SóProvas



Prova MPE-RS - 2015 - MPE-RS - Assessor Bacharel em História


ID
1921219
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à historiografia moderna, considere as seguintes afirmações.

I. Leopold von Ranke, um dos principais expoentes do historicismo alemão no século XIX, considerava a história uma forma de ciência ocupada em relatar o passado tal como efetivamente ocorreu, desconsiderando os elementos artísticos em sua narrativa.

II. Jules Michelet, pertencente à chamada "escola metódica" francesa iniciada na Terceira República, preconizava a distância entre passado e presente e o apagamento dos traços subjetivos do historiador na elaboração do seu relato histórico.

III. Estudioso da história da civilização na Inglaterra, Henry Thomas Buckle defendia a incorporação de elementos das ciências naturais no estudo da história por considerar a influência exercida pelas “leis físicas” sobre a organização das sociedades.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    I. Leopold von Ranke, um dos principais expoentes do historicismo alemão no século XIX (também conhecido como pai da história científica), considerava a história uma forma de ciência ocupada em relatar o passado tal como efetivamente ocorreu (wie es eigentlich gewesen ist), desconsiderando os elementos artísticos em sua narrativa (Ranke não desconsiderou os elementos artísticos em sua narrativa) .

    II. Jules Michelet, pertencente à chamada "escola metódica" francesa iniciada na Terceira República (a Terceira República da França vai de 1870-1940, Michelet morre em 1874), preconizava a distância entre passado e presente e o apagamento dos traços subjetivos do historiador na elaboração do seu relato histórico (Michelet narrou a vida dos comuns na Idade Média Europeia, sua Magnum Opus História da França levou trinta anos para ser concluída e tinha como foco não heróis tradicionais, mas questões sociais que motivaram agitações na França, como Reforma e Contra-Reforma, Fome e o Direito).

    Restou apenas a III. ;)


ID
1921222
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a historiografia brasileira nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1921225
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas à historiografia no século XX.

( ) Fundado em 1929 por Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel, o movimento historiográfico ligado à revista Annales d'histoire économique et sociale propunha uma abordagem na qual dialogassem diversos campos das ciências sociais, como a economia, a geografia, a sociologia e a psicologia social.

( ) Nova história é o termo utilizado para se referir ao grupo de historiadores norte-americanos que no começo do século XX procurou renovar os estudos historiográficos a partir da ampliação dos temas de pesquisa para além da história política e constitucional.

( ) A chamada Escola de Cambridge, tendo como expoente teórico o historiador Quentin Skinner, caracteriza-se como uma corrente da história intelectual voltada para o estudo das ideias filosóficas, considerando-as como ideias perenes independentes dos autores que as elaboraram.

( ) A preocupação com as variações na escala de observação dos objetos históricos, bem como a consideração do caráter irredutível da ação individual em relação às regras sociais e a atenção ao papel das contradições sociais que engendram mudanças na sociedade são características da Micro-história de origem italiana.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Imagino que a questão contém vício, uma vez que Braudel não fundou a Escola dos Annales, ele faz parte da seguda geração. 

     

  • Resposta: D

    Fernand Braudel participou da segunda geração dos Annales, por volta de 1959.


ID
1921228
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos imprescindíveis para a pesquisa histórica contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Essa é uma questão que pode ser resolvida pela eliminação de alguns elementos estranhos ou absurdos:

    a) Elaboração de projeto, aprovação em comitê de ética, designação em equipe

    b) Localização de fontes históricas, recorte cronológico, definição de um problema de pesquisa

    c) Delimitação temática, autorização jurídica, aprovação de financiamento

    d)Registro em universidade, enumeração de objetivos, levantamento bibliográfico

    e) Crítica documental, elaboração de hipótese, fontes manuscritas


ID
1921231
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História

No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de abordagem historiográfica ou de técnica de pesquisa; no inferior, a descrição de quatro delas.

Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.

1. Paleografia

2. Cliometria

3. Heurística

4. Prosopografia histórica

5. Demografia histórica

( ) Pesquisa quantitativa de séries econômicas a partir de modelos matemáticos.

( ) Localização e organização do acervo de fontes históricas.

( ) Estudo das formas antigas de escrita, considerando sua datação e decifração.

( ) Investigação a partir de análises de carreira ou de biografias coletivas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1921234
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à noção de documento histórico, à noção de arquivo e aos espaços de atuação dos historiadores no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações.

I. Assim como os métodos e técnicas de pesquisa são historicamente definidos, a compreensão do que é um documento histórico depende do contexto e da sociedade em que o historiador atua.

II. A noção de arquivo histórico é restrita ao acervo no qual são conservados documentos de caráter público produzidos há pelo menos 30 anos, desde que seu acesso seja garantido pela legislação referente ao acesso à informação.

III. A atuação dos historiadores em arquivos não é recomendada em função de interdições legais que exigem a formação em Arquivologia para o trabalho de organização e manutenção de acervos.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
1921237
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a experiência colonial portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, assinale o fato INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • R:(D)

  • Até o século XVII a principal atividade econômica da América Portuguêsa é a monocultura da cana-de-açucar. Já o Século XVIII passa a ser exploração do ouro das Minas Gerais, que foi responsável pelo processo de crescimento populacional do interior do Brasil.

  • A Exploração de metais preciosos (ouro) no Brasil começou no século XVlll
  • A produção açucareira durou até o final do século XVII, momento este que Portugal incentivou a busca por metais preciosos. Os estados que tiveram bons rendimentos com metais preciosos foram: Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

ID
1921240
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, a respeito da história do Brasil colonial.

( ) Inseridas na lógica do sistema capitalista global, as elites mercantis locais não criaram mecanismos de acumulação de capitais, sendo todo o excedente econômico exportado para a metrópole segundo os critérios do "pacto colonial".

( ) As elites coloniais brasileiras desempenharam um papel secundário na administração pública, pois foi vetado a elas o acesso aos ofícios e cargos que eram exclusivos aos portugueses enviados da metrópole.

( ) Distante da ideia de um Estado absolutista centralizador, a atuação colonial do Império ultramarino português foi marcada pela multiplicidade, por vezes contraditória, de instâncias administrativas, divididas espacial e setorialmente.

( ) Na dinâmica administrativa portuguesa, além da circulação de colonos e de mercadorias, constata-se a circulação de indivíduos ocupados com cargos de governança, como governadores que, não raro, atuaram em mais de uma região colonial.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • letra E , para não assinantes


ID
1921243
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta com relação à história da América portuguesa no século XVIII.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B


ID
1921246
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a história da fronteira sul na América portuguesa entre os séculos XVII e XVIII, considere as seguintes afirmações.

I. Após o fim da União Ibérica, as disputas territoriais ocorridas na região sul ficaram restritas aos interesses dos agentes luso-brasileiros e hispano-americanos, marcadas por confrontos bélicos e acordos diplomáticos.

II. O tratado de Madri (1750) assumiu o recurso do uti possidetis e garantiu aos portugueses a posse dos territórios ocupados desde o século XVII, definindo os atuais limites geográficos do estado do Rio Grande do Sul.

III. O porto da Colônia de Sacramento, com significativas conexões atlânticas, funcionou como uma importante praça de contrabando de escravos africanos que abastecia a região platina.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    erro:

    II) ... a assinatura do Tratado de Madri concorreu para o redimensionamento da função dos povos indígenas no processo de manutenção e defesa do território português na América. Tal tratado dialogava com a política pombalina, justamente por resultar de uma estratégia de defesa e consolidação dos limites territoriais. O principal interesse dos portugueses era assegurar os territórios do Mato Grosso e Grão-Pará, potencializando a exploração dos recursos que ali haviam, nos quais se incluía a força de trabalho indígena....

    Fonte:

  • Item I – A palavra “restrita” tira do contexto, por exemplo, os povos indígenas que já habitavam a região. Item incorreto.

    Item II – O Sul do Brasil ainda teve conflitos durante o Brasil Império, por exemplo. Item incorreto.

    Item III - Item correto.

    Gabarito: C


ID
1921249
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação ao processo histórico de formação do atual estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1921252
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, sobre o processo histórico de emancipação política do Brasil.

( ) Alimentada desde o reformismo ilustrado setecentista, a ideia de um vasto e poderoso império português passou a valorizar o Brasil como centro político da monarquia em razão do sentimento de decadência do reino e da ameaça de invasão estrangeira.

( ) Autores europeus desempenharam considerável influência intelectual sobre os anseios autonomistas de parte da elite letrada colonial, inclusive, como bem mostra o exemplo de Abade Raynal, propondo ações como a abertura dos portos, rejeitando a presença da Inglaterra na economia portuguesa e criticando os modos de exploração comercial na colônia.

