperdício de materiais. Bohne compara o uso de tijolos e de blocos de concreto com o de painéis desenvolvidos em fábricas, já utilizados em outros países. No primeiro caso, as peças são organizadas formando as estruturas, depois, são escavadas para a instalação dos sistemas elétrico e hidráulico. Para ele, nesse tipo de construção acontece muito desperdício de materiais, assim como demanda um tempo longo e retrabalho."

    https://urbe.me/lab/impactos-ambientais-do-planejamento-ao-edificio-construido/

  • Poluentes oriundos de combustão (tráfego) são: 

    a) o monóxido de carbono;

    b) os hidrocarbonetos;

    c) os óxidos de nitrogênio;

    d) os óxidos de enxofre;

    e) o material particulado

    Medidas mitigadoras de emissão de gases :

    Acesso restrito de alguns veículos por determinada hora do dia ou período.

     Sincronização de semáforos evita menos queima de gases

    Fonte : Manual Rodoviário de Conservação, Monitoramento e Controle Ambientais - Dnit


ID
505321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Toda obra rodoviária gera impactos negativos ao meio ambiente:
na etapa de planejamento, na de construção ou na de operação. Em
relação a esses impactos e a possíveis medidas que os minimizem,
julgue os itens que se seguem.

Obras rodoviárias provocam impactos negativos na flora local que podem ser compensados com a recuperação e o reflorestamento de áreas degradadas próximas. Esse tipo de obra, porém, não provoca impacto significativo na fauna local.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 237 , de 19 DE dezembro de 1997 - CONAMA

    Art. 2º- A localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.

    § 1º- Estão sujeitos ao licenciamento ambiental os empreendimentos e as atividades relacionadas no Anexo 1, parte integrante desta Resolução.


    ANEXO 1 

    ATIVIDADES OU EMPREENDIMENTOS
    SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL


    Obras civis

    - rodovias, ferrovias, hidrovias , metropolitanos

  • ERRADO.

    É CLARO QUE CAUSA IMPACTO SIGNIFICATIVO NA FAUNA LOCAL!!!! BASTA VER QUE ESSAS OBRAS DEGRADAM SEUS HABITATS E O NÚMERO DE ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS É ALTO!!!  ALGUMAS ESPÉCIES ESTÃO AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO POR CAUSA DE ATROPELAMENTOS!!! POIS É, TRISTE FIM. PASMEM.

  • Questão ambígua.

    O pronome "esse" se refere às "obras" ou às "medidas compensatórias"?

    1) Obras rodoviárias provocam impactos negativos na flora local.

    2) Podem ser compensados com (obras de) recuperação e o reflorestamento de áreas degradadas próximas.

    3) Esse tipo de obra, porém, não provoca impacto significativo na fauna local.


ID
505324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Aspectos importantes da fiscalização de uma obra pública em que
o pagamento é feito por serviços executados são a medição dos
quantitativos e o atestado da qualidade desses serviços. Acerca
desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

É recomendável que toda medição seja acompanhada do memorial de cálculo detalhado, indicando o local onde os serviços estão sendo aferidos.

Alternativas

ID
505327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Aspectos importantes da fiscalização de uma obra pública em que
o pagamento é feito por serviços executados são a medição dos
quantitativos e o atestado da qualidade desses serviços. Acerca
desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Se a fiscalização comprova que o serviço foi executado em conformidade com os padrões de qualidade do respectivo edital, mas o quantitativo executado difere do previsto, o pagamento deve ser liberado de imediato, proporcionalmente ao quantitativo executado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A questão nos induz ao erro.

    Não há que se falar em pagamento liberado de imediato, proporcionalmente ao quantitativo executado.

    A assertiva diz que o quantitativo executado difere do previsto, apesar do serviço ter sido executado em conformidade com os padrões de qualidade do respectivo edital. Imaginemos então uma obra em que todo o padrão de qualidade foi respeitado, porém o quantitativo medido foi muito superior ao previsto no orçamento. A administração deverá pagar de imediato o serviço executado? Não.

    Se fosse fácil assim, em toda obra licitada, as construtoras incorreriam nessa prática visando maior lucro, sem a necessidade de pleitear um aditivo, por exemplo.

     

    Bons estudos.

  • Lei 14.133

    _

    Art. 124.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração:

    b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;

    Só poderá receber se formalizado o termo aditivo e o quantitativo excedente tiver sido requisitado pela administração.

    _

    Artigo 143.

    No caso de controvérsia

    sobre a execução do objeto, quanto a

    • Dimensão,
    • Qualidade,
    • Quantidade,

    A parcela INCONTROVERSA deverá ser liberada no prazo previsto para pagamento.


ID
505330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Aspectos importantes da fiscalização de uma obra pública em que
o pagamento é feito por serviços executados são a medição dos
quantitativos e o atestado da qualidade desses serviços. Acerca
desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No caso de a executora comprovar a necessidade de recursos para pagamentos de encargos sociais, o pagamento dos serviços pode ser liberado com base em medições provisórias, as quais deverão ser atestadas posteriormente.

Alternativas

ID
505333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Aspectos importantes da fiscalização de uma obra pública em que
o pagamento é feito por serviços executados são a medição dos
quantitativos e o atestado da qualidade desses serviços. Acerca
desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os reajustamentos têm como principal objetivo a atualização dos preços contratuais em função da inflação registrada no setor e somente serão permitidos se definidos nas regras do edital, sem qualquer exceção.

Alternativas
Comentários
  • Independentemente de estar previsto ou não no edital, está previsto em lei e deve ser cumprido.

    Reajuste somente após 1 ano.

  • O erro da questão se encontra na vedação de exceções ao reajustamento. Condições como reajuste do equilíbrio econômico financeiro do contrato, mudanças de alíquotas pelo governo, atualização de índices, novos tributos incidentes sobre os serviços entre outros, são fatores que podem ensejar reajustes não previstos em regras do edital. 

  • Art. 40.  O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará, obrigatoriamente, o seguinte:

    (...)

    XI - critério de reajuste, que deverá retratar a variação efetiva do custo de produção, admitida a adoção de índices específicos ou setoriais, desde a data prevista para apresentação da proposta, ou do orçamento a que essa proposta se referir, até a data do adimplemento de cada parcela;          (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

     

    Art. 55.  São cláusulas necessárias em todo contrato as que estabeleçam:

    (...)

    III - o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;

     

    Art. 65. § 8o  A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.

  • Exemplo:

    "Uma obra com previsão de término de 10 meses. (sem reajustamento previsto no contrato)

    Acontece uma pandemia, a obra retorna no 16º mês. (precisa de reajustamento)"

    _

    Lei 14.133/2020

    § 7º INDEPENDENTEMENTE DO PRAZO DE DURAÇÃO DO CONTRATO,

    será obrigatória a previsão no edital de:

    • Índice de reajustamento de preço,
    • DATA-BASE VINCULADA à data do ORÇAMENTO ESTIMADO.

    E com a possibilidade de ser estabelecido MAIS DE UM ÍNDICE específico ou setorial,

    em conformidade com a realidade de mercado dos respectivos insumos.

    _

    O erro está em "sem qualquer exceção".

    Quais as exceções? Não sei.

    Uma vez que é obrigatório estar no edital e no contrato.

    Uma questão bem "torta", por isso, "errada".


