SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Cascavel - PR - Agente Comunitário de Saúde


ID
1927813
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com as informações textuais, podemos inferir que

Alternativas
Comentários
  • Esquematização:

    Necessidade de programas de prevenção da AIDS na adolescência -> estudos mostram crescente ocorrência entre jovens -> características dos jovens para propensão à infecção pelo HIV -> apelo erótico emitido pelos meios de comunicação.

     

    a) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    b) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    c) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    d) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    e) GABARITO

     

    Questão de Interpretação (Interpretação ≠ Compreensão). Conclui-se do texto que é indispensável um programa de prevenção da AIDS na adolescência.

  • Quando estiver o verbo inferir que significa concluir pode ter certeza que se trata de Interpretação textual, nessa situação a analise pode ser o que está fora, além do texto e não só dentro do texto. Que é o caso da compreenção textual.

  • Algum colega saberia dizer por que a alternativa B está errada?

     

    Logo no segundo parágrafo, deparamo-nos com o seguinte trecho "Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem".

     

    Isso não indica que "o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente", como propõe a alternativa B?

     

    Desde já, obrigado!

  • Em nenhum lugar do texto é citada a expressão "outras dst's" ou algo similar. Apenas AIDS.

  • Compreensão ≠ interpretração:

    Logo a compreensão textual é compreender o que afirma o autor, entender o que está escrito no texto, a resposta não vai estar além, depois ou por fora das palavras do texto, sendo assim os comandos seguem essa estrutura. Ele sempre te remete ao texto

    Interpretação vai além do texto, para fora do texto. 

    Geralmente as questões de compreensão se iniciam assim:

    Segundo o texto.....

    O autor/ o narrador do texto diz que.......

    O texto informa que.......

    Nas questoes de interpretação se iniciam assim:

    Depreende, infere-se, conclui-se......

    O texto permite deduzir que......

    Qual a intenção do autor quando afirma que....

    Neste caso temos uma interpretação textual o que vai além do texto.

    Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

    Leva-nos a questão E como correta  o que está inferido no texto.

    Espero ter ajudado, boa sorte a todos!

  • Alessandro,

    A alternativa B está errada, porque ela generaliza: o texto diz que está sendo aumentado o número de casos de AIDS durante a adolescência e não o número de AIDS como um todo (adultos, idosos, infância etc).

     

     

  • Creio que a B esteja errada porque o texto diz "..dos casos novos", logo, não se manteve a ascendência, mas houve estabilização, sendo que pegam AIDs os jovens entre 15 e 24 anos.

  • Eu consegui errar essa questão duas vezes. É muito confuso, porque da mesma forma que ele generaliza na letra B, na letra E ele não fala de outras DSTs no texto.

  • eu só queria intender onde o autor do texto fala sobre outras dst´s, mesmo que seja questão de interprertação, o texto tem que inferir algo sobre outras dst´s e não apenas aids. Na aminha opinião seria uma questão que deveria ser anulada

  • gente a generalização de outras dst´s no texto esta no "FAZER SEXO SEM PRESERVATIVO" (Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro.) . A partir disso podemos inferir que fazer sexo sem preservativo esta sujeito a pegar AIDS e outras Doenças sexuamente transmissíveis. 

    outra parte do texto que dava base para a resposta era essa: "fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    Logo a resposta certa 

     e) atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs.

     

  • Resposta E


    "...fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

    Inferência está além do texto, é possível inferir em algumas a questão da DST.


    "Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro." (Aqui é possível inferir que a prática do sexo inseguro pode causar DSTs).

     

    "Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo." (Que riscos ? Riscos de contrair DSTs)

  • Na minha opinião a E não está correta, pois os adolescentes não precisam se tornarem capazes. Capazes eles são. Apenas não querem usar o preservativos pelos motivos explicitados no texto.

  • Na letra B, generalizou-se o crescimento de casos de AIDS. Pode-se inferir, e até comprovar, de acordo com o texto, que o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente ENTRE OS MAIS NOVOS. Não se pode inferir que os casos de AIDS aumentaram de forma geral, ou seja: que o número de casos de AIDS nas outras faixas etárias também aumentou.

     

    Logo, é possível que o número de de casos de AIDS tenha se mantido estável ou até diminuído, mesmo tendo aumentado na faixa etária de 15 a 24 anos, uma vez que ele pode ter diminuído nas outras faixas etárias.

  • Não entendi o erro da Letra B =[

    Já que os números dos casos de Aids, são crescentes...

  • Essa é uma típica questão de advinhação... leva quem advinhar o que a banca quer.

  • Concordo com o Jean. Os adolescentes de hoje sempre foram capazes de se proteger contra a AIDS, visto que os preservativos existem há muito tempo. Na verdade, eles escolhem não o fazer. Mas fazer o que, não adianta discutir com essa banca.

  • QUESTÃO SUPER MAL FORMULADA, PRA MIM A B É A MAIS CERTA PELO SEGUINTE MOTIVO, NO TEXTO FALA QUE: " Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes " DA A ENTENDER QUE VEM CRESCENDO.

    QUANTO A LETRA D ACHO QUE NÃO ESTA COMPLETAMENTE ERRADA NÃO, APENAS NO TEXTO NÃO CITA OUTRAS DST`S, APENAS A AIDS! MESMO QUE É OBVIO ENTENDER QUE OUTRAS DSTS TAMBÉM DEVEM SER PREVENIDAS, NÃO VI FALANDO ISSO NO TEXTO QUE A TODO MOMENTO SO CITOU O HIV COMO PROBLEMA,

     

  • Esse é o posicionamento da banca:

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

     

    O segundo parágrafo é enfático ao informar que “Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos”. Dessa forma, “existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs”. As demais afirmações são incoerentes às informações trazidas no texto. A opção B informa que “o número de casos de AIDS se mantém em escala ascendente”. Tal informação não é mencionada no texto, assim, não se encontra de acordo com as informações textuais, conforme proposto no enunciado da questão. Fonte: o próprio texto.

     

    Contudo, a Banca não explicou porque a letra E está certa. Além disso, não é possível verificar a fundamentação do recurso interposto. 

     

     

    A única referência a outras dst's seria: "dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.


ID
1927816
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Segundo o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro

    3° parágrafo

  • Questão de Compreensão (Compreensão ≠ Interpretação). A resposta está no texto, é o que o autor diz no 3º parágrafo.

     

    a) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    b) GABARITO

    c) Contradição (alternativa apresenta ideias contrárias às informadas no texto)

    d) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    e) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

  • O grande  lance é entender que compreenção de texto é diferente de interpretação de texto, outra questão são as palavras chaves. Ex: segundo o texto, ou seja, o que está exatamente dentro do texto. No caso desta questão só pode ser a letra B.

  • Resposta B

     

    "Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência."

  • Intelecção (ou compreensão): intelecção significa entendimento, compreensão. Os testes de intelecção exigem do candidato uma postura muito voltada para o QUE REALMENTE ESTÁ ESCRITO.

     

    "Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro"


ID
1927819
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com as informações textuais sobre a adolescência é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Logo no primeiro parágrafo: A adolescência é um período de vida....     . Ela representa um período de crise,...

    Espero ter contribuído!

    Letra A

  • Questão de Compreensão (Compreensão ≠ Interpretação). A resposta está no texto. No 1º parágrafo, o autor sugere que a adolescência representa um período de crise.

     

    a) GABARITO

    b) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    c) Contradição (apresenta ideia contrária às sugeridas pelo autor)

    d) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

    e) Extrapolação (acrescenta ideias que não estão no texto)

  •  A adolescência [...] representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. 

  • Resposta A

     

    "A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele."

  •  A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise,

    letra A

  • Está escrito no texto...Literal...

    Letra - A.


ID
1927822
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

No trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§), a expressão destacada exprime ideia de

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Eu pensava que frequentemente era adverbio de tempo. Se alguem puder me ajudar...

  • DIca para esse tipo de questão, basta efetuar uma pergunta na qual envolva o contexto da frase em que se encontra tal palavra.

    Exemplo:

    "frequentemente direcionado ao adolescente"

    Direcionado ao adolescente de que modo? frequentemente.

  • Dica: A "maioria" que termina com o sulfixo mente é advérbio de MODO !

     

    Gabarito (A)

     

    Tudo posso naquele que me fortalece!

  • palavras terminadas em MENTE = adverbio de MODO 

  • Fiquei confuso.

    Quanto à subclasse destes advérbios, note-se para já que o DT é omisso a respeito de advérbios de tempo, sem que se perceba a razão desta lacuna. A TLEBS, por seu lado, incluía sempre entre os advérbios adjuntos de tempo; frequentemente e raramente não constam da lista de membros desta subclasse, mas há investigadores que os analisam como advérbios de tempo. Por exemplo, João Costa (O Advérbio em Português Europeu, Lisboa, Edições Colibri, 2008, pág. 46/47) menciona frequentemente entre «os advérbios de localização temporal que denotam frequência»; depreende-se que sempre também faz parte deste grupo, uma vez que surge como exemplo de advérbio de localização temporal com valor aspectual; e, embora raramente não figure na discussão de João Costa, um outro advérbio semanticamente muito próximo, esporadicamente, encontra-se ao lado de frequentemente, como advérbio que expressa iteratividade.

  • Resposta A



    Advérbio: Exprime uma circunstância de fato expresso pelo verbo, pelo adjetivo ou por outro advérbio.
    Ex: Longe, o rio roncava ameaçadoramente.

  • Muita gente equivocada.

    Frequentemente: Adverbio temporal.

    Mas, para a CONSULPLAN, pode considerar como modo.

  • De acordo com a circunstância que exprime, o advérbio pode ser de:

     

     

    LUGAR: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.

     

     

    TEMPO: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

     

     

    MODO: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente.

     

     

     

     

     

    AFIRMAÇÃO: sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, deveras, indubitavelmente.

     

    NEGAÇÃO: não, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum.

    Q822878 CUDIADO PARA NÃO CONFUNDIR COM PRONOME INDEFINIDO:  NENHUM

     

     

     

    DÚVIDA: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe.

     

     

     

    INTENSIDADE: muito, demais, pouco, tão, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente, intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).

     

     

    EXCLUSÃO: apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente.
    Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das árvores.

     

     

    INCLUSÃO: ainda, até, mesmo, inclusivamente, também.
    Por exemplo: O indivíduo também amadurece durante a adolescência.

     

     

    ORDEM: depois, primeiramente, ultimamente.
    Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem à festa.

     

    Q643168

     

    No contexto da FRASE:   "Jamais" não é considerado um advérbio de negação e sim advérbio de TEMPO, pode ser substituído por "Em tempo algum".

