SóProvas



Prova PUC - RS - 2016 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Semestre - 2º Dia


ID
2284378
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Química é a ciência que estuda as substâncias, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. As substâncias e as transformações são representadas por meio de linguagem própria, envolvendo símbolos e fórmulas. As afirmativas a seguir estão relacionadas com essa linguagem.

I. A pólvora negra é uma mistura de carvão vegetal, nitrato de potássio e enxofre em que predominam substâncias representadas, respectivamente, por: C, KNO3 e S.

II. A neutralização do hidróxido de amônio é representada por: NH4 Cl(s) + H2 O(l) → NH4 + (aq) + OH- (aq) + H+ (aq) + Cl- (aq).

III. A combustão de uma porção de palha de aço é representada pela seguinte equação: 2 Fe(s) + O2(g) → 2 FeO(s)

IV. Os elementos químicos do terceiro período da tabela periódica − que estão, respectivamente, no segundo e terceiro grupos − são representados por: Mg e Al.

De acordo com as informações acima, são corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2284381
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 2500 a.C., os egípcios já utilizavam métodos para fazer o pão crescer. As massas velhas, azedas, eram adicionadas às novas, tornando o pão mais saboroso e leve. O fermento químico, por sua vez, teve origem em 1830 d.C., quando padeiros começaram a adicionar bicarbonato de sódio e leite azedo a massas. A mistura do ácido lático e do bicarbonato produz dióxido de carbono. O método, porém, não era confiável, pois a acidez do leite azedo era variável. Mesmo assim, foi um avanço significativo para padeiros na preparação de bolos, biscoitos e pães rápidos.
A partir do texto, é correto afirmar que a equação que representa a reação do principal componente do fermento químico em presença de meio ácido aquoso da massa em um bolo é

Alternativas
Comentários
  • A)Para quem marcou a alternativa A, saiba que o componente demostrado nela é o carbonato de sódio e não bicarbonato de sódio.

    B)Para quem marcou a alternativa B, repare que o NaHCO3 está no estado gasoso.

    C)Para quem marcou a alternativa C, o enunciado pergunta: qual o principal componente em meio ácido aquoso. Na alternativa não tem meio ácido aquoso.

    D) Correta. O principal compontendo do bicarbonato de sódio para fazer o pão crescer é o ion bicarbonato. Quando este íon está em meio ácido, formam gás carbônico e água.

    E) NaOH é uma base. A reação está ocorrendo em um meio básico. A pergunta quer a reação dos principais componentes em meio ácido.


ID
2284384
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao se deixar cair sal de cozinha na chama do fogão, observa-se que a chama fica amarelada. Se os sais são outros, as cores variam. Sais de cobre, por exemplo, deixam a chama esverdeada; e sais de potássio deixam a chama violeta. Isso também ocorre nos fogos de artifício. Esse fenômeno pode ser explicado pelas ideias de

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Esse fenômeno pode ser explicado porque cada elemento é formado por um átomo diferente, pois as suas camadas eletrônicas possuem valores de energia bem definidos Quando aquecemos o sal, ocorre o seguinte: o elétron absorve energia e salta para um nível mais externo, de maior energia. Dizemos que o elétron realizou um salto quântico. Porém, esse estado é instável e logo ele retorna para a sua órbita anterior, mas quando o elétron salta de um nível até outro que seja mais próximo do núcleo, ele libera energia. Essa liberação ocorre na forma de luz visível. Isso está de acordo com o modelo de Bohr, onde descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular. 

  • O vestibulando, para responder esse tipo de questão, deve, necessariamente, previamente ler sobre salto quântico.

     

  • Letra E

    Isso ocorre por meio do salto quântico.

    Um postulado de Bohr diz que: Quando um eletron volta para uma orbita mais interna, ele libera fótons(luz).

    Somente Niels Bohr falou isso, por isso as outras alternativas estão erradas.


ID
2284387
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água oxigenada adquirida em farmácias pode apresentar uma quantidade de substância ativa abaixo do que deveria, pois o peróxido de hidrogênio decompõe-se gradativamente pela ação da luz e do calor. Assim, um frasco de 250 mL de água oxigenada 20 volumes que teve perda de 10% da substância ativa ainda é capaz de produzir _________ de oxigênio gasoso, nas CNTP.

Alternativas
Comentários
  • Dizer que possui 20 volumes significa falar que: a cada 1L  de água oxigenada produz 20L de oxigencio gasoso.

    logo, faz-se a regra de tres:  1000mL de H2O2 ------------20L de O2

                                                   250mL de H2O2--------------X

                                                   X = 5L

    mas , como o exercio falou em uma perda de 10%, então 5L - 5L.10% = 4.5L

    na CNTP      1mol de O2 ---------------22.4L

                          Xmol de O2 -------------4.5L

                          X = 0.2mol de O2 = 6.4g

     


ID
2284390
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na cultura pop, Tony Stark, o Homem de Ferro, tem uma armadura feita de uma liga de titânio e ouro. Na vida real, um grupo de pesquisadores descobriu, em 2016, um composto de fórmula Ti3 Au com resistência mecânica quatro vezes maior do que o titânio puro. No entanto, a utilidade desse composto não está em possíveis armaduras para super-heróis, mas em próteses para serem implantadas no lugar de ossos quebrados, pois o material é biocompatível e apresenta baixo coeficiente de atrito.
Com base nas informações, é possível afirmar que, em uma prótese feita de 68 g desse material, há

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Ti3 Au = 340,4

    Ti= 47,8.3=143,4

    Au = 197

    Então existem uma massa de ouro maior que de Titânio; um número de átomos de titânio maior que ouro; ligação metálica; 0,2 mol de ouro e 0,6 mol de Titânio titânio corresponde a 43% da massa.

  • bom nesse tipo de questão somos forçados a avaliar todas as assertivas! pois neste caso não faz muito sentido em ir diretamente na questão certa! se soubéssemos antes qual seria nem faríamos o desenvolvimento da questão!

    vamos avaliar a assertiva A: mais átomos de ouro do que de titânio.

         - podemos descartá-la, já que ele já nos dá a fórmula do composto Ti3Au... ou seja, não importa a quantidade em gramas do composto sempre teremos 3 Ti para 1 Au de acordo com a formula, logo é natural que sempre teremos mais Ti em qualquer quantidade de massa no composto.

    Assertiva B: maior massa de ouro do que de titânio.

         - nesse caso temos Ti é 40,9 g/mol logo temos 3 Ti = 3*47,9 = 147,7 g/mol

          Ja o Au temos temos 197 g/mol 

         sem fazer nenhum cálculo podemos observar que para uma molécula da substância (ou unidade reticular do cristal) temos 197 de Au contra 147,7 de Ti, logo temos mais ouro do que Titânio, essa seria a questão certa!

     Descartaremos a explicação das outras ja que achamos, a correta que seria a letra B

     


ID
2284396
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No caso específico da catástrofe ambiental do Rio Doce, o volume de rejeitos que vazou equivale a um cubo de 391 m de lado. Informações preliminares indicam que o pH da lama seria 13; portanto, extremamente alcalino. Isso ilustra bem uma das limitações da biorremediação: não só é muito lenta e incerta como também só pode ser empregada se o material a biorremediar tem condições mínimas de abrigar alguma forma de vida – o que é duvidoso no caso dos rejeitos de mineração que praticamente colmataram a calha do rio Doce.
Adaptado do artigo da Revista Ciência Hoje, 333, Disponível em: http://www.cienciahoje.org.br/ revista/materia/id/1005/n/a_biorremediacao_ pode_ser_eficaz_no_rio_doce.

