SóProvas



Prova Exército - 2018 - EsFCEx - Oficial - Magistério de História


ID
2806381
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre a população e as leis do crescimento econômico foi Thomas Robert Malthus, em 1798. Dentre as formulações teóricas deixadas por Malthus, a mais famosa é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • As políticas públicas podem ser caracterizadas por setorializadas, territorializadas, verticais e horizontais .

    a) Políticas Públicas Setoriais

    A setorialidade, ou delimitação temática, tem como premissa a adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema da política. São exemplos de políticas públicas setorializadas o combate às drogas, problemas ambientais, direitos do cidadão etc.

    b) Políticas Públicas Territoriais

    A territorialidade, ou delimitação geográfica, tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Há, assim, maiores possibilidades de coordenação e de controle por atores detentores de autoridade legítima sobre dada circunscrição territorial. Como exemplo temos as políticas de desenvolvimento do semiárido, as políticas de combate ao contrabando e descaminhos em fronteiras etc.

    c) Políticas Públicas Verticais

    As políticas verticais, em termos de coordenação, são as mais tradicionais e comuns de serem encontradas. São políticas desenvolvidas com base em estruturas relativamente simples e, normalmente conduzidas a partir de diretrizes mais amplas. Em políticas coordenadas verticalmente tem se sobressaído como grande desafio para muitos governos a manutenção de um mínimo de capacidade política de direção para assegurar coerência, uniformidade e equidade e, ao mesmo tempo, permitir suficiente nível de autonomia. 

    São exemplos de políticas verticalizadas a definição de responsabilidade sobre educação básica, política tributária, política de desenvolvimento urbano etc.

    d) Políticas Públicas Horizontais

    As políticas públicas horizontais, também chamada de mutuamente integradas, são desenvolvidas entre partes de uma mesma organização ou por organizações situadas hierarquicamente em um mesmo âmbito. Na atualidade, as tentativas de articular horizontalmente suscitam muitas discussões sobre como devem ser constituídos sistemas de coordenação que garantam um mínimo de alinhamento para assegurar a geração de resultados operacionais eficientes. Temos como exemplos as políticas de coletas de resíduos urbanos por municípios situados em áreas metropolitanas, políticas de combate ao tráfico de drogas no Mercosul etc

    Fonte: PROCOPIUCK, Mário. Políticas Públicas e Fundamentos da Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2013.

  • Qual a diferença entre progressão aritmética e progressão geométrica?

    Progressão aritmética é uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante. Progressão geométrica é uma sequência de números reais não nulos cujo quociente entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.

    Fonte:

    O que é progressão aritmética exemplos?

    Progressão aritmética é um tipo de seqüência numérica que a partir do segundo elemento cada termo (elemento) é a soma do seu antecessor por uma constante. (5,7,9,11,13,15,17) essa seqüência é uma Progressão aritmética, pois os seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.

    Fonte:

    O que significa progressão geométrica?

    Progressão geométrica é uma seqüencia numérica que cresce ou decresce pelo produto por uma taxa constante. Nessa progressão, os seus termos a partir do segundo é igual ao produto do termo anterior por uma constante denominada razão q. Por exemplo: (1,2,4,8,16,32,64, ... ) essa seqüência é uma PG de razão igual a q = 2.

    Fonte:

  • GABARITO - D

    Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo essa teoria, a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. 

    "A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às condições históricas, ficou denominada de Teoria Neomalthusiana, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.

    Para evitar esses contratempos, os neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de “planejamento familiar”. Até mesmo as instituições financeiras como BANCO MUNDIAL e FMI tem exigido o cumprimento de políticas de controle de natalidade."

    Espero ter ajudado. ;)

  • ''Malthus concluiu que, se o crescimento populacional não fosse contido, a população cresceria segundo uma progresão geométrica (2,4,8,16,32), e a produção de alimentos cresceria segundo uma progressão aritmética (2,4,6,8,10,12). Malthus considerava que a população dobraria a cada 25 anos.''

  • MALTHUS:

    POPULAÇÃO: CRESCIMENTO GEOMÉTRICO

    ALIMENTO: ARITMÉTICO

    > TEORIA VERDE : quebrou Malthus.\

    GABARITO= D

  • Sua chance de acertar uma questão de Geografia kkkkkkk

  • GABARITO LETRA D- Existe uma tendência universal de a população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética.

    MALTHUSIANA (XVIII) NA INGLATERRA, TEORIA ANTINATALISTA.  

    -Projeção alarmista: população crescia em PG e os alimentos em PA. (A população duplicaria a cada 25 anos).  

    • O estudo prevê que esse desequilíbrio e a quantidade de terras agricultáveis levariam à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos 
    • os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    -Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    • SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 
    • Considera uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro. 

    -Formas de controle: ele dizia que catástrofes, como: guerras, doenças e desastres ambientas, não eram necessariamente boas, no entanto inevitáveis e com isso diminuía a população. 

    -Por que não deu certo?  

    • Processo de urbanização: filhos são gastos e mulher no mercado de trabalho. 
    • A revolução verde, a qual teve como característica a mecanização e uso de fertilizantes no campo (tecnologia). 

    -A diferença para a neo 

    1. a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  
    2. Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal. 

ID
2806384
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Complete a lacuna do texto abaixo.


O emprego de tecnologias avançadas direcionadas para a automação da produção visa aumentar a produtividade e intensificar a exploração da força de trabalho (apenas um operário, com o mesmo salário, faz o trabalho de dezenas), proporcionando maior acumulação de capital. Nessa etapa da dinâmica de produção industrial foi implantada uma nova forma de organização do trabalho no interior das fabricas, chamada de ______________ . Segundo esse tipo de organização do trabalho, o crescimento da atividade fabril esta baseado na integração efetiva entre a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de produção e sua aplicação imediata no processo produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Produção Flexível (Toyotismo).

  • No toyotismo as linhas de montagem não são estáticas, pelo contrário, são bastante flexíveis, podendo ser modificadas constantemente segundo os interesses do momento.

    A produção flexível tem como objetivo alcançar os anseios de seus consumidores, o desenvolvimento desse tipo de produção conduziu a uma diminuição nos estoques de matéria-prima e de outros suprimentos usados nas indústrias.

    A produção flexível substituiu a produção fordista, pois o modelo de produção e distribuição em massa não atendia os requisitos das perspectivas industriais modernas. 

    Fonte - https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/producao-flexivel.htm

  • Excelente!

  • O cara sabe a resposta e marca a errada.

  • Alta produtividade é resultado de uma forma de produção, não é uma forma de produção propriamente dita.


ID
2806387
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.


A(s)_____________________ , ocorrida(s) logo após os anos de 1950 e mais fortemente no período do(a) _________________ , deu-se (deram-se) em função da entrada de muito capital e de tecnologia provenientes das ________________ .

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1968, o País experimentou uma nova fase de sua economia e de seu processo de industrialização brasileira. A recuperação financeira, fruto da reforma tributária, criação de fundos de poupança compulsória (PIS, PASEP, FGTS) e ampliação do crédito lançaram bases para o momento considerado o “milagre brasileiro”. Entretanto, fatores externos também explicam esse crescimento, como o crescimento da economia mundial nestes anos, que permitiu o acesso a um abundante crédito externo, possibilitando o endividamento e criando espaço para a diversificação e o crescimento das exportações brasileiras.

    Fonte:

    Milagre econômico brasileiro é a denominação dada à época de crescimento econômico elevado durante o Regime Militar no Brasil, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo".

    Fonte:

    Fé na Missão!!!

  • industrialização brasileira - “milagre econômico” — grandes empresas multinacionais.

    Responder

  • GABARITO: E

    A industrialização brasileira ocorrida após a década de 1950, principalmente no governo de Juscelino Kubitschek se baseou em grande parte na entrada de capital e tecnologia proveniente de grandes empresas multinacionais. Esse modelo foi intensificado nos governos militares, quando ocorre o chamado milagre econômico, um grande crescimento do PIB e da indústria brasileira, mas as custas de um pesado endividamento. É importante ressaltar que o estado não deixou de fazer investimentos na indústria desde então, mas o capital multinacional privado passou a atuar fortemente no território nacional e foi responsável pelo aumento dos índices de industrialização no país.

  • Milagre econômico brasileiro foi a época de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo"

    se fosse colocado ao invés de 1950, 1960 eu acertaria, pois o milagre econômico ficaria mais evidente, uma vez que facilmente eu identifico um período de industrialização com investimentos de empresas multinacionais.

  • Não existe cruzada econômica.

  • Milagre econômico é da década de 60 e 70 durante o governo militar


ID
2806390
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as províncias geológicas e as formas do relevo brasileiro, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará.

( ) Por se localizar na borda oriental da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos, nem tão pouco vulcões ativos, mas os abalos sísmicos são frequentes no território nacional em razão da aproximação contínua dessa placa com a Africana.

( ) No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    O Brasil está NO MEIO da placa Sul-Americana.

  • É uma placa continental que possui 32 milhões de quilômetros quadrados. O território brasileiro está localizado no CENTRO dela, onde a espessura é de 200 quilômetros, por esse motivo o país é pouco afetado por terremotos e vulcões.

  • >O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará. (correto)

    >O Brasil, por se localizar no meio da placa tectônica Sul-Americana, não possui dobradamentos modernos nem vulcões ativos, e os abalos sísmicos de maior intensidade são pouco frequentes no país (corrigido)

    >No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.(correto)

  • Escudos cristalinos

    -São formações mais antigas formados pelo derramamento do magma na Era Pré-Cambriana;

    -São mais desgatados;

    -Compõe 36% do território brasileiro;

    -Planaltos e depressões são formações cristalinas.

    Bacias Sedimentares 

    -Formação mais recente (a maior parte), na Era Cenozóica;

    -Onde é encontrado combustíveis fósseis;

    -Compõe 64% do território brasileiro;

    -Áreas de planícies.

  • n soh pq ele esta no meio, mas tambem pq a placa sul-americana é divergente da africana

  • Bom link para estudo de Geologia.

    http://professormarcianodantas.blogspot.com/2011/09/as-estruturas-e-as-formas-do-relevo.html

  • ( V ) O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará.

     

    ( F ) Por se localizar na borda oriental da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos, nem tão pouco vulcões ativos, mas os abalos sísmicos são frequentes no território nacional em razão da aproximação contínua dessa placa com a Africana.

    ( FALSO ), Situado no centro da placa sul- americana, o território brasileiro apresenta relativa estabilidade geológica, pois as atividades vulcânicas e sismicas ocorrem principalmente nas bordas das placas tectônicas. 

     

    ( V ) No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: GEO, PROJ.VOAZ, VOL.ÚNICO

  • "esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará."

    MG - Quadrilátero Ferrífero

    PA - Serra dos Carajás


ID
2806393
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa corretamente características contemporâneas da migração interna no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa D: o número de habitantes que não é natural dos municípios que moram é grande. Contudo, até o momento, não é maioria.

  • dúvidas com a D

    A maioria dos habitantes do país não é natural dos municípios onde moram, em razão da forte migração inter-regional.

    como disse a colega Saiane, não é a MAIORIA DE HABITANTES.

    complicadim em

  • MAPITOBA - a mais nova fronteira agrícola brasileira, quer dizer, os estados que mais crescem na agricultura. (DO NORTE NORDESTE)

    MAranhão

    PIauí

    TOcantins

    BAhia

  • Caí exatamente nessa pegadinha da letra D

  • Errei essa questão na prova e errei denovo aqui. Agora não erro mais vou imprimir e colocar em um quadro rs.

  • A questão D pode ser explicada pelos movimentos intraREGIONAIS

  • A) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Atualmente, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais cuja população menos cresce no Brasil."

    B) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Em primeira posição, figuram algumas capitais da região Norte, com destaque para Palmas(TO), Macapá(AP) e Rio Branco(AC), localizadas em áreas de expansão das atuais fronteiras agrícolas do país."

    C) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Outro ponto revelado pelos dados sobre os movimentos migratórios atuais é o dos fluxos de retorno, principalmente para o Nordeste"

    D) Eustáquio de Sene vol3, pág. 141 | "Segundo dados o IBGE, em 2008, 40% dos habitantes do país não eram naturais do município de residência..."

    E) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Qualquer região do país que receba investimentos produtivos, públicos ou privados, que aumentem a oferta de emprego, receberá também pessoas dispostas a preencher os novos postos de trabalho. É o que acontece atualmente no estado de São Paulo...apresentam índices de crescimento econômico...Essa situação ocorreu graças ao desenvolvimento dos sistemas de transporte, energia e comunicações."

  • GAB B

    Aregião do Matopiba, que compreende terras nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve expandir sua área plantada em 15% nos próximos dez anos, chegando a alcançar 8,9 milhões de hectares. A produção deve crescer o dobro (32%), atingindo 33 milhões de toneladas em 2030. A previsão é do estudo “Projeções do Agronegócio 2019/20 a 2029/30”,a área que mais cresse no Brasil feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    COM DEUS!


ID
2806396
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O potencial energético brasileiro, se comparado com outros países, é bastante privilegiado em razão da disponibilidade e do uso de fontes renováveis, chegando a representar 46% do consumo total de energia no país. Nesse sentido, sobre as diferentes matrizes energéticas brasileiras é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa "E"?

  • Leonardo Morais, acredito que seja pq a energia solar não tem baixo custo de produção

  • As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear

  • Leonardo, pela pesquisa que fiz, creio que o erro na alternativa E seja, também, pela afirmação "A geração de energia solar no Brasil já se destaca, entre as matrizes renováveis", porque apesar de existir no Brasil, a energia solar ainda não possui tanto destaque.

    No site tem um texto bem legal sobre o tema e em momento algum é citada a energia solar.

    Enfim, espero ter ajudado. ;)

  • Qual é a primeira mais consumida já que a A fala que é a biomassa?

  • Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o , o  e o , embora existam outros, como o xisto betuminoso.

    Os combustíveis fósseis são matéria-prima para produção de energia. São recursos naturais não-renováveis, originados de restos orgânicos acumulados na crosta terrestre ao longo de milhões de anos.

  • energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico. Além do mais, o Brasil ainda importa parte da energia hidroelétrica, uma porção dessas importações é referente à propriedade paraguaia da Usina Binacional de Itaipu, outra parte se refere à compra de eletricidade produzida pelas usinas de Garabi e Yaciretá, na Argentina.

  • O erro estar em afirmar que a produção da energia Sola é de baixo custo.

  • A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa - no Brasil, já representou 40% da produção energética primária. A grande desvantagem é o desmatamento das florestas.

  • Erros da alternativa E:

    - falar que a energia solar "já se destaca", o que não é verdade;

    - falar em baixos custos de produção, o que também não é verdade, pois há a necessidade de importação de muitos componentes;

    - falar na extra-tropicalidade (estar fora dos trópicos), o que não é o caso do Brasil, mas da Ásia, por exemplo.

  • ERRO DA C)

    A energia hidráulica é a principal fonte de energia utilizada no Brasil. De acordo com o , cerca de 65% da energia produzida aqui é desse tipo.

    A energia hidráulica é gerada pela força das quedas d’água ou correntezas dos rios que movem turbinas para produzir eletricidade. Essa solução é relativamente barata devido a grande quantidade produzida e disponibilidade hídrica.

    Apesar de ser considerada um tipo de energia limpa, ela gera impactos ambientais no local de instalação: é necessário inundar uma ampla área, deslocando moradores e prejudicando a fauna e flora local.

    Em épocas de seca, a produção também diminui, gerando aumento na conta de luz e racionamentos.

  • Matriz elétrica é diferente de Matriz Energética

    Matriz elétrica do BRASIL : 1)Hidrelétrica

    Matriz energética do BRASIL : 1)Petróleo 2)Biomassa

  • Galera, lembrem das aulas de física, energia pode ser tanto elétrica como térmica, então quando ele fala "gerar energia" na alternativa "A", a questão está generalizando, e se prestarem atenção o petróleo ainda tem imensa importância no consumo energético geral (carros, caminhões, navios etc).


ID
2806399
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a evolução das diferentes divisões regionais aplicadas ao território brasileiro, ao longo do tempo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "A" está correta, pois expressa corretamente os objetivos estabelecidos para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, formalmente criado em 1938 pelo Decreto-Lei n. 218/1938, promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas, e que assim permanece até o presente. Esse órgão resulta da redefinição do INE – Instituto Nacional de Estatística e do Conselho Nacional de Geografia. Vale destacar que, até aquela data, o que existia era o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934 e modificado em 1937. Todavia, como há divergência sobre a compreensão da data de criação do referido órgão, entre os autores adotados na bibliografia oficial desse certame, esta alternativa torna-se ambígua e, portanto, a questão deve anulada.

    - A alternativa "B" está incorreta, pois desde os anos de 1960 o IBGE passou a adotar o critério de região homogênea, na regionalização do país. Que é um critério mais complexo do que a divisão segundo os aspectos naturais.

