SóProvas



Prova FUNCAB - 2013 - DETRAN-PB - Agente de Trânsito


ID
1005781
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa correta a respeito dos cargos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    a) criados apenas por lei;
    b) os cargos em carreira são organizados em carreira...
    c) ok;
    d) demissão tem caráter punitivo; exoneração, não. Contudo, ambas são formas de vacância do cargo público; e
    e) Magistrado e membro do MP são vitalícios, mas os cargos de membros dos Tribunais de Contas e dos Tribunais Superiores também são vitalícios.
  • Pela norma constante do inciso V do art. 37, não poderia ocorrer - ao menos teoricamente - que, nos quadros da administração pública de um determinado ente federado, todos os cargos em comissão fossem preenchidos mediante nomeação de pessoas não integrantes dos corpos funcionais permanentes do serviço público. 

    Com efeito, o texto constitucional exige que cada pessoa política estabeleça em lei percentuais mínimos dos cargos em comissão que deverão ser preenchidos por servidores de carreira (isto é, concursados).

    No caso de função de confiança, a designação para ser exercício deve recair, obrigatoriamente, sobre servidor ocupante de cargo efetivo, regra introduzida pela EC 19/1998. Portanto, não se pode falar em livre designação para função de confiança. Já a dispensa de função de confiança é livre, a critério da autoridade competente.

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado


ID
1005784
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Amodalidade de provimento derivado por reingresso do servidor em cargo público denominada “recondução” corresponde ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:
    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.


    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: letra B.

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. letra C.

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. letra D.

     Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. letra E.
  • READAPTAÇÃO: é a investidura do servidor em cargo de atribuição e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    REVERSÃO: Retorno à atividade de servidor aposentado. (Azulzinho, reverte o que não levantava mais).

    REINTEGRAÇÃO: é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidade a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    RECONDUÇÃO: é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - Inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - Reintegração do anterior ocupante. GABARITO

    REMOÇÃO: é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    REDISTRIBUIÇÃO: é o deslocamento do cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

  • Qual a resposta?

     


ID
1005787
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A retribuição pecuniária fixada em lei pelo exercício de cargo público denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.
    Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:
    I - indenizações;
    II - gratificações;
    III - adicionais.
    § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.
    § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.
  • Remuneração = Vencimentos + vantagens

     

    Vencimento -> é a retribução pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (vencimento é o básico).

    Remuneração -> é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei (nao pode ser inferior ao salário mínimo).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta relativos aos assuntos sobre os direitos e vantagens dos servidores públicos federais.

    Dispõem os artigos 40 e 41, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    § 1º A remuneração do servidor investido em função ou cargo em comissão será paga na forma prevista no art. 62.

    § 2º O servidor investido em cargo em comissão de órgão ou entidade diversa da de sua lotação receberá a remuneração de acordo com o estabelecido no § 1º do art. 93.

    § 3º O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    § 4º É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

    § 5º Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo."

    A partir dos dispositivos elencados acima, pode-se concluir o seguinte:

    - O vencimento pode ser fixado em valor inferior ao mínimo, mas a remuneração não o pode.

    - Por a remuneração corresponder ao vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, é possível afirmar que a remuneração é irredutível, nos termos do § 3º, do artigo 41, da lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, percebe-se que a retribuição pecuniária fixada em lei pelo exercício de cargo público denomina-se vencimento, nos termos do artigo 40, da lei 8.112 de 1990, elencado anteriormente.

    Gabarito: letra "b".


ID
1005790
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A falta de defesa técnica por advogado em Processo AdministrativoDisciplinar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Súmula Vinculante 5:"A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".
  • Gabarito A.

    A defesa pode inclusive ser feita por Bacharel em Direito. Contudo, vale ressaltar que se for processo administrativo para examinar ato de preso condenado é sim necessário a presença de Advogado ou Defensor tendo em vista estar em jogo a liberdade.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e as Súmulas Vinculantes inerentes ao processo administrativo.

    Conforme a Súmula Vinculante nº 5, "a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição."

    Analisando as alternativas

    À luz do que foi explanado, pode-se concluir que somente a alternativa "a" ("não ofende a Constituição") complementa o contido no enunciado da questão e se encontra em consonância com a Súmula Vinculante nº 5.

    Gabarito: letra "a".


ID
1005793
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e das de direito privado prestadoras de serviços públicos, pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarema terceiros:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E 

    Art. 37, CF/88

    § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Para a configuração da responsabilidade extracontratual objetiva, dispensa-se a aferição de culpa latu sensu (culpa strictu sensu ou dolo), sendo suficiente a conduta administrativa, o dano sofrido e o nexo de causalidade entre esses elementos. Dessa forma, cumpre ao lesado comprovar somente esses pontos, não sendo necessária a análise da culpa do agente causador do dano.

  • Resumindo:

    A responsabilidade civil do Estado é objetiva, em face do risco administrativo. Isso quer dizer que independe de culpa do Estado para gerar a sua responsabilidade.



ID
1005796
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma característica do poder regulamentar.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    A característica primordial do poder regulamentar é possuir natureza derivada ou secundária, ou seja, server apenas para complementar uma lei já existente, não podendo inovar no ordenamento jurídico pátrio.

  • O Poder Regulamentar, que é aquele privativo do Chefe do Poder Executivo ( consoante DI PIETRO), consiste em editar regulamentos com o fim de explicitar, detalhar a lei para sua fiel execução ( REGULAMENTO/DECRETO EXECUTIVO). Tal poder tem natureza DERIVADA/SECUNDÁRIA porque ele primeiramente se FUNDAMENTA NA LEI ( depois na CF/88),  NÃO inovando na ordem jurídica. 

    Contudo, é mister salientar a existência do chamado DECRETO AUTÔNOMO ( art. 84, VI, "a" e "b" da CF/88), este sim podendo inovar na ordem jurídica e se FUNDAMENTANDO DIRETAMENTE NA CF/88.

     

    GABA D

  • Acho que o erro da letra A é dizer que tem autonomia. Acho que ele é adstrito a lei.


ID
1005799
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

A utilização dos meios coativos por parte da Administração, no exercício do poder de polícia, é uma necessidade imposta em nome da defesa dos interesses públicos, a qual encontra, porém, como em qualquer outro setor de atuação da Administração, um limite máximo ao seu exercício, qual seja:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O poder de polícia, que encontra sua razão no interesse social e seu fundamento na supremacia geral que exerce o Estado sobre os indivíduos, foi objetivamente inserido no ordenamento jurídico pátrio com o advento da Lei nº 5. 172, de 25 de Outubro de 1966 (Código Tributário Nacional) que, “in verbis” aduz:

    “Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos(Redação dada pelo Ato Complementar nº 31, de 28.12.1966) Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder”.




ID
1005802
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A característica segundo a qual o ato administrativo, tão logo praticado, pode ser imediatamente executado e seu objeto imediatamente alcançado denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.
    Auto- executoriedade: significa que o ato administrativo, tão logo praticado, pode ser imediatamente executado e seu objeto imediatamente alcançado. A auto-executoriedade tem como fundamento jurídico a necessidade de salvaguardar com rapidez e eficiência o interesse público, o que não ocorreria se a cada momento tivesse que submeter suas decisões ao crivo do Judiciário.
    Fonte.http://ivanlucas.grancursos.com.br/2012/01/caracteristicas-dos-atos.html
  • A autoexecutoriedade diferencia-se da imperatividade neste sentido:

    imperatividade: Capacidade de impor terceiros em obrigações independentemente de sua concordância

    Autoexecutoriedade: Capacidade de por em execução o ato sem necessidade de recorrer ao judiciário.

    impressionante como isso cai.

    sucesso, bons estudos, nãodesista!

  • GABARITO: C

    Autoexecutoriedade é quando a própria Administração pública decide e executa diretamente as suas decisões, sem precisar de ordem judicial. Nós lembramos normalmente de Autoexecutoriedade nas medidas decorrentes de Poder de Polícia, como por exemplo, o ato de interdição de um estabelecimento.


ID
1005805
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando a lei NÃO confere ao administrador qualquer margem de liberdade para a prática do ato administrativo, esse exercerá poder:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Poder vinculado é aquele em que o administrador se encontra inteiramente preso ao enunciado da lei que estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, não existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade.

    Poder discricionário é aquele em que o administrador se encontra preso (não inteiramente) ao enunciado da lei que não estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade.