     

     

     

  • Eu pensei ser de tempo, usando a estratégia do nosso amigo LUIZ Linhares

    "DIca para esse tipo de questão, basta efetuar uma pergunta na qual envolva o contexto da frase em que se encontra tal palavra.

    Exemplo:

    "frequentemente direcionado ao adolescente"

    Direcionado ao adolescente de que modo? frequentemente. "

     

    MAS NESSE CASO TAMBÉM CABERIA, QUANDO:

     

    Direcionado ao adolescente QUANDO? frequentemente. "

     

     

    Porém a consulplan foi boazinha, e não colocou a opção tempo nas alternativas. =)

     


ID
1927825
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Em “Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro.” (3º§), a expressão destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b.
    A título de acréscimo, com o propósito de  é uma locução prepositiva que indica finalidade. 

  • Conjunções Concessivas: que, embora, conquanto, ainda que, posto que, bem que, se bem que, quando mesmo, mesmo que, por mais que, por menos que, por pouco que, em que pese, apesar de que, apesar de.

     

    Resposta: letra " b"

     

  • Oração Subordinada Concessiva: embora, apesar de que, ainda que , por mais que, se bem que, CONQUANTO

  • O mais correto era ter destacado toda a expressão "apesar de que". Para o Cespe substituir apenas "apesar de" por embora acarretaria erro semântico-gramatical.

    Errado: "embora que (??), no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações..."  

  • Não tem jeito galera conjunções é assunto carimbado em todos os concursos... o grande lance é decorar, mesmo vc se baseando pelo constexto no caso das conjunções memorizando vc responde muito mais rápido.

  • Lembrando que apesar disso, pode ser uma conjuncao adversativa.

  • apesar de que = embora, ainda que, mesmo que, conquanto, não obstante, sem que, posto que, por mais que, por menos que, por muito que, a despeito de que.

  • Alguem poderia explicar o porquê da letra C esta errada? 

  • TABELA DAS CONJUÇÕES: https://drive.google.com/file/d/0B007fXT7tjXfeTZha01BVEdWVnc/view

  • Bom dia!!

    Adriano, a conjunção "visto que" é causal.

    A conjunção a que o enunciado se refere é concessiva.

     

  • Conjunções subordinativas concessivas:

    EMBORA, MALGRADO, CONQUANTO, AINDA QUE/QUANDO, MESMO QUE, EM QUE PESE, POR (MAIS MENOS, MELHOR, PIOR, MAIOR, MENOR) QUE, SE BEM QUE, POSTO QUE, NEM QUE e APESAR DE QUE.

  • Concessivas:

     

    introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização.

     

    São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

  • A) Senão     -> adversativa      (do contrário, caso contrário, de outro modo, de outra forma)

     

    B) embora  -> concessiva     (embora, apesar que, posto que, ainda que)

     

    C) Visto que -> causal            (pois, pois que, já que, uma vez que)

     

    D) Enquanto -> tempo ou proporção        (tempo: quando, logo que, assim que, mal    -    porporção:À medida que, que à proporção que, quanto mais quanto menos...)

     

    E) Com o proposito de -> finalidade         (com o fim de, a fim de, com a finalidade de, com o intuito de, para que, a fim de que, para, ao propósito)

  • "embora que"?

  • Pela CESPE tal substituição estaria incorreta, pois o "que" deveria estar sublinhado também.

    Apesar de que = Embora, mas é errado falar "Embora que".

  • (Rsrs..) deixo aqui também minha nota de repúdio: 

    O enunciado deveria deixar expresso que alterações na estrura seriam necessárias. O "Embora que"  foi, para usar de um bocardo popular, de quebrar as pernas. 

     

  • Resposta B

    Conjunções concessivas: Introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entando, impedir sua realização.
    São elas: Ainda que, apesar de que, embora, mesmo que, conquanto, se bem que, por mais que, posto que, etc.

  • Expressa ideia contrária, oposição a oração anterior. 

  • PESSOAL, BOM DIA.

     

    NA FRASE: "COMO VAI?", QUAL É A CLASSIFICAÇÃO DESSE "COMO"?

     

    OBRIGADO.

  • CONCESSIVAS- (EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE, APESAR DE, SE BEM QUE, CONQUANTO, POSTO.)

  •  

    CONCESSIVA:      AINDA QUE,  

                                              APESAR DE,

                                                POSTO QUE,

                                               MESMO QUE

               

             ADVERSATIVA:      NÃO OBSTANTE,

                                                    MAS,

                                                    AINDA ASSIM

     

                CONSECUTIVA:          TANTO QUE,

                                                        TÃO

     

                ADITIVA:                BEM COMO,

                                                 NÃO  APENAS,

                                                TAMPOUCO =   TAMBÉM NÃO

     

                FINALIDADE:      para + verbo no infinitivo = finalidade

     

    CONDIÇÃO:        CONTANTO,

    DESDE QUE

    SE NÃO,  

    QUANDO NÃO

                                   A MENOS QUE  

    A NÃO SER

  • não marquei o "embora" justamento por conta da substituição, que ficaria "embora que"...

  • Concessivasembora, bem que, se bem que, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, por mais que, por menos que, nem que, suposto que, apesar de, a despeito de.

    Ex; Embora gostasse muito dele, resolvi terminar a relação. 

    COOONNNquanto é COOONNNcessiva! Fala essa merda 50x e tu nunca mais vai esquecer!


ID
1927828
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§) No trecho anterior, o ponto final ( . ) foi utilizado para

Alternativas
Comentários
  • O sinal de Pontuação PONTO ( . ) é uma pausa mais Longa que a Virgula, ou seja, pausa de longa duração.

     

    Gabarito: E

  • Quando você erra a questão pela sua obviedade. 

  • O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período,representa a pausa máxima.

  • A alternativa "C" não deixa de estar errada. É óbvio que a "E" está "mais correta", mas não consegui achar o erro da "C". Alguém poderia me esclarecer?
  • O ponto final pode até anteceder uma frase ou oração de cunho explicativo, mas não é esta sua função. Tal atribuição é dos dois pontos (:).

  • Achei a "E" tão óbvia que não tive coragem de assina-la. 

  • É tão simples que assusta. Errei.

  • porra, marquei a C com tudo!

  • e)marcar pausa de longa duração.

  • A função do ponto final é marcar uma pausa de longa duração. 

    Gabarito: E

     


ID
1927831
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

De acordo com a classe de palavras, assinale a relação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c.
    Algumas  é um pronome indefinido. 

  • Para completar, é um pronome adjetivo indefinido, já que está antecendendo um substantivo.

  • Nessa questão a palavra algumas é um pronome indefinido.

  • Também é ADVÉRBIO DE INCLUSÃO 

  • Algumas é pronome.Letra C

  • Na letra A, a palavra tudo é Pronome Indefinido Substantivo: assumem o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase.

     

    São eles: algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada, ninguém, outrem, quem, tudo.

     

    Por exemplo:

     

    Algo o incomoda?

    Quem avisa amigo é.

     

    Fonte: soportugues.com

  • Não entendi a questão. A banca queria a classificação da frase inteira?
  • "Também" é advérbio?

  • Tudo >>> Pronome indefinido invariáveis

    Também >>> Advérbio de inclusão, ( dá ideia de adição... até, inclusive, mesmo, ademais, também...)

    Algumas >>> Pronome indefinido variáveis

    Importante >>> Adjetivo

    Por >>> Preposições essenciais ( a, ante,após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.)

     

  • Gabarito letra C

     

    Tudo: Pronome indefinido invariáveis

    Também :Advérbio de inclusão, ( dá ideia de adição... até, inclusive, mesmo, ademais, também...)

    Algumas : Pronome indefinido variáveis

    Importante : Adjetivo

    Por :Preposições essenciais ( a, ante,após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.)

  • A) CORRETA. "TUDO" é pronome indefinido.
    B) CORRETA. "TAMBÉM' é advérbio de inclusão.
    C)INCORRETA. "ALGUMAS" é pronome indefinido variável.
    D)CORRETA. "IMPORTANTE" é adjetivo.
    E)CORRETA. "POR" é uma preposição.

  • http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2412452

    Muita gente boa embarca na tendência de que os advérbios terminados em [-mente] devem ser, obrigatoriamente, grafado entre vírgulas. Puro engano. Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa:

    ●   Infelizmente o juiz viu o pênalti.

    ●   Infelizmente, o juiz viu o pênalti. (com realce)

    ●   Felizmente não houve feridos no acidente.

    ●   Felizmente, não houve feridos no acidente. (com realce)

    ●   Ele agiu generosamente com você.

    ●   Ele agiu, generosamente, com você. (com realce)

    ●   A bailarina dança lindamente.

    ●   A bailarina dança, lindamente. (com realce)

    ●   As fotos correspondem respectivamente ao pai e ao filho.

    ●   As fotos correspondem, respectivamente, ao pai e ao filho. ®Sérgio.

  • http://www.infoescola.com/portugues/adverbios/

     

    Advérbios são palavras invariáveis que exprimem circunstância (de lugar, de tempo, de modo, etc.) e possuem a capacidade de modificar o verbo, o adjetivo, ou outros advérbios.

    Exs.:

     

    Eu gosto muito de café.

    Esse chocolate é muito gostoso.

    Nunca mais brigue com sua mãe.

    Os advérbios, além de modificarem o verbo, o adjetivo e o próprio advérbio, também podem modificar a oração inteira. Nesse caso, o advérbio pode ocorrer em qualquer posição.

    Ex.:

    Infelizmente, não encontramos nossos amigos na festa.

    Não encontramos nossos amigos na festa, infelizmente.

    Quando a frase possui mais de um advérbio de modo terminados em -mente, apenas o último advérbio recebe o sufixo.

    Ex.:

    O carrossel girava lenta e suavemente.

    Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias que exprimem. Eles podem ser de afirmação, de negação, de modo, de lugar, de dúvida, de intensidade, de tempo e interrogativos. A seguir, uma lista com os principais advérbios de cada tipo.

    Advérbios de afirmação: sim, perfeitamente, pois sim, positivamente, efetivamente, certamente.

    Exs.:

    A Maria sabe ler perfeitamente em francês.

    Jonas certamente conhecia a estrada.

    Advérbios de negação: não, nunca, nada, jamais.

    Exs.:

    Mariana nunca teve um animal de estimação.

    Jamais faça bagunça na biblioteca!

    Advérbios de modo: bem, mal, melhor, pior, certo, também, depressa, devagar e, em geral, os adjetivos femininos acrescidos do sufixo -mente.

    Exs.:

    Joana caminhava depressa.

    A menina segurava a boneca delicadamente.

