SóProvas



Prova FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Médico psiquiatra


ID
69334
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista os direitos individuais e coletivos, considere as assertivas abaixo:

I. O princípio da igualdade veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras.

II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional.

III. O princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item III correto: Tal princípio NÃO autoriza o Poder Jurdiciário a estender vantagens concedidadas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei sob pena de ofensa ao pricípio da separação de poderes.Meu nobre colega, eu entendi o Item como correto. Onde está o erro? Bons estudos :p
  • O item I está incorreto. Os II e III estão corretos! Segue:I. O princípio da igualdade NÃO veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão ou de idade, uma vez que tais distinções podem ser necessárias em casos, por exemplo, de fiel execução das atribuições de um cargo.II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional. A Constituição inaugura a ordem jurídica de uma nação. As discriminações (assim consideradas) ali previstas de pronto apresentam-se como exceções ao que poderia se pensar ser o absolutismo de um princípio da igualdade. A partir dessas exceções, temos a manutenção do que seja a busca da igualdade nessa sociedade: não a igualdade nos meios, mas a igualdade nos fins. III. Realmente o princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei. Caso houvesse tal possibilidade, o judiciário estaria flagrantemente legislando, pois a própria lei, ao não contemplar todos os grupos, estabeleceu a isonomia na medida de suas diferenças. Criar novos contemplados seria legiferar, pois geraria novos direitos a grupos os quais não eram contemplados (anteriormente) justamente por resultado do ponderamento legislativo na idealização da norma que buscou igualar os diferentes.
  • Joni,considero o item incorreto, pois no caso do mandado de injunção (recentemente ilustrado pela greve dos servidores públicos) há essa possibilidade.O STF na sua composição atual adota o caráter mandamental do MI e a greve dos servidores públicos hoje se dá no molde da greve dos trabalhadores em geral. Você pode acompanhar a do judiciário no fim do ano passado. Nada tem a ver com legislar. A lei tem como características:generalidade, abstração e permanência. A decisão proferida pelo pretório em sede de mandado de injunção tem as características de ser específica, concreta e temporária. Ou seja, no caso da greve terá efeito enquanto a tal lei nao for editada. Abraço
  • O item II tem a seguinte redação: "Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional."O constituinte originário pôde estabelecer diferenciações, as quais não são entendidas como ofensivas ao princípio da isonomia.Porém, o constituinte derivado pode estabelecer distinções que violam o referido princípio e, dessa forma, é possível existir, NO TEXTO CONSTITUCIONAL, ofensa ao princípio da igualdade. Nesse caso, a emenda será inconstitucional, justamente por violar o princípio da igualdade.Essa é a minha opinião.Caso alguém tenha entendido de outra forma, peço que me mande, pois estou convencido que este item está errado, uma vez que texto constitucional pode ter origem no poder originário e derivado.Um abraço a todos
  • Sim.. esse item III vai render... he he heHavia percebido que vc embasou sua resposta ao item III baseado no caso do mandado de injunção (recentemente ilustrado pela greve dos servidores públicos). Mas gostaria de lembrar que em lugar nenhum do mandado de injunção citado a corte argumentou utilizando-se do Princípio da Isonomia.Na verdade, acontece que a orientação do Pretério Excelso está firmado na Súmula 339, a saber:"NÃO CABE AO PODER JUDICIÁRIO, QUE NÃO TEM FUNÇÃO LEGISLATIVA, AUMENTARVENCIMENTOS DE SERVIDORES PÚBLICOS SOB FUNDAMENTO DE ISONOMIA."Esse entendimento é constantemente atacado por parte da doutrina. Alguns afirmam que ele não foi recepcionado pela Constituição de 88.Mas há julgados, de 2005 por exemplo, de tribunais como o STJ se apoiando (ainda) no teor dessa súmula: https://ww2.stj.jus.br/websecstj/cgi/revista/REJ.cgi/MON?seq=2300751&formato=PDFUm coisa é a omissão do Legífero em tratar de matéria determinada para ser legislada na Constituição (aqui o Judiciário aplica legislação existente a grupo similar, em caráter precário, para suprir temporariamente a omissão legislativa no julgamento de mandato de injunção - caso específico).Outra coisa é o que afirma o item III, de forma genérica, abrindo um leque de possibilidades ao Judiciário, indo de encontro ao que a própria corte já firmou em sua Súmula 339.O legislador fez a distinção para atingir a igualdade e a isonomia, tratando igualmente os iguais e desigualmente os desiguais (é diferente de quando a CF exigiu lei para exercício de um direito e o legislador tarda seu exercício, cabendo o mandado de injunção). Essa distinção não há de ser desfeita pelo Judiciário alegando a força do princípio da isonomia (ao estender vantagens a outros grupos - diferentes), pois esse foi considerado na confecção da lei. Tal atitude seria flagrante usurpação do poder conferido ao Legislativo.Essa ideia se traduz na súmula em comento.
  • I - ERRADA
    I. O princípio da igualdade veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras.
    "O princípio da igualdade não veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo social, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras; o que não se admite é que o parâmetro diferenciador seja arbitrário, desprovido de razoabilidade, ou deixe de atender a alguma relevante razão de interesse público. Em suma, o princípio da igualdade não veda o tratamento discriminatório entre indivídios, quando há razoabilidade para a discriminação."

    II - CERTA
    II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional.
    "Deve-se observar que não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional. Nessas hipóteses, o próprio legislador constituinte determinou, explicitamente, que um dado critério deve ser adotado para efeito de desigualamento jurídico entre as pessoas."

    III - CERTA
    III. O princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedi- das a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei.
    "É relevante registrar que, segundo orientação do Supremo Tribunal Federal, o princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei, sob pena de ofensa ao princípio da separação de Poderes (...)."

    Fonte: PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional descomplicado. 3ª ed. Editora Método. Pg 109-110

    OBS.: Comentado por Marcelo Rauber na questão Q23332
  • Pra usar no item III...



    STF Súmula nº 339
     - 13/12/1963 - Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edição: Imprensa Nacional, 1964, p. 148.



    Cabimento - Poder Judiciário - Função Legislativa - Aumento de Vencimentos de Servidores Públicos - Fundamento de Isonomia



        Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia.

  • Entendo que o item III tá errado, visto que o próprio STF fez isso ao julgar a reforma da previdência. A lei tratava diferente um grupo do outro, daí em razão da isonomia igualaram...

ID
69340
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários

Alternativas
Comentários
  • Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
  • A administração tem um prazo de 5 anos para anular atos que geraram efeitos favoráveis a terceiros, como disse a colega. Caso a adm não o faça, entende-se que o ato foi convalidado tacitamente.
  • 5 anos (Anulação Geral de Atos). (Art. 54): prazo decadencial; passados os 5 anos, não havendo anulação, considera-se o ato convalidado (Convalidação Tácita).

     

    Obs.1: O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai, em regra, em 5 anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

    Obs.2: Os atos administrativos, quando importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo, deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.


ID
69343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n o 9.784, de 29 de janeiro de 1999, têm legitimidade para interpor recurso administrativo

Alternativas
Comentários
  • Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida; III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.
  • DICA:

    No art. 58, em nenhum momento fala em "direitos individuais".

