SóProvas



Prova FEPESE - 2018 - CELESC - Técnico em Segurança do Trabalho


ID
2642851
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os empresários do ramo das telecomunicações vislumbram as possibilidades de a Internet ter, já a partir do próximo ano, velocidades ainda maiores permitindo o desenvolvimento e a expansão da chamada “Internet das coisas”.


Assinale a alternativa que indica a inovação que permitirá esse progresso.

Alternativas
Comentários
  • Não sabia do termo "Internet das coisas" ou do 5G, mas vc pode tirar a resposta se notar que as outras alternativas são coisas já comuns na atualidade.

  • Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT) , é uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados.

    A Internet das Coisas, em poucas palavras, nada mais é que uma extensão da Internet atual, que proporciona aos objetos do dia-a-dia (quaisquer que sejam), mas com capacidade computacional e de comunicação, se conectarem à Internet.

    Cada aparelho eletrônico consegue ter sua identificação (que é feita por rádio frequência ‘RFID’), que é guardada em um banco de dados.

    Assim, quando esse aparelho se conectar a uma rede, como a internet, que consiga se conectar ao banco de dados, essa rede consegue identificar cada aparelho que esteja registrado no banco de dados.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas

  • Percebe se que as demais alternativas são conhecidas atualmente, logo a alternativa A apresenta uma nova geração de internet 5G.

    Gab: E

  • A Internet de 5ª Geração, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial!

     

    Força!

     

  • Se já tá ruim em 3G/4G, imagine a 5G?

  • Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT) , é uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão e é com rede capaz de coletar e transmitir dados.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, a questão trata da inovação que permitirá esse progresso e isso já é possível atualmente por meio de um Bluetooth; (b) Errado, isso não tem nenhuma relação com IoT; (c) Errado, isso não tem nenhuma relação com IoT; (d) Errado, isso não tem nenhuma relação com IoT; (e) Correto, a Tecnologia 5G será a grande impulsionadora do IoT.

    Gabarito: Letra E 


ID
2642854
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 40 anos em 11 décadas.


Assinale a alternativa que indica um importante fator que contribui para que os brasileiros vivam mais.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C.

    "Ao falar sobre a pesquisa, o pesquisador do IBGE, Fernando Albuquerque, disse que a partir de 1940, com a incorporação dos avanços da medicina às políticas de saúde pública, o país experimentou uma primeira fase de sua transição demográfica, caracterizada pelo início da queda das taxas de mortalidade."

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2017-12/expectativa-de-vida-do-brasileiro-e-de-758-anos-diz-ibge

  • c) Os avanços da medicina, entre os quais a possibilidade de diagnóstico precoce de doenças, possível graças à inovação tecnológica.

     

    O Brasil do futuro será um país de velhos, teremos que nos adaptar !! A expectativa de vida muito se deve aos avanços da medicina, com certeza.

     

    A partir de 2050, quando formos velhinhos, seremos a maioria da população nacional. Como isso afetará saúde, economia, educação, criminalidade e sexualidade do país?

     

     

    O destino de todo ser humano — se tiver sorte na vida — é envelhecer. O mesmo acontece com os países. Ao longo do século 20, os avanços na medicina e no saneamento básico levaram a queda na mortalidade de nações desenvolvidas como Japão, Suécia e Canadá. Ao mesmo tempo, os casais passaram a ter cada vez menos filhos. Como resultado, temos menos crianças e mais vovôs.

     

    Agora, no século 21, chegou a vez do Brasil virar velhinho. Basta olhar os números das últimas décadas para perceber. Em 1940, apenas 4,1% da população tinha mais de 60 anos. Hoje, segundo o último Censo Demográfico, esse índice passou a 10,8%. Em menos de um século, fomos de 1,7 milhão de idosos para 20,6 milhões. E não para aí. Estimativas mostram que, em 2050, teremos 68,1 milhões de idosos. O triplo do valor atual. Na mesma época, haverá só 18,8 milhões de crianças de até 14 anos.

     

     

    FONTE: MOTHERBOARD.COM

  • Os Avanços da Medicina proporciona  melhorias na saúde humana.

    Gab: C

  • Coooooomo se a grande massa populacional tivesse acesso a esses avanços!!

  • Triste essa questão

  •  

    Os avanços da medicina, entre os quais a possibilidade de diagnóstico precoce de doenças possíveis, graças à inovação tecnológica (e aos agrotoxicos, comidas, que esta cada dia mais nos matando). kkkkk 

  • avanços na medicina(tecnologia) proporciona maior longevidade.e

    expectativa de vida no brasil : 75,8 (se der TIVER DEUS AO SEU LADO E muitttttttttttttttttttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....infinitos.. nao acabou. muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa sorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • A humanidade está se extinguindo por conta própria por conta da alimentação e dos agrotóxicos, como bem observou nossa colega Handressa. Os idosos que aí estão, com certeza, não comiam tantos alimentos industrializados (prejudiciais à saúde) e consequentemente não morriam tanto de câncer quando ainda jovens. Fora que provavelmente não tinham tanto acesso às drogas como os adolescentes e jovens de hoje, e consequentemente não morriam tão jovens de overdose ou suicídio.  

     

    Enquanto os adolescentes e jovens continuarem ganhando cada vez mais instrumentos para morrer cedo, a população idosa vai continuar sendo e parecendo maior. 

    Os avanços da medicina, entre os quais a possibilidade de diagnóstico precoce de doenças, possível graças à inovação tecnológica, ajudam, aqueles que têm a chance de envelhecer, a prolongar seu tempo de vida. 

     

  • a) A queda das taxas de natalidade não está diretamente relacionada com a maior expectativa de vida de uma população, mas sim a das taxas de mortalidade. ITEM INCORRETO.

    b) O analfabetismo não foi extinto em nosso país, o que torna o item automaticamente incorreto. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Sistema de cotas não tem relação direta com maior expectativa de vida de determinada população. ITEM INCORRETO.

    e) Os mais pobres do nosso país não possuem pleno acesso aos serviços de saúde. ITEM INCORRETO.

    Gabarito: C


ID
2642857
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho são algumas das referências de um gênero musical tipicamente brasileiro, nascido provavelmente dos antigos batuques trazidos pelos africanos.


Assinale a alternativa que o identifica.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D)

    samba

  • Essa questão dá para responder pela Lógica:

    Cavaquinho é um instrumento que é a alma do samba, logo alternativa D está correta.

  • Respondi a assertiva por analogia........

    Cavaquinho - Samba 

  • Quem errar essa, brasileiro não é!

  • É a merda do Samba

  • Adoniran, Candeia, Bezerra

  • Nãaaaaaaao deixe o samba morrer ♪

  • HEAVY METALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  • Qualquer coisa com "inho" só marcar samba/pagode.... cavaquinho, thiaguinho, salgadinho, pagodinho, é devagar devagar devagarinho, mumuzinho, netinho e por aí vai...

  • Kkkkkk essa qustao e tambem facinha

  • Grande Nelson Cavaquinho, um ícone do samba.


ID
2642860
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o consumo de recursos hídricos.


1. A agricultura consome a maior parte dos recursos hídricos disponíveis no planeta.

2. Graças aos alertas dos ambientalistas e às políticas governamentais, as retiradas de água na natureza vêm diminuindo ao longo das últimas décadas, em cerca de 2% ao ano.

3. A quantidade de água que as pessoas bebem corresponde a uma pequena fração da água consumida no mundo.

4. Com exceção da África, a falta de recursos hídricos para o consumo humano ainda não é um problema visível. Grave, no entanto, é a indisponibilidade de água para a produção de energia elétrica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. GABARITO

     

    Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), é a atividade agropecuária a principal responsável pelo uso da água. De acordo com a entidade, 70% de toda a água consumida no mundo é utilizada na irrigação das lavouras, número que se eleva para 72% no caso do Brasil, que é um país com forte produção nesse setor da economia.

     

    Depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Somente depois vem o uso doméstico, que é responsável por cerca de 8% de toda a utilização dos recursos hídricos. Esse cenário revela que não apenas as casas e os comércios devem economizar, mas também os setores primário e secundário da economia, adotando medidas de contenção da utilização de água.

     

    Se considerarmos apenas a chamada água virtual do mundo, ou seja, a quantidade de água empregada para a produção econômica sem contar o consumo direto, a agricultura passa a deter 67% da utilização de água, seguida pelo cultivo de animais, com 23%, e depois pela indústria, com 10%. Isso significa que as medidas de economia da água inevitavelmente perpassam pela adoção de medidas no espaço rural.

     

    Para se ter uma ideia dessa diferença de consumo, vamos considerar alguns exemplos: para produzir 1 kg de carne de boi, são utilizados 15,4 mil litros de água; uma camiseta de algodão custa 2,5 mil litros; uma tonelada de aço leva 300 mil litros; e um carro gasta mais de 400 mil. No meio agrícola, a soja é uma das campeãs, com 1,8 mil litro para cada quilo produzido – lembrando que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais desse produto. 

     

    Ainda segundo a FAO, a agricultura é o setor da economia que mais necessita da imposição de medidas de redução do consumo de água, pois cerca de 60% de toda a água empregada na irrigação estaria sendo perdida por desperdício. Assim, os mesmos estudos apontam que uma redução de 10% dessa perda seria o suficiente para abastecer o dobro da população mundial atual, em termos de média estatística.

     

    Assim sendo, algumas das medidas é a adoção de formas alternativas de irrigação, tais como o gotejamento. Nesse processo, em vez de haver desperdício gerado pela irrigação comum, é utilizado um sistema em que apenas algumas gotas são utilizadas para umedecer os solos e garantir ao vegetal cultivado o suficiente para a sua sustentação. Se medidas como essa se difundirem no meio rural do Brasil e do mundo, milhões de litros de água deixarão de ser desperdiçados.

     

     

    FONTE:BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

  • 4. Com exceção da África, a falta de recursos hídricos para o consumo humano ainda não é um problema visível. Grave, no entanto, é a indisponibilidade de água para a produção de energia elétrica.(ERRADO).

     

    Vários países sofrem com a falta de recursos hídricos, não só no continente Africano. Jesus Cristo !! vejamos só o exemplo do Brasil:

     

     Atualizado em 03/04/2017 

     

    Pior seca em 73 anos traz fome e faz
    população dividir água com animais

     

    Bahia tem 218 dos 417 municípios em situação de emergência por estiagem.

    Seca afeta 4,1 milhões de pessoas no estado, segundo dados do governo.

     

    O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) diz que a redução das chuvas já vem sendo observada desde 2010 na Bahia, mas foi a partir de 2012 que a situação se agravou.

    Desde o ano passado, apenas em janeiro de 2016 foram observados volumes de chuvas acima da média. A partir de então, o predomínio foi de precipitações abaixo do esperado em todas as regiões.

    No período entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2017, as chuvas no Recôncavo baiano ficaram entre 40% e 60% abaixo da média. Já no semiárido, como em algumas localidades do médio São Francisco, o déficit chegou aos 80%.

     

     

     

    Nordeste brasileiro vive a pior seca dos últimos cem anos

     

     

    Estiagem afeta 23 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino. São 600 cidades em estado de emergência por causa da falta de água.

     

     

    - Atualizado em 04/05/2017 

     

     

    Estiagem afeta 23 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino. São 600 cidades em estado de emergência por causa da falta de água. Desde 2012, os estados do nordeste brasileiro vivem o que já é considerada a pior seca dos últimos cem anos. O período de estiagem afeta a vida de 23 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino. São 600 mil animais perdidos só em Pernambuco e mais de 600 cidades em estado de emergência por causa da falta de água.

     

    FONTE: PORTAL G1/GLOBO.COM

  • "O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o dia 13 de março.

    O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados."

     

    Publicado em 20/03/2018 - 20:55

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/pais-tem-917-municipios-em-crise-hidrica-maioria-esta-no-nordeste

  • PIORES CECAS = NORDESTE E BAHIA


ID
2642863
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno

A soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • resolução normativa, 414/2010 da aneel.