ID
505336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas

Sabe-se que a urbanização é responsável pelo aumento do
escoamento superficial urbano e, conseqüentemente, pelo aumento
da freqüência das inundações, portanto, um aspecto essencial para
se conseguir uma urbanização de baixo impacto é combater o
incremento no escoamento superficial, de modo a manter a resposta
da bacia nas suas condições naturais, prévias à urbanização. A
respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Reservatórios de cheias, cuja adoção deve-se limitar à macrodrenagem, apresentam grande eficiência hidráulica na redução do volume de escoamento superficial, mas exigem manutenção constante.

Alternativas
Comentários
  • Manuntenção é cara, chega a ser 10% do valor do reservatório, porém é feita anualmente.

  • O erro da questão está em afirmar que exigem manutenção constante.

  • Depende da definição de "manutenção constante".

    Para uns, 1 ano pode ser considerado constante, para a CESPE, não.

    ___

    Talvez o trecho "adoção deve-se limitar à macrodrenagem" esteja incorreto.

    Acredito que também poderá ser utilizado na microdrenagem.


ID
505339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Sabe-se que a urbanização é responsável pelo aumento do
escoamento superficial urbano e, conseqüentemente, pelo aumento
da freqüência das inundações, portanto, um aspecto essencial para
se conseguir uma urbanização de baixo impacto é combater o
incremento no escoamento superficial, de modo a manter a resposta
da bacia nas suas condições naturais, prévias à urbanização. A
respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Em regiões urbanas onde não há espaço suficiente para a mplantação de uma bacia de acumulação, recomenda-se a canalização dos cursos de água, dando-se preferência aos condutos fechados sob pressão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    as bacias não precisam ter grandes dimensões para surtirem efeito na microdrenagem (regiões urbanas). Além disso, a canalização dos cursos d’água geralmente é a última opção recomendável, devido ao seu impacto no ambiente, pois, como vimos, apenas transfere o problema para jusante (rio abaixo). Por fim, dá-se preferência aos canais abertos, de escoamento livre, não só pelo menor custo de construção (não é necessário construir uma laje para fechamento do canal), como pelas facilidades de manutenção. Um canal ao ar livre é muito mais simples de ser limpo com equipamentos de grande porte e maior produtividade, ao contrário do canal fechado, onde os operários trabalham confinados.

    COMENTÁRIO CURSO ON-LINE – AUDITORIA DE OBRAS HÍDRICAS P/ TCU PROFESSORES: FREDERICO DIAS E RAFAEL DI BELLO

  • Ai tu usa conduto fechado e na primeira cheia estoura tudo.


ID
505342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Sabe-se que a urbanização é responsável pelo aumento do
escoamento superficial urbano e, conseqüentemente, pelo aumento
da freqüência das inundações, portanto, um aspecto essencial para
se conseguir uma urbanização de baixo impacto é combater o
incremento no escoamento superficial, de modo a manter a resposta
da bacia nas suas condições naturais, prévias à urbanização. A
respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

O alargamento das calhas fluviais possibilita o transporte de uma vazão maior no trecho retificado, sem a ocorrência de transbordamento do rio, mas também pode simplesmente transferir a cheia de um ponto para outro, a jusante, sem controle efetivo da cheia.

Alternativas

ID
505345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No projeto de um sistema de abastecimento para consumo humano
que faça uso de captação de água de superfície, especial atenção
deve ser dada à escolha do manancial e à do local para a
implantação da captação. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O local de captação deve situar-se em um ponto que garanta a vazão demandada pelo sistema e a vazão residual fixada pelo órgão gestor das águas, tanto em captações a fio de água quanto naquelas com regularização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    Um projeto de captação de água deve escolher um local em que a descarga (vazão) tenha magnitude suficiente para atender as demandas hídricas. A questão traz o termo “vazão residual”, que pode ser definida como a vazão mínima (estipulada pelo órgão outorgante do uso da água, após consulta ao órgão ambiental) a ser deixada no curso de água para a preservação do meio ambiente local. Assim, a vazão no curso de água deve atender à demanda hídrica, mas deve estar necessariamente garantida também a vazão residual.

    Fonte: Ponto dos concursos

  • Pra você que ficou com dúvida nesses termos:

     

    Captação a fio de água - ou tomada direta - é aquela que é direta; -quando o manancial apresentar nível de água mínimo suficiente para a adequada submergência ou posicionamento da tubulação ou outro dispositivo de tomada

    Captação com regularização -   Quando o manancial apresentar nível mínimo insuficiente, aí utilizamos barragens ou resrvatórios de regularização.

     


ID
505348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No projeto de um sistema de abastecimento para consumo humano
que faça uso de captação de água de superfície, especial atenção
deve ser dada à escolha do manancial e à do local para a
implantação da captação. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

Para definir um manancial, é imprescindível fazer uma estimativa de sua vazão máxima e um levantamento sanitário da bacia hidrográfica a montante dos possíveis locais de captação.

Alternativas
Comentários
  • É imprescindível fazer uma estimativa de sua vazão máxima mínima
  • David, não entendi seu comentário: "vazão máxima mínima"

    A NBR 12 221 que dispõe sobre o estudo de concepção de para um sistema de abastecimento de água 

    5.5.2 O levantamento das condições sanitárias de qualquer
    manancial superficial, com vistas à escolha do ponto
    de captação, deve ser feito por inspeção sanitária realizada
    na sua bacia, complementada por análises de
    amostras de suas águas coletadas em pontos significativos
    e em períodos representativos.

     

    e o mais importante, o que deixa a assertiva errada: Essa mesma norma diz que a vazão que representa o manancial é a vazão de estiagem, isso significa que a menor entre as vazões durante o ano (vazão na época da seca), analogicamente podemos deduzir que é a vazão mínima

  • Acredito que o erro da questão esteja em ser necessário a análise referida A JUSANTE e não a montante.

  • vazão minima de regularização para operação sem comprometer o próprio manancial.

    Deve ser a montante, pois devemos saber o que pode estar contaminando este manancial....

  • Para definir um manancial, é imprescindível (necessário) fazer uma estimativa de sua vazão MÍNIMA e um levantamento sanitário da bacia hidrográfica a montante dos possíveis locais de captação.

  • Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. 

    Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-mananciais/


ID
505351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No projeto de um sistema de abastecimento para consumo humano
que faça uso de captação de água de superfície, especial atenção
deve ser dada à escolha do manancial e à do local para a
implantação da captação. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

A captação de água de superfície deve situar-se em um trecho reto do curso da água ou, caso isso não seja possível, em local próximo à sua margem externa.

Alternativas
Comentários
  • Implantar a captação de água de superficie na margem interna não é aconselhável pois esta margem é mais suscetível à sedimentação de material
  • Quando a captação for em trecho curvo temos que na margem côncava (margem externa) haverá maior agressividade da correnteza, enquanto que na convexa (margem interna) maiores possibilidades de assoreamentos, principalmente de areia e matéria orgânica em suspensão. É, portanto, preferível a captação na margem côncava, visto que problemas erosivos podem ser neutralizados com proteções estruturais na instalação, enquanto que o assoreamento seria um problema contínuo durante a operação do sistema.

    Fonte: 
    http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Captac01.html

  • Margem Externa = Margem Côncava = Local sem acumulo de areia.


ID
505354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Muitas obras hidráulicas envolvem a construção de tubulações e
dutos metálicos de grande diâmetro que exigem tarefas de solda na
sua montagem. Com relação ao processo de solda desses dutos,
julgue os itens a seguir.

Para as soldas de dutos em campo, geralmente os processos empregados utilizam metal de aporte — nos quais não é aplicada pressão para lograr a junta — e dependem de um arco elétrico como fonte de calor.