Com base no texto, é possível afirmar que a água do Rio Doce

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA B 

    temos que o pH seria de 13

    sabemos que pW = pH + pOH, em que pW é o valor da água pura que seria de 14, logo:

    14 = 13 + pOH => pOH = 13 - 14 = 1

    ou seja pOH é igual a 1, nesse caso sabemos que -log[10^-1] = 1 

    o pOH é 1 e o pH e 13... para que possamos neutralizar a solução precisamos REDUZIR concentração de OH-, ou seja, nesse caso aumentar o pOH até 7 para isso temos que reduzir em um milhão de vezes, ou seja:(10^-1)(/10^6) = 10^-7 ===> observe que o pOH agora e de 10^-7 ou pOH 7, isso significa que esta neutra!


ID
2284399
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Diversas plantas da família das aráceas, como o copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) e a comigo-ninguémpode (Diffenbachia sanguine), são tóxicas, embora populares em jardins e interiores. Por essa razão, às vezes acontecem casos de intoxicação após ingestão de folhas dessas plantas, principalmente envolvendo crianças pequenas. Sua toxicidade advém da presença de ráfides, que são cristais microscópicos de oxalato de cálcio (CaC2 O4 ) em forma de agulhas. Quando o vegetal é ingerido, essas ráfides penetram dolorosamente nos lábios, na língua, na garganta e em outros tecidos, causando sensação de queimação, inchaço e, por vezes, asfixia. Assim, a planta conta com um mecanismo de defesa eficaz contra herbívoros. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • so precisamos saber que Ca é da Familia 2A, ou seja, ele doa 2 eletros virando um cátion Ca+2.... nesse caso obsevamos que a fomula do composto é CaC2O4, temos:

    Ca+2   como cation e C2O4 -2 como ânion, como sabemos que o C2O4 tem carga -2? semples! o Indice dos Cations sempre indicam a Carga dos ânions e a carga dos ânions semprem indicam a Carga do Cations (NUNCA ESQUEÇA DISSO, FACILITARA SUA VIDA)

    LETRA A

     


ID
2284402
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O metano é uma substância combustível muito usada na indústria e em veículos, sendo o principal componente do gás natural veicular (GNV). Uma das principais vantagens do metano é o alto teor energético associado a uma produção moderada de gases de efeito estufa na combustão completa. Sob condições padrão, a combustão completa de um mol de metano libera 890 kJ de energia térmica.
Em relação ao texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Bem  fácil a questão

    o camando fala que um mol de CH4 (16g/mol) libera -890 kj de energia logo temos:

    16 g ----------------890 kj

    80 g----------------X                    logo resolvendo a regra de 3 temos: x = (80*890)/16 = 4450 kj de energia

     

    Resposta C 

    A letra A está errada, os produtos são Dioxido de Carbono e agua

    A lentra B está errada, pois o Metano e um HIDROCARBONETO e não um CARBOIDRATO!!!

    A lentra D está errada pois COMBUSTÃO COMPLETA PRODUZ CO2 E NAO CO COMO PARTE DOS PRODUTOS!

    A letra E está errada metano nao tem ligações com outros carbonos, é constituido por um único atomo de carbono na molécula

     


ID
2284405
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A calamina é um produto aplicado à pele sob a forma de pomadas, cremes e loções, com a finalidade de aliviar sintomas de irritação da pele, como vermelhidão e coceira. O ingrediente ativo da calamina é ZnO em pó. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • vamos avalias as assertivas!

    A) o ZnO é um óxido básico, assim como CaO e CO. ---Errado!!! O ZnO anfótero!

    B) o ZnO forma a base forte Zn(OH)2 em contato com a umidade da pele. ----Errado, óxido anfótero.

    C) o ZnO é constituído de moléculas polares de geometria linear -----Errado ---- Não é composto molecular! tem uma ligação entre um METAL E AMETAL, ou seja, iônica.

    D) o zinco é agente oxidante na reação Zn + 1/2 O2 ZnO. -----errado-----o zinco é o agente redutor, ou seja, ele se oxida.

    E) o ZnO deve estar na forma de um pó muito fino para que a ação seja mais rápida. -----Certo---- quanto maior a superfície de contato mais rápido sera a Reação, por essa razão alguns alguns fármacos estão pulverizados.


ID
2284411
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere o texto e as afirmações a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
No dia 24 de agosto de 2016, um forte terremoto com magnitude de 6,2 graus na escala Richter atingiu o centro da Itália, provocando mais de 300 mortes e muita destruição em cidades localizadas na região dos Montes Apeninos. Após o abalo de maior magnitude, foram sentidas mais de duas centenas de réplicas em áreas próximas ao epicentro do tremor.
Considerando a estrutura geológica da crosta terrestre e a ocorrência de abalos sísmicos no planeta, podemos afirmar que
( ) os abalos sentidos na região central da Itália são resultado da ação erosiva sobre os dobramentos antigos que constituem os Montes Apeninos.
( ) o terremoto que atingiu a Península Itálica é resultado da tectônica de placas envolvendo as placas Euroasiática e Africana.
( ) os tremores registrados na Itália estão vinculados à Teoria da Isostasia.
( ) a região conhecida por Anel de Fogo do Pacífico é considerada uma das zonas mais propensas a terremotos no planeta.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    -----------------------------------------

    Círculo de fogo do Pacífico, é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, couraças vulcânicas, cinturões de vulcões e movimentos de placas tectônicas(placas litosféricas).


ID
2284414
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início do século XIX, cerca de 8% da população mundial morava em áreas urbanas. Cem anos depois, esse percentual tinha praticamente dobrado, atingindo a marca de 15% do total mundial. Atualmente, a maioria da população mundial é urbana.
Nesse contexto, podemos afirmar que, além de São Paulo, maior metrópole brasileira, as duas outras cidades mais populosas do Brasil, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão de graça...

  • Rio de Janeiro e salvador

  • A questão está desatualizada

    1 São paulo

    2 Rio de janeiniro

    3 Brasilia

    4 Salvador

  • desatualizada...


ID
2284417
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as causas e consequências da chamada “ilha de calor”, fenômeno típico das grandes cidades que colabora para o aumento dos índices de poluição urbana, afirma-se:
I. Ocorre uma elevação das temperaturas médias nas zonas periféricas da mancha urbana em relação às zonas centrais.
II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera.
III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor.
IV. A elevação da temperatura nas áreas centrais facilita a ascensão do ar quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão para onde os ventos são direcionados, pelo menos durante o dia, elevando a concentração de poluentes.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    -----------------------------------------------
    II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera. não podia estar mais certo

    -----------------------------------------------
    III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor. "amenizar" matou a altarnativa

     

    II e III resolvem a questão.

    #bonsestudos


ID
2284420
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A modernização do parque industrial brasileiro e da produção agropecuária, além dos investimentos em infraestrutura nos setores de transportes, comunicações e energia, tem alterado a estrutura do mercado de trabalho no País. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2284426
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os relógios de uma cidade localizada na América do Norte, a 80º Oeste e a 33º Norte, marcam 13 horas no horário de verão. Que horas marcariam se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o horário de verão?

