SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - SESC-DF - Técnico em Nível Superior - Controladoria


ID
3864856
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à colocação dos pronomes átonos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     a) O Sesc tem empenhado-se em levar exposições de arte a todas as regiões brasileira por meio do projeto ArteSesc → INCORRETO. Após -ado, -ido, nada pode ser metido. O correto, em locuções verbais formadas por verbo no particípio, é a colocação pronominal em próclise (= antes do verbo principal: tem se empenhando).
     b) As bibliotecas do Sesc não limitam-se a um acervo atualizado, sendo também promovidas atividades que incentivam o hábito da leitura → INCORRETO. Advérbio de negação "não" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=que te intimida).
     c) O Sesc democratiza o acesso à cultura por meio de cursos, oficinas e palestras que se multiplicam em suas unidades regionais → CORRETO. Pronome relativo "que" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (= antes do verbo).
     d) Não fosse a atuação do CineSesc, muitos cidadãos do interior do Brasil teriam-se de deslocar para ter acesso ao cinema → INCORRETO. O correto é "teriam de se deslocar". 
     e) Se preocupando em ampliar o acesso à literatura, o Sesc promove diversas atividades para estimular a produção de novas obras e revelar novos talentos → INCORRETO. Não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a colocação pronominal em ênclise (= após o verbo: preocupando-se).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    O Sesc democratiza o acesso à cultura por meio de cursos, oficinas e palestras que se multiplicam em suas unidades regionais.

  • Vejamos...

    A) usamos próclise diante de particípio.

    B) palavras negativas são fatores de próclise.

    C.o pronome relativo é fator de próclise.

    ENão iniciamos frase com pronomes

  • Fiquei com dúvidas na letra D e fui pesquisar:

    Não fosse a atuação do CineSesc, muitos cidadãos do interior do Brasil teriam-se de deslocar para ter acesso ao cinema.

    Colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos nas Locuções Verbais

    Quando houver preposição entre o verbo auxiliar e o infinitivo, a colocação do pronome será facultativa:

    Teriam de se deslocar ou Teriam de deslocar-se.


ID
3864859
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à regência verbal e nominal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) Os projetos de Educação do Sesc desenvolvem aos alunos nos valores de autonomia, participação interativa, senso crítico, dentre outros → INCORRETO. Desenvolvem alguma coisa em algo ou alguém (desenvolvem valores de autonomia nos alunos).
     b) Da alfabetização aos cursos de atualização profissional, o Sesc oferece a crianças, jovens, adultos e idosos educação de qualidade e acesso na cidadania → INCORRETO. Acesso a alguma coisa e não "em" (preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "cidadania"= crase).
     c) O Sesc investe à formação e capacitação de seus professores, oferecendo-os cursos, oficinas e seminários que lhes garantem a oportunidade de crescimento profissional → INCORRETO. Investe em alguma coisa e não "a" (= em+a= na formação).
     d) Uma das missões educacionais do Sesc é contribuir no desenvolvimento integral dos indivíduos, proporcionando-os a compreensão completa do meio que vivem → INCORRETO. O correto é o uso do pronome oblíquo átono "lhes" (= a eles). Exerce a função sintática de objeto indireto; o pronome oblíquo átono "o" não pode ser usado como um complemento preposicionado.
     e) No âmbito da Educação, o Sesc assume a missão de estimular a valorização das identidades culturais por meio do desenvolvimento de valores éticos e de cidadania → CORRETO.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na letra "e" não foi utilizado o artigo a antes de cidadania por causa do paralelismo?

  • Muitíssimo obrigado!... Vc é o Cara!

  • O erro da Letra "d)" também está na regência do verbo "contribuir". Quando se trata de finalidade, a preposição correta é "para" (contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos).

    A alternativa utilizou a preposição "em" (contribuir no desenvolvimento).


ID
3864862
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à concordância verbal e nominal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     a) Deve haver ainda, infelizmente, muitos cidadãos brasileiros sem acesso à literatura → CORRETO. Verbo "haver" com sentido de "existir"; ele é impessoal e deve-se manter na 3ª pessoa do singular bem como qualquer verbo que for seu auxiliar.
     b) Existe mais de cinquenta bibliotecas volantes do Sesc para levar leitura e conhecimento ao interior do País → INCORRETO. O correto é "existem". O verbo "existir" é um verbo pessoal e deve concordar com o sujeito posposto que está no plural.
     c) A população de cidades onde não hajam bibliotecas devem serem atendidas por projetos como o BiblioSesc → INCORRETO. O correto é "haja" e "ser antendida". Verbo "haver" com sentido de "existir"; ele é impessoal e deve-se manter na 3ª pessoa do singular. O que deve ser atendido? A população de cidades deve ser atendida (concorda com o núcleo do sujeito simples que está no singular= população).
     d) Por meio das bibliotecas móveis do Sesc, chega às mãos de leitores de todas as idades clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais → INCORRETO. O correto é "chegam". Temos um sujeito composto posposto ao verbo. A concordância deve ser feita no plural.
     e) No acervo das bibliotecas volantes do Sesc, encontra-se gibis e contos de fadas, literatura brasileira e estrangeira, biografias e livros de culinária, além de livros didáticos, jornais e revistas → INCORRETO. O correto é "encontram-se". Temos uma voz passiva sintética com um sujeito paciente composto, passamos para a voz passiva analítica para ter certeza: gibis e contos de fadas são encontrados.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3864865
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um evento do Sesc, havia 100 pessoas e nenhuma delas tinha mais de 90 anos de idade.

Considerando-se, nesse caso hipotético, que as idades das pessoas são números inteiros e positivos, é correto afirmar que, no evento,

Alternativas
Comentários
  • Gab B!!

    Tentarei ajudar!!

    Sao 100 pessoas, e nenhuma tem mais de 90 anos!!!

    Errado, nao posso afirmar isso, poderiam ser por exemplo todas as 100 pessoas com 30 anos de idade

    Certo, porque por mais que coloquemos 90 pessoas com idades diferentes (pessoa com 1 ano, 2 anos, 3 anos... 90 anos é o maximo pois ninguem tem MAIS DE 90, logo, as outras 10 pessoas restantes para completar as 100 pessoas vao com certeza repetir a idade de alguma das anteriores, ou seja, duas pessoas terao a mesma idade

    Errado, Nao posso afirmar que havia 90 pessoas com idade diferente, poderiam ter 30 pessoas com 20 anos, 30 pessoas com 30 anos, e 30 pessoas com 76 anos, por exemplo

    Errado, tambem nao posso afirmar isso, pois poderia ser o total de pessoas com idade superior a 45, e nao necessariamente a metade

    Errado, pois a propria questao ja disse que nao ha pessoas com MAIS DE 90 ANOS, no maximo ate 90, contudo nao mais que 90

    Espero ter ajudado

  • princípio da casa dos pombos: para vc entender esse princípio e não errar mais questões como essa, pense na seguinte situação: vc tem uma gaveta de meias com centenas de pares de meias de apenas duas cores, pretas e brancas, no entanto essas meias ficam emboladas na gaveta, pretas e brancas todas misturadas. Um belo dia, ao se aprontar para uma festa, bem na hora de abrir a gaveta e pegar um par de meias de mesma cor pra usar (lógico, vc não vai pegar uma meia preta e outra branca pra usar, vc é uma pessoa normal kkk) ocorre de FALTAR energia e vc fica completamente às cegas, mesmo assim, completamente no escuro, usando o tato, vc tem acesso à gaveta de meias e lhe surge a seguinte dúvida: quantas meias NO MÍNIMO eu preciso pegar para ter certeza de que terei 2 meias de mesma cor pra poder usar? huuummmm.

    a resposta é 3 meias, por quê?

    vc pode pegar 3 meias brancas e terá duas da mesma cor pra usar

    vc pode pegar 3 pretas e terá duas da mesma cor pra usar

    vc pode pegar 2 pretas e 1 branca e terá duas da mesma cor pra usar

    vc pode pegar 2 brancas e 1 preta e terá duas da mesma cor pra uar

    NÃO HÁ OUTRAS POSSIBILIDADES DE OCORRÊNCIA.


ID
3864868
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerem-se como verdadeiras as proposições seguintes.


1) Ou Vanessa é médica, ou Luana não é secretária.

2) Se Carlos é professor, então Gabriel possui a mesma profissão que Luana.

3) Se Emilia é diretora, então Luana é secretária.

4) Se Gabriel é contador, então Vanessa não é médica.

5) Ou Carlos não é professor, ou Gabriel é nutricionista.


