SóProvas



Prova Quadrix - 2021 - CRM-MS - Contador


ID
5069029
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O dispositivo de armazenamento de dados SSD (Solid State Drive) é categorizado como unidade de estado sólido porque

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    SSD ou Solid-State Drive, é uma unidade de armazenamento que concorre com o HD, porém ao contrário do mesmo, que possui componentes móveis e necessariamente um disco. O SSD não possui discos ou quaisquer componentes móveis, daí o nome Solid.

  • SSD utiliza magnetismo? Os do tipo SATA, não sei, mas M2 não e a questão não especifica. Apesar de saber que a C está correta, não seria passível de anulação?

    Pra cima!

  • Unidade de estado sólido

    1. é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais.

    1. responsável por armazenamento, totalmente diferente de sistemas magnéticos (como os HDDs e fitas) ou óticos (discos como CDs e DVDs).

    • Tempo de acesso reduzido, menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos.
    • Eliminação de partes móveis eletromecânicas,
    • Consumo reduzido de energia;

  • GABARITO -C

    Comparativo..

    SSD X HD

    HD:

    Vantagens

    Menor preço – Por ser uma tecnologia mais antiga e já estar presente em nossos primeiros computadores, os HDs convencionais são mais baratos, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior;

    Maior capacidade de armazenamento – Os HDs são facilmente encontrados com tamanhos superiores a 1TB, trazendo inúmeras opções de espaço para o seu armazenamento de arquivos.

    Desvantagens

    Tempo de leitura e escrita menor – Devido a ter um funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar um dado é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 à 120 MB/s;

    Ruído – Graças ao processo de leitura de discos ser feito por cabeçotes, é possível escutar o barulho de um HD tendo alguma informação sendo acessada;

    Frágil – Por possuir discos móveis e que são acessados por um cabeçote, se você fizer um movimento brusco durante esta ação, o HD pode ser facilmente danificado tendo os seus dados corrompidos. Além disto, ele é suscetível a perder dados em casos de interferências magnéticas.

    SSD:

    Vantagens

    Velocidade – O SSD alcança velocidades entre 200MB/s à 500MB/s, que garantem mais velocidade para iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;

    Não faz barulho – Como o seu funcionamento não envolve nada mecânico, apenas o acesso as memórias Flash, não é possível escutar nenhum som vindo dele;

    Mais resistente – Por não possuir discos móveis como o HD, o SSD dificilmente sofrerá algum dano ou perda por conta de ser movimentado. Além disto, ele não sofre possíveis perdas ou corrupção de arquivos por interferências magnéticas;

    Baixo consumo de energia – O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional.

    Desvantagens

    Preço caro – Mesmo sendo vendido com espaços de armazenamento menor do que um HD convencional, o SSD ainda sai mais caro;

    Vida útil menor – Apesar de eles serem mais resistentes fisicamente, cada gravação feita no SSD gasta a sua cédula tirando um pouco de sua capacidade de segurar cargas elétricas;

    Pouco espaço de armazenamento – A maioria dos SSDs vendidos possuem entre 120 à 240 GB de espaço. Apesar de já existirem opções com alguns terabytes de espaço, o seu preço tende a ser inacessível para muitas pessoas.

  • GAB. C

    não possui componentes móveis

  • Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Originalmente chamado de Solid State Disk, o SSD está atualizando seu nome para Solid State Drive. O que a palavra Solid (sólido) do nome está informando?

    A

    Informa que a unidade é sólida, não líquida.

    B

    Informa que um SSD não possui peças móveis.

    C

    Informa que um SSD é construído de metal.

    D

    Informa que a unidade é resistente a impactos e choques.

    E

    Informa que a unidade é compacta.

    gabarito letra "C"

    Bons Estudos

  • GABARITO C

    SSD - Solid-state drive (unidade de estado sólido): Dispositivo responsável por armazenar dados, mas que, diferentemente dos sistemas magnéticos, não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor. São baseados na tecnologia de memória flash. Apresenta maior resistência a impactos e menor consumo de energia na comparação com os atuais discos rígidos. O custo de armazenamento é mais alto na comparação com o disco rígido. Apesar do custo elevado, apresenta-se com uma alternativa de alta velocidade no acesso e armazenamento de dados armazenados. Não é volátil

    A capacidade de armazenamento depende do modelo adquirido: 32 GB, 64 GB, 120 GB, 1 TB, 2 TB ou mais. Mais rápido que o HD (disco rígido).

    O SSD (solid-state drive) é uma tecnologia de armazenamento que utiliza memória flash e cuja interface de comunicação é a mesma utilizada em discos rígidos.

  • O que significa não ter componentes móveis?

    Tem componentes fixos?Ou não tem componente?

    Não estou conseguindo visualizar como seria

    E as fotos no google não ajudaram muito.

  • Eu acho que essa questão caberia recurso por causa da alternativa D

  • Os computadores pessoais, e demais dispositivos computacionais, seguem a Arquitetura de Von Neumann. De acordo com os princípios deste modelo, o processamento é realizado a partir de informações provenientes de periféricos de entrada e memórias, apresentando o resultado em periféricos de saída ou memórias de armazenamento de dados.

    O dispositivo de armazenamento conhecido pela sigla SSD (Solid State Drive) é uma unidade de armazenamento permanente fabricada com chips de memória do tipo flash, que mantém os dados em alimentação contínua de energia.

    Vamos ver as alternativas:

    A) É feito de alumínio. Errada. Os discos de estado sólido não possuem discos metálicos com superfície magnetizável como os HDs (Hard Disk, disco rígido, winchester).

    B) As informações são armazenadas, nele, em memórias flash e RAM. Errada. A memória RAM armazena os dados temporariamente, perdendo o conteúdo quando o dispositivo é desligado. O disco SSD utiliza memória flash, e mantém os dados quando o dispositivo é desligado.

    C) Não possui componentes móveis. Certa. Por ser construído com componentes eletrônicos, não possui discos metálicos e atuadores mecânicos para os braços de leitura/gravação como em um disco rígido do tipo HD.

    D) Não utiliza magnetismo como forma de gravação. Errada. O magnetismo continua sendo utilizado, mas a nível de componentes nos circuitos integrados, gravando ou apagando dados nos componentes eletrônicos.

    E) O  SSD,  ao  contrário  dos  antigos  disquetes,  não  é flexível. Errada. Os disquetes (floppy disk, disco flexível) são mídias de armazenamento com superfície magnética e flexível. O disco SSD é construído em um encapsulamento rígido.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GAB:C

    Questão fresquinha:

    2021 / Instituto AOCP / PC PA / Investigador

    O Dispositivo de armazenamento de dados que não possuiu partes móveis em sua estrutura, fazendo com que não sofra falhas mecânicas, pois nada se movimenta dentro da sua estrutura, denomina-se

    A) HDDs

    B) SSDs

    C) SATA

    D) SCSI

    E) SASs

    CESPE - 2016 - TRE-PE - Técnico Judiciário - O dispositivo responsável por armazenar dados, mas que, diferentemente dos sistemas magnéticos, não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor é o SSD. (CERTA)

  • Diferente do HD, o SSD não possui componentes móveis, o que o torna mais resistente.

  • Por ser construído com componentes eletrônicos, não possui discos metálicos e atuadores mecânicos para os braços de leitura/gravação como em um disco rígido do tipo HD.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Hardware.

    Gabarito: Letra C

    O que é SSD?

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD x  HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD ​ MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs

    SSD veio para substituir os HDs

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada.

    Pessoal, Questões como essa, misturando discos rígidos (HDs) é unidades de estado sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD. cai em todas as bancas, é preciso saber as diferenças entre os dois.

    Acredito que com essas informações, muitas questões de concursos serão resolvidas!

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
5069032
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No programa MS Excel 365, ao se inserir a data 01/01/1901 na célula A1 e formatá‐la como Geral, será exibido o valor

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que o gabarito não é a letra D, só se 1900 tiver sido um ano bissexto

  • 1901 não foi um ano bissexto.¹

    Observação: O Excel armazena datas como números de série sequenciais de forma que eles possam ser usados em cálculos. A data 1° de janeiro de 1900 é o número de série 1 e 1° de janeiro de 2008 é o número de série 39448, pois corresponde a 39.447 dias após 1° de janeiro de 1900. Você precisará alterar o formato de número (Formatar Células) para exibir uma data apropriada. ²

    Referência: http://www.calc2me.com/calcula-tabela-de-anos-bisextos/ ¹

    https://support.microsoft.com/pt-br/office/fun%C3%A7%C3%A3o-data-e36c0c8c-4104-49da-ab83-82328b832349 ²

  • O excel não consegue fazer algumas operações com dada a abaixo de 01/01/1900. Faça o teste. kkk

    GAB E

  • SOBRE OS FORMATOS :

    1. Geral: É o formato padrão. Exibe os números como foram digitados;
    2. Número: Permite que seja especificado o número de casas decimais, se será utilizado separador de milhar, e como os números negativos serão utilizados;
    3. Moeda: Permite especificar o número de casas decimais, escolher o símbolo de moeda a ser utilizado, e como serão exibidos valores negativos. Este formato usa o separador de milhar e o símbolo de moeda fica posicionado ao lado esquerdo do valor;
    4. Contábil: Difere-se do formato Moeda no sentido que os símbolos se posicionam sempre no canto esquerdo da célula, independentemente do número de caracteres do valor;
    5. Data: Permite que você escolha entre uma variedade de formatos, e o local (país);
    6. Hora: Permite que você escolha um dos formatos de número disponíveis;
    7. Percentual: Permite que você escolha o número de casas decimais. Esta opção sempre exibe o símbolo de porcentagem;
    8. Fração: Permite que você escolha um dos nove formatos de fração disponíveis;
    9. Cientifico: Exibe os números em um formato de notação exponencial (com um E): 2.00E+05 = 200.000. Você pode escolher o número de casas decimais;
    10. Texto: Esta opção faz com que o Excel interprete qualquer valor inserido na célula como um texto;
    11. Especial: Contém alguns formatos adicionais de números pré-definidos que variam de acordo com a localização (país) selecionada. Por exemplo, para o português brasileiro temos o CEP (0000-000), temos os números de telefone (00)0000-0000, e a carteira de identidade;
    12. Personalizado: Permite que você defina o formato que deseja aplicar usando os recursos apresentados na seção que explica como criar formatos personalizados.

  • A Quadrix cobrou isso em 2018. Ver os comentários da questão Q994976

    Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRB 8º Região - SP Prova: Quadrix - 2018 - CRB 8º Região - SP - Fiscal Bibliotecário

    • No progama MS Excel 2013, ao se digitar, na célula A1, a data 01/01/1901 e formatá‐la como Geral, o resultado exibido será
    • (E) 367

  • Eu vou ter que parar de dormir

  • Pessoal, segundo meus estudos acerca dessa questão, cheguei à conclusão de que temos que subtrair os anos citados, tendo em vista que 01/01/1900 é um ano bissexto, portanto 01/01/1901 terá 366 dias. Porém, como nos cálculos matemáticos temos que acrescentar mais 1, nessa questão não será diferente: 01/01/1900 - 01/01/1901 = 366 + 1 dia = 367 dias. Se alguém tiver outra forma de resolver essa questão, compartilhe conosco, pois será de grande valia. Abraço a todos os concurseiros!

  • Isso não tem lógica. Pra que alguém precisa saber disso pra ser um bom analista adm no crm? pqp

  • Trata-se de uma questão sobre Excel.

    O comando da questão pergunta qual valor será exibido se pegarmos uma célula com o conteúdo 01/01/1901 e formatá-la como geral.

    Ao adicionarmos o valor 01/01/1901 e formatar o valor da célula para geral, será exibido o número 367, isso acontece porque o Excel armazena as datas como uma serie numérica que representa a quantidade de dias que se passaram entre 01/01/1900 até a data que você quer apresentar. Então, 01/01/1900 é o número 1, 02/01/1900 é o número 2, e assim por diante.



    Fonte: Imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Deus tá vendo

  • Vê uma questão dessa na prova só desestabiliza se vc nunca viu, na hora da prova só pula e volta nela só no final, porq uma questão sem noção dessas pode te atrapalhar pelo resto da prova

  • 1900 não é ano bissexto. PEGA ESSA EXCEL.

    "A maioria deve saber: o ano bissexto é aquele em que há um dia a mais - 29 de fevereiro - e ocorre de quatro em quatro anos. Outro dado já conhecido por grande parte da população: esse acréscimo é para corrigir a contagem do tempo, uma vez que a volta da Terra ao redor do Sol, que marca um ano, é mais do que 365 dias - exatos 365 dias, 5 horas, 48 minutos e aproximadamente 45, 46 segundos. Simples assim? Nem tanto, apesar de estarmos curtindo o dia a mais de 2020, que é bissexto. Numa decisão de séculos e que envolve astronomia, matemática, religião e nossa vida cotidiana, alguns anos que poderiam, pelas premissas acima, ter 366 dias não o possuem, como 1900 e os futuros 2100, 2200 e 2300.

    Para o ano ter um dia a mais, não precisa apenas contar de quatro em quatro anos. É necessário que o número do ano seja divisível por 4, mas não por 100, a exemplo de 2020. Mas, caso seja divisível por 100 e for também por 400, ainda será bissexto. "2400 é divisível por 4 e por 100, aí normalmente diríamos que ele não seria bissexto. Porém 2400 é divisível também por 400 e, portanto, sim, é ano bissexto", afirma o professor Eudes Naziazeno, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Já 1900, por exemplo, é divisível por 4 e 100, mas não por 400, assim, não é bissexto. No século 19, o último ano a possuir o 29 de fevereiro foi 1896, e o século 20 teve seu primeiro dia a mais em 1904.

    Esses parâmetros foram apontados por um grupo de matemáticos e astronômos para a definição do ano bissexto e implantados em outubro de 1582 pelo papa Gregório XIII. Até ali, se usava o calendário Juliano, instituído pelo imperador romano Júlio Cesar no ano 46 antes de Cristo. No calendário Juliano, já estava estabelecido o 29 de fevereiro a cada quatro anos, mas o grupo de cientistas calculou que, apesar do acréscimo quadrienal, as contas não eram exatas e, ao longo das centenas de anos, ficaram dez dias a mais. Qual a solução? Para resolver a questão, o papa Gregório eliminou dez dias - 5 a 14 de outubro - daquele ano. Assim, o calendário, que passava a se chamar Gregoriano, recomeçou em 15 de outubro de 1582 e já utilizando a nova fórmula, para "diminuir substancialmente incorreções". "Se não, a cada cem anos, continuaríamos a cometer o erro do Calendário Juliano, contabilizando um dia a mais", explica o professor Eudes Naziazeno."

    Tá pronto o recurso.

  • Era só o que faltava.

    A pessoa para acertar a questão teria que saber que o Excel, para ser compatível com outros programas, trata o ano de 1900 como um ano bissexto.

    Qualquer ano que seja uniformemente divisível por 4 é um ano bissexto: por exemplo, 1988, 1992 e 1996 são anos bissextos.

    No entanto, ainda há um pequeno erro que deve ser contabilizado. Para eliminar esse erro, o calendário gregoriano estipula que um ano que é uniformemente divisível por 100 (por exemplo, 1900) é um ano bissexto apenas se também é igualmente divisível por 400.

    Por essa razão, os seguintes anos NÃO são bissextos:

    1700, 1800, 1900, 2100, 2200, 2300, 2500, 2600:

    Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100, mas não por 400.

    Os seguintes anos são bissextos: 1600, 2000, 2400

    Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100 e 400.

    Como as versões do Microsoft Excel antes do Excel 97 lidam apenas com anos de 1900 a 2078, apenas o ano de 1900 está sujeito à regra de exclusão 100/400 de anos bissextos no Microsoft Excel. No entanto, para ser compatível com outros programas, o Microsoft Excel trata o ano de 1900 como um ano bissexto.

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/office/troubleshoot/excel/determine-a-leap-year

  • Até agora sem entender esse resultado, a única explicação seria c 1900 tivesse sido ano bissexto e não foi.
  • E

    O Excel armazena datas como números de série sequenciais para que elas possam ser usadas em cálculos. Por padrão, 1º de janeiro de 1900 é o número de série 1, enquanto 1º de janeiro de 2008 é o número de série 39448, porque é 39.447 dias depois de 1º de janeiro de 1900.

    Ao aplicar o formato Geral a uma célula que contenha uma data, tal critério será usado para exibir o conteúdo da célula.

    Um ano bissexto é um ano com 366 dias em vez de 365, cada 4 anos acrescenta-se um dia ao final do mês de fevereiro e 1900 foi um ano bissexto. Assim sendo, ao aplicar o formato geral à célula que contenha a data 01/01/1901, serão contados os dias passados desde 1º de janeiro de 1900, que são 367 dias.

    As alternativas:

    A. 0. Falso. Esse não é o valor que será exibido.

    B. 1. Falso. Esse não é o valor que será exibido.

    C. 365. Falso. Esse não é o valor que será exibido, pois não é 1901 não é bisexto e serão contados os dias passados desde 1º de janeiro de 1900.

    D. 366. Esse não é o valor que será exibido, pois não é 1901 não é bisexto e serão contados os dias passados desde 1º de janeiro de 1900.

    E. 367. Verdadeiro. Ao aplicar o formato geral à célula que contenha a data 01/01/1901, serão contados os dias passados desde 1º de janeiro de 1900, que são 367 dias.

    Fonte: Gran Cursos

  • Todo ano divisível por 4 é bissexto, é o caso de 1900, que tem 366 dias, assim a resposta correta é letra E.

  • Lugar dessa Quadrix é no TikTok !


ID
5069035
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o programa do Windows 10 que é equivalente à função Instantâneo, do menu Inserir do programa MS Power Point 365.

Alternativas
Comentários
  • gab: B

    Captura e esboço

    Às vezes, a maneira mais rápida de fazer uma cópia é com uma captura de tela. Embora você já possa capturar a tela usando o botão PrtScn do teclado, agora é possível pressionar a tecla do logotipo do Windows Shift s para abrir a nova experiência de corte moderno (também chamada de barra de recorte) e, em seguida, arraste o cursor sobre a área que você deseja capturar.  

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/como-fazer-capturas-de-tela-e-inserir-anota%C3%A7%C3%B5es-nelas-no-windows-10-ca08e124-cc30-2579-3e55-6db63e36fbb9

    Bons estudos.

  • Na Guia Inserir --> Grupo de Comando Imagens: é possível, dentre outros, inserir uma imagem no Power Point de uma janela aberta em seu navegador.

  • O Windows 10 é o sistema operacional da Microsoft que oferece uma série de recursos básicos para as tarefas iniciais.

    Vários destes recursos estão disponíveis em outros programas de forma mais avançada, como a função Instantâneo disponível nos aplicativos do pacote Microsoft Office, incluindo o PowerPoint.

    A função Instantâneo é para copiar parte da tela, ou uma janela, ou a tela inteira, armazenando a imagem na Área de Transferência, e inserindo no documento, ou planilha, ou apresentação de slides em edição.

    No Windows 10 o recurso "Ferramenta de Captura", que foi atualizado para "Captura e esboço" (alternativa B), permite copiar parte da tela (retangular ou forma livre), ou uma janela, ou a tela inteira, armazenando na Área de Transferência, da mesma forma que o recurso Instantâneo do Microsoft Office.

    O atalho de teclado para acionar o recurso é Windows+Shift+S.



    Fonte: Cedido pelo professor. Captura e Esboço.

    Vamos ver as outras alternativas:

    A) Câmera é o recurso para registrar imagens do meio analógico, como fotos e vídeos.

    C) MS InfoPath foi um aplicativo para desenvolver dados em formato XML, para distribuição entre programas.

    D) Paint 3D é um editor de figuras em 3D.

    E) MS Sway é um aplicativo para desenvolver conteúdo em formato HTML, como páginas web.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • B

    captura e esboço

  • A função Instantâneo é para copiar parte da tela, ou uma janela, ou a tela inteira, armazenando a imagem na Área de Transferência, e inserindo no documento, ou planilha, ou apresentação de slides em edição.

  • B

    A ferramenta captura e esboço possui a mesma equivalência da função "instantâneo" do MS power point, que permite selecionar um trecho específico da tela para capturá-lo e salvar.


ID
5069038
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as teclas que devem ser pressionadas para, no sistema operacional Windows 10,inserir um emoji em algum trabalho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    "Durante a entrada de texto, pressione a tecla do logotipo do Windows +. (ponto). O teclado de emojis será exibido."

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/dicas-e-truques-de-teclado-do-windows-10-588e0b72-0fff-6d3f-aeee-6e5116097942

  • Gab. (A)

    ¯\_(ツ)_/¯

    Bons Estudos !

    #SERVIDORPUBLICO2021

  • Bem útil

  • Sei que devemos estar preparados para qualquer tipo de questão em um concurso público, mas quem é o concurseiro que vai estudar sobre tecla de atalho para inserir emoji ?

  • Dessa eu não sabia!

    (╯°□°)╯︵ ┻━┻

  • Dessa eu não sabia...

  • (•_•)

  • Windows (ou winkey) + .

    ༼ つ ◕_◕ ༽つ

    Boa sorte a todos!!!

    2021 nosso ano!

  • Qual emoji você daria a esta questão?

  • Gabarito: A

  • Questão anulada pela banca.

    Justificativa: A imagem da questão presente em alguns exemplares de cadernos de prova prejudicou seu entendimento objetivo, sua análise e seu julgamento. Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos.

  • Eu fico imagino a cabeça do elaborador na hora de elaborar essa questão, quem não irá precisar usar esse tipo de coisa no seu dia a dia de trabalho, né? kkk

  • GABARITO (A)

    Achei muito divertido essa funcionalidade, contudo a achei inútil para o serviço público (⊙_◎)

    ಠ_ಠ

  • Bom saber!!! ❤✌✨

  • já não erro mais.

  • O atalho Windowns + . é interessante pois, além de inserir emoji, é possível inserir caracteres especiais.

  • não sabia dessa kkk . que massa. (¬‿¬)

    Gabarito: A

  • Ahh, vsfd hahahahah acertei na. Cagad@ Emoji kkkkkkkk

  • kkkkk massa

  • ¯\_(ツ)_/¯

  • ❤❤❤❤❤❤❤❤


ID
5069041
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O programa navegador Google Chrome, na sua versão 86, introduziu uma opção para se habilitar o recurso back/forward cache. A função desse recurso é

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    bfcache (back / forward cache) que permite que uma página recém-visitada carregue quase que instantaneamente quando o usuário a acessa novamente por meio do botão Voltar.

  • Gabarito: E

    Google vai ativar função que promete deixar a navegação do Chrome mais rápida

    O Google anunciou nesta quarta-feira (22) que vai ativar a função Back Foward Cache no Chrome. A funcionalidade promete deixar a navegação mais rápida, além de economizar dados móveis e energia do dispositivo.

    Como funciona

    Já disponível nos navegadores Firefox e Safari, o Back Foward Cache armazena cópias das páginas que você acessou recentemente na memória. Caso queira voltar à página anterior, a função é responsável por carregar todo conteúdo quase que instantaneamente.

    Fonte: https://canaltech.com.br/navegadores/google-chrome-nova-funcao-navegacao-mais-rapida-168589/

  • Correta, E

    Back Forward Cache armazena uma cópia da página que você acessou anteriormente e a carrega instantaneamente ao pressionar o botão de voltar, acelerando o processo, economizando dados móveis e energia do dispositivo. (https://www.tudocelular.com/google/)

    A luta continua !

  • LETRA E

  • Fui pela tradução de forward e deu certo
  • Back/forward cache - armazena uma cópia da página .

  • falou em cache já pensa em algo que ficou salvo pra ajudar a acelerar uma próxima execução

  • O navegador Google Chrome, desenvolvido pela empresa Google, é um dos mais populares softwares de navegação web.

    Regularmente, atualizações são disponibilizadas, para correção de falhas e acréscimo de funcionalidades (estáveis ou experimentais).

    O recurso back/forward cache é um exemplo.

    Na navegação, as páginas visitas são adicionadas no histórico recente, permitindo que o usuário use os botões Voltar/Avançar para acessar elas novamente.

    Entretanto, algumas páginas possuem códigos e estados de sessão, ou seja, se tornam desatualizadas se acessadas novamente por um link "expirado", que permaneceu na lista de páginas recentemente visitadas.

    O recurso back/forward cache é para manter o estado das páginas registrado na memória, e caso o usuário retorne para ela, seus códigos e controles de sessão estarão ativos e atualizados, dispensando o recarregamento da página, e agilizando a navegação pelas páginas já visitadas.

    Para ativar o recurso, acione o endereço chrome://flags/#back-forward-cache na barra de endereços do seu Google Chrome, e mude o estado para "Enable - ativado".



    Fonte: Cedido pelo professor. Google Chrome. chrome://flags/#back-forward-cache

    Vamos conferir as outras alternativas.

    A) Corrigir  eventuais  erros  de  incompatibilidade  de versões do sistema operacional.

    Este é um recurso do sistema operacional, para controle de aplicativos.

    B) Garantir a confidencialidade dos acessos a páginas da web.

    A confidencialidade é uma proteção oferecida por protocolos e camadas de segurança, não pelo navegador de Internet.

    C) Garantir a inviolabilidade dos acessos a páginas da web.

    Esta garantia está atrelada ao servidor de rede, e não para o navegador web.

    D) Acelerar os downloads de arquivos via navegador, ou seja, utilizando o protocolo HTTP.

    A transferência de dados entre o servidor e o cliente poderá ser realizada por cópia automática (arquivos temporários) ou cópia manual (downloads). A velocidade de transferência dos dados recebidos está associada à velocidade da conexão de Internet do usuário.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • back/forward cache ---- promete melhorar a navegação em sites por meio do armazenamento em cache dessas páginas.

  • O recurso back/forward cache é para manter o estado das páginas registrado na memória, e caso o usuário retorne para ela, seus códigos e controles de sessão estarão ativos e atualizados, dispensando o recarregamento da página, e agilizando a navegação pelas páginas já visitadas.

  • GABARITO LETRA E

    O Back Forward Cache armazena uma cópia da página que você acessou anteriormente e a carrega instantaneamente ao pressionar o botão de voltar, acelerando o processo, economizando dados móveis e energia do dispositivo. (https://www.tudocelular.com/google/)

  • E

    O Google Chrome é um navegador desenvolvido pela empresa Google LCC e está totalmente integrado com os recursos desenvolvidos pela empresa Google

    O recurso chamado de back/forward cache permite acelerar o carregamento de páginas da web, pois esse recurso permite deixar a página ativa mesmo depois que o usuário sair, porém, não existe o risco da execução de javascript, sendo o diferencial do recurso, assim, é possível fazer o carregamento rápido da página depois quando acessar novamente. [1]

    Fonte:

    1. https://www.oficinadanet.com.br/google/36655-chrome-ficara-mais-rapido-para-carregar-paginas-acessadas-anteriormente-em-breve [1]

  • Quadrix = carnificina


ID
5069047
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa realizou uma pesquisa, na qual foram formuladas duas perguntas. Após sua conclusão, foram obtidos os seguintes números: 225 colaboradores responderam à primeira pergunta; 225 responderam à segunda pergunta; 230 responderam apenas a uma das perguntas; e 1/4 dos colaboradores não quis participar da pesquisa.

Com base nesse caso hipotético, é correto concluir que a empresa possui um total de

Alternativas

ID
5069050
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O dia 9 de outubro de 2020 foi uma sexta‐feira e, nesse dia, a cidade de Campo Grande concedeu uma escola pública a uma organização não governamental (ONG), por um período experimental de 3.000 dias.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o último dia de vigência da concessão será uma

Alternativas
Comentários
  • pega esses 3000 divide por 7 que acharemos o número de semanas.

    3000/7 = vai dar 428 semanas e sobram 4 dias, o qual vai ser nosso ponto de partida.

    se começou O dia 9 de outubro de 2020 foi uma sexta‐feira, agora vc conta os 4 dias que sobraram

    sábado

    domingo

    segunda

    terça -- > nossa resposta

    gabarito letra B

  • e os anos bissextos?
  • Mas se são 428 semanas completas,com a semana terminando quinta, então os 4 dias que sobraram não deveriam ser sex,sab dom e seg

  • 09/10/20 - Sexta Feira

    1 ano = 365 dias

    3 anos = 1095 dias

    1095 dias em 09/10/23 + 366 (ano bissexto em 2024) = 1461 em 09/10/24 + 1095 = 2556 em 09/10/27 + 366 (ano bissexto em 2028) = 2922 em 09/10/28

    2922 - 3000 = 78 dias

    A cada ano que se passa um dia passa a ser o dia sucessor por exemplo:

    09/10/20 sexta

    09/10/21 - sábado

    nos anos bissextos pula um dia, então chegamos a conclusão que no dia 09/10/28 será segunda feira. Contando a quantidade de semanas que tem 7 dias, utilizamos praticamente a tabuada do 7 (7 x 1 = 7 ... 7 x 11 = 77) que dá em uma segunda feira contando mais um dia (77 + 1 = 78) = terça feira.

  • gaba B

    dua dicas.

    1) Como dizia minha mãe "Não seja estilista, NUM INVENTA MODA" a questão não pediu para considerar os bissextos, não vá querer fazer isso.

    2) quando der dias divida por dias, jamais por meses, ou anos, e digo mais, faça considerando 7 dias.

    ________________________________________________________________

    3000/7 = 428 semanas completas + resta 4 dias.

    a 428º semana bateu na Sexta. Então, Sáb, dom, seg e TERÇA - FEIRA!

    pertencelemos!

  • Questão não traz nem remota menção aos anos bissextos = não usa ano bissexto

  • Pra mim que segunda feira-seria a resposta.

  • Não seria possível outra interpretação do enunciado? Ora, se foi concedida numa sexta-feira, essa passa a ser considerada o primeiro dia, não? Foi dessa forma que compreendi o enunciado, o que me levou a outra resposta, segunda-feira.

    Se o 1º dia = sexta, o 7º dia, que fecha o ciclo de uma semana, seria quinta. Um novo ciclo iniciando-se novamente na sexta.

    Se 3000 = 428 x 7 + 4, então o 4º dia do resto cairia numa segunda, não terça.

    Compreendo o raciocínio dos colegas, mas creio que seria mais justo se a banca deixasse claro que a contagem dos dias não levaria em conta o dia da concessão, mas sim o dia seguinte.


ID
5069053
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Anualmente, na festa de confraternização de uma empresa, alguns de seus colaboradores são sorteados para participar de uma gincana. Ao colaborador sorteado apresentam‐se três fichas retangulares e do mesmo tamanho, todas voltadas para baixo. Em cada uma delas, estão representadas as letras C, R ou M. A cada rodada da gincana, as fichas são embaralhadas e, em seguida, alinhadas, aleatoriamente. O colaborador selecionado para participar da brincadeira deve ordenar as fichas a seu gosto, mantendo as letras voltadas para baixo e tentando obter a sigla CRM. Ao desvirá‐las, para cada letra que esteja na posição correta, ganhará um prêmio de R$ 500,00.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a probabilidade de que um colaborador participante da gincana ganhe exatamente R$ 1.000,00 é igual a

Alternativas
Comentários
  • Não tem como ele ganhar exatamente 1000 reais, porque, para que isso ocorra, ele deve acertar duas letras nas posições corretas, e, caso isso aconteça, automaticamente a terceira letra também estará em sua posição correta, o que acarretará um ganho de R$1500,00 ao participante.

    Faça o teste, tente colocar as letras C R M em uma ordem onde você só possa acertar duas letras nas posições corretas. Não conseguirá. Ou acertará apenas uma, ou as 3.

  • Então.. permutei as 3 "moedas":

    CRM - 1500 reais

    CMR - 500 reais

    RCM - 500 reais

    RMC - 0 reais

    MRC - 500 reais

    MCR - 0 reais.

    De forma que, ou ele ganha o valor cheio, ou ganha quinhentão, ou sai sem nada. Assim, zerando a possibilidade de ganhar exatamente mil reais.

    Havendo equívoco, peço que me perdoem e corrijam para que outros colegas não errem.

    Saudações e bons estudos.

  • caraca, só faltou chutar a minha cara
  • ACERTA UMA OU AS TRÊS.

  • acerta nenhuma posição, acerta uma ou acerta todas.

    Visto que, acertando duas posições, obrigatoriamente terá acertado todas.

    ex.: Acertou o C e o R. Só sobrou o M para a terceira posição, portanto, acertou todas e nao somente duas.


ID
5069056
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Para numerar as páginas de um manual a partir do número 1, foram utilizados 1.191 dígitos.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o manual possui

Alternativas
Comentários
  • Pense da seguinte forma:

    • pag 1 até pag 9 = 9 dígitos

    • pag 10 até pag 19 = 20 dígitos

    (10-20-30-40-50...)

    • Significa que da página 10 até a 99,teremos 9 vezes 20= 180 dígitos

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    • Agora na pag 100 são 3 dígitos, logo da pag 100 até a pag 109=30 dígitos

    (100-101-102-103-104...)

    • Significa que da página 100 ate a página 199 são 10 vezes 30= 300 dígitos

    SEGUE A LÓGICA

    *pag 200 até pag 299= 300 dígitos

    *pag 300 até pag 399= 300 dígitos

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Até aqui tem 9+180+300+300+300= 1089 dígitos

    pag 400 até a pag 433= 102 digitos

    1089+102= 1191.

    RESPOSTA A

  • Tem uma forma que diminui os cálculos que o Gleiferson fez, só o começo é igual.

    • pág. 1 até pág. 9 (9 páginas) = 9 dígitos
    • pág. 10 até pág. 99 (90 páginas) = 180 dígitos

    Aqui que faço diferente:

    • 1191 (total de dígitos) - 180 - 9 = 1002 algarismos
    • 1002 / 3 = 334 páginas de 3 algarismos (a partir do 100)
    • 334 + 90 + 9 = 433 ✅
  • LETRA A

  • A,DE ABANDONA!

  • Refiz a questão e achei uma resolução mais fácil de se entender: A quantidade de dígitos está definida pela questão, 1191. A questão quer saber quantas páginas são necessárias para chegar nesse quantitativo de dígitos. Então fiz da seguinte maneira: Separei em grupos de acordo com a quantidade de dígitos por número. Páginas 1 a 9 = 9 dígitos X Peso 1 do Grupo do número sozinho. Páginas 10 a 99 = 90 dígitos X Peso 2 do Grupo dos números "casal". Ex: número 12 é um número formado por dois dígitos o número 1 e o número 2. Logo 90 x 2 = 180. Páginas 100 a 999 = 900 dígitos X Peso 3 do Grupo dos números "trio". Ex: número 178 é um número formado por dois dígitos o número 1, número 7 e número 8. Logo 900 x 3 = 2700 dígitos. Observe que 2700 dígitos é maior do que 1191 dígitos. Logo conclui-se que para chegar a 1191 dígitos, em que a questão pede no enunciado, preciso descobrir em qual página somará 1191 dígitos, e sabemos que está no intervalo de 100 a 999, número este que possui o Peso 3. Então o modo mais simples de descobrir o resultado é utilizar os dados já analisados do grupo 1 e 2 e subtrair pelo total, assim assim restará somente o número de dígito no grupo 3, que é o último grupo, e por fim dividir pelo seu peso para descobrir o número de páginas nestes grupo. 1191-9-180 = 1002 1002/3 (Peso do Grupo 3, no qual são números com 3 dígitos cada número deste intervalo de 100 a 999) = 334 Páginas Grupo 1 são 9 página. Grupo 2 são 90 página. Grupo 3 são 334 página. A soma dará 433 páginas. 433 páginas = 1191 dígitos. Letra A.
    • 1191 (total de dígitos) - 180 (10 a 99) - 9 (1 a 9) = 1002 algarismos
    • 1002 / 3 = 334 páginas de 3 algarismos (a partir do 100)
    • 334 + 90 + 9 = 433


ID
5069059
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma reunião do conselho, estão presentes 13 médicos que atuam no estado do Mato Grosso do Sul.

Com base nesse caso hipotético, assinale a única alternativa necessariamente verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • essa banca só jesus na causa!

  • Essa Banca Pensa que sou o que, pra tá Adivinhando as coisas,sei nem meu peso vou saber peso dos outros, ainda por Lógica.

    -_-

  • O ano tem 12 meses e são 13 pessoas, logo duas fazem niver no mesmo mês. É meio tosquinha, porém faz sentido.

  • Direto ao ponto

    O ano possui 12 meses e na sala há 13 médicos = concluí-se que PELO MENOS 2 nasceram no mesmo mês! (Única certeza)

    GABARITO:

    C) Pelo menos duas das médicas fazem aniversário no mesmo mês.

  • como vou saber se e medica e nao medico que fazem niver ao mesmo mes, pq na frase ta medico

  • Utiliza o método da pior hipótese!!

  • Questão normal e coerente.

    pelo menos 2 médicas ou médicos tanto faz, ele não indica o sexo então deduza que pode ser médica ou médico, faz aniversário no mesmo mês isso é logico, temos 12 messes, se considerarmos que cada um faz aniversário em 1, pelo menos 2 fariam aniversário no mesmo mês.

  • Questão anulada pela banca. Porém não entendi o motivo.

  • GAB: C

    Questão normal gente!!! Vamos estudar direitinho que dá pra acertar.

    Questão parecida pra treinar:

    Q1689600

  • Quem mais reclama é quem errou a quetão kkkkkkk

    É simples, acessa o youtube e vai ver Principio da casa dos pombos.

    Errar é humano e não faz de você pior do ninguem! Não desista e FÉ!!!!!!!

    Deus abençoe todos.

  • Em uma reunião do conselho, estão presentes 13 médicos....

    plural masculino quer dizer que tem pelo menos um homem médico. Então pode ter 12 mulheres e um homem, temos 12 meses, pode cada uma ficar no mês diferente e o homem ficar junto. Nas questão fala duas mulheres. E agora quem poderá nos ajudar? Chapolin?

  • Não vi sentido algum

  • Questão não tem nada de coerente ou normal.

    Não tem como saber a quantidade de médicas. Inclusive, se levarmos ao pé da letra, só haverá no máximo 12 médicas, uma vez que estão presentes 13 médicos (no mínimo 1 é homem). Então não dá pra dizer que necessariamente 2 médicas fazem aniversário no mesmo mês.

    Acho preocupante alguém marcar a alternativa C sem pestanejar e pior ainda é achar que não tem problema na questão.

  • Realmente, questão normal e coerente: foi anulada A redação da questão prejudicou seu entendimento objetivo, sua análise e seu julgamento, considerando a possibilidade de dúbia interpretação. Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos.

  • Questão de PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS

    MENOS MIMIMI. ESSE ESTILO DE QUESTÃO JÁ CAIU DIVERSAS VEEEZES!!

  • LETRA C

  • Dúvida: Qual a relação coerente do enunciado com as alternativas?

  • Parece que a banca anulou porque fez o enunciado no masculino plural --> 13 médicos

    E colocou a respota correta da questão no feminino plural --> 2 médicas fazem aniversário no mesmo mês.

    Confundiu o candidato, pois não da para afirmar que são 2 médicas, ou 1 médico e 1 médica ou até 2 médicos homens que fazem aniversário.


ID
5069062
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um órgão público está ofertando 5 vagas imediatas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. As remunerações variam entre R$ 798,45 e R$ 3.761,13 e as taxas de inscrição variam entre R$ 14,70 e R$ 16,20. Os candidatos serão avaliados apenas por meio de prova objetiva, composta de 25 questões (nível fundamental), 30 questões (nível médio) e 40 questões (nível superior). Cada uma das questões da prova de nível superior terá 5 alternativas de resposta, com apenas uma correta.


Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, se um candidato optar por responder a todas as questões de modo aleatório, o número de maneiras que ele terá para preencher o cartão de respostas será igual a

Alternativas
Comentários
  • O enunciado diz que as provas de nível superior têm 5 alternativas e 40 questões

    Questão 1 = 5 alternativas

    Questão 2 = 5 alternativas

    e assim por diante

    5x5x5x5x5x5x5x5... até chegar em 5^40 pois é o número de questões

    Letra C


ID
5132236
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas por meio de informes contábeis de qualidade, que permitam ao usuário tomar decisões de acordo com seus interesses. Como há inúmeros usuários externos e internos, com necessidades diferentes, a contabilidade, na produção dessas informações, deve possuir certa flexibilidade, mantendo a coerência e atendendo aos múltiplos anseios.


Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Contabilidade -> Fornece informações para os usuário INTERNOS E EXTERNOS

    Nestas informações temos o balancete de verificação que destina-se, prioritariamente, aos usuários internos à entidade e, de maneira adicional, aos usuários externos.

    Cuidado!!

    ·      ·~>Destinação das demonstrações contábeis:  São destinados aos usuários externos (mas os internos também podem usá-las); demonstração contábil é sinônimo de relatório financeiro para fins gerais.

    ~>Destinação dos relatórios financeiros para fins gerais (ou demonstrações contábeis): credores e investidores, que são os usuários primários ou principais do relatório e são também usuários externos e não podem exigir a informação direta à instituição

    Fonte: Meus Resumos

     

  • o objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais Iudícibus (1995, p. 21).

    Gabarito letra "A" errada

    Bons estudos

    • passei 10 minutos procurando a alternativa mais correta, sendo que era pra marcar a alternativa errada
  • O jeito mais simples de entender o erro da alternativa A é que grupos diferentes têm necessidades diferentes (a exemplo de gestores e acionistas), logo as informações aos usuários internos não garantem o mesmo resultado aos externos.

  • Questão sobre o principal objetivo da contabilidade.

    A Contabilidade é uma ciência social aplicada, assim como a Administração, Economia e o Direito. Vamos começar revisando alguns conceitos básicos importantes. Vou resumir os principais termos técnicos aqui para vocês, seguindo a doutrina e as normas vigentes:

    Objeto da Contabilidade: Patrimônio.
    Funções da Contabilidade: Administrativa (controlar o patrimônio) e Economia (apurar o resultado).
    Técnicas contábeis: Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditoria e Análise das Demonstrações.
    Objetivos da Contabilidade: Controlar o patrimônio, registrar fatos contábeis e fornecer informações.
    Objetivo final, finalidade ou principal objetivo: fornecer informações úteis aos seus diversos usuários, para tomada de decisões.

    Atenção! Como afirmado no comando da questão, há inúmeros usuários externos e internos, com necessidades diferentes, por isso é um desafio atender a todos os anseios dos usuários com a mesma informação contábil. É nesse sentido que dispõe o CPC 00:

    "1.6 Contudo, relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa.

    1.8 Usuários primários individuais têm necessidades e desejos de informação diferentes e possivelmente conflitantes. Ao desenvolver os Pronunciamentos, busca-se fornecer um conjunto de informações que atenda às necessidades do maior número de principais usuários. Contudo, concentrar-se em necessidades de informação ordinárias não impede que a entidade que reporta inclua informações adicionais que sejam mais úteis para um subconjunto específico de principais usuários."

    Feita toda a revisão do assunto, já podemos analisar as alternativas, procurando pela alternativa incorreta:

    A) Incorreto, as informações contábeis destinadas aos usuários externos não suprem adequadamente os modelos decisórios dos usuários internos da informação contábil.

    Atenção! O examinador retirou todas as alternativas do resumo de uma tese de doutorado em Contabilidade da USP¹. Mas poderíamos marcar essa alternativa como incorreta sem conhecer o trecho literal. Basta conhecermos os princípios da informação contábil descritos na introdução:

    A mesma informação contábil dificilmente poderá suprir adequadamente a tomada de decisão se ela é destinada a usuários distintos, pois eles possuem necessidades de informação distintas e até mesmo conflitantes.

    B) Correto, usuários internos são os agentes de dentro da organização, conforme tese:

    "2) Os usuários internos são os gestores, ou seja, os responsáveis pela tomada de decisões sobre os diversos eventos econômicos empresariais, tais como, compras, estocagem, produção, vendas, finanças, entre outros;"

    C) Correto, qualquer tomador de decisão necessita de informações adequadas, conforme tese:

    "4) os responsáveis pela gestão econômica na sua esfera de responsabilidade necessitam de informações adequadas aos seus modelos de decisão."

    D) Correto, conforme tese:

    "5) os sistemas de informações devem dar o devido suporte informativo a cada etapa do processo de tomada de decisões;"

    E) Correto, conforme tese:

    "6) os sistemas de informações de avaliação de desempenho devem impulsionar as ações dos gestores para a otimização do resultado global da entidade."


    Fonte:

    ¹ GUERREIRO, Reinaldo. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição a teoria da comunicação da contabilidade. 1989. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade: Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. doi:10.11606/T.12.1990.tde-03062020-155114. Acesso em: 28-05-2021.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • "As informações contábeis destinadas aos usuários externos suprem adequadamente os modelos decisórios dos usuários internos da informação contábil."

    • Usuários internos precisam de informações detalhadas.

    • Usuários externos são atendidos com informações de caráter geral.

    Logo, as informações destinadas aos usuários externos não suprem adequadamente a demanda dos usuários internos.

    Gabarito: A.

  • usuários internos são os que tem acesso à informação contábil (alta e média gerência da empresa, conselho de adm, acionistas controladores). Não são necessariamente os gestores. Pra mim a B está errada também.

  • ERRADO

    • O próprio enunciado da questão dá a resposta: "Como há inúmeros usuários externos e internos, com necessidades diferentes"

    A - As informações contábeis destinadas aos usuários externos suprem adequadamente os modelos decisórios dos usuários internos da informação contábil


ID
5132239
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os princípios fundamentais de contabilidade são as regras básicas da contabilidade. Eles permitem a existência de padrões de comparação e de credibilidade, em função da observância de critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, maximizando a utilidade dos dados fornecidos e uniformizando a interpretação das informações contábeis assim produzidas. Foram sistematizados pela Resolução CFC n. o 750/1993, que se encontra revogada. Mesmo com a revogação dessa Resolução, os princípios permaneceram como pedra angular da contabilidade, embora diluídos em diversos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Dentre esses princípios, o que estabelece que os efeitos das transações e de outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou do pagamento, pressupondo a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas, é denominado princípio do(da)

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    princípio da competência consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

  • GAB: D

    CONCEITO

    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    Como é cobrada:

    CESPE - 2018 - SEFAZ-RS - Auditor do Estado - Bloco I - A respeito do regime de competência e dos livros contábeis, julgue os itens a seguir.

    No regime de competência, as receitas são reconhecidas quando são ganhas, mesmo que não recebidas. (C)

     FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista - Auditoria - Reaplicação

    Sobre o Regime de Competência, é correto afirmar:

    1. Os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. (C)
    2. Pressupõe-se que as receitas e despesas correlatas sejam confrontadas simultaneamente. (C)
  • É dia da feira do bairro. Tome-lhe questões

    O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre receitas e despesas correlatas e determina que os efeitos das transações sejam reconhecidos nos períodos a que se referem. (C)

    Considere que um comprador, sem histórico comercial, tenha efetuado o pagamento de uma série de parcelas a uma empresa vendedora, para que, ao fim desses pagamentos, recebesse determinado produto. Nesse caso, a empresa vendedora deverá reconhecer, de acordo com o regime de competência, as receitas nas datas dos respectivos recebimentos. (E) 

    De acordo com o princípio da competência, os efeitos de transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. (C)

    As receitas devem ser lançadas pelo regime de caixa e as despesas, pelo regime de competência. (E)

    O valor das receitas de vendas a prazo que ainda não tenha sido recebido quando da elaboração da demonstração do resultado do exercício será evidenciado juntamente com o valor das demais receitas, em decorrência do princípio da competência. (C)

    Determinada sociedade anônima contratou um seguro contra incêndio, com vigência de três anos, e pagou integralmente o prêmio do seguro à companhia seguradora no ato da contratação. A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte. A empresa segurada estará sujeita ao reconhecimento futuro de despesas, as quais serão apropriadas pro rata temporis, de acordo com o regime de competência. (C) 

    Em conformidade com o princípio contábil da competência, quando determinada entidade reconhece um ativo circulante em consequência de uma venda a prazo, supõe-se o reconhecimento das despesas correlatas. (C)

  • d) COMPETÊNCIA

    EX: vendas a prazo

  • Assertiva D

     a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas, é denominado princípio do(da) competência.

  • COMPETÊNCIA:

    Receitas e despesas devem ser reconhecidas no período do fato gerador - Quando o serviço for executado. 

    Ainda que o dinheiro tenha sido antecipado, esse valor só será lançado quando o serviço for executado

  •  Dentre esses princípios, o que estabelece que os efeitos das transações e de outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou do pagamento, pressupondo a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas, é denominado princípio do(da)

    D) Principio da competência

    Bendito serás!!

  • Questão sobre os princípios fundamentais de contabilidade.

    No contexto das ciências em geral, podemos dizer que princípios são um conjunto de valores e pressupostos básicos, que no caso dos princípios contábeis são válidos para a matéria contábil. Podem ser extraídos da legislação (ex.: NBC TG), ou da própria doutrina contábil.

    Nesse contexto, a antiga Resolução CFC n.º 750/93tratava dos princípios fundamentais de contabilidade, que representavam a essência das doutrinas e teorias no Brasil relativas à ciência da Contabilidade na época. Entre eles estavam expressamente detalhados o princípio da entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da competência, entre outros, muito cobrados em prova.

    Atenção! Apesar da resolução ter sido revogada pela NBC TSP EC, isso não significa que os princípios contábeis nela inseridos foram extintos. Existem princípios que ainda são mencionados na nova Estrutura Conceitual (ex.: prudência) e outros que continuam sendo princípios doutrinários válidos e aceitos, ainda que não positivados na norma técnica. Por isso, existem questões recentes de concurso que ainda utilizam a norma revogada como referência – assim como citado na questão.

    Dica! Vejamos um resumo com os princípios fundamentais da contabilidade inseridos na Resolução CFC n.º 750/93. Grave que CFtem CCROPE:

    Competência
    Continuidade
    Registro pelo valor original
    Oportunidade
    Prudência
    Entidade

    Voltando para a questão, agora podemos analisar especificamente o princípio da competência, cujas características são mencionadas no comando da questão. O princípio da competência sustenta o que chamamos atualmente de regime de competência.

    De forma geral, existem dois regimes na contabilização de receitas e despesas, que são utilizados para registrarmos os fatos contábeis referentes a entidade. Ou seja, dois critérios podem ser utilizados para atestar a existência de uma receita e uma despesa: caixa ou competência.

    No regime de caixa, se considera a existência de uma receita, quando a entidade recebe um valor e de uma despesa quando a entidade paga um valor. Neste regime de contabilização o que interessa é a efetiva entrada de recursos, no que diz respeito às receitas, e o efetivo pagamento ou saída de recursos, no que diz respeito às despesas.

    Já no regime de competência, consagrado na NBC TG EC (CPC 00) e na legislação societária, as receitas e despesas são geradas em função da ocorrência do fato gerador (ex.: prestação de um serviço). Em outras palavras, receitas são consideradas ganhas quando uma mercadoria ou produto ou serviço são prestados, independentemente de o valor ter sido recebido, e as despesas, como incorridas para fins de registro, quando concretizadas, independentemente de terem sido pagas.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. Prudência tem a ver com emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em condições de incerteza.

    B) Errada. Oportunidade tem a ver com o processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    C) Errada. Continuidade tem ver com a premissa que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    D) Certa. Como vimos na explicação introdutória. Vejamos a disposição da Resolução n.º 750/93 acerca desse princípio:

    “Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.282/10.)"

    E) Errada. Não é um princípio fundamental da contabilidade.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5132242
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O patrimônio é formado por bens, direitos e obrigações. Os elementos que compõem os bens e os direitos constituem o ativo e os elementos que compõem as obrigações constituem o passivo. Sob o aspecto quantitativo, o patrimônio representa um fundo de valores, exibindo, de um lado, os valores positivos (bens e direitos) e, de outro, os negativos (obrigações). Atribuindo-se o sinal positivo (+) para os elementos que compõem os bens e os direitos e o sinal negativo (-) para os elementos que compõem as obrigações e cotejando-se o ativo com o passivo, o resultado constituirá o patrimônio líquido. O patrimônio líquido, por sua vez, será

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    O Patrimônio Liquido ou Situação Liquida maior que 0 é Positivo ou Superavitário.

    O Patrimônio Liquido ou Situação Liquida menor que 0 é Negativo ou Deficitário.

    O Patrimônio Liquido ou Situação Liquida igual a 0 é Nulo ou Equilibrado.

    Obs.: O Patrimônio Liquido pode ser negativo, no entanto o Ativo e Passivo nunca podem ser negativos.

  • GAB: E

    TEMOS 4 TIPOS DE ESTADOS PATRIMONIAIS. 

    1- Ativo maior do que passivo A>P 

    Essa é uma situação confortável para a empresa. 

    2 – Ativo menor do que passivo. A<P 

    Situação líquida negativa ou passivo a descoberto 

    COMO FOI COBRADO? 

    (CESPE/Auditor de Controle Externo/TCE/ES/2012) Denomina-se passivo a descoberto a situação em que o total de exigibilidades supera o total de bens e direitos, implicando na inexistência de patrimônio líquido. 

    ERRADO: Pois, neste caso existe patrimônio líquido, porém o seu valor será negativo. 

    3 – Ativo igual ao passivo A=P 

    Neste caso não existe capital próprio na empresa. A situação líquida neste caso é nulainexistência de patrimônio líquido. 

    4 – Ativo igual à situação líquida A=PL 

    Este é o caso típico da constituição da sociedade 

    Questões que ajudam na resposta:

     FUNCAB - 2013 - IPEM-RO - Contador

    Partindo da denominada equação contábil básica, pode-se concluir que:

    1. O Patrimônio Líquido poderá ser positivo ou negativo, mas nunca será nulo. (E)
    2. O Ativo não poderá ser menor do que o Passivo.(E)
    3. O Ativo nunca será menor que o Patrimônio Líquido. (C)
    4. O Patrimônio Líquido é sempre superior ao Passivo. (E)
    5. O Passivo poderá ser negativo.(E)

    Bizu do Cespe: em nenhuma hipótese a situação líquida pode ser maior do que o ativo total

    O ativo pode ser maior ou = a zero (mas não na constituição) 

    - O passivo pode ser maior ou = a zero 

    Tanto o ativo quanto o passivo nunca podem ser negativos 

    O valor registrado no PL de uma companhia NUNCA pode ser superior ao valor total dos seus ativos 


ID
5132245
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas entidades sem fins lucrativos, constitui receita todo o recebimento de meios e fundos que entrem nessas instituições para serem aplicados nas despesas de determinado período administrativo. Assim, essas entidades sem fins lucrativos primeiro consideram as despesas necessárias à realização dos fins que têm em vista para depois recorrerem às fontes de receita, fixando a contribuição financeira daqueles que devem fornecer os meios para a realização de seus objetivos. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É receita efetiva o recebimento das contribuições que fornecem os meios para as entidades alcançarem seus fins. A receita efetiva contribui para o equilíbrio financeiro do exercício e, se houver superavit, resulta em aumento do patrimônio. GAB
  • Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes. 

    Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito. 

    MCASP 8ª edição pag. 35

    Lei 4.320/64 Art. 11 § 3º - O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o não constituirá item de receita orçamentária.

    Superávit  do Orçamento Corrente - Receita de Capital

  • Questão sobre classificações da receita.

    Existem diversas formas de classificar a receita pública: do ponto de vista contábil, orçamentário, jurídico, econômico, etc. Essa lógica de classificação, tanto das receitas quanto das despesas públicas, auxilia no entendimento do processo orçamentário e na fiscalização de sua execução, promovendo a accountability.

    Sob o ponto de vista contábil, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, podemos classificar a receita pública como:

    a. Receita Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes, por isso, gera o aumento do patrimônio líquido da entidade, causado por um fato modificativo.

    b. Receita Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito. Por isso, não modificam quantitativamente o patrimônio líquido da entidade, pois é causada por fatos permutativos.

    Atenção! Essa classificação tem base doutrinária contábil e pode ser aplicada em diferentes contextos.

    Feita a revisão desse conceito introdutório, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. Receita não constitui recuperação de custo. Receita na contabilidade corresponde a aumento na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários, conforme NBC TSP Estrutura Conceitual.

    B) Certa. A receita efetiva fornece os meios para as entidades alcançarem seus fins, pois aumenta o patrimônio líquido da entidade, contribuindo não só para seu equilíbrio financeiro mas também econômico.

    C) Errada. Mesmo entidades sem fins lucrativos estão sujeitas a déficit financeiro, bastando que seu passivo financeiro supere seu ativo financeiro.

    D) Errada. Alienação de bens constitui uma receita não efetiva, por mutação. É um fato permutativo, que embora não aumente o patrimônio líquido, contribui para o equilíbrio financeiro, pois aumenta o ativo financeiro da entidade.  

    E) Errada. Vimos que apenas receitas efetivas aumentam o patrimônio líquido da entidade.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5132251
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Controladoria-Geral da União conceitua o orçamento público como o instrumento utilizado pelo Estado para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). Essa ferramenta tanto estima as receitas que o governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro. Em resumo, o orçamento, na Administração Pública, compreende a previsão da receita e a fixação de limites para a despesa, para um determinado período de tempo. Pode-se, portanto, arrecadar valor que fique aquém, que seja igual ou que seja superior à receita prevista, mas a execução da despesa nunca poderá ser superior ao valor orçado. A elaboração, a execução e o controle do orçamento público são norteados por princípios, denominados princípios orçamentários. O art. 165 da Constituição Federal estabelece que o orçamento não deve conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalva-se dessa proibição a autorização para a abertura de crédito suplementar e para a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. Trata-se do princípio da

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Princípio da exclusividade ou da pureza: previsto no § 8º do art. 165 da CF, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Não podem ser colocadas matérias estranhas ao orçamento na LOA. Exceção: Autorização para contratação de Operação de crédito (incluindo ARO) e autorização para créditos suplementares ao orçamento.

  • GABARITO C

    PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE

    Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO). Por exemplo, o orçamento não pode conter matéria de Direito Penal.

    Assim, o princípio da exclusividade tem o objetivo de limitar o conteúdo da Lei Orçamentária, impedindo que nela se inclua normas pertencentes a outros campos jurídicos, como forma de se tirar proveito de um processo legislativo mais rápido. Por outro lado, as exceções ao princípio possibilitam uma pequena margem de flexibilidade ao Poder Executivo para a realização de alterações orçamentárias.

    Possui previsão no art. 165 § 8º da CF/1988:

    A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei”.

    • REGRA -----> LOA só disporá sobre previsão de receitas e fixação despesas.
    • EXCEÇÃO --> LOA pode conter autorização para abertura de crédito suplementar e contratação para OPERAÇÃO DE CRÉDITO.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • ✅Letra C.

    Princípio da EXCLUSIVIDADE = A lei orçamentária não conterá MATÉRIA ESTRANHA à previsão das receitas e fixação das despesas.

    Exceções do princípio da exclusividade = Operações de créditos, ainda que por ARO e autorização de créditos SUPLEMENTARES.BONS ESTUDOS E GARRA NO TREINOO!!✍

    Fonte: Aulas do Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos.

  • Gabarito C

    Princípio da exclusividade

    A lei orçamentária anual deve conter tão somente matéria relativa à previsão da receita e à fixação da despesa.

    Exceções:

    -Autorizações de créditos suplementares;

    -Operações de crédito, inclusive por ARO.


ID
5132254
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em ocorrendo o cancelamento das despesas inscritas em Restos a Pagar, o resultado financeiro será incorporado à receita do exercício em que se operar, conforme estabelece o artigo 38 da Lei n.° 4.320/1964. Esse cancelamento é classificado como

Alternativas
Comentários
  • Receita extraorçamentárias
  • LEI 4.320/1964

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

  • Raciocínio: Despesa está no orçamento de outro exercício ? Sim. Logo, quando cancelada, entra no atual como receita extraorçamentária.

  • Questão sobre um dos incidentes na execução da despesa pública, os Restos a Pagar (RAP).

    Os RAPs, como o próprio nome diz, são resíduos de despesas cujos pagamentos não ocorreram até o fim do exercício financeiro. Por isso, essas despesas empenhadas mas não pagas, são inscritas em restos a pagar. Essa inscrição não garante o direito líquido e certo ao pagamento, pois alguns empenhos inscritos em RAP poderão ser cancelados dependendo do caso concreto. Exemplo: se o fornecedor não entregar a mercadoria ou não prestar o serviço de acordo com o contrato.

    Resumindo, RAP são despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro. Segundo o Decreto n.º 93.872/1986, se a despesa foi liquidada no exercício, ela será inscrita em RAP processados, se não foi liquidada (apenas empenhada), será escrita em RAP não processados.

    Nesse contexto, surge a possibilidade de cancelamento de despesas inscritas em RAP.

    Atenção! Do ponto de vista orçamentário, esse cancelamento não gera receita, pois não representa a entrada de novos recursos. Consiste apenas na baixa de uma obrigação constituída em exercícios anteriores. Entretanto, essa baixa, permite o restabelecimento de saldo financeiro anteriormente comprometido pelo empenho ou liquidação da despesa.

    É nesse sentido que dispõe o MCASP:

    "Não devem ser reconhecidos como receita orçamentária os recursos financeiros oriundos de:

    b. Cancelamento de Despesas Inscritas em Restos a Pagar – consiste na baixa da obrigação constituída em exercícios anteriores, portanto, trata-se de restabelecimento de saldo de disponibilidade comprometida, originária de receitas arrecadadas em exercícios anteriores e não de uma nova receita a ser registrada. O cancelamento de restos a pagar não se confunde com o recebimento de recursos provenientes do ressarcimento ou da restituição de despesas pagas em exercícios anteriores que devem ser reconhecidos como receita orçamentária do exercício."

    Feita a revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas:

    A) Errado, receitas correntes são receitas orçamentárias.  

    Dica! Somente as receitas orçamentárias são classificadas de acordo com sua categoria econômica em receitas correntes (tributárias, contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, serviços, transferências correntes e outras receitas correntes) e receitas de capital (operação de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências de capital e outras receitas de capital).

    B) Errado, receitas de capital são receitas orçamentárias.

    C) Certo, como o cancelamento não deve ser reconhecido como receita orçamentária, os recursos oriundos da operação pode ser classificado como extraorçamentário.

    D) Errado, receitas patrimoniais são receitas orçamentárias.

    E) Errado, transferências correntes são receitas orçamentárias.        


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5132257
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se que, no orçamento, sejam fixados limites para as despesas, caso o Estado se veja diante da contingência de ultrapassar esses limites ou da necessidade de um novo tipo de despesa, poderão ser abertos créditos adicionais. Créditos adicionais são autorizações para despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei orçamentária. No orçamento, as despesas fixadas são custeadas pelas receitas nele especificadas. Sendo assim, julgue os itens a seguir.


I Os créditos adicionais poderão ser custeados por operações de crédito, que são os empréstimos resultantes da colocação de títulos públicos no mercado.


II Os créditos adicionais poderão ser custeados pelo excesso de arrecadação, que ocorre quando a receita realizada é superior à receita prevista no ano corrente.


III Os créditos adicionais poderão ser custeados pelo superavit financeiro do ano anterior, que ocorre quando a receita realizada apurada no final do exercício anterior supera a despesa realizada.


IV Os créditos adicionais poderão ser custeados pela anulação, parcial ou total, da dotação de uma despesa. Nesse caso, ocorre uma redução orçamentária de uma despesa consignada no orçamento e o valor correspondente é adicionado na nova despesa ou suplementado na despesa que requer o novo valor.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Fontes de Financiamento para os Créditos Adicionais

    Para abertura de Créditos Suplementares e Especiais, torna-se necessária a existência de fontes de recursos para financiá-los. No caso dos Créditos Extraordinários, não há necessidade de fonte específica. às fontes de recursos legitimas para abertura de Créditos Suplementares e Especiais são:

    1. Superávit Financeiro - é a diferença positiva entre o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro, apurado em Balanço Patrimonial, conjugando-se, ainda, os saldos dos Créditos especiais e extraordinários transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas. Exemplo: se o ativo financeiro fosse de $ 100 e o passivo de $ 80, teríamos um saldo positivo de $ 20; se no exercício fossem reabertos $ 12 de Créditos Adicionais, teríamos que subtrair valor de $ 20, resultando $ 8 disponível. Se, além disso, houvesse $ 5 de operações de crédito vinculados a créditos reabertos, ainda a realizar, teríamos que somá-los aos $ 8, resultando o superávit financeiro apurado de $ 13, valor do recurso disponível líquido.

    2. Excesso de arrecadação - é o saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada.

    3. Anulação parcial ou total de dotação - é o cancelamento total ou parcial de dotações consideradas excedentes com o objetivo de adicioná-las àquelas consideradas insuficientes.

    4. Operações de créditos - são empréstimos obtidos pelo Estado, podendo ser internas ou externas. Serão internas quando contraídas dentro do próprio País; e externa quando contratada fora deste. Ressalta-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal veda a contratação de operações de crédito destinadas a atender despesas correntes.

    5. Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante Créditos Adicionais, com prévia e específica autorização legislativa.

    6. Os resultantes da Reserva para Contingência, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF).

    Disponível em: <http://www.lrf.com.br/mp_op_creditos_adicionais.html>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Questão anulável.

    O item III: "Os créditos adicionais poderão ser custeados pelo superavit financeiro do ano anterior, que ocorre quando a receita realizada apurada no final do exercício anterior supera a despesa realizada" é flagrantemente incorreto.

    A Lei nº 4.320/1964, art. 43, §2º diz o seguinte: "Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas".

    O que o item III trouxe foi mais ou menos o conceito de superávit ORÇAMENTÁRIO.

  • Mari, a questão está errada! sua justificativa não responde ao enunciado! A única resposta admissível é a da letra C, II e IV corretos, as demais incorretas!


ID
5132260
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito dos resultados da execução orçamentária, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Sem adentrar em detalhes, com a queda de arrecadação, a receita realizada é inferior à receita prevista.

    No mais, o Livro de Direito Financeiro da coleção Leis Especiais para Concursos (jusPODIVM)¹, apresenta um quatro interessante a respeito do tema abordado nesta questão, senão vejamos:

    receita fixada (prevista) > receita arrecadada = insuficiência de arrecadação;

    receita fixada (prevista) < receita arrecadada = excesso de arrecadação;

    despesa fixada (prevista) > despesa realizada = economia de despesas;

    despesa fixada (prevista) < despesa realizada = excesso de despesas (despesa não muito comum e não possível legalmente);

    receita fixada (prevista) = despesa fixada = equilíbrio orçamentário (na elaboração);

    receita arrecadada = despesa realizada = equilíbrio rçamentário (na execução);

    receita arrecadada > despesa realizada = superávit;

    receita arrecadada < despesa realizada = déficit.

    ¹ Direito Financeiro/ Ricardo Damasceno de Almeida e Marcelo Jucá Lisboa - Salvador: juspodivm, 2020, pag. 279.

    #Vamosquevamos

  • Acho que essa questão está exigindo mais o raciocínio lógico do que outra coisa.

  • GABARITO: Letra B

    Essa questão é de Contabilidade Pública, do assunto: Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial.

    a) Com a queda de arrecadação, a receita realizada é inferior à despesa fixada. (receita prevista).

    b) Com a queda de arrecadação, a receita realizada é inferior à receita prevista (certo, vide letra A).

    c) Com a economia orçamentária, a despesa realizada é inferior à receita prevista (despesa fixada).

    d) Com o superavit financeiro, a despesa realizada é superior à despesa fixada (Pegadinha clássica. O superávit financeiro é quando o Ativo Financeiro é superior ao Passivo Financeiro, apurados no Balanço Patrimonial).

    e) Com o excesso de arrecadação, a receita realizada é superior à despesa realizada (receita prevista).

  • Essa questão versa sobre conceitos relacionados ao Balanço Orçamentário.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está errada, pois a queda na arrecadação (partindo do pressuposto que a receita arrecadada repetiria a receita prevista) implica que a receita realizada é inferior à receita prevista. A situação narrada na alternativa implica que o Resultado Orçamentário é deficitário.

    B) Essa alternativa está certa, pois, de fato, a queda na arrecadação (partindo do pressuposto que a receita arrecadada repetiria a receita prevista) implica que a receita realizada é inferior à receita prevista (situação também chamada de insuficiência de arrecadação).

    C) Essa alternativa está errada, pois economia de despesa ocorre quando a despesa empenhada é inferior à despesa fixada. A situação narrada na alternativa sequer constitui um conceito relevante na análise do Balanço Orçamentário.

    D) Essa alternativa está errada, pois superavit financeiro ocorre da diferença positiva entre ativo e passivo financeiro. A situação narrada na alternativa implica excesso de despesa.

    E) Essa alternativa está errada, pois o excesso de arrecadação ocorre caso a receita arrecadada supera a receita prevista. A situação exposta na alternativa implica que o Resultado Orçamentário é superavitário.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5132263
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à contabilidade pública e à escrituração contábil, julgue os próximos itens.


I Contabilidade pública é o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e dos fatos da Fazenda Pública e o patrimônio público, com suas variações, fornecendo as informações necessárias não só para a Administração como também para a tomada de contas de seus administradores.


II A contabilidade pública, regulada pela Lei n.o 4.320/1964, é aplicada, essencialmente, às pessoas jurídicas de direito público (União, estados, municípios e as autarquias e fundações instituídas pelo Poder Público) e, excepcionalmente, às empresas públicas e às sociedades de economia mista, quando estas últimas empregarem recursos públicos constantes dos orçamentos anuais. No Brasil, a contabilidade pública também é aplicada às entidades privadas que são financiadas por contribuições parafiscais, a exemplo das organizações do Sistema S – Sesi, Senai, Senac, Senar e similares.


III A escrituração é uma técnica contábil utilizada para registrar a ocorrência de fatos que afetam (e de atos potenciais que venham a afetar) o patrimônio público. O método de escrituração utilizado para a escrituração contábil é o das partidas simples.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    PASSÍVEL DE ANULAÇÃO

    #Direto ao ponto:

    O item II se baseou na NBC T 16.1 (revogada). Atualmente, a NBC TSP Estrutura Conceitual não obriga as entidades do sistema "S" à sua aplicação. O CFC entende que sua adesão é facultativa uma vez que se enquadram na ITG 2002 (R1) - Entidades sem finalidade de Lucros.

    O item III erra ao mencionar partida simples. A ciência contábil adota o sistema de partidas dobradas.

    #Fonte: Contabilidade Pública. Gilmar Possati.

  • NBC TSP 1.8 D ...poderão aplicar esta estrutura conceitual e as demais NBCs TSP de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres


ID
5132266
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O patrimônio público pode ser estudado sob dois aspectos: qualitativo e quantitativo. O aspecto qualitativo diz respeito à qualidade, à natureza e à espécie de cada componente patrimonial. Já o aspecto quantitativo diz respeito à quantidade, isto é, ao valor com o qual um elemento poderá ser expresso em moeda (valor monetário). A partir dessas informações, assinale a alternativa que não se refere ao aspecto qualitativo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A"

    #Direto ao ponto: A assertiva A é a única de trata de valores (quantitativo). Se refere à expressão fundamental do patrimônio público Ativo (Bens e Direitos) = Passivo (Obrigações) + Patrimônio líquido.

    As demais assertivas tratam de informações qualitativas, como: classificação dos bens públicos, conceito de bens de uso comum do povo, conceito de dívida ativa e dívida pública.

  • 1.       bens de uso comum do povo – podem ser entendidos como os de domínio público, construídos ou não por pessoas jurídicas de direito público.

    2.      bens de uso especial - compreendem os bens, tais como edifícios ou terrenos, destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual e municipal. Ex.: imóveis residenciais, terrenos, glebas, aquartelamento, aeroportos, açudes, fazendas, museus, hospitais, hotéis dentre outros.

    3.       bens dominicais – compreendem os bens que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Compreende ainda os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.

  • Essa questão versa sobre o conceito de patrimônio e seus elementos patrimoniais. Ela requer que marquemos a alternativa que se refira ao aspecto quantitativo.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Essa alternativa está certa, pois na medida em que menciona "valores" e conceitua os elementos patrimoniais ativo (bens, direitos e haveres) e passivo (obrigações) e, indiretamente, o patrimônio líquido, ela aborda aspecto quantitativo do patrimônio.

    B) Essa alternativa está errada, pois ela não se refere a aspectos quantitativos do patrimônio, versando sobre aspecto qualitativo apenas.

    C) Essa alternativa está errada, pois ela não se refere a aspectos quantitativos do patrimônio, versando sobre aspecto qualitativo apenas.

    D) Essa alternativa está errada, pois ela não se refere a aspectos quantitativos do patrimônio, versando sobre aspecto qualitativo apenas.