( ) Com a transferência da corte para o Brasil, motivada pelo avanço das tropas francesas, a monarquia sacrificou a coesão do Império português, abdicou da legitimidade da realeza e passou por uma vexatória condenação na imprensa europeia.

( ) A instalação da família real no Rio de Janeiro ocasionou um processo de acirrada disputa política com as elites econômicas fluminenses que, desprovidas de títulos nobiliárquicos e perdendo espaço na administração local, converteram-se nos principais agentes do processo independentista brasileiro.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • A Revolução da América, do abade Guillaume-Thomas François Raynal, é um desses escritos perigosos, editado pelo Arquivo Nacional em 1993. Escrito com a significativa colaboração de Diderot e sob a influência conceitual do Iluminismo, o livro revela uma interpretação da independência das 13 colônias inglesas. Os princípios de liberdade, igualdade e do direito à revolta são expressos no elogio à revolução e à rebelião, estendido às colônias, onde é oferecido um modelo de independência capaz de libertá-las do domínio metropolitano e organizá-las politicamente como nações.


ID
1921255
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da história da Independência e da formação política do Império brasileiro no século XIX, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O gab é a A, mas não entendi o motivo. Pra mim a mais coerente seria a D.

  • Concordo que a resposta correta deveria ser D. 

  • Bem estranho... não consegui encontrar o erro da alternativa D.

  • O enunciado da questão faz referência sobre a História da Independência, isto é, fatos que ocorreram e contribuíram para a Independência do Brasil. A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) foi em 1838, isto é, 16 anos após a independência do Brasil (1822). O IHGB foi criado com duas diretrizes centrais para seus trabalhos: 1) A coleta e publicação de documentos relevantes para a Historia do Brasil e; 2) O incentivo ao ensino público de estudos de História.

    Desta forma, observamos que a alternativa D em nada se relaciona com o enunciado da questão: "A respeito da história da Independência e da formação política do Império brasileiro no século XIX, assinale a alternativa correta.", uma vez que o objetivo era apenas de coletar fatos sobre a História do Brasil e não uma contribuição efetiva no processo de independência.


ID
1921258
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação às revoltas, rebeliões e movimentos sociais do Brasil imperial, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • alternativa E. Revolução Praieira, também denominada como Insurreição PraieiraRevolta Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberale federalista que eclodiu, durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.

  • Revolução Praieira ocorreu em 1848 durante o Segundo Reinado, em Pernambuco. Na época, a província se encontrava dominada por algumas famílias que possuíam quase todas as terras da região, sendo que 90% eram improdutivas. Devido a decadência econômica na região, cidades como Recife concentraram uma quantidade significativa de desempregados que teciam críticas à oligarquia rural local. Não obstante, a região era palco de vários intelectuais que bebiam da fonte liberal vinda da Europa, os quais teciam duras críticas ao governo através de um jornal que se localizava na rua da praia. O estopim da revolta foi a nomeação de um conservador para governar a província. O intelectuais então, organizaram e lançaram um manifesto (Manifesto ao mundo) que defendiam a república, liberdade de expressão, liberdade de comércio e outras ideias.

  • eu tb, achei que seria o da ordem original, como já vi outras questões citando

  • Acontecida durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, a Revolução Praieira (Insurreição Praieira, Revolta Praieira ou simplesmente Praieira) foi um movimento de caráter liberal e federalista .

    Resposta: E


ID
1921261
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo um difundido provérbio oitocentista, “nada tão parecido com um saquarema como um luzia no poder”. Com relação à terminologia usada no provérbio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nada se assemelha mais a um “saquarema” do que um “luzia” no poder. A frase do político pernambucano Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque demonstra como a política partidária da elite do Brasil ocorreu no Segundo Reinado. Saquarema e luzia eram as alcunhas dadas aos membros dos partidos Conservador e Liberal, respectivamente.

    Os Conservadores eram conhecidos por saquaremas pelo fato de vários de seus membros residirem no município fluminense de Saquarema, que passou a ser também local de reuniões do partido.

    O apelido de luzias dos liberais estava relacionado aos fatos ocorridos na vila mineira de Santa Luzia, durante a Revolta Liberal de 1842. Os liberais protestavam de armas em mãos na cidade contra o fechamento da Câmara liberal por D. Pedro II. A eleição para essa Câmara ficou conhecida como “eleição do cacete” em virtude do recurso a atos de violência ocorridos durante o pleito.

    A fala de Holanda Cavalcanti mostra que os dois partidos eram essencialmente iguais, pois concordavam com a manutenção da monarquia e da escravidão do Brasil. A origem dos dois partidos é comum, já que surgiram a partir do antigo “Partido Liberal” que existiu até a Regência de Diogo Feijó, quando houve a cisão entre os regressistas e os progressistas. Mas havia diferenças que eram apresentadas quando um ou outro se encontrava no poder.

    Os Conservadores, oriundos dos regressistas, tinham em suas fileiras principalmente os burocratas do Estado, os grandes comerciantes e os fazendeiros ligados às lavouras de exportação. Posicionavam-se a favor de uma maior centralização política em torno do Poder Executivo, diminuindo ainda a autonomia das províncias.

    Surgidos a partir dos progressistas, os luzias eram formados por profissionais liberais urbanos e agricultores ligados ao mercado interno. Defendiam uma descentralização política, pretendendo maior autonomia para as províncias em um modelo federativo, colocando-se ainda contra o Poder Moderador do imperador e ao Senado Vitalício.

    Os dois partidos alternaram-se no poder legislativo durante todo o Segundo Reinado. O exercício do poder ocorria através da ocupação do Conselho de Estado, órgão do poder político-administrativo do Império, diretamente controlado por D. Pedro II. Na monarquia parlamentarista brasileira, não era o rei que ficava subordinado ao parlamento, mas o contrário, o parlamento era submetido ao monarca.

    A dualidade partidária brasileira iria acabar apenas na década de 1870, quando a crise do modelo escravista no Brasil levaria parte dos latifundiários, com o apoio de camadas sociais urbanas, a defenderem a abolição e a formar o Partido Republicano.

     

    http://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/saquaremas-luzias-os-partidos-imperio.html


ID
1921264
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a administração judiciária no Império, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Supremo Tribunal de Justiça que conhecemos hoje foi criado pela Constituição de 1988, mas o STF quando foi criado era chamado de STJ, vejamos. Proclamada a independência do Brasil, estabeleceu a Constituição de 25 de março de 1824, no art. 163: “Na Capital do Império, além da Relação, que deve existir, assim como nas demais Províncias, haverá também um Tribunal com a denominação de Supremo Tribunal de Justiça, composto de Juízes letrados, tirados das Relações por suas antiguidades; e serão condecorados com o título de Conselho. Na primeira organização poderão ser empregados neste Tribunal os Ministros daqueles que se houverem de abolir.” Cumpriu-se o preceito com a Lei de 18 de setembro de 1828, decorrente de projeto de Bernardo Pereira de Vasconcelos que, após exame da Câmara e do Senado, foi sancionado pelo Imperador D. Pedro I. O Supremo Tribunal de Justiça, integrado por 17 juízes, foi instalado em 9 de janeiro de 1829, na Casa do Ilustríssimo Senado da Câmara, tendo subsistido até 27 de fevereiro de 1891.


    Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Institucional/Hist%C3%B3ria 
    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=sobreStfConhecaStfHistorico


ID
1921267
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à sociedade escravista no Brasil Imperial, considere as seguintes afirmações.

I. Em razão da legislação que desde 1831 procurou coibir o tráfico de escravos africanos para o Brasil, a primeira metade do século XIX foi marcada por uma notável diminuição no afluxo de indivíduos importados da África.

II. Símbolo da prosperidade econômica no Segundo Reinado, a cafeicultura da região do Vale do Paraíba, no sudeste do Brasil, caracterizou-se pela ilegalidade na aquisição dos cativos africanos utilizados como mão de obra.

III. Compreendida desde a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) como um dos elementos conformadores da identidade nacional, junto com a portuguesa e a indígena, a cultura africana ocupou um lugar central na produção historiográfica imperial.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB:  B

  • I. Em razão da legislação que desde 1831 procurou coibir o tráfico de escravos africanos para o Brasil, a primeira metade do século XIX foi marcada por uma notável diminuição no afluxo de indivíduos importados da África. ERRADA  A Lei a que se refere nunca saiu realmente do papel, é sabido que em seu primeiro ano houve uma diminuição do tráfico realmente, mas com o tempo passou a crescer novamente. A Lei Feijó ficou conhecida como "para inglês ver".