Alternativas
Comentários
  • Se o relógio marca 13h é porque o sol está em zênite com o meridiano central do fuso horário (75ºW), como a cidade está a 80ºw, está a 5º mais a oeste.
    360º ------ 24h
    5º     ------ x 

    x= 1/3h 

    1h ----- 60min
    1/3 ---- x 

    x = 20min

    Portanto 20 minutos a menos, 12h40min. Desconsiderando-se o horário de verão 11h40min.

  • como assim o sol está em zênite com o meridiano central?

  • Maria Gabriela, simplificando pra você, estar em zênite provavelmente deve ser: 'estar mais próximo' do fuso 75 graus Oeste, por isso fez a conta para descobrir quantos minutos a menos esses 5 graus estão em relação a 75. (Ficou meio confuso mas espero que tenha entendido.)


ID
2284429
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A planície costeira do Rio Grande do Sul, localizada na porção leste do Estado, é a paisagem de formação geológica mais recente do território gaúcho (quaternário). Apresenta-se mais estreita no seu trecho norte e mais ampla nas porções centro-sul. Além dessas características, a planície costeira
I. é formada basicamente por deposição sedimentar originária de avanços e recuos do nível do mar nos últimos quatrocentos mil anos.
II. apresenta um grande número de corpos d’água – lagunas e lagoas costeiras – que configuram um registro na paisagem de níveis de mar mais alto, relacionado aos períodos de aquecimento global de um passado geológico recente.
III. apresenta, como cobertura vegetal original, a vegetação de restingas sobre sequências de depósitos sedimentares marinhos/eólicos, intercalados com corpos d’água.
IV. tem, como limite interior, no trecho norte, as escarpas do Planalto Meridional; e, no trecho sul, os leques aluvias junto à encosta do embasamento cristalino.
Estão corretas as características

Alternativas

ID
2284432
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início da década de 2000, o economista Jim O’Neill apresentava ao mundo o termo BRICS, idealizado a partir de um estudo intitulado: “Construindo uma melhor economia global”. O termo é formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e, a partir de 2011, as da África do Sul. A sigla tem a função de delimitar os países emergentes capazes de se aproximar, se igualar ou, até mesmo, ultrapassar tradicionais potências econômicas mundiais.
Sobre os BRICS, NÃO se pode afirmar que

Alternativas
Comentários
  • BRICS não é um bloco econômico.


ID
2284438
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O trabalho escravo foi fundamental para a sustentação econômica e política tanto da Polis Grega como do Império Romano. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Entre as reformas de Sólon, havia a extinção da escravidão por dividas, que afetava principalmente os georgói (pequenos proprietários rurais). Suas reformas, no entanto, foram suspensas pelos tiranos, uma vez que diminuiam a influência dos eupátridas. Foram retomadas, todavia, apenas na democracia, com Clístenes. 

    A Bulé é um exemplo das reformas de Sólon. tinha o objetivo de limitar o poder das elites, fazendo com que 400 cidadãos pudessem legislar em Atenas ampliando, portanto, as discussões sobre as leis. 

    Leiam: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/os-legisladores-atenienses.htm

  • Resposta E

    ---------------------------------------------

    1-Convertia-se em escravo por dívida, como prisioneiro de guerra, por atos de pirataria ou por mau comportamento cívico.

    2-Uma criança nascida de escrava tornava-se também escrava. Um escravo nascido na morada do seu dono era chamado verna.

    3-O escravo é um indivíduo privado de sua liberdade, e forçado a submeter-se a um proprietário, que pode comprá-lo, vendê-lo ou emprestá-lo como qualquer outro bem material.

    ---------------------------------------------

    Importante: 

    Nas polis da Grécia Antiga, a BULÉ era uma assembleia restrita de cidadãos encarregados de deliberar sobre os assuntos correntes da cidade. 

    ---------------------------------------------

    Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. Gálatas 4:7

     

    Fonte: Wikipedia

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendo
     

  • Um grande exemplo desse sistema escravista foi os Espartas, povo que teve de ser altamente militar, para que caso ocorresse uma possível revolta desses escravos, eles iriam contê-la


ID
2284441
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da estrutura social que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média, afirma-se:
I. O feudalismo veio a substituir o sistema escravista com a queda do Império Romano do Ocidente, no que tange às relações sociais e à produção de bens materiais.
II. A sociedade medieval se caracterizou por diferentes formas de relações de trabalho, que podia ser executado por servos, trabalhadores livres e escravos por dívidas.
III. Os vilões eram pequenos proprietários livres, detentores de alguns direitos; entretanto, estavam submetidos aos senhores feudais.
IV. Na sociedade estamental medieval, a nobreza, além do controle de terras, era responsável pelas atividades militares; e o clero, além das funções religiosas, tinha importante influência política e ideológica.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Os escravos eram pouquíssimos e representava uma ínfima parte da população trabalhadora, normalmente empregados nas tarefas domésticas. Na Itália foram utilizados nas propriedades rurais, até mesmo como herança do Direito Romano. Na França, poucos os elementos escravos no período medieval. 

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/viloes-escravos.htm

    http://historiacomsophos.blogspot.com.br/2008/06/escravido-medieval.html

  • Vilão era, na Idade Média, uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas. Devemos lembrar que, o trabalhador do feudo recebia o nome de servo, e que havia naquele então vários graus de servidão; os vilões eram aqueles servos mais próximos do senhor feudal, pelo qual recebiam maiores privilégios pessoais e econômicos e tinham menos deveres. Devido a tal distanciamento dos outros servos, que faziam o trabalho mais duro do feudo, tanto nas terras do senhor feudal como nas arrendadas, os vilões perdiam simpatia, pelo que o próprio termo ganhou sentido pejorativo. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Vil%C3%A3o (05/04/2017)

  • Resposta B

    -------------------------------------

    I. O feudalismo veio a substituir o sistema escravista com a queda do Império Romano do Ocidente, no que tange às relações sociais e à produção de bens materiais. O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.

     

    Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (Fim da antiguidade 476 d.C.), em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano.

    -------------------------------------
    II. A sociedade medieval se caracterizou por diferentes formas de relações de trabalho, que podia ser executado por servos, trabalhadores livres e escravos por dívidas.

    A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essasociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.

    -------------------------------------
    III. Os vilões eram pequenos proprietários livres, detentores de alguns direitos; entretanto, estavam submetidos aos senhores feudais.

    Vilão era, na Idade Média, uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas. 

    -------------------------------------
    IV. Na sociedade estamental medieval, a nobreza, além do controle de terras, era responsável pelas atividades militares; e o clero, além das funções religiosas, tinha importante influência política e ideológica.

    A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio
     

  • Sabendo que a III tava errada matava :)


ID
2284444
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Parlamento Inglês, ao promulgar o chamado Ato de Supremacia (Act of Supremacy), em 1534, subordinou as leis da Igreja à soberania jurídica das leis civis, concedendo ao Rei Henrique VIII o poder de “único chefe supremo da Igreja”. O resultado do Ato de Supremacia foi/foram:

Alternativas
Comentários
  • Contexto de Absolutismo e Reforma Religiosa na Inglaterra

    https://www.passeidireto.com/arquivo/5957172/resumo-historia/34

  • GABARITO:C

     

  • O primeiro Ato de Supremacia (em inglês: Act of Supremacy) foi criado pelo rei Henrique VIII de Inglaterra concede Real Supremacia (Royal Supremacy) à autoridade legal do Monarca do Reino Unido. A Real Supremacia é especificamente utilizada para descrever a soberania jurídica das leis civis sobre as leis da Igreja na Inglaterra.