    Poder hierárquico é o poder conferido à Administração para se auto-organizar, isto é, para distribuir as funções dos seus órgãos (estabelecer campos de atuação) e fiscalizar a atuação dos seus agentes.
  • Ato administrativo vinculado

    Ato administrativo vinculado é aquele em que a Administração não possui qualquer margem de liberdade de decisão, visto que o legislador pré-definiu a única conduta possível do administrador diante da situação, sem deixar-lhe margem de escolha.


ID
1005808
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos serviços públicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.
    Os serviços privativos
    são aqueles atribuídos a somente uma das esferas da federação, como por exemplo, a emissão de moeda, de competência privativa da União (CF, art. 21, VII). Já os serviços comuns, podem ser prestados por mais de uma esfera federativa, como por exemplo, os serviços de saúde pública (CF, art. 23, II).
    Fonte. http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/18986-18987-1-PB.htm
  • Alternativa correta E

    Alternativa A - Não abrangem os serviços sociais.

    Alternativa B - Não comportam controle externo.

    Alternativa C - Podem sofrer interrupção, a qualquer tempo, no exclusivo interesse público primário. (Não podem sofrer interrupção conforme o Princípio da Continuidade do Serviço Publico).

    Alternativa D - São indelegáveis. (São delegáveis sim, visto a descentralização para a administração indireta e elaboração de contratos administrativos)


ID
1005811
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Excel 2003, a expressão ou caractere(s) que representa(m) uma coluna é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Simbologia básica das planilhas de cálculos.
    A letra A é um número, e as linhas são numeradas. A letra B é uma referência com início ATÉ final, de B1 até C2 (incluindo B2 e C1 na seleção) . A letra D é uma função (porque começa com = [igual], tem uma palavra chave que representa a sua ação [MÉDIA é média aritmética simples] e as células que serão usadas no cálculo [de A1 até A3] ). A letra D é o endereço de uma célula, a célula da coluna F na linha 4.
  • Questão bem feita na pressa o candidato erra!

  • A) se refere a linha(parte horizontal da planilha)
    B)intervalo de uma célula até a outra B1 até C2
    C) coluna é representado pelas letras(parte vertical)
    d) se trata de uma função para calcular a média da célula A1 até A3
    e) f4 se trata de uma célula(junção da coluna com a linha)

  • Colunas --> representam letras ( na vertical).

    Linhas --> representam números ( na horizontal).

    O cruzamento de ambos é denominado de "células",

    Exemplo quero selecionar a linha 2 com a coluna C.

    Então temos a célula C2.


    gabarito c)

  • Linhas: registros ou tuplas

    Coluna: campos ou domínios

  • nishimura vacilou na explicação dessa questão, mas ele tem crédito né. É a primeira vez que vejo uma explicação ruim dele.


ID
1005814
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Observe o texto abaixo de um documento criado no MicrosoftOfficeWord 2007.

“Detran PB - Consulta de Multas, Licenciamento, IPVA”

O recurso que permite alterar todo o texto para letras maiúsculas é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    a) Permite alterar o texto selecionado para letras maiúsculas;

    b) Aumenta o tamanho da fonte do texto selecionado;

    c) Diminui o tamanho da fonte do texto selecionado;

    d) Altera a cor da fonte do texto selecionado;

    e) Aplica negrito ao texto selecionado.
  • Não consigo ver a imagem 

    alguém por favor pode me ajuda?


  • O que seria possível também por meio das teclas de atalho: SHIFT + F3.


  • Shift+F3 é para alternar entre maiúsculas e minúsculas.

  • Confundi a questão. Para mim a letra "a" seria alternar entre maiúsculas e minúsculas.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Shift+F3 é para alternar entre maiúsculas e minúsculas.


ID
1005820
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem diversas formas de infecção de um computador por códigos maliciosos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    A letra A são os exploits, a letra B as pragas tipo AUTORUN, a letra C pode ser um malware ou spyware, e a letra D são os vírus de computador.
  • Firewall tem por objetivo aplicar uma política de segurança, a um determinado ponto de controle da rede.

    Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra rede.


  • Firewall ( E UMA ESPÉCIA DE MURO, BARREIRA )

    Firewall (em português: muro de fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. A sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.



    Fonte: http://duarte11.blogspot.com.br/2010/09/firewall.html

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática


    A letra A são os exploits, a letra B as pragas tipo AUTORUN, a letra C pode ser um malware ou spyware, e a letra D são os vírus de computador.

     

    RESPOSTA: LETRA E

  • Pra não zerar informática na prova kkk


ID
1005823
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tecla ou combinação de teclas no Windows Internet Explorer que reduz o nível de zoom é:

Alternativas
Comentários
  • A questão parece que tá incompleta.
  • E está mesmo!
    Mas para não perder a questão, a gente advinha. Ela quer saber qual a combinação de tecla que reduz o nível de zoom estando no browser(navegador).

    Resposta letra "B" Ctrl - (já o Ctrl + aumenta)

    a) Shit - = Não faz nada
    c) - = Tbm não
    d) PageDown = Desce a barra de rolagem
    e) PageUp = Sobe a barra de rolagem

    Valeu
  • ctrl e - diminue o tamanho do zoom, ctrl e + aumenta o tamanho.

  • O EXAMINADOR NÃO COLOCOU O + PARA EVITAR QUE HOUVESSE DUVIDAS, POIS O ATALHO É CTRL MAIS -, ou seja gabarito B


ID
1005826
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere uma planilha criada no Microsoft Office Excel 2007, contendo todas as restituições de valores referentes a multas de fiscalização eletrônica do DETRAN feitas no mês de Novembro de 2012. A maneira recomendada para totalizar, numa célula, os valores dessas restituições é:

Alternativas
Comentários
  • Questão 26 da prova --> resposta correta é letra C (e não letra D como está no site)

    Não existem as funções ContarNúmeros (o correto é Cont.Núm) e TOTAL (o correto é SOMA). As duas primeiras opções não seriam recomendadas no dia a dia.
  • utilizar a fórmula SOMA.

    ou autosoma na página inicial- edição;

    fórmulas- biblioteca de funções-autosoma

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática



    Não existem as funções ContarNúmeros (o correto é Cont.Núm) e TOTAL (o correto é SOMA). As duas primeiras opções não seriam recomendadas no dia a dia.

  • Somar mentalmente... essa é boa!


ID
1005829
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o sistema operacional Windows XP, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    A letra A está errada, porque a limitação de oito caracteres existiu até o MS-DOS 5.  A letra B não existe no Painel de Controle, sendo o correto o 'Adicionar ou remover programas'. A letra C está errada porque Pastas são diretórios e atalhos são links. A letra D está errada, porque o computador/sistema operacional, é multitarefas.

  • (E)  Letra A: Arquivos são compostos por duas partes, o nome que pode conter até 255 caracteres, exceto \ / * > < ? : | ],  e a segunda parte que é a extensão do arquivo.  

    (E)  Letra B: No Painel de Controle encontra-se a opção "adicionar ou remover programas".

    (E)  Letra C: Pastas são formas de organização de arquivos e atalhos são links que direcionam a arquivos contidos no computador.

    (E)  Letra D: O Windows XP possui como característica a multitarefa, ou seja,  capacidade d um sistema tratar mais de um processo em um mesmo intervalo de tempo.


    (C)  Letra E. 

  • Na minha prova não cai uma questão dessas... o_O rs

  • Explicção do Tiago foi melhor que a do Nishimura...

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Letra E.
    A letra A está errada, porque a limitação de oito caracteres existiu até o MS-DOS 5.  A letra B não existe no Painel de Controle, sendo o correto o 'Adicionar ou remover programas'. A letra C está errada porque Pastas são diretórios e atalhos são links. A letra D está errada, porque o computador/sistema operacional, é multitarefas.

  • show!!


ID
1005832
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem diversas redes sociais de relacionamento na Internet. Entre elas NÃO se inclui:


Alternativas
Comentários
  • Letra E. Internet Explorer é um navegador de Internet, assim como Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari.

    São exemplos de redes sociais, além dos citados na questão, o Google+, Via6 e outros serviços.
    Youtube é um site de vídeos com características de redes sociais. Twitter é um microblog com características de rede social. E assim por diante, como o Wordpress (blogs), Tumblr (blogs), Pinterest (pins), Instagram (fotos e vídeos), Vine (vídeos), etc.

