SóProvas



Prova FUNDATEC - 2021 - Carris Porto-Alegrense - Auditor


ID
5070901
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com as disposições do Art. 16 da Lei nº 12.846/2013, a autoridade máxima de cada órgão ou entidade pública poderá celebrar determinado acordo com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, previstos na referida lei, que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo. Tal acordo somente poderá ser celebrado se preenchidos, cumulativamente, a determinados requisitos estabelecidos na referida lei. Esse acordo não exime a pessoa jurídica da obrigação de reparar integralmente o dano causado. A celebração desse acordo isentará a pessoa jurídica das sanções previstas na referida lei e reduzirá em até 2/3 (dois terços) o valor da multa aplicável. A celebração desse acordo interrompe o prazo prescricional dos atos ilícitos previstos na referida Lei. Como se denomina esse acordo?

Alternativas
Comentários
  • L 12846/13.

    Art. 16. A autoridade máxima de cada órgão ou entidade pública poderá celebrar acordo de leniência com aspessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos previstos nesta Lei que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo, sendo que dessa colaboração resulte:

  • gaba C

    anotações da lei anticorrupção para a prova.

    ACORDO DE LENIÊNCIA:

    • interrompe o prazo prescricional (banca adora trocar por suspende, não é a mesma coisa)
    • celebrado pela autoridade máx de cada órgão/entidade pública.
    • descumprimento impede novo acordo pelo prazo de 03 anos
    • realizado em esfera federal pela CGU (controladoria geral da união) banca troca por AGU
    • rejeitado não implica prática do ato

    PRAZO PRESCRICIONAL ------> 05 ANOS

    COMISSÃO PARA APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

    • composta por 02 ou mais servidores estáveis
    • conclusão em 180 dias
    • 30 dias para defesa

    pertencelemos!

  • Todo esse enunciado na questão serviu apenas para cobrar o nome do acordo???

    Pelo amor de Deus hein!!

    Ainda mais para cargo de auditor! O conteúdo do enunciado é que tinha que vir na forma de alternativas.

    Banca beeeem estranha, pra dizer o mínimo.

  • acordo da basileia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Questão ótima para dar um risada no feed, mas terrível para se deparar na hora do vamo ver. Não mede nada.

  • Só faltou acordo do Senhor Madruga

  • Uma questão dessa para cargo de , essa foi moleza.

  • Questão para Auditor?

    Nem dá para acreditar...


ID
5070904
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Art. 24 da Lei nº 13.303/2016 estabelece que a empresa pública e a sociedade de economia mista deverão possuir, em sua estrutura societária, Comitê de ____________________ como órgão auxiliar do Conselho ___________________, ao qual se reportará diretamente.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Lei nº 13.303/2016

    Art. 24. A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão possuir em sua estrutura societária Comitê de Auditoria Estatutário como órgão auxiliar do Conselho de Administração, ao qual se reportará diretamente.

  • GABARITO: LETRA C

    Seção VII

    Do Comitê de Auditoria Estatutário

    Art. 24. A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão possuir em sua estrutura societária Comitê de AUDITORIA ESTATUTÁRIO como órgão auxiliar do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, ao qual se reportará diretamente.

    FONTE: LEI Nº 13.303, DE 30 DE JUNHO DE 2016.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 13.303/2016. Vejamos:

    Art. 24. A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão possuir em sua estrutura societária Comitê de Auditoria Estatutário como órgão auxiliar do Conselho de Administração, ao qual se reportará diretamente.

    Desta forma:

    C. CERTO. Auditoria Estatutário – de Administração.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
5070907
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições do Art. 17 da Lei nº 13.303/2016, entre outros impedimentos, é vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria de empresa pública e de sociedade de economia mista, de pessoa que:

I. Exerça cargo em organização sindical.
II. Atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.
III. Tenha firmado contrato ou parceria, como fornecedor ou comprador, demandante ou ofertante, de bens ou serviços de qualquer natureza, com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade em período inferior a 3 (três) anos antes da data de nomeação.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    CERTO: I, II e III.

    Art. 17. § 2º É vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria:

    I - de representante do órgão regulador ao qual a empresa pública ou a sociedade de economia mista está sujeita, de Ministro de Estado, de Secretário de Estado, de Secretário Municipal, de titular de cargo, sem vínculo permanente com o serviço público, de natureza especial ou de direção e assessoramento superior na administração pública, de dirigente estatutário de partido político e de titular de mandato no Poder Legislativo de qualquer ente da federação, ainda que licenciados do cargo;

    II - de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral;

    III - de pessoa que exerça cargo em organização sindical;

    IV - de pessoa que tenha firmado contrato ou parceria, como fornecedor ou comprador, demandante ou ofertante, de bens ou serviços de qualquer natureza, com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade em período inferior a 3 (três) anos antes da data de nomeação;

    V - de pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade.

    FONTE: LEI Nº 13.303, DE 30 DE JUNHO DE 2016.

  • GAB E !!

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 13.303 de 2016.

     

    - Empresas estatais: empresa pública e sociedade economista mista.

     

    As empresas estatais possuem personalidade jurídica de direito privado e se submetem em diversas situações as normas de direito público.

     

    - Empresa Pública: capital 100% público; qualquer forma societária admitida em direito.

     

    - Sociedade de Economia Mista: capital misto – público e privado -; tem forma definida em lei (sociedade anônima).

     

     

     

    - Itens:

     

    I – CORRETO. Com base no artigo 17, § 2º, Inciso III, da Lei nº 13.303 de 2016 – literalidade da lei -, é vedada a indicação para o Conselho de Administração e para a diretoria: de pessoa que exerça cargo em organização sindical.

     

    II – CORRETO. De acordo com o artigo 17, § 2º, Inciso II, da Lei nº 13.303 de 2016 – literalidade da lei -, “de pessoa atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral".

     

    III – CORRETO. De acordo com o artigo 17, § 2º, Inciso IV, da Lei nº 13.303 de 2016, “de pessoa que tenha firmado contrato ou parceria, como fornecedor ou comprador, demandante ou ofertante, de bens ou serviços de qualquer natureza, com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade em período inferior a 3 (três) anos antes da data de nomeação".

     

    Diante do exposto, percebe-se que a única alternativa correta é a letra E).


    Gabarito do Professor: E)


ID
5070910
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as disposições do Art. 7º da Lei nº 12.527/2011, o acesso à informação de que trata a referida Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

I. Informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos.
II. Informação relativa ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.
III. Informação referente a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos, inclusive os de caráter sigiloso.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    II - informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos;

    VII - informação relativa:

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.

    § 1º O acesso à informação previsto no caput não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

    FONTE: LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.


ID
5070913
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Art. 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece que, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício, EXCETO o(a):

Alternativas
Comentários
  • DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS PELA LEI 6.404/76.

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa;

    ⤍ Demonstração do Valor Adicionado.

    ✔ DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL FECHADA:

    ⤍ Balanço Patrimonial;

    ⤍ Demonstração do Resultado do Exercício;

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Obs.: Pode ser substituída pela DMPL*);

    ⤍ Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

    ⤍ Demonstração dos Fluxos de Caixa (PL>2 milhões).

    RESOLUÇÃO: O Art. 176 da Lei nº 6.404/76 estabelece que, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício, EXCETO a Demonstração do resultado da avaliação atuarial, se companhia aberta. As letras B, C, D e E constam como demonstrações exigidas.

    Gabarito: Letra A.