Sabendo-se que Carlos é professor e Luana não é secretária, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    Para começar a resolver devemos usar a informação que o enunciado trouxe no final: ''Sabendo-se que Carlos é professor e Luana não é secretária''.

    Carlos é professor = V

    Luana não é secretária = V

    Agora conseguiremos valorar todas as demais como verdadeiras:

    1) Ou Vanessa é médica(F), ou Luana não é secretária(V). VERDADEIRA

    O ''ou..ou'' é exclusivo, ou seja, para ser verdadeiro, os valores das proposições tem que ser diferentes. Então se sabemos que a segunda parte é V, então a primeira teve que ficar F.

    2) Se Carlos é professor(V), então Gabriel possui a mesma profissão que Luana(V). VERDADEIRA

    Se a primeira parte ficou V, então a segunda teve que ficar V para que não caísse na linha V --> F = F.

    3) Se Emilia é diretora(F), então Luana é secretária(F). VERDADEIRA

    Se a segunda parte ficou F, a primeira teve que ficar F para que não caísse na linha V --> F = F.

    4) Se Gabriel é contador(F), então Vanessa não é médica(V). VERDADEIRA

    5) Ou Carlos não é professor(F), ou Gabriel é nutricionista(V). VERDADEIRA

    O ''ou...ou'' é exclusivo, como dito acima, então se sabemos que a primeira parte ficou F, a segunda terá que ser V.

    Conclui-se que:

    ● Vanessa não é médica;

    ● Luana não é secretária;

    ● Carlos é professor;

    ● Gabriel possui a mesma profissão que Luana;

    ● Emília não é diretora;

    ● Gabriel é nutricionista.

    Se Gabriel possui a mesma profissão que Luana e concluímos acima que Gabriel é nutricionista, então, logicamente a profissão de Luana é nutricionista.

  • Simone, se a primeira afirmação tem como base o "Ou...ou", por que temos que colocar conforme o valor lógico correto, sendo que nas demais afirmações precisamos diferenciar os valores para que não fique conforme seu valor lógico correto?

  • Depois de minutos tentando , graças a Deus kkkkk check . obrigado aos comentaristas, vocês me ajudam muito !

  • Depois de valorar as premissas, o que me ajudou na resposta foi saber que Luana tem a mesma profissão que Gabriel.

  • As informações dadas, Carlos é professor e Luana não é secretária. Vamos à questão.

    1) Ou Vanessa é médica, ou Luana não é secretária.

    2) Se Carlos é professor [V], então Gabriel possui a mesma profissão que Luana.[V] V->V=V Se Gabriel é nutricionista e possui a mesma profissão que Luana, qual a profissão de Luana? Isso mesmo, nutricionista.

    3) Se Emilia é diretora, então Luana é secretária.

    4) Se Gabriel é contador, então Vanessa não é médica.

    5) Ou Carlos não é professor[F,] ou Gabriel é nutricionista. [V] na disjunção exclusiva, valores diferentes sempre será verdadeiro, já no "se somente se" valores diferentes sempre será falso.

    (Gab D)

  • 1) Ou Vanessa é médica(F), ou Luana não é secretária(V). V

    2) Se Carlos é professor(V), então Gabriel possui a mesma profissão que Luana(V). V

    3) Se Emilia é diretora(F), então Luana é secretária(F). V

    4) Se Gabriel é contador(F), então Vanessa não é médica(V). V

    5) Ou Carlos não é professor(F), ou Gabriel é nutricionista(V). V

    Carlos é professor e Luana não é secretária V

    OBS: Gabriel e Luana tem a mesma profissão. Como é verdade que Gabriel é nutricionista então Luana também é.

    GAB: D

  • Essas questões são ótimas pra praticar por conter praticamente toda a teoria de tabela verdade, porém no dia da prova toma bastante tempo pra resolver com precisão.


ID
3864871
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Deseja-se organizar uma prateleira com 9 livros distintos. Há 4 livros de terror, 3 de romance e 2de ficção. Sendo assim, é possível colocá-los, lado a lado, na mesma prateleira, de modo que livros de um mesmo assunto estejam agrupados, de

Alternativas
Comentários
  • 4!×3!×3!×2!=1728

  • Primeiro entre si: 4!x3!x2! = 288 possibilidades

    Depois os grupos permutam na prateleira: 3! = 6

    288x6= 1728

  •  Há 4 livros de terror= 4! 4*3*2= 24

    3 de romance = 3! 3*2*1= 6

    2 de ficção= 2! 2*1= 2

    Depois multiplica 24*6*2= 288 *6= 1728

    permutação entre os três livros 3! 3*2*1=6

  • Galera, tenho dificuldade nesse assunto. Não entendi o porquê da permuta. Alguém pode explicar o motivo?

    Terror = (4!) 4x3x2x1 = 24

    Romance = (3!) 3x2x1 = 6

    Ficção= (2!) = 2

    24x6x2 = 288.

  • Questão simples..

    Temos 3 classes diferentes de livros.

    Logo 3!....3×2= 6....ok

    Aí faz assim..

    Garota os demais.

    4! × 3! × 2!

    24×6×2= 288......agora multiplica por 6

    288×6= 1728

  • total de livros= 9

    terror= 4

    romance= 3

    ficção= 2

    você aprende na aula de analise combinatória que o "E" e principio multiplicativo

    na questão fala 4 livros de terror,3 de romance e 2 de ficção

    você já ver o uso do "E" indicando multiplicação

    4.3.2=24

    3.2=6

    2=2

    24.6.2=288 ai você permuta entre as prateleiras que no caso são 3!

    288.6=1728


ID
3864874
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma visita ao teatro do Sesc, há 800 pessoas, das quais: 280 são homens; 400 são mulheres que já praticaram teatro; e 60 são homens que não praticaram teatro. Ao se escolher aleatoriamente uma pessoa, escolhe-se um homem. Sendo assim, a probabilidade de ele já ter praticado teatro é igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)

    Probabilidade = casos favoráveis / casos possíveis

    favorável = homens que fazem teatro. Sabendo que temos 280 homens e, desses, 60 não fazem teatro, os que fazem são 280 - 60 = 220 homens.

    possíveis = total de homens, que é de 280.

    P = 220/280(corta os zeros e simplifica por 2)

    P = 11/14

  • A casca de banana dessa questão é você pensar que vai usar o espaço amostral dos 800 mas é so dos homens com a simone explicou acima.

    Assertiva letra A

  • Questão relativamente fácil, mas é necessário tomar cuidado para não considerar as 800 pessoas, assim, do total de homens, que são 280, qual a probabilidade de ser escolhido um homem que já praticou teatro?

    220/280= 11/14

  • Cuidado para não considerar as 800 pessoas! Veja que foi escolhido, aleatoriamente, dentre aquelas do sexo masculino. Então, você vai utilizar como espaço amostral o nº 280.

  • O que complica essa questão é o enunciado confuso: "Ao escolher aleatoriamente uma pessoa" deveria ser "ao escolher aleatoriamente um homem"

  • enunciado horrivel

  • Atente-se que: dos 280 homens; 60 não praticam teatro, então 220 homens praticam teatro.

    A questão pede: "Ao se escolher aleatoriamente uma pessoa, escolhe-se um homem. Sendo assim, a probabilidade de ele já ter praticado teatro é igual a". Em outras palavras a probabilidade desse homem prática teatro.

    Probabilidade: Casos Favoráveis / Casos Totais;

    Probabilidade: 220 / 280;

    Simplificando por 2; 11 / 14;

    Gab. Letra A;


ID
3864877
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Manoel, Carlos e André possuem idades iguais a 20,30 e 40 anos, não necessariamente nessa ordem. Suas profissões são: motorista; segurança; e porteiro. Sabe-se que André não é porteiro, Manoel não é motorista, o segurança possui 30 anos de idade, o motorista não possui 20 anos de idade e André não possui 40 anos de idade.

Com base nessa situação hipotética, as profissões de Manoel, Carlos e André são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    Nesse tipo de questão eu costumo fazer uma tabelinha, mas nessa questão deu para resolver com base no enunciado, eliminando as alternativas:

    Manoel, Carlos e André possuem idades iguais a 20,30 e 40 anos, não necessariamente nessa ordem.

    Suas profissões são: motorista; segurança; e porteiro.

    ● Sabe-se que André não é porteiro (elimine a alternativa A)

    ● Manoel não é motorista(elimine a alternativa E)

    ● o segurança possui 30 anos de idade;

    ● o motorista não possui 20 anos de idade e André não possui 40 anos de idade.