    Nos concursos, considerar:
    Redes Sociais: (sites de relacionamento) São estruturas sociais formadas por pessoas ou organizações, essas pessoas estão conectadas de varias formas, existem vários tipos de relação dentro das redes sociais (familiares, amizades, lazer, comerciais, sexuais etc.). Nesse ambiente é normal reunir pessoas com interesses em comum, nas redes sociais eles podem expor seu perfil com seus dados suas fotos, vídeos e mensagem e também podem interagir com os demais integrantes criando páginas, comunidades (ou grupos) e enquetes. Exemplos Facebook, Orkut, Linkedin.
     
    Mídias Sociais: São as ferramentas que as pessoas usam para compartilhar conteúdo, visões, perspectivas, opiniões e perfis, facilitando a interação entre variados grupos de pessoas, permitem a interação e a publicação de conteúdo por qualquer pessoa, Essas ferramentas incluem fórum de discussão, blog, podcasts (transmissão de áudio), lifestreams (transmissão de vídeo ao vivo), bookmarks (conexões de links favoritos em comum, como o Digg e Delicious), redes sociais, wikis (o mais famoso, Wikipédia), entre outros.
  • Rs...Tá de sacanagem Funcab...está não é para zerar

  • Não cai uma dessa na minha prova !!!



  • gente que questao dificil é essa huahauhauhauhau

  • whatts app é uma rede social?


  • WhatsApp Messenger é uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz parasmartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone e Nokia.1 A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo! e está sediada em Santa Clara,Califórnia.

    Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times , WhatsApp "tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos ".2

    Em Junho de 2013, o aplicativo alcançou a marca dos 250 milhões de usuários ativos e 25 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente.3

    No dia 5 de Novembro de 2014, uma atualização no programa traz um novo mecanismo que informa se o contato leu suas mensagens enviadas. Anteriormente quando as mensagens eram entregues, visualizava-se apenas dois tiques cinzas. Agora, com a nova atualização, quando as mensagens são lidas pelo destinatário, os tiques mudam da cor cinza para azul, acusando o recebimento e leitura das mensagens.

    Essa atualização pode ser desativada pelo próprio usuário, no entanto, está disponível apenas para Smartphones com sistema operacional Android e pode ser baixada apenas pelo site do WhatsApp.

    Em Janeiro de 2015 a empresa anunciou que o app poderá ser utilizado também pelo computador, através do Google Chrome. Para poder usa-lo, basta colocar escanear QR que aparecer na tela. Essa ferramente fica dentro no próprio WhatsApp.4


  • Resposta errada a letra E Internet Explorer é um navegador.


    Whatssap não é uma rede social, ela foi criada com quase o mesmo principio que o antigo MSN, que sua função era mensagem instantânea, ou seja o famoso bate papo entre outros. 

  • Vou discordar do colega kemuel kesley,porquanto, segundo a professora Emannuelle Gouveia (C.E.R.S PRF 2015).
    Informa que o Whats app assim como o Instagram ainda não se existe um consenso sobre ambos serem um mero aplicativo ou uma rede social.

  • Questão desatualizada!

  • Internet explorer e um   navagador da internet .

  • PRA CONSTAR!!

    A questão foi aplicada em 2013 e o Orkut foi extinto em 2014.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Letra E. Internet Explorer é um navegador de Internet, assim como Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Safari.

    São exemplos de redes sociais, além dos citados na questão, o Google+, Via6 e outros serviços.
    Youtube é um site de vídeos com características de redes sociais. Twitter é um microblog com características de rede social. E assim por diante, como o Wordpress (blogs), Tumblr (blogs), Pinterest (pins), Instagram (fotos e vídeos), Vine (vídeos), etc.

    Nos concursos, considerar:
    Redes Sociais: (sites de relacionamento) São estruturas sociais formadas por pessoas ou organizações, essas pessoas estão conectadas de varias formas, existem vários tipos de relação dentro das redes sociais (familiares, amizades, lazer, comerciais, sexuais etc.). Nesse ambiente é normal reunir pessoas com interesses em comum, nas redes sociais eles podem expor seu perfil com seus dados suas fotos, vídeos e mensagem e também podem interagir com os demais integrantes criando páginas, comunidades (ou grupos) e enquetes. Exemplos Facebook, Orkut, Linkedin.
     
    Mídias Sociais: São as ferramentas que as pessoas usam para compartilhar conteúdo, visões, perspectivas, opiniões e perfis, facilitando a interação entre variados grupos de pessoas, permitem a interação e a publicação de conteúdo por qualquer pessoa, Essas ferramentas incluem fórum de discussão, blog, podcasts (transmissão de áudio), lifestreams (transmissão de vídeo ao vivo), bookmarks (conexões de links favoritos em comum, como o Digg e Delicious), redes sociais, wikis (o mais famoso, Wikipédia), entre outros.

  • Badooo.... 

  •  Internet Explorer é um navegador de Internet! ITEM E

  • Vocês acham a questão fácil, mas há pessoas com idades avançadas e/ou sem acesso ao youtube, facebook, whats.. que PRESTAM CONCURSOS. Pode ser fácil para VOCÊ, mas não ao próximo!


ID
1005838
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que após realizar diversas alterações em um documento criado no Microsoft OfficeWord, você queira desfazer as últimas alterações realizadas. A tecla ou combinação de teclas que permite tal ação é:

Alternativas
Comentários
  • CTRLD- Fonte;
    SHIFTZ-Letra maiuscula;
    CTRLZ-Desfazer;
    F1-Ajuda do Word;
    F5-Localizar e Substituir.



  • Não seria nesse caso CTRL+Z, ou estou errado? Pelo jeito q foi colocado o ítem, da a impressão de ser uma tecla só.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos no Word, mais especificamente quanto ao atalho responsável por desfazer uma ação. 

     

    A) Incorreta – O atalho CTRL + D abre a caixa de diálogo “Fonte”. 

    B) Incorreta – Não há função para a combinação SHIFT + Z. 

    C) Correta – O atalho CTRL + Z tem como função desfazer uma ação.  

    D) Incorreta – A tecla F1 abre o menu “Ajuda”. 

    E) Incorreta – A tecla F5 exibe a caixa de diálogo “Ir para”. 

     

    Gabarito – Alternativa C. 


ID
1005841
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores, é competência atribuída ao(à):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     Art. 14. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE:

      I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições;

      II - elaborar normas no âmbito das respectivas competências;

      III - responder a consultas relativas à aplicação da legislação e dos procedimentos normativos de trânsito;

      IV - estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito;

      V - julgar os recursos interpostos contra decisões:

      a) das JARI;

      b) dos órgãos e entidades executivos estaduais, nos casos de inaptidão permanente constatados nos exames de aptidão física, mental ou psicológica;

      VI - indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores;


  • show!

     

  • Coloque uma meta de questões por dia . Daí então vá montando seu próprio caderno de questões comentada , detalhe copie nada de digital , com o tempo vai ver que as questões si repetem . Um bom exemplo é essa questão que igual a do Detran de SP . PARA PASSAR TEM QUE TER UM DIFERÊNCIAL.

  • Só lembrando que "diferencial" é sem acento ok!

  • Candidato Portador de Deficiência Física.

    Será considerada prova ESPECIALIZADA e deverá ser avaliado por uma comissão especial, integrada por, no mínimo UM examinador de trânsito, UM médico perito examinador e UM membro indicado pelo CETRAN ou CONTRADIFE.

    O veículo destinado à instrução e ao exame de candidato portador de deficiência física deverá estar perfeitamente adaptado segundo a indicação da Junta Médica Examinadora podendo ser feito, inclusive, em veículo disponibilizado pelo candidato.

  • Márcio Moreira ,melhor resposta.

  • CTB

     

    Art. 14. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE:

     

       VI - indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores

  • Esta atribuição bem diferente é dos CETRAN/CONTRANDIFE.

    Art. 14. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE:

    VI - indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores;

    Resposta: A.


ID
1005844
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O condutor deve manter acesas as luzes de posição do veículo:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

      I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

      II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

      III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

      IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;

      V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

      a) em imobilizações ou situações de emergência;

      b) quando a regulamentação da via assim o determinar;

      VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;

      VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

      Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.


