SóProvas



Prova Prefeitura de Mondaí - SC - 2019 - Prefeitura de Mondaí - SC - Assistente Administrativo


ID
3918373
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os princípios básicos da Administração Pública, julgue os itens a seguir:

I. Por conta do Princípio da Legalidade, a Administração Pública pode, por simples ato
administrativo, conceder direitos de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados; para tanto, ela não depende de lei.
II. No ordenamento jurídico brasileiro a Administração Pública não precisa obedecer ao princípio da impessoalidade.
III. O princípio da moralidade exige da Administração comportamento não apenas lícito, mas também consoante com a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade.
IV. O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos: pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito. C

    errada I. Por conta do Princípio da Legalidade, a Administração Pública pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados; para tanto, ela não depende de lei. 

    errada II. No ordenamento jurídico brasileiro a Administração Pública não precisa obedecer ao princípio da impessoalidade. 

    correta III. O princípio da moralidade exige da Administração comportamento não apenas lícito, mas também consoante com a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade.

    correta  IV. O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos: pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.

  • LIMPE

    O princípio da legalidade trata-se da valorização da lei acima dos interesses privados, ou seja, pessoais. Nesse sentido, a administração pública só pode ser exercida se estiver de acordo com as leis, fazendo com que a atuação do Executivo concretize somente a vontade geral dos cidadãos e cidadãs, ou seja, o princípio da legalidade vai contra a um comportamento personalista, favoritismos, entre outras práticas. A ideia é valorizar a cidadania e o interesse coletivo.

    O princípio da impessoalidade busca traduzir a noção de que a administração pública deve tratar todos os cidadãos e cidadãs sem discriminações. Divergências ou convergências políticas/ideológicas, simpatias ou desavenças pessoais não podem interferir na atuação e tratamento por parte dos servidores públicos. Nesse sentido, o próprio texto legislativo assegura que o ingresso em cargos e funções administrativas depende primordialmente de concursos públicos, a fim de assegurar a impessoalidade e a igualdade por parte dos concorrentes.

    O princípio da moralidade obriga os agentes públicos a atuarem em conformidade com os princípios éticos. Todo comportamento que vise confundir e/ou prejudicar o exercício dos direitos por parte da sociedade será penalizado pelo descumprimento do princípio em questão.

    O princípio da publicidade garante a transparência na administração pública. Nós vivemos em um Estado Democrático de Direito, ou seja, o poder pertence ao povo, assim não deve ocorrer qualquer tipo de ocultamento de informações por parte do poder público. É dever de todos os órgãos e instituições públicas disponibilizarem dados e informações a fim de honrar a prestação de contas para a sociedade. O sigilo é exceção para casos de segurança nacional ou outros motivos previstos em lei.

    O princípio da eficiência se resume no conceito da boa administração. Sem ferir o princípio da legalidade (ou seja, estando dentro da lei) é dever do servidor público atuar a fim de oferecer o melhor serviço possível preservando os recursos públicos.

  • Favor, avalie comigo:

    I. A criação de imposições ou restrições a particulares depende de lei.

    ex: não pode um decreto Municipal impor o não uso de minissaias.

     II. Limpe

    A administração precisa obedecer aos princípios.

     III. O princípio da moralidade envolve ética, boa -fé , lealdade.

    IV. A definição de eficiência se expande em :

    fazer bem , com qualidade , gastando menos.

  • A questão em tela versa sobre os princípios da Administração Pública.

    ANALISANDO OS ITENS

    Item I) Este item está errado, pois, conforme o princípio da legalidade, a Administração Pública não pode, por simples ato administrativo, sem que haja um respaldo legal (uma lei, por exemplo), conceder direitos de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados. Para que sejam feitas, aos administrados, a concessão de direitos, a criação de obrigações e imposição de vedações, faz-se necessária a edição de uma lei, podendo, por exemplo, haver uma regulamentação por meio de um decreto, o qual é um ato administrativo.

    Item II) Este item está errado, pois, conforme o caput, do artigo 37, da Constituição Federal, a Administração Pública precisa obedecer, sim, ao princípio da impessoalidade.

    * Sabendo que os itens "I" e "II" estão incorretos, já é possível saber o gabarito da questão.

    Item III) Este item está correto, pois traduziu corretamente o conceito inerente ao princípio da moralidade. Este preconiza, de um modo geral, que a Administração Pública e os administrados, ao tomarem as suas decisões, devem se atentar ao disposto nas leis, mas também devem seguir as ideias de justiça e equidade e os bons costumes.

    Item IV) Este item está correto, pois traduziu adequadamente o conceito inerente ao princípio da eficiência. Este preconiza que é possível se ter a análise sob dois aspectos. O primeiro aspecto se relaciona à atuação dos agentes públicos, de modo que estes devem sempre buscar os melhores resultados e a melhor produtividade no desempenho de suas funções. Já o segundo aspecto diz respeito à organização, de modo que se busque os melhores resultados na prestação do serviço púbico para atender às demandas da sociedade. Ressalta-se que o princípio da eficiência pode ser analisado sob a ótica de se concretizar o melhor resultado, utilizando-se a quantidade ideal de recursos públicos, sem que haja o desperdício destes.

    GABARITO: LETRA "C".

  • I. Por conta do Princípio da Legalidade, a Administração Pública pode, por simples atoadministrativo, conceder direitos de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados; para tanto, ela não depende de lei.II. No ordenamento jurídico brasileiro a Administração Pública não precisa obedecer ao princípio da impessoalidade.III. O princípio da moralidade exige da Administração comportamento não apenas lícito, mas também consoante com a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade.IV. O princípio da eficiência apresenta, na realidade, dois aspectos: pode ser considerado em relação ao modo de atuação do agente público, do qual se espera o melhor desempenho possível de suas atribuições, para lograr os melhores resultados; e em relação ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a Administração Pública, também com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.

  • Gab. C p/ você que será um/uma futuro(a) servido(a)! ACREDITE!!!

    Pela chance de nós concurseiros obtermos os direitos atuais dos servidores públicos!

    Pelo nosso justo esforço e abnegação!

    Pelas horas de estudo!

    Pelas noites em claro!

    Pelos dedos calejados de tanto escrever!

    Pelos olhos ardendo de tanto cansaço!

    Pelos momentos perdidos com a família!

    Pelas lagrimas de tristeza após um resultado ruim em uma prova!

    e Pela glória de ser finalmente aprovado(a) em um concurso!

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA

    #ESTABILIDADESIM

  • A questão exige conhecimentos dos princípios da Administração Pública e solicita que o candidato julgue cada uma dos itens. 


    I. Errado. O princípio da legalidade implica subordinação completa do administrador à lei. Significa que toda atividade administrativa deve ser autorizada por lei. Ou seja, tal princípio não tem o sentido mencionado na assertiva.


    II. Errado. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37, caput, CF).


    III. Correto. O princípio da moralidade impõe a observância de padrões éticos de conduta. Exige-se honestidade, lealdade e boa-fé de conduta.


    IV. Correto. Em virtude da aplicação do princípio da eficiência, buscam-se sempre os melhores resultados práticos com menos desperdício. Uma atuação eficiente é aquela realizada com presteza e, acima de tudo, um bom desempenho funcional.


    Gabarito do Professor: C


    -------------------------------------

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019. p. 66-79.

  • Nessa questão nem precisa ler tudo só ir por eliminação, na leitura nota-se que as duas primeiras estavam erradas, a única alternativa que não citavam as duas primeiras então é o gabarito

    Letra C


ID
3918376
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Adriana estava na aula de Direito Administrativo quando o professor Gastão informou à sala que o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância era denominado como autoexecutoriedade. Sobre a situação narrada, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Tipicidade: O ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas à produção de efeitos. só está presente em atos unilaterais.

    Imperatividade: A administração Pública impõe atos administrativos aos administrados independentemente da sua concordância

    I-poder de polícia originário : Quando o poder de polícia é exercido pela administração direta (ou seja, pessoas políticas)

    II-poder de polícia derivado : Quando o poder de polícia é exercido pela administração indireta (ou seja, pessoas administrativas), 

    Para não haver mais dúvidas com relação ao poder de polícia Administrativa e Judiciária:

  • Gabarito: C

    Gastão está totalmente equivocado. O atributo informado por Gastão é o atributo da imperatividade.

    Em virtude do atributo da imperatividade (ou coercibilidade), os atos administrativos são impostos pelo Poder Público a terceiros, independentemente da concordância destes

    A autoexecutoriedade consiste na possibilidade de os atos administrativos serem postos em execução diretamente pela Administração, por meios coercitivos próprios, sem que haja necessidade de intervenção prévia do Poder Judiciário. 

    Fonte: Direito administrativo / Ricardo Alexandre, João de Deus. – 4. ed., rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018. 

  • Além do conhecimento teórico, o raciocínio para responder também poderia ser:

    Gastão não está completamente correto, logo, se ele estivesse parcialmente correto, também estaria parcialmente equivocado, deste modo, a pergunta seria anulada.

    Com base nesse raciocínio, apenas a alternativa C estaria correta.

  • Não vai para prova sem saber :

    Imaperatividade: capacidade de impor obrigações independente da concordância do particular.

    AUTOEXECUTORIEDADE:

    Capacidade de executar independe do judiciário.

  • Imperatividade: em virtude do atributo da imperatividade (ou coercibilidade), os atos administrativos são impostos pelo Poder Público a terceiros, independentemente da concordância destes. A imperatividade é decorrência do poder extroverso do Estado, expressão que, nesse contexto, se traduz na prerrogativa de o Poder Público editar atos, de modo unilateral, constituindo obrigações para terceiros. O atributo da imperatividade representa um traço distintivo em relação aos atos de direito privado, porque estes somente podem obrigar os terceiros que manifestarem sua concordância.

  • Letra C

    Pois a questão traz a definição do atributo da imperatividade.

  • Atributo dos Atos Administrativos:

    Presunção de legitimidade= os atos administrativos estão conforme expressos na lei, salvo comprovado ao contrário. Existe também dentro da presunção de legitimidade a presunção de veracidade=que determina que os atos administrativos são verdadeiros.

    Autoexecutoriedade= os atos administrativos devem ser EXECUTADOS de forma direta e indireta, independem de autorização judicial.

    Tipicidade= definidas previamente pela lei como aptas à produção de efeitos, só está presente em atos unilaterais.

