SóProvas



Prova PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Técnico - Administração


ID
831823
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto abaixo, fragmento de notícia, e assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o evento relacionado a ele:

Ao contrário do que inicialmente esperavam as autoridades políticas, a quantidade de turistas tradicionais na cidade vem caindo, ao invés de aumentar, segundo a Associação Europeia de Operadores de Turismo (ETOA, na sigla em inglês) - que já havia alertado para essa possibilidade. "Estimamos que tenha havido, nesses primeiros dias de evento, uma queda de 50% no número de turistas tradicionais, embora os dados ainda não estejam consolidados", disse à BBC Brasil Tom Jenkins, diretor-executivo da ETOA. Segundo Jenkins, nesta época do ano (julho/agosto) a cidade recebe cerca de 1,1 milhão de visitantes por dia. O número desses turistas tradicionais, interessados em compras, museus e na cena cultural da cidade, teria caído para algo em torno de 550 mil. O problema, segundo Jenkins, é que esses visitantes estariam pouco interessados em outros programas e atrações - e por isso alguns setores do comércio, os táxis, os museus e os teatros estariam vendo seus lucros caírem. De acordo com a associação representa os principais museus, galerias e atrações turísticas da cidade, a frequência em seus estabelecimentos teve uma queda de até 35% nos últimos dias. Fonte: BBC Brasil, 01 de agosto de 2012. Adaptado.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    Ruth Costas
    Da BBC Brasil em Londres
    Atualizado em  1 de agosto, 2012 - 07:10 (Brasília) 10:10 GMT
    Olimpíada 'esvazia' comércio e turismo de Londres

    Apesar de Londres ter sido "invadida" por atletas e amantes do esporte por causa dos Jogos Olímpicos, as visitas a museus ou a outras atrações turísticas da cidade estão longe de corresponder às expectativas mais otimistas.

     

    Ao contrário do que inicialmente esperavam autoridades britânicas, a quantidade de turistas tradicionais na cidade caiu em vez de crescer, segundo a Associação Europeia de Operadores de Turismo (ETOA, na sigla em inglês) - que já havia alertado para essa possibilidade.
    "Estimamos que tenha havido uma queda de 50% no número de turistas tradicionais, embora os dados ainda não estejam consolidados", disse à BBC Brasil Tom Jenkins, diretor-executivo da ETOA.
    Segundo Jenkins nesta época do ano, Londres recebe cerca de 1,1 milhão de visitantes por dia, sendo 400 mil estrangeiros e 800 mil britânicos. O número desses turistas tradicionais, interessados em compras, museus e na cena cultural da cidade, teria caído para algo em torno de 550 mil.
    É verdade que, por causa da Olimpíada, cerca de 100 mil estrangeiros e 400 mil britânicos estariam passando pela cidade por dia para acompanhar os jogos - seriam os chamados turistas "olímpicos".
    O problema, segundo Jenkins é que esses visitantes estariam pouco interessados em outros programas e atrações - e por isso alguns setores do comércio, os táxis, os museus e os teatros estariam vendo seus lucros caírem, apesar de Londres ser hoje o centro das atenções internacionais.
    De acordo com a Association of Leading Visitor Attractions, que representa os principais museus, galerias e atrações turísticas de Londres, a frequência em seus estabelecimentos teve uma queda de até 35% nas últimas semanas por causa da Olimpíada.
    Fonte:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120731_turismo_londres_ru.shtml

  • Apesar de Londres ter sido "invadida" por atletas e amantes do esporte por causa dos Jogos Olímpicos, as visitas a museus ou a outras atrações turísticas da cidade estão longe de corresponder às expectativas mais otimistas. Ao contrário do que inicialmente esperavam as autoridades britânicas, a quantidade de turistas tradicionais na cidade caiu em vez de crescer, segundo a Associação Europeia de Operadores de Turismo (ETOA, na sigla em inglês), que já havia alertado para essa possibilidade.

    "Estimamos que tenha havido uma queda de 50% no número de turistas tradicionais, embora os dados ainda não estejam consolidados", disse à BBC Brasil Tom Jenkins, diretor-executivo da ETOA. Segundo Jenkins nesta época do ano, Londres recebe cerca de 1,1 milhão de visitantes por dia, sendo 400 mil estrangeiros e 800 mil britânicos. O número desses turistas tradicionais, interessados em compras, museus e na cena cultural da cidade, teria caído para algo em torno de 550 mil.

    É verdade que, por causa da Olimpíada, cerca de 100 mil estrangeiros e 400 mil britânicos estariam passando pela cidade por dia para acompanhar os jogos, seriam os chamados turistas "olímpicos". O problema, segundo Jenkins é que esses visitantes estariam pouco interessados em outros programas e atrações, e por isso alguns setores do comércio, os táxis, os museus e os teatros estariam vendo seus lucros caírem, apesar de Londres ser hoje o centro das atenções internacionais.

    De acordo com a Association of Leading Visitor Attractions, que representa os principais museus, galerias e atrações turísticas de Londres, a frequência em seus estabelecimentos teve uma queda de até 35% nas últimas semanas por causa da Olimpíada.

  • Os Jogos Olímpicos atraíram cerca de 100 mil visitantes estrangeiros, número comemorado pela organização. A má noticia é que também espantaram outras tantas centenas de milhares. Tradicionalmente entre julho e agosto, meses das férias de verão na Europa, a cidade recebe 300 mil turistas de outros países, em média.

    Vários fatores explicam a debandada, todos ironicamente relacionados à Olimpíada. A paranoia com a segurança nos dias dos Jogos, a esperada superlotação da cidade e o caos no transporte público - temores até agora não concretizados - lideram a lista de motivos que podem ter mantido o turista comum longe da capital inglesa.

    Os preços altos são outra razão. Dois meses antes dos Jogos, os hotéis da cidade chegaram a ter diárias três vezes mais caras do que o valor normal para o período. Passados os primeiros dias do evento, sem a ocupação desejada, há ofertas de até metade do preço original nos hotéis do centro.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,jogos-olimpicos-esvaziam-londres-que-recebeu-so-um-terco-dos-turistas,909650,0.htm

    Bons estudos!

  • O Encontro “Fórum Econômico Mundial” (WEF), realizado anualmente em Davos, na Suíça, representa uma oportunidade única para os principais líderes mundiais avaliarem as perspectivas globais e buscarem soluções de negócios, sociais e econômicas. Neste sentido, políticos e agentes de negócios participam de uma série de painéis e eventos para discutir e avançar em temas em destaque na agenda mundial. https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/about-deloitte/articles/world-economic-forum-meeting.html. O Fórum Econômico Mundial foi fundado em 1971 por Klaus M. Schwab.

     

    G20 (abreviatura para Grupo dos 20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. https://pt.wikipedia.org/wiki/G20

     

    Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Natural (CNUDN), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio%2B20

     

    38ª reunião de cúpula do G8 realizou-se entre 18 e 19 de maio de 2012, em Camp David, nos Estados Unidos.[1] O G8 reuni os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia, onde discutem questões de alcance internacional.[2]. O evento ocorreu antes de cúpula da Otan e teve como principais temas a crise européia, a permanência da Grécia na Zona do Euro e conflitos no Oriente Médio.[1] A reunião do G8 seria inicialmente em Chicago, mas foi transferida para Camp David possivelmente devido a temores de uma ampla convergência de manifestantes.[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/38.%C2%AA_reuni%C3%A3o_de_c%C3%BApula_do_G8


ID
831826
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em relação às decisões tomadas na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, em 2012, assinale a única assertiva CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • "Uma das expectativas era de que a reunião conseguisse determinar metas de desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, mas isso não foi atingido. O documento apenas cita que eles devem ser criados para adoção a partir de 2015."

    "Críticas
    O texto da Rio+20 recebeu críticas das próprias delegações que participaram da conferência e de organizações não-governamentais. Os negociadores da União Europeia classificaram a redação de “pouco ambiciosa” e disseram que faltam “ações concretas” de implementação das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável."

    O que vinha sendo negociado

    Como ficou o texto final

    Oceanos – Era uma das áreas em que se esperava mais avanço nas negociações, porque as águas internacionais carecem de regulamentação entre os países.

    A negociação avançou e o texto adota um novo instrumento internacional sob a Convenção da ONU sobre os Direitos do Mar (Unclos), para uso sustentável da biodiversidade e conservação em alto mar.


    Fonte: http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/rio20-termina-sem-definir-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel.html

ID
831832
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As áreas de competência apresentadas abaixo estão elencadas no web-site oficial de um determinado Ministério brasileiro. Leia-as atentamente e assinale a assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome do referido Ministério:
O Ministério possui as seguintes áreas de competência:
1. política internacional;
2. relações diplomáticas e serviços consulares;
3. participação nas negociações comerciais, econômicas, técnicas e culturais com governos e entidades estrangeiras;
4. programas de cooperação internacional e de promoção comercial; e
5. apoio a delegações, comitivas e representações brasileiras em agências e organismos internacionais e multilaterais.

Alternativas
Comentários
  • http://www.itamaraty.gov.br/o-ministerio/conheca-o-ministerio/print-nota

    O Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o órgão político da Administração direta cuja missão institucional é auxiliar o Presidente da República na
    formulação da política exterior do Brasil, assegurar sua execução, manter relações diplomáticas com governos de Estados estrangeiros, organismos e
    organizações internacionais e promover os interesses do Estado e da sociedade brasileiros no exterior.
    O MRE possui as seguintes áreas de competência:
    1. política internacional;
    2. relações diplomáticas e serviços consulares;
    3. participação nas negociações comerciais, econômicas, técnicas e culturais com governos e entidades estrangeiras;
    4. programas de cooperação internacional e de promoção comercial; e 
    5. apoio a delegações, comitivas e representações brasileiras em agências e organismos internacionais e multilaterais.
  • Pelas palavras “internacional”, “diplomáticas”, “consulares”e “estrangeiras” é possível localizar de qual ministério se trata, sem maiores dificuldades.
     
    Bons estudos!
     
  • Em "diplomáticas" já matei a questão hehe.

    Gabarito E


ID
831835
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o seguinte fragmento de notícia e assinale a assertiva que apresenta CORRETAMENTE assunto a ele relacionado:

Já está pronta para ser votada no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/99) que dá ao Senado Federal competência privativa para aprovar processos de (...). Competência privativa significa uma competência que possibilita a delegação a outro ente, ou seja, não é exclusiva. No caso da PEC, o Senado terá competência de aprovar os processos de (...), mas também poderá delegar a função a outro poder. De acordo com o projeto, a (...) e a criação de Unidades de Conservação (UC) deverão respeitar o limite máximo de 30% da superfície em cada federação. A PEC, se aprovada, não valerá como norma retroativa, afetando apenas processos futuros. De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTBRR), a PEC 38/99 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas com algumas modificações do projeto original, de 1999. Fonte: Agência Senado, 01 de fevereiro de 2012.

Alternativas
Comentários
  • Já está pronta para ser votada no Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/99) que dá ao Senado Federal competência privativa para aprovar processos de demarcação de terras indígenas.

    Competência privativa significa uma competência que possibilita a delegação a outro ente, ou seja, não é exclusiva. No caso da PEC, o Senado terá competência de aprovar os processos de demarcação, mas também poderá delegar a função a outro poder.

    De acordo com o projeto, a demarcação de Terras Indígenas (TI) e a criação de Unidades de Conservação (UC) deverão respeitar o limite máximo de 30% da superfície em cada federação. A PEC, se aprovada, não valerá como norma retroativa às Unidades de Conservação e Terras Indígenas já implementadas (ou homologadas), apenas sobre processos futuros.

    De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), crítico da demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol, a PEC 38/99 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas com algumas modificações do projeto original, de 1999.

    http://www.oeco.com.br/es/noticias/25678-senado-votara-pec-que-limita-demarcacao-de-terras-indigenas
  • Gabarito D
    A Proposta de Emenda à Constituição que dá ao Senado Federal competência privativa para aprovar processos de demarcação de terras indígenas está pronta para ser votado em Plenário. A proposta (PEC 38/99) é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e já teve aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    A proposta de Mozarildo também determina que a demarcação de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental respeite o limite máximo de 30% da superfície de cada estado. Emaudiência pública realizada em 2009, representantes indígenas se manifestaram contrários a essa limitação. A proposta trata de tema polêmico e dividiu as opiniões dos senadores da CCJ.
    Ao justificar a PEC, o senador Mozarildo Cavalcanti afirmou que têm sido demarcados territórios desproporcionais às populações indígenas a que se destinam, o que torna amplas áreas dos estados brasileiros inaproveitadas para a exploração econômica. Ele disse que isso está inviabilizando o desenvolvimento de alguns estados. O parlamentar foi um dos principais críticos da demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol em seu estado.