  • Demonstrações obrigatórias - Lei 6.404/76:

    • Balanço patrimonial
    • DRE
    • DVA - para cia aberta
    • DFC - se PL > 2 milhões
    • DLPA

    Demonstrações obrigatórias - CPC 26:

    • Balanço patrimonial
    • DRE
    • DVA
    • DFC
    • DRA
    • DMPL
    • Notas explicativas


ID
5070916
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A afirmação FALSA sobre conjuntos numéricos é:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    quer a falsa:

    • ⊂ = contido = está dentro de... (lê da esquerda para a direita)
    • ∪ = união = junta todos os elementos
    • Q= racionais
    • R= reais
    • C= complexo
    • N= naturais
    • Z= inteiros

    Q ⊂ R = racionais dentro de reais = ok

    N ⊂ Z = naturais dentro de inteiros = ok

    Q ∪ Z = R = seria o próprio Q, como no último caso, pois Z está dentro de Q

    R ⊂ C = reais dentro de complexo= ok

    Z ∪ N = Z = Naturais está dentro de inteiros e fica o conjunto maior, no caso inteiros = ok

    veja imagem: https://image.slidesharecdn.com/16aula-conjuntosnumericos-170605162014/95/16-aula-conjuntos-numericos-1-638.jpg?cb=1496836312

  • Caraca, esqueci do conjunto dos números complexos.

  • Referente a alternativa E, todos os inteiros não são naturais, não entendi porque não poderia ser a falsa

  • Sobre a letra C

    Q ∪ Z = R

    O conjunto Q(racional) e o Z(inteiro) não estão dentro do R(real)?

    O R não abarcaria e o Q e o Z?

    Então, não entendi pq essa representação está errada Q ∪ Z = R

    Ex:

    Q (1/2, 2/3)

    Z( -1,0 2)

    Q ∪ Z = (-1, 0 ,1/2 ,2/3)

    Todos esses números não estão dentro dos números R(reais)?

    Obs:Eu sei que eles tb estão dentro do Q,mas consequentemente tb estão dentro do R,não?


ID
5070919
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O comandante de um navio, ao aproximar-se de uma cidade portuária, nota que existem três faróis. Ele analisa separadamente cada um deles: o primeiro pisca sua luz a cada 3 segundos, o segundo pisca a cada 4 segundos e o terceiro pisca sua luz a cada 5 segundos. Após notar que todos piscaram ao mesmo tempo, ele sabe que isso ocorrerá novamente em:

Alternativas
Comentários
  • 60 é o único número dentre as opções que é múltiplo de 3, 4 e 5 ao msm tempo

  • 5, 4, 3 / 2

    5, 2, 3 / 2

    5, 1, 3 / 3

    5, 1, 1 / 5

    1, 1, 1

    2* 2* 3 * 5 = M.M.C 60

  • Filhão, só tira o M.M.C entre 3 4 e 5. Bizu, falou de encontro, quando vão se encontrar novamente, usamos o M.M.C mínimo, múltiplo, comum.

    3 4 5| 2

    3 2 5| 2

    3 1 5| 3

    1 1 5| 5

    1 1 1/ 60* (gab E)

  • 3*4=12*5=60 BIZU


ID
5070922
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um aplicativo de fotos promete fazer um corte nas suas fotos em qualquer proporção. Elton baixou o aplicativo, pois queria usá-lo para alterar uma foto e enviar para uma empresa que pediu a foto na proporção 3x4 anexado em seu currículo virtual. Ao mexer no aplicativo, Elton não encontrou diretamente a proporção desejada, mas encontrou algumas que poderiam ser equivalentes a 3x4. Dentre as alternativas abaixo, a que Elton deve escolher para continuar na proporção desejada é a:

Alternativas
Comentários
  • 3/4=0,75

    faz por teste até chegar na D - 39/52=0,75

  • pegue numerador e denominador e compare por quais números foram multiplicadas as alternativas.

    questão : 3/4

    a-6x9 (mutiplicou numerado por 2 e denom por 3 daria 8 , errada....)

    b-9x11(......

  • Alternativa D pois:

    Pela logica, precisamos de um número que seja:

    múltiplo de 3 por um múltiplo de 4

    3X4

    13.3= 39 e 13.4= 52 logo:

    39X52


ID
5070925
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um triângulo retângulo com ângulos de 30º, 60º e 90º graus, ao ordenarmos as medidas de maneira crescente por a, b e c, podemos afirmar que b/c vale:

Alternativas
Comentários
  • Esse é um daqueles triângulos que vale a pena decorar as medidas

    Sempre que se fala em triângulos com ângulos de 30,60,90 graus seus lados serão proporcionais a x, 2x e x3

    Segue a resolução http://sketchtoy.com/69534329

  • Pode ser equivalente ao surfista, mas decorei de outra maneira.

    Sempre que você ver triângulos de ângulos 30º 60º e 90º, lembre-se

    30º = X ÷ 2

    60º = (X ÷ 2). √3

    90º = X → Hipotenusa

    Como a questão cita ordem crescente.

    a = X ÷ 2

    b = X ÷ 2 . √3

    c = X

    A questão exige b/c

    Para dividir frações, você deve repetir a primeira e multiplicar pelo inverso da segunda.

    (X / 2.)√3 . (1/x) = √3/2

    Bastar cortar o x nas duas frações para chegar no resultado.

    Qualquer erro manda mensa.


ID
5070928
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considerando a função f(x) = √x+2 / x, é correto afirmar, a cerca de seu domínio, que:

Alternativas
Comentários
  • Basta pensar em um ponto pra matar a questão: A raiz não deve ser negativa.

    Assim, o conjunto é fechado no -2, pois qualquer valor menor que ele irá dar raiz negativa. Não podemos ter também o Domínio pertencente aos números Reais, pois neles há números negativos menores que -2.

  • gab b

    além do comentário abaixo, se observa tbm que não pode dividir por zero, por isso o zero é aberto, ou seja, não é incluído

    símbolos:

    • ( é aberto = não inclui o número
    • [ é fechado = entra o número/ inclui
  • Regra: domínio = números reais (R)

    Restrições:

    • se fração: denominador deve ser diferente de 0.
    • se radical com índice par: valor deve ser maior ou igual a 0

ID
5070931
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os valores de x para que a função y = 2x intersecione o círculo de raio 2 centrado na origem do plano cartesiano são:

Alternativas
Comentários
  • Que chute! Kkkkk

    Fiz o pedido para o comentário do professor, mas se alguém souber como chegar na resposta, compartilha aí.

  • Lembrando que a Equação da circunferência é:

    (x-xc)²+(y-yc)²=r², em que (xc,yc) é o centro da circunferência, ou seja, (0,0), e r é o raio

    Temos:

    x²+y²=4  

    y²=4-x²

    y= √(4-x²)        

    Para encontrar os pontos de x em que esta circunferência será interceptada pela reta de equação y=2x, é só igualar as duas equações:

    2x=√(4-x²)

    X=±2/√5


ID
5070934
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A carga horária após a pandemia de COVID-19 foi alterada na maioria das empresas. Em muitos casos, as diminuições passaram dos 40%. Se, em uma empresa específica, 10% de diminuição na carga horária representa 15% a menos no salário, podemos dizer que 25% de diminuição na carga horária dessa empresa representa:

Alternativas
Comentários
  • Questão que da pra resolver com REGRA DE 3 SIMPLES. Observem:

    10%____15

    25%____ X

    Obs.: São gandesas DIRETAMENTE proporcionais.

    10x=15.25

    10x=375

    X=375/10

    X= 37,5

    Gabarito: Letra C.


ID
5070937
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao aumentarmos o raio de um círculo 3 vezes, aumentaremos sua a área em:

Alternativas
Comentários
  • vamos dizer que π  é igual a 3 e o raio é igual a 2

    logo ...

    π . r²

    3 . 2²

    3 . 4

    12

    ao aumentarmos o raio em 3 vezes

    ficará 2 . 3 = 6 , entao ...