    Imperatividade= IMPÕE atos administrativos aos administrados independentemente da sua concordância

  • Trata-se da Imperatividade na verdade.

    a autoexecutoriedade está relacionada no modo pelo qual a adm publica executa algo sem que haja interferência do poder judiciário.

  • GAB "C"

    Bizu

    Autoexecutoriedade: independe de apreciação do Judiciário;

    Imperatividade: Independe de apreciação particular.

    Audaces Fortuna Juvat

  • Diz-nos Di Pietro: "Imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância." Gabarito: C
  • Imperatividade.

  • Foi a Dilma quem fez as assertivas?

  • A questão em tela versa sobre os atos administrativos e seus atributos e elementos (requisitos).

    Os atributos do ato administrativo, conforme a nossa atual jurisprudência, são presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, tipicidade e imperatividade.

    1) A presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos pode ser definida da seguinte forma: os atos administrativos são presumidos verdadeiros e legais até que se prove o contrário;

    2) A autoexecutoriedade dos atos administrativos pode ser definida da seguinte forma: os atos administrativos podem ser executados pela própria Administração Pública diretamente, independentemente de autorização dos outros poderes;

    3) A tipicidade dos atos administrativos pode ser definida da seguinte forma: é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos;

    4) A imperatividade dos atos administrativos pode ser definida da seguinte forma: os atos administrativos são impostos a todos independentemente da vontade do destinatário. A imperatividade traduz a possibilidade de a administração pública, unilateralmente, criar obrigações para os administrados, ou impor-lhes restrições.

    Os elementos ou requisitos do ato administrativo, conforme a nossa atual jurisprudência, são competência, objeto, motivo, forma e finalidade.

    Segue um mnemônico sobre o assunto:

    Atributos dos atos administrativos: "PATI"

    P - Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos;

    A - Autoexecutoriedade;

    T - Tipicidade;

    I - Imperatividade.

    Elementos/Requisitos do Ato administrativo: "CONFIFORMOB"

    CON = Competência;

    FI = Finalidade;

    FOR = Forma;

    M = Motivo;

    OB = Objeto.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração a explicação acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "c", na medida em que Gastão está totalmente equivocado, sendo que o atributo descrito por este se trata da Imperatividade.

    GABARITO: LETRA "C".

  • Imperatividade

  • Imperatividade. Nesse caso temos que lembrar da nossa mãe quando nós eramos pequenos, a mãe mandava, e a gente fala mãe eu não quero, e a mãe respondia, vc não tem que querer....

  • Atributos dos Atos Administrativos

    ·      Presunção de legitimidade: presume-se a legalidade e veracidade destes atos. Admite-se prova em contrário (juris tantum). Obs.: aqui há inversão do ônus da prova.

    ·      Autoexecutoriedade: não é necessária a intervenção do judiciário. O administrator pode realizar por si só, usando inclusive de força se preciso. Existe exceção: a multa não é autoexecutável – deve haver ação para executá-la.

    ·      Tipicidade: todos os atos devem estar previstos em lei.

    ·      Imperatividade: A adm. pública impõe dever de observância, independente de anuência do administrado. Há exceções: atos negociais como por exemplo a CNH: você deve solicitar ela, não é obrigado a ter.

    Letra C

  • Segue um mnemônico sobre o assunto:

    Atributos dos atos administrativos: "PATI"

    P - Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos;

    A - Autoexecutoriedade;

    T - Tipicidade;

    I - Imperatividade.

    Elementos/Requisitos do Ato administrativo: "CONFIFORMOB"

    CON = Competência;

    FI = Finalidade;

    FOR = Forma;

    M = Motivo;

    OB = Objeto.

    GAB: C

  • A imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de concordância.

    ***A coercibilidade refere-se à característica de impor um ato, independentemente de concordância do particular. Trata-se de uma expressão bastante ligada ao atributo da imperatividade.

    A autoexecutoriedade é o atributo pelo qual o ato administrativo pode ser posto em execução pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário.

  • ELEMENTOS OU REQUISITOS DE VALIDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVO

    COMPETÊNCIA OU SUJEITO

    Atribuição legal - Autoridade- ato vinculado

    FINALIDADE

    Interesse público- Prevista em lei - Ato vinculado

    FORMA

    Motivação- Exteriorização dos motivos- Ato vinculado

    MOTIVO

    Situação fática (fatos) e situação jurídica (lei)

    Justificar a prática do ato- ato discricionário

    OBJETO OU CONTEÚDO

    Efeitos produzidos - Próprio ato- Ato discricionário

    ATRIBUTOS OU CARACTERÍSTICAS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS)

    PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE (LEI) E VERACIDADE (VERDADE)

    UNIVERSAL

    Presente em todos os atos administrativos

    RELATIVA

    Admite prova em contrário

    inversão do ônus da prova- cabe ao destinatário provar

    AUTOEXECUTORIEDADE

    A administração vai executar diretamente suas decisões sem intervenção judicial.

    Exemplos: Interdição e etc

    Observação:

    Nem todo ato administrativo possui o atributo da autoexecutoriedade.

    Exemplo: multa

    TIPICIDADE

    Previsão legal / princípio da legalidade

    IMPERATIVIDADE

    Poder de império ou extroverso

    Administração vai impor suas obrigações independentemente de concordância ou anuência. 

  • imperatividade seria o correto

  • GABARITO LETRA C

     NO CASO DA QUESTÃO TERÍAMOS O ATRIBUTO DA IMPERATIVIDADE.

    *Imperatividade;

    *imposição de restrições e obrigações ao administrado sem necessidade de sua concordância.

    -----------------------------------------------

    *autoexecutoriedade.

    -- >  Autoexecutoriedade é a prerrogativa de que certos atos administrativos sejam executados imediatos e diretamente pela própria Administração, inclusive mediante o uso da força, independentemente de ordem ou autorização judicial prévia.

  • kkkkkkk Já pensou se essa moda de elaborar questões pega???

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    ''OS QUE PODENDO SE OMITIREM,SERÃO CÚMPLICES DA BARBÁRIE.''

  • IMPERATIVIDADE !! ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO.

  • gastão é um charlatão, se trata da imperatividade

    a autoexecutoriedade é o atributo pelo qual a adm pública pode dar sequência a seus atos sem necessidade de autorização de autorização por parte do judiciário

  • O correto é IMPERATIVIDADE. Autoexecutoriedade é a capacidade que a administração tem de praticar seus próprios atos sem precisar de autorização/ordem judicial.

  • Não confiem no professor Gastão. :D

  • Aí ele gastou (quem é do Rj, sabe, hahaha) nessa explicação.

  • Gastou maior onda esse Gastão

  • Sr. Gastão está totalmente errado, pois o atributo pelo qual o ato pode impor obrigatoriedade aos administrados independentemente da vontade deles é o atributo/qualidade IMPERATIVIDADE.


ID
3918379
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Carlos estava em uma grande discussão com Márcia sobre a rotina e expedição de protocolo. Carlos sustentava que o procedimento no qual o protocolo cadastra o documento em um sistema de controle (informatizado ou manual), atribuindo a ele um número codificado de acompanhamento era denominado de registro ou autuação, enquanto que Márcia sustentava se tratar da distribuição. Sobre a situação descrita, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • AFIRMAÇÃO CORRETA Carlos sustentava que o procedimento no qual o protocolo cadastra o documento em um sistema de controle (informatizado ou manual), atribuindo a ele um número codificado de acompanhamento era denominado de registro ou autuação.

    DISTRIBUIÇÃO: consiste na entrega dos documentos aos respectivos destinatários. A distribuição é a remessa dos documentos aos setores de trabalho, enquanto que a expedição consiste na remessa externa desses documentos.

    GAB: D

  • GABARITO LETRA D

    ATIVIDADES DE PROTOCOLO

    Recebimento: controle da entrada ou recepção dos documentos na instituição;

    Registro: leitura, identificação e cadastro dos dados de acesso do documento em sistema manual ou informatizado (origem, espécie, assunto, interessado, etc.).

    Autuação: formação ou abertura de processo a partir do documento entregue no protocolo (inserção de capa e atribuição de número de controle);

    Classificação: separação dos documentos por assunto ou por área.

    Expedição/distribuição: envio dos documentos aos destinatários (expedição = externa e distribuição = interna);

    Controle/movimentação: controle do andamento ou da tramitação dos documentos. É realizado por meio de sistema manual ou informatizado.

    Fé.

  • Mas o protocolo também não distribui?

    Eu trabalho em um e lá a gente que faz a distribuição do que chega pros setores...

  • De acordo com o gabarito da questão, entendo que Registro e Autuação são a mesma coisa, porém, por definição, não são. Marquei letra B.

  • registro é uma coisa, autuação é outra!
  • fiz uma questão que dizia que isso é classificação, é bem confuso essa matéria, autores obscuros.


ID
3918382
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A tipicidade é um dos atributos dos atos administrativos. Sobre a tipicidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

  • Gabarito: B

    Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a “tipicidade é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados”. Assim, de acordo com esse atributo, para cada finalidade que a Administração pretende alcançar deve existir um ato previamente definido na lei (ato nominado). 

    Na prática, este raciocínio funciona como uma garantia do administrado, pois impede que a Administração utilize discricionariamente das prerrogativas de direito público para editar atos imperativos e autoexecutórios em detrimento do interesse de particulares sem que haja previsão normativa para tanto. 

    Fonte: Direito administrativo / Ricardo Alexandre, João de Deus. – 4. ed., rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018.

  • A ) a tipicidade é uma garantia para o particular , uma vez que impede que a administração pratique atos sem previsão legal.

    C ) segundo a autora Maria Z. Di Pietro , só há tipicidade em atos UNILATERAIS NÃO É BILATERALLLLL

    D ) É justamente contrário.

  • Definição: adotando a primeira corrente, para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a “tipicidade é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados”

    Características: é contrária a autonomia da vontade e somente está presente nos atos unilaterais.

    Gabarito: B

  • A tipicidade só existe em relação aos atos unilaterais, ou seja, nas situações em que há

    imposição de vontade da Administração. Logo, não existe nos contratos, que dependem sempre da

    aceitação do particular. (Fonte: Material Estratégia Concursos).

  • A questão em tela versa sobre os atos administrativos e seus atributos.