    Já eliminaria A e C.

  • a) os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo, em relação a direitos individuais, e, em se tratando de direitos difusos, aqueles direta ou indiretamente afetados pela decisão recorrida.

    b) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo.

    c) as associações, no tocante a direitos individuais e interesses coletivos.

    d)apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo e, em relação a interesses difusos e coletivos, o Ministério Público.

    e)

    os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo, bem como aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.

  • GABARAITO: E

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo:

    I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo;

    II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.


ID
69346
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere:

I. Posse.

II. Idade.

III. Tempo de serviço na magistratura do Trabalho na 3º Região.

IV. Tempo de serviço público.

V. Classificação no concurso.

VI. Data da publicação do ato de nomeação ou de promoção.

A antiguidade dos Magistrados será determinada, sucessivamente, pelas condições constantes em

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha chata.....mas dava pra solucionar apenas sabendo-se que a idade é SEMPRE o último critério de desempate...
  • ART 9 REGIMENTO INTERNO TRT 3 REGIAO
  • Regimento Interno do TRT da 3ª Região

    Art. 9º Determinar-se-á a antiguidade dos Magistrados, sucessivamente:

      I – pela posse;

      II – pela data da publicação do atode nomeação ou de promoção;

      III – pelo tempo de serviço namagistratura do trabalho na 3ª Região;

      IV – pela classificação no concurso;

      V – pelo tempo de serviço público;

      VI – pela idade.

  • Atualizando...
    Art. 9º Determinar-se-á a antiguidade dos Magistrados, sucessivamente:  
    I - pela posse; 
     II - pela data da publicação do ato de nomeação ou de promoção; 
     III - pelo tempo de serviço na magistratura do trabalho na 3ª Região; 
     IV - pela classificação no concurso;
      V - pelo tempo de serviço público; 
     VI - pela data de abertura da vaga; e 
    VII - pela idade. - 
    Parágrafo único. O exercício prevalecerá sobre a posse, desde que não seja com ela concomitante.

  • Basta lembrar que a posse é o primeiro critério, a publicacão do ato de nomeacão ou promocão o segundo  e a idade o último critério.
    Nesta questão bastava saber que a idade é a última pois já achava a alternativa correta.

  • Macete: PDT CTI

  • Para complementar...

    No Regimento atualizado houve a inserção do critério da "data de abertura da vaga", ocupando o sexto critério; consequentemente, o critério de "idade"passou a ocupar o sétimo lugar.


ID
69349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Julgar, originariamente, os mandados de segurança impetrados contra os atos do Presidente e julgar, originariamente, os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso são de competência do

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno do TRT da 3ª Região

    Art. 21. Compete ao Tribunal Pleno, além de outras atribuições fixadas em lei e neste Regimento:

    [...]

    V – julgar, originariamente os mandados de segurança impetrados contra seus próprios atos, contra os do Presidente e aqueles impetrados por Desembargadores;


    Art. 23. Compete ao Órgão Especial, além de outras atribuições fixadas neste Regimento:

      I – julgar originariamente os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso;

  • Alternativa a) Tribunal Pleno e do Órgão Especial, respectivamente.

    Art. 15. Compete ao TRIBUNAL PLENO, além de outras atribuições fixadas em lei e neste Regimento:

    II - EM MATÉRIA JUDICIÁRIA:

    a) julgar:

    8) os mandados de segurança impetrados contra seus atos, contra os do presidente do Tribunal, dos desembargadores que atuam por delegação do presidente e dos respectivos substitutos regimentais, bem como os impetrados por desembargadores;

    ----------------------------------

    Art. 22. Compete ao ÓRGÃO ESPECIAL, além de outras atribuições fixadas neste Regimento:

    e) os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de COMISSÃO DE CONCURSO;


ID
69481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à Justiça do Trabalho, é certo que

Alternativas
Comentários
  • a) Correta - C.F. - Art. 111-A. - II – o Conselho Superior de Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.b) Errada - Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho, compor-se-á de 27 Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do SENADO FEDERAL, sendo: (...) c) Errada - Art. 111-A § 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I – a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;d) Errada: Art. 115 – Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, 7 juízes recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, sendo:I – 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II – os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;--> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;--> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • b) A idade mínima para ingresso nos Tribunais Superiores é 35 anos e nos Regionais é 30;c) as Escolas de Formação e Aperfeiçoamento funcionam junto aos respectivos Tribunais Superiores;d) o quinto constitucional se aplica sim, ao TST;e) a composição mínima dos Tribunais Regionais é de sete juízes e a idade máxima para ingresso é de menos de 65 anos.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;----> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 1º A lei disporá sobre a competência do Tribunal Superior do Trabalho. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; II O CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, CABENDO-LHE EXERCER, NA FORMA DA LEI, A SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA, ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS, COMO ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA,CUJAS DECISÕES TERÃO EFEITO VINCULANTE.
  • Art. 111- O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.§ 1º Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários.§ 2º Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
  • A resposta correta é o item a, conforme o disposto no art. 111-A, §2º, II da CF, a seguir:"§2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante."A letra b está errada pois os membros do TST terão idade mínima de 35 anos e máxima de 65, conforme art. 111-A, CF.A letra c é incorreta porque uma única Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionará junto ao Tribunal Superior do Trabalho (Art. 111-A, §2º, I, CF)A letra d está errada pois a regra do quinto constitucional também é aplicável ao TST (art. 111-A, I, CF).A letra e é incorreta tendo em vista que os TRT's compõem-se de, no mínimo, sete juízes, escolhidos, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República (art. 115, CF).
  • A resposta correta é o item a, conforme o disposto no art. 111-A, §2º, II da CF, a seguir:"§2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante."A letra b está errada pois os membros do TST terão idade mínima de 35 anos e máxima de 65, conforme art. 111-A, CF.A letra c é incorreta porque uma única Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionará junto ao Tribunal Superior do Trabalho (Art. 111-A, §2º, I, CF)A letra d está errada pois a regra do quinto constitucional também é aplicável ao TST (art. 111-A, I, CF).A letra e é incorreta tendo em vista que os TRT's compõem-se de, no mínimo, sete juízes, escolhidos, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República (art. 115, CF).
  • O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, criado pela Emenda Constitucional n. 45, de 08/12/2004, tem como função a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, atuando como órgão central do sistema. Suas decisões têm efeito vinculante, conforme estabelecido no art. 111-A, § 2º, inciso II, da Constituição Federal.
  • O Conselho Superior da Justiça do Trabalho funciona junto ao TST, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho, de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • § 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções,regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa,orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema,cujas decisões terão efeito vinculante.
  • ART:111-A§ 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções,regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;
  • Erros das demais:B) idade mínima: 35 anos. C) supervisionadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e funcionarão junto ao TST, não TRT. Não são indicados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (órgão administrativo, nunca indica nada) mas, sim, pelo próprio tribunal, além da observância do quinto constitucional.D) o quinto constitucional é observado também pelo TST e não é composto por juízes do trabalho, explicação na próxima alternativaE) mínimo de 7 juízes, observado o quinto constitucional (1/5 dentre advogados com + de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do MPT com + de 10 anos de efetivo exercício) e os demais mediante promoção dos juízes das varas do trabalho, por antiguidade e merecimento, alternadamente. Não há indicação do TST.
  • gostaram dessa questão, repetiu mil vezes!
  • b) ...entre brasileiros com mais de 35 e menos de 65, indicados pelo Presidente da República após aprovação do Senado Federal por maioria absoluta.

    c) ... funcionarão junto ao TST

    d)...o quinto constitucional é aplicável ao TST

    e)... compõem-se de no mínimo sete juízes. ... com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos

  • Não sei pra que tantos comentários idênticos..MEU DEUS!!!!
  • Quero aproveitar o espaço e pedir um esclarecimento sobre uma dúvida que surgiu.