    II. Símbolo da prosperidade econômica no Segundo Reinado, a cafeicultura da região do Vale do Paraíba, no sudeste do Brasil, caracterizou-se pela ilegalidade na aquisição dos cativos africanos utilizados como mão de obra. CORRETA  O Vale do Paraíba era destaque na produção de café, como a mão-de-obra era escrava, houve grande ocorrência da prática de tráfico ilegal de africanos para atender a demanda das grandes fazendas.

    III. Compreendida desde a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) como um dos elementos conformadores da identidade nacional, junto com a portuguesa e a indígena, a cultura africana ocupou um lugar central na produção historiográfica imperial. ERRADA  A influência da cultura negra e africana na América Latina é significativa, principalmente no Brasil, no entanto, o preconceito contra as tradições e costumes nunca permitiu que a cultura africana ocupasse um lugar central na produção historiográfica imperial.


ID
1921270
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a história do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E)

    É A CORRETA.


ID
1921273
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, sobre fatos históricos relativos ao fim do Império no Brasil.

( ) Em 1870, foi fundado o Partido Republicano no Rio de Janeiro, cujo manifesto defendia a descentralização política com base no federalismo e a convocação de uma Assembleia Constituinte para realizar a mudança de governo.

( ) Medida importante para a abolição da escravatura, a chamada Lei do Ventre Livre, de 1871, contou com amplo apoio dos republicanos e enfrentou maior resistência dos deputados oriundos das províncias do norte, ainda fortemente dependentes do trabalho escravo.

( ) A reforma eleitoral aprovada em 1881 estabeleceu as eleições diretas, anulando a proibição do voto dos analfabetos e simplificando o processo de comprovação de renda para o voto censitário, o que ampliou o número de eleitores e enfraqueceu o poder político central.

( ) Amparada pela vitória na Guerra do Paraguai, a ascensão política dos militares, influenciados pelos ideais republicanos e abolicionistas do positivismo, foi elemento importante para a derrocada da monarquia no Brasil.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • O Partido Republicano foi fundado em 1870 por liberais radicais que se tinham convencido da impossibilidade de realizar as reformas que defendiam dentro do regime monárquico. Seu Manifesto manteve-se como o documento básico da propaganda até a implantação do novo regime em 1889. De 1870 a 1889, o partido teve vida irregular e muito diversificada geograficamente.

    A Lei do Ventre Livre (1887), a Lei do ventre Livre serviu também para dar uma resposta, embora fraca, aos anseios do movimento abolicionista. Segundo o historiador Boris Fausto a Lei do Ventre livre não é nada revolucionária mas ainda assim cria problemas nas relações com as bases de apoio como os cafeicultores. O café no período é um dos principais produtos cultivados e exportados no país e sua produção se dá a partir da utilização da mão-de-obra escrava.

     

    A Lei Saraiva, Decreto nº 3.029, de 9 de janeiro de 1881, foi a lei que instituiu, pela primeira vez, o Título de Eleitor, proibiu o voto de analfabetos e adotou eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império brasileiro: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz.

  • GABARITO= B

    (FALSA) Medida importante para a abolição da escravatura, a chamada Lei do Ventre Livre, de 1871, contou com amplo apoio dos republicanos e enfrentou maior resistência dos deputados oriundos das províncias do norte, ainda fortemente dependentes do trabalho escravo.

    (FALSA) A reforma eleitoral aprovada em 1881 estabeleceu as eleições diretas, anulando a proibição do voto dos analfabetos e simplificando o processo de comprovação de renda para o voto censitário, o que ampliou o número de eleitores e enfraqueceu o poder político central.

    NA CONSTITUIÇÃO DE 1937 (AINDA NÃO TINHA VOTO DOS ANALFABETOS).


ID
1921276
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o fragmento de texto abaixo.

"Vivendo quatrocentos anos no litoral vastíssimo, em que palejam reflexos da vida civilizada, tivemos de improviso, como herança inesperada, a República. Ascendemos, de chofre, arrebatados na caudal dos ideais modernos, deixando na penumbra secular em que jazem, no âmago do país, um terço da nossa gente."

(CUNHA, Euclides da. Os sertões. Edição crítica de Walnice Nogueira Galvão. São Paulo: Ática, 2004, p. 174-175)

Neste fragmento, Euclides da Cunha menciona as tensões e as contradições que caracterizaram a experiência histórica ao longo da consolidação da Primeira República no Brasil. Sobre este período, considere as seguintes afirmações.

I. Vertigem e aceleração do tempo, em razão das consideráveis transformações urbanas em muitas cidades, coexistiam com uma sensação de marasmo e lentidão, por conta da manutenção da estrutura rural herdada do Império.

II. Embora tenha sido promulgada uma Constituição de teor liberal em 1891, subsistiam práticas políticas caracterizadas pelo predomínio das oligarquias, definindo uma sociedade marcada pelo liberalismo oligárquico.

III. Em razão da emergência do federalismo como perspectiva política e do incremento dos poderes locais diante do Estado central, foi um momento de escassa produção literária voltada para se pensar a nação como unidade histórica.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


ID
1921279
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à história do Rio Grande do Sul durante a Primeira República, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D

    Erro da E: Borges Medeiros foi na verdade sucessor de Castilhos. 

  • Uma das principais características do republicanismo sul-rio-grandense durante a Primeira República foi a incorporação dos ideais políticos e filosóficos do Positivismo, definindo, ao mesmo tempo, uma posição progressista em termos econômicos e conservadora em termos político-sociais.

    Dias antes da Proclamação da República, Gaspar Silveira Martins passara o governo local para Justo de Azambuja Rangel. Este, por intimação de Deodoro, passou o cargo ao marechal José Antônio Correia da Câmara, visconde de Pelotas, considerado liberal.

    Gaspar Silveira Martins, então senador, chamado pelo imperador para organizar o derradeiro gabinete do império, foi preso e deportado.

    Gabarito: D


ID
1921282
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história das primeiras décadas de República no Brasil é atravessada por movimentos sociais de caráter urbano e rural. Sobre este tema, considere as seguintes afirmações.

I. Movimentos político-religiosos como os de Juazeiro, Canudos e Contestado remetem a dicotomias constitutivas da história da Primeira República, como sertão e litoral, religiosidade popular e catolicismo oficial, senhores de terras e camponeses.

II. Fazendo parte do contexto de medidas higienistas que ocorreram em diversas cidades, a Revolta da Vacina, eclodida no Rio de Janeiro em 1904, foi motivada pela exclusão da população pobre na campanha nacional de combate à varíola, instituída pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz.

III. A formação de organizações de trabalhadores com a industrialização da década de 1880 foi resultante da vinda de imigrantes europeus com experiência sindical e ideologias libertárias, definindo como perfil da classe operária brasileira no início do século XX o predomínio de homens brancos atuando no espaço fabril.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Canudos e contestado não foram movimentos político-religioso!!!

  • Canudos e Contestado foram movimento messiânico

  • A questão pergunta de modo abrangente, mas, os movimentos citados foram sim de caráter religioso e parte maior das dicotomias da época, cada um à sua especificidade ..

     

  • I. Movimentos político-religiosos como os de Juazeiro, Canudos e Contestado remetem a dicotomias constitutivas da história da Primeira República, como sertão e litoral, religiosidade popular e catolicismo oficial, senhores de terras e camponeses. (Correto)

    II. Fazendo parte do contexto de medidas higienistas que ocorreram em diversas cidades, a Revolta da Vacina, eclodida no Rio de Janeiro em 1904, foi motivada pela exclusão da população pobre na campanha nacional de combate à varíola, instituída pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz. (Errado)

    R: O principal motivo foi a vacinação OBRIGATÓRIA da população.

    III. A formação de organizações de trabalhadores com a industrialização da década de 1880 foi resultante da vinda de imigrantes europeus com experiência sindical e ideologias libertárias, definindo como perfil da classe operária brasileira no início do século XX o predomínio de homens brancos atuando no espaço fabril. (Errado)

    R: A industrialização brasileira só se inicia de maneira efetiva no período Vargas. Dessa maneira, não havia classe operária no início no século XX. Vale ressaltar que os imigrantes europeus vieram para trabalhar, em sua grande maioria, nas lavouras de café, substituindo a mão de obra escrava.

  • Contestado movimento Religioso???


ID
1921285
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A década de 1920 foi um momento de intensas transformações na história do Brasil. Entre seus principais acontecimentos, pode-se mencionar a fundação do ________, em 1922; a crise da economia motivada pela queda internacional dos preços ________; a ampliação e o desenvolvimento dos _________; o surgimento do movimento ________; e o assassinato de ________, vice-candidato na chapa encabeçada por Getúlio Vargas.

Alternativas

ID
1921288
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas à história do Brasil na primeira metade do século XX.

( ) A ascensão de Getúlio Vargas em 1930 provocou uma cisão local na oligarquia gaúcha, resultando na criação do Partido Republicano Liberal, de oposição ao governo central.