    Se o motorista não possui 20 anos de idade e o segurança tem 30 anos, então o motorista tem 40 anos.

    Se André não possui 40 anos, então quer dizer que André não é motorista. (elimine as alternativas B e D)

    Conclui-se que:

    ● Manoel é porteiro;

    ● Carlos é motorista;

    ● André é segurança.

  • Queria um esqueminha para resolver essas questões. Acerto na pura lógica e eliminação.

  • Se alguém puder postar uma tabelinha ,agradeço.Acho fácil me perder nesse tipo de questão.

  • Vou tentar ajudar como posso.

    1º O enunciado nos ajuda a eliminar vários pontos.

    2º Busque os elementos em que as informações estão completas (ex: as profissões) e coloque-as uma embaixo da outra.

    3º Busque novamente as informações dadas de cada profissão (ex: o segurança possui 30 anos de idade, o motorista não possui 20 anos de idade, logo o motorista terá 40 anos e porteiro 20 anos.)

    4º Busque relacionar as afirmações que o próprio enunciado nos dá.( ex: André não é porteiro, então ele só pode ser Motorista ou Segurança, logo em seguida ela fala que André não possui 40 anos de idade, entende-se portanto, que André não pode ser o Motorista, pois o Motorista tem 40 anos e assim já encontramos a idade e profissão de André ( segurança e 30 anos.

    5º Elimine as alternativas que não contam com a profissão de segurança em último, pois André é o último da lista.

    6º A questão fala que Manoel não é motorista, restando assim concluir que a profissão de Manoel é de Porteiro.

    por fim, verifique a Alternativa que relaciona Manoel a profissão de Porteiro.

    Espero ter sido objetivo e ajudado aos que não sabem resolver esse tipo de questão, mesmo assim vou deixar a tabela.

    MOTORISTA---40-------CARLOS

    SEGURANÇA-30-------ANDRÉ

    PORTEIRO-----20------MANOEL


ID
3864889
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema operacional Windows 10, o recurso que funciona como um leitor de tela que realiza a leitura de elementos como, por exemplo, textos e botões, o qual pode ser configurado por meio da opção Facilidade de Acesso, disponível em Configurações, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    O Narrador lê em voz alta o texto na tela do computador. Ele também descreve eventos como notificações e compromissos do calendário, o que permite usar seu computador sem um vídeo.

    Para iniciar ou parar o Narrador, pressione a tecla do logotipo do Windows  + Ctrl + Enter. Para ver todos os comandos do Narrador, pressione Caps Lock + F1 depois de abrir o Narrador. Se o seu dispositivo tiver uma tela touch, toque três vezes com quatro dedos.

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/17173/windows-10-hear-text-read-aloud

  • Pela logica narrador

  • o nome é narrador

  • PMPR! #Pertenceremos!

  • Só lembrar que facilidade de acesso lembra ACESSIBILIDADE, ou seja, facilitar o acesso àqueles que precisam de alguma ajuda de ferramenta para fazer uso do Windows.

    No caso, como o enunciado trata da leitura de elementos, estamos diante do NARRADOR, uma ferramenta de acessibilidade presente no Windows 10.


ID
3864892
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tipo de vírus que se refere a um boato qualquer e, na maioria das vezes, é enviado por e-mail é conhecido como 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    A- Hoax

    Um boato, ou hoax, é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. Por meio de uma leitura minuciosa de seu conteúdo, normalmente, é possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides.

  • tentativas de golpes como correntes e piramides

  • Aumentam excessivamente a carga do servidor de e-mail e o consumo da banda de rede!!

    fonte: Estratégia

  • Hoax como vírus é nova pra mim. Ao meu ver é um tipo de golpe/ataque.

  • ARQUIVO - Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

    ALARME FALSO - Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

    BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

    BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

    CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) - São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

    ENCRIPTADOS - Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.

    HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes.

    MACRO - Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

    MULTIPARTITE - Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.

    MUTANTE - Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.

    POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

    PROGRAMA - Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.

    SCRIPT - Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

    STEALTH - Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

  • Sobre os outros..

    B) falsificação tecnológica que procura burlar uma rede ou uma pessoa, fazendo com que o indivíduo que está no controle possa enviar um e-mail, mensagens e até ligações utilizando o número de outra.

    Exemplo atual: Ataque feito aos celulares dos ministros ( Caso Sérgio Moro) trabalho fod@ da PF

    C) software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

    D) Um sniffer não necessariamente é malicioso. Na verdade, este tipo de software é usado com frequência para monitorar e analisar o tráfego de rede para detectar problemas e manter um fluxo eficiente. No entanto, um sniffer também pode ser usado com má fé. Eles capturam tudo o que passa por eles, inclusive senhas e nomes de usuários não criptografados. 

    E) Backdoor é uma porta de acesso ao sistema, que foi criada a partir de um programa instalado que não foi autorizado pelo proprietário do sistema e que permite o acesso ao computador por pessoas não autorizadas.

    Bons estudos!

  • A!

    Trata-se de uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.

    Estratégia Concursos

  • Por eliminação o que mais se aproxima do conceito é o Hoax, contudo, acredito que a definição como vírus não foi adequada.

    Hoax não é um vírus, é um tipo de golpe na internet, assim como Pishing. Segundo a cartilha Cert: "é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental."

    Os boatos (hoax) podem ajudar a espalhar vírus, mas não são o próprio vírus.

    _______

    Outras questões relacionadas:

    (TCM-RJ/Prefeitura do Rio de Janeiro/2011) Hoax é um tipo de e-mail que sobrecarrega a rede normalmente, podendo conter histórias falsas, correntes de cunho sentimental, filantrópico ou humanitário, ou falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido. CERTO.

       

    (ADAPTADA – FUMARC/CEMIG-TELECOM/2010) A Internet é inundada por e-mails alarmantes ou falsos, também conhecidos como lendas urbanas, que simulam notificações de órgãos governamentais ou empresas idôneas, e têm por objetivo causar falsos alardes ou propagar vírus, causando embaraços ao usuário. A afirmativa descreve o conceito de: Hoax. CERTO.

       

    (CESPE/PRF/2008) Quando enviado na forma de correio eletrônico para uma quantidade considerável de destinatários, um hoax pode ser considerado um tipo de spam, em que o spammer cria e distribui histórias falsas, algumas delas denominadas lendas urbanas. CERTO.

  • GABARITO: LETRA A

  • Hoax não é vírus! É um golpe, um ataque, manipulação de informação...

  • O Hoax (Boato) é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental

  • Boato = Hoax

    ____

    Pegando esse macete, não erra mais!

  • Hoax = fake news

  • a. Correto

    b. O E-mail Spoofing ocorre quando um usuário malicioso consegue alterar o cabeçalho de qualquer endereço de e-mail e modificar o remetente da mensagem original para um outro. Isso permite ao atacante efetuar envios de emails como se fosse de uma determinada conta de e-mail.

    • c. Spyware (programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros). Possui as seguintes espécies:
    1. Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador;
    2. Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado, e;
    3. Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.

    d. Em rede de computadores, um analisador de pacotes (também conhecido como sniffer de pacotes, em português, farejador de pacotes) é um programa de computador ou hardware que pode interceptar e registrar tráfego que passa sobre uma rede digital ou parte de uma rede.

    e. Backdoors: é um vírus. É usado tanto para o lado do bem para o lado do mal (que entre pela “portas do fundo” no computador ) lado bom: garante a fácil recuperação do acesso privilegiado pelo invasor. Para criar uma backdoor usar  técnica de agendamento de tarefas em lote.

  • nossa queria desler que a banca classificou o hoax como vírus.