    - A alternativa "C" está incorreta, porque o critério de região homogênea ainda é adotado na regionalização oficial do país.

    - A alternativa "D" está incorreta, pois a criação da Região Sudeste se deu na regionalização elaborada em 1969.

    - A alternativa "E" está incorreta, porque o critério de divisão em macrorregiões ainda é adotado no Brasil.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br/images/concurso/2018/ca_cfo_2018/RESPOSTA_E_JUSTIFICATIVAS_DOS_PEDIDO_DE_REVISO_CA_2018.pdf


ID
2806402
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

““No século XVI o açúcar tomou-se o principal produto de exportação brasileiro e não perdeu essa posição predominante até meados do século XVIII, quando o Brasil abarrotou os cofres da Europa ...(com a venda desse produto agrícola)... e, ajudou a impulsionar a Revolução Industrial.”

Schwartz, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na

sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p l44.


Analise as afirmações a seguir, e assinale a alternativa correta sobre a economia colonial brasileira no período denominado como “ciclo do açúcar.”


I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico.

II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil.

III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I é verdadeira assim excluímos as alternativas A, B e E. O que torna a afirmativa III falsa é afirmar que "...pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.", já que o Brasil foi o país que mais recebeu escravos negros a ponto de ser considerado uma "África na América". Assim, alternativa correta letra C.

  • é só saber que a alternativa lll está errada.que por eliminação o gabarito sai

  • I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico. (V)

     

    II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil. (V)

     

    III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia. (F)

     

    FALSO, Pois, A instalação e a atividade de um engenho eram operações custosas que dependiam da ontenção de créditos. No sé. XVI, pelo menos parte desse créditos provinha de investidores estrangeiros, flamengos e italianos, ou da própria Metrópole.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Olá!

    A resposta correta é a letra "C". Mas por quê?

    Abaixo, uma pequena explicação sobre a Produção Açucareira.

    A ausência de metais precisos e a necessidade de colonizar o Brasil a qualquer custo, levaram os portuguesa a implantar em nosso país, o sistema de produção açucareira. Além disso, o açúcar era considerado uma especiaria na Europa. Com isso, os portugueses teriam um mercado consumidor garantido para a comercialização do produto.

    Os portugueses também implantaram no Brasil, o sistema de Plantation. Esse sistema, visava lucrar ao máximo com a produção açucareira. Ou seja, o açúcar era produzido em latifúndios (monocultores) que utilizava a mão de obra escrava e toda a produção era destinada ao mercado externo.

    Att, Douglas Claudio.

  • Marquei por eliminação, mas este " desde o início do século XVI" me deixou em dúvida... O século XVI começa em 1501...Brasil em processo de "descobrimento" ...

  • Gabarito: C

    Discordo do gabarito, consegui acertar por eliminação, pois de acordo com minhas anotações de aulas e de resumos da internet diz que a produção açucareira brasileira entrou no mercado a partir da segunda metade do século XVI.

  • ||| - (Resposta está errada por conta) - Para se investir em cana-de-acucar- deveria-se colocar muito dinheiro, ora, a manutencao da mao de obra era muito cara, juntamente com o trasporte.


ID
2806405
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta sobre as revoltas ocorridas no período regencial.


“ O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000, p, 161.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra D?

  • Erros da alternativa D em vermelho, pessoal.

     

    d) Esse período é marcado também por uma forte tensão entre os projetos políticos federalistas, que objetivavam maior poder e atribuições aos Estados (Obs 1) e os projetos de construção do Estado unitário, os quais se esforçavam em garantir maior centralização das rendas e poder político no governo das Províncias (Obs 2).

     

    Obs 1: Não eram Estados, eram Províncias;

     

    Obs 2: Os projetos de construção do Estado unitário reivindicava uma centralização maior do poder para a capital do Império, para o Imperador, e não para o governo das Províncias, como terminou dizendo a alternativa.

     

  • Revoltas do Período Regencial

    A consequência dessa disputa de poder é a instabilidade política. Somada à essa questão, as condições precárias de grande parte da população dão origem a uma série conflitos:

    Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840); Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845); Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835); Sabinada, na Província da Bahia (1837 – 1838); Balaiada, na Província do Maranhão (1838 – 1841).


  • continuo sem saber o erro da D

    Embora tenha lido os comentários atenciosos dos colegas

    quanto a ''a'', nao entendi nada

  • Gabarito - A

    Confere o comentário do colega Leonardo. ;)

  • revolta do malês- Bahia, sabinada-Bhia.

    revoltas dos cabanos-Grão-Pará

    revolução farroupilha-Rio Grande do Sul e Santa Catarina

    balaiada- Maranhão

    Gabarito A

  • Como a letra A está certa se Revolta do males e sabinada foram na mesma provincia(BAHIA)??

    não encontrei nenhuma alternativa correta!

  • B) está errada pq as rebeliões n tinham como objetivo a separação, eles desejavam melhores condições, seja ela política ou econômica, assim eles acabavam separando até D. Pedro assumir ou desejavam ter suas revindicações atendidas.

    C ) N houve diálogo algum com separatistas, o diálogo foi feito com os políticos exaltados q desejavam maior autonomia das províncias, ou seja, políticos q desejavam um império federalista essa ideia foi colocada na assembleis em 1832, sendo vetada.

    D) Está errada pq o ato adiconal de 1834 descentraliza o poder físcal para as províncias, ou seja, as rendas estavam descentralizadas.

    E) Só na cabanagem morreram 30 mil pessoas, quase 20% da população da província. Se isso é pouco conflito n sei o q é muito. obviamente a E está errada

    A) está correta pq podemos dividir as revoltas em grupos, esses grupos teriam como carater a articulação política e a intensidade do movimento, o q importa é como ocorreram, assim vc consegue colocar em grupos pelas semelhanças. Fora que ocorreram de norte a sul do país.

    Exmplo: revolta de escravos: Rebeliões dos Carrancas, Malês e Manuel Congo.

    Revoltas que ocorreram separação: Farropilha, Sabinada.


ID
2806408
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as conquista dos sertões, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII.

( ) As bandeiras eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos.

( ) As bandeiras marcaram, sem contestação da historiografia, a independência dos paulistas em relação à Coroa, assim como, se configurou como um movimento democrático.

Alternativas
Comentários
  • As conquista dos sertões

     As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII, e eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos.

  • ( ) As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII. (V)

     

    ( ) As bandeiras eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos. (V)

     

    ( ) As bandeiras marcaram, sem contestação da historiografia, a independência dos paulistas em relação à Coroa, assim como, se configurou como um movimento democrático. (F)

     

    FALSO, pois  os paulistas construíram uma sociedade rústica, com menor distinção entre brancos e mestiços, influenciada pela cultura indígena. Não devemos porém confundir essa sociedade rústica com uma sociedade democrática, pois uma hierarquia das melhores famílias e a dominação sobre os índios prevaleciam.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: HIST. DO BRASIL. BORIS FAUSTO

  • Os bandeirantes tinham como atividade principal o apresamento de índios, a busca de drogas do sertão e a procura de escravos. Com isso era uma atividade muito lucrativa,visto que os escravos eram vendidos com preços inferiores aos de Portugal.

    PMBA.

  • Os bandeirantes paulistas não foram vencedores em cima da coroa portuguesa, pelo contrario em uma emboscada de 100 homens foram massacrados sem piedade. Ato este conhecido como Capão da Traição ( assim que os paulistas entregaram as armas - pedindo que fossem poupados, a coroa portuguesa os matou).


ID
2806411
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto do movimento republicano e o advento da República no Brasil, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Para proteger a monarquia foi criada, no governo do liberal Ouro Preto, a Guarda Negra, força paralela ao Exército.

II. O Partido Republicano Paulista foi precursor de uma revolução republicana que abalou as estruturas sociais.

III. Ás vésperas do fim, a monarquia ainda era apoiada pela Igreja, mesmo após a prisão dos bispos D. Vital e D. Macedo Costa.

IV. As idéias de república que mais contribuíram para o avanço do movimento republicano no Brasil, durante a década de 1880, foram as de progresso e modernização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO PRELIMINAR - D

    I – “Para proteger a monarquia foi criada, no governo do liberal Ouro Preto, a Guarda Negra, força paralela ao Exército”. Sobre essa assertiva a Banca Elaboradora desse certame, após avaliar as referências bibliográficas constante no edital, que abordam sobre a Guarda Negra, verificou que não existe consenso sobre o momento em que a referida Guarda foi criada. Para Schwarcz (p. 312, 2015) a criação ocorreu no governo liberal do Visconde de Ouro Preto, a partir de uma ideia de José do Patrocínio, para BASILE in LINHARES (p. 291, 2000) teria sido José do Patrocínio o organizador da Guarda, não ficando claro se a criação ou a organização ocorreu no gabinete de Ouro Preto ou no de João Alfredo. Tal aspecto deixou a assertiva dúbia.

    III – “Ás vésperas do fim, a monarquia ainda era apoiada pela Igreja, mesmo após a prisão dos bispos D.Vital e D.Macedo Costa”. Nessa assertiva o trecho ainda era apoiada pela Igreja, foi usado de forma equivocada, pois não se trata de apoio e sim rompimento ou não rompimento de uma parte do clero, não da Igreja enquanto instituição subordinada ao Estado, naquele período, conforme a Constituição de 1824. Diante do exposto, duas assertivas, com proposições ambíguas, essa Banca entende que a questão 11 deve ser ANULADA.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br

  • Partido Republicano era minoria no congresso, trata-se de Golpe de Estado (...)


ID
2806414
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considerando o texto abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


Nas primeiras décadas do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das "‘Brigadas Mata-Mosquitos”, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e, as reformas urbanas da região portuária e do centro da cidade, provocaram grande descontentamento entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:

"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência a, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.'”


I. A febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas, na época, pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiríam a convivência mais salubre e higiênica entre os pedestres.

II. O princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional.

III. A imposição da vacina somou-se a insatisfações das camadas mais pobres geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão de inúmeros acontecimentos denominados de Revolta da Vacina.

Alternativas
Comentários
  • "Houve erro na elaboração que deve ser anulada para não prejudicar os candidatos. Também deve ser anulada por não mencionar a fonte de referência do fragmento do discurso de Ruy Barbosa utilizado"

    Fonte: site EsFCEx


ID
2806417
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando o contexto da Primeira República no Brasil (1889-1930), no qual surge o movimento operário, assinale a alternativa correta:


“O crescimento das cidades e a diversificação das suas atividades foram requisites míninos de constituição de um movimento da classe trabalhadora.”

FAUSTO, Boris História do Brasil São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto, fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2000, p. 254. 

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre A e B.Qual seria o erro da letra B?

  • Falar em "sucessivos êxitos" elimina a alternativa B.

  • d) alguém ajudaria com o erro dela?

    se a greve geral foi feita pelo anarcosindicalismo, temos essa parte correta. A parte incorreta está em citar os estados, DF e SP ?

  • A - Com o crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades, concentraram-se fábricas e serviços, constituindo-se num ambiente, com requisitos propícios, para o movimento da classe trabalhadora, esta que tinha uma condição de vida em comum.

    B - O movimento da classe trabalhadora, de maneira geral, nesse período, foi bastante expressivo e alcançou sucessivos êxitos.

    O movimento da classe trabalhadora urbana no curso da Primeira República foi limitado e só excepcionalmente alcançou êxitos.

    C - Era significativo o número de indústrias nesse período, assim como o número de operários, destacando-se assim, respectivamente, o aspecto econômico e político como razões para o sucesso do movimento.

    Reduzido significado da indústria, sob aspecto econômico, e da classe operária, sob o aspecto político.

    D - Os movimentos operários do Distrito Federal e de São Paulo eram iguais em método e em idéias, pois em ambos predominava o anarcosindicalismo.

    Os movimentos operários do DF(RJ) e de SP apresentavam várias diferenças.

    No Rio de Janeiro predominava um vago socialismo e um sindicalismo que hoje chamaríamos " de resultados". Ou seja, o movimento operário carioca tender a buscar o alcance de reivindicações imediatas, como aumento de salario, limitação da jornada de trabalho, salubridade ou de médio alcance, como o reconhecimento dos sindicatos pelos patroes e pelo Estado.

    Em SP predominou o anarcosincicalismo. Eles acreditavam que o seu objetivo seria atingido com a derrubada da burguesia do poder, sem um longo período de transição posterior.

    E -As greves não tinham forte repercussão, ainda que fossem gerais e comprometessem setores chaves do sistema agroexportador como ferrovias e portos.

    As greves só tinham forte repercussão quando eram gerais ou quando atingiam setores-chaves do sistema agroexportador, como as ferrovias e portos.

    Fonte: Boris Fausto, História do Brasil - pág 297

  • o enunciado dar a resposta.

  • Ótimo comentário do colega Uilliam.


ID
2806420
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o exclusivismo comercial português que envolveu a Coroa e o controle da Minas no período colonial brasileiro, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos.

II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias.

III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região.

IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos.(correta)

    II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias.(correta)

    III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região.(errada)

    (foi uma revolta ocorrida em minas gerais entre paulistas e emboabas(forasteiros) não teve como um dos motivos a arrecadação de impostos mas sim a luta pela posse das minas)

    IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa.(essa eu não sei rsrs).

  • I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos. (V)

     

    II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias. (V)

     

    III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região. (F)

     

    FALSO, pois foi uma guerra civil, opondo paulistas de um lado, estrangeiros e baianos de outro.

     

    IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa. (F)

     

    FALSO, Pois, a entrada de frades foi proibida e uma ordem régia ao governador da capitania determinou a prisão de todos os religiosos que nela estivessem "sem emprego ou licença" (1738).

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: HIST. DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Bom, eu acertei a questão, porem quando se fala que a cobrança e o quinto pago eram os impostos mais importantes da quela época, pode ser um pouco equivocado. Entendo que a Derrama e a Finta poderiam ser entendido da mesma maneira como mencionado na questão.

    Finta - 30 arrobas anuais.

    Derrama - Imposto cobrado sobre os não pagos(Finta) / 30 + 100 arrobas anuais.

  •  

    • Paulistas x Portugueses (Emboabas) : Disputa pelo controle da extração aurífera;

    • Os paulistas não se identificavam com a administração colonial portuguesa;

    Capão da Traição: Cerca de 300 paulistas que haviam se rendido, foram massacrados amando do comandante Bento do Amaral Coutinho.

    • Vitória portuguesa.  


ID
2806423
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas propostas e, em seguida, escolha a alternativa correta:


I. As palavras mãe, ontem, chão e bem apresentam ditongos nasais.

II. As palavras baixo, jeito, chapéu e tesouro apresentam ditongos orais crescentes.

III. Os vocábulos área, dieta, mágoa e série possuem ditongos orais decrescentes.

Alternativas
Comentários
  • O TERMO : DIETA  NÃO É DITONGO DECRESCENTE 

    GABARITO : A

  • A alternativa II está errada, porque todas as palavras são ditongos orais decrescentes.

    A alternativa III está errada, porque todas as palavras são ditongos orais crescentes. Obs: De acordo com Bechara "dieta" é ditongo crescente /yé/: dieta

  • Gab.: A - I. As palavras mãe, ontem (=ONTEI), chão e bem apresentam ditongos nasais.

  • Vai ai um bizu para saber oque é ditongo crescente e decrescente

    A E I O U

    5 4 3 4 3

    ex da questão II. As palavras baixo, jeito, chapéu e tesouro

    5,3 4,3 4,3 4,3

    dec dec dec dec

    Fonte// uma aula no youtube que assisti quando fui fazer uma prova da ESA.

    tmj

  • E Só Fecha o NARIZ

  • Olá!

    A reposta correta é a letra: "A". Mas por quê?

    Vamos analisar:

    I- mãe, ontem, chão e bem apresentam ditongos nasais - Correto. 

    As pronúncias dessas palavras têm um som fechado. Faça um teste, com a sua mão esquerda ou direita, aperte a saída de ar do seu nariz e em seguida, pronuncie a palavra: "mãe" ou "ontem" ou "chão" ou "bem". Perceba que haverá uma vibração no seu nariz, durante a pronúncia.

    II- baixo, jeito, chapéu e tesouro apresentam ditongos orais, porém são decrescentes.

    III- área, dieta, mágoa e série apresentam ditongos nasais, mas são crescentes.

    Dica: Ordene as vogais da seguinte forma: A-E-I-O-U.

    Ex1: baixo-> De acordo com a ordenação acima as vogais: "a-i" estão decrescentes.

    Ex2: dieta-> De acordo com a ordenação acima as vogais: "i-a" estão crescentes.

    Att, Douglas Claudio.

  • Alguém sabe me dizer porque ontem e bem são ditongos?