    Art. 2. Para os fins e efeitos desta Resolução, são adotadas as seguintes definições:

    VII – carga instalada: soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW);


ID
2642866
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente as unidades consumidoras cujos serviços ou atividades são considerados essenciais para fins de interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Res. Norm. 414/2010

    Art. 11. São considerados serviços ou atividades essenciais aqueles cuja interrupção coloque em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

    Parágrafo único. Para fins de aplicação do disposto neste artigo, classificam-se como serviços ou atividades essenciais os

    desenvolvidos nas unidades consumidoras a seguir indicados:

    I – tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

    II – assistência médica e hospitalar;

    III – unidades hospitalares, institutos médico-legais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue, centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas e soros antídotos;

    IV – funerários;

    V – unidade operacional de transporte coletivo;

    VI – captação e tratamento de esgoto e de lixo;

    VII – unidade operacional de serviço público de telecomunicações;

    VIII – guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;

    IX – processamento de dados ligados a serviços essenciais;

    X – centro de controle público de tráfego aéreo, marítimo e urbano;

    XI – instalações que atendam a sistema rodoferroviário e metroviário;

    XII – unidade operacional de segurança pública, tais como, polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros;

    XIII – câmaras de compensação bancária e unidades do Banco Central do Brasil; e

    XIV – instalações de aduana.


ID
2642869
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a tarifa de fornecimento de energia elétrica aplicável para iluminação pública.

Alternativas
Comentários
  • Res. Norm. 414/2010

    Art. 24. Para fins de faturamento da energia elétrica destinada à iluminação pública ou à iluminação de vias internas de condomínios, o tempo a ser considerado para consumo diário deve ser de 11 (onze) horas e 52 (cinquenta e dois) minutos, ressalvado o caso de logradouros que necessitem de iluminação permanente, em que o tempo é de 24 (vinte e quatro) horas por dia do período de fornecimento.

    § 1º O tempo a ser considerado para consumo diário pode ser diferente do estabelecido no caput, após estudo realizado pelo consumidor e a distribuidora junto ao Observatório Nacional, devidamente aprovado pela ANEEL.

    § 2º A tarifa aplicável ao fornecimento de energia elétrica para iluminação pública é a Tarifa B4a.


ID
2642872
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Analise o texto abaixo:


A distribuidora deve efetuar as leituras em intervalos de aproximadamente trinta dias, observados o mínimo de ......... e o máximo de ........ dias.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas

ID
2642875
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Seja P o conjunto formado por números naturais x com a propriedade que x é divisível somente por 1 e por x (por exemplo, 2 e 3 pertencem a P). Seja B o conjunto dos elementos de P que são maiores que 1 e menores que 15.


Então o número de subconjuntos de B com 2 elementos é :

Alternativas
Comentários
  • R =  15 subconjuntos b)

     

    B = { 2,3,5,7,11,13}

    Subconjunto de B com dois elementos (?)

    Ou usa combinação: C 6,2 = 6! = 15
                                           2! 4!

    Ou combina de dois em dois os seis elementos = (2,3) (2,5) (2,7) (2,11) .......
                                 

  • Letra B.

     

    Subconjunto é quando há um elemento dentro de outro conjunto.

    Dentro de B haverá só os elementos com números primos, já que ele informou que X só divide por X ou por 1, isso é a definição de números primos.

    Então B será 2,3,5,7,11,13.

    Como ele pede subconjunto com 2 elementos então é fazer as combinações de 2 em 2, sem repetir.

    2 e 3, 2 e 5, 2 e 7, 2 e 11, 2 e 13; (5)

    3 e 5, 3 e 7, 3 e 11, 3 e 13; (4)

    5 e 7, 5 e 11, 5 e 13; (3)

    7 e 11, 7 e 13; (2)

    11 e 13. (1)

     

    5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 15 subconjuntos.

  • Joyce Caroline, por favor, dá mais detalhes de como você chegou a 15 usando fatorial. Não entendi.

  • Existe 6 números primos no conjunto B e no conjunto P tem 2 números e falta 4 algarismos para igualar o conjunto B.

    6!/2!4! = 4! 5.6/2.1.4! = 30/2 = 15 

  • conjunto de numeros maiores que 1 e menores que 15 = 2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14;

    conjuntos de numeros divisiveis APENAS por 1 e por ele mesmo = 2 , 3 , 5 , 7 , 11 , 13;

    (os outros podem ser divididos por outro numero. Exemplo: 4/ 1 ou 2 ou 4)

     

    1-tenho 6 numeros para colocar em 2 espaços;

    2- conjunto(2,3) = conjunto(3,2), então ordem não importa.

    logo - C 6,2 = 6*5 / 2 = 15

  • maior que 1 e menor que 15 = (2, 3, 4, 5, 6, 7 ,8, 9 , 10, 11, 12, 13,14). são 13 números. Resposta: maior que 12 e menor que 16.

  • A resolução da questão apresentada pela Karina Nunes está equivocada.

    Por "sorte" bateu o gabarito.

    Recomendo as soluções do Agente Federal, do João Erico e da Cristiane de Melo

  • 2.3.5.7.11.13 = (6 números primos).

    Agora faz combinação 6/2 elemento

    6

    C

    2

    6X5= 30

    2X1= 2

    Resposta 15. letra B

  • Quando temos x elementos e vamos formar grupos de alguns estamos diante de uma combinação:

    P = são os números primos..

    B = são os números primos >1 <15.. { 2,3,5,7,11,13}

    Ou seja no Conjunto B: Temos o total de 6 elementos. Do qual queremos escolher de 2 em 2 para formar subgrupos.

    Ou usa combinação: (Combinação de 6 - escolho 2)

    Vou fazer a simplificação de pouco em pouco pra ajudar quem não entende:

    C 6,2 = 6! ..........= 6! ....= 6.5.4.3.2! =6.5.4.3 = 6.5 = 3.5 = 15

    .............2! (6!-2!) = 2! 4!..= 2! 4.3.2.1 = 4.3.2.1 = 2.1 = 1 ...= 1

    R = 15 subconjuntos 


ID
2642878
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma linha de montagem, 32 pessoas produzem 120 unidades do produto “A” a cada 6 dias. Logo, quantas pessoas são necessárias para produzir 320 unidades do produto “A” a cada 2 dias?

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Regra de 3 inversamente proporcional no que tange a dias:

    Pessoas        Produção      Dias 
    32                  120                6

    X                    320               2



    32         12         2 
    x            32        6

    32x32 x 6 / 24

    256

  • Boa tarde,

     

    Pessoas    Produção (diretamente proporcional)  Dias (inversamente prop.)

    32                 120                                                      6

    x                    320                                                     2

     

    A grandeza (produção) é diretamente proporcional, já a grandeza (dias) é inversamente proporcional, logo

     

    32   =  120  .   2

    x         320  .   6

     

    32 = 120        Logo, 120x = 30.720    => x = 256 

    x      960

     

    Bons estudos

  • regra de três é o assunto mais fácil que tem na matemática, sinceramente!

  • Método pra não se atrapalhar com direta ou inversa, um único jeito resolve todas

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

  • 32 pessoas  ------------- 120 prod-------------------- 6 dias            **os dias são inversamentes proporcionais

    x pessoas ----------------- 320 prod ------------------- 2 dias 

     

    32/x    = 120/320   x   2/6

    120 x 2 = 240

    320 x 6 = 1920

    LOGO -->>>> 32/x = 240/1920 (multiplica cruzado)

    240x = 32 x 1920

    x =61440/240 = 256 

  • Método Telles!


  • Regra de 3 inversamente proporcional em relação aos dias.

    Pessoas        Produção      Dias                                                         Pessoas        Produção      Dias 
    32                  120                6          Simplifica 120/10= 12                    32                  12                 6

    X                    320               2           Simplifica 320/10= 32                    X                    32                 2
     

    Inverte a coluna de dias e mantem as outras do mesmo jeito:

    Pessoas          Unidade              Dias                    Simplifica 12/6= 2
    32                         12                      2 
    X                           32                      6                       Simplifica 6/6= 1

     

    Pessoas          Unidade              Dias                   
    32                          2                      2
    X                           32                     1    

     

    Tudo que estiver na linha do X vai para cima e tudo que não tiver vai para baixo (regrinha que salva).

    X= 32x32x1 / 2x2   X= 1024/4             X=256  Respota (A) menos de 260

     

  • Para matar uma questão dessa na hora da prova, você precisa ser rápido e malandro. Seguindo a o pensamento que a produção é uniforme, considerei que se 32 pessoas produzem 120 unidades em 6 dias. Logo, as mesmas 32 pessoas produziram 40 unidades em 2 dias.

    A questão pede 320 unidades em 2 dias. Ou seja, teria que aumentar 8 vezes a produção dessas 40 unidades. Aumentando assim em 8 vezes o número de pessoas. 32x8= 256. Resposta é a letra A: < 260.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

     

     


ID
2642881
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa irá dividir um bônus de R$ 100.000 entre três funcionários, de maneira diretamente proporcional a sua idade.


Sabendo que as idades dos funcionários são 30, 28 e 22, podemos afirmar que a menor quantia que um funcionário receberá é:

Alternativas
Comentários
  • x/30   y/28   z/22

    30+28+22=80

    100.000/80=1.250

    1.250*22= 27.500

    LETRA ''C''

  • 100,000 esta p/ 100%

    então 30+28+22=80 (80 esta p/ 100%)

    LOGO                80.........100,000     

    menor idade       22              x

    80x=2200000

    x=2200000

            80

    x=27500    resposta C

            

  • x é o coef. que será multiplicado pela idade de cada funcionário

    100000=30x+28x+22x

    100000=80x

    x=100000/80

    x=1250

    logo fazemos x*22 (idade do mais novo)

    22*1250=27500

    resposta c

    Maior que 25.000 e menor que 30.000.

     

    Vamos com fé que vai dar tudo certo

  • 1º Passo: Soma as idades dos funcionários. 22 + 28 + 30 = 80

     

    2º Passo: Dividir o valor do bônus pela soma das idades dos funcionários. 100.000/80 = 1250 constante de proporcionalidade!

     

    3º Passo: Multiplicar as idades de cada funcionário pela constante de proporcionalidade. 

     

     

    22 x 1250 = 27.500    (Menor quantia) 

    25 x 1250 = 35.000

    30 x 1250 = 37.500

                      100.000  

     

     

    a) Menor que 20.000. Errado.

    b) Maior que 20.000 e menor que 25.000. Errado.

    c) Maior que 25.000 e menor que 30.000. Certo!

    d) Maior que 30.000 e menor que 35.000. Errado.

    e) Maior que 35.000. Errado.

     

     

    Alternativa "C"

  • A+B+C=100.000

    30k+28k+22k=100

                    80k=100

                   k=100/80

                       k=1.25

    A=30k=30.1.25=37.500

    B=28k=28.1.25=35.000

    C=22k=22.1.25=27.500

                                               Letra:C

  •      | Simplifica por 2.

    30 | 15k

    28 | 14k

    22 | 11k

         ------

    Total:40k

     

    40k = 100.000

    k = 2500

     

    A menor é 11k

     

    11 . 2500 = 27500

     

    C

  • c) Maior que 25.000 e menor que 30.000.

     

     

    Idades dos funcionários (30, 28 e 22). Bônus para dividir (R$ 100.000).

     

     

    30K + 28K + 22K = 100

    80K = 100

    K= 100     = 1.25                   

           80

     

     

    A = 30. K                 A = 30. 1.25 =  37,5                        (R$ 37.500)

    B = 28. K                 B = 28. 1.25 =  35                           (R$ 35.000)

    C = 22. K                 C = 22. 1.25 =  27,5                        (R$ 27.500)


ID
2642884
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma localidade o número de unidades consumidoras com ligação irregular de eletricidade supera o número de unidades com ligação regular em 20%.


Se o número total de unidades consumidoras nesta localidade é de 495, então o número de unidades com ligação irregular é:

Alternativas
Comentários
  • 495 É O NÚMERO TOTAL DE UNIDADES .

    TA QUERENDO SABER O NÚMERO DE UNIDADES IRREGULARES, SENDO QUE IR>R EM 20%.

    495/2=247,5.

     

    IRREGULARES

    247,5------100%

    X-----------110%

    X=272,25

     

    REGULARES

    247,5-------100%

    X-------------90%

    X=222,70


    GABARITO:B

  • Fiz da seguinte maneira:

     

    x = regulares

    y = irregulares

     

    x + y = 495

    x + (1,2 . x )= 495   ( pois y excede x em 20%)

    2,2x = 495

    x = 495/2,2

    x = 225 os regulares 

     

    Se Y = x .1,2

    Então Y = 225 . 1,2 = 270 que são os irregulares.