ID
3864895
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando-se sua missão, sua visão e seus valores, é correto afirmar que o Sesc-DF visa a

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946.
    O SESC está presente em diferentes cidades de norte a sul do Brasil e, sua sede fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. 
    Sua ação está centrada em cinco eixos: educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Suas atividades são oferta de serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações e desenvolvimento artísticos e culturais, esportes, recreações, turismo social, trabalho com grupos, ações comunitárias e financiamento de serviços.
    A) INCORRETA - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem como uma de suas missões a promoção de competitividade e a sustentabilidade de pequenos negócios, além de estimular o empreendedorismo. 
    B) INCORRETA - O objetivo da criação do Instituto Federal de Brasília é a consolidação de uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica de qualidade: gratuita, inclusiva e emancipatória, articulada em rede e com a comunidade.
    C) INCORRETA – A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é um documento que tem o objetivo de nortear as ações que contribuam para o desenvolvimento nacional por meio de iniciativas que valorizam o avanço do conhecimento e da inovação. 
    D) CORRETA – As áreas de atuação do SESC para que seja atingido o objetivo de diminuir a desigualdade social são educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
    E) INCORRETA - O SESC tem cinco eixos, são eles: educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
    RESPOSTA: D
  • Gabarito letra D. O SESC-DF (Serviço Social do Comércio) é uma instituição privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atua em 5 áreas:

    1) Educação

    2) Saúde

    3) Lazer

    4) Cultura

    5) Assistência


ID
3864898
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Serviço Social do Comércio (Sesc), criado pela Confederação Nacional do Comércio, nos termos do Decreto-lei n.º 9.853/1946, tem por finalidade

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946. 
    O SESC está presente em diferentes cidades de norte a sul do Brasil e sua sede fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. 
    Sua ação está centrada em cinco eixos: educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Suas atividades são oferta de serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações e desenvolvimento artísticos e culturais, esportes, recreações, turismo social, trabalho com grupos, ações comunitárias e financiamento de serviços.
    O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento prévio dos decretos que fundam e regulamentam o SESC. 
    A) INCORRETA - De acordo com o Decreto-lei n.º 9.853/1946, o SESC desempenhará suas atribuições em comparação com os órgãos afins existentes no Ministério do Trabalho e Previdência Social e de outras entidades de serviço social.
    B) CORRETA – Os objetivos da criação do SESC mencionados nesta alternativa são os previstos no Decreto-lei n.º 9.853/1946 e aparecem compilados no decreto No 61.836, de 5 de dezembro de 1967. 
    C) INCORRETA - Sob o decreto-lei n°9403/1946, fica a cargo da Confederação Nacional da Indústria criar o Serviço Social da Indústria com finalidade de estudar, planejar e executar medidas que busquem a melhoria do trabalhador da indústria e atividades assemelhadas. 
    D) INCORRETA - A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma organização criada pelo Governo Federal no ano de 2013. Sua finalidade é apoiar as instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação da indústria brasileira. 
    E) INCORRETA - As atividades essenciais das entidades sindicais são pagas por todos os trabalhadores que quiserem contribuir com os sindicatos da sua categoria independente de estarem vinculados ou não ao sindicato. Era uma contribuição compulsória que passou a ser opcional após a Reforma Trabalhista. 
    RESPOSTA: B
  • Gabarito letra B.

    Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, porém aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.


ID
3864901
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Sesc consiste em um(uma)

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946. 
    O SESC está presente em diferentes cidades de Norte a Sul do Brasil e sua sede fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. 
    Sua ação está centrada em cinco eixos: educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Suas atividades são oferta de serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações e desenvolvimento artísticos e culturais, esportes, recreações, turismo social, trabalho com grupos, ações comunitárias e financiamento de serviços. 
    A) CORRETA – O SESC é mantido pelos empresários dos setores de bens, comércio, serviços e turismo de forma compulsória, baseado no decreto assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em setembro de 1946. O valor é pago mediante a quantidade de empregados da empresa. 
    B) INCORRETA – O SESC é uma instituição privada que atua em todo o país atendendo os empregados e a comunidade em geral. 
    C) INCORRETA - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos e estão fora da administração pública. É considerado o maior complexo privado de educação profissional da América Latina, pois desde a sua criação já formou 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria. Além de apoiar o desenvolvimento da educação profissional em outros países. 
    D) INCORRETA - O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma rede de instituições paraestatais brasileiras de atuação em âmbito nacional. Sua finalidade foi promover o bem estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, seus dependentes e comunidades. 
    E) INCORRETA - O SESC é uma instituição privada e sua atuação está baseada em cinco eixos (saúde, cultura, lazer, assistência e educação), sendo a educação um deles. 
    RESPOSTA: A
  • LETRA A

    O SESC é mantido pelos empresários dos setores de bens, comércio, serviços e turismo de forma compulsória, baseado no decreto assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em setembro de 1946. O valor é pago mediante a quantidade de empregados da empresa.

  • Gabarito letra A.

    Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, porém aberto à comunidade em geral. A instituição é mantida por contribuição social de caráter compulsório, incidente sobre a folha de pagamento de empresas do setor.


ID
3864904
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto ao Grupo dos Mais Vividos e ao Programa Mesa Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946. 
    O SESC possui diferentes programas que contemplam os seus cinco eixos de atuação: saúde, lazer, cultura, assistência e educação. A questão cita dois deles, o Grupo dos Mais Vividos e o Programa Mesa Brasil. 
    O Grupo dos Mais Vividos é um projeto para pessoas acima dos 60 anos. Seu objetivo é a promoção da qualidade de vida, da autonomia, do protagonismo e empoderamento da pessoa idosa. Isso é feito através de atividades lúdicas, educativas e informativas. 
    O programa Mesa Brasil é uma rede nacional de banco de alimentos contra a fome e o desperdício de alimentos. O objetivo dele é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza e promover a cidadania através da segurança alimentar e a diminuição da fome. É um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e da distribuição de alimentos excedentes ou fora de padrões, mas que podem ser consumidos. Além disso, são promovidas ações que incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. 
    Para responder a questão é preciso ter um conhecimento prévio sobre os programas do SESC. 
    A) INCORRETA - O Programa Mesa Brasil desenvolve um trabalho com todas as faixas etárias para garantir a segurança alimentar e nutricional através de ações educativas e da distribuição de alimentos excedentes ou fora de padrões para comercialização mas, bons para consumo.
    B) INCORRETA – Para o ingresso no Grupo Mais Vividos é precisa ter acima de 60 anos. 
    C) INCORRETA- O Grupo Mais Vividos é destinado à pessoa idosa e para ingressar é necessário ter acima dos 60 anos. 
    D) INCORRETA – A qualidade dos alimentos é avaliada pela equipe técnica e os transporta até o público beneficiário em condições adequadas de consumo. 
    E) CORRETA - O programa Mesa Brasil conecta as empresas doadoras às entidades receptoras. Assim é estimulada a responsabilidade social das empresas doadoras e a diminuição das vulnerabilidades sociais nas quais vivem os receptores.
    RESPOSTA: E
  • LETRA E

    O programa Mesa Brasil conecta as empresas doadoras às entidades receptoras. Assim é estimulada a responsabilidade social das empresas doadoras e a diminuição das vulnerabilidades sociais nas quais vivem os receptores.

  • Gabarito letra E.

    O Grupo dos Mais Vividos - GMV é um projeto da Coordenação de Assistência do Sesc DF direcionado para pessoas acima de 60 anos com o objetivo de promover qualidade de vida e estimular a autonomia, o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, através de atividades socioeducativas, lúdicas e interativas.

    O Mesa Brasil Sesc combate a fome e o desperdício, a partir de parcerias, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.


ID
3864907
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no Código de Ética e Conduta do Sesc-DF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946. 
    O SESC está presente em diferentes cidades de norte a sul do Brasil e sua sede fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.
    Sua ação está centrada em cinco eixos: educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Suas atividades são oferta de serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações e desenvolvimento artísticos e culturais, esportes, recreações, turismo social, trabalho com grupos, ações comunitárias e financiamento de serviços.
    O SESC está presente no Distrito Federal desde 1966. Hoje com 11 unidades operacionais, tendo feito a última atualização do Código de Conduta e Ética. Este código estabelece os princípios, valores e normas de conduta ética a serem praticados pelos dirigentes e empregados do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal, no que tange aos relacionamentos internos e, com seus clientes e colaboradores. Também dispõe sobre como se constitui a Comissão de Ética, assim como as suas atribuições e a sua atuação. 
    A) INCORRETA - Segundo o Código, colaboradores são os prestadores de serviço temporário, parceiros institucionais e instituições públicas e privadas com os quais o Sesc se relaciona.
    B) INCORRETA - O código prevê como os dirigentes e empregados do SESC-DF devem se relacionar com todos os colaboradores. Além disso, um dos valores da instituição são a excelência e dignidade no atendimento, transparência e integridade e lealdade nos relacionamentos institucionais. 
    C) CORRETA - O procedimento mencionado está previsto no artigo 8° do Código de Conduta e Ética no primeiro paragrafo. 
    D) INCORRETA - A Comissão de Ética Profissional é constituída por três membros titulares e três suplentes indicados pela Direção Regional do Sesc-DF, por meio de Ordem de Serviço, cujo mandato é de um ano, prorrogável por mais um. 
    E) INCORRETA - Nenhum empregado ou potencial empregado receberá tratamento discriminatório em consequência de qualquer fator de diferenciação individual.
    RESPOSTA: C