Alternativas

ID
505357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Muitas obras hidráulicas envolvem a construção de tubulações e
dutos metálicos de grande diâmetro que exigem tarefas de solda na
sua montagem. Com relação ao processo de solda desses dutos,
julgue os itens a seguir.

Na soldagem de dutos em obra, é vedada a utilização de mais de um processo diferente de solda no mesmo duto, com o intuito de evitar o aparecimento de defeitos, como falta de fusão.

Alternativas
Comentários
  • Passe de raiz feito com TIG e cordões SMAW como exemplo.

  • nada a ver

    eu posso soldar uma peça com diferentes tipos de eletrodos e diferentes formas de soldagem, desde que a solda não seja feita no mesmo lugar

     

    questão errada

  • Essa prática, na realidade, é incentivada, quando possível.

  • A solda pode ser feita de diferentes modos em um mesmo ponto ou de formas diferentes em pontos diferentes, a depender da necessidade do processo.


ID
505360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os principais órgãos constituintes de uma barragem são o maciço,
o extravasor, a usina hidrelétrica, a tomada d’água, a transposição
de nível (eclusa e escada de peixes), o dissipador de energia, entre
outros. Em relação a esses componentes, julgue os itens
subseqüentes.

Os extravasores, também identificados por vertedores ou vertedouros, são dispositivos de segurança responsáveis pela garantia da integridade de uma barragem; devem ser projetados e dimensionados com base em estudos hidrológicos e os seus resultados podem ser confirmados por meio de estudos em modelo reduzido.

Alternativas
Comentários
  • Em hidráulica, vertedouro, vertedor ou sangradouro é uma estrutura hidráulica que pode ser utilizada para diferentes finalidades, como medição de vazão e controle de vazão, sendo estes os principais usos.
    Em barragens, o excesso de água deve ser descarregado para jusante de forma segura. Isto pode ser feito de diferentes formas, sendo a principal delas com o uso de vertedores-extravasores.

    O projeto de um vertedouro de uma grande barragem exige estudos hidrológicos detalhados, além de simulações do escoamento em modelo reduzido e, por meio de dinâmica dos fluidos computacional, para verificar a possibilidade de catástrofes, como o rompimento da barragem.


ID
505363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os principais órgãos constituintes de uma barragem são o maciço,
o extravasor, a usina hidrelétrica, a tomada d’água, a transposição
de nível (eclusa e escada de peixes), o dissipador de energia, entre
outros. Em relação a esses componentes, julgue os itens
subseqüentes.

Se o local onde se pretende construir uma barragem é caracterizado por solo e subsolo que apresentam baixa capacidade de suporte, é recomendável a construção de barragens de contraforte devido ao menor peso destas.

Alternativas
Comentários
  • As barragens de contraforte de fato tem seu peso próprio inferior às barragens de concreto/gravidade, contudo, sua configuração transmite cargas às fundações de maneira pontual. Dessa maneira, o solo e subsolo com baixa capacidade de suporte não são indicados para o uso da solução em contrafortes.
  • As barragens de contraforte possuem pequena área de base, reduzindo a subpressão e aumentando a compressão sobre a fundação.
    Portanto, exigem maior preocupação e tratamento das fundações.
    Proporciona uma maior economia de concreto, necessitando de um maior controle geológico.
  • Em regra, a barragem mais indicada para solos com baixa capacidade de suporte são as barragens de terra. Essas têm a base mais larga o que facilita a distribuição das tensões.


ID
505366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os principais órgãos constituintes de uma barragem são o maciço,
o extravasor, a usina hidrelétrica, a tomada d’água, a transposição
de nível (eclusa e escada de peixes), o dissipador de energia, entre
outros. Em relação a esses componentes, julgue os itens
subseqüentes.

Nas barragens destinadas à geração de energia elétrica, não é recomendável a construção de estruturas de transposição de nível — eclusa —, pois, durante essa construção, o potencial hidráulico do empreendimento e, conseqüentemente, a geração de energia elétrica diminuem.

Alternativas
Comentários
  • Devem ser construídas sim eclusas próximas a barragens destinadas a geração de energia elétrica, justamente para vencer o desnível que há na hidrovia.

  • Eclusa da barragem de Tucuruí. Construída para vencer 75m de desnível e ligar Belém a Marabá.

     

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Eclusa1_tucurui_em_constr.JPG (em construção)

    http://4.bp.blogspot.com/-YGZ43n9Cfto/T8k_HjVv2iI/AAAAAAAAAKA/anMo27_tZtI/s1600/100_8129.JPG (construída)

     

    Bons estudos.

  • Eclusa da Hidrelétrica das Três Gargantas:
    https://www.youtube.com/watch?v=Uz0jLZBkx6I


ID
505369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No estudo de viabilidade do projeto de uma usina hidrelétrica,
torna-se necessário definir, inicialmente, o potencial hidráulico da
bacia hidrográfica onde o empreendimento será instalado e,
posteriormente, determinar o tipo de turbina a ser utilizado. Acerca
desses aspectos, julgue os itens abaixo.

O potencial hidráulico de uma bacia hidrográfica é definido como a queda útil máxima de água, isto é, a distância vertical entre o nível da água e o eixo da turbina, que pode ser utilizada para a geração de energia.

Alternativas
Comentários
  • o potencial hidráulico de uma bacia hidrográfica é definido pela queda útil máxima de água e pela vazão hidráulica

  • A queda de água é a diferença entre os níves de montante e de jusante de uma barragem, não leva em consideração o eixo da turbina.
  • O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio. Isto pode se dar de uma forma natural, quando o desnível está concentrado numa cachoeira; através de uma barragem, quando pequenos desníveis são concentrados na altura da barragem ou através de desvio do rio de seu leito natural, concentrando-se os pequenos desníveis nesses desvios.
    Fonte: http://www.riosvivos.org.br/Canal/O+que+sao+hidreletricas+/576.
  • Potencial hidráulico

    -Diferença entre níveis à jusante e montante.

    -Rendimento Global das máquinas

    Potencial Efetivo

    -Considera-se perda de cargas.

    -Eficiência da Turbina

    -Potência do eixo da máquina

    Potencial Teórico

    -Quantidade média durante 1 ano.

    Potencial Estimado

    -Somatória de estudos de potencial ( remanescentes + individualizados).


ID
505372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No estudo de viabilidade do projeto de uma usina hidrelétrica,
torna-se necessário definir, inicialmente, o potencial hidráulico da
bacia hidrográfica onde o empreendimento será instalado e,
posteriormente, determinar o tipo de turbina a ser utilizado. Acerca
desses aspectos, julgue os itens abaixo.

A turbina do tipo Kaplan é recomendada para empreendimentos com pequena queda útil e grande vazão, e o fato de estar dotada de pás ajustáveis confere-lhe grande capacidade de regulação.

Alternativas
Comentários
  • As turbinas Kaplan são utilizadas para baixas quedas, até mesmo para quedas menores que 1m,  e grandes vazões.
  • T urbina Kaplan


  • Turbinas Kaplan -> Ajusta as Pás


ID
505375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No estudo de viabilidade do projeto de uma usina hidrelétrica,
torna-se necessário definir, inicialmente, o potencial hidráulico da
bacia hidrográfica onde o empreendimento será instalado e,
posteriormente, determinar o tipo de turbina a ser utilizado. Acerca
desses aspectos, julgue os itens abaixo.

