- ID
- 128872
- Banca
- MOVENS
- Órgão
- DNPM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
Em relação à administração pública, assinale a opção correta.
Em relação à administração pública, assinale a opção correta.
Acerca do processo de licitações e dos serviços públicos, assinale a opção correta.
Quanto aos institutos da autorização, permissão, desapropriação e servidão, assinale a opção correta.
No que se refere à ordem econômica e financeira na Constituição Federal de 1988, assinale a opção correta.
No tocante à seguridade social e ao meio ambiente, assinale a opção correta.
A respeito da organização do Estado e do sistema tributário nacional, assinale a opção correta.
Acerca da Lei n.º 11.685/2008, assinale a opção correta.
A respeito das Leis n.º 9.605/1998 e 9.055/1995, assinale a opção correta.
Em relação às Leis n.º 8.176/1991, que define crimes contra a ordem econômica e cria o Sistema de Estoques de Combustíveis, e n.º 7.766/1989, que dispõe sobre o ouro, ativo financeiro, e sobre seu tratamento tributário, assinale a opção correta.
No que se refere à Lei n.º 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, assinale a opção INCORRETA.
A respeito das disposições do Decreto-Lei n.º 227/1967 (Código de Minas), assinale a opção correta.
Acerca do Decreto-Lei n.º 7.841/1945 (Código de Águas Minerais), assinale a opção correta.
O objetivo da auditoria independente é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Para isso, o auditor emite sua opinião acerca da elaboração das demonstrações contábeis, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, o objetivo do auditor deve ser
Os procedimentos da auditoria interna são constituídos por exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e suas recomendações à entidade. Considerando esses procedimentos, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Testes de observação
II - Testes substantivos
III - Inspeção
IV - Observação
V - Investigação e confirmação
( ) Obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
( ) Acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.
( ) Obtenção de evidência quanto à suficiência, à exatidão e à validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
( ) Verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.
( ) Obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e pelos administradores da entidade.
A sequência correta é:
Entende-se como independência o estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são isentos dos interesses das entidades auditadas, para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade, com a emissão de relatórios imparciais. Assinale a opção que apresenta um serviço que NÃO caracteriza ameaça à independência.
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria, que é uma função do risco de distorção relevante - composto pelos riscos inerente e de controle - e do risco de detecção. A respeito desse tema, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Risco de auditoria
II - Risco de distorção relevante
III - Risco de detecção
IV - Risco inerente
V - Risco de controle
( ) Risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
( ) Risco de que os procedimentos executados pelo auditor não captem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
( ) Risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
( ) Suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
( ) Risco de que as demonstrações contábeis contenham divergências relevantes antes da auditoria.
A sequência correta é:
O ceticismo profissional, ao longo de toda a auditoria, inclui estar alerta, por exemplo, a condições que possam indicar possível fraude. O auditor pode aceitar registros e documentos como genuínos, a menos que tenha razão para crer no contrário. Contudo, exige-se que o auditor considere a confiabilidade das informações a serem usadas como evidências de auditoria.
Em casos de dúvida a respeito da confiabilidade das informações ou de indicações de possível fraude, como, por exemplo, se condições identificadas durante a auditoria fizerem o auditor crer que um documento pode não ser autêntico ou que termos de documento podem ter sido falsificados, as normas de auditoria exigem que o auditor
Algumas evidências são obtidas pela execução de procedimentos de auditoria para testar os registros contábeis, como análise e revisão, reexecução dos procedimentos seguidos no processo de elaboração das demonstrações contábeis e conciliação de tipos e aplicações relacionadas às mesmas informações.
No tocante aos procedimentos de auditoria e às suas respectivas definições, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Inspeção
II - Observação
III - Confirmação externa
IV - Recálculo
V - Reexecução
( ) Verificação da exatidão matemática de documentos ou registros, que pode ser realizada manual ou eletronicamente.
( ) Resposta de terceiro ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.
( ) Exame do processo ou procedimento executado por outros, como o acompanhamento pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.
( ) Execução independente, pelo auditor, de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.
( ) Exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em meio eletrônico ou em outras mídias, ou exame físico de um ativo.
A sequência correta é:
Os objetivos do auditor independente são formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, com base na avaliação das conclusões atingidas pela evidência de auditoria obtida, e expressar claramente essa opinião por meio de relatório/parecer de auditoria por escrito, que também descreve a base para a referida opinião.