  • a)durante o dia, nos túneis providos de iluminação pública. LUZ BAIXA

    b)para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente. LUZ BAIXA E ALTA DE FORMA INTERMITENTE (SINAL DE LUZ)

    c)em imobilizações ou situações de emergência. PISCA ALERTA

    d)à noite, quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga demercadorias. LUZ DE POSIÇÃO

    e)nas vias não iluminadas LUZ ALTA, EXCETO AO CRUZAR OU SEGUIR VEÍCULOS

  • LUZ DE POSIÇÃO (LANTERNA): Luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo. 

    Art. 40, IV: "o condutor manterá acesas PELO MENOS as LUZES DE POSIÇÃOdo veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração".

    Art. 40, IV: "o condutor manterá acesas, À NOITE, as LUZES DE POSIÇÃOquando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias".

    [INFRAÇÃO – ART. 250. II] Quando o veículo estiver em movimento deixar de manter acesas pelo menos as LUZES DE POSIÇÃO sob chuva forte, neblina ou cerração (M)

  • Para que tem dúvidas entre farol baixo e luzes de posição: https://imgur.com/a/Ymmn8kB


  • Gabarito: D

    Luzes de posição >> Neblina, cerração e chuva forte. À noite quando o veiculo estiver parado,para fins de desembarque/embarque ou carga/descarga.


ID
1005847
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quando for necessário indicar parada obrigatória, o Agente de Trânsito poderá utilizar, em conjunto com a sinalização do gesto, o sinal sonoro do apito, com:

Alternativas
Comentários
  • Sinais de ApitoSignificaçãoEmprego
    Um silvo breveAtenção Siga!No ato do guarda sinaleiro, mudar a direção do trânsito.
    Dois silvos brevesPare!Para a fiscalização de documentos ou outro fim.
    Três silvos brevesAcenda a lanternaSinal de advertência. O condutor deve obedecer a intimação.
    Um silvo longoDiminua a marchaQuando for necessário, fazer diminuir a marcha dos veículos.
    Um silvo longo e um breveTrânsito impedido em todas as direçõesAproximação do Corpo de Bombeiro, ambulâncias, veículos de Polícia ou de tropa ou de apresentação oficial.
    Três silvos longosMotoristas a postosNos estacionamentos, à porta de teatros, campos desportivos, etc.

  • Equívoco do colega (a regra com mais de 3 silvos não existe). Os silvos regulamentados em vigor são apenas três (Resolução CONTRAN 160)


    Um Silvo Breve - Pare!

    Dois Silvos Breves - Siga!

    Um Silvo Longo - Diminua a Marcha!


    Fonte: http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=16


  • Eduardo, seu coment também está equivocado. 

    Segue o correto:

    Um Silvo Breve - Siga.

    Dois Silvos Breves - Pare.

    Um Silvo Longo - Diminua a Marcha.


  • O Correto seria:

     Um Silvo Breve:Siga

     Dois silvos Breve:Pare

     Um Silvo longo: Diminua a Marcha

  • Para vocês não esquecem mais a utilização de silvos:

    dois silvos breves: para= duas sílibas

    um silvo breve: vem= uma sílaba

    espero ter ajudado

  • 1  B   SIGA

    2  B   PARE

    1  L   DIMINUA A MARCHA

    b: breve

    l: longo

  • RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004.

    7. SINAIS SONOROS

  • Sinais Sonoros.

    Sons por apito: sinais sonoros, emitidos exclusivamente pelos agentes da autoridade de trânsito nas vias, para orientar ou indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres, sobrepondo-se ou completando sinalização existente no local ou norma estabelecida no código.

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

    UM silvo breve: SIGA; liberar o trânsito em direção ou sentido indicado pelo agente.

    DOIS silvos breves: PARE; indicar parada obrigatória.

    UM silvo longo: DIMINUIR A MARCHA; quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

  • 1SIGA

    2PARE

    1LONGO DIMINUE

    fale isso cantando e decore


ID
1005850
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O proprietário do veículo deve adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) no prazo de 30 dias sempre que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

      I - for transferida a propriedade;

      II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;

      III - for alterada qualquer característica do veículo;

      IV - houver mudança de categoria.

    § 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.


    bons estudos


  • Que questão louca. Vejo aí mais de uma resposta. Não entendi nada.

  • fábio,veja o prazo,trinta dias no caso de transferência de propriedade.

  • após o registro de venda no cartório o comprador tem exatos 30 dias para fazer a transferência, se comprou no dia 05 de um mês no dia 05 do mês seguinte será o ultimo dia para realizar transferência, e se o mês for de 31 dias o último dia será o dia 04.

  • No caso de transferência de propriedade: 30 dias

    transferencia de domicilio no MESMO MUNICIPIO: 30 dias

    demais casos- imediato!

  • QUESTÃO COM 2 ALTERNATIVAS CORRETAS: "A & B"

    LETRA DA LEI:

     

      § 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

     

            § 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

  • No geral só transferência de propriedade que é 30 dias, Mudança de domicílio é imediata, agora se a questão especificar que é no mesmo município ai sim será de 30 dias.

  • a)     for transferida a propriedade.(30 dias) - CORRETA

    b)     mudar de domicílio ou residência. (30 dias ou imediato) - ERRADA

    c)     for alterada qualquer característica do veículo.( imediato) - ERRADA

    d)     houver mudança de categoria. ( imediato) - ERRADA

    e)     o Certificado de Registro de Veículos for extraviado. ( imediato) - ERRADA

     

    resposta certa letra (A)

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      § 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de 30 dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

             § 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de 30 dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

  • Resposta: A.

    O prazo que o CTB estabelece para o caso de transferência de propriedade é de 30 dias; para as demais situações, as providências devem ser imediatas.

    Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

    I - for transferida a propriedade;

    II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;

    III - for alterada qualquer característica do veículo;

    IV - houver mudança de categoria.

    § 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.


ID
1005853
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Carlos parou seu veículo na pista de rolamento de uma via dotada de acostamento. Nesta situação, Carlos cometeu uma infração de natureza:

Alternativas
Comentários
  • Art. 182. Parar o veículo:

    V - na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias dotadas de acostamento:

      Infração - grave;

      Penalidade - multa;

    proxíma!


  • Questão desatualizada:

    V - na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa;

      Medida administrativa - remoção do veículo;


  • Amigo, Thiago preste atenção em seus comentários.

    A questão está correta. Há um abismo de diferença entre estacionar e parar. Art. 181. Estacionar o veículo:

    V - na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa;

    ###Art. 182. Parar o veículo:

    V - na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias dotadas de acostamento:

      Infração - grave;

      Penalidade - multa;


  • questão não está desatualizada thiago augusto somente você se confundiu com parar e estacionar! estacionar é gravíssima, parar é grave!

  • ùnica infração GRAVE de parar!

  • Carlos parou seu veículo na pista de rolamento de uma via dotada de acostamento --> GRAVE

    Carlos estacionou seu veículo na pista de rolamento de uma via dotada de acostamento --> GRAVÍSSIMA

  • GRAVE letra "C"

     

    ÚNICA infração GRAVE de parar o veículo !

  • Parar.

    INFRAÇÃO LEVE: 50 cm a 1 metro; em desacordo com as posições; passeio ou faixa pedestre, ilhas, refúgios, canteiro central, DIVISORES de pistas, marca de CANALIZAÇÃO.

    INFRAÇÃO MÉDIA: MAIS de UM metro; placa (PROIBIDO PARAR); área de cruzamento; contramão; esquina ou menos de CINCO metros; viaduto, pontes e túneis; faixa de pedestre (semáforo).

    INFRAÇÃO GRAVE: pista de rolamento: estrada, rodovia, via de trânsito rápido e vias dotadas de acostamento.

  • PARAR - Grave

    ESTACIONAR - Gravíssima

  • São duas infrações gravíssimas de estacionamento.

    >>> Estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição.

    Infração de natureza gravíssima (07 pontos), multa;

    Medida administrativa de remoção do veículo.

    >>> Estacionar na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento.

    Infração de natureza gravíssima (07 pontos), multa;

    Medida administrativa de remoção do veículo.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    PARAR seu veículo na pista de rolamento de uma via dotada de acostamento: infração de natureza grave; 05 pontos.


ID
1005856
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A penalidade de suspensão do direito de dirigir, no caso de reincidência no período de 12meses, é de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 261. A penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada, nos casos previstos neste Código, pelo prazo mínimo de um mês até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de dois anos, segundo critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

  •  No caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.atingindo 20 pontos.