    Os juízes são PROMOVIDOS de acordo com a Antiguidade e Merececimento, correto?!
    Mas de acordo com o inciso II do art. 111-A, "os demais juízes dos TRTs, oriundos da magistratura da carreira, INDICADOS pelo próprio Tribunal Superior??

    Então os juízes são dos TRTs são INDICADOS para o TST e não promovidos?


    Se alguém puder me esclarecer essa dúvida enviando uma mensagem, agradeciria.
    Bons Estudos.
  • Oi Daniel

    A promoção vincula-se a ideia de ENTRÂNCIA, que em suma são os degraus na carreira de um juiz. Fica mais claro quando percebemos o JUIZ DE DIREITO, que geralmente quando lotado em comarcas do interior está na sua primeira entrância e aí, pelos critérios próprios de promoção, chega a capital do Estado, que será a terceira entrância. Esse entendimento vale para chegar-se até um Tribunais Regionais e ao próprio TJ.

    Quando falamos de Tribunal Superior realmente não há essa promoção, pois não há mais ENTRÂNCIA alguma. Aí sim entra a questão da INDICAÇÃO que vc mencionou.

    Espero ter ajudado.
  • Esse é o chamado QUINTO CONSTITUCIONAL

     

    * Advogados com mais de 10 anos de atividade.

     

    * Membros do MP com mais de 10 anos de efetivo exercício.

     

    Possuem 1/5 constitucional ---> TRF ; TST ; TRT e TJ

     

    Não possuem 1/5 constitucional ---> STF ; STM ; TSE e TRE

     

    Possui 1/3 constitucional ---> STJ

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 111-A. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante. 

    b) ERRADO: Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 

    c) ERRADO: Art. 111-A. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; 

    d) ERRADO: Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; 

    e) ERRADO: Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:        

              
    § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:          

         

    I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;        

         

    II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.


ID
70126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A prática de atos administrativos, balizando-se pelo princípio da legalidade a que se encontra submetida a Administração Pública, traz como consequência a

Alternativas
Comentários
  • O ato administrativo é a declaração unilateral do Estado dotada de auto-executoriedade. Constitui-se de vários elementos, que, nos termos da Lei 4.717/65, que regula a ação popular, são: o agente competente (pessoa que pratica o ato, dotada de competência, sempre originária da expressa disposição legal), o motivo (fatos pelos quais um ato é praticado e sua respectiva valoração jurídica, que deve ser existente, lícito e exato), o conteúdo ou objeto (prescrição ou mandamento do ato), a forma (maneira pela qual o ato se tornará público) e a finalidade (objetivo último do ato que, em regra, é o interesse público).A presença de todos esses elementos é obrigatória para que o ato administrativo exista, seja perfeito, válido e produza efeitos jurídicos. Uma vez existente, goza de pressupostos típicos, quais sejam a presunção de legitimidade, a imperatividade e a coercibilidade.
  • No dizer de Cláudio José da Silva, o princípio da legalidade é o instrumento que permite ao cidadão-administrado controlar os atos praticados pela Administração. A vontade da Administração é a vontade da lei, mesmo quando se trata de atos discricionários, embora a discricionariedade decorra de um espaço aberto pela própria lei. Assim sendo, dentro desta margem que a lei lhe garante, o administrador tem liberdade para manifestar-se pela conveniência e pela oportunidade do ato a ser praticado, o que torna certa a assertiva A, e errada a B.
  • A questão está mal redigida: "...sem importar, contudo, A supressão do juízo...". Isso dá a entender que se balizar pela legalidade independe de se seguir um juízo de conveniência e oportunidade. O correto seria "...sem importar, contudo, EM supressão do juízo ...", do qual fica muito mais claro deduzir que balizar-se pela legalidade não significa não ter juízo de conveniência e oortunidade!
  • Fundamentos da DiscricionariedadeEmbora a Administração Pública esteja adstrita à observância à lei quando da realização de suas atividades, muitas vezes se faz necessário que se atribua certa margem de liberdade de escolha ao administrador, do contrário, sua atuação se reduziria meramente a algo mecânico: ao simples cumprimento de ordens do legislador. Dessa forma, a discricionariedade é conferida ao gestor público, não para que este a utilize como um poder, uma prerrogativa pessoal, mas para que este exerça seu mister na busca pela realização do interesse público da melhor maneira possível.Kelsen, na sua obra Teoria Pura do Direito, discorre acerca da necessária distinção entre a elaboração de normas e a sua aplicação: A norma do escalão superior não pode vincular em todas as direções (sob todos os aspectos) o ato através do qual é aplicada. [...] Mesmo que uma ordem o mais pormenorizada possível tem de ter àquela que a cumpre ou executa uma pluralidade de determinações a fazer. Se o órgão A emite um comando para que o órgão B prenda o súdito C, o órgão B tem de decidir, segundo o seu próprio critério, quando, onde e como realizará a ordem de prisão, decisões essas que dependem de circunstâncias externas que o órgão emissor do comando não previu, e, em grande parte, nem sequer podia prever.Infere-se, portanto, do entendimento colacionado acima, que muitas vezes a execução ou a aplicação de uma norma envolve a avaliação de certos elementos, de acordo com o caso concreto, os quais não podem ser previstos pela norma geral e abstrata editada pelo legislador.Para justificar ou fundamentar a existência da discricionariedade administrativa Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Rita Tourinho apontam três critérios: material, lógico e jurídico.
  • pq a B n está certa????
    por causa do 'específica'????

ID
70861
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sucesso da democracia nas sociedades industriais
trouxe inegáveis benefícios a amplos setores antes excluídos da
tomada de decisões; contudo, provocou também a perda de
identidades grupais que tinham sido essenciais nos séculos
anteriores. A consciência de pertencer a determinada comunidade
camponesa, ou família tradicional e poderosa, ou confraria,
ou cidade, ficou esmagada pelo conceito de cidadania que
homogeneíza todos os indivíduos. Novos recortes surgiram -
partido político, condição econômica, seita religiosa etc. - mas
tão maleáveis e mutáveis que não substituíram todas as funções
sociais e psicológicas do velho sentimento grupal. O futebol
inseriu-se exatamente nessa brecha aberta pela industrialização
ao destruir os paradigmas anteriores.