  • Quando m ou n tiverem som de i (som anasalado) serão considerados vogais na fonologia, então Tambem (tambei) é ditongo nasal

  • Renan Matos , porque o sol deles (fonema ) tem sim de “”I””.
  • GAB A

  • você aqui novamente !
  • Obrigado, Bechara. Amo-te.
  • Meu Deus! Cada "professsor" nos comentários. Ditongo nasal também são en /em . Pois quando pronunciados nós colocamos o fonema i. Falamos assim "onteim, beim"

  • Gabarito A


ID
2806426
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Para responder a questão abaixo, considere as palavras a seguir, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.


                    progredir - promoção - projeção

Alternativas
Comentários
  • Pro- movimento para frente progresso, prosseguir.

  • PROGREDIR

    PROMOÇÃO

    PROJEÇÃO

    Esse PRO é latino indica movimento para frente, a favor de.

    A

  • Respondi por eliminação!

    b) Todas apresentam, em sua formação, sufixo que expressa ideia de “instrumento”.

    • progredir - promoção - projeção // não têm os mesmos sufixos.

    c) Todas apresentam, em sua formação, prefixo grego que expressa noção de “anterioridade”.

    • A Palavra "progredir" tem noção de posterioridade.

    d) Todas apresentam, em sua formação, prefixo e sufixo latinos que expressam noção de “início”.

    • progredir - promoção - projeção // nenhuma palavra traz ideia de ínicio.

    e) Todas apresentam o mesmo radical.

    • progredir é o própio radical.
    • promoção vem do ato de "promover".
    • projeção vem do ato de "projetar".

    Espero ter ajudado. Ótimo estudo a todos, Brasil!


ID
2806429
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

Considerando o texto e seu conteúdo, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B) O Bitcoin é uma moeda virtual que apresenta aspectos positivos e negativos, sendo que todos eles estão mais associados aos limites e potencialidades do mundo virtual e suas ferramentas, e menos associados à interferência direta do ser humano.


     "Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha".



  • Letra b

    b)O Bitcoin é uma moeda virtual que apresenta aspectos positivos e negativos, sendo que todos eles estão mais associados aos limites e potencialidades do mundo virtual e suas ferramentas, e menos associados à interferência direta do ser humano.

    Achei a resposta aqui:

    Linha 4: "Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a não existência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações."


ID
2806432
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

No trecho “O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo.”, há:


I. Somente uma preposição essencial.

II. Somente uma locução prepositiva.

III. Duas preposições acidentais.

Alternativas
Comentários
  • I. Somente uma preposição essencial.

    ERRADA. Há duas preposições essenciais = "(...) o conjunto de todas as operações (...)" / "(...) constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos (...)"


    II. Somente uma locução prepositiva.

    CERTA. "(...) constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo."


    III. Duas preposições acidentais.

    ERRADA. Não há palavras de outras classes gramaticais usadas acidentalmente como preposições.


    Creio que seja isso.

  • OK. Apenas em complemento a Lucas Faraco:

    Acho que sobre a I são três as preposições essenciais: esqueceu-se do por, brother.

    [...] o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores [...]

  • Confesso que não pensei nesse "por". Aprendi a reconhecer a preposição com a pergunta da palavra...

    Identifiquei assim o item I: "O que valida a existência (de que?) da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto (de que?) de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares (de que?) de servidores anônimos ao redor do mundo".

    Então, pra mim, seriam essas as preposições essenciais.

    Por favor, me corrijam se eu estiver errada.

  • “O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo.”

     

    I. Preposições essenciais em vermelho.

    II. Locução prepositiva sublinhada.

    III. Não há preposição acidental.

     

    Gabarito: B

  • A preposição é uma palavra invariável que liga duas palavras, estabelecendo entre elas uma relação de dependência.

    preposições essenciais:

    (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre)


ID
2806435
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

No trecho “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha.", há uma:

Alternativas
Comentários
  • No trecho “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro(lado) remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha.", há uma:

    A - Elipse.

    Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.

  • A) Elipse=> consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados pelo contexto do texto.

    B) Gradação=> é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).

    C) Hiperonímia=> como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma ideia de um todo, sendo que desse todo se originam outras ramificações, como é o caso de frutas. Grupo frutas: maçã, banana, uva...

    D) Hiponímia=> demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, laranja, melão e melancia. Essas são palavras hipônimas.

    E) Sinonímia=> são palavras que possuem o significado igual ou semelhante.

  • Segue meu entendimento

    “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro "ELE" remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha."

    ELE: "O sistema"! É um sujeito oculto ou elíptico!

    RESPOSTA: Letra (A)!

  • Por acaso, não seria "zeugma" o termo mais adequado ?


ID
2806438
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas a seguir, em ordem.


Não__________ dúvidas de que as pessoas precisam dormir. A qualidade do descanso está __________ a várias disfunções físicas e psíquicas, desde problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, até o descontrole do peso. “Quase todas as desordens psiquiátricas mostram alguns problemas com o sono”, avalia o psicólogo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia. Antigamente os pesquisadores acreditavam que problemas psiquiátricos é que __________ problemas do sono. Novas pesquisas, no entanto,___________que o que ocorre, na verdade, é o inverso. Ou seja, problemas com o sono é que __________ causar distúrbios mentais.

http.w.w.w.uol.com.br/vivermente/noticias.noites em claro podem causar disturbios psiquiatricos.html

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Não há(verbo impessoal) dúvidas de que as pessoas precisam dormir. A qualidade do descanso está associada a várias disfunções físicas e psíquicas, desde problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, até o descontrole do peso. “Quase todas as desordens psiquiátricas mostram alguns problemas com o sono”, avalia o psicólogo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia. Antigamente os pesquisadores acreditavam que problemas psiquiátricos é que desencadeavam problemas do sono. Novas pesquisas, no entanto,sugerem que o que ocorre, na verdade, é o inverso. Ou seja, problemas com o sono é que podem causar distúrbios mentais.

  • No caso de Associada, Podemos exemplificar na seguinte frase usando a palavra NECESSÁRIO:

    A. É necessário Cautela.

    B. A cautela é necessáriA

    Pelo meu entendimento quando algumas palavras tem preposição a palavra em questão será feminina. outro exemplo:

    A. É proibido entrada.

    B. É proibida a entrada.

  • Meu pensamento para responder a questão foi:

    "É QUE" é partícula expletiva, não funcionando como verbo e pode ser tirada, sem problemas, da frase sem alterar sentido.


ID
2806441
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras possuem radicas gregos:

Alternativas
Comentários
  • Fico no aguardo de uma dica de como distinguir radicais e afixos gregos/latinos e demais... o.O

  • kkkkkk orar para não cair, e se cair, só chutando...

  • Lista de Radicais Gregos, encontrei nesse site, impossível gravar todos,rs. Espero que ajude!

  • para quem não é assinante.. gabarito letra D

  • Dica para resolver esta questão é ir quebrando cada palavra ao meio, por exemplo, poliedro: poli + edro; hidrogênio: hidro +gênio

    mas mesmo assim é ler palavras gregas.

  • esta questão é covardia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fiquei entre a A e D, marquei a errada

  • Sacanagem

    edit***

    Meses depois retorno e percebo quão simples foi resolver essa questão. Tentiva e erro cara, persiste que da certo.

  • Eu só quero ser "puliça" seu examinador :-)

ID
2806444
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a quantidade adequada de acento grave para que o texto abaixo atenda às exigências normativas.


Dercy Gonçalves, Jô Soares e Ana Maria Braga vão se somar, daqui a pouco, a Caetano, Gil e Paulo Coelho (na falta de Raul Seixas) como ícones de uma geração de velhinhos “prafrentex”. Como a psicanalista Angela Mucida mostrou em O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice (Autêntica, 2004), para essa geração, não envelhecemos, desde que possamos reconhecer o desejo e conferir dignidade a ele como centro e razão de uma vida bem realizada. Nossa condição de sujeito se impõe a de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, a condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e a condição de corpo que se degrada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    [...] Nossa condição de sujeito se impõe a de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, a condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e a condição de corpo que se degrada.

  • Não entendi pq a alternativa A está incorreta. Alguém, explica????

  • Errei na prova e errei aqui! :'(

  • alguém sabe explicar por que " a de pessoa" possui acento grave?

  • B

    Haverá crase se o "a" subtender palavra feminina (condição). Posteriormente, é o caso de crase e paralelismo sintático.

    [...] Nossa condição de sujeito se impõe à de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, à condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e à condição de corpo que se degrada.

  • Dercy Gonçalves, Jô Soares e Ana Maria Braga vão se somar, daqui a pouco, a Caetano, Gil e Paulo Coelho (na falta de Raul Seixas) como ícones de uma geração de velhinhos “prafrentex”. Como a psicanalista Angela Mucida mostrou em O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice (Autêntica, 2004), para essa geração, não envelhecemos, desde que possamos reconhecer o desejo e conferir dignidade a ele como centro e razão de uma vida bem realizada. Nossa condição de sujeito se impõe à (condição)de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, à condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e à condição de corpo que se degrada.

  • Sem crase

    daqui a pouco.

    a caetano (É nome masculino)

    a psicanalista - > o

    1, leia a frase

    2.Troque o feminino para o masculino

    a (artigo ) - > o sem crase

    à - > ao. ex1. A mae pediu à filha. / o pai pediu ao filho

    a ele ( a + masc)

    Com Crase

    impõe à (condição de ) de pessoa

    a condição de individuo. (reparar se o regente vem com a preposição a

    à parece interessante = a condição de individuo parece interessante ) .

    a condição de corpo parece interessante

    3 crases = b

  • Dica: Troque por

    NA

    DA

    PELA

    Nossa condição de sujeito se impõe NA de pessoa = CRASE

    que gradualmente perde suas prerrogativas, DA condição de indivíduo = CRASE

    que gradualmente se perde na massa, e PELA condição de corpo que se degrada = CRASE

    Créditos: Gramática Escolar da Língua Portuquesa, p.303

    Evanildo Bechara

  • "A crase e o PARALELISMO."


ID
2806447
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante.

( ) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo.

( ) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular.

Alternativas
Comentários
  • Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular

    ex:Verbo aceitar: aceitado (regular) e aceito (irregular).


    Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.

    ex: Verbo demolir


    Verbos irregulares apresentam alteração no radical ou as terminações fogem ao modelo da conjugação a que pertencem.

    ex: Verbo dizer

  • A

    F - V - V.

  • Colorir => é um verbo defectivo

  • Comentário:

    F - As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera - verbo abundante (colorir é um verbo defectivo e verbos defectivos não apresentam algumas formas. Colorir não têm a 1º pessoa do singular do presente do indicativo);

    V - As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina - há um verbo defectivo (banir é um verbo defectivo, não é conjugado em todos os tempos e pessoas. A maioria dos verbos defectivos é de 3º conjugação - ir);

    V - Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano - há um verbo irregular (fazer é um verbo irregular. Verbos irregulares são conjugados no presente e pretérito perfeito do indicativo, alterando os radicais ou desinências);

  • Sobre a alternativa C:

    O verbo fazer é irregular, na conjugação o radical se altera.

    Exemplo:

    Eu fiz.

    Tu faz.

  • AS CEREJEIRAS COLORIRAM (v. defectivo) OS JARDINS ...

    Verbo abundante é o que tem as duas formas, por exemplo: impresso e imprimido. Eleito e elegido.

    AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO FORAM (v. irregular) MUITO EFICIENTES E BANIRAM (v. defectivo) A ...

    Verbos defectivos são os que não possuem conjugação em todos os tempos, modos e pessoas.

    TODOS OS CANDIDADOS INSCRITOS FIZERAM (v. irregular) BOA PROVA...

    Verbos irregulares são os que sofrem mudança no radical quando conjugados, mas vale lembrar que nos verbos irregulares restam partes do radical no infinitivo. Diferente do que acontece com os verbos anômalos que são completamente modificados, ou seja, o radical muda quando são conjugados. É o caso no verbo SER e do IR.

  • Não reparei no "baniram". Não erro nunca mais!

  • Esse tipo de questão é muito difícil e decoreba não tem jeito é decorar e contar com a sorte de cair a palavra que você decorou. Esse tipo de questão já caiu na EEAR/AFA E ESFCEX

    (F) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante. COLORIR É UM VERBO DEFECTIVO

    VERBOS DEFECTIVOS PESSOAIS:

    Abolir,Colorir,Demolir,Mugir,Acontecer,Doer,Nevar,Adequar,Embair,Ocorrer,Aguerrir,Empedernir,Piar,Anoitecer,Exaurir,Prazer,Aturdir,Explodir,

    Precaver,Banir,Extorquir,Reaver,Cacarejar,Falir,Remir,Carpir,Fornir,Ressarcir,Cocoricar,Foragir...

    VERBOS DEFECTIVOS IMPESSOAIS: verbos que manifestam fenômenos naturais, o verbo haver (no sentido de existir) e o verbo fazer (no sentido de tempo decorrido)

    (V) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo. LEMBRE-SE VERBO DEFECTIVO É AQUELE QUE NÃO POSSUI TODAS AS CONJUGAÇÕES VERBAIS, no caso banir é um verbo defectivo que não possui a conjugação do EU no presente do indicativo.

    (V) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular. Verbo fazer é um verbo irregular.

    • VERBOS IRREGULARES:
    • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
    • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
    • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

    Os verbos irregulares podem ser chamados anômalos quando as alterações sofridas ao seu radical são profundas. É o caso dos verbos ser e ir.

    Querendo ou não português é decoreba seja em que concurso for, decoreba + prática.


ID
2806450
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

( ) A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

( ) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

( ) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

( ) No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

( ) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

Alternativas
Comentários
  • P/não assinantes: Gab a

  • (5) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (1) A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

    (3) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

    (6) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    (4) No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    (2) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica . Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

  • A dica de resolver essa questão é ficar ligado nas referências vagas. por exemplo

    Os participantes[ REFERENCIA VAGA], tiveram... Nota que deveria especificar os participantes antes.. Não podendo ser primeiro período.

    A forma como respiramos..[1]

    Esses feitos...[Deveria mencionar os efeitos antes no texto. ??]

    O efeito...[que efeito?] se eles...[quem são eles??]

    No estudo...[que estudo?] -> impressões vagas mencionadas antes.

    Cientistas comprovara....[2]

    Na alternativa,na posição do primeiro elemento de ordenação .eliminando outras alternativas que não estão em ordem

    e indo pela referencias vagas,quando n especifica antes. será possível a resolução da questão.

    Gabarito a 5 - 1 - 3 - 6 - 4 - 2 .

  • para acertar essa questão eu fui montando o texto alternativa por alternativa... =)

  • Questão mal formulada, deveria ter os números.


ID
2806453
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa na qual as vírgulas foram empregadas adequadamente.


I. Vinte e dois mil, quatrocentos e setenta e um.

II. Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento.

III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida.

Alternativas
Comentários
  • P/ não assinantes: gabarito C

  • I. Vinte e dois mil, quatrocentos e setenta e um. ( NÃO SE USA VIRGULA)

    II. Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento. (SUJEITO COMPOSTO NÃO SE USA VÍRGULA)

    III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida ( COORDENADA ALTERNATIVA, USA VÍRGULA)


    GABARITO C


  • Acredito que na II “casado, ou divorciado” não seja o sujeito, mas sim - “eu” - “eu não irei assinar”

  • II . Ocorre o Hipérbato ( inversão da ordem direta).

    Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento.

    (eu - sujeito oculto) não irei assinar qualquer documento , casado ou divorciado

    ocorre virgula antes do casado e divorciado ,pois são predicativo do sujeito( qualifica o sujeito fora dele)

    A virgula foi colocada incorretamente,

    III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida

    Se coloca a virgula nas conjunções e, ou e nem

  • Na segunda frase, o sujeito está oculto (EU), não é casado ou divorciado como o amigo citou.

  • minha duvida nessa questão quanto a primeira opção foi a seguinte,

    I. Vinte e dois mil = 22.000

    quatrocentos e setenta e um = 461

    agora

    I. Vinte e dois mil quatrocentos e setenta e um = 22.461

    minha duvida foi, ele queria falar do número como um todo ou não, me confundiu ai... ;s


ID
2806456
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


“A ______________ é um dos fatores linguísticos, de ordem semântica, que se revela potencialmente causadora da ambiguidade nos discursos e interações sociocomunicativas.”

Alternativas
Comentários
  • A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante. Pode trazer ambiguidade

  • Para não assinantes: gab D

  • A polissemia é um dos fatores linguísticos, de ordem semântica, que se revela potencialmente causadora da ambiguidade nos discursos e interações sociocomunicativas.

    Ex.: Henrique e eu fomos ao banco solicitar um empréstimo

    Ex.: O banco onde nos sentamos era desconfortável.

  • Figuras de linguagens

    repetição /redundância/ambiguidade: Anáfora,Pleonasmo e polissíndeto (polissemia)

    Polissemia : Palavra que tem mais de um significado.