      No caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o maximo dez​oito meses. Transgressão a norma.

  • LETRA E

     

    Pessoal, o artigo 261 sofreu profundas mudanças por conta da Lei 13.281/16. Reproduzo o inciso suficiente para acertar a questão, mas recomendo fortemente que estudem todo o artigo!

     

    II - por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

     

    § 1º, II - no caso do inciso II do caput: de 2 (dois) a 8 (oito) meses, exceto para as infrações com prazo descrito no dispositivo infracional, e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) a 18 (dezoito) meses, respeitado o disposto no inciso II do art. 263.          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

     

    Esquematizando:

     

    - A suspensão será aplicada por um período de 2 a 8 meses;

     

    - caso seja reincidente dentro dos 12 meses após a primeira suspensão, a nova suspensão será de 8 a 18 meses.

     

  • Cuidado:

     Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:          (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

    I - sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

    II - por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

     § 1º  Os prazos para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir são os seguintes:          (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

    I - no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos;          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

    II - no caso do inciso II do caput: de 2 (dois) a 8 (oito) meses, exceto para as infrações com prazo descrito no dispositivo infracional, e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) a 18 (dezoito) meses, respeitado o disposto no inciso II do art. 263.          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:    

    I - sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;   

    II - por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.     

    § 1º  Os prazos para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir são os seguintes:  

     I - no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos; 

     II - no caso do inciso II do caput: de 2 (dois) a 8 (oito) meses, exceto para as infrações com prazo descrito no dispositivo infracional, e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) a 18 (dezoito) meses, respeitado o disposto no inciso II do art. 263. 

    Questão Desatualizada!

  • Desatualizada.

  • Suspensão: 
    20 pontos > 6/12 meses - 8meses/2 anos 
    Isoladas > 2/8 meses - 8/18 meses

  • Sem resposta! Seria de oito meses a dois anos.

    Vamos atualizar QC.

  • Questão desatualizada.

    Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:          (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

    I - sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

    II - por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.          (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016)      (Vigência)

  • Questão desatualizada!

  • I - no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos;     

  • Como eu amo os comentários do QC. Quase 10 anos depois e me ajudou a esclarecer o assunto.


ID
1005859
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa em que o conceito apresentado está corretamente definido.

Alternativas
Comentários
  • a) errada! FREIO DE ESTACIONAMENTO - dispositivo destinado a manter o veículo imóvel na ausência do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado.

    b) errada! MOTONETA - veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.

    c) errada! REFÚGIO - parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma.

    d) CORRETA! VEÍCULO DE CARGA - veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor.

    e) errada! CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).


    nao confundir canteiro com ilha

    ILHA - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.


  • Exclusive: o mesmo que sem inclusão

  • montada não é motocicleta

  • Importante comprrender a diferença de diferença entre motocicleta, motoneta e ciclomotor:

     

    MOTOCICLETA - Veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada. Ex.: CG, Bros, Falcon, CB.
     

    MOTONETA -Veículo automotor de duas rodas dirigido por condutor em posição sentada. Ex. Biz, PCX, Lead.
     

    CICLOMOTOR- Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima, original de fábrica, não exceda a cinquenta quilómetros por hora. Famosa cinquentinha. Ex. Muitos modelos de Shineray.

  • Letra d

    Anexo I

    VEÍCULO DE CARGA - veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor.

  • REFÚGIO - parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

     

     

  • EXCELENTE COMENTARIO: MARCUS VINICIUS 

  • Importante comprrender a diferença de diferença entre motocicleta, motoneta e ciclomotor:

     

    MOTOCICLETA - Veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada. Ex.: CG, Bros, Falcon, CB.


     

    MOTONETA -Veículo automotor de duas rodas dirigido por condutor em posição sentada. Ex. Biz, PCX, Lead.


     

    CICLOMOTOR- Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima, original de fábrica, não exceda a cinquenta quilómetros por hora. Famosa cinquentinha. Ex. Muitos modelos de Shineray.

  • BIZU:

    MOTONETA - A Neta é criança então vai sentada.

    MOTOCICLETA- montada

    CAMIONETA- A Neta vai junto com a carga: Carga e passageiros juntos.

    CAMINHONETE- Carga e passageiro separados.

  • side - car é um dispositivo de uma única roda preso a um lado de uma Motocicleta (Moto), resultando em um veículo de três rodas.( Exemplo:Moto que entrega Gás e água.)

    A roda de trás e a da frente da moto mais uma roda lateral com a colocação do Side - Car por isso (Três rodas).

  • Vamos aos itens na ordem:

    a) errado. Freio de estacionamento é o freio de mão.

    FREIO DE ESTACIONAMENTO - dispositivo destinado a manter o veículo imóvel na ausência do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado.

    b) errado. A posição do condutor na motoneta é sentado.

    MOTONETA - veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.

    c) errado. O refúgio é de uso dos pedestres.

    REFÚGIO - parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma.

    d) certo. Lembre que o veículo de carga pode ter até dois passageiros (condutor não é passageiro).

    VEÍCULO DE CARGA - veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor.

    e) errado. Esta é a definição de Ilha.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    ILHA - obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

    Resposta: D.

  • obstáculo físico colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito emuma interseção.

    Isto não é ILHA?

  • Gabarito (D)

    ANEXO I

    DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES

    (Vide Lei nº 14.071, de 2020)  (Vigência)

      

    FREIO DE ESTACIONAMENTO - dispositivo destinado a manter o veículo imóvel na ausência do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado.

    MOTONETA - veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.

    REFÚGIO - parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma.

    VEÍCULO DE CARGA - veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    _________________________________

    "Busca conhecimento do berço à sepultura"

    Textos Islâmicos

  • VEÍCULO DE CARGA - veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor.


ID
1005862
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para habilitar-se nas categorias D e E, o condutor deve entre outros requisitos, estar habilitado no mínimo há:

Alternativas
Comentários
  • Art. 145. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

      I - ser maior de vinte e um anos;

      II - estar habilitado:

      a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e

      b) no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;

      III - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;

      IV - ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

    Parágrafo único.  A participação em curso especializado previsto no inciso IV independe da observância do disposto no inciso III.  (Incluído pela Lei nº 12.619, de 2012)(Vigência)

    Para habilitar-se nas categorias "D" e "E" deve estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D , 

    e um ano de categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E.


  • Troca de Categoria:

    de B pra C: 1 ano

    de B pra D: 2 anos

    de C pra D: 1 ano

    de C pra E: 1 ano


  • De "D" para "E" não existe prazo.

     

    Gabarito: Alternativa Charlie

  • Troca de Categoria:

    de B pra C: 1 ano

    de B pra D: 2 anos

    de C pra D: 1 ano

    de C pra E: 1 ano

  • Mudança de Categoria:

    de B pra C: 1 ano

    de B pra D: 2 anos

    de C pra D: 1 ano

    de C pra E: 1 ano

  • GABARITO - C

    Art. 145. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

            I - ser maior de vinte e um anos;

            II - estar habilitado:

            a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D;

            b) no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;

    Essa Questão confunde muita gente, se você acertou, então, parabéns!

  • Tabela de tempo para se habilitar em cada categoria: 

    Acc para A = Não há prazo

    A para B = Não há prazo

    B para C = 1 ano de B

    B para D = 2 anos de B

    B para E = Proibido

    C para D = 1 ano de C

    C para E = 1 ano de C

    D para E = Não há prazo

  • GABARITO: C



    Regra de mudança de categoria


    B para C: 1 ano de B, sem infrações: graves, gravíssimas ou 2 médias durante 12 últimos meses

    B para D: maior de 21 anos, 2 anos de B, sem infrações: graves, gravíssimas ou 2 médias durante 12 últimos meses

    C para D: maior de 21 anos, 1 ano de C, sem infrações: graves, gravíssimas ou 2 médias durante 12 últimos meses

    C para E: maior de 21 anos, 1 ano de C, sem infrações: graves, gravíssimas ou 2 médias durante 12 últimos meses

    D para E: maior de 21 anos, sem infrações: graves, gravíssimas ou 2 médias durante 12 últimos meses


    Bons estudos!