     

    Espero ter ajudado, se tiver errado me avisem.

     

  • Irregulares = regulares + 20%

    IR = R + 20%.R

    IR = R + 20R/100

    IR = 1,2 R

    Como IR + R = 495, Então R = 495 - IR

    substituição:

    IR = 1,2 x (495 - IR)

    IR = 594 - 1,2IR

    2,2IR = 594

    IR = 594/2,2 = 270

     

  • T (total) = 100% (regulares) + 120% (irregulares) = 220%    

    Regra de 3:

    220/100/120/100 = 495/x
    220/120 = 495/x
    11/6=495/x
    x = 495x6/11
    x = 2970/11         x = 270

  • Regular ----- 100%

    Irregular ------120%

     

    Divisão proporcional de 495 por 220

    495/220 = 2,25

    Regular: 2,25*100= 225

    Irregular: 2,25*120= 270

    valeu, fui!

    tananananann...

  • Eu resolvi assim, 100% das reguladas mais 120% das irregulares deu 220%. Depois fiz uma regrinha de 3 para achar 120%, deu 270.

  • Regular = x

    Irregular = 1,2x

    x+1,2x=1

    2,2x=1

    x=1/2,2

    x=0,4545

    Irregular = 1,2*0,4545

    Irregular = 0,5454

    Irregular total = 495*0,5454

    Irregular total = 270


ID
2642887
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O lado bom de não saber


Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem. Aliás, só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas. Pior do que não saber é fingir que sabe. Quando você finge que sabe, impede um planejamento adequado, uma ação coletiva eficaz. Por isso, a expressão “não sei” é um sinal de inteligência. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo; só é capaz de repetir. Claro, você não pode ser alguém que só tem dúvidas, mas não tê-las é sinal de tolice. “Será que estou fazendo do melhor modo? Da maneira mais correta? Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?”

      Só seres que arriscam erram. Não confunda erro com negligência, desatenção e descuido. Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar. Quem inventou a lâmpada elétrica de corrente contí- nua foi Thomas Edison, sabemos. O que nem sempre se tem ideia é que ele fez 1.430 experiências antes de chegar à lâmpada que deram errado. Ele inclusive registrou: inventei 1.430 modos de não fazer a lâmpada. Porque é muito importante também saber o que não fazer. Ele aprendeu que o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.

      Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. Só quem acha que já sabe acaba caindo na armadilha perigosa que é não dar passos adiante.

      Qual o contrário de humildade? Arrogância. Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que não precisa aprender, que costuma dizer: “Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. Escolha você”. Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia. Bons músicos não fazem uma boa orquestra a menos que eles tenham sintonia. E essa sintonia vem quando as pessoas respeitam a atividade que o outro faz e querem atuar de forma integrada. Se há uma coisa que liquida uma orquestra é arrogância.

      Por que com empresa seria diferente?

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. p. 28-31. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Adaptado.

De acordo com o texto, o autor defende que:

Alternativas
Comentários
  • Uma dica: Baseiem-se pelo TÍTULO nessas questões!

  • apenas ir ao texto e ler. 

  • a) Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo; só é capaz de repetir. 

     

    b) Se há uma coisa que liquida uma orquestra é arrogância.  Por que com empresa seria diferente?

     

    c) Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar.

     

    d)    Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos.  Qual o contrário de humildade? Arrogância.  Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que não precisa aprender. Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia.

     

    e) CORRETO. Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem. Quando você finge que sabe, impede um planejamento adequado, uma ação coletiva eficaz. Por isso, a expressão “não sei” é um sinal de inteligência. 

  • Como eu resolvo esse tipo de questão? Elimino palavras que estão em desacordo com o texto.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gabarito Alterativa: (E)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A) pessoas que acham que já estão prontas não precisam se submeter a mudanças.

    Alternativa em desacordo com o texto. Ele fala que: "Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar (...)".

    .

    .

    B) uma boa dose de humildade e de arrogância deve fazer parte da vida de todas as pessoas empreendedoras.

    Alternativa em desacordo, pois para o Autor a ARROGÂNCIA é algo negativo, um defeito.

    .

    .

    C) em caso de dúvida, o melhor é não arriscar, pois a incerteza passa uma imagem de negligência.

    Alternativa em desacordo, o Autor do texto não fala para não arriscar em caso de dúvida e ele também não diz que a incerteza passa imagem de negligência, muito pelo contrário.

    Passagem do autor que invalida a alternativa: Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar."

    .

    .

    D) num mundo competitivo, fingir saber solucionar os problemas demonstra segurança e credibilidade.

    Alternativa em desacordo com o texto. Passagem do texto que invalida a alternativa: "Pior do que não saber é fingir que sabe"

    .

    .

    E) reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo para agir de forma diferente.


ID
2642890
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O lado bom de não saber


Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem. Aliás, só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas. Pior do que não saber é fingir que sabe. Quando você finge que sabe, impede um planejamento adequado, uma ação coletiva eficaz. Por isso, a expressão “não sei” é um sinal de inteligência. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo; só é capaz de repetir. Claro, você não pode ser alguém que só tem dúvidas, mas não tê-las é sinal de tolice. “Será que estou fazendo do melhor modo? Da maneira mais correta? Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?”

      Só seres que arriscam erram. Não confunda erro com negligência, desatenção e descuido. Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar. Quem inventou a lâmpada elétrica de corrente contí- nua foi Thomas Edison, sabemos. O que nem sempre se tem ideia é que ele fez 1.430 experiências antes de chegar à lâmpada que deram errado. Ele inclusive registrou: inventei 1.430 modos de não fazer a lâmpada. Porque é muito importante também saber o que não fazer. Ele aprendeu que o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.

      Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. Só quem acha que já sabe acaba caindo na armadilha perigosa que é não dar passos adiante.

      Qual o contrário de humildade? Arrogância. Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que não precisa aprender, que costuma dizer: “Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. Escolha você”. Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia. Bons músicos não fazem uma boa orquestra a menos que eles tenham sintonia. E essa sintonia vem quando as pessoas respeitam a atividade que o outro faz e querem atuar de forma integrada. Se há uma coisa que liquida uma orquestra é arrogância.

      Por que com empresa seria diferente?

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. p. 28-31. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Adaptado.

Considere as frases abaixo:


I. Só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas. (1° parágrafo)

II. Não confunda erro com negligência. (2° parágrafo)

III. Quem inventou a lâmpada elétrica de corrente contínua foi Thomas Edison. (2° parágrafo)

IV. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. (3° parágrafo)

V. Bons músicos não fazem uma boa orquestra a menos que eles tenham sintonia. (4° parágrafo)


Agora analise as afirmativas abaixo


1. Em I, as formas verbais “souber” e “sabe” estão conjugadas no futuro do modo subjuntivo e no presente do modo indicativo, respectivamente.

2. Em II e IV, as formas verbais “confunda” e “coloquemos” estão conjugadas no modo imperativo.

3. Em III e IV, as formas verbais “inventou” e “tínhamos” estão conjugadas no pretérito perfeito e no pretérito imperfeito do modo indicativo, respectivamente.

4. Em V, as formas verbais “fazem” e “tenham” estão conjugadas no presente do modo subjuntivo.

5. Em IV e V, as formas verbais “coloquemos” e “tenham” podem ser substituídas por “colocamos” e “têm”, sem prejuízo de significado temporal e sem desvio da norma culta da língua.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B.

    1. Em I, as formas verbais “souber” e “sabe” estão conjugadas no futuro do modo subjuntivo e no presente do modo indicativo, respectivamente.

    CERTO, " ...se você souber" indica uma possibilidade no futuro, logo futuro do subjuntivo.

                  "...que não sabe algumas coisas." indica uma afirmação do presente, logo presente do indicativo.

    2. Em II e IV, as formas verbais “confunda” e “coloquemos” estão conjugadas no modo imperativo.

    Certo "Não confunda erro com negligência." modo imperativo.

    errada "exige que coloquemos em dúvida as..." modo indicativo

    3.  Em III e IV, as formas verbais “inventou” e “tínhamos” estão conjugadas no pretérito perfeito e no pretérito imperfeito do modo indicativo, respectivamente

    Certo Pretérito perfeito = ação já concluída "Quem inventou .... foi Thomas Edison"

    Certo Pretérito imperfeito= ação contínua no passado "em dúvida as práticas que já tínhamos" (se fosse tivemos seria pretérito perfeito).

     

    4. Em V, as formas verbais “fazem” e “tenham” estão conjugadas no presente do modo subjuntivo.

     Errada. Bons músicos não fazem (aqui indica uma certeza, logo não é subjuntivo, mas sim indicativo) uma boa orquestra a menos que eles tenham sintonia. 

    5. Em IV e V, as formas verbais “coloquemos” e “tenham” podem ser substituídas por “colocamos” e “têm”, sem prejuízo de significado temporal e sem desvio da norma culta da língua.

    Errado, substituindo percebe-se erro de concordância. ("..a menos que eles têm sintonia)

  • GABARITO: B

     

     

    → Modo:
    Indicativo - ação concreta
    Subjuntivo - ação hipotética 
    Imperativo - ordem, conselho, pedido

     

    "souber" -> ação hipotética, o "se" na frente vem reforçando essa ideia. É condicional.

    e "sabe" -> é uma ação concreta, "sabe algumas coisas".

     

    → Pretérito imperfeito: Tudo que é IMPERFEITO merece uma VA IA NHA porque já ERA.

    Profª Flávia Rita

     

    "inventou" -> não tem essas terminações acima.

    "tínhamos" -> impereito

     

    Decorem esse bizu, ajuda bastante (pelo menos comigo ajuda).

     

     

    Bons estudos.

  • Físico Concurseiro por gentileza entre no site Conjuga-me e veras que o verbo coloquemos está sim no modo imperativo e mais ta antecedido pelo verbo exigir que reforça a ideia de Ordem que um dos requisitod do modo imperativo. Errei a questão por marcar a letra A como correta. Gostaria de saber a opinião dos demais colegas a respeito disso já que ao meu ver está questão decveria ser ANULADA por possuir dois Gabaritos tanto a letra Aquanto a Letra B.

  • Também fiquei em dúvida quanto ao tempo verbal da frase:


    IV. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. (3° parágrafo)

    Acredito que COLOQUEMOS, aqui, é presente do subjuntivo. Alguém pra confirmar?

  • QUE EU

    coloque

    TU

    coloques

    ele/ela

    coloque

    nós

    coloquemos

    vós

    coloqueis

    eles/elas

    coloquem

  • Há alguma forma de estudar verbo de maneira prática e eficiente?

    Praticando... ok. Alguma outra forma?

    agradeço

  • IV. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. (3° parágrafo)

    O verbo coloquemos está conjugado no PRESENTE DO SUBJUNTIVO -> que nós coloquemos

    Não cabe o modo imperativo. Basta inserir o "nós" após o coloquemos (do modo imperativo: coloquemos nós) que percebe-se que não fica correto.

  • Uso esse macete algumas vezes da certo.

    Terminações do Modo Indicativo

    Presente - O

    Pretérito Perfeito - EI

    Pretérito Imperfeito - A

    Pretérito Mais que perfeito - RA

    Futuro do presente - REI

    Futuro do pretérito - RIA

    Conjugando na primeira pessoa do singular EU

    Eu AMO

    Eu AMEI

    Eu AMAVA

    Eu AMARA

    Eu AMAREI

    Eu AMARIA

  • O verbo COLOQUEMOS neste caso é igual tanto no presente do subjuntivo quanto no impertativo. Vejam:

     

    Presente do subjuntivo:

    que eu coloque

    que tu coloques

    que ele/ela coloque

    que nós coloquemos

    que vós coloqueis

    que eles/elas coloquem

     

    Imperativo afirmativo:

    coloca (tu)

    coloque (ele/ela)

    coloquemos (nós)

    colocai (vós)

    coloquem (eles/elas)

     

    Na minha opinião seria passível de recurso em relação à afirmativa 2, que poderia ser considerada correta pelo exposto acima visto que o outro verbo a ser analisado (confunda) também está no modo imperativo. Entretanto, fazendo outras questões da FEPESE, observa-se que ela não considera como imperativo quando tem o QUE antes, que seria uma construção do modo presente do indicativo. Olhem só a questão Q857106, alternativa B, ela fez a mesma coisa. 