As turbinas do tipo Francis geralmente são utilizadas em quedas úteis médias e possuem uma grande adaptabilidade a diferentes quedas e vazões.

Alternativas
Comentários
  • As turbinas Francis são usadas principalmente em quedas médias, de até 600 m, e vazões elevadas. Suas características hidráulicas especiais permitem fabrica unidades compactas de alta velocidade, até as potências mais elevadas.

    Fonte: http://www.voith.com/br/produtos-e-servicos/energia-hidreletrica/turbinas/turbinas-francis-561.html


ID
505378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A geração hidrelétrica de energia apresenta vantagens e
desvantagens, se comparada a outras modalidades de geração de
energia elétrica, tais como a eólica, a nuclear, a térmica, a solar etc.
A respeito dessas vantagens e desvantagens em relação à geração
hidrelétrica de energia, julgue os próximos itens.

O aproveitamento da energia solar apresenta a desvantagem da menor quantidade de energia elétrica produzida, mas a vantagem de não provocar direta, ou indiretamente, nenhum impacto negativo ao meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • O processo de fabricação das células de captação de energia solar produz impactos ambientais, pois a matéria prima é conseguida por processo de mineração poluidor.
  • A palavra nenhum torna a questão errada, pois qualquer atividade humana gera impactos, podendo ser baixos, médios ou altos, mas sempre há impacto.
  • Também:

    A energia solar pode produzir mais energia, dependendo do tamanho das instalações.

    Só em produzir as placas solares e transportar já causa impactos ambientais. (Impacto indireto)


ID
505381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A geração hidrelétrica de energia apresenta vantagens e
desvantagens, se comparada a outras modalidades de geração de
energia elétrica, tais como a eólica, a nuclear, a térmica, a solar etc.
A respeito dessas vantagens e desvantagens em relação à geração
hidrelétrica de energia, julgue os próximos itens.

A geração térmica de energia elétrica apresenta a vantagem da rapidez de construção e de entrada em operação e a desvantagem de utilizar como insumos recursos não- renováveis, contribuindo, assim, para o aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • A questão está realmente redigida dessa maneira? "Contribuindo assim para o aquecimento global" indica que este é amplificado pela utilização de recusos não-renováveis, o que não me parece correto. O aquecimento global seria agravado devido à emissão de poluentes, contribuindo assim para o aumento do efeito estufa. Como nem todo recurso não-renovável, quando utilizado para fins de geração de energia, emite poluentes (ex: energia nuclear), a relação estabelecida pela banca seria incorreta.

    Creio que essa confusão justificaria até mesmo a anulação da questão.

  • "A geração térmica de energia elétrica apresenta a vantagem da rapidez de construção e de entrada em operação"

    Sempre será mais rápido construir uma "termoelétrica"?

    Faltou explicitar a frase: "por megawatts hora (MWh)."

    De forma geral sabemos que é mais demorado a construção de uma barragem...mas também depende do tamanho das instalações.

    A resposta extrapola os dados do enunciado.


ID
505384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A geração hidrelétrica de energia apresenta vantagens e
desvantagens, se comparada a outras modalidades de geração de
energia elétrica, tais como a eólica, a nuclear, a térmica, a solar etc.
A respeito dessas vantagens e desvantagens em relação à geração
hidrelétrica de energia, julgue os próximos itens.

A geração de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia eólica apresenta a vantagem de não agredir o meio ambiente e a desvantagem de ter sua implantação limitada a áreas litorâneas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Não se restringe a áreas litorâneas. São levados em consideração: relevo, velocidade e frequência de correntes de ar, etc. Geralmente em regiões litorâneas não há barreiras físicas que diminuam a velocidade dos ventos, além das variações de temperatura, correntes marítimas e zonas de pressão que movimentam o ar. Logo as usinas eólicas são mais vistas nessa regiões.

  • Pode ser instalado em qualquer lugar, o que muda será a geração de energia.

    A questão não fala nada sobre: "O local mais apropriado."

    O local mais apropriado é onde gerará maior energia.

    Maior parque eólico do mundo: Horse Hollow Wind Energy Center

    Local: "No meio do Estado do Texas"


ID
505387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O serviço de dragagem consiste basicamente na escavação e na
remoção de solo, rochas decompostas ou desmontadas que estão
submersos em mares, estuários e rios. Nessa atividade, para efetuar
o pagamento e controlar o rendimento dos serviços, torna-se
necessário efetuar a medição dos volumes dragados. Quanto às
formas de quantificar os volumes dragados, julgue os itens a seguir.

A medição no despejo do volume dragado conduz normalmente a valores menores do que no corte desse volume.

Alternativas
Comentários
  • Ao invés da areia saturada empolar, ela contrai.
  • veja bem,

    a areia com 3% de umidade incha 30%, logo pode-se considerar que um solo arenoso submerso estára com volume de grãos em 130%. Depois de dragar, há perda e escoamento dessa água no despejo, assim, é correto induzir que o dragado submerso possuirá maior volume do que o dragado com menos água

    questão correta

  • A QUESTÃO DEVERIA INFORMAR AS CONDIÇOES DE DESPEJO....APARENTEMENTE SE AS CONDIÇÕES DE CONTORNO DO LOCAL DE DESPEJO FOR ESTANQUE A RESPOSTA MUDARIA.

  • mas onde é que diz que é areia?


ID
505390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O serviço de dragagem consiste basicamente na escavação e na
remoção de solo, rochas decompostas ou desmontadas que estão
submersos em mares, estuários e rios. Nessa atividade, para efetuar
o pagamento e controlar o rendimento dos serviços, torna-se
necessário efetuar a medição dos volumes dragados. Quanto às
formas de quantificar os volumes dragados, julgue os itens a seguir.

A medição na cisterna é a forma mais direta e suficientemente precisa de medição.

Alternativas
Comentários
  • ¬¬ claro que vai medir na cisterna né...

     

    ninguém é tão burro de mergulhar ir no fundo do rio e medir o buraco

     

    já o "suficientemente precisa" deixa umamargem de dúvida, primeiro porque o solo vem solto e saturado


ID
505393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O serviço de dragagem consiste basicamente na escavação e na
remoção de solo, rochas decompostas ou desmontadas que estão
submersos em mares, estuários e rios. Nessa atividade, para efetuar
o pagamento e controlar o rendimento dos serviços, torna-se
necessário efetuar a medição dos volumes dragados. Quanto às
formas de quantificar os volumes dragados, julgue os itens a seguir.

A medição no corte de volume dragado é extremamente precisa, mas com custos significativamente maiores que os das outras técnicas disponíveis de medição de dragado.

Alternativas
Comentários
  • errado!

     

    aquela terra que foi dragada vai vir com H2O e isso vai alterar e muito o seu volume, não obstante isso, a adsorção de H2O por esse solo está relacionado com sua granulometria e com seu percentual orgânico, então é muito impreciso o volume de medição de dragagem, até porque aquela terra não obedece uma distribuição homogênea dos grãos


ID
505396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O serviço de dragagem consiste basicamente na escavação e na
remoção de solo, rochas decompostas ou desmontadas que estão
submersos em mares, estuários e rios. Nessa atividade, para efetuar
o pagamento e controlar o rendimento dos serviços, torna-se
necessário efetuar a medição dos volumes dragados. Quanto às
formas de quantificar os volumes dragados, julgue os itens a seguir.

O pagamento dos serviços de dragagem são feitos com base em preços unitários referenciais calculados em função do metro cúbico dragado, não necessariamente in situ, e das distâncias médias de transporte à área de despejo. O preço unitário constante no edital de licitação é referencial e é o preço máximo, por metro cúbico, não havendo, portanto, condições de ser alterado, ou modificado, em função do equipamento a ser utilizado.