    Advérbios de lugar: aqui, ali, lá, além, perto, longe, fora, dentro, onde, acima, adiante.

    Exs.:

    Marina mora perto de Sofia.

    O cachorro está fora do quintal.

    Advérbios de dúvida: talvez, porventura, provavelmente.

    Exs.:

    Talvez o João tenha viajado.

    Provavelmente a Maria não volta para o jantar.

    Advérbios de intensidade: muito, pouco, bastante, menos, mais, tão, tanto, todo, completamente, excessivamente.

    Exs.:

    Maria trabalha bastante para sustentar os seus filhos.

    Carlos dormiu pouco esta noite.

    Advérbios de tempo: agora, já, logo, cedo, tarde, antes, depois, sempre, nunca, jamais, hoje, ontem, amanhã.

    Exs.:

    João chegou agora da fábrica.

    Amanhã viajaremos para o Canadá.

    Advérbios interrogativos: onde (lugar), quando (tempo), como (modo), por que (causa)

    Exs.:

    Onde você está?

    Quando você volta de São Paulo?

    Como vamos voltar para casa?

    Por que vocês brigaram?

    Advérbios de inclusão: até, também.

    Ex.:

    A Joana também vai viajar.

    Advérbios de exclusão: exclusivamente, somente.

    Ex.:

    Somente Joaquim estava brincando.

  • Bizu: 

    Lembre-se que Advérbio modifica:Adjetivo e verbo.

    Diferença entre advérbio e pronome indefinido: 

    Advérbio: modifica Advérbio e não sofre flexão nem de gênero nem número.
    Pronome indefinido: relaciona-se a substantivo e sofre flexões.

    Ex1:

    Existe muito homem frouxo e muita mulher valente.

    Apenas com este exemplo já podemos perceber que o termo “muito” varia em gênero, logo é um pronome.

    Ex2:

    Muito trabalhador não tem carteira assinada.

    Muitos trabalhadores não têm carteira assinada. 

    Neste exemplo, podemos verificar que podemos flexionar o termo “muito” em número, logo é pronome.

    Ex3:

    Muito trabalho e não tenho carteira assinada.

    Muito trabalhamos e não temos carteiras assinada. 

    Não flexiona, logo é advérbio.

                                                      

                                                                        

                                                                  

     

     

  • "Tambem" nao e um adverbio de inclusao, mas uma palavra DENOTATIVA de inclusao. A CONSULPLAN a considera como adverbio.

     

    (Perdoem a falta de acentuacao, o teclado esta com defeito)

  • a) “Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta.” (1º§) – Pronome.    (PRONOME INDEFINIDO)

    b) “Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros.” (3º§) – Advérbio. (ADVÉRBIO DE INCLUSÃO)

    c) “Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV.” (3º§) – Conjunção.  (ERRADO- ALGUMAS É PRONOME INDEFINIDO)

    d) “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§) – Adjetivo. (ADJETIVO)

    e) “A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais.” (1º§) – Preposição.  (PREPOSIÇÃO)

  • Na alternativa "A" não deveria ter acento indicativo de crase?
  • A um - não se usa crase antes de artigo indefinido.

    A sua volta - uso de acento grave é opcional antes de pronome possessivo feminino.

  • De acordo com a circunstância que exprime, o advérbio pode ser de:

     

     

    LUGAR: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.

     

     

    TEMPO: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

     

     

    MODO: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente.

     

     

     

     

     

    AFIRMAÇÃO: sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, deveras, indubitavelmente.

     

    NEGAÇÃO: não, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum.

    Q822878 CUDIADO PARA NÃO CONFUNDIR COM PRONOME INDEFINIDO:  NENHUM

     

     

     

    DÚVIDA: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe.

     

     

     

    INTENSIDADE: muito, demais, pouco, tão, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente, intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).

     

     

    EXCLUSÃO: apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente.
    Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das árvores.

     

     

    INCLUSÃO: ainda, até, mesmo, inclusivamente, também.
    Por exemplo: O indivíduo também amadurece durante a adolescência.

     

     

    ORDEM: depois, primeiramente, ultimamente.
    Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem à festa.

     

    Q643168

     

    No contexto da FRASE:   "Jamais" não é considerado um advérbio de negação e sim advérbio de TEMPO, pode ser substituído por "Em tempo algum".

     

     

     

  • Alguma (s) alguem ,ninguem ,todo etc

    são pronomes indefinidos 

    gabarito C

  • Questão respeitável até chegar na C. O pronome indefinido variável "algumas" como conjunção não desce.

    GAB C

  • letra c: pensei, conjunção liga duas orações,levando em consideração que não há uma oração antes da palavra algumas, a logica me levou a pensar que a questão c seria a  incorreta

  • na minha questão não estava destacada as palavras que ele queria. algum bug nisso?
  • Existem algumas características comportamentais...

    O que é que existem? algumas características comportamentais= características é o núcleo do sujeito (substantivo), algumas e comportamentais qualificam o núcleo . Portanto são adjetivos .

  • Advérbio -> Ligado à adjetivo, verbo ou outro advérbio

    Pronome indefinido -> Ligado a substantivo

    "Existem algumas características comportamentais..."

    Liga-se ao substantivo características. Logo, pronome indefinido.

    Alternativa: C


ID
1927834
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

Assinale, a seguir, a afirmativa transcrita do texto em que o tempo verbal apresenta-se DIFERENTE dos demais.

Alternativas
Comentários
  • ACONTECEU = PRETÉRITO PERFEITO (Pretérito perfeito do Indicativo - Exprime ações concluídas no passado.)

     

    REPRESENTA = VERBO NO PRESENTE 

     

    INFORMA = VERBO NO PRESENTE

     

    OCORRE= VERBO NO PRESENTE

     

    DEMONSTRADO = O VERBO  EXPRESSA UMA AÇÃO CONTÍNUA NO PRESENTE

     

    GABARITO "C"

    BONS ESTUDOS

     

     

  • A alternativa que veio para tirar o foco foi a letra E, mas a Letra B é a única que se diferencia por estar no pretérito perfeito do indicativo.

  • A forma "têm demonstrado", tecnicamente, é o Pretérito Perfeito Composto do Indicativo. Conseguimos "entender" o que a banca quer pela semântica, mas a questão está errada. 

  • Sério que tem gente errando isso? 

  • As vezes as pessoas erram por não entender o que a questão pede,  sempre tem que foco. 

  • Ainda bem que a Lorena já passou no concurso dos sonhos e está aqui só de onda e para nos mostrar o que é ser humilde....

  • Assinale, a seguir, a afirmativa transcrita do texto em que o tempo verbal apresenta-se DIFERENTE dos demais. 

     

    "Dica forte"... Foque apenas no VERBO e use um advérbio como apoio. 

     

    Exemplo: 

    PRESENTE ( AGORA ) - Eu estudo

    PRETÉRITO IMPERFEITO ( FREQUENTEMENTE ) - Ele andava.

    PRETÉRITO PERFEITO ( ONTEM ) Eu estudei.

     

                  ( AGORA )

    a )  “Ela representa um período de crise, (...)” (1º§) 

                 PRESENTE

     

                            ( AGORA )

    b )  “A televisão informa e forma opiniões, (...)” (4º§) 

                           PRESENTE

     

                                                                ( ONTEM )

    c ) “(...) a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, (...)” (2º§) 

                                                               PRETÉRITO 

     

                                                                          ( AGORA )

    d ) “Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§)

                                                                          PRESENTE 

     

                                                         ( AGORA )

    e ) “Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, (...)” (2º§)

                                                        PRESENTE

     

    *** CURIOSIDADE: PARTICÍPIO NA LETRA E ***

    O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma das formas nominais do verbo. Os verbos, além de se apresentarem sob as diferentes formas de seus tempos, podem aparecer também sob diferentes formas nominais, isso quando desempenharem função de nomes.

     

    "O topo da inteligência é alcançar a humildade."

                                                    Textos Judaicos

     

    Bons estudos, Galerinha!

     

    Gabarito letra ( C )

  • É a única oração no pretérito perfeito do indicativo 

  • A letra E está no pretérito perfeito composto, portanto há duas respostas nessa questão.

    Como a letra C é mais óbvia, foi a que marquei.

    Mas será que a Consulplan não consegue arrumar uma pessoa que saiba o mínimo de português para elaboras as questões?!

  • a)presente do indicativo 

    b)presente do indicativo 

    C)PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

    d)presente do indicativo

    e)tempo composto do pretérito perfeito do indicativo - QUE É FORMADO PELO VERBO AUXILIAR ''TEM'' NO PRESENTE + PARTICÍPIO - está no presente assim como as demais ! só prestar a atenção no que pede na questão!

  •                   

    MACETE: sem decorar os verbos.

     

     

    1   -    Presente, indicativo =   colocar: HOJE   Eu canto, sinto, sou.... NORMALMENTE, GERALMENTE

     

        Indica ideia de regularidade, rotina:  atribui validade permanente a uma afirmação.

     

    REGULARIDADE, NORMALMENTE = HOJE as formas verbais flexionadas no presente do indicativo indicam eventos que se repetem com os passar dos dias, mostrando-os como se tivessem acontecendo no momento da fala, a fim de aproximá-los do leitor.

     


    2  -   Pretérito perfeito, indicativo =     AÇÃO PONTUAL NO PASSADO, colocar:  ONTEM   Eu cantei

     

    Ação pontual no passado, ação momentânea

     

     INDICA PASSADO PONTUAL  que foram totalmente concluídos antes do momento da fala:   teve, foram, aconteceu, vi, veio, fez, esteve

     

     

     

    3  -   Pretérito imperfeito, indicativo =    colocar: NAQUELA ÉPOCA   (VA-IA-INHA) eu cantaVA ,  ERAM

     

    INDICA PASSADO  HABITUAL, indicando uma ocorrência habitual, costumeira, ROTINA NO PASSADO. Regularidade no passado

     

    4  -   Pretérito mais-que-perfeito, indicativo   =    PASSADO DO PASSADO, anterior do outro. Eu cantara  -  terminado com “RA”

     

    DESTAQUE, RELEVÂNCIA INDICA      DUAS AÇÕES NO PASSADO

     

    5  -   Futuro do presente, indicativo =   colocar:  AMANHÃ ...Eu cantarei

     

    PREVISIBILIDADE     CERTOS e PROVÁVEIS. As formas verbais PROVARÁ, SERÁ, DARÁ:    FUTURO CERTO

     

     

    6  -  Futuro do pretérito, indicativo    =      HIPÓTESE,   colocar ATÉ ...RIA eu cantaria  

     

    Incerteza, DÚVIDA, hipótese em relação a um fato passado

     

    ..........