     

     

  • coloquemos - 1ª pessoa do plural do presente do subjuntivo e também 1ª pessoa do plural do Imperativo afirmativo.

  • coloquemos - 1ª pessoa do plural do presente do subjuntivo e também 1ª pessoa do plural do imperativo afirmativo.

    Físico concurseiro não é modo indicativo.

    FORÇA! FÉ!


ID
2642893
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O lado bom de não saber


Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem. Aliás, só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas. Pior do que não saber é fingir que sabe. Quando você finge que sabe, impede um planejamento adequado, uma ação coletiva eficaz. Por isso, a expressão “não sei” é um sinal de inteligência. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo; só é capaz de repetir. Claro, você não pode ser alguém que só tem dúvidas, mas não tê-las é sinal de tolice. “Será que estou fazendo do melhor modo? Da maneira mais correta? Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?”

      Só seres que arriscam erram. Não confunda erro com negligência, desatenção e descuido. Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar. Quem inventou a lâmpada elétrica de corrente contí- nua foi Thomas Edison, sabemos. O que nem sempre se tem ideia é que ele fez 1.430 experiências antes de chegar à lâmpada que deram errado. Ele inclusive registrou: inventei 1.430 modos de não fazer a lâmpada. Porque é muito importante também saber o que não fazer. Ele aprendeu que o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.

      Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. Só quem acha que já sabe acaba caindo na armadilha perigosa que é não dar passos adiante.

      Qual o contrário de humildade? Arrogância. Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que não precisa aprender, que costuma dizer: “Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. Escolha você”. Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia. Bons músicos não fazem uma boa orquestra a menos que eles tenham sintonia. E essa sintonia vem quando as pessoas respeitam a atividade que o outro faz e querem atuar de forma integrada. Se há uma coisa que liquida uma orquestra é arrogância.

      Por que com empresa seria diferente?

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. p. 28-31. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Adaptado.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.


( ) Na primeira frase do texto, a forma verbal “é” pode ser substituída por “são”, em concordância verbal com o sujeito composto, de acordo com a norma culta da língua.

( ) As palavras “excelência”, “possível” e “contínua” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

( ) As palavras “dúvida”, “lâmpada”, “elétrica” e “tínhamos” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são proparoxítonas.

( ) A construção “mas não tê-las é sinal de tolice” (1° parágrafo) pode ser reescrita, em conformidade com a norma culta da língua, como “mas não as ter é sinal de tolice”.

( ) Em “Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?” (1° parágrafo), as formas verbais “deve” e “pode” significam, respectivamente, possibilidade e obrigatoriedade.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Para os que são do direito seguirá a mesma regra: Deve(obrigatório), pode(discricionário). Pra quem não é.. segue essa regrinha que dá certo.
    Avante Guerreiros.

  • (F) Na primeira frase do texto, a forma verbal “é” pode ser substituída por “são”, em concordância verbal com o sujeito composto, de acordo com a norma culta da língua.
    errado, uma vez que o sujeito do verbo ser é simples:
    Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem.

     

    (F) As palavras “excelência”, “possível” e “contínua” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
    possívEu -> ditongo decrescente

     

    (V) As palavras “dúvida”, “lâmpada”, “elétrica” e “tínhamos” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são proparoxítonas.

     

    (V) A construção “mas não tê-las é sinal de tolice” (1°  parágrafo) pode ser reescrita, em conformidade com a norma culta da língua, como “mas não as ter é sinal de tolice”.
    Correto. O 'não' é atrativo.

     

    (F) Em “Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?” (1° parágrafo), as formas verbais “deve” e “pode” significam, respectivamente, possibilidade e obrigatoriedade.
    deve - obrigatoriedade
    pode - possibilidade

  • pos - sí - vel -> Paroxítona terminada em "L"

  • Nem consegui fazer, poderia pôr a linha do verbo que se refere ou ao menos pôr o trecho que ela quer que analisemos.
  • "possívEu -> ditongo decrescente"

    que doideira é essa cara?

    A palavra é possível

  • Facilitando nossa vida: gabarito letra D

  • Matheus Moreira, possível se escreve com "L" no final, mas também pode ser considerado um ditongo decrescente ORAL, exatamente como o nosso colega Kaio Pacheco descreveu. O "L", nesse caso, tem som de U; é por isso que a palavra possível é uma paroxítona que termina em L ou em ditongo decrescente ORAL (o som do E, na palavra, é mais forte que o U).

  • (F) A construção “mas não tê-las é sinal de tolice” (1°  parágrafo) pode ser reescrita, em conformidade com a norma culta da língua, como “mas não as ter é sinal de tolice”.

    (V) Em “Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?” (1° parágrafo), as formas verbais “deve” e “pode” significam, respectivamente, possibilidade e obrigatoriedade.

     

    Achei que a primeira era falsa pelo fato da frase "mas não as ter é sinal de tolice" seria errada.
    E a segunda, achei que seria verdadeira, pelo fato das palavras "deve" e "pode" podem ter possibilidade e obrigatoriedade.

  • pos - sí - vel -> Paroxítona terminada em "L"

  • Ditongo encontro de duas vogais.... L não é vogal

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
2642896
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O lado bom de não saber


Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem. Aliás, só é possível caminhar em direção à excelência se você souber que não sabe algumas coisas. Pior do que não saber é fingir que sabe. Quando você finge que sabe, impede um planejamento adequado, uma ação coletiva eficaz. Por isso, a expressão “não sei” é um sinal de inteligência. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo; só é capaz de repetir. Claro, você não pode ser alguém que só tem dúvidas, mas não tê-las é sinal de tolice. “Será que estou fazendo do melhor modo? Da maneira mais correta? Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?”

      Só seres que arriscam erram. Não confunda erro com negligência, desatenção e descuido. Ser capaz de arriscar é uma das coisas mais inteligentes para mudar. Quem inventou a lâmpada elétrica de corrente contí- nua foi Thomas Edison, sabemos. O que nem sempre se tem ideia é que ele fez 1.430 experiências antes de chegar à lâmpada que deram errado. Ele inclusive registrou: inventei 1.430 modos de não fazer a lâmpada. Porque é muito importante também saber o que não fazer. Ele aprendeu que o fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro.

      Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. Só quem acha que já sabe acaba caindo na armadilha perigosa que é não dar passos adiante.

      Qual o contrário de humildade? Arrogância. Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que não precisa aprender, que costuma dizer: “Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. Escolha você”. Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia. Bons músicos não fazem uma boa orquestra a menos que eles tenham sintonia. E essa sintonia vem quando as pessoas respeitam a atividade que o outro faz e querem atuar de forma integrada. Se há uma coisa que liquida uma orquestra é arrogância.

      Por que com empresa seria diferente?

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. p. 28-31. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Adaptado.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.


( ) O autor tece reflexões sobre facetas do comportamento humano – ter dúvidas, arriscar, errar, aprender –, enfatizando o lado positivo de não saber.

( ) O texto alterna diferentes pessoas do discurso, expressas por diferentes pronomes pessoais: “você”, “gente”, “ele”, “eles”.

( ) O sinal de aspas, nas frases do primeiro e do quarto parágrafo, é usado para representar o discurso direto de alguém que, se expressando na perspectiva da primeira pessoa, tem dúvidas e é arrogante, respectivamente.

( ) As perguntas indicadas com ponto de interrogação, no primeiro e nos dois últimos parágrafos, são todas respondidas ao longo do texto.

( ) O sinal de dois pontos, usado no segundo e no quarto parágrafo, tem a função de introduzir uma enumeração.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre C e D. 

     O autor tece reflexões sobre facetas do comportamento humano – ter dúvidas, arriscar, errar, aprender –, enfatizando o lado positivo de não saber.

    "Enfatizando o lado positivo de não saber." Não seria mais correto o lado positivo de dizer que não sabe? Ao meu ver são duas  coisas distintas. Interpretei como errada. 

    O sinal de dois pontos, usado no segundo e no quarto parágrafo, tem a função de introduzir uma enumeração.

    Significado de enumeração:

    "Ato de especificar, de compor um enunciado ou fazer uma exposição."

    Não estaria correta esta questão?

     

     

     

  • GABARITO - 

    c) V • F • V • F • F 

  •  O sinal de aspas, nas frases do primeiro e do quarto parágrafo, é usado para representar o discurso direto de alguém que, se expressando na perspectiva da primeira pessoa, tem dúvidas e é arrogante, respectivamente.


    "Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. Escolha você"


    Fiquei na dúvida, pois entendi que no discurso direto a pessoa expressa apenas arrogância. Não demonstra dúvidas. ..


  • O sinal de aspas, nas frases do primeiro e do quarto parágrafo, é usado para representar o discurso direto de alguém que, se expressando na perspectiva da primeira pessoa, tem dúvidas e é arrogante, respectivamente.


    “Será que estou fazendo do melhor modo? Da maneira mais correta? Será que estou fazendo aquilo que deve e pode ser feito?” Nessa frase do primeiro parágrafo está expressa a dúvida!


    "Há dois modos de fazer as coisas, o meu ou o errado. Escolha você" Aqui está o arrogante do 4º parágrafo


    Na última afirmativa os dois pontos estão antecedendo discursos diretos.





ID
2642899
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao utilizar o MS Excel, deseja-se contar a quantidade de células que possuem qualquer valor em um dado intervalo. Para isso, pode-se utilizar a função:

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada.= Contar. Valores()

  • =CONT.VALORES() SERIA O CORRETO.

  • Continuando devido ao Bug que deu no QC...

     

    Vi que tem uma informação do suporte office "estranha" . Falando sobre função =CONT.VALOR() . Segue o Link:
    https://support.office.com/pt-pt/article/contar-val-função-contar-val-7dc98875-d5c1-46f1-9a82-53f3219e2509?ui=pt-PT&rs=pt-PT&ad=PT


    No excel 2013 , acabei de testar para ver se era possível a função acima mas NÃO É.
    Formúla aceita é =CONT.VALORES() . Caso tente =CONT.VALOR() vai dar o seguinte erro:  #NOME?
                             Esse erro " #NOME? "  aparece quando a função não existe ou existe texto sem aspas na fórmula.

     

  • GABARITO D 

    Na hora da prova você não sabe se vai anular e tem que marcar uma...A alternativa que tem mais lógica é essa.

     

    A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.
     

    Para sabermos a quantidade de células com números dentro de um intervalo específico, podemos utilizar a função CONT.NÚM


    Se só pretender contar células que satisfaçam um determinado critério, utilize a função CONTAR.SE ou a função CONTAR.SE.S.

     

    A função CONTAR.VAZIO serve para contar a quantidade de células em branco dentro de um determinado intervalo. Sua sintaxe possui apenas um argumento, logicamente obrigatório:  =CONTAR.VAZIO(intervalo)

     

    https://support.office.com/pt-br/article/função-cont-valores-7dc98875-d5c1-46f1-9a82-53f3219e2509
    https://support.office.com/pt-pt/article/contar-função-contar-a59cd7fc-b623-4d93-87a4-d23bf411294c
    https://blog.luz.vc/excel/como-usar-as-funcoes-contar-no-excel/

  • EXCEL 2016

    FUNÇÃO =CONT.VALORES()

    =CONT.VALORES(valor1, valor2, ...)

    Conta o número de células que não estão vazias em um intervalo, INDEPENDENTEMENTE DO VALOR COLOCADO NAS CÉLULAS. Em outras palavras, essa função desprezará todas as células vazias.

  • ESTA QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA, POIS O GABARITO CERTO DEVERIA SER A LETRA "B".

    SE JOGAR TODAS AS ALTERNATIVAS NO EXCEL, O RESULTADO SERIA O SEGUINTE:

    a VALORES() => #NOME?

    b CONT.NÚM() => O RESULTADO - CONTANDO APENAS CELÚLAS COM INFORMAÇÃO, CONFORME SOLICITADO

    c CONTAR.NÚM() => #NOME?

    d CONTAR.VAL() => #NOME?

    e NÚM.CARACT() => #VALOR!

  • Questão 17 da prova M01 foi anulada.

    http://2018celesc.fepese.org.br/?go=download&arquivo=2018_CELESC_gabarito_definitivo.pdf

  • CONTAR.VAL() é serio isso?! asuhdasuhuhauh

  • Em todo caso, é bom saber a diferença:

     

    =CONT.VALORES: conta números, letras, símbolos etc, ou seja, células que não estão vazias

    =CONT.NÚM: conta apenas números

  • contaR não existe né, ufa!

