SóProvas



Prova IADES - 2014 - UFBA - Analista Administrativo - Administração


ID
1209814
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é um processo gerencial utilizado pelos executivos, que busca relacionar a empresa com o ambiente onde ela se encontra, essa relação tem como objetivo a otimização de resultados. Com base nessa informação, a ferramenta que tem como finalidade a análise do ambiente é

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão é necessário não confundir Análise da Matriz SWOT e Matriz BCG.

  • Não entendi, pra mim está questão ficou foi muito mal formulada, pois as 5 forças de poter é uma busca por competitividade e não uma ferramenta, e o  balanced scorecard na parte de crescimento busca minimizar suas fraquezas e aproveitar suas oportunidades. ou seja, trabalha com o ambiente interno e externo.

  • A questão foi muito bem elaborada, pois as 5 forças de porter analisa o ambiente externo, como forças competitivas, fornecedores, clientes, e a questão diz - relacionar a empresa com o ambiente onde ela se encontra - ou seja, o mercado, seria pois o diagnóstico, poder do consumidor, poder do fornecedor, concorrentes atuais, ameaça de novos concorrentes e produtos substitutos...

  • Cada ferramenta analisa:
    a) diagrama de causa e de efeito:      problema
    b) 5 forças de Porter:      ambiente externo
    c) balanced scorecard:      planejamento e desempenho
    d) matriz BCG:      produto
    e) 5S:      saúde e higiene no ambiente de trabalho

  • Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.

     


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.

     


    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.

     


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.

     


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/

  • Gab. "B" 

    A) Diagrama de causa e de efeito; O diagrama de ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo.  Leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s.

     

    B) 5 forças de Porter; destina-se a análise da competição entre empresas. Ele considera as forças competitivas como cinco fatores que devem ser estudados, para que as companhias possam desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. 

     

    C) balanced scorecard; reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos. O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem.

     

    D) matriz BCG; é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado, pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa analisada.

     

    E) 5s; possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke (senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina)

  • Letra B.

     

    Comentário:

     

    Opa!!
    Muitos vão pensar que a resposta certa para essa questão deveria ser “Matriz SWOT”, o que está errado. Matriz SWOT

    poderia ser uma resposta, mas como não está mencionada, temos que nos virar com o que está aqui.

    Assim, o importante é lembrar o que é cada uma das ferramentas mencionadas (em especial da presente na resposta,

    pois basta ela ser cobrada no Edital para que uma questão como essa apareça). Vamos aproveitar e revisar todas:

     

    A) Trata-se de analisar causas de defeitos ou problemas de produção, e não da análise do ambiente.

     

    B) Trata-se de analisar as cinco forças competitivas que exercem influência sobre a organização no ambiente: poder de

    barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaças de produtos substitutos, ameaças de novos

    entrantes, e rivalidade entre os concorrentes atuais.Lembrando disso, percebemos que a ferramenta faz uma análise

    do ambiente, por isso é a resposta da questão.

     

    C) BSC é uma ferramenta para alinhamento interno e comunicação da estratégia na organização, e não para análise de

    ambiente.

     

    D) Matriz BCG faz a análise de produtos em um portfólio, e não análise de ambiente.

     

    E) 5S é uma ferramenta de qualidade que busca reduzir o número de defeitos na produção.

     

     

    GABARITO: B.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, destina-se à análise da competição entre empresas.

    Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. 

     

    As cinco forças de Porter são:

    Rivalidade entre os Concorrentes

    Poder de Negociação dos Clientes

    Poder de Negociação dos Fornecedores

    Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes

    Ameaça de Produtos Substitutos


    Detalhes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_for%C3%A7as_de_Porter

  • Balanced scorecard---- Estabelece indicadores de desempenho e é associado a 4 perspectivas

    1-- financeiro

    2--clientes

    3--processos

    4--aprendizado/crescimento


ID
1209817
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Se um programa público é executado da maneira mais competente e segundo a melhor relação custo-resultado, é correto afirmar que esse programa é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70).
     “Eficácia é a capacidade de ‘fazer as coisas certas’ ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Isto é, administradores eficazes selecionam as coisas ‘certas’ para fazer e os métodos ‘certos’ para alcançá-las” (Megginson et al, 1998, p. 11).
    “A efetividade, na área pública, afere em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população. Ou seja, ela é mais abrangente que a eficácia, na medida em que esta indica se o objetivo foi atingido, enquanto a efetividade mostra se aquele objetivo trouxe melhorias para a população visada.”
    A efetividade ressalta o impacto, a medida em que o resultado almejado (e concretizado) mudou determinado panorama, cenário. Considerando a construção de escolas e o incremento no número de professores contratados, a efetividade evidenciará, por exemplo, de que maneira isso contribuiu para a redução do índice de analfabetismo (impacto). Nesse sentido, há autores que defendem que a efetividade decorre do alcance da eficácia e da eficiência, simultaneamente. Numa outra acepção, pode ser entendida, também, como satisfação do usuário.

  • Falou em "relação custo-benefício" falou em "melhor uso de recursos disponíveis para o máximo resultado": eficiência.
    Contudo, tive receio que a banca desse uma de louca e entendesse o conceito como sendo de efetividade. Já vi acontecer.

  • LETRA D

     

    Q760147 - Eficiência significa fazer corretamente as coisas e eficácia significa fazer as coisas necessárias.

     

    Q760732 - Quanto ao desempenho excepcional, existe um critério que significa fazer bem e corretamente as coisas. Relaciona-se com os meios. É uma medida da proporção dos recursos utilizados para alcançar os objetivos, ou seja, uma medida de saídas ou resultados comparados com os recursos consumidos. Esses conceitos e características tratam da eficiência.


ID
1209820
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Medir o desempenho organizacional é um grande desafio para as organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Nesse sentido, merecem destaque os modelos de medição de desempenho balanced scorecard (BSC) e performance prism (PP). Uma das críticas do PP em relação ao BSC é que o segundo trata de forma superficial os

Alternativas
Comentários
  • Só retificando o comentário do colega abaixo, que apesar de correto, se confundiu. Pelo exposto, o gabarito é a letra B. 

  • O modelo Performance Prism (PP) dá grande ênfase aos stakeholders organizacionais e afirma que o BSC trata-os de forma superficial, valorizando mais os acionistas (shareholders) e os clientes.

    Fonte: NORREKLIT, H. The balance on the BSC – a critical analysis of some of its assumptions. Management Accounting Research
  • Alguns stakeholders são levados em conta no BSC como funcionários (focos aprendizado / processos internos), acionistas (foco financeiro) e clientes (foco clientes), mas boa parte é deixada de fora, como governo, restante da sociedade, etc. Por isso, o modelo é acusado de tratá-los de forma superficial.

  • Medir o desempenho organizacional é um grande desafio para as empresas. Nesse sentido, merece destaque o Modelo de Medição de Desempenho Organizacional (MMDO) Balanced Scorecard (BSC). Entretanto, o modelo Performance Prism (PP) dá grande ênfase aos stakeholders organizacionais e afirma que o BSC trata-os de forma superficial, valorizando mais os acionistas (shareholders) e os clientes.

     

    O modelo PP foi desenvolvido no Centre for Business Performance, da Universidade de Cranfield (Inglaterra), liderado pelo pesquisador Andy Neely. O objetivo era integrar os melhores aspectos dos MMDOs, agregando as diferentes perspectivas de desempenho fornecidas por esses sistemas, além de colocar a visão dos stakeholders em primeiro plano. Neely, Adams e Crowe (2001) argumentam que o principal motivador para a criação do PP foi o fato de terem identificado que, apesar de existirem modelos com medidas financeiras e não financeiras, como o próprio BSC, por exemplo, existia a necessidade de uma segunda geração de MMDOs, de forma a atender as empresas na atualização e/ou desenvolvimento de scorecards que fossem apropriados às demandas do ambiente cada vez mais competitivo em que as organizações estão inseridas, com foco nos stakeholdes.

     

    Nesse contexto, o PP surgiu como um MMDO que coloca a visão dos stakeholders em primeiro plano, composto por cinco faces interrelacionadas de um prisma:

     

    a) satisfação do stakeholder;

    b) estratégias;

    c) processos;

    d) capacidades; e

    e) contribuição do stakeholder.