( ) O golpe de Estado realizado por Getúlio Vargas em 1937 ocasionou forte resistência da elite política paulista, culminando com a chamada Revolução Constitucionalista.

( ) O Estado Novo definiu-se por uma política de massas marcada pela centralidade da figura do líder e pela crítica ao sistema liberal.

( ) Com uma economia ainda centrada na produção agrícola, a legislação sindical na Era Vargas foi predominantemente voltada para os trabalhadores do mundo rural.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • acredito que houve um equívoco:

    "Numa (das partes da proposta), (Vargas) criou as leis de proteção ao trabalhador – jornada de oito horas, regulação do trabalho da mulher e do menor; lei de férias, instituição da carteira de trabalho e do direito a pensões e à aposentadoria. Na outra, reprimiu qualquer esforço de organização dos trabalhadores fora do controle do Estado – sufocou, com particular violência, a atuação dos comunistas. Para completar, liquidou com o sindicalismo autônomo, enquadrou os sindicatos como órgãos de colaboração com o Estado e excluiu o acesso dos trabalhadores rurais aos benefícios da legislação protetora do trabalho. [1]" (fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/consolidacao-das-leis-trabalhistas-na-era-vargas.htm).

  • C

     

    Erro da 1) Partido Republicano Liberal do Rio Grande do Sul foi um partido político brasileirofundado em 1932, por Osvaldo Aranha e pelo general Flores da Cunha, de apoio ao governo da República. De fato, o partido atuou como porta-voz da oligarquia gaúcha que apoiava Getúlio Vargas. Quem rompeu com GV foi Borges de Medeiros, que inclusive apoiou os paulistas na revolução constitucionalista de 1932. 


ID
1921291
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de intérpretes do Brasil entre as décadas de 1920 e 1940; no inferior, interpretações oferecidas por quatro desses intérpretes.

Associe corretamente o bloco superior ao inferior.

1. Paulo Prado

2. Oliveira Vianna

3. Caio Prado Jr.

4. Sérgio Buarque de Holanda

5. Gilberto Freyre

( ) As relações sociais na formação histórica do Brasil são marcadas pela cordialidade e pela ausência de fronteiras nítidas entre as esferas do público e do privado.

( ) Contribuem para a definição histórica dos traços culturais do brasileiro a tristeza, a luxúria, a cobiça e o romantismo.

( ) Considerada o principal elemento da história colonial brasileira, a família patriarcal foi o centro político, social e econômico na colônia.

( ) No processo histórico de formação do Brasil, o sentido da colonização definiu um modelo econômico voltado para a exportação de gêneros e inserção no capitalismo europeu.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • gabarito da questão por gentileza!

  • Gabarito E

  • Alternativa: 'e'

    A contribuição do “O Homem Cordial” na formação do Brasil é, para Sérgio Buarque de Holanda, uma das principais chaves interpretativas do Brasil.

    Paulo Prado no seu livro Retrato do Brasil: Ensaio sobre a tristeza brasileira, dentro de uma lógica elitista, busca desvendar as origens remotas dos males que afligiam o país. Ele combate as visões românticas e exageradamente otimistas em relação ao futuro da nação, ao contrário, pensava ser o brasileiro um povo triste. 

    Gilberto Freyre, na obra Casa-grande & Senzala, descreve a sociedade patriarcal rural como a base da organização social e econômica do Brasil colonial.

    Caio Prado Jr. em seus livros desenvolve duas ideias fundamentais para sua crítica. A primeira trata-se da fundamentação de que o Brasil surgiu e se desenvolveu da expansão comercial do século XV e que esta teria relação com o capitalismo em formação. A colonização do Brasil, no plano mundial, possuiria aspectos de uma empresa comercial destinada a explorar recursos naturais de um território novo em proveito do comércio europeu. 


ID
1921294
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as seguintes afirmações a respeito da história do Brasil no século XX.

I. Ocorrido em 1945, no contexto das eleições e de forte crítica ao governo Vargas, o queremismo foi um movimento de massa em apoio à permanência de Getúlio Vargas no poder, manifestada pelo mote “nós queremos Getúlio”.

II. Criado na conjuntura da redemocratização do Brasil em 1955, o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) foi um dos principais centros de oposição ao projeto nacional-desenvolvimentista realizado por Juscelino Kubitschek.

III. O período entre o fim do Estado-Novo e o golpe civil-militar de 1964 foi marcado no estado do Rio Grande do Sul pela alternância de governo entre os conservadores vinculados à União Democrática Nacional (UDN) e os liberais ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ISEB e o desenvolvimentismo

    O ISEB foi criado pelo Decreto nº 37.608, de 14 de julho de 1955, como órgão do Ministério da Educação e Cultura. O grupo de intelectuais que o criou tinha como objetivos o estudo, o ensino e a divulgação das ciências sociais, cujos dados e categorias seriam aplicados à análise e à compreensão crítica da realidade brasileira e deveriam permitir o incentivo e a promoção do desenvolvimento nacional. O ISEB foi um dos centros mais importantes de elaboração teórica de um projeto que ficou conhecido como "nacional-desenvolvimentista".

    Criado ainda no governo Café Filho, o ISEB iniciou suas atividades quando Juscelino Kubitschek assumia a presidência da República e quando o país acelerava a sua industrialização, com a ampliação dos investimentos privados nacionais e estrangeiros, além do investimento estatal. Os intelectuais do ISEB apoiaram a política de desenvolvimento de JK, por considerá-la muito próxima das idéias que vinham formulando.

  • A única resposta correta é a letra A.

    Queremismo foi um movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Queremismo

    Renato agiu de má fé em dizer que a resposta é a II.

  • o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) FOI O PRINCIPAL VEICULO FEITO POR JK PARA DAR APOIO AO PLANO DESENVOLVIMENTISTA DE JK , NO CASO O PLANO DE METAS, O ISEB APOIOU FORTEMENTE , INCLUSIVE AS INDÚSTRIAS DE BASE , O QUE ERA FORTE FONTE DE CAPITAL DENTRO O PLANO DE METAS


ID
1921297
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao período da história brasileira compreendido entre 1964 e 1985, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A doutrina da Segurança Nacional foi elaborada nos Estados Unidos no pós-guerra, quando a União Soviética passou a ser vista como rival irreconciliável. A esse impasse deu-se o nome de guerra fria. Embora suas manifes-tações efetivas datem dessa época, as idéias autoritárias podem ser buscadas no final do século XIX e no início deste com a Filosofia Pragmática, que, não por acaso, nasceu nos Estados Unidos.

  • Gab B - Costa e Silva  foi o criador do AI 5


ID
1921300
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O recente processo de redemocratização da sociedade brasileira é marcado pelo uso político do passado e pelas disputas em torno da memória sobre os eventos da ditadura. Com relação a este assunto, considere as seguintes afirmações.

I. A noção de “ditabranda” é uma construção de sentido que sugere a ideia de um regime suave, em comparação com outros regimes autoritários, e minimiza o papel da repressão durante os governos militares desde 1964.

II. A criação da Comissão Nacional da Verdade, a partir de lei sancionada em 2011, insere-se dentro do III Programa Nacional dos Direitos Humanos, considerando como condição fundamental para a democracia o direito à memória e à verdade.

III. Em função da Lei de Anistia de 1979, o Estado brasileiro é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte de pessoas desaparecidas em decorrência da participação política durante a vigência do regime militar.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • III. Em função da Lei de Anistia de 1979, o Estado brasileiro é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte de pessoas desaparecidas em decorrência da participação política durante a vigência do regime militar. ( FALSO )

     

    A Lei da Anistia Política foi promulgada em 1979, no governo do presidente João Baptista Figueiredo, para reverter punições aos cidadãos brasileiros que, entre os anos de 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pelo regime militar.

     

    A lei garantia, entre outros direitos, o retorno dos exilados ao País, o restabelecimento dos direitos políticos e a volta ao serviço de militares e funcionários da administração pública, excluídos de suas funções durante a ditadura.

    Em 2002, uma nova lei foi promulgada para ampliar os direitos dos anistiados. Ela vale para pessoas que, no período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988, foram punidas e impedidas de exercerem atividades políticas. Além de receber indenizações, em prestação única ou mensal, que varia de acordo com cada caso, os beneficiados passaram a ter como garantia:

     

    1. A contagem do tempo em que o anistiado esteve forçado ao afastamento de suas atividades profissionais (ameaçado de punição, por exemplo) sem que se exija o recolhimento de nenhuma contribuição previdenciária;

     

    2. A conclusão de curso, em escola pública ou com prioridade para bolsa de estudo em escola particular, a partir do período letivo que foi interrompido ou o registro de diploma no caso de cidadão que concluiu curso em instituição de ensino no exterior;

     

    3. A reintegração de servidores públicos civis e de empregados públicos punidos, por interrupção de atividade profissional em decorrência de decisão dos trabalhadores, por adesão à greve em serviço público e em atividades essenciais de interesse da segurança nacional por motivo político.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/11/lei-da-anistia-poltica-reverteu-punicoes-da-epoca-da-ditadura

  • O erro da III está em "é atualmente impedido juridicamente de reconhecer a morte".