     

    7  -  Presente, subjuntivo =    TALVEZ, INCERTEZA  QUE eu cante

     

    Processos hipotético, ligados ao DESEJO e SUPOSIÇÃO, TRANSMITE  INCERTEZA, DÚVIDA

     

     

    NÃO TEM VOGAL TEMÁTICA

     

     

    8  -  Pretérito imperfeito, subjuntivo  =      CONDIÇÃO = SE  ,  SSE   desinência temporal

     

    Associa ao futuro do pretérito simples ou composto quando são expressos FATOS irreais e HIPOTÉTICOS do passado

     

     

    9  -  Futuro, subjuntivo     =     QUANDO, possibilidade

     

     

     

    QUANDO,  SE

     

    POSSIBILIDADE

     

    Fatos possíveis, mas ainda não concretizados no momento em que se fala ou escreve.

     

     

     

     

     

     

     

             

  • a)  “Ela representa um período de crise, (...)” (1º§)   Presente do Indicativo

    b)  “A televisão informa e forma opiniões, (...)” (4º§)   Presente do Indicativo

    c) “(...) a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, (...)” (2º§)   Pretérito Perfeito do Indicativo

    d) “Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos.” (2º§)   Presente do Indicativo

    e) “Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, (...)” (2º§)  Presente do Indicativo

  • Atenção na dica do colega Coimbra Pierre muito boa!

  • apresenta duas respostas C e E

    pretérito perfeito composto do indicativo é usado para indicar uma ação repetida que tem ocorrido no passado, prolongando-se até ao presente.

    Formação do pretérito perfeito composto do indicativo

    O pretérito perfeito composto do indicativo é formado pelo presente do indicativo do verbo ter mais o particípio do verbo principal.

    Pretérito perfeito composto do indicativo
    (Eu) tenho + particípio do verbo principal
    (Tu) tens + particípio do verbo principal
    (Ele) tem + particípio do verbo principal
    (Nós) temos + particípio do verbo principal
    (Vós) tendes + particípio do verbo principal
    (Eles) têm + particípio do verbo principal

    Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.

  • Gabarito C 

    preterito perfeito do indicativo 

    eu aconteci 

    tu aconteceste

    ele aconteceu 

    nós acontecemos

    vós acontecestes

    eles aconteceram

     

  • A letra E também está diferente das demais.

    A expressão "têm demonstrado" está no pretérito perfeito composto do indicativo, equivalente a "demonstraram".

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

    Frases com verbos no pretérito perfeito do indicativo:

    -Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

    -Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. 

    -O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.

    FONTE: https://www.normaculta.com.br/preterito-perfeito-do-indicativo/

  • atualmente encontra-se desatualizado este mnemonico, com o advento da lei 13.718/18.

    o aumento de pena no caso de estupro se dá da seguinte forma:

    Art. 226

    I- 1/4 se o crime é cometido com concurso de 2 ou mais pessoas (nesse caso, esse aumento nao se aplica ao crime de estupro)

    II - 1/2 - se o agente for descendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, conjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qq outro título tiver autoridade sobre ela.

    IV - 1/3 a 2/3 se o crime é praticado:

    a) mediante concurso de 2 ou mais agentes (estupro coletivo)

    b) para controlar o comportamento social ou sexual da vítima (estupro corretivo)


ID
1927837
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

São palavras transcritas do texto que apresentam ditongo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra "a”

    E - ró - ti - co = adjetivo e não tem ditongo

  • Quando juntamos duas ou mais vogais em uma palavra, temos um encontro vocálico.

    Os encontros vocálicos são divididos em três tipos: DITONGO, TRITONGO e HIATO.

    DITONGO: quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba.

    Ex:PEIXE, SAUDADE, PAIXÃO.

     

     

  • Ditongo são encrontos de duas vogais juntas que não se separa.

     

    Erótico= e-ro-ti-co

    Infecção= in-fec-ção

    Necessária = Ne-ces-sa-ria

    Apaixonado= a-pai-xo-na-do

    Adolescência= a-do-les-cen-cia

     

    Então vemos que a palavra '' Erótico'' não tem Ditongo.

     

    Gabarito:A

  • Na verdade não são duas vogais juntas, mas uma V + SV... não tem como ter 2 ou mais vogais na mesma sílaba.

  • Erótico= e-ro-ti-co

    Infecção= in-fec-ção

    Necessária = Ne-ces-sa-ria

    Apaixonado= a-pai-xo-na-do

    Adolescência= a-do-les-cen-cia

  •  a) RESPOSTA 

     

     b) Infecção = ditongo NASAL decrescente (v + sv)  *ão = /ãu/

     

    c) Necessária = ditongo ORAL crescente   (sv + v)

     

    d) Apaixonado = ditongo ORAL decrescente (v + sv)

     

    e) Adolescência = ditongo ORAL crescente (sv + v)

  • Atentem para o que o Eduadro falou: Não existe duas vogais em uma mesma silába. Ele está certinho. Isso pode ser cobrado e pode derrubar muita gente...

  • Nossa, fiquei desconfiada com essa questão, achei que era pegadinha kkkk

  • Resposta A
    Ditongo: Encontro de uma vogal e semivogal (ou vice-versa) numa mesma sílaba.

  • Erótico. 

  • a) Erótico. 

    b) Infecção. -- IN- FEC- ÇÃO ---- DITONGO 

    c) Necessária.  -- NE- CES- SÁ - RIA - DITONGO 

    d) Apaixonado. -- A - PAI - XO - NA - DO - DITONGO 

    e) Adolescência. -- A - DO - LES - CEN - CIA - DITONGO 

  • GABARITO: LETRA A

    Ditongo

    Existem dois tipos: crescente ou decrescente (oral ou nasal).

    Crescente (SV + V, na mesma sílaba):

    Ex.: magistério (oral), série (oral), várzea (oral), quota (oral), quatorze

    (oral), enquanto (nasal), cinquenta (nasal), quinquênio

    (nasal)...

    Decrescente (V + SV, na mesma sílaba):

    Ex.: item (nasal), amam (nasal), sêmen (nasal), cãibra (nasal), caule (oral), ouro (oral), veia (oral), fluido (oral), vaidade (oral)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA

  • A) Erótico. GAB

    B) Infecção.

    C) Necessária.

    D) Apaixonado.

    E) Adolescência.

  • Desde quando infecção tem ditongo?

    Vogal com til, produzindo som nasal, não é considerada vogal...


ID
1927840
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.

      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)

No trecho “A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que ‘todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem’.” (4º§), o termo destacado expressa ideia de

Alternativas
Comentários
  • Mas - Conjunção adversativa que indica contraste, oposição a uma ideia anterior. 

    Gab: C 

  • Tão fácil que fica até com medo... hahahahahahah

  • Bom diaa!!

    As conjunções adversativas expressão justamente essa ideia de contraste em relação as orações.

    ex. Ele não estudou e tirou boa nota.

    esse "e" pode ser substituído por, " mas", "porém"...

    e sua ideia tem justamente esse valor de oposição.

  • GAB: C

    Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • Resposta C

    Conjunção adversativa

  • Errei por não prestar atenção na pergunta. É o sono, já são quase 5 da matina kkkkkkkkkkkkkk


ID
1927843
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um produto em alta no mercado teve seu preço aumentado duas vezes em um período de duas semanas:

•, na primeira semana, seu valor subiu 10%; e,

•, na segunda semana, seu valor subiu 15% em relação ao valor da semana anterior.

Sabendo que o preço ao final dos aumentos citados foi de R$ 2.024,00, é correto afirmar que o valor inicial do produto é um preço compreendido entre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    100 + 10% = 110

    110 + 15% = 126,5

     

    Logo 2.024 é 126,5%

     

    2.024      126,5%

       x          100%

     

    x = 1.600

  • Questão que envolve o conceito de aumentos percentuais sucessivos - Vejam o livro de matemática básica explicada passo a passo  - série concursos - Cabral e Nunes. Esse livro tem na NET para download.

    (100% + 10%)          x          (100% + 15%) = 1,265          ----- Pela regra devemos multiplicar por 100% = 126,5%

     

    Percentual (%)                  valor

    126,5                                 2024

    100                                     x

     

    x= 1600

     

     

     

     

  • Valor inicial:100

    Aumento na 1ª semana: 10% = 0,1 (0,1 x 100 = 10) - Valor Final : 100 + 10 = 110%

    Aumento na 2ª semana: 15% = (0,15 x 110 = 16, 5) - Valor Final: 110 + 16,5 = 126,5 %

    Logo, 126, 5 % = R$2.024

    126, 5% ---- 2.024,00

    100 % ---- X

    X = 1.600,00

     

  • 1ª semana: x1ª=x+10%x=1,1x

    2ª semana: x2ª=1,1x + 15%1,1x

    2024=1,1x + 15%1,1x

    x=2024000/1265=1600

    Gabarito A

  • valor inicial (VI)  x fator de acréscimo x fator de acréscimo = valor final

    valor inicial x 1,1 x 1,15 = 2024

    VI x 1,265 = 2024

    VI = 2024 / 1,265

    VI = 1600

  • Gabarito: Letra A

     

    2024____115% (pois o valor já compreende o aumento de 15%)

    x_______15%

    115x=30360

    x=30360/115

    x=264

     

    2024-264=1760 (este era o valor antes do 2º aumento)

     

    1760____110%(valor já com o 1º aumento)

    x_______10%

    110x=17600

    x=17600/110

    x=160

     

    1760-160=1600 (valor antes do primeiro aumento)

    R$1600,00 esta entre R$1599,00 e R$1609,99.

     

    Bons estudos. Fé em Deus!

  • Basta multiplicar as taxas em valores unitarios, ou seja, transforme os percentuais em valor unitario:

    Se aumentou 10% significa dizer que um valor X foi multiplicado 1,1 vezes e se um periodo após foi aumentado novamente em 15% significa que o valor X foi multiplicado por 1,1 x 1,15 então X foi multiplicado por 1,1 x 1,15 = 1,265 vezes.

    (Valor X) x 1,265 = 2024 -----> (Valor X) = 2024/1,265 = R$ 1.600,00

    Portanto, temos a fórmula de aumentos com taxas sucessivas em um determinado periodo: (CONVERTA AS TAXAS PARA VALORES UNITÁRIOS)

    (Valor Inicial) x (1,primeira taxa) x (1,segunda taxa) x (1,terceira taxa) x (1,quarta taxa) .... x (1, eneésima taxa)

    Beijos meus lindos e lindas !

  • R$ 2024,00 é o valor após o aumento de 15%:

    2024 ----- 115

    x      ------ 100

    x = 1760 = R$ 1.760,00 é o valor antes do aumento de 15% e após o aumento de 10%

    1760 ----- 110
    x      ------ 100
    x = 1600 = R$ 1.600,00 é o valor original.