    Ex1: Ele é o cabeça do projeto (chefe)

    Ex2 Estou com uma terrível dor na cabeça ( parte do corpo)

    questão d

  • Gab.: D

    a) ANTONÍMIA: Relação de sentidos opostos.

    b) HIPERONÍMIA: relação de sentido mais genérico a outro mais específico.

    c) METÁFORA: figura de linguagem com relação de semelhança entre termos.

    d) POLISSEMIA: múltiplos sentidos de um termo.

    e) SINONÍMIA: relação entre termos com sentidos próximos.

  • vem ppmgg. errei mais venha mesmo assim

ID
2806459
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao se dizer algo visando produzir algum efeito, como o convencimento, a surpresa ou a persuasão, por exemplo, sobre o interlocutor de determinado contexto discursivo, pode-se identificar aí um ato:

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: Gab E

  • Discurso ou ato linguístico que produz efeito sobre o ouvinte, que é persuasivo, perlocutório, que surpreende.

  • Atos de fala

    Chamamos de ato de fala, portanto, a toda ação que é realizada através do dizer. As ações que se realizam através dos atos de fala podem ser muito diferentes. Daí a necessidade de distinguir as diversas dimensões que um ato de fala possui. Falamos em dimensões porque em uma única locução podemos realizar diferentes atos de fala. Por exemplo, na frase: "o senhor está pisando no meu pé", realizo ao mesmo tempo três atos de fala. O primeiro deles é o ato locucionário, ou seja, o ato de dizer a frase. O segundo ato é o que Austin chama de ilocucionário, o ato executado na fala, ou seja, ao proferir um ato locucionário. Nesse caso, ao dizer "o senhor está pisando no meu pé" não tive a simples intenção de constatar uma situação, mas a de protestar ou advertir para que a outra pessoa parasse de pisar no meu pé. Por fim, há ainda um terceiro ato, chamado de perlocucionário, que é o de provocar um efeito em outra pessoa através da minha locução, influenciando em seus sentimentos ou pensamentos. Na situação descrita, para que o outro tire o pé de cima do meu. Temos assim o ato locucionário de dizer algo, o ato ilocucionário que realiza uma ação ao ser dito e o perlocucionário quando há a intenção de provocar nos ouvintes certos efeitos (convencer, levar a uma decisão etc.).

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-linguagem-6-austin-e-searle-e-os-atos-de-fala.htm

  • Ilocucionário= é um ato de fala completo, feito em um enunciado típico, que consiste na entrega do conteúdo proposicional do enunciado e uma força ilocucionária particular, por meio do qual o orador afirma, sugere, exige ou promete.

    Implicitação= (ou dedução) é uma das maneiras mais comuns na qual compreendemos inconscientemente o significado dos eventos na vida diária. A sentença de um orador implica em alguma coisa que o ouvinte conclui.

    Pressuposição= ato ou efeito de pressupor; conjectura, suposição.

    Perlocucionário= Discurso ou ato linguístico que produz efeito sobre o ouvinte, que é persuasivo, perlocutório, que surpreende. O discurso dos comerciantes é perlocucionário, por isso acaba convencendo os clientes. (GABARITO)


ID
2806462
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o fenômeno gramatical mais empregado como exercício do preconceito lingüístico. (BAGNO, 2015)

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    ---

    * OBSERVAÇÃO: o exercício exige conhecimento específico de determinado autor. Para se saber mais a respeito do preconceito linguístico, ler o conteúdo deste link: "https://www.todamateria.com.br/preconceito-linguistico/".

    ---

    Bons estudos.

     

  • Essa prova tá bugando meu cérebro.

  • Quee?

  • Acertei, mas nunca nem vi...

  • Essa é uma questão específica de uma das obras do edital do certame. Diante de uma reflexão da tal obra é possível apontar que os "erros" mais comuns na linguagem coloquial/informal/popular são de concordância verbal.

  • ESSE PROFESSOR MARCOS BAGNO FALA MUITO SOBRE O PRECONCEITO LINGUISTICO!

    ACERTEI, POIS JÁ FIZ UMA REDAÇÃO SOBRE PRECONCEITO LINGUISTICO E PELO COTIDIANO NOTAMOS QUE A MAIORIA DOS ERROS DE LINGUA PORTUGUESA SÃO DE CONCORDÂNCIA VERBAL !

  • Pensei em relação a "nós vai" , "a gente vamos" e acertei! kkkk

  • Tive o mesmo pensamento que você Julyane, kkkk ...

  • Pensem no erro comum: " Nós vai..."

  • Eu sai dessa prova atropelada no dia! kkkkkk


ID
2806465
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação aos aspectos relativos à coesão textual, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Dêixis Pessoal

2. Dêixis Textual

3. Dêixis Espacial

4. Dêixis Social


( ) Relação existente entre pessoas que participam do discurso e marcada por pronomes de tratamento - como “magnífico” por exemplo.

( ) Uso de expressões em dado enunciado para fazer referência a algum trecho do discurso em que este enunciado se encontra.

( ) Relação estabelecida a partir do uso de estruturas gramaticais, como os pronomes “eu” e “nós”, em determinados discursos.

( ) Uso de determinadas expressões gramaticais que, no discurso, auxiliam a demonstrar distanciamento entre os interlocutores.

Alternativas
Comentários
  • Permita-me replicar aqui o EXCELENTE comentário do colega Ewerton Santos, na questão Q616588.

     

    1. Deixis pessoal

    Indica as pessoas do discurso, que participam no ato de enunciação.

    Integram este grupo:

    os pronomes pessoais de 1.ª e 2.ª pessoa: eu, tu, nós, vós, me, te, nos, vos...;

    os determinantes e pronomes possessivos de 1.ª e 2.ª pessoa: meu, teu, nosso, vosso...;

    os sufixos flexionais de pessoa-númerocantas, cantamos...;

    os vocativos.

     

    2. Deixis espacial

    Assinala a localização espacial de indivíduos ou objetos, tendo como ponto de referência o lugar em que decorre a enunciação.

    Integram os deíticos espaciais:

    os advérbios com valor locativo (= de lugar): aqui, ali, além, cá, lá...;

    as locuções adverbiais com valor locativoaqui perto, lá de cima...;

    os pronomes e determinantes demonstrativoseste, esse, aquele, aquilo, o outro, o mesmo...;

    alguns verbos que indicam movimentoir, vir, trazer,levar, partir, chegar, aproximar-se, afastar-se, subir, entrar, sair, descer...;

    algumas preposições e locuções prepositivasperante, ao lado de...

    Ex.Dê-me aquele bolo.

    O determinante demonstrativo aquele aponta para um bolo presente no contexto situacional e localiza-o num espaço distante do(s) interlocutor(es).


    3. Deixis temporal

    Localiza, no tempo, factos relacionados com a enunciação (o momento da enunciação e o que, em simultâneo, ocorre com ela; o que ocorre antes do momento da enunciação; o que o locutor pensa que virá a acontecer depois).

    Integram os deíticos temporais:

    os advérbios de tempoontem, hoje, amanhã...;

    locuções adverbiais ou expressões de tempona semana passada, no dia seguinte, no próximo mês...;

    os sufixos flexionais de tempo-momento-aspetofalávamos, cantas...;

    alguns adjetivosfuturo, atual, contemporâneo...;

    alguns nomesvéspera...;

    algumas preposições e locuções prepositivasapós, depois de, antes de...

    Ex.Quando tu entraste, ontem, em casa, a mãe já tinha saído.

    O advérbio ontem é um deítico cujo valor referencial depende do conhecimento acerca do momento de enunciação: será impossível interpretar ontem sem se saber quando foi produzido o enunciado.

    O pretérito perfeito entraste constitui um ponto de referência fundamental, remetendo para um tempo anterior ao da enunciação e, simultaneamente, fixando um ponto de referência discursivamente construído para uma nova relação de anterioridade expressa pelo pretérito mais-que-perfeito composto tinha saído.

     

    4. Deixis social

    Assinala a relação hierárquica existente entre os participantes na interação discursiva e os papéis que desempenham.

    Desempenham a função as formas de tratamentoo senhor, o senhor diretor, o senhor presidente, vossa excelência...


    5. Deixis textual

    Demarca e organiza, anafórica e cataforicamente, o tempo e o espaço do próprio texto (escrito ou oral).

    Constroem a deixis textual expressões como como referir antes, a ideia antes expressa, como se referiu no parágrafo anterior, como se demonstrou acima, veremos seguidamente...

     

     

    GABARITO LETRA C

  • Pessoal, fazendo de trás para frente fica mais fácil de responder.


ID
2806468
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


__________________ são as manifestações mais imediatas da identidade linguística dos falantes. Caracterizam-se por traços segmentais e por traços suprassegmentais.

Alternativas
Comentários
  • Gab - E


    Os sotaques são as manifestações mais imediatas da identidade linguística dos falantes.


    Os sotaques se caracterizam por traços segmentais e por traços suprassegmentais. Os traços segmentais se referem a pronúncias características dos sons da língua: por exemplo, o “S chiado” dos cariocas, o “R caipira”, as vogais pretônicas abertas dos falares nordestinos são traços segmentais. Os traços suprassegmentais têm a ver com a prosódia, isto é, com fatores como entoação, duração, linha melódica etc


    Marcos Bagno - PRECONCEITO LINGUÍSTICO


  • Metalinguagem - é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem.

    O dicionário e a gramática são alguns exemplos. O uso do termo, no entanto, ampliou-se e passou a ser usada em outras linguagens, como a música e o cinema, por exemplo. Para exemplificar, quando uma música fala de si mesma está usando a metalinguagem.

    Tem-se como exemplo a música “Samba de uma Nota Só” que diz “Eis aqui este sambinha feito numa nota só”, referindo-se à própria música. Nas artes plásticas, Van Gogh usou a metalinguagem para fazer a tela “Autorretrato”, em que pintou sua própria imagem.

  • Essa prova tava nivel magistério português


ID
3019915
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A narrativa histórica pode ser considerada uma ferramenta tanto para a aprendizagem quanto para o fazer historiográfico. Dentro da concepção de narrativa, há o que vários historiadores denominam de “micronarrativa”. Sobre isso, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • As "micronarrativas" são as experiências vivenciadas pelas pessoas em todos os âmbitos, incluindo seu repertório, sua história, família, atitude e experiências.


ID
3019918
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da história oral, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C galera.

    A História oral não é um campo espacial ou cronológico da história. mas muito mais uma fonte para se obter informações para produzir História. Geralmente são utilizadas em tempos mais recentes, em que são possíveis entrevistar pessoas e fazer uma crítica e uma reflexão com metodologias sobre os relatos feitos aos entrevistados.

    forte abraço!


ID
3019921
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Parafraseando Lucien Febvre — para quem o conhecimento histórico deve ter como referência “os homens, nunca o Homem” — toma-se inadequado falar em uma “historia da mulher”. Diversas em sua condição social, étnica, raça, crenças religiosas, enfim, na sua trajetória marcada por inúmeras diferenças, cabe, portanto, abordar a “historia das mulheres”.
(SOIHET, Rachel. História das mulheres. In:____VAINFAS, Ronaldo. Domínios da Ilistória: ensaios de leoriae metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p.399).

A história, com raras exceções, até a segunda metade do século XX silenciou e negligenciou diversos indivíduos sociais, entre eles as mulheres. A história das mulheres foi e é uma reação contra esses silêncios. Sobre a história das mulheres observe as afirmativas abaixo, use “V” quando for verdadeiro e “F” quando for falso, depois assinale a sequência correta.

( ) Os novos rumos e as novas abordagens assumidos pela história cultural pluralizaram os objetos da história e, nessa perspectiva, as mulheres assumiram na historiografia a condição de sujeitos históricos.
( ) As lutas sociais estão desassociadas da história das mulheres, constituindo-se apenas uma disciplina acadêmica sem perspectivas práticas.
( ) A história positivista, devido a sua exclusiva atenção pela política, privilegiou as fontes oficiais, militares, diplomáticas, em que as mulheres pouco aparecem, construindo uma história dos homens para os homens.

Alternativas
Comentários
  • Lucien Febfvre fez parte da Escola dos Annales em1924 junto com Marc Bloch. Ambos promoveram inumeras inovações em metodologias de Estudos em História. Privilegiando não apenas a História política, mas também cultural, economico e social. Alem disso, estabeleceu-se novas narrativas históricas, focadas em novos agentes históricos que antes não eram estudados pelos historiadores.

    Gab C!

    Forte Abraço

  • Gabarito B

    1) Os novos rumos e as novas abordagens assumidos pela história cultural pluralizaram os objetos da história e, nessa perspectiva, as mulheres assumiram na historiografia a condição de sujeitos históricos.Verdade

    2) Correto:A luta social está associada a história das mulheres, constituindo-se uma disciplina acadêmica com perspectivas práticas

    3)A história positivista, devido a sua exclusiva atenção pela política, privilegiou as fontes oficiais, militares, diplomáticas, em que as mulheres pouco aparecem, construindo uma história dos homens para os homens.FALSO--> Pensando que os líderes estudados eram na maioria Homens as mulheres acabam sendo invisibilizada.


ID
3019924
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Edgard Ferreira Neto afirmava que não há uma “história dos vencidos”. Com base na afirmação acima, analise as afirmativas colocando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) O poder cultural dos europeus efetivou-se sobre os Ameríndios na época dos contatos.
( ) Os contatos culturais se deram de forma simples e seu entendimento é marcado pelo estudo do etnocentrismo.
( ) Houve efeitos culturais recíprocos entre as culturas que se colocavam em contato.

Alternativas

ID
3019927
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o historiador Perry Anderson, apesar de “muitas das técnicas do sistema absolutista terem sido criadas na Itália”, essa região não logrou desenvolver um absolutismo nacional. Assinale a opção que contém a explicação do autor a esse problema histórico.
(Percy Anderson, Linhagens do Estado absolutista).

Alternativas

ID
3019930
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a relação entre a cultura eclesiástica e letrada controlada pela Igreja Católica e as culturas populares na Idade Média, às vezes compreendidas como folclóricas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "E"

  • COMECE AGORA A SUA PREPARAÇÃO PARA A EsPCEX

    - Aulas gravadas com todo o conteúdo previsto no edital;

    - Módulos de Exercícios Comentados;

    - Simulados;

    - Acompanhamento com o 1º Ten Thiago Henrique e o Coach Militar através de grupos EXCLUSIVOS no Telegram;

    - Acesso pelo computador, tablet ou celular;

    - Baixe as aulas no celular e assista mesmo off-line;

    - Preparação para o TAF e instruções Pré-Militares;

    - Curso 100% on-line; https://go.hotmart.com/P38387114I

  • A alternativa é a letra E . Os homens da Baixa Idade Média ( sec XI- XV) sofreram uma transformação significativa com as Cruzadas. Uma das consequências desse processo histórico foi o contato com religiões orientais, que apresentavam diferentes perspectivas sobre o mundo. Essa diversidade provocará movimentos heréticos , como o dos valdenses e o dos cátaros ou albigenses.

  • ACERTEI TODAS DA EsFCEX!!!!! e sou do ensino médio


ID
3019933
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ocidente medieval as relações feudo-vassálicas eram estabelecidas por meio de três ações: a homenagem, a fidelidade e a investidura. Além disso, a troca de feudo envolvia o consilium e o auxilum. Sobre isso, analise as alternativas e assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • consilium significa apoio político

    auxilium significa assistência militar

    resposta: A


ID
3019936
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1924, o historiador Marc Bloch publicou o livro "Reis Taumaturgos: o caráter sobrenatural do poder régio: França e Inglaterra” e deu um passo importante para o desenvolvimento de uma nova história política, não mais atenta apenas em descrever dinastias, batalhas e reinos, mas pondo em evidência suas relações com o imaginário, com o mágico. A partir do que foi apontado acima, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa que está correta.

( ) A nova história política permitiu historicizar o que antes era considerada apenas como anedota.
( ) O fenômeno atribuído aos reis franceses e ingleses de curar escrófulas (adenite tuberculosa), com o toque das mãos é característico do medievo, os ritos de cura não poderíam ser difundidos na modernidade, visto que a medicina e outras formas de conhecimento deslegitimariam tais práticas.
( ) O caráter sobrenatural do poder dos reis franceses e ingleses tem elementos de legitimidade anteriores às dinastias Capetingia e Plantageneta, de meados do século XIII. Pepino, o Breve, no século VIII, e os reis posteriores a ele, já haviam legitimado o seu poder a partir de uma cerimônia influenciada no Antigo Testamento: a unção régia constituía-se, portanto em um rito de sacralização do monarca.

Alternativas
Comentários
  • Alt. A

    Por não saber o significado de anedota acabei errando.

    Anedota:Pormenor curioso e pouco divulgado que ocorre, em segundo plano, sobre uma certa personagem ou evento histórico; caso.

  • Gabito A.