    O Estado brasileiro pode sim reconhecer a morte de pessoas desaparecidas neste período. O que não pode é punir legalmente os responsáveis pelos desaparecimentos e mortes.


ID
1921303
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as seguintes afirmações, relativas à história recente do Brasil.

I. O período entre 1986 e 1990 foi marcado pela estabilidade monetária, com a criação do plano cruzado, e pela recuperação da economia após a crise do petróleo da década de 1970.

II. Com ampla participação popular, mobilizada através do movimento das “Diretas Já!”, foram realizadas em 1985 as primeiras eleições diretas para a Presidência da República, sendo vitoriosa a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.

III. A Constituição de 1988 valorizou direitos políticos e sociais, reconheceu a organização social indígena e alterou o sistema tributário nacional, repassando aos estados e municípios parte dos recursos anteriormente destinados à União.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • alternativa C

    I- período de INSTABILIDADE, e não de estabilidade monetário

    II- não foram as primeira eleições diretas pra presidente!

  • esse item ll matou kkk

  • I. O período entre 1986 e 1990 foi marcado pela estabilidade monetária, com a criação do plano cruzado, e pela recuperação da economia após a crise do petróleo da década de 1970. (FALSO)

     

    Efeitos na economia ( EM 1986 ):

     

    - Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços;

     

    - Após alguns meses, começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento no país.

     

    - No final de 1986, o Plano Cruzado deixou de funcionar e a inflação voltou a crescer.

     

    II. Com ampla participação popular, mobilizada através do movimento das “Diretas Já!”, foram realizadas em 1985 as primeiras eleições diretas para a Presidência da República, sendo vitoriosa a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney. (FALSO)

     

    Após a enorme frustração causada com o indeferimento da Emenda Dante de Oliveira, o cenário político nacional passou por mais uma eleição conduzida pelo Colégio Eleitoral, órgão responsável pela escolha indireta do cargo de Presidente da República. ( O VOTO FOI INDIRETO E NÃO DIRETO COMO AFIRMA O ITEM II ).

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE:  https://brasilescola.uol.com.br/historiab/eleicoes-1985.htm


ID
1921306
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta referente às relações entre história, historiografia e cidadania no Brasil atual.

Alternativas

ID
1921348
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Considerando que a correção gramatical é um dos requisitos fundamentais da redação oficial, assinale, na questão, a alternativa em que o enunciado está de acordo com as normas do padrão culto da Língua Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • O '5' não deveria estar por escrito (cinco)?

  • Luciana Osowski tb fiquei com essa dúvida e encontrei a seguinte informação:

     

    " Escreva todo número abaixo de dez por extenso

    ex.: As nove máquinas compradas pela empresa apresentaram problemas.

     

    Exceções: unidades de medida, idade, tempo, datas, números de páginas, porcentagens, valores, proporções.

    Exemplos: 2 metros     32 anos     8h00     16 de novembro     Página 4     51%     R$ 50,00"

     

    Fonte: http://escreverbem.com.br/escrevo-numeros-por-extenso-ou-nao-2/


ID
1921351
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Considerando que a correção gramatical é um dos requisitos fundamentais da redação oficial, assinale, na questão, a alternativa em que o enunciado está de acordo com as normas do padrão culto da Língua Portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: B

     

     a) Se ele CONTIVESSE seu ímpeto, não perderia a compostura.

     b) Se o candidato MANTIVER sua dedicação aos estudos, logrará êxito no concurso.

     c) O candidato se ENTRETEVE com as conversas enquanto aguardava o início da prova.

     d) Quando o funcionário REPUSER os itens faltantes no estoque, poderei conferi-los.

     e) O fiscal de sala INTERVEIO na conversa dos candidatos.


ID
1921354
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o previsto na Constituição Federal, no capítulo dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    (A) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

    (B)XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    (C) XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

    (D) XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    (E) XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

  • Eu achei falha a interpretação. A alínea a não está errada também.
  • Nao entendi o erro da A e B

  • Não entendir o erro da letra A

     

  • Julgo como equívoco da banca, a letra A está certa.

  • Em relaçao a assertiva "A", acredito que o elaborador quis trabalhar com a REGRA do inciso "XI" do art. 5º.

    REGRA: a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador.

    EXCEÇÃO: salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

    Assim ao colocar uma das exceções dentro da regra invalidou a questão.

    Essa foi a minha interpretação para a questão.

  • Que eu saiba, por determinaçao judicial só pode durante o dia. Quando li piscou ERRADO pra mim...

  • Letra A, qualquer parte do dia, inclui-se à noite, a lei diz que não pode ser à noite, por isso a alternativa está errada.
  • Letra a:  art 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.  Ou seja, somente durante o dia e não em qualquer horário como diz a questão.

     

    Letra b:   Art 5ª, XIX -  as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; Esquematizando, para terem suas atividades suspensas -> NÃO NECESSITA TRÂNSITO EM JULGADO,  mas para serem DISSOLVIDAS -> NECESSITA  TRÂNSITO EM JULGADO

  • Usou a palavra dia em sentido amplo.

  • questão mal feita, né? vamos em frente...

  • A lei afirma durante o dia. E a questão qualquer horário do dia. Ou seja. Tem uma diferença entre "durante o dia" e "qualquer horário do dia". Eles induziram ao erro trocando as palavras.

  • gb e

    pmgoo

  • gb e

    pmgoo

  • GABARITO: LETRA E

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;

    FONTE: CF 1988

  • A - Art. 5º, XI, CF

    B - Art. 5º, XIX, CF

    C - Art. 5º, XXVII, CF

    D - Art. 5º, XL, CF

    E - Art. 5º, XXXV, CF

  • Galera, qualquer hora do dia inclui qualquer hora do dia, por isso a letra A esta incorreta.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A casa é asilo inviolável do indivíduo, mas, havendo determinação judicial, é possível nela penetrar, em qualquer horário do dia, sem o consentimento do morador.

    Errado. Por determinação judicial, o ingresso sem o consentimento do morador ocorre somente o dia. Aplicação do art. 5º, XI, CF: Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    Nesse sentido, Pedro Lenza: "(...) sem o consentimento do morador só poderá nela penetrar: por determinação judicial: somente durante o dia; (...) O que deve ser entendido por dia ou noite? Concordamos com Alexandre de Mores que o melhor critério seria conjugar a definição de parte da doutrina (das 6 às 18h) com a posição de Celso de Mello, que utiliza um critério físico-astronômico: a aurora e o crepúsculo."

    b) Para a suspensão das atividades de uma associação, é necessário o trânsito em julgado da decisão judicial que assim o determinar.

    Errado. Somente é necessário o trânsito em julgado no caso de dissolvição compulsória. Aplicação do art. 5º, XIX, CF: Art. 5º, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    c) O direito de utilização, publicação e reprodução de suas obras pertence exclusivamente aos autores e não se transmite aos seus herdeiros.

    Errado. É transmissível, sim, aos herdeiros, pelo tempo que a lei fixar, nos termos do art. 5º, XXVII, CF: Art. 5º, XVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

    d) A lei penal não retroagirá em hipótese alguma.

    Errado. Quando beneficiar o réu, a lei penal retroage, sim. Aplicação do art. 5º, XL, CF: Art. 5º, XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    e) A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 5º, XXXV, CF: Art. 5º, XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;

    Gabarito: E

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.


ID
1921357
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No bloco superior, estão listados tipos de “remédio constitucional”; no inferior, suas descrições e/ou características.

Associe corretamente o bloco superior ao inferior.

1. Habeas Data

2. Habeas Corpus

3. Mandado de Segurança Coletivo

( ) Pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional.

( ) Conceder-se-á sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por legalidade ou abuso de poder.

( ) Conceder-se-á para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

A sequência de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (D)

    3-Mandado de Segurança Coletivo = Pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional.

    2-Habeas Corpus= Conceder-se-á sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por legalidade ou abuso de poder.

    1-Habeas Data = Conceder-se-á para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

     

  • (  3 ) art. 5, LXX, a.

    ( 2 ) art. 5, LXVIII.

    ( 1 ) art. 5, LXXII, b.

  • Questão anulável. Não é por legalidade que se concede habeas corpuas, é por ILEGALIDADE.