ID
3864910
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito do Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) e do Sesc Olímpico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946. 
    O SESC possui diferentes programas que contemplam os seus cinco eixos de atuação: saúde, lazer, cultura, assistência e educação. A questão cita dois deles na área dos esportes do SESC- DF, o Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) e o Programa SESC Olímpico. 
    O Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) tem por missão auxiliar crianças em estado de vulnerabilidade social. Direciona-se a crianças na faixa etária de 07 a 12 aos de idade e precisam estar matriculados na rede pública das cidades Gama, Vila Estrutural e Taguatinga Sul. Os estudantes são atendidos no contra turno escolar e usufruem da infraestrutura de lazer, esportes, cultura, saúde e assistência. O objetivo é a inclusão social com a democratização dos serviços.
    O SESC Olímpico foi criado no ciclo olímpico. O público alvo são atletas de alto rendimento com o objetivo de melhora do desempenho, aliada a uma conduta ética dentro e fora dos limites do esporte. Visando estimular o espírito de equipe, cooperação e fortalecimento dos valores morais. 
    A) INCORRETA – O SESC Olímpico é voltado para atletas de alto rendimento e proporciona melhora no desempenho do atleta.
    B) CORRETA – O PESC tem como objetivo atender os estudantes da rede pública próxima às sedes do SESC-DF que apresentem problemas de infraestrutura urbana e vulnerabilidade social. 
    C) INCORRETA – O projeto Sesc Olímpico atende atletas de alto rendimento com objetivo de melhorar a performance. Também estimular o espírito de equipe e cooperação entre os atletas. 
    D) INCORRETA – O Projeto Sesc Olímpico tem como publico alvo atletas de alto rendimento. 
    E) INCORRETA – O Programa Esportivo Social e Cidadania inclui atividades esportivas e de lazer, reforço escolar e nutricional, educação para a saúde, informações sobre o meio ambiente e cidadania além de oficinas para crianças de 7 a 12 anos. 
    RESPOSTA: B
  • LETRA B

    O PESC tem como objetivo atender os estudantes da rede pública próxima às sedes do SESC-DF que apresentem problemas de infraestrutura urbana e vulnerabilidade social.

  • SESC-OLIMPICO

    Jovens atletas com idade entre 12 e 15 anos participam do projeto Sesc Olímpico lançado em 2009. A iniciativa inédita é realizada pelo Sesc-DF e oferece condições para a prática desportiva nas modalidades de handball, basquete, futsal, voleibol, natação e tênis. O Sesc Olímpico é voltado para atletas com alto rendimento e proporciona a melhora na performance, aliada à conduta ética dentro e fora dos limites esportivos. Além de estimular o espírito de equipe, a cooperação e o fortalecimento de valores morais.

  • https://www.sescdf.com.br/Paginas/%C3%81reas/PROJETOS-SOCIAIS.aspx

  • Eu meio que sou contra essa questão porque eu moro na Estrutural e PARTICIPEI desse programa quando era criança, e diz a respeito da questão C, mas a gente aqui ia pro Sesc do Guará, então como lá diz que é Taguatinga, talvez seja por isso que esteja errado, olha aí galera, informação que eu soltei, que não tem em cursinho kkk


ID
3864913
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação aos Programas Passaporte para a Saúde e Odontosesc, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada com atuação em âmbito nacional. A sua manutenção é garantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é o bem estar social dos empregados e familiares, porém ele também é aberto à comunidade em geral. O Presidente Eurico Gaspar Dutra autorizou a Confederação Nacional do Comércio a criar o SESC em 1946. 
    O SESC possui diferentes programas que contemplam os seus cinco eixos de atuação: saúde, lazer, cultura, assistência e educação. A questão cita dois deles na área da saúde: o Programa Passaporte para a Saúde e o Odonto Sesc.
    O Programa Passaporte para a Saúde foi criado no Distrito Federal em maio de 2003, para promover a prevenção de doenças e a educação em saúde. Ele preza pela qualidade de vida combatendo doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. Os pacientes são atendidos por uma equipe composta por nutricionistas, médicos, técnico de enfermagem e um instrutor de educação física. 
    O objetivo é diagnosticar de forma precoce doenças crônicas não transmissíveis e para isso são feitos exames e avaliação física para diagnóstico de pressão arterial, glicemia e alteração de peso. O programa é gratuito e tem como público alvo os comerciários e dependentes acima de 18 anos.
    O OdontoSesc é um programa que tem por objetivo levar atendimento odontológico gratuito a comunidades distantes que não possuem consultórios dentários. Além disso eles também desenvolvem ações lúdicas e educativas para prevenir doenças da boca. 
    O projeto viaja de carreta pelo interior do Brasil para levar saúde, qualidade de vida e atividades educativas a crianças, adultos e idosos. Os principais atendimentos são tratamento de cárie, limpeza, extrações e aplicação de flúor. O objetivo desse programa é diagnosticar de forma precoce as doenças e contribuir para promoção integral da saúde; promover a qualidade de vida da clientela comerciária, seus dependentes e sociedade em geral; estender atendimento à população de baixa renda e sem acesso às clínicas odontológicas fixas e divulgar serviços comunitários de referência para saúde bucal.
    A) INCORRETA – O Programa Passaporte para a Saúde começou a ser disponibilizado, em 2003 e suas consultas são realizadas mediante agendamento prévio. 
    B) INCORRETA - O Odontosesc oferece atendimento nas áreas de prevenção, promoção de saúde, tratamento de cárie, limpeza, extrações e aplicação de flúor. 
    C) INCORRETA – O objetivo do Programa Passaporte para a Saúde é diagnosticar de forma precoce doenças crônicas não transmissíveis. 
    D) CORRETA – O SESC-DF oferece tratamentos odontológicos em clinica geral e nas áreas de endodontia, periodontia, ortodontia, próteses e dentística a preços acessíveis, ou são encaminhados ao serviço do Serviço Único de Saúde (SUS). 
    E) INCORRETA – No Programa Passaporte para a Saúde, os pacientes são atendidos em três etapas. Por um médico, por um nutricionista e por um preparador físico. 
    RESPOSTA: D
  • LETRA D

    O SESC-DF oferece tratamentos odontológicos em clinica geral e nas áreas de endodontia, periodontia, ortodontia, próteses e dentística a preços acessíveis, ou são encaminhados ao serviço do Serviço Único de Saúde (SUS).


ID
3886135
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um bem adquirido por R$ 180.000,00 foi vendido por R$ 216.000,00 quando a inflação era de 25%.

Nesse caso hipotético, é correto afirmar que houve ganho/perda real de

Alternativas
Comentários
  • 25 - 4 = 21

    180.000,00 * 21% = 37.800 + 180.000,00 = 217.800 Resposta dada pela banca

    Houve inflação de 25% 180.000,00 * 25% = 45.000 + 180.000,00 = 225.000, ou seja ele vendeu por um valor de 216.000,00 (abaixo da inflação) e perdeu dinheiro

    180.000,00 * 20% = 36.000 + 180.000,00 = 216.000, - 5 % seria a desvalorização correta mas como não tem essa resposta, por aproximação a menos errada é a letra B

  • Inflação = 25% = 0,25 Compra do bem = 180000 Venda do bem = 216000 Taxa Aparente: > 180000 * (1 + i) = 216000 > 1+ i = 216000 / 180000 > i = 1,2 - 1 > i = 0,2 = 20% Taxa Real > 1 + i = (1 + 0,2) / (1 + 0,25) > 1 + i = 1,2 / 1,25 > i = 0,96 - 1 > i = -0,04 = -4% Alternativa B

ID
3886138
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Suponha-se que a taxa de inflação no ano n tenha sido de 6,5%. Nesse caso, o poder de compra ao final do período, em relação ao início do período, corresponderá a

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A taxa real de juro será sempre menor que a diferença entre a taxa aparente e a inflação.

  • Alguém poderia explicar essa questão?

  • Início do ano

    x ( 1 - i0)

    Final do ano

    x ( 1 + i0) - x ( 1 - if) = x ( 1 + i0)

    x ( 1 + if)

    onde : x é o poder de compra , i0 é a inflação acumulada no início do ano e if é a inflação acumulada no final do ano.no

    • i0 = 0 ( não tem inflação acumulada)
    • if = 6,5 % = 0,065

    x =​ 1 = 1 = 1 = 0,9390 ou 93,90 %

    x ( 1 + if) ( 1 +if)  ( 1 + 0,065) (1,065)


ID
3886141
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha-se que a escala da planta de uma determinada área geográfica seja de 1:100.000 e essa área tenha 20 km de comprimento. Nesse caso, o segmento correspondente será representado, em cm, por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    1 / 100.000 = 1 cm da planta corresponde a 100.000 cm da área real.