    Mac Bloch foi um Historiador medievalista que fez parte da Escola dos Annales em 1924. Responsável por desenvolver novos métodos de pesquisa científica em História. O Historiador produzia História para além dos grandes feitos e grandes relatos. Se preocupava também com questões econômicas, sociais e culturais. Atentava-se e produzia a história dos "esquecidos" pela história.

    Um abç!


ID
3019939
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Marque a opção cujo conteúdo corresponde à realidade da democracia na Grécia antiga.

Alternativas
Comentários
  • Democracia Grega é baseada no Povo

    Poder dado aos Demos == Democracia na mão do Povo

    Lembrando que (Demos), é um conjunto de tribos chamados de ( Genos ), que forma a Polis.

  • A democracia grega era exercida diretamente pelos cidadãos, com votações realizadas em espaços públicos.

  • Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista. Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos.

  • Cidadãos não são todos indivíduos. Aqueles que se encontrarão na ágora para execer seu direito de voto direito são todos cidadãos, salvo mulher, escravo e estrangeiro.

    LETRA D

    APMBB

  • Democracia grega era nessa espécie de votação citada na alternativa D.

    Homens eram quem podia exercer a cidadania.

    APMBB


ID
3019942
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.

Iniciou-se assim o/ (a) _______________ , cujo objetivo era atualizar, dinamizar, revitalizar os estudos tradicionais, baseado no programa de _______________ , que incluíam a poesia, a filosofia, a história, a matemática e a eloquência, disciplina esta resultante da fusão entre a retórica e a filosofia. Assim, num sentido estrito, os _______________ eram, por definição, os homens empenhados nessa reforma educacional. ( ...) Os estudos deviam ser centrados exclusivamente sobre os textos dos autores da _______________ , (....). Significava, pois, um desafio para a cultura dominante e uma tentativa de abolir a tradição intelectual medieval.
Adaptado (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas. Editora da Unicamp, 1984, p. 15). 

Alternativas
Comentários
  • essa foi covardia kkkkkkkkk, mas tá fácil.( letra E)

  • Fiquei entre a D e E, mas deu pra saber que era a E quando falou em antiguidade clássica. Porque os humanistas na época do Renascimento focaram-se nas obras Antiguidade.

    E

  • Mas os Humanistas não foi da época do renascimento??


ID
3019945
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A “guerra dos bárbaros” representou uma ruptura na história da América Portuguesa, pois prefaciou um ciclo de hostilidades que dizimou uma diversidade de povos indígenas que habitavam o sertão. Sobre isso, analise as alternativas e assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA D

    Os Tapuias eram os grupos indígenas que habitavam o interior e tinham diversidade linguística e cultural, diferentemente dos Índios Tupi, que eram os índios “conhecidos” que falavam a mesma língua e habitavam o litoral.

    Na verdade, o que moveu essa disputa por terras foi o crescimento da sociedade canavieira que buscava novas áreas de exploração. A exploração colonial no sertão partiu, sobretudo, dos senhores de Salvador e Olinda, dois dos maiores núcleos urbanos da América portuguesa.

    Os pecuaristas que chegaram nessas terras para se estabelecerem ao longo dos rios do sertão começaram a expulsar os índios que habitavam a região. Como eles ofereciam resistência, começaram a chamá-los de tapuias que significa bárbaros.

    Todos os conflitos que se estabeleceram durante a metade do século XVII e início do século XVIII, envolvendo os colonizadores e os índios Tapuias, culminaram na expressão “Guerra dos bárbaros” usada tanto pela Coroa de Portugal como pela sociedade açucareira. Dessa forma, os índios além de serem considerados selvagens, foram generalizados como se todos pertencessem a um mesmo grupo.

  • Com a expulsão dos holandeses do território em 1654, os portugueses puderam retomar o avanço em direção ao interior nordestino, expandindo as fazendas de gado e perseguindo as etnias indígenas. Porém houve resistência de diversas etnias indígenas.

    Confederação dos Bárbaros foi derrotada somente em 1713.

  • A partir do século XVII, a pecuária foi paulatinamente sendo levada para o interior da região, espalhando-se pelo agreste e alcançando o sertão. A criação de gado permitiu a ascensão econômica e social de alguns habitantes do local, e a Guerra dos Bárbaros tornou-se um meio para alcançar esse fim, pois, por seu intermédio, conquistava-se o direito a sesmarias, condição essencial para a montagem de uma fazenda de gado. A resistência indígena foi a maior barreira à expansão da pecuária, pois ela só se desenvolveu, ampliando o seu mercado, após o final do conflito, quando as terras estavam “limpas” dos indígenas.

  • Famosas guerras justas

  • GABARITO: D

    d) Para os colonos, desejosos em obter terras, os índios representavam um entrave à expansão das fazendas de gado, por isso, deveriam ser exterminados.

    Os Tapuias eram os grupos indígenas que habitavam o interior e tinham diversidade linguística e cultural, diferentemente dos Índios Tupi, que eram os índios “conhecidos” que falavam a mesma língua e habitavam o litoral.

    Na verdade, o que moveu essa disputa por terras foi o crescimento da sociedade canavieira que buscava novas áreas de exploração. A exploração colonial no sertão partiu, sobretudo, dos senhores de Salvador e Olinda, dois dos maiores núcleos urbanos da América portuguesa.

    Os pecuaristas que chegaram nessas terras para se estabelecerem ao longo dos rios do sertão começaram a expulsar os índios que habitavam a região. Como eles ofereciam resistência, começaram a chamá-los de tapuias que significa bárbaros.

    Todos os conflitos que se estabeleceram durante a metade do século XVII e início do século XVIII, envolvendo os colonizadores e os índios Tapuias, culminaram na expressão “Guerra dos bárbaros” usada tanto pela Coroa de Portugal como pela sociedade açucareira. Dessa forma, os índios além de serem considerados selvagens, foram generalizados como se todos pertencessem a um mesmo grupo.

  • GUERRA DOS BÁRBAROS

    Para os colonos, desejosos em obter terras, os índios representavam um entrave à expansão das fazendas de gado, por isso, deveriam ser exterminados.

    GABARITO - D


ID
3019948
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento, movimento que floresceu entre a desestruturação do mundo Medieval e o surgimento da Era Moderna e que teve dimensões políticas, culturais e econômicas é, segundo o historiado Nicolau Sevcenko, “um desses momentos particularmente interessantes da História, em que o homem aparece transtornado, atônito, sufocado pelo peso da própria liberdade. (...) O Renascimento constitui, por isso, uma das mais fascinantes aventuras intelectuais da humanidade.”
(SEVCENKO, Nicolau, 1984.p.4)

Sobre as mudanças na ordem social que gerou as características e as condições para o surgimento do homem renascentista, analise os enunciados abaixo e utilize “V”, quando for verdadeiro e “F” quando for falsa, e assinale a alternativa correta.

( ) O comércio e os saberes se desenvolviam de modo mútuo. A inventividade técnica era incitada pelo comércio e vice-versa. Técnicas foram inventadas para melhoria das necessidades cotidianas do mundo europeu, como a agricultura, a mineração, a metalurgia, a construção naval e os armamentos de guerra.
( ) O êxito do indivíduo na nova ordem social dependia, segundo Maquiavel do acaso, do engenho, da astúcia e riqueza.
( ) A quebra dos antigos laços sociais de dependência como a servidão possibilitou a liberação do indivíduo e o impulsionou para a concorrência com os demais sujeitos, estimulando sua criatividade.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23


ID
3019951
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É com o objetivo de fomentar o diálogo sobre a questão da alteridade que Todorov sustenta a tese sobre o desconhecimento do outro pelos espanhóis ao narrar a descoberta da América e sua conquista. A partir do ponto de vista desse autor sobre a visão do outro no contexto do descobrimento da América, analise as alternativas e assinale a resposta correta.

I. O autor, ao contextualizar temporalmente os personagens evidenciados nas fontes, traça diversas conexões entre os discursos produzidos em cada tempo e as relações de poder travadas na época da conquista.
II. A tese central de Todorov sobre a vitória espanhola contra os Astecas, está centrada na incapacidade dos indígenas em entender e comunicar-se individualmente com o outro.
III. Todorov utiliza um aparato documental produzido pelos conquistadores e missionários espanhóis, tais como cartas e diários. Sua leitura é a de um semiótico, pois analisa as fontes de formas discursivas.
IV. Ao problematizar a questão do outro, Todorov se propôs a comprovar que os espanhóis não conheciam os indígenas. O contato entre os distintos povos não resultou na compreensão, mas na destruição e massacre dos índios pelos conquistadores.

Alternativas

ID
3019954
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre as opções que seguem, assinale aquela que explica, mesmo que parcialmente, o processo que levou à derrota dos astecas em 1519 e abriu o caminho para a consolidação da conquista do território que viria a constituir-se no vice-reinado da Nova Espanha.

Alternativas
Comentários
  • Cortés conseguiu fazer uma aliança com o povo totonaque, que estava submetido aos astecas e era obrigado a pagar altíssimos impostos para o imperador Montezuma. Os  tlaxcaltecas também foram anexados.

    Ou seja, Cortez procurou fazer alianças com povos locais que eram subordinados antes aos Astecas.

    Letra D

  • GABARITO: LETRA D

    Pra entender essa relação é só lembrar daquela frase: " O inimigo do meu inimigo é meu amigo"

    Os espanhóis, assim como os portugueses fizeram aqui no Brasil, usavam as relações de inimizade entre os nativos para tirar proveito e formar alianças.


ID
3019957
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A legislação colonial no Brasil era antiquilombista, basta lembrarmo-nos da Ordem Régia de 1699 que eximia de punição os moradores que matassem algum quilombola e, da determinação que um reduto de cinco escravos fugidos já constituía um quilombo. Sobre os quilombos no Brasil colonial, analise as assertivas abaixo colocando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) Os quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.
( ) O processo de criminalização das fugas dos escravizados repercutiu em uma ameaça constante aos grupos autônomos de negros livres tomando sua liberdade sempre relativa. Os alforriados que viviam nos sertões, por exemplo, corriam o risco de retomar à escravidão, acusados de ser fugitivos e serem capturados pelos capitães-do-mato que saiam em busca de recompensa.
( ) Pelos constantes riscos, os quilombos deixaram gradualmente de ser uma forma de resistência à escravidão.

Alternativas
Comentários
  • falsa: quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.

    Os alforriados não precisavam viver em quilombos, pois os quilombos eram constituídos por escravos fugitivos.

    ___________________________________

    verdadeira: O processo de criminalização das fugas dos escravizados repercutiu em uma ameaça constante aos grupos autônomos de negros livres tomando sua liberdade sempre relativa. Os alforriados que viviam nos sertões, por exemplo, corriam o risco de retomar à escravidão, acusados de ser fugitivos e serem capturados pelos capitães-do-mato que saiam em busca de recompensa.

    _________________________________________________________

    Falsa: Pelos constantes riscos, os quilombos deixaram gradualmente de ser uma forma de resistência à escravidão.

    os quilombos só deixaram de existir após o fim da escravidão.

    Foco gerreiros (as).

  • (E) Os quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.

    O quilombo do Catucá, por exemplo, era próximo ao litoral. Logo o "SEMPRE" torna-se incorreto.

    (E) Pelos constantes riscos, os quilombos deixaram gradualmente de ser uma forma de resistência à escravidão.

    Foram exterminados, exemplo disso é o Quilombo dos Palmares.

  • Os quilombos foram uma possibilidade plausível dos negros escravizados ou alforriados viverem fora do jugo da escravidão. Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão, o isolamento desses agrupamentos de negros permitia a liberdade negada pelo sistema escravista.

    Dentro dos quilombos também existia escravidão como pagamento de crimes e dívidas.

  • Falsa: “Constituídos sempre nas regiões ermas do sertão”

    Não era raro que houvesse quilombos em área de difícil acesso a alguns poucos quilômetros das cidades. Às vezes colados a elas, como os quilombos existentes nas matas do Catete, das Laranjeiras, do Engenho Velho e da Tijuca, no Rio de Janeiro, e em Brotas e Itapagipe, em Salvador... (Alberto da Costa e Silva)

    Verdadeira: Os escravos livres também viviam em quilombos, além de buscar segurança, também era pela questão identitária.

    Falsa: Os quilombos nunca deixaram de ser uma forma de resistência à escravidão, principalmente no Brasil Colônia. Vale lembrar que, nos dias atuais, as comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros.


ID
3019960
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O tráfico de africanos para a América portuguesa consolidou-se no último quarto do século XVI, ao tempo em que a agricultura de exportação da cana-de-açúcar passava a demandar mais e mais braços. E chegou ao século XIX, seguindo a sua lógica de desumanização. Sobre o tráfico de africanos para a América portuguesa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E

    Alimentou fazendas, minas e cidades da América portuguesa, sendo a via principal utilizada pelos produtores para promover a reprodução do sistema de trabalho escravo.

  • O tráfico de africanos era considerada uma atividade muito lucrativa para os portugueses.

  • e]

  • A Cachaça era a moeda oficial do tráfico de escravos negros para o Brasil.

    FOCO, FORÇA e FÉ


ID
3019963
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Inglaterra teve o pioneirismo no fazer a revolução industrial, não tendo a necessidade de competição com outras áreas industriais nessa fase inicial, como haverá nos séculos seguintes. Assinale a opção que traz uma condição dessa primeira fase da revolução industrial inglesa.

Alternativas
Comentários
  • A LETRA E VC JÁ ELIMINA DE CARA.

    OS EUA EXPORTAVAM ALGODÃO PARA OS INGLESES NESSE PERÍODO!!

    PRIMEIRA REVOLUÇÃO ERA FOCADA NA INDUSTRIA têxtil

  • falta de humildade


ID
3019966
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das grandes discussões da historiografia contemporânea diz respeito ao surgimento das nações, dos nacionalismos e dos sentidos de nacionalidade. A esse respeito, assinale a opção que é condizente com a história do nacionalismo no cenário europeu ocidental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C. Para não assinantes.


ID
3019969
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As potências europeias utilizaram o sistema de colonização na América durante séculos. Quase todas essas colônias foram perdidas entre os séculos XVIII e XIX. A partilha da África, a partir do final do século XIX, passou a cumprir uma nova etapa no processo de submissão do globo terrestre aos europeus, agora já numa fase capitalista e imperialista. Assinale a opção que é representativa do momento histórico em pauta, conhecido como a partilha do continente africano.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do rei Leopoldo II, da Bélgica, em fundar um império ultramarino na África, e a busca de Portugal pelos territórios que ligassem Angola a Moçambique.

    LETRA E


ID
3019972
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O imperialismo ou a cultura imperialista inventou uma África. O ocidente construiu uma nova consciência planetária segundo sua cosmovisão, propagando estereótipos instituídos através do “olhar imperial”. A Lei N° 10.639/03 foi um marco no Brasil, na tentativa de descolonizar o ensino e criar outras visões sobre a África por meio do ensino de história. Analise os enunciados abaixo e assinale entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa acerca dos impactos culturais do imperialismo nas percepções sobre o continente africano. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Embora criada de maneira estereotipada, a historiografia europeia, devido à renovação de seus paradigmas não encontrou no uso da oralidade um empecilho para escrever a história do continente africano.
( ) O sistema classificatório dos países imperialistas justificou ideologicamente os genocídios como o praticado pelos Bôeres na África do Sul.
( ) As obras produzidas sobre o continente africano possuem pré-noções, pré-conceitos. Os africanos são identificados por aspectos fisiológicos. O termo “africano”, ganha um significado único: negro, diluindo todas as diversidades culturais do continente em um único sentido racial.

Alternativas
Comentários
  • Qual foi o empecilho encontrado? Favor, alguém pode explicar a I.

  • Sabendo que:

    • A dificuldade em desconstruir essas inverdades a respeito dos povos africanos é complexa, pois existe uma visão, sempre de sentido pejorativo, preconceituoso, sobre o continente africano;
    • O fato de a História oficial da humanidade ser baseada nos padrões europeus, ou seja, eurocêntricos, nos distancia de uma visão otimista e impede a identificação dos traços do passado intelectual e científico desses povos em nossa realidade.
    • Observamos na escrita da história que a maioria dos pesquisadores sobre o tema “África” ainda persistem no modelo da história oficial. 

    Q:( ) Embora criada de maneira estereotipada, a historiografia europeia, devido à renovação de seus paradigmas não encontrou no uso da oralidade um empecilho para escrever a história do continente africano. FALSO

    Renovar paradigma seria fazer algo diferente do que vem sendo feito., ou seja, na história. não houve mudança no jeito de pensar sobre o continente africano.


ID
3019975
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A ascensão dos movimentos operários e socialistas como movimentos fundamentais para a emancipação dos desprivilegiados, incontestavelmente incentivou as mulheres à busca de sua liberdade;” Durante o século XIX, vários foram os países que assistiram à “emergência da mulher” tanto no contexto social quanto no mundo do trabalho. (HOBSBAWN, Eric. A Era dos Impérios. 1875-1914. São Paulo: Paz e terra, 1988.)