  • Resposta C

    ----------------------------------

    O Ato de Supremacia de novembro de 1534 (26 Hen. 8, c. 1) foi um ato do Parlamento da Inglaterra ao rei Henrique VIII que declara que ele é "o único chefe supremo na Terra da Igreja na Inglaterra" e que a Coroa inglesa fala"todas as honras, dignidades, proeminências, jurisdições, privilégios, autoridades, imunidades, lucros, e comodidades para a referida dignidade". Pela letra da lei, ficou claro que o Parlamento não garantia o título ao Rei, o que sugere que eles tinham o direito de retirá-lo mais tarde, mas afirmava que era um dado adquirido. Henrique foi declarado "Defensor dos Bunders"

    ----------------------------------

    A Reforma Inglesa (ou Reforma anglicana) foi uma série de eventos ocorridos no século XVI através dos quais a Igreja da Inglaterra rompeu com a autoridade do Papa e a Igreja Romana.

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

  • depois rompe com a igreja catolica pq ele queria casar novamente e o papa nao aceita dois casamentos, cada qual com pessoas diferentes


ID
2284447
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial. Sobre esse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sobre o projeto Guerra nas Estrelas, criado pelos EUA no governo Reagan: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/o-que-foi-o-projeto-guerra-nas-estrelas/

    Sobre interpretações da Guerra Fria: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2012/09/correcao-da-prova-de-historia-terceiro.html

    sobre a Teoria dos Mundos (primeiro, segundo e terceiro mundos): http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/primeiro-segundo-terceiro-mundo.htm

  • Resposta A

    ------------------------------------------

    a)  A frase é relevante ao período conhecido por "Guerra Fria",ou seja,disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética ,após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.              A disputa divide o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumem a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

    ------------------------------------------

    b) O programa "guerra nas estrelas" foi um produto da fase final da Guerra Fria travada entre os EUA e a antiga URSS, podendo ser entendido, também, sob o ponto de vista da política interna dos EUA, como um projeto típicamente neoconservador, defendido pelo Partido Republicano dos Estados Unidos.

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

  • a) A intensa rivalidade entre as superpotências lan- çava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.

     b) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia políticomilitar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo. (o projeto guerra nas estrelas foi americano)

     c) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético. (houve grandes gastos militares de financiamento de grupos guerrilheiros pelos americanos, principalmente em El Salvador, Honduras e Guatemala. Pode-se dizer que apenas Cuba tinha relações mais próximas com a URSS)

     d) Os movimentos revolucionários financiados pela URSS eclodiram principalmente no Terceiro Mundo. (a frase não está errada, mas não está de acordo com o enunciado da questão)

     e) Os EUA buscaram abrir, estrategicamente, a economia dos países socialistas como forma de controle, tentando uma aliança econômica, apesar das divergências político-ideológicas. (o termo "cortina de ferro" cunhado por Churchill descreve bem que não era possível qualquer intervenção, seja ela qual fosse, nos países do bloco soviético)


ID
2284450
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, além da ascensão do terrorismo, têm ocorrido conflitos em diversos países envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Sobre esses conflitos, afirma-se:
I. A disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza, uma área com importante riqueza petrolífera do Oriente Médio.
II. Aliado histórico dos EUA, Israel promove ofensivas contra a Palestina, com o argumento de combate ao terrorismo na região.
III. Com a recente onda de democratização no Oriente Médio, é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos, incompatíveis com os valores democráticos.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativas

Alternativas
Comentários
  • http://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-conflito-na-palestina-faixa-gaza.htm

     

    http://www.infoescola.com/oriente-medio/faixa-de-gaza/

    http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2014/07/entenda-o-conflito-entre-israelenses-e-palestinos

  • Resposta B

    ------------------------------------------

    I. A disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza, uma área com importante riqueza petrolífera do Oriente Médio.

    A região conhecida como Faixa de Gaza corresponde a um fragmento do território destinado à população árabe residente na Palestina, de acordo com a divisão proposta pela ONU na intitulada Partilha da Palestina no ano de 1947. Localizada próximo ao Mar Mediterrâneo e situada entre Egito...

    ------------------------------------------
    II. Aliado histórico dos EUA, Israel promove ofensivas contra a Palestina, com o argumento de combate ao terrorismo na região.

    O combate ao terrorismo é o principal argumento das ofensivas israelenses sobre a Faixa de Gaza, com apoio americano, e em consonância com as diretrizes estadudinenses.

    ------------------------------------------
    III. Com a recente onda de democratização no Oriente Médio, é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos, incompatíveis com os valores democráticos.

     

    #UAB2018

  • O Oriente médio não está passando por movimentos democráticos. Pelo contrário, cada dia mais grupos ditatoriais se fixam no poder.


ID
2284453
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o processo de exploração colonial do Brasil por Portugal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://brasilescola.uol.com.br/historiab/ciclo-borracha.htm

     

    https://www.todamateria.com.br/ciclo-da-borracha/

  • Resposta D

    ----------------------------------------------

    -A Capitania de São Paulo e Minas de Ouro foi uma das chamadas Capitanias do Brasil à época da colonização portuguesa das Américas, vinculada ao Estado do Brasil.

    -A descoberta de ouro e o início da exploração das minas nas regiões auríferas (Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) provocaram uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões.

    -Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. 

     

    Wiki

    #UAB

  • Não encontrei erro na A

  • GABARITO: D

     

    Comentário: 

    Só complementando a resposta dos demais colegas, creio que o erro da primeira questão se deve a restrição de apenas 3 ciclos. No Brasil colônia tivemos mais do que 3 ciclos, dentre eles pode-se destacar: 

     

    ----> pecuária no nordeste e sul

     

    ----> ciclo do Algodão no Maranhão 

     

    etc. 

     

    Então o erro está em restringir a estes ciclos. Creio que este é o erro

  • Não encontrei erro na c

  • Lucas, o erro da "c" está no termo "manufaturas locais" pois, embora tenha ocorrido o acúmulo de capitais, pelo pacto colonial, quem fazia as manufaturas era a apenas a metrópole. Ademais, ela está correta.

    Miria batista, eu penso que o erro da "a" está no ciclo da borracha no norte... o Brasil torna-se produtor de borracha apenas no século XIX e XX. Lembre-se de Chico Mendes.


ID
2284456
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Independência do Brasil, afirma-se:
I. Implicou uma ruptura de laços políticos e econô- micos com Portugal, já que no Brasil seria adotado um regime político constitucional, e Portugal manteria o sistema absolutista.
II. Pode ser considerada uma decorrência da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, na medida em que esse acontecimento implicou um processo crescente, e difícil de ser revertido, de autonomização político-econômico da colônia.
III. Está associada a uma profunda mudança estrutural interna, por colocar em cheque a base econômico-social que sustentou a exploração econômica do Brasil durante o regime colonial.
IV. Sofreu resistência dentro do próprio País, tendo em vista que determinadas Províncias, como o Grão-Pará e o Maranhão, tinham mais vínculos com Lisboa do que com o Rio de Janeiro.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    ---------------------------------------------------

    II. Pode ser considerada uma decorrência da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, na medida em que esse acontecimento implicou um processo crescente, e difícil de ser revertido, de autonomização político-econômico da colônia. Antecedendo o processo de independência do Brasil, mas com fortes influências sobre o mesmo, ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil.