    Primeiro transformei 20 km p/ cm:

    KM HAM DAM M DM CM MM

    20 Km = 2000000 Cm

    Agora basta pegar esse valor e dividir por 100.000:

    2.000.000 / 100.000 (corte os zeros)

    = 20


ID
3886144
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha-se que um tipo de descarga de vaso sanitário consuma 4 litros de água cada vez que for acionado e que tal ação ocorra 10 vezes por dia. Instalando-se um novo equipamento, seria possível reduzir esse consumo em 25%. Nesse caso, a economia diária de água seria de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)

    4 litros de água por descarga dez vezes por dia dá => 4 * 10 = 40 litros de água.

    Se com o novo equipamento haverá economia de 25%, que é o mesmo que 1/4, então serão economizados:

    40 / 4 = 10 litros de água.

  • Quero uma questão assim na minha prova. kkkk


ID
3886147
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às características qualitativas da informação contábil-financeira útil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.

    Gab: C

  • Características qualitativas da informação contábil

    Relevância – capacidade de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da

    elaboração e da divulgação da informação contábil. 

    As informações têm valor confirmatório se confirmarem ou alterarem expectativas passadas

    ou presentes.

    As informações têm valor preditivo quando são voltadas ao futuro.

    Representação fidedigna – é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e

    livre de erro material.

    Fonte: Vinicius Nascimento, Alexandre Violato Peyerl


ID
3886150
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O critério de mensuração dos ativos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, que poderiam ser obtidos pela sua venda de forma ordenada, caracteriza o

Alternativas
Comentários
  • a) Custo histórico: Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

    b) Custo corrente: Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.

    c) Valor realizável (valor de realização ou de liquidação): Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.

    d) Valor presente: Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
3886153
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em um plano de contas convencional, é possível identificar como conta retificadora

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    São retificadoras do PL. ComBase: art. 30 da Lei 6.404/1976. As ações ou quotas adquiridas pela companhia ou sociedade limitada serão registradas em conta específica redutora do Patrimônio Líquido, intitulada "ações ou quotas em tesouraria".

  • Questão recorrente em concursos públicos!

    Ações em Tesouraria -> Conta Retificadora do Patrimônio Líquido.

  • Analisando as opções:

    A) Descontos Financeiros Concedidos.

    Alternativa errada.

    Trata-se de conta de despesa. Portanto, não pode ser retificadora.

    B) Ajuste de Avaliação Patrimonial.

    Alternativa errada.

    Esta conta, não apresenta natureza definida. Quando apresentar saldo devedor, será considerada retificadora, mas nem sempre.

    C) Despesas Antecipadas.

    Alternativa errada.

    Conta de natureza devedora do ativo. 

    D) Seguros a Vencer.

    Alternativa errada.

    Conta de natureza devedora do ativo.

    E) Ações em Tesouraria. 

    Alternativa correta.

    Esta conta possui natureza devedora e é classificada no patrimônio líquido, que é um ambiente de contas credoras.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • AÇÕES EM TESOURARIA É UMA CONTA RETIFICADORA DO PL.

  • GABARITO E

     “Ações em Tesouraria” representa as compras que a entidade realizou de suas próprias ações em poder de terceiros. Esta conta é representada de forma a reduzir o valor do patrimônio líquido (conta retificadora), possuindo, portanto, natureza devedora.

    Fonte: Igor Cintra

  • A

    Descontos Financeiros Concedidos.

    (Despesa financeira)

    B

    Ajuste de Avaliação Patrimonial.

    (Conta do PL, guarda alteração resultado de avaliação a valor justo de ativo ou passivo)

    C

    Despesas Antecipadas.

    (Direito)

    D

    Seguros a Vencer.

    (Direito, espécie de despesa antecipada).

    E

    Ações em Tesouraria

    (Retificadora do PL)


ID
3886156
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às operações de resgate, amortização e reembolso de ações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)ERRADO, " § 1º O resgate consiste no pagamento do valor das ações para retirá-las definitivamente de circulação"

    b)CORRETO, "mantido o mesmo capital, será atribuído, quando for o caso, novo valor nominal às ações remanescentes"

    c)ERRADO, " Art. 45. O reembolso é a operação pela qual, nos casos previstos em lei, a companhia paga aos acionistas dissidentes de deliberação da assembléia-geral o valor de suas ações.

    d)ERRADO, " § 1º  O estatuto pode estabelecer normas para a determinação do valor de reembolso

    e)ERRADO, " § 5º As ações integralmente amortizadas poderão ser substituídas por ações de fruição

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Os temas resgate, amortização e reembolso de ações estão previstos nos artigos 44 e 45 da Lei 6.404/76 e alterações.

    Julgando cada uma das opções.

    A) A amortização consiste na retirada definitiva de circulação.

    A amortização consiste na distribuição aos acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital social, de quantias que lhes poderiam tocar em caso de liquidação da companhia. (art. 44, § 2º).

    Afirmativa incorreta.

    B) Será atribuído novo valor às ações remanescentes no resgate sem redução do capital social.

    O resgate consiste no pagamento do valor das ações para retirá-las definitivamente de circulação, com redução ou não do capital social, mantido o mesmo capital, será atribuído, quando for o caso, novo valor nominal às ações remanescentes. (art. 44, § 1º).

    Afirmativa correta.

    C) O reembolso é uma faculdade de qualquer acionista que queira se retirar da entidade. 

    O reembolso é a operação pela qual, nos casos previstos em lei, a companhia paga aos acionistas dissidentes de deliberação da assembleia-geral o valor de suas ações. (art. 45, caput)

    O reembolso está relacionado à acionistas dissidentes.

    Afirmativa incorreta.

    D) O valor do reembolso corresponde ao preço de mercado da ação. 

    O estatuto pode estabelecer normas para a determinação do valor de reembolso, que, entretanto, somente poderá ser inferior ao valor de patrimônio líquido constante do último balanço aprovado pela assembleia-geral, observado o disposto no § 2º, se estipulado com base no valor econômico da companhia, a ser apurado em avaliação (§§ 3º e 4º) (art. 45, § 1º).

    Conforme previsto no parágrafo citado, o valor do reembolso não será, necessariamente, o valor de mercado das ações.

    Afirmativa incorreta.

    E) As ações resgatadas poderão se converter em ações de fruição.

    As ações integralmente amortizadas poderão ser substituídas por ações de fruição, com as restrições fixadas pelo estatuto ou pela assembleia-geral que deliberar a amortização; em qualquer caso, ocorrendo liquidação da companhia, as ações amortizadas só concorrerão ao acervo líquido depois de assegurado às ações não a amortizadas valor igual ao da amortização, corrigido monetariamente. (art. 44, § 5º).

    As ações que podem ser transformadas em ações de fruição são as amortizadas e não resgatadas.

    Afirmativa incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3886159
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os pagamentos obrigatórios efetuados às entidades do Sistema S são classificados como

Alternativas
Comentários
  • As chamadas contribuições parafiscais no regime da Constituição de 1988 têm natureza de contribuição social de interesse das categorias profissionais ou econômicas previstas no art. 149 da CF submetendo-se integralmente às normas gerais de direito tributário na dicção do STF. Assim, somente à União compete instituí-las ou majorá-las por meio de lei em sentido estrito.


ID
3886162
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considera-se como transferência de capital o(a)

Alternativas
Comentários
  • Dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, segundo derivem da lei de orçamento ou de lei especial anterior, bem como as dotações para amortização da dívida pública. https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/transferencias-de-capital

  • A - amortização da dívida pública.

    B - subvenção social. Transferência corrente

    C - concessão de empréstimo. Inversão fincanceira

    D - participação em aumento de capital de estatais. Investimento ou Inversão financeira

    E - encargo da dívida. Transferência corrente


ID
3886165
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Constitui subvenção econômica, em relação a gêneros alimentícios, a diferença entre o(s)

Alternativas

ID
3886168
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Constitui princípio da licitação a

Alternativas
Comentários
  • O processo licitatório deve ser regido pelos princípios constitucionais da isonomia, legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e outros correspondentes, se assim houver.

    Fonte: DireitoNet

    Gabarito: C

  • GABARITO C

    Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    FONTE: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

  • Princípios da Licitação

    ISONOMIA

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE Do LIMPE, apenas a eficiência não é expressa como princípio pela lei 8666.