O antropólogo inglês Desmond Morris vai mais adiante e
propõe que se veja no mundo do futebol um mundo de tribos.
Sem dúvida o sentimento tribal é muito forte, acompanha o
indivíduo por toda vida e mesmo além dela. É o que mostra no
Brasil a prática de alguns serem sepultados em caixão com o
símbolo do clube na tampa. [...] A atuação do torcedor no rito do
futebol não é em essência muito diferente da atitude das populações
tribais que, por meio de pinturas corporais, cantos e
gritos, participam no rito das danças guerreiras.

Não é descabido, portanto, falar em tribo no futebol,
porém não parece a melhor opção. Tribo é grupo étnico com
certo caráter territorial, o que não se aplica ao futebol, cujos
torcedores são de diferentes origens e estão espalhados por
vários locais. Tribo é sociedade sem Estado, e o futebol moderno
desenvolve-se obviamente nos quadros de Estados nacionais.
Talvez seja preferível falar em clã. Deixando de lado o debate
técnico sobre tal conceito, tomemos uma definição mínima:
clã é um grupo que acredita descender de um ancestral comum,
mais mítico que histórico, contudo vivo na memória coletiva.
Ainda que todo clube de futebol tenha origem concreta e mais
ou menos bem documentada, com o tempo ela tende a ganhar
ares de lenda, que prevalece no conhecimento do torcedor
comum sobre os dados históricos. É nessa lenda, enriquecida
por feitos esportivos igualmente transformados em lenda, que
todos os membros do clã orgulhosamente se reconhecem. [...]
O clã tem base territorial, mas quando precisa mudar de espaço
(jogar em outro estádio) não se descaracteriza. Em qualquer
lugar, os membros do clã se reconhecem, dizia o grande sociólogo
e antropólogo Marcel Mauss, pelo nome, brasão e totem.

(Hilário Franco Júnior. A dança dos deuses. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007, p. 213-215)

Deixando de lado o debate técnico sobre tal conceito, tomemos uma definição mínima ... (3º parágrafo) O verbo cuja flexão é idêntica à do grifado acima está também grifado na frase:

Alternativas
Comentários
  • Verbos Tomar / esperar - desinência de primeira conjugação "AR"Imperativo-o-espera Túespere vocêesperemos nósesperai vósesperem vocês
  • Verbos terminados em er e ir quando vão para o subjuntivo mudam para a, por exemplo saber : que eu saiba, portanto os verbos saber, pretender, querer e reconhecer estão todos conjugados no presente do indicativo. os verbos tomar e esperar quando vão para o subjentivo mudam para e. que nos esperemos e que nós tomemos. Como o nós no imperativo é retirado do presente do subjuntivo, a opção a está no mesmo modo do enunciado da questão.
  • Tomar e Esperar: verbos da primeira conjugação, primeira pessoa do plural. Que nós tomemos; que nós esperemos.Saber, pretender, querer e reconhecer: verbos da segunda conjugação, primeira pessoa do plural. Que nós saibamos; que nós pretendamos; que nós queiramos; que nós reconheçamos.
  • a) Esperemos, todos, que nossos valorosos jogadores se consagrem campeões nesta temporada. b) SAIBAMOS agora que a decisão final do campeonato se transformará em uma grande festa. c) PRETENDAMOS, nós, torcedores, visitar as dependências do clube ainda antes das reformas. d) QUEIRAMOS que alguns dos troféus conquistados pelo clube fiquem expostos ao público. e) RECONHEÇAMOS, embora constrangidos, que os
  • A questão pede um verbo que esteja no imperativo afirmativo.
  • Como a maioria das pessoas do imperativo afirmativo , tirando TU E VOS,  é formada pelo presente do subjuntivo vale lembrar uma regrinha :

    Verbos da primeira conjugacao ex: AMAR conjuga da 1 pessoa do singular do indicativo AMO tira o O e coloca E AME :
    Que eu ame
    Que tu ames
    Que ele ame
    Que nos amemos
    Que vos ameis
    Que eles amem

    Verbos da segunda e terceira conjugacao  tira o O e coloca A BATO E PARTO  passa ser que BATA E PARTA:

    QUE EU BATA E PARTA
    QUE TU BATAS E PARTAS
    QUE ELE BATA E PARTAS
    QUE NOS BATAMOS E PARTAMOS
    QUE VOS BATAIS E PARTAIS
    QUE ELES BATAM E PARTAM

    Espero que tenha ajudado nesta questao pois confunde sempre a 1 pessoa do plural
    :
  • Gabarito letra a).

     

    Dica para o Subjuntivo: (MAIORIA DOS VERBOS)

     

     

    Verbos terminados em "ar" = terminação passa a ser "e". Ex: colocar -> coloque (Subjuntivo).

     

    Verbos terminados em "ir" e "er" = terminação passa ser "a" = Ex: usufruir -> usufrua (Subjuntivo). fazer -> faça (Subjuntivo).

     

    Tomar -> Tome (Link: http://www.conjuga-me.net/verbo-tomar)

     

    Portanto, o verbo "tomar" está no presente do subjuntivo e deve-se procurar nas alternativas qual verbo está nesse mesmo tempo e modo.

     

     

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

     

     

    a) Esperar -> SUBJUNTIVO = Espere (GABARITO) {Link: http://www.conjuga-me.net/verbo-esperar}

     

    b) Saber -> SUBJUNTIVO = Saiba

     

    c) Pretender -> SUBJUNTIVO = Pretenda

     

    d) Querer -> SUBJUNTIVO = Queira

     

    e) Reconhecer -> SUBJUNTIVO = Reconheça

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/


ID
70864
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere:

I. Atos do Congresso Nacional destinados ao tratamento de matérias de sua competência exclusiva, para as quais a Constituição dispensa a sanção presidencial, disciplinando, de regra, matéria externa aos órgãos do Poder Legislativo.

II. Espécie normativa que disciplina matéria especial- mente reservada pelo texto constitucional e exige maioria absoluta para a sua aprovação.

Esses atos normativos, dizem respeito, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Decretos Legislativos são atos destinados a regular matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional (Constituição, art. 49) que tenham efeitos externos a ele.As leis complementares constituem um terceiro tipo de leis que não ostentam a rigidez dos preceitos constitucionais, e tampouco comportam a revogação por força de qualquer lei ordinária superveniente. Com a instituição de lei complementar buscou o constituinte resguardar certas matérias de caráter paraconstitucional contra mudanças céleres ou apressadas, sem lhes imprimir uma rigidez exagerada, que dificultaria sua modificação. A lei complementar deve ser aprovada pela maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso (Constituição, art. 69).
  • Competencia exclusiva por decreto...

    Só consegui decorar depois que formei a palavra "DECREX" (DECRETO + EXCLUSIVO)

  • Resolução:

    As resoluções são atos administrativos normativos que partem de autoridade superiores, mas não do chefe do executivo, através das quais disciplinam matéria de sua competência específica. 

    As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los.

