-
FIREWALL
→ É um software ou hardware que FILTRA informações , bloqueando-as ou permitindo que cheguem ao pc.
→ Ajuda a impedir que hackers ou softwares mal intencionados obtenham acesso ao seu computador
→ Não é antivírus (protege apenas contra ataques EXTERNOS, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida) , não é anti-spam , não é anti-spyware e não analisa o conteúdo do tráfego.
-
Dicas:
Firewall - não é virus;
Firewall - não é antispware;
Firewall - não é somente software;
Gagarito: D
-
não entendi porque a C está errada se alguém puder explicar agradeço.
-
Algumas bancas não trabalham com questões certas e sim questões mais certas. E a questão D está + certa que a C.
-
Sobre a alternativa C,
O Prof. Nichimura já havia comentado que ''Ele (firewall) não detecta e não remove vírus. O máximo que o firewall pode fazer em relação aos vírus, é impedir a sua propagação pela rede, caso o vírus tente enviar cópias de si mesmo em alguma porta TCP para outro dispositivo. ''
-
GABARITO D
Também marquei a C como resposta.
Firewall- É para filtrar as portas de conexão
- Não é antivírus
- Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail
- Não criptografa mensagem
Obs- O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.
bons estudos
-
Não tenham como parâmetro questões como essas de bancas pouco renomadas. Para a banca CESPE a letra C, com certeza, estaria correta.
-
Francamente, eu nunca tinha ouvido falar que "o firewall é utilizado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores."
-
GAB: D.
FUNCIONALIDADES FIREWALL PESSOAL:
I. Bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos.
II. Evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
III. Serve para alertar os usuários quando uma página suspeita de ser falsa é acessada.
OBS: Não é capaz de localizar e eliminar vírus em arquivos do computador pessoal.
Conteúdo retirado da questão Q783534 (Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Arquiteto)
-
Firewall:
*Barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso;
*Não impede que os dados que precisam transitar continuem fluindo;
*Fica entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados;
*Verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, bloqueando ou permitindo que elas cheguem ao seu computador, dependendo das suas configurações;
*Pode impedir que hackers ou malwares acessem seu computador através de uma rede ou da Internet;
*Pode impedir que o computador envie software mal-intencionado para outros computadores;
*Pode ser implementado como software ou como hardware, que tem função de dividir e controlar o acesso entre redes de computadores;
*Filtra as portas de conexão;
*Não é antivírus;
*Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail;
*Não criptografa mensagem.
ATENÇÃO: FIREWALL ≠ ANTIVÍRUS. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware. Embora o firewall seja utilizado no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.
ATENÇÃO: o firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.
Explicação de algum colaborador aqui do QC - Firewall de aplicação, também conhecido como PROXY:
*É o segurança da boate, que controla a entrada e a saída das pessoas;
*É formado por hardware e/ou software;
*É uma política de acesso instalado entre redes, com o propósito de manter a segurança;
*Controla o tráfego entre duas ou mais redes, visando prevenir ou reduzir ataques ou invasões às bases de dados corporativas.
-
Questão com mais de 61% de erros, a maioria na letra C.
-
Eu marcarei C até quando virar público e acessível o fato do Firewall impedir que os Vírus já preestabelecidos na máquina não continuem a fazer "seu papel". Isso é função do Antivírus e Antispyware... Firewall apenas filtrará os dados. O que passou de malicioso e não foi filtrado com excelência, caberá aos AV e ASpy a solucionar os problemas.
Essa vai para estatísticas dos erros COM ORGULHO(SQN).
Obs.: Alt D também está correta. Fui na que era mais "óbvia", "alternativa de segurança". Infelizmente é isso ai e resta aos fortes seguir em frente, SEMPRE!!!! Questões com essa interpretação é uma vez na vida...
#chorolivre
-
Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:
1) registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
2) bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
3) bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
4) analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
5) evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
-
Gabarito letra D para os não assinantes. Sempre que possível, leiam a Cartilha Cert, pois é dela que as bancas copiam a maior parte das questões.
Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.
Os programas antimalware, apesar da grande quantidade de funcionalidades, não são capazes de impedir que um atacante tente explorar, via rede, alguma vulnerabilidade existente em seu computador e nem de evitar o acesso não autorizado, caso haja algum backdoor nele instalado. Devido a isto, além da instalação do antimalware, é necessário que você utilize um firewall pessoal.
Alguns sistemas operacionais possuem firewall pessoal integrado. Caso o sistema instalado em seu computador não possua um ou você não queira usá-lo, há diversas opções disponíveis (pagas ou gratuitas). Você também pode optar por um antimalware com funcionalidades de firewall pessoal integradas.
Fonte: cartilha da segurança
-
https://cartilha.cert.br/glossario/
A questão tem dois gabaritos certos, infelizmente apenas um deles foi considerada. Mas o gabarito proposto pela banca não está Errado.
-
Acho que a galera leu depressa.
Quem leu com calma marca a C e eu tenho certeza que é a resposta.
O FIREWALL NÃO EVITA QUE CÓDIGOS MALICIOSOS JÁ INSTALADOS SEJAM CAPAZES DE SE PROPAGAREM
E isso é óbvio !
Se ele trabalha no tráfego da rede, ele não interfere em um programa já instalado na máquina. Isso é trabalho para um antivírus.
A banca equivocou-se.
-
Letra D
O firewall é utilizado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores. Outra coisa interessante que devemos ter em mente, é que ele não detecta e não remove vírus.
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
-
Analisando os itens:
a) a recomendação padrão para firewall é liberar todo o tráfego de saída e liberar o tráfego de entrada conforme necessário;
b) firewall é uma aplicação diferente de antivírus;
c) caso um código malicioso queira se propagar pela rede, pode o firewall impedir tal propagação;
d) item correto.
e) indica-se que o firewall libere o tráfego de saída.
Resposta certa, alternativa d).
-
Team C
Sou C e não nego...
Apesar da D estar certa também.
-
Marquei C pois achei que CÓDIGOS MALICIOSOS era somente vírus, pelo que entendi todo vírus é um código malicioso mas nem todo código malicioso é um vírus. Isso dá margem para, dependendo do código, ser sim bloqueado pelo Firewall. Portanto gab letra D.
-
C) O firewall de fato não impediria a propagação de um código malicioso no computador do usuário, se ele já estivesse lá instalado. Contudo, pode impedir, sim, sua propagação para fora do computador do usuário, impedindo que outros na rede ou fora dela sejam infectados.
-
O firewall é o porteiro, logo, ele pode sim impedir que o vírus se propague pela rede. O que ele não faz é eliminar o vírus.
-
https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
p.42
evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
a letra C fala que não impede
-
Firewall
FILTRO
PORTEIRO
BARREIRA DE DEFESA
Pode ser implementado por software e hardware
É um recurso de segurança.
NAO DETECTA _________vírus
NAO REMOVE
LIBERA- acessos bem-vindos
BLOQUEIA- tráfego indesejado.
É para filtrar as portas de conexão
- Não é antivírus
- Não analisa o conteúdo de mensagens de e-mail.
- Não impede a propagação de um código malicioso no computador se já estiver instalado, MAS pode impedir propagação para FORA do PC, impedir que outros pcs na rede ou fora se contamine.
Não criptografa mensagem.
Obs- O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.