  • MULTIPLIQUE OS FATORES 1,1 (PARA 10%) COM 1,15 (PARA 15%)= 1,265

    2024/1,265= 1600

  • Gab A

    1ª semana   2ª semana

    x.(1+0,1).(1+0,15)=2024

    x.1,01.1,15=2024

    x.1,265=2024

    x=2024/1,265

    logo, x=1600


ID
1927846
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere duas circunferências de perímetros 62,8 cm e 94,2 cm. Qual é a diferença entre os raios destas circunferências?

(Considere π = 3,14.)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    π = C/D

    3,14 = 62,8/D

    D = 62,8/3,14

    D = 20cm

     

    R = D/2

    R = 10

     

    π = C/D

    3,14 = 94,2/D

    D = 94,2/3,14

    D = 30

     

    R = D/2

    R = 15

  • C1 =  2 x 3,14 x R1            C2 = 2 x 3,14 x R2

    R1 = C1 / (2 x 3,14)           R2 = C2 / (2 x 3,14)

    R2 - R1 = C2 - C1 / (2 x 3,14)

    R2 - R1 = 94,2 - 62, 8 / (2 x 3,14)

    R2 - R1 = 31,4 / (2 x 3,14) = 10/2 = 5

     

  • Primeiro eu achei o raio da circunferência de (PERIMETRO 62,8cm):   (Formula usada: Perimetro da circunferencia=2xPIxRaio)

     

    P=2x3,14(É O PI)xRAIO

    62,8=6,28xR

    R=62,8/6,28

    R=10CM

    _______________________________________________________________________________________

    SEGUNDA CIRCUNFERENCIA (PERIMETRO= 94,2)

     

    P=2x3,14(É O PI)xR

    94,2=6,28xR

    R=94,2/6,28

    R=15CM

     

    LOGO: 15CM - 10CM = 5CM

    GABARITO: LETRA B

  • 1°vez que vie essa fórmula

  • Dados

     

    Circunferência 1   C1               Circunferência 2   C2

    Perímetro = 62,8                       Perímetro = 94,2

    π = 3,14                        π = 3,14

     

    O perímetro da Circunferência é dado pela fórmula do comprimento da circunferência:

    C = 2·π·r

     

    Substituindo os valores temos:

     

    62,8 = 2 * 3,14 * r                94,2 = 2 * 3,14 * R

     

    62,8 = 6,28 * r                     94,2 = 6,28 * R

     

    R = 62,8                                        r = 94,2 

           6,28                                             6,28

     

    r = 10                                           R = 15

     

     

    Calculando as diferenças temos : 

     

    ( R - r ) = 5    ou   ( r - R ) = - 5

     

    De acordo com as alternativas:

     

    Gabarito letra ( B )

  • Sabendo que o Perímetro é o dobro do raio vezes a constante pi é só pegá-los e dividir por 2 obtendo:

    62,8/2 = 31,4 e 94,2/2 = 47,1

    Em seguida já calculo a diferença: 47,1 - 31,4 = 15,7

    Divido o resultado pela constante pi 15,7/3,14 = 5

    Encontramos o resultado sem precisar ficar calculando o raio e perdendo tempo com cálculos.

  • Sera que vai cair isso no TRF 2 ?

     

  • O comprimento da circunferencia é dada pela fórmula: C = 2 x Pi x Raio (Pi = 3,14) ---> C = (6,28 x Raio), de posse dessa informação montaremos um sistema de equações do primeiro grau e depois subtrair o maior pelo menor como pede o enunciado.

    94,2 = 6,28 x (Raio Maior) --------> (Raio Maior) = 94,2 / 6,28

    62,8 = 6,28 x (Raio Menor)--------> (Raio Menor) = 62,8 / 6,28   ( - ) Subtraindo as duas equações

                                                         --------------------------------------------

                                                           (Raio Maior) - (Raio Menor) = (94,2/6,28) - (62,8/6,28) denominadores iguais prossegue a diferença normalmente.

                                                           (Raio Maior) - (Raio Menor) =  31,4 / 6,28 -------> (Raio Maior) - (Raio Menor) = 5

    Beijos meus lindos e lindas !

  • olocubissu

  • VEJAM:

    ELE QUER A DIFERENÇA ENTRE OS RAIOS, CERTO? E NOS DEU AS CIRSCUNFERÊNCIAS, CERTO?

    ENTÃO VOU SUBTRAIR AS CIRCURFERÊNCIAS, DIVIDIR POR PI E DIVIDIR POR 2, POIS SÃO SÃO DOIS CÍRCULOS, LOGO:

    94, 2 - 62,8 = 31,4/3,14 = 10/2 = 5

    GABARITO: LETRA B


ID
1927849
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte sequência:

(C, F, I, L, ?)

Qual alternativa completa a sequência apresentada?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Sequênçia de 2 em 2

    A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

  • Como podemos ver é uma ''PA'' com uma razão 3

     

    (A, B,''C'',D, E, ''F'', G, H, I, J, K, L, M, N, O ....)

    O

     

    Gabarito:B

  • A B C D E F G H I J K L M N O

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

  • GABARITO: B (Tão fácil que deu até medo que houvesse uma pegadinha)

    Trata-se de uma sequência de três em três:

    C - 3º letra do alfabeto

    F - 6º letra do alfabeto

    I - 9º letra do alfabeto

    L - 12º letra do alfabeto

    O - 15º letra do alfabeto

  • Questão simples. Espero que seja assim na próxma prova. 

  • alfabeto de 26 letras em progressão de 3 em 3 posições ...

    Beijos meus lindos e lindas !

  • A banca colocou questão igual a da prova:

    Ano: 2016

    Banca: CONSULPLAN

    Órgão: Prefeitura de Cascavel - PR

    Prova: Telefonista

    Q673226.

  • SEQUÊNCIA DE 2 EM 2:

     

    A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – – M – N – – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

  • A pegadinha é que muita gente não adicionou a letra  "K" na contagem. 

  • de 3 em tres letras essa so de saber o alfabeto ja mata kkkkk 

    gabarito B

  • Alfabeto: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 

    KKKKK NÃO ESQUEÇAM DO K , W E Y !


ID
1927852
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As dimensões de um quadrilátero são dadas por quatro números consecutivos. Sabendo que o perímetro deste quadrilátero é de 26 m, qual é o valor do menor dos lados deste quadrilátero?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    X + X+1 + X+2 + X+3 = 26

    4X = 26-6

    4X = 20

    X = 20/4

    X = 5

     

    5 + 6 + 7 + 8 = 26

  • Se fosse por teste de alternativas, a primeira já daria certo:

    5 + 6 + 7 + 8 = 26. (quatro lados)

    Vamos na fé.

  • Alguem consegue resolver de outra maneira? Desta forma não conseguie compreender. .

  • x + x+1 + x+2 + x+3 = 26

    4x = 26 - 6

    x= 20/4

    x = 5 

  • Consecutivos (um depois do outro) Suponhamos que o menor lado seja 5 5+6+7+8=26 A resposta está na primeira
  • Quadrilátero = 4 lados

    Números consecutivos = 1, 2, 3, 4, 5, ..., incrementos de +1

    Qual é o valor do menor dos lados deste quadrilátero?  = Incógnita (x)

    Perímetro deste quadrilátero é de 26 m. A soma de todos os lados é 26 m

     

    Logo:

    x+(x+1)+(x+2)+(x+3)=26  (a soma dos 4 lados)

    4x + 6 = 26

    4x = 26 - 6

    4x=20

    X=20/4

    X = 5

  • Se chamarmos de L o lado menor teremos a seguinte esquação:

    (L) + (L + 1) + (L + 2) + (L + 3) = 26 -------> 4 x (L) = 26 - 6 (dividindo os membros por 4)

    L = 5

    Beijos meus lindos e lindas !


ID
1927855
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual das equações a seguir possui raiz cuja soma dos algarismos resulta em um número primo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    – 3x + 55 = 13

    – 3x = – 42

    x = – 42/– 3

    x = 14

     

    1 + 4 = 5

     

     

  • Essa questão tem 2 possiveis respostas não?e quanto a letra b?pelo enunciado ela se encaixa não??

  • Para mim tem duas respostas tbm, B e D

    b) 11x-2=x

    10x=2

    x=0,2 -> 0+2=2 (unico número primo par)

     

    d)-3x+55=13

    42=3x

    x=14 -> 1+4=5 (número primo)

    ???? 

    E agora? Algúem sabe explica pq escolheram a D como gabarito?

  • Números Primos

    Números primos são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo.

            Exemplos:
       
             1) 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo.
                2) 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo.
                3) 10 tem os divisores 1, 2, 5 e 10, portanto 10 não é um número primo.

            Observações:
            => 1 não é um número primo, porque ele tem apenas um divisor que é ele mesmo.
            => é o único número primo que é par.

            Os números que têm mais de dois divisores são chamados números compostos.
            Exemplo: 15 tem mais de dois divisores => 15 é um número composto.

    Reconhecimento de um número primo

                Para saber se um número é primo, dividimos esse número pelos números primos 2, 3, 5, 7, 11 etc. até que tenhamos:
                =>  ou uma divisão com resto zero e neste caso o número não é primo,
                =>  ou uma divisão com quociente menor que o divisor e o resto diferente de zero. Neste caso o número é primo.

    Exemplos:

    1) O número 161:

    não é par, portanto não é divisível por 2;

    1+6+1 = 8, portanto não é divisível por 3;

    não termina em 0 nem em 5, portanto não é divisível por 5;

    por 7:  161 / 7 = 23, com resto zero, logo 161 é divisível por 7, e portanto não é um número primo.

    2) O número 113:

    não é par, portanto não é divisível por 2;

    1+1+3 = 5, portanto não é divisível por 3;

    não termina em 0 nem em 5, portanto não é divisível por 5;

    por 7:  113 / 7 = 16, com resto 1. O quociente (16) ainda é maior que o divisor (7).

    por 11:  113 / 11 = 10, com resto 3. O quociente (10) é menor que o divisor (11), e além disso o resto é diferente de zero (o resto vale 3), portanto 113 é um número primo.

  • Numero primo é o numero que so é divisivel por 1 e por ele mesmo e o 5 é primo sim.

  • na letra b, o resultado da 2/10, que transformado, vira 0,2 e sua soma é um numero primo. questão rulez

  • a) x=9,5-->9+5=14 Não serve

    b) x=0,2--> 0+2=2 Serve

    c) x=13,25--> 1+3+2+5=11 Serve

    d) x=14--> 1+4=5 Serve

    e) x=-7,5--> 7+5=12 Não serve

    Para mim, as alternativas B, C e D estão corretas. Não entendi.