    As resoluções podem produzir efeitos externos.
  • RESUMÃO para facilitar os estudos:
    - As matérias de competência do Congresso Nacional com sanção do Presidente (art. 48 CF/88) = Lei ordinária - Quorum de aprovação: Maioria simples. - As matérias de competência EXclusiva do Congresso Nacional sem sanção do Presidente (art. 49 CF/88) = Decreto Legislativo- Quorum de aprovação: Maioria simples - Matérias de efeitos EXternos, via de regra. - As matérias de competência privativa da Câmara dos Deputados sem sanção do Presidente (art. 51 CF/88) = Resolução- Quorum de aprovação: Maioria simples - Matérias de efeitos internos, via de regra.
    - As matérias de competência privativa do Senado Federal sem sanção do Presidente (art. 52 CF/88) = Resolução- Quorum de aprovação: Maioria simplesMatérias de efeitos internos, via de regra.
  • Anota aí, galera:

    Câmara dos Deputados - Resolução

    Senado Federal - Resolução

    Congresso Nacional - Decreto Legislativo

    Lei Ordinária - Maioria Simples/Relativa

    Lei Complementar - Maioria Absoluta

    Emenda à Constituição - 3/5 (Três Quintos)

    Com esse estudo raso vocês conseguirão acertar muitas questões. Bons estudos!!!


ID
70870
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Dentre as substâncias psicoativas ilícitas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O item "A" está errado pois a maconha causa dependência.

    O item "B" está errado pois a cocaína pode sim ser utilizado em formas distintas, mas são o crack, a cocaína pó e o mesclado ou merla, que é a cocaína misturada à maconha.

    O item "C" está CORRETO pois o GHB (GAMA HIDROXIBUTIRATO) PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA.  ELE É UM TRANSMISSOR DE OCORRÊNCIA NATURAL NO CÉREBRO QUE ESTÁ RELACIONADO À REGULAÇÃO DO SONO E QUE AUMENTA OS NÍVEIS DE DOPAMINA CEREBRAIS. É UM CALMANTE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL QUE ATUA SOBRE O SISTEMA DE OPIÓIDES ENDÓGENOS. USADO PARA INDUZIR ANESTESIA E SEDAÇÃO PROLONGADA, MAS A DURAÇÃO IMPREVISÍVEL DE SUA AÇÃO LIMITA SEU USO. ERA USADO POR FISIOCULTURISTAS COMO ALTERNATIVA AOS ESTERÓIDES. É CHAMADO TAMBÉM DE ÊXTASE LÍQUIDO. CAUSA NÁUSEA, VÔMITO, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, CONVULSÕSE, COMA E MORTE. (KAPLAN, 2007)

    O ietm "D" está errado, pois o mesclado é a mistura da maconha com o crack e realmente é usada por adultos jovens, além de adolescentes.

    O item "E" está errado pois a heroína é um opióide, e não tem uso médico. 

     

     

  • GHB - Excstasy líquido. 

  •  

    a) a maconha não causa dependência. Errado, ainda que haja controvérsia na literatura quanto ao diagnóstico de dependencia, a maconha pode sim - principalmente em uso prologado ou em jovens - causar dependência

    b) a cocaína pode ser utilizada em distintas formas, entre elas o crack, a ganja e a merla. Errado, a GANJA é uma massa resinosa composta por folhas pequenas e infloscescências de plantas cultivadas, possui um teor de MACONHA de aproximadamente 3%, ela é fumada ou adicionada em bebidas e doces, esse uso é mais comum na Índia. O crack e a merla sim são cocaína em diferentes estados estados físico-químicos.

    c) o GHB pode promover dependência. CORRETO - GHB, ácido gama hidroxibutírico é conhecido como líquido X, ou ecstasy líquido, essa substância causa depressão do SNC, e doses subanestésicas elevam o nível de dopamina central, provocando um estado de alerta de felicidade e por isso foi erroneamente comparada com o ectasy.

    d) o uso de mesclado (maconha + MMDA) é muito frequente em adultos jovens. Errado, mesclado é a mistura de maconha com crack

    e) a heroína é originariamente classificada como um anestésico local. Errado, originalmente a heroína foi introduzida no mercado pela Bayer com o intuíto que a forma diacetilada da morfina continuasse efetiva contra a tosse, sem os efeitos colaterais da morfina.


ID
70873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O diagnóstico de Transtorno Borderline de Personalidade é feito no eixo do DSM IV de número

Alternativas
Comentários
  • O eixo II é composto pelos transtornos de personalidade e os retardos mentais. O eixo I é composto das demais doenças psiquiátricas compostas no CID 10, exceto transtornos de personalidade e retardo mental.

ID
70876
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A ejaculação precoce

Alternativas
Comentários
  • A ejaculação precoce pode ser de origem orgânica ou psicogênica e pode ser tratada com antidepressivos tricíclicos ou ISRS, pois eles retardam a ejaculação.


ID
70879
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

No transtorno obsessivo compulsivo, a psicoterapia que se mostra mais eficaz, segundo a literatura científica, é

Alternativas
Comentários
  • O modelo cognitivo-comportamental permitiu uma melhor compreensão dos fenômenosobsessivo-compulsivos, da importância de aprendizagens errôneas e de crenças disfuncionais na sua gênese e manutenção. Permitiu, ainda, a proposição de uma variedade de técnicas e estratégias que possibilitam a redução dos sintomas para a maioria dos pacientes e até sua eliminação completa. Constitui, juntamen e com os psicofármacos, um dos tratamentos de escolha para o TOC.(Cordioli)
  •  A terapia cognitivo comportamental é o modelo psicoterápico de escolha para tratar o transtorno obsessivo-compulsivo. "Embora poucas comparações tenham sido realizadas, a terapia comportamental é tão eficaz quanto à farmacoterapia no TOC, e alguns dados indicam que os efeitos benéficos são mais duradouros com a primeira. Por isso, vários clínicos consideram a terapia comportamental o tratamento de escolha para o transtorno. As principais abordagens são a exposição e a prevenção de resposta. A dessensibilização, a parada de pensamento, a inundação, a terapia por implosão e o condicionamento aversivo têm sido utilizados em pacientes com TOC" . Kaplan, 2007.  

  • Minha interpretação...

     

    Faz muito sentido a terapia cognitivo-comportamental ser eficaz no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo, pois a obsessão são pensamentos (cognição) e a compulsão são comportamentos. 


ID
70882
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A memória

Alternativas
Comentários
  •     A memória apresenta múltiplos lugares de processamento no Sistema Nervoso Central. A memória de curto e médio prazo é processada nas estruturas límbicas temporomediais (hipocampo, amígdala, córtex entorrinal) e a memória de longo prazo, no córtex cerebral, ou seja, nas áreas de associação neocorticais, principalmente frontais e temporoparietooccipitais. (Paulo Dalgalorrondo, Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, 2008). É a principal alteração da doença de Alzheimer. Nem sempre  é preciso ser testada pelo MEEM, é mais testada pelo MEEM nas Demências.  

  • Uma das vitaminas mais importantes para melhorar a memória é a vitamina B1 ou tiamina, a qual se encontra em diversos alimentos e suplementos como o levedo de cerveja.

    O levedo de cerveja, por seu conteúdo em vitamina B1 ou tiamina, age sobre o sistema nervoso e melhorar o rendimento intelectual. Esta melhora a transmissão dos impulsos nervosos e aumenta a capacidade para reter a informação, já que favorece a acção da acetilcolina.

    Loja_do_Alfredo


ID
70885
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao carbolítio, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O item "A" está errado - os níveis terapêutico e tóxico são próximos, sendo importantíssimo sua dosagem plasmática.