    π . r²

    3 . 6²

    3 . 36

    108

    108/12 = 9 vezes maior

  • A= π . r² --> 9 vezes na área

    C - 2π . r ---> 3 vezes na circunferência

  • Círculo= r² x PI

    Círculo= 3² x pi

    Área do círculo= 9PI

  • DICA:

    tem uma propriedade que diz que se aumenta o raio/medida, etc, se eleva quanto aumentou ao quadrado e tem a área, e se for volume aí eleva ao cubo. tipo nessa questão, seria tipo:

    3 vezes maior o raio

    3^2 = 9x maior a área

    3^3 = 27 vezes maior o volume

    fonte: em alguma aula de matemática básica do prof Ferreto


ID
5070940
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa particular de transporte cobra, para um trajeto específico intermunicipal, R$ 10,00 e estuda aumentar esse valor. Essa empresa, após longo estudo, constatou que, para cada real aumentado, perderá dois clientes por viagem. Sendo assim, sabendo que a lotação máxima do ônibus usado é de 30 passageiros e que as viagens sempre estão com a capacidade máxima, pode-se concluir que o valor aumentado que resulta em maior lucro é de:

Alternativas
Comentários
  • Que pergunta contraditória... Se ele perde cliente quando aumenta a passagem, como q o onibus está sempre cheio?

  • A fundatec sendo fundatec

ID
5070943
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o polinômio de maior grau é dada por:

Alternativas
Comentários
  • Para encontrar o polinômio de maior grau basta encontrar o maior expoente que acompanha o x, independente da ordem.

    Gabarito letra B

    DEUS ACIMA DE TUDO

    BRASIL ACIMA DE TODOS

    O GUERREIRO DA LUZ NÃO DESISTIU !!!


ID
5070949
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As medidas de um paralelepípedo crescem em progressão geométrica de ordem 2. Se a primeira (e menor) medida vale α, então a diagonal desse paralelepípedo é dada por:

Alternativas
Comentários
  • D=√a2+b2+c2

    "medidas de um paralelepípedo crescem em progressão geométrica de ordem 2"

    Então se pegarmos as medidas 1, 2 e 4

    D=√1*1+ 2*2 + 4*4

    D= √ 1 + 4 + 16

    D= √21

  • @Pedro Deitos - Mas de onde vc tirou o 1,2,4?

  • A menor medida é a altura. Depois vem a largura e por fim o comprimento. Assim sendo

    Altura = α; largura = 2α; comprimento = 4α

    d = √(α²+(2α)²+(4α)²) = √(α²21) = α√(21)


ID
5070952
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dentre as operações com conectivos lógicos para proposições p e q, listados abaixo por significado, assinale aquela que é FALSA.

~ Negação
⋀ Conjunção
∨ Disjunção
⨁ Disjunção exclusiva
→ Condicional
↔ Bicondicional

Alternativas
Comentários
  • Quem elaborou essa questão não entende nada de RLM. A "C" e a "E" também são falsas.

  • A Letra D não tem um conectivo na parte final, creio que está aí a diferença com as outras

  • Confusa a questão.

  • Concordo que a alternativa (D) esteja bem errada, mas as alternativas (C) e (E) também estão, explico:

    ~(p ∨ q) = p ∧ q ------ O correto seria: ~P ^ ~Q

    ~(p ∧ q) = p ∨ q ------ O coreto seria: ~P v ~Q

  • Que loucura... acredito que a banca quis pedir a negação !!! Não se é falsa... só pode para justicar esta questão... olha a justificativa que peguei no site da FUNDATEC:

    "QUESTÃO: 28 - MANTIDA alternativa 'D'. Alternativa D é a única opção falsa. O correto seria negação de "p e q" ser "p ou q" e não "p e não q". As demais alternativas estão todas verdadeiras, conforme bibliografias básicas de lógica proposicional."

  • Questão sem alternativa.

  • dica: quando passam os valores logicos, n necessita-se fazer tabela verdade...a recíproca é verdadeira.

    aqui tem q fazer a tabela

    de cara dá para ver q a letra d) é errada...por óbvio....porem, essa questao certamente poderia ser anulada, pois n só a letra d), mas a c) e a e) estão erradas, como já alguns colegas pontuaram...

  • OLOCO MEU

  • Conforme os colegas apontaram acima, a questão tem mais de um gabarito. Entretanto, em questões assim, vá sempre na mais errada, logo, observe que a D não tem nem conectivo.

    GAB: D.

  • Fui na mais errada, mas c), d) e e) estão erradas.

  • TUDO ERRADO. QUE VERGONHA COLOCAREM UMA QUESTÃO ASSIM!!

  • O pior não é inventar uma questão ridícula como esta, mas sim não querer anular afirmando estar correta

  • Vai entender kkkkk

  • Que questão é essa pelas caridade?? Não tem o que inventar e criam uma questão como essa.

  • A sensação que tenho é que a gente sabe mais que alguns examinadores.

    As alternativas C e E também são falsas, visto que as negações seriam: ~P ^ ~Q e ~P v ~Q, respectivamente.

  • A letra D nem conectivo tem kkkkk

    acertei mas a questão tá muito mal elaborada

  • Talvez a intenção da banca tenha sido pedir a negação apenas do conector lógico.... Vai entender...

  • questões horrível

  • QC tem q tomar vergonha e colocar gab do professor em aula, essa poha né de graça n!

  • Letra D ~(p ∧ q) = p ~ q

    na verdade é a que está mais errada

  • Fundatec é pessima, AOCP outra.

  • A e B: CERTAS

    C, D e E: ERRADAS.

    Questão SEM GABARITO. Próxima.

  • Questão péssima. Mas marquei a D que é a mais errada.

  • O que acontece com a FUNDATEC que não consegue elabar uma questão que não seja polêmica?

  • Banca examinadora não passa pelo exame toxicológico?

  • Eu acho, só suponho, presumo, acredito, tenho a impressão tênue e sutil de que se uma questão tem 3 alternativas (gabarito), ela deve ser levemente anulada.

  • Posso estar enganada, mas acredito que teve UM BAITA pega ratão misturado com muita interpretação.

    Fui bem convicta na alternativa D.

    Pois quando li o enunciado a banca disse o seguinte: Dentre as operações com conectivos lógicos para proposições p e q, listados abaixo por significado, assinale aquela que é FALSA.

    .

    Banca só disse que as proposições têm um significado baseado por seus símbolos.

    ELA QUER A INCORRETA. A única que não contém um significado é a alternativa D, pois falta um conectivo.

    A alternativa C está correta, pois tem um significado, tanto que tu consegue valorar ela, mas a alternativa D tu não consegue.

    A banca não pediu pra resolver até descobrir O VALOR LÓGICO, só pediu pra identificar uma proposição sem significado, ou seja, sem conectivo. Eu acredito que aqui muita gente caiu.


ID
5070955
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma proposição com o conectivo condicional.

Alternativas
Comentários
  • (gab A)

    (A) Condicional= Se então.

    (B) conjunção

    (C) Não é uma proposição, pois não podemos identificar o "eu". Proposições que têm, Se ele passar na PF, Então ela passará na Receita Federal. Apesar de termos uma condicional Se Então, não sabemos quem é "ele" ou "ela", logo não é proposição.

    (D) Não é uma proposição, porque ela é uma frase interrogativa e frases interrogativas não são proposições.

    (E) Não é uma proposição, porque é uma frase imperativa, olha o verbo aí, "deve". Logo não é uma proposição, porque frases interrogativas; exclamativas; imperativas.... não são proposições.

  • ✅Letra A

    Bicondicional = Se e somente se...

    Condicional = Se...então.

    Conjunção = "E", pode, também, ser representada pelo "MAS".

    Disjunção inclusiva = " OU "

    Disjunção Exclusiva = "OU...OU"

    Erros? Só avisar!! Bons estudos e GARRA NO TREINO, pois não é fácil!!! BORAAA!!!

  • Assertiva A

    Se eu tiver fome, então devo comer para ficar sem.


ID
5070958
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes informações:

• Jardel, Renato e Lucas são jogadores de futebol: jogam no Santos, Grêmio e Flamengo, não necessariamente nesta ordem.
• As suas idades são 25, 29 e 32 anos, mas não sabemos a correlação entre as suas idades e os times que jogam.
• Sabemos que Jardel não tem 32 anos e não é jogador do Flamengo.
• Renato tem 29 anos.
• Lucas não joga no Santos.
• Quem joga no Santos não tem 25 anos.

Assim, podemos afirmar que Jardel, Renato e Lucas jogam, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Dá para matarmos está questão bem rápida, é só fazermos uma tabelinha e já era. Vamos à questão.