Considerando a situação em que o auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, assinale a opção que apresenta a atitude correta a ser tomada.
Basicamente, o relatório/parecer de auditoria deve conter: 1) parágrafo introdutório, que identifica as demonstrações contábeis auditadas; 2) descrição da responsabilidade da administração pela elaboração das demonstrações contábeis; 3) descrição da responsabilidade do auditor por expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis e o alcance da auditoria, que inclui referência às normas de auditoria brasileiras e internacionais; e 4) parágrafo da opinião, contendo posicionamento expresso quanto às demonstrações contábeis e referência à estrutura de relatório financeiro aplicável utilizada para elaborar as demonstrações contábeis (práticas contábeis adotadas no Brasil).
No entanto, as normas de auditoria preveem que, caso o auditor venha a expressar uma opinião com ressalvas, adversa, ou mesmo abstenha-se de opinar, além dos elementos específicos acima descritos, ele deve
Procedimentos analíticos são avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, compreendendo, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.
Assinale a opção que apresenta exemplos que NÃO correspondem a procedimentos analíticos, também conhecidos como de revisão analítica.
Amostragem, em auditoria, é a aplicação de procedimentos em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor concluir sobre toda a população. Quanto à amostragem aplicada à auditoria, assinale a opção INCORRETA.
A relevância, em auditoria, trata da ligação lógica ou da influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, sobre a afirmação em consideração. Afirmações são declarações da administração, explícitas ou não, incorporadas às demonstrações contábeis, utilizadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer.
Acerca das afirmações da administração sobre saldos das contas no fim do período, é correto afirmar que, na de
O auditor deve obter entendimento do controle interno relevante para a auditoria da entidade sob verificação. Considerando os componentes do controle interno avaliados pelo auditor, é correto afirmar que o ambiente de controle abrange o(s) seguinte(s) elemento(s):
Em um grupo de sociedades no qual o auditor independente examina as demonstrações contábeis da sociedade controladora, mas os exames de auditoria das controladas são conduzidos por outros auditores independentes, o auditor independente da controladora deve
Durante todas as fases do trabalho de auditoria, o auditor dedica-se a obter as evidências necessárias à formulação de sua opinião sobre a fidelidade das demonstrações contábeis sob exame, aplicando testes e procedimentos para alcançar os objetivos da auditoria. Com relação a esse tema, assinale a opção INCORRETA.
Em uma auditoria de demonstrações contábeis, e como resultado da circularização de advogados, o auditor independente identificou a existência de contingências passivas, avaliadas como de provável insucesso para a entidade, cujos valores foram considerados relevantes e para os quais não foram constituídas provisões. O auditor independente deve, então, emitir relatório/parecer
O planejamento da auditoria pressupõe adequado nível de conhecimento sobre as atividades, os fatores econômicos, a legislação aplicável e as práticas operacionais da entidade a ser auditada, bem como o nível de competência da administração. Em relação ao tema, assinale a opção que apresenta procedimento que NÃO faz parte do planejamento de um trabalho de auditoria.
Eventos subsequentes são aqueles ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório/ parecer do auditor independente, que chegaram ao conhecimento desse auditor após a data do seu relatório. Alguns desses eventos (1) existiam na data de fechamento das demonstrações contábeis e afetam as estimativas e os valores lançados nas demonstrações; outros eventos (2) fornecem evidências sobre condições que não existiam na data de fechamento das demonstrações, por terem surgido posteriormente. Os eventos do tipo 1 exigem ajustes nas demonstrações contábeis; os do tipo 2 exigem apenas divulgação em notas explicativas.
Considerando o exposto, assinale a opção que apresenta evento do tipo 1.
Assinale a opção que NÃO corresponde a um procedimento de auditoria que pode ser utilizado na revisão e no teste do processo usado pela entidade auditada para realizar estimativas contábeis.
Entre as afirmações da administração consideradas pelo auditor para avaliar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer, temos a de que as transações e os eventos foram registrados no período de corte, ou seja, no período contábil correto. Na auditoria do ciclo de receitas, ao fazer a revisão do corte de vendas (também conhecida como de cut-off), a ocorrência que o auditor mais provavelmente detectaria seria a de