     

  • MOTIVO DA ANULAÇÃO

    Formulação incorreta. A função que satisfaz o enunciado da questão é CONT.VALORES() e não CONTAR.VAL(

  • Até a FEPESE erra as próprias questões de informática


ID
2642902
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Windows ReadyBoost, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Errei, contudo persisto.

     

    O que é?

    ReadyBoost é um recurso embutido no Windows 7 e 8 que tem como função alocar tarefas para uma memória externa ao computador, com o objetivo de diminuir a sobrecarga no disco rígido principal. Ele é útil para computadores com HD cheio e que, por isso, enfrentam problemas de desempenho.(fonte:techtudo)

     

    Como usar?

    No Windows 7, se você quiser usar todo o espaço vazio da unidade flash USB para o ReadyBoost, clique em Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost. Ou para usar o dispositivo parcialmente para o ReadyBoost, clique em Usar este dispositivo e selecione o espaço que você deseja usar para o ReadyBoost ajustando Espaço reservado para acelerar o sistema. (fonte:support microsoft)

  • LETRA CORRETA:  (A)

     

    O que é ReadyBoost?

    ReadyBoost é um recurso embutido no Windows 7 e 8 que tem como função alocar tarefas para uma memória externa ao computador, com o objetivo de diminuir a sobrecarga no disco rígido principal. Ele é útil para computadores com HD cheio e que, por isso, enfrentam problemas de desempenho.

     

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/o-que-e-readyboost-e-como-ele-pode-acelerar-o-seu-computador.html

  • ERREI, CONTUDO O "TERMO" READY É RELACIONADO Á LEITURA E ESTE É RELACIONADO, NA INFORMÁTICA, À MEMÓRIA.

  • thiago, na verdade ready em ingles é ''pronto'' e nao tem nada a ver com leitura kkkkkkkkk

  • Usando a memória do dispositivo de armazenamento para acelerar o computador

    O ReadyBoost pode acelerar o seu computador usando espaço de armazenamento na maioria das unidades flash USB e cartões de memória flash. Quando você conecta um dispositivo de armazenamento compatível com ReadyBoost ao computador, a caixa de diálogo Reprodução Automática oferece a opção de acelerar o computador usando o ReadyBoost. Se você selecionar essa opção, poderá escolher o quanto de memória do dispositivo usar para esse fim.

    Fonte: Ajuda e Suporte do Windows

    GABARITO : A

  • Caraca, que legal! não sabia disso!

     

  • Computadores podem ter sua velocidade prejudicada por vários motivos, e uma delas é certamente a falta de espaço no disco rígido e sobrecarga na memória. Com isso, o Windows tem dificuldade para abrir vários programas ao mesmo tempo, o que pode causar travamentos. Para solucionar, a Microsoft oferece um recurso nativo do Windows: o ReadyBoost, que utiliza drives externos para dar uma capacidade "extra" de processamento.

  • ReadyBoost, um dos fatores que melhora a rapidez do sistema é ter mais espaço para memória e ele faz isso..

     

  • Nunca nem comi...

  • acertei essa por ter pesquisado uma vez no youtube como aumentar a memória ram do pc com pendrive haha

    ter pc fraco me fez acertar essa questão

  • Mais uma vez, aprendendo com uma questão. 

  • Uma questão que ensina...

  • https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/o-que-e-readyboost-e-como-ele-pode-acelerar-o-seu-computador.html

  • ReadyBoost é um recurso embutido no Windows 7 e 8 que tem como função alocar tarefas para uma memória externa ao computador, com o objetivo de diminuir a sobrecarga no disco rígido principal. Ele é útil para computadores com HD cheio e que, por isso, enfrentam problemas de desempenho.

  • Para quem cresceu usando o computador, principalmente se for pobre e sempre teve máquina ruim, essa questão é tão trivial... Fique impressionado com a quantidade de gente que errou. Mas vamos em frente, todos nós vamos conseguir, cedo ou tarde.

  • Na próxima vez que inserir um pen drive, leia todas as informações que surgem na tela.

  • A...

    Readyboost usa os dispositivos em questão como cache entre o HD e a RAM através da tecnologia Superfetch.


ID
2642905
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a central de ações do Windows 8.1 Pro em português, considere as seguintes afirmativas.


1. Permite ao usuário verificar se há algum software potencialmente prejudicial ao computador, detectado pelo Windows.

2. Permite iniciar e verificar o status de manutenções automáticas do Windows.

3. Permite ao usuário verificar mensagens de segurança do Windows.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    A Central de Ações do Windows 8 monitora os programas de segurança, Windows SmartScreen, Proteção de Acesso á Rede, Ativação do Windows, Controle de Conta de Usuário, Windows Update e Configurações de segurança da internet – todos disponíveis no menu Segurança. A ferramenta também monitora a Manutenção Automática, Soluções de problemas, Grupo Doméstico, Histórico de Arquivos e Status da unidade – todos disponíveis no menu Manutenção.

    Por fim, as notificações da Central de Ações aparecem na Área de Trabalho do Windows 8, na bandeja do sistema – como no Windows 7. O usuário também pode acessar a Central de Ações clicando em seu ícone na bandeja do sistema e clicando em Abrir Central de Ações.

     

    https://windowsfail.blogspot.com.br/2012/10/central-de-acoes-do-windows-8-o-que-mudou.html#.Ws6AMUxFzIU

     

  • A Central de ações do Windows ajuda a manter o computador seguro, verificando o status das configurações de firewall, atualizações automáticas, proteção contra vírus e spyware, de segurança da Internet e do Controle de Conta de Usuário. A Central de Ações também monitora tarefas de manutenção, como backup de arquivos e o Windows Update, para manter o computador funcionando perfeitamente.

     

    Gabarito: E


ID
2642908
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o uso de listas do MS Word 2013 em português, considere as seguintes afirmativas.


1. O Word permite ao usuário trabalhar com listas com marcadores, letras ou números, tanto arábicos quanto romanos, de forma automática.

2. É possível definir novos marcadores no Word, além daqueles disponíveis na instalação padrão, incluindo marcadores baseados em imagens ou símbolos.

3. Pode-se trabalhar com listas com múltiplos níveis, tanto de números quanto de letras, inclusive alternando entre ambos conforme o nível, mas não de símbolos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O erro na terceira questão está em:

     

    3. Pode-se trabalhar com listas com múltiplos níveis, tanto de números quanto de letras, inclusive alternando entre ambos conforme o nível, mas não de símbolos.

    #  é possível adicionar simbolos nos níveis das listas.

  • GABARITO B

     

    Na falta de conhecimento, utilize Técnicas de resolução de questões (principalmente cespe)

    1. O Word permite ao usuário trabalhar com listas com marcadores, letras ou números, tanto arábicos quanto romanos, de forma automática.

    2. É possível definir novos marcadores no Word, além daqueles disponíveis na instalação padrão, incluindo marcadores baseados em imagens ou símbolos.

    3. Pode-se trabalhar com listas com múltiplos níveis, tanto de números quanto de letras, inclusive alternando entre ambos conforme o nível, mas não de símbolos. (opa , aqui tem restrição/ negação-  sinal de erro ! ) 

  • Errei porque não li o texto 3 até o final.

  • Uma galera critica FEPESE, mas se o candidato tiver noção de qualquer assunto ele acerta a questão. Queira ou não queira ela está dando dentro de alguma opção a leitura correta. Com dedução resolve izimente.


ID
2642911
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à NR 1 – Disposições Gerais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    NR-01 - Disposições Gerais

     

    1.8 Cabe ao empregado:
    a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
    b) usar o EPI fornecido pelo empregador;
    c) submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR;
    d) colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras - NR;

     

    1.8.1 Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior.
     

  • a) Cabe ao empregador submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras (NR).

    Errado: cabe ao empregado.

    b) Cabe à Delegacia Regional do Trabalho determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

    Errado: Cabe a DRT ou SRTE: EXECUTAR: atividades relacionadas com sgurança e medicina do trabalho, CANPAT, PAT, fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e Regulamentares de SST. essas são as principais, que cai bastante em concurso, mas vale ressaltar as atribuições básicas como adotar medidas necessárias à observância e impor as penalidades cabíveis pelo descumprimento dos preceitos legais regulamentare de SST, embargar OBRAAAAAAAAAAAAAAA (obra é embargada e não interditada... CUIDADO), interditar ESTABELECIMENTO, SETOR DE SERVIÇO, CANTEIRO DE OBRA, FRENTE DE TRABALHO, LOCAIS DE TRABALHO, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.

    c) Cabe ao empregado informar ao empregador os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.

    Errado: cabe ao empregador informar ao empregado

    d) Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado em colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras (NR).

    e) As dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados na execução das Normas Regulamentadoras (NR) serão decididos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

    Errada:  As dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados na execução das Normas Regulamentadoras - NR serão decididos pela Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho - SSMT.

     

    OBS:  Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho – SSMT. Ambas as denominações concernem ao mesmo órgão nacional, que existiu em épocas diferentes. Os itens que contêm a sigla SSST foram publicados em 1993, e aquele em que consta SSMT foi publicado dez anos antes, em 1983. Então, onde se lê SSST ou SSMT na NR1, leia-se SIT/DSST. Então caso as bancas queiram atualizar-se e colocar SIT no lugar de SSMT não haverá problema.

     

    "Só te peço que insista, depois me conte onde vai passar as férias" Ricardo Pádua

  • Gabarito D (erros grifados em vermelho)

     

    a) Cabe ao empregador submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras (NR).

     

    b) Cabe à Delegacia Regional do Trabalho determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

     

    c) Cabe ao empregado informar ao empregador os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.

     

    d) Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado em colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras (NR). ✓ 

     

    e) As dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados na execução das Normas Regulamentadoras (NR) serão decididos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. (WTF?)

  • O erro da B é que cabe ao empregador determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

  • Gab:D

    É preciso se atentar nas alterações mais recentes das normas, pois a NR 1 passou por uma grande atualização em seu texto em julho de 2019, através da Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019 31/07/19.

    Bons estudos!

  • NORMA REGULAMENTADORA N.º 01 - DISPOSIÇÕES GERAIS (atualização 31/07/19)

    1.8 Disposições finais

    1.8.1 O não-cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho acarretará a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.

    1.8.2 As dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados no cumprimento das NR serão decididos pela Secretaria de Trabalho, ouvida a SIT.


ID
2642914
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A que órgão compete impor as penalidades cabíveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • DRT ou DTM , nos limites de sua jurisdição

     

  • eu li.. penalidades?

    DRT... sem dar seguimento pra questão!

  • GAB E

    Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

     – 

    A , no capítulo V, trata especificamente da segurança e medicina do trabalho, trazendo importantes disposições que, efetivamente cumpridas, representaram grande avanço na prevenção do meio ambiente do trabalho.

    Importante destacar os principais artigos relacionados, como o art. 156[7], que trata da competência das Delegacias Regionais do Trabalho sobre orientação, fiscalização, adoção de medidas de proteção ao meio ambiente do trabalho e aplicação de penalidades no caso de descumprimento das normas atinentes.


ID
2642917
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 

  • Alguém pode me explicar por que a letra A está errada?

     

    Obrigada!

  • Gab: B

     

    6.5.1 Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários.(Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010).

     

    Até o ano de 2010, a recomendação do EPI ao empregador era responsabilidade da CIPA. No entanto, como tal atribuição requer competências técnicas, e considerando que não é exigido que os membros dessa comissão possuam tais competências, em 07.12.2010, o MTE publicou a Portaria SIT 194/2010, alterando a redação da NR6 no que se refere à responsabilidade dessa recomendação. A partir dessa alteração, a CIPA não tem mais a função de recomendar o EPI a ser utilizado, passando essa comissão a ter um papel opinativo. Atualmente, a atribuição de recomendação do EPI cabe ao SESMT, nas empresas obrigadas a constituir esse serviço, depois de ouvidos a CIPA e os trabalhadores usuários.

     

    Nas empresas desobrigadas de constituir SESMT, caberá ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado3, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários.