    O item "C" está errado - pois é tireotóxico.

    O item "D" está errado - sua principal indicação é o transtorno afetivo bipolar.

    O item "B" está errado - é excretado  pela urina, fezes e suor. Mas é predominantemente excretado pela urina (pelos rins).

    O item "E" é o correto.


ID
70888
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A pesquisa médica com seres humanos

Alternativas
Comentários
  • b

     


ID
70891
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre o conceito de doença mental é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas exceto a assertiva "A" que é a resposta. Pois a doença mental não é de emprego preciso, ou seja, pode ter múltiplas etiologias, e ainda não é totalmente claro este aspecto na Psiquiatria.


ID
70894
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Define-se como incidência de um transtorno, em epidemiologia,

Alternativas
Comentários
  • A incidência de qualquer doença é a frequencia absoluta de casos novos relacionados à unidade de intervalo de tempo, dia, semana, mês ou ano, que vem explanado no item "C" da questão , o item correto. O item "A" traz o conceito de prevalência.  (Zélia Rouquayrol, 2003).


ID
70897
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considerando os dados relativos ao uso de cocaína, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A cocaína é uma substância psicoativa que pode ser usada de 03 formas: intravenosa, inalada (pó) e em forma de crack (fumada). Entre as formas do crack e do pó da cocaína, a forma que tem a ação mais rápida é a do crack.

    A - Errado. Essas 2 formas não apresentam o mesmo número e tipo de metabólitos.

    C- Errado. O uso concomitante do álcool não protege quem faz uso da cocaína, a cocaína continua a produzir cocaetileno.

    D e E também erradas.

  • a) tipos diferentes de metabólitos:

    inalada pó: benzoilecgonina

    crack:  Éster metilanidroecgonina = metilecgonidina = EMA

    b) a cocaína fumada (crack) leva em torno de 8 segundos para produzir seus efeitos, já na forma de pó é de 10-15 min, ja a via EV é de 3 - 5min.

    fumada>EV>inalada

    c) cocaína + etanol: cocaetileno


ID
70900
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:

I. Os transtornos ansiosos raramente estão associados a sintomas depressivos.

II. Os transtornos relacionados ao uso de substâncias podem apenas ser diagnosticados em fase de uso ativo de drogas.

III. O transtorno afetivo bipolar apresenta, geralmente, história familiar positiva para o mesmo.

IV. O transtorno dissociativo é mais frequente em homens.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - É muito comum os transtornos ansiosos apresentarem comorbidade com transtorno depressivo.
    II - Os transtornos relacionados ao uso de substância também pode ser detectado fora da fase de uso ativo da droga, através dos sinais e sintomas da fase de abstinência ou até algum tempo depois através de exame laboratorial.
    III - Correta.
    IV - "Acredita-se que o transtorno dissociativo ocorra com maior frequencia em mulheres que em homens". Ref.: Kaplan - Compendio de Psiquiatria - 2007. 

ID
70903
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Tem indicação absoluta de internação o paciente psiquiátrico com

Alternativas
Comentários
  • A única que se caracteriza como emergência psiquiátrica, que implica necessariamente em internação hospitalar, é a que incide risco de vida ao paciente. No caso do item "E" há risco de vida ao paciente, não pela dependência química em si, mas pelo risco de vida devido à ameaça de traficante de drogas.


ID
70906
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Urgência médica

Alternativas
Comentários
  • Emergência= Rísco eminente de morte

    Urgência= Paciente precisa de atendimento rápido, mas não corre rísco eminente


ID
70909
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Os transtornos somatoformes

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DSM-IV, os transtornos somatoformes são o transtorno de somatização, transtorno conversivo, hipocondria, TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL, transtorno doloroso, transtorno somatoforme sem outra especificação. Este transtorno se encontra tanto no DSM - IV como no CID 10.É um transtorno que se inicia antes dos 30 anos de idade, em geral, desde a adolescência.A causa deste transtorno é desconhecida. Existem fatores psicossociais e biológicos envolvidos, mas não há causa orgânica.Geralmente não são associados com a esquizofrenia. Deve-se fazer diagnóstico diferencial com doenças clínicas.
  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!


    Atualmente, no DSM V, o Transtorno Dismórfico Corporal faz parte do grupo dos Transtornos Obsessivos Compulsivos e o grupo dos Transtornos Somatoformes chama-se transtornos de sintomas somáticos, incluindo: Transtorno de Sintomas Somáticos; Transtorno de Ansiedade de Doença; Transtorno Conversivo; Transtorno de Sintomas Neurológicos Funcionais; Transtorno Factício; Fatores Psicológicos que Afetam Outras Condições Médicas; Outro Transtorno de Sintomas Somáticos e Transtorno Relacionado Especificado; Transtorno de Sintomas Somáticos e Transtorno Relacionado Não Especificado.

  • Não acho que a questão esteja desatualizada, pois se refere ao dsm IV que inclusive ainda é pedido em algumas bibliografias. Loucura, loucura, mas precisamos averiguar qual dsm a banca pede.


ID
70912
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre a história da Psiquiatria é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Síndrome ou delírio de Capgras referia-se a um quadro no qual o paciente apresentava delírio centrado na ideia de que as pessoas haviam sido substituídas por sósias (delírio dos sósias).


ID
70915
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O emprego do termo duplo vínculo referente à relação afetiva entre mãe e filho foi apontado, particularmente por autores do movimento da antipsiquiatria, como um dos responsáveis pela patologia denominada

Alternativas
Comentários
  • A relação ambivalente entre mãe e filho é mais comum na Esquizofrenia.

  • Achei esse texto: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/html/sessoes/2146_sessoes_resumo.htm

  • " ... E é também a partir do conceito de duplo vínculo que a antipsiquiatria ganha sua força teórica. A loucura não se encerra mais no sujeito, agora atinge também o social, a família [...] identificam a gênese da esquizofrenia na família que produz uma comunicação paradoxal, isto é, uma linguagem repleta de duplos vínculos."

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: D


ID
70918
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sob o nome reação ao estresse grave encontram-se no CID 10, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil - o único dos 5 itens que não faz parte do grupo de transtornos com o nome de Reação aguda ao estresse na CID 10 é o transtorno de gênero.


ID
70921
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere as afirmações abaixo:

I. O uso associado de tranilcipromina e da imipramina pode levar a óbito por causas variadas.

II. A pré-gabalina é usada com sucesso nos transtornos afetivos bipolares, tendo aí uma indicação frequente.

III. O aumento do nível pressórico não está relacionado ao uso da venlafaxina.

IV. A fluoxetina pode ter como efeito paradoxal uma piora do quadro depressivo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I e IV estão corretas.

    Erro da II - Pré-gabalina é usada nos transtornos de ansiedade.

    Erro da III - A Venlafaxina pode aumentar os níveis pressóricos, não devendo ser utilizada em hipertensos, ou quando utilizá-la, monitorar a pressão arterial.