Sobre isso, analise as alternativas e assinale a resposta correta.

I. Algum grau de emancipação feminina era necessário para as famílias da classe média porque nem todas eram suficientemente ricas para manter financeiramente as filhas quando elas não casavam ou trabalhavam.
II. A propaganda de consumo via nas mulheres operárias um potencial comércio capitalista, já que os artigos de luxo feminino não se restringiam às mulheres da classe média.
III. Tanto a economia de serviços quanto as ocupações terciárias proporcionou às mulheres uma maior possibilidade de empregos, por outro lado, a ascensão da economia de consumo fez delas o alvo principal do mercado capitalista.
IV. O mercado capitalista de artigos femininos apreciava as propagandas publicitárias dirigidas às mulheres como consumidoras, sem integrá-las como realizadoras.

Alternativas
Comentários
  • I. Algum grau de emancipação feminina era necessário para as famílias da classe média porque nem todas eram suficientemente ricas para manter financeiramente as filhas quando elas não casavam ou trabalhavam. 

    Correta, pelo motivo de que agora a mulher precisa sim sair de casa para aumentar a renda da casa e fazer sua família ter uma vida mais " confortável"

    Eliminamos D, B e E

    II. A propaganda de consumo via nas mulheres operárias um potencial comércio capitalista, já que os artigos de luxo feminino não se restringiam às mulheres da classe média. 

    Errada, se restringiam sim às mulheres de classe média e classe alta porque como que eles iam se restringir as mulheres de classe baixo sendo que os salários delas eram muito baixo e elas trabalhavam diversas horas por dia

    matamos a questão

    III. Tanto a economia de serviços quanto as ocupações terciárias proporcionou às mulheres uma maior possibilidade de empregos, por outro lado, a ascensão da economia de consumo fez delas o alvo principal do mercado capitalista. 

    Correta, a mulher agora sai de casa pra aumentar a renda familiar e com esse dinheiro aumenta a quantidade de produtos comprados

    IV. O mercado capitalista de artigos femininos apreciava as propagandas publicitárias dirigidas às mulheres como consumidoras, sem integrá-las como realizadoras.

    Errada, a alternativa na minha opinião se torna falsa quando ele fala " sem integrá-las como realizadoras.", mas como se o alvo dos produtos femininos foram dirigidas principalmente para as mulheres e aumentou mais quando elas entraram no mercado de trabalho


ID
3019978
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o historiador Eric Hobsbawm, a Era dos Impérios foi marcada e dominada por muitas contradições. Foi ainda, uma era de paz sem paralelo no mundo ocidental, mas que terminou por gerar uma era de guerras mundiais igualmente sem paralelo.
(HOBSBAWN, Eric. A Era dos Impérios. 1875-L914. Sâo Paulo: Paz e Terra, 1988.)

Sobre a denominada Era dos Impérios, analise as assertivas abaixo colocando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) Houve uma estabilidade social crescente naquelas zonas econômicas industriais desenvolvidas que permitiram a pequenos grupos conquistar e dominar vastos impérios.
( ) Foi o período em que os movimentos organizados da massa trabalhadora emergiu no contexto de intensas disputas políticas sindicais que se divergiam quanto a derrubada do capitalismo.
( ) Foi um período em que as instituições políticas e culturais do liberalismo burguês se estenderam às massas operárias que viviam nessas sociedades.

Alternativas

ID
3019981
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na segunda década do século XX, os Estados Unidos viviam a euforia do período que convencionou chamar de “A nova era americana”, os cidadãos usufruíam de riquezas e o país da liderança econômica mundial. Esses anos de euforia foram abalados em 1929 com o Crack da Bolsa de Nova York que deu início à crise generalizada do capitalismo liberal. Com base no texto acima, analise as assertivas colocando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) A euforia econômica e o clima de prosperidade sem limites nos Estados Unidos dos anos 20, escondiam um contexto de misérias e intolerâncias em que a população negra e latina era as principais vítimas.
( ) O fato do partido Nazista e Fascista encontrar soluções mais rápidas para a crise deflagrada em 1929, afirmou o poder dos lideres totalitários e justificou suas políticas.
( ) A crise do capitalismo liberal era inevitável, mesmo diminuindo o ritmo de produção após a Primeira Guerra Mundial, não havia como conter o colapso da economia.

Alternativas

ID
3019984
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Churchill, presidente dos EUA em 1946, proferiu a famosa frase que se tornou símbolo da Guerra Fria: “uma cortina de ferro descera sobre metade da Europa”. A partir de então os rumos desse conflito mundial começam a ser delineados, dividindo o mundo em duas zonas de influência. Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre a Guerra Fria e assinale a opção que contenha as assertivas corretas.

I. A Doutrina Truman e o Plano Marshall fincaram as bases para a divisão dos blocos políticos militares, tomando real a partilha da Europa.
II. A Corrida Armamentista e o grande vulto de armas e economias militarizadas, após a Guerra Fria, parecem ter sido pulverizadas e perdido a dinâmica e o sentido de sua existência.
III. Ao utilizar o espectro de uma ameaça externa, os EUA conquistou a unidade e o domínio do mundo capitalista, movendo-o contra a URSS.
IV. Apesar da ameaça constante e o medo do colapso do mundo através de uma guerra nuclear, a Guerra Fria, de modo objetivo não incorria no risco de uma guerra bélica mundial efetiva.

Alternativas

ID
3019987
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Decreto Imperial n° 426, de 24 de julho de 1845, estabeleceu o Regulamento das Missões e Catequese dos índios do Brasil. Sobre essa legislação analise as alternativas e assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • entralizou-se as estruturas judiciárias e das forças de repressão, com a passagem da nomeação dos juizes de direito e de comandantes da Guarda Nacional para as mãos do ministro da Justiça.

    GAB-E

  • Mano, essa questão é absurdamente de dificil.

    GAB E

  • O cargo de diretor-geral dos índios foi criado pelo decreto n. 426, de 24 de julho de 1845, que aprovou o regulamento das missões de catequese e civilização indígenas. O cargo deveria ser estabelecido em todas as províncias brasileiras e tinha por atribuição administrar a implementação das medidas previstas no regulamento das missões, bem como o estabelecimento dos aldeamentos provinciais e a política de catequese e civilização dos índios.


ID
3019990
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil viveu, na década de 1830, um dos seus mais agitados períodos políticos, com inúmeros motins urbanos, de curta e de média duração, e com revoltas rurais de média e longa duração. As forças conservadoras passaram a clamar por mudanças legais que contribuíssem para a superação desse quadro de profunda instabilidade. Assinale aquela que foi uma das mais importantes medidas para o combate às rebeldias, quando o país corria sérios riscos de fragmentação territorial ao final da década.

Alternativas
Comentários
  • entralizou-se as estruturas judiciárias e das forças de repressão, com a passagem da nomeação dos juizes de direito e de comandantes da Guarda Nacional para as mãos do ministro da Justiça.

    RESPOSTA- B

  • Ocorreu na Regência Una de Araújo Lima representou a subida ao poder dos regressistas, depois da incapacidade de Diogo Feijó em controlar as rebeliões provinciais. Araújo Lima, o marquês de Olinda, era um grande proprietário de terras de Pernambuco e sua regência consolidou o processo de centralização política do poder do Estado no governo central do Rio de Janeiro.

    Fonte:

  • só pra complementar...

    1838 o Brasil era um barril de pólvora (pórva como dizia minha avó).

    amigos, era revolta no Pará (grão-pará da época/cabanagem); maranhão (balaiada); bahia (sabinada); e no sul com os farrapos.

    o bicho tava pegando kkkk

  • Regência Trina Permanente

    Em junho de 1831, a Assembleia Geral elegeu a Regência Trina Permanente, formada por três moderados (grupo composto pela direita liberal, que lutava pelos interesses dos grandes fazendeiros): os deputados Bráulio Muniz e Costa Carvalho e o brigadeiro Lima e Silva.

    Porém, quem despontou como homem forte do novo governo foi o Ministro da Justiça, Diogo Feijó. Ainda em 1831, ele criou a Guarda Nacional, um corpo militar comandado pelos grandes fazendeiros - os quais receberam a patente de coronel -, que foi usado pra reprimir com violência as manifestações das parcelas mais exaltadas da população.

    Fonte: Guia do Estudante


ID
3019993
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da implementação da mão de obra imigrante nas décadas finais do período monárquico, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Gabarito B O sistema de colonato é caracterizado pela "doação" de terras a colonos que ficavam com parte da sua produção e outra parte era passada aos donos da terra. Característica do período.
  • Os latifundiários ainda estavam acostumados ao sistema escravista mesmo com a abolição da ecravatura em 1888, não seria de uma hora para outra que os trabalhadores teriam todos os seus direitos (Passaram a alcançá-los principalmente no "Governo Provisório" de Vargas). Por isso que a situação empregado-trabalhador ainda era muito próxima à do período colonial (colonato)

  • CARACTERIZA-SE PELAS DOAÇÕES DE TERRAS A COLONOS PARA QUE PLANTASSEM, PARTE DESSA PLANTAÇÃO ERA PASSADA PARA DONOS DA TERRA E PARTE ELES FICAVAM PARA SEU PRÓPRIO CONSUMO.

  • Gostaria de solicitar o comentário do professor, pois nesse período houve dois tipos de imigração para o Brasil, uma com caráter colonialista que vai de encontro a alternativa B e outra que vai contra, isto é, os imigrantes tinham salários o que se aproxima do sistema capitalista. Respectivamente, imigração de parceria e subvencionada.

  • A mão de obra imigrante

    Após 1850, com a dificuldade para obtenção de mão-de-obra escrava, a produção do Vale do Paraíba entrou em declínio. Outros dois fatores também contribuíram para isso: o esgotamento de terras cultiváveis na região e o envelhecimento dos cafezais, que geralmente rendiam colheitas produtivas por 15 anos. Já no Oeste Paulista, a proibição do tráfico fez com que os cafeicultores passassem a investir na substituição do trabalho compulsório pela mão de obra livre, em especial a de imigrantes vindos da Europa.

    O processo de unificação da Itália e Alemanha na segunda metade do século XIX foi acompanhado da expulsão de muitos camponeses de suas terras, o que fazia com que muitos fossem “fazer a América” em países como os Estados Unidos, a Argentina e o Brasil.

    Para o Império, a entrada destes imigrantes era benéfica não somente para suprir a demanda por trabalhadores nas lavouras de café diante do lento fim da escravidão, mas também ia ao encontro de um ideal de embranquecimento em voga no período, inspirado em teorias racialistas trazidas da Europa que defendiam a superioridade da raça branca sobre outros povos.

    Em 1847, o senador Nicolau Vergueiro (1778-1859) introduziu o sistema de parcerias para estimular a vinda de europeus, modelo no qual todos os custos das viagens e instalação para o paíseram financiados pelos cafeicultores. Em troca, os recém-chegados deveriam trabalhar nas lavouras de café até ressarcirem seus “parceiros” de seu investimento, com juros de 6% ao ano. 


ID
3019996
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A votação da Lei Rio Branco (também denominada Lei do Ventre Livre), de 1871, gerou grandes debates na imprensa e na sociedade brasileira, opondo os setores e grupos sociais a partir das suas posições diante da nova realidade a ser instaurada por ela. Sobre a discussão e a aprovação da lei, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco, foi promulgada em 28 de setembro de 1871 e determinava que os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir desta data ficariam livres, conforme consta no primeiro artigo:

    Segundo o historiador Boris Fausto a Lei do Ventre livre não é nada revolucionária mas ainda assim cria problemas nas relações com as bases de apoio como os cafeicultores. O café no período é um dos principais produtos cultivados e exportados no país e sua produção se dá a partir da utilização da mão-de-obra escrava.

    Já proibido o  com a Lei Eusébio de Queirós em 1850, a promulgação da Lei do Ventre Livre traz uma nova preocupação: sem o tráfico negreiro pelo atlântico trazendo novos sujeitos escravizados, e os nascidos em terras brasileiras livres pela lei de 1871 como manter o sistema escravagista e a mão-de-obra para as fazendas de café?

    É preciso considerar aqui que o escravo é então considerado mercadoria e das mais caras. Um grande investimento parte do sistema escravagista e força motriz de trabalho. Desta forma muitos foram os cafeicultores e fazendeiros descontentes com a onda  que tomava o Brasil e as leis que eram resultado das lutas políticas e sociais.

    Mais do que garantir a liberdade aos filhos de mulheres escravizadas nascidos após 1871, a Lei do Ventre Livre garantia a transição lenta e gradual para a mão-de-obra livre, ao tom do que acontecia na Europa, por exemplo, modelo de sociedade para o Brasil que se queria moderno então.

    A lei garantia que as crianças nascidas a partir daquela data ficariam sob responsabilidade dos senhores de suas mães até completarem oito anos de idade. Após essa data, tinham duas opções. Ou recebiam indenizações por parte do Estado ou poderiam utilizar os serviços do menor até seus vinte e um anos.

    Na prática poucos foram os efeitos da lei. Boris Fausto afirma que poucos foram efetivamente entregues ao poder público e os senhores donos de escravos continuaram a utilizar sua força de trabalho.

    Referências bibliográficas:

    FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2007.

  • B: As áreas da cafeicultura foram aquelas que mais diretamente combateram a aprovação da medida, pois a perda dos nascituros certamente iria debilitar os planteis de escravos em tempos futuros.

  • O erro da Letra A é falar que a economia açucareira estava em crescimento, já que na metade do Sec. XVII pra frente aconteceu o declinio da cana-de-açucar por conta da expulsão dos holandeses do nordeste e a forte competitividade que eles começaram a exercer com açucar que eles começaram a produzir nas Antilhas contra o açucar brasileiro.

  • pq a letra D tá errada?

  • A) A maior oposição ao projeto veio da área da cana-de-açúcar pernambucana, que implantava as suas usinas e tinha uma economia em crescimento, não podendo prescindir desse contingente que passaria a ser livre ao nascer.

    A lei garantia que as crianças nascidas a partir daquela data ficariam sob responsabilidade dos senhores de suas mães até completarem oito anos de idade. Após essa data, tinham duas opções. Ou recebiam indenizações por parte do Estado ou poderiam utilizar os serviços do menor até seus vinte e um anos.


ID
3019999
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na trajetória descentralizadora da monarquia brasileira, após a abdicação de D. Pedro I, a Assembléia Geral aprovou uma reforma constitucional que ficou conhecida como Ato Adicional. O ano foi 1834. Qual a opção que contém uma mudança feita por esse Ato?

Alternativas
Comentários
  • ATO ADICIONAL DE 1834 – (claras manifestações liberais) de acordo com ele, a regência

    se tornaria una, eletiva e temporária, com mandato de quatro anos. Supressão do Conselho

    de Estado, instituição das já implementadas Assembleias Legislativas Provinciais e criação

    de um Município Neutro, no caso o Rio de Janeiro. O Ato Adicional, na prática, reforçava

    de forma intensa a autonomia das províncias, além de, em certos aspectos, apresentar uma

    abertura para as ideias republicanas.

    GAB: E

    FONTE: ALFACON

  • Descentralização política , as províncias agora podiam nomear e demitir funcionários públicos.

  • Por que a "c" está errada?


ID
3020002
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 A primeira Constituição republicana inspirada no modelo norte americano, consagrou uma República federativa de caráter liberal. Sobre isso, analise as alternativas e assinale a resposta correta.

I. Pela Constituição, era vedado ao Presidente da República, nomear e demitir ministros sem a intervenção do Congresso Nacional.
II. Extinguiu a pena de morte, garantiu a liberdade e a segurança individual aos estrangeiros residentes no país.
III. Garantiu a secularização dos cemitérios e o reconhecimento do casamento civil.
IV. Ampliou a cidadania aos mais variados seguimentos sociais, por meio do direito ao voto.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da IV? porque ampliar ele ampliou mesmo, só não garantiu para todos.

  • Deyviton, o erro está em "aos mais variados seguimentos sociais", sendo que era "restrito" o direito ao voto.

  • A primeira constituição republicana não deu direito ao voto feminino , logo esse item IV não é verdadeiro .

  • A ampliação do direito ao voto aconteceu na Era Vargas

  • O voto foi sim ampliado. Os seguimentos sociais que não tiveram direito ao voto foram as mulheres, padres, analfabetos e militares. Se comparado a constituição anterior, de 1824, teve SIM ampliação do direito visto que na Constituição do período imperial só os ricos podiam votar. Não houve ampliação? Como assim?

  •  IV. Ampliou a cidadania aos mais variados seguimentos sociais, por meio do direito ao voto.

    Não ampliou para os mais variados seguimentos sociais, se antes só votavam quem tinha dinheiro, agora só vota quem é homem acima de 21 que não seja analfabeto, militar de baixa patente ou padre. Ou seja, continuou sendo restrito à algum grupo específico, só mudou o grupo.