    Os atributos do ato administrativo, conforme a nossa atual jurisprudência, são presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, tipicidade e imperatividade.

    A tipicidade dos atos administrativos pode ser definida da seguinte forma: é o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está errada, pois a tipicidade representa, sim, uma garantia para o administrado. Embora os atos administrativos sejam dotados de imperatividade e autoexecutoriedade, a tipicidade garante que haja um respaldo legal para a prática dos atos administrativos.

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Apesar de existirem alguns atos administrativos discricionários, ressalta-se que estes não são totalmente discricionários, sendo que os únicos elementos (requisitos) dos atos administrativos que podem ser discricionários são o motivo e o objeto. Nesse sentido, vale salientar que a forma, a competência e a finalidade dos atos administrativos são sempre vinculados. Diante disso, conclui-se que a tipicidade garante o conceito explanado, pelo fato de os atos administrativos deverem corresponder a figuras previamente definidas pela lei, sendo que esta irá definir os limites legais da discricionariedade dos atos administrativos.

    Letra c) Esta alternativa está errada, pois, conforme já explanado, a tipicidade existe também nos atos administrativos, sendo estes atos unilaterais.

    Letra d) Esta alternativa está errada, pois a tipicidade é definida como o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Conceito

    É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos. O presente atributo é uma verdadeira garantia ao particular que impede a Administração de agir absolutamente de forma discricionária. Para tanto, o administrador somente pode exercer sua atividade nos termos estabelecidos na lei.

    Somente está presente nos atos unilaterais. Não existe tipicidade em atos bilaterais, já que não há imposição de vontade da Administração perante a outra parte. É o caso dos contratos, onde a sua realização depende de aceitação da parte contrária.

  • Atributos dos Atos Administrativos

    ·      Presunção de legitimidade: presume-se a legalidade e veracidade destes atos. Admite-se prova em contrário (juris tantum). Obs.: aqui há inversão do ônus da prova.

    ·      Autoexecutoriedade: não é necessária a intervenção do judiciário. O administrator pode realizar por si só, usando inclusive de força se preciso. Existe exceção: a multa não é autoexecutável – deve haver ação para executá-la.

    ·      Tipicidade: todos os atos devem estar previstos em lei.

    ·      Imperatividade: A adm. pública impõe dever de observância, independente de anuência do administrado. Há exceções: atos negociais como por exemplo a CNH: você deve solicitar ela, não é obrigado a ter.

    Ademais, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer nada senão em virtude de lei (art. 5°, II, CF).

    Letra B

  • Atributos dos Atos Administrativos

    ·      Presunção de legitimidadepresume-se a legalidade e veracidade destes atos. Admite-se prova em contrário (juris tantum). Obs.: aqui há inversão do ônus da prova.

    ·      Autoexecutoriedade: não é necessária a intervenção do judiciário. O administrator pode realizar por si só, usando inclusive de força se preciso. Existe exceção: multa não é autoexecutável – deve haver ação para executá-la.

    ·      Tipicidade: todos os atos devem estar previstos em lei.

    ·      Imperatividade: A adm. pública impõe dever de observância, independente de anuência do administrado. Há exceções: atos negociais como por exemplo a CNH: você deve solicitar ela, não é obrigado a ter.

    Ademais, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer nada senão em virtude de lei (art. 5°, II, CF).

    GAB: B

  • ELEMENTOS OU REQUISITOS DE VALIDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVO

    COMPETÊNCIA OU SUJEITO

    Atribuição legal - Autoridade- ato vinculado

    FINALIDADE

    Interesse público- Prevista em lei - Ato vinculado

    FORMA

    Motivação- Exteriorização dos motivos- Ato vinculado

    MOTIVO

    Situação fática (fatos) e situação jurídica (lei)

    Justificar a prática do ato- ato discricionário

    OBJETO OU CONTEÚDO

    Efeitos produzidos - Próprio ato- Ato discricionário

    ATRIBUTOS OU CARACTERÍSTICAS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS)

    PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE (LEI) E VERACIDADE (VERDADE)

    UNIVERSAL

    Presente em todos os atos administrativos

    RELATIVA

    Admite prova em contrário

    inversão do ônus da prova- cabe ao destinatário provar

    AUTOEXECUTORIEDADE

    A administração vai executar diretamente suas decisões sem intervenção judicial.

    Exemplos: Interdição e etc

    Observação:

    Nem todo ato administrativo possui o atributo da autoexecutoriedade.

    Exemplo: multa

    TIPICIDADE

    Previsão legal / princípio da legalidade

    IMPERATIVIDADE

    Poder de império ou extroverso

    Administração vai impor suas obrigações independentemente de concordância ou anuência. 

  • GABARITO LETRA B

    *Os atributos do ato administrativo apresentados pela doutrina são; (presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, tipicidade, imperatividade, exigibilidade). ,

    *Tipicidade

     * tipicidade; é um atributo que decorre diretamente do principio da legalidade, impedindo que a administração pratique atos inominados (sem previsão legal).

    *não existem atos totalmente discricionários na tipicidade

    > Só existe tipicidade em atos unilaterais, porque os atos bilaterais, não há imposição de vontade da administração E dependerá sempre de aceitação do particular

    > Cada espécie de ato administrativo requer a devida previsão legal

    > Impede a prática de atos inominados (atos sem previsão legal).

    DICA!

    --- > Caso o ato seja um contrato administrativo. Ele poderá ser inonimado, pois dependem da vontade das partes

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    ''OS QUE PODENDO SE OMITIREM,SERÃO CÚMPLICES DA BARBÁRIE.''

  • Nunca haverá ato 100% discricionário ou arbitrário dada essa característica - TIPICIDADE

  • Como não amar o direito administrativo? a redação da alternativa B -correta- é linda.

  • GABARITO B

    os atos discricionários dentre as possibilidades previstas, todas estão na lei

  • E ai vem uma banca de prefeitura, de uma cidade de menos de doze mil habitantes, em uma prova de nível médio para assistente administrativo, e dá uma aula de como elaborar uma questão. Parabéns, Mondaí.

  • Com relação a letra C

    A tipicidade só existe com relação aos atos UNILATERAIS; existe nos contratos porque, com relação a eles, há imposição de vontade da Administração, que não depende sempre da aceitação do particular.

    Gabarito B.


ID
3918385
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

. Leia o trecho a seguir e responda ao que segue:

“Desse modo, pode-se dizer, por ora, que o ____________ executa, sinteticamente e numa primeira análise, as seguintes ações: recebimento da correspondência (malotes, balcão, entre outros); separação da correspondência oficial da particular; colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, contendo dados relativos à data, hora do recebimento, entre outras; elaboração de resumo do assunto; e, por fim, encaminhamento ao indivíduo ou órgão destinatário. O __________visa também ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a sua imediata localização. Além disso, o serviço de __________ é responsável pelas atividades de expedição de correspondências a outras instituições.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacun

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Protocolo: – denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.

    – denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento.

    – livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos.

    O protocolo pode ser dividido em 2 compartimentos:

    • recebimento e classificação;

    • registro e movimentação.

    O órgão de uma empresa responsável pela concentração das atividades chamadas de controle da documentação é o setor intitulado Protocolo e Arquivo, ou Protocolo e Expedição, ou algo parecido.

    Dicas de Prova:

    1) Protocolo – intimamente relacionado às atividades de controle;

    2) São consideradas atividades de controle:

    • recebimento;

    • classificação;

    • registro;

    • autuação;

    • distribuição;

    • movimentação (trâmite, fluxo);

    • expedição.

    3) Protocolo – ligado à entrada de documentos em um organismo;

    Expedição – ligada à saída de documentos em um organismo.

    4) Autuação – colocar na capa do processo o carimbo de protocolo – numerador/datador – de preferência, no canto superior direito.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Letra D

    Protocolo = É o controle da tramitação dos documentos, que permite acompanhar seus andamentos e prestar informações aos interessados em tempo real. Suas atividades são:

    -Recebimento.

    -Registro.

    -Autuação.

    -Classificação

    -Expedição/Distribuição.

    -Controle/movimentação.

    Obs: NÃO são atividades do protocolo = Eliminação, avaliação, empréstimo, arquivamento, microfilmagem, digitalização, não elabora despachos.

    Erros? Só avisar!!! RESISTA MESMO EM MEIO AO CAOS!!!

  • Protocolo

  • Quando o artigo entrega o gabarito rsrsrs

    Gabarito D


ID
3918388
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

. José Cláudio estava em um debate com seu colega de classe Luciano sobre o setor de protocolo e a classificação dos documentos. Luciano sustentava que a classificação de ostensivo ou ordinário é dada ao documento cuja divulgação não prejudica a administração; enquanto José Cláudio sustentava que essa era a classificação de documento sigiloso. De acordo com a situação narrada e as regras de arquivologia, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Luciano sustentava que a classificação de ostensivo ou ordinário é dada ao documento cuja divulgação não prejudica a administração;

    GAB: D

  • Letra D

    O posicionamento de Luciano está Correto.

    Classificação dos arquivos quanto à natureza do assunto:

    Sigilosos = Documentos de acesso restrito e que, por isso, exigem cuidados especiais quanto à custódia (guarda) e divulgação.

    Ostensivos = documentos cuja divulgação não prejudica a administração.

    Fonte: Estratégia Concursos. Erros? Mandem msg :)

  • josé claudio tava delirando


ID
3918391
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação à Redação Oficial e seus atributos, julgue os itens a seguir:

I. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto
que possibilita imediata compreensão pelo leitor.
II. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido
de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.
III. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o máximo de palavras.
IV. As comunicações oficiais devem ser sempre informais.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    III - Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o MÍNIMO de palavras. 

    IV. As comunicações oficiais devem ser sempre FORMAIS

  • GAB. A

    I. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. 

    II. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

    III. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o máximo de palavras. 

    IV. As comunicações oficiais devem ser sempre informais.


ID
3918394
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o processo administrativo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    L 9784 Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de ATÉ TRINTA DIAS PARA DECIDIR, salvo PRORROGAÇÃO POR IGUAL PERÍODO expressamente motivada.

  • Gabarito: B

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    A) Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

    C) Art. 2  A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    D) Art. 5  O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

  • Gabarito Letra B

    Sobre o processo administrativo, assinale a alternativa correta:

    a)As provas obtidas por meios ilícitos são permitidas nos processos administrativos. ERRADA.

    Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

    -------------------------------------------------------------------

    b)Quanto à decisão, a lei impõe à Administração o dever de decidir, estabelecendo o prazo de até 30 dias para fazê-lo, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada. GABARITO.

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    DICA!

    --- > encerrada a instrução: prazo de 10 dias para o administrado. [Art. 44]

    --- > Concluída a instrução: prazo de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias para administração. [Art. 49.]

    -------------------------------------------------------------------

    c) No processo administrativo não vigora o princípio da supremacia do interesse público. ERRADA

    Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    -------------------------------------------------------------------

    d)O processo administrativo nunca poderá ser instaurado de ofício. ERRADA

    Art. 5 O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    [ princípio da oficialidade]

  • A questão trouxe a regra na alternativa A, mas a exceção é que vale sim as provas obtidas ilicitamente para garantir a defesa do acusado!!!

    PERTENCELEMOS!

  • GABARITO: LETRA B

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    DO INÍCIO DO PROCESSO

    Art. 5º O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    DA INSTRUÇÃO

     Art. 30º São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

    DO DEVER DE DECIDIR

    Art. 49º Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o assunto de Processo Administrativo (lei 9.784 de 1999).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Conforme o artigo 30, da citada lei, são inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos. Logo, esta alternativa está incorreta.

    Letra b) Conforme o artigo 49, da citada lei, concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada. Portanto, esta alternativa está correta e é o gabarito em tela.

    Letra c) Conforme o inciso III, do Parágrafo Único, do artigo 2º, nos processos administrativos, será observado o critério da objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades. Logo, a partir deste dispositivo, depreende-se que há a supremacia do interesse público no que tange ao processo administrativo e, por isso, esta alternativa está incorreta. Ademais, o próprio caput, do artigo acima, dispõe que a Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Letra d) Conforme o artigo 5º, da citada lei, o processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado - princípio da oficialidade. Logo, esta alternativa está incorreta.

    GABARITO: LETRA "B".

  • CORRETA: LETRA B - O art. 49 da Lei 9784 faz homenagem ao princípio da razoável duração do processo. Vejam:

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até 30 DIAS para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

    LETRA E - INCORRETA. No processo administrativo vigora o princípio da oficialidade na instauração do processe, instrução e na revisão das decisões. Vide art. 2º, P.U., inciso XII:

    P.U. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XII - impulsão DE OFÍCIO do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados.

  • Letra B

    Lei nº 9.784/99

    Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

  • a não pode prova ilícita

    b correta, 30 dias para decidir, prorrogável uma vez por igual periodo

    c o interesse público é um princípio expresso no art 2/lei 9784

    d o processo adm pode ser instaurado por oficio ou a pedido de interessado

  • Questão elaborada incorretamente.

    Acerca do Processo Administrativo temos dois momentos: O PAD da Lei 8.112/90 Art. 167 no qual o prazo dado à autoridade julgar é de 20 dia. Por outro lado, temos a lei 9.784/99 com o Processo Administrativo em que no seu Art. 49 a autoridade tem 30 dias para julgar. Por isso a banca deveria citar o número da lei.


ID
3918397
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação aos objetivos da Área de Materiais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • “A administração de materiais visa colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõe o processo produtivo da empresa."

    “o objetivo principal de uma empresa é, sem dúvida, maximizar o retorno sobre o capital investido”

    FONTE: Dias, Marco Aurélio P., Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão, ed. Atlas, 6ª ed., pág.01

  • Gabarito: A.

     

    Para quem assinalou a alternativa C:

    É correto afirmar que uma das funções precípuas do administrador de materiais é minimizar o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, visando economia e eficiência? R - NÃO!! Uma das funções precípuas do administrador de materiais é OTIMIZAR o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, visando economia e eficiência.

  • A questão exige que tenhamos conhecimentos dos principais objetivos da gestão de materiais. Vamos analisar as alternativas e ver o que quais estão de acordo com o que se ensina sobre o tema.

    A - CORRETA. O bom gestor de materiais busca maximizar o uso dos materiais da organização. Maximizar uso dos materiais envolve evitar qualquer tipo de desperdício: excesso de estoque, aquisição de materiais desnecessários ou de baixa qualidade etc.

    B - INCORRETA. Falar que a área de materiais não possui objetivos é uma afirmação bastante leviana. Dentro alguns objetivos da área podemos citar o principal; suprir as demandas de material dos diversos setores da organização.

    C - INCORRETA. Pelo contrário, vide a alternativa A.

    D - INCORRETA. Uma afirmativa desse tipo mostra-se totalmente desconectada da realidade. Sem a gestão de materiais, as atividades das organizações privadas e públicas estariam totalmente comprometidas. Para que os recursos estejam disponíveis no momento adequado, nas condições adequadas e nas quantidades solicitadas, é preciso um processo cuidadoso de gestão dos itens em estoque.

    Ao analisar as alternativas, notamos que apenas uma apontou para um real objetivo relacionado à gestão de materiais. Portanto;

    GABARITO: A

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

  • GABARITO: LETRA A

    O maior objetivo de um gestor de recursos materiais é maximizar a utilização dos recursos materiais da empresa.

    O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. Para que isto aconteça adequadamente, é necessário ficar atento aos estoques de matérias primas e insumos, além da gestão de compras e logística dos mesmos.

  • Em casa também.

  • Essa que a maioria acerta tem gabarito comentado, e as que precisam não tem QC ajuda nois

  • Objetivos:

    1. Maximizar o atendimento das demandas dos clientes (externo e interno)
    2. Prover ambiente físico apropriado à boa movimentação
    3. Armazenamento que reduza os custos e maximize o atendimento

    Deve ser eficiente nas seguintes tarefas:

    1. Oferecer um atendimentos pontual aos clientes.

    2. Manter um controle dos itens, de modo que eles possam ser encontrados pronta e corretamente.

    3. Minimizar o esforço físico total e, consequentemente, o custo de transporte dos produtos para dentro e fora do depósito.

    4. Fornecer elos de comunicação com os clientes.

  • Objetivos da Área de Materiais

    O objetivo maior de um gestor de recursos materiais é maximizar a utilização dos recursos materiais da empresa. E isto Significa utilizar esses recursos da melhor forma possível, sem gastos desnecessários, sem perdas, sem desperdícios e sem afetar negativamente a operação da instituição.

    Rodrigo Rennó

  • Gente, não entendi. Maximizar uso de recursos materiais não quer dizer que vai gastar mais recursos materiais? o objetivo não é eficiência e fazer mais com menos? Marquei a C, mas o gabarito é A.

ID
3918400
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em relação ao atendimento ao público, é certo dizer que a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender o modo de pensar dele – conceito fundamental no marketing é denominada como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entendê-lo, de tentar compreender o que passa em sua mente, ‌como e por que se sente assim, porém não a partir da nossa perspectiva, mas tentando pensar como ele, com as suas crenças e valores.

    https://www.google.com/amp/s/amenteemaravilhosa.com.br/empatia-arte-compreender-emocoes/amp/

  • questão tão fácil que dá medo de ser pegadinha.

  • 3.3. Modelo SERVQUAL: utilizado para avaliar a qualidade de um serviço/buscando em 5 critérios (antes era 10 critérios foram reduzidos)

    critérios

    1º tangibilidade: qualidade das instalações/aparência/aspectos perceptíveis ao sentido humano

    2º confiabilidade: cumprir acordos/prestar os serviços de acordo com os requisitos

    3º presteza/responsividade: boa vontade/disposição em ajudar

    4º empatia: acessibilidade/comunicação/compreensão das necessidades do cliente

    5º garantia: competência: chá(conhecimento, habilidade e atitude), educação cortesia/credibilidade: reputação : imagem; honestidade/segurança: ausência de dúvidas, riscos ou perigos


ID
3918403
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Sobre os princípios do atendimento ao público, julgue os itens a seguir:

I. Eficiência significa que o atendimento deve ser ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes;
II. Interesse se trata da capacidade de aceitar o diferente. Um servidor interessado aceita atitudes que são diferentes das suas normas pessoais;
III. Presteza significa que é preciso ser gentil e veloz no tratamento de um assunto;
IV. Eficácia significa ter discernimento e ser reservado para que seja demonstrada a confiança e seriedade necessárias ao bom andamento do trabalho.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Eficiência significa que o atendimento deve ser ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes;

    CORRETA.

    Tolerância: trata-se da capacidade de aceitar o diferente. Um servidor tolerante aceita atitudes que são diferentes das suas normas pessoais.

    APRESENTOU O CONCEITO DE TOLERÂNCIA

    MAS AFIRMOU SER DE INTERESSE.

    Presteza significa que é preciso ser gentil e veloz no tratamento de um assunto;

    CORRETA.

    Discrição: quando do fornecimento de informações, é fundamental ter discernimento e ser reservado para que seja demonstrada a confiança e a seriedade necessárias ao bom andamento do trabalho.

    APRESENTOU O CONCEITO DE DISCRIÇÃO MAS AFIRMOU SE TRATAR DE EFICÁCIA.

  • Na minha opinião presteza não tem relação com gentileza.


ID
3918406
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Marianna estava com seu namorado Gabriel em uma tarde de estudos sobre comunicação oficial, quando ambos entraram em um debate sobre as barreiras da comunicação que surgem das emoções humanas, dos valores de cada um, de maus hábitos de escuta, das diferenças de sensitividade. Marianna sustentava se tratar de barreiras pessoais ou humanas, enquanto Gabriel sustentava se tratar de barreiras físicas. Assinale a alternativa correta em relação ao caso descrito:

Alternativas
Comentários
  • "tarde de estudos"

  • Gabarito D

    Barreiras pessoais ou humanas – A pessoas podem facilitar ou dificultar as comunicações. Tudo irá depender da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores, etc...

    Barreiras mecânicas ou físicas – Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Tenho a impressão de que foi a própria Marianna quem elaborou essa questão.

  • As mulheres estão sempre certas..rsrsrs

  • pode até ter rolado estudo mermo , nessa tarde ai.