ID
70924
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O trabalho em equipe multidisciplinar

Alternativas

ID
70927
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A pregabalina tem, entre suas indicações psiquiátricas formais,

Alternativas

ID
70930
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá eventualmente prescindir de

Alternativas

ID
70933
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o regulamento da Previdência Social, a aposentadoria por invalidez

Alternativas
Comentários
  • Letra A: estando ou não em gozo de auxílio doença.
    Letra B: mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social.
    Letra C: Podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.
    Letra D: Gabarito


ID
70936
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Baseado na Classificação Internacional das Doenças, na sua 10º edição (CID-10), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) As características essenciais do Transtorno Esquizofreniforme são idênticas às da Esquizofrenia (Critério A), exceto por duas diferenças: a duração total da doença (incluindo fases prodrômica, ativa e residual) é de pelo menos 1 mês, mas inferior a 6 meses (Critério B), e não é exigido um prejuízo no funcionamento social ou ocupacional durante alguma parte da doença (embora possa ocorrer). A exigência de duração para o Transtorno Esquizofreniforme é intermediária entre a do Transtorno Psicótico Breve (no qual os sintomas duram no mínimo 1 dia, mas menos de 1 mês) e a da Esquizofrenia (na qual os sintomas persistem por pelo menos 6 meses). ERRADA

    B) A característica essencial do Transtorno Esquizoafetivo é um período ininterrupto de doença durante o qual, em algum momento, existe um Episódio Depressivo Maior, Maníaco ou Misto, concomitante com sintomas que satisfazem o Critério A para Esquizofrenia (Critério A). Além disso, durante o mesmo período de doença, ocorreram delírios ou alucinações por pelo menos duas semanas na ausência de sintomas proeminentes de humor (Critério B). Finalmente, os sintomas de humor estão presentes por uma porção substancial da duração total da doença (Critério C). CERTA


  • C) Distimia é um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade. Diferentemente da depressão que se instala de repente, a distimia não tem essa marca brusca de ruptura. O mau humor é constante. Os portadores do transtorno são pessoas de difícil relacionamento, com baixa autoestima e elevado senso de autocrítica. Estão sempre irritados, reclamando de tudo e só enxergam o lado negativo das coisas. Na maior parte das vezes, tudo fica por conta de sua personalidade e temperamento complicado. O diagnóstico é eminentemente clínico. O dado mais importante a considerar é a manifestação dos sintomas durante pelo menos dois anos consecutivos. Via de regra, os portadores de distimia desenvolvem concomitantemente episódios de depressão grave. Quando se recuperam, porém, retornam a um patamar de humor que está sempre abaixo do nível normal. A maior dificuldade é que raramente se dão conta do próprio problema. Acham que o mau humor, a falta de prazer e interesse pelas coisas e a tristeza que não dá trégua fazem parte de sua personalidade e do seu jeito de ver o mundo, e quase nunca procuram ajuda. ERRADA

    D) Este agrupamento compreende uma série de transtornos mentais reunidos tendo em comum uma etiologia demonstrável tal como doença ou lesão cerebral ou outro comprometimento que leva à disfunção cerebral. A disfunção pode ser primária, como em doenças, lesões e comprometimentos que afetam o cérebro de maneira direta e seletiva; ou secundária, como em doenças e transtornos sistêmicos que atacam o cérebro apenas como um dos múltiplos órgãos ou sistemas orgânicos envolvidos. ERRADA

    E) Os transtornos  invasivos do desenvolvimento contemplam o Autismo , a Síndrome de Aspenger, a Síndrome de Rett, o Transtorno Desintegrativo da Infância e uma categoria residual denominada transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação. O fenótipo proposto para o TID inclui manifestações em três domínios: social, da comunicação e do comportamento. A interação social está qualitativamente prejudicada, bem como as habilidades de comunicação. O padrão de comportamento e os interesses são restritos, tendendo a ser estereotipados e repetitivos. Apesar da melhora no quadro, não há um método que permita a remição do quadro. ERRADA



ID
70939
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A anorexia nervosa

Alternativas

ID
70942
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere as afirmativas sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade:

I. É uma patologia de alta prevalência entre crianças e adolescentes, girando em torno de 6%.

II. Seu quadro persiste na vida adulta, principalmente a presença dos sintomas de desatenção, uma vez que há melhora dos sintomas de hiperatividade.

III. Existem diferentes fatores que influenciam em sua ocorrência e gravidade, entre eles, fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais.

IV. É fundamental o uso de medicação psicoestimulante para o controle dos sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção, associado a uma abordagem cognitivo-comportamental, orientação aos pais e professores e acompanhamento psicopedagógico.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - correto. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem alta prevalência entre crianças e adolescentes.

    II - Correto. O quadro persiste na vida adulta, melhorando a hiperatividade, mas persistindo a desatenção.

    III - Correto. Os fatores genéticos, neurobilógicos e ambientais influenciam na ocorrência e gravidade do transtorno.

    IV - Correto. As medicações psicoestimulantes são a primeira escolha para o transtorno em questão.

    Então letra "C" é a correta. 

  • As estratégias de tratamento do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos derivam em parte da extrapolação dos estudos feitos em crianças e, em parte, dos estudos clínicos realizados em amostras de adultos. É importante definir os alvos do tratamento, que muitas vezes ultrapassam os sintomas primários do TDAH, especialmente se tratando de indivíduos adultos: o longo histórico de comprometimento funcional pode se associar a diversos aspectos que não são abordados por farmacoterapia isoladamente.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852007000500012

    Tal como em outros transtornos, a dose inicial da medicação deve ser mais baixa, sendo ajustada gradualmente conforme a resposta clínica do paciente. Deve-se buscar a remissão total do TDAH (e comorbidades) ou chegar à maior dose tolerada pelo paciente (Weiss e Weiss, 2004). O tratamento farmacológico do TDAH em adultos é feito com três grupos de medicamentos: os psicoestimulantes, os antidepressivos e a atomoxetina. Os psicoestimulantes são considerados como a primeira escolha e serão abordados neste artigo.



ID
70945
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação ao tratamento medicamentoso dos transtornos de ansiedade (TAs) é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETA.

    B - ERRADA. PODEM AUXILIAR MAS NÃO SÃO PRIMEIRA ESCOLHA E PODEM OFERECER RISCOS DE ALTERAÇÕES VASOMOTORAS.

    C - ERRADA. O BDZ OFERECE RISCO AO PACIENTE, NÃO DEVE SER UTILIZADO EM MONOTERAPIA, MUITO MENOS EM LONGO PERÍODO DE TEMPO E EM ALTAS DOSES, PELO SEU RISCO DE DEPENDÊNCIA.

    D - ERRADA. OS ADT PODEM SER UTILIZADOS PARA TRATAR OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, MAS POSSUEM VÁRIOS EFEITOS COLATERAIS, NÃO SENDO ASSIJM PRIMEIRA ESCOLHA PARA O TRATAMENTO.

    E - A PSICANÁLISE NÃO É PRIMEIRA ESCOLHA  ENTRE AS LINHAS PSICOTERÁPICAS PARA O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS ANSIOSOS. A PRIMEIRA ESCOLHA É A COGNITIVO-COMPORTAMENTAL.


ID
70948
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

As seguintes afirmações estão relacionadas ao transtorno do humor bipolar (THB):

I. Trata-se de uma condição psicopatológica caracterizada por episódios repetidos de alteração significativa no humor (mania/hipomania, estados mistos e depressão), produzindo grave prejuízo ao longo da vida.