    Vamos indicar para comentário do professor...

  • O enunciado diz: A soma dos ALGARISMOS.

     

    Sabe-se que algarismo é diferente de número, por exemplo: 

     

    O número "213" é formado pelos algarismos "2", "1" e "3". Portanto, teríamos outras respostas corretas como foram explicitadas pelos colegas.

  • sam barros E agora? Algúem sabe explica pq escolheram a D como gabarito? 

    a resposta deu D pq o enunciado da questao pede o numero que tem raiz quadrada nos outros nenhuma raiz e quadrada so na letra D que o resultado e 16 entao soma 1+6=7 e o número 7 é  um número  primo

  • Letra D.

    Número primo é o número que só é divisível por 1 e por ele mesmo e o 5 é primo.

  • Esta questão é passível de anulação pois o somatório das respostas das letras B,C e D dão um numero primo.Esta foi corrigida em uma aula que eu fiz e nem a professora entendeu o que essa banca queria

  • Alguém sabe pq a B não foi considerada correta? Acompanho comentários ..


ID
1927861
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ingrid construiu uma piscina em sua casa e foi orientada que para tratar da água de sua piscina, deverá usar 0,005% da capacidade total da piscina em cloro. Sabendo que Ingrid utilizou 150 mililitros de cloro, qual é, em litros, a capacidade de sua piscina?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Kl - hl - dal - l - dl - cl - ml

     

    150ml = 0,15l ( volta 3 casas decimais )

     

    0,15      0,005%

       x         100%

     

     x = 3.000l

  • 1    1000
    x      150

    0,15    0,005
    x    99,995

    x = 2.999,85

  • (0,005/100) * x = 0,15

    0,005x = 15

    x = 15/0,005 = 15000/5 = 3000 litros

    Vamos na fé.

  • Quem tem dúvidas na hora de transformar Metros, e Litros...Segue a Dica:

    Kl - hl - dal - l - dl - cl - ml

    Km - hm - dam - l - dm - cm - mm

    KA AGA DA             DE    CI   MA

    KAGADA DE CIMA!

     

    CHUPA QUE É DE MORTADELA!

  • 0,005%  de 100% 

    150 ml   de    x

    0,005x= 100*150

    x= 15000/0,005 = 3000

    resposta letra A

  • 150 mililitros significa dizer que é 150 x 1/1000 litros, ou seja, MILI = dez elevado a três negativos.

    0,005/100 (Volume) = 150/1000 litros

    (Volume) = 15/0,005 ------> 3.000 litros

    Beijos meus lindos e lindas !

  • Basta fazer uma regra de três:

    150ml ________ 0,005%

          X   _________ 100%

    0,005X = 15000

    X= 15000/0,005

    x = 3.000.000 ml

    Para converter 3.000.000 mililitros em litros, basta dividir por 1000.

    Logo, a piscina tem a capacidade de 3.000 litros.


ID
1927867
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas:

I. O número 76852 é divisível por 3 e por 4.

II. Sejam x e y números reais. A divisão x/y , com 0 < y < 1 e x > 0 é sempre um número maior que x.

III. A soma das raízes da equação x2 - 5x + 6 = 0 é um número ímpar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO [ E ]

     

    I - O número 76852 é divisível por 3 e por 4: [ ERRADA ]

    76.852/4 = 19.213 ok é divisível por 4;

    76.852/3 = 25.617,33 ERRADA, não é divisível por 3

     

    II - Sejam x e y números reais. A divisão x/y, com 0 0 é sempre um número maior que x: [ CORRETO ]

    Numeros reais, são todos os números possíveis, fracionais ou não, negativos ou positivos.

    A assertiva diz que o 0 é maior que y, que é menor que 1, ou seja, está entre 0,1 e 0,9. O x é um numero maior que 0, então pode ser 1, 1,5 , 1000.. quaiquer número que seja maior que 0. 

     

    x/y = nesse caso, basta valorarmos a equação: 1(x) / 0,8(y) = 1,25 ..... outra vez, 1000/0,5 = 2000 - Qualquer que for o resultado sempre será um número maior que X

     

    III - A soma das raizes da equação x^2 - 5x + 6 = 0 é um número ímpar: [CORRETA]

     

    Fórmula: ax^2 - bx + c = 0

    X^2 - 5X + 6 = 0

    A) 1

    B) - 5

    C) 6

     

    Calculando Delta

    Delta = -b^2 - 4ac

    Delta = 5^2 - (4x1x6) : Obs: como o b na fórmula é negativo e o b da equação é -5, invertemos o sinal, passando de negativo para positivo

    Delta = 25 - 24

    Delta = 1

     

    Colocando em Baskara

     

    x= -b +- raiz de delta

         _______________

                  2a

     

    x= 5 (+ -)1 (raiz de 1 é igual a 1)

       __________

         2 x 1 

     

    x = 5 (+ -) 1/2

     

    Chegando aos resultados:

     

    1) 5 + 1/2 =3

    2) 5 - 1/2 = 2

     

    A soma das raízes = 3 + 2 = 5 (ímpar)

  • A resolução proposta pelo Dimas está correta, mas poderíamos fazer ainda mais rápido.

    Só lembrar que a soma das raízes pode ser calculada pela fórmula: -b/a, sendo a=1 e b=-5, só fazer -(-5)/1=5.

  • Fiz mais continhas, mas cheguei no resultado... se não lembrar da fórmula da soma, dá pra resolver achando as raízes... sem estresse

     

  • Alternativa ll:

      

    Se X = Y, não será sempre maior do que X, pois será igual.

      

    Como ambos são números reais isso pode acontecer. O gabarito deve alterar para C.

  • Dicas rápidas de divisibilidade:

    por 3: o resultado da soma dos algarismos do número deve ser um número divisível por 3.

    por 4: os dois últimos algarismos do número forma um número divisível por 4.

    por 7: quando a diferença entre o dobro do último algarismo e o número formado pelos demais algarismos (sem o último algarismo) resultar em um número divisível por 7. Em números gigantestos fica difícil mesmo assim. Ex: 483 (2x3) = 6 => 48 - 6 =42 sim, é divisível por 7.

    po 8: os três últimos algarismos do número forma um número divisível por 8.

    por 9: o resultado da soma dos algarismos do número deve ser um número divisível por 9.

  • Dimas, donde você encontrou    ∆= -b²-4.a.c ? a fórmula de correta de delta é:     ∆= b²-4.a.c.

    Sendo assim: 

    (a= 1 ), (b= -5²), (c= 6)

    ∆= -5²-4.1.6

    ∆= -25 - 24

    ∆= - 49

    Raiz quadrada negativa, resultado número complexo. Nem impar nem par.

  • I-

    76852  -pode fazer a conta, ou os macetes como a LORENA SOARES.

     

    II-

    Y sempre menor do que 1 ou seja (zero virgula alguma coisa). Sempre que dividir algum numero por zero alguma coisa, o resultado sera maior que o dividendo(x).

    Se forem iguais, como o cologa rai cani colocou, o resultado será 1, porem de qualquer forma será maior que o dividendo(x) ja que para isso x teria que seguir o Y que se limida a numeros menores que 1.

     

    III-

    Luiz Mello, acredito que -5² = 25

    assim como a formula que o Dimas colocou tambem esta errada, mas a conta deu certo. rs

    Bhaskara:  (-b +- √Δ)/2a

    Delta : Δ=b² - 4.a.c 

    Δ = -5² - 4 . 1 . 6 
    Δ = 25 - 4. 1 . 6 
    Δ = 1

    Há 2 raizes reais

    x = (-b +- √Δ)/2a

    x' = (--5 + √1)/2.1                                       x'' = (--5 - √1)/2.1

    x' = 6 / 2                                                      x'' = 4 / 2

    x' = 3                                                           x'' = 2

    3+2=5 (impar)

  • Boa, Eduardo Batalha!

  • Todo número é divisível por 3, quando a soma dos algarismo que o compõe formam um número múltiplo de 3. Exemplo:

    58.726.935.412.025.814, somando-se todos os algarismos temos como resultado 72 = 7 + 2 = 9, portanto é divisível por 3

    Todo número é divisível por 4, quando os 2 últimos algarismos formarem um número for divisível por 4. Exemplo:

    58.726.935.412.025.812, pegando os dois últimos algarismos temos 12 que é divisível por 4, portanto toda a sequência também o será.

    A acertativa II é autoexplicativa.

    A soma das raízes da equação de segundo grau se dá pela fórmula (- b/a), onde no caso a=1; b= -5 e c=6

    Beijos meus lindos e lindas !

  • A questão deveria ser anulada ou o gabarito deveria ser retificado. A afirmativa um é flagrantemente correta. Trata-se de simples interpretação de portugues.

    O item I é expresso ao afirmar: I. O número 76852 é divisível por 3 e por 4.

    Ora, 76.852/4 = 19.213  e 76.852/3 = 25.617,33. Então, o numero 76.852 é sim divisivel por 3 e também por 4.

    Notem que, em NENHUM MOMENTO o item I afirmou que a divisão deve produzir um resultado exato.

    É bem óbvio o fato de que o item I está correto. Questão simples. Portanto, o gabarito (letra E) está errado.

     

  • Quanto à alternativa II: mas e se o X representasse um valor também entre 0 e 1? A única condição estabelecida pelo enunciado é que seja maior que 0 e ele não estabelece relações entre o x e o y, dizendo que um tem que ser maior ou menor do que o outro.

     

    Com x = 0,1 (ainda maior que 0) por exemplo, e y = 0,8 (ainda entre 0 e 1); o valor da divisão x/y daria 0,125. Portanto, um número maior que o x, que é 0,1.

     

    Não estaria a alternativa II falsa? Ou deixei de me atentar a algum detalhe?

  • Ian Batista,
    Você só confirmou o que a assertiva diz, já que ela afirma que o quociente da divisão é sempre maior que x, inclusive para quando o x for menor que y.

  • II. Sejam x e y números reais. A divisão x/y , com 0 < y < 1 e x > 0 é sempre um número maior que x.

    EXCLUAM A FRASE VERMELHA PARA ACERTAR A QUESTÃO.


ID
1927870
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere os conjuntos P e Q dados por:

P = {1, 2, 8, 9, 15, 11} e Q = {1, 3, 6, 8, 7, 14, 33, 9}

Qual das alternativas apresenta o conjunto P ∩ Q?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    P = {1, 2, 8, 9, 15, 11} e Q = {1, 3, 6, 8, 7, 14, 33, 9}

    P ∩ Q = {1,8 e 9}

  • Alguém explica ?! 