     

    Vejam que a Portaria SIT n.º 194/2010 trouxe outra importante alteração, pois, a partir de agora, os trabalhadores usuários também deverão ser ouvidos, e terão a oportunidade de emitir sua opinião sobre o EPI a ser utilizado, se é confortável ou não, ou sobre algum tipo de dificuldade no seu uso. No entanto, a escolha do EPI não deve se basear em critérios técnicos? Claro que sim, mas também é muito importante que a opinião do trabalhador seja considerada.

     

     

    Bons Estudos!

     

  • A alternativa A está errada porque não é o ministério do trabalho e sim o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho

    O fabricante nacional ou o importador deverá:

    a) cadastrar-se junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho(alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

  • A) Os procedimentos de cadastramento de fabricante e/ou importador de EPI são de responsabilidade exclusiva do órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho (6.8.1.a).


    B) Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usuários (6.5.1). GABARITO


    C) Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha adaptado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho (6.1.1).


    D) A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento (6.3).


    E) Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade (6.5).


ID
2642920
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Alternativas
Comentários
  • hum...
  • Gabarito C 

    A) 5.23 A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido.

    b) 5.24 As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.

    C) 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

    D) 5.15 A CIPA não poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como não poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

    E) 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

  • Gabarito: C

     

    NR 5 - CIPA

     

    Ipsis litteris

     

    DA ORGANIZAÇÃO

     

    5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

  • A ) A CIPA terá reuniões ordinárias bimestrais, de acordo com o calendário preestabelecido.


    B) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas fora do expediente normal da empresa e em local apropriado.


    C) Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.


    D) A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, quando houver redução do número de empregados da empresa, ou no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.


    E) O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de cinco anos, permitida uma reeleição.


    Alternativa C



ID
2642923
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Alternativas
Comentários
  • a) 7.2.1. O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR. correto.

    b)  O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica ( CLÍNICA) , além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

    c) O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. ( imprensa não)

    d) o PCMSO é muito mais amplo que reduzir os custos

    e) 7.3.1. Compete ao empregador:
    a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; 

    fonte:http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/NRs/NR_7.html

     


ID
2642926
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários são classificados como riscos:

Alternativas
Comentários
  • 9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros

  • Gabarito: Letra C

     

    *  Agentes Físicos -   ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som

     

    *  Agentes Químicospoeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores

     

    *  Agentes Biológicos -  bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros

     

     

     

    Bizu: Poeira não é risco físico! (isso é recorrente em questões)


ID
2642929
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à Segundo a NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Alternativas
Comentários
  • NR-9

    ANEXO 1

    VIBRAÇÃO

    2.1.1 No processo de eliminação ou redução dos riscos relacionados à exposição às vibrações mecânicas devem ser considerados, entre outros fatores, os esforços físicos e aspectos posturais.

  • A - 5.1 a) Avaliação periódica da exposição

    B - 5.2.1 As medidas de caráter corretivo mencionadas NÃO excluem outras medidas que possam ser consideradas necessárias ou recomendáveis em função das particularidades de cada condição de trabalho.

    C - 4.1 A avaliação QUANTITATIVA deve ser representativa da exposição, abrangendo aspectos organizacionais e ambientais que envolvam o trabalhador no exercício de suas funções.

    D- 2.1 Os empregadores DEVEM adotar medidas de prevenção e controle da exposição às vibrações mecânicas que

    possam afetar a segurança e a saúde dos trabalhadores, eliminando o risco ou, onde comprovadamente não houver

    tecnologia disponível, reduzindo-o aos menores níveis possíveis.

    E - 2.1.1 - GABARITO


ID
2642932
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o planejamento anual deve estabelecer:

Alternativas
Comentários
  • 9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:
    a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
    b) estratégia e metodologia de ação;
    c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
    d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

  • Letra C- metas, prioridades e cronogramas.


ID
2642935
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Alternativas
Comentários
  • 10.2.8.1 Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

    10.2.8.2 As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

    10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem

    10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

  • 10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas uni filares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. 


ID
2642938
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Alternativas
Comentários
  • a) correto 

    b) 10.4.4 As instalações elétricas devem ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção devem ser inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentações existentes e definições de projetos.

    c) 10.4.4.1 Os locais de serviços elétricos, compartimentos e invólucros de equipamentos e instalações elétricas são exclusivos para essa finalidade, sendo expressamente proibido utilizá-los para armazenamento ou guarda de quaisquer objetos. 

    d) a NR não fala isso

    e) não consta na NR 


ID
2642941
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Alternativas
Comentários
  • A) não consta na NR tal informação

    b) não consta

    c) 10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 

    d) correto

    e) não consta

  • A) ERRADA

    10.8.6 Os trabalhadores autorizados a trabalhar em instalações elétricas devem ter essa

    condição consignada no sistema de registro de empregado da empresa.

    B) ERRADA

    10.8.7 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem ser submetidos

    a exame de saúde compatível com as atividades a serem desenvolvidas, realizado em

    conformidade com a NR 7 e registrado em seu prontuário médico.

    C) ERRADA

    10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso

    específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

    D) GABARITO

    E) ERRADA

    10.8.8.4 Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico

    de acordo com risco envolvido.


ID
2642944
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c)

     

    a) Errado. Ao menos uma equipe deverá ter um de seus trabalhadores indicado e em condições de exercer a supervisão e condução dos trabalhos.

    10.11.6 Toda equipe deverá ter um de seus trabalhadores indicado e em condições de exercer a supervisão e condução dos trabalhos.


     

    b) Errado. As ações de emergência que envolvam as instalações ou serviços com eletricidade podem constar do plano de metas emergenciais da empresa.

    10.12.1 As ações de emergência que envolvam as instalações ou serviços com eletricidade devem constar do plano de emergência da empresa


     

    c) CERTO. Os serviços em instalações elétricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece esta NR.

    10.11.1 Os serviços em instalações elétricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece o item 10.8 desta NR


     

    d) Errado. Os trabalhadores autorizados devem estar acompanhados de uma equipe de socorristas aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimação cardiorrespiratória.

    10.12.2 Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimação cardio-respiratória.


     

    e) Errado. As equipes deverão evitar métodos de resgate padronizados em suas atividades, utilizando processos criativos desenvolvidos pela experiência individual.

    10.12.3 A empresa deve possuir métodos de resgate padronizados e adequados às suas atividades, disponibilizando os meios para a sua aplicação.
     


ID
2642947
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

     

     Barreira: dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalações elétricas.  
     

    Equipamento Segregado: equipamento tornado inacessível por meio de invólucro ou barreira.

     

    Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra

     

    Impedimento de Reenergização: condição que garante a não energização do circuito através de recursos e procedimentos apropriados, sob controle dos trabalhadores envolvidos nos serviços

  • Por que a letra d está errada?

  • GLOSSÁRIO - NR-10

    1. Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

    6. Barreira: dispositivo que impede qualquer contato com partes energizadas das instalações elétricas.

    9. Equipamento Segregado: equipamento tornado inacessível por meio de invólucro ou barreira.

    10. Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

    14. Impedimento de Reenergização: condição que garante a não energização do circuito através de recursos e procedimentos apropriados, sob controle dos trabalhadores envolvidos nos serviços.


  • Eduardo, porque não é superior a 10MIL em corrente alternada.

  • Gente, muita atenção! (Também cai na pegadinha)

    Alta tensão é 1000v e 1500v dependendo da corrente, porém na questão fala 10.000v 15.000v


ID
2642950
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 15 – Atividades e Operações Insalubre.

Alternativas
Comentários
  • 15.5.1 Nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito do Ministério do Trabalho indicará o adicional devido.

     

  • A questão quer a alternativa correta em relação ao texto da NR-15 (Atividades e Operações Insalubres).

    A- INCORRETA. O Anexo nº 3 da NR-15 não cita isso.

    Redação atual: "2.3 São caracterizadas como insalubres as atividades ou operações realizadas em ambientes fechados ou ambientes com fonte artificial de calor sempre que o IBUTG (médio) medido ultrapassar os limites de exposição ocupacional estabelecidos com base no Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo apresentados no Quadro 1 e determinados a partir da taxa metabólica das atividades, apresentadas no Quadro 2, ambos deste anexo."

    O que a redação mais antiga dizia: "Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliação são: termômetro de bulbo úmido natural, termômetro de globo e termômetro de mercúrio comum". Ou seja, antes não se limitava a um tipo de termômetro.

    B- CORRETA. A alternativa está nos exatos termos das disposições gerais da NR-15: "15.5.1 Nas perícias requeridas às Delegacias Regionais do Trabalho, desde que comprovada a insalubridade, o perito do Ministério do Trabalho indicará o adicional devido".

    C- INCORRETA. O anexo não cita isso. Redação atual: "2.4 (...) a serem considerados na avaliação da exposição ao calor, devem ser aqueles que, obtidos no período de 60 (sessenta) minutos corridos, resultem na condição mais crítica de exposição." 

    O que a redação mais antiga dizia: "As medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais atingida."

    D- INCORRETA. O anexo da NR-15 cita o oposto: "1.1 Trabalhos sob ar comprimido são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica e onde se exige cuidadosa descompressão, de acordo com as tabelas anexas".

    E- INCORRETA. A partir desse nível de ruído há riscos.

    "7. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente".

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
2642953
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Instalações e dispositivos elétricos.
    12.14 As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por 
    meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR-
    10.

    Gabarito A

  • B) 12.12 Nas máquinas móveis que possuem rodízios, pelo menos dois deles devem possuir travas.

    C)12.75 As escadas de degraus com espelho devem ter: (Vide prazos no Art. 4ª da Portaria SIT n.º 197, de 17 de
    dezembro de 2010)
    a) largura útil mínima de 0,60 m (sessenta centímetros); (Alterada pela Portaria MTb n.º 1.110, de 21 de setembro de 2016)

    D) 12.100.1 Deve ser fornecido apoio para os pés quando os pés do operador não alcançarem o piso, mesmo após a
    regulagem do assento.

    E) 12.105 O bocal de abastecimento do tanque de combustível e de outros materiais deve ser localizado, no máximo, a
    1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) acima do piso ou de uma plataforma de apoio para execução da tarefa.

  • GABARITO: A

    -Alternativa B

    NR12

    12.12 Nas máquinas móveis que possuem rodízios, pelo menos dois deles devem possuir travas.

    -Alternativa C

    Art. 4ª da Portaria SIT n.º 197, de 17 de dezembro de 2010

    12.75. As escadas de degraus com espelho devem ter:

    a) largura de 0,60 m (sessenta centímetros) a 0,80 m (oitenta centímetros);

    b) degraus com profundidade mínima de 0,20 m (vinte centímetros);

    c) degraus e lances uniformes, nivelados e sem saliências;

    d) altura entre os degraus de 0,20 m (vinte centímetros) a 0,25 m (vinte e cinco centímetros);

    e) plataforma de descanso de 0,60m (sessenta centímetros) a 0,80m (oitenta centímetros) de largura e comprimento a intervalos de, no máximo, 3,00 m (três metros) de altura.

    -Alternativa D

    NR12

    12.100.1 Deve ser fornecido apoio para os pés quando os pés do operador não alcançarem o piso, mesmo APÓS a regulagem do assento.

    -Alternativa E

    NR12

    12.105 O bocal de abastecimento do tanque de combustível e de outros materiais deve ser localizado, no máximo, a 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) acima do piso ou de uma plataforma de apoio para execução da tarefa.

  • Questões de NR 12 e NR 18 sempre exigem um bom nível de aprendizado e memorização. Muitos detalhes. Letra A
  • A nr 12 sofreu alteração e essa alternativa E, foi alterada.. peço que aos que estão estudando por questões tomem muito cuidado com as novas NR.

    15.25 O bocal de abastecimento do tanque de combustível e de outros materiais deve ser localizado, no máximo, a 1,5m (um metro e cinquenta centímetros) acima do ponto de apoio do operador


ID
2642956
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 16 – Atividades e Operações Perigosas.

Alternativas
Comentários
  • a) Todas as áreas de risco devem ser delimitadas sob responsabilidade do empregador - 16.8

    b)as atividades ou operações que impliquem em exposição dos profissionais de segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física são consideradas perigosas.

    c) o trabalho intermitente é equiparado àexposição permanente para fins de pagamento integral do adicional de periculosidade nos meses em que houver exposição.

    e) Não é devido 

  • Adicional de insalubridade: incidente sobre o salário mínimo da região

    Adicional de periculosidade: incidente sobre o salário do trabalhador.


ID
2642959
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 17 – Ergonomia.