Alternativas
Comentários
  • DICA - quase sempre que uma questão falar que NÃO HÁ CONDIÇOES DE SER ALTERADO ela é ERRADA
  • É verdado meu caro. Tb tem grandes chances de estarem erradas as que vem com os dizeres "sempre que" ou "nunca", que são palavras extremistas
  • "O pagamento são" é osso, né, cespe

     

  • Em situações especiais, desde que corretamente justificadas, os preços referenciais podem ser ultrapassados.


ID
505399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de
acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em
consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue
os itens que se seguem.

O valor da profundidade requerida pela embarcação-tipo no canal de acesso portuário pode ser considerado como um somatório que inclui aspectos relacionados à maré local, efeitos de onda, variação da densidade da água, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Quando um navio trafega em um canal ou uma baía, a profundidade do local é uma informação estratégica para sua segurança.

    Um dos aspectos analisados é a variação de densidade da água. Em um rio, um navio afunda mais do que em um estuário e mais ainda do que em alto-mar. Isso ocorre pois, onde a água tem maior densidade, ele flutua mais (água salina é mais densa que a doce).

    Outro fator é squat - fenômeno observado principalmete em águas rasas. Nele o navio vê seu calado ampliado (afunda) devido à sua velocidade. A profundidade pode variar de 0,30m a 1,0m.

    Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto&mar/profundidade-do-canal-e-uma-informacao-estrategica-para-seguranca-do-navio/?cHash=7b28d367131868bbee3819bc2106a151

     


     

  • https://issuu.com/editorablucher/docs/porto/43


ID
505402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de
acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em
consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue
os itens que se seguem.

Os canais portuários de acesso portuários são sempre abrigados das ondas, e suas larguras, fixadas apenas em função das características de embarcação-tipo.

Alternativas
Comentários
  • SEMPRE ABRIGADOS DAS ONDAS (Pode não existir estruturas de proteção contra as ondas)...larguras FIXADAS APENAS em função das características de embarcação tipo( é levado em conta mais fatores, como distância até a margem, distância de passagem)

     

  • ERRADO

     

    O canal de acesso pode ser interno ou externo


ID
505405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de
acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em
consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue
os itens que se seguem.

Em canais de acesso de mão dupla, deve-se considerar uma largura adicional entre as faixas de manobra, que leva em conta a redução da interação hidrodinâmica navio-navio.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

  • O item está CERTO.
     
    Quando um canal de tráfego opera nos dois sentidos, devem ser feitos arranjos que permitam que os navios passem com segurança. A distância entre os navios deve reduzir a um nível mínimo aceitável a interação entre navio-navio.

    A NBR 13246, Planejamento Portuário - Aspectos Náuticos, recomenda uma faixa central de largura igual à faixa de navegação do navio-padrão para esses casos.


ID
505408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

É comprovado o impacto positivo da irrigação no aumento da
produtividade das culturas, contudo o sucesso da agricultura
irrigada está condicionado à escolha do melhor método de irrigação
bem como do funcionamento e da manutenção desse sistema de
irrigação, entre outros fatores. Em relação à concepção, operação
e manutenção dos sistemas de irrigação, julgue os seguintes itens.

A irrigação por aspersão, quando comparada com a irrigação por gravidade, apresenta a vantagem de se adequar a qualquer tipo de solo e de dispensar a construção e a manutenção de uma rede de canais, mas a desvantagem de necessitar de sistematização do terreno.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que no sistema de irrigação por aspersão necessita-se de sistematização do terreno(regularizar a superfície).

    Os sistemas de irrigação por aspersão apresentam as seguintes vantagens:

    · Dispensa a sistematização do terreno, proporcionando economia nos custos de
    instalações e a utilização em diferentes topografias.
    · Permite uma flexibilidade na taxa de aplicação de água (precipitação), possibilitando
    adaptá-la à capacidade de infiltração característica de cada solo, ou à fase de
    desenvolvimento da cultura.
    · Possui boa uniformidade de distribuição de água no terreno, o que aumenta  a
    eficiência de aplicação.
    · Apresenta menores perdas por evaporação e por infiltração, quando comparados aos
    sistemas de irrigação por superfície, pois a água é transportada através de tubulações.
    · Com o projeto e manejo adequados reduzem-se os riscos da erosão causada pela
    aplicação excessiva de água, como ocorre nos casos de irrigação por superfície.
    · Permite um melhor aproveitamento do terreno, dispensando a utilização de canais,
    sulcos ou o plantio em linhas.
    · Possibilita uma importante economia de mão-de-obra se comparado aos métodos de
    irrigação por superfície. Essa economia torna-se mais evidente em sistemas fixos e
    mecanizados.
    · Serve para outras finalidades, tais como:
    Þ Controle do micro-clima, protegendo a cultura contra geadas e também, através
    de resfriamento evaporativo, em dias mais quentes.
    Þ Aplicação de agroquímicos via água, permitindo tratamentos fitossanitários e
    também a prática da fertirrigação.

    Algumas das limitações do uso da aspersão são:

    · Possui um alto custo de investimento e operacional.
    · Sua eficiência de aplicação é afetada pela presença do vento. Ventos acima de 4 a
    5 m/s provocam uma irregularidade na distribuição da água pelos aspersores.
    · Pode favorecer o aparecimento de algumas doenças nas plantas, principalmente
    fungos. Isso pode ocorrer principalmente quando a aspersão é feita sobre a folhagem
    das plantas.
    · O uso de aspersores de grande alcance em solos argilosos, quando trabalhando
    com insuficiente pulverização (pressão inadequada), pode causar compactação das
    camadas superficiais do solo.

ID
505411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

É comprovado o impacto positivo da irrigação no aumento da
produtividade das culturas, contudo o sucesso da agricultura
irrigada está condicionado à escolha do melhor método de irrigação
bem como do funcionamento e da manutenção desse sistema de
irrigação, entre outros fatores. Em relação à concepção, operação
e manutenção dos sistemas de irrigação, julgue os seguintes itens.

Atinge-se a eficiência, ou seja, a diminuição das perdas por infiltração, de todos os canais de distribuição de água nos perímetros irrigados apenas com o revestimento de todos os canais com concreto ou alvenaria.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que "Alvenaria" seja um dos erros da questão.

  • Completando o comentário do amigo Allinson]

    Os canais podem ser revestidos ou não.

    Materiais de revestimento:

    Concreto, Solo-cimento, Membranas Plásticas e Misturas Asfáltica.

    O erro está em citar "alvenaria"


ID
505414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

É comprovado o impacto positivo da irrigação no aumento da
produtividade das culturas, contudo o sucesso da agricultura
irrigada está condicionado à escolha do melhor método de irrigação
bem como do funcionamento e da manutenção desse sistema de
irrigação, entre outros fatores. Em relação à concepção, operação
e manutenção dos sistemas de irrigação, julgue os seguintes itens.

O efeito dos inseticidas e dos fungicidas aplicados de forma pulverizada para o controle de pragas pode ser ineficiente em culturas irrigadas com sistemas de aspersão.

Alternativas
Comentários
  • Os aspersores molham as plantas sob a forma de chuva artificial.