     

     

    Fonte: http://www.redalyc.org/pdf/2735/273530345011.pdf

  • BSC trata os stakeholders de forna superficial.. Perfornance prism dá grande ênfase aos stakeholders.
  • BSC valoriza mais os shareholders (acionistas) e os clientes.

ID
1209823
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um indicador de desempenho é constituído por alguns componentes básicos, entre eles as (os)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Fórmulas: são padrões matemáticos que expressa a forma de realização do cálculo.

    Variáveis: associados a partir de diferentes configurações expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem.

    Metas: são valores que o resultado do indicador procura igualar ou superar conforme o objetivo do programa para um determinado período.


    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054594.PDF

  • "Indicadores de desempenho são “aproximações à realidade multidimensional da gestão” (Bittencourt, 2006 : 15), e fornecem “uma boa visão acerca do resultado que se deseja medir”. Bittencourt também sustenta que esses indicadores devem sempre receber dos seus usuários “uma interpretação compatível com o contexto em que estão inseridos” (BITTENCOURT, 2006, p. 5). Essa questão contextual está diretamente relacionada aos objetivos do programa a que os indicadores se propõem a mensurar. 

    “O gestor público deve ter em mente que o que se pretende com a utilização de indicadores de desempenho não é produzir números, mas aferir resultados” (BRASIL, 2010a, p. 50).Os resultados que devem ser aferidos têm dois aspectos principais: o primeiro é a utilidade da informação, que está relacionada ao resultado que se quer conhecer e àquilo que se pode

    produzir com esse conhecimento. A segunda é o destinatário da informação, ou a parte interessada em conhecer os resultados do programa, os chamados stakeholders."




  • Componentes básicos de um indicador:

    Medida: Grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados, consequências dos produtos, processos ou  sistemas;

    F´rmula: padrão matemático que expressa a forma de realização do quadro;

    Índice: valor em um dado momento.

    Padrão: índ. arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento.

    Meta: índice orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

     

    Fonte: Prof. Carlos Xavies - Estratégia

  • Somente corrigindo os itens da questão:

     

    a) fórmulas são diferentes configurações que expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. (variáveis)

    b) dados são os valores que o resultado do indicador procura igualar ou superar. (metas)

    c) variáveis são padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo do indicador. (fórmulas)

    d) referências são padrões de comparação estabelecidos, seja com base em programas similares, em desempenhos anteriores ou em estudos de mercado ou pesquisas.

    e) metas informam se o bom desempenho é alcançado quando o resultado do indicador está aumentando, diminuindo ou permanecendo o mesmo. (indicadores)


ID
1209826
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que um indicador de desempenho cumpra com seus objetivos, ele deve atender a determinados critérios de qualidade. Com base nesses critérios, é correto afirmar que na

Alternativas
Comentários
  • a) Praticidade: O indicador deve subsidiar a tomada de decisão. Errada

    b) Factibilidade: Para se afirmar que existe factibilidade técnica em um indicador é necessário que se esteja seguro de que os métodos, o conhecimento técnico e os recursos tecnológicos existentes na unidade responsável pela operacionalização de um indicador são plenamente compatíveis com os métodos, o conhecimento técnico e os recursos tecnológicos necessários à operacionalização desse indicador.  Errada

    c) Acessibilidade: deve haver possibilidade e facilidade de acesso às informações primárias, bem como de registro e manutenção para o cálculo dos indicadores. Há comprometimento do indicador na hipótese de dificuldade de acesso aos dados primários. Errada

    d) Seletividade: por este critério deve-se estabelecer um número equilibrado de indicadores que enfoquem os aspectos essenciais do que se quer monitorar. Errada

    e) Cobertura: os indicadores devem representar adequadamente a amplitude e a diversidade de características do fenômeno monitorado. Correta

    STLEYTER (2010). PERSPECTIVAS PARA AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROGRAMAS DO GOVERNO. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054594.PDF

  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    Vejamos uma definição sucinta de cada item:
     

     

     Praticidade: o indicador deve ter aplicação prática para subsidiar a tomada de decisão. (letra A, errada!)

     Factibilidade: a proposta de criação e medição de um indicador deve ser factível! (letra B, errada).

     Acessibilidade: os dados que compõem o indicador, assim como seus cálculos, devem ser acessíveis. (letra C, errada!)

     Seletividade/importância: devem ser escolhidos apenas indicadores importantes para o sucesso organizacional (letra D,
    errada!)

     Cobertura: o indicador deve representar o fenômeno que está medindo (letra E, certa!)

     

    GABARITO: E.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Corrigindo:

    b) Utilidade, o indicador deve subsidiar a tomada de decisão.

    c) Auditabilidade, o indicador deve ser de fácil entendimento, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador.

    d) Simplicidade, o indicador deve ser de fácil entendimento, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador.

    e) Correta.

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/indicadores_orientacoes_basicas_aplicadas_a_gestao_publica.pdf

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Letra A: errada. A praticidade se refere à característica do indicador de realmente funcionar na prática e permitir a tomada de decisões gerenciais. Ou seja, trata-se da garantia de que o indicador realmente é útil para o monitoramento e a tomada de decisões. 

    Letra B: errada. Factibilidade é um aspecto destacado pelo Manual de Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública, que consiste na ideia de que os dados necessários para as medições se constituem em informações que fazem parte dos processos de gestão  da  instituição.  Nesse  sentido,  a  elaboração  de  indicadores  deverá  permitir  dispor  de indicadores de medição factível, em momentos adequados e com uma periodicidade que equilibre as necessidades de informação com os recursos técnicos e financeiros. 

    Letra  C:  errada.  Nada  disso.  A  Acessibilidade  e  uma  característica  segundo  a  qual  deve haver facilidade  de  acesso  às  informações  primárias  bem  como  de  registro  e  manutenção  para  o cálculo dos indicadores. 

    Letra D: errada. A seletividade se refere à característica de que se deve estabelecer um número equilibrado de indicadores que enfoquem os aspectos essenciais do que se quer medir. 

    Letra  E:  correta.  Bingo!  A  Cobertura  (ou  completude)  é  uma  característica  desejável (qualidade desejável) para os indicadores, e que se refere ao fato de que os indicadores devem representar adequadamente  a  amplitude  e  a  diversidade  de  características  do  fenômeno  que  está  sendo medido/monitorado  (sempre  levando  em  consideração  o  princípio  da  seletividade  e  da simplicidade).


ID
1209829
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

No ano de 2013, o governo federal anunciou uma série de concessões à iniciativa privada, que abrangem aeroportos, portos, ferrovias, entre outros. No entanto, houve questionamentos acerca da atratividade dessas concessões para os investidores, que era mensurada pela Taxa Interna de Retorno (TIR). Em relação à TIR, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos significa a taxa de retorno de um projeto.
    A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser

    • Taxa interna de retornom maior do que a taxa minima de atratividade, significa que o investimento é economicamente atrativo. TIR>TMA= VPL(+)
    • Taxa interna de retorno igual à taxa mínima de atratividade, o investimento está economicamente numa situação de indiferença. TIR=TMA =VPL(0)
    • Taxa interna de retorno menor do que a taxa mínima de atratividade, o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno. TIR

  • Sabemos que a TIR é a taxa que iguala os valores presentes dos fluxos de caixa futuros obtidos ao longo do projeto ao montante de investimento inicial, como vemos na alternativa C.

    Resposta: C


ID
1209832
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No contexto da realização de uma análise SWOT para uma organização do setor hospitalar, o aumento das taxas de importação de materiais cirúrgicos e a compra de uma máquina de ressonância magnética única na região são, respectivamente um (a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A questão exige conhecimentos de análise SWOT - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Forças e fraquezas são aspectos internos e controláveis. Já oportunidades e ameças são aspectos externos não controláveis.

    Aumento das taxas de importação é um aspecto externo negativo (ameaça).

    Compra de uma máquina de ressonância magnética única na região é um diferencial, um aspecto interno positivo (força/ponto forte).