    • Sabemos que Jardel não tem 32 anos e não é jogador do Flamengo. Tudo bem, Jardel pode ter 25 ou 29 anos e pode jogar no Grêmio ou no Santos.

    • Renato tem 29 anos. Ok, o ponto de ruptura. Já que Renato tem 29 anos e Jardel só poderia ter 29 ou 25 anos, então sobra pra ele automaticamente 25 anos, pois, Renato tem uma das idades que ele poderia ter. Daqui já deduzimos a idade de cada um R=29 J=25 L=32

    • Lucas não joga no Santos.

    • Quem joga no Santos não tem 25 anos. Ok, ele pode ter 29 ou 32 anos, porém, tem um adendo, o Lucas que tem 32 anos não Joga no Santos, logo quem joga no Santos? Isso mesmo, Renato. Pois só jogava lá quem tinha 29 ou 32 anos, e quem tem os 32 anos não Joga lá, logo sobrou para o outro jogador, Renato. Se Renato Joga no Santos, e Lucas não Joga no Santos, então ele pode Jogar ou no Flamengo ou no Grêmio, Porém tem um adendo, Jardel não Joga no Flamengo, logo ele Joga no Grêmio e Lucas Joga no Flamengo ficando; R=32 anos e Joga no Santos. J=25 anos e Joga no Grêmio. L=32 anos e Joga no Flamengo. (Gab B)

  • Jardel Renato Lucas

    F F F

    25 29 32

    G S F

  • GABARITO LETRA B

    PROPOSIÇÕES.

    • Sabemos que Jardel não tem 32 anos e não é jogador do Flamengo.

    • Renato tem 29 anos. • Lucas não joga no Santos.

    • Quem joga no Santos não tem 25 anos.

    XXX ------------ SANTOS------- GRÊMIO---------- FLAMENGO------------- 25---------29---------32

    JARDEL------------X-------------------OK--------------------X--------------------------OK---------X-----------X

    RENATO------------OK------------------X---------------------X---------------------------X----------OK--------X

    LUCAS --------------X--------------------X---------------------OK-------------------------X-----------X--------OK

    -------------------------------------------

    JARDEL=GRÊMIO/ 25

    RENATO= SANTOS/ 29

    LUCAS= FLAMENGO/ 32

  • Adoro esse tipo de questão kk

  • Esse tipo de questão só se resolve queimando os neurônios mesmo.

    Jardel > 25 > Grêmio.

    Renato > 29 > Santos.

    Lucas > 32 > Flamengo.

    GAB: B.

  • R: B

    Resolução: https://youtu.be/pNMkeNPsPCs

  • O examinador, claramente um bom gremista, com certeza NÃO colocaria o ídolo Jardel como jogador do Flamengo ou do Santos. Dessa conclusão, só sobrariam as alternativas B e C. A surpresa foi ele colocar o Portaluppi como jogador do Santos. hahaha. #vamodá-lhepranãotoma-lhe

  • Tipo de questão que acalma a alma.


ID
5070961
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Analise as assertivas abaixo, com base no que estabelecem estas normas, em relação ao planejamento da auditoria:

I. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo.
II. O plano de auditoria inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho.
III. A natureza e a extensão das atividades de planejamento não variam conforme a experiência anterior dos membros-chave da equipe de trabalho com a entidade.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 300

    A1. A natureza e a extensão das atividades de planejamento variam conforme o porte e a complexidade da entidade, a experiência anterior dos membros-chave da equipe de trabalho com a entidade e as mudanças nas circunstâncias que ocorrem durante o trabalho de auditoria. 

    A2. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.

    A12. O plano de auditoria é mais detalhado que a estratégia global de auditoria visto que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho. 

  • GABARITO: C

    (V) I. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo.

    (V) II. O plano de auditoria inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho.

    (F) III. A natureza e a extensão das atividades de planejamento não variam conforme a experiência anterior dos membros-chave da equipe de trabalho com a entidade.


ID
5070964
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve aplicar o conceito de materialidade adequadamente para o planejamento e para a execução da auditoria. A NBC TA 320 (R1) trata da Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria. Com base nos termos desta NBC TA, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    NBC TA 320

    A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes.


ID
5070967
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Documentação de Auditoria tem como definição ser o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor. A NBC TA 230 (R1) trata da responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria para a auditoria das demonstrações contábeis. Considerando esta norma, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho.
( ) Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados.
( ) Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão.
( ) A documentação de auditoria não fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria.
( ) A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como natureza e extensão das exceções identificadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230

    3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

     permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho; 

    5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:

    (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis. 

    9. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar:

    (a) as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados (ver item A12);

    (c) quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão (ver item A13).

    A2. A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:

    (e) natureza e extensão das exceções identificadas; 

  • 1 – Verdadeiro. Um papel de trabalho indica quem fez, quando foi feito, quem revisou, e o que foi feito. Assim é possível atribuir responsabilidades e fazer verificações posteriores

    2 – Verdadeiro. Aquilo que for relevante e permita um terceiro auditor compreender o que foi feito e como se chegou às conclusões deve ser registrado.

    3- Verdadeiro. Mesmo fundamento de 1.

    4 – Falso. Fornece evidências para conclusão.

    5 – Verdadeiro. Depende do caso concreto. Não há “receita de bolo”.

    Resposta: A

  • Resolução:

    A NBC TA 230 nos traz a resposta:

    (v) A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho.

    3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

     permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    (v) Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados.

    9. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar:

    (a) as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados (ver item A12);

    (v) Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão.

    9. Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar:

    (c) quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão (ver item A13).

    (f) A documentação de auditoria não fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria.

    5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça: (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

    (v) A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como natureza e extensão das exceções identificadas.

    A2. A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:

    (e) natureza e extensão das exceções identificadas;

     

    Gabarito: B


ID
5070970
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. Com base na NBC TI 01, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos aspectos, mínimos, que devem ser abordados, no relatório de auditoria interna.

( ) Os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão.
( ) Eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
( ) Os riscos associados aos fatos constatados.
( ) As conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados.
( ) A descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC TI 01, o relatório da auditoria interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:

    a) o objetivo e a extensão dos trabalhos;

    b) a metodologia adotada;

    c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão;

    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria;

    e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;

    f) os riscos associados aos fatos constatados; e

    g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados.

    Quanto ao destinatário do relatório de auditoria interna, assim indica a NBC TI 01:

    O relatório da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu conteúdo.

    Resposta: A

  • NBC TI 01

    12.3.2 – O relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos:

    a) o objetivo e a extensão dos trabalhos;

    b) a metodologia adotada;

    c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão;

    d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria;

    e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;

    f) os riscos associados aos fatos constatados; e

    g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados. 


ID
5070973
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 530 trata da Amostragem em auditoria e se aplica quando o auditor independente decide utilizar amostragem na execução de procedimentos de auditoria. Com base nesta norma, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. 

  • O tamanho da amostra é “remédio” para “doença” risco. Se o nível de doença é alto, é preciso aumentar a dose do remédio. Assim, para aceitar risco menor (maior segurança) é necessário trabalhar com amostra maior e; se for possível, aceitar risco maior (menos segurança) é possível trabalhar com amostra menor.

    Resposta: A

  • GABARITO "A"

    #Diretoaoponto: A relação é inversa. Quanto menor o risco maior deve ser a amostra. Isso é lógico. Se eu quero diminuir o risco de uma distorção devo aumentar o tamanho das amostras coletadas.

    NBC TA 530

    Tamanho da amostra

    A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra


ID
5070976
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR ISO 31000:2018, os princípios são a base para gerenciar riscos, e convém que sejam considerados quando se estabelecerem a estrutura e os processos de gestão de riscos da organização. Com base nos termos desta norma, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR ISO 31000:2018

    Uma abordagem estruturada e abrangente para a gestão de riscos contribui para resultados consistentes e comparáveis.