  • a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e       

    b) no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;

    ATENÇÃO: III - não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 (doze) meses; Redação da lei 14.071/20

    Não mais:

    III - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;


ID
1005865
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em cumprimento às normas de circulação e conduta descritas no Código de Trânsito Brasileiro, numa via arterial, deve ser respeitada a velocidademínima de:

Alternativas
Comentários
  • CAI NESSA PEGADINHA!!!!!! A QUESTÃO PEDE VELOCIDADE MÍNIMA E NÃO A MÁXIMA, ISSO SIGNIFICA QUE É NO MÍNIMO A METADE DA MÁXIMA, OU SEJA: 60 KM DIVIDIDO POR 2 = 30


    Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

      § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

      I - nas vias urbanas:

      a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

      b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

      c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

      d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

      II - nas vias rurais:

      a) nas rodovias:


  • Lembrando que para cometer infração por estar muito lento, não basta estar abaixo da mínima (metade da máxima), é necessário ainda estar obstruindo/atrapalhando o trânsito.


    É por isso que os radares de velocidade não multam se o veículo passar a uma velocidade muito baixa, pois, para que seja caracterizada a obstrução do trânsito, precisa de um agente de trânsito para avaliar a situação, e não apenas um radar.

  • parabéns pela explanação Orlins, carrego essa dúvida faz tempo

  • Questão simples,porém pega muitos desatentos.

  • Gabarito B

    As velocidades máximas são as seguintes:

    Via de trânsito rápido--------------------80Km/h

    Via arterial---------------------------------60Km/h

    Via coletora--------------------------------40km/h

    Via local------------------------------------30Km/h

    As velocidades mínimas são 50% das máximas, assim sabemos que a velocidade mínina em vias arteriais será de 30Km/h.

  • quem não prestou ATENÇÃO!

    Art. 62 - A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

     

  • A velocidade mínima é a metade da a máxima, a velocidade máxima nas vias arteriais é 60km/h,  então a mínima vira 30km/h.

  • Questão ERRADO, pois o CTB não faz limitação de velocidade. 

    Limite de Velocidade onde não houver Sinalização.

    Vias Urbanas.

    Vias de Trânsito Rápido: 80 Km/h.

    Vias Arteriais: 60 Km/h.

    Vias Coletoras: 40 Km/h.

    Vias Locais: 30 Km/h.

    Vias Rurais.

    Rodovias de Pista Dupla.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 110 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Rodovias de Pista Simples.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 100 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Estradas: 60 Km/h.

    Limite de Velocidade onde não houver Sinalização.

    Vias Urbanas.

    Vias de Trânsito Rápido: 80 Km/h.

    Vias Arteriais: 60 Km/h.

    Vias Coletoras: 40 Km/h.

    Vias Locais: 30 Km/h.

    Vias Rurais.

    Rodovias de Pista Dupla.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 110 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Rodovias de Pista Simples.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 100 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Estradas: 60 Km/h.


ID
1005868
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação à “Educação para o Trânsito”, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

    b) ERRADA. nao encontri artigo relacionado

    c) ERRADA. Art. 77. No âmbito da educação para o trânsito caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito.

    d) CERTA. Art. 75. O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito.

    e) ERRADA.Parágrafo único. O percentual de dez por cento do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do Prêmio do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT, de que trata a Lei nº 6.194, de 19 de dezembro de 1974, serão repassados mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas de que trata este artigo. 

  • Segue o fundamento para a letra B:

     Art. 76.  Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:

     I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;

  • Para quem ficou na dúvida da B

    Art. 78. Os Ministérios da Saúde, da Educação e do Desporto, do Trabalho, dos Transportes e da Justiça, por intermédio do CONTRAN, desenvolverão e implementarão programas destinados à prevenção de acidentes.

  • Campanhas de Trânsito.

    O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos de: Férias Escolares; Feriados Prolongados; Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro).

    No âmbito da educação para o trânsito caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional esclarecendo condutas a serem seguidas nos PRIMEIROS SOCORROS em caso de acidente de trânsito.

    As campanhas terão caráter permanente por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, sendo intensificadas nos períodos mencionados.

    Os Ministérios da Saúde, da Educação e do Desporto, do Trabalho, dos Transportes e da Justiça, por intermédio do CONTRAN, desenvolverão e implementarão programas destinados à PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

    Campanha de Trânsito de 2017.

    Tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Diferente de anos anteriores em que o tema era trabalhado apenas em setembro, a campanha deverá se estender por todo ano de 2017.

    Segundo o Contran, a principal finalidade da Semana é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano.

    No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

    Os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito deverão promover outras campanhas no âmbito de sua circunscrição e de acordo com as peculiaridades locais, serão de caráter permanente, e os serviços de rádio e difusão sonora de sons e imagens explorados pelo poder público são obrigados a difundi-las gratuitamente, com a freqüência recomendada pelos órgãos competentes do Sistema Nacional de Trânsito.

    Resolução nº 30: as campanhas de caráter permanente são: Ingestão de Álcool, Acidentes com Pedestres, Excesso de Velocidade, Segurança Veicular, Equipamentos Obrigatórios.

  • bizu: Previ10ncia       10%

    FUN5ET     5%

  • Gabarito: D

     

    CTB

    Art. 75. O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito.

            § 1º Os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito deverão promover outras campanhas no âmbito de sua circunscrição e de acordo com as peculiaridades locais.

            § 2º As campanhas de que trata este artigo são de caráter permanente, e os serviços de rádio e difusão sonora de sons e imagens explorados pelo poder público são obrigados a difundi-las gratuitamente, com a freqüência recomendada pelos órgãos competentes do Sistema Nacional de Trânsito.

  • O percentual de 10% do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do Prêmio do Seguro Obrigatório (DPVAT) serão repassados anualmente ao coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação em campanhas educativas.

  • Complementando o Joandres, a alternativa E está no artigo 78 do CTB !

  • Resposta: D.

    Item A: errado. O planejamento e as ações coordenadas na área da educação para o trânsito cabem a todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Não existe isso de “facultativamente”.

    Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

    Item B: errado. Não existe previsão para isso em local algum do CTB. O que a lei estabelece é o seguinte:

    Art. 76, parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:

    I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;

    Item C: errado. Esta competência é do Ministério da Saúde, não da Educação.

    Art. 77. No âmbito da educação para o trânsito caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito.

    Item D: certo. Cópia. 

    Art. 75. O CONTRAN estabelecerá, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito.

    Item E: errado. O percentual é de 10%. 

    Art. 78. Os Ministérios da Saúde, da Educação e do Desporto, do Trabalho, dos Transportes e da Justiça, por intermédio do CONTRAN, desenvolverão e implementarão programas destinados à prevenção de acidentes.

    Parágrafo único. O percentual de dez por cento do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do Prêmio do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT, de que trata a Lei nº 6.194, de 19 de dezembro de 1974, serão repassados mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas de que trata este artigo.


ID
1005871
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer entre outros, os seguintes requisitos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

      I - ter idade superior a vinte e um anos;

      II - ser habilitado na categoria D;


  • LETRA E

     

    CTB

     

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

            I - ter idade superior a vinte e um anos;

            II - ser habilitado na categoria D;

            III -  (VETADO)

            IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;

            V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

  • Habilitação do Motorista de Transporte Escolar.

    Ter idade superior a VINTE E UM anos.

    Ser habilitado na categoria D.

    Ser aprovado em curso especializado com renovação a cada CINCO anos.

    Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os DOZE últimos meses antes do curso de especialização ou renovação.

    Os condutores dos veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros e transporte escolar, para exercerem suas atividades, deverão apresentar, previamente, CERTIDÃO NEGATIVA do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de HOMICÍDIO, ROUBO, ESTUPRO e CORRUPÇÃO DE MENORES, renovável a cada CINCO anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização.

  • GABARITO: E



    TRANSPORTE ESCOLAR


    Requisitos:

    ♣ 21 anos

    ♣ Categoria D

    ♣ Nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses

    ♣ Ser aprovado em curso especializado, nos termos do CONTRAN

    ♣ Apresentar certidão negativa do registro de distribuição criminal, nos crimes de HOMICÍDIO, ROUBO, ESTUPRO e CORRUPÇÃO DE MENORES, renovável a cada 5 anos


    Bons estudos!


    "A expressão “os últimos serão os primeiros” surgiu na única vez em que Chuck Norris entrou em uma fila."

  • Resposta: E

    A idade mínima é de 21 anos e o condutor deve ser habilitado na categoria D.