  • Acho que seria uma questão passível de recurso, uma vez que ponto forte ou força, tem a ver com aspectos internos da organização como por exemplo, uma equipe bem treinada, capacitada, etc. Já as oportunidades, tem a ver com as variáveis externas da organização e ao meu entendimento, a compra de uma maquina unica de ressonância como diz o enunciado da questão tem a ver com as variáveis externas, ou seja, seria uma oportunidade. Segundo Martinho Almeida (2009) " A analise do ambiente externo é a etapa mais importante do planejamento estratégico, pois é quando as entidades são levadas a alcançar a eficácia pela descoberta de OPORTUNIDADES e ameaças". Ou seja, a compra de uma maquina de ressonância unica na região não seria uma estrategia para maximizar os lucros por exemplo? 

  • Questão lixo, muito vaga. Não tem como uma compra ser ponto forte, a compra veio do ambiente externo. 

  • André, se tratando de SUS, a maquina de ressonância não tem intenção de gerar lucro e sim, atender aquela região. Nesse caso é um aspecto positivo interno como o Ricardo explicou. 

  • Entendi que a compra foi realizada então deixou de ser uma oportunidade e tornou-se um fato, uma propriedade do hospital, portanto um ponto forte (interno)

    1.

    qualidade, caráter do que é oportuno.

    2.

    ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo

  • Fabrício, a questão não diz se é setor público ou privado, então não tem como dizer que é o SUS que está adquirindo, a questão dá margem à dubialidade.

  • Letra B.

     

    Comentário:

     

    No contexto mencionado pelo comando da questão o aumento de taxas de importação é uma dificuldade a mais imposta

    no ambiente externo da organização, uma ameaça, portanto.

     

    Já a compra de uma máquina nova, única na região, mostra um elemento (agora) interno à organização, que favorece o

    seu sucesso. Trata-se de uma força.

     

     

     

    GABARITO: B.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Poderia ser a letra D. 

    Já que a compra do equip. é uma oportunidade externa.

  • Para o aumento da taxa de importação de materiais cirurgicos e a compra de uma maquina de ressonancia magnetica unica na região. AME UM PF--AMEaça e UM Ponto Forte=

  • Por que é um ponto forte e não uma oportunidade?

  • Essa é uma daquelas questões para testar sua sorte no dia da prova... Para mim tanto a letra B quanto a D estão corretas...

  • Limite temporal mal definido. A oportunidade de comprar uma máquina única caracteriza como tal. Adquiriu a maquina? Torna-se um ponto fortíssimo na organização.
  • QUASE ME PEGA

  • Não concordo se é comprar é algo externo, não comprou ainda para ser ponto forte, pois ele pode perder a oportunidade.

  • A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa.

    É possível realizar, por meio da Análise SWOT ou FOFA, o diagnóstico interno e externo da empresa considerando as seguintes variáveis:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação.

    A questão quer saber o que representa para um empresa os seguintes pontos:

    1. o aumento das taxas de importação de materiais cirúrgicos e
    2. a compra de uma máquina de ressonância magnética única na região.

    1- Sobre o aumento das taxas: é algo que prejudica a empresa e que é externa a ela (não controlável), portanto é uma ameaça (externa e negativa). Veja que se fosse uma redução de taxa, teríamos uma oportunidade.

    2- Sobre a compra do equipamento "exclusivo" na região: é um ponto forte. A empresa tem o controle do bem e esse é um ativo que atrairá um maior público devido a ser a única na região. É um ponto forte da empresa (interno e positivo)

    GABARITO: LETRA B

  • "A compra de uma máquina de ressonância magnética única na região". A minha opinião é: se a compra já foi efetivada, uma força, se for uma compra futura a ser feita, uma oprtunidade. A questão deixa em aberto... Tanto a B quanto a D podem ser consideradas certas a depender do que o examinador estava pensando.

  • A máquina estava barata?


ID
1209835
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A busca por certificações ISO 9000 e ISO 14000 é cada vez mais comum nas organizações. Dentro das suas respectivas áreas, elas têm como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Aos que não são assinantes, gabarito: A

  • Gab. "A" 

    O selo ISO 9000 é internacionalmente reconhecido como o certificado de garantia de qualidade de uma empresa. Ele é concedido às companhias que seguem as normas de qualidade elaboradas pela International Organization for Standardization (ISO), entidade mundial, com sede nos EUA, que congrega representantes de mais de 140 países, inclusive do Brasil.

     

    O Brasil participa da ISO através da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, uma sociedade privada sem fins lucrativos.

  • GAB A

    As normas de certificação ISO servem como padrões de qualidade estabelecidos a nível mundial.
     

     

  • lembrando que a ISO não certifica.......quem certifica são as organizações de 3º parte !

  • GAB A

    Só para completar:

    O principal objetivo da ISO 14000 e de suas normas é garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia.

    FONTE :https://www.significados.com.br/iso-14000/


ID
1209838
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, estabelece uma série de normas acerca do ciclo de vida do produto, inclusive sobre o descarte, buscando mitigar os danos socioambientais com o tratamento de bens pós-consumo. Com base nesses informações, assinale a alternativa que apresenta a etapa logística que se encarrega do tratamento de bens pós- consumo é

Alternativas
Comentários
  • Apelei e pesquisei neste site o conceito da assertiva A.

    Vantagens para a sociedade e meio ambiente

    - Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.);

    - Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;

    - Cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);

    - As industrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.

    Logística reversa e sustentabilidade

    A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas. 

    Como funcionará na prática: exemplo de logística reversa

    Uma empresa fabricante de pneus deverá receber de volta seus produtos já usados. O consumidor, após usar os pneus, deverá encaminhá-los a postos de coleta específicos (que podem estar instalados no comércio onde ele adquiriu), onde serão retirados pelo fabricante. O fabricante reutilizará estes pneus usados, após passar por determinados procedimentos, na linha de produção de pneus novos ou outros produtos.

    Desta forma, a logística reversa impedirá que estes pneus sejam descartados em rios ou terrenos, poluindo o meio ambiente.


    http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/logistica_reversa.htm

  • Só acertei a questão por conta da matéria "atualidades" que já havia abordado esse assunto. Caso contrário ...

  • Comentário prático:


    Logística Reversa: diz respeito ao fluxo reverso de produtos do CLIENTE para a EMPRESA.

    Se divide em:

    Logística reversa de pos-venda (CDR-PV)

    Logística reversa de pos-consumo (CDR-PC): reuso, desmanche e reciclagem

  • LETRA - A


ID
1209841
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto é denomidada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Lei 8.666/93 

    Art. 22. São modalidades de licitação:
     I - concorrência;
    II - tomada de preços;
    III - convite;
    IV - concurso;
    V - leilão.

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

  • Alternativa E.

    Lei 8.666/93 

    Art. 22. São modalidades de licitação:
     I - concorrência;
    II - tomada de preços;
    III - convite;
    IV - concurso;
    V - leilão.

     

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

     

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação

    .

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

    § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação

  • Gabarito letra e).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • De acordo com a Lei 8.666/93, em seu Art. 22, são modalidades de Licitação:

    a) Concorrência

    b) Tomada de Preço

    c) Convite

    d) Concurso

    e) Leilão

     

    Concorrência é uma modalidade de licitação para quaisquer interresados que na fase incial de habilitação preliminar, que possam comprovem que atendem a todos os requisitos minímos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
     

    Prazos para apresentação de proposta:

    45 Dias - Quando o contrato celebrado for no regime de empreitada integral ou "melhor técnica" ou "técnica e preço"

    30 Dias - Para os demais casos

     

    A modalidade de Licitação de Concorrência será utilizada:


    Com relação a valor

    > Obras e serviços de engenharia com valor superior a 1,5 milhão

    > Compras e serviços que não sejam de engenharia superior à 650 mil


    Independente de Valor

    > Compra e alienações de bens imóveis 

    > Concessão de direito real de uso

    > Concessão de serviço público

    > Alienações de bens móveis acima de 650 mil

    e etc.

     

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    A. ERRADO. Leilão.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.

    B. ERRADO. Concurso.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    C. ERRADO. Tomada de preços.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    D. ERRADO. Convite.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    E. CERTO. Concorrência.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.