  • O conceito de secularização diz respeito ao processo de separação, ou gradual abandono, das formas tradicionais de estruturação social baseadas na religiosidade. ... Um desses fenômenos é o que hoje nos referimos como o processo de “secularização”.

  • Voto universal masculino aos maiores de 21 anos, excetuando analfabetos, mendigos, os praças (recrutas, soldados, cabos e sargentos) e clérigos submetidos ao voto de obediência.

    Além disso, o voto era aberto, ou seja, não-secreto.

    Não foi ampliado AOS MAIS VARIADOS SEGUIMENTOS SOCIAIS.


ID
3020005
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo.

“O ______________ se definiu como uma doutrina nacionalista cujo conteúdo era mais cultural do que econômico. Sem dúvida, combatia o capitalismo financeiro e pretendia estabelecer o controle do Estado sobre a economia. Mas sua ênfase maior encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentando em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento.”
Adaptado (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000. p.353).

Alternativas
Comentários
  • O Manifesto Integralista trazia em seu texto os ideais do AIB: “defesa do nacionalismo, definido mais sobre bases culturais do que econômicas, e do corporativismo, visto como esteio da organização do Estado e da sociedade; combate aos valores liberais e rejeição do socialismo como modo de organização social”.

    O lema da organização trazia os pilares de suas crenças: “Deus, Pátria e Família”, deixava, portanto clara sua constituição cristã, nacionalista e conservadora.

  • Ação Integralista Brasileira (AIB) foi fundada em 1932 por Plínio Salgado. Era um movimento nacionalista inspirado no fascismo italiano, conservador, antissocialista e antiliberal e compreendeu grande parte da burguesia nacional, igreja e militares.

  • mas jiiWWw?@@1Z,dj
  • Os anarquistas não acreditavam no estado, nas leis e nem nos partidos que foram todas instituições criadas pela classe burguesa para, por intermédio delas, exercer o controle sobre a classe produtora da riqueza. Enquanto os anarco-sindicalistas brasileiros acreditavam que derrubado o sistema seria erguido no lugar um sistema de liberdade dos trabalhadores que se organizaram em sindicatos que juntos exerceriam o controle sobre as atividades produtivas e das relações sociais visando a autogestão, assim como a concepção comunista como estágio superior ao socialismo.

    Apostila Curso Cidade

  • Questão linda para ESA e ESPCEX

  • AiB - Lider Plínio Salgado Lema - Deus, Pátria e Familia
  • Influenciada pela experiência fascista da Itália, a AIB mostrou-se defensora da implantação de um governo ditatorial ultranacionalista, quando o pluralismo partidário seria dissolvido em nome de um único partido de massas que conduziria o Estado. O movimento possuía um viés antiliberal, contrário à existência de direitos individuais invioláveis pelo Estado; e anticomunista, que negava a existência de classes sociais e a realização de uma revolução.  = Integralismo


ID
3020008
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um tênue processo de industrialização teve início ainda no período monárquico. A República viu crescer a quantidade de empresas industriais em níveis ainda não registrados. Assinale a opção que contém a caracterização correta a respeito das condições das atividades industriais, das demais atividades econômicas e dos grupos sociais com elas envolvidos durante a Primeira República.

Alternativas
Comentários
  • Como a própria questão diz o crescimento das indústrias é tênue e ñ supera o café.

  • Para perceber que o café era o principal produto da economia brasileira, basta associar ao nome "República do Café com Leite". A indústria passou a se desenvolver principalmente na primeira guerra mundial, pois os países europeus estavam em guerra e a importação pelo Brasil de seus produtos foi diminuída, mas não chegou a superar o café (Lembrando que a maioria da população brasileira era rural, só passou a ter uma população urbana superior à Rural nos anos 1960).

  • GAB- A

  • Gabarito letra A

    A industrialização que começou a surgir na 1GM foi de substituição das importações e exportações, já que os países estavam em guerra não compravam mais café nem produziam mais tanto como antes. Foi muito importante pra época sim, mas não passou o café.

    E outra, as revoltas que ocorreram na década de 1920 eram contra o governo das Oligarquias, o domínio de Sp e MG sob a política.

    #Rumo.a.farda

    EliteMil, onde tudo começa

    Cursos preparatórios

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • Em 1889 havia 600 fábricas no território nacional.

    Em 1920 havia 13 336 fábricas.

    Concentradas em SP (31%), RS (13%) e RJ (11%)

    Com as frequentes crises de superprodução, os produtores de café de São Paulo passaram a investir parte de seus capitais na indústria.

    De igual modo, os imigrantes de São Paulo se desiludiam com o trabalho no campo e buscavam oportunidades na cidade.

    Substituindo progressivamente as importações, a indústria nacional foi conquistando o mercado interno.

    1928: a renda industrial superou, pela primeira vez, a renda da agricultura.

    Boris fausto.

  • O crescimento da indústria em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mesmo adquirindo grande importância para a economia nacional, não evitou que o café continuasse a ser a grande expressão econômica do período.

    GABARITO - A

  • Questão mal formulada, pois é evidente que a letra C completa A e vice-versa. Ou seja, ambas estão corretas e estão querendo dizer a msm coisa, porém com outras palavras.


ID
3020011
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O coronel, personagem político de grande vulto durante a Primeira República (1889 - 1930), tomou conta da memória popular. Sendo, geralmente representado nas obras literárias, nos filmes e novelas como um homem rústico, autoritário e brutal, dispondo sempre da vida dos habitantes de sua região ao seu bel prazer. O estereótipo embora não seja criado no vazio, vulgariza e é empobrecedor da história. Sobre a figura do coronel e do coronelismo analise as assertivas e posteriormente assinale a opção correta.

I. O poder dos coronéis, embora tenha tido sua maior expressão na Primeira República, principalmente após a política dos Estados implantados no governo de Campos Sales, não é datada e nem se restringe à República. As origens do coronelismo estão sedimentadas no Império e tem seu declínio com o processo de urbanização e industrialização em meados de 1940.
II. O poder dos coronéis, embora estabelecido por uma rede de tráfico de influências e compromissos, não criava uma dependência mútua entre os coronéis e seus servidores, posto que os seus recursos políticos e econômicos desobrigava-os de atentar aos interesses e fidelidade do seu potentado.
III. Para entender o papel dos coronéis é necessário identificar as bases econômicas e sociais que lhe davam poder, bem como o lugar que ocupavam na estrutura política e sua função entre os grupos dos proprietários.
IV. A expressão “homem de valor, homem de posição” implica na aceitação do poder social privado dos coronéis durante a primeira República, no reconhecimento da necessidade do uso de seu mando político como essencial para a manutenção das hierarquias sociais.

Alternativas
Comentários
  • Os Coronéis e seus "servos" tinham sim uma relação mútua, um dependia do outro. Vide o curral eleitoral.

  • "É comum denominar a Primeira República “república dos coronéis”, em uma referência aos coronéis

    da antiga Guarda Nacional, que eram em sua maioria proprietários rurais, com uma base local de

    poder. O coronelismo representou uma variante de uma relação sociopolítica mais geral - o

    clientelismo -, existente tanto no campo quanto nas cidades. Essa relação resultava da desigualdade

    social, da impossibilidade de os cidadãos efetivarem seus direitos, da precariedade ou inexistência

    de serviços assistenciais do Estado, da inexistência de uma carreira no serviço público. Todas essas

    características vinham dos tempos da Colônia, mas a República criou condições para que os chefes

    políticos locais concentrassem maior soma de poder. Isso resultou principalmente da ampliação da

    parte dos impostos atribuída aos municípios e da eleição dos prefeitos.

    Do ponto de vista eleitoral, o “coronel” controlava os votantes em sua área de influência. Trocava

    votos, em candidatos por ele indicados, por favores tão variados como um par de sapatos, uma vaga

    no hospital ou um emprego de professora. Mas os “coronéis” não monopolizaram a cena política na

    Primeira República. Outros grupos, expressando diversos interesses urbanos, tiveram um papel

    significativo na condução da política. Além disso, apesar de serem importantes para a sustentação da

    base do sistema oligárquico, os “coronéis” dependiam de outras instâncias para manter o seu poder.

    Entre essas instâncias desta-cava-se, nos grandes Estados, o governo estadual, que não correspondia

    a um ajuntamento de “coronéis”. Estes forneciam votos aos chefes políticos do respectivo Estado,

    mas dependiam deles para proporcionar muitos dos benefícios esperados pelos eleitores, sobretudo

    quando os benefícios eram coletivos.

    O coronelismo teve marcas distintas, de acordo com a realidade sociopolítica de cada região do

    país. Um exemplo extremo de poder dos “coronéis” se encontra em áreas do interior do Nordeste, em

    torno do rio São Francisco, onde surgiram verdadeiras “nações de coronéis”, com suas forças

    militares próprias. Em contraste, nos Estados mais importantes os “coronéis” dependiam de

    estruturas mais amplas, ou seja, a máquina do governo e o Partido Republicano".

    Trecho do livro do Boris Fausto.

  • Só fiz eliminar a “II” afirmativa e pronto achei a resposta.

    alguem mais fez isso?!

  • As alternativas B e D são iguais?

  • Gabarito letra E

    Na alternativa 2 é dito que os coronéis não dependiam de ninguém, pois seu poder era muito alto. Só que o poder dos coronéis vinha dos acordos políticos, tornando-os dependentes da tanto do povo " voto cabresto" e da efetivação do acordo entre as elites agrárias.

    #Rumo.a.farda

    EliteMil, onde tudo começa

    Cursos preparatórios

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  •  política dos Estados implantados no governo de Campos Sales?

  • Política dos Estados = Política dos Governadores

  • claro que existia uma relação mútua como hoje também acontece com vereadores e seus eleitores.

  • Com todo o respeito, acredito que o comentário do colega está equivocado. O benefício legal de maior valor para as contratações no que se refere à escolha da modalidade é justamente quando o Consórcio for realizar a licitação!

    Os valores para definição da modalidade licitatória não seguem a regra geral. Isso porque a lei de licitações define que, para licitações realizadas por consórcios públicos formados por até 3 (três) entes federativos, os valores serão DUPLICADOS e, em caso de consórcios formados por MAIS de 3 (três) entes, os valores serão TRIPLICADOS.

    Dessa forma, segundo Rafael Oliveira, o art. 24, § 1.º, da Lei 8.666/1993, ao fazer referência aos limites citados nos incisos I e II do caput do mesmo artigo, deve ser interpretado em consonância com o art. 23, I,

    “a”, II, “a” e § 8.º, da Lei de Licitações.

    Exemplo: nas compras e nos serviços em geral, que não sejam de engenharia, o valor para o convite nas

    contratações realizadas por consórcios públicos formados por até três Entes federados é dobrado, ou seja,

    R$ 352.000,00 (valor após a atualização dada pelo Decreto nº 9.412/20184), razão pela qual a dispensa da

    licitação é possível para contratações com valor estimado de até 20% sobre esse valor (art. 24, § 1.º, c/c o

    art. 23, II, “a” e § 8.º, da Lei de Licitações), perfazendo o total de R$ 70.400,00.

    A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!

  • Com todo o respeito, acredito que o comentário do colega está equivocado. O benefício legal de maior valor para as contratações no que se refere à escolha da modalidade é justamente quando o Consórcio for realizar a licitação!

    Os valores para definição da modalidade licitatória não seguem a regra geral. Isso porque a lei de licitações define que, para licitações realizadas por consórcios públicos formados por até 3 (três) entes federativos, os valores serão DUPLICADOS e, em caso de consórcios formados por MAIS de 3 (três) entes, os valores serão TRIPLICADOS.

    Dessa forma, segundo Rafael Oliveira, o art. 24, § 1.º, da Lei 8.666/1993, ao fazer referência aos limites citados nos incisos I e II do caput do mesmo artigo, deve ser interpretado em consonância com o art. 23, I,

    “a”, II, “a” e § 8.º, da Lei de Licitações.

    Exemplo: nas compras e nos serviços em geral, que não sejam de engenharia, o valor para o convite nas

    contratações realizadas por consórcios públicos formados por até três Entes federados é dobrado, ou seja,

    R$ 352.000,00 (valor após a atualização dada pelo Decreto nº 9.412/20184), razão pela qual a dispensa da

    licitação é possível para contratações com valor estimado de até 20% sobre esse valor (art. 24, § 1.º, c/c o

    art. 23, II, “a” e § 8.º, da Lei de Licitações), perfazendo o total de R$ 70.400,00.

    A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!

  • Com todo o respeito, acredito que o comentário do colega está equivocado. O benefício legal de maior valor para as contratações no que se refere à escolha da modalidade é justamente quando o Consórcio for realizar a licitação!

    Os valores para definição da modalidade licitatória não seguem a regra geral. Isso porque a lei de licitações define que, para licitações realizadas por consórcios públicos formados por até 3 (três) entes federativos, os valores serão DUPLICADOS e, em caso de consórcios formados por MAIS de 3 (três) entes, os valores serão TRIPLICADOS.

    Dessa forma, segundo Rafael Oliveira, o art. 24, § 1.º, da Lei 8.666/1993, ao fazer referência aos limites citados nos incisos I e II do caput do mesmo artigo, deve ser interpretado em consonância com o art. 23, I,

    “a”, II, “a” e § 8.º, da Lei de Licitações.

    Exemplo: nas compras e nos serviços em geral, que não sejam de engenharia, o valor para o convite nas

    contratações realizadas por consórcios públicos formados por até três Entes federados é dobrado, ou seja,

    R$ 352.000,00 (valor após a atualização dada pelo Decreto nº 9.412/20184), razão pela qual a dispensa da

    licitação é possível para contratações com valor estimado de até 20% sobre esse valor (art. 24, § 1.º, c/c o

    art. 23, II, “a” e § 8.º, da Lei de Licitações), perfazendo o total de R$ 70.400,00.

    A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!


ID
3020014
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A forma de governo republicana no Brasil não estabeleceu, seja no momento da sua fundação, seja nas décadas seguintes, muitos direitos importantes para a vida dos trabalhadores. A escravidão legal fora extinta, a cultura cafeeira se expandira e a atividade industrial aumentara em progressão geométrica no período da Primeira República. Assim, vieram lutas, congressos de trabalhadores e organizações políticas que passaram a reivindicar a criação e manutenção de direitos. Assinale a opção que contém uma característica própria do período e das temáticas abordadas neste enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Ocorreu a Guerra de Canudos (1893-1897) durante o governo do presidente Prudente de Moraes e ocorreu, também, a Guerra do Contestado (1912-1915) durante o governo do presidente Hermes da Fonseca (se encerrou no governo seguinte, no do presidente Vencesláu Brás).

  • ou seja, a resposta certa, é letra D
  • Não, geovane, gabarito é letra E

  • GAB E- Ocorreram movimentos reivindicatórios e rebeliões também no campo, sendo que parte destes teve natureza messiânica.

    O que foi A Guerra de Canudos

    • foi um conflito armado entre a comunidade de Canudos, liderada pelo beato Antônio Conselheiro, e o Exército brasileiro (1896/1897-no interior da Bahia- na região do Arraial de Canudos).  

    Contexto histórico: Nordeste no final do século XIX.  

    • Fome, Seca, Falta de apoio político, Violência, Desemprego 

    As causas da Guerra de Canudos foram: 

    • O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia. 
    • Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos. Ele afirmava ter sido enviado por Deus para liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano. 

    FIM 

    • O governo só conseguiu acabar com canudos na quarta tentativa, dizimando a população do Arraial.

    ---------------

    o que foi A GUERRA DO CONSTESTADO? 

    • Foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.  
    • O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses   
    • Os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. 

    Principais causas da Guerra do Contestado 

    • A estrada de ferro entre SP e RS estava sendo construída por uma empresa norte-americana, BRAZIL RAIWAY, com apoio dos coronéis e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. 
    • Muitas famílias foram expulsas de suas terras, porque a área da região foi comprada por pessoas ligadas à empresa americana, SOUTHER BRAZIL LAMBER AND COLONIZATION. 
    • Quando a estrada ficou pronta, muitos trabalhadores ficaram desempregados, eles permaneceram na região sem apoio do governo ou da empresa americana 

    Participação do monge José Maria

    • Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria.

     Os conflitos 

    • O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento. 
    • Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram.  

    O fim da Guerra  

    • A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão. 