  • (3) O mandado de segurança coletivo segue os mesmos pré-requisitos do mandado de segurança individual, portanto, se presta a defender direito líquido e certo. Ressalte-se, todavia, que o mandado de segurança coletivo se diferencia do mandado de segurança individual por ter como impetrante (= autor) partidos políticos/organizações sindicais/entidades de classe/associação com requisitos específicos no art. 5º, LXX, CF e, ainda, pela decisão proferida pelo juiz poder, por si só, alcançar várias pessoas. Vejamos o art. 5º, LXX, CF:

    [...]LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; 

    (2)  O habeas corpus tem como objetivo a garantia individual do direito de ir e vir. Vejamos o art. 5º, LXVIII, da CF:

    [...] LXVIII - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

    (1) O habeas data tem como objetivo garantir ao impetrante (=autor) o conhecimento e/ou retificação de informações pessoais que estejam em registros ou dados de entes do Governo ou que tenham caráter público. Vejamos o art. 5º, LXXII, da CF:

    [...] LXXII - conceder-se-á habeas data: [...]

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

    GABARITO: LETRA “D”


ID
1921360
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal dispõe em seu art. 8º que é livre a associação profissional ou sindical, determinando sejam observadas algumas regras, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • (A)
     
    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

  • Constituição Federal

     

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

     

    I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical; (Alternativa D)

     

    II - é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;

    III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;

    IV - a assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei;

     

    V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato; (Alternativa A - Gabarito)

     

    VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho; (Alternativa B)

     

    VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais; (Alternativa C)

     

    VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. (Alternativa E)

     

     

    VQV

     

     

    FFB

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos sociais/direitos dos trabalhadores urbanos e rurais/sindicatos nos termos da Constituição Federal.

    Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA:

    a) INCORRETA. NINGUÉM é OBRIGADO a se filiar ou a se manter filiado a sindicato. (art. 8º, V, CF).

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    [...] V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    b) CORRETA. A participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho é OBRIGATÓRIA. (art. 8º, VI, CF)

    Art. 8º. [...] VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

    c) CORRETA. O aposentado filiado tem direito de VOTAR e SER VOTADO, senão vejamos:

    Art. 8º [...] VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

    d) CORRETA. O Poder Público NÃO pode interferir ou intervir na organização sindical. NÃO é necessária autorização do Estado para fundação de um sindicato, sendo necessário, contudo, o REGISTRO NO ÓRGÃO COMPETENTE. A associação sindical é LIVRE. (art. 8º, I, CF)

    Art. 8º. [...] I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;

    e) CORRETA. A dispensa do empregado sindicalizado é vedada a partir do registro da candidatura e até um ano após o final do mandato, EXCETO no caso de FALTA GRAVE (art. 8º, VIII, CF).

    Art. 8º. [...] VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

    GABARITO: LETRA “A”


ID
1921363
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a afirmativa correta, considerando o que dispõe a Constituição Federal no capítulo intitulado “Da Nacionalidade”.

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Bizu=BA-HI-A-S


    Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.


    § 1º São símbolos da República Federativa do Brasil a BAndeira, o HIno, as Armas e o Selo nacionais.


    § 2º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.

  • SOBRE A ALTERNATIVA D:

    CF, Art. 12, § 2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

  • Olá galera...

    Tenho um blog e um canal no youtue com dicas para concursos e fiz uma postagem sobre nacionalidade. Vale a pena dar uma olhada...

    (Só pra constar, o blog não tem fins lucrativos, tá...é só pra nos ajudarmos mesmo, então qualquer dúvida é só entrar em contato)

    Blog: afincoconcursos.blogspot.com.br
    Link direto do blog: http://afincoconcursos.blogspot.com.br/2016/07/constitucional-brasileiro-nato-e.html
     

    Abraços

  • Gabarito: B.

     

    a) {ERRADA} Os que adquiram a nacionalidade brasileira na forma da lei são os brasileiros naturalizados;

    b) {CORRETA} Artigo 13, §1º, CF: São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais;

    c) {ERRADA} É privativo o cargo de ministro do STF e não do STJ;

    d) {ERRADA} A CF pode estabelecer distinções entre brasileiros natos e naturalizados (Art. 12, § 2º, CF: A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição);

    e) {ERRADA} Há exceções, nos termos do artigo 12, §4º, II:

    - reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira;

    - de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

  • Roberto Concurseiro, gostei do teu blog e os teus resumos são ótimos. 

    Parabéns.

  • BA-HI-A-S

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.

    § 1º São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.

    § 2º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.

    FONTE: CF 1988

  • A - Art. 12, I e II, CF

    B - Art. 13, p. 1º, CF

    C - Art. 12, p. 3º, IV, CF - Inclusive, o Min. Félix Fischer, do STJ, é naturalizado brasileiro, nascido na Alemanha.

    D - Art. 12, p. 2º, CF

    E - Art. 12, p. 4º, CF

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 sobre nacionalidade.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Os brasileiros que adquirem a nacionalidade na forma da lei são naturalizados, não natos. Art. 12, II, da CRFB/88: "São brasileiros: II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira".

    Alternativa B - Correta! Art. 13, § 1º, CRFB/88: "São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais".

    Alternativa C - Incorreta. O cargo não é privativo de brasileiro nato. Art. 12, § 3º, CRFB/88: "São privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa".

    Alternativa D - Incorreta. Art. 12, § 2º, CRFB/88: "A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição".

    Alternativa E - Incorreta. Art. 12, § 4º, CRFB/88: "Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:II - adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: a) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.


ID
1921366
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No capítulo referente aos Direitos Políticos, a Constituição Federal dispõe que são condições de elegibilidade as seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal

  • Art.14, paragrafo 3 da CF\88:Condiçoes de Elegibilidade;

    I-Nacionalidade Brasileira

    ,II- pleno exercicio direitos politicos,

     III alistamento eleitoral,

    IV domicilio eleitoral na circunscrição,

    V filiação partidaria,

    VI-a idade minima de 35 anos para Presidente e Vice-Presidente;

    30 anos para Governador e Vice-Governador;

    21 anos para deputado federal, estadual, distrital, prefeito, vice-prefeito e juiz de paz;

    18 anos vereador!!!!!!!!!!!

     

  • GABARITO ITEM D

     

    30 ANOS

  • Gabarito: Letra D

    Segundo Néviton Guedes: Condição de elegibilidade é o requisito, ou o pressuposto positivo, que deve ser preenchido para que o cidadão possa válida e positivamente exercer sua capacidade política passiva e, pois, lançar-se candidato.

    Vejamos as condições de elegibilidade previstas na Constituição.
    § 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
    I - a nacionalidade brasileira;
    II - o pleno exercício dos direitos políticos;
    III - o alistamento eleitoral;
    IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
    V - a filiação partidária;
    VI - a idade mínima de:
    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, VicePrefeito e juiz de paz;
    d) dezoito anos para Vereador.


    FORÇA E HONRA.

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO IV

    DOS DIREITOS POLÍTICOS

    Art. 14. VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

    FONTE: CF 1988

  • São condições de elegibilidade: "I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exercício dos direitos políticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domicílio eleitoral na circunscrição; V - a filiação partidária; VI - a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador" (letra D está correta).

    Resposta: D

  • Letra D

    30 anos para GOVERNADOR

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos políticos nos termos da Constituição Federal, mais especificamente quanto às condições de elegibilidade. As condições de elegibilidade são (art. 14, §3°, CF):

    (i) nacionalidade BRASILEIRA, 

    (ii) PLENO exercício dos direitos políticos, 

    (iii) alistamento eleitoral, 

    (iv) domicílio eleitoral NA CIRCUNSCRIÇÃO, 

    (v) filiação PARTIDÁRIA e, por fim, 

    (vi) ter a idade mínima requerida ao cargo. 

    Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a única que NÃO é condição de elegibilidade:

    a) INCORRETA. Essa é uma condição de elegibilidade (art. 14, §3°, I, CF).

    b) INCORRETA. Essa é uma condição de elegibilidade (art. 14, §3°, II, CF).

    c) INCORRETA. Essa é uma condição de elegibilidade (art. 14, §3°, III, CF).

    d) CORRETA. Essa NÃO é uma condição de elegibilidade. Isso porque a idade mínima para Governador de Estado é de TRINTA ANOS (art. 14, §3°, VI, b, CF).

    e) INCORRETA. Essa é uma condição de elegibilidade (art. 14, §3°, IV, CF).

    GABARITO: LETRA “D”

  • São condições de elegibilidade: "I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exercício dos direitos políticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domicílio eleitoral na circunscrição; V - a filiação partidária; VI - a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador" (letra D está correta).

    Resposta: D


ID
1921369
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas ao que dispõe a Constituição Federal a respeito do Ministério Público.