  • Sthephania, não tem muito oque explicar, basta conhecer o símbolo de inteseção, e seu significado.

  • Sthephania, na questão "A∩B" esse simbolo representa "interseção" e quer dizer que existe elementos iguais dentro de cada conjunto( que A possue uma parte que toca B).
    e a pergunta feita é: quais elementos estão presentes tanto em "A" como em "B"?       C={1, 8, 9}. 

  • Aquele 9 lá no finalzinho é só pra ferrar mesmo...

  • ''E''ntersecção =  ∩

    Tem no 'p' EEEEEEEEEEEE no 'q'
     

     

    "OU"nião = U

     Tem no 'p' OOOOOOU no 'q'

  • Na prova tem que ir riscando os diferentes... errei por fazer rápido e não perceber o 9 fora da ordem lá.

  • rai cani ,mesma coisa aconteceu comigo.

  • 1 / 8 e 9

    Nível Teletube pra não zerar !

    Beijos meus lindos e lindas !

  • Os elementos comuns (que fazem interserção) aos dois conjuntos é 1, 8 e 9. Basta eliminando os números que não são iguais!!!

  • https://www.youtube.com/watch?v=khN8zBY-CFc


ID
1927873
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O trabalho infantil é proibido no Brasil, exceto na condição de aprendiz. A condição de aprendiz vale para adolescentes a partir de:

Alternativas
Comentários
  • CRFB:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    [...]

    XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

     

    Não temas.

  • Gab C

     

    ECA: Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz

  • Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz

  • Art. 60 do ECA c/c Art. 7º, XXXIII da CF.

  • Nossa Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXXIII, estabelece que é proibido qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (...)

    XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos
    (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    (...)

    Feitos esses comentários, analisaremos abaixo cada uma das alternativas.
    __________________________________________________________________________
    A)  12 anos.

    A alternativa A está INCORRETA, pois, nos termos do artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, a condição de aprendiz vale para adolescentes a partir dos 14 (quatorze) anos (e não 12 anos).
    __________________________________________________________________________
    B) 13 anos.

    A alternativa B está INCORRETA, pois, nos termos do artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, a condição de aprendiz vale para adolescentes a partir dos 14 (quatorze) anos (e não 13 anos).
    __________________________________________________________________________
    D) 15 anos.

    A alternativa D está INCORRETA, pois, nos termos do artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, a condição de aprendiz vale para adolescentes a partir dos 14 (quatorze) anos (e não 15 anos).
    __________________________________________________________________________
    E) 16 anos.

    A alternativa E está INCORRETA, pois, nos termos do artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, a condição de aprendiz vale para adolescentes a partir dos 14 (quatorze) anos (e não 16 anos).
    __________________________________________________________________________
    C) 14 anos.

    A alternativa C está CORRETA, pois, nos termos do artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, a condição de aprendiz vale para adolescentes a partir dos 14 (quatorze) anos.
    __________________________________________________________________________
    Resposta: ALTERNATIVA C
  • É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz

  • 14 anos.

    Lei 8.069/1990

    Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

  • Lembrando que no ECA é diferente da CF.

    ECA -  é proibido o trabalho para menores de 14 anos salvo na condição de aprendiz

    Já na Constituição Federal é proibido o trabalho para menores de 16 anos, porém permite que o maior de 14 anos exerça o trabalho na condição de aprendiz.

    " A persistência é o caminho do êxito "

  • A questão quer saber a partir de quando vale a condição de aprendiz.

     

    Quando a lei diz: 

    "É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz..."

    A proibição não vale para o adolescente dos 12 aos 14 anos de idade, desde que na condição de aprendiz.

     

    Sendo assim, entendo que a condição de aprendiz se inicia aos 12 e não aos 14, segundo o ECA.

    Como para mim não aparece que o questionamento se faz baseado na Constituição e sim no ECA, considero o gabarito incorreto.

  • GABARITO: C

    Art. 7º. XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

  • 14 MENOR APRENDIZ

    18 QUALQUER UM

    16-EXCETO - NOTURNO - PERIGOSA - INSALUBRE

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; 

    FONTE: CF 1988

  • Art. 7º. XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;

  • Assim dispõe o inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal de 1988: “proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos”. Podemos assinalar, com segurança, a alternativa ‘c’. 


ID
1927876
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O povoamento da região paranaense desenvolveu-se muito lentamente. No século XVII uma importante atividade econômica atraiu um grande número de pessoas para o interior do atual Paraná, especificamente na região onde hoje está localizada a cidade de Paranaguá.” Essa atividade econômica foi:

Alternativas
Comentários
  • Quando espanhóis e portugueses invadiram o continente americano, logo foram informados da existência de regiões com muito ouro e prata. Os portugueses procuravam riquesas nas costas do Brasil e descobriram que na região que hoje é Paranaguá, Morretes e Antonina, na Serra do Mar, e nos campo de Curitiba, havia ouro.

     

    A primeira riqueza que os portugueses encontraram no Paraná foi ouro e os povos índigenas que eles aprisionavam a fim de trabalhar para eles ou para vendê-los como escravos.

     

    Fonte: Apostila PC/PR Alfacon 

     

    Bons Estudos!!!

  • Principais ciclos Paraná: Pra ficar bem fácil de memorizar :)
    Ciclo do ouro -Metade séc XVII
    Gados - Século XVIII
    Erva-mate - Século XIX
    Madeira - Século XX

  • A cidade de Paranaguá foi pioneira na atividade mineradora no Brasil, o que torna a alternativa B o nosso gabarito.

    Resposta: B

  • Paranaguá não é no interior! É no litoral

  • Ciclo do Ouro.


ID
1927879
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

As bandeiras são símbolos que representam um povo, um estado ou uma nação e estabelecem uma relação muito grande com seus cidadãos. As cores oficiais da bandeira do município de Cascavel e que também representam a municipalidade são:

Alternativas
Comentários
  • Curiosidade bandeira do DF:
    A bandeira é composta pela Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro em todas as direções. O branco representa a paz e o verde representa as matas da região. A faixa governamental do Distrito Federal tem seu feitio baseado na bandeira no Brasil, o brasão significa a cruz do Monte Vera Cruz. Cores: branco, amarelo e verde.

  • Gab. B - Azul e Branca


ID
1927882
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Constituição da República Federativa do Brasil, também chamada de Constituição Federal, é a lei fundamental e suprema do país. Ela regula e organiza o funcionamento do estado, limitando poderes e definindo os direitos e deveres do cidadão. A Constituição Federal do Brasil foi promulgada em:

Alternativas
Comentários
  • Foi tão simples que até deu medo de responder por causa de pegadinha. 


ID
1927885
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região Sul do Brasil apresenta um quadro natural marcado principalmente pelas características climáticas, sendo a região que possui as mais baixas temperaturas do país. Sobre os aspectos climáticos e suas relações com a natureza dessa região, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D: Os índices pluviométricos mais baixos são da região do nordeste brasileiro.

  • Os índices pluviométricos mais baixos do país estão no semiárido nordestino.

    Alternativa D

  • Os índices Pluviométricos mais baixos estão localozado na região ''Semiarido'' do Nordeste, essa tem predominação da caatinga.

    Semiarido

    Semi=Quase

    Arido= Seco

     

    Gabarito:D

  • resposta D, pois o clima subtropical no sul do país, apresenta o segundo maior indice pluviometrico, atras apenas, do clima equatorial....

  • essa C nao sei nao

  • O clima configura-se pela alternância das massas tropical e polar, verão e inverno, respectivamente. Como resultado tem-se grande amplitude térmica anual ( é a variação de temperatura anual)

  • Gabarito:D

     

    Clima Subtropical
    ➢ Presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul,
    Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    ➢ Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos.
    ➢ Chove muito nos meses de novembro à março.
    ➢ O índice pluviométrico (chuvas) anual, podemos verificar que fica entre 1000
    e 2000 milímetros.
    ➢ Outros livros dizem que o índice pluviométrico (chuvas) anual fica entre 1000
    e 1500. É um índice considerado moderado de chuvas.
    ➢ As temperaturas médias inferiores a 18° C.
    ➢ Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da
    Antártida.
    ➢ Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio.
    ➢ É influenciado pela massa polar atlântica.
    ➢ Amplitude térmica elevada (10 °C).
    ➢ As chuvas são bem distribuída na região.
    ➢ Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas.
    ➢ O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C.
    ➢ O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país,
    inferiores a 0 °C.
    ➢ Não possuem uma estação seca e as chuvas são bem distribuídas durante o
    ano.
    ➢ A umidade relativa do ar anual fica entre 60% e 85%.
    ➢ Esse clima tem as quatro estações bem definidas.

  • a) Predomina nessa área o clima subtropical.

    É uma região que está abaixo do Trópico de Capricórnio, motivo pelo qual é considerada uma área de clima subtropical. ITEM CORRETO.

    b)A maior parte de suas terras fica localizada na Zona Temperado Sul.

    Conforme o mapa apresentado a seguir, realmente é uma região que está na Zona Temperada do Sul. ITEM CORRETO.

     

    c) É responsável pelas maiores amplitudes térmicas registradas no país.

    Nesta região há estações do ano melhor definidas, o que tem reflexo em amplitudes térmicas maiores. ITEM CORRETO.

    d) A influência do clima afeta os índices pluviométricos, considerados os mais baixos do Brasil. ITEM INCORRETO.

    O índice pluviométrico anual da região fica entre 1000 e 2000 milímetros, que é um índice considerado moderado para alto de chuvas. ITEM INCORRETO.

    e) A Mata das Araucárias se refere a formações vegetais adaptadas ao clima regional e por isso caracterizam a paisagem dessa região.

    O nome da Mata está basicamente relacionado com o tipo de formação vegetal característico da região, as araucárias. ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • A - Correto: O clima subtropical é o predominante na região com variações de Subtropical Úmido (Cfa) e Oceânico Temperado (Cfb).

    B- Correto: A Zona temperada do Sul é o intervalo entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Como corretamente é colocado, a maior parte das terras do Sul do Brasil estão na Zona em questão.

    C- Correto: Por possuir as mais baixas temperaturas do país e pela proximidade com o Trópico de Capricórnio, o sul do país está sujeito a altas temperaturas do Solstício de Verão. Dessa forma, a região possui grandes amplitudes térmicas.

    D- Incorreto: Não é correto dizer que o Sul do Brasil possui os menores índices pluviométricos do país, sendo estes pertencentes ao semiárido nordestino.

    E- Correto: A Mata das Araucárias é vegetação característica do sul do país, sendo ela uma variação da Mata Atlântica adaptada ao clima regional.

    Fonte: Estratégia

  • INCORRETAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!