    MORALIDADE

    IGUALDADE

    PUBLICIDADE

    PROBIDADE ADMINISTRATIVA

    VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

    JULGAMENTO OBJETIVO DAS PROPOSTAS Estes são específicos das licitações e expressos na lei 8666.

  • LETRA C

  • Em se tratando de questão que aborda o tema dos princípios informativos dos procedimentos licitatórios, tudo recomenda que se aplique o teor do art. 3º, caput, da Lei 8.666/93, que assim estabelece:

    "Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos."

    Como daí se depreende, o cotejo deste rol de princípios com as alternativas propostas pela Banca revela que a única opção que contempla um dos postulados expressamente elencados na norma é a letra C, isonomia.

    Todas as demais destoam do figurino legal, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: C


  • EM PROVA, está CORRETO dizer que a isonomia (igualdade de todos perante a lei) é princípio e/ou objetivo das licitações.

    *** A economicidade é princípio RECONHECIDO, não básico.***

    L.I.M.P.P.I - Vc Judas

    Legalidade / Impessoalidade / Publicidade / Probidade Adm / Igualdade / Vinculação ao Instrumento Convocatório / Julgamento Objetivo.

  • Tudo bem, mas no caso em tela, o enunciado pede pra avaliar a seguinte afirmação: "A posse exclusivamente de chip para aparelho celular não caracteriza falta disciplinar de natureza grave."

    E isso está ERRADO.


ID
3886171
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca das regras da fase externa do pregão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei do Pregão :LEI Nº 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002

    VIII – no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.

  • GABARITO B

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

    FONTE: LEI N 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  • C) ART. 4º. X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;

    D) ART. 4º.XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

    E) ART. 4º. XIII - a habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira;

  • achei mal formulada a questão. Se ninguém cobrir a menor proposta, não vai ter lance. enfim, acertei por exclusão
  • LETRA B

  • Vejamos cada uma das opções propostas pela Banca, separadamente:

    a) Errado:

    Na realidade, a minuta do contrato deve estar pronta desde a divulgação do edital, sendo incorreto, portanto, sustentar que seria elaborada após a elaboração das propostas. No ponto, eis o teor do art. 4º, III, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    (...)

    III - do edital constarão todos os elementos definidos na forma do inciso I do art. 3º, as normas que disciplinarem o procedimento e a minuta do contrato, quando for o caso;"

    b) Certo:

    Realmente, o autor da melhor proposta, assim como aqueles que apresentarem propostas até 10% superiores, poderão participar da etapa de lances verbais, na forma do art. 4º, VIII, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º (...)
    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;"

    c) Errado:

    O pregão constitui modalidade licitatória cujo critério de julgamento deve ser sempre o de menor preço, o que se extrai do teor do art. 4º, X, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º (...)
    X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;"

    d) Errado:

    Em rigor, no pregão, opera-se uma inversão da ordem tradicionalmente prevista na Lei 8.666/93. Isto é, primeiro ocorre a etapa competitiva. Somente após, realiza-se a fase de habilitação, mediante abertura do envelope contendo os documentos de habilitação do vencedor. É o que se depreende da leitura do art. 4º, XII, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º (...)
    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;"

    e) Errado:

    A presente opção diverge da norma do art. 4º, XIII, da Lei 10.520/2002, que exige regularidade fiscal ampla, e não apenas perante a Fazenda do ente da Federação responsável pela obra ou serviço. Confira-se:

    "Art. 4º (...)
    XIII - a habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira;"


    Gabarito do professor: B


ID
3886174
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O pregão eletrônico destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, que são os

Alternativas
Comentários
  • O pregão eletrônico destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, estando assim conceituados aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos em edital, por meio de especificações usuais de mercado.

  • GABARITO E

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    FONTE: LEI N 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  • Cuida-se de questão que demandou apenas conhecimentos acerca do que se deve entender por bens e serviços comuns, o que tem definição legal na norma do art. 1º, parágrafo único, da Lei 10.520/2002, litteris:

    "Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado."

    Logo, em vista deste conceito legal, percebe-se que a única opção correta é aquela descrita na letra E. Todas as demais divergem do figurino legal, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: E

  • por que a A) tá errada ?


ID
3886177
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com o Regulamento de Licitações e Contratos do Sesc,

Alternativas
Comentários
  • foi o que pensei!


ID
3886180
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o Regulamento de Licitações e Contratos do Sesc, a licitação será inexigível

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: D

    Minhas anotações sobre os Casos de contratação direta ( Sem licitação):

    ->Fornecedor exclusivo (Vedado a escolha da marca)

    ->Contratação de profissional de notório saber, atividade singular. (Exceto na contratação de publicidade)

    ->Contratação de artista consagrado, reconhecido pelo público ou pela crítica.

  • Inviabilidade de competição.

  • A questão dada como correta está incompleta, pois artista, ator, músico etc. devem ser consagrados pelo público ou pela crítica.

    Ou seja, NÃO É QUALQUER UM.

  • Questão mal elaborada. Seguindo a letra da lei, nenhuma das alternativas seria Inexigível. Teria que especificar como ARTISTA CONSAGRADO, e não somente “artistas”.

  • Eu acertei, mas achei a questão muito mal elaborada. Fiquei em dúvida entre as afirmativas A e D e optei por aquela que mais se aproximava da letra da lei. Mas mesmo assim, não é artista que torna a contratação inexigível. Teria que ser um artista consagrado pra valer essa regra.

  • Em se tratando de licitações inexigíveis, no âmbito do Serviço Social do Comércio  - SESC, há que ser aplicada a Resolução n.º 1.252/2012, que altera, modifica e consolida o Regulamento de Licitações e Contratos do SESC, em especial o teor de seu art. 10, in verbis:

    "Art. 10 A licitação será inexigível quanto houver inviabilidade de competição, em especial:

    I- na aquisição de materiais, equipamentos ou gênero diretamente de produtor ou fornecedor exclusivo;

    II- na contratação de serviços com empresa ou profissional de notória especialização, assim entendido aqueles cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica ou outros requisitos relacionados com sua atividade, permita inferir que o seu trabalho é o mais adequado à plena satisfação do objeto a ser contratado;

    III- na contratação de profissional de qualquer setor artístico;

    IV- na permuta ou dação em pagamento de bens, observada a avaliação atualizada;

    V- na doação de bens."

    À luz deste rol de hipóteses, em cotejo com as opções propostas pela Banca, percebe-se que a única correta, eis que devidamente amparada em disposição do citado ato normativo, é aquela indicada na letra D ("na contratação de artistas como músicos, atores e dançarinos"), que tem apoio na regra do inciso III acima transcrito.

    Todas as demais não contam com respaldo no aludido ato normativo, de sorte que não legitimam a contratação direta via inexigibilidade de licitação.


    Gabarito do professor: D

  • Tem q ir pela menos errada nessa aí

  • [GABARITO: LETRA D]

    DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA

    Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    ▶I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    ▶II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    ▶III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Pessoal, a questão fala sobre o Regulamento do SESC. E, infelizmente, está dessa forma, apenas. Errei e ao corrigir vi esse detalhe. Paciência.


ID
3886183
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Como aspecto(s) positivo(s) do pregão para a Administração, aponta(m)-se

Alternativas
Comentários
  • Algumas vantagens do pregão:

    ► Inversão das fases de habilitação (ganha tempo, pois é mais rápido, ágil e eficaz fazer o pregão, depois faz a habilitação)

    ► No pregão não são observados limites de valores (para produtos e serviços).

    ► Publicação do edital em 8 dias úteis (o que deixa o procedimento mais rápido devido o prazo célere).

    ► Pode haver benefícios para ME e EPP pode dar um lance 5% maior que as outras empresas.

    ► Pode se usar o SRP (Sistema de Registro de Preço)

    ► A população tem acesso aos pregões realizados pela internet.

    (A) INCORRETA - O prazo de apresentação de propostas é de 8 dias úteis, logo não é maior para apresentar.

    (B) INCORRETA - rege a lei que o pregoeiro atuará deste o recebimento das propostas até a adjudicação do certame ao licitante vencedor, logo o pregoeiro não será substituído em cada fase.

    (C) CORRETA - a ciência do vencedor ao final da sessão pública. ► Com isso a Administração tem a vantagem de aproveitar-se do processo célere para adjudicação do bem em menor prazo (apesar de não achar que isso seja uma real vantagem)

    (D) não se escolhe a melhor técnica, mas sim o preço mais vantajoso, a questão inverteu

    (E) cai muito = ocorre a inversão da fase de habilitação (a habilitação ocorre só depois que se encontra o vencedor) ->incorreto dizer isso ► ocorre a habilitação, com exame prévio, da documentação de todos os licitantes.