    Desvantagens da aspersão:

    b) pode favorecer a incidência de doenças nas plantas, por molhar as folhas e aumentar a umidade relativa do ar. Quando o macroclima é favorável a doenças, o microclima resultante da irrigação tem menor importância;

    c) pode interferir com alguns tratos culturais por lavar a parte aérea das plantas;

    Fonte: EMBRAPA.


ID
505438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um aspecto positivo, no sistema elétrico brasileiro, é a
possibilidade de integração das diversas regiões do país com
grandes linhas de transmissão. Essas linhas, pelo seu porte e
responsabilidade operacional, devem atender a diretrizes técnicas
no que se refere a seus diversos componentes. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

No dimensionamento das ligações em torres metálicas com rebites, considera-se o atrito entre as chapas.

Alternativas
Comentários
  • ...

    olha, o único caso que sei que a norma permite considerar atrito são nos pinos de cisalhamento em pilares mistos de concreto e aço

    olhem no item P.2.3 NBR 8 800


ID
505441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um aspecto positivo, no sistema elétrico brasileiro, é a
possibilidade de integração das diversas regiões do país com
grandes linhas de transmissão. Essas linhas, pelo seu porte e
responsabilidade operacional, devem atender a diretrizes técnicas
no que se refere a seus diversos componentes. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Uma ligação de cantoneira com a utilização de cantoneira auxiliar permite a redução do comprimento da ligação.

Alternativas
Comentários
  • NÃO ACHEI REFERENCIA SOBRE O ASSUNTO. QUEM SOUBER, GENTILEZA INFORMAR.

  • a cantoneira auxuliar é uma peça com furos que liga duas outras cantoneiras distantes uma da outra. Para evitar perda de tempo de emendá-las até as duas cantoneiras se unirem por solda, ou então se sobreporem para que posteriormente seja feita a parafusação, usa-se essa cantoneira parafusando a auxiliar nas duas outras das extremidades. E na indústria moveleira as cantoneiras de ligação são usada como apoio.

     

     

    a questão está correta ao dizer que a cantoneira auxiliar reduz o comprimento de ligação porque ela simplesmente é uma cantoneira usada para juntar duas outras que precisariam de um grande comprimento para se ligarem

     

    https://www.google.com.br/search?q=cantoneira+auxiliar&espv=2&biw=1920&bih=912&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiOh_Opy9jOAhUCipAKHUU-D8EQ_AUIBygC

    confiram!

    :)


ID
505444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um aspecto positivo, no sistema elétrico brasileiro, é a
possibilidade de integração das diversas regiões do país com
grandes linhas de transmissão. Essas linhas, pelo seu porte e
responsabilidade operacional, devem atender a diretrizes técnicas
no que se refere a seus diversos componentes. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

No dimensionamento das treliças metálicas, considera-se o fato de que as barras funcionam com esforços de tração ou compressão.

Alternativas
Comentários
  • correto!

     

    nas treliças as forças são anuladas nos nós e isso impede que haja contante em dadas distâncias e consequentemente não há momento fletor.

     

    é válido lembrarmos que uma treliça pode sim deformar, mas nunca devido a momento fletor, ela irá se deformar por causa dos alongamenos e encurtamentos longitudinais dos fragmentos que a compõe


ID
505447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um aspecto positivo, no sistema elétrico brasileiro, é a
possibilidade de integração das diversas regiões do país com
grandes linhas de transmissão. Essas linhas, pelo seu porte e
responsabilidade operacional, devem atender a diretrizes técnicas
no que se refere a seus diversos componentes. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

A escolha do tipo de torre e dos cabos independe das características topográficas do traçado da linha de transmissão.

Alternativas

ID
505450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um aspecto positivo, no sistema elétrico brasileiro, é a
possibilidade de integração das diversas regiões do país com
grandes linhas de transmissão. Essas linhas, pelo seu porte e
responsabilidade operacional, devem atender a diretrizes técnicas
no que se refere a seus diversos componentes. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O material construtivo dos cabos condutores é usualmente aço ou alumínio, não sendo admissível cabo com duplo material.

Alternativas
Comentários
  • O usual é o Cu e o Al.

    O aço é usado no fio-terra aterrado

     

    questão errada

    :)


ID
505453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O ensaio de compressão triaxial pode ser utilizado no ensaio de cisalhamento de um solo para construção de pista de pouso e decolagem.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio triaxial é um tipo de ensaio utilizado para medir as propriedades mecânicas dos solos: resistência ao corte e comportamento tensões-deformações.

  • não conheço as normas de estradas aeroportuárias, mas no ensaio triaxial obtemos dados como o cisalhamento e outros além desse, como deformação e compressão.

     

    triaxial = o solo é esmagado em três direções (x, y e z), aferindo a sua deformablidade e pressão aplicada
    ensaio de cisalhamento direto = o solo é esmagado na direção y

  • "O ensaio triaxial serve para determinar as propriedades mecânicas dos solos ou rochas: resistência ao cisalhamento ou resistência ao corte e comportamento tensões-deformações."


ID
505456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A agregação de sílica ativa e fibras ao concreto convencional é uma alternativa para obtenção de concreto de elevado desempenho.

Alternativas
Comentários
  • A sílica ativa, ou microssílica, é um resíduo oriundo das indústrias de ferro-ligas e silício metálico. Pelas suas propriedades químicas (teor de SiO2> 85%) e físicas
    (superfície específica média de 20 m2/g) este material é considerado uma excelente pozolana que, quando usado no concreto,além de atuar quimicamente também atua de forma física, através do efeito microfíler. Desta forma, a sílica ativa é proposta como um material alternativo para melhorar as características de concretos e argamassas de revestimento superficial. O emprego deste material melhora as condições de porosidade, melhora a aderência pasta/agregado e a reação com os produtos de hidratação do
    cimento resulta em compostos mais resistentes, diminuindo a lixiviação e aumentando a resistência à abrasão.

    Fibras :
    não afetam muito a resistência à tração axial, embora, para grandes volumes de fibra, possa haver um aumento da resistência à tração de até 6%.
    têm um grande efeito na resistência à tração na flexão. Há relatos de aumento de mais que 100% na resistência, para elevados teores de fibra.
    têm pouco efeito na resistência à torção ou na resistência ao cisalhamento.
    têm pouca influência na resistência à abrasão.
    são muito eficientes na melhoria das propriedades dinâmicas do concreto.
    aumentam a resistência à fadiga do concreto.
    melhoram as propriedades do concreto sob a ação de cargas de impacto.

ID
505459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Nas portas corta-fogo de terminais onde forem previstas, utiliza-se chapa de aço com núcleo de policloreto de vinila.

Alternativas
Comentários
  • PVC dentro da porta?
    acredito que deva ter uma espuma expansiva especial ou lã de rocha/vidro, algo do tipo

  • Questão errada. Policloreto de vinila  = PVC

     

    Uma porta corta fogo pode ser feita com a combinação de materiais diversos, como madeira, aço, fibra cerâmica, vidro e vermiculita.

    As principais diferenças das portas corta fogo estão na sua classe, ou seja, o tempo de resistência ao fogo, classificados como P-30, P-60, P-90 e P-120. Essa classificação é feita segundo as normas da ABNT e cada porta contém o seu número de série e sua classe, numa etiqueta metálica, onde também devem estar as informações do fabricante, garantindo a rastreabilidade dos materiais com que foi construída.

     

    Fonte: https://www.ohub.com.br/ideias/quais-as-diferencas-entre-os-tipos-de-porta-corta-fogo/#.WjFyKFWnGJA

     

    Bons estudos

     

  • O policloreto de vinila mais conhecido pelo acrônimo PVC é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo, com uma vasta possibilidade de aplicações, principalmente na construção civil.