( ) A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas no art. 129 da Constituição Federal não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses.

( ) O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização.

( ) O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de doze membros nomeados pelo Presidente da República.

( ) O Conselho Nacional do Ministério Público escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre todos os membros que o integram.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (C)

    (V) § 1º - A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas neste artigo não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses, segundo o disposto nesta Constituição e na lei.

    (V) § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação

    (F) Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo

    (F) § 3º O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, vedada a recondução, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes:

  • CNMP -> C(5) + N(9) = 14 no MP

  • 1º V - A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas no art. 129 da Constituição Federal não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses.

    2º V - O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização.

    3º F - O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de doze membros nomeados pelo Presidente da República.

    4º F - O Conselho Nacional do Ministério Público escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre todos os membros que o integram.

     

  • A questão exige conhecimento acerca das funções essenciais à Justiça - do Ministério Público (MP) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    ( V ) A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas no art. 129 da Constituição Federal não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 129, § 1º, CF: Art. 129, § 1º A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas neste artigo não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses, segundo o disposto nesta Constituição e na lei.

    ( V ) O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 129, § 3º, CF: Art. 129, § 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.  

    ( F ) O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de doze membros nomeados pelo Presidente da República.

    Falso. Na verdade, o CNMP é composto de 14 membros e não 12. Aplicação do art. 130-A, caput, CF: Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo:    

    ( F ) O Conselho Nacional do Ministério Público escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre todos os membros que o integram.

    Falso. Na verdade, o Corregedor nacional será escolhido dentre os membros do MP que o integram. Aplicação do art. 130-A, § 3º, CF: Art. 130-A, § 3º O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, vedada a recondução, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes: 

    Portanto, a sequência correta é V – V – F – F.

    Gabarito: C


ID
1921372
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Considerando o que dispõe a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul – Lei Estadual n.º 7669/82, identifique nos parênteses abaixo, de acordo com a legenda fornecida, os Órgãos do Ministério Público.

Legenda:

OAS = Órgãos da Administração Superior do Ministério Público

OA = Órgãos de Administração do Ministério Público

OE = Órgãos de Execução do Ministério Público

( ) Promotorias de Justiça

( ) Procurador-Geral de Justiça

( ) Colégio de Procuradores de Justiça

( ) Conselho Superior do Ministério Público

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Art.5 da lei 8625-93: Sao Orgaos de Administração Superior do Ministerio Publico:

    I- Procuradoria Geral de Justiça;II- Colegio de Procuradores de Justiça; III -Conselho Superior do Ministerio Publico; IV - Corregedor Geral do Ministerio Publico.

    Art6 da lei 8625-93- Sao Orgaos de Administraçao do Ministerio Publico:

    I-Procuradoria de Justiça;

    II-Promotoria de Justiça;

    Art 7 da lei 8625-93- Sao Orgaos de Execução do Ministerio Publico;

    I- O Procurador Geral de Justiça;

    II-O Conselho Superior do Ministerio Publico;

    III-Os Procuradores de Justiça;

    IV-Os Promotores de Justiça

  • Alternativa Correta letra A.

    Lembrando que o CSMP é tanto Órgão da Administração Superior, quanto Orgão de Execução. 

  • Lei 7669/82 Art. 3º § 1º - São Órgãos da Administração Superior do Ministério Público:

    I - a Procuradoria-Geral de Justiça;

    II - o Colégio de Procuradores de Justiça;

    III - o Conselho Superior do Ministério Público;

    IV - a Corregedoria-Geral do Ministério Público

     

    § 2º - São, também, Órgãos de Administração do Ministério Público:

    I - as Procuradorias de Justiça;

    II - as Promotorias de Justiça;

     

    § 3º - São Órgãos de Execução do Ministério Público:

    I - o Procurador-Geral de Justiça;

    II - o Conselho Superior do Ministério Público;

    III - os Procuradores de Justiça;

    IV - os Promotores de Justiça.

  • Tendo em vista o disposto no art. 3.º Lei Estadual nº 7.669/1982 (Lei Orgânica do Ministério Público do Rio Grande do Sul), a sequência correta de preenchimento dos parênteses é:

    ( OA) Promotorias de Justiça

    ( OE ) Procurador-Geral de Justiça

    ( OAS ) Colégio de Procuradores de Justiça

    (OE ) Conselho Superior do Ministério Público

    Portanto, o gabarito é a letra A.

  • DA ORGANIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO - LEI Nº 8.625/93

     

    Dos Órgãos de Administração

    Art. 5º São órgãos da Administração:

    Procuradoria-Geral de Justiça;

    Colégio de Procuradores de Justiça;

    Conselho Superior do Ministério Público;

    Corregedoria-Geral do Ministério Público.

    Art. 6º São também órgãos de Administração do Ministério Público:

    Procuradorias de Justiça;

    Promotorias de Justiça.

     

    Dos Órgãos de Execução

    Art. 7º São órgãos de execução:

    Procurador-Geral de Justiça;

    Conselho Superior do Ministério Público;

    Procuradores de Justiça;

    Promotores de Justiça.

     

    Dos Órgãos Auxiliares

    Art. 8º São órgãos auxiliares:

    Centros de Apoio Operacional;

    Comissão de Concurso;

    Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional;

    Os órgãos de apoio administrativo;

    Os estagiários

    .

    Tenham força, foco e fé!

  • BIZU:

    Órgão de Execução>>>>> Os "O"e "Os" ou 3Pessoas e um Conselho

    Os Procuradores de Justiça

    Os Promotores de Justiça

    O Procurador-Geral de Justiça

    O CSMP

    Dos Órgãos Auxiliares

    Art. 8º São órgãos auxiliares:

    Centros de Apoio Operacional;

    Comissão de Concurso;

    Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional;

    Os órgãos de apoio administrativo;

    Os estagiários.

    O RESTANTE É ADMNISTRAÇÃO.

  • É só lembrar que o único que é ao mesmo tempo Órgão de Administração superior e de execução é o Conselho Superior.

    Mnemônico: Superior é os dois


ID
1921375
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa – Lei n.º 8429/92, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A: Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    ALTERNATIVA B: "Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública: art 11, inc. V - frustrar a licitude de concurso público";

     ALTERNATIVA C: Art. 2°: Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    ALTERNATIVA D: Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    ALTERNATIVA E: art 17 § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

     

    Gab: ALTERNATIVA C

     

  • FRUSTRAR A LICITUDE DE LICITAÇÃO = PREJUÍZO AO ERÁRIO

     

    FRUSTRAR A LICITUDE DE CONCURSO PÚBLICO = ATENTADO AOS PRINCÍPIOS

  • Porque a alternativa "D" está errada?

  •         Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função...

  • A questão D está errada, porque não é NOMEAÇÃO e sim POSSE e EXERCÍCIO.

  • a) Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    b) Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    V - frustrar a licitude de concurso público;

    c) Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior (*).

    * Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual.

    d) Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    e) Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.
    § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

     

  • A estratégia das bancas agora, nessas Leis mais fáceis é trocar as palavras, ou seja... ou o cara decora as palavras e não os conceitos ou vai pra rabeira da classificação.

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    b) ERRADO: Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: V - frustrar a licitude de concurso público;

    c) CERTO: Art. 2°: Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    d) ERRADO: Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    e) ERRADO: Art 17 § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

  • A alternativa B, o erro se dá devido o termo (LICITUDE). Se tivesse escrituro (ILICITUDE), estaria correta. Mas bancas sem vergonha, sempre mudam esses termos. Mas as boas, CESPE, FCC, VUNESP,não fazem esse tipo de cachorrada. Ao menos não vi ainda. 

     

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito determinar a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    Errado. A competência é do Ministério Público e não da autoridade administrativa, nos termos do art. 7º, caput, LIA: Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    b) Frustrar a licitude de concurso público é ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.

    Errado. De fato, trata-se de improbidade administrativa, porém, é na modalidade que atenta contra os princípios da administração pública, nos termos do art. 11, V, LIA: Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: V - frustrar a licitude de concurso público;

    c) Reputa-se agente público, para efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades por ela elencadas.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 2º, LIA: Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    d) A nomeação do agente público fica condicionada à apresentação da declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado.

    Errado. Cuidado!!! A posse e o exercício que ficam condicionados e não a nomeação, nos termos do art. 13, caput, LIA: Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    e) O Ministério Público será sempre parte nos processos que tenham por objeto atos de improbidade administrativa.

    Errado. O MP pode atuar como fiscal da lei (custus legis). Inteligência do art. 17, § 4º, LIA: § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. [Obs.: o verbo intervir foi conjugado erroneamente, o correto seria "intervier"].