  • . Inversão das fases de habilitação (ganha tempo, pois é mais rápido, ágil e eficaz fazer o pregão, depois faz a habilitação)

    . No pregão não são observados limites de valores (para produtos e serviços).

    . Publicação do edital em 8 dias úteis (o que deixa o procedimento mais rápido devido o prazo célere).

    . Pode haver benefícios para ME e EPP pode dar um lance 5% maior que as outras empresas.

    . Pode se usar o SRP (Sistema de Registro de Preço)

    . A população tem acesso aos pregões realizados pela internet.

    Item C

  • Vamos ao exame de cada alternativa:

    a) Errado:

    Na verdade, a Lei 10.520/2002, que disciplina o pregão, prevê, via de regra, prazos mais exíguos para apresentação das propostas, como se infere de seu art. 4º, V, o qual estabelece prazo não inferior a 8 dias úteis. Confira-se:

    "Art. 4º (...)
    V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;"

    Por sua vez, a Lei 8.666/93, em seu art. 21, assim preceitua no tocante aos prazos para apresentação das propostas:

    "Art. 21.  (...)

    § 2o  O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    I - quarenta e cinco dias para:

    a) concurso;

    b) concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço";

    II - trinta dias para:

    a) concorrência, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior;

    b) tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço";

    III - quinze dias para a tomada de preços, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior, ou leilão;

    IV - cinco dias úteis para convite."

    Como daí se depreende, à exceção da modalidade convite, todas as demais preveem prazos mais elastecidos, se comparados à modalidade pregão, que, de uma forma geral, propõe-se de fato a ser mais célere. 

    b) Errado:

    Não é correto aduzir, genericamente, que o pregoeiro atue "em todas as situações", porquanto existem competências que são atribuídas à denominada autoridade competente, o que fica claro da leitura do art. 4º, XXI e XXII, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º (...)
    XXI - decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor;

    XXII - homologada a licitação pela autoridade competente, o adjudicatário será convocado para assinar o contrato no prazo definido em edital; e"

    Pode-se, ainda, combinar estes dispositivos com o teor do art. 7º do Decreto 3.555/2000, que regulamenta a modalidade pregão, ao assim dispor sobre as competências da mencionada autoridade:

    "Art. 7º  À autoridade competente, designada de acordo com as atribuições previstas no regimento ou estatuto do órgão ou da entidade, cabe:

    I - determinar a abertura de licitação;

    II - designar o pregoeiro e os componentes da equipe de apoio;

    III - decidir os recursos contra atos do pregoeiro; e

    IV - homologar o resultado da licitação e promover a celebração do contrato."

    Do exposto, incorreta esta alternativa.

    c) Certo:

    De fato, ao final da sessão pública, é identificado o licitante vencedor, conforme art. 4º, XV, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º (...)
    XV - verificado o atendimento das exigências fixadas no edital, o licitante será declarado vencedor;"

    d) Errado:

    Em rigor, o critério de julgamento na modalidade pregão vem a ser o de menor preço, consoante art. 4º, X, da Lei 10.520/2002, verbis:

    "Art. 4º (...)
    X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital;"

    e) Errado:

    Na verdade, no pregão, a análise da documentação de habilitação é realizada após a etapa competitiva, e não de forma prévia, como incorretamente aduzido pela Banca, o que se extrai da norma do art. 4º, XII, da Lei 10.520/2002:

    "Art. 4º (...)
    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;"


    Gabarito do professor: C


ID
3886186
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A propósito da ISO 31.000, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ISO 31000 é uma norma da família de gestão de risco criada pela International Organization for Standardization. O objetivo da ISO 31000: 2009 é estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos.

    Wiki'


ID
3886189
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entre as providências de controle geralmente adotadas para manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos, destaca-se a segregação de funções, como, por exemplo, atribuir a pessoas diferentes o(a)

Alternativas
Comentários
  • Alguém? não entendi essa

  • também não entendi mas acho que deve ser porque vendas a crédito não necessariamente é lançado na conta clientes

  • Se a Banca pelo menos se fizesse entender, seria ótimo.

  • Indiquei para comentário do professor. Sinceramente, não entendi.

  • Segregação de funções é um princípio do controle interno que estabelece a separação de atribuições entre servidores distintos nas várias fases de um determinado processo.

    No trâmite para aquisição de bens e serviços, por exemplo, este princípio estabelece que cada etapa de processamento da despesa (autorização, aprovação, execução, controle e contabilização) deve ser desempenhada por diferentes agentes públicos.

  • Tbm não entendi a questão, mas acertei por levar em consideração que a alternativa E era a menos complexa e passível de delegar.

  • GABARITO: LETRA E

    Entre as providências de controle geralmente adotadas para manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos, destaca-se segregação de funções, como, por exemplo, atribuir a pessoas diferentes o(a)

    a) recebimento e a armazenagem de um bem.

    INCORRETA. Não há nenhum impedimento para que essas funções sejam desempenhadas pela mesma pessoa. Muitas organizações, inclusive, repassam essas funções para um único funcionário. Isso ocorre porque não há nenhuma atitude que possa ser provocada em tais funções e que possam gerar uma fraude. Ambas são atividades de execução.

    b) registro de uma transação e o acesso ao plano de contas da entidade.

    INCORRETA. Repare que para registrar uma transação é necessário ter prévio conhecimento ou acesso ao plano de contas, sob pena de incorrer no erro de fazer lançamentos equivocados. Aqui estamos diante de atividades que se completam.

    c) compra de determinado bem e os respectivos catálogos de preços.

    INCORRETA. Para realizar uma compra, o órgão comprador precisa ter acesso ao catálogo de preços, até mesmo para se ter uma ideia da expectativa de gasto e da quantidade do pedido. 

    d) controle do almoxarifado e o acesso ao arquivo de requisição de materiais.

    INCORRETA. Essas são funções desempenhadas por uma mesma pessoa. Afinal, para realizar o controle do almoxarifado, a pessoa precisa ter acesso ao arquivo de requisição de materiais. E, ao manipular tal arquivo, a pessoa está, de certa forma, controlando o almoxarifado. Ambas são, de certa forma, atividades de controle.

    e) autorização de vendas a crédito e o controle da conta Clientes.

    CORRETA. É o nosso gabarito! Olha só: no fundo, quem autoriza as vendas a crédito só quer vender. As vendas à crédito acabam prolongando o fluxo de recebimentos da organização. Existe, inclusive, o risco do não recebimento (inadimplência). Quem controla a conta clientes, por outro lado, quer que os recebimentos estejam sempre em dia, no azul. Veja como são funções que podem gerar algum tipo de conflito. Se uma mesma pessoa ocupasse tais funções, ela poderia manipular dados e informações para fraudar e falsear a verdadeira realidade. As funções de autorização e controle devem ser desempenhadas por pessoas diferentes? Olha aí o "bizu" batendo na sua porta: autorização de vendas a crédito e controle da conta clientes.

    FONTE: Prof. Arthur Oliveira - Tec Concursos


ID
3886192
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O sistema de controle interno de uma organização deve considerar a possibilidade/probabilidade de ocorrência de um dado evento. Está associada à possibilidade de tal ocorrência a indicação de uma medida qualitativa do tipo

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Num faço ideia de onde saiu isso, mas atente para o enunciado:

    [...] indicação de uma medida QUALITATIVA do tipo:

    Percentagem, razão e proporção, em suma, é a relação entre dois valores/grandezas

    Frequência é um dado evento sobre o período de tempo determinado, p ex., número de batidas por minuto (bpm) de uma música.

    Logo, são valores QUANTITATIVOS

    Sobrando a Intensidade, nunca vi algo sobre em NBCs.

    Intensidade é grandeza quantitativa pelas engenharias rs.

  • A questão pede qualitativa, inverteu QUALITATIVA  com QUANTITATIVOS na explicação, mas não tinha pensado por esse modo, seu comentário me ajudou.


ID
3886195
Banca
Quadrix
Órgão
SESC-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As organizações devem identificar os tipos de risco a serem controlados. Entre eles, o risco financeiro de prejuízos com intangíveis, como, por exemplo, quando houver o(a)

Alternativas
Comentários
  • D - desistência de continuidade dos investimentos em pesquisa de novos produtos.

  • Foi a primeira que descartei porque na contabilidade investimento em pesquisa jamais é contabilizado como intangível