ID
3918409
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Rogério foi incumbido da tarefa de elaborar uma correspondência oficial para um Ministro do Tribunal de Contas. Durante a redação, ficou em dúvida sobre qual vocativo deveria ser utilizado no texto oficial. Ao consultar o Manual de Redação Oficial da Presidência da República Rogério concluiu que o vocativo correto seria:

Alternativas
Comentários
  • O vocativo é uma invocação ao destinatário. Ele deve ser sempre seguido de vírgula. Abaixo as regras para o uso do vocativo: 

    • Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, devem ser utilizadas a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora, seguidos de vírgula. 

    • As demais autoridades, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo. 

    O uso de Digníssimo e de Ilustríssimo está abolido em comunicações oficiais.

  • Letra A

  • é uma bajulação total.kkk

  • Excelso... KKKKKKKK

  • Gabarito: Letra "A"


ID
3918412
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Em relação aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    A) O trabalhador não tem direito ao fundo de garantia do tempo de serviço.

    III - fundo de garantia do tempo de serviço;

    B) O trabalhador tem direito ao piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

    V - piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho;

    C) Não existe a licença-paternidade no ordenamento jurídico brasileiro.

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    D) O salário será sempre passível de redução.

    VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

  • Complemento:

    Súmula Vinculante 6

    Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os Direitos Sociais constitucionais.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Conforme o inciso III, do artigo 7º, da Constituição Federal, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais o fundo de garantia do tempo de serviço. Logo, esta alternativa está incorreta.

    Letra b) Conforme o inciso V, do artigo 7º, da Constituição Federal, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais o piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho. Portanto, esta alternativa está correta e é o gabarito em tela.

    Letra c) Conforme o inciso XIX, do artigo 7º, da Constituição Federal, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais a licença-paternidade, nos termos fixados em lei. Logo, esta alternativa está incorreta.

    Letra d) Conforme o inciso VI, do artigo 7º, da Constituição Federal, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais a irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo. Logo, via de regra, o salário não sofrerá reduções, salvo nos casos de convenção ou acordo coletivo, por isso, esta alternativa está incorreta.

    GABARITO: LETRA "B".

  • LEI 8.112: LICENÇA PATERNIDADE: 5 DIAS. FOCO NA LETRA DA LEI.(CF ADMITE A LICENÇA PATERNIDADE)

  • @Victor cesar.

    A 8112/90 é uma lei específica para servidores federais.

    Neste caso a licença paternidade está prevista tanto na constituição federal lá no art 7 inc XIX quanto na CLT.

    Na CF ela apenas traz um direito através de uma norma de eficácia limitada. Contundo a CLT traz o prazo de 5 dias.

    pertencelemos!

    insta: @Patlick Aplovado

  • O trabalhador tem direito ao piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

    Instagram : @thiagoborges0101


ID
3918415
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a liberdade de associação profissional ou sindical prevista na Constituição Federal assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

    VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

    VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

    Gab: B

  • Gab: B

    A) ERRADA: Todos são obrigados a se filiar ou se manter em sindicatos. >> CRFB/88, Art. 8, V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    B) CORRETA: É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. >> CRFB/88, Art. 8, VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei;

    C) ERRADA: O aposentado filiado não tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais. >> CRFB/88, Art. 8, o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

    D) ERRADA: Não há obrigatoriedade da participação do sindicato nas negociações coletivas de trabalho. >> CRFB/88, Art. 8, é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

  • Nossa, li isso hoje. A pessoa simplesmente deu control C e control V na alternativa B

  • Veja comigo ..

    A )Nninguém.

    ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    C ) VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

    D ) VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

  • Participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho é OBRIGATÓRIA.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os Direitos Sociais constitucionais.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Conforme o inciso V, do artigo 8º, da Constituição Federal, ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Logo, esta alternativa está incorreta.

    Letra b) Conforme o inciso VIII, do artigo 8º, da Constituição Federal, é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Portanto, esta alternativa está correta e é o gabarito em tela.

    Letra c) Conforme o inciso VII, do artigo 8º, da Constituição Federal, o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais. Logo, esta alternativa está incorreta.

    Letra d) Conforme o inciso VI, do artigo 8º, da Constituição Federal, é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho. Logo, esta alternativa está incorreta.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Assertiva B

    É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

  • Trata-se de questão acerca dos direitos sociais.

    A) Todos são obrigados a se filiar ou se manter em sindicatos.

    ERRADO. Art. 8º, V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

    B) É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

    CERTO. Art. 8º, VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

    C) O aposentado filiado não tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.

    ERRADO. Art. 8º, VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais;

    D) Não há obrigatoriedade da participação do sindicato nas negociações coletivas de trabalho.

    ERRADO. Art. 8º, VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.

  • É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

    Atentem-se :

    -->Se eleito

    --> Ou Até 1 ano após final do mandato

    Salvo --> cometer falta grave

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

    Instagram : @thiagoborges0101


ID
3918418
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marcelo e Andreia estavam em discussão sobre o direito de greve previsto na Constituição Federal. Marcelo sustentava que é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Andreia, por outro lado, sustentava que não é assegurado o direito de greve na Constituição Federal. De acordo com a carta constitucional, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

        § 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

        § 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

  • Lembrando que a Constituição Federal , determinação válida para as Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.

  • O Marcelão está certo.

    Não se esqueça de estamos diante de uma norma de eficácia limitada.

    Veja esta questão:

    A norma constitucional que trata do direito de greve do servidor público é considerada pela literatura e pela jurisprudência como norma de eficácia limitada.

  • DIREITO DE GREVE DOS SERVIDORES - APLICABILIDADE LIMITADA DE PRINCÍPIO INSTITUTIVO;

    DIREITO DE GREVE DOS CELETISTAS - APLICABILIDADE CONTIDA, RESTRINGÍVEL OU REDUTÍVEL.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os Direitos Sociais constitucionais.

    De acordo com o caput do artigo 9º, da Constituição Federal, é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

    Portanto, percebe-se que Marcelo está correto quanto às suas afirmações, ao passo que Andreia está equivocada.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está de acordo com o que foi explanado é a letra "a", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas.

    GABARITO: LETRA "A".

  • Eu acho esse gabarito bem questionável, uma vez que, consultando a CF/88, o Art. 9º disciplina que é assegurado o direito de greve aos trabalhadores, porém o art. 142, §3º, IV cita que "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve".

  • De acordo com o caput do artigo 9º, da Constituição Federal, é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

    O artigo 9º é aplicado aos servidores públicos (civis). Isto porque:

    Natureza e Vínculo da Função Militar

    Há dissenso na doutrina quanto à natureza da função militar. Isso porque a redação originária da Constituição Federal (CF/88) foi alterada pela Emenda Constitucional (EC) nº 18/98 conforme resumo abaixo:

    “i) a expressão “servidores públicos militares”, antes prevista no art. 42, foi suprimida;

    ii) o art. 42 foi realocado em uma nova seção (Seção III do Capítulo VII), intitulada de “Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios”, logo após a Seção II, cujo título é “Dos Servidores Públicos”;

    iii) no art. 142 foi inserido um terceiro parágrafo afirmando que “os membros das Forças Armadas são denominados militares”.

    Devido a essa alteração topográfica, parte da doutrina passou a considerar que os militares “ficaram excluídos da categoria [de servidores públicos], só lhes sendo aplicáveis as normas referentes aos servidores públicos quando houver previsão expressa nesse sentido, como a contida no artigo 142, § 3º, inciso VIII” (DI PIETRO, 2010). DI PIETRO. Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo – 23ª ed. – São Paulo: Atlas, 2010, p. 517.

     E ainda, conforme o entendimento do STF é vedado o direito de greve aos servidores públicos integrantes das carreiras de segurança pública:

    Ementa: CONSTITUCIONAL. GARANTIA DA SEGURANÇA INTERNA, ORDEM PÚBLICA E PAZ SOCIAL. INTERPRETAÇÃO TELEOLÓGICA DOS ART. 9º, § 1º, ART. 37, VII, E ART. 144, DA CF. VEDAÇÃO ABSOLUTA AO EXERCÍCIO DO DIREITO DE GREVE AOS SERVIDORES PÚBLICOS INTEGRANTES DAS CARREIRAS DE SEGURANÇA PÚBLICA. 1.A atividade policial é carreira de Estado imprescindível a manutenção da normalidade democrática, sendo impossível sua complementação ou substituição pela atividade privada. A carreira policial é o braço armado do Estado, responsável pela garantia da segurança interna, ordem pública e paz social. E o Estado não faz greve. O Estado em greve é anárquico. A Constituição Federal não permite. 2.Aparente colisão de direitos. Prevalência do interesse público e social na manutenção da segurança interna, da ordem pública e da paz social sobre o interesse individual de determinada categoria de servidores públicos. Impossibilidade absoluta do exercício do direito de greve às carreiras policiais. Interpretação teleológica do texto constitucional, em especial dos artigos 9º, § 1º, 37, VII e 144. 3.Recurso provido, com afirmação de tese de repercussão geral: “1 - O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. ARE 654432/GO, rel. orig. Min. Edson Fachin, red. p/ o ac. Min. Alexandre de Moraes, julgamento em 5.4.2017. (ARE-654432).

  • Art. 9° da CF 88

  • Gabarito:"A"

    CF,art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

  • gab: A

    CF88

      Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

  • Se pensar demais erra.

  • Andreia precisa estudar !

  • Olá, pessoal!

    A questão em tela cobra do candidato um conhecimento prévio sobre o direito de greve na Constituição Federal de 1988.

    No enunciado temos duas situações:

    1) Marcelo diz que a Constituição  trata de direito de greve;

    2) Andreia diz que a Constituição não trata do direito de greve;

    Pois bem, vejamos o que nos diz o art. 9º da CF:

    "Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.".

    A Constituição de 88 defende sim o direito a greve, Marcelo está correto.

    GABARITO LETRA A.
  • Marcelão esta alinhado com a Constituição

  • Marcelão perdeu o sexo nesse dia.

  • -->A greve de trabalhadores civil é totalmente permitida. Não confunda com a greve militar, essa sim é vedada pela C.F. ----->Militar não faz greve.

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

    Instagram : @thiagoborges0101

  • homem sempre ta certo kkkkkkkk

  • Eu disse que estava certo! Rumo a aprovação.