Alternativas
Comentários
  • Letrta E

    17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.

  • A) 17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.

    B) 17.5.3.3. Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

    C) 17.2.1.3. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 anos e maior de 14 anos.

    D) 17.2.5. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

    E) GABARITO


ID
2642962
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR 23 – Proteção Contra Incêndios.

Alternativas
Comentários
  •  e)  23.2 Os locais de trabalho deverão dispor de saídas..

     

  • Pelo bom senso letra "b"

  • Letra B

    Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas, de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

  • Quase que eu caio na "pegadinha" de PCF em número suficiente, mas lembrei que eram SAÍDAS! Cuidado.

ID
2642965
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR-33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    a) 33.3.2.3 As avaliações atmosféricas iniciais devem ser realizadas fora do espaço confinado.

     

    b) 33.3.2.1 Os equipamentos fixos e portáteis, inclusive os de comunicação e de movimentação vertical e horizontal, devem ser adequados aos riscos dos espaços confinados;

     

    c) 33.3.1 A gestão de segurança e saúde deve ser planejada, programada, implementada e avaliada, incluindo medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas e medidas pessoais e capacitação para trabalho em espaços confinados.

     

    d) 33.3.4.4 É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada.

     

    e) 33.3.5.1 É vedada a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.

     

     

     

     


ID
2642968
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à NR-35 – Trabalho em Altura.

Alternativas
Comentários
  • A) 35.4.1 Todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado.

    B) 35.3.3.1 O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo programático definido pelo empregador.

    C) 35.3.5.1 O tempo despendido na capacitação deve ser computado como tempo de trabalho efetivo.

    D) 35.3.8 A capacitação deve ser consignada no registro do empregado.

    E) 35.4.6 Para atividades rotineiras de trabalho em altura a análise de risco pode estar contemplada no respectivo procedimento operacional.

  • Para quem ficou com dúvida na letra D.


    Não Rotineiras - APR


    Rotineira - Procedimento


    Letra A

  • análise de risco é diferente de apr. não?

  • 35.3.23.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas....

    3.3.1 O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de oito horas,

    conforme conteúdo programático definido pelo empregador.

    O tempo despendido na capacitação não será computado como tempo de trabalho efetivo, para remuneração mensal, mas contará em dobro para o tempo de serviço. Revogado pela Portaria nº 915, 30 de Julho de 2019.

    3.8 A capacitação deve ser consignada no registro do empregado. (Revogado pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019)

    35.4.6 Para atividades rotineiras de trabalho em altura a análise de risco pode estar contemplada no respectivo procedimento operacional.

  • A questão cobrou conhecimento sobre a NR 35 que versa sobre trabalho em altura e solicitou o item correto.

    A- CORRETO. A assertiva está nos termos da NR 35:

    35.4.1 Todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado. 

    B- INCORRETO. O treinamento deve ter carga horária mínima de 8 horas. ( e não 16 como afirma a assertiva)

    35.3.3.1 O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo programático definido pelo empregador.

    C- INCORRETO. Essa alternativa se baseou no seguinte item já revogado:

    35.3.5.1 O tempo despendido na capacitação deve ser computado como tempo de trabalho efetivo. (Revogado pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019).

    Atualmente a norma não traz qualquer disposição a respeito, logo o item continua incorreto.

    D- INCORRETO. Essa alternativa se baseou no seguinte item já revogado:

    35.3.8 A capacitação deve ser consignada no registro do empregado. (Revogado pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019).

    Atualmente a norma não traz qualquer disposição a respeito, logo o item continua incorreto.

    E- INCORRETO. No caso é para as atividade não rotineiras.

    35.4.7.1 Para as atividades não rotineiras as medidas de controle devem ser evidenciadas na Análise de Risco e na Permissão de Trabalho.

    Apesar das atualizações na NR 35 em 2019, o gabarito ainda prevalece como sendo a letra "a".

    GABARITO: LETRA A


ID
2642971
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-35 (Trabalho em Altura), o elemento fixado de forma permanente na estrutura, no qual um dispositivo de ancoragem ou um EPI pode ser conectado, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Ancoragem estrutural: elemento fixado de forma permanente na estrutura, no qual um dispositivo de ancoragem ou um EPI pode ser conectado. 

  • GABA d)

    Não confundir com Dispositivo de ancoragem: dispositivo removível da estrutura, projetado para utilização como parte de um sistema pessoal de proteção contra queda, cujos elementos incorporam um ou mais pontos de ancoragem fixos ou móveis.

  • A questão cobrou conhecimento sobre o glossário da NR 35 que versa sobre trabalho em altura. Ela quer saber a qual equipamento o seguinte trecho se refere: "o elemento fixado de forma permanente na estrutura, no qual um dispositivo de ancoragem ou um EPI".

    Verificando cada alternativa de acordo com o disposto na NR 35: 

    A- INCORRETA. Do glossário da NR 35: "Sistema de trabalho em que são utilizadas cordas como meio de acesso e como proteção contra quedas".

    B- INCORRETA. Do glossário da NR 35: "Sistema de restrição de movimentação: SPQ que limita a movimentação de modo que o trabalhador não fique exposto a risco de queda

    C- INCORRETA. Do glossário da NR 35: "Elemento de ligação: elemento com a função de conectar o cinturão de segurança ao sistema de ancoragem, podendo incorporar um absorvedor de energia. Também chamado de componente de união".

    D- CORRETA. Do glossário da NR 35: " Ancoragem estrutural: elemento fixado de forma permanente na estrutura, no qual um dispositivo de ancoragem ou um EPI pode ser conectado."

    E- INCORRETA. Do glossário da NR 35: " Distância de frenagem: distância percorrida durante a atuação do sistema de absorção de energia, normalmente compreendida entre o início da frenagem e o término da queda".

    GABARITO: LETRA D


ID
2642974
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-35 (Trabalho em Altura), como é denominado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe?

Alternativas
Comentários
  • Glossário

    (Glossário com redação dada pela Portaria MTb n.º 1.113, de 21 de setembro de 2016)

    Profissional legalmente habilitado: trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.



  • Trabalhador avulso--- Nada Haver


    Trabalhador registrado--Tem contrato com a firma


    Profissional qualificado------ Recebe treinamento na firma


    Profissional autorizado------ Recebe treinamento e autorização para trabalho


    Profissional legalmente habilitado--- tem registro no órgão/conselho de classe


  • moro em Brasília, fui fazer essa prova na época, gastei uma grana, e errei essa questão! kkkkkkkkkkk

  • A questão cobrou conhecimento sobre o glossário da NR 35 que versa sobre trabalho em altura. A NR 35 traz os seguintes em seu glossário:

    • Trabalhador qualificado: trabalhador que comprove conclusão de curso específico para sua atividade em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino. 
    • Profissional legalmente habilitado: trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

    Portanto, o enunciado quando cita " o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe" está falando do profissional legalmente habilidade.

    GABARITO: LETRA E


ID
2642977
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-35 (Trabalho em Altura), como é denominado o sistema de trabalho configurado para permitir que o trabalhador permaneça posicionado no local de trabalho, total ou parcialmente suspenso, sem o uso das mãos?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Sistema ativo laboral: não tem na NR 35

     

    Sistema de acesso por cordas: Sistema de trabalho em que são utilizadas cordas como meio de acesso e como proteção contra quedas. 

     

    Sistema de posicionamento no trabalho: sistema de trabalho configurado para permitir que o trabalhador permaneça posicionado no local de trabalho, total ou parcialmente suspenso, sem o uso das mãos

     

    Sistema neutro de posicionamento: não tem na NR 35

     

    Sistema passivo laboral: não tem na NR 35

     

  • Essa caberia recurso, pois, não estar expresso na norma regulamentadora.

    >comando < "Segundo a NR-35 (Trabalho em Altura)."

  • Não caberia nada, isso está claro na norma, na parte intitulada "glossário".


ID
2642980
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR-35 (Trabalho em Altura), como é denominado o dispositivo de segurança para proteção do usuário contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão de segurança para proteção contra quedas?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Trava-queda: dispositivo de segurança para proteção do usuário contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão de segurança para proteção contra quedas

     

    Talabarte: dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do trabalhador

     

    Extensor: componente ou elemento de conexão de um trava-quedas deslizante guiado. 

     

    Cinturão de segurança tipo paraquedista: Equipamento de Proteção Individual utilizado para trabalhos em altura onde haja risco de queda, constituído de sustentação na parte inferior do peitoral, acima dos ombros e envolta nas coxas

     

    Paraquedas: não tem na NR35

  • GABA a)

    operações com movimentação vertical ou horizontal (trava-queda)

  • Dica: VERTICAL-HORIZONTAL = TRAVA-QUEDAS

    "coloca um hífen ai entre vertical e horizontal nos seus estudos... e na prova procura a opção com hífen: trava-quedas

    normalmente a galera fica na dúvida entre trava-quedas e talabarte (sem hífen)

    a galera erra muito isso... só olharem a estatística.

  • A fim de sanar tal diferença entre TraVa-queda e TaLabarte e otimizar a resolução no momento da prova, pode-se notar a aparição das letras V e L, também, nos seguintes excertos de suas definições:

    TraVa-queda: [...] operações com movimentação Vertical ou horizontal [...].

    TaLabarte: [...] posicionar e/ou Limitar [...].

    Logo:

    · visualizou a palavra TraVa-queda na assertiva, lembre-se: V de Vertical;

    · visualizou a palavra TaLabarte na assertiva, lembre-se: L de Limitar.

    ;~}~;

  • VERTICAL-HORIZONTAL = TRAVA-QUEDAS


ID
2642983
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é denominado o formulário que possui campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa?

Alternativas
Comentários
  • se colocasse LTCAT em uma das opções ai, eu ia ficar doidin!

  • Tem mais cara de LTCAT que PPP a descrição

  • penso assim tb


ID
2642986
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é definido o estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de determinar os riscos que poderão estar presentes na fase operacional?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

     

    A Análise Preliminar de Riscos (A.P.R) consiste do estudo, durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional e saná-los para que os mesmos não aconteçam.

     

    FONTE: http://normativasaude.com.br/index.php/a-p-r/


ID
2642989
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é definido o método prático de investigação de acidentes do trabalho, baseado na teoria de sistemas e na pluricausalidade do fenômeno acidente, considerado sintoma de disfuncionamento do sistema sóciotécnico aberto constituído pela empresa?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

     

    O método Árvore De Causas, ou simplesmente, método ADC, é um dos processos de investigação, desenvolvido na década de 70, na França, pelo INRS - Institute National de Recherche et Sécurité, tendo por base dois princípios:

     

    1-O AT é um fenómeno multicausal, e

    2- ocorre no interior de um sistema sociotécnico aberto, sendo um sinal ou sintoma de disfuncionamento deste, envolvendo uma investigação detalhada das causas relacionadas com a ocorrência de cada acidente, identificadas retrospetivamente, a partir da lesão (Binder, 1997; Almir, 2007).

     

    FONTE: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/2653/1/Contributo%20do%20m%C3%A9todo%20%C3%A1rvore%20de%20causas%20no%20estudo%20dos%20acidentes%20de%20trabalho.pdf

  • Análise de Árvore de Causas, ferramenta Qualitativa, ela parte da teoria de sistemas, que concebe um acidente como fenômeno de uma rede de fatores, sendo complexo e pluricausal. O estudo parte de um "acidente", não se baseia em hipóteses, parte especificamente de uma "Lesão" sendo seus eventos anteriores concretos/reais. (Análise Reativa). 


ID
2642992
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como são definidas as circunstâncias que comprometem de alguma forma a segurança do trabalhador, devido a defeitos de máquinas, equipamentos, processos de trabalho ou riscos ambientais não controlados?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    CONDIÇÕES INSEGURAS: são aquelas situações presentes no ambiente de trabalho e que colocavam em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas. São os defeitos, falhas, irregularidades técnicas e falta de recursos de segurança. Acontece sem a interferência do trabalhador, pois ele está vulnerável a essas condições

     

    Exemplos mais comuns de Condições Inseguras:

    – Máquinas e equipamentos sem as devidas proteções;
    – Falta de treinamento e de informações dos funcionários;

    – Instalações elétricas defeituosas, fios e cabos desencapados;
    – Falta do Equipamento de Proteção Individual (EPI);
    – Ausência de sinalizações de riscos;
    – Iluminação e organização precárias;
    – Gambiarras e improvisações em equipamentos, máquinas e ferramentas;
    – Alto nível de ruído;
    – Passagens perigosas.