    Gabarito: C


ID
1921378
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Relativamente aos direitos dos servidores públicos civis previstos na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: B

     

    A Constituição Estadual não impõe tais condições, apenas dispõe que:

     

    Art. 29. São direitos dos servidores públicos civis do Estado, além de outros previstos na Constituição Federal, nesta Constituição e nas leis:

    [...]

    IV - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

  • Art. 29. São direitos dos servidores públicos civis do Estado, além de outros previstos na Constituição Federal, nesta Constituição e nas leis:

    I - vencimento básico ou salário básico nunca inferior ao salário mínimo fixado pela União para os trabalhadores urbanos e rurais;

    II - irredutibilidade de vencimentos ou salários;

    III - décimo terceiro salário ou vencimento igual à remuneração integral ou no valor dos proventos de aposentadoria;

    IV - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    V - salário-família ou abono familiar para seus dependentes;

    VI - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada conforme o estabelecido em lei;

    VII - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    VIII - remuneração do serviço extraordinário, superior, no mínimo em cinqüenta por cento, à do normal;

    IX - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que a remuneração normal, e pagamento antecipado;

    X - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e da remuneração, com a duração de cento e vinte dias;

    XI - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    XII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

    XIV - proibição de diferenças de remuneração, de exercício de funções e de critério de admissão, por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

    XV - auxílio-transporte, correspondente à necessidade de deslocamento do servidor em atividade para seu local de trabalho, nos termos da legislação federal.

    Parágrafo único. O adicional de remuneração de que trata o inciso XIII deverá ser calculado exclusivamente com base nas características do trabalho e na área e grau de exposição ao risco, na forma da lei.

    GABA B

  • GABARITO: B

    Lembrando que com a emenda constitucional 78/20, que alterou a Constituição Estadual agora em fevereiro, a letra A também estaria errada por falar em "vencimento básico ou salário básico", a nova redação agora fala "remuneração total nunca inferior ao salário mínimo fixado pela União para os trabalhadores urbanos e rurais"

  • Mesmo com a alteração ocorrida na CE/RS, no ano de 2020, a alternativa C continua sendo a alternativa incorreta.

    Alternativa A - ok

    O vencimento básico ou o salário básico nunca será inferior ao salário mínimo fixado pela União para os trabalhadores urbanos e rurais.

    CE/RS Art 29, I - remuneração total (como observado pelo colega mkl.stuby) nunca inferior ao salário mínimo fixado pela União para os trabalhadores urbanos e rurais.

    Alternativa B - incorreta

    A remuneração do trabalho noturno somente será superior à do trabalho diurno se a atividade desenvolvida for penosa, insalubre ou perigosa.

    CE/RS Art.29, IV - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.

    Acrescendo que o Estatuto do Servidor do RS estabelece que:

    Art 113: O serviço noturno terá o valor-hora acrescido de 20%.

    PU - As disposições deste artigo não se aplicam quando o serviço noturno corresponder ao horário normal de trabalho.

    Alternativa C - ok

    Os riscos inerentes ao trabalho serão reduzidos por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

    CE/RS Art. 29, XII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

    Alternativa D - ok

    São proibidas diferenças de remuneração, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, cor ou estado civil.

    CE/RS Art. 29, XIV - proibição de diferenças de remuneração, de exercício de funções e de critérios de admissão, por motivos de sexo, idade, cor ou estado civil;

    Alternativa E - OK

    O servidor tem direito a repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

    CE/RS Art. 29, VII - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

  • Questão desatualizada

    A e B incorretas


ID
1921381
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No bloco superior, estão listadas as formas de provimento de cargo público; no inferior, suas respectivas descrições e/ou características, nos termos da Lei n.º 10.098/94 – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

Associe corretamente o bloco superior ao inferior.

1. Readaptação

2. Nomeação

3. Reversão

4. Aproveitamento

( ) Pode dar-se em caráter efetivo ou em comissão.

( ) Retorno à atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificada, por junta médica oficial, a insubsistência dos motivos determinantes da aposentadoria.

( ) Retorno à atividade do servidor em disponibilidade e far-se-á, obrigatoriamente, em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

( ) Forma de investidura de servidor estável em cargo de atribuições e responsabilidades mais compatíveis com sua vocação ou com as limitações que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (2)- art 9 da lei 8112-90- a nomeação se dara em carater efetivo ou comissao...

    (3)-art 25 da lei 8112-90- a reversao é o retorno a atividade de servidor aposentado;

    (4)-art 30 da lei 8112-90- o reaproveitamento e o retorno a atividade de servidor em disponibilidade com atribuiçoes e vencimento compativel ao anterior ocupado;

    (1)-art 24 da lei 8112-90- readaptação e a investidura do servidor em cargo de atribuiçoes e responsabilidade compativel com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade fisica ou mental verificada em inspeçao medica.

     

     

  • Desconsiderem o comentário do divino araujo que fala a respeito da lei 8112/90.A LEI EM QUESTÃO É A 

    LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 03 DE FEVEREIRO DE 1994,Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis/RS

    Art. 16 - A nomeação far-se-á:
    I - em caráter efetivo, quando se tratar de
    candidato aprovado em concurso público para
    provimento de cargo efetivo de carreira ou isolado;
    II - em comissão, quando se tratar de cargo de
    confiança de livre exoneração

    Art. 44 - Reversão é o retorno à atividade do
    servidor aposentado por invalidez, quando
    verificada, por junta médica oficial, a
    insubsistência dos motivos determinantes da
    aposentadoria
    Art. 51 - Aproveitamento é o retorno à atividade
    do servidor em disponibilidade e far-se-á,
    obrigatoriamente, em cargo de atribuições e
    vencimento compatíveis com o anteriormente
    ocupado.
    Art. 39 - Readaptação é a forma de investidura do
    servidor estável em cargo de atribuições e
    responsabilidades mais compatíveis com sua
    vocação ou com as limitações que tenha sofrido
    em sua capacidade física ou mental, podendo ser
    processada à pedido ou "ex-officio".

    GABA B


     

  • Embora os conceitos sejam parecidos,a banca falou na Lei n.º 10.098/94 RS ; A lei 8112-90-Estatuto dos servidores publicos federais.

     importante ir pela banca independente de qualquer coisa.

  • Não entendi o motivo desta questão ser classificada como "constituição estadual do rio grande do sul"...

  • B. 2 – 3 – 4 – 1.

    Art. 16 - A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de candidato aprovado em concurso público para provimento de cargo efetivo de carreira ou isolado;

    II - em comissão, quando se tratar de cargo de confiança de livre exoneração.

  • Para responder essa questão, vamos relembrar a nossa tabela-resumo sobre os tipos de provimento:

    Gabarito: Letra B

  • reVersão = Velho


ID
1921384
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a definição da resolução de tela no Sistema Operacional Windows, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (C)
     O correto seria paisagem.


ID
1921387
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para alterar o número de colunas de texto em um trecho de um documento do Microsoft Word, deve-se:

Alternativas
Comentários
  • (A)

      Clicar Layout da Página>>> Colunas>>>clicar na opção desejada. 

  • Ctrl + R Atualiza a janela aberta


ID
1921393
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto à segurança de acesso a sistemas de computador com uso de senhas, considere as seguintes afirmações.

I. Senhas aleatórias são consideradas mais fortes do que as criadas por humanos.

II. Senhas associadas a informações pessoais são consideradas fracas.

III. O uso de palavras conhecidas e familiares torna a senha mais segura por evitar a necessidade de anotá- la em um papel que pode ser encontrado por alguém interessado em efetuar acesso indevido.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • (D)

    III-Errada,pois é justamente o oposto.

  • A aleatoriedade das senhas geradas as fazem difíceis de serem adivinhadas.

     


ID
1921396
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação ao Microsoft PowerPoint, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Um elemento gráfico SmartArt é uma representação visual das suas informações e idéias. É possível criar elementos gráficos SmartArt escolhendo entre muitos layouts diferentes para comunicar sua mensagem de forma rápida, fácil e efetiva.

    https://support.office.com/pt-br/article/Saiba-mais-sobre-os-elementos-gr%C3%A1ficos-SmartArt-d4f31850-12c4-415a-956c-d5f30193d071

  • Gab. C

    -- na guia INSERIR, grupo ILUSTRAÇÕES, botão SmartArt.

  • Letra c.

    Vimos o SmartArt na aula de Word. Porém esse mesmo recurso também é usado no PowerPoint com a mesma finalidade.

    A letra a está errada, pois é possível incluir arquivos de vídeo em uma apresentação.

    A letra b está errada, pois é possível criar gráficos do Excel a partir de uma planilha embutida no arquivo do próprio PowerPoint, como visto na aula de Word.

    A letra d está errada, pois é possível inserir imagens de diversos arquivos. 

    A letra e está errada, pois vários tipos fontes podem ser usados em um mesmo slide.

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini