Competição – Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre quando queremos impor nossa posição!
Portanto, pode ser recomendável quando uma decisão é urgente, ou quando o tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado!
Se uma categoria entra em greve e seus patrões decidem não oferecer nenhuma concessão e começam a contratar novos funcionários para ocupar os lugares dos grevistas, está buscando esse estilo.
Fonte: RENNÓ (2013) & CHIAVENATO (Administração Geral e Pública, 2008)
Estilos de Gestão de Conflitos
Normalmente, os estilos combinam uma parcela de assertividade (vontade de satisfazer seus próprios interesses e
necessidades) e cooperação (vontade de satisfazer os interesses e necessidades dos outros).
Evitação – É a fuga do conflito! A pessoa, portanto, ne m é asse rtiva ne m colaborativa. Esse estilo é muito comum quando o assunto é pouco importante, quando não há possibilidade de ganhar ou quando o custo da derrota é muito alto.
Dessa forma, as pessoas fingem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos! (Quando evitamos discutir religião com pessoas de outro credo, por exemplo, estamos no estilo de evitação!).
Acomodação – Reflete um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pe la harmonia! Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses!
Compe tição – Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre quando que re mos impor nossa posição!9
Portanto, pode ser recomendável quando uma decisão é urgente, ou quando o tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado!
Se uma categoria entra em greve e seus patrões decidem não oferecer nenhuma concessão e começam a contratar novos funcionários para ocupar os lugares dos grevistas, está buscando esse estilo.
Compromisso – Nesse estilo, cada pessoa ou grupo cede um pouco para que uma solução intermediária ou “aceitável” aconteça. Dessa forma, cada parte ce de e ganha algo de “valor”.
Entretanto, como cada parte “perde” algo, pode-se semear outro conflito futuro (ou seja, o
conflito seria somente “empurrado com a barriga”). O importante nesse caso é um “jogo de cintura”
e uma busca por uma situação aceitável para as duas partes.
Colaboração – Necessita tanto de coope ração quanto de asse rtividade para funcionar. O objetivo é que todas as partes saiam ganhando, e é baseado na negociação e no comprometimento das partes.
Portanto, pode funcionar quando as duas partes são fortes, quando os objetivos de ambas as partes podem ser atingidos ao mesmo tempo ou quando todos percebem que algo está errado e é
necessária a participação de todos na solução do problema.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os estilos de gestão de conflitos. No caso desta questão, a alternativa correta deverá conter o estilo em que o gerente de uma unidade de negócios, para solucionar um conflito entre as equipes de vendas e de logística, forçou a adoção de uma solução que impôs a vontade de uma das partes sobre a outra.
Dentre as principais estratégias para gerenciar os conflitos, temos as seguintes:
- Acomodação: é a estratégia de ceder ao oponente, deixando-o vencer. Essa estratégia funciona muito bem quando um dos lados deseja manter a harmonia ou não dá grande importância ao problema que deu origem ao conflito. É mais valioso se importar em trabalhar rumo ao alcance de um objetivo do que perder tempo com uma disputa.
- Evitamento/Evitação: podemos chamar também de modelo "ninguém ganha nem perde". Aqui, a estratégia é abandonar ou ignorar a existência do conflito, considerando que o problema pode desaparecer ou se sozinho, sem disputa.
- Colaboração: podendo ser também chamado de "eu ganho, você ganha", é o estilo em que a busca pelo consenso, que envolva outras pessoas além dos oponentes, é o principal objetivo. É uma solução colaborativa em que o objetivo é que todos saiam ganhando.
- Solução de compromisso: pode ser chamada de "eu faço concessões, você também", busca uma solução em que os dois lados renunciam a algo para que chaguem a uma solução que lhes seja satisfatória.
- Competição: é o estio que implica, em "um jogo de soma zero" (MAXIMIANO, 2016, p. 344) . Ao passo que um lado ganha, o outro perde, em decorrência de objetivos distintos. Conforme Chiavenato (2014, p. 395), " tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha enquanto a outra perde. Em casos extremos, uma parte alcança o que deseja com a completa exclusão da outra. Os métodos de ganhar/ perder podem não atingir as causas profundas do conflito e conflitos futuros podem vir a ocorrer".
Tendo visto as estratégias, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta. O estilo adotado é o de competição.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.