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    I - ter idade superior a vinte e um anos;

    II - ser habilitado na categoria D;

  • Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve

    satisfazer os seguintes requisitos:

    I - ter idade superior a vinte e um anos;

    II - ser habilitado na categoria D;

    IV - não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos 12 (doze) últimos meses;

    V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação

    do CONTRAN.

    Lei 14071/20


ID
1005877
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Forma retangular e fundomarrom são características das placas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B
    Atrativos turísticos.
  • Gabarito: B

     

    Anexo II - CTB

    1.1.15 - Placas de Atrativos Turísticos

    - Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.

  • Um link que ajuda:

    http://aimore.net/placas/placas_atrativos_turisticos_aimore.html

  • Sinalização Vertical: RAI

    Regulamentação

    Advertência

    Indicação

     

    Placas de IndicaçãoDEITA

     

    Destino. (Regra: Verde com Branco)

    Educativas. (Regra: Branca com Preto)

    Identificação. (Regra: Azul com Branco)

    Turismo. (Regra: Marron com Pictograma Preto e Branco)

    Auxiliares. (Regra: Azul com Pictogramas Diversos)
     

    Regulamentação = Redonda = Red

    Advertência = Amarela

    Mnemônio.

    (AM A-L O-AZ S MA TU V IN ,VER R)

    Amarelo-Advertência

    Laranja-Obra

    AZul-Serviço

    MArrom-TUrismo

    Verde-INdicação

    VErmelho-Regulamentação


ID
1005880
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Um veículo da categoria oficial possui, na sua placa de identificação, as seguintes cores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito erradissimo! Conforme consta nas resoluções 241/07, 288/2008, 309/09 e 372/11, os carros oficiais em regra possuem sua placa de indentificação com o fundo BRANCO e caracteres PRETO.

  • GABARITO ERRADO VEICULOS DE CATEGORIA OFICIAL SAO EM REGRA DE FUNDO BRANCO E CARACTERES PRETO

  • Placa com texto dourado e fundo preto: esta placa é usada por carros oficiais de governadores, prefeitos, presidente da Assembleia Legislativa, presidentes de Câmaras, presidentes de Tribunais e outros. O fundo é preto e os caracteres alfanuméricos dourados. As placas possuem o Brasão do Estado ou do Município coloridos.


    Agora, FUNDO PRETO E CARACTERES CINZA, é de carro de coleção(antigo).


    Bons Estudos a Todos!

  •  a)fundo branco e caracteres preto. OFICIAL (Gabarito)

     b)fundo preto e caracteres cinza. COLEÇÃO

     c)fundo cinza e caracteres preto. PARTICULAR

     d)fundo azul e caracteres branco. REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA

     e)fundo branco e caracteres vermelho. APRENDIZAGEM

  • De acordo com a Res. 231 do CONTRAN, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos, um veículo da categoria oficial possui, na sua placa de identificação, cor de fundo branco e caracteres pretos.



    Resposta: A

  • Autor: Denis Brasileiro , Policial Rodoviário Federal

    De acordo com a Res. 231 do CONTRAN, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos, um veículo da categoria oficial possui, na sua placa de identificação, cor de fundo branco e caracteres pretos.



    Resposta: A

     
  • Ainda tem que decorar cor de placa!

    valha me ...

     

  • Questão A

    Segundo a Res. 231 do CONTRAN

     

    Avante!!

     

  • ☆ Resolução 231 do CONTRAN

    --------------Fundo ----- Caracteres

    • Particular Cinza Preto

    • Aluguel Vermelho Branco

    • Experiência/Fabricante Verde Branco

    • Aprendizagem Branco Vermelho

    • Coleção Preto Cinza

    • Oficial Branco Preto

    • Missão Diplomática Azul Branco

    • Corpo Consular Azul Branco

    • Organismo Internacional Azul Branco

    • Corpo Diplomático Azul Branco

    • Organismo Consular/Internacional Azul Branco

    • Acordo Cooperação Internacional Azul Branco

    • Representação Preto Dourado 

  • Tem que pedir ajuda a Odin!

  • Lembrando que hoje em dia, com a nova resolução 780/19, veículos oficiais tem a placa com as letras AZUIS e fundo BRANCO!


ID
1005883
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação às normas de circulação e conduta, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • correta LETRA E  ART. 30.

  • Gabarito letra E

    Corrigindo as demais...

    a)O embarque e o desembarque dos ocupantes de veículo devemocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

    b)As vias abertas para a circulação classificam-se em urbanas e rurais

    c)Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos (ultrapassagens não)

    d)A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

    Bons estudos!

  • Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:

     I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

     II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

     Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

  • Essa letra C foi a única que dava pra confudir!!!

  • Erro da letra C ..

     

    Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, os movimentos de conversão à direita, à esquerda, os retornos e as ultrapassagens.

     

    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

            Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

  • TRANSPOSIÇÃO DE FAIXAS - passagem de um veículo de uma faixa demarcada para outra.


    ULTRAPASSAGEM - movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem.



    MANOBRA - movimento executado pelo condutor para alterar a posição em que o veículo está no momento em relação à via.



     CONVERSÃO - movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo.



     RETORNO - movimento de inversão total de sentido da direção original de veículos.

  • comsegurança



ID
1005886
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

São consideradasmedidas administrativas:

Alternativas
Comentários
  • Dica pra gravar!!!!!  R9 1T


    DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

      Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas:

      I - retenção do veículo;

      II - remoção do veículo;

      III - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação;

      IV - recolhimento da Permissão para Dirigir;

      V - recolhimento do Certificado de Registro;

      VI - recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

      VII - (VETADO)

      VIII - transbordo do excesso de carga;

      IX - realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

      X - recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

    XI - realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular

    Deus abençoe á todos!!

  • muito boa esta dica amigo

  • É só lembrar que as medidas administrativas sempre começam com "R" ou "T"

  • Gab. C

     

  • Capítulo XVII

    DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

    ART. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas:

    I- Retenção do veículo;

    II- Remoção do veículo;

    III- Recolhimento da carteira nacional de habilitação;

    IV- Recolhimento da permissão para dirigir;

    V- Recolhimento do certificado de registro;

    VI- Recolhimento do certificado de registro anual;

    VII- (vetado)

    VIII- Transbordo do excesso de carga;

    IX- Realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência fisica ou psíquica.

    X- Recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias  de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

    XI- Realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular.

    ALTERNATIVA C

  • Medidas Administrativas (R ou T):

    Retenção do veículo;

    Remoção do veículo;

    Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação;

    Recolhimento da Permissão para Dirigir;

    Recolhimento do Certificado de Registro;

    Recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

    Transbordo do excesso de carga;

    Realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

    Recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

    Realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular.        

  •  a)

    multa (Penalidade)  e retenção do veículo (Medida Administrativa)

     b)

    advertência por escrito (Penalidade) e remoção do veículo.(Medida Administrativa)

     c) Gabarito 

    transbordo de excesso de carga (Medida Administrativa) e recolhimento de Carteira Nacional de Habilitação.(Medida Administrativa)

     d)

    cassação da Carteira Nacional de Habilitação (Penalidade) e recolhimento do Certificado de Registro.(Medida Administrativa)

     e)

    realização de teste de dosagem de alcoolemia (Medida Administrativa) e frequência obrigatória emcurso de reciclagem.(Penalidade)

  • GABARITO C.

     

    MACETE PRA MEDIDAS ADMINISTRATIVAS :  R.E.R.T

     

    - RECOLHIMENTO DO DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO, CRV E CRLV.

    - EXAME DE EMBRIAGUEZ NO CONDUTOR.

    - RETENÇÃO E REMOÇÃO DO VEÍCULO.

    - TRANSBORDO E REMANEJAMENTO DA CARGA.

     

    BIZU : PROFESSOR LEANDRO MACEDO.

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

     

     

  • Art. 256. A AUTORIDADE DE TRÂNSITO, na esfera das competências estabelecidas neste Código E dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes PENALIDADES:

    I - advertência por escrito;

            II - multa;

            III - suspensão do direito de dirigir;

                            

            V - cassação da CNH - Carteira Nacional de Habilitação;

            VI - cassação da Permissão para Dirigir;

            VII - freqüência obrigatória em curso de reciclagem.