ID
1927888
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os hospedeiros são espécies que abrigam os parasitas. Em relação à classificação dos hospedeiros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os hospedeiros definitivos abrigam os parasitas em fase de maturidade ou de atividade sexual.

( ) Os hospedeiros facultativos são os ecossistemas locais ou órgão onde determinada espécie ou população vive.

( ) Os hospedeiros intermediários abrigam parasitas na fase larvária ou assexuada.

( ) Os hospedeiros paratênicos ou de transportes: são hospedeiros intermediários que não se desenvolvem, porém permanecem viáveis até atingir um novo hospedeiro.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Hospedeiro: é o organismo que alberga o parasito.

    Hospedeiro definitivo: é o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.
    Ex.: o hospedeiro definitivo do Plasmodium é o Anopheles; os hospedeiros definitivos do S. mansoni são os humanos.

    Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada. Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni.

    Hospedeiro paratênico ou de transporte: é o hospedeiro intermediário no qual o parasito não sofre desenvolvimento ou reprodução, mas permanece viável até atingir novo hospedeiro definitivo.
    Ex.: peixes maiores, que ingerem peixes menores contendo larvas plerocercóides de Diphyllobotrium,que simplesmente transportam essas larvas até que os humanos as ingiram (os humanos preferem comer crus os peixes maiores...). 


ID
1927891
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São fatores que podem contribuir para uma gestação de risco, EXCETO:

Alternativas

ID
1927894
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O início do período gestacional é calculado de acordo com o primeiro dia do último ciclo menstrual. A partir daí, as 40 semanas que compõem a gestação são fundamentais para a formação do bebê. Em relação às etapas de gestação, associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Primeiro mês.

2. Segundo mês.

3. Sexto mês.

4. Sétimo mês.

( ) O bebê mede cerca de 32 cm e consegue reconhecer sons externos, especialmente a voz e a respiração da mãe. Lábios e sobrancelhas começam a ficar mais visíveis e as pontas dos dedos apresentam sulcos que se tornarão as impressões digitais.

( ) O bebê mede entre 35 cm e 40 cm. Dentro do útero, boceja, abre os olhos, dorme e se movimenta. Os órgãos internos continuam crescendo e ele ouve e reage a estímulos sonoros, como músicas e conversas.

( ) O coração bate de forma acelerada, aproximadamente 150 vezes por minuto. É nessa fase que se inicia a formação do sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Os olhos, a boca, o nariz, os braços e as pernas também começam a se desenvolver.

( ) A fecundação – união entre o óvulo e o espermatozoide – dá origem ao zigoto, que se instala no útero após uma série de divisões celulares. Nesse momento, a placenta também começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico, que auxilia na alimentação do embrião e o protege caso a mãe sofra uma queda.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
1927897
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São competências da direção nacional do Sistema Único de Saúde, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    I - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição;

    II - participar na formulação e na implementação das políticas:

    a) de controle das agressões ao meio ambiente;

    b) de saneamento básico; e

    c) relativas às condições e aos ambientes de trabalho;

    V - participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho e coordenar a política de saúde do trabalhador;

    XII - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde;

     

    Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    I - planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde;

  • Bo@ t@rde, coleguinh@s!

     

    Neste link vcs  podem acessar dicas sobre de estudo para a legislação da Saúde  ...   https://www.youtube.com/watch?v=VwEAfe7o3ZQ

  • A palavra chave é executar só o município que executa!

  • palavra chave!!!


ID
1927900
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Em relação aos efeitos da hipertensão sobre os órgãos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é uma verdadeira aula de fisiopatologia!

  • INTERESSANTE


ID
1927903
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às atribuições do agente comunitário de saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida – a microárea.

II. Cadastrar todas as pessoas da microárea e manter os cadastros atualizados.

III. Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.

IV. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Atribuições do agente comunitário de saúde:

    Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; II - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;III - Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saú- de disponíveis; IV - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; V - Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês; VI - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; VII - Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e VIII - Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe.

    Fonte: Política Nacional de Atenção Básica(PNAB)


ID
1927906
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. As quatro DCNTs de maior impacto mundial são:

Alternativas
Comentários
  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração.

    As quatro DCNTs de maior impacto mundial são :

    GABARITO : E ) :

    Doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas .

    Atualização :

    http://www.saude.gov.br/noticias/43036-sobre-a-vigilancia-de-dcnt

    As principais DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias) possuem quatro fatores de risco em comum. Vale salientar que esses fatores de risco são modificáveis ( multifatoriais e crônicas = longa duração ) .


ID
1927909
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Causador da AIDS, HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Em relação à AIDS, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.

( ) Pode ser transmitida da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

( ) Transfusão de sangue não é uma forma de contaminação.

( ) O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue.

( ) As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida : durante a gestaçao ? eu achava que era turante o parto e amamentaçao .

  • Isso que achei também Priscila.

  • A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis menores que 1%. As recomendações médicas são: o uso de remédios antirretrovirais combinados na grávida e no recém-nascido, o parto cesáreo e a não amamentação. O uso de medicamentos durante a gravidez é indicado para quem já está fazendo o tratamento e para a grávida que tem HIV, não apresenta sintomas e não está tomando remédios para aids. Nesse caso, o uso dos remédios antiaids pode ser suspenso ao final da gestação. Essa avaliação dependerá os exames de laboratório (CD4 a Carga Viral) e de seu estado clínico e deverá ser realizada, de preferência, nas primeiras duas semanas pós-parto, em um serviço especializado (SAE).
  • Há evidências de que a maioria dos casos de transmissão vertical do HIV (cerca de 65%) ocorrem tardiamente na gestação, e principalmente durante o trabalho de parto e no parto propriamente dito, e os 35% restantes ocorrem intra-útero principalmente nas últimas semanas de gestação. O aleitamento materno representa risco adicional de transmissão, que se renova a cada exposição da criança ao peito (mamada), de 7% a 22%.

     

    Link:http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad18.pdf

  • O vírus pode atravessar a placenta e infectar a criança ainda no útero.

  • qual e reposta certa pra questão


ID
1927912
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de territorialização em saúde visa conhecer a realidade local, ou seja, o território onde o PSF (Programa Saúde da Família) atua, e como se processam as práticas de saúde. De acordo com os modelos de divisão territorial em saúde, associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Distrito sanitário.

2. Regional de saúde.

3. Microárea.

( ) Corresponde a uma área delimitada geograficamente, organizada em torno dos serviços de saúde existentes.

( ) Área de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) delimitada com a lógica da homogeneidade socioeconômica sanitária.

( ) Compreende uma área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e suas necessidades, e os recursos de saúde para atendê-la.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D ( 2, 3, 1 ).

     

     

     

    2. Regional de saúde.

    ( ) Corresponde a uma área delimitada geograficamente, organizada em torno dos serviços de saúde existentes.

     

    3. Microárea.

    ( ) Área de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) delimitada com a lógica da homogeneidade socioeconômica sanitária.

     

    1. Distrito sanitário.

    ( ) Compreende uma área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e suas necessidades, e os recursos de saúde para atendê-la.

  • Colocou a letra da questão errada mano concurseiro o resto está certo


ID
1927915
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hepatite B pode se desenvolver de duas formas, aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração. Os profissionais de saúde consideram a forma crônica quando a doença dura mais de seis meses. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio do exame:

Alternativas
Comentários
  • Sangue


ID
1927918
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o Guia para o Controle da Hanseníase.Brasília-DF.2002

     

     

    Os estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae. Apresentam-se através de episódios inflamatórios agudos e sub-agudos. Podem acometer tanto os casos Paucibacilares como os Multibacilares.

     

    Os estados reacionais são a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades provocadas pela hanseníase. Portanto, é importante que o diagnóstico dos mesmos seja feito precocemente, para se dar início imediato ao tratamento, visando prevenir essas incapacidades.

     

    O diagnóstico dos estados reacionais é realizado através do exame físico, dermatoneurológico do paciente.

  • Os estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae. Apresentam-se através de episódios inflamatórios agudos e sub-agudos. Podem acometer tanto os casos Paucibacilares como os Multibacilares.


ID
1927921
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tétano é uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que, entre outras complicações, pode levar, inclusive, à morte. São considerados os principais sintomas do tétano, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Tétano Acidental

     

    Manifestações Clínicas

    Hipertonias musculares mantidas, localizadas ou generalizadas, ausência de febre ou febre baixa, hiperreflexia profunda e contraturas paroxísticas que se manifestam à estimulação do paciente (estímulos táteis, sonoros, luminosos ou alta temperatura ambiente).

     

    Fonte: Guia de vigilância epidemiológica - volume único - 2017 

  •  Clinicamente, o Tétano Acidental se manifesta com

    febre baixa ou ausente, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos ou

    contraturas paroxísticas. Assim, o paciente apresenta dificuldade de deglutição (disfagia),

    contratura dos músculos masséteres (trismo e riso sardônico), do pescoço (rigidez de nuca)

    e da região dorsal (opistótono).

    A rigidez muscular é progressiva, atingindo os músculos reto-abdominais (abdome em tábua) e diafragma, levando à insuficiência respiratória, podendo evoluir com contraturas generalizadas.

    As crises de contraturas, geralmente, são desencadeadas por estímulos luminosos, sonoros, alterações de temperatura e manipulações do doente.

    Em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010


ID
1927924
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em relação às garantias de prioridade que preconiza o estatuto, analise as afirmativas a seguir.

I. Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

II. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.

III. Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.

IV. É assegurada a prioridade do idoso no embarque no sistema de transporte coletivo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

    IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e conví- vio do idoso com as demais gerações;

    V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

    VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

    VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

    VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais; 2

    IX – prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda.

    http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/acessibilidade/legislacao-pdf/Legislaoidoso.pdf

  • Se tivesse TODAS CORRETAS, lá estaria eu.


ID
1927927
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Altamente contagiosa, é causada pelo vírus Paramyxovírus, transmitido por contato direto com:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    Doenças prevalentes em crianças, em sua maioria, são transmitidas por gotículas ( vias aéreas ).


ID
1927930
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Ocorre o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.


    Vejamos inicialmente os agentes etiológicos de cada item:

    Difteria: Bacilo Gram +

    Hepatite: Vírus DNA

    Coqueluche: Bacilo Gram –

    Tuberculose: Bactéria Mycobacterium tuberculoses ou Bacilo de Koch

    Sarampo: - Vírus RNA, pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

    Vejamos que só sabendo o agente etiológico eliminamos 3 itens.


    De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde.Brasília-DF.2016

    Sarampo

    Descrição

    Doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância. A viremia provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.

    Manifestações Clínicas

    Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo o exantema).