ID
3918421
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O professor de arquivologia João Paulo estava ensinando a turma do 3º período de Arquivologia sobre os métodos de arquivamento. Durante a aula comentou sobre um método no qual a ordenação ocorre de acordo com o assunto do documento. Trata-se do método:

Alternativas
Comentários
  •  o método ideográfico organiza os documentos por assunto. A classificação, em geral, é feita por temas básicos, que podem ser divididos em diferentes composições. São exemplos de documentos arquivados pelo método ideográfico, aquelas pastas classificadas, por exemplo, “folha de pagamento”, “escalas de trabalho” etc.

    GAB: C

  • Método Ideográfico ou por Assunto:

    → É baseado nos assuntos tratados em cada documento, o que torna difícil a aplicação e mais sujeito a erros. Indicados para grandes quantidades.

    Gabarito: Letra C

  • Ideográfico


ID
3918424
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Rafael estava conversando com seu colega Marcelo sobre a Redação Oficial e o Padrão Ofício. Durante a conversa, ficaram em dúvida sobre o que seria o endereçamento. Ao consultarem o Manual de Redação da Presidência da República concluíra que:

Alternativas
Comentários
  • O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.

  • Endereçamento 

    De acordo com o apresentado pelo Manual de Redação da Presidência da República, esse elemento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Ele é composto pelas seguintes partes: 

    • Vocativo: na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente, conforme estudado na aula “as comunicações oficiais", em “pronomes de tratamento"; 

    • nome: nome do destinatário do expediente; 

    • cargo: cargo do destinatário do expediente; 

    • endereço: endereço postal de quem receberá o expediente.

  • Endereçamento:

    O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.

    Nele deverão constar os seguintes elementos:

    a) vocativo: na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente;

    b) nome: nome do destinatário do expediente;

    c) cargo: cargo do destinatário do expediente;

    d) endereço: endereço postal de quem receberá o expediente, dividido em duas linhas: primeira linha: informação de localidade/logradouro do destinatário ou, no caso de ofício ao mesmo órgão, informação do setor; segunda linha: CEP e cidade/unidade da federação, separados por espaço simples. Na separação entre cidade e unidade da federação pode ser substituída a barra pelo ponto ou pelo travessão. No caso de ofício ao mesmo órgão, não é obrigatória a informação do CEP, podendo ficar apenas a informação da cidade/unidade da federação; e

    e) alinhamento: à margem esquerda da página.

    O pronome de tratamento no endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência terá a seguinte forma:

    “A Sua Excelência o Senhor” ou “A Sua Excelência a Senhora”.

    Quando o tratamento destinado ao receptor for Vossa Senhoria, o endereçamento a ser empregado é “Ao Senhor” ou “À Senhora”. Ressalte-se que não se utiliza a expressão “A Sua Senhoria o Senhor” ou “A Sua Senhoria a Senhora”. 

  • Conforme o Manual (2018, p. 29):

    O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.

    Gab. C

    Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Endereçamento

    É o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial. Pg. 23

    É a parte do documento que informa quem receberá o expediente. PG. 28


ID
3918427
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“É o dispositivo físico onde são instalados o sistema operativo, os programas/aplicações e onde são gravadas as informações de texto, imagens, músicas etc. É considerado uma unidade de memória secundária”.

O trecho acima se refere ao:

Alternativas
Comentários
  • A- Disco rígido

  • Assertiva A

    O trecho acima se refere ao: Disco rígido.

  • Memória secundária é basicamente o local onde os arquivos ficam gravados.
  • Memória secundária é do tipo que não podem ser endereçada diretamente pela CPU, os dados precisam ser carregados na memória principal antes de eles serem tratados pelo processador.Permite guardar os dados permanentemente. Ex: os discos rígidos, CDs ...

    Memória primária, trata-se dos tipos de memória que o processador pode endereçar diretamente.Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento.Ex: a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.

  • Questão da pra ser feita somente por anulação, só sobra disco rígido.

  • Questão muito fácil, você pode apenas ir anulando um por um, não tem erro.

  • GABA: A

    Q-1306898

    QUESTÃO DE 2020- BANCA COTEC

    "O disco rígido é o principal dispositivo de armazenamento de dados em um computador. Ele pode armazenar quaisquer tipos de dados, como vídeos, fotos, músicas, documentos e outros arquivos copiados, criados ou baixados."

     


ID
3918430
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marcelinho estava estudando conhecimentos básicos sobre informática, notadamente sobre segurança da informação, quando se deparou com a palavra “criptografia”. Marcelinho ficou curioso e buscou auxílio do professor André, que prontamente lhe informou que criptografia consiste:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    No termo que designa qualquer técnica para embaralhar dados de tal forma que eles só poderão ser compreendidos por quem possuir uma chave de decodificação apropriada.

    código de César  = zabele

  • Criptografia tem origem grega e significa "a arte de escrever em códigos de forma a esconder a informação na forma de um texto incompreensível"

    Principal garantia da criptografia ---> CONFIDENCIALIDADE

    .CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA= quem envia e quem recebe devem possuir a mesma chave (privada).

    .CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA= chaves diferentes. Cifra com a chave PÚBLICADecifra a mensagem com a chave PRIVADA QUE SOMENTE O DESTINATÁRIO POSSUI.

    Informações do PDF (segurança da informação) - Professor Fabrício Melo - Grancursos

    "Quem acredita sempre alcança"

  • No termo que designa qualquer técnica para embaralhar dados de tal forma que eles só poderão ser compreendidos por quem possuir uma chave de decodificação apropriada.

  • No caso eu ja sabia, só perguntei de onda mesmo.

  • só poderão ser compreendidos por quem possuir uma chave de decodificação OU por esposas, companheiras ou namoradas desconfiadas,


ID
3918439
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    Sabendo esta regra, matamos a questão: as paroxítonas com ditongo aberno tônico EI e OI não são mais acentuadas. 

     a) Cérebro, instrúmento, platéi→ INCORRETO, conforme regra acima.
     b) Miopía, líquido, jói→ INCORRETO, conforme regra acima.
     c) sica, açaí, réptil → CORRETO. Respectivamente, proparoxítona, regra dos hiatos e paroxítona terminada em -l.
     d) Herói, alcatéia, paranóico → INCORRETO, conforme regra acima.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Correção das palavras

    a) Cérebro, instrúmentoplatéi→ Incorreto............. instrumento, plateia

    b) Miopía, líquido, jói→ Incorreto................................. miopia, joia

    c) sica, açaíréptil → Gabarito.............................................

    d) Herói, alcatéiaparanóico → Incorreto..................... alcateia, paranoico

  • Leve para a prova:

    Acentuamos os monossílabos terminados em ditongo aberto e as oxítonas terminadas dessa maneira, mas não as paroxítonas.

    Monossílabos: véu, véus, réis, dói, sóis

    Oxítonas: fiéis, papéis, chapéu, herói, Niterói, anzóis, destrói.

    Bons estudos!

  • Não acentua-se mais os ditongos abertos ÉU, ÉI, ÓI, seguidos ou não de -s em palavras paroxítonas.

ID
3918442
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

     a) A multidão gritaram palavras de protesto → INCORRETO. Temos um sujeito simples com núcleo no singular. CORREÇÃO= a multidão gritou.
     b) Nós iremos comprar os ingredientes que falta → INCORRETO. O sujeito é o pronome relativo "que"; ele retoma o substantivo no plural "ingredientes", logo a concordância deve ser realizada no plura. CORREÇÃO= os ingredientes que faltam.
     c) Mais de um aluno compareceram à prova → INCORRETO. Quando o sujeito é precedido por expressões como cerca de, mais de, menos de e outras que indicam quantidade aproximada, o verbo concorda com o numeral. CORREÇÃO= mais de um aluno compareceu. 
     d) Carla e eu compramos bons livros → INCORRETO. Temos um sujeito composto (formado por dois núcleos). A concordância está sendo feita corretamente no plural. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito. Esporadicamente, no entanto, foge-se à regra geral e faz-se a concordância de modo distinto. 

    a) A multidão gritaram palavras de protesto.

    Incorreto. Há somente um núcleo do sujeito (multidão) e com este concorda o verbo. Correção: "A multidão gritou palavras de protesto";

    b) Nós iremos comprar os ingredientes que falta.

    Incorreto. O verbo "faltar" deve concordar com o sujeito "ingredientes". Correção: "Nós iremos comprar os ingredientes que faltam";

    c) Mais de um aluno compareceram à prova.

    Incorreto. Quando o sujeito for constituído pela expressão "mais de um", o verbo fica no singular, salvo em casos em que houver reciprocidade de ação (p.ex. mais de um se agrediram, mais de um se casaram, etc.). Correção: "Mais de um aluno compareceu à prova";

    d) Carla e eu compramos bons livros.

    Correto. Há dois núcleos ("Carla" e "eu") e com estes concorda o verbo.

    Letra D


ID
3918445
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a regência do verbo esteja empregada de forma correta:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

     a) Ana aspira o papel principal na novela → INCORRETO. O verbo -aspirar, com sentido de almejar algo, é transitivo indireto e rege um complemento iniciado pela preposição "a". Preposição "a" + artigo definido "o" que acompanha o substantivo masculino -papel= ao papel.
     b) Os alunos obedecem à professora → CORRETO. O verbo -obedecer é transitivo indireto e rege um complemento iniciado pela preposição "a". Preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino -professora= crase= à professora. 
     c) Marina visa um cargo maior → INCORRETO. O verbo -visar, com sentido de ter como objetivo algo, é transitivo indireto e rege um complemento iniciado pela preposição "a". Preposição "a" + artigo indefinido "um"= a um cargo.
     d) Preferimos doces do que salgados → INCORRETO. Quem prefere, prefere alguma coisa a outra e não "do que" outra. CORREÇÃO= preferimos doces a salgados.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto).

    Abaixo, algumas siglas a fim de atalhar a resolução:

    VTD: Verbo Transitivo Direto

    VTI: Verbo Transitivo Indireto

    VTDI: Verbo Transitivo Direto e Indireto

    VI: Verbo Intransitivo

    a) Ana aspira o papel principal na novela.

    Incorreto. Segundo Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p.76, o verbo "aspirar", no sentido de desejar ardentemente, é VTI e pode reger três distintas preposições: "a", "para" e "por", embora estas duas últimas tenham uso raríssimo. Correção: "Ana aspira ao papel (...)";

    b) Os alunos obedecem à professora.