ID
505462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Extintor de gás carbônico tem como finalidade principal combater incêndios classes B e C iniciados em gasolina ou motores elétricos.

Alternativas
Comentários
  • 7 Distribuição dos extintores
    7.1 Geral


    7.1.1 A capacidade extintora mínima de cada tipo de extintor portátil, para que se constitua uma unidade extintora, deve ser:
    a) carga d’água: extintor com capacidade extintora classe A;
    b) carga de espuma mecânica: extintor com capacidade extintora classe A e B;
    c) carga de dióxido de carbono (CO2): extintor com capacidade extintora classe  B e C;
    d) carga de pó BC, extintor com capacidade extintora classe B e C;
    e) carga de pó ABC: extintor com capacidade extintora classe A,B e C;
    f) carga de halogenados: extintor com capacidade extintora classe B e C.


ID
505465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O conjunto especial de vidros atérmicos e acústicos é obtido por processo de metalização on-line.

Alternativas
Comentários
  • O processo de metalização on-line é utilizado para produzir vidros espelhados, para controle solar.
  • e qual seria o processo ?

  • Vidro Pirolítico: Chamamos comumente de vidros espelhados,os refletivos pirolíticos são os Vidros para controle solar que se destacam pela resistência de sua camada metalizada e pela sua alta transmissão luminosa.No processo de metalização on-line,a deposição da camada refletiva ocorre durante a fabricação do vidro float,por pulverização de óxidos metálicos,o que garante durabilidade e homogeneidade da camada refletiva. Devido a essa resistência à abrasão,o refletivo pirolítico pode ser temperado,curvado, Laminado ou utilizado de forma monolítica,além de poder compor o duplo envidraçamento.

    http://vidrosfreitas.com.br/?p=228


ID
505468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Planejamento e controle são etapas importantes no
acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere
a elaboração e acompanhamento de orçamentos. Para tanto, são
utilizadas técnicas e conceitos que permitem certa homogeneidade
nos resultados. Com relação a análise orçamentária, julgue os itens
subseqüentes.

A representação de um recurso, como mão-de-obra, pela curva S, mostra a distribuição desse recurso de forma cumulativa.

Alternativas
Comentários
  • Curva S: é uma ferramenta gráfica utilizada para controle da aplicação e consumo de recursos ao longo da execução de um empreendimento. Ela depende da existência de um planejamento adequado para o consumo desses recursos. Representa graficamente o resultado da acumulação das distribuições percentuais, parciais, ou relativas à alocação de determinado fator de produção (mão de obra, equipamentos e materiais) ao longo do tempo. É um gráfico que mostra a evolução percentual (percentual concuído) do projeto no tempo. O projeto começa a ser executado de forma lenta e o ritmo vai aumentando durante a execução até se aproximar do término, quando volta a cair. A cura S mostra a região na qual o projeto não está nem atrasado nem adiantado em relação a data de término. Ao fazer o apontamento da execução nesse gráfico, pode-se perceber quando há tendência de atraso antes que ele ocorra de tato. Isso permite a ação corretiva para adequar o empreendimento a um ritmo esperado. Resumindo, a ferramenta baseia-se em controle de custos e prazos.
     
    A curva S, empregada em estudos e análises para tomada de decisões gerenciais sobre desembolso e fluxos de caixa, é sempre crescente, pois os valores que a compõem são acumulados

ID
505471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Planejamento e controle são etapas importantes no
acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere
a elaboração e acompanhamento de orçamentos. Para tanto, são
utilizadas técnicas e conceitos que permitem certa homogeneidade
nos resultados. Com relação a análise orçamentária, julgue os itens
subseqüentes.

A curva de classificação ABC, pelo princípio de Pitágoras, aproxima os componentes de custos às relações de um triângulo retângulo.

Alternativas
Comentários
  • A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número (Carvalho, 2002, p. 226).

    Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.

  • Olá caros colegas e concorrentes.

    O primeiro erro é que curva ABC não tem relação com o "Princípio de Pitágoras".

    O segundo erro "pelo meu entendimento" é que o examinador tentou inferir que o custo dos produtos seriam uma curva linear, o que não é verdade, já que na curva ABC aproxima-se de uma curva exponencial. 
  • Essa questão deveria ser aplicada em uma prova que avaliasse se o engenheiro está apto a pegar o CREA, uma espécie de OAB, tendo que tomar o CREA caso o candidato a errasse. Esculhambou  o CESPE.
  • princípio de pitágora?

    não seria princípio de Pareto? kkk

     

    :)


ID
505474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Planejamento e controle são etapas importantes no
acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere
a elaboração e acompanhamento de orçamentos. Para tanto, são
utilizadas técnicas e conceitos que permitem certa homogeneidade
nos resultados. Com relação a análise orçamentária, julgue os itens
subseqüentes.

A composição do custo unitário baseia-se na decomposição, em partes, do produto a executar, com premissa da existência de proporcionalidade entre custo e quantidade produzida.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CORRETO

     

    Apesar do gabarito, há vícios na questão:

    1. o complemento nominal de "decomposição", "em partes", está isolado por vírgula;

    2. outro complemento nominal de "decomposição", "do produto a executar", está isolado por vírgula.

     

    http://portugues.uol.com.br/gramatica/o-uso-virgula-seus-pre-requisitos-.html

    Não se usa a vírgula para separar termos que, do ponto de vista sintático, estabelecem diretamente uma ligação entre si. Eis as seguintes ocorrências: (...)
    c) Entre o nome e o adjunto adnominal ou o complemento nominal.

     

    Devido à presença das vírgulas, entendi que "em partes", separados por vírgulas, era múltiplo objeto indireto do verbo "basear", o que tornaria falsa a assertiva, visto que não se pode basear-se parcialmente.

     

    Texto correto - sem vírgulas - aplicado em outras questões de concursos pela mesma banca:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/268e2733-d6

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: IFB Prova: Professor - Construção Civil

    No método de quantificação, enquanto o processo de quantificação de insumos baseia-se no levantamento de insumos básicos necessários para a realização da obra, o processo de composição do custo unitário baseia-se na decomposição do produto em partes, de acordo com os centros de custo.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/701214fd-47

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Analista Judiciário - Arquitetura

    A composição dos custos unitários baseia-se na decomposição do projeto a ser executado em partes, de acordo com os centros de custos estabelecidos.

     


ID
505477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Planejamento e controle são etapas importantes no
acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere
a elaboração e acompanhamento de orçamentos. Para tanto, são
utilizadas técnicas e conceitos que permitem certa homogeneidade
nos resultados. Com relação a análise orçamentária, julgue os itens
subseqüentes.

Despesas com material de proteção contra acidentes no trabalho e fôrmas reaproveitáveis para concreto são classificadas como custos diretos de produção.

Alternativas
Comentários
  • Custos Indiretos são aquelas despesas que não estão diretamente envolvidas com a produção da obra, como as despesas da administração central, custos financeiros, tributos, etc.
  • Os custos em relação ao produto podem ser diretos e indiretos
    Os custos em relação ao volume podem ser fixos ou variáveis.
     