    ---------------------------------------------------

    IV. Sofreu resistência dentro do próprio País, tendo em vista que determinadas Províncias, como o Grão-Pará e o Maranhão, tinham mais vínculos com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Assim começou a guerra de independência que vê nascer e atuar o exército brasileiro, formado a partir da contratação de mercenários, do alistamento de civis e de tropas coloniais portuguesas, contra aquelas que permaneceram fiéis ao Reino de Portugal em algumas partes do país.

     

    Wiki

    #UAB2018

  • Ao vir para o Brasil, a corte criou vários orgãos administrativos necessários para a administração local efetiva, tais como Casa da Moeda, Banco do Brasil,ministérios,tribunais; Escolas de medicina, Teatro Real, Imprensa Real, Academia Real Militar, dentre outros;Revogação do Alvará de 1815 que impedia a produção de manufaturas na colônia. Assim, aumentou a autonomização politico-econômica da colônia.

  • I - errado, o Brasil não adotou um regime político constitucional e sim um Império com uma constituição que prega um sistema de ditadura do imperador.

    II - correto, a presença da Corte Portuguesa acelerou o processo de independência e desvinculou o pacto colonial com a metrópole Portuguesa (Lembrar dos tratados com a Inglaterra).

    III - errado, a independência do Brasil não trouxe uma profunda mudança na estrutura interna do país, tanto na sociedade (patriarcal, desigual econômica e politicamente, escravista etc), tanto na economia (presa ao capital internacional, no caso agora estava presa ao capital inglês), tanto na política (centralizadora). Ao contrário, a independência foi só da elite.

    Daí, você já marcaria a letra B, eu nunca tinha estudado sobre o assunto do Item IV, mas por eliminação sobrava a letra B.


ID
2284459
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Associe os nomes dos Presidentes do Brasil durante a República Velha (coluna 1) às principais características de seus respectivos governos (coluna 2).
Coluna 1
1. Campos Sales
2. Rodrigues Alves
3. Hermes da Fonseca
4. Arthur Bernardes

Coluna 2
( ) Paulistano, foi o terceiro presidente civil do Brasil; durante o seu governo, ocorreram as famosas reformas urbanas do Rio de Janeiro, e o país apresentou considerável crescimento econômico, com a exportação de bens primários. Enfrentou a Revolta da Vacina.
( ) Militar, derrotou o baiano Rui Barbosa durante a campanha eleitoral que o elegeu. Em seu governo, enfrentou diversas rebeliões internas, como a Revolta da Chibata, na qual marinheiros lutaram contra as más condições de trabalho, e a Guerra do Contestado, ocorrida em Santa Catarina.
( ) Foi responsável por promover a estratégia de sucessão presidencial conhecida como política “Café com Leite”, na qual os dois principais Estados da Federação, São Paulo (Café) e Minas Gerais (Leite), revezavam-se na Presidência da República. Procurou também sustentação no Congresso pela Política dos Governadores.
( ) Mineiro, teve um mandato conturbado, no qual ocorreram várias revoltas, como o Movimento Tenentista; por isso, governou o país em “estádio de sítio” por vários anos. No plano econômico, foi responsável por uma política que procurou nacionalizar os recursos naturais do país, controlando a exploração do subsolo.
( ) Durante o seu governo, adotou uma política de saneamento econômico no Brasil, combatendo a alta inflação e o déficit público. Para tanto, renegociou a dívida externa brasileira, num acordo chamado Funding Loan, cortou despesas, aumentou impostos e promoveu a valorização da moeda nacional.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    ----------------------------------------

    1. Campos Sales:  Manuel Ferraz de Campos Sales (Campinas, 15 de fevereiro de 1841 — Santos, 28 de junho de 1913) foi um advogado e político brasileiro, terceiro presidente do estado de São Paulo, de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902. Campos Sales conseguiu também estabelecer um equilíbrio entre o poder dos estados, como o rodízio de mineiros e paulistas na presidência e na vice-presidência da república, chamada política do café-com-leite

    ----------------------------------------
    2. Rodrigues Alves: Seu governo foi destacado pela campanha de vacina obrigatória (que ocasionou a Revolta da Vacina), promovida pelo médico sanitarista e ministro da Saúde Osvaldo Cruz, e pela reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro, realizada sob os planos do prefeito do Rio de Janeiro, o engenheiro Pereira Passos, que incluiu, além do remodelamento da cidade, a melhoria de estradas de ferro e a construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 

    ----------------------------------------
    3. Hermes da Fonseca: Hermes da Fonseca enfrentou, logo na primeira semana de governo, em novembro de 1910, a Revolta da Chibata, arquitetada por cerca de dois anos e que culminou num motim dos marinheiros no Encouraçado Minas Gerais, Encouraçado São Paulo, Encouraçado Deodoro e Cruzador Bahia, revolta liderada pelo marinheiro João Cândido Felisberto. Depois de conseguido o objetivo, o fim da aplicação da Chibata na Marinha, e concedida a anistia a todos os mais de dois mil marinheiros amotinados, o governo traiu sua palavra e começou um processo de expulsão de marinheiros. 

    ----------------------------------------
    4. Arthur Bernardes: Além da oposição por parte da baixa oficialidade militar, ele ainda confrontou uma guerra civil no Rio Grande do Sul, onde Borges de Medeiros se elegeu presidente do estado pela quinta vez consecutiva, e também o movimento operário que se fortalecia novamente. Em 1923 e 1924 ocorreram novas ações tenentistas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde ocorreu a Revolução de 1924, que levou Bernardes a bombardear a cidade de São Paulo. Tudo isso levou Bernardes a decretar o estado de sítio, que perdurou durante quase todo seu governo.

     

    Wiki

    #UAB2018


ID
2284462
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período da História do Brasil conhecido como Repú- blica Democrática (1946-1964) apresentou um grande dinamismo econômico-social. Também caracterizou-se por uma forte efervescência cultural, que acompanhou o crescimento da economia e da urbanização. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sobre bossa nova http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/bossa-nova.htm

    Sobre jovem guarda: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jovem_Guarda

  • Resposta D

    ----------------------------

    Relembrando...

    A Quarta República Brasileira, também conhecida como República Populista, República Nova e República de 46, tem início com o fim do governo provisório de José Linhares (31 de janeiro de 1946), que por sua vez, teve início após a renúncia forçada de Getúlio Vargas (29 de outubro de 1945), pondo fim à Terceira República. Neste período da história brasileira a Petrobras, sob governo Vargas, é fundada e a capital nacional é transferida do Rio de Janeiro para a cidade planejada de Brasília.

     

    Wiki

    #UAB2018

  • É nesse contexto que a Bossa Nova, um gênero musical que marca esse mesmo período, aparece como uma manifestação que eficazmente representou esse tipo de demanda modernizante. Por um lado, a Bossa Nova reafirmava a tradição musical brasileira ao ter o samba como uma grande referência. Por outro, dialogava com o jazz norte-americano nas formas de interpretação e no ritmo desacelerado.
    Ao longo da década de 1960, a Bossa Nova foi alvo de aplausos e vaias no interior das várias análises sobre tal manifestação de nossa cultura. Por um lado, o discurso nacionalista  acreditava que a bossa perpetuava nossa “colonização cultural” ao dialogar com a música norte-americana. Por outro, diversos entusiastas celebravam o fato da Bossa Nova se transformar em um sucesso comercial de grande expressão, chegando ao ponto de ser apreciada por públicos de outros países.