II. O padrão de ciclagem considerado rápido consiste na ocorrência de pelo menos quatro episódios afetivos ao ano (de depressão, mania ou hipomania e misto).

III. No presente momento existem, segundo o DSM-IV, quatro tipos clínicos de THB, que são eles o tipo I, II, III e SOE.

IV. O paciente portador de THB apresenta, ao longo de sua vida, a predominância de fases depressivas, quando comparada com fases de mania e hipomania.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • "O paciente portador de THB apresenta, ao longo de sua vida, a predominância de fases depressivas, quando comparada com fases de mania e hipomania."

    A maioria realmente apresenta predominância de sintomas depressivos, entretanto existem paciente com predominância de sintomas maníaco/hipomaníacos ou até mesmo "mania pura".


ID
70951
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação à esquizofrenia e aos transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas estão corretas, exceto o item "D" que diz que não existe clara relação entre a esquizofrenia e herdabilidade genética. Isto está errado, pois a Esquizofrenia já é comprovadamente uma doença de origem multifatorial, ou seja, tem causa ambiental ou psicossocial, neurobiológica e genética. Segundo Kaplan: "Estudos clássicos mostraram que uma pessoa tem maior probabilidade de ter a doença quando outros membros da família são afetados, e que esta probabilidade está correlacionada à proximidade da relação (p ex. parentes em 1º ou 2º grau). Gêmeos monozigóticos têm a taxa mais alta de concordância". Os cromossomos envolvidos com a doença são o 5, 11, 18, 19 e cromossomo X com maior frequencia e em menor proporção o 6, 8 e 22. ref. Kaplan, 2007.


ID
70954
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Segundo o DSM-IV, sobre os transtornos somatoformes, dissociativos e factícios, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • - O item "B" traz a definição de fuga dissociativa.

    - O item "C" traz a definição de transtorno dismórfico corporal.

    - O item "D" traz a definição de transtorno hipocondríaco.

    - O erro do item "E" está na palavra "simulação intencional". Se assim fosse estaríamos diante de um caso de Transtorno Factício.


ID
70957
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:

I. O estágio do desenvolvimento psicossexual definido como "fase anal", por Freud, corresponde ao período de maturação do controle neuromuscular sobre os esfíncteres, principalmente os anais. É o período de luta por independência e superação da dependência dos pais e se associa à necessidade de estabelecer controle sobre si e o ambiente.

II. Os principais mecanismos de defesa histérica são a conversão, a repressão, a somatização e a dissociação. Já as defesas de características psicóticas são a negação, a distorção e a projeção e as de características neuróticas são a repressão, isolamento, anulação, deslocamento e formação reativa.

III. O grupo constituído por defesas mais adaptadas como sublimação, identificação, altruísmo, e outros, possibilita que o indivíduo consiga, frente aos múltiplos eventos e situações de vida, modificá-las de forma mais adequada, conseguindo atingir metas de crescimento e aprendizado.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • tu ainda é assinante, passou em nenhum concurso grande ainda não? 12 anos já mano. Quando tu postou esse comentário eu ainda era uma criança de 8 anos ksksskssk


ID
70960
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação às emergências psiquiátricas é correto afirmar:

Alternativas

ID
70963
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

São critérios diagnósticos para o quadro de Delirium devido à condição médica geral, segundo o DSM-IV, os seguintes itens, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • apos a identificacao da causa e tratamtento adequado,  os sintomas em geral desaparecem dentro de tres a sete dias , mas em alguns quadros podem desaparecer ate com um mes.


ID
70966
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas

ID
70969
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

No que refere aos transtornos emocionais e de compor- tamento com início usualmente na infância e na adolescência, segundo o CID-10, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • - Item "A": Correta a definição para ansiedade de separação, porém essa condição causa sofrimento ou prejuízo.

    - Item "C": Correta a definição, mas acontece mais em crianças ou pré-adolescentes, não em adolescentes mais velhos.

    - Item "D": Os transtornos hipercinéticos tem início precoce e costuma levar a criança a apresentar propensão a acidentes, problemas disciplinares e insucessos escolares.

    - Item "E": Normalmente se inicia na infância.

     


ID
70972
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação aos transtornos de ajustamento é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O início é usualmente dentro de um mês mesmo, da ocorrência do evento estressor ou mudança de vida, porém a duração dos sintomas usualmente não excede 6 meses, exceto nos casos citados na questão.

    Resposta letra A.


ID
70975
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação à psiquiatria clínica é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Não há dúvidas para se responder esta questão.

    A assertiva "A" diz ser uma área humana, na verdade, é uma área da saúde que engloba também pontos humanísticos. Preceitos bem estabelecidos de um constructo teórico - Não. Existem vários estudos e, principalmente, práticos, a partir de estudos de casos, para poder se estudar a Psiquiatria e os transtornos psiquiátricos.

    A assertiva "B" está totalmente errada. Existe grande associação entre os transtornos psiquiátricos e as áreas da Genética, Biologia Molecular, Cronobiologia, Medicina interna e Medicina do Sono.]

    A assertiva "C" também está errada: existem vários recursos terapêuticos na Psiquiatria como as terapias biológicas ou medicamentosas ou psicofarmacoterapias  e as psicoterapias (de apoio, familiar, de grupo, orientada para o insight, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicanálise,  etc).

    A assertiva "D" está PERFEITA.

    A assertiva "E" também está errada, pois há evidência científica de melhora clínica através das abordagens psicoterápicas.


ID
70978
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O transtorno depressivo unipolar apresenta diferentes características clínicas em seu diagnóstico, curso clínico e tratamento. Tendo isso em vista, é correto afirmar que

Alternativas

ID
70981
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere as afirmações referentes à depressão pós- acidente vascular cerebral (DPAVC):

I. Depressão tem sido diagnosticada mais frequente- mente após AVC do que em outras doenças físicas com níveis de incapacitação semelhantes.

II. A associação entre a localização da lesão e a pre- valência de DPAVC é mais forte nos seis primeiros meses após a ocorrência do AVC.

III. A DPAVC tem influência na recuperação do déficit neurológico e do quadro cognitivo do paciente.

IV. É de fundamental importância que os quadros de DPAVC sejam plenamente diagnosticados e trata- dos precocemente sob o risco de cronificação e piora do quadro clínico global.

V. A incidência de DPAVC é relativamente rara, não devendo ser avaliada.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
70984
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação aos transtornos ansiosos é correto afirmar:

Alternativas

ID
70987
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao transtorno bipolar de início na infância e adolescência, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A - CORRETA.

    B - Utiliza também os mesmos critérios clínicos do CID 10 e no DSM IV

    C- Não é utilizado o mesmo esquema terapêutico do que o usado nos adultos. São os mesmos medicamentos, algumas vezes, porém em doses menores. Utiliza-se, dentre os estabilizadores de humor, o carbonato de lítio e o acido valproico ou divalproato de sodio; e dentre os antipsicóticos atípicos, a risperidona, a quetiapina e a olanzapina.

    D- Existe a influência familiar para o transtorno.

    E- Existe o Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes.