SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Operação de Computadores - Específicos


ID
270748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União, julgue os itens a seguir.

O vencimento, a remuneração e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora nos casos de indenização ao erário e prestação alimentícia que resultem de decisão judicial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Lei 8112

     Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Indenização ao erário não! Só pode ser penhorado no caso de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
  • Acrescentando o comentário dos colegas acima,os débitos devido ao erário serão pagos mediante penhora dos bens. No caso de falecimento os dependentes são responsáveis pelo pagamento até o limite da herança recebida.

    bons estudos
  • clariou e muito carlos ,obg.
  • Só ressaltando que, no caso de ressarcimento ao erário, o pagamento será feito mediante desconto em folha.
  • Creio que o colega Carlos se equivocou, já que o erro da questão, pelo que eu entendi, é justamente o fato de a Administração Pública não poder efetivar a penhora sobre os vencimentos do servidor, podendo, apenas efetuar o desconto em folha de pagamento mediante autorização do servidor público. Senão, vejamos:
     
    DIREITO ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. SERVIDOR PÚBLICO. DESCONTO EM FOLHA. RESSARCIMENTO AO ERÁRIO. PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PRÉVIO. NECESSIDADE. PRECEDENTES DO STJ. AGRAVO IMPROVIDO.
    1. É firme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que os descontos em folha de pagamento, para fins de ressarcimento ao erário, devem ser precedidos de autorização do servidor público ou de procedimento administrativo em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.
    2. Agravo regimental improvido. AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.116.855– RJ. Data do julgamento: 17 de junho de 2010.
  • Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos

    de prestação de alimentos resultante de decisão judicial. 

  • a lei não diz respeito à penhora nos casos de ressarcimento ao erário. (Artigo 48)
  • ERRADA

    Lei 8112

     Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
  • O servidor em dívida com o erário, terá sua inscrição em dívida ativa.
  • Herciane..

    Observe que o artigo 47 dispõe que a inscriçao em divida ativa somente acontecerá se o servidor nao quitar o seu débito no prazo de sessenta dias!

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa(Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Questão errada. Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto no casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial.
  • O Vencimento, a Remuneração e o Provento, como regra geral, não serão objetos de arresto, sequestro ou penhora.

    A única exceção, prevista na própria legislação, são os casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial.

    Bons estudos à todos.
  • Gabarito. Errado.

    Art.48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arreto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos e resultante de decisão judicial.

  • art 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.


  • Arresto, sequestro ou penhora = Somente em caso de pensão alimentícia resultante de decisão judicial.

    Porém, é permitido o DESCONTO EM FOLHA nos casos de imposição legal, mandado judicial, autorização do servidor a favor de terceiros (art. 45 da Lei nº 8.112/90) e reposições ao erário (art. 46).

    Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.
    § 1o  Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento.
    § 2o  O total de consignações facultativas de que trata o § 1o não excederá a 35% (trinta e cinco por cento) da remuneração mensal, sendo 5% (cinco por cento) reservados exclusivamente para:
    I - a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito; ou 
    II - a utilização com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito.


    Art. 46. As reposições e indenizações ao erário serão previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo máximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado. 
    § 1o O valor de cada parcela não poderá ser inferior ao correspondente a dez por cento da remuneração, provento ou pensão.
    § 2o Quando o pagamento indevido houver ocorrido no mês anterior ao do processamento da folha, a reposição será feita imediatamente, em uma única parcela.

  • Não seria "Indenização ao erário". Mas sim "REPOSIÇÃO ao erário". nos casos que possam ser descontado em folha: Imposição legal, mandatos judiciais, autorização do servidor a favor de terceiros e reposição ao erário. 

    Ven, prov, remureração = só podem ser objeto de PAS = nos casos de pensão alimentícia resultante de decisão judicial,

  • O ERRO DA QUESTÃO: "O vencimento, a remuneração e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora nos casos de indenização ao erário e prestação alimentícia que resultem de decisão judicial."

  • Somente para o leitinho das crianças..

  • Lei. nº 8.112/90. Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.                  (Vide Decreto nº 1.502, de 1995)                   (Vide Decreto nº 1.903, de 1996)                   (Vide Decreto nº 2.065, de 1996)                  (Regulamento)                     (Regulamento)

     

    Lei nº 8.112/90. Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, EXCETO nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

     

    Uma das grandes preocupações do legislador em relação aos trabalhadores em geral é a proteção dos salários. O valor social do trabalho é fundamento do Estado brasileiro e a proteção do trabalhador é base para a própria dignidade da pessoa humana.

     

    A defesa da integralidade do vencimento, da remuneração e do provento é imposta pelo princípio da ordem natural à sobrevivência, que transcende a pessoa do servidor. E por essas razoes a norma salvaguarda a hipótese de inadimplemento de prestação de alimentos que resultem de decisão judicial.

     

    É por essa razão que cuidou a lei 8.112/90 de “blindar” a remuneração dos servidores contra certos riscos, impedindo que sejam estabelecidos, em regra, descontos.

     

    Destarte, se um servidor público estiver sofrendo execução judicial em razão de inadimplemento de dívida não-alimentícia, deverá ser efetuada a penhora, ou outros procedimentos assecuratórios da execução, sobre seus bens penhoráveis e, não possuindo este bens penhoráveis, a execução será frustrada, uma vez que sua remuneração está protegida por lei.

     

    A regra é que não ocorram descontos, tendo em vista o caráter de sobrevivência, isto é, para se alimentar e viver.

     

    Contudo, existem algumas exceções, quais sejam:

     

    a) Imposição Legal. Exemplo: Imposto de Renda.

     

    b) Decisão Judicial: Exemplo: Pensão Alimentícia.

     

    c) Consignação em Folha de Pagamento (Empréstimo em folha de pagamentos).

     

    c.1 - AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO;

    c.2 - AUTORIZAÇÃO DO SERVIDOR.

     

    d) Ressarcimento ao Erário:

     

    Regra: Paga tudo em até 30 dias;

    Exceção (Falta de condições): desconta-se no mínimo 10% da remuneração por mês.

     

    CUIDADO - Servidor demitido/exonerado durante o pagamento: paga-se tudo em até 60 dias.

     

    Art.5º , LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

     

    Vale lembrar que o depositário infiel não pode ser preso conforme a súmula nº 25 do STF.

     

     “É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito”

  • O vencimento, a remuneração e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora nos casos de indenização ao erário e prestação alimentícia que resultem de decisão judicial.

  • SOMENTE prestação alimentícia e mais nada!

  • ERRADO

    CESPE/TRE-RJ/2012

    Vencimentos, proventos e remuneração não podem ser objeto de medidas judiciais extremas como arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial.

    CERTO

  • Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    Somente nos casos de prestação de alimentos resultante e decisão judicial.

    Fonte: lei 8.112/90

  • A palavra "somente" coloca erro no item, não é apenas P.A, pois sabemos que existem 4 exceções. A regra é que não ocorram descontos, tendo em vista o caráter de sobrevivência, isto é, para se alimentar e viver.

     Contudo, existem algumas exceções, quais sejam:

     

    a) Imposição Legal. Exemplo: Imposto de Renda.

     b) Decisão Judicial: Exemplo: Pensão Alimentícia.

     c) Consignação em Folha de Pagamento (Empréstimo em folha de pagamentos).

     

    c.1 - AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO;

    c.2 - AUTORIZAÇÃO DO SERVIDOR.

     

    d) Ressarcimento ao Erário:

     Regra: Paga tudo em até 30 dias;

    Exceção (Falta de condições): desconta-se no mínimo 10% da remuneração por mês.

     CUIDADO - Servidor demitido/exonerado durante o pagamento: paga-se tudo em até 60 dias.

  • Somente em caso de prestação alimentar, decidido por sentença.

  • Apenas prestação alimentícia!!!

    Lei 8112

    Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.


ID
270751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União, julgue os itens a seguir.

O gozo de férias do servidor pode ser interrompido, entre outros motivos, por convocação de júri, serviço eleitoral ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade em que o servidor desempenhe suas funções.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade
  • Obs.: Autoridade Máxima do ÓRGÃO/ENTIDADE. Não basta, simplesmente, que seja convocado pelo superior ou por gerente da unidade.

    Bons estudos!!
  • Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação

    para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

    (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único. O restante do período interrompido será gozado de uma só vez, observado o disposto no art. 77.

    (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) 

  • CERTO.

    Lei 8.112 art 80:

    As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por NECESSIDADE DO SERVIÇO DECLARADA PELA AUTORIDADE MÁXIMA DO ÓRGÃO OU ENTIDADE.
  • Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.
  • MACETE QUE EU INVENTEI PRA DECORAR OS CASOS DE INTERRUPÇÃO DAS FÉRIAS

    ELE COMI CAJU NO TRABALHO

    ELE = ELEitoral
    COMI = COMoção Interna
    CAJU = CAlamidade pública e JUri
    NO SERVIÇO (por nescessidade do serviço)


    ESPERO QUE AJUDE VCS! 

  • Aprimorando o ótimo macete da Raquel, 
    ELE COMI CAJU DO SERVIÇO MILITAR (para lembrar do serviço militar também) 
    o DO serviço é melhor que NO serviço para facilitar lembrar de necessidade DO serviço!
  • Art.80- As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para juri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

  • Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade

  • ELE COMI CAJU NO SERVICO 

     

     

    ELEItoral

    COMoção Interna

    CAlamidade Pública

    JUri
    Necessidade do SERVICO
     

  • Certa

    Lei 8112./90
    Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

  • Certíssima!

  • Comentário:

    O quesito está correto, nos termos do art. 80 da Lei 8.112/1990:

    Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

    Gabarito: Certo

  • Questão correta! basicamente letra de lei.

    Lei 8112./90 Art. 80. 

  • INTERRUPÇÃO DAS FÉRIAS

    Calamidade P.

    Comoção I.

    Júri

    Serviço Militar, Eleitoral

    Necessidade da adm

  • GAB C

    Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.  

  • Lei 8112/90

     Art. 80. As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade públicacomoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.

    Férias interrompidas = CANECO SECO

    CAlamidade pública

    NEcessidade do serviço

    COmoção interna

    SErviço militar/eleitoral

    COnvocação para júri

  • Certo.

    Lei 8112, art. 80, caput - as férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade de serviço declarada por autoridade máxima do órgão ou entidade.


ID
270754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União, julgue os itens a seguir.

Ainda que interinamente, é vedado ao servidor público exercer mais de um cargo em comissão.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112, art.9, parágrafo único:
    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício ,interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    Gabarito: Errado.
    O servidor pode sim exercer mais de um cargo em comissão interinamente.
  • Gabarito: ERRADO



    Art. 9º, parágrafo único da Lei 8.112

    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial PODERÁ SER NOMEADO para ter exercício ,interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • É só lembrar, aumento de traballho SIM, contudo aumento na remuneração NÃO!
    É possível o servidor optar pela remuneração de um dos cargos. Pelo menos isso!
  •                Item errado!            
                  Como regra geral o servidor é nomeado para cargo de provimento efetivo, que tem carater permanente , mas poderá tambem sê-lo para cargo em comissão, cujo exercício tem carater temporário. 
                  No caso do cargo em comissão, poderá haver a acumulação do exercício de dois cargos, segundo pro tempore, desde que não hava prejuízo das atribuições do cargo em comissão ocupado atualmente, devendo haver a respectiva opção de remuneração enquanto durar tal acumulação.
  • Acho que o fundamento constante na 8.112/90 completo seria este:
     

    Art. 119.  O servidor não poderá exercer mais de um cargo em comissão, exceto no caso previsto no parágrafo único do art. 9o, nem ser remunerado pela participação em órgão de deliberação coletiva. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Parágrafo único.  O disposto neste artigo não se aplica à remuneração devida pela participação em conselhos de administração e fiscal das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, bem como quaisquer empresas ou entidades em que a União, direta ou indiretamente, detenha participação no capital social, observado o que, a respeito, dispuser legislação específica. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
     

     Art. 9o  , II, Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Cargo em confiança com está na constituição, é sinonimo de cargo em comissão?

  • pode.....sem prejuízo das atribuições que já assume, e deverá optar pela remuneração de um dos cargos.

  • Marcelo cichinelli veja:


    Função de confiança

    1 - Exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo (concursado).

    2 - Com concurso público, já que somente pode exercê-la o servidor de cargo efetivo, MAS a função em si não prescindível de concurso público.

    3 - Somente são conferidas atribuições e responsabilidade

    4 - Destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento

    5 - De livre nomeação e exoneração no que se refere à função e NÃO em relação ao cargo efetivo.



    Cargo em comissão

    1 - Qualquer pessoa (SEM CONCURSO), observado o percentual mínimo reservado ao servidor de carreira (CONCURSADO).

    2 -  Sem concurso público, ressalvado o percentual mínimo reservado ao servidor de carreira.

    3  - É atribuído posto (lugar) num dos quadros da Administração Pública, conferida atribuições e responsabilidade àquele que irá ocupá-lo

    4 - Destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento

    5 - De livre nomeação e exoneração


    Fonte: http://direitoemquadrinhos.blogspot.com.br/2011/03/quadro-comparativo-funcao-de-confianca.html
  • os comissionados alem de entrar nas portas dos fundos, ainda podem acumular cargos, é mole

  • Art. 9o A nomeação far-se-á:


    [...]


    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.


    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.




    Gabarito ERRADO.

  • importante thiago

  • Lei 8.112/90, Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos. (Redação dada pela Lei nº
    9.527, de 10.12.97)

  • ERRADO


    (2016/DPU) É permitido o exercício de mais de um cargo em comissão, desde que seja na condição de interino. CERTO


  • Como interino pode. Porém vai trabalhar pelas duas chefias e receber apenas por uma delas, certamente receberá a maior entre as gratificações.


ID
270757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União, julgue os itens a seguir.

Se determinado servidor, por ato cometido no exercício da função, for absolvido criminalmente por falta de provas, ele não poderá ser responsabilizado administrativamente pelo mesmo fato.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Lei 8.112

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. 

     Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
  • ·         Servidor condenado[i] na Esfera Penal: será condenado nas demais esferas
    ·         Servidor absolvido na Esfera Penal:
    a. Negativa de Autoria: será absolvido nas demais esferas
    b. Inexistência do Fato: será absolvido nas demais esferas    
    c. Outras hipóteses: deve-se apurar a falta residual[1]


    [1]Súmula 18 do STF:“Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público.”;
     

    [i] MEIRELES, Hely L. Direito Administrativo Brasileiro.Malheiros, 35ed, 2009, pag 668: “A culpabilidade reconhecida pela Justiça Criminal não pode ser negada em qualquer outro juízo”;
  • Absolvição no crime (âmbito penal) pelo fundamento de ausências de provas do ilícito penal não influência na órbita administrativa, ou seja, pode condenar na via administrativa (falta residual).

    Mas se a absolvição no crime for pelos fundamentos de negativa de autoria ou negativa da existência do fato tem que absolver também na esfera administrativa - art. 126, lei 8112/90.

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Gabarito está errado.

    Lei 8112/90

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Logo, o item está CERTO.
  • Negativa da autoria ou inexistência do fato é uma coisa,
    Inexistência de provas é outra!!!
    O servidor somente será absolvido das outras esferas, se for pelo caso da autoria ou do fato, NÃO da inexistência de provas!
  • Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a

    existência do fato ou sua autoria. 

  • Alguém pode me ajudar???

    Qual a diferença entre negativa da existência do fato com a falta de prova????

    Não seria a mesma coisa????

    Fiquei confusa!
  • o gabarito está errado : não tendo provas não quer dizer que ele seja inocente.
    ex: você quebrou um pc da sua sala na repartição. Só tinha você no prédio na hora que aconteceu o fato, mas não tem nenhuma prova que mostrre você quebrando o pc. Você pode, ao ver da administração, ser punido.
  • É importante frisar que apesar das esferas de responsabilização serem independentes, há casos em que o trânsito em julgado interfere nas outras esferas. Por exemplo, a absolvição por negativa de autoria ou por inexistência do fato, acaba absolvendo-o nas outras esferas, em função da maior amplitude da investigação penal. Também a condenação penal, por atos do exercício da função, acarreta em condenação nas outras esferas. Já a absolvição penal por insuficiência de provas ou por ausência de culpabilidade, não interfere nas demais esferas, conforme pronunciamento do STF, na súmula 18.
  • Senhores

    A absolvição penal somente influencia nas demais órbitas (civil e administrativa) quando por negativa de autoria ou inexistência do fato.
  • ERRADO, pois,

    A FALTA DE PROVAS OU FATOS -
    não absolve o servidor das demais esferas (Civil ou Administrativo).
  • Juliana, respondendo a sua dúvida:

    Qual a diferença entre negativa da existência do fato com a falta de prova????

    A negativa da existência do fato significa que o fato a que o servidor responde não ocorreu. Se não ocorreu, ele será absolvido penalmente, e com isso,  não faz sentido que ele seja punido administrativamente e civilmente por um fato que não existiu!

    Já a falta de provas, o fato existiu, mas nao existem provas que o imputem ao servidor. Será absolvido na esfera penal, mas não necessariamente nas outras duas!
  • Na hipótese de o servidor público ser absolvido criminalmente, em virtude de negativa de autoria ou inexistência do fato imputado, ocorrerá, necessariamente, a absolvição na instância administrativa. Todavia, a absolvição na esfera criminal por insuficiência de provas ou por ausência de tipificação da conduta como crime, não afasta a possibilidade de condenação na esfera administrativa por infração administrativa.
  • Um servidor poder ser penalizado administrativamente, penalmente ou criminalmente, as penas são  independentes entre si. Portanto, o fato de ser absolvido criminalmente, não exclue  a responsabilidade  adminitrativa .
  • Em processo contra servidor na esfera penal, a insuficiência de provas não basta para haver vinculação da decisão na esfera administrativa.Para isso é nescessária a AFIRMAÇÃO CONCRETA no processo penal de que o servidor não foi responsável.

    TRADUZINDO O JUIZ DEVERA AFIRMAR " FULANO DE TAL É INOCENTE" pois se ele afirmar que  faltam provas da autoria ainda deixa margem para dúvidas que podem continuar sendo investigadas administrativamente
  • não entendi o gabarito, está certo ou errado?
  • A responsabilidade do servidor será afastada no caso:
     
    Absolvição criminal por negativa de autoria- ou seja, aquele que o réu diz “não fui eu”

    Absolvição criminal  que negue a existência do fato – ou seja, o fato não existiu.
     
  • Tem que alegar inexistência do fato ou autoria para que o servidor seja de fato absolvido. 


  • Vou tentar esclarecer os colegas: Negativa de autoria = houve o ilícito, mas não foi o servidor quem o praticou. Por isso ele está "limpo".

                                                          Inexistência do fato = O fato nunca existiu, portanto o servidor está "limpo".

                                                          Isenção por falta de provas = Houve o ilícito, o servidor pode estar envolvido, porém nada foi provado. Resultado: o servidor pode estar "sujo".

    Gabarito: ERRADO.

                                                          

                                                          

  • RESULTADO DE ABSOLVIÇÃO CRIMINAL:



    - FALTA DE PROVA ------> PODE SER PUNIDO ADMINISTRATIVAMENTE, NÃO INTERFERE OUTRAS ESFERAS.

    - INEXISTÊNCIA DO FATO ou NEGATIVA DE AUTORIA ------> A CONDENAÇÃO SERÁ DESFEITA, MESMO QUE O SERVIDOR JÁ TENHA SIDO CONDENADO NAS OUTRAS ESFERAS PELO MESMO FATO.




    GABARITO ERRADO

  • GABARITO ERRADO - Clareando.....

    FOI PROVADO NA JUSTIÇA QUE ELE NÃO É CULPADO?  SIM = absolvido administrativamente

    SERVIDOR PROVOU QUE É INOCENTE? SIM = absolvido administrativamente

    NÃO FOI NADA COMPROVADO NA JUSTIÇA QUE ELE É CULPADO? SIM = absolvido na Justiça, podendo ser PUNIDO por infração administrativa ( punido no trabalho) Faltou provas judiciais, mas não administrativas ( atos, fatos, condutas)

  • A responsabilidade administrativa somente será afastada no caso de ABSORVIÇÃO CRIMINAL QUE NEGUE A EXISTÊNCIA DO FATO OU SUA AUTORIA.

  • ERRADO.

    Só interfere nas esferas se a absolvição criminal for por negativa de autoria ou inexistência do fato.

  • FI - Fato inexistente

    NA - Negativa de autoria

  • ESTARIA CERTO se fosse assim:

    Se determinado servidor, por ato cometido no exercício da função, for absolvido criminalmente por negativa de autoria , ele não poderá ser responsabilizado administrativamente pelo mesmo fato.

  • Questão recorrente nas provas do cespe... Sempre tentando fazer com que possamos confundir FATO INEXISTENTE E NEGATIVA DE AUTORIA que são modalidades que vinculam as demais esferas (Administrativa/ Civil) com FALTA DE PROVAS que não vincula.

  • Gabarito:"Errado"

    Lei 8.112/90, art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Só por fato inexistente ou negativa de autoria.

    No caso de absolvição por falta de provas, esse fato não vincula a esfera administrativa, autorizando-a a prosseguir com o PAD.

    Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Mnemônico:

    FI - Fato inexistente

    NA - Negativa de autoria

    Aí sim, vinculará as demais esferas.


ID
270760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da
União, julgue os itens a seguir.

Se determinado servidor, na data de publicação do ato de provimento de certo cargo público, estiver em gozo de licença por motivo de doença em pessoa da família, o prazo para a posse será contado do término do respectivo impedimento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o artigo 13, parágrafo segundo da lei 8112, além da licença por motivo de doença em pessoa da família, o mesmo ocorrerá com as licenças:
    *Para o serviço militar
    *Capacitação
    *à gestante, à adotante
    *paternidade
    *Para tratamento da própria saúde
    *Acidente em serviço ou doença profissional
    *deslocamento para a niva sede nas hipóteses do art 18
    *participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar repreentação desportiva nacional, no país ou no exterior, conforme disposto em lei específica.
    E também nos seguintes afastamentos:
    *férias
    *participação em programa de treinamento regularmente instituído
    *júri e outros serviços obrigatórios por lei.
    Se o servidor estiver gozando dessas licenças ou afastamentos haverá alteração do termo inicial da posse.
    Gabarito:Correto
  • CERTO.

    Lei 8.112/90, art. 13, § 2o  "Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento."

       


    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença: 
     

     I - por motivo de doença em pessoa da família; 

             II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

     III - para o serviço militar;

     IV - para atividade política;

     V - para capacitação;

     VI - para tratar de interesses particulares;

     VII - para desempenho de mandato classista.     

       
  • Ótimo esse seu comentário Carla Cristrina... original, padronizado, claro... deveriam ser todos assim, imagine só como ficaria fácil acompanhar os comentários! Ah, muitíssimo didática sua tabela também, certo que estudarei por ela! Um primor!
    ¬¬
  • Por favor, use letras de tamanho normal. Isso que vc fez polui o site e não ajuda ninguém.
  • Eu não consigo nem clicar para denunciar o comentário, escrito em letras garrafais, da colega mais acima. Que bruxaria louca é essa? É o único que não consigo clicar!

    EDIT (dez/2014): fiz esse comentário ano passado e confesso que nem lembro do que se trata haha
  • Resposta: CERTO


    Lei 8.112/90
    Art. 13
    § 2o Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.



    Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;



  • Cadê o cometário da Carla Cristina???

  • kkkkk cada comentario! Nada a ver com a questão, igual ao meu e com certeza o da carla Cristina foi deletado

  • Só porque eu queria ver o comentário dá Cristin@
  • Acho que a Carla não quis que usassem seu esqueminha 

  • Pessoal, o que houve com o comentário da Carla Cristina???

  • Após a publicação do ato de nomeação,

     a lei determina que a pessoa dispõe de 30 dias, improrrogáveis, para tomar posse (art. 13, §1º).      

     

    Em se tratando de indivíduo que já seja servidor e que, ao ser nomeado,se encontre afastado do cargo ou em cumprimento de licença

    o prazo de 30 dias somente será contado do término do cumprimento da licença ou do afastamento

  • Quem é Carla Cristina? kkkkk

  • O prazo de 30 dias para posse será contado do término do impedimento, no caso do servidor estar:  

    LICENÇA:

    -> Doença em pessoa da família

    -> Afastamento do cônjuge ou companheiro

    -> Serviço Militar

    -> À gestante, à adotante e à paternidade;

    -> Para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo;

    -> Por motivo de acidente em serviço ou doença profissional;  

    -> Para capacitação, conforme dispuser o regulamento;    

    -> Por convocação para o serviço militar;

    -> Deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18;*

    -> Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior, conforme disposto em lei específica;

    AFASTADO:

    -> Férias

    -> Participação em programa de treinamento regularmente instituído ou em programa de pós-graduação stricto sensu no País, conforme dispuser o regulamento;

    -> Júri e outros serviços obrigatórios por lei;

  • É errando e aprendendo!
  • Eu sou a Carla Cristina.

  • São impedimentos para tomar posse:

    Licença para tratar doença da família, da própria saúde, gestante, acidente serviço ou profissional, capacitação e serviço militar;

    Afastamento para férias, treinamento ou júri.

    Após o final desses impedimentos, começa a contar o prazo para posse. 

  • mentira sou eu, apenas troquei o nome rsrs


ID
270766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do
Espírito Santo (TRE/ES), julgue os próximos itens.

O fornecimento de documentos e certidões para fins eleitorais é isento de custas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO
     

    TÍTULO IV -  DAS DISPOSIÇÕES GERAIS (REGIMENTO INTERNO - TRE/ES)

    Art. 85. São isentos de custas os processos, certidões e quaisquer outros documentos fornecidos para fins eleitorais.



     

  • Gab: C

     

    De acordo com o regimento interno do TRE/PR:

     

    Art. 165. São isentos de custas os processos, as certidões e quaisquer outros papéis fornecidos para fins eleitorais, ressalvadas as exceções da lei.

  • É isento de custas o fornecimento de processos, certidões e quaisquer outros papéis, inclusive documentos, para fins eleitorais.

    Art. 203. São isentos de custas os processos, certidões e quaisquer outros papéis fornecidos para fins eleitorais, ressalvadas as exceções previstas em lei e em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral.

    Gabarito: Certo


ID
270769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do
Espírito Santo (TRE/ES), julgue os próximos itens.

A atribuição de presidir a comissão apuradora das eleições é do corregedor regional eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    CAPÍTULO V - DAS ATRIBUIÇÕES DO CORREGEDOR (REGIMENTO INTERNO - TRE-ES)

    Art. 14. O Corregedor Regional Eleitoral, que exerce suas funções cumulativamente com as de Vice-Presidente, terá jurisdição em todo o Estado,

    cabendo-lhe a inspeção e a correição dos serviços eleitorais do Estado e,  especialmente:
     

     XXII – presidir a comissão apuradora das eleições; 

     
  • Exatamente! Para o TRE-SP cabe ao Presidente do seu tribunal, quando se tratar de eleições GERAIS.

  • O Tribunal Regional - constitui a Comissão;

    O Corregedor Regional - preside a Comissão.

    E o Procurador Regional - atua perante a Comissão

     

     

    Fonte: Vários regimentos internos.


ID
270772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do
Espírito Santo (TRE/ES), julgue os próximos itens.

Todas as sessões desse tribunal devem ser públicas, vedadas deliberações em sessão reservada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    REGIMENTO INTERNO DO TRE-ES

    Parágrafo 1º, art. 31 -

    §1º. As sessões serão públicas, salvo em se tratando de matéria administrativa, quando as deliberações poderão ser tomadas em sessão reservada, ou se o interesse público exigir que se limite a presença em determinados atos às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, nos casos de lei.

  • Em regra, as sessões devem ser públicas. Porém, há exceções: as sessões serão secretas quando a lei ou o interesse público exigirem ou em determinados casos especificados no regimento interno.

    Art. 87, § 2º Quando a lei ou o interesse público exigirem, as Sessões serão secretas, o que ocorrerá, obrigatoriamente, quando se deliberar sobre imposição de pena disciplinar, instauração de inquérito, e outras matérias contra Juiz Eleitoral.

    Gabarito: Errado


ID
270775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do
Espírito Santo (TRE/ES), julgue os próximos itens.

Findo o prazo de um biênio, o juiz do TRE/ES deverá aguardar o transcurso de dois anos do término da investidura para retornar ao cargo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    TÍTULO I - DO TRIBUNAL -  CAPÍTULO I -  DA ORGANIZAÇÃO DO TRIBUNAL (REGIMENTO INTERNO TRE/ES)
     

    Art. 4.º. Nenhum Juiz poderá voltar a integrar o Tribunal após servir por DOIS biênios consecutivos, salvo se transcorridos dois anos do término do SEGUNDO biênio, podendo, entretanto o substituto vir a integrar o Tribunal como efetivo, sem se limitar essa investidura pela sua condição anterior.

  • Imagine, por hipótese, que em janeiro de 2012 o cidadão X se tornou Ministro efetivo do TSE. Passados dois anos (2012 - 2013), finda o seu biênio obrigatório, também chamado 1º biênio. A partir daí, poderá ele ainda exercer um 2º biênio (2014 - 2015) sem que haja qualquer impedimento. Agora, findo os dois biênios, um 3º biênio (2016 – 2017) está vedado.
    FONTE:http://www.juscarvalhedo.com.br/pdf/2%20aula_%20RITSE.pdf
  • GABARITO: ERRADO

     

    Em outras palavras, o magistrado não deverá aguardar o transcurso do 2º biênio...

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Resolução n° 205/2003 - Regimento Interno do TRE - ES

    | Título I - Do Tribunal

    | Capítulo I - Da Organização do Tribunal

    | Artigo 4

         "Nenhum Juiz poderá voltar a integrar o Tribunal após servir por dois biênios consecutivos, salvo se transcorridos dois anos do término do segundo biênio, podendo, entretanto o substituto vir a integrar o Tribunal como efetivo, sem se limitar essa investidura pela sua condição anterior." 

     

     

    Análise da alternativa:

     

    Findo o prazo de um biênio, o juiz do TRE/ES deverá aguardar o transcurso de dois anos do término da investidura para retornar ao cargo.

     

    Após servir por dois biênios (4 anos), o juiz do TRE/ES deverá aguardar o transcurso de dois anos do término do segundo biênio para integrar o Tribunal na mesma classe ou em ordem de classe diversa (cargo).


ID
270778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

Barramento, ou bus, canal comum pelo qual trafegam dados e sinais de controle dentro de um computador, é usado para criar uma conexão exclusiva entre dois elementos do computador.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O erro está ao afirmar que é uma conexão exclusiva entre dois elementos. O barramento é um canal comum, portanto, mesmo sem conhecer informática, mas entendendo português, é possível identificar que o início da afirmação é diferente do final (ou o final contradiz o início).
  • Não é tão simples, pois comum não é o contrário de exclusivo. Quando uma conexão é feita, teoricamente só os elementos se comunicam e os outros esperam, como em uma ponte, que passa um de cada vez.
  • Cuidado com esses termos do CESPE  : exclusivo, somente, ainda que, sempre que !!!!!! 

  • só seria CERTO se a questão falasse em BARRAMENTO DEDICADO OU EXCLUSIVO...


ID
270781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

EEPROM é um tipo de memória normalmente utilizado para armazenar temporariamente os dados que estejam sendo processados por um programa em execução em um computador.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Quem armazena os dados durante o processamento é a memória RAM. A EPROM contém informações de leitura para inicialização do computador (e consultas durante o funcionamento).
  • EPROM - Erasable Programmable Read Only Memory (memória somente de leitura programável e apagável) é uma memória PROM que pode ser apagada se exposta à luz de uma lâmpada ultravioleta. Por este motivo o dispositivo é dotado de uma janela transparente na qual é possivel fazer incidir luz UV para apagamento dos dados.


    EEPROM - Electrical Erasable Programmable Read Only Memory (memória somente de leitura programável, e apagável electricamente) é uma memoria EPROM que pode ser apagada electricamente SEM o auxílio da lâmpada UV.
  • RAM (RANDOM ACCESS MEMORY) é um tipo de memória normalmente utilizado para armazenar temporariamente os dados que estejam sendo processados por um programa em execução em um computador.

     

    GABARITO: E

  • Gabarito Errado

    EEPROM (também escrita E2PROM, e pronunciada "e-e-prom"), sigla do inglês de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory, é um tipo de memória não-volátil usada em computadores e outros dispositivos eletrônicos para armazenar pequenas quantidades de dados que precisam ser salvos quando a energia é removida, por exemplo, dados de configuração do dispositivo. Apesar de no nome se declarar Read-Only, esse foi classificado incorretamente, pois é tanto Read/Ler, quanto Write/Escrever, pelo fato de que códigos de erro no OBD-II poderem ser removidos independentemente, dentre outras características. Este se assemelha à denominação incorreta de ROM dos smartphones, conforme a Ciência da Computação.

    Ao contrário da maioria dos outros tipos de memória não-volátil, bytes individuais em uma EEPROM tradicional pode ser lidos, apagados e re-escrita de forma independente.

    Atualmente já existe uma memória não-volátil mais moderna, derivada da EEPROM, a memória flash. Quando grandes quantidades de dados estáticos devem ser armazenados (por exemplo, em unidades flash USB) a memória flash é mais econômica do que os dispositivos tradicionais de EEPROM.

    Enquanto uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá tensões maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos e pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta, a EEPROM pode ser programada e apagada dentro do próprio circuito, eletricamente, pela aplicação de sinais de programação especiais. Originalmente, EEPROMs foram limitados a operações de byte único que os fizeram mais lento, mas EEPROMs modernos permitem operações com múltiplos bytes.

    Embora uma EEPROM possa ser lida, um número praticamente ilimitado de vezes, ela possui uma vida útil limitada - isto é, o número de vezes que pode ser reprogramada (apagada e programada novamente) foi limitado a dezenas ou centenas de milhares de vezes, devido a contínua deterioração interna do chip durante o processo de exclusão que requer uma tensão elétrica mais elevada. Essa limitação foi estendido para um milhão de operações de gravação em EEPROM modernos. Entretanto essa vida útil da EEPROM, se torna uma importante consideração a ser feita, quando seu uso em um computador, por exemplo, tenha uma previsão de frequentes reprogramações. É por esta razão que EEPROMs foram utilizados para informações de configuração, ao invés de memória de acesso aleatório.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
270784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

A CPU contém internamente uma memória de alta velocidade para o armazenamento de valores intermediários ou informação de comando. Essa memória é composta por registradores (ou registros), e cada registro possui uma função própria.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    É a memória cache L1 e L2 (level 1 e level 2).
  • Não é a L1 ou L2. São os proprios registradores.

    Os registradores encontram-se dentro da CPU. Exemplo: Reg. de instrução, PI, RDM, REM, etc..

    A cache L1 e L2 está dentro da mesma pastilha onde está a CPU, mas não está dentro da CPU. Ela está simplesmente bem próxima à ela.

    Portanto, a questão fala dos registradores (que são memórias bem pequenas para armazenar uma única instrução)
  • mas cada um registrador possui uma funcao própria ? Ou seja determinado registrador nunca executará funções de outro registrador?
  • Apesar de ter marcado a questão como correta concordo em parte com o questionamento do colega leonardo acima.

    Alguns registradores realmente possuem função própria que nunca será executada por outro registrador. Por exemplo PC, SP, RDM,  etc...
    Mas existem também os registradores de uso geral, que são utilizados para guardar dados da aplicação em execução. Por exemplo AX, BX, CX da arquitetura 8086. Alguns destes registradores possuem funções próprias, Como por exemplo o AX que normalmente recebe o resultado de operações de acumulação, mas ainda sim eles podem ser utilizados para outros propósitos.
    Já outras arquiteturas como o pentium 4 possuem 128 registradores, sendo que muitos não possuem nenhum uso específico.

    Logo concordo que é um pouco forçado afirmar que : "cada registro possui uma função própria. "
  • Correto. Eis alguns registradores importantes e suas funções:

    - CI Contador de Instruções (em inglês: PC - Program Counter) - armazena o endereço da próxima instrução a ser executada - tem sempre o mesmo tamanho do REM.
    - RI Registrador de Instrução (em inglês: IR - Instruction Register) - armazena a instrução a ser executada.
    - ACC Acumulador (em inglês:ACC - Accumulator) - armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na UAL; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador - o tamanho da palavra é igual ao tamanho do acumulador.

    A comunicação entre memória e UCP usa dois registradores chamados de Registrador de Endereços de Memória - REM ou, em inglês, Memory Address Register (MAR), bem o como Registrador de Dados da Memória - RDM ou, em inglês, Memory Buffer Register (MBR).
  • O gabarito é duvidoso, pois depende da arquitetura adotada. Máquinas RISC costumam ter registradores de uso geral, enquanto máquinas CISC costumam ter registradores com funções específicas.
    Agora, levando para o lado do bom senso, máquinas RISC stricto sensu são pouquíssimas e as arquiteturas dominantes na prática são tipicamente híbridas CISC e RISC. Além disso, nessas arquiteturas, os registradores costumam ter funções específicas. Na famosa x86, mesmo os registradores ditos "de uso geral" possuem função específica, como é o caso do AX e DX na operação div, que armazenarão o quociente e o resto.
  • Acredito que caberia recurso para questões. Pois existem registradores de uso geral, onde não há distinção de função.

ID
270787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

Clock consiste no circuito oscilador que fornece o sinal usado para sincronizar e para determinar a velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento, como, por exemplo, entre o processador e a memória principal, sendo a frequência, medida em ciclos por segundo ou hertz, a principal especificação do clock.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Conceito correto para Clock. Ele é (fisicamente falando) um cristal de quartzo que gera o pulso usado no sincronismo entre os componentes de velocidades diferentes dentro do computador.
  • Alguém pode me ajudar?

    Clock consiste no circuito oscilador que fornece o sinal usado para sincronizar e para determinar a velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento, como, por exemplo, entre o processador e a memória principal, sendo a frequência, medida em ciclos por segundo ou hertz, a principal especificação do clock.

    Não vejo problema no restante da questão, mas não concordo muito com a parte destacada. O circuiro oscilador não DETERMINA a velocidade de transferência ente duas partes. Pelo menos, até onde sei.
  • Existem dois clocks: o interno e o externo. Se o prova comentar sobre clock interno lembre-se que ela está associando ao processador, já se a pergunta for sobre o clock externo a prova está querendo saber sobre o clock da placa mãe. Só para te dar um parâmetro, um bom clock externo supera a casa dos 400 MHz (dados de 2010).
    O hertz (Hz) é a unidade utilizada para medir frequência (clock).
  • O clock determina a velocidade de transferência na medida em que ele limita a frequência do barramento. Ou seja, se um dispositivo tiver capacidade de transferência de 10MB/s com um barramento de frequência 500MHz, se o clock for de 250MHz, a velocidade máxima alcançada é determinada por essa frequência, portanto seria de 5MB/s.
    O clock nunca aumentará a capacidade de transferência de dados, mas é capaz de limitar tal capacidade.
  • CLOCK - é o indicador mais imediato da "velocidade" de um processador, é o número de ciclos por segundo de um sinal de sincronismo usado dentro do processador.


ID
270790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos de arquitetura dos computadores, julgue
os itens a seguir.

A função do registro de instrução é armazenar o identificador da próxima instrução a ser executada pelo processador.

Alternativas
Comentários
  • Um registro de instrução é a parte de uma CPU que armazena a instrução que está sendo executada ou decodificada.

    Em processadores simples cada instrução a ser executada é carregada no registrador de instrução, que a possui enquanto ela é decodificada, preparada e finalmente executada, o que pode tomar vários passos.
  • Quem armazena ou aponta para a próxima instrução a ser executada é o contador de programa (program counter - PC), o qual é um tipo de registrador. O nome "contador de programa" não tem nada a ver com a contagem de algo, mas o termo é universalmente usado.

    O registrador de instrução (instruction register - IR) contém a instrução que está sendo executada.

  • IR / RI (Registrador de instrução) - Contém a última instrução buscada (Corrente).

  • Essa função é do registrador PC = Program Counter


    IR = Instruction Register armazena a instrução que está sendo executada

  • Fundamento Da Computação

    Três Subsistema Básicos

    " Unidades Funcionais"

    -> Processador "CPU"

    -> Memória Principal.

    -> Dispositivo de E/S.

    Processador.

    - Gerencia todo sistema computacional controlando operações de cada unidade funcional

    =- Executa instruções na memória Principal.

    Operações Básicas

    - Soma

    - Subtrair

    - Comparar e movimentar dados.

    Composto

    -> UC - Unidade De controle

    -> ULA - Unidade lógica e aritméticas

    -> Registradores.

    -> UC - unidade De controle

    - Gerencia as atividades de todos os componentes do computador

    -> ULA - Unidade Lógica e Aritméticas

    - Realiza operações lógicas (Teste e comparações)

    - Aritméticas (Somas e Subtrações)

    *Sinal Clock Realiza a sincronização de todas as funções do Processador.

    -> Registradores

    - Armazenam dados temporariamente.

    - são memórias de alta velocidade

    - Custo maior do que a memória Principal.

    - Memória Flash.

    -> Uso Geral

    - Manipulados por instruções.

    -> Específicos

    - Armazenam informações de controle da UCP e do SO.

    Específicos

    -> Contador de Instruções (CI ) ou Programa Counter (PC)

    - Armazena o endereço da próxima instrução a ser executada pelo UCP.

    -> Apontador de Pilha (AP) ou Stack Pointer (SP)

    - Armazena o endereço da memória no topo da pilha

    - Informações de programas que foram interrompidos.

    -> Registrador de status ou Programa Status Word (PSW)

    - Armazena informações sobre a execução de instruções.

    -> Registrador Acumulador

    - Operações Aritméticas e Lógicas Ficam Gravadas Em Hardware “Acumulador”.


ID
270793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

O Linux pode ser instalado de várias formas, sendo o modo de instalação mais rápido realizado por meio de boot pelo CD-ROM.

Alternativas
Comentários
  • A questão deve ter sido anulada pois depende de varios fatores.
    o que é mais rapido: instalar o linux com um Drive de CD 8x ou instalar por meio de uma rede GigaBit?

    Por isso, a questão teve de ser anulada

ID
270796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

A estrutura de diretórios do Linux é diferente da estrutura do Windows: neste, os arquivos do sistema são concentrados nas pastas Windows e Arquivos de programas, podendo o usuário criar e organizar suas pastas conforme desejar; naquele, as pastas do sistema ficam no diretório-raiz, esperando-se que o usuário armazene seus arquivos pessoais em uma pasta localizada no diretório /home.

Alternativas
Comentários
  • Vejam a estrutura de diretórios Linux

  • = Raiz do sistema.

    /home = Armazena diretórios e arquivos de trabalho dos usuários comuns do sistema.

    /root = Armazena diretórios e arquivos de trabalho do superusuário (root).

    /boot= Contém o kernel e todos os arquivos necessários para a inicialização do sistema.

    /bin = Contém aplicativos e utilitários do sistema.

    /sbin= Contém ferramentas de configuração e manutenção do sistema. Alguns aplicativos acessíveis apenas ao superusuário são instalados neste diretório.

    /srv = Dados de serviços fornecidos pelo sistema.

    /lib = Contém as bibliotecas compartilhadas e os módulos do kernel.

    /media = Ponto de montagem para mídia removível.

    /dev = Contém todos os dispositivos do sistema, tais como: modem, HD, floppy disk, CD-ROM, entre outros. Esses diretórios são utilizados para troca de informações, não possuindo existência real.

    /etc = Contém todos os arquivos de configuração do sistema.

    /tmp = Diretório reservado aos arquivos temporários utilizados por algumas aplicações.

    /mnt = Diretório reservado para montagem de dispositivos e sistemas de arquivos em partições e discos locais e de rede.

    /proc = Contém informações sobre os processos em execução no sistema. Assim como no diretório /dev, os arquivos e subdiretórios aqui contidos não são reais, sendo utilizados apenas como arquivos de troca.

    /usr = Programas de usuários, sistemas de janelas X, jogos entre outros. Os links de alguns programas costumam ser instalados aqui.

    /var = Contém arquivos de dados variáveis como log do sistema e diretórios de spool.

    /opt = Diretório reservado para instalação de aplicações de terceiros como OpenOffice, softwares pagos etc.
    mais detalhes: http://www.hardware.com.br/dicas/linux-entendendo-arvore-diretorios.html

     

  • Marquei errado pq interpretei que a pasta  "Arquivos de programas" não contém exatamente os arquivos de sistema, mas sim os arquivos dos programas instalados.

ID
270799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

Na estrutura de diretórios do Linux, diferentemente do que ocorre na do Windows, os discos e partições não aparecem necessariamente como unidades diferentes identificadas por letras, tais como C:, D:, E: etc.; naquela estrutura, as unidades fazem parte de um único diretório, chamado diretório-raiz.

Alternativas
Comentários

  • Isso gera certa confusão para quem é do mundo "Windows". Na imagem acima eu poderia tranquilamente ter um disco montado dentro da pasta /opt
    Ou seja, ao escrever alguma coisa no diretorio /opt eu estaria escrevendo em outro disco diferente do disco onde encontram-se os demais diretórios.
    O Windows também possui este conceito de montagem de discos dentro de um diretório. No entanto é pouco utilizado. Geralmente os administradores criam novas unidades (D: E: ...) sempre que instalam novos discos no Windows.

    No Linux SEMPRE teremos tudo debaixo de uma ráiz (root) única.
  • Os HDs sata aparecem, por padrão na maioria das distribuições como /dev/sda (se tiver apenas um HD), ou /dev/sdb (no caso de um segundo HD). As partições podem aparecer da seguinte forma:

    /dev/sda1  1  38914  312569177  5  Estendida
    /dev/sda5  1  262  2097152  82  Linux swap / Solaris
    /dev/sda6  262  2365  16896000  83  Linux
    /dev/sda7  2366  38914  293573632  83  Linux

    Lembrando que a nomenclatura pode variar de distribuição para distribuição, mas as mais importantes seguem esse padrão.
  • Todos os acessos ao sistema de arquivos, incluindo os discos removíveis, fazem parte de toda a hierarquia e são sub-ordenadas no diretório raiz.


ID
270802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

Para o compartilhamento de uma impressora conectada a um computador com Windows XP, é necessária a instalação, nesse computador, do software Microsoft XPS Document Printer.

Alternativas
Comentários
  • Apenas fazendo uma pequena correção ao colega, o XPS Document Printer não serve para visualizar o .xps, mas para imprimir um documento no formato .xps, semelhante ao que acontece com impressoras virtuais de pdf. O software XPS Viewer é o software que visualiza.

    O fato é que instalando o Printer geralmente o Viewer vem junto, o que termina sendo confundindo.
  • O Microsoft XPS Printer nada mais é do que uma impressora virtual para o formato XPS. É como as impressoras virtuais de PDF.
    Portanto, não tem nada a ver o XPS Printer com o compartilhamento de impressoras.

ID
270805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

Ao se instalar o Windows XP em um computador, deve-se fornecer a chave da licença do software e, caso o computador esteja sendo conectado a uma rede, é importante informar o nome do computador, do grupo de trabalho ou do domínio, o número do IP, o gateway, o DNS e a máscara de sub-rede.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Para instalar o Windows XP é necessário a chave de licença do produto (Product Key), neste caso a do Windows XP. Se o computador estiver conectado a uma rede, antes de executar a instalação, obtenha as seguintes informações: nome do computador, nome do grupo de trabalho ou domínio, número IP, o  Gateway, DNS e Máscara de sub-rede.
  • Interessante observar que a questão coloca que é "é importante informar", o que a valida. Caso a expressão fosse "é necessario informar" a mesma invalidaria a questão.

ID
270808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a
sistemas operacionais.

Há várias versões para o Windows 2003 Server, as quais se diferenciam pelo número de programas que podem ser executados simultaneamente sobre a plataforma.

Alternativas
Comentários
  • As diferentes versões se diferenciam quanto à FUNÇÃO do servidor

    Windows Small Business Server
    Web Edition
    Standard Edition
    Enterprise Edition
    Datacenter Edition
    Windows Compute Cluster Server
    Windows Storage Server
    Windows Home Server
  • Existem diversas diferenças, entre elas as confirações suportadas tipo: memória, disco, processadores, segurança etc.

    As versões são:
    Standard Edition   Enterprise Edition     Datacenter Edition     Web Edition
  • Seguem algumas caracterisitcas das versões do Win2003


ID
270811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e suporte de aplicativos, julgue
os itens subsequentes.

A opção de bloqueio a pop-ups, presente no Internet Explorer, inexiste no FireFox.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    É claro que o FireFox também possui esse recurso.
    No meu principal, vá em: Ferramentas --> Opções --> Conteúdo --> Bloquear Pop-ups
  • O Firefox inclui também um bloqueador de janelas pop-up integrado. Esta função foi adicionada durante o período de desenvolvimento (estágio beta) e foi um grande argumento em comparação ao Internet Explorer, líder de mercado, que ganhou esta funcionalidade apenas com a atualização para o Windows XP Service Pack 2. Ele bloqueia as janelas pop-up de sites por padrão, mas pode ser desligado permanentemente ou configurado para permitir exceções para determinados sites. Em muitos casos é possível ver a URL da janela pop-up clicando na caixa de diálogo exibida ao bloquear uma pop-up. Isto torna mais fácil decidir se o usuário deseja exibir ou não a pop-up bloqueada.
  • Olá colegas.

    Bem, penso que todos ou quase todos os navegadores possuem um sistema anti pop-up. E para que serve?

    Há uma função chamada hiperlink no word que serve para voçê ligar uma palavra a um site ou outro arquivo do computador. Quando clicamos na palavra, vai apareçer outra janela ou um aplicativo sei la.
    Bem ocorre o mesmo na internet. Acessamos um site e automaticamente abrem-se sites chatos ,como propagandas e outros, ou até mesmo quando clicamos num link e apareçe um site em uma janela a parte nada a ver.
    Os anti pop-ups servem para impedir que esses sites apareçam e dar mais comodidade e segurança ao usuário. Normalmente os navegadores já vem com essa função.
    Espero que tenha esclarecido.

    Boa sorte e bons estudos.
  • Errado.
    Praticamente todas as funções do Internet Explorer existem no Mozilla Firefox, assim como no Chrome, Safari, Opera, etc. Assim como praticamente todas as funções do Microsoft Word existem no OpenOffice / BrOffice / LibreOffice Writer, as funções do Microsoft Excel existem no Open/Br/LibreOffice Calc, e assim, sucessivamente.
  • Dicas para questões de informática da Cespe, estilo Certo/Errado.
    ·        negações e restrições de funções, na maioria dos casos, são questões Erradas.
    ·        termos como 'necessário', 'suficiente' ou 'apenas', na maioria dos casos, indicam não existir outra forma de realizar a mesma tarefa, e são questões Erradas.
    ·        questões comparativas entre software proprietário e software livre (Windows x Linux, Microsoft Office x BrOffice) onde existe 'menosprezo' pela opção gratuita de código aberto, são questões Erradas.
  • Bloqueio de Pop - ups existe no Mozilla, FireFox e Chrome.

  • Errado. A opção de bloqueio a pop-ups, presente no Internet Explorer, existe também no FireFox. Disponível no menu de Opções, item Conteúdo, basta marcar o Bloquear janelas popup, na seção Janelas popup.

  • NEGAÇÃO, RESTRIÇÃO OU MENOSPREZO

     

    Provavelmente a questão estará errada.

  • Todos navegadores tem


ID
270814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e suporte de aplicativos, julgue
os itens subsequentes.

Os procedimentos de instalação do BrOffice.Org em ambiente Windows XP e em ambiente Windows 2003 Server são diferentes: neste, diferentemente do que ocorre naquele, as máquinas que serão clientes do BrOffice.Org deverão estar com conexão online no momento da instalação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O BrOffice PODE SER INSTALADO EM DIVERSOS SISTEMAS OPERACIONAIS( WIN 2000, WIN XP, VISTA, SEVEN, LINUX, ETC). E NÃO PRECISA ESTAR ONLINE, BASTA TER O EXECULTAVEL DO SOFTWARE BrOFFICE.
  • Tanto no Windows XP quanto no Windows 2003 Server as máquinas deverão estar com conectadas a internet no momento da instalação, visto que é um software livre disponível para ser baixado na internet.

  • Gente, eu penso diferente.
    O instalador do aplicativo BROffice NÃO, e eu repito, NÃO precisa estar conectado à internet para ser executado. Basta você ter o programa de instalação em seu computador. Um amigo pode ter baixado e copiado em um pen drive ou em CD para você instalar no computador. "Mas eu não possuo internet.!" Quando você for executar, vai instalar normalmente.

    Boa sorte e bons estudos.
  • Errado.
    Só é preciso estar conectado à Internet para download em um computador, que nem precisa ser aquele que será instalado. Depois de baixada a instalação, podemos gravar em pendrive e levar para computadores sem conexão com a Internet ou redes, e instalar normalmente, sejam eles XP, Vista, 7, Server 2003 ou 2008.
  • As técnicas de restrição até que dão certo, hehehe!!!!

  • se a questão incluísse Download e Instalação, SIM. Mas como só falou de instalação, Não

  • Se fosse para baixar pela internet SIM, mas para instalar NÃO necessita de internet.

  • Só é preciso estar conectado à Internet para download em um computador, que nem precisa ser aquele que será instalado.

    errado

  • Errado.

    Só é preciso estar conectado à Internet para download em um computador, que nem precisa ser aquele que será instalado. Depois de baixada a instalação, podemos gravar em pendrive e levar para computadores sem conexão com a Internet ou redes, e instalar normalmente, sejam eles XP, Vista, 7, Server 2003 ou 2008.


ID
270817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

Com o sistema de distribuição de nomes de domínio, os nomes de hosts residentes em um banco de dados podem ser distribuídos entre servidores múltiplos, o que diminui a carga em qualquer servidor que proveja administração no sistema de nomeação de domínios.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O sistema de distribuição de nomes de domínio é implementado por meio do tipo de regristro A (endereço IP de um host de 32 bits) com mais de um IP de servidores replicados (ex. Web ou FTP) utilizados na distribuição de carga. Ao resolver o nome, o DNS faz um rodízio entre os IPs cadastrados. O que diminui a carga em qualquer servidor que proveja administração no sistema de nomeação de domínios.

    Fonte: Handbook de TI para concursos.
  • O DNS provê alguns outros serviços importantes além da tradução de nomes de hospedeiro para endereços IP:
    [...] Distribuição de carga. O DNS também é usado para realizar distribuição de carga entre servidores replicados, tais como os servidores Web replicados. Sites movimentados como cnn.com são replicados em vários servidores, sendo que cada servidor roda em um sistema final diferente e tem um endereço IP diferente. Assim, no caso de servidores Web replicados, um conjunto de endereços IP fica associado a um único nome canonico e contido no banco de dados do DNS. Quando clientes consultam um nome mapeado para o conjunto de endereços, o DNS responde com o conjunto inteiro de endereços IP, mas faz um rodizio da ordem dos endereços dentro de cada resposta. Como um cliente normalmente envia sua mensagem de requisição HTTP ao endereço IP que ocupa o primeiro lugar no conjunto, o rodizio de DNS distribui o tráfego entre o servidores replicados. O rodizio de DNS também é usado para e-mail de modo que vários servidores de correio podem ter o mesmo apelido.

    Fonte: Kurose & Ross, Redes de Computadores e a Internet, 5ª Edição.

ID
270820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

Cada uma das classes de rede denominadas LAN, MAN e WAN tem suas próprias características, tecnologias, velocidades de transmissão típicas e nichos de mercado, sendo as LANs e MANs redes comutadas e as WANs, não comutadas.

Alternativas
Comentários
  • Bem primeiramente temos que entender o que seria Comutação.

    Tanembaum faz a distinção de ROTEAMENTO e COMUTAÇÃO (Capitulo 5, ítem 5.4.5):, A propósito, algumas pessoas fazem distinção entre roteamento e comutação.3 Roteamento é o processo que consiste em procurar um endereço de destino em uma tabela, a fim de descobrir para onde enviar um pacote. Em contraste, a comutação utiliza um rótulo tirado do pacote como um índice para uma tabela de encaminhamento. Porém, essas definições estão longe de ser universais.

    As WAN são "comutadas" e as LANS e MANS são "não comutadas". (a banca inverteu as respostas.)

    Vejam uma questão semelhante do TCE SP


    51. As redes de computadores não-comutadas são as redes do tipo

    (A) LAN e Inter-rede.
    (B) WAN e Inter-rede.
    (C) WAN e MAN.
    (D) LAN e MAN.
    (E) LAN e WAN.

    Gabarito 051 - D
  • GABARITO: E    

     

     

       Cada uma das classes de rede denominadas LAN, MAN e WAN tem suas próprias características, tecnologias, velocidades de transmissão típicas e nichos de mercado, sendo as LANs e MANs redes NÃO COMUTADAS e as WANs,  COMUTADAS.

  • As redes LAN, assim como as redes MAN, são consideradas redes não comutadas (definição de FOROUZAN por não dependerem de roteadores em sua estrutura), enquanto as redes WAN são consideradas redes comutadas (dependem de roteadores).

    Nem todas as WAN’s são comutadas por pacotes, podendo ser utilizado também a transmissão via Satélite.

  • Confesso q acertei essa questaõ na cagada pq tava associando comutação com comutador = switch = o q ocorre no interior das LANs. Mas agora percebi q a associação é feita com roteador.

    Pois eh...tenho minhas jumentice*s tbm. Vivendo e aprendendo!!!

    Obs: sigam-se os burr*s!!!

  • GABARITO ERRADO!

    Rapaz, concordo com o Concurseiro Quase Nada, VIVENDO E APRENDENDO!!!!

    LANs e MANs são redes não comutadas (ou seja, não têm roteadores); as WANs são comutadas. As redes sem fios estão se tornando extremamente populares, em especial as LANs sem fios. As redes podem ser interconectadas para formar inter-redes.

    Computer Networks, Andrew. S. Tanenbaum, Fourth Edition

  • Vivendo e aprendendo.

  • WAN's podem ser comutadas. Nos termos de Behrouz A. Forouzan:

    Uma WAN pode ser tão complexa como os backbones que interligam a Internet ou tão simples como uma linha discada que conecta um computador doméstico à Internet. Normalmente, denominamos a primeira WAN comutada e a segunda, WAN ponto a ponto. A WAN comutada conecta os sistemas finais e, geralmente, é formada por um roteador (um dispositivo de conexão entre redes) que se conecta a outra LAN ou WAN. Uma WAN ponto a ponto é constituída por uma linha alugada de uma companhia telefônica ou de uma operadora de TV a cabo que conecta o computador de casa ou uma pequena LAN a um provedor de serviços de Internet (ISP). Esse tipo de WAN é normalmente utilizado para fornecer acesso à Internet.

    Bibliografia. Forouzan, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Página 47.

    Gabarito errado.

  • G-E

    WAN faz o uso de routers. Ademais, o termo comutação é empregado com o sentido de comutação de pacotes. Se alguém discorda, mostre seu ponto de vista, pois também estou aqui para aprender.

  • Acertei pelo motivo errado. Vide comentário concursei quase nada

  • e-

    LAN – Rede local, alta velocidade e sem dependência.

    MAN – Rede metropolitana alta velocidade e depende das autoridades municipais.

    WAN – Rede de alta abrangência baixa velocidade e dependente de autoridades.

    LAN (Local Area Network) são redes utilizadas na conexão de equipamentos com a finalidade de troca de dados. As LANs têm um tamanho restrito de 10 Km no máximo, quando passam desse tamanho passam a ser denominadas MANs.

    As redes locais têm 3 características que as diferenciam das demais:

    1) Tamanho

    2) Tecnologia de transmissão

    3) Topologia


ID
270826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

É possível montar uma rede sem fio por meio da utilização do Windows XP ou do Windows Vista sem usar um roteador de banda larga ou um ponto de acesso (access point).

Alternativas
Comentários
  • O item foi anulado por estar fora do conteúdo. Ademais, o gabarito é CERTO.
  • CERTO. Trata-se de uma rede AD HOC.

    Segundo Kurose(2010,p.388),"[...] estações IEEE 802.11 também podem se agrupar e formar uma rede ad hoc- rede sem nenhum controle central e sem nenhuma conexão com o 'mundo externo'."

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.


ID
270829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

O TCP (transmission control protocol) foi projetado, especificamente, para oferecer, em uma inter-rede não confiável, a transmissão fim a fim confiável.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    As características fundamentais do TCP são:

    • Orientado à conexão - A aplicação envia um pedido de conexão para o destino e usa a "conexão" para transferir dados.
    • Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos.
    • Confiabilidade - O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados, que é a grande vantagem que tem em relação ao UDP, e motivo do seu uso extensivo nas redes de computadores. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos, e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede.
    • Full duplex - É possível a transferência simultânea em ambas direções (cliente-servidor) durante toda a sessão.
    • Handshake - Mecanismo de estabelecimento e finalização de conexão a três e quatro tempos, respectivamente, o que permite a autenticação e encerramento de uma sessão completa. O TCP garante que, no final da conexão, todos os pacotes foram bem recebidos.
    • Entrega ordenada - A aplicação faz a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados, tipicamente em octetos. O TCP parte estes dados em segmentos de tamanho especificado pelo valor MTU. Porém, a circulação dos pacotes ao longo da rede (utilizando um protocolo de encaminhamento, na camada inferior, como o IP) pode fazer com que os pacotes não cheguem ordenados. O TCP garante a reconstrução do stream no destinatário mediante os números de sequência.
    • Controle de fluxo - O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.
  • Essa inter-rede que me confundiu todo. O que seria uma inter-rede NÃO CONFIÁVEL?
  • Raphael Lugon ,

    Os termos inter-rede e internet - obs: o  "i"  de internet minúsculo, tendo então sentido genérico - são usados de forma intercambiados para designar duas ou mais redes interligadas, isto é, duas ou mais redes com requisito diferentes, posso estar falando de uma WAN que conecta diversas LANs, por exemplo. O conjunto equivale a inter-rede.
  • CERTO.

    Segundo Kurose(2010,p.154),"[...] o TCP é um protocolo confiável de transferência de dados que é implementado sobre uma camada de rede fim a fim não confiável (IP)."

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • O cespe com sua redação canina consegue transformar qualquer questão simples num pau de amansar louco!

    O TCP (transmission control protocol) foi projetado para oferecer a transmissão fim a fim confiável em uma inter-rede não confiável.

  • Qual é a utilidade do protocolo TCP

     

    Graças ao protocolo TCP, os aplicativos podem se comunicar com segurança (pelo sistema de avisos de recepção do protocolo TCP), independentemente das camadas inferiores. Isto significa que os roteadores (que trabalham na camada da Internet) têm, como papel fundamental, o encaminhamento dos dados em forma de datagramas, sem se preocuparem com o controle dos dados, pois este é realizado pelo protocolo TCP. 

    Durante uma comunicação através do protocolo TCP, as duas máquinas devem estabelecer uma conexão. A máquina emissora (a que pede a conexão) chama-se cliente, enquanto que a máquina receptora se chama servidor. Dizemos, então, que estamos num ambiente Cliente-Servidor. As máquinas em tal ambiente se comunicam em modo conectado, ou seja, a comunicação é feita nos dois sentidos. 

    Para permitir o bom desenvolvimento da comunicação e de todos os controles que a acompanham, os dados são encapsulados, isto é, juntamos ao pacote de dados vai um cabeçalho que sincroniza as transmissões e assegura a sua recepção. Outra particularidade do TCP é poder controlar o débito dos dados graças à sua capacidade de emitir mensagens de dimensão variável. Estas mensagens são chamadas de segmentos

     

    https://br.ccm.net/contents/284-o-protocolo-tcp


ID
270832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

Uma inter-rede caracteriza-se pela composição de redes iguais na topologia, na largura de banda, no retardo e no tamanho de pacote.

Alternativas
Comentários
  • As ligações Inter-Redes oferecem um esquema para interconectar os diferentes tipos de redes. Um componente básico de uma inter-rede é um roteador. Um roteador pode, por exemplo, conectar uma rede LAN com uma rede WAN.

  • Existem muitas redes no mundo, com freqüência apresentando diferentes tipos de hardware e software. Normalmente, as pessoas conectadas a redes distintas precisam se comunicar entre si. Para que esse desejo se torne uma realidade, é preciso que se estabeleçam conexões entre redes quase sempre incompatíveis, às vezes por meio de máquinas chamadas gateways, que estabelecem a conexão e fazem a conversão necessária, tanto em termos de hardware quanto de software. Um conjunto de redes interconectadas é chamado inter-rede ou internet.
  • GABARITO: E

     

    Uma inter-rede caracteriza-se pela composição de redes DIFERENTES na topologia, na largura de banda, no retardo e no tamanho de pacote.

  • Sabendo português, e 1 pouco de redes, dá pra acertar essa, veja!!!

    [1]

    Pesquise uma palavra

    inter: prefixo;

    no interior de dois; entre; no espaço de': intercâmbio, interfone, intermunicipal ; ver entre-.

    Ao contrário do q muita gnt pensa, o termo "inter" não tem nada a ver com interno (a alguma coisa), mas significa "entre" - para se referir a interno, vc pode usar o termo "intra".

    Logo, inter-rede significa algo entre "redes", ou seja, mais de uma rede, e não uma rede interna a outra, o q alguns podem ter pensado!!!

    Ex.: Torneio intermuncipal (torneio entre municipios), Torneio interestadual (torneio entre estados); Torneio internacional (entre nações).

    Por fim, vem o brinde - a cereja do bolo vem sempre no final.

    O saudoso[1] nos premia com a seguinte passagem em sua Obra: "Hoje, é muito raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas; elas estão conectadas entre si. Quando duas ou mais redes estiverem conectadas, elas se tornam uma internetwork ou internet".

    Fonte:

    [1] Dicionario Oxford Languages

    [2] CDRC, Forouzan


ID
270835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de roteadores, switches, proxies, Internet e intranet,
julgue os próximos itens.

Caching web proxy constitui um web proxy usado como cache para páginas da Internet e arquivos disponíveis em servidores remotos da Internet, para que possam ser acessados mais rapidamente pelos clientes de uma rede local (LAN).

Alternativas
Comentários
  • Correto. O servidor de proxy pode autorizar/bloquear os pedidos de conexão, direcionar o tráfego, copiar as páginas acessadas (caching web) por outros usuários e disponibilizá-las rapidamente para um novo usuário que fizer a mesma solicitação.
  • Gabarito Certo

    Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

    Um proxy de cache HTTP ou, em inglês, caching proxy, permite por exemplo que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache). Se encontrado, a requisição é atendida e o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache. Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é requisitado, proporcionando ainda uma redução do uso da largura de banda.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Data do comentário: 20/01/2014

        

    Segundo Tanenbaum um “Web Proxy é utilizado para compartilhar um cache entre usuários. O proxy é um agente que atua em nome de outra pessoa. O Web Proxy é normalmente utilizado para cachear respostas web, sua configuração típica é em organizações para acelerar a velocidade das requisições e para reduzir os requisitos com banda.”

      Um exemplo de um Web Proxy muito conhecido é o Squid [2]. Ele suporta HTTP, HTTPS, FTP. Reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições freqüentes de páginas web numa rede de computadores. No cache são armazenados os objetos da Internet (ex. dados de páginas web) num sistema mais próximo ao do cliente. Os navegadores podem então usar o Squid local como um servidor Proxy HTTP, reduzindo o tempo de acesso aos objetos e reduzindo a utilização da conexão. Isto é muito usado por provedores no mundo todo3 para melhorar a velocidade de navegação para seus clientes e também em LAN que compartilham a mesma conexão à Internet.

    Questão CERTA!

    Referência:

    1. Computer networks / Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall. -- 5th ed. Section 7.5.2.


ID
270838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de roteadores, switches, proxies, Internet e intranet,
julgue os próximos itens.

Os roteadores devem ser utilizados em intranets e os switches, na Internet, dado o nível de segurança oferecido por esses equipamentos contra possíveis ataques de hackers.

Alternativas
Comentários
  • Conceito incorreto. Os roteadores são usados em acessos à Internet, e os switches em intranets. Os switches da Siemens Enterasys proporcionam um controle até nível de MAC, previnindo invasões e outras ações maliciosas.
  • os roteadores são equipamentos usados para conectar diferentes redes externas, e não intranets que sao redes internas. enquanto o switch é um equipamento usado para conectar redes LAN, ou seja redes internas.
  • [1] [2] É EXATAMENTE O QUE ELE DISSE, SÓ QUE TUDO AO CONTRÁRIO.

    FONTE:

    [1] CONCURSEIRO QUASE NADA

    [2] KIKO


ID
270841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de roteadores, switches, proxies, Internet e intranet,
julgue os próximos itens.

Tanto o switch quanto o hub, em vez de fazerem broadcast, repassam cada pacote que recebem somente ao computador a que o pacote se destina.

Alternativas
Comentários
  • O switch repassa cada pacote que recebe somente ao computador destino (não faz broadcast). O hub repassa a todas suas portas (faz broadcast).
  • Gabarito Errado

    O Hub é que faz Broadcast, repassando os pacotes para todas as portas.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito: ERRADO

     

    Um hub não possui nenhum tipo de “filtro” ou “seletividade” para enviar os sinais aos micros que realmente devem recebê-los.

  • Switch é UNICAST ou MULTICAST --> manda para um ou para um grupo específico.

    Hub é só BROADCAST --> manda pra todos

  • HUB -> ao pegar a informação de um computador para enviar, ele passa as informações por todos os computadores até encontrar o destinatário final.

     Switch -> Recebe a informação a ser transmitida e a repassa apenas para o destinatário

    GAB E

  • Errado:

    Switch e Bridge trabalham unicast e multicast e operam na camada de enlace

    Hub trabalham broadcast e operam na camada física

  • O switch assemelha-se ao hub, mas com ele não se confunde.

    Hub (burro)envio broadcasting (envio múltiplo e não direcionado).

    • repassa o pacote para todos que estejam conectados, causando aumento no tráfego de dados.

    Switch (inteligente) envio unicast ou multicasting (envio único ou múltiplo e sempre direcionado)

    • recebe o pacote de dados e passa para quem de direito

    gab.: ERRADO.


ID
270844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de roteadores, switches, proxies, Internet e intranet,
julgue os próximos itens.

Proxy constitui um servidor que recebe requisições de clientes e normalmente as repassa a servidores específicos, podendo, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor final e, algumas vezes, disponibilizar, ele próprio, o recurso requisitado, sem necessidade de repassar a requisição a outro servidor.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está correta.   Pode-se duvidar da parte em que o enunciado coloca "podendo, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor final".   No entanto, isso ocorre quando há alguma regra de restrição de endereçamento ou de conteúdo imposta por esse proxy, normalmente em ambiente corporativo.   Por exemplo: um bloqueio de streaming.   Um determinado endereço de um site de uma estação de rádio ou TV é requisitado nesta rede corporativa, mas ao invés de haver um bloqueio total de acesso a esse endereço, a página abre, porém, não permite uma execução do streaming de áudio ou vídeo que normalmente estaria disponível em um ambiente fora daquela rede.
  • GABARITO CORRETO, GUERREIROS!

    .

    .

    NESSA PARTE "opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor final" PODE SER QUE O PROXY NÃO PERMITA A COMUNICAÇÃO.

  • complementando o comentario do pato, nessa parte do enunciado: "podendo, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor final" há ainda como citar o exemplo de uma das funções do proxy reverso, a de ocultar portas (não obrigatoriamente, claro) das originalmente solicitadas pelos clientes.

    "recebe requisições de clientes e normalmente as repassa a servidores específicos", sim! a "principal" função do proxy é agir como intermediário entre essas solicitações mesmo.

    "e, algumas vezes, disponibilizar, ele próprio, o recurso requisitado, sem necessidade de repassar a requisição a outro servidor.", em poucas palavras: cache proxy.

    correto.

  • A questão está falando do proxy reverso, logo, está correta !


ID
270847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de roteadores, switches, proxies, Internet e intranet,
julgue os próximos itens.

Um roteador de banda larga compartilha sua conexão à Internet com todos os computadores a ele ligados, podendo ser configurado para limitar o acesso desses computadores à Internet, com base em vários critérios, como, por exemplo, o que se utiliza, em empresas, para impedir que empregados acessem a Internet durante o expediente.

Alternativas
Comentários
  • Um roteador de banda larga, excepcionalmente, pode ser configurado para limitar o acesso dos computadores à Internet, mas em geral, quem faz isso é o proxy, como o ISA Server.
    Mesmo assim, a questão está correta.
  • Concordo com a Adriana.
    Se formos olhar a questão comercial da coisa que faz isso é o Proxy, porém mesmo sem proxy é possível configurar conforme descrito no enunciado.
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    ACRESCENTANDO:

    Gateway em nível de aplicação - também chamado de proxy - pode vizualizar a camada de aplicação e filtrar seu conteúdo.

    Gateway em nível de circuito - a função de segurança aqui está em determinar quais conexões serão permitidas.

    .

    Criptografia e segurança de redes - William Stallins - 4ª edição


ID
270850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

Para a recuperação de arquivos em HD danificado, um dos procedimentos normalmente utilizados é o Particionar.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Particionar o HD melhora o desempenho do computador, pois organiza os arquivos, facilitando o trabalho do processador.
    Para recuperar arquivos perdidos ou danificados é necessário utilizar programas específicos ou mesmo contatar os serviços de um profissional ou empresa especializada.
  • ERRADO

    Só a questão da partição.

    A divisão do HD em 2 ou mais partições tem outras vantagens alem das já citadas acima, o HD particionado traz sim facilidade na fabricação de backup mas a melhor vantagens e a diminuição de fragmentação dos dados.
    EU penso também em segurança, por exemplo, você instala um vírus inocentemente em seu computador, o vírus irá apagar tudo inclusive o windows. Ai vem aquela história de formatar e começar tudo denovo. MAAAAS se você particionar o HD, o vírus só vai atacar a partição ativa que você está usando. COMO ASSIM? Em uma partição Vossa senhoria salva o WINDOWS e seus arquivos importantes, na outra você baixa ou instala o arquivo suspeito de vírus, ou seja, você salva a partição do Windows e dos arquivos importantes porque o vírus só irá atacar na partição que você instalou ENTENDERAM? Não? srry

    Uma partição é logicamente(não fisicamente) separada da outra, são independentes.

    Bons estudos e boa sorte!
  • Errado.
    Particionar significa dividir. A simples divisão, seja pelo software de gerenciamento de discos, seja por softwares de terceiros, ou com o CD/DVD de instalação do Windows, não corrige os problemas do HD danificado. Este termo "HD danificado" entende-se por defeito físico. Particionar é dividir logicamente o disco.
    Imagine um caderno: o caderno está danificado (folhas queimadas). Adianta tentar dividir por matérias o caderno queimado?
  • Olá pessoal, a questão dá pra matar ,simplesmente pelo fato de que particionar não resolveria um problema de HD danificado, mais fiquei só com uma dúvida quanto a questão, quando o enunciado fala que o HD foi danificado ele pode estar querendo falar que um virus o danificou e teria concerto ou o HD queimou? pois me corrijam se eu estiver errado, mais caso o HD queime não tem concerto.


    bons estudos gente...

  • fica a dúvida, defeito lógico ou físico do HD? , porém acho que a ênfase da questão é mesmo o "Particionar".
  • Olá Priscila.

    Bem, acho que essa parte de defeito físico e lógico não deve cair em noções de informática mas, é bom darmos uma esclarecida.

    DEFEITO LÓGICO:
    Um exemplo de defeito lógico pode ser quando cai a energia ou você desliga o computador de forma inadequada, quando o liga de novo, aparece uma tela preta dizendo que algum arquivo do windows está corrompido, ai você tem que formatar ou chamar algum técnico para te ajudar.
    Dizemos que houve um defeito lógico quando há rupturas de arquivos dentro do hd, seja por vírus ou por aplicativos mal comportados.
    A parte lógica é a parte que não dá para pegar, cheirar, é intangível.  

    DEFEITO FÍSICO:
    Um outro exemplo é quando você deixa cair seu HD no chão e ele não quer mais ligar. Aii você diz: "PUUUTZ, meu HD tá com um defeito físico!"
    Tecnicamente falando, um defeito físico é um arranhão ou deterioração da parte física do HD. Eles ocorrem quando há falta brusca de energia, um desligamento incorreto do sistema, uma impacto, o usuário promove trepidação da CPU e a superfície do HD se deteriora (defeitos de fabricação).

    Todo argumento é bem vindo.
    Boa sorte e bons estudos.
  • Particionar HD é dividi-lo "virtualmente" em partes e nada tem a ver com recuperação de arquivos.

    Por exemplo temos o HD (físico) que é a unidade (virtual) "C:", caso você particione você poderá ter uma outra unidade (virtual) "D:"

    Caso seu "C:" tem 1Gb e você particiona em duas partes iguais teremos "C:" com 500Mb e "D:" com 500Mb

    Acho que é isso, se estiver errado me corrijam.

  • Klaus Serra, não sou de me meter em comentários, mas dessa vez eu precisei falar, pois não acho que o menino esteja mal intencionado por ter cometido um erro de português, todos nós comentemos erro, inclusive VOCÊ ao escrever intenSionado. Mas não estou aqui para apontar o dedo para quem escreve errado, pois não sou professora de português e acho que você também não, até porque se fosse, não seria tão mal educado como está sendo. Fui olhar o seu perfil e acho que você deveria seguir as frases de efeito que escreve, a partir do momento que vc diz "Procuremos, a cada dia, nos tornar pessoas melhores"

    Que isso sirva para você, principalmente.


  • Errado, a partição do HD serve como preventivo em que um pode ser BK-up do outro. Porem sua simples partição não recuperará o HD danificado.

  • Quando a questão falou em "um dos procedimentos", entendi correto por ser o particionamento uma possibilidade, num conjunto de procedimentos, que facilitam um backup, ou formatação... mas é CESPE, né...

  • Questáo do Capeta!

  • top rsrs

  • Impossivél criar uma outra unidade removível em um HD danificado. É mais óbvio fazer uma imagem do HD para outro.

  • Comentários: 

     

    Nem pense em fazer isto para recuperar os dados de um HD com
    problemas! Esta afirmação está errada!

    Criar uma partição fará com que todos os dados do disco sejam perdidos.

     

    Particionar um disco é dividir o mesmo em partes. Uma partição é uma
    parte do disco rígido que funciona como um disco separado.

    Estas partições separadas permitem, por exemplo, instalar mais de um sistema
    operacional no computador.
     

    GABARITO: E.
     


ID
270853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

São componentes de uma impressora a jato de tinta: placa lógica, que coordena o trabalho da impressora; carro de impressão, que carrega os cartuchos de tinta; motores, engrenagens e correias responsáveis pela movimentação do carro de impressão; o eixo por onde o carro se desloca; botões diversos (ligar, correr folha etc.); cabeças de impressão, que fazem parte dos cartuchos (e com estes são descartadas) em algumas impressoras e em outras fazem parte do carro de impressão.

Alternativas
Comentários
  • São componentes de uma impressora a jato de tinta: placa lógica, que coordena o trabalho da impressora; carro de impressão, que carrega os cartuchos de tinta; motores, engrenagens e correias responsáveis pela movimentação do carro de impressão; o eixo por onde o carro se desloca; botões diversos (ligar, correr folha etc.); cabeças de impressão, que fazem parte dos cartuchos (e com estes são descartadas) em algumas impressoras e em outras fazem parte do carro de impressão.
    CORRETO,
    APESAR DE SER UMA QUESTÃO GRANDE E CHATO DE LÊ, DÁ A INTENDER QUE A QUESTÃO ESTA ERRADA.  
  • Questão diferente para o estilo Cespe...Porém lendo atentamente todo o texto, concluímos que não há erros, baseando-se pela simples lógica.
  • Pô galerinha,
    Tem uns carinhas que comentam super bem e recebem média RUIM.... Vamos ter piedade...
    Abraço pra vocês...!
  • As impressoras Epson tanque de tinta, tem a sua cabeça de impressão na própria impressora e não no cartucho, como ocorre na HP. Logo, a questão está correta.

  • tipo de questão que no cespe geralmente está correta.

  • Outra questão madeira do CESPE. 

  • isso não é de Deus.

  • Acertei essa questão, porém, acho que ela é muito foda, parece até que é prova para perito em informática, kkk!

    Quando sou formada em SS...

  • FALTOU A COR DA TINTA, O ANO , SE IMPRIMIR FOLHA DE MADEIRA ,ISOPOR,METAL,AÇO E FAZ GRAFITE EM 4K...

  • Prova para PHD em Informática da NASA.

  • Q raios de pergunta é essa? Pra qualquer outro cargo q ñ seja da área de informática, em q ajuda saber dessa joça? Apenas pra ñ ser reprovado na CESPE e ñ no próprio concurso..
  • Faltou colocar: numeração do fio, capacitor, resistor, quantidade de transistores, processador, tipo do plástico, etc.


ID
270856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

Periodicamente, é aconselhável fazer um backup das informações do computador e armazená-las em local distinto. Outra boa prática é a exclusão de arquivos temporários.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Simples... o backup serve basicamente para salvar cópias de segurança dos seus arquivos. Como afirma a questão, é interessante mantê-los em local distinto dos originais, para evitar perdas ou mesmo furto se for em uma empresa.

    A exclusão de arquivos temporários mantém o seu PC "clean" e pode ser feita periodicamente com diversos aplicativos, como o CCleaner.
  • CERTO 

    SEMPRE QUE POSSÍVEL O USUÁRIO DEVE FAZER UM BKP DE TODO SEU HD E DOS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS. 
  • Não concordo com meu amigo tiago pelo fato de afirmar que  o usuário "DEVE FAZER UM BKP DE TODO SEU HD E DOS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS." 

    A questão dos arquivos temporários.

    Os arquivos temporários ocupam espaço no HD, como qualquer outro arquivo. Eles não reduzem o desempenho. Mas, quanto mais arquivos inúteis vão ficando armazenados, o computador começa a ficar mais lento, por causa da fragmentação do HD. E também tem o espaço desperdiçado, que pode chegar a vários gigabytes em HDs de quem nunca limpa os temporários.
    Onde estou querendo chegar é: se você vai fazer um backup, seria só para "salvar" os arquivos mais importantes, aquelas fotos, músicas, documentos..   os arquivos tempórarios são desnecessários, prejudicando a rapidez do proceso e ocupando espaço.

    Nosso amigo Klaus sugeriu uma ferramenta muito importante, o CCleaner. Esse programa nos ajuda a eliminar todos os arquivos inúteis que existem em nosso computador, por isso uma boa sugestão de baixar e usar essa ferramenta.
    Importante tambem mensalmente desfragmentar o HD, pois conforme vamos deletando e instalando programas, vão aparecendo espaços vazios entre uma informação e outra e isso prejudica a velocidade com que as informções são buscadas.

    Quem quiser se aprofundar, procure na net esses assuntos, sempre caem em concursos.

    Boa sorte e bons estudos.
  • Certo.
    O aplicativo de Backup do Windows (versão 7) já alerta sobre a criação de uma cópia de segurança em um local externo ao computador. Muitas pessoas fazem o backup no próprio HD, e se perder o HD, perde original e cópia.
    Com relação à limpeza dos arquivos temporários, é uma boa prática sim, porém com algumas ressalvas. Ressalto que quando o sistema está instável, com problemas de memória, os arquivos temporários podem salvar um documento que não havia sido gravado em disco pelo usuário, a partir das cópias temporárias que foram criadas. Este é um caso. Mas em computadores normais, com configuração padrão, que estejam operacionalmente bem, excluir os arquivos temporários acelera o acesso ao disco, porque serão menos dados para serem indexados e pesquisados a cada abertura do Windows Explorer, Gerenciamento de Discos, Desfragmentador de discos, o próprio backup será mais rápido, clonagem de discos com o software Ghost serão mais rápidas, etc.
  • O Windows possui um acessório de limpeza de disco, básico mas que cumpre seu papel, apesar de ser lento para listar o quanto de espaço será liberado. Trata-se do utilitário "Limpeza de disco", que você pode acessar clicando no botão "Limpeza de disco", na janela das propriedades da unidade desejada, no "Meu computador". Ou, se quiser, pode abri-lo digitando "cleanmgr" no "Iniciar > Executar".
  • olá franco machado, eu quis dizer na verdade NÃO AOs arquivos temporários. Obrigado pela correção
  • Tiago Alves, a questão não disse que deve-se fazer backup DOS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS não.  Há um ponto final antes do último período ("Outra boa prática é a exclusão de arquivos temporários.").

  • Gabarito Certo

    Para a limpeza de arquivos temporário recomendo o software Ccleaner.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O negócio é não pensar de mais se não embola tudo.


ID
270859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

O Windows Vista permite que se use, com um único computador, mais de um monitor de vídeo. Para isso, é suficiente que, após conectar os monitores ao computador, sejam executados os seguintes procedimentos: clicar com o botão direito do mouse a área de trabalho; selecionar o item Opções gráficas no menu apresentado; clicar a opção Múltiplos monitores na guia apresentada.

Alternativas
Comentários
  • *** Como o Windows gerencia múltiplos vídeos: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Understanding-multiple-monitors


    "O Windows pode detectar automaticamente somente um vídeo adicional. Se você conectar dois ou mais monitores ao computador remoto, será necessário designar manualmente o vídeo principal, organizar a área de trabalho e aplicar configurações de vídeo, como resolução de tela e intensidade de cor. Na próxima vez em que você conectar algum desses monitores, o Windows irá identificar automaticamente o vídeo principal e aplicará as configurações previamente especificadas para cada vídeo adicional."

    por exemplo vc quer exibir uma apresentação do power point que está em seu notebook exibindo-a em outro monitor...

ID
270862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

Caso um computador, ao ser ligado, emita um bipe constante e nenhuma mensagem seja exibida na tela do monitor, é correto concluir que o processador desse computador está danificado.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Dependendo do número de "bipes" durante a inicialização, o computador pode estar apresentando os mais variados problemas. No caso da questão possivelmente é uma falha no Refresh (Refresh Failure): O circuito de refresh da placa mãe está com problemas; isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM.
  • Um bipe proviniente de um gabinete ou CPU, pode estar relacionado não apenas ao processador, mas sim a memorias, placas de vídeo e até mesmo a placa mãe. Um dos casos mais comuns são os três bips constantes evidenciando mal funcionamento da memória RAM. Tudo isso comprovado empiracamente e por alguns especialistas da área como Gabriel Torres e  Laércio Vasconcelos.

    Abraços,
    Fábio Rogério
  • Errado.

    Bipe constante e nenhuma mensagem na tela do monitor é normalmente problema ou má conexao da placa de memória.
  • Temos que pensar assim: se houve um bip é por que "alguém" pensou e detectou um problema, provavelmente o processador, ele emitiu este bipe. O mais provável é que tenha ocorrido algum problema na memória.
  • Errado. A emissão de bipe constante evidencia problemas na memória ROM.

  • 1 bipe continuo é simplesmente falta de limpeza.

    Quando o processador está danificado são 5 bips.

  • A resposta de muitos está diversa das respostas restantes... sabe por quê? Porque o código de bips varia de acordo com a marca do BIOS podendo também haver pequenas mudanças de uma placa mãe para outra. Então não adianta decorar a emissão de sequência sonora. A questão fala em bip contínuo, e esse tipo de bip dura cerca de 9 segundos, ou não. Geralmente é algo relacionado à memória DRam. Abraço.

  • Tudo bem que eu não entendo patavinas de informática, mas tem muita gente entendendo uma coisa cada um!

    AÍ NUM PODE, AÍ NUM DÁ!!!!!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • ERRADO.

    Pode ser falha na memória e não no processador.

  • segundo o professor Frank, ou é a CPU ou placa de vídeo

  • Geramente, acontece comigo quando eu aperto mais de uma tecla juntas e a aperece esse bipe. 

  • BIOS AMI Passo 1. Memória: Problemas na memória RAM do computador podem ser indicados com um bip curto, um bip longo seguido de três curtos ou apenas três apitos curtos. Se o sinal for de dois bips curtos, geralmente ocorreu um erro de paridade na memória. Passo 2. Processador: cinco bips curtos indicam que existe algum erro no processador da sua máquina. Passo 3. Placa de Vídeo: se você ouvir oito bips curtos ou um longo e dois curtos, pode ser que haja algum problema com a placa de vídeo do computador. Passo 4. CPU: um erro no CPU do seu computador será identificado com sete bips curtos. Mas cuidado para não se confundir! Se a BIOS emitir seis bips curtos, provavelmente o erro é no teclado, o que pode ser solucionado com a troca do mesmo ou substituindo o chip. - BIOS Award Passo 1. Tudo certo: se você ouvir um bip curto ao inicializar o computador, em geral significa que ele não contém erros. Mas se não ouvir nada, confirme se o speaker está conectado à placa-mãe. Passo 2. Memória: aqui, problemas na memória são indicados com um bip longo. Passo 3. Processador: se o seu computador emitir vários bips em volumes diferentes, o problema está no processador. Caso ocorram bips contínuos baixos seguidos pela reinicialização automática ou não da sua máquina, significa que seu processador está superaquecendo. Passo 4. Placa de vídeo: problemas com a placa de vídeo do seu computador podem ser identificados ao sinal de um bip longo e três curtos, ou apenas dois bips curtos.
  • Bipe e problema na placa de vídeo
  • Passa uma borracha nos conectores da memória RAM que fica só o ouro de novo! Gab: Errado!! Vlw filhotes!!
  • Gabarito: ERRADO Não é possível concluir que é problema no processador só pelo bip, pode ser problema na memória RAM, na BIOS ou até no processador.
  • O bipe continuo se não me engano é quando tem algum problema na memória Rom ou Ram.

  • O caso mais comum é a sujeira na memória RAM! Limpe-a e o slot da memória tbm e tudo tá resolvido..Caso contrário troque ela e se assim ñ resolver, problema na placa de vídeo..
  • Bipe pode ser problema na placa de video

    Já PIB é o que o Pais enfrenta kkkk


ID
270865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

A limpeza de monitores de LCD (liquid crystal display) requer que se tomem alguns cuidados, normalmente recomendados pelos fabricantes, para melhor conservação do equipamento. Entre os produtos recomendados para essa limpeza, estão os detergentes líquidos e o álcool, que devem ser aplicados com pano macio.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Existem produtos específicos para a limpeza das telas de LCD. Se forem usados detergentes ou pior ainda, o álcool, isso danificará o monitor.
  • Para limpar seu monitor seguramente, siga estes passos:
    Desconecte o cabo de energia.
    Aplica uma quantia pequena de limpador não abrasivo em um pano macio e limpo e limpe
    Suavemente e enxugue a superfície do monitor. Use tão pouca pressão quanto possível.

    Você nunca deve usar quaisquer substâncias químicas severas para limpar seu monitor de LCD. Os limpadores com os agentes seguintes são OK para usar:
    Água
    Vinagre (misturada com a água)
    Álcool de Isopropílico
    Benzeno de petróleo

    Não use limpadores que contenham os agentes seguintes:
    Acetona
    Álcool etílico
    Ácido de etilo
    Amônia
    Cloreto de metil

    Advertência: Não pulverize ou aplique quaisquer líquidos diretamente no monitor. Sempre aplique a solução primeira em um pano, e não diretamente nas partes que você está limpando. Aplique tão pouca pressão quanto possível durante a limpeza.

    Aplicando pressão demais ou pulverizando líquidos diretamente sobre a tela ou qualquer parte do Monitor de LCD poderá causar dano que não será coberta pela garantia.

    Fonte samsung, USA
  • O ideal para retirar marcas de dedo ou impressões digitais, de acordo com a assistência técnica autorizada, é usar um pedaço de algodão levemente umedecido com água e passá-lo suavemente na tela. Para limpar a poeira deve-se usar apenas um pano macio, como uma flanela. Jamais utilize objetos ásperos ou pontiagudos para remover sujeiras da superfície e jamaisdetergente líquido e álcool..
  • ERRADO 

    EM ULTIMO CASO PASSA SOMENTE UM PANO SECO, MAS NUNCA ALCOOL NEM DETERGENTE. 
  • Não existe segredo para limpar monitores de LCD (Liquid Crystal Display), ou cristal líquido. Mas é importante tomar alguns cuidados simples ensinados por fabricantes para garantir a conservação do equipamento. A Philips, por exemplo, recomenda que não se use produtos à base de acetona, tolueno ou álcool para limpar a superfície da tela. Segundo a fabricante, estes produtos químicos causarão danos ao equipamento, como por exemplo, o desbotamento das cores. Detergentes e desinfetantes também estão expressamente proibidos.

    O ideal para retirar marcas de dedo ou impressões digitais, de acordo com a assistência técnica HCL Eletrônica, autorizada da Sony e Panasonic, é usar um pedaço de algodão levemente umedecido com água e passá-lo suavemente na tela. Para limpar a poeira deve-se usar apenas um pano macio, como uma flanela. Jamais utilize objetos ásperos ou pontiagudos para remover sujeiras da superfície.

    Outra dica importante da Philips é, caso espirre acidentalmente algum líquido na tela, limpe-a imediatamente. Não deixe secar porque o tempo de exposição a líquidos pode causar deformações na superfície. Os fabricantes também alertam para prestar atenção a mudanças bruscas de temperatura que podem causar estragos aos monitores. O ar pode condensar na tela e umedecê-la. Isso resulta em danos como manchas ou marcas, além de prejudicar componentes elétricos.
    Bons estudos!



    bons estudos!
    Bons es 

  • Questão ridícula, o que isso acrescenta para melhor qualificação do servidor?  

    O CESPE já não sabe mais como inventar novas questões criativas... 
  • Aiai...quer dizer que agora eu tenho que saber até como se limpa um monitor?
  • Gente, quem estuda para auxiliar administrativo, sabe que as empresas disponibiliza um material de limpeza para  monitores etc.Fora outras proibições como: não come em frente do computador, manter limpa sua mesa. Para saber disso, estude Noções de conservação de equipamento de escritório. O Cespe não está inventando coisas......

  • Detergente neutro limpa direitinho. kkkkk

  • Meus amigos, será que agora temos questões psicotécnicas na banca CESPE?!  Arraaaa

    Acho que entendi, queridos. É para eliminar de vez os ''sem noção''. acertei?

    Abraços!

    Romildo

  • acertei essa questão por experiencia própria, quem diria eu estragar a tela de uma TV LCD ia me fazer acertar uma questão do cespe....rrsrrsrrsr

  • Quê isso gente, a Cespe errou. Toda semana eu jogo um balde de querosene no meu pc...hahaha

    Depois que eu vi um vídeo de uma pessoa lavando dentro de uma mercedes com uma wap de alta pressão, não duvido de mais nada =/

  • Dicas de limpeza com a convidada Cespe kkkkkkk

  • Gabarito: Errado

    As pessoas falam, falam e falam e não colocam a resposta para os nossos colegas que não são ainda assinantes. Aff!




  • DETERGENTE EU TO MORRENDO 

    CESPE SUA LOCA

  • E para finalizar, hidratante pra manter o brilho e maciez.

  • ERRADO.

    Não use químicos como detergente, desinfetantes e qualquer outro produto que tenha acetona, amônia, álcool etílico, tolueno ou cloro metano como um de seus componentes. As reações causadas pelo uso dessas substâncias acarretam sérios danos ao monitor, como o desbotamento das cores ou a “morte” de pixels

  • detergente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Questão limpeza essa hein

  • E tem que limpar monitor? Q desgraça!

  • De álcool, devia estar cheia a cara do examinador que cria uma questão dessas, por favor!

  • Eu limpo com lustra moveis kkkkk

  • PASSA GASOLINAAAAAAAAA

  • Seria melhor óleo diesel ou então gasolina

  • To estudando para ser o faxineiro do PGDF... o certo é passar bombril na tela para tirar as manchas AFF....

  • Passei álcool no meu pra ele não pegar Coronavírus!!

  • Todos os órgãos públicos sapeca álcool na tela kkkkk, nessa época de corona vírus que o p... tá torando mesmo!!! Mas não é recomendado viu gente rsrsrsrsrsrs

  • Isso mesmo, com o uso do detergente eu já aproveito e lavo o meu na pia junto com as louças

  • É A MELHOR FORMA DE LIMPAR TELAS DE COMPUTADORES E TV`S!!!!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só vim rir dos comentárioskkkkk questão ridícula

  • haahahha, gabarito errado. Não precisa ser macio o pano.

  • Passa cuspe no pano macio e já era


ID
270868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

No COBIT, há um processo cuja finalidade é realizar a comunicação de objetivos e direcionamentos gerenciais. No ITIL, também há gerenciamento de comunicação, especificamente na Transição de Serviços.

Alternativas
Comentários
  • No ITIL, alem dos processos do service transition, existem atividades operacionas que vao ser executadas em todos os processos, ou em algum deles.
    •     Gestao de comunicacoes: manter todo mundo informado do que esta acontecendo.
    •     Gestao de mudanca organizacional e de partes de interessadas: parte ou consequencia da comunicacao.
    •     Gestao das partes interessadas: algo que esta intimamente ligado ao conceito de projeto
    •     Organização de papeis e reponsabilidade
       

    A questão da a entender que o livro Service Transition possui um processo de  gerenciamento de comunicação, o que nao eh verdade. A questao considerou processo e atividade operacional como o mesmo significado.
  • É o tipo de questão dificil de responder pra quem só leu o "ITIL3 Official Introduction".

    A gerencia de comunicação não é muito citada nesse livro, é melhor descrita no livro referênte à Transição de serviços, "ITIL3 Service Transition - 5.1 MANAGING COMMUNICATIONS AND COMMITMENT".
  • Pra mim essa questão ta errada
  • Questão errada ao meu ver.
    No ITIL temos o Gerenciamento do Conhecimento e não Gerenciamento de Comunicação.
  • Se ao invés de disponibilidade viesse escrito performance, acham que a questã estaria certa?
  • Questão Correta.

    Apesar de não haver nenhum processo específico a respeito da Gestão da Comunicação na Transição de Serviço, os principais processos e atividades deste título são as seguintes:
    1. Gestão da Mudança;
    2. Gestão da Configuração; e
    3. Gestão do Conhecimento.
    Tanto dentro de Gestão da Mudança como de Gestão do Conhecimento temos uma comunicação intensa com os stakeholders.

    Mas o problema da questão não está neste ponto. A questão diz que no COBIT existe um processo cuja finalidade é realizar a comunicação de objetivos e direcionamentos gerenciais. De fato, no COBIT existem inúmeros processos cuja finalidade é realizar a comunicação dos objetivos e diretrizes gerenciais. Caso contrário, a Estratégia não seria desdobrada para as áreas.

    Espero ter contribuído. Bons estudos!

ID
270871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

No COBIT, há processos que lidam com a avaliação e o gerenciamento de riscos, inseridos no domínio Planejamento e Organização, ao passo que, no ITIL, não há processos referentes a tais aspectos.

Alternativas
Comentários
    • Gerenciamento da Segurança:
      •  detalha o processo de planejamento e gerenciamento a um nível mais detalhado da segurança da informação e serviços em TI, incluindo todos os aspectos associados com a reação da segurança dos incidentes. Também inclui uma avaliação e gerenciamento dos riscos e vulnerabilidade, e implementação de custos justificáveis para a implementação de contra-recursos (estratégia de segurança).

  • No ITIL V3 um dos objetivos do processo de Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI é:

    Conduzir exercícios regulares de gerenciamento e análise de riscos, em conjunto com os processos de Gerenciamento de Continuidade e Gerenciamento de Segurança, levando em consideração o nível de risco cobinado.

    Caminho:

    Desenho de Serviço > Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI > Gerenciamento e análise de risco.


    Bons estudos!

ID
270874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

A continuidade e a disponibilidade dos serviços são processos do domínio Entrega e Suporte no COBIT e da gerência Desenho de Serviços no ITIL.

Alternativas
Comentários
  • A continuidade e a disponibilidade dos serviços são processos do domínio Entrega e Suporte no COBIT e da gerência Desenho de Serviços no ITIL.

    Erro da questão: No Cobit há apenas o processo Assegurar Continuidade dos Serviços
  • apenas completando a resposta do colega,

    A disponibilidade no COBIT é um requisto de negócio e não processo. Continuidade NÃO esta expresso no COBIT.

    Vide o Cubo Cobit  (http://www.joww.net/blog/wp-content/uploads/2010/10/CuboCobit.png).

    Boa pegadinha para uma questão que pergunte sobre este cubo.
  • Discordando um pouco dos Amigos: não estaria o erro desta questão no fato do Itil não tratar disponibilidade no Service Desing?

    Baseio isso no fato de que Disponibilidade é sim um aspecto abordado no DS4 vejam são ó texto transcrito do livro do cobit página 111:

    Esse processo assegura que os recursos de informação que
    suportam os requisitos do negócio estejam sempre disponíveis.


    Vejam também os objetivos de controle deste processo:

    DS3.4 Disponibilidade de Recursos de TI
    Fornecer a capacidade e o desempenho necessários, levando em consideração aspectos como cargas normais de trabalho, contingências,
    requisitos de armazenamento e ciclos de vida de recurso de TI. Medidas devem ser tomadas quando o desempenho e a capacidade
    não estão alinhados com o nível necessário (por exemplo, priorizar tarefas, mecanismos de tolerância a falhas e práticas
    de alocação de recurso). A Direção deve assegurar que os planos de contingência viabilizem apropriadamente a disponibilidade, a
    capacidade e o desempenho de cada recurso de TI.
  • Concordo com o colega!
    O COBIT, no dominio DS possui o processo "Assegurar a continuidade dos Serviços". No contexto, continuidade=disponibilidade. Portanto, o erro nao esta ai, na minha opinião.

  • A ITIL possui sim processos específicos para capacidade e disponibilidade e ambos fazem parte do desenho do serviço.
    Gerência de capacidade e Gerência de disponibilidade.
    No entanto, conforme colocado nos primeiros comentário o COBIT não possui um processo específico para a disponibilidade. Percebam que o processo citado (DS3) atende o requisito de informação Disponibilidade secundariamente, sendo assim esse não é o foco principal do processo e sim a Eficácia e Eficiência, requisitos atendidos primariamente pelo processo.

    Mas também concordo com os senhores quando dizem que este processo aborda a Disponibilidade, pois é um objetivo do processo e também objetivo de atividades dele, conforme exposto acima.

    Ótima questão.
  • Senhores,

    A Assegurar a continuidade de Serviços e a disponibilidade dos serviços são processos do domínio Entrega e Suporte no COBIT e da gerência Desenho de Serviços no ITIL.

    Ou seja, continuidade e disponibilidade são outras coisas, mas não são processos. podem ser requisitos de informação (disponibilidade) ou conceito (continuidade) mas processos não são.
  • Para mim essa questão esta CORRETA, pelos seguintes motivos:

    No ITIL todo mundo concorda que existem os processos, ambos no livro "SERVICE DESIGN":
    Gerenciamento da Disponibilidade;
    Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI.

    Também é correto arfimar que no COBIT existem os dois processos citados:

    DS4 – Assegurar a continuidade dos serviços (sem dúvida ele trata da continuidade dos seviços);


    Agora a respeito da DISPONIBILIDADE, temos esse processo:

    DS3 Gerenciar o Desempenho e a Capacidade

    A necessidade de gerenciar o desempenho e a capacidade dos recursos de TI requer um processo que realize análises críticas periódicas
    do desempenho e da capacidade atuais dos recursos de TI. Esse processo inclui a previsão de necessidades futuras com base
    em requisitos de carga de trabalho, armazenamento e contingência. Esse processo assegura que os recursos de informação que
    suportam os requisitos do negócio estejam sempre disponíveis.

    Controle sobre o seguinte processo de TI:
     
    Gerenciar o desempenho e a capacidade
     
    que satisfaça aos seguintes requisitos do negócio para a TI:
    otimizar o desempenho da infraestrutura, dos recursos e das capacidades de TI em resposta às necessidades do negócio

    com foco em:
     
    atender aos requisitos de tempo de resposta dos diversos acordos de nível de serviço, minimizar o período de indisponibilidade e proporcionar melhorias contínuas no desempenho e na capacidade de TI através de monitoramento e medição

    é alcançado por:
    · Planejamento e fornecimento de capacidade e disponibilidade dos sistemas
    · Monitoração e informe do desempenho dos sistemas
    · Modelagem e previsão do desempenho dos sistemas

    e medido por:
    · Quantidade de horas perdidas pelo usuário por mês devido ao planejamento insuficiente da capacidade
    · Percentual de picos onde a utilização desejada é excedida
    · Percentual de tempo de resposta em que os SLAs não são alcançados
  • Eu acertei por pensar que disponibilidade no COBIT não é um processo e sim um critério de informação. Porém, concordo com os colegas que caberia recurso e anulação dessa questão.
  • Entendi o motivo de estar errada, mas acho que realmente ficou meio ambígua


ID
270877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O gerenciamento de problemas é descrito, no ITIL, na Operação de Serviços, inexistindo processo similar a esse no COBIT.

Alternativas
Comentários
  • Um dos processos do COBIT do dominio ENTREGA E SUPORTE é justamente a respeito disso: DS10 GERENCIAR PROBLEMAS
  • ITIL v3 -- Operação de Serviços
    Processo: Gerenciamento de Problema
    O Gerenciamento de Problema tem a intenção de encontrar a causa dos problemas que acontecem na infraestrutura de TI.
     FOCO:
        Encontrar qual é a causa do problema
        Identificar soluções alternativas para a remoção do erro
        Emitir uma Requisição de Mudança


    COBIT -- Entregar e Suportar
    DS10 Gerenciar Problemas

    O efetivo gerenciamento de problemas requer identificação e classificação dos problemas, análise de causas-raiz e respectiva resolução.
    O processo de gerenciamento de problemas também contempla a identificação de recomendações para melhoria, manutenção
    dos registros de problemas e revisão da situação das ações corretivas. Um processo efetivo de gerenciamento de problemas
    melhora os níveis de serviço, reduz os custos e aumenta a conveniência e a satisfação do cliente.
  • Domínio e processos do Cobit
    PO - Planejar e Organizar
    Trata dos aspectos estratégicos e táticos da organização, e de como a TI pode contribuir para os objetivos de negócios.
    PO1 definir um plano estratégico de TI
    PO2 definir a arquitetura de informação
    PO3 determinar a direção tecnológica
    PO4 definir processos, organização e relacionamentos da TI
    PO5 gerenciar o investimento em TI
    PO6 comunicar metas e diretivas gerenciais
    PO7 gerenciar recursos humanos de TI
    PO8 gerenciar qualidade
    PO9 avaliar e gerenciar riscos
    PO10 gerenciar projetos
     
    AI – Aquisição e Implementação
    Relaciona as estratégias com os recursos e soluções de TI, seu desenvolvimento e aquisição.
    AI1 identificar soluções
    AI2 adquirir e manter aplicações
    AI3 adquirir e manter a infra-estrutura tecnológica
    AI4 viabilizar operação e uso
    AI5 adquirir recursos de TI
    AI6 gerenciar mudanças
    AI7 instalar e certificar sistemas e mudanças
     
    ES - Entrega e suporte
    Trata da entrega dos serviços requeridos, atentando para os aspectos de segurança, treinamento e suporte.
    DS1 definir e gerenciar níveis de serviços
    DS2 gerenciar serviços de terceiros
    DS3 gerenciar performance e capacidade
    DS4 garantir continuidade dos serviços
    DS5 garantir segurança dos sistemas
    DS6 identificar e alocar custos
    DS7 educar e treinar usuários
    DS8 gerenciar service desk e incidentes
    DS9 gerenciar a configuração
    DS10 gerenciar problemas
    DS11 gerenciar dados
    DS12 gerenciar o ambiente físico
    DS13 gerenciar a operação
     
    MA - Monitorar e avaliar
    Endereça aspectos de monitoramento do desempenho e de avaliação de controles da TI.
    ME1 monitorar e avaliar o desempenho da TI
    ME2 monitorar e avaliar os controles internos
    ME3 assegurar conformidade com requisitos externos
    ME4 prover governança de TI
     

ID
270880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O gerente de determinada organização foi incumbido de definir nível de serviços (SLA) relacionados à tecnologia da informação (TI) nessa organização, com base no ITIL e no COBIT. Nessa situação, por se tratar de serviço, deve o gerente utilizar o ITIL como única referência, visto que o COBIT não trata de SLA, abordando níveis de serviço apenas da perspectiva de auditoria e alinhamento desses níveis à estratégia do negócio.

Alternativas
Comentários
  • Errado: "...visto que o COBIT não trata de SLA..."

    Um dos processos do COBIT do dominio ENTREGA E SUPORTE é justamente a respeito disso: DS1 DEFINIR E GERENCIAR NIVEIS DE SERVIÇO
  • Entregar e Suportar  -DS (COBIT)
    DS01 - Definir e gerenciar níveis de serviços
    DS02 - Gerenciar serviços terceirizados
    DS03 - Gerenciar desempenho e capacidade
    DS04 - Assegurar a continuidade dos serviços
    DS05 - Garantir a segurança dos sistemas
    DS06 - identificar e alocar custos
    DS07 - Educar e treinar usuários
    DS08 - Gerenciar Central de Serviços e os Incidentes
    DS09 - Gerenciar configuração
    DS10 - Gerenciar problemas
    DS11 - Gerenciar dados
    DS12 - Gerenciar ambiente físico
    DS13 - Gerenciar operações
  • Domínio e processos do Cobit
     
     
    ES - Entrega e suporte
    Trata da entrega dos serviços requeridos, atentando para os aspectos de segurança, treinamento e suporte.
    DS1 definir e gerenciar níveis de serviços
    DS2 gerenciar serviços de terceiros
    DS3 gerenciar performance e capacidade
    DS4 garantir continuidade dos serviços
    DS5 garantir segurança dos sistemas
    DS6 identificar e alocar custos
    DS7 educar e treinar usuários
    DS8 gerenciar service desk e incidentes
    DS9 gerenciar a configuração
    DS10 gerenciar problemas
    DS11 gerenciar dados
    DS12 gerenciar o ambiente físico
    DS13 gerenciar a operação
     
  • O COBIT trata a questão de nível de serviços. 

    Na versão do COBIT 5 esse processo continua a ser contemplado, porém foi transferido para o domínio: APO - Avaliar, Planejar e Organizar. Veja a diferença entre as versões:

    - COBIT 4.1: DS1 - Definir e gerenciar níveis de serviços
    - COBIT 5: APO09 - Gerenciar acordos de níveis de serviços


    Bons estudos!

ID
270883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

Um gestor de TI que deseje monitorar e avaliar os controles internos, a fim de assegurar a conformidade dos processos com as leis e os regulamentos de TI, deve pautar-se especialmente pelo COBIT, visto que, no ITIL, não são abordados gerenciamentos relacionados a avaliação e monitoração de controles internos.

Alternativas
Comentários
  • COBIT

    Monitorar e Avaliar
    ME1 Monitorar e Avaliar o Desempenho 6 OC
    ME2 Monitorar e Avaliar os Controles Internos 7 OC
    ME3 Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos 5 OC
    ME4 Prover a Governança de TI 7 OC


    Controle interno não é o forte da ITIL, recomenda-se utilizar o COBIT.
  • O ITIL não possui processos para avaliar a conformidade com Lei, Regulamentos etc.
  • Não consigo compreender como o examinador(banca) espera filtrar candidatos de qualidade fazendo comparações entre modelos de governança...
    Comparar modelos com funções tão distintas é muito subjetivo - Apenas um desabafo. 
  • Domínio e processos do Cobit
    PO - Planejar e Organizar
    Trata dos aspectos estratégicos e táticos da organização, e de como a TI pode contribuir para os objetivos de negócios.
    PO1 definir um plano estratégico de TI
    PO2 definir a arquitetura de informação
    PO3 determinar a direção tecnológica
    PO4 definir processos, organização e relacionamentos da TI
    PO5 gerenciar o investimento em TI
    PO6 comunicar metas e diretivas gerenciais
    PO7 gerenciar recursos humanos de TI
    PO8 gerenciar qualidade
    PO9 avaliar e gerenciar riscos
    PO10 gerenciar projetos
     
    AI – Aquisição e Implementação
    Relaciona as estratégias com os recursos e soluções de TI, seu desenvolvimento e aquisição.
    AI1 identificar soluções
    AI2 adquirir e manter aplicações
    AI3 adquirir e manter a infra-estrutura tecnológica
    AI4 viabilizar operação e uso
    AI5 adquirir recursos de TI
    AI6 gerenciar mudanças
    AI7 instalar e certificar sistemas e mudanças
     
    ES - Entrega e suporte
    Trata da entrega dos serviços requeridos, atentando para os aspectos de segurança, treinamento e suporte.
    DS1 definir e gerenciar níveis de serviços
    DS2 gerenciar serviços de terceiros
    DS3 gerenciar performance e capacidade
    DS4 garantir continuidade dos serviços
    DS5 garantir segurança dos sistemas
    DS6 identificar e alocar custos
    DS7 educar e treinar usuários
    DS8 gerenciar service desk e incidentes
    DS9 gerenciar a configuração
    DS10 gerenciar problemas
    DS11 gerenciar dados
    DS12 gerenciar o ambiente físico
    DS13 gerenciar a operação
     
    MA - Monitorar e avaliar
    Endereça aspectos de monitoramento do desempenho e de avaliação de controles da TI.
    ME1 monitorar e avaliar o desempenho da TI
    ME2 monitorar e avaliar os controles internos
    ME3 assegurar conformidade com requisitos externos
    ME4 prover governança de TI
     

ID
270886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

Tanto no COBIT quanto no ITIL, há gerenciamento de configuração, que possibilita criar e manter um repositório central de dados sobre os itens de configuração da organização. No COBIT, essa gerência pertence ao domínio Entrega e Suporte; no ITIL, está descrita na Transição do Serviço.

Alternativas
Comentários
  • No CobiT é o processo DS9 - Gerenciar a Configuracao.
  • Entregar e Suportar - DS (COBIT)
    DS01 - Definir e gerenciar níveis de serviços
    DS02 - Gerenciar serviços terceirizados 
    DS03 - Gerenciar o desempenho e a capacidade
    DS04 - Assegurar a continuidade dos serviços
    DS05 - Garantir a segurança dos sistemas
    DS06 - Identificar e alocar custos
    DS07 - Educar e treinar usuários
    DS08 - Gerenciar Central de Serviços e Incidentes
    DS 09- Gerenciar configuração
    DS10 - Gerenciar problemas
    DS11 - Gerenciar dados
    DS12 - Gerenciar ambiente físico
    DS13 - Gerenciar operações


    Transição de Serviços (ITIL)
    1- Planejamento e suporte da transição
    2- Gerenciamento de mudanças
    3- Gerenciamento da configuração e ativos de serviços
    4- Gerenciamento de liberação e implantação
    5- Validação e testes de serviços
    6- Avaliação
    7- Gerenciamento do conhecimento
  • Questão desatualizada, COBIT 5 esse processo está em Construir, Adquirir e Implantar BAI10 


ID
270889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

Comparando-se, no nível macro, os processos do COBIT e as gerências do ITIL, é correto afirmar que há maior correlação das gerências do ITIL com os processos do domínio Entrega e Suporte do COBIT que com os do domínio Planejamento e Organização.

Alternativas
Comentários
  • Correlação entre o Itil e o Cobit

    Na área de Conhecimento Entrega e Suporte temos os seguintes processos:

    Processos mais voltados para o Service Support (ITIL v2)

    DS1     Definir e Gerenciar Níveis de Serviços
    DS2     Gerenciar Serviços Terceirizados
    DS3     Gerenciar o Desempenho e a Capacidade
    DS4     Assegurar a Continuidade dos Serviços
    DS5     Garantir a Segurança dos Sistemas
    DS6     Identificar e Alocar Custos
    ==========================================================
    DS7     Educar e Treinar os Usuários
    ==========================================================
    Processos mais voltados para o Service Delivery (ITIL v2)
    DS8     Gerenciar a Central de Serviço e os Incidentes
    DS9     Gerenciar a Configuração
    DS10  Gerenciar Problemas
    DS11  Gerenciar os Dados
    DS12  Gerenciar o Ambiente Físico
    DS13  Gerenciar as OperaçõesPortanto CERTA a questão.
  • O que a questão quis dizer é que, de forma macro, os processos dos estágios do ITIL   estão mais relacionados com o domínio Entregar e Suportar que o de Planejamento e Organização. Isso se torna verdade visto que diversos processos dos diferentes estágios (estratégia, desenho, transição, operação e melhoria continuada) do ITIL, estão contidos no domínio ES do COBIT.


    COBIT (Entrega e Suporte)                                                 ITIL

    Definir e gerenciar níveis de serviço ----  Ger. de nível de serviço (desenho).

    Gerenciar nível de terceiro   ----------------  Ger. de fornecedor (desenho).

    Gerenciar desempenho e capacidade -  Ger. da capacidade (desennho).

    Gerenciar continuidade de serviços ----  Ger. da continuidade de serviço (desenho).

    Garantir segurança dos sistemas ------   Ger. da segurança da informação (desenho).

    Identificar e alocar custos  -----------------  Ger. financeiro (estratégia).

    Educar e treinar usuários ------------------  Ger. do conhecimento (transição).

    Gerenciar central de serviços e incidentes -------  Central de serviço (função) e Ger. de incidente (operação).

    Gerenciar configuração --------------------   Ger. de configuração e ativo de serviço (transição).

    Gerenciar problemas ----------------------   Ger. de problemas (operação).

    Gerenciar dados ----------------------------    Ger. de configuração (transição) e controle de operações  de TI (sub-função do Ger. de operações de TI (operação).

    Gerenciar ambiente físico -----------------  Ger. de instalações (sub-função da função Ger. de operações de TI no estágio de operação.

    Gerenciar operações -----------------------  Ger. técnico e Ger. de operações de TI (funções do estágio de operação).

    Lembrando qué é de forma macro.
  • Ricardo,

    ele cita sim... ITIL v3... É só clicar no link "ver texto associado à questão".

ID
270892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O gerenciamento de mudanças é referenciado na Transição de Serviços do ITIL e no domínio Entrega e Suporte do COBIT.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento de mudanças faz parte do domínio Adquirir e Implementar do COBIT4.1: 

    • AI1 - Identificar as soluções automatizadas
    • AI2 - Adquirir e manter software aplicativo
    • AI3 - Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia
    • AI4 - Permitir operação e uso
    • AI5 - Adquirir recursos de TI
    • AI6 - Gerenciar mudanças
    • AI7 - Instalar e validar soluções e mudanças   
  • ITIL - Estágio do ciclo de vida "Transição de Serviços":

    1- Planejamento e suporte da transição
    2- Gerenciamento de mudanças
    3- Gerenciamento da configuração e de ativos de serviços
    4- Gerenciamento de liberação e de implantação
    5- Validação e testes
    6- Avaliação
    7- Gerenciamento do conhecimento
  • Adquirir e Implementar

    AI1.Identificar Soluções Automatizadas
    AI2.Adquirir e Manter Software Aplicativo
    AI3.Adquirir e Manter Infraestrutura
    AI4.Habilitar Operação e Uso
    AI5.Adquirir Recursos de TI
    AI6.Gerenciar Mudanças
    AI7.Instalar e Homologar Soluções de Mudanças
  • Domínio e processos do Cobit
    PO - Planejar e Organizar
    Trata dos aspectos estratégicos e táticos da organização, e de como a TI pode contribuir para os objetivos de negócios.
    PO1 definir um plano estratégico de TI
    PO2 definir a arquitetura de informação
    PO3 determinar a direção tecnológica
    PO4 definir processos, organização e relacionamentos da TI
    PO5 gerenciar o investimento em TI
    PO6 comunicar metas e diretivas gerenciais
    PO7 gerenciar recursos humanos de TI
    PO8 gerenciar qualidade
    PO9 avaliar e gerenciar riscos
    PO10 gerenciar projetos
     
    AI – Aquisição e Implementação
    Relaciona as estratégias com os recursos e soluções de TI, seu desenvolvimento e aquisição.
    AI1 identificar soluções
    AI2 adquirir e manter aplicações
    AI3 adquirir e manter a infra-estrutura tecnológica
    AI4 viabilizar operação e uso
    AI5 adquirir recursos de TI
    AI6 gerenciar mudanças
    AI7 instalar e certificar sistemas e mudanças
     
    ES - Entrega e suporte
    Trata da entrega dos serviços requeridos, atentando para os aspectos de segurança, treinamento e suporte.
    DS1 definir e gerenciar níveis de serviços
    DS2 gerenciar serviços de terceiros
    DS3 gerenciar performance e capacidade
    DS4 garantir continuidade dos serviços
    DS5 garantir segurança dos sistemas
    DS6 identificar e alocar custos
    DS7 educar e treinar usuários
    DS8 gerenciar service desk e incidentes
    DS9 gerenciar a configuração
    DS10 gerenciar problemas
    DS11 gerenciar dados
    DS12 gerenciar o ambiente físico
    DS13 gerenciar a operação
     
    MA - Monitorar e avaliar
    Endereça aspectos de monitoramento do desempenho e de avaliação de controles da TI.
    ME1 monitorar e avaliar o desempenho da TI
    ME2 monitorar e avaliar os controles internos
    ME3 assegurar conformidade com requisitos externos
    ME4 prover governança de TI
     
  • http://rogerioaraujo.wordpress.com/2011/09/23/dicas-como-decorar-21-dos-34-processos-de-cobit-4-1/
  • O Gerenciamento de Mudanças é do domínio Adquirir e Implementar do COBIT 4.1

  • ·         O que é Gerenciamento de Mudanças?

    É o processo que garante que todas as mudanças passem por um fluxo de tarefas sólido de avaliação e aprovação. Além de reunir informações relevantes sobre cada mudança no serviço (“por que?”, “quem pediu?”, “foi aprovado?”). O objetivo é catalogar e distribuir de as medidas que devem ser tomadas ao realizar mudanças ágeis e produtivas em um projeto e, se for o caso, minimizar o impacto de eventuais incidentes.


ID
270895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O foco do ITIL é o gerenciamento de serviços, o do COBIT, o negócio, do que se conclui que aspectos relacionados à gerência financeira e de investimentos de TI são tratados pelo COBIT, mas não pelo ITIL.

Alternativas
Comentários
  • ITIL(Estratégia de Serviços) Gerenciamento Financeiro

    O Gerenciamento Financeiro tem o objetivo de assegurar os recursos necessários para entrega dos serviços de TI, e fornecer as informações de custo da provisão dos serviços e o preço a ser pago pela utilização. O Gerenciamento Financeiro é estratégico para tomada de decisão sobre os investimentos em TI.

    Só por ter essa previsão no ITIL já torna a questão errada.

     

  • COBIT - Domínio: Planejar e Organizar (PO)
    PO1- Definir um plano estratégico de TI
    PO2- Definir a arquitetura da informação
    PO3- Determinar os processos, organização e relacionamentos de TI
    PO4- Definir as diretrizes da tecnologia
    PO5- Gerenciar o investimento de TI
    PO6- Comunicar metas e diretrizes gerenciais
    PO7- Gerenciar recursos humanos de TI
    PO8- Gerenciar qualidade
    PO9- Avaliar e gerenciar riscos de TI
    PO10- Gerenciar projetos



    ITIL - Processos do estágio do ciclo de vida "Estratégia de Serviços":

    1- Geração de estratégia
    2- Gerenciamento de portfólio
    3- Gerenciamento financeiro
    4- Gerenciamento de demanda 
  • "O foco do ITIL é o gerenciamento de serviços, o do COBIT, o negócio, do que se conclui que aspectos relacionados à gerência financeira e de investimentos de TI são tratados pelo COBIT, mas não pelo ITIL.

    Outra observação que deixa o item errado: o COBIT não tem como foco o negócio, mas sim transformar os objetivos do negócio em processos de TI, alinhando suas estratégias.

ID
270898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

Diferentemente do ITIL, que não prevê gerência para tratar diretamente da arquitetura da informação, no COBIT há um processo que visa estabelecer um modelo de dados de negócio, no qual se incluem esquemas de classificação de dados, com o objetivo de asseverar consistência e integridade e consistência dos dados.

Alternativas
Comentários
  • COBIT, pág. 35:


    P02  Definir a Arquitetura da Informação

    com foco em:
    estabelecer um modelo de dados de negócio que incorpore um esquema de classificação de dados para assegurar integridade e consistência de todos os dados
  • Pessoal,

    fiquei com muita dúvida nesta questão com relação a Gerecia de Arquitetura da informação no ITIL. Eu tinha certeza que existia definição de arquitetura da informação no ITIL. Porém, dando uma fuçada na internet achei o seguinte comentário que me ajudou bastante:

    "Na ITIL V3 no livro desenho de serviço, o desenho de todas as arquiteturas é um dos aspectos. A ITIL não possui um processo para desenhar esta arquitetura de informação, mas considera que é um aspecto a ser tratado no desenho do serviço. Somente o COBIT tem um processo especifico para isto." Fonte: Flávio R. Pinheiro (Tutor de cursos na TIEXAME) via http://www.tiexames.com.br/ensino/forum/read.php?8,5191

    Espero ter ajudado.

ID
270901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

A gerência de riscos envolve tanto a análise qualitativa do risco, que visa priorizar o risco, quanto a análise quantitativa, que visa analisar o efeito do risco. Ambas as análises são contempladas nos processos do PMBOK. O COBIT também considera a gerência de riscos, especificamente no processo Avaliar o Risco e Gerenciar o Risco do domínio Planejar e Organizar; no COBIT, a gerência de riscos é, ainda, um dos pilares fundamentais da governança de TI.

Alternativas
Comentários
  • Divindo a questão para facilitar o raciocínio:

    "A gerência de riscos envolve tanto a análise qualitativa do risco, que visa priorizar o risco, quanto a análise quantitativa, que visa analisar o efeito do risco." (Gerenciamento de RiSCO é uma área de conhecimento do PMBOK. Analise qualitativa e quantitativa de riscos são ambos processo do Gerenciamento de risco. (Pmbok 2008 pag 43))


    Ambas as análises são contempladas nos processos do PMBOK." (Analise qualitativa e quantitativa de riscos são ambos processo do Gerenciamento de risco. (Pmbok 2008 pag 43))


    O COBIT também considera a gerência de riscos, especificamente no processo Avaliar o Risco e Gerenciar o Risco do domínio Planejar e Organizar; no COBIT,  (Correto, pag 30 CObit 4.1)

    a gerência de riscos é, ainda, um dos pilares fundamentais da governança de TI. (Certo, pag 8 Cobit 4.1).

    portanto, CERTA a questão.
  • PMBOK - Gerenciamento de riscos
    1- Planejamento do gerenciamento de riscos
    2- Identificação de riscos
    3- Análise qualitativa de riscos
    4- Análise quantitativa de riscos

    5 - Planejamento de respostas aos riscos
    6 - Monitoramento e controle de riscos


    COBIT - Domínio Planejar e Organizar (PO)
    PO1- Definir um plano estratégico de TI
    PO2- Definir a arquitetura da informação
    PO3- Determinar as diretrizes da tecnologia
    PO4- Definir os processos, organização e relacionamentos de TI
    PO5- Gerenciar investimentos de TI
    PO6- Comunicar metas e diretrizes Gerenciais
    PO7- Gerenciar recursos humanos de TI
    PO8- Gerenciar qualidade
    PO9- Avaliar e gerenciar riscos de TI
    PO10- Gerenciar projetos


    Os cinco pilares fundamentais da governança de TI são:
    1- Alinhamento estratégico;
    2- Entrega de valor;
    3- Gestão de riscos;
    4- Gestão de recursos;
    5- Mensuração e desempenho.
  • O nome do processo, como citado acima, é:
    PO9- Avaliar e gerenciar riscos de TI

    No texto ele o chama de:
    Avaliar o Risco e Gerenciar o Risco

    Com isso fico sem saber se devemos seguir a nomenclatura correta ou não...

    abrassss
  • Domínio e processos do Cobit
    PO - Planejar e Organizar
    Trata dos aspectos estratégicos e táticos da organização, e de como a TI pode contribuir para os objetivos de negócios.
    PO1 definir um plano estratégico de TI
    PO2 definir a arquitetura de informação
    PO3 determinar a direção tecnológica
    PO4 definir processos, organização e relacionamentos da TI
    PO5 gerenciar o investimento em TI
    PO6 comunicar metas e diretivas gerenciais
    PO7 gerenciar recursos humanos de TI
    PO8 gerenciar qualidade
    PO9 avaliar e gerenciar riscos
    PO10 gerenciar projetos
     
    AI – Aquisição e Implementação
    Relaciona as estratégias com os recursos e soluções de TI, seu desenvolvimento e aquisição.
    AI1 identificar soluções
    AI2 adquirir e manter aplicações
    AI3 adquirir e manter a infra-estrutura tecnológica
    AI4 viabilizar operação e uso
    AI5 adquirir recursos de TI
    AI6 gerenciar mudanças
    AI7 instalar e certificar sistemas e mudanças
     
    ES - Entrega e suporte
    Trata da entrega dos serviços requeridos, atentando para os aspectos de segurança, treinamento e suporte.
    DS1 definir e gerenciar níveis de serviços
    DS2 gerenciar serviços de terceiros
    DS3 gerenciar performance e capacidade
    DS4 garantir continuidade dos serviços
    DS5 garantir segurança dos sistemas
    DS6 identificar e alocar custos
    DS7 educar e treinar usuários
    DS8 gerenciar service desk e incidentes
    DS9 gerenciar a configuração
    DS10 gerenciar problemas
    DS11 gerenciar dados
    DS12 gerenciar o ambiente físico
    DS13 gerenciar a operação
     
    MA - Monitorar e avaliar
    Endereça aspectos de monitoramento do desempenho e de avaliação de controles da TI.
    ME1 monitorar e avaliar o desempenho da TI
    ME2 monitorar e avaliar os controles internos
    ME3 assegurar conformidade com requisitos externos
    ME4 prover governança de TI
     
  • Questões do Cespe com afirmações longas, cheias de vírgulas e conceitos relacionados, por mais que você acredite que esteja correta, marca a resposta com frio na barriga, porque pode ter sido numa vírgula o x da questão.

    Vamos na fé.


ID
270904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

A gestão da central de serviços e o gerenciamento de incidentes são aspectos tratados na governança de TI. Ambos são processos do COBIT, especificamente do domínio Entrega e Suporte; no PMBOK, eles integram a área de conhecimento Gerenciamento de Integração do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Não se fala em central de serviços no PMBOK, apenas do gerenciamento de incidentes que pode ser tratado na área de conhecimento Riscos situado no grupo Monitoramento e Controle no processo Monitorar e controlar riscos.

    bons estudos!
  • Concordo com o colega acima.

    Só para poder complementar o que o colega disse, esse processo existe no COBIT e é o processo DS8 - Gerenciar Service Desk e Incidentes

  • Uma coisa são serviços e outra são projetos. Após a finalização do projeto a entrega será testada e implantada, onde aí sim, a Central de Serviços e o Gerenciamento de incidentes passam a operar. O PMBOK não possui processos pós implantação de projetos.

    O ciclo de vida do projeto é: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. Após encerrado o serviço entra em produção e será suportado pela área de TI.



  • Os processos destacados pela Rita estão no PMBOK 3 (2004), para o PMBK 4 (2008), o que foi cobrado no concurso de onde saiu esta questão, os processos mudaram, segue a lista correta:

    - Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.
    - Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto.
    - Dirigir e gerenciar execução de projetos.
    - Monitorar e controlar trabalhos do projeto.
    - Desenvolver controle de mudanças integrado.
    - Encerrar o projeto ou a fase.
  • Não confundir ciclo de vida do projeto que sao: (inicio do projeto, preparaçao e organizaçao do projeto, execuçao do trabalho do projeto, encerramento do projeto), com grupos de processos: (iniciaçao, planejamento, execuçao, monitoramento, controle, encerramento).


    (ipoee) (ipemce)
  • Pessoal, vamos aos pontos focais que tornam a questão errada:

    1- A questão diz que "Gestão de serviços" e "Gerenciamento de incidentes" são processos do COBIT. Errado! Na verdade, nem existe um processo chamado "Gernciamento de Incidentes" no COBIT. Existe sim, um processo único chamado de "Gerenciar a Central de Serviços e os incidentes" que pertence ao domínio Entregar e Suportar (DS). 
    2- Os processos postos na questão nem sequer EXISTEM no PMBOK. Os processos da área de conhecimeto de Gerenciamento da Integração tratam dos  aspectos integradores dos PROJETOS, sem referência alguma com SERVIÇOS ou INCIDENTES.

    Espero ter ajudado!
  • Gestão da central de serviços e o gerenciamento de incidentes são aspectos de trabalho contínuo e não de projeto. Por isso não são abordados em nenhuma área de conhecimento do PMBOK


ID
270907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

Um dos objetivos do processo Criar EAP (Estrutura Analítica de Projeto) do PMBOK é subdividir as principais entregas do projeto em parte menores para melhor gerenciá-lo. Esse processo faz parte do grupo Planejamento de Projeto, que, por ter finalidade semelhante, está diretamente correlacionado ao processo ME3 – Assegurar Conformidade com Requisitos Externos do COBIT.

Alternativas
Comentários
  • ME3 - Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos
    A supervisão eficaz da conformidade requer o estabelecimento de um processo de revisão para assegurar a conformidade com as leis e regulamentações e os requisitos contratuais. Esse processo inclui identifcar os requisitos de conformidade, otimizar e avaliar a resposta, assegurar que os requisitos sejam atendidos e integrar os relatórios de conformidade de TI com os das áreas de negócios.

    Ou seja, não há correlação com o grupo "Planejamento de projeto".


    Ou seja,  
  • Creio que o CESPE resolvesse considerar esta questão como correta, eles teriam como, visto "Assegurar que os requisitos sejam atendidos", conforme descrição do processo ME3, pode estar relacionado com a criacao da EAP. E isto se justifica porque a EAP descreve o escopo do projeto, que representa o que o projeto deve entregar em conformidade com os requisitos dos usuários.

    Logo, acredito que exista correlação, SE O CESPE RESOLVESSE CONSIDERAR.



  • Adiciono mais um erro da questão:
    Um dos objetivos do processo Criar EAP (Estrutura Analítica de Projeto) do PMBOK é subdividir as principais entregas do projeto...

    Fonte: PMBOK 4ºEd
    Página: 101
    5.3 Criar a EAP
    Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A estrutura analítica do projeto é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto ...
    ------


    A EAP decompõe todo o trabalho a ser realizado e não as principais entregas.
  • Ficaria correto assim:
    Um dos objetivos do processo Criar EAP (Estrutura Analítica de Projeto) do PMBOK é subdividir as entregas do projeto em parte menores para melhor gerenciá-lo. Esse processo faz parte do grupo Planejamento de Projeto, que, por ter finalidade semelhante, está indiretamente correlacionado ao processo ME3 – Assegurar Conformidade com Requisitos Externos do COBIT.
  • O erro da questão está em afirmar que o grupo de processos da EAP é de planejamento, ao passo que o correto seria grupo de Escopo. 
  • Paulo,

               o correto é grupo Planejamento mesmo. Escopo é umas das disciplinas do PMBOK.

    bons estudos.
  • Eu já notei que a CESPE não faz distinção entre fase, área de conhecimento e o processo em si, pode ser tudo 'processo'  quando querem se referir à qualquer um dos assuntos do PMBOK
  • Um dos objetivos do processo Criar EAP (Estrutura Analítica de Projeto) do PMBOK é subdividir as principais entregas do projeto em parte menores para melhor gerenciá-lo. Esse processo faz parte do grupo Planejamento de Projeto, que, por ter finalidade semelhante, está diretamente correlacionado ao processo ME3 – Assegurar Conformidade com Requisitos Externos do COBIT.

    No PMBoK, os processos responsáveis por "Assegurar conformidade com requisitos..." são os processos do grupo de Monitoramento e Controle, ou seja, Verificar Escopo e o processo Controlar Escopo. Desta forma não temos uma relação direta entre os processos do PMBoK e do COBIT.

ID
270910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

A definição de controle é diferente no COBIT e no PMBOK. No COBIT, os resultados a serem atingidos e implementados são definidos com base nos objetivos, por meio de práticas de controle. No PMBOK, há um grupo de monitoramento de controle que mede o desempenho do projeto, do qual fazem parte, entre outros processos, o de Identificação de Riscos e o de Controle de Cronograma.

Alternativas
Comentários
  • Eu achei errada porque não é um Grupo de Monitoramento de Controle é uma fase... Grupo seria de processos.
    Acho que viajei, mas se alguém puder dar uma luz!
  • O erro da questão está no fato de que o processo "Identificação de Riscos" está no grupo de processos de planejamento e não no grupo de processos de monitoramento e controle, como afirma a questão.

  • Acredito que haja duas incorreções na questão.
    1. No COBIT, os resultados a serem atingidos e implementados são definidos com base nos objetivos, por meio de práticas de controle.
    Resultados são definidos com base nos objetivos, mas o que se usa para tal definição é o BSC, metodologia de alto nível e estratégica.
    Percebe-se a partir da Figura 4 - Inter-relacionamento dos componentes (http://www.joww.net/blog/wp-content/uploads/2010/10/resumo_img3_pq.jpg) que a direção é dos objetivos de controle para as práticas e o relacionamento é: objetivos de controles são implementados com práticas de controle.
    Assim os objetivos não são definidos por meio das práticas. Tal definição está no nível estratégico.

    2.No PMBOK, há um grupo de monitoramento de controle que mede o desempenho do projeto, do qual fazem parte, entre outros processos, o de Identificação de Riscos e o de Controle de Cronograma.
    Processo do grupo Planejamento.


  • NO PMBOK o grupo de Monitoramento e Controle contempla os seguinte processos:

    Área de conhecimento de Integração:
       - Monitorar e controlar o trabalho do projeto
       - Realizar o controle integrado de mudanças
       
    Área de conhecimento de Gestão de Escopo do Projeto: 
       - Verificar o Escopo
       - Controlar o Escopo

    Área de conhecimento de Gestão de Tempo do Projeto: 
      - Controlar o Cronograma

    Área de conhecimento de Gestão de Custo do Projeto: 
       - Controlar os custos

    Área de conhecimento Gestão de Qualidade:
       - Realizar o controle da qualidade

    Área de conhecimento Gestão de Comunicação do Projeto:
       - Gerar Relatórios de desempenho

    Área de conhecimento Gestão de Risco do Projeto:
       - Monitorar e controlar os risco

    Área de conhecimento Gestão de Aquisições do Projeto:
       - Administrar as Aquisições 


     Identificar os Riscos está na Área de conhecimento Gestão de Risco do Projeto e no grupo de processo de PLANEJAMENTO.
  • Jorge,
    Grupo de processo de monitoramento e controle
    O nome correto do processo da Área de conhecimento Gestão de Comunicação do Projeto é Reportar o Desempenho
  • "O erro da questão está no fato de que o processo "Identificação de Riscos" está no grupo de processos de planejamento e não no grupo de processos de monitoramento e controle, como afirma a questão."

    FONTE: LULO SANTOS, 2011


ID
270913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

O domínio Adquirir e Implementar do COBIT compreende tanto a aquisição quanto o desenvolvimento de software. O PMBOK também aborda aquisição para o projeto em processos como Planejar Compras e Aquisições, Seleção de Fornecedores e Encerramento do Contrato.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me dizer aonde raios está descrito o processo "Seleção de Fornecedores"

    Que eu saiba são : Gerencia de Aquisições , executar aquisições, administrar aquisições e finalizar aquisições.
    nem tem grupo de processo com fornecedores !
  • O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto:

    Os processos envolvidos na área de conhecimento "aquisições" são:
    • Planejar compras e aquisições
    • Planejar contratações
    • Solicitar resposta de fornecedores
    • Selecionar fornecedores
    • Administração de contrato
    • Encerramento do contrato
  • Esses processos foram retirados do PMBOK 3ª Edição. No PMBOK 4ª Edição (2008) tem apenas 4 processos:


    12. 1 Planjear Aquisições;
    12. 2 Realizar Aquisições;
    12.3 Administrar Aquisições;
    12.4 Encerrar Aquisições. 

  • No edital dessa questão está claro que é cobrado PMBOK 4º edição. Porque eles cobram conteudo da 3º edição?
  • realmente, eles cobraram o pmbok 2004 e nao o 2008. Caberia recurso para MUDANÇA de gabarito, pois ela esta errada (em vista ao PMBOK 2008).
  • Fui atrás do edital deste concurso e a questão não faz sentido ter o gabarito como C, pois o edital deixa claro que eles estão cobrando o PMBOK 4, onde esses processos não existem mais. Aparentemente não teve recurso sobre esse item ou o CESPE não considerou o recurso, uma pena, mais uma falha marrenta do CESPE.
  • O CESPE alterou o nome dos processos do PMBoK

    a) Planejar o Gerenciamento das Aquisições (PMBoK 5) foi alterado para "Planejar Compras e Aquisições"

    b) Conduzir as aquisições foi alterado para "Seleção de Fornecedores"

    c) Encerrar as aquisições foi alterado para "Encerrar Contratos"

    Para responder a questão corretamente é necessário analisar a questão sob o ponto de vista da finalidade dos processos e não do nome exato. 


ID
270916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

Adquirir e manter software aplicativo é um processo do COBIT descrito no domínio Aquisição e Implementação. Por se tratar de processo operacional, não é contemplado nos processos do PMBOK.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, por favor, qual é o erro?
  • Oi Vanessa, entendo que pelo menos adquirir software aplicativo esteja contemplado no gerenciamento de aquisição do PMBOK, tornando a questão errada.
    Extendendo um pouco mais, acho que até manter o software aplicativo esteja contemplado pelo PMBOK, como sabemos o PMBOK pode ser utilizado por outras áreas de conhecimento além da TI, por exemplo, engenharia, indústria naval, empresa de eventos, ... Digamos que uma construtora, vá construir um prédio e resolva utilizar o AUTOCAD mas não tem equipe de TI em seus quadros funcionais. No PGP desse projeto, pode ser colocado a aquisição desse aplicativo e a contratação de uma empresa de TI para dar manutenção a esse software aplicativo até o fim do projeto.

    Inté +
  • Sem analisar as entradas e saídas de todos os projetos eu peguei pela própria definição do que é um projeto no PMBK (mais ou menos isso)"PRoduto, servico ou resultado único realizado com praso definido"

    Bom, se para realizar esse produto único você necessita da aquisição é natural que o PMBOK contemple uma situação similar...
  • Adquirir e manter software aplicativo é um processo do COBIT descrito no domínio Aquisição e Implementação. Por se tratar de processo operacional Tático,  não é contemplado nos processos do PMBOK.
  • Acredito que não dê pra tornar a questão correta apenas riscando e trocando umas palavras. Está errada porque o adquirir está no PMBoK na área de aquisições e isso não é operacional. Manter o software acredito que não seja operacional também, muitas vezes softwares são mantidos por projetos de manutenção que acabam não sendo temporários, mas ainda assim na teoria seriam projetos.
  • Qual é mesmo a referência usada para dizer que é o AI2 é um processo tático?!
  • O COBIT trata de aspectos estratégicos e táticos. Aspectos operacionais são tratados pelo ITIL. 
  • Se fosse citado uma referência, seria melhor.
  • A descrição do processo é: "tornar disponíveis as aplicações em alinhamento com os requisitos do negócio,
    no prazo desejado e com um custo razoável. assegurar a existência de um processo de desenvolvimento que contemple o cumprimento
    de prazos e otimização de custos". Logo não trata-se de um processo operacional.
  • AI2 Acquire and Maintain Application Software 
    Eight PMBOK processes are partially mapped to AI2. AI1 to AI7 may represent components of the project life cycle, and the control practices in AI2 should be considered when planning projects involving IT. COBIT also provides specific guidance on the requirement for software quality assurance and application requirements management that are IT-specific requirements of PMBOK’s quality and scope management processes.

    (FonteMapping of PMBOK With COBIT, pag 26)

    Logo, esse processo é sim contemplado no PMBOK. Gabarito "E".

ID
270919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

Os processos Planejamento das Comunicações do PMBOK e PO2 – Definir Arquitetura da Informação do COBIT têm os mesmos objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Se tratando de PMBOK o Planejamento das Comunicações se refere à comunicação propriamente dita, como feedbacks, relatorios e atender as necessidades dos stakeholders no tocante a informações.

    Já para o Cobit, Definir a arquitetura da informação temos em sua publicação o seguinte:

    Os sistemas de informação devem criar e atualizar regularmente um modelo de informação do negócio e definir os sistemas
    apropriados para otimizar o uso dessa informação. Isso abrange o desenvolvimento de um dicionário de dados corporativo com as
    regras de sintaxe de dados, o esquema de classificação de dados e os níveis de segurança da organização. Esse processo melhora
    a qualidade de decisão do gerenciamento certificando-se de que informações seguras e confiáveis sejam fornecidas e permite
    racionalizar os recursos de sistemas de informação para atender às estratégias de negócio de forma apropriada. Esse processo de
    TI também é necessário para permitir um maior grau de responsabilização pela integridade e a segurança dos dados e melhorar a
    efetividade e o controle do compartilhamento da informação através das aplicações e entidades.
  • Fonte: Cobit 4.1
    Página: 38
    P02 Definir a Arquitetura da Informação
    Os sistemas de informação devem criar e atualizar regularmente um modelo de informação do negócio e definir os sistemas apropriados para otimizar o uso dessa informação. Isso abrange o desenvolvimento de um dicionário de dados corporativo com as regras de sintaxe de dados, o esquema de classificação de dados e os níveis de segurança da organização. Esse processo melhora a qualidade de decisão do gerenciamento certificando-se de que informações seguras e confiáveis ...

    Fonte: PMBOK 4º ed
    Página: 204
    Capítulo 10 Gerenciamento das comunicações do projeto
    (...)
    10.1 Identificar as partes interessadas
    10.2 Planejar as comunicações: O processo de determinação das necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definição de uma abordagem de comunicação.
    10.3 Distribuir informações
    10.4 Gerenciar as expectativas das partes interessadas
    10.5 Reportar o desempenho

ID
270922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

O processo Descrição Preliminar do Escopo, pertencente à área de conhecimento do PMBOK denominada Gerenciamento do Escopo do Projeto, está parcialmente incluso entre os objetivos do processo PO10 – Gerenciar Projeto do COBIT.

Alternativas
Comentários
  • Posso estar falando besteira, mas não conheço um processo chamado "Descrição Preliminar de Escopo",  eu sei que do escopo tem Coletar Requisitos, definir escopo ,criar EAP , verificar escopo e controlar escopo..
  • Existia esse processo na versão anterior do PMBOK. Nessa nova versão, "Descrição preliminar do escopo" foi suprimido. Quanto ao erro da questão, listo abaixo os objetivos de controles detalhados do processo "Gerenciar projetos":1)Estrutura de gestão de programas2)Estrutura de gestão de projetos3)Abordagem da gestão de projetos4)Comprometimento das partes interessadas5)Declaração do escopo do projeto(Note que no COBIT não existe uma declaração preliminar do escopo mas sim uma declaração total)6)Fase de início do projeto7)Plano integrado de projeto8)Recursos de projeto9)Gestão de risco do projeto10)Plano de qualidade do projeto11)Controle de mudança do projeto12)Planejamento de métodos de validação13)Medição de desempenho, monitoramento e reporte do projeto14)Conclusão do projeto
  • Discordo dos comentários acima.
    Primeiramente, apresento uma tabela extraída do Cobit Mapping.
    http://dl.dropbox.com/u/7135224/mapping-Cobit-Pmbok.png

    Percebam que o erro não é dizer que não há cobertura do processo 4.2 pelos objetivos de controle do processo PO10, pois a cobertura existe e não é parcial e sim total.

    Outro erro é a área de conhecimento que a questão afirma estar contida o processo.

    Corrigindo a afirmativa:

    O processo Descrição Preliminar do Escopo, pertencente à área de conhecimento do PMBOK denominada Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento da Integração do Projeto, está parcialmente incluso completamente coberto pelos objetivos do processo PO10 – Gerenciar Projeto do COBIT


  • A quarta edição do PMBOK não tem o processo "Descrição Preliminar do Escopo".
    Com a exclusão desse processo, foi adicionado o de "Identificação das partes interessadas" na área de conhecimento comunicação.
  • Pessoal,

    Primeiro - Esse processo existe apenas no PMBOK versão 3. Foi suprimido na versão 4. Desta forma supõe-se que a questão trata da versão 3.

    Segundo - O erro da questão é quando ela afirma que se trata de um processo da área de gerência de escopo, quando o mesmo é da área de gerência de integração. A parte que faz relação com o Cobit nem precisa ser analisada.

ID
270925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

De acordo com o COBIT, um dos recursos da TI são as pessoas, tratadas, entre outros aspectos, sob o ponto de vista de suas habilidades e produtividade. O PMBOK, apesar de ter uma área de conhecimento voltada para o gerenciamento de recursos humanos, não prevê o treinamento da equipe nem o desenvolvimento das competências das pessoas ligadas ao projeto.

Alternativas
Comentários
  • Processos da área de conhecimento de RH

    9.1 Desenvolver o plano de recursos humanos
    9.2 Mobilizar a equipe do projeto
    9.3 Desenvolver a equipe do projeto
    9.4 Gerenciar a equipe do projeto
  • Creio que a pegadinha desta questão é que o PMBOK não foca em treinamento para os usuários, apenas para o time de desenvolvimento.
  • Gerenciamento de Recursos Humanos

    - Desenvolver a equipe do projeto:
    • Melhora as competências e a interação de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Seus objetivos incluem:
      • Aprimorar habilidades de membros da equipe para aumentar sua capacidade de terminar atividades do projeto.
      • Aprimorar sentimentos de confiança e coesão entre os membros da equipe para aumentar a produtividade através de um trabalho em equipe de melhor qualidade.
    • O desenvolvimento da equipe apresenta maiores benefícios quando conduzidos no início, mas deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do projeto.
    • As pessoas podem não chegar prontas para o projeto, sendo necessária a capacitação das pessoas.
  • Afirmação INCORRETA.
    PMBOK
    Gestão de Recursos Humanos de TI
    Entradas: Fatores ambientais da empresa, Ativos de processos organizacionais e Plano de gerenciamento do projeto.
    Ferramentas e Técnicas: Organogramas e descrições de cargos, Networking e Teoria organizacional.
    Saídas: Funções e responsabilidades, Organogramas do projeto e Plano de gerenciamento de pessoal.
    O Plano de Gerencimamento de pessoal se expande em: Recrutamento e seleção, Tabela de horários, Critérios de liberação, Necessidades de treinamento, Reconhecimento e premiações, Conformidade, Segurança.
  • - Área do Conhecimento: 9. Recursos Humanos

    - Grupo de Processo Planejamento:
       Desenvolver Plano de Recursos Humanos: É o processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias
    e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento de pessoal.

    - Grupo de Processo Execução 
        Mobilizar a equipe do projeto: é o processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para determinar as designações do prjeto.
        Desenvolver a equipe do projeto: é o processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
         Gerenciar a equipe do projeto: é o processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer "feedback", resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.

    Obs.: Como mensionado na descrição dos processos acima, não existe um processo de treinamento, entretanto existe um processo de DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DO PROJETO. 
           

ID
270928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK.

Para planejar, garantir e controlar a qualidade de um projeto, o gestor deve embasar-se em processos do PMBOK, visto que o COBIT não dispõe de processos para o gerenciamento da qualidade em razão de os requisitos de negócios serem o seu foco.

Alternativas
Comentários
  • A questãor relaciona:

    Cobit
    o processo PO8 - Gerenciamento de Qualidade


    PMBOK
    o processo Realizar a Garantia do Projeto na fase de Execução da àrea de conhecimento Qualidade.

    Lembrando que no Cobit temos:

    4 domínios - PO -  Planejamento e Organização, ES -  Entrega e Suporte (Delivery Suport), MA - Monitoramento e Controle (Monitoring and Evaluate), AI - Aquisição e Implementação :

    Dicas:

    PO - PÔe  - 10 processos
    ES - ESsa - 13 processos
    MA - MAla - 7 processos
    AI - AI - 4 processos

    total 34 processos

    PMBOK tempos 44 processos espalhados em 9 áreas do conhecimento:
    1. tempo - 6 processos
    2. custo  - 3 processos
    3. escopo - 5 processos
    4. risco - 6 processos
    5. qualidade - 3 processos
    6. comunicação - 4 processos
    7. rh - 4 processos
    8. aquisição - 6 processos
    9. integração - 7 processos
    75 666 44 33 ligue já.



  • Só uma ressalva no comentário de Marcelo Ribeiro da Silva: o edital do concurso fala em PMBOK 4, que possui 42 processos, e não 44. O PMBOK 3 é que contava com 44 processos.
  • Mais uma ressalva no comentário de Marcelo Ribeiro da Silva:
    AI - 7 processos
    MA - 4 processos
    Está trocado no comentário dele.
  • A questao fala em DEVE embasar-se em processos do PMBOK. Existem outros metodos em que o gestor pode se embasar, como a ISO 9126 - Qualidade de Produtos de Software. Além disso, o CobIT possui o processo PO8 Gerenciar Qualidade.
  • Para planejar, garantir e controlar a qualidade de um projeto, o gestor deve pode embasar-se em processos do PMBOK, visto que o COBIT não dispõe de processos para o gerenciamento da qualidade em razão de os requisitos de negócios serem o seu foco.

    PO08 - Gerenciar a qualidade
  • O manual do Cobit 4.1 deixa claro que os processos específicos da área de gerenciamento de projetos não devem ser complementados pelo PMBOK, mas podem ser complementados pelo PMBOK e também pelo modelo PRINCE2:

    Todos os usuários em potencial podem se beneficiar da utilização do conteúdo do CobiT como um enfoque geral para o gerenciamento
    e governança de TI em conjunto com os seguintes padrões mais detalhados:
    · ITIL para entrega de serviços
    · CMM para entrega de soluções
    · ISO 17799 para segurança da informação
    · PMBOK ou PRINCE2 para gerenciamento de projetos

    Texto retirado da página 32 do manual oficial em português.
  • Afirmação INCORRETA.
    Podemos matar a questão lembrando da fase do COBIT  "Planejar e Organizar".
    PO8 - Gerenciar a Qualidade

ID
270931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de segurança da informação e de sistemas de gestão de
segurança da informação (SGSIs), julgue os próximos itens.

De acordo com as normas de segurança de TI, o desenvolvimento de práticas de gestão da segurança da informação e procedimentos de segurança contempla a gestão de ativos, que, por sua vez, inclui, entre outros, o inventário dos ativos, a identificação do proprietário dos ativos e as diretivas de classificação de informação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Desmembrando a danada.

    1) De acordo com as normas de segurança de TI, o desenvolvimento de práticas de gestão da segurança da informação e procedimentos de segurança contempla 

    **Qual norma, por exemplo? R: ABNT NBR ISO/IEC 27001.



    2)a gestão de ativos, que, por sua vez, inclui, entre outros, 

    **Essa norma possui entre outras, a seção A.7 Gestão de ativos


    3)o inventário dos ativos, a identificação do proprietário dos ativos e as diretivas de classificação de informação.

    R: Na seção Gestão de Ativos há a seguinte estrutura:

         A.7.1 Responsabilidade pelos ativos

                A.7.1.1 Inventário dos ativos

                A.7.1.2 Proprietário dos ativos

                A.7.1.3 Uso aceitável dos ativos

        A.7.2 Classificação da informação

                A.7.2.1 Recomendações para classificação

                A.7.2.2 Rótulos e tratamento da informação


  • 4. Gestão de Ativos 

    a. Responsabilidade pelos ativos 

    Objetivo - Identificar os ativos da organização e definir as devidas responsabilidades pela proteção dos ativos.

    i. Inventário dos ativos 

    Convém que os ativos associados à informação e aos recursos de processamento da informação sejam identificados e um inventário destes ativos seja estruturado e mantido.

    ii. Proprietário dos ativos 

    Convém que os ativos mantidos no inventário tenham um proprietário

    iii. Uso aceitável dos ativos

    Convém que regras para o uso aceitável das informações, dos ativos associados com a informação e dos recursos de processamento da informação sejam identificados, documentadas e implementadas.

     iv. Devolução dos ativos

    Convém que todos os funcionários e partes externas devolvam todos os ativos da organização que estejam em sua posse, após o encerramento de suas atividades, do contrato ou acordo.

     b. Classificação da Informação 

    Objetivo - Assegurar que a informação receba um nível adequado de proteção, de acordo com a sua importância para a organização.

    i. Classificação da Informação 

    Convém que a informação seja classificada em termos do seu valor, requisitos legais, sensibilidade e criticidade para evitar modificação ou divulgação não autorizada.

    ii. Rótulos e tratamento da Informação

    Convém que um conjunto apropriado de procedimento para rotular e tratar a informação seja desenvolvido e implementado de acordo com o esquema de classificação da informação adotada pela organização.

    iii. Tratamento dos Ativos 

    Convém que os procedimentos para tratamento dos ativos sejam desenvolvidos e implementados de acordo com esquema de classificação da informação adotada pela organização.

    c. Tratamento de Mídias 

    Objetivo -  Prevenir a divulgação não autorizada, modificação, remoção ou destruição da informação armazenada nas mídias.

    i. Gerenciamento de mídias removíveis 

    Convém que existam procedimentos implementados para o gerenciamento de mídias removíveis de acordo com o esquema de classificação adotado para organização

    ii. Descarte de mídias 

    Convém que as mídias sejam descartadas de forma segura, quando não forem mais necessárias, por meio de procedimentos formais.

    iii. Transferência física de mídias

    Convém que mídias contendo informações sejam protegidas contra acesso não autorizado, uso impróprio ou corrupção, durante o transporte.


ID
270934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de segurança da informação e de sistemas de gestão de
segurança da informação (SGSIs), julgue os próximos itens.

As normas de segurança de TI determinam a realização de cópias de segurança, protegidas sempre por meio de encriptação, de todas as informações de usuários disponibilizadas na rede ou nos servidores cadastrados no SGSI da organização.

Alternativas
Comentários
  • Trecho da norma:
    10.5.1 Cópias de segurança das informações

    Controle
    Convém que as cópias de segurança das informações e dos softwares sejam efetuadas e testadas
    regularmente conforme a política de geração de cópias de segurança definida.

    Diretrizes para implementação
    Convém que recursos adequados para a geração de cópias de segurança sejam disponibilizados para garantir
    que toda informação e software essenciais possam ser recuperados após um desastre ou a falha de uma
    mídia.
     
    Convém que os seguintes itens para a geração das cópias de segurança sejam considerados:

    h) em situações onde a confidencialidade é importante, cópias de segurança sejam protegidas através de encriptação.

     
    Portanto nem sempre a informação precisa ser cifrada.

ID
270937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de segurança da informação e de sistemas de gestão de
segurança da informação (SGSIs), julgue os próximos itens.

Os procedimentos de recuperação devem ser verificados regularmente para que se garanta que sejam confiáveis; e as mídias utilizadas nas cópias de segurança devem ser testadas e armazenadas em local distante da fonte original das informações para não serem afetadas caso ocorra algum desastre na localidade principal.

Alternativas
Comentários
  • Correto conforme afirma a Norma ISO 27002 no tópico: 

    10.5 (CÓPIAS DE SEGURANÇA)
    10.5.1 CÓPIAS DE SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES



    O.B.S: não copiei porque é um pouco extenso, mas achei pertinente compartilhar a fonte da resposta. 



ID
270940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de segurança da informação e de sistemas de gestão de
segurança da informação (SGSIs), julgue os próximos itens.

De acordo com as normas de segurança de TI, o desenvolvimento de SGSI abrange, em suas diversas fases, a definição de escopo e limites, a identificação de riscos, a execução de procedimentos de controle e monitoramento, a medição de eficácia de controles implantados, entre outros requisitos.

Alternativas
Comentários
  • Correto, trata-se do ciclo PDCA observado pela norma ISO 27001 quando estabelece os requisitos para um SGSI.


ID
277405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do
Espírito Santo (TRE/ES), julgue os próximos itens.

O procurador regional eleitoral pode impetrar habeas corpus em matéria eleitoral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    CAPÍTULO VI - DAS ATRIBUIÇÕES DO PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL (REGIMENTO INTERNO- TRE/ES

      Art. 19. Ao Procurador Regional Eleitoral compete:

    XII – impetrar habeas-corpus e mandado de segurança em matéria eleitoral;  

  • Como funciona esse habeas corpus em matéria eleitoral na prática???