  • As propostas que visam alterar a Constituição Federal, as PECs, precisam ser de grande interesse no Congresso e conseguir consenso para serem aprovadas. A PEC nº 38/99, de autoria do senador Mozarildo Cavacanti, PTB-RR, condiciona a demarcação das Terras Indígenas e visa limitá-las à 30% do território do estado em que se encontram. O mesmo seria estendido à criação de áreas de proteção ambiental.

    http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=45&tipo=N&pagina=51

    Bons estudos!

ID
831838
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro, feito na noite de ontem, para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Desde que o país europeu entrou na lista dos destinos que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega à casa dos 700 mil. Fonte: EP Campinas, 07/04/2011.

Em 2012, a situação de crise apresentada no pequeno trecho acima continua, com altos índices de desemprego. Em meio a esse quadro de instabilidade, em 17 de julho de 2012 foi lançada, no Rio de Janeiro, a programação do ano do Brasil nesse país e do ano desse país no Brasil, um projeto cultural com fortes vieses políticos e econômicos, que pretende intensificar as trocas (culturais e monetárias) entre as diferentes nações. As celebrações, nos dois países, serão abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil. A partir dessas informações, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome desse país europeu em questão:

Alternativas
Comentários
  •  


    CRISE EM PORTUGUAL ACABA COM SONHO DE BRASILEIROS QUE BUSCAVAM EMPREGOS E BONS SALÁRIOS

    Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro português José Sócrates, feito na noite de ontem (06), para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Segundo os portugueses, o “brasileiro” é o “idioma” que mais se ouve no aeroporto de Portela, em Lisboa.

     

    Desde que Portugal entrou na lista de países que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, que nosso país-irmão virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa pelo território luso. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega a casa dos 700 mil. Portugal tem 11 milhões de habitantes.

    FONTE:http://www.aipa-azores.com/noticias/ver.php?id=1205 <acessado 0/12/2012>

  • E- PORTUGAL


ID
831841
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a seguinte notícia:
 Países integrantes do Mercosul terão áreas de desertificação mapeadas
A preocupação com a desertificação é presente nos países do Mercosul. A área de Agricultura, Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Mudanças do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil está empenhada em traçar um diagnóstico das áreas que sofrem processo crítico de desertificação e degradação ambiental nos Estadosmembros. O estudo está em andamento e os primeiros resultados deverão ser conhecidos em novembro deste ano. O grupo responsável pelo trabalho, alinhado à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, quer, a partir do detalhamento, sugerir medidas de controle, de recuperação e de intervenção física para reverter o cenário atualmente considerado preocupante. Fonte: Agência Brasil, 01/09/2012.

Além do Brasil, figuram entre os Estados-membros do Mercosul:

Alternativas
Comentários
  • Argentina
    Brasil
    Paraguai
    Uruguai

  • O Paraguai foi suspenso provisóriamente do MERCOSUL, em razão de problemas políticos. Brasil, Argentina e Uruguai aproveitando-se da situação, aprovaram a entrada da Venezuela como país membro, fcando da seguinte forma a composição do MERCOSUL:

    Países membros:
    - Brasil;
    - Argentina;
    - Uruguai; e
    - Venezuela.

    Países associados:
    - Chile;
    - Equador;
    - Bolívia;
    - Colômbia; e
    - Peru.

    País observador:
    - México. 
  • Como a questão solicita os países-membros, e o Paraguai foi afastado do grupo, a única opção de resposta é a letra e, Argentina e Uruguai.  
     

    Bons estudos!

ID
831844
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a seguinte notícia:
Paraná terá maior área de (***) da história
Faltando 12 dias para o início da safra de verão 2012/13, o Paraná deve registrar área recorde destinada ao plantio de (***). De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado na tarde desta segunda-feira (3), a oleaginosa deve ocupar 4,57 milhões de hectares, área 3,9% maior em relação à temporada passada – 4,4 milhões de hectares. A explicação para o crescimento está na cotação recorde de R$ 75 por saca do grão. “A opção por este produto é quase que natural em função da liquidez e da perspectiva do preço se manter firme", explica a secretário Norberto Ortigara. Com o crescimento da área, a produção estadual tem potencial para 14,99 milhões de toneladas - 38,5% a mais que em 2011/12. O recorde paranaense é a safra 2010/11 quando chegou a 15,3 milhões de toneladas. “Se o clima for favorável, podemos alcançar a produção de dois anos atrás", complementa Ortigara. Ainda segundo o executivo, os agricultores paranaenses já comercializaram de forma antecipada 20% da safra para aproveitar os bons preços. Números da consultoria Safras e Mercado apontam que 26% da produção do estado estão negociadas no mercado futuro. Gazeta do Povo, 03/09/2012. O nome do produto a que a notícia se refere foi retirado do texto e substituído por parênteses com asteriscos. Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos sobre a agricultura paranaense, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome do produto em questão:

Alternativas
Comentários
  • O grande problema dessa grande produção é que maior parte do mercado de soja se destina a exportação, ocupando áreas de plantio que antes eram destinadas a produção de commodities para abastecimento do mercado interno.

    Gazeta 3/9/2012
    "O crescimento da área de soja se dá sobre as terras que eram destinadas, principalmente, ao milho e feijão. O milho deve ocupar 851,91 mil hectares, queda de 13,1% em relação a safra 2011/12. As principais reduções de área devem ocorrer nas Regiões Norte, Oeste e Sul do estado. A produção esperada é de 6,83 milhões de toneladas, alta de 4,4%."
    Dirceu Portugal / Arquivo / Agência de Notíciais Gazeta do Povo / A soja deve ocupar 4,57 milhões de hectares na safra 2012/2013, área 3,9% maior em relação a temporada passada – 4,4 milhões de hectares8
  • O plantio de soja no Paraná vai ocupar no ciclo de verão 2012/2013 a maior área já destinada à cultura no Estado: 80% do total plantado de grãos, segundo a primeira estimativa de safra divulgada pelo governo estadual. A produção de grãos de verão deverá ter aumento de 25% em relação à safra 2011/2012.

    http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2012/09/safra-de-verao-2012-2013-cresce-25-no-parana-e-soja-deve-ocupar-80-da-area-3874704.html

    Bons estudos!
  • O segredo desta questão está na palavra "oleaginosa"!


ID
831847
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o seguinte texto:
Qual é a maior hidrelétrica do mundo?
Adeus, enchentes. Um problema a usina de Três Gargantas, na China, resolveu na marra: como as áreas que alagavam estão agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidrelétrica, acabou-se o problema de enchentes na região. As eclusas, piscinões que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegação perigosa, o Yang Tsé dobrou o volume de carga transportada. A construção de Três Gargantas obrigou 1 milhão de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Além disso, inundou 140 sítios arqueológicos. O volume do Yang Tsé ainda não permite que as Três Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construção de 4 hidrelétricas rio acima deve aumentar a vazão, levando mais água para as turbinas. Duelo de titãs! Observe os dados referentes às duas usinas:
Concreto utilizado para a construção: Três Gargantas – 28 milhões de m3. Itaipu – 14 milhões de m3. Três Gargantas é maior que Itaipu e, por isso, na construção da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessário para erguer Itaipu.
Potência instalada: Três Gargantas - 22,4 mil MW Itaipu - 14 mil MW São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas 20 da hidrelétrica brasileira.
Vazão média: Três Gargantas - 7 mil m3/s Itaipu - 8 mil m3/s Acontece que o rio Yang Tsé possui uma vazão de água menor que a do rio Paraná.
Produção anual (2009): Três Gargantas - 80 bilhões de kWh Itaipu - 90 bilhões de kWh A consequência é que (***) Superinteressante, fevereiro de 2011. O final do texto foi intencionalmente retirado e substituído por asteriscos entre parênteses. Trata-se de uma consequência lógica que pode ser feita a partir das informações contidas no texto. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequência:

Alternativas
Comentários
  • Essa foi para o cidadão não zerar a prova!
  • Sinceramente, pela comparação, fica a pergunta: valeu o esforço dos 1 milhão de chineses?

    Bons estudos!
  • Essa questão foi dada!

    a) Três Gargantas, maior que Itaipu, produziu mais energia, em 2009.
    Segundo o último parágrafo do texto, Três Gargantas realmente é maior, mas não produziu mais energia em 2009.

    b) Itaipu, maior que Três Gargantas, produziu mais energia, em 2009.
    Segundo os dados do texto, Itaipu prodiziu sim, mais energia, mas Itaipu não é maior do que Três Gargantas.

    c) Três Gargantas, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009.
    Totalmente errada. Tem mais turbinas e prodiziu menos energia.

    d) Itaipu, menor que Três Gargantas, produziu menos energia, em 2009.
    Itaipu, de acordo com o texto, realmente é menor, mas produziu menos energia

    e) Itaipu, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009.
    Exatamente o que mostra os dados do texto!



ID
831850
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Imigrantes que fugiram do Haiti ajudam a ampliar hospital no Paraná

Quarenta e quatro haitianos que ficaram no Acre por dois meses terão a chance de recomeçar a vida em Cascavel, no oeste do Paraná. Eles vão trabalhar na ampliação do Hospital São Lucas, que pertence a uma faculdade de medicina. O acordo entre a faculdade e cada um dos imigrantes foi firmado nesta segunda-feira (30). Os haitianos foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Nós estamos felizes. Aqui é muito bom, a cidade é muito grande e se paga bem”, disse Saint Vil Jean, de 26 anos. Ele conta que, no período em que ficaram no Acre, o governo brasileiro cedeu ajuda pagando estadia em um hotel de Rio Branco e três refeições diárias. “Nós chegamos ilegalmente, mas agora está tudo certo, temos CPF e Carteira de Trabalho”, contou entusiasmado o jovem haitiano. Saint disse que ele não tem parentes no Haiti, mas que muitos amigos possuem e, se tudo der certo no Paraná, pretendem buscá-los. Dois anos depois do terremoto, que matou 250 mil pessoas, o Haiti entrou em uma crise humanitária e os problemas econômicos pioraram. A solução encontrada por muitos moradores foi abandonar o país e vir para o Brasil, ainda que ilegalmente, em busca de emprego e melhor condição de vida. “A situação é muito difícil. Depois do terremoto, o país está destruído e não tem trabalho”, explicou Saint Vil Jean. Ele contou que perdeu uma tia e dois primos na tragédia. G1 Paraná, 30/01/2012.  

O trágico terremoto mencionado na notícia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderança brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a miséria e a desnutrição, por meio da Pastoral da Criança. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pública, que transformou o estado do Paraná em um símbolo mundial de luta a favor da transformação social, contra a mortalidade infantil:

Alternativas
Comentários
  •  

    Zilda Arns

    Zilda Arns Neumann nasceu em 1934, em Santa Catarina. Foi a fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil.

    Viúva, mãe de cinco filhos, Zilda formou-se em Medicina, com especialização em Educação Física e Pediatria Social, mas enveredou pelo caminho da saúde pública.Começou a trabalhar no Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR). Depois, foi nomeada diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.Depois de atuar em outras instituições, aumentou sua relaçãocom os jovens e com a Igreja. Após fundar a Pastoral da Criança , em 1983, ligada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Zilda recebeu o apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) .


    A primeira ação da Pastoral foi levada a Florestópolis (PR), onde o índice de mortalidade infantil chegava a 127 para cada mil crianças. Após um ano de atividades, o índice caiu para 28. O sucesso levou a Igreja a expandir o projeto para todo o Brasil. Ela era irmã de dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo de São Paulo.

    Atualmente, a Pastoral acompanha mais de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes todos os meses com ações básicas de saúde, nutrição e cidadania. O trabalho de Zilda serviu de exemplo para países como Angola, Moçambique, Timor Leste, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, México, entre outros. Em muitos países, a própria Zilda ministrou cursos e palestras sobre as ações.

    Em 2004, Zilda fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa , com o objetivo de ensinar líderes locais para ajudar idosos a controlar vacinas, evitar acidentes domésticos e identificar doenças físicas e emocionais.