ID
5070979
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 trata, na seção IV, da fiscalização contábil, financeira e orçamentária, dispondo sobre os mecanismos de controle interno e externo das entidades e órgãos da administração pública. Com base no que estabelece a Constituição Federal, analise as assertivas abaixo:

I. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
II. Compete ao controle interno julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.
III. Compete ao Tribunal de Contas da União fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    I. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. CERTO

    • Art. 70 CF: A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder

    II. Compete ao controle interno julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta. ERRADO

    • Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:   II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    III. Compete ao Tribunal de Contas da União fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município. CERTO

    • Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;
  • A questão exige conhecimento acerca da organização contábil, financeira, orçamentária e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 70, caput, CF: Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    II. Compete ao controle interno julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.

    Errado. A competência para julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta é do controle externo, nos termos do art. 71, II, CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    III. Compete ao Tribunal de Contas da União fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.

    Correto. Inteligência do art. 71, VI, CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;

    Portanto, apenas os itens I e III estão corretos.

    Gabarito: D

  • LETRA D

    I. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 70, caput, CF: Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    II. Compete ao controle interno julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.

    Errado. A competência para julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta é do controle externo, nos termos do art. 71, II, CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    III. Compete ao Tribunal de Contas da União fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.

    Correto. Inteligência do art. 71, VI, CF: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;

    Portanto, apenas os itens I e III estão corretos.

  • Parabéns pela excelente formatação pessoal


ID
5070982
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 13.303/2016, conhecida como a Lei das Estatais, trata em seção específica da exigência de licitação e dos casos de dispensa e de inexigibilidade para as empresas públicas e sociedades de economia mista. De acordo com esta norma, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista em algumas hipóteses. Nos termos da referida Lei, analise as assertivas abaixo em relação às hipóteses de dispensa de licitação, expressamente previstas na norma, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Quando não acudirem interessados à licitação anterior e essa, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a empresa pública ou a sociedade de economia mista, bem como para suas respectivas subsidiárias, desde que mantidas as condições preestabelecidas.
( ) Para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento de suas finalidades precípuas, quando as necessidades de instalação e localização condicionarem a escolha do imóvel, desde que o preço seja inferior ao valor de mercado, segundo índices imobiliários oficiais.
( ) Quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.
( ) Na contratação de associação sem fins lucrativos para a prestação de serviços ou fornecimento de mão de obra, desde que o preço contratado seja inferior com o praticado no mercado.
( ) Na transferência de bens a órgãos e entidades da administração pública, inclusive quando efetivada mediante permuta.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E) V – F – V – F – V.

    (V) Quando não acudirem interessados à licitação anterior e essa, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a empresa pública ou a sociedade de economia mista, bem como para suas respectivas subsidiárias, desde que mantidas as condições preestabelecidas.

    V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

    (F) Para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento de suas finalidades precípuas, quando as necessidades de instalação e localização condicionarem a escolha do imóvel, desde que o preço seja inferior ao valor de mercado, segundo índices imobiliários oficiais.

    X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;

    (V) Quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.

    VII - quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, casos em que, observado o parágrafo único do art. 48 desta Lei e, persistindo a situação, será admitida a adjudicação direta dos bens ou serviços, por valor não superior ao constante do registro de preços, ou dos serviços;

    (F) Na contratação de associação sem fins lucrativos para a prestação de serviços ou fornecimento de mão de obra, desde que o preço contratado seja inferior com o praticado no mercado.

    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

    (V) Na transferência de bens a órgãos e entidades da administração pública, inclusive quando efetivada mediante permuta.

    Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas: I - quando imóveis, [...] e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei;

    Art. 24. É dispensável a licitação: X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;

  • gab. E

    Fonte: L. 13.303

    (V) Quando não acudirem interessados à licitação anterior e essa, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a empresa pública ou a sociedade de economia mista, bem como para suas respectivas subsidiárias, desde que mantidas as condições preestabelecidas.

    Art. 29. III.

    (F) Para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento de suas finalidades precípuas, quando as necessidades de instalação e localização condicionarem a escolha do imóvel, desde que o preço seja inferior ao valor de mercado, segundo índices imobiliários oficiais.

    Art. 29. V. ...  preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;

    (V) Quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes.

    Art. 29. IV.

    (F) Na contratação de associação sem fins lucrativos para a prestação de serviços ou fornecimento de mão de obra, desde que o preço contratado seja inferior com o praticado no mercado.

    Art. 29. IX. ... associação de pessoas com deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão de obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado;

    (V) Na transferência de bens a órgãos e entidades da administração pública, inclusive quando efetivada mediante permuta.

    Art. 29. XVI.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • GABARITO: E

    Fonte: Lei 13.303/16

    (V) Art. 29. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista: (...) III - quando não acudirem interessados à licitação anterior e essa, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a empresa pública ou a sociedade de economia mista, bem como para suas respectivas subsidiárias, desde que mantidas as condições preestabelecidas; (...)

    (F) Art. 29. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista: (...) V - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento de suas finalidades precípuas, quando as necessidades de instalação e localização condicionarem a escolha do imóvel, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia; (...)

    (V) Art. 29. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista: (...) IV - quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes; (...)

    (F) Art. 29. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista: (...) IX - na contratação de associação de pessoas com deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão de obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado; (...)

    (V) Art. 29. É dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista: (...) XVI - na transferência de bens a órgãos e entidades da administração pública, inclusive quando efetivada mediante permuta; (...)


ID
5070985
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Pregão é uma modalidade de licitação que visa dar um escopo mais célere para o procedimento licitatório e destina-se à aquisição de bens e à contratação de serviços comuns, tendo sido instituído pela Lei 10.520/2002. Com base no que estabelece as normas sobre pregão, analise as assertivas abaixo:

I. O pregão é uma modalidade de licitação que possui a fase de classificação anterior à fase de habilitação.
II. A fase preparatória de uma licitação na modalidade pregão tem início com a convocação dos interessados, enquanto a fase externa ocorre a partir da aceitação do interessado para participar da licitação.
III. No pregão a condução dos trabalhos é feita por um servidor, denominado de pregoeiro, auxiliado por uma equipe de apoio.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.520/2002

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras

    Erro da item III

    Gab. D

  • O Pregão é uma modalidade de licitação que visa dar um escopo mais célere para o procedimento licitatório e destina-se à aquisição de bens e à contratação de serviços comuns, tendo sido instituído pela Lei 10.520/2002. Com base no que estabelece as normas sobre pregão, analise as assertivas abaixo:

    I. O pregão é uma modalidade de licitação que possui a fase de classificação anterior à fase de habilitação. II. A fase preparatória de uma licitação na modalidade pregão tem início com a convocação dos interessados, enquanto a fase externa ocorre a partir da aceitação do interessado para participar da licitação. III. No pregão a condução dos trabalhos é feita por um servidor, denominado de pregoeiro, auxiliado por uma equipe de apoio.

    Quais estão corretas?

    D) Apenas I e III.

    ----

    GAB. LETRA "D".

    I - XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

    II - Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras: [...].

    III - IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    Fonte: L10.520/02

  • GABARITO: LETRA D

    Fase externa - convocação dos interessados

  • →Pregão: Abertura antes da habilitação é permitida .( Classificação, Habilitação, Adjudicação, Homologação)

  • Pregoeiro: SERVIDOR

    Leiloeiro: Leiloeiro Oficial OU Servidor

    Abraços.

  • A fase externa da licitação tem início com a divulgação do Edital e possui mais etapas: *a habilitação das empresas participantes da disputa,

    * o julgamento das propostas,

    *a homologação e a adjudicação do objeto da licitação.

    A fase interna compõe-se por procedimentos formais executados pela comissão de licitação ou pelo setor de compras. Essa primeira fase tem como finalidade a delimitação do objeto, a pesquisa de preços, escolha da modalidade da licitação que será utilizada, bem como a elaboração do instrumento convocatório, ou seja, o Edital.