  • CAPÍTULO XVII

    DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

           Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes MEDIDAS ADMINISTRATIVAS:

           I - Retenção do veículo;

           II - Remoção do veículo;

           III - Recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação;

           IV - Recolhimento da Permissão para Dirigir;

           V - Recolhimento do Certificado de Registro;

           VI - Recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

           VIII - Transbordo do excesso de carga;

           IX - Realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

           X - Recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

           XI - Realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular.    

    GAB - C


ID
1005889
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos ao:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Art. 119 do CTB

    As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos.

  • Letra E CTB

    Art. 119. As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao

    RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos.


  • Gabarito LETRA E
    QUESTÃO MUITO DIFÍCIL 57.4%

     

    As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos ao:

     

    A) CONTRAN. ERRADA
    B) DENATRAN. ERRADA
    C) DETRAN. ERRADA
    D) RENACH. ERRADA
    E) RENAVAM. CERTA

     

    Questão Simples: Letra da LEI do CTB:
     

    Art. 119. As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao 
    RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos.

     

    Se um dia a razão te pedir para desistir e o coração te mandar lutar, lute. Pois não é a razão que bate pra você viver e sim o coração.
    https://youtu.be/C0MEZTfYmgo

  • gab. E

  • O CTB é claro: a comunicação é ao RENAVAM.

    Art. 119. As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos.

    Resposta: E.

  • Errei em razão de lembrar desse dispositivo:

    Art. 19. Compete ao órgão máximo executivo de trânsito da União: IX - organizar e manter o Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM;

  • Essa eu erraria fácil na prova, caso não tivesse visto ela agora! Rsrs

  • Tirou as palavras “diretamente ao” da letra da lei, errei.

  •  Artigo 119

    Capítulo X - DOS VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL

    As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos.

  • LETRA E

    Art. 119. As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão diretamente ao RENAVAM a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos.


ID
1005895
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação à classificação dos veículos quanto à espécie, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    A camioneta e o utilitário são classificados como mistos.

  • a) Tanto a camioneta quanto o utilitário são veículos mistos (Correta)

    Caminhoneta – Veículo misto destinado ao transporte de passageiro e carga no mesmo compartimento.

       Utilitário – Veículo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada.

      b) Tanto a carroça quanto o caminhão-trator são veículos de carga (Errada)

       Carroça – Tração animal destinado ao transporte de carga

      Caminhão-trator – Veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro.

      c)Tanto a bicicleta quanto a caminhonete são veículos de passageiros (Errada)

    Bicicleta – Veículo de propulsão humana, dotada de duas rodas.

    Caminhonete – Veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas.

      d)Tanto o reboque quanto o automóvel são veículos de carga (Errada)

       Reboque – Veículo destinado a ser engatado atrás de um veículo automotor.

      Automóvel – Veículo automotor destinado ao transporte de passageiro, com capacidade para  até 8  pessoas, exclusive o condutor .

       e)Tanto o caminhão quanto a camioneta são veículos mistos (Errada)

       Caminhão - Caminhões leves –veículos unitários de carga do tipo caminhão-plataforma com  PBT  maior que 3,5 t e menor ou iguala 16 t.  

                                                                                                                                                                                 Um abraço a todos


  • Veículo Misto: - Destinado ao transporte simultâneo de carga e passageiro. Camioneta e utilitário.

                             - 3 passageiros (no mínimo) + condutor 


    obs.: Caso transportasse até 2 passageiros, se enquadraria na espécie carga.


    fonte: Legislação de Trânsito - Leandro Macedo

  • Quanto à Espécie (função, utilidade, serviço ou destinação do veículo: para que serve): passageiros, carga, misto, competição, tração, especial, coleção.

    Passageiros: bicicleta, ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, microônibus, ônibus, bonde, reboque ou semi-reboque, charrete.

    Carga: motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, caminhonete, caminhão, reboque ou semi-reboque, carroça, carro de mão.

    Misto: camioneta, utilitário, outros.

    Tração: caminhão-trator, trator de rodas, trator de esteiras, trator misto.

    Especial: classificação subsidiária criada para qualificar os veículos que não se enquadram nas outras espécies, é aquele que não pertence às categorias: passageiro, carga, misto, competição, tração ou coleção.
    Exemplos: Ciclomotor, Trator, Bélico, Coletivo, Escolar, Produtos Perigosos, Carga Indivisível, Moto-Táxi, Moto-Frete, Urgência, Emergência, Adaptado para deficiente, Trio Elétrico, Ambulância, Funeral.

  • MISTO = CU

    CAMIONETA

    UTILITÁRIO

  • CArga PAssageiro MISto TRAção ESpecial COleção
  • gab. A

  • Item A: certo. 

    Art. 96. Os veículos classificam-se em:

    II - quanto à espécie:

    c) misto:

    1 - camioneta;

    2 - utilitário; 

    Item B: errado. O caminhão-trator é veículo de tração.

    Art. 96. Os veículos classificam-se em:

    II - quanto à espécie:

    b) de carga:

    8 - carroça;

    e) de tração:

    1 - caminhão-trator; 

    Item C: errado. A caminhonete é veículo de carga.

    Art. 96. Os veículos classificam-se em:

    II - quanto à espécie:

    a) de passageiros:

    1 - bicicleta;

    b) de carga:

    5 - caminhonete;

    Item D: errado. O automóvel é veículo de passageiros. O reboque pode ser de passageiro ou carga.

    Art. 96. Os veículos classificam-se em:

    II - quanto à espécie:

    a) de passageiros:

    7 - automóvel;

    11 - reboque ou semi-reboque;

    b) de carga:

    7 - reboque ou semi-reboque

    Item E: errado. O caminhão é veículo de carga.

    Art. 96. Os veículos classificam-se em:

    II - quanto à espécie:

    b) de carga:

    6 - caminhão;

    c) misto:

    1 - camioneta;

    Resposta: A.

  • A arma da PRF é do tipo PTCCCEM, ou seja, com três carregadores (CCC) e espécie os veículos se classificam em:

    Passageiros;

    Tração;

    Carga

    Coleção;

    Competição;

    Especial;

    Misto


ID
1005898
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

São consideradas infrações gravíssimas:

Alternativas
Comentários
  • Vamos por partes:

    a) dirigir veículo sem possuri a CNH ou a Permissão para dirigir (Art. 162, I) - GRAVÍSSIMA - deixar de dar passagem pela esquerda quando solicitado (Art. 198) - MÉDIA

    b) deixar o condutor e o (a lei diz "ou") passageiro de utilizar o cinto de segurança (Art. 167) - GRAVE - conduzer motocicleta sem usar capacete com viseira (Art. 244 ) GRAVÍSSIMA

    c) fazer falsa declaração de domicílio para fins de registro, licenciamento ou habilitação (Art 242) GRAVÍSSIMA - deixar o responsável de promover a baixa do registro de veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado. (Art. 240) GRAVE

    d) transitar com o veículo arrastando carga que esteja transportando (Art. 231, II, a) GRAVÍSSIMA - transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (Art. 168) GRAVÍSSIMA

    e) disputar corrida por espírito de emulação (Art. 173) GRAVÍSSIMA - dexar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes (Art. 177) GRAVE


    BONS ESTUDOS!!!

  • LETRA "D"

     

    Art. 231. Transitar com o veículo:

            I - danificando a via, suas instalações e equipamentos;

            II - derramando, lançando ou arrastando sobre a via:

    Infração - gravíssima;

            Penalidade - multa;

     

    Transportar CRIANÇAS em veículo automotor sem observância das normas estabelecidas noCódigo deTrânsito Brasileiro.

     

    DICA: FALOU EM CRIANÇAS é SEMPRE GRAVÍSSIMA !  *PODE MARCAR SEM MEDO DE SER FELIZ E CORRER PARA O ABRAÇO !*

  • Art. 240

    Deixar o responsável de promover a baixa do registro de veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado:
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - Recolhimento do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual.

    Art. 241

    Deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor:
    Infração - leve;
    Penalidade - multa.

    Art. 242

    Fazer falsa declaração de domicílio para fins de registro, licenciamento ou habilitação:
    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa.

    Deixar a empresa seguradora de comunicar ao órgão executivo de trânsito competente a ocorrência de perda total do veículo e de lhe devolver as respectivas placas e documentos:
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - Recolhimento das placas e dos documentos.

  • Art. 176. Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima:

            I - de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo;

    Infração - gravíssima;

            Penalidade - multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir;

            Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação.

    Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes:

            Infração - grave;

            Penalidade - multa.