    Até a sua morte, em janeiro de 2010, no terremoto do Haiti, Zilda coordenava 155 mil voluntários em mais de 32 mil comunidades pobres do Brasil.

  • O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12) matou Zilda Arns, 75, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, que integrava missão no país caribenho e cumpria agenda de palestras na América Central. O gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, e a Pastoral da Criança confirmaram a informação ao UOL Notícias na manhã desta quarta-feira (13).

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2010/01/13/ult1859u2192.jhtm

    Bons estudos!
  • Sérgio de Mello também era brasileiro, morreu em um ataque terrorista no Iraque

ID
832204
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cidadãos de um município estão cobrando da gestão pública municipal o cumprimento de uma promessa de governo: abertura de três novas unidades de saúde pública. Como resposta à comunidade o prefeito argumenta o seguinte: “As três unidades de saúde estavam nas nossas metas, mas a carência de recursos possibilitou a implementação de apenas uma unidade de saúde”.

Assinale a alternativa que corresponde à função de administração melhor relacionada ao texto:

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta C PLANEJAMENTO

    A função PLANEJAMENTO é a primeira, por meio dela são estabelecidos os planos, metas e objetivos.

    http://www.brasilescola.com/upload/e/empreendedor%201.jpg

  • RESPOSTA: C.

    COMENTÁRIO:
    O PLANEJAMENTO PODE SER RESUMIDO COMO DECISÕES SOBRE OBJETIVOS E AÇÕES FUTURAS QUE SERÃO TOMADAS.
    NA QUESTÃO, FALA QUE OS CIDADÃOS ESTÃO COBRANDO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL. A GESTÃO ESTÁ VOLTADA NESSE CASO AO SETOR ESTRATÉGICO, ONDE É REALIZADA A FASE DE PLANEJAMENTO.
    NO CASO DO PROBLEMA, AS UNIDADES ESTAVAM PREVISTAS NO PROJETO, MAS A FALTA DE PLANEJAMENTO OCASIONOU A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE.
  • Alternativa: C - PLANEJAMENTO


    O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão pública da prefeitura.

    Segundo  CHIAVENATO (1999, p. 209), escreveu que "o planejamento inicia o processo administrativo. Inclui a definição dos objetivos organizacionais e a seleção das políticas, procedimentos e métodos desenhados para o alcance desses objetivos. Seu sucesso requer o reconhecimento do ambiente da organização, a estimulação da criatividade e o encorajamento de novas idéias e abordagens inovadoras aos desafios da administração.” Diz, ainda, que "o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões.”
  • As várias funções do administrador, consideradas como um todo, formam o processo administrativo ou Processo organizacional.
    Þ PLANEJAMENTO “é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.”
    Þ ORGANIZAÇÃO “é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo.
    Þ DIREÇÃO “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”
    Þ CONTROLE “é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”
    Fonte:http://mcogomes.files.wordpress.com/2008/05/apostila-de-administracao.pdf
  • Existem diversas formas de expor o conceito de planejamento.
    1 - Planejamento Conforme Robbins (1986, p.152) o “planejamento é a principal função da Administração. E nesta função são determinados os objetivos, ocorrem às tomadas das decisões, são feitas previsões e iniciadas estratégias”. 
    Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). 
    Segundo Tachizama, Rezende (2000:33) - Pode-se conceituar o planejamento como um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado. O seu propósito básico não é o de prever o futuro, mas o de examinar alternativas futuras, analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas, no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar os riscos. 
    Segundo Oliveira (2001, p. 37), “Na realidade, é difícil separar e seqüenciar as funções administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento do que e como vai ser feito aparece na ponta do processo.”Como conseqüência, o planejamento assume uma situação de maior Importância no processo administrativo”. 
    Chiavenato (2000, pág. 195) diz que "planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los".Ferreira e Souza  (2001, pág. 36), em uma analogia do planejamento a um barco que está navegando, afirmam que "planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida".Faria (1997, pág. 71) afirma que"o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar".
  • Na situação houve um erro de planejamento, pois o prefeito planejou fazer 3 unidades de saúde, estava nas suas metas (objetivos). Porém quando foi aplicar a organização de recursos verificou que só havia suficiente para construir uma unidade de saúde, portanto cuidado para não confundir pois sempre o Planejamento deve preceder as demais funções administrativas.
  • Gente para quem esta iniciando agora, e não tem muito conteúdo, esta apostila é perfeita, bem explicada e resumida:

    http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Apostila2_TCE_Administracao_Ravazolo.pdf

    Boa sorte a todos e bons estudos, que Deus ajude aqueles que correm atrás de seus objetivos.


  • É nitido que o case demonstra uma disfunção no planejamento das metas a serem alcançadas .

    A analise dos recursos para se cumprir os objetivos traçados não foram adequadas a realidade dos recursos disponíveis,pois tem que se fazer o seguinte questionamento:a priori,o que deve ser feito,quem fará,quando,onde,por que,como e quanto gastará..

  • Valeu Kezy obrigada por dividir...estou em busca de materiais sobre a administraçao do SUS e ta super dificil.

    Obrigada!

  • Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato

  • Pessoal eu acho que essa questão trás um pouco de ambiguidade, no ponto de vista dos cidadãos ocorreu uma atitude de controle.

  • A questão é tendenciosa. Veja: foi planejado, mas na hora de alocar os recursos nao foi possivel fazer o que foi planejado, apenas uma parte. A opção "organização" vem na cabeça do candidato, a questão gera margem pra duas interpretações!

  • Melhor relacionada,  aprenda a ler a questão 

  • falou de metas é planejamento

  • A questão fala primeiramente de planejamento, depois aborda a parte de aplicação (organização) de recursos. Ainda por cima, faz um comparativo entre o planejado e o realizado (controle).

    A dificuldade nessa questão é encontrar o assunto principal.

    Ao meu ver, por falar nos dois trechos sobre aplicação de recursos prevista no planejado e a que foi realizada, deveria ser considerada a A - Organização, como resposta. Mas, se a banca disse tá dito

    R: Letra C

  • A pergunta é quanto a função da administração.


ID
832207
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Gestores da organização Beta estão preocupados com as situações comentadas em reunião: “os relatórios administrativos apontam para informações que não convergem”; “não conseguimos concluir quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho”.
Assinale a alternativa que corresponde à função de administração melhor relacionada ao texto:

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta A

    FUNÇÃO CONTROLE

    A função CONTROLE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO, MONITORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL PARA VERIFICAR SE AS COISAS ESTÃO ACONTECENDO DE ACORDO COM O QUE FOI PLANEJADO, ORGANIZADO E DIRIGIDO.

    http://www.brasilescola.com/upload/e/empreendedor%201.jpg
  • RESPOSTA: A.

    COMENTÁRIO:
    O CONTROLE É A COMPARAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS ESPERADOS, COM OS RESULTADOS QUE FORAM ALCANÇADOS COM O CICLO DE TRABALHO.

    NA QUESTÃO, FICA CLARO QUE A ORGANIZAÇÃO BETA NÃO TINHA UM CONTROLE, JÁ QUE AS INFORMAÇÕES NÃO TINHAM BASES SÓLIDAS EM SEUS RELATÓRIOS, ALÉM DE NÃO ESTABELECEREM PADRÕES DE DESEMPENHOS PARA SABER QUAL SETOR ERA MAIS EFICIENTE.
  • 4 - Controle - “Controle é a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções nos rumos definidos pela organização.” (Tenório, 1997:95).
    Para Chiavenato (1999),a essência do controle reside na verificação, se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou recursos desejados.
    Segundo Silva (2007) é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.
    ATTIE (1998),reforça a defesa do controle interno quando afirma que a sua importância torna-se patente a partir do momento em que não se pode conceber uma empresa que não disponha de controles que garantam a continuidade do fluxo de operações e informações proposto. Nesse caso, a confiabilidade dos resultados gerados pelo fluxo que transforma simples dados em informações a partir das quais os empresários tomam decisões com vistas no objetivo comum da empresa, assume vital importância, destaca o autor. 
    O CONTROLE constitui a 4ª e última das funções ad­ministrativas, vindo depois do PLANEJAMENTO (1ª função), da organização (2ª função), e da direção (3ª função). Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabeleci­dos sejam alcançados da melhor maneira possível.
  •  “os relatórios administrativos apontam para informações que não convergem”; “não conseguimos concluir quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho”.

    A função controle é necessária ao processo administrativo, pois é um "guia da atividade administrativa". Assim, ela possui 4 fases (conforme enumera Chiavenato na 7ª edição, pág. 176 do livro Teoria Geral da Administração). 

    A fase "estabelecimento de padrões ou critérios" é a primeira. Por meio dela, são definidos os resultados desejados ou aceitáveis (denominados padrões de desempenho), bem como as regras balizadoras para se entender esses resultados como desejados ou aceitáveis (os critérios). Depois dessa fase, há a de "observação do desempenho" e, então, a terceira fase, chamada "comparação do desempenho com o padrão estabelecido". Nessa terceira fase, há a produção de relatórios, de gráficos como meios para se comparar o desempenho real com o padrão estabelecido na primeira fase. Essa comparação é avaliada e dela se pode concluir que o desempenho obtido é compatível com os padrões de desempenho ou, ao contrário, que o desempenho obtido teve variações que extrapolaram os padrões de desempenho (ou seja, que o desempenho obtido foi incompatível com os padrões de desempenho) -- e, nesse caso, será necessária a quarta fase, chamada de "ações corretivas", para fazer com que os objetivos traçados sejam alcançados.
  • Certo, mas o texto diz: "por não estabelecermos padrões de desempenho" Isso não seria falta de planejamento.

  • Letra A.


    Planejaré projetar e perseguir  um objetivo, damelhor forma possível.

    Organizaré especificar as atividades necessárias ao alcance do objetivo perseguido.

    Dirigiré a atividade que consiste em conduzir e coordenar o pessoal na execução de umplano previamente elaborado, utilizando ordens, instruções, motivação,comunicação e liderança. Sendo que um bom gestor sabe que os melhoresresultados de gestão surgirão do uso combinado delas. 

    Controlaré estabelecer padrões de controle, medição, comparação para detectar e corrigirpossíveis desvios.


  • Você consegue matar a questão quando diz: "...quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho". 

  • Muito inteligente as questoes das funçoes administrativas dessa prova.

  • Falou em padrão, falou em controle

  • Processo de Controle:

     

    1. Estabelecimento de Objetivos ou padrões de desemprenho( referências) - Aqui o candidato deve ter cuidado para não confunidr com planejamento

     

    2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual.( obeter informações ) 

     

    3. Comparação do desempenho atual com os objetivos e padrões estabelecidos

     

    4. Tomada de ação corretiva

     

     

     

    Maximiniano assim divide o processo de controle:

    1. Estabelecer objetivos e metas do controle

    2. Definir padrões de desempenho

    3. Obter informações do desempenho atual

    4. Comparar o padrão com o desempenho atual

    5. Identificar erros/falhas/desvios

    6. Corrigir/ação corretiva/medida corretiva

  • LETRA A CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • 1 - Definição dos padrões de desempenho: É estabelecer aquilo que você quer medir.

    2 - Monitoramento: É observar, analisar e coletar informações daquilo que você pretende mensurar futuramente (Quando, quanto e como)

    3 - Comparação: É medir os resultados entre aquilo que você definiu com o que foi efetivamente realizado ( Estão dentro dos padrões? ; Houve algum tipo de desvio? )

    4 - Correção: ** (Se necessária) - É realinhar os padrões ou as medidas para que este entre na margem do que foi planejado anteriormente. 

    Aquisição de informações. 


ID
832210
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O departamento fiscal da empresa Gama tem apresentado constantemente situações como: pagamento de tributos em atraso por conta do não lançamento de notas fiscais dentro dos prazos previstos pela legislação. Quando questionados, funcionários apontam que não são os responsáveis pelos problemas. De maneira geral os funcionários da área afirmam que “não são atribuições de seus cargos”. Como consequência várias atividades importantes do departamento fiscal ficam sob responsabilidade indefinida.
Os problemas do departamento fiscal da Gama estão relacionados:

Alternativas
Comentários
  • Letra b)
                A função administrativa de organização é a que especifica responsabilidades por tarefas em unidades de trabalho. A definição de autoridade, responsabilidade e divisão do trabalho para o grupo de funcionários da empresa Gama deve ser definida de forma lógica, de modo a viabilizar um fluxo contínuo do trabalho, evitando confusões e problemas como as descritas na questão.
  • RESPOSTA: B.