  • Lei 14.133/2021 (nova Lei de Licitações)

    ITEM I

    Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:

    I - preparatória;

    II - de divulgação do edital de licitação;

    III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;

    IV - de julgamento;

    V - de habilitação;

    VI - recursal;

    VII - de homologação.

    ITEM II

    Art. 18. A fase preparatória do processo licitatório é caracterizada pelo planejamento e deve compatibilizar-se com o plano de contratações anual de que trata o inciso VII do caput do art. 12 desta Lei, sempre que elaborado, e com as leis orçamentárias, bem como abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão que podem interferir na contratação, compreendidos:

    ITEM III

    Art. 8º A licitação será conduzida por agente de contratação, pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.

    § 1º O agente de contratação será auxiliado por equipe de apoio e responderá individualmente pelos atos que praticar, salvo quando induzido a erro pela atuação da equipe.

    § 5º Em licitação na modalidade pregão, o agente responsável pela condução do certame será designado pregoeiro.

  • Pregão: Classificação -> Habilitação -> Adjudicação -> Homologação

  • No pregão temos a inversão das fases da licitação: primeiro o julgamento e classificação da proposta e depois a habilitação.

  • Gab. D

    II-

    Fase Preparatória (interna)

    -justificação da necessidade de contratação

    -definição do objeto

    -designação do pregoeiro e equipe de apoio

    Fase Externa

    -divulgação do instrumento convocatório/convocação dos interessados

    -classificação

    -habilitação

    -adjudicação

    -homologação

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 10.520 de 2002.

    Tal lei institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois dispõe o inciso XII, do artigo 4º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    (...)

    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;".

    Salienta-se que tal inciso introduz uma novidade na modalidade licitatória pregão, qual seja: a inversão das fases de apresentação das propostas e análise da documentação, ou seja, no pregão, primeiro se analisam as propostas ofertadas pelos licitantes para depois se analisar a documentação relativa à habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta.

    Logo, diante das explicações expostas, pode-se afirmar que o pregão é uma modalidade de licitação que possui a fase de classificação anterior à fase de habilitação.

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 4º, da citada lei, "a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados ...". Logo, a fase externa do pregão tem início com a convocação dos interessados. Por fim, dispõe o caput, do artigo 3º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;

    II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

    III - dos autos do procedimento constarão a justificativa das definições referidas no inciso I deste artigo e os indispensáveis elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaborado pelo órgão ou entidade promotora da   licitação, dos bens ou serviços a serem licitados; e

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor."

    Item III) Este item está correto, pois, em conformidade com o disposto no inciso IV, do caput, do artigo 3º, da citada lei, descrito no item "II", é possível inferir que, no pregão, a condução dos trabalhos é feita por um servidor, denominado de pregoeiro, auxiliado por uma equipe de apoio.

    Gabarito: letra "d".


ID
5070988
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os contratos regidos pela Lei nº 8.666/1993 poderão ser alterados, com as devidas justificativas, em alguns casos. Com base na referida Lei, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A modificação do regime de execução da obra ou serviço em face de falta de técnica para a aplicação dos termos contratuais originários SOMENTE SE REALIZA POR ACORDO ENTRE AS PARTES. Conforme art. 65,II,b da lei 8666, E NAO UNILATERALMENTE.

    GABARITO :D

  • Os contratos regidos pela Lei nº 8.666/1993 poderão ser alterados, com as devidas justificativas, em alguns casos. Com base na referida Lei, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O contrato poderá ser alterado unilateralmente pela administração, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração:

    a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos;

    B) O contrato poderá ser alterado, por alteração unilateral pela administração, quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela Lei de Licitações.

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração:

    b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;

    C) O contrato poderá ser alterado por acordo das partes quando conveniente a substituição da garantia de execução.

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    II - por acordo das partes:

    a) quando conveniente a substituição da garantia de execução;

    D) Os contratos regidos pela Lei de Licitações poderão ser alterados, com as devidas justificativas, unilateralmente pela Administração e por acordo das partes.

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração: [...].

    II - por acordo das partes: [...].

    A meu ver, faltou uma ressalva como "em determinados casos" na redação da alternativa para ser considerada correta, mas paciência...

    E) O contrato poderá ser alterado, por alteração unilateral da administração, quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários.

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    II - por acordo das partes:

    b) quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários;

    ----

    GAB. LETRA "E".

  • Lei 14.133/2021 (nova Lei de Licitações)

    Art. 124. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    I - unilateralmente pela Administração:

    a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica a seus objetivos; (Letra A)

    b) quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (Letra B)

    II - por acordo entre as partes:

    a) quando conveniente a substituição da garantia de execução; (Letra C)

    b) quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou do serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários; (Letra E)

    c) quando necessária a modificação da forma de pagamento por imposição de circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado e vedada a antecipação do pagamento em relação ao cronograma financeiro fixado sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço;

    d) para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe ou em decorrência de fatos imprevisíveis ou previsíveis de consequências incalculáveis, que inviabilizem a execução do contrato tal como pactuado, respeitada, em qualquer caso, a repartição objetiva de risco estabelecida no contrato.

  • A presente questão trata do tema contratos administrativos, conforme disciplinado na lei 8.666/1993, abordando especialmente as hipóteses de alteração contratual.

     

    Importante analisar cada uma das alternativas, lembrando que a banca pede a assertiva incorreta:

     

    A – ERRADA – assertiva em consonância com a lei:

     

    “Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

     

    I - unilateralmente pela Administração:

     

    a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos”.

     

    B – ERRADA – assertiva em consonância com a lei:

     

    “Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

     

    I - unilateralmente pela Administração:

     

    b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei”.

     

    C – ERRADA – assertiva em consonância com a lei:

     

    “Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

     

    II - por acordo das partes:

     

    a) quando conveniente a substituição da garantia de execução”.

     

    D – ERRADA – assertiva em consonância com a lei:

     

    “Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

     

    I - unilateralmente pela Administração:

     

    II - por acordo das partes:”.

     

    E – CERTA – contrariamente ao afirmado, a hipótese descrita se enquadra como alteração por acordo das partes, e não alteração unilateral.

     

    “Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

     

    II - por acordo das partes:

     

    b) quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários”.

     

     

     

     

     

     

     

    Gabarito da banca e do professor: letra E

  • Alteração unilateral é quando a modificação for do PROJETO E DO VALOR CONTRATUAL.

    A alteração terá que ser com acordo das partes quando falar de GARANTIA DE EXECUÇÃO, REGIME DE EXECUÇÃO, FORMA DE PAGAMENTO E MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO.

    Fonte: colegas aqui do QC.

  • Será unilateral:

    a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; 

    b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei


ID
5070991
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

COSO ERM 2017 – Gerenciamento dos Riscos Corporativos – Integrado com Estratégia e Performance é um conjunto de princípios organizados em cinco componentes inter-relacionados. Nesse sentido, analise os seguintes princípios:

• Analisa riscos e performance.
• Avalia mudanças importantes.
• Busca o aprimoramento no gerenciamento de riscos corporativos.

A qual componente esses princípios se referem, com base no COSO ERM 2017?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B

    O COSO ERM 2017 também conhecido como Framework destaca a importância de considerar os riscos tanto no processo de estabelecimento da estratégia quanto na melhoria da performance. Ele é formado por 5 componentes inter-relacionados e 20 princípios. São eles:

    1° COMPONENTE: GOVERNANÇA E CULTURA:

    1. Exerce supervisão do risco por intermédio do conselho;
    2. Estabelece estruturas operacionais;
    3. Define a Cultura desejada;
    4. Demonstra compromisso com valores fundamentais;
    5. Atrai, desenvolve e retém pessoas capazes.

    2° COMPONENTE: ESTRATÉGIA E DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS:

    1. Analisa o contexto de negócios;
    2. Define o apetite a riscos;
    3. Avalia estratégias alternativas;
    4. Formula objetivos de negócios.

    3° COMPONENTE: PERFORMANCE (OU DESEMPENHO:

    1. Identifica o risco;
    2. Avalia a severidade dos riscos;
    3. Prioriza os riscos;
    4. Implementa respostas aos ricos;
    5. Adota uma visão de portfólio.

    4° COMPONENTE: ANÁLISE E REVISÃO:

    1. Avalia mudanças importantes;
    2. Analisa riscos e performance;
    3. Busca aprimoramento no gerenciamento de riscos corporativos.

    5° COMPONENTE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO:

    1. Alavanca sistemas de informação;
    2. Comunica informações sobre riscos;
    3. Divulga informações de riscos, cultura e performance.

  • De acordo com o enunciado é possível identificar que o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca do gerenciamento de riscos presente no COSO ERM 2017.

    Vejamos as alternativas:

    A) Estratégia e definição de objetivos.

    Errada. Este componente visa analisar o contexto de negócios, definir o apetite a riscos, avaliar estratégias alternativas e formular objetivos de negócios.

    B) Análise e revisão.

    Certa. Este componente visa avaliar mudanças importantes identificar e avaliar mudanças que podem substancialmente afetar a estratégia e os objetivos do negócio; rever o desempenho da entidade e considerar riscos; e aperfeiçoar o gerenciamento de riscos corporativos.

    C) Governança e cultura.

    Errada. Este componente visa estabelecer as estruturas operacionais, definir a cultura desejável, demonstrar comprometimento com valores chaves e desenvolver indivíduos capazes a exercer suas atividades na organização.

    D) Informação, comunicação e divulgação.

    Errada. Este componente visa impulsionar sistemas de informação, comunicar e divulgar informações sobre os riscos, cultura organizacional e desempenho.

    E) Performance.

    Errada. Este componente visa identificar, avaliar a severidade e priorizar os riscos, implementar respostas aos riscos e desenvolver um portfólio.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5070994
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as NBC TA, o auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para fornecer uma base para a identificação e avaliação de riscos de distorção relevante nos níveis das demonstrações contábeis e das afirmações. Com base na NBC TA 315 (R1), analise as assertivas abaixo, quanto aos procedimentos de avaliação de riscos:

I. Os procedimentos de avaliação de riscos por si só fornecem evidências de auditoria apropriada e suficiente para suportar a opinião da auditoria.
II. Os procedimentos de avaliação de riscos incluem procedimentos analíticos, bem como indagações à administração.
III. Os procedimentos de avaliação de riscos incluem indagações a outras pessoas na entidade que, no julgamento do auditor, possam ter informações com possibilidade de auxiliar na identificação de riscos de distorção relevante causados por fraude ou erro.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 315

    5. O auditor deve aplicar procedimentos de avaliação de riscos para fornecer uma base para a identificação e avaliação de riscos de distorção relevante nos níveis das demonstrações contábeis e das afirmações. Os procedimentos de avaliação de riscos por si só, porém, não fornecem evidências de auditoria apropriada e suficiente para suportar a opinião da auditoria (ver itens A1 a A5).

    6. Os procedimentos de avaliação de riscos incluem:

    (a) indagações à administração, às pessoas apropriadas da auditoria interna (se houver essa função) e a outros na entidade que, no julgamento do auditor, possam ter informações com possibilidade de auxiliar na identificação de riscos de distorção relevante causados por fraude ou erro (ver itens A6 a A13);

    (b) procedimentos analíticos (ver itens A14 a A17);


ID
5070997
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 315 (R1) trata da responsabilidade do auditor na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade. Com base nesta norma, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O auditor deve buscar entender se a entidade tem processo para identificar riscos de negócio relevantes que afetam as demonstrações contábeis.
( ) O auditor deve buscar entender se a entidade tem processo para estimar a significância dos riscos, avaliar a probabilidade de sua ocorrência e decidir sobre ações em resposta a esses riscos.
( ) O auditor tem responsabilidade de identificar ou avaliar todos os riscos de negócio porque todos os riscos de negócio dão origem a riscos de distorções relevantes.
( ) O auditor deve obter entendimento do processo de avaliação de risco da entidade e de seus resultados.
( ) É uma questão de julgamento determinar se o processo de avaliação de riscos da entidade é apropriado às circunstâncias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 315

    A39. O entendimento dos riscos de negócio enfrentados pela entidade aumenta a probabilidade de identificação de riscos de distorção relevante, já que a maioria dos riscos de negócio acabará por ter consequências financeiras e, portanto, efeito nas demonstrações contábeis. Contudo, o auditor não tem responsabilidade de identificar ou avaliar todos os riscos de negócio porque nem todos os riscos de negócio dão origem a riscos de distorções relevantes. 

  • NBC TA 315

    Processo de avaliação de risco da entidade

    15. O auditor deve buscar entender se a entidade tem processo para:

    (a) identificar riscos de negócio relevantes que afetam as demonstrações contábeis;

    (b) estimar a significância dos riscos;

    (c) avaliar a probabilidade de sua ocorrência; e

    (d) decidir sobre ações em resposta a esses riscos (ver item A88).

    16. Se a entidade estabeleceu tal processo (daqui em diante, “processo de avaliação de risco da entidade”), o auditor deve obter entendimento desse processo e de seus resultados. Se o auditor identificar riscos de distorção relevante que a administração deixou de identificar, o auditor deve avaliar se havia risco subjacente, do tipo que o auditor esperava que fosse identificado pelo processo de avaliação de risco da entidade. Se houver tal risco, o auditor deve obter entendimento do por que o processo deixou de identificá-lo e deve avaliar se o processo é apropriado às suas circunstâncias ou deve determinar se há uma deficiência significativa nos controles internos relacionados ao processo de avaliação de risco da entidade.

    A39. O entendimento dos riscos de negócio enfrentados pela entidade aumenta a probabilidade de identificação de riscos de distorção relevante, já que a maioria dos riscos de negócio acabará por ter consequências financeiras e, portanto, efeito nas demonstrações contábeis. Contudo, o auditor não tem responsabilidade de identificar ou avaliar todos os riscos de negócio porque nem todos os riscos de negócio dão origem a riscos de distorções relevantes. 

    Gabarito A


ID
5071000
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 315 (R1), o ambiente de controle estabelece o tom da organização, influenciando a consciência de controle de suas pessoas. O auditor deve obter entendimento do ambiente de controle. De acordo com a Norma, o ambiente de controle abrange elementos que podem ser relevantes na obtenção de seu entendimento. Sendo assim, NÃO é um elemento do ambiente de controle relacionado na referida norma:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    De acordo com a NBC TA 315, o ambiente de controle abrange os seguintes elementos:

    • Comunicação, integridade e valores éticos
    • Compromisso com a competência
    • Participação dos responsáveis pela governança
    • Filosofia e estilo operacional da administração
    • Estrutura organizacional
    • Atribuição de autoridade e responsabilidade
    • Políticas e práticas de recursos humanos

ID
5071003
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Atribuir a pessoas diferentes as responsabilidades de autorizar e registrar transações, bem como manter a custódia dos ativos, destinando a reduzir as oportunidades que permitam a qualquer pessoa estar em posição de perpetrar e de ocultar erros ou fraudes no curso normal das suas funções é a definição de qual atividade de controle nos termos da NBC TA 315 (R1)?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    NBC TA 315

    Segregação de funções - Atribuir a pessoas diferentes as responsabilidades de autorizar e registrar transações, bem como manter a custódia dos ativos. A segregação de funções destina-se a reduzir as oportunidades que permitam a qualquer pessoa estar em posição de perpetrar e de ocultar erros ou fraudes no curso normal das suas funções.


ID
5071006
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um dos objetivos da auditoria das contas de resultado é determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados. Com base no que estabelece a doutrina, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos objetivos da auditoria das contas de resultado.

( ) Determinar se todas as receitas, custos e despesas não atribuídos ao período ou que beneficiem exercícios futuros estão corretamente diferidos.
( ) Determinar se as receitas, custos e despesas estão contabilizados de acordo com os princípios de contabilidade, em bases uniformes.
( ) Determinar se as receitas, custos e despesas estão corretamente classificados nas demonstrações contábeis, e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas.
( ) Determinar a existência de ativos dados em garantia ou vinculações aos passivos.
( ) Verificar se existe controle interno satisfatório sobre o não circulante.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Apenas as 3 primeiras afirmativas correspondem corretamente às contas de resultado.Porém, nas 2 últimas, relacionam-se às contas PATRIMONIAIS, tornando-as FALSAS.

  • 1.3 Auditoria das contas de resultado

    A auditoria das contas de resultado tem como objetivos:

    a) determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados;

    b) determinar se todas as receitas, custos e despesas não atribuídos ao período ou que beneficiem exercícios futuros estão corretamente diferidos.

    c) determinar se os custos e despesas estão corretamente contrapostos as receitas devidas,

    d) determinar se as receitas, custos e despesas estão contabilizadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes;

    e) determinar se as receitas, custos e despesas estão corretamente classificadas nas demonstrações financeiras, e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas.


ID
5071009
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a Doutrina, um dos objetivos da auditoria em relação ao contas a pagar é “identificar se as contas a pagar representam passivos relacionados à aquisição de materiais e serviços, se são obrigações válidas da entidade e, ainda, se foram corretamente registradas”. Os objetivos da auditoria podem ser alcançados por meio de testes substantivos. Nesse sentido, são testes substantivos que podem ser aplicados para atingir o objetivo anteriormente exposto:

I. Circularização de fornecedores.
II. Análises de contas.
III. Testes de aprovação.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 330

    18. Independentemente dos riscos identificados de distorção relevante, o auditor deve planejar e executar procedimentos substantivos para cada classe de transações, saldo de contas e divulgações significativas (ver itens A42 a A47).

    19. O auditor deve considerar se procedimentos de confirmação externa devem ser executados como procedimentos substantivos (ver itens A48 a A51). 

  • Para me assegurar, busquei sobre 'testes de aprovação' nas normas NBC e não achei nada com esta terminologia. Foi um trick mesmo para confundir o candidato.

  • I- Utilizar a circularização (confirmação externa) torna possível confirmar diretamente com fornecedores por meio de evidências se os saldos de passivos realmente existem.

    II-Analisar contas também é possível, confrontando todos os seus lançamentos com relatórios extracontábeis, com  lista de fornecedores, verificar fornecedores em aberto, fornecedores antigos acima do prazo normal de vencimento, verificar as baixas e inclusões etc.

    III - teste de aprovação é um procedimento de controle e não um teste substantivo. serviria para confirmar se as compras são autorizadas se a prévia aprovação da gerência se a orçamento etc.

    Resposta: C.


ID
5071012
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos da auditoria interna permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. Com base na NBC TI 01, em relação aos procedimentos da auditoria interna, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C faz referência aos testes de observância descritos na NBC TI 01.

  • Gab. C

    NBC TI 01

    Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

  •  

    Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: inspeção; observação; e investigação e confirmação.

     

    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade. As informações que fundamentam os resultados são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade. Dividindo-se em: testes de transações e saldos; e procedimentos de revisão analítica.

     

  • Apenas as normas de auditoria interna (NBC TI 01...) fazem associação entre tipos de testes (de controle ou testes substantivos) e tipos de procedimentos (observação, inspeção...), cabendo aos testes de controle esses tipos de procedimentos citados na alternativa C.

    As normas de auditoria independente (NBC TA 330 e 500) não fazem essa associação. Aqui, os nomes corretos dos tipos de testes são: testes de observância e procedimentos substantivos (procedimento analítico substantivo e testes de detalhes).

    Isso demonstra o porquê da alternativa C estar incorreta, visto que a questão solicita a resposta conforme a norma de auditoria interna.

  • os procedimentos de observação, investigação e investigação e confirmação são da categoria dos testes de OBSERVANCIA, nao dos substantivos


ID
5071015
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 700, os objetivos do auditor são formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, com base na avaliação das conclusões alcançadas pela evidência de auditoria obtida, e expressar claramente essa opinião por meio de relatório por escrito. Considerando os termos desta Norma, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O auditor deve avaliar se, segundo os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável, as informações apresentadas nas demonstrações contábeis são relevantes, confiáveis, comparáveis e compreensíveis.
( ) O auditor deve expressar uma opinião modificada quando concluir que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
( ) A avaliação do auditor deve incluir a consideração dos aspectos qualitativos das políticas contábeis da entidade, incluindo indicadores de possível tendenciosidade nos julgamentos da administração.
( ) O auditor deve avaliar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável.
( ) O auditor deve avaliar se, segundo os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável a terminologia utilizada nas demonstrações contábeis, incluindo o título de cada demonstração contábil, é apropriada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    V – F – V – V – V

    [...]

    (F) O auditor deve expressar uma opinião modificada quando concluir que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

    NBC TA 700

    Opinião não modificada é a opinião expressa pelo auditor quando ele conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável


ID
5071018
Banca
FUNDATEC
Órgão
Carris Porto-Alegrense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O controle interno sobre os estoques compreende controles contábeis e físicos. Considerando a Doutrina, analise as assertivas abaixo em relação aos estoques:

I. O objetivo do auditor é verificar se os estoques existem, se existem ônus sobre os estoques, se há obsolescência, defeitos e má conservação e se os critérios de avaliação são adequados.
II. O bom controle contábil sobre estoques revela-se por meio de um sistema em que as tarefas de empregados sejam segregadas, permitindo-se que os encarregados de controlar os estoques sejam os mesmos responsáveis pelo faturamento de vendas ou lançamentos de compras.
III. Os principais procedimentos de auditoria de estoques são a verificação da existência física e os testes de avaliação.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    I. O objetivo do auditor é verificar se os estoques existem, se existem ônus sobre os estoques, se há obsolescência, defeitos e má conservação e se os critérios de avaliação são adequados.

    Correto. Esse é um dos objetivos do auditor

    II. O bom controle contábil sobre estoques revela-se por meio de um sistema em que as tarefas de empregados sejam segregadas, permitindo-se que os encarregados de controlar os estoques sejam os mesmos responsáveis pelo faturamento de vendas ou lançamentos de compras.

    Errado. O certo seria NÃO PERMITINDO.

    II. O bom controle contábil sobre estoques revela-se por meio de um sistema em que as tarefas de empregados sejam segregadas, NÃO permitindo-se que os encarregados de controlar os estoques sejam os mesmos responsáveis pelo faturamento de vendas ou lançamentos de compras.

     III. Os principais procedimentos de auditoria de estoques são a verificação da existência física e os testes de avaliação.

    Correto. É uns dos procedimentos de auditoria na verificação dos estoques

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do controle interno sobre os estoques.


    Vejamos as afirmativas:


    I. O objetivo do auditor é verificar se os estoques existem, se existem ônus sobre os estoques, se há obsolescência, defeitos e má conservação e se os critérios de avaliação são adequados.


    Correta. A auditoria nos estoques visa verificar a exatidão dos saldos demonstrados no balanço patrimonial ou declarado no livro próprio de registro de inventário das organizações, adotando alguns procedimentos que visam assegurar a real existência, condições de armazenamento e propriedade dos estoques.


    II. O bom controle contábil sobre estoques revela-se por meio de um sistema em que as tarefas de empregados sejam segregadas, permitindo-se que os encarregados de controlar os estoques sejam os mesmos responsáveis pelo faturamento de vendas ou lançamentos de compras.


    Incorreta. O bom controle contábil sobre os estoques possui a segregação de funções como uma prática a ser adotada, não permitindo que os encarregados de controlar os estoques sejam os mesmos responsáveis pelo faturamento de vendas ou lançamentos de compras.


    III. Os principais procedimentos de auditoria de estoques são a verificação da existência física e os testes de avaliação.


    Correta. Estes procedimentos visam revisar o sistema de alocação de custos aos estoques e averiguar se o sistema de registro do estoque esta dentro dos acordos com os princípios de contabilidade aceitos.



    Gabarito do Professor: Letra D.