ID
2284465
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Plano Real, afirma-se:
I. Iniciado no final do governo de Itamar Franco, tinha como base de sua estratégia de combate à inflação o controle das emissões de moeda e a atração de dólares com uma política interna de juros altos.
II. Adotou, entre as medidas de controle da inflação, a privatização de estatais e a abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, sendo, por isso, tachado por seus críticos como um programa neoliberal.
III. Combateu a chamada “inflação inercial”, procurando anular a memória inflacionária (a antecipação dos preços) por parte dos agentes econômicos, usando como meio de troca a Unidade Real de Valor (URV), que era reajustada regularmente.
IV. A estabilidade econômica proporcionada pelo Plano permitiu condições para a retomada do desenvolvimento da economia brasileira, que apresentou fortes taxas de crescimento industrial e baixas taxas de desemprego.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    ---------------------------------------

    O presidente Itamar Franco autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para o êxito do plano, o que tornou o Ministro da Fazenda no homem mais forte e poderoso de seu governo, e no seu candidato natural à sua sucessão.

    ---------------------------------------

    O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda

    ---------------------------------------

    Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real.

     

    Wiki

    #UAB2018

  • A  a privatização de estatais e a abertura do mercado brasileiro aos produtos importados fazem parte da política econômica, mas não são medidas de controle da inflação. Na minha opinião, o item II está errado.


ID
2284468
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Caio é um homem, os homens são mortais, logo Caio é mortal, [esse silogismo] parecera-lhe, durante toda a sua vida, correto em relação a Caio, mas de modo algum em relação a ele.”
TOLSTOI, Lev. A morte de Ivan Ilitch. São Paulo: Editora 34, 2006.
Exceção entre os animais, o homem é o único que carrega consigo a certeza da sua própria morte. Esse conhecimento antecipado serve tanto de medida e restrição para as ambições da vida quanto de combustível para atos que garantam algum tipo de imortalidade. De maneira geral, ao defrontar-se com a morte, o ser humano tem noção dos seus limites e daquilo que é possível fazer enquanto está vivo. Planos, viagens, sonhos são marcos postos entre cada um e seu próprio fim. Nesta prova você se deparará com textos que refletem sobre esse tema.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
“– “Morto! morto!” dizia consigo.
E a imaginação dela, como as cegonhas que um ilustre viajante viu desferirem o voo desde o Ilisso às ribas africanas, sem embargo das ruínas e dos tempos, – a imaginação dessa senhora também voou por sobre os destroços presentes até às ribas de uma África juvenil... Deixá-la ir; lá iremos mais tarde; lá iremos quando eu me restituir aos primeiros anos. Agora, quero morrer tranquilamente, metodicamente, ouvindo os soluços das damas, as falas baixas dos homens, a chuva que tamborila nas folhas de tinhorão da chácara, e o som estrídulo de uma navalha que um amolador está afiando lá fora, à porta de um correeiro. Juro-lhes que essa orquestra da morte foi muito menos triste do que podia parecer. De certo ponto em diante chegou a ser deliciosa. A vida estrebuchava-me no peito, com uns ímpetos de vaga marinha, esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra e lodo, e coisa nenhuma.
Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.” 

Com base no texto, afirma-se:
I. A grande variedade de pronomes presentes no texto aponta para a existência de pelo menos três elementos narrativos: Virgília, o narrador Brás Cubas e o leitor.
II. Expressões como “mais tarde”, “Agora”, “ribas de uma África juvenil” assinalam a existência de diferentes planos temporais na narrativa, dos quais se destacam o momento da enunciação, o passado recente e o passado mais remoto.
III. O último parágrafo do trecho, ao revelar a causa da morte do narrador a partir de uma doença banal, serve de contraponto ao tom poético do parágrafo anterior.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

Alternativas

ID
2284471
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Caio é um homem, os homens são mortais, logo Caio é mortal, [esse silogismo] parecera-lhe, durante toda a sua vida, correto em relação a Caio, mas de modo algum em relação a ele.”
TOLSTOI, Lev. A morte de Ivan Ilitch. São Paulo: Editora 34, 2006.
Exceção entre os animais, o homem é o único que carrega consigo a certeza da sua própria morte. Esse conhecimento antecipado serve tanto de medida e restrição para as ambições da vida quanto de combustível para atos que garantam algum tipo de imortalidade. De maneira geral, ao defrontar-se com a morte, o ser humano tem noção dos seus limites e daquilo que é possível fazer enquanto está vivo. Planos, viagens, sonhos são marcos postos entre cada um e seu próprio fim. Nesta prova você se deparará com textos que refletem sobre esse tema.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
“– “Morto! morto!” dizia consigo.
E a imaginação dela, como as cegonhas que um ilustre viajante viu desferirem o voo desde o Ilisso às ribas africanas, sem embargo das ruínas e dos tempos, – a imaginação dessa senhora também voou por sobre os destroços presentes até às ribas de uma África juvenil... Deixá-la ir; lá iremos mais tarde; lá iremos quando eu me restituir aos primeiros anos. Agora, quero morrer tranquilamente, metodicamente, ouvindo os soluços das damas, as falas baixas dos homens, a chuva que tamborila nas folhas de tinhorão da chácara, e o som estrídulo de uma navalha que um amolador está afiando lá fora, à porta de um correeiro. Juro-lhes que essa orquestra da morte foi muito menos triste do que podia parecer. De certo ponto em diante chegou a ser deliciosa. A vida estrebuchava-me no peito, com uns ímpetos de vaga marinha, esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra e lodo, e coisa nenhuma.
Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.” 

Com base na obra de Machado de Assis, preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Tanto Dom Casmurro quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas têm em comum o fato de serem livros narrados em primeira pessoa. Além disso, ambos os personagens pertencem à elite carioca do século XIX.
( ) O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas encerra-se com um capítulo todo feito de negativas, no qual o narrador enumera uma série de faltas de que sofreu em vida, entre elas o fato de não ter tido filhos e, assim, não ter transmitido a ninguém a herança de nossa miséria.
( ) Há um consenso entre os críticos quanto a Dom Casmurro ser um romance baseado nas memó- rias sinceras de um homem traído.
( ) Machado atuou em diversas áreas das Letras brasileiras. O autor escreveu romances, contos, crítica literária; porém, deixou de lado o teatro e a poesia.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
2284474
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema A meu pai morto, de Augusto dos Anjos, e analise as afirmativas.

Podre meu Pai! A Morte o olhar lhe vidra.
Em seus lábios que os meus lábios osculam
Microrganismos fúnebres pululam
Numa fermentação gorda de cidra.

Duras leis as que os homens e a hórrida hidra
A uma só lei biológica vinculam,
E a marcha das moléculas regulam,
Com a invariabilidade da clepsidra!...

Podre meu Pai! E a mão que enchi de beijos
Roída toda de bichos, como os queijos
Sobre a mesa de orgíacos festins!...

Amo meu Pai na atômica desordem
Entre as bocas necrófagas que o mordem
E a terra infecta que lhe cobre os rins!

I. As estrofes que começam por “Podre meu Pai!” reiteram a ideia de que, por trás da Morte, há a presença de bichos e microrganismos cuja função é servir à lei biológica, que conduz todo ser vivo ao seu fim e à dissolução.
II. O poema, por ser um soneto, contrasta com a produção de Augusto dos Anjos, em geral marcada pela presença de versos livres e pela renovação formal.
III. O uso de vocabulário científico, transformado em linguagem poética pelo autor, é percebido na poesia de Augusto dos Anjos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

Alternativas
Comentários
  • C. I e III, apenas.