    Despesas com material de proteção contra acidentes de trabalho e fôrmas reaproveitáveis para concreto são classificadas como custos indiretos de produção.
  • Não seria as fôrmas reaproveitáveis diretos e os equipamentos de proteção indiretos???
  • Eu tenho um livro que diz que o gasto com EPI e EPC são custo diretos e que devem ser calculados a partir de médias anuais de uso. Sem falar que as bandejas de proteção contra quedas de materiais, por exemplo, estão incluidas no custo da administração local, que estão nos custos diretos também. Então essa questão deveria ser anulada ao meu ver.
  • gabarito: ERRADO

     

    O pulo do gato está na especificação da abrangência do custo direto da assertiva: "custos diretos de produção"

    Produtos de NRs (EPIs, CIPA, PCMAT, SESMT, telas de proteção, bandejas de proteção, fôrmas de proteção, vestuário, bebedouro, extintores, etc.) não produzem nada, não sendo custo direto de produção

     

  • Segundo Limmer (1997), custo direto é o gasto feito com insumos como mão de obra, materiais, e ainda, equipamentos e meios, incorporados ou não ao produto.
    Por esta definição, os materiais de proteção contra acidentes de trabalho não seriam nem insumo nem meio de produção para a execução de um serviço.
    Prof. Marcus V. Campiteli
     

  • Há custos que podem ser diretos da obra e serem custos indiretos de produção.
    Um exemplo é o custo de uma betoneira. A betoneira possui um custo mensal e
    basta sabermos o tempo de duração da obra para obtermos seu custo total. Para a
    obra é um custo direto
    , sendo considerado como equipamento da administração
    local. Contudo, não se incorpora ao produto acabado. Logo, é um custo indireto
    de produção.

     

    Fonte: Ponto dos concursos

     

  • Concordo com o colega @Canal Marrento. 

     

    Pessoal, devemos tomar cuidado para não confundir os conceitos de despesas indiretas e custos indiretos, as bancas adoram esses conceitos. Aprendi do pior modo possível, errando em um concurso público, esses erros me custaram algumas colocações que podem me deixar fora do seleto grupo de nomeados, mas faz parte do show e a vida segue. 

    Deixo aqui as questões que errei na prova da IBFC, pois acho que elas são alto explicativa e ótimas para o entendimento dos conceitos: Q796257, Q796254 e Q796255.

     

    Em suma:

    Custos indiretos: "É o somatório de todos os gastos com elementos coadjuvantes necessários à correta elaboração do produto ou, então, de gastos de difícil alocação a uma determinada atividade ou serviço, sendo por isso, diluídos por certo grupo de atividade ou mesmo pelo projeto todo. Não não aplicados diretamente na execução, mas são necessários para a execução total dos serviços."  

    Despesas indiretas: São as despesas que oneram o contratato e estão no BDI (Administração central, impostos...); 

     

     

  • Cuidado ao responder as questões antigas do CESPE, apesar do gabarito estar Errado (segundo a CESPE), atualmente essa questão estaria CERTA, com base no Manual do SINAPI, vejamos:

    Do Manual SINAPI Metodologias e Conceitos, temos: 

    Os Custos Diretos.: Resultado da soma de todos os custos dos serviços necessários para a execução física da obra, obtidos pelo produto das quantidades de insumos empregados nos serviços, associados às respectivas unidades e coeficientes de consumo, pelos seus correspondentes preços de mercado.  

    • Nestes custos estão os materiais, equipamentos e mão de obra – acrescida dos Encargos Sociais aplicáveis, equipamentos e os Encargos Complementares: EPI’s, transporte, alimentação, ferramentas, exames médicos obrigatórios e seguros de vida em grupo.

    As referências da banca mudam com um tempo. Cuidado ao responder essas questões. Acredito que esses comentário deveriam ser atualizados e além de mostrar o gabarito da banca o prof. deveria colocar o entendimento atual da Cespe.

    Espero ter ajudado

    @engenheiro.da.madrugada


ID
505480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

Argamassas industrializadas devem satisfazer exigências físicas e mecânicas relativas a resistência à compressão, capacidade de retenção de água e teor de ar incorporado.

Alternativas
Comentários
  • NBR-13281, as argamassas pré-fabricadas (industrializadas) devem estar em conformidade com os seguintes requisitos mecânicos e reológicos: resistência à compressão aos 28 dias, capacidade de retenção de água e teor de ar incorporado.

    Item 4 - Requisitos da NBR 13281. Tabelas 1 a 7.


ID
505483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

Na classificação de azulejos, nenhuma classe deve apresentar imperfeições estruturais ou de superfície perceptíveis a olho nu, à distância de um metro e com boa iluminação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR-7169/82, os azulejos são classificados em três classes distintas: A, B e C. Somente a Classe A deve ser isenta de qualquer imperfeição, visível a olho nu, à distância de 1,0 metro, em condições adequadas de iluminação.
  • Assim seria impossível fazer as casas do minha casa minha vida kkkkk

  • Essa norma  NBR-7169/82 foi cancelada em 1997 e substituída pela norma 13818/97 .

     

    No ANEXO A da norma vigente - " ANÁLISE VISUAL DO ASPECTO SUPERFICIAL" tem uma nota que diz:

     

    NOTA - As placas cerâmicas para revestimento, cuja área seja menor que 57 cm² , não se aplicam nessa norma.

     

    Acredito que essa questão tenha sido cancelada, uma vez que a norma de AZULEJOS foi cancelada (antes do concurso) e substituída pela " PLACAS CERÂMICAS PARA REVESTIMENTO".

     

     

  • Esse entendimento ocorre por motivo de política criminal.


ID
505486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

A unidade resfriadora de líquido de uma unidade de condicionamento de ar do tipo chiller trabalha com soluções à base de etileno-glicol.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema fan-coil Chiller utiliza-se de um fluido intermediário (água gelada misturada com etileno-glicol) para climatizar os ambientes.

ID
505489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

A pavimentação com concreto betuminoso texturizado deve ser feita com a aplicação de concreto usinado a frio, com posterior aplicação de concreto jateado.

Alternativas
Comentários
  • Texturização = consiste de prover de ranhuras a superfície do pavimento, aumentando o atrito entre ele e os pneumáticos. Serve também como uma espécie de microdrenagem, que evite a formação de lâminas d’água capazes de produzir a hidroplanagem.

     

    Processo mecânico ou manual

        - Processo manual : pode ser executada com a utilização de uma vassoura de piaçava ou de fios de náilon ou metálicos, no sentido transversal à pista, com auxilio de uma passarela de serviço.

        - Processo mecânico : executada com um pente de fios duros. Trabalha com o mesmo principio eletrônico da vibroacabadora (sensores para nivelamento) executando as ranhuras no sentido transversal à pista.

     

    bons estudos


ID
505492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

A impermeabilização estrutural de concreto já construído pode ser conseguida por cristalização de produtos inorgânicos em contato com a água no interior do concreto.

Alternativas
Comentários
  • corretíssimo!

     

    é exatamente isso que acontece na reação de hidratação do concreto, os arrajos de aluminato formam cristais que são o C2S, C3S, C3A e C4AF. Esses cristais são pontiagudos e ligados em várias direções entre si e eles conseguem reter a passagem de água tanto por suas pontas ou pela obstrução de espaços vazios

  • Processo de cristalização

     

    Pode-se impermeabilizar o concreto or meio do processo de cristalização, também denominado "tratamento químico do concreto", que consiste em aplicar na superfície das estruturas uma série de produtos químicos ativos, que migrarão pelos capilares, desde que devidamente saturados, levando géis para o interior da matriz porosa. Esses géis, em presença de água, irão reagir com os componentes presentes no cimento da estrutura e formarão cristais insolúveis no interior dos poros e de pequenas fissuras existentes no concreto.