    E) Essa alternativa está errada, pois ela não se refere a aspectos quantitativos do patrimônio, versando sobre aspecto qualitativo apenas.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5132269
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Administração Pública, o plano de contas representa a organização da contabilidade governamental. Um de seus principais objetivos é padronizar os registros contábeis para permitir um correto entendimento dos resultados da ação governamental no patrimônio público. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


I O plano de contas possui um elenco de contas. Esse elenco é a relação das contas que serão utilizadas na escrituração.


II No plano de contas, cada conta tem uma função específica, tem sua serventia e é caracterizada e explicitada por seus saldos.


III Cada conta tem um funcionamento padronizado, que a interliga com as demais contas do plano de contas, que deve se comportar conforme seus objetivos e que é caracterizado pela serventia e,sempre que possível, pelo nome que a denomina.


IV A estrutura do plano de contas deve facilitar a compreensão, a lógica e a transparência dos registros relativos aos eventos contábeis que se deve registrar, a fim de permitir, realmente, que a contabilidade seja uma fonte confiável para fornecer informações úteis.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    #Direto ao ponto: O erro do item II está no trecho "é caracterizada e explicitada por seus saldos".

    As contas são caracterizadas por seus atributos (Código, Título/Nome, Função e Natureza do Saldo)

    MCASP 8ª p. 382

    Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada.

    Conta contábil é a expressão qualitativa e quantitativa de fatos de mesma natureza, evidenciando a composição, variação e estado do patrimônio, bem como de bens, direitos, obrigações e situações nele não compreendidas, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo

  • Essa questão versa sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP. 

    Conforme o MCASP, 8ª ed., pág. 380, Plano de Contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.

    Ainda segundo o MCASP (8ª ed., pág. 381), conta é a expressão qualitativa e quantitativa de fatos de mesma natureza, evidenciando a composição, variação e estado do patrimônio, bem como de bens, direitos, obrigações e situações nele não compreendidas, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo.

    Agora vamos analisar as afirmativas:

    I - Essa afirmativa está correta, pois está completamente de acordo com o conceito de Plano de Contas exposto acima.

    II - Essa afirmativa está falsa, pois o que caracteriza as contas contábeis são seus atributos, conforme dispõe o MCASP, 8ª ed., pág. 389:

    "Atributos da conta contábil são características próprias que as distinguem de outras contas do plano de contas. Os atributos podem ser decorrentes de conceitos teóricos, da lei ou do sistema operacional utilizado."

    III - Essa afirmativa está correta, pois está completamente de acordo com o conceito de conta contábil exposto acima.

    IV - Essa afirmativa está correta, pois está completamente de acordo com o conceito de Plano de Contas exposto acima.

    Assim, tem-se que está correta a alternativa D.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5132272
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os estágios das receitas e das despesas são as fases pelas quais as receitas e as despesas devem passar para serem concretizadas. A execução de cada fase pressupõe a passagem de cada uma pela fase anterior. Esses estágios constituem a execução orçamentária. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A"

    #Direto ao ponto: O erro da alternativa A está no trecho "pressupõe que a arrecadação efetiva nunca seja inferior à previsão". A estimativa é o que o próprio nome já diz. Não se pressupõe nada. Se utiliza metodologias, com base no passado e em previsões sobre o futuro para se estimar a receita e em consequência se fixar a despesa. Se a receita não se comportar como estimado, o Estado lança mão das limitações de empenho da despesa.

    MCASP 8ª

    # Receita

    Previsão

    Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária. A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF.

    Lançamento

    ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Arrecadação

    Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    Recolhimento

    É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro

    # Despesa

    Fixação

    A fixação da despesa refere-se aos limites de gastos, incluídos nas leis orçamentárias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades públicas.

    Empenho

    é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    Liquidação

    a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: I - Origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importância exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    Pagamento

    Entrega de numerário ao credor. Ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

  • Gab: avaliar o desempenho passado e futuro da entidade
  • Gabarito letra (A) - Etapa da Rec. orçam. ==> Por isso se chama "PREVISÃO", pois é base em estimativas e demais critérios (vide art.12, LRF).

    Bons estudos.

  • GABARITO: A

    Os estágios da receita são: o planejamento (previsão), a execução (lançamento, arrecadação e recolhimento) e controle e avaliação.

    Na previsão temos a estimativa da receita pública que pode resultar em três situações:

    • Receita Prevista > Receita Arrecadada Insuficiência na arrecadação
    • Receita Prevista < Receita Arrecadada Excesso na arrecadação
    • Receita Prevista = Receita Arrecadada Equilíbrio na arrecadação

    Então, a alternativa A está incorreta

  • Questão sobre etapas da receita e despesa orçamentária.

    Dica! Embora a nomenclatura utilizada no MCASP seja etapas da receita. Existem doutrinadores que tratam etapas, estágios e fases da receita/despesa como termos equivalentes. É importante ficar ligado sempre no texto e no contexto da questão!

    Vamos começar revisando as etapas da receita pública para resolver as duas primeiras questões. Depois revisamos as etapas da despesa pública para solucionar as demais.

    Conforme o MCASP, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento:

    (1) a previsão da receita antecede a fixação da despesa. Nessa etapa ocorre a estimativa de arrecadação da receita, que resulta da projeção orientada pelo art. 12 da LRF. Busca-se planejar as receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária do ano respectivo, tendo como base variáveis que afetam o comportamento da receita (ex.: índice de preços, alterações na legislação, crescimento econômico, etc.).  

    Exemplo: Previsão de arrecadação de R$ 1 trilhão de IR no próximo ano. 

    (2) o lançamento é definido no art. 53 da Lei n.º 4.320/1964. É ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Atenção! De outro lado, o art. 142 do CTN, define lançamento como procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. É importante saber a diferença dos dois significados que o termo pode assumir.

    Exemplo: Lançamento do Imposto de Renda pela autoridade administrativa (auditor fiscal da RFB).

    (3) a arrecadação corresponde ao momento em que o devedor efetua o pagamento da obrigação. Segundo a STN, arrecadação configura a entrega, de forma direta ou indireta, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro.

    Exemplo: Pagamento do IR pelo contribuinte via DARF, ou de forma indireta, quando empresas diversas retêm o IR do salário dos empregados para depois recolher à Receita Federal.

    (4) o recolhimento é a transferência dos valores já arrecadados à conta específica do Tesouro, que é o responsável pela administração e programação financeira. Nessa etapa, observa-se o princípio da unidade de caixa. Aqui temos o controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente federado.

    Exemplo: No pagamento realizado pelo contribuinte via DARF, do exemplo anterior, o recolhimento ocorre quando os bancos finalmente repassam os recursos ao Tesouro.

    Feita toda a revisão, agora já podemos analisar as duas primeiras alternativas:

    A) Errado, não existe esse pressuposto na etapa da previsão. A estimativa é realizada de forma técnica, buscando chegar o mais próximo possível da arrecadação efetiva (real).

    Dica! Na realidade prática ocorre justamente o contrário. Em geral, receitas são superestimadas na etapa da previsão para comportar a realização da despesa fixada, o que força o Estado a limitar o empenho e movimentação financeira durante a execução orçamentária.  

    B) Certo, a arrecadação e o recolhimento são as duas últimas etapas da receita pública. A partir daí o recurso pode ser utilizado.

    Agora precisamos fazer uma rápida revisão sobre as etapas de execução da despesa pública:

    - Empenho: segundo o art. 58 da Lei n.º 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação: Conforme dispõe o art. 63 da Lei n.º 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importância exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    - Pagamento: consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Feita a pequena revisão, podemos analisar as demais alternativas:

    C) Certo, conforme Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. (Veto rejeitado no DOU, de  5.5.1964.)"

    D) Certo, o cancelamento pode ocorrer nessas situações e o saldo orçamentário é restabelecido conforme Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 38. Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento deste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar."

    E) Certo, a alternativa descreve a etapa da liquidação e reconhecimento do direito do credor. Após essa etapa, a despesa, via de regra, não pode mais ser anulada, sob pena de enriquecimento ilícito do Estado.  


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5132275
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um dos conceitos de inventário o caracteriza como sendo o levantamento ordenado dos elementos do patrimônio de uma instituição ou de uma porção desse patrimônio, em dado momento, de acordo com critérios preestabelecidos. O inventário poderá ser executado com as seguintes finalidades: avaliação dos componentes patrimoniais; verificação e fiscalização quanto à existência; controle quanto à aquisição, incorporação e baixa; e controle quanto ao emprego e ao rendimento dos elementos patrimoniais. O ativo imobilizado, independentemente de sua finalidade, incluindo os gastos adicionais ou complementares, é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição, produção ou construção. Essa determinação se aplica ao(s)

Alternativas
Comentários
  • Em contabilidade os ativos imobilizados são representados por bens e direitos que a empresa adquire para manter suas atividades em funcionamento, como por exemplo os edifícios, terrenos, máquinas, etc

  • Gabarito: A

  • Inventário é obrigatório, tanto os bens móveis quanto os bens imóveis devem ser inventariados. De acordo com a legislação o levantamento de bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética da contabilidade.

    (RENNÓ, 2018)

    g: A


ID
5132278
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O demonstrativo que evidencia as receitas e as despesas orçamentárias detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e suas alterações com a execução e demonstrando o resultado orçamentário, é o denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "E"

    MCASP 8ª Edição p. 413

    O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação.

    Lei 4.320/64

    Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas

  • ✅Letra E.

    Balanço Orçamentário = Resultado ORÇAMENTÁRIO.

    Balanço Financeiro = Resultado FINANCEIRO.

    Balanço Patrimonial = Evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas.

    Fonte: Prof: Claúdio Zorzo, Gran Cursos. Erros? Só avisar!!

  • Questão sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP).

    O MCASP trata do assunto em sua Parte V, que tem como objetivo padronizar a estrutura e as definições dos elementos que compõem as DCASP. O manual utiliza como fundamento os dispositivos da Lei n.º 4.320/1964, a LRF e as NBC TSP, consolidando todas as disposições relevantes.

    Nesse contexto, o MCASP dispõe:

    “Assim, conjugando as disposições legais e aquelas contidas na NBC TSP 11, compõem o conjunto de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP):

    a. Balanço Patrimonial;
    b. Demonstração das Variações Patrimoniais;
    c. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
    d. Demonstração dos Fluxos de Caixa;
    e. Balanço Orçamentário;
    f. Balanço Financeiro;
    g. Notas explicativas, compreendendo a descrição sucinta das principais políticas contábeis e outras informações elucidativas; e
    h. Informação comparativa com o período anterior."

    Feita a pequena revisão sobre o conjunto das DCASP, vamos agora analisar cada uma das alternativas procurando pela demonstração evidencie o resultado orçamentário, atendendo ao comando da questão:

    A) Errada. A DFC evidencia o fluxo de caixa, conforme MCASP:

    “A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento."

    B) Errada. A DVP evidencia o resultado patrimonial do exercício, conforme MCASP:

    “A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício."

    C) Errada. Atualmente essa demonstração não faz parte das DCASP.

    D) Errada. O balanço financeiro indica o resultado financeiro do exercício, conforme MCASP:

    “O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte."

    E) Certa. Essa é a antiga descrição do balanço orçamentário na NBC T 16.6:

    “20. O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário."

    Atenção! Apesar da NBC TSP 11 ter revogado a NBC T 16.6, a essência do balanço orçamentário permanece a mesma. Por isso essa questão está atualizada.

    Veja a disposição do MCASP:

    “O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação."


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5132281
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A limitação de empenho é uma espécie de contingenciamento da despesa. Deve ocorrer sempre que a receita prevista não se realizar e que isso venha a prejudicar as metas fiscais. A competência para fixar os critérios que nortearão a limitação de empenho e as movimentações financeiras dos Poderes e do Ministério Público, quando da possibilidade de não cumprimento das metas de resultado primário ou nominal, pertence à(ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    LRF

    Pertence à lei de diretrizes orçamentárias.

  • LRF

    Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no  § 2 do art. 165 da Constituição  e:

    I - disporá também sobre:

    a) equilíbrio entre receitas e despesas;

    b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas [...].

  • Trata-se de uma questão sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/00). Mais especificamente, sua resolução demanda a leitura do art.  4º desta lei:

    “Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2º do art. 165 da Constituição e:
    I - disporá também sobre:
    a) equilíbrio entre receitas e despesas;
    b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do § 1º do art. 31".