ID
2284477
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema Momento num café, de Manuel Bandeira, e analise as afirmações que seguem, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

Quando o enterro passou
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.

Um no entanto se descobriu num gesto largo e
[demorado
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem
[finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.

( ) Entre as duas estrofes do poema, há uma relação de oposição quanto a visões sobre a vida.
( ) O uso de elementos cotidianos, por trás dos quais há uma revelação, é típico em Manuel Bandeira.
( ) Apesar de ser construído por versos livres, o ritmo do poema torna-se mais rápido a partir da segunda estrofe.
( ) Pode-se inferir, a partir da leitura do poema, que o elemento primordial, na visão do eu lírico, é a alma, não o corpo.
( ) O poeta é um dos principais representantes da poesia da geração de 45, junto com João Cabral de Melo Neto.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
2284483
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia os excertos do conto Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, e analise as afirmativas sobre o texto.
Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. (...)
Ele reclinou-se mais um pouco, estendido agora na calçada, e o cachimbo tinha apagado. O rapaz de bigode pediu aos outros que se afastassem e o deixassem respirar. Abriu-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe retiraram os sapatos, Dario roncou feio e bolhas de espuma surgiram no canto da boca. Cada pessoa que chegava erguia-se na ponta dos pés, embora não o pudesse ver. Os moradores da rua conversavam de uma porta à outra, as crianças foram despertadas e de pijama acudiram à janela. O senhor gordo repetia que Dario sentara-se na calçada, soprando ainda a fumaça do cachimbo e encostando o guarda-chuva na parede. Mas não se via guarda-chuva ou cachimbo ao seu lado.
(....)
A última boca repetiu – Ele morreu, ele morreu. A gente começou a se dispersar. Dario levara duas horas para morrer, ninguém acreditou que estivesse no fim. Agora, aos que podiam vê-lo, tinha todo o ar de um defunto. Um senhor piedoso despiu o paletó de Dario para lhe sustentar a cabeça. Cruzou as suas mãos no peito. Não pôde fechar os olhos nem a boca, onde a espuma tinha desaparecido. Apenas um homem morto e a multidão se espalhou, as mesas do café ficaram vazias. Na janela alguns moradores com almofadas para descansar os cotovelos. Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver. Parecia morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva. Fecharam-se uma a uma as janelas e, três horas depois, lá estava Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó e o dedo sem a aliança. A vela tinha queimado até a metade e apagou-se às primeiras gotas da chuva, que voltava a cair.

I. O conto retrata a perversa fascinação diante da morte de um passante.
II. Dario, ao longo do texto, é privado não só de seus bens materiais, como também de seu nome próprio, sendo referido, ao final, apenas como um morto.
III. O personagem, embora enfrente o completo desamparo, recebe uma espécie de cumplicidade e apiedamento de um habitante urbano em situação de fragilidade social.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

Alternativas

ID
2284486
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

_________, no conto Venha ver o pôr do sol, narra uma história de _________ a partir do encontro de um casal de antigos amantes, em que, ao fim, a personagem feminina é _________

Alternativas

ID
2284489
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o trecho da crônica A morte da Velhinha de Taubaté, de Luís Fernando Veríssimo, e analise as considerações que seguem, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
“Morreu no último dia 19, aos 90 anos de idade, de causa ignorada, a paulista conhecida como “a Velhinha de Taubaté”, que se tornou uma celebridade nacional há alguns anos por ser a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo. (...)
As circunstâncias da morte da Velhinha de Taubaté ainda não estão esclarecidas. Sua sobrinha Suzette, que tem uma agência de acompanhantes de congressistas em Brasília embora a Velhinha acreditasse que ela fazia trabalho social com religiosas, informou que a Velhinha já tivera um pequeno acidente vascular ao saber da compra de votos para a reeleição do Fernando Henrique Cardoso, em quem ela acreditava muito, mas ficara satisfeita com as explicações e se recuperara.
Segundo Suzette, ela estava acompanhando as CPIs, comentara a sinceridade e o espírito público de todos os componentes das comissões, nenhum dos quais estava fazendo política, e de todos os depoentes, e acreditava que, como todos estavam dizendo a verdade, a crise acabaria logo, mas ultimamente começara a dar sinais de desânimo e, para grande surpresa da sobrinha, descrença.
A Velhinha acreditara em Lula desde o começo e até rebatizara o seu gato, que agora se chamava Zé. Acreditava principalmente no Palocci. Ela morreu na frente da televisão, talvez com o choque de alguma notícia. Mas a polícia mandou os restos do chá que a Velhinha estava tomando com bolinhos de polvilho para exame de laboratório. Pode ter sido suicídio.

( ) A crônica constrói-se por meio da crítica bemhumorada do autor à corrupção generalizada da classe política.
( ) O autor explora, nesse texto, a linguagem típica da notícia de jornal para apresentar a realidade brasileira de forma caricaturesca.
( ) A profissão de Suzette na crônica é apresentada de modo direto, sem eufemismos.
( ) FHC, Lula e Palocci são personagens reais a partir dos quais a fé da Velhinha na política se consolida.
( ) Luís Fernando Veríssimo é um autor que, em seus textos, explora outros gêneros textuais, como a notícia, o conto, o diálogo, a poesia.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
2284492
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema As mortes sucessivas, de Adélia Prado, e analise as afirmativas.

Quando minha irmã morreu eu chorei muito
e me consolei depressa. Tinha um vestido novo
e moitas no quintal onde eu ia existir.
Quando minha mãe morreu
Me consolei mais lento.
Tinha uma perturbação recém-achada:
meus seios conformavam dois montículos
e eu fiquei muito nua,
cruzando os braços sobre eles é que eu chorava.
Quando meu pai morreu
Nunca mais me consolei.
Busquei retratos antigos, procurei conhecidos,
parentes, que me lembrassem sua fala,
seu modo de apertar os lábios e ter certeza.
Reproduzi o encolhido do seu corpo
em seu último sono e repeti as palavras
que ele disse quando toquei seus pés:
´deixa, tá bom assim´.
Quem me consolará desta lembrança?
Meus seios se cumpriram
e as moitas onde existo
são pura sarça ardente de memória.
I. O poema apresenta um eu lírico que busca uma aprendizagem frente à morte.
II. As transformações do corpo do eu lírico evidenciam uma sucessão de perdas, enfrentadas desde a juventude.
III. A lembrança do pai é representada como ferida dolorosa que não tranquiliza o sentimento de falta.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

Alternativas

ID
2284495
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o excerto do romance Intermitências da Morte, de José Saramago, e analise as afirmativas.
No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e nocturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada. Nem sequer um daqueles acidentes de automóvel tão frequentes em ocasiões festivas, quando a alegre irresponsabilidade e o excesso de álcool se desafiam mutuamente nas estradas para decidir sobre quem vai conseguir chegar à morte em primeiro lugar.
I. A partir de uma situação fantástica, a inexistência de mortes é vista como um fato inquietante.
II. Conforme o texto, podemos inferir que adoentados em estado grave foram salvos da morte, libertando-se de seu sofrimento.
III. O estilo do autor é marcado pela oscilação entre a narrativa de um fato e o comentário dissertativo sobre ele.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são, apenas,

Alternativas
Comentários
  • I. A partir de uma situação fantástica, a inexistência de mortes é vista como um fato inquietante.

    absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante - Ok

    II. Conforme o texto, podemos inferir que adoentados em estado grave foram salvos da morte, libertando-se de seu sofrimento. 