    Correto. De acordo com Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p.380, o verbo "obedecer", quando transitivo, pode ser VTD e VTI (caso em que regerá preposição "a"). Além da frase em tela, há também disponível esta redação: "Os alunos obedecem a professora";

    c) Marina visa um cargo maior.

    Correto. Ainda evocando Celso Pedro Luft, em Dicionário Prático de Regência Verbal, p.534, o verbo "visar", na acepção de ter em vista alguma coisa, pode ser VTD e VTI (caso em que regerá preposição "a"). O dicionarista ainda elenca uma variedade de exemplos:

    I - "Aquilo não visava outro interesse." (Aluísio Azevedo)

    II - "Geralmente nós não visamos o mal, visamos o remédio." (Mário de Andrade)

    III - "... visando apenas os interesses do povo." (Érico Veríssimo)

    d) Preferimos doces do que salgados.

    Incorreto. O verbo "preferir", quando coteja, compara dois elementos, é VTDI e rege preposição "a". A construção "do que", recorrentemente acompanhante, fere a norma culta. Correção: "Preferimos doces a salgados".

    Gabarito da banca: Letra B

    Gabarito do monitor: Letras B e C

  • a) aspira AO papel principal (sentido de almejar);

    b) CORRETO. Quem obedece, obedece a alguém (prep. a exigida pelo verbo + artigo a = crase);

    c) Visa A um cargo maior (sentido de almejar);

    d) preferimos doces A salgados (prefiro isso a aquilo).

  • Complemento objetivo...

    A) Ana aspira Ao papel principal na novela.

    Aspirar no sentido de Solver / respirar - VTD

    Aspirar no sentido de Almejar - VTI - (A)

    ----------------------------------------------

    B) Os alunos obedecem à professora.

    Obedecer é VTI ( A)

    -------------------------------------------------

    C) Marina visa( a ) um cargo maior.

    Visar pode ser usado no sentido de :

    Mirar = VTD- Visou a perna do bandido

    Almejar / ter em mente - VTI (A) Ele visava a um bom emprego.

    D) Preferimos doces do que salgados.

    A regência de preferir é preferir algo a algo.

  • gab B

    obedecer = regência com preposição A / AO

  • quem obedece, obedece a alguém 

  • GABARITO: B

    O verbo "obedecer" É V.T.I, ou seja, pede preposição.


ID
3918448
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à regência nominal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

     a) Estou acostumado de comer pouco → INCORRETO. Estou acostumado a algo e não "de". CORREÇÃO= acostumado a comer pouco.
     b) Gabriela está desgostosa pela vida → INCORRETO. Está desgostosa com algo e não "por". CORREÇÃO= está desgostosa com a vida.
     c) Sofia está descontente com o trabalho → CORRETO. Está descontente com alguma coisa= com o trabalho. 
     d) Tenho aversão de moscas → INCORRETO. Tenho aversão a algo e não "de". CORREÇÃO= aversão a moscas.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Em resumo, o teor da regência nominal é tratar da relação entre termos regentes (adjetivo, advérbio e substantivo) e regidos (complementos), feita por meio de preposição.

    a) Estou acostumado de comer pouco.

    Incorreto. O adjetivo "acostumado" rege duas preposições: "a" e "com";

    b) Gabriela está desgostosa pela vida.

    Correto. O adjetivo "desgostoso" rege três preposições: "com", "de" e "por";

    c) Sofia está descontente com o trabalho.

    Correto. O adjetivo "descontente" rege três preposições: "com", "contra" e "de";

    e) Tenho aversão de moscas.

    Incorreto. O substantivo "aversão" rege duas preposições: "a" e "por".

    Gabarito da banca: Letra C

    Gabarito do monitor: Letras B e C

    Referência bibliográfica: Dicionário Prático de Regência Nominal, de Celso Pedro Luft.

  • Quem está descontente está COM ALGO

  •  a) Estou acostumado de comer pouco. (ACOSTUMADA COM)

     b) Gabriela está desgostosa pela vida. (DESGOSTOSA COM)

     c) Sofia está descontente com o trabalho.GABARITO

     d) Tenho aversão de moscas. (AVERSÃO A)

  • GABARITO: C

    a) Estou acostumado de comer pouco.

    Acostumada com.

     b) Gabriela está desgostosa pela vida.

    Desgostosa com.

     c) Sofia está descontente com o trabalho.

     d) Tenho aversão de moscas.

    Aversão a.


ID
3918451
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Assinale a alternativa que emprega corretamente o acento indicador de crase:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta seria letra D.

    Porém, entendo o motivo da anulação. No enunciado o autor da questão pedi por uma alternativa que tenha o emprego correto do acento indicativo de crase. No entanto, ele coloca como única alternativa correta, a que não possuí crase.

    Nessa o examinador moscou!

    Força, foco e fé

    1% melhor a cada dia.


ID
3918454
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o emprego da colocação pronominal esteja correto:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

     a) Jamais convidar-te-ei ao meu aniversário! → INCORRETO. Advérbio de tempo "jamais" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=antes do verbo >>> jamais te convidarei).
     b) Alunos, se comportem na presença do diretor → INCORRETO. Não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a colocação pronominal em ênclise (= após o verbo: comportem-se).
     c) Leia o formulário antes de o preencher → CORRETO. 
     d) Não convidá-lo-ei para meu casamento → INCORRETO. Advérbio de negação "não" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=antes do verbo >>> não o convidarei).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Posso estar equivocada, mas penso que a letra B também esteja correta.

    Não se pode iniciar frase com pronome átono, mas após a vírgula não tem essa proibição (Apenas se houver verbo no futuro,que no caso a ênclise seria obrigatória).

    Talvez a banca tenha adotado um entendimento de que não é possível o uso da próclise, mas é bom saber que isso não é o único entendimento.

    Vejam:

    Não tardou a se adequar às normas que, embora injustas, se aplicavam a todos.

    Não tardou a se adequar às normas que, embora injustas, aplicavam-se a todos.

    Nesse caso, ambas as frases estão corretas.

    ''A primeira noção que impera nesse caso reside no fato de que a vírgula, denotando uma pausa, predispõe o uso da ênclise, embora não seja algo obrigatório''

    Link: https:// mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/colocacao-pronominal-casos-virgula.htm

    Dessa forma a B estaria correta também.

    Alunos, se comportem na presença do diretor

    Alunos, Comportem-se na presença do diretor.

    Como disse, a banca pode ter adotado outro posicionamento, isso aí.

  • A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo. p.ex. não se realiza trabalho voluntário), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal, p.ex. realizar-se-á trabalho voluntário) e ênclise (após o verbo, p.ex. realiza-se trabalho voluntário). 

    a) Jamais convidar-te-ei ao meu aniversário!

    Incorreto. O advérbio "jamais" atrai para perto de si o pronome "te", ainda que haja verbo no futuro do presente (convidarei), que reclama a mesóclise. Correção: "Jamais te convidarei (...)";

    b) Alunos, se comportem na presença do diretor.

    Incorreto. Pronomes oblíquos não encetam frases, de modo que deve ser deslocado à frente do verbo. Correção: "Alunos, comportem-se (...)";

    c) Leia o formulário antes de o preencher.

    Correto. O pronome "o" pode, também, ser posposto ao verbo, em ênclise, tendo em vista a existência de verbo no infinitivo. Correção: "(...) antes de preenchê-lo";

    d) Não convidá-lo-ei para meu casamento.

    Incorreto. O advérbio "não" atrai para perto de si o pronome "o", ainda que haja verbo no futuro do presente (convidarei), que reclama a mesóclise. Correção: "Não o convidarei (...)".

    Letra C

  • Assertiva C

    Leia o formulário antes de o preencher.

  • Assertiva C

    Leia o formulário antes de o preencher.

  • A próclise se sobrepõe à mesóclise ?

  • Infinitivo não flexionado precedido de palavra atrativa ou precedido das preprosições ''Para, por, em, sem, de, até, a'' é facultativo usar a próclise ou ênclise. Veja: Meu desejo era não o incomodar / Meu desejo era não incomodá-lo

    Tinha medo de o dizer coisas / Tinha medo de dizê-lo coisas.

  • GAB [C].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    #FORATRAINEE.


ID
3918457
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

(__) - Usa-se a vírgula para separar o sujeito do predicado;
(__) - Usa-se as aspas para indicar uma citação direta;
(__) - Usa-se o travessão para substituir a vírgula em frases explicativas.

Considerando que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    (F) - Usa-se a vírgula para separar o sujeito do predicado → INCORRETO. A vírgula não pode separar o sujeito do predicado, exemplo: Maria, comprou macarrão e farinha (=INCORRETO).

    (V) - Usa-se as aspas para indicar uma citação direta → CORRETO. Trata-se da marcação de uma transcrição fiel daquilo dito por alguém.

    (V) - Usa-se o travessão para substituir a vírgula em frases explicativas → CORRETO. No bigode chinês não tem problema se trocar... (—,,,,—) vírgula, travessão e parênteses.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A vírgula não pode separar o sujeito do predicado.

    Aspas podem ser utilizadas para indicar uma citação direta.

    Usa-se travessão para substituir a vírgula em frases explicativas.

  • A questão quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

    (__) - Usa-se a vírgula para separar o sujeito do predicado; 

    Falso. Não podemos separar com vírgula o sujeito do predicado, nem o verbo dos seus complementos.

     . 

    (__) - Usa-se as aspas para indicar uma citação direta; 

    Verdadeiro.

    Citação direta é aquela em que é transcrito o que autor escreveu, sem mudar nenhuma palavra. Esse tipo de citação deve ser apresentada obrigatoriamente entre aspas duplas.

    Citação indireta é aquela em que dizemos o que autor escreveu com nossas palavras.

     . 

    (__) - Usa-se o travessão para substituir a vírgula em frases explicativas.

    Verdadeiro.

    Devemos usar o "duplo travessão" para substituir a "dupla vírgula".

    Ex.: Os livros – nossos companheiros de todas as horas – ensinam-nos a viver.

     . 

    Gabarito: Letra A

  • GAB [ A ]

    #NAOAREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NAOÀTERCEIRIZACAO.

    *MANDE E-MAIL AO SEU DEPUTADO / SENADOR,NÃO DEIXE ESTA BARBÁRIE ACONTECER COM SERV PUB.