    Logo, a competência para fixar os critérios que nortearão a limitação de empenho e as movimentações financeiras dos Poderes e do Ministério Público, quando da possibilidade de não cumprimento das metas de resultado primário ou nominal, pertence à lei de diretrizes orçamentárias segundo o art. 4º da LRF.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".


ID
5132284
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O sistema orçamentário do Brasil, conforme o art. 165 da Constituição Federal de 1988, é composto por três leis básicas: lei do plano plurianual; lei de diretrizes orçamentárias; e lei orçamentária anual. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da Administração Pública Federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Sua elaboração é de iniciativa do(da)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Segundo a CF/88:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • GABARITO: E

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    II - as diretrizes orçamentárias;

  • Atualização da CF heim:

    Art.165, § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.       (Redação dada pela EC 109/2021)


ID
5132287
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos. A legislação existente prevê várias modalidades de licitação, cada qual com requisitos que devem ser observados. Isso posto, a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente a seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, uma cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • A Lei 8.666/93, define:

    Art. 22. São modalidades de licitação

    § 3º Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • GAB: C

    § 1   Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto

    § 2   Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 4   Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5   Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.  

  • 24=Convinte rs

  • Gabarito: Letra C

    Art. 22 § 3 - Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    → estendera aos demais cadastrados que manifestarem seu interesse com antecedência de 24 (vinte quatro) horas da apresentação da proposta. [convinte - vinte quatro]

    → Utiliza-se carta convite no lugar do edital – não precisa ser lançado do diário oficial, apenas deve ser exposto em local apropriado para que os demais cadastrados possam participar.

  • LETRA C CORRETA

    LEI 8.666

    ART 22

    § 3   Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • convite.

  • Art. 22. São modalidades de licitação

    § 3º Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • Pessoal, vale a pena destacar que, com a nova lei de licitações (Lei 14.133/2021), teremos as seguintes modalidades:

    Art. 28 . São modalidades de licitação:

    I – pregão;

    II – concorrência;

    III – concurso;

    IV – leilão;

    V – diálogo competitivo.

    § 1o Além das modalidades referidas no caput deste artigo, a Administração pode servir-se dos

    procedimentos auxiliares previstos no art. 78 desta Lei.

    § 2o É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou, ainda, a combinação daquelas

    referidas no caput deste artigo.

    Comentários:

    ▪As modalidades definem o rito (procedimento) da licitação pública.

    ▪A Lei 14.133/2021fez as seguintes mudanças sobre as modalidades:

    foram extintas: tomada de preços e convite (alguns autores consideram o RDC como modalidade –nesse caso, também houve a extinção do RDC);

    nova modalidade: diálogo competitivo;

    •o valor estimado não é mais fator para definir as modalidades;

    •todas as modalidades são definidas pela natureza do objeto.

    ▪A vedação à criação de novas modalidades (ou combinação das existentes) aplica-se ao administrador público e ao legislador de normas específicas. Nada impede, porém, que a União crie nova modalidade, por meio de lei, no futuro.

    Fonte: file:///tmp/mozilla_ciamnt-o0/Nova-Lei-de-Licitac%CC%A7o%CC%83es-Esquematizada-Herbert-Almeida-5_compressed.pdf

  • ConVINTE

  • Acrescentando... Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021)

    nova lei extingue as modalidades de tomada de preços e convite.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Cadastrado OU NÃO. Letra C - Convite

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca das modalidades de licitação. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Desta forma:

    C. CERTO. Convite.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
5132290
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O art. 70 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade, à economicidade, à aplicação das subvenções e à renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Firma-se, cada vez mais, que as entidades objeto da fiscalização governamental passem a ser instrumentalizadas com o sistema de controle interno, que, além de subsidiar o controle externo, assegura a existência de um controle na extensão proposta pela lei, exercido, preferencialmente, de forma preventiva e concomitante aos atos de gestão. Além da obediência aos princípios constitucionais, o exercício do controle interno, em termos de gestão, deve avaliar a obediência a princípios próprios de controle interno. Deverá haver uma separação entre as funções de autorização e aprovação de operações, de execução, de controle e de contabilização. Esse princípio de controle é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • segregação de funções é princípio básico do sistema de controle interno que consiste na separação de funções, nomeadamente de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização das operações”. (Portaria nº 63/96, de 27/02/96 - Manual de Auditoria do TCU)

  • ALTERNATIVA "C"

    Princípio da Segregação de Funções --> Ninguém deve ter sob sua inteira responsabilidade todas as fases inerentes a uma operação. Cada uma dessas fases deve, preferencialmente, ser executada por pessoas e setores independentes entre si.

    O princípio supramencionado tem nexo com o trecho do texto: "Deverá haver uma separação entre as funções de autorização e aprovação de operações, de execução, de controle e de contabilização."

  • Segregar = Separar ou separar-se de um todo. = APARTAR, DESMEMBRAR

    "segregar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021,  [consultado em 15-04-2021].

  • segregação de funções consiste na separação das funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização. Para evitar conflitos de interesses, é necessário repartir funções entre os servidores para que não exerçam atividades incompatíveis, como executar e fiscalizar uma mesma atividade.

  • Gab. C

    Princípio de segregação das funções.

    Segundo tal princípio, a mesma pessoa não pode ser responsável simultaneamente por funções nas quais possa cometer erros e irregularidades e por funções que lhe permitam dissimular ou esconder esses desvios. Assim, por exemplo, deve haver segregação entre a contabilização e as operações que geram os lançamentos contábeis.

    De modo geral, recomenda-se a separação entre as funções de autorização/aprovação de operações, execução, controle e contabilização.

    Para tanto, a organização deve dispor de um planejamento de atividades, preferencialmente formalizado em um manual de procedimentos, que defina claramente as responsabilidades funcionais proporcionando adequada segregação de funções.

    Lima, Luiz Henrique, 1960 - Controle externo. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • sem contar que agora é princípio expresso na nova lei do capeta

    Art. 5º Na aplicação desta Lei, serão observados os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, do interesse público, da probidade administrativa, da igualdade, do planejamento, da transparência, da eficácia, da segregação de funções, da motivação, da vinculação ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade, da celeridade, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável, assim como as disposições do Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).

  • A questão trata dos princípios fundamentais do controle interno previstos na Seção VIII, nº 3, incisos VI, V, IV, i e VII, respectivamente, da  Instrução Normativa SFC nº 1 de 06/04/2001:

    a) INCORRETA. Este princípio se refere ao controle contábil, que verifica a situação patrimonial e financeira da organização ou entidade.
    VI - controles sobre as transações - é imprescindível estabelecer o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade e autorizados por quem de direito;

    b) INCORRETA.
    V - instruções devidamente formalizadas - para atingir um grau de segurança adequado é indispensável que as ações, procedimentos e instruções sejam disciplinados e formalizados através de instrumentos eficazes e específicos; ou seja, claros e objetivos e emitidos por autoridade competente.

    c) CORRETA. O princípio da segregação de funções determina que as funções administrativas devem ser segregadas/separadas entre os agentes e órgãos.
    IV - segregação de funções - a estrutura das unidades/entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação de operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competências e atribuições em desacordo com este princípio.

    d) INCORRETA. Este princípio estabelece que o custo do controle não pode ser maior ao custo da atividade que é controlada.
    I - relação custo/benefício - consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar.

    e) INCORRETA. O agente responsável pelo controle interno deve respeitar as normas legais referentes ao seu trabalho.
    VII - aderência a diretrizes e normas legais - o controle interno administrativo deve assegurar observância às diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos e procedimentos administrativos, e que os atos e fatos de gestão sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade.

    Gabarito do professor: letra C

  • Como é que acerta se foi a primeira que eliminei de cara! Kkk


ID
5132293
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A ética é a ciência que estuda a vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade de sua conduta. Assim, a ética considera a boa e a má conduta, relacionando a boa conduta com a felicidade, na interioridade do ser humano. As virtudes são hábitos, adquiridos disciplinadamente, que predispõem a pessoa a agir bem. Não são inatas. O ser humano nasce dotado de um organismo ético, mas cabe a ele fazê-lo funcionar. Virtudes adquirem-se; daí que os temas de educação e motivação estejam muito relacionados com a ética. O homem virtuoso faz-se. As virtudes mantêm a pessoa no imenso campo do bem: ajudar o próximo; sorrir; ser cordial; ser justo; ser generoso; ser paciente; cumprir os compromissos etc. Tudo isso é bom. Tomás de Aquino preconizou que se deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida em que sejam desiguais. Exige que se considere, fundamentalmente, as igualdades e as diferenças entre as pessoas (idade, capacidade, esforço etc.). Essa virtude corresponde ao ideal de

Alternativas
Comentários
  • Ética Política:

    • Virtudes Cardeais

    1. PRUDÊNCIA dispõe a  para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro  e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.
    2. JUSTIÇA é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido;
    3. FORTALEZA  assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do ;
    4. TEMPERANÇA "modera a atracção dos , assegura o domínio da  sobre os  e proporciona o  no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_cardinais

    Fonte: https://www.catolicoorante.com.br/virtudescardeais.html

    ,

    Gab: B

    Bons Estudos!

  • Virtudes cardeais quer dizer virtudes centrais, fundamentais, orientadoras. É o mesmo que virtudes morais.

    1 - Prudência

    É o reto agir, o bom senso, o equilíbrio. Cuida do lado prático da vida, da ação correta e busca os meios para agir bem. Prudência é o mesmo que sabedoria, previdência, precaução. O prudente é previdente e providente. É pessoa que abandona as preocupações e abraça as soluções. Deixa as ilusões e opta pelas decisões. Rejeita as omissões e se empenha nas ocupações. O lema dos prudentes é: “Ocupação sim, preocupação não.” A prudência coloca sua atenção na preparação dos fatos e eventos e nunca na precipitação nem no amadorismo ou improvisação. Ciência sem prudência é um perigo.

    2 - Temperança

    É o auto-controle, auto-domínio, renúncia, moderação. A temperança ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. Abre o caminho para a continência, a castidade, a sobriedade, o desapego. É próprio da temperança o cuidado conosco mesmo, com os outros e com a natureza. A temperança não permite que sejamos escravos, mas livres e libertadores e nos encaminha para o cumprimento dos deveres e para a maturidade humana. Sem renúncia não há maturidade. Grande fruto da renúncia é a alegria e a paz.

    3 - Fortaleza

    Faz-nos fortes no bem, na fé, no amor. Leva-nos a perseverar nas coisas difíceis e árduas, a resistir à mediocridade, a evitar rotina e omissões. Pela fortaleza vencemos a apatia, a acomodação e abraçamos os desafios e a profecia. É virtude dos profetas, dos heróis, dos mártires e dos pobres. A fortaleza dos mártires e a ousadia dos apóstolos, como também a força dos pequenos e dos fracos é um sinal do dom da fortaleza na vida humana e na história da Igreja. Hoje a fortaleza nos leva a enfrentar a depressão, o stress, o câncer, a AIDS, os golpes da vida. Grandes são os conflitos humanos, porém maior é a força para superá-los. A vida é luta renhida, dizia nosso poeta e a fé é um combate espiritual. “Coragem, Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).

    4 - Justiça

    Regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. É da justiça que brota a paz. Sem a justiça nem o amor é possível. É a virtude da vida comunitária e social que se rege pelo respeito à igualdade da dignidade das pessoas. Da justiça vem a gratidão, a religião, a veracidade. Não se pode construir o castelo da caridade sobre as ruínas da justiça. Pelo contrário, o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro. A justiça é imortal (Sab 1,15). Esta virtude trata de nossos direitos e nossos deveres e diz respeito ao outro, à comunidade e à sociedade.

  • 4 - Justiça

    Regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. É da justiça que brota a paz. Sem a justiça nem o amor é possível. É a virtude da vida comunitária e social que se rege pelo respeito à igualdade da dignidade das pessoas. Da justiça vem a gratidão, a religião, a veracidade. Não se pode construir o castelo da caridade sobre as ruínas da justiça. Pelo contrário, o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro. A justiça é imortal (Sab 1,15). Esta virtude trata de nossos direitos e nossos deveres e diz respeito ao outro, à comunidade e à sociedade.