  • ?


ID
1209844
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial para a contratação de serviços técnicos profissionais especializados. Contudo, é vedada a inexigibilidade para a contratação de serviços de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Lei 8.666/93
    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

  • Lei 8.666/93 


    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização,VEDADA A INEXIGIBILIDADE para serviços de publicidade e divulgação;

     

    Então, se o serviço for técnico, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização,

    MAS FOR DE PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO, deve-se licitar!!

     

    Gab: Letra C

  • Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:
    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;
    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;
    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;
    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;
    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;
    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.


ID
1209847
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A metodologia brasileira de elaboração de proposta orçamentária, que contém a materialização das políticas públicas por volume de recursos, é denominada orçamento- programa. Assinale a alternativa que apresenta os dois tipos de programas estabelecidos pelo Plano Plurianual 2012-2015.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o O PPA 2012-2015 reflete as políticas públicas e organiza a atuação governamental por meio de Programas Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado, assim definidos:

    I - Programa Temático: que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade; e

    II - Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: que expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.

    Parágrafo único.  Não integram o PPA 2012-2015 os programas destinados exclusivamente a operações especiais.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12593.htm
  • Somente para fins de atualização:

     

    Art. 5º  O PPA 2016-2019 reflete as políticas públicas e orienta a atuação governamental por meio de Programas Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado, assim definidos:

    I - Programa Temático: organizado por recortes selecionados de políticas públicas, expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade; e

    II - Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.

    Parágrafo único.  Não integram o PPA 2016-2019 os programas destinados exclusivamente a operações especiais.

     

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13249.htm

  • questão desatualizada

  • PPA 2020-2023 - Programas Finalísticos e de Gestão.


ID
1209850
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à gestão estratégica da qualidade, é correto afirmar que sua ênfase está

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Sempre que se falar em gestão estratégica da qualidade o foco será o cliente.

  • Apesar de todas essas mudanças, o principal objetivo da área de qualidade permanecia sendo a prevenção de defeitos, o que contribuía para que a qualidade fosse vista de forma negativa – poderia arruinar a empresa, se deixada de lado – e não como uma potencial base de concorrência. A mudança desta visão teve início nas décadas de 70 e 80 com o reconhecimento e incorporação de aspectos estratégicos da qualidade. Correspondendo à quarta etapa da evolução da qualidade, a Era da Gestão Estratégica caracterizou-se pelo grande interesse de presidentes e diretores executivos das empresas em associar a qualidade à lucratividade do negócio, definindo-a conforme o ponto de vista do cliente, incluindo-a no processo de planejamento estratégico e considerando-a uma arma agressiva de concorrência.

  • É o conjunto de caracterisitcas dos produtos e serviços que atendem as necessidades dos clientes.

  • Gabarito: D

    o povo escreve um texto + não coloca o gabarito nem c/ rezaaa..aaaaaaaaafff

  • A questão cobra de modo discreto as eras da qualidade, em que:

    a) na garantia da uniformidade do produto, por meio da utilização de adequados instrumentos de medição. Tal afirmativa remete mais a primeira fase, denominada inspeção em massa, que se tratava de um controle realizado ao final e que acarretava desperdícios enormes, por não ser um controle preventivo.

    b) no intenso controle do processo produtivo, a partir da utilização de técnicas estatísticas. Tal afirmativa remete à fase denominada controle estatístico, que era preventivo e por amostragem e utilizava dados estatísticos.

    c) em toda a cadeia de produção, desde o projeto à oferta final do produto ou serviço ao mercado, utilizando para isso, ferramentas sistêmicas de gestão. Esta ao meu ver está correta, mas ficou incompleta em comparacão à "D", é o que chamamos de qualidade de ponta a ponta(desde a escolha do fornecedor até os clientes).

    d) no atendimento das necessidades do cliente, a partir do planejamento estratégico, do estabelecimento de objetivos e do envolvimento de toda a organização. Esta, como podemos ver, envolve o conceito do item supracitado, também cita outros princípios e faz referência ao principal princípio da gestão da qualidade, a satisfacão do cliente. Faz também referência à ultima fase  da gestão da qualidade (defendida por um autor), a gestão estratégica da qualidade.

     e) nos elementos humanos que garantirão a qualidade dos produtos e serviços. Não é só um fator que garantirá a qualidade. Correta letra D




  • Letra D. 
    O produto pode ser de alta tecnologia, alta qualidade se não satisfazer a necessidade do cliente esse produto não vale pra nada.

  • É tipo um playstation 4 pra mim. Eu não vou usar, não me interessa então não tem valor nenhum pra mim! Não deve ser o caso pra alguns homens aqui!
    Gab:D
  • Gabarito: D

    no atendimento das necessidades do cliente, a partir do planejamento estratégico, do estabelecimento de objetivos e do envolvimento de toda a organização

  • Letra D.

     

    Comentário:

     

    Questão bastante interpretativa sobre gerenciamento da qualidade.

    Vejamos cada alternativa:

     

    A) Errada. A uniformidade do produto é uma visão antiga sobre qualidade. Hoje em dia o foco está no atendimento das

    necessidades do cliente.

    B) Errada. O controle estatístico também já foi o foco, mas não é mais.

    C) Errada. Alternativa bem redigida, trazendo algo que deve ser considerado para o sucesso das organizações: o

    gerenciamento da cadeia de suprimentos. Apesar disso, o foco da qualidade hoje em dia é o valor agregado
    para o cliente, e não o próprio produto e processo.

    D) Certa. O atendimento das necessidades do cliente, buscando o sucesso da organização é o foco! É isso mesmo.

    E) Errada. O foco da qualidade não deve estar sobre as pessoas da organização (apesar de elas serem muito importantes

    para a qualidade – como instrumentos para a construção da qualidade!).

     

     

    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • GAB: D 

     

    Segundo Paladini (2009) a gestão estratégica da qualidade requer que os objetivos e metas sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio. Requer também uma abordagem sistêmica, com valores e princípios, liderança inovadora, satisfação dos clientes e desenvolvimento organizacional, além da melhoria contínua de seus processos, produtos, serviços e relacionamentos.

  • pensou em qualidade = pensou em cliente


ID
1209853
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações de aprendizagem ou organizações que aprendem têm como base cinco disciplinas, a saber: raciocínio sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, objetivo comum e aprendizagem em grupo. Quanto às disciplinas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Modelos mentais: Os modelos mentais são diferentes para cada indivíduo e dizem respeito à forma como as ideias e aprendizados se apresentam e influenciam nossas atitudes ao  lidar com as situações do cotidiano.

    Os modelos que são ativos influenciam como vemos determinadas situações. É comum que a nossa observação seja seletiva e nos leve a tirar conclusões de acordo com o que somos.  Ao melhorar os modelos mentais, é possível criar padrões de comportamentos eficientes. Por isso, essa busca deve ser constante.

    Objetivo comum ou visão compartilhada: Tanto a organização como o líder do grupo devem esclarecer quais são os objetivos, valores e missão da empresa, pois dessa forma fica mais fácil desenvolver competências, motivar e incentivar todos a demonstrarem empenho em suas metas e objetivos.

    Domínio Pessoal: O profissional que consegue ter domínio pessoal aumenta as chances de alcançar os resultados planejados, mantendo suas energias concentradas nos objetivos. Essa competência é essencial para desenvolver paciência, buscar novos conhecimentos e utilizar a criatividade em novos trabalhos.

    Para desenvolver o domínio pessoal é necessário fazer com que essa disciplina seja incorporada em nossas atitudes diárias, através do reforço constante dos nossos objetivos, lembrando o que é realmente importante para nós, além de visualizar com nitidez todas as etapas e onde estamos localizados dentro dos objetivos que traçamos.

    Aprendizado em grupo: alinhamento entre os indivíduos de um grupo é necessário para alcançar o sucesso.  Esse tipo de aprendizado é baseado em três dimensões, incluindo a necessidade de discernir questões complexas, motivar o desenvolvimento de ações inovadoras e coordenadas e influenciar membros de um grupo, sempre focando na coletividade.