ID
3020017
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas cerimônias de comemoração do Io de maio, no estádio Vasco da Gama - no Rio de Janeiro, um contingente grande de operários e da população em geral reunia-se para ouvir Getúlio Vargas. Esse, iniciava seu discurso sempre com a frase “Trabalhadores do Brasil” e logo após anunciava algumas medidas favoráveis aos trabalhadores. A cerimônia descrita fez parte da construção da figura de Vargas como protetor dos trabalhadores através das políticas trabalhistas. Sobre essas políticas durante o Estado Novo, observe as afirmativas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. As greves e o Lockout foram proibidos.
II. O Fundo Social Sindical permitiu o controle do sindicato pelo Estado, através da figura do Pelego, muitas vezes, usando os recursos do Fundo Social Sindical para financiar ministérios e até campanhas eleitorais.
III. As políticas trabalhistas tiveram grande êxito devido à falta de maturidade política dos trabalhadores, sendo facilmente convencidos pelos discursos propagados nas ondas do rádio.
IV. A construção simbólica de Getúlio Vargas como protetor dos trabalhadores foi eficaz por lançar mão das cerimônias e do uso dos meios de comunicação, mas também por se amparar nos benefícios sociais reais, reivindicados pelos trabalhadores ao longo tempo.

Alternativas
Comentários
  • Letra E? achei que a III estava correra "/

  • Também pensei que a 3 tivesse certa.

  • Nao entendi.. a 3 parece estar certa..

    GAB- E

  • Também cheguei a acreditar que a III estava correta.

    Mas se analisar friamente, a IV tem mais amplitude, ela não limita a atitude de Vargas, perceba que além dos meios de comunicação ela fala das cerimônias. Por isso marquei e.

  • cadê o professor para nos dar um esclarecimento sobre essa questão?

  • tb nao entendi pq a 3 esta errada...

  • TAMBÉM PENSEI QUE A 3 ESTIVESSE CORRETA, PORÉM OS TRABALHADORES NÃO ERAM CONVENCIDOS PELA REDE DE RADIO, ERAM CONVENCIDOS PELOS SINDICATOS CONTROLADOS POR GETÚLIO.

    TAMBÉM MARQUEI ERRADO.

  • O lockout ocorre quando o empregador impede que os seus empregados, total ou parcialmente, adentrem nos recintos do estabelecimento empresarial para laborar.

    Pelego é o termo utilizado para designar o dirigente sindical que defende as orientações do Ministério do Trabalho entre a classe trabalhadora, cumprindo assim o papel de intermediário entre os sindicatos e o governo.

    "Lançar mão" significa usar algo. Servir-se de; utilizando; ser útil; com vantagem; partido de; tornar útil; tirar proveito.

    LETRA E

    #PMBA2019

    RUMO A CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS

  • Gostaria de deixar meu ponto de vista acerca da alternativa 3:

    De fato a políticas populistas de Vargas tiveram como objetivo o controle da grande massa de trabalhadores, a fim de evitar conflitos sociais próprios do capitalismo. Aliado a essas políticas, o governo tinha o controle dos meios de comunicação por onde divulgavam a ideia do "pacifismo e cordialidade" do povo brasileiro, sendo a negociação com o empregador melhor que a luta de classes.

    A questão coloca que o motivo do êxito de tais políticas foi a imaturidade política do povo brasileiro, facilmente convencido pela mídia, o que é uma afirmação débil. As políticas foram efetivas porque satisfizeram as reivindicações, até certo ponto, colocando a figura de Vargas como o "pai dos pobres" e não simplesmente pela carência política da população.

  • Gabarito Letra E

    Conflito da 3 já solucionado, porquê como dito anteriormente, não havia essa pobreza politica por parte dos trabalhadores. A tática do governo Vargas era justamente agradar as classes operárias.

    #Rumo.a.farda

    EliteMil, onde tudo começa

    Cursos preparatórios

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • Talk no jutso

    Essa questão me quebro no meio

  • Sobre o item III:

    Não faltava "maturidade" politica da parte dos trabalhadores. Na década de 1920 ocorreram diversas greves por onde os trabalhadores reivindicavam os seus direitos, muitos dos quais foram adquiridos no governo Getúlio Vargas. Colabora também com a ideia o fato dos mesmos se organizarem em sindicatos antes do Governo Vargas.

    A diferença da atitude de Vargas com os trabalhadores quando comparados a governos anteriores fica clara na frase do ex-presidente Washington Luis quando se deparou com uma grande greve:  "Questão social é caso de polícia"


ID
3020020
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A conjuntura política que se estende da chegada de Getúlio Vargas ao poder em 1930 até 1932, com a ocorrência da chamada revolução constitucionalista de São Paulo, foi marcada por grande tensão. Sobre esse periodo e sobre os atores mais decisivos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Correta, pois podemos observar que Getúlio toma as rédeas do produto mais lucrativo do Brasil quando decide queimar o excedente do café para evitar o barateamento por aumento de oferta do produto na exportação - ao invés de fazer empréstimos internacionais para comprar o excedente como era feito na república oligárquica com o convênio Taubaté - e a criação do conselho nacional do café.

  • PQ A LETRA B ESTA ERRADA?

  • O movimento movimento constitucionalista de 1932 não saiu derrotado, apesar de São Paulo perder a batalha eles não perderam a guerra, tanto é que Getúlio foi obrigado a fazer uma constituição para legitimar o seu governo.

  • O governo federal passava a cobrar impostos sobre o café exportado e comprava o excedente da produção cafeeira para depois queimá-lo

  • O objetivo da Revolução Constitucionalista de 32 era uma nova Constituição. De fato, o movimento foi reprimido duramente pelo governo varguista, porém o objetivo foi alcançado com a promulgação da Constituição de 1934.

  • Gracieli, a B está errada, pois São Paulo não perdeu de forma contundente, como dito na alternativa. Embora tenha perdido a batalha contra os mineiros, a elaboração de uma constituição, entrou para o plano do Governo.

    [Se houver erro na explicação, me corrijam.]

  • GABARITO A

  • Gabarito A

    A revolução constitucionalista foi uma revolta armada em SP, que teve adesão tanto da elite quanto do povo, contra os interventores Federais colocados por vargas e o Conselho Nacional do Café.

    Apesar de ter sido duramente combatida pelo governo, conseguiram obter a Constituição se 1934 e Armando Salles foi colocado no poder se SP.

    #Rumo.a.farda

    EliteMil, onde tudo começa

    Cursos preparatórios

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • Pessoal, a B está errada porque São Paulo não perdeu poder logo quando foi instaurada a revolução de 30 e sim quando Vargas nomeou interventores estaduais (aí sim SP perdeu autonomia)

  • REVOLUÇÃO DE 32

    • Após a Revolução de 1930, golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder, aumentou muito a insatisfação no estado de São Paulo. Vargas concentrou poder e nomeou interventores nos estados. 

    Causas principais da Revolução Constitucionalista de 1932 

    • No estado de São Paulo era grande a insatisfação com o governo provisório de Vargas. Os paulistas esperavam a convocação de eleições, mas dois anos se passaram e o governo provisório se mantinha. Os fazendeiros paulistas, que tinham perdido o poder após a revolução de 1930, eram os mais insatisfeitos e encabeçaram uma forte oposição ao governo Vargas. Houve também grande participação de estudantes universitários, comerciários e profissionais liberais. 

    Principais reivindicações de São Paulo 

    • Os paulistas exigiam do governo provisório a elaboração de uma nova Constituição e a convocação de eleições para presidentes. Exigiam também, de imediato, a saída do interventor pernambucano João Alberto e a nomeação de um interventor paulista. 
    • Os paulistas também criticavam muito a forma autoritária com que Vargas vinha conduzindo a política do país. Queriam mais democracia e maior participação na vida política do Brasil. 

    As manifestações contra Vargas 

    • Como Vargas não atendeu as reivindicações dos paulistas, em maio de 1932 começaram uma série de manifestações de rua contrárias ao governo Vargas. Numa destas manifestações, houve forte reação policial, ocasionando a morte de quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). As iniciais dos nomes destes estudantes (MMDC) transformou-se no símbolo da revolução. 

    Os conflitos militares 

    • O conflito militar teve início em 9 de julho de 1932 com um levante na cidade de São Paulo. Quartéis, estações de trem e prédios públicos foram tomados pelas forças militares do estado. Com grande apoio da população paulista (inclusive milhares se alistaram como voluntários), as tropas paulistas avançaram em direção ao Rio de Janeiro e Vale do Paraíba. 
    • Os paulistas acreditavam que outros estados (principalmente do Sul e Centro-Oeste) dariam apoio aos revolucionários. Porém, isso não aconteceu e os paulistas enfrentaram as forças armadas federais, que estavam em número e poder militar muito maior. 
    • Os combates ocorreram de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 (87 dias) e terminou com a derrota dos paulistas e a vitória do governo federal de Getúlio Vargas. 
    • morreram cerca de 2.000 paulistas (entre civis e militares) e 1.000 soldados das tropas oficiais. 

    As principais consequências foram: 

    • Convocação, em maio de 1933, para a eleição da Assembleia Constituinte. 
    • Em 1934, houve a formação da Assembleia Nacional Constituinte, para a elaboração de uma nova constituição federal. A Nova Constituição foi promulgada em 16 de julho do mesmo ano. 
    • Em 1933, atendendo aos anseios de políticos paulistas, Vargas instituiu um novo Código Eleitoral. De acordo com ele, houve a introdução do voto feminino, do voto secreto e a criação da justiça eleitoral. 

  • Lembrem-se de que a período Vargas foi um período centralizador e autoritário.


ID
3020023
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a opção que contém características, práticas políticas ou situações próprias do período que ficou conhecido por Estado Novo (1937-1945).

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Foi a ditadura de Vargas ( 1937 a 1945), ele aboliu os partidos políticos e tinha censura , por exemplo, o DIP( Departamento de Imprensa e Propaganda do Governo).

    PM/BA 2020

  • Gabarito letra D

    Durante o Estado Novo, Vargas:

    Centralizou o poder politico no executivo

    Colocou os partidos políticos na ilegalidade

    Usou bastante o Tribunal de Segurança Nacional

    Tornou mais Rígida a Lei de Segurança Nacional

    Criou o DIP

    Consolidou as leis trabalhistas(CLT)

    Nacional Desenvolvimentismo

    #Rumo.a.farda

    EliteMil, onde tudo começa

    Cursos preparatórios

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • GAB D- Foi instituída a censura e os partidos não se encontravam em funcionamento.

    DIP- Departamento de Imprensa e Propaganda- censura e propaganda (pai dos pobres) - 1939. 

    • Conquistar apoio popular para legitimar o governo/culto ao ditador. 
    •  propagandas exaltando o regime e censurando opositores com a finalidade de garantir apoio popular. 

    -------------

    A CF/1937 proibia os partidos políticos, logo, a AIB, que apoiava Vargas, foi proibida de atuar também. A consequência disso foi a intentona integralista.

    -Constituição de 1937- POLACA (outorgada):  

    • Pena de morte. 
    • Proibia greves trabalhistas. 
    • Abolição de partidos políticos. 
    • Fascista: perseguia opositores. 
    • Dissolução do congresso. 

    Intentona integralista (1938) 

    -O que foi a Intentona Integralista 

    • A Intentona Integralista, também conhecida como Levante Integralista, foi um movimento organizado pela AIB (Ação Integralista Brasileira) contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas. Esse movimento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em maio de 1938. 

    -Objetivo 

    • Os integralistas (grupo político brasileiro de caráter conservador, ultranacionalista, fascista e de extrema direita) tinha como principal objetivo tirar Getúlio Vargas da presidência do país e acabar com o Estado Novo 

    -Causas principais do movimento: 

    • Os integralistas apoiaram o golpe de 1937, pois Vargas havia eliminado qualquer chance de os comunistas chegarem ao poder. Porém, o presidente havia deixado de lado os integralistas, isolando-os de qualquer tipo de participação política no governo. Dessa forma, os integralistas sentiram-se traídos por Vargas 
    • Vargas, através do Decreto-Lei Nº 37 de 2 de dezembro de 1937, extinguiu todos os partidos políticos do Brasil, inclusive a AIB 

    -Como foi: o que ocorre 

    • Em 11 de maio de 1938, um grupo formado por 80 integralistas, liderados por Severo Fournier, atacou o Palácio da Guanabara (sede do governo Federal) no Rio de Janeiro para derrubar Vargas. Porém, o movimento não teve sucesso, pois houve uma forte e eficiente resistência das forças do governo federal. 

    Consequências: 

    • Cerca de 1500 integralistas foram presos. 
    • Muitos integralistas, que participaram do movimento, foram fuzilados e outros feridos. 
    • Plinio Salgado, líder da AIB, foi para o exílio em Portugal. 
    • O movimento integralista deixou de existir. 
    • O Governo Vargas, além de sair vitorioso ao combater um movimento político contrário ao seu governo, aumentou sua força política e deixou claro que não estava ligado a nenhum movimento ideológico, mesmo que esse fosse de direita e defensor do autoritarismo. 


ID
3020026
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime político instaurado em 1964 buscou apresentar-se ao mundo como democrático, mantendo os demais poderes em funcionamento relativo e gestando uma nova constituição. As medidas condizentes ao Estado de exceção, que já vinham sendo editadas sob as formas de atos institucionais e atos complementares, adquiriram status de constitucionalidade. As opções abaixo contêm normas prescritas na Constituição de 1967, mas há uma exceção. Assinale-a.

Alternativas

ID
3020029
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para dar seguimento ao seu projeto de “Distensão”, o general presidente Ernesto Geisel adotou a autoritária decisão de fechar o Congresso Nacional em Io de abril de 1977, passando a baixar normas diversas, entre as quais as emendas constitucionais n° 7 e n° 8. Das medidas presentes nas opções abaixo, apenas uma encontra-se fora do contexto das aludidas medidas, que ficaram conhecidas como “Pacote de Abril”. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Gab seria D ao MEU VER. alguém sabe o motivo da anulação?

  • Na minha visão todas estão corretas.


ID
3020032
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nem sempre as constituições brasileiras foram consequência de novos pactos sociais originados das vivas forças nacionais, a consolidar e dar forma a regimes democráticos. Algumas delas nasceram do autoritarismo, sendo formuladas para dar uma aparência de legalidade ao país, embora sustentando e visando a dar perenidade a regimes ditatoriais. Assinale a opção que contém duas constituições republicanas desse gênero.

Alternativas
Comentários
  • SEGUE ABAIXO RESUMO DAS CONSTITUIÇÕES:

    1ª - Constituição de 1824 (Brasil Império) A questão faz referência ao período republicano

    2ª - Constituição de 1891 (Brasil República)

    Instituição da forma federativa de Estado e da forma republicana de governo; estabelecimento da independência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; criação do sufrágio com menos restrições, impedindo ainda o voto aos mendigos e analfabetos; separação entre a Igreja e o Estado, não sendo mais assegurado à religião católica o status de religião oficial; e instituição do habeas corpus.

    3ª - Constituição de 1934 (Segunda República)

    Marca getulista das diretrizes sociais e adota as seguintes medidas: maior poder ao governo federal; voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos, com direito de voto às mulheres, mas mantendo proibição do voto aos mendigos e analfabetos; criação da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho; criação de leis trabalhistas, instituindo jornada de trabalho de oito horas diárias, repouso semanal e férias remuneradas; mandado de segurança e ação popular.

    4ª - Constituição de 1937 (Estado Novo)

    Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas revogou a Constituição de 1934, dissolveu o Congresso e outorgou ao país, sem qualquer consulta prévia, a Carta Constitucional do Estado Novo, de inspiração fascista, com a supressão dos partidos políticos e concentração de poder nas mãos do chefe supremo do Executivo.

    5ª - Constituição de 1946

    Essa Constituição, datada de 18 de setembro de 1946, retomou a linha democrática de 1934 e foi promulgada de forma legal, após as deliberações do Congresso recém-eleito, que assumiu as tarefas de Assembleia Nacional Constituinte.

    6ª - Constituição de 1967 (Regime Militar)

    Instalado em 1964, o regime militar conservou o Congresso Nacional, mas dominava e controlava o Legislativo. Dessa forma, o Executivo encaminhou ao Congresso uma proposta de Constituição que foi aprovada pelos parlamentares e promulgada no dia 24 de janeiro de 1967. 

    7ª - Constituição de 1988 (Constituição Cidadã)

    Em 27 de novembro de 1985 foi convocada a Assembleia Nacional Constituinte com a finalidade de elaborar novo texto constitucional para expressar a realidade social pela qual passava o país, que vivia um processo de redemocratização após o término do regime militar. 

    Fonte: Agência Senado

    GABARITO: D

  • Constituição Polaca - 1937 - Estado Novo de Vargas

    Foi outorgada

    Constituição de 1967 - período Militar

    A constituição foi alterada através dos Atos Institucionais a fim de legalizar o governo militar imposto

    #Rumo.A.Farda

    EliteMil cursos preparatórios, onde tudo começa...

    EsPCEx

    https://go.hotmart.com/Y18514032M

    EsSA

    https://go.hotmart.com/R18514058D

    INGLÊS COM GIGANTES

    https://go.hotmart.com/B18514072T

  • Constituição de 67 e 37 foram duas constituições autoritárias na história do nosso Brasilzão

  • Estado Novo 1937 - GV autoritário.

    Militarismo 1967 - Castelo Branco, início do militarismo.

    GAB. D