    COMENTÁRIO:
    A ORGANIZAÇÃO SE REFERE AS DECISÕES SOBRE DIVISÃO DE AUTORIDADES, TAREFAS, RESPONSABILIDADES, DIVISÃO DE RECURSOS, ENTRE OUTRAS.

    NA QUESTÃO, O QUE ESTAVA FALTANDO ERA SOBRE A DIVISÃO DE TAREFAS NO SETOR.
  • Organização como função administrativa é parte integrante do processo administrativo – (2ª função administrativa), Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. É o processo de arranjar e alocar o trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos organizacionais.
    “Para executar os planos, é necessário organizar os recursos. Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou principio de classificação.” (MAXIMIANO, pag 83, 2010).
  • Questão nada tem a ver com departamentalização, mas sim com os conceitos das funções administrativas.
  • Até que não está errado ser letra B o gabarito, porém antes de organizar qualquer coisa deve-se planejar, e para ter esse GAP no setor fiscal a FONTE é um mau planejamento. Planejamento ruim = organização ruim.

  • Letra B.

    Mas marquei letra A... :(

  • Organização (do processo administrativo)
    Palavras-chaves: alocar, distribuir

  • Função organização -> estruturação acerca das tarefas e responsabilidades que um funcionário deve ter na organização.

  • LETRA B CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 


ID
832213
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as três afirmativas s seguir:

I. Realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício.
II. Realização de tarefas que ajudam a cumprir objetivos organizacionais.
III. Um funcionário disciplinado desempenha as funções em acordo com as normativas da sua área.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Eficiência esta relacionado com a capacidade de fazer as coisas com os recursos disponíveis, sendo economico, não desperdiçando dinheiro e realizando as tarefas de acordo com o que foi orientado / determinado.
    Eficácia é conseguir atingir os objetivos e metas.
    Na afirmativa I, estamos falando de custos e desperdícios (Eficiência)
    Na afirmativa II, fala-se de cumprir objetivos (Eficácia)
    Na afirmativa III, o típico retrato do funcionário eficiente cumprindo suas obrigações.

    Resposta letra (d)
  • Concordo com seu comentário em relação às assertivas I e II, Gilmar. Mas discordo quanto a III.
    Creio que na III, a justificativa vem de uma acepção do conceito da eficicência que é "fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz".
    O funcionário está de acordo com as normas que regulam as atividades que ele desenvolve no trabalho, logo, faz a coisa "de maneira certa".

  • Eficiência=> Idalberto Chiavenato ensina que toda organização deve ser analisada sob o escopo da eficácia e da eficiência, ao mesmo tempo:
    Eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. (...) A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70).
    O autor diz que nem sempre se é eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Uma organização pode ser eficiente e não ser eficaz e vice-versa. O ideal é ser igualmente eficiente e eficaz. Chiavenato oferece pitorescos exemplos para diferenciar os conceitos: eficiência é ir à igreja, enquanto eficácia é praticar os valores religiosos; eficiência é rezar, enquanto eficácia é ganhar o céu; ou ainda utilizando um exemplo tão oportuno para a Copa do Mundo de Futebol, eficiência é jogar futebol com arte, enquanto eficácia é ganhar o jogo.
    Sérgio Rodrigues Bio (1996), caminha no mesmo sentido no que diz respeito aos conceitos. Para ele “eficiência diz respeito a método, a modo certo de fazer as coisas. (...)
    Eficácia=>“Eficácia é a capacidade de ‘fazer as coisas certas’ ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Isto é, administradores eficazes selecionam as coisas ‘certas’ para fazer e os métodos ‘certos’ para alcançá-las” (Megginson et al, 1998, p. 11).
    Efetividade=>A efetividade ressalta o impacto, a medida em que o resultado almejado (e concretizado) mudou determinado panorama, cenário. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. E mais, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.
    Palavras-chave:Impacto social. Impacto das ações. Mudar/transformar a realidade/contexto.• Relação Resultado xImpacto. Efeito no ambiente externo = Externalidades. A efetividade ressalta o impacto, à medida que o resultado almejado e/ou concretizado mudou determinado panorama/cenário. Visão: como um Todo.
  • O que é EFICAZ?

    EFICAZ (ou eficácia) refere-se a fazer o que deve ser feito. Este conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da missão.

    O que é EFICIENTE?

    EFICIENTE (ou eficiência) refere-se a como fazer o que tem para ser feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está na presente em toda a empresa.

    O que é EFETIVO?

    EFETIVO (ou efetividade) refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade.

  • Parece um pouco complicado, mas o desenrolar destas palavras, principalmente nas ações profissionais, são mais aplicadas do que se imagina. Veja a ilustração verbal que se segue: imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. O segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro à sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso.
  • Errei por achar que a III fosse exemplo de eficácia, pois o funcionário está apenas cumprindo obrigações, não fazendo muito com pouco. Alguém poderia explicar melhor? 

  • Efetividade x Eficácia x Eficiência

    https://i1.ytimg.com/vi/5cidiU5kykI/hqdefault.jpg

    Bons estudos!

  • Eu tambem pensei que seria desta forma e errei...

  • Agir de acordo com as normativas de sua área pressupõe eficiência, pois se presume que as regras institucionais (de acordo com a administração moderna: gerencial) buscam a eficiência em todas as ações institucionais. Portanto, ser obediente é ser disciplinado, que é igual a ser eficiente.

  • letra "d" é o gabarito!

    I. Realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício. EFICIÊNCIA: O conceito tem a ver com as palavras "Meios", "custos" ,"resultado", "processos, meios internos"

    II. Realização de tarefas que ajudam a cumprir objetivos organizacionais. EFICÁCIA: Eficácia tem a ver com "cumprir o plano", "gerar resultado"

    III. Um funcionário disciplinado desempenha as funções em acordo com as normativas da sua área. EFICIÊNCIA: Vide justificativa 1


  • Eficiência : fazer da melhor forma. Eficácia : Alcançar um objetivo, uma meta, um resultado.


    Bons estudos :D

  • Dá pra acertar sabendo da III. Eficiência está corresponde ao nível operacional.

     

    Gab. D

  • EFICIÊNCIA => Faz corretamente as coisas => Um funcionário disciplinado desempenha as funções em acordo com as normativas da sua área. 

    Realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício.

    EFICÁCIA=> Faz as coisas corretas => Realização de tarefas que ajudam a cumprir objetivos organizacionais.


ID
832216
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“À medida que as organizações progridem ao longo do ciclo de vida, normalmente assumem características burocráticas quando se tornam maiores e mais complexas. (...) Embora Max Weber visse a burocracia como uma ameaça às liberdades pessoais básicas, ele também reconhecia como o sistema mais eficiente possível de organização. Previa o triunfo da burocracia por causa da sua capacidade de garantir maior eficiência das organizações, tanto no contexto dos negócios como no contexto do governo.” (DAFT, 2002, p. 269.)

Assinale a alternativa que concentra características da burocracia:

Alternativas
Comentários
  • Letra e)
               A burocracia possui características básicas como formalidade quanto às normas e comunicações, hierarquia de autoridade, impessoalidade, padronização das atividades e procedimentos, especialização, meritocracia e profissionalização, entre outros. Não cabe falar em pessoalidade, informalidade e morosidade no âmbito da burocracia uma vez q estes aspectos podem ser vistos como disfunções da burocracia que causam imprevisibilidade do funcionamento da organização.
  • RESPOSTA: E.

    COMENTÁRIO:
    A ULTIMA ALTERNATIVA SE ENCAIXA NA QUESTÃO, JÁ QUE A ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA ESTABELECE O TRABALHO DE MANEIRA PADRONIZADA E ESPECÍFICA, ESPECIALIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E, A DIVISÃO DO TRABALHO, SEJA EM ESCALA HIERÁRQUICA E SERVIÇOS ESPECÍFICOS.
    A ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA TRABALHA TAMBÉM COM A IMPESSOALIDADE (TODOS SÃO TRATADOS DA MESMA MANEIRA, SEM PRIVILEGIAR NINGUEM), FORMALIDADE (TRABALHO FORMAL, COM PAPÉIS, DOCUMENTOS), MERITOCRACIA (PESSOAS SÃO ESCOLHIDAS POR MÉRITO E POR COMPETÊNCIA TÉCNICA. EXEMPLO: PROMOÇÃO).
  • Não concordo com o Gabarito, na minha opinião a alternativaE está mais próxima de preferir-se aos aspectos da Organização Racional do Trabalho (ORT) do que das características da burocracia.  Taylor foi pioneiro no desenvolvimento de técnicas efetivas visando sistematizar o estudo e análise do trabalho. Como criador e defensor da Administração Científica, Taylor propugnava a substituição do empirismo pela aplicação de métodos científicos para aumentar a produtividade baseando-se com ênfase na eficiência (para Taylor, a organização e a administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente.). Para tanto, desenvolveu a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT) que consistia em vários aspectos:
    1 - Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos
    2- Estudo da fadiga humana – 
    3 -Divisão do trabalho e especialização do operário –
    4 - Desenho de cargos e tarefas
    5 - Incentivos salariais e prêmios de produção –
    6- Conceito de homo economicus;
    7 - Condições ambientais de trabalho
    8 - Padronização de métodos e de máquinas –
    9 - Supervisão funcional -  
    Quanto as Características da burocracia são elas: 
    1 -Caráter legal das normas e regulamentos-   
    2 -Caráter formal das comunicações
    3 -Divisão do trabalho
    4-Impessoalidade no relacionamento
    5-Hierarquização da autoridade
    6- Rotinas e procedimentos estandardizados
     7-Competência técnica e meritocracia
    8- Especialização da administração
    9-Profissionalização (dos participantes)
    10-Completa Previsibilidade do funcionamento. 
    Então dessa forma eu acredito que a questão não possui uma alternativa CORRETA.
    Caso alguém discorde do meu comentário favor deixar na caixa de recados.
  • Embora ainda mantenha a minha opinião a respeito desta questão, eu enviei uma e-mail comentando a respeito desta, com a Prof.  Elisabete Moreira, e a mesma me respondeu que:  
    ^A burocracia é uma das escolas da escola clássica de administração e os princípios da burocracia se assemelham aos da administração cientifica. Tanto a administração cientifica como a burocracia tiveram inspiração nas organizações militares e nos ensinamentos de Adm Smith. 
    A diferença da burocracia para a adm cientifica é que a burocracia pode ser aplicada em todo tipo de organizações e não somente nas indústrias, mas os princípios são os mesmos!!!^ 
    Foi que a Prof. Me respondeu, vou deixar o comentário que fiz anteriormente para quem sabe,provocar discussão e suscitar um debate saudável a respeito do assunto! Obrigado!
  • Conceito de burocracia: é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
    A burocracia é baseada em:

    • Caráter legal das normas;
    • Caráter formal das comunicações;
    • Impessoalidade no relacionamento;
    • Divisão do trabalho;
    • Hierarquização de autoridade;
    • Rotinas e procedimentos;
    • Competência técnica e meritocracia;
    • Especialização da administração;
    • Profissionalzação; e
    • Previsibilidade do funcionamento.

    Com base nessas informações, vamos às questões:
    a) Meritocracia, informalidade e hierarquia. - ERRADA, uma vez que na Burocracia temos  FORMALIDADE (comunicação e decisão), e não informalidade.
    b) Hierarquia, padronização e pessoalidade  - ERRADA, na burocracia temos os princípios da hierarquia, da padronização e IMPESSOALIDADE (tratamento conforme o cargo ocupado).
    c) Qualificação do pessoal, meritocracia e morosidade - ERRADA, Qualificação de pessoal diz respeito à meritocracia, ou seja, o funcionário subirá de cargo conforme sua qualificação, competência. o Segundo item, como pode ver é o mesmo, isso é pegadinha, meritocracia e qualificação de pessoal são as mesmas coisas. já a morosidade, bom esse princípio não existe na Burocracia.
    d) Divisão do trabalho, impessoalidade, informalidade - ERRADA, informalidade não se encaixa na burocracia, como vimos na alternativa (a).
    e) Padronização, especialização e divisão do trabalho - CORRETÍSSIMA.

    Bom, espero ter ajudado.

    Bons estudos!