    Raciocínio sistêmico – a quinta disciplina:  Consiste em conseguir visualizar quais modificações precisam ser realizadas para a melhoria do resultado final. Senge explica que a realidade é feita de círculos de causa e efeito, mas temos dificuldade para vê-los, pois tendemos a ver somente linhas retas. Essa disciplina é a responsável por integrar as demais em um único sentido, tornando as mudanças na organização possíveis, sempre reforçando a ideia de que o resultado final é o foco principal.

     

     

  • Nao entendi a questao, achei que era a letra b

  • Os modelos mentais consistem em refletir, esclarecer continuamente e melhorar a imagem que cada um tem do mundo, a fim de verificar como moldar atos e decisões. Na alternativa "A" fala que já foram adotados pensamentos e atitudes, só que esse é o momento de reflexão de como agir, por isso o erro.

  • [...] concebidas antes [...]


ID
1209856
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento do escopo de um projeto inclui alguns processos necessários para que os projetos contemplem todo o trabalho necessário para a sua adequada finalização. Assinale a alternativa que não apresenta um dos processos do gerenciamento do escopo.

Alternativas
Comentários
  • Os processos de gerenciamento do escopo incluem:

    1. Coleta de requisitos: processo de definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.

    2. Definição do escopo: processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.

    3. Criar a EAP (estrutura analítica do projeto): o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

    4. Verificação do escopo: processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.

    5. Controle do escopo: processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e escopo do produto e gerenciamento da mudanças feitas na linha de base do escopo.

    Fonte: PMBOK


     

  • Esquisito:
    - O modelo de Gestão de Projetos do PMBoK contempla 47 processos;
    - Os processos são agrupados de forma matricial entre Áreas de Conhecimento e Grupos de Processos.
    Segue recorte da tabelo dos 47 processos:

    Área:

    2. Escopo 

    Grupo: Planejamento

    2.1. Planejar o gerenciamento;

    2.2. Coletar requisitos;

    2.3. Definir o escopo;

    2.4. Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto).

    Grupo: Monitoramento e Controle

    2.5. Validá-lo;

    2.6. Controlá-lo.


  • Gabarito: C, a escolha da equipe é algum operacional e não do gerenciamento do projeto

     

  • Letra C.

     

    Comentário:

     

    No PMBOK 5 o gerenciamento de escopo inclui os processos de planejar gerenciamento do escopo, coletar requisitos,

    definir o escopo, criar a EAP, validar escopo, e controlar escopo. Na versão anterior o processo “validar escopo” era “verificar

    escopo”, que foi a nomenclatura usada nessa questão.

     

    Assim, a única alternativa sem sentido nenhum é a letra C.

    De qualquer forma, se essa questão fosse feita hoje haveria muito espaço para recorrer pedindo anulação.

     

     

    GABARITO: C.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • c-

    a- Definição do escopo. - se baseia em levantamento dos requisitos e restricoes. Depende de decisoes do que estara ou nao no projeto. Para registrar informacoes pode ser usado documento especifico- declaracao do escopo do projeto. ele contém: escopo, objetivos, requisitos, limites, entregas, criterios, restricvoes, riscos iniciais

    b-Coleta de requisitos.- processo mais critico porque especifica cada atividade. define as caracteristicas de cada atividade para atender os stakeholders.

    d-Verificação do escopo.- aumenta a garantia das entrgas. entradas: plano de gerencimaneto; documentacao dos requisitos, matriz de rastreabilidade dos req.; entregas validadas

    e-Controle do escopo.- monitora execucao das atividades do escopo e gerencia mudancas durante o ciclo de vida. A principal ferramenta é a analise da variacao, que mede desempnho para ver variacoes comparando com escopo inicial, auxiliando decicoes de acoes corretivas, preventivas e melhorias.

  • RESPOSTA - C

     

    5 - Gerenciamento do ESCOPO:

     

    Grupo de processos de PLANEJAMENTO:

    ·         5.1 – Planejar o gerenciamento do escopo

    ·         5.2 – Coletar os requisitos****

    ·         5.3 – Definir o escopo****

    ·         5.4 – Cria a estrutura analítica do projeto (EAP)

     

    Grupo de processos de MONITORAMENTO E CONTROLE:

    ·         5.5 Validar o escopo (Verificar)****

    ·         5.6 Controlar o escopo****

     

    A Área de conhecimento Gerenciamento de recursos humanos do projeto é responsável pela gestão de pessoal  (Gerenciamento de equipe, Desenvolver a equipe e etc)

     

    FONTE - Guia PMBOK, 5° edição

     

    @papirobizurado

  • A definição da equipe ocorre antes do início do projeto. 

     

    ATENÇÃO: não confunda definir equipe com mobilizar/desenvolver/gerenciar equipe (processos do gerenciamento de RH).

  • GABARITO C

    Gerenciamento do escopo do projeto 

    5.1 Planejar o Gerenciamento do Escopo

    5.2 Coletar os Requisitos

    5.3 Definir o Escopo

    5.4 Criar a EAP

    5.5 Validar o Escopo

    5.6 Controlar o Escopo

     

    (Guia PMBOK 6a Edição)

     

  • Os processos da área de Integração 'Gerenciamento do Escopo do Projeto' são:

    Grupo Planejamento

    Grupo Monitoramento e Controle

    GABARITO: C


ID
1209859
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito dos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bom, na alternativa ''a'' e ''b''  houve a troca de conceitos, já eliminamos portanto as duas, e ficaria correto da seguinte forma:
    a) O treinamento é um processo voltado para a aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades e mudança de atitudes relacionados com o desempenho específico de determinada tarefa.
    MAIS CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO: imediatismo nos resultados, programas de curto prazo, preparação para o cargo (para uma tarefa específica).

     b) O desenvolvimento é um processo voltado para o crescimento integral do homem, observável na mudança de comportamentos, na expansão de habilidades, resolução de novos problemas e situações.
    MAIS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO: programas de médio prazo, resultados mediatos, preparação para a carreira.

    *****Lembrando que tanto o desenvolvimento quanto o treinamento ajudam no desenvolvimento de competências (capacidades) e isso nos remete ao famoso C.H.A. => Conhecimentos - o saber, a teoria -, Habilidades - o saber fazer - e, Atitudes - o querer fazer -.

    c) Errada também, pois quando as atividades de treinamento saem de uma abordagem sistêmica, global para uma visão técnico-operacional há uma EVOLUÇÃO, ou seja, funciona como uma abordagem técnico-operacional de uma tarefa. Quando há a descentralização, a especificação de uma tarefa, ela é melhor executada. O mesmo ocorre com o treinamento e desenvolvimento, se ele é descentralizado, melhor será sua execução, uma vez que o responsável por isso terá apenas essa responsabilidade.


  • d) CORRETA! A educação corporativa é uma nova roupagem do treinamento e desenvolvimento, trata-se da disseminação do aprendizado organizacional de uma maneira inovadora.

    ''Meister (1999) destaca é que os tradicionais departamentos de treinamento se voltam mais para as habilidades técnicas imediatamente necessárias ao trabalho, ao passo que as universidades corporativas não se restringem às habilidades técnicas; envolvem também o conhecimento de valores e da cultura da corporação, da indústria em que a empresa opera, como fornecedores, clientes e concorrentes, e das competências básicas do negócio.''

    e) Errada, pois já é claro que as organizações estão implementando as universidades corporativas, funciona, de uma maneira mais simples, como uma ''faculdade'' de cursos dentro da própria organização, ao passo que antigamente as organizações procuravam incentivar seus colaboradores a fazerem cursos externos. Só que ainda há bastantes organizações que ainda trabalham com esse sistema antigo, então não se trata de um uso ''comum'' e sim inovador, que ainda está sendo implementado.

    ''Como a terminologia universidade corporativa parece estar na moda, muitas instituições estão batizando com esse nome, ou nomes similares, os seus antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento, sem, contudo, imputar-lhes atividades diferenciadoras que justifiquem a mudança de nome. Isso tudo tem criado espaço para certa confusão.'' _ http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552001000300008&script=sci_arttext


  • Ótimos comentários! Obrigado.


