-
Nesta questão é necessário não confundir Análise da Matriz SWOT e Matriz BCG.
-
Não entendi, pra mim está questão ficou foi muito mal formulada, pois as 5 forças de poter é uma busca por competitividade e não uma ferramenta, e o balanced scorecard na parte de crescimento busca minimizar suas fraquezas e aproveitar suas oportunidades. ou seja, trabalha com o ambiente interno e externo.
-
A questão foi muito bem elaborada, pois as 5 forças de porter analisa o ambiente externo, como forças competitivas, fornecedores, clientes, e a questão diz - relacionar a empresa com o ambiente onde ela se encontra - ou seja, o mercado, seria pois o diagnóstico, poder do consumidor, poder do fornecedor, concorrentes atuais, ameaça de novos concorrentes e produtos substitutos...
-
Cada ferramenta analisa:
a) diagrama de causa e de efeito: problema
b) 5 forças de Porter: ambiente externo
c) balanced scorecard: planejamento e desempenho
d) matriz BCG: produto
e) 5S: saúde e higiene no ambiente de trabalho
-
Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.
Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.
Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/
-
Gab. "B"
A) Diagrama de causa e de efeito; O diagrama de ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. Leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s.
B) 5 forças de Porter; destina-se a análise da competição entre empresas. Ele considera as forças competitivas como cinco fatores que devem ser estudados, para que as companhias possam desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
C) balanced scorecard; reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos. O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem.
D) matriz BCG; é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado, pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa analisada.
E) 5s; possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke (senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina)
-
Letra B.
Comentário:
Opa!!
Muitos vão pensar que a resposta certa para essa questão deveria ser “Matriz SWOT”, o que está errado. Matriz SWOT
poderia ser uma resposta, mas como não está mencionada, temos que nos virar com o que está aqui.
Assim, o importante é lembrar o que é cada uma das ferramentas mencionadas (em especial da presente na resposta,
pois basta ela ser cobrada no Edital para que uma questão como essa apareça). Vamos aproveitar e revisar todas:
A) Trata-se de analisar causas de defeitos ou problemas de produção, e não da análise do ambiente.
B) Trata-se de analisar as cinco forças competitivas que exercem influência sobre a organização no ambiente: poder de
barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaças de produtos substitutos, ameaças de novos
entrantes, e rivalidade entre os concorrentes atuais.Lembrando disso, percebemos que a ferramenta faz uma análise
do ambiente, por isso é a resposta da questão.
C) BSC é uma ferramenta para alinhamento interno e comunicação da estratégia na organização, e não para análise de
ambiente.
D) Matriz BCG faz a análise de produtos em um portfólio, e não análise de ambiente.
E) 5S é uma ferramenta de qualidade que busca reduzir o número de defeitos na produção.
GABARITO: B.
Prof. Carlos Xavier
-
O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, destina-se à análise da competição entre empresas.
Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
As cinco forças de Porter são:
Rivalidade entre os Concorrentes
Poder de Negociação dos Clientes
Poder de Negociação dos Fornecedores
Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes
Ameaça de Produtos Substitutos
Detalhes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter
-
Balanced scorecard---- Estabelece indicadores de desempenho e é associado a 4 perspectivas
1-- financeiro
2--clientes
3--processos
4--aprendizado/crescimento