    Não cita adoentados - falso

    III. O estilo do autor é marcado pela oscilação entre a narrativa de um fato e o comentário dissertativo sobre ele

    passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e noturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada. Nem sequer um daqueles acidentes de automóvel tão frequentes em ocasiões festivas, quando a alegre irresponsabilidade e o excesso de álcool se desafiam mutuamente nas estradas para decidir sobre quem vai conseguir chegar à morte em primeiro lugar. - Ok


ID
2284504
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A capital dos gaúchos, oficialmente fundada em 26 de março de 1772, já foi chamada de Porto de Viamão. Atualmente, a também capital dos Pampas recebe o nome de PORTO ALEGRE.
Adicionando o número de anagramas formados com as letras da palavra ALEGRE ao de anagramas formados com as letras da palavra PORTO em que as consoantes aparecem juntas, obtemos _________ anagramas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A;

     

    Conseguimos encontrar a quantidade de anagramas de uma palavra que tem letras repetidas da seguinte maneira:

     

    Numerador: Fatorial do total de letras;

     

    Denominador: Fatorial das letras que se repetem;

     

    A palavra ALEGRE possui 6 (seis) letras no total, sendo que 2 (duas) se repetem. Logo, temos:

     

    6! / 2! = 720/2 = 360 anagramas.

     

    A palavra PORTO contém 5 (cinco) letras no total, sendo que 2 (duas) se repetem. Temos que manter as 3 (três) consoantes juntas.

     

    Para esse caso, vamos usar o seguinte esquema:

     

    1º) Considere as consoantes uma única letra. Fica assim:

     

    PRT   

     

    2º) Como as consoantes representam uma única letra, então temos ao todo 3 (três) letras. Coloque-as em forma de fatorial no numerador.

     

    PRT   O   O ==== 3!

     

    3°) As letras PRT foram dispostas sempre nessa ordem. Agora, precisamos permutá-las.

     

    Como são 3 (três) letras, temos 3!

     

    Até agora temos para o numerador 3! x 3!

     

    4º) Colocamos no denominador as letras repetidas.

     

    São 2 (duas). Logo, temos 2!

     

    Resolvendo a expressão, temos: 3! x 3! / 2! = 6 x 6 / 2 = 18

     

    Solução: 360 + 18 = 378

     

     

    Conheçam e INSCREVAM-SE no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

  • PORTO (PRT) O O 3!/2

    (P R T) 3!

    Necessário permutar o bloco de consoantes como sendo uma única letra, mas depois também lembrar que nesse bloco de consoantes as letras também vão permutar entre si. Portanto, 3! com 2! repetições e 3! das permutações entre si do bloco de consoantes que perfaz um total de 18.


ID
2284507
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma turma de uma escola central de Porto Alegre recebeu a seguinte questão em sua primeira prova no Ensino Médio:
Um dos valores de x que soluciona a equação log2 (–x2 + 32) = 4 é igual ao número de centros culturais localizados nas proximidades do centro da cidade. Esse número é

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    -----------------------------------------------------------

    log a b = x → a^x = b

    log2 (–x^2 + 32) = 4 

    2^4 = (–x^2 + 32)

    16 = -x^2 + 32

    X^2 = 32-16

    X^2 = 16

    X = 4

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

  • 2^4=-x^2+32

    16=-x^2+32

    x^2=32-16

    x^2=16

    x=raiz quadrada de 16

    x=4


ID
2284516
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Muitos prédios que estão sendo construídos em nossa cidade possuem caixas d’água com a forma de um paralelepípedo. Um construtor quer adquirir duas delas que tenham internamente a mesma altura, mas diferindo na base, que deverá ser quadrada em ambas. A primeira deverá ter capacidade para 16000 litros, e a segunda para 25000 litros. A razão entre a medida do lado da base da primeira e a da segunda, em decímetros, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D;

     

    O volume de um paralelepípedo é obtido multiplicando-se a área da base pela altura.

     

    Conforme enunciado da questão, as bases devem ser quadradas e devem possuir a mesma altura.

     

    Importante ressaltar que 1 dm^3 = 1litro.

     

    Vamos considerar que ambas as caixas d’água tenham 10 dm de altura.

     

    A primeira caixa d’água tem volume de 16.000 litros. Como a área da base é obtida elevando-se o lado ao quadrado, sabemos que o lado mede 40 dm, pois 40 x 40 = 1600.

     

    Prova real: 1600 (área da base) x 10 (altura) = 16.000 dm^3 = 16.000 litros.

     

    A segunda caixa d’água tem volume de 25.000 litros. Como a área da base é obtida elevando-se o lado ao quadrado, sabemos que o lado mede 50 dm, pois 50 x 50 = 2500.

     

    Prova real: 2500 (área da base) x 10 (altura) = 25.000 dm^3 = 25.000 litros.

     

    Solução: 40 / 50 = 4 / 5 = 0,8

     

    Conheçam e INSCREVAM-SE no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


ID
2284522
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Ela atinge o valor máximo (pressão sistólica) quando os ventrículos se contraem, e o valor mínimo (pressão diastólica) quando eles estão em repouso. Suponhamos que a variação da pressão arterial (em mmHg) de um cidadão portoalegrense em função do tempo (em segundos) é dada por 8 P(t) =100- 20.cos  (8π/3 .t). Diante disso, os valores da pressão diastólica e sistólica, em mmHg, são iguais, respectivamente, a

Alternativas

ID
2284525
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os polinômios p(x), q(x), f(x), h(x) em C , nessa ordem, estão com seus graus em progressão geométrica. Os graus de p(x) e h(x) são, respectivamente, 16 e 2. A soma do número de raízes de q(x) com o número de raízes de f(x) é

Alternativas
Comentários
  • Os polinômios p(x), q(x), f(x), h(x) em C , nessa ordem, estão com seus graus em progressão geométrica. Os graus de p(x) e h(x) são, respectivamente, 16 e 2. A soma do número de raízes de q(x) com o número de raízes de f(x) é:

     

    p(x)  q(x)  f(x)  h(x)

    16      a2    a3    2

     

    Formam um P.G decrescente. Logo temos os graus dos polinômios... p(x)=16  q(x)=8  f(x)=4  h(x)=2

    Fazendo a soma dos graus de q(x) e f(x) temos 8 + 4 = 12

     

    Analisando as alternativas...

    a ) 24

    b ) 16

    c ) 12

    d ) 8

    e ) 4

     

  • O número de raízes equivale ao grau da raíz do polinómio.Por exemplo,grau 2,duas raízes,3 graus,4 raízes

    No enunciado fala que:

    P(x)=16

    H(x)=2

    e que P(x),Q(x),F(x) e H(x) estão em P.G(Progressão Geométrica)

    Percebemos que que de 16 para 2 foi divido por 8=1/8

    8 é igual 2³

    e como está em P.G,o H(x) é igual ao 4 termo dado pelo An=A1.q^n-1

    A4=16.1/2³ = 16/8=2

    Logo a nossa razão é 1/2

    Com isso,nota-se facilmente que:

    P(x)=16

    Q(x)=8

    F(x)=4

    H(x)=2

    Como o ele quer a soma do número de raízes de q(x) e f(x),basta somente pega os seus graus(Que diz o número de raízes de um polinómio) e somar

    4+8=12

    Gabarito Letra C)