ID
1209862
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O guia PMBOK descreve cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos que se distribuem durante seu ciclo de vida. Com relação a esses grupos de processos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A fase do monitoramento e controle não acontece durante o projeto inteiro?

    http://videos.web-03.net/artigos/Higor_Medeiros/Grupos_Processos/Grupos_Processos2.jpg

  • Opss.. A meu ver na (D) monit/controle identificam e programam a solicitação de mudança, que será feita por um processo do Grupo  EXECUÇÃO..

    As outras estou de acordo contigo Bruno Bueno.

  • a) 9 grupos de Gerenciamento / 5 Fases 

    b) a programação das atividades que levarão o atingimento dos objetivos ocorre no PLANEJAMENTO e não na Execução.

    c) a programação das atividades que levarão o atingimento dos objetivos ocorre no PLANEJAMENTO, assim como a alocação/determinação dos recursos humanos e materiais;

    d) durante o MONITORAMENTO e CONTROLE, fase que ocorre em paralelo às demais, são tomadas medidas corretivas e preventivas, durante o andamento.

    e)  CORRETO 


    - na minha opinião, a alternativa E se equivocou a aludir que o processo de MONITORAMENTO e CONTROLE corrige erros do planejamento, pois, acredito que seja na Execução.

  • Letra E) Errada, pois Monitoramento e Controle ocorre em todas as fases do projeto.

  • A letra A está errada pois não cita ENCERRAMENTO.

     

  • Questão mal redigida o correto seria: "Monitorar e controlar o trabalho do projeto para indicação de possíveis desvios em relação ao planejamento ocorrem durante a fase de monitoramento e controle.".  

    Essa etapa visa avaliar medições e tendências para efetuar melhorias no processo.

     

    Fonte: PMBOK 5, grupo de processos Monitoramento e Controle.

  • a) E. Está ausente o 'Encerramento'. Os cinco grupos de processos são: 

    1 - Iniciação

    2 - Planejamento

    3 - Execução

    4 - Monitoramento e Controle

    5 - Encerramento

    b) E. Na etapa de execução, será feito propriamente dito o que foi planejado e não programado. Em outras palavras, programa-se no 'planejamento' e faz na 'execução'.

    c) E. Na execução não ocorre programação de atividades e sim execução.

    d) E. Os ajustes são feitos no grupos de processos de 'Monitoramento e Controle'.

    e) C.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre quais são os grupos de processos de de um projeto, devendo a alternativa correta apresentar quais são esses grupos.

    A - incorreta. Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são:

    • iniciação,
    • planejamento,
    • execução,
    • monitoramento e controle (são um só mesmo)
    • encerramento

    Nesta alternativa tinha faltado o encerramento.

    B - incorreta. Durante a etapa de planejamento, os objetivos são definidos e se refina o escopo do projeto para que, na etapa seguinte, de execução, sejam executadas todas as atividades que levarão ao atingimento desses objetivos.

    C - incorreta. Durante a execução, além da execução das atividades, ocorre a combinação dos recursos humanos a serem utilizados no projeto.

    D - incorreta. Durante o monitoramento e controle tomadas as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios ocorridos durante o andamento do projeto.

    E - correta. O monitoramento e o controle do andamento do projeto para indicação de possíveis desvios em relação ao planejamento ocorrem durante a fase de monitoramento e controle.

    • Grupo de processos de monitoramento e controle: são os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

    Após analisar as alternativas, concluímos que a letra "E" é a correta.

    GABARITO: E


ID
1209865
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Apesar da existência de diversas e distintas definições para o conceito de desenvolvimento organizacional (DO), podem ser identificados, entre esses conceitos, alguns pontos de convergência, entre esses pontos encontra-se a (o)

Alternativas
Comentários
  • DO pode ser entendido como uma resposta à mudança, uma complexa estratégia educacional que tem por finalidade mudar as crenças, as atitudes, os valores e a estrutura das organizações, de modo que elas possam melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios e ao próprio ritmo virtiginoso das mudanças.

    Fonte: Administração: teorias e processos.  Caravantes, Panno e Kloeckner

  • Nao entendi porque o mudanca planejada esta como ponto convergente, pra mim deveria ser a letra E o gabarito. 

  • Petterson, você está confundindo com divergência, que é o antônimo de convergência.

    Convergência é aquilo que centraliza, concentra, reúne.

  • Segundo Chiavenato:

    "O conceito de DO está relacionado com os conceitos de mudança planejada e de capacidade adaptativa da organização à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional", porem, é necessária uma boa leitura no enunciado da questão para entender o que realmente o examinador quer.

  • A- Correto

    O desenvolvimento organizacional visa melhorar a cultura da organização, as pessoas e a qualidade de suas relações.

    E essa mudança deve SER PLANEJADA.

    B- errada

    Solução de problemas de forças e fraquezas é SWAT(instrumento de planejamento estratégico que mede forças e fraquezas, ameaças e oportunidades)

    C- errada

    O DO não visa a supressão do fortalecimento das equipes, e sim a QUALIDADE NAS RELAÇÕES.

    D- errada

    E- errada

  • .

    A - Correta

    B -Trata-se de planejamento estratégio. O DO é uma mudança organizacional bem planejada.

    C - "supressão do fortalecimento". O gestor não tem que suprimir, mas sim, estimular o fortalecimento do empowerment.

    D- "formalizar processos". Isso seria burocratizar os processos, termo que vem sendo banido pelos estudiosos da administração.

    E - Como a empresa poderia estabelecer um diagnóstico sem pesquisa? 



  • Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 8ª edição, página 349


    "1. O Processo de Mudança

    (...) As mudanças organizacionais não podem ser feitas ao acaso, ao sabor da inércia ou da improvisação, mas devem ser planejadas. (...)"

  • A partir da Teoria Comportamental, um grupo de cientistas sociais e consultores de empresas desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional (DO). O foco principal do DO está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o DO é uma mudança organizacional planejada.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato.

  • Petterson, veja o significado de convergente:

     

    - que se dirige para um ponto comum a um outro.

    Se fosse divergente, aí sim poderia ser a E e as demais.

  • Boa, Ge Nobrega!!!


ID
1209868
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os métodos de avaliação do desempenho das organizações são influenciados por diversas forças e fatores, que têm levado a mudanças no enfoque da mensuração desse desempenho. Entre os exemplos de atuais enfoques da mensuração do desempenho organizacional, é correto citar a(s)

Alternativas
Comentários
  • Enfoques da mensuração do desempenho organizacional são os indicadores que são divididos em dois grupos:

     - de resultado: eficiência, eficácia e efetividade; 

     - de esforço: economicidade, excelência e execução

     fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054594.PDF

  • Não entendi essa "adaptabilidade" ???

  • GAB: C 

     

    Eficiência = Como a organização está gerindo seus recursos?

    Eficácia =  Objetivos e metas estão sendo alcaçados ?

    Adaptabilidade = A organização está acompanhando a evolução do mercado e se adaptando a ele ?

     

     

    OBS: Segundo o professor José Wesley, eficiência, eficácia e adaptabilidade também são indicadores de processos de excelência.


ID
1209871
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A avaliação da qualidade em serviços pode ser resumida em algumas dimensões. Em relação às dimensões, é correto afirmar que a(s)

Alternativas
Comentários
  • 1. Tangibilidade: a aparência física das instalações, equipamentos, pessoas e demais materiais envolvidos na realização do serviço.
    2.Confiabilidade: a capacidade de prestar o serviço prometido de modo confiável e com precisão. Satisfazer as necessidades primárias dos clientes e proporcionar com presteza um serviço.
    3. Responsividade: a disposição para ajudar o cliente e proporcionar com presteza um serviço. Entendida como a prontidão no atendimento dos clientes ou como o tempo que estes devem esperar por resposta ou atenção.

    4. Segurança: o conhecimento e a cortesia de empregados e sua habilidade em transmitir confiança e exatidão.
    5. Empatia: a atenção e o carinho individualizado proporcionado ao cliente.

  • Em complemento às respostas dos colegas: A empatia é algo bobo, mas que derruba muita gente. Empatia significa se pôr no lugar do cliente para melhor atendê-lo, mantendo sempre o equilíbrio emocional

  • Jana, acredito que o conceito de empatia esteja relacionado mais a se colocar no lugar do cliente, respeitar o seu ponto de vista mesmo que seja divergente do seu do que atenção e carinho individualizado, que está mais relacionado à presteza ou impessoalidade e adequação do atendimento personalizado.