     

    FONTE: http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2016/07/21/entenda-os-conceitos-de-atos-e-condicoes-inseguras-nas-causas-de-acidentes/


ID
2642995
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é denominado o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    A Taxa de Frequência (TF) é uma estimativa que pode dar ótimos parâmetros da eficiência ou ineficiência da gestão de segurança e saúde do trabalho da empresa se feita com regularidade. É uma ótima possibilidade de avaliar a eficácia do trabalho de segurança na empresa.

    A grosso modo podemos dizer que a Taxa de Frequência representa o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

     

    FONTE: https://segurancadotrabalhonwn.com/taxa-de-frequencia-e-gravidade-interpretando-os-dados-conforme-oit/

  • TF – taxa de frequência

    N – número de acidentes

    HHT – horas-homem de exposição ao risco

     

    Fórmula   TG = N x 1.000 000 / HHT   (TG = N vezes um milhão dividido por HHT )

  • Taxa de frequencia - TF = N x 1.000.000 / H , onde N é o número de acidentes

    Taxa de gravidade - TG = D x 1.000.000 / H , onde D é o número de dia perdidos + dias debitados


ID
2642998
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é definido o valor do prejuízo material decorrente de acidentes?

Alternativas
Comentários
  • KKKKK QUE BIZARRO !!


    OBVIO QUE LETRA B

  • Thiago rodrigues pra vc pode ser bizarro,mas p mim ta sendo bem dificil mesmo...

  • Está pergunta e complicada custos com material, deveriam ser preocupar com a integridade física do empregado.

    E não com o material, isso e um bens material e tem conserto. A vida humana não

  • NBR 14 280

    2.9.9 prejuízo material: Prejuízo decorrente de danos materiais, perda de tempo e outros ônus resultantes de acidente do trabalho, inclusive danos ao meio ambiente.

    2.23 custo de acidentes: Valor do prejuízo material (ver 2.9.9) decorrente de acidentes.

    GAB B

  • Pra quem não sabe a resposta, vale a pena chutar no óbvio

    GAB letra B


ID
2643001
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é denominado o documento que é emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

    Em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata.

     

    FONTE: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?&q=Q880999

  • A questão quer saber qual documento deve ser emitido em caso de acidente de trabalho.

    De acordo com a Lei nº 8.213/1991, deve-se realizar uma Comunicação de Acidente de Trabalho:

    Art. 22. "A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social"

    De acordo com Mara Camisassa (2015), sobre a CAT deve-se levar em conta as seguintes considerações: Mesmo sem afastamento, a CAT deve ser emitida. E no caso de haver mais de um empregado acidentado, uma CAT deve ser emitida para cada um desses.

    Ainda de acordo com a autora, se a empresa não fizer a comunicação do acidente do trabalho, quem mais poderá fazê-la?

    • "O próprio acidentado;
    • Os dependentes do acidentado;
    • A entidade sindical competente;
    • O médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública".

    Bibliografia: CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
2643004
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é denominado o documento emitido exclusivamente para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a CAT de comunicação de óbito só será emitida se já houver CAT inicial, caso não exista, e a morte ocorreu de súbito, a CAT emitida será a inicial.

  • eu colocaria como cat de reabertura, haja visto do agravamento que resultou em morte.

  • GABARITO LETRA B.

     

    A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.

    Acidente de trabalho ou de trajeto: é o acidente ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento residência / trabalho / residência, e que provoque lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou redução – permanente ou temporária – da capacidade para o trabalho ou, em último caso, a morte;

    Doença ocupacional: é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

     

    Em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata.

     

     

    >> A CAT de comunicação de óbito, será emitida exclusivamente para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial;

     

    FONTE: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat

  • Questão com resposta incompleta, que pode levar ao erro do concurseiro. Mal formulada.

    CAT de reabertura será utilizada para casos de afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou de doença profissional ou do trabalho;

    A CAT de comunicação de óbito, será emitida exclusivamente para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, após o registro da CAT inicial;

  • o documento emitido exclusivamente para casos de falecimento

    exclusivamente diferencia a de óbito com reabertura.


ID
2643007
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é definido o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por uma corrente elétrica?

Alternativas
Comentários
  • O conjunto = choque elétricos... algumas outras opções fazem parte, mas não seria o conjunto, seria partes do CHOQUE ELÉTRICO, partes do conjunto, que juntando todos, formaria o conjunto (choque elétrico)


ID
2643010
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como todo elemento condutor, o corpo humano também apresenta valores de resistência elétrica que variam em função da área de contato, da pressão de contato, e da:

Alternativas
Comentários
  • uma pele seca tem uns 400.000 OHMS

    uma pele molhada tem 500 OHMS..

    esses valores são ilustrativos, pq eu não os decorei, mas é algo bizarro, tipo isso!


ID
2643013
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é denominado, em um sistema de Gestão de Segurança do Trabalho, o Risco que tenha sido reduzido ao nível que possa ser tolerado pela organização, respeitando as obrigações legais e sua própria política de SST?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

     

    As denominadas ‘profissões de risco’ normalmente caracterizam-se pelo cruzamento da alta probabilidade de ocorrência do acidente com a alta gravidade do dano, e o cerne da questão está em planejar o trabalho e utilizar as técnicas, métodos e tecnologias disponíveis para reduzir a probabilidade desse acidente acontecer, bem como as suas consequências, deslocando o nível de risco para dentro da chamada faixa de RISCO ACEITÁVEL.

     

    FONTE: http://inclusaoprofissional.diariodonordeste.com.br/v7/cadernos-especiais/caderno-5/riscos-controlados-seguranca/


ID
2643016
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é denominado, em um sistema de Gestão de Segurança do Trabalho, o processo sistemático, independente e documentado a fim de obter “evidências auditáveis” e avaliá-las objetivamente para determinar o quanto os “critérios de auditoria” são cumpridos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C.

     

    A questão já dá uma dica: "critérios de auditoria".

     

    A AUDITORIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO define um processo estruturado para a coleta de informações sobre a eficiência e confiabilidade do sistema de gestão de SST. É um instrumento importante para que a organização possa se autoavaliar e subsidiar a elaboração do plano de ação, com vistas a adequação das não-conformidades identificadas.

    As auditorias devem ser realizadas por profissionais com conhecimento específico (técnicos, engenheiros e/ou operadores ou profissionais habilitados) dos critérios a serem auditados e devem possuir um escopo. Os profissionais que realizam a auditoria, auditores, não devem estar envolvidos com a atividade sob processo de auditoria.

     

    FONTE: https://onsafety.com.br/auditoria-seguranca-do-trabalho/

     

  • Processo independente = auditoria

    Processo independente = SESMT de acordo com a OIT 155

    processo independente = AUDITOR FISCAL DO TRABALHO

    ai você vai de acordo com o assunto.


ID
2643019
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Como é definido, pela NBR 1420, qualquer dano sofrido pelo organismo humano como consequência de acidente do trabalho?

Alternativas
Comentários
  • 2.9.1 lesão pessoal: Qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como conseqüência de acidente do trabalho.

  • NBR 14280.

  • NRB 14280 Causas do acidente Fator pessoal de insegurança (fator pessoal): Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou a pratica do ato inseguro. EXEMPLOS: Falta de conhecimento; Falta de experiência ou especialização; Desajustamento físico; Deficiência visual; Fadiga; Desajustamento emocional ou mental. Ato inseguro: Ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente. EXEMPLOS: Usar equipamento de maneira imprópria; Usar material ou equipamento fora de sua finalidade; Usar equipamento de maneira imprópria; Usar equipamento inseguro; Desligar ou remover dispositivo de segurança; Trabalhar ou operar em velocidade insegura; Limpar, lubrificar ou regular equipamento em movimento; Agredir pessoas; Desrespeitar a sinalização de trânsito; Deixar de usar o equipamento de proteção individual disponível; Deixar de colocar cartaz, aviso, etiqueta de advertência. Condição ambiente de insegurança (Condição Ambiente): É a condição do meio que causou o acidente ou contribuiu para a sua ocorrência. EXEMPLOS: Insuficiência de espaço para o trabalho; Ventilação inadequada (geral e não devida a equipamento defeituoso); Existência de ruído; Existência de vibração; Iluminação inadequada; Ordem e limpeza inadequadas; Empilhamento inadequado; Proteção coletiva inadequada ou inexistente; Equipamento elétrico sem identificação ou inadequadamente Identificado;

ID
2643022
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em um Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho, na utilização do ciclo PDCA, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA: E

     

  • GABARITO LETRA E.

     

    A questão utilizou ferramentas de Gestão de Pessoas, vejamos (PDCA):

     

    (P)LAN (PLANEJAR), ou seja, PENSAR

    (D)O (EXECUTAR), ou seja, DESENVOLVA

    (C)HECK (VERIFICAR), ou seja, CONFERIR

    (A)CT (AGIR), ou seja, APERFEIÇOAR

    (P)LAN (PLANEJAR), ou seja, PENSAR (retorno do ciclo)

     

    Identifique sua atual situação e aonde quer chegar, Planeje (ou melhor, Pense) as ações para realizar suas metas e objetivo;

     

    O primeiro ponto é o PLANEJAMENTO (PLANO DE AÇÃO)

     

    A cada volta do ciclo PDCA sempre acontece um progresso, mesmo pequeno, por isso nunca se volta ao mesmo ponto.

    Cada mudança dá início a um novo ciclo que tem como base o ciclo anterior, caracterizando desta forma a espiral da Melhoria Contínua.

     

    FONTE: http://www.segurancadotrabalhoacz.com.br/ciclo-pdca/


ID
2643025
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à Segurança Comportamental.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    FATOR HUMANO: Essa expressão é utilizada para descrever a interação de pessoas umas com as outras, com equipamentos e instalações, e com sistemas de gestão. Também é utilizada para descrever como essas interações sofrem influencias de um determinado ambiente de trabalho e sua cultura.  Para conseguirmos realizar uma mudança radical na segurança, é preciso ir além da abordagem tradicional. E é aí que surge a Gestão de Segurança Comportamental.

     

    SEGURANÇA COMPORTAMENTAL: Gestão de Segurança Comportamental estabelece um método que pode ajudar a criar um entendimento da cultura de trabalho dos colaboradores.

     

    1- AS EMPRESAS DEVEM ESTABELECER EXPECTATIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NO LOCAL DE TRABALHO.

    2- INSTAURAR UM PROCESSO PARA MONITORAR AÇÕES E COMPORTAMENTOS PARA GARANTIR BOAS PRÁTICAS DE TRABALHO PADRONIZADAS.

    3- REALIZAR UM FEEDBACK PARA REFORÇAR OU MODIFICAR ALGUNS COMPORTAMENTOS.

     

    FONTE: http://falandodeprotecao.com.br/fator-humano-na-seguranca-parte-1/


ID
2643028
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na análise sobre Segurança Comportamental, a falta de atenção, e a improvisação são classificadas como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

     

    Comportamentos de risco são praticados diariamente por indivíduos que não adquiriram o hábito da prevenção, e as situações para exemplificar esse fenômeno no dia a dia dos trabalhadores são inúmeras. Dentre os comportamentos de riscos mais típicos, podemos citar alguns como:

     

    1- Executar atividades sem o uso de EPIs;

    2- Fumar próximo aos produtos inflamáveis;

    3- Obstruir hidrantes e extintores;

    4- Não utilizar cinto de segurança ou dirigir veículos em excesso de velocidade e fora das normas de segurança;

    5- Operar equipamentos sem a devida autorização, capacitação ou habilidade necessária;

    6- Transportar sobrepeso;

    7- Utilizar ferramentas ou EPI que já não estejam em condições seguras de uso;

    8- Agir com desatenção durante a realização da atividade;

    9- Ritmo acelerado e rotina estressante de trabalho que comprometem a concentração na atividade;

    10- Improvisar ferramentas ou maquinário.

     

    FONTE: https://segurancadotrabalhonwn.com/comportamentos-de-risco-em-ambiente-de-trabalho-veja-o-que-sao/

  • e o que seria o ato inseguro?

  • Os comportamentos considerados de risco são aqueles que contribuem para que os acidentes aconteçam (atos inseguros).