ID
3918460
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as frases a seguir:
I. O juiz _____ o réu de todos os crimes;
II. A fralda _____ o xixi direitinho;
III. Gosto de histórias sobre _____;
IV. Ensinei meus filhos a serem _____;
V. O _____ do vestido está adequado;
VI. Dar a mão é um _____ muito comum.

Palavras parônimas, apesar de muito parecidas tanto na pronúncia quanto na escrita, possuem significados diferentes. Tendo isso em mente, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    I. O juiz ABSOLVEU/ABSORVEU o réu de todos os crimes → Absolver (absolvição; conceder perdão a alguém; desculpar, perdoar; desobrigar, isentar) / Absorver (absorção; sorver; amortecer; concentrar-se).

    II. A fralda ABSOLVEU/ABSORVEU o xixi direitinho → Vide item anterior. 

    III. Gosto de histórias sobre CAVALEIROS/CAVALHEIROS → Cavaleiro (homem a cavalo) / Cavalheiro (homem gentil).

    IV. Ensinei meus filhos a serem CAVALEIROS/CAVALHEIROS → Vide item anterior. 

    V. O COMPRIMENTO/CUMPRIMENTO do vestido está adequado → Comprimento (uma das medidas de extensão – largura e altura) / Cumprimento (saudação; ato de cumprimentar alguém, ou cumprir algo).

    VI. Dar a mão é um COMPRIMENTO/CUMPRIMENTO muito comum → Vide item anterior. Lembrando: cumprimento → saudação.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Eu acertei, mas botaria essa questão pra ser anulada fácil fácil. História pode ser de qualquer coisa e posso ensinar meus filhos a ser qualquer coisa.
  • Veja algumas técnicas para ajudar na memorização>

    I. O juiz _____ o réu de todos os crimes; 

    = Absorver = consumir, esgotar, sorver.

    = Absolver =  inocente, perdoado, desculpado.

    ________________________________________________

    II. A fralda _____ o xixi direitinho; 

    = Absorver = consumir, esgotar, sorver.

    _________________________________________________

    III. Gosto de histórias sobre _____; 

    Cavaleiro: Homem que anda de cavalo.

    Cavalheiro: Home cortês.

    _______________________________________________

    IV. Ensinei meus filhos a serem _____; 

    Ensinou os filhos a andar de cavalo?

    Não! Cavaleiro

    _________________________________________________

    V. O _____ do vestido está adequado; 

    Comprimento: Metragem

    Cumprimento: Saudação.

    ____________________________________________________

    VI. Dar a mão é um _____ muito comum.

    Cumprimento: Saudação.

  • Cavalo não tem "h" --> Portanto, não é cavalheiro, mas sim cavaleiro (rsrsrs)

  • Ouvi dizer que existem histórias de cavalheiros, e pais que ensinam seus filhos a serem cavaleiros.

  • errei pelo ABSORVEU - só me lembrei de alguns repórteres


ID
3918463
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei Orgânica de Mondaí/SC, cabe à Câmara Municipal, com a sanção do Prefeito legislar sobre as matérias da competência do Município, especialmente no que se refere ao seguinte:

I. Assunto de interesse local, inclusive suplementado a Legislação Federal e Estadual, no que couber;

II. Tributos municipais, bem como autorizar isenções e anistias e a remissão de dívidas;

III. Orçamento anual, plano plurianual e diretrizes orçamentárias, bem como autorizar a abertura de créditos suplementares especiais.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
3918466
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O ___________________é exercido pelo Prefeito, com funções políticas, executivas e administrativas.”

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Chefes do poder executivo:

    União: Presidente da república;

    Estados e DF: Governadores;

    Municípios: Prefeitos.

  • odeio comentários do tipo: "essa ta entregue", "essa questão é de graça", "quem não sabe fazer essa pode ir pra casa".

    no mínimo nunca deve ter prestado um concurso na vida. Lamentável esse tipo de comentário, nem só de conhecimentos vive um concurseiro, é preciso estar com sua saúde mental e física em dia. Pode ser que no dia, ou antes, a pessoa tenha passado por algo que lhe impactou negativamente, o que irá sem sombra de dúvidas derrubá-la durante a prova.

    Sem esses comentários!.

    Força e Honra!

  • Sobre o julgamento:

    União :

    Crime comum : STF

    Crimes de responsabilidade: SENADO FEDERAL

    Estados :

    Crime comum : STJ

    Crime de responsabilidade: Tribunal especial

    Municípios:

    Crime comum: TJ

    Responsabilidsde: Câmara Municipal.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o Poder Executivo.

    Tal poder é exercido, no âmbito federal, pelo Presidente da República, no âmbito estadual, pelos Governadores e, no âmbito municipal, pelos Prefeitos. Estas autoridades, dentro das suas respectivas circunscrições, irão exercer atribuições políticas, executivas e administrativas.

    O Poder Legislativo visa, precipuamente, à elaboração das leis e ao controle financeiro e político dos demais poderes, ao passo que o Poder Judiciário tem como principal atividade o exercício da função jurisdicional.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está de acordo com o que foi explanado é a letra "c", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas. Ressalta-se que o Poder Tributário nem se trata de um poder em nosso ordenamento jurídico.

    GABARITO: LETRA "C".

  • Concordo com o colega Winner e peço licença para acrescentar minha opinião.

    Comentário extremamente infeliz esse do Silviney, assim como outros vários do mesmo gênero que vejo pela plataforma. Imagina um ser humano, igual a mim e a ti, mas com alguma necessidade especial de inclusão lendo algo tão entristecedor como aquele comentário? Alguém que tenha aspectos cognitivos diferenciados, ou questões motoras e sensoriais excepcionais, por exemplo?

    Existem pessoas com reais dificuldades. E dificuldades que não estão nelas, mas no mundo miserável que não as inclui, antes as discrimina através de opiniões segregadoras, iguais a sua, Silviney. Mas, se você, meu amigo, que estiver lendo, tem necessidade especial, errou a questão e sentiu-se desanimado com qualquer palavra contrária, desconsidere-a e apegue-se tão somente a isso agora: eclesiastes 7:8 melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; portanto, continue.

    Busquem no google a respeito do primeiro magistrado cego do Brasil, coisa linda.

  • errei a questao , nao sabia qual era . anotei o nome desse poder de , poder do Silviney . ja que o prefeito daqui nao presta msm . kkk
  • No caso do Brasil temos também o poder executivo estadual (governador) e municipal (prefeito).

    Além de administrar o país, o Poder Executivo pode vetar projetos de lei, manter relações diplomáticas com outros países, decretar Estado de Defesa, Estado de Sítio e Intervenção Federal, exercer o comando das forças armadas, declarar guerra ou paz, editar medidas provisórias, prestar contas ao congresso e etc…

  • Poder executivo!
  • é exercido pelo Prefeito, com funções políticas, executivas e administrativas.”

    A) Poder Legislativo: elabora e fiscaliza as leis.

    B) Poder Judiciário: executa as leis.

    C) Poder Executivo: administra o estado. Correta

    D) Poder Tributário: aceitando o comentário do colega, Poder Tributário nem é um poder kk. Enfim, não estudei essa área então iria por eliminação.


ID
3918469
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Das alternativas a seguir, assinale a opção que apresenta a cidade menos populosa:

Alternativas

ID
3918472
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com base na notícia a seguir e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

A ativista sueca Greta Thunberg disse a líderes de 60 nações que sua infância foi roubada por "palavras vazias" e responsabilizou os adultos por não fazerem o bastante para proteger o meio ambiente, durante a _______________, em Nova York.

(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/>acesso em 24 de setembro de 2019)

Alternativas

ID
3918475
Banca
Prefeitura de Mondaí - SC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. Qual vacina foi responsável por essa revolta?

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    "1904: A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 1904, que sofria com sérios problemas de saúde pública: tuberculose, peste bubônica, febre amarela, varíola, malária, tifo, cólera. Isso preocupava os governantes, até que o então presidente Rodrigues Alves, com o intuito de modernizar a cidade e também controlar tais epidemias, iniciou uma série de reformas urbanas que mudou a geografia da cidade e o cotidiano de sua população.

    Coube a Oswaldo Cruz, nomeado diretor geral de Saúde Pública em 1903, a missão de promover um saneamento na cidade e erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Com este objetivo, em junho de 1904 o governo fez uma proposta de lei que tornava obriga­tória a vacinação da população. Caso as pessoas se recusassem, a vacinação aconteceria pelo uso da força. Após a sua aprovação, o povo não aceitava ver sua casa invadida e ter que tomar uma injeção contra a vontade. Assim, foram às ruas da capital da República protestar. Mas a revolta não se resumiu a esse movimento popular. A questão da vacinação também serviu de pretexto para a ação de políticos que queriam depor Rodrigues Alves, como monarquistas, militares, republicanos radicais e operários."

  • Alternativa D) Anti-varíola. ✅ 

    A Lei da Vacinação Obrigatória impôs ao povo a obrigação de se vacinar contra a varíola e o povo se rebelou contra isso. O protesto também estava ligado à insatisfação do povo com os serviços básicos de utilidade pública. Era uma insatisfação total contra as campanhas de saneamento básico comandadas pelo médico Oswaldo Cruz e também contra as obras de reformas urbanas do prefeito da época Pereira Passos.

    Contexto histórico:

     → 1904 - 1906

     → Rodrigues Alves na presidência

     → República Oligárguica

    chama e traz

  • REVOLTA DA VACINA  

     -QUANDO ? (1904) 

    - ONDE ? RIO DE JANEIRO (Sem saneamento, muitas epidemias- cólera, varíola,febre amarela)

    -PRESIDENTE : RODRIGUES ALVES 

    -MÉDICO OSWALDO CRUZ CRIA VACINA ANTI-VARÍOLA 

    - VACINA OBRIGATÓRIA

    -A POPULAÇÃO SE REVOLTA E ENTRA EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

  • D

    Anti-varíola.

  • Por lógica já eliminamos as letras A e C, pois não existe vacina comprovada conta a AIDS e a vacina para raiva é dada em animal, não em humanos. Podemos também eliminar a alternativa B, visto que a vacina para febre amarela foi descoberta no final do Governo Constitucional Vargas (1934-1937). Restando assim a alternativa D.

  • Revolta da Vacina: contra Varíola.

    República Oligárquica.

    Presidente: Rodrigues AlVes

    Médico: Oswaldo Cruz.

  • Macete de história é assistir filmes e documentários.