  • alguém pode me dizer qual seria o erro na B ? 

  • @Charlisom Murilo

    Os autores do instrumento de pesquisa SERVQUAL (Parasuraman et al., 1985, p.47) estabeleceram diferentes determinantes para a qualidade no serviço:

    Responsividade: diz respeito ao desejo ou disponibilidade dos funcionários para prestar o serviço, envolvendo a temporalidade do serviço, e inclui:
    - Envio de um comprovante de transação;
    - Retorno de uma ligação/contato do cliente rapidamente;
    - Prestação de serviço com disponibilidade, como na rápida marcação de horários para atendimento
     

    (Professor Carlos Xavier, ESTRATÉGIA CONCURSOS)

  • GAB: E

     

    Nunca vi um autor falar disso ! Iades pegou a mania da Quadrix.... Só retira questões da internet !

     

     

    a) Confiabilidade: Reflete a probabilidade de mal funcionamento do produto, como tempo de falha, possibilidade de defeitos, etc. Quanto maior for o índice de confiabilidade de um produto ou serviço, menor a possibilidade de frustrar a expectativa do cliente.

     

    b) Denomina-se responsividade, o resultado de uma política da empresa capaz de satisfazer os anseios dos clientes de forma precisa, rápida e sem alterações do nível de qualidade do produto e dos serviços.

     

    c) segurança está relacionada à capacidade da organização cumprir o que foi prometido, garantindo a confiança do cliente.

     

    d) empatia é a capacidade de experimentar os sentimentos de outra pessoa como se fossem seus. (Colocar-se no lugar do outro)

     

    e) tangíveis dizem respeito à aparência das instalações físicas, dos funcionários, dos equipamentos e dos materiais.

    Dimensão dos Tangíveis enfoca os equipamentos e instalações modernas, no forte apelo visual, na boa aparência dos empregados, nos materiais associados com o serviços, como folhetos e anúncios. 

     

     

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-5-cinco-dimensoes-da-qualidade-dos-servicos/52867/

    http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/alan/materiais/2_Dimens_es_da_Qualidade.pdf

    https://www.portogente.com.br/portopedia/74584-responsividade

  • Às vezes tenho muito medo dessa IADES, pqp

  • Metódo SERVQUAL ----> CONGA EMREAS

    CON- Confiabilidade - Confiável Técnico Preciso

    GA- Garantia - ou segurança Confiabilidade

    EM- Empatia - atenção individualizada

    RE- Responsividade - Presteza Disposição

    AS- Aspectos Tangíveis - Aparência

    Fonte: Concurseiro wilgner lucas


ID
1209874
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos modelos teóricos adotados para investigação sobre treinamento, considera um processo do conjunto de subsistemas da área de recursos humanos que ocorre em quatro etapas distintas e interdependentes. Em relação a essas etapas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Processo de Treinamento:

    O treinamento é um processo cíclico e contínuo e composto por quatro etapas:

    1.  Diagnostico;

    2.  Desenho;

    3.  Implementação;

    4.  Avaliação.

    Segundo Borges Andrade , a avaliação de treinamento e desenvolvimento pode ser definida como um processo que inclui sempre algum tipo de coleta de dados, o qual é utilizado para emitir algum juízo de valor e avaliar o alcance das metas definidas para aquele treinamento. 

    Essa avaliação também fornece dados para o aperfeiçoamento do sistema de treinamento.

    Fonte: Livro Módulo Especifico( Administração Pública, Administração Financeira, Gestão de Pessoas, Administração de Materiais, Administração Financeira e Orçamentária ) pág.152, editora: VESTCON, ano/2012

  • Como o enunciado fala de "investigação sobre treinamento", eu pensei logo no modelo de Kirkpatrick e consegui resolver a questão. O modelo possui quatro níveis:

    1- reação (Como os participantes sentem-se sobre a formação ou experiência);

    2- aprendizagem (Avaliação da aprendizagem é a medida do aumento do conhecimento – antes e depois);

    3- comportamento (Avaliação de comportamento é o grau de aprendizagem aplicada de volta ao trabalho – implementação);

    4- resultados (Mede o efeito prático do treinamento no negócio).


  • a) Errada, pois o levantamento das necessidades faz parte do planejamento, trata-se do diagnóstico, bem como a programação do treinamento, as estratégias levadas em consideração para alcançar os objetivos, trata-se do prognóstico.

    b) Errada, pois os insumos necessários à execução são a junção do diagnóstico e do prognóstico. Depois de feitas essas etapas, o treinamento será implementado, executado.

    c) Errada, o certo seria: A EXECUÇÃO DO TREINAMENTO OCORRE COM BASE NAS INFORMAÇÕES OBTIDAS DURANTE A ETAPA DE PLANEJAMENTO.

    d) Correto, após a avaliação vamos conseguir enxergar os resultados do treinamento.

    e) Errada: P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente. D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos. A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.


  • eu não consigo botar fé numa banca que, no próprio enunciado da questão, separa sujeito de predicado. 

  • Questão sobre as etapas do processo de treinamento. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. O processo se inicia pelo diagnóstico, seguido pelo desenho do programa ou planejamento, depois pela execução ou aplicação do treinamento, e por fim, a avaliação dos resultados.

    Alternativa B. Errado Essa etapa consiste no levantamento das necessidades de treinamento e carências a serem atendidas e satisfeitas. O que deve ser considerado é:

    • Objetivos da organização

    • Competências necessárias

    • Problemas de produção

    • Problemas de pessoal

    Alternativa C. Errado. Na etapa do planejamento realiza-se a elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades identificadas na etapa anterior.

    Alternativa D. Certo. Na avaliação verifica-se os resultados obtidos com o treinamento e dessa forma proporcionar o aperfeiçoamento constante do processo de treinamento.

    Alternativa E. Errado. O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão, mas os processos diferem do processo de treinamento.

    P = Plan (planejamento)

    D = Do (fazer, execução) 

    C = Check (checagem, verificação)

    A = Act (ação)


ID
1209877
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta categorias conceituais para análise dos indicadores de qualidade de vida no trabalho (QVT).

Alternativas
Comentários
  • Compensação justa e adequada: Pode ser vislumbrada através da adequada remuneração ao trabalho além de critérios de equidade.

    Condições de trabalho: Caracterizado pelas condições reais existentes no local de trabalho para realização das tarefas.

    Uso e desenvolvimento de capacidades: Remete a necessidade de utilização das habilidades e conhecimentos do trabalhador, da sua capacidade de desenvolver sua autonomia e autocontrole.

    Integração social da empresa: Objetiva medir a ausência de diferenças hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito são fatores precípuos para um bom nível de integração social nas empresas.

    Constitucionalismo: Caracteriza pelos direitos dos empregados cumpridos na instituição.

    Relevância total da vida no trabalho: Percepção do empregado em relação à responsabilidade social da instituição na comunidade, à qualidade de prestação dos serviços e ao atendimento de seus empregados.


  • Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias. 

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/7012/dort-disturbio-osteomuscular-relacionado-ao-trabalho#ixzz3CN0zDeKU

  • A questão aborda as categorias/fatores que afetam a QVT, segundo R.E WALTON:


    1. Compensação Justa e Adequada - (a)

    2. Condições de Segurança e Saúde no Trabalho - (b)

    3. Utilização e Desenvolvimento de Capacidades

    4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança

    5. Integração Social na organização - (d)

    6. Constitucionalismo - (e)

    7. Trabalho e Espaço total de vida8. Relevância Social da Vida no Trabalho


  • a) Compensação justa e adequada. (categoria organizacional); indicador(plano de carreira)

    b) Condições de saúde e segurança no trabalho. (categoria biológica); indicador(controle de acidentes)

    c) Desenvolvimento de Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). não faz parte! acredito q se tivesse" tratamento" ao invés de desenvolvimento estaria correto.

    d) Integração social na organização de trabalho. (categoria social); indicador(atividade esportiva)

    e) Constitucionalismo. categoria(organizacional); indicador(direitos constitucionais)

  • Gabarito:C

     

     

  • Gab. C

     

    Para Walton, exitem oito fatores que afetam a QVT:



    1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilíbrio entre as remunerações na organização) e da equidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho). Alternativa A


    2. Condições de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado à saúde e ao bem-estar da pessoa. Alternativa B

    3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver autonomia, autocontrole e de obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao desempenho.

     

    4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura.


    5. Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito. Alternativa D


    6. Constitucionalismo: estabelecimento de normas e regras da organização, direitos e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático na organização.   Alternativa E


    7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absorver todo o tempo e a energia do trabalhador em detrimento da vida familiar e particular, de lazer e atividades comunitárias.


    8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para a pessoa em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, práticas de emprego, regras bem definidas de funcionamento e administração eficiente.

     

    Fonte: Gestão de pessoas - Idalberto Chiavenato - 2014.

  • Achei essa questão meio sem sentido. Se essa moléstia está inserida na dinâmica trabalhador-empresa, ela APRESENTA uma característica sim!


ID
1209880
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A estrutura de incentivos interna tem sido vista como um fator que exerce influência sobre o comportamento organizacional. Com base nessa informação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os incentivos pecuniários abarcam um grande guarda chuva que inclui diferentes modalidades de recompensas. Uma das mais utilizadas é a remuneração variável que inclui bônus, participação acionária e outros incentivos financeiros, pagos como uma forma de compensação, além do salário base, em decorrência de determinados resultados obtidos, tornando mais clara para o funcionário a relação entre seu desempenho e o reconhecimento de seu esforço pela organização.

  • Apenas lembrando que, segundo a teoria de Hezberg, a remuneracao faz parte do fator higiênico e nao, necessáriamente, faz com que uma pessoa esteja motivada a trabalhar, independente do trabalho. 

     

    - Informação retirada das aulas do professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos. 

     

    Bons estudos! 

  • Pecúnia = DINHEIRO $$$$


ID
1209883
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das disposições gerais relativas à Administração Pública assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    CF/1988
    Art. 37.
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Vejamos o que diz o art. 37 da CF:


    A)Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:


    B)Correta;


    C)Art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;


    D)Art. 37, I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;


    E)Art. 37, XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI(teto de remuneração do serviço público):


    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;


  • Incompleta a alternativa C, entretanto, a mais correta:

    Art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;


ID
1209886
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A vacância do cargo público não decorre de

Alternativas
Comentários
  • É declarado vago o cargo do servidor por motivo de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulável.

    http://www.progep.furg.br/arquivos/procedimentos/000065.pdf

  • Alternativa E.

    Lei Nº 8.112/90, com redação dada pela Lei Nº 9.527, de 10.12.97:
    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:
    I - exoneração;
    II - demissão;
    III - promoção;
    IV - revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97;
    V - revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97;
    VI - readaptação;
    VII - aposentadoria;
    VIII - posse em outro cargo inacumulável;
    IX - falecimento.

  • Apenas como forma de complementar o que os colegas colocaram, a ascenção funcional foi proibida pelo STF e, quando era válida, era forma de provimento e não de vacância. Abaixo, segue texto que encontrei sobre o assunto: "

    "Ascensão Funcional: Inconstitucionalidade - O STF decidiu, em 1999, pela inconstitucionalidade da ascensão funcional, forma de provimento derivado de cargo público, sem concurso público, onde um servidor galgava cargo público de carreira distinta da carreira à qual pertencia o cargo anterior. Essa decisão retirou a ascensão funcional do estatuto federal (lei 8112/90) em 1999, mas o STF reitera agora que essa decisão na verdade tem efeito ex tunc, alcançando ascensões funcionais ocorridas antes mesmo da referida declaração, uma vez que essa forma de provimento não se coaduna com a Constituição Federal de 1988." (Fonte: http://gustavoknoplock.com.br/novidades/decisoes-do-stf/ascensao-funcional-inconstitucionalidade/)


    ;)


  • LETRA E

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    IV -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    V -  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    __________________________


  • Há duas formas de decorar as formas de vacâcia:

    ED PRA PF

    (Exoneração; Demissão;          Promoção, Readaptação, Aposentadoria;          Posse, Falecimento)

     

    PEDRA PF

    (Promoção, Exoneração, Demissão, Readaptação;          Posse, Falecimento)

  • Gab: E

     

    Vacância: PARE FDP

    Promoção

    Aposentadoria

    Readaptação

    Exoneração

    Falecimento

    Demissão

    Posse em outro cargo inacumulável

  • Ascenção é inconstitucional, só se ingressa em carreira distinta da atual por meio de concurso publico. Nos demais casos o cargo fica vago. 

  • ASCENSÃO.. Nunca havia ouvido falar nisso kkkk!

  • DICA: A não aprovação no estágio probatório é causa de vacância.

  • Ao falar em formas de vacância, lembre que "todo PADRE quer ser PF":

     

    P romoção;

    A posentadoria;

    D emissão;

    R eadaptação;

    E xoneração;

    P osse em cargo inacumulável;

    F alecimento.

  • A vacância do cargo público não decorre de ascenção, pois quando o agente é investido em cargo público mediante concurso público, ele não pode mudar de cargo para o qual foi aprovado, o que pode ocorrer é apenas uma mudança de função, portanto, o CARGO não ficaria vago(vacância).

  • * Ascensão e transferência são INconstitucionais

  • Velha Ascensão....

  • Ao falar em formas de vacância, lembre que "todo PADRE quer ser PF":

     

    P romoção;

    A posentadoria;

    emissão;

    R eadaptação;

    xoneração;

    P osse em cargo inacumulável;

    F alecimento.

  • É exigido conhecimento acerca das formas de vacância de cargo público, sob o ângulo da Lei 8.112/90. Antes de adentrarmos no mérito da questão, José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 647), leciona que “Vacância é o fato administrativo-funcional que indica que determinado cargo público não está provido, ou, em outras palavras, está sem titular”. O tema encontra previsão no art. 33, da Lei 8.112/90: “Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de: I - exoneração; II - demissão; III - promoção; VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX – falecimento”. O enunciado da questão exige que o candidato assinale a alternativa que não apresenta uma das formas de vacância de cargo público vigentes. Vejamos:

    Alternativa “a” incorreta. Com base no art. 33, I, da Lei 8.112/90, a exoneração é uma das formas de vacância de cargo público.

    Alternativa “b” incorreta. Com base no art. 33, II, da Lei 8.112/90, a demissão é uma das formas de vacância de cargo público.

    Alternativa “c” incorreta. Com base no art. 33, IX, da Lei 8.112/90, o falecimento é uma das formas de vacância de cargo público.

    Alternativa “d” incorreta. Com base no art. 33, VI, da Lei 8.112/90, a readaptação é uma das formas de vacância de cargo público.

    Alternativa “e” correta. A ascensão, antes prevista como forma de vacância no art. 33, inciso IV, da Lei 8.112/90, foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. Ademais, o STF há muito consolidou jurisprudência no sentido de que a ascensão é forma de vacância não admitida pela Constituição, por violar a regra do concurso público (art. 37, inciso II, da CF/88): EMENTA: Ação direta de inconstitucionalidade. Ascensão ou acesso, transferência e aproveitamento no tocante a cargos ou empregos públicos. (...) Estão, pois, banidas das formas de investidura admitidas pela Constituição a ascensão e a transferência, que são formas de ingresso em carreira diversa daquela para a qual o servidor público ingressou por concurso, e que não são, por isso mesmo, ínsitas ao sistema de provimento em carreira, ao contrário do que sucede com a promoção, sem a qual obviamente não haverá carreira, mas, sim, uma sucessão ascendente de cargos isolados. (...). (ADI 231, Relator (a): Min. MOREIRA ALVES, Tribunal Pleno, julgado em 05/08/1992, DJ 13-11-1992 PP-20848 EMENT VOL-01684-06 PP-01125 RTJ VOL-00144-01 PP-00024). Nesse sentido, o STF editou, em 2003, a Súmula 685, que assim preconiza: "É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido".

    GABARITO: E.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 647.