     

  • Meu caro colega Parrião,
    é uma questão de concurso então nesse caso temos que eliminar as impossíveis de ser (a, b, c e d)
    e marcarmos a "mais correta" o que não é o caso aqui, pois a letra E está perfeita, mais correta do que esta só outra dessa.
    De qq forma fica a dica para outras questões, às vezes temos que assinalar a menos errada, e contabilizar nosso ponto.

    abç

    bons estudos!!!
  • Já fiz algumas questões (não recordo a banca) em que as disfunções da burocracia era tida como uma caracteristica.
    Fiquei na duvida, mas parece que para o cespe as crítica à burocracia não entram como uma caracteristica.
  • Pegadinha da banca. Para quem ficou na dúvida, MOROSIDADE é uma das disfunções do modelo burocrático.

    A burocracia ou modelo racional/legal de Max Weber tem como características:

    Previsibilidade e padronização;  

    Especialização;

    Divisão do trabalho;

    Eficiência;

    Solução racional;  

    Formalidade, que se traduz em regras rígidas no tratamento dos recursos humanos, materiais, financeiros, buscando uma melhor eficiência da máquina administrativa;

    Impessoalidade; 

    Profissionalismo;

    Meritocracia ==> acesso aos cargos públicos através de concurso público, por exemplo.

    .

    PRINCIPAIS DISFUNÇÕES DO MODELO BUROCRÁTICO:

    Sistema fechado

    Apego às regras; 

    Excesso de regras;

    Perda da visão global da organização;

    Lentidão (Morosidade);

    Cara;

    Autorreferida ==> administração voltada para si, não para o cliente (cidadão), o mercado.

    Fonte: Prof. Giovana Carranza do EVP.


    Bons estudos, que "a dor é temporária..."

  • a)Meritocracia, informalidade e hierarquia. (ERRADO) - CERTO= FORMALIDADE

    b)Hierarquia, padronização e pessoalidade.(ERRADO)- CERTO= IMPESSOALIDADE

    c)Qualificação do pessoal, meritocracia e morosidade.(ERRADO)- CERTO= EFICIENCIA

    d)Divisão do trabalho, impessoalidade, informalidade.(ERRADO) - CERTO= FORMALIDADE

    e)Padronização, especialização e divisão do trabalho. (CORRETO)

  • a) meritocracia - FORMALIDADE - hierarquia


    b) hierarquia - padronização - IMPESSOALIDADE


    c) qualificação do pessoal - meritocracia - EFICIÊNCIA


    d) divisão do trabalho - impessoalidade - FORMALIDADE


    e) padronização - especialização - divisão do trabalho

  • Essa foi para confundir e pegar o candidato.

  • Padronização, especialização e divisão do trabalho.


ID
832219
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Um documento financeiro que serve para planejar as despesas e as receitas num determinado período de tempo futuro é definido como:

Alternativas
Comentários
  • Orçamentos são documentos financeiros que servem para planejar as despesas e as receitas num determinado período de tempo futuro. O processo de orçamentação é utilizado por organizações de todos os tipos, em particular o Estado e as empresas, e por indivíduos.
    Fonte.http://www.portal-gestao.com/planilhas/itemlist/tag/gest%C3%A3o.html?start=80

    Quanto a Orçamento Público é o instrumento de viabilização do planejamento do Governo – de realização das Políticas Públicas, organizadas em programas, mediante a quantificação das metas e a alocação de recursos para as ações orçamentárias (projetos, atividades e operações especiais).
  • Orçamento –É um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. É um ato administrativo revestido de força legal, que estabelece um conjunto de ações governamentais a serem realizadas durante determinado período de tempo – que estima o montante de recursos a serem arrecadados –, fixa o montante das despesas a serem realizadas na manutenção da máquina pública e a aquisição de bens e serviços a serem colocados à disposição da comunidade.
     
  • Olá pessoal,


    Em qual  Demonstração estão as contas de Receitas e Despesas previstas??? Balanço Orçamentário. Ou seja, é aí q tá o documento de planejamento.



    Abs

  • Creio que a questão deveria ser anulada, visto que o Orçamento é um instrumento que prevê as receitas e fixa as despesas. 

  • O orçamento de caixa é uma ferramenta básica do planejamento financeiro a curto prazo. Permite ao administrador financeiro a identificação de necessidades e oportunidades financeiras a curto prata. Mais importante, porém, é o fato de que o orçamento de caixa ajuda o administrador a analisar as necessidades de financiamento a curto prazo. A idéia do orçamento de caixa é simples: ele registra as estimativas de entradas e saldas de caixa. O resultado é uma estimativa de superâvits ou déficits de caixa.

     

    Orçamento de caixa: Uma projeção das entradas e saídas de caixa para o período de planejamento seguinte.

    (Ross • Westerfield • Jordan - Princípios de Administração Financeira)


ID
832222
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

“A equidade envolve um senso de justiça – a correção de desequilíbrios existentes na distribuição de valores sociais e políticos. Em contraste com o tratamento igual para todos, a equidade propõe que os benefícios sejam maiores para os mais desfavorecidos.” (DENHARDT, 2012, p. 154.)

Situação hipotética: um órgão governamental recebe uma verba de R$ 10 milhões para melhoria das instalações de seus departamentos.
Assinale a alternativa que corresponde à ação de equidade na distribuição de recursos:

Alternativas
Comentários
  • Letra B
    Questão tranquila... se há vários departamentos e o gestor possui uma verba para distribuir entre seus departamentos, a melhor e mais justa maneira de fazê-lo é observar a equidade, no caso, tratar de forma desigual os desiguais. Não seria prudente dividir as dotações em partes iguais sabendo que alguns departamentos estão mais necessitados que outros. É a busca do equilíbrio, no caso, realiza-se uma função distributiva.

ID
832225
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma pesquisa entre funcionários de diferentes organizações apontou que a motivação eleva os níveis de produtividade e que o principal motivo é o fato de os profissionais estarem em conformidade com os valores da organização bem como cumprir uma missão a partir do trabalho. A remuneração está entre os últimos elementos que influenciam a motivação dos profissionais.

Essa pesquisa aponta para:

Alternativas
Comentários
  • 2.1 Fatores intrínsecos e extrínsecos

    Para Bergamini e Coda (1997), a motivação é uma energia intrínseca ligada ao significado e a natureza do trabalho realizado. Já a satisfação é uma energia extrínseca ligada a aspectos como salários, benefícios, reconhecimento, chefia, colegas e outros. Estes aspectos são da visão do empregado em relação ao ambiente de trabalho que é um indicador do nível de satisfação ou insatisfação apontado pelos empregados no trabalho. Se os fatores higiênicos  são ótimos, apenas evitam a insatisfação, mas se forem precários provocam a insatisfação. Já os fatores motivacionais, quando são ótimos, provocam a satisfação e quando precários evitam a satisfação. A partir do momento que o trabalho torna-se uma obrigação, deixando de ser um recurso, diminui-se o comprometimento dos funcionários com as organizações em que estes trabalham. Para Maslach e Leiter (1999) é nesse fenômeno que reside um dos fatores que conduzem à disfunção social no local de trabalho.

    Se a questão fala que os fatores externos (salários, benefícios) são os últimos a contar na motivação do funcionário,  fica claro que o enunciado está pondo em foco a abordagem da motivação intrínseca, a qual está diretamente ligada a natureza da atividade do trabalho que o funcionário desenvolve.

    Letra E)

  • "A remuneração está entre os últimos elementos que influenciam a motivação dos profissionais." KKKKKK, se inventa cada teoria idiota para pagar cada vez menos ao funcionário, e ainda tem gente que acredita nessas baboseiras. 99% das reclamações no serviço são sobre remuneração e tenho que ler um treco desses!
  • kkkkk......perfeito o comentário do João!! é muita teoria para pouco PINGAMENTO!! Eu quero viver, e não sobreviver!!

    A teoria é tão valida, que se aplicada em uma empresa vai perceber uma diferença de salário gritante dos empregados!!
    Daí vem falar que o salario não é motivacional!! hamram!! Inverta os salários!!
  • Concordo quanto aos comentários acima rs, mas vamos à teoria:
    ao meu ver, a questão se refere aos Fatores definidos por Herzberg. Segundo ele existem dois tipos de fatores:


    1 - os higiênicos, que são os externos (extrínsecos) e dizem respeito ao ambiente de trabalho e não levam a motivar, estão ligados a satisfação ou não satisfação dos funcionários.
    2 - e os motivacionais, que são os intrínsecos ou inerentes à pessoa, que podem, se bem empregados, motivar ou, se mal, desmotivar diminuindo a produtividade.


    O salário, no gráfico que compõe a teoria, está dentre os ultimos fatores que são mencionados pelo autor, mas, assim como as condições de trabalho, se posiciona ao centro (já que o gráfico se divide em dois), sendo, por tanto, relativo tanto aos fatores intrínsecos, quanto aos extrínsecos.


    O que define a questão, ao meu ver, é o fato dela falar em fatores que "motivam e levam ao aumento da produtividade". Neste caso, ela está falando em fatores INTRÍNSECOS


      Aqui tem uma ilustração que talvez ajude. http://gestaorhmais.blogspot.com.br/2012/06/os-proprios-empresarios-sabotem-os-seus.html




  • Otimo comentario patricia parabens.
  • Pirâmide de Maslow

    Concordo com a questão, porem se formos levar em consideração a teoria das ncessidades de  Maslow, é uma divisão hierárquica proposta,em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de “escalar” hierárquico de necessidades para atingir a sua auto-realização.
    Então, pode ser sim que esteja acontecendo essa situação imposta em que a Remuneração não esta em primeiro lugar, e acredito nela.
    Cda um traçamos nosso sucesso de auto-realização. Cada qual com suas necessidades e prioridades.

  • Comentários como o do Ramon Cirilo Maldonado que enriquece o Questões de Concursos , não esses comentários inúteis que são repetitivos !! 

  • Na teoria tudo é lindo e maravilhoso. Salário entre as últimas coisas para a motivação. Para né! Vamos ser realistas, sem um bom salário...não se faz nada.

ID
832228
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fulano é um sujeito humilde, trabalhou desde a infância, não teve acesso à escola por mais de 4 anos letivos. Aprendeu de maneira limitada a ler e a escrever. Numa dada situação, resolveu comprar um celular para se comunicar. Venderam-lhe um ‘plano’ com benefícios múltiplos. Fulano percebeu que alguns benefícios não foram honrados pela operadora de telefonia móvel. Tentou reivindicar com a operadora, mas não obteve êxito. Resolve, então, recorrer à proteção da Lei. Vai aos órgãos competentes, frequenta audiências e aguarda confiante. Passados alguns meses recebe em casa uma correspondência com o seguinte texto:

“OBJETO: Sentença julgando procedente o pedido.

Através da presente, fica Vossa Senhoria, devidamente INTIMADO(A) do processado nos autos em referência, conforme OBJETO em destaque, para que surta os seus jurídicos e legais efeitos.”
Fulano, ao ler a correspondência, fica preocupado: “Minha nossa...agora eu vou pra cadeia”. Corre ao juizado indicado na correspondência, desesperado e apresenta o documento a um funcionário atrás do balcão que diz: “Seu Fulano”, em resumo, o senhor ganhou a causa contra a operadora de telefonia.

Considerando os elementos de comunicação e o contexto acima, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os ruídos normalmente são causados por alguns fatores (Mendonça, 2009):

     

    - ambiente adverso – local em que há muito barulho, excesso de pessoas circulando poderá distrair a atenção do receptor, que por sua vez compreenderá apenas parte da mensagem emitida pelo emissor;


    - o momento em que a mensagem esta sendo passada - caso o receptor não esteja concentrado para obter as informações necessárias, tenha sua atenção dividida em mais de uma atividade, a mensagem não será completamente entendida;


    - linguagem inadequada – uso de termos técnicos ou palavras em idioma desconhecido pelo receptor;


    - exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, não centrando nos assuntos que são de fato importantes.

    LETRA A)

  •    Ruído – Qualquer força que interfira com a comunicação efetiva. São três tipos:
    - Ruído externo: inclui os fatores fora do receptor que torna difícil ouvir, além de outros tipos de distração.
    - Ruído fisiológico: envolve fatores biológicos no receptor ou no transmissor que interferem na recepção precisa: doença, fadiga, etc.
    - Ruído psicológico: refere-se a forças que interferem na capacidade de expressar ou compreender uma mensagem de forma precisa.
  • A D não está errada. Quando estudamos comunicação formal, é preciso que o emisor use uma linguagem clara de fácil entendimento pelo receptor.Não usar preciosismo no texto....

ID
832234
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na comunicação interpessoal, o processo pelo qual o receptor traduz a forma escrita, falada ou simbólica de uma mensagem para uma mensagem compreensível é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Elementos em comunicação

    Num sistema de comunicação encontramos presentes os seguintes componentes: emissor ou fonte, mensagem, canal, receptor, feed-back ou reacção. Iremos seguidamente debruçarmo-nos sobre cada um deles e analisar a sua inter relação.

    Emissor ou fonte
    É o indivíduo, ou grupo de pessoas, ou organização com ideias, intenções, necessidades, informações, enfim, com uma razão para se empenhar na comunicação.

    Mensagem
    Na comunicação humana a mensagem existe em forma física: há a tradução de ideias, intenções e objectivos num código. O emissor utiliza uma combinação de signos e símbolos para expressar a sua intenção comunicativa.

    Canal
    É o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor.

    Receptor
    É o alvo da comunicação. É o indivíduo ou audiência que recebe e decodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la.

                                        
    LETRA A)

  • LETRA A CORRETA

    1. Fonte - É o emissor ou comunicador da mensagemInicia a comunicação através da codificação de uma mensagem.

    2. Codificação - Para ser transmitida a mensagem precisa ser codificada adequadamente, isto é, seus símbolos precisam ser traduzidos de forma que se tornem inteligíveis através do canal que escolhemos.

    3. Canal - É o veículo ou mídia através do qual a mensagem é encaminhadaÉ um meio existente fora do comunicador e é escolhido por ele. Pode ser percebido por todos.

    4. Decodificação - É o processo de tradução dos símbolos utilizados na mensagem na mente do receptor. Quando a imagem decodificada corresponde à imagem transmitida houve sucesso na comunicação.

    5. Receptor - É o sujeito final da mensagemÉ o destinatário da comunicação.

    6. Retroação - É a verificação do sucesso da comunicação. É o feedback enviado pelo receptor ao emissor sobre a compreensão da mensagem (ou não).

    7. Ruído - São os fatores que podem distorcer uma mensagem. São perturbações indesejáveis que tendem a alterar, distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida.


ID
832237
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que devem ser observadas na Redação Oficial:

Alternativas
Comentários
  • Manual da República:
    "(...)  Espera-se que esta nova edição do Manual contribua, tal como a primeira, para a consolidação de uma cultura administrativa de profissionalização dos servidores públicos e de respeito aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com a conseqüente melhoria dos serviços prestados à sociedade."
  • Acredito que a D também esteja correta, porém a C é mais completa, e em muitas questões, precisamos optar pela mais correta entre todas. A padronização também serve pra que o texto seja claro, conciso e simples.
    • a) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Dessa maneira devem-se evitar jargões técnicos limitados a grupos específicos. Daí a importância da comunicação informal. ( incorreta, para ficar certo teria que ser formal)
    • b) Comunicações oficiais não podem permitir uma única interpretação, visto que são empregadas para diferentes grupos sociais. (incorreta, deve permitir uma única interpretação) 
    • c) A publicidade e impessoalidade são princípios fundamentais de toda a administração pública devendo nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. (correto, são principios constitucionais)
    • d) A padronização deve ser empregada com a finalidade de combater o uso de gírias e empobrecimento da língua oficial. (incorreto, é a linguagem culta, a padronização ela apenas formaliza como o proprio nome diz, cria um padrão uniforme para ser seguido, na padronização se decora, na liguagem culta é necessarário aprender).
    • e) As comunicações oficiais são fechadas com o termo ‘Atenciosamente’ para todos os casos, de maneira a facilitar a padronização.( incorreto, os fechos uniformizados pelo Manual são: Atenciosamente (mesma hierarquia ou inferior) Respeitosamente (hierarquia superior), mas cabe ressaltar que as bancas cobram os fechos de documentos que não estão previstos no Manual, como parecer, atestado, declarações, cartas e relatórios, nestes casos existem fechos diferente para cada um, muitos deles cobrados com a metodologia da ABNT, e outros conforme o Manual de Redação de cada órgão, por isso vale olhar se o órgão não possui seu próprio manual de redação).
  • Palavras do Manual da Presidência da República:

    "b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;"

    No Manual o uso de gírias está relacionado ao Padrão culto de Linguagem, não à Padronização.
  • A letra "d" é o famoso pé-de-bode. Ela é errada e tem carinha de certa. Não há padronização do texto, existe o padrão culta da lingua, mas, de maneira nenhuma, padronização do texto. Em outras palavras, não há um modelo textual pré-definido.
  • A padronização deve ser empregada com a finalidade de combater o uso de gírias e empobrecimento da língua oficial.....CUIDADO

  • TIRAS DO MANUAL

    A Impessoalidade

            A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários: a) alguém que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) alguém que receba essa comunicação. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.

            Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

            a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;

    D- A padronização deve ser empregada com a finalidade de combater o uso de gírias e empobrecimento da língua oficial.

    * Ao meu ver esse "deve" tornou a assertiva muito ríspida, pois o manual cita uma desejável padronização.

     

  • De acordo com o manual da Presidência da República:

     

    A)"(...)é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão." (...)A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão,  formalidade e uniformidade."(p.4)

     

     

    B)"Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem."(p.4)

     

     

    C) "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais." (p.4)

     

     

    D) "A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

    a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

    b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

    c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

    d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam". (p.6)

     

     

    E) "O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente,

    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores".(p.11)


ID
832240
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao VOCATIVO que deve ser empregado em comunicações dirigidas aos chefes de poder:

Alternativas
Comentários
  • O que realmente a questão pediu foi o vocativo, diferente do pronome de tratamento em comento pelo colega.

    Manual redação da PR;

     O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador


ID
832243
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Trata-se de modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo ou ainda ser empregada à exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando, em qualquer órgão, deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
A essa modalidade dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Memorando:

    Definição e Finalidade

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

    Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

    http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/memorando 

    Na real a resposta tá na questão né, mas nada impede que seja adicionada aí a informação por completo.
    Bons Estudos!

  • RESPOSTA: B.

    COMENTÁRIOS:
    Trata-se de modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo ou ainda ser empregada à exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando, em qualquer órgão, deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

    O memorando possui diversas características, conforme destacado acima: mas uma das principais características é referente a comunicação ser interna.
    Porém, em princípio a questão foi muito fácil de ser respondida, já que a resposta estava na própria pergunta.
  • Memorando ou Comunicação Interna

    O Memorando é modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com diferença de que seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
  • Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?
  • O Cespe não me dá uma pérola dessa! 
  • Essa foi demais..............memorandoooo
  • Nem acredito que a Cespe fez issoo!!!!rs...
  • Mas na questão já havia a resposta!
    Mal elaborada!
  • Quando a questão é complexa, reclamam,quando não é,reclamam....a humanidade...
  • A questão está com classificação inadequada, pois trata-se de uma questão de Raciocínio Lógico.
  • Estava tão fácil que até fiquei na dúvida!!!

  • É nóooooooooooooooooooiissss memorandoooooooooooooo !!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ai a banca te dá a resposta e quando ce vai passar para o cartão resposta acaba marcando errado kk

  • parei na primeira vírgula

  • Essa  foi um teste para saber quem ler a questão completa.

  • Fiquei com medo de responder a questão.kkkkkkkkkkkkk

  • Poxa, achei que era pegadinha ...

     

  • como assim? será que foi erro?

     

  • Aquela questão que é tao facil que induz o candidato ao erro...


ID
832246
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A etiqueta profissional consiste num conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas, definidas a partir do bom senso. como uma espécie de espécie de convivência harmoniosa em grupo. Compreender e respeitar esses códigos sinaliza disciplina e respeito. A apresentação pessoal pode ser compreendida a partir dos seguintes elementos: aparência, comportamento, postura profissional e ambiente de trabalho.
Considerando esse tema, assinale a alternativa que corresponde a ações de apresentação pessoal adequada:

Alternativas
Comentários
  •  Evitar qualquer tipo de excesso ao se vestir; estar atento e ser cordial com todos; manter a mesa arrumada.
  • Letra d, 

    obs: gente! é até falta de ética e de senso da pessoa usa uma vestimenta vulgar ou sensual no caso da mulher, agora no homem é roupa rasgada,falta de higiene pessoal etc.

    No código de ética diz, que a pessoa deve manter o local do trabalho e organizado.

  • rir dos erros alheios para descontrair.

    kkkkk é pra acabar

  • SIM:

    agradecer aos elogios.

    Ser pontual

    Conhecer os usos e costumes de cada local que frequentar e prestar atenção aos detalhes

    Evitar qualquer tipo de excesso ao se vestir; estar atento e ser cordial com todos; manter a mesa arrumada

    Se o atraso for inevitável, avisar imediatamente justificando o motivo

  • rachei na parte "rir dos erros alheios para descontrair" kkk

     

  • ...não vestir jeans; rir dos erros alheios para descontrair. :)

     

  • Quem é que erra uma questão dessas...

  • Conhecer os usos e costumes de cada local que frequentar e prestar atenção aos detalhes; não vestir jeans; rir dos erros alheios para descontrair.

    KKKKKK

    GAB: D

  • GAB:D.


    Manter a mesa arrumada, ser pontual, ajudar no que for preciso, são caracterísitcas desejáveis do profissional que lida diariamente com o público. É importante que o cliente crie uma imagem positiva da organização para que seje fiel e fale pros outros que está satisfeito com determinada loja ou empresa.


ID
832249
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Assinale a alternativa que concentra ações de etiqueta ao telefone:

Alternativas
Comentários
  • Empregar tratamento formal senhor(a);
    Atender prontamente quando tocar, três toques é o máximo;
    Não fornecer informações não autorizadas.
  • Não é possível atender ligações paralelas,  tratamento informal e conversas pessoais jamais, pessoas em reunião não podem atender ligações, ser irritante não é solução pra acalmar uma pessoa.
  • Atender ligações paralelas é etiqueta ao telefone ? rs

  • B é o nosso gabarito, diria Rennó.

    Empregar tratamento formal senhor(a); atender prontamente quando tocar, três toques é o máximo; não fornecer informações não autorizadas.

  • Só o Joseph Climber atende ligações paralelas.


ID
832252
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O e-mail, criado para enviar mensagens, é uma das formas de comunicação interpessoal mais utilizadas em nossa sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta ações adequadas às mensagens eletrônicas corporativas:

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação, eis os erros na cor vermelha:

    A - Respeitar as regras gramaticais; detalhar para esclarecer; empregar abreviações comuns, como você por vc.

    B - Mensagens enfeitadas são importante ferramenta para atrair o leitor; empregar emoticons pode ser útil quando se deseja resumir o que se pensa sobre o assunto tratado na mensagem; enviar ao número máximo de pessoas envolvidas direta e indiretamente a mensagem.

    C - Correta.

    D - Imprimir mensagens e arquivar em pasta denominada Diversos; abreviações são aceitáveis em favor da brevidade; as regras gramaticais de pontuação não precisam ser rigorosamente cumpridas no texto da mensagem.

    E - Ser discreto nas mensagens; evitar excessos de adjetivos e advérbios; empregar emoticons apenas em mensagens, como despedidas e correntes de adesão a alguma causa social relevante.

    Fé em Deus e bons estudos galera

  • a) Respeitar as regras gramaticais; detalhar para esclarecer; empregar abreviações comuns, como você por vc.
    Assertiva errada. Não se deve utilizar abreviações por que isso vai contra a própria afirmação de que se deve detalhar para esclarecer;
    b) Mensagens enfeitadas são importante ferramenta para atrair o leitor; empregar emoticons pode ser útil quando se deseja resumir o que se pensa sobre o assunto tratado na mensagem; enviar ao número máximo de pessoas envolvidas direta e indiretamente a mensagem.
    Assertiva errada.Não existe o objetivo de atrair o leitor: email não é revista em banca. Deve-se ser claro, conciso e completo, passando toda a ideia, mas não há necessidade de enfeites;
    c) O uso do e-mail corporativo só é indicado para a organização; convém ser conciso e essencial; devem-se evitar abreviações.
    Assertiva correta. O email corporativo é feito para uso nas comunicações do trabalho, sendo descartada a ideia de utilizar para contatos pessoais. O email corporativo pode ser vasculhado por funcionários da empresa, assim não é interessante guardar coisas pessoais nele. Sobre o resto da proposição, ela está perfeita.
    d) Imprimir mensagens e arquivar em pasta denominada Diversos; abreviações são aceitáveis em favor da brevidade; as regras gramaticais de pontuação não precisam ser rigorosamente cumpridas no texto da mensagem.
    Assertiva errada. O email existe no mundo digital e não se faz necessária a impressão. Todo o seu conteúdo será mantido no servidor de email ou na própria caixa de entrada, sendo desnecessário o backup por parte do usuário. O resta da afirmação está perfeita com relação aos aspectos da redação; e
    e) Ser discreto nas mensagens; evitar excessos de adjetivos e advérbios; empregar emoticons apenas em mensagens, como despedidas e correntes de adesão a alguma causa social relevante.
    Assertiva errada. Emoticons são, provavelmente, as coisas mais informais que existem. Deve-se evitar informalidade, afinal, esse é um email corporativo.
  • Pessoal, menssagem corporativa. Na pergunta, mesmo sem saber muito sobre Noções de Informática já daria pelo menos por dedução eliminar as erradas.

    Alternativa correta Letra C

    O uso do e-mail corporativo só é indicado para a organização; convém ser conciso e essencial; devem-se evitar abreviações.

ID
832255
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sicrano é técnico administrativo numa Defensoria Pública. Sua chefia demandou algumas informações em formato de relatório, visto que Sicrano deveria coletar informações de diferentes fontes, a saber:

I. Número de atendimentos feitos na defensoria nos 6 meses anteriores, bem como a distribuição por tipo de serviço.

II. Levantamento das principais notícias envolvendo a referida Defensoria.

III. Apresentação resumida dos itens solicitados para reunião gestores.

Assinale a alternativa que corresponde aos aplicativos do Microsoft Office mais adequados ao relatório das solicitações da chefia de Sicrano:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    I. Número de atendimentos feitos na defensoria nos 6 meses anteriores, bem como a distribuição por tipo de serviço. 
    Numeros - Excel.
    II. Levantamento das principais notícias envolvendo a referida Defensoria. 
    Clipping - Word.
    III. Apresentação resumida dos itens solicitados para reunião gestores.
    Templates - Power Point.
  • Questão fácil, basta relacionar:

    I. Número de atendimentos feitos na defensoria nos 6 meses = Calcular, então Excel.

    II. Levantamento das principais notícias envolvendo a referida Defensoria = Pesquisa e digitação, então Word.

    III. Apresentação resumida dos itens solicitados para reunião gestores = Apresentação para outras pessoas? Power Point.


    Fé em Deus e bons estudos.
  • Questão tranquila, porque trata de softwares do Microsoft Office, sendo eles[1]:
    i. Word: Crie documentos visualmente atraentes de forma mais fácil do que nunca com o Word 2010, Economize tempo e simplifique seus trabalhos, Trabalhe melhor em conjunto com outros usuários, Acesse suas informações mais facilmente pela Internet;
    ii. Excel: Gerencie finanças empresarias e pessoais com eficiência. Simplifique seu trabalho e aumente sua produtividade com planilhas poderosas no Excel 2010. Novas ferramentas de análise e de visualização ajudam a controlar e a realçar importantes tendênciasde dados;
    iii.  Power Point: Crie apresentações extraordinárias e de impacto com o PowerPoint 2010. Gerencie apresentações com ferramentas que poupam tempo e simplificam o seu trabalho, é muito mais fácil criar e gerenciar apresentações quando você pode trabalhar exatamente como deseja;
    iv. Access: O Access 2010 é sua ferramenta de design e implantação de aplicativos de banco de dados. Compre agora e entre em ação facilmente e mais rápido do que nunca. Aplique designs profissionais ao seu banco de dados com o Access 2010;
    v. OneNote: OneNote 2010 é um bloco de anotações digital que fornece um único local onde você pode coletar todas as suas anotações e informações, com recursos avançados de pesquisa, você localiza o que quiser rapidamente, gerenciando a sobrecarga de informações e trabalhando em equipe com mais eficiência;
    vi. Outlook: Mantenha-se sincronizado com seus clientes e seu calendário com o Outlook 2010. Gerencie e-mail de várias contas em uma única caixa de entrada para nunca perder uma mensagem. Utilize as ferramentas de e-mail, calendário e lista de tarefas para se manter conectado à sua equipe e seus projetos com mais eficiência; e
    vii. Publisher: Crie materiais de Marketing com aparência profissional utilizando o Publisher 2010. Com o Publisher 2010, você pode facilmente comunicar a sua mensagem em vários tipos de publicações, economizando tempo e dinheiro.

    Dessa forma, podemos analisar as assertivas.

    I. Número de atendimentos feitos na defensoria nos 6 meses anteriores, bem como a distribuição por tipo de serviço.
    Essa assertiva denota a necessidade do Microsoft Excel quando pede informações organizadas em grade: número de atendimentos feitos. Além disso, pede a distribuição deles, o que indica necessidade estatística e matemática; 
    II. Levantamento das principais notícias envolvendo a referida Defensoria.
    Notícias são informações textuais, assim a ferramenta mais indicada é o Microsoft Word;
    III. Apresentação resumida dos itens solicitados para reunião gestores.
    Apresentação é função do Microsoft Power Point.

    Logo, a assertiva correta é a "a". Além disso, essa alternativa é a única que apresenta somente componentes do pacote Office.

    [1]. http://www.microsoftstore.com.br/shop/pt-BR/Microsoft/Office-Professional-2010-(em-Portugues)
  • "Assinale a alternativa que corresponde aos aplicativos do Microsoft Office..."

    A única alternativa em que todos os itens são aplicativos do Microsoft Office é a alternativa "a", apenas com esse conhecimento já basta para acertar a questão.


    Abraço,
  • EXISTEM OUTROS PROGAMAS QUE ELA PODERIA FAZER SEUS TAREFAS MAS A BANCA DEIXOU PARA OS DE PACOTE OFFICE, ENTÃO FACILITOU PARA OS CONCURSEIROS. 
    I. Número de atendimentos feitos na defensoria nos 6 meses anteriores, bem como a distribuição por tipo de serviço.  NADA MAIS É DO QUE UMA PASTA DE TRABALHO O EXCEL  JÁ SUPRE AS NECESSIDADES.

    II. Levantamento das principais notícias envolvendo a referida Defensoria. UM EDITOR DE TEXTOS JÁ SERVIRIA QUE É O   WORD

    III. Apresentação resumida dos itens solicitados para reunião gestores.  E PARA APRENSENTAR ELA IRIA PRECISAR DE UM PROGRAMA DESTINADO A CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE SLIDES QUE SERIA POWER POINT
     
    OK.
  • Parabéns ai Mozart!
    Pena que tem muita gente que age de má-fé e não dá a qualificação merecida!

ID
832258
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Beltrano é técnico administrativo numa Defensoria Pública. Entre as atividades que desempenha está o controle de despesas dos departamentos da referida defensoria. Para cada departamento Beltrano tem uma pasta de trabalho no Excel. Nos primeiros dias do mês, Beltrano precisa compilar as informações de cada um dos departamentos e isso ocupa considerável tempo para reunir as informações dos diversos departamentos.

Assinale a alternativa que corresponde ao que Beltrano pode fazer para melhorar a eficiência na preparação do relatório de despesas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Bom eu empregaria o auto filtro e depois colocaria em planilhas na mesma pasta, mas ao analisar a questão novamente a palavra COMPILAR de cada um dos departamentos o filtro aumentaria o tempo. ;-(
  • a) Incluir planilhas nas pastas de trabalho relacionadas aos departamentos.
    Assertiva errada. Pode-se colocar milhares de planilhas em milhões de lugares e isso não adiantaria nada. Afinal, a assertiva não afirma que alguém iria ajudar o Beltrano preenchendo planilha nenhuma;
    b) Congelar painéis para facilitar a visualização dos resultados de cada um dos departamentos.
    Assertiva errada. Congelar painéis iria tomar mais o tempo do Beltrano por que se já existe a informação nas planilhas, para que criar painéis?
    c) Empregar o comando AutoFiltro.
    Assertiva errada. O AutoFiltro é uma ferramenta para organizar os dados da forma que desejamos em uma mesmo pasta. Todavia, isso não irá ajudar já que as informações estão espalhadas em várias planilhas;
    d) Armazenar dados correlatos em várias planilhas na mesma pasta de trabalho.
    Assertiva correta. As informações contidas nas várias planilhas deverão ser postas em uma única pasta de uma única planilha. Assim, a visualização ficará mais fácil. Caso contrário, seria necessário navegar entre as várias planilhas para se obter a informação que se quer. Nessa fase a função AutoFiltro poderá ajudar;
    e) Imprimir todas as planilhas por departamento e finalizar somando com a função Calculadora.
    Assertiva errada. Tudo está em formato digital, então não há motivo para imprimir, menos ainda para se usar a calculadora. Basta somar tudo na própria planilha.
  • Pergunta  mal elaborada pela banca dando varios entendimentos sobre o assunto !
  • O comando da questão fala que Beltrano precisa compilar as informações, bem compilar significa: reunir, juntar.
    Sobra-se apenas a letra D como resposta, essa questão ao meu ver envolveu apenas conhecimento de Português!


ID
832261
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As redes sociais integram membros com interesses e ideologias ligados pela relevância de um determinado assunto e/ou ou negócio proporcionando integração e interatividade por meio de comunicação e compartilhamento de conteúdo.
Assinale a alternativa que relaciona adequadamente o conceito de redes sociais a um dos princípios da Administração Pública:

Alternativas
Comentários
  • Nossa, misturança heim (  Informática com Constitucional kkk )??

    Por eliminação a alternativa correta é letra ( E ) Publicidade ( 4º princípio ), onde todos os atos são públicos.

    Bons estudos galera
  • A assertiva diz que a participação em redes sociais proporcionam INTEGRAÇÃO e INTERATIVIDADE. Entendo que essas duas características estão mais associadas à eficiência do que a publicidade. Afinal, quando se diz publicidade, estamos falando de órgãos oficiais de impressa e não o Facebook, por exemplo. Ouvi dizer que certa vez um juiz intimou um cidadão por uma rede social. Isso aumento a eficiência, mas não certamente a publicidade. Além disso, não é por que se está usando uma rede social que se está publicando as informações, é possível troca de informações privadas.
  • Só o Sr. CESPE mesmo pra misturar disciplinas não afins...! Mas isso tudo faz parte do aprendizado.



    Bons estudos!!!
  • errei, achei que tivesse mais a ver com eficiencia.
  • Por relação ou analogia já dá pra associar! Vejamos:

    Princípios da Administração Pública:
    Legalidade - nem sempre tudo que aparece nas redes sociais é legal - portanto não poderia ser essa a alternativa;
    Impessoalidade - Não está entre as alternativas, mas, mesmo assim, não se relaciona, uma vez que há pessoalidade nas redes sociais;
    Moralidade - nem tudo que surge nas redes sociais é moral!!! Moralidade é um princípio pouco utilizado nas redes sociais, diga-se de passagem!
    Publicidade - Essa sim, tudo que aparece nas redes sociais é público ou direcionado a um grupo, o que não deixa de ter a característica de público;
    Eficiência - é o princípio mais nada a ver com as redes sociais!!! É só pergntarmos a  nós mesmos: Somos eficientes quando pblicamos uma foto nossa na praia??? tsc tsc tsc

    E por final, Engajamento não é princípio da Adm. Pública.
  • Não concordei muito com o gabarito, pois como ja dito aqui, nem todas as ações das redes são publicas, e o principio da publicidade da ideia de que os atos praticados pelos servidores, desde que não corram por segredo de justiça é claro, são publicos, agora nas redes socias vc escolhe o que sera publico ou nao. Acho que a eficiencia é a que mais se aproxima, 

  • questão estranha, não concordei muito tambem não !

  • Questão deixa a desejar por não ser muito clara. 

  • Masoq??!  Qual a necessidade disso?!

    Bom... fui pela menos pior...letra " E " 

    (...)comunicação e compartilhamento de conteúdo.


  • quem errar essaa, desiste hj dos estudos!!!

  • tirou onda 

  • Sem dúvida, tornar a coisa pública ao divulgar!


    Gabarito: E



  • Para com isso, os elaboradores tão tudo fumando baseado antes de elaborar as questões, meu pai e a maconha ainda nem foi liberada. 

  • Vamos parar de usar Facebook e elaborar questões melhores, Sr. Examinador?

  • Quem elaborou esta questão está totalmete por fora do princípio da publicidade. Como esta questão não foi anulada???

  • Eficiência com certeza não tem relação com as redes sociais.

  • What a fuck is this?

    Informática ou Administrativo?

  • Eu entendi sim onde o texto quis chegar, a publicidade dos atos gera os debates.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
832264
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A mídia digital do século XXI é caracterizada por uma possibilidade de expressão pública, de interconexão sem fronteiras e de acesso à informação sem precedente na história humana. (Lévy, 2011.)
Pierre Lévy convida a ter uma atitude responsável considerando o imenso fluxo de informação que circula em rede, onde todos estão interconectados. Antes do meio digital, havia escolas, mídia, igrejas, que criavam e gerenciavam a informação para as pessoas, em que todos traziam a afirmação de “essa é a verdade e você pode acreditar nela” para quem pudesse absorvê-la. Não havia, portanto, esse problema de escolha a partir de qual informação você deseja gerenciar para construir a base de seu conhecimento.

Assinale a alternativa que está diretamente relacionada à problemática apresentada no texto:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Uma enciclopédia livre cujo conteúdo pode ser ampliado ou alterado por qualquer pessoa, desde que com seriedade e respeito às normas de conduta e de direitos autorais; seu conteúdo é licenciado pela GNU Free Documentation License e pela Creative Commons SA 3.0.
    •  
  • A única alternativa possível era "Wikipedia", pois Pierre Lévy criou o conceito de inteligência coletiva - teoria que na qual a Wikipedia é baseada.
  • A Wikipedia se autodenomina a inciclopédia livre. Das alternativas existentes, essa é a que está mais associada ao conhecimento. Quando se pesquisa sobre algo no Google, por exemplo, é muito comum que a Wikipédia apareça entre as primeiras possibilidades. Todavia, isso não descarta, por exemplo, o youtube. Conheco pessoas que buscam o conhecimento no youtube. Nele é possível encontrar todo o tipo de vídeo aula.
  • Nem precisa entender da pargunta ou qual meio mas por dedução já chegaria uma resposta. (Alternativa correta letra C) 
    Vamos aos possíveis descartes. 
    Meio social ou seja REDES SOCIAIS 

      Facebook. MAIOR REDE SOCIAL DA INTERNET, EM 2009 JÁ HAVIA SUPERADO A MARCA DE 400 MILHÕES DE USUÁRIOS,  PERMITE QUE QUALQUER USUÁRIO QUE DECLARE TER PELO MENOS  13 POSSA TER UMA CONTA NO FACEBOOK.

      You Tube. USUÁRIO GERALMENTE UTILIZAM PARA ASSISTIR OU POSTAR VÍDEOS. MAS TAMBÉM PODEM SER USADO ATRAVÉS DO GOOGLE VÍDEOS.

      Wikipedia. JÁ DESCRITO ACIMA PELOS AMIGOS.

      Linked In. REDE DE NEGÓCIOS  É A PRINCIPAL UTILIZADA POR PROFISSIONAIS FUNDADA EM 2002 LANÇADA EM 5 DE MAIO DE 2003, EM NOVEMBRO DE 2011 JÁ CONTAVA COM MAIS DE 135 MILHÕES DE USUÁRIOS EM MAIS DE 200 PAÍSES.

      Twitter. REDE SOCIAL COM MAIOR CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS TEMPOS. É UM SERVIÇO RELATIVAMENTE NOVO CRIADO EM 2006. USUÁRIOS POSTAM TEXTOS CURTOS DE ATÉ 140 CARÁCTERES.
  • Para se resolver esse tipo de questão é ter conhecimentos sobre redes sociais que estão nas letras:
    a, d, e - para fazer amigos, contatos de trabalho e etc.
    Youtube - postar video
    Wikipedia - postar informações
  • Não gostei dessa questão... todas as alternativas disponibilizam informação aos usuários! Tudo que circula na internet é informação, não só a wikipedia!
  • todos os itens disponibilizam informacao, concordo com isso,


    porem o wikipedia se assemelha mais com as duas ultimas frases do texto, que fala sobre a escolha entre "acreditar e construir " a base do conhecimento.


    basta ver qual dessas opcoes voce "escolheria" (tecnicamente) para absorver conhecimentos

  • Pelo que entendi do enunciado o que a questão pede é qual das opções abaixo seria a mais confiável.O wikipedia é entre todas a que possui um carácter de  maior credibilidade. 

  • O enunciado fala sobre o gerenciamento de informação, que antigamente ficava a cargo de escola, mídia e igreja, que trazia uma única vertente do que seria a "verdade". Hoje como todas as pessoas geram informações (confiáveis ou não), surge a necessidade de escolher qual informação vc quer acreditar, qual linha de pensamento vc vai seguir. A wikipedia (C) me parece a alternativa que se encaixa melhor.

  • Segundo as estatísticas, tem muita gente baseando seu "conhecimento" no Facebook! :) :) :) :)

  • questão de raciocínio lógico

     


ID
832267
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente à resolução da seguinte expressão numérica:

15 – {–10 – [–8 + ( 5 – 12 )] – 20}:

Alternativas
Comentários
  • Resposta é 30 que não tem nas alternativas
  • Pensei que fosse eu quem estivesse errado.

  • 15 - {-10 - [-8 -7] -20} = 15 - {-10 + 15 - 20} = 15 + 15 = 30


ID
832270
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O sexto termo de uma progressão geométrica é igual a 12500. Se a razão é igual a 5, assinale a alternativa correspondente ao terceiro termo.

Alternativas
Comentários
  • an=a1*q^n-1

    an=12500
    a1=?
    q=5
    n=6 (n° de termos)

    an=a1*q^n-1
    12500=a1*5^5
    12500=a1*3125
    a1=12500/3125
    a1=4

    3° termo:
    an=a1*q^n-1
    an=4*5^3-1
    an=4*5^2
    an=4*25
    an=100
  • 6º=12500
    5º=12500/5=2500
    4º=2500/5=500
    3º=500/5=100
  • Progressão Geométrica:

    1) Definição: an+1 = an . q (cada termo é igual ao termo anterior multiplicado por uma razão, onde o "q" é uma constante chamada de razão da P.G.)

    2) Termo Geral:  an = a1 . q n-1  

    Então:

    a6 = 12.500
    q= 5
    a= ?

    a= a1 . q 6-1
    12.500 = a1 . q 5
    12.500 = a1 . 55
    12.500 = a1 . 3125
    a1 = 4

    Logo.

    a3 = a1 . q2
    a3 = 4 . 52
    a3 = 4 . 25
    a3= 100
  • Pelo termo geral, podemos deduzir;

    a6=a3. q^3

    12500=a3. (25)^3
    12500= a3. 125
    a3=100
  • RESOLUÇÃO :

     1        2         3          4          5         6 
                           ?                             12500

    Dados:

    An = 12500                             
    A1 = ?
    q    = 5
    n    = 6


    1 PASSO

    FORMULA 

                         ( n-1 )
    An = A1 x q 
                              ( 6-1 )
    12500= A1 x 5
                               5
    12500= A1 x 5 

    12500 = A1 x 3125
    A1 = 12500 / 3125
    A1= 4

    2 PASSO

    1 TERMO = 4 
    2 TERMO = 4 X 5 = 20
    3 TERMO = 20 X 5 = 100 
    4 TERMO = 100 X 5 = 500
    5 TERMO = 500 X 5 = 2500
    6 TERMO = 2500 X 5 = 12500


    RESPOSTA - ITEM  A 
  • claro que não devemos deixar a didática de lado, mas na hora da prova uma questão como essa seria mais prático multiplicar as alternativas por 5 pra ganhar tempo....


  • an = a1 x q^n-1                          PA = ( 4, 20, 100, 500, 2500, 12500)

    12500 = a1 x 5^6-1 

    12500 = a1 x 3125 

    a1 = 12500/3125

    a1 = 4 

  • a6 = a5 . q ou pode ser representado por a6= a4 . q2 ou a6 = a3 . q3... para ganharmos tempo na resolução desse exercício, usaremos a6 = a3.q3 assim, descobriremos o resultado da questão. 

    A6 = a3 . q3

    12500 = a3 . 53

    12500 = a3 . 125

    a3 =12500/125

    a3=100

  • a6 = 12500;   r = 5;   a3 = ?;   n = 6

    an = a3 . q ^ n-k

    12500 = a3 . 125

    a3 = 100

  • Se a razão é 5, então vai dividindo até chegar o 3º

    5º =12500/5=2500
    4º =2500/5=500
    3º =500/5=100

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:

    https://youtu.be/FC2PTiV1R1s

    Professor Ivan Chagas

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/-LuX3TJfs10
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br


ID
832273
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere as informações para uma PA (progressão aritmética): 1º termo é igual a 2, razão equivale a 5. Determine o valor do 17º termo dessa sequência numérica.

Alternativas
Comentários
  • an=a1+(n-1)*r

    an=?
    a1=2
    n=17
    r=5

    an=2+(17-1)*5
    an=2+80
    an=82
  • Pode-se útilizar dessa forma também. A17 = A1 + 16*R  logo A17= 2+ 16*5= 82
  • Resposta: C

    A fórmula é esta mesma: An = A1+(n-1).r


    A17 = 2 + 16 x 5

    A17= 2 + 80

    A17 = 82
  • a1= 2 

    r = 5 

    n = 17 

    an = a1 +(n-1)r 

    a17 = 2 +(17-1). 5

    a17 = 2 + 16 x 5 

    a17 = 2 + 80 = 82 

  • Nesse caso, usar a formula é mais rápido: an= a1 + (n-1).r

    Gab: C

  • AN=A1+(N-1).R       AN=A1+16R                    R=5         A1=2      AN=117

                                     AN=2+16.5

                                      AN=2+80

                                      AN=82                                                                    Letra : C                                                                                              "Confie em DEUS, e o mais ele fará por ti."

     


ID
832276
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Excel 2010 é possível classificar tabelas inteiras utilizando múltiplas colunas e critérios ao mesmo tempo, auxiliando na organização de informações. Para entrar na janela de classificação, onde são inseridos os critérios desejados para classificar um conjunto de dados é necessário:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Caros,
    Só para ter uma ideia, esta meio embaçado.
    Após selecionar as células que deseja trabalhar, faça:

    Não tem como trabalhar nesta função sem seleção:
    Dados
  • b) Selecionar todas as células que farão parte da classificação e entrar no menu Dados>Classificar.
    Essa é a assertiva correta. Deve-se selecionar todas as células, ir ao agrupamento Dados e pressionar classificar para abrir o menu de classificação. Segue uma imagem para demonstrar:
  • Valew Genilda Mota  pelo comentário.
    Eu acertei mas fui por eliminação.
    Imaginei que teria que selecionar tudo o que se quer classificar, desta forma a alternativa B fala de selecionar "todas as céllas que farão parte da classificação".
    Quase marquei a letra C mas ele fala para selecionar a linha mas os dados podem estar em apenas nas duas primeiras células.


ID
832288
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o seguinte anúncio e assinale a única assertiva que apresenta uma análise INCORRETA dele:

VENDE-SE casas, em bom estado, localizadas no município de Estrela do Norte, em Goiás. Três quartos (duas suítes), duas salas, copa, cozinha, banheiro social, lavabo, dependências completas, garagem, quintal. Você não vai se arrepender! Interessados nos imóveis, tratar diretamente com o seu proprietário. Fone para contato: (***).

Alternativas
Comentários
  • A errada é a alternatica B...trata-se de aposto (esclarece, detalha ou explica o termo anterior "casas")
  • b) A expressão “em bom estado” é um exemplo de vocativo.
    Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.  Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso.
    Portanto o gabarito é a letra b
  • Por que a letra "e" está correta? Este exemplo não se utilizou da função denotativa?

  • Débora Otto, você confundiu a função conativa com a palavra conotativa.

    Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico.

     função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação. Essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, ou seja, está focada no receptor. Essa função de linguagem é muito utilizadas em propagandas, já que ela é focada no "você", empregando os verbos no imperativo.

    http://www.dicionarioinformal.com.br/fun%C3%A7%C3%A3o%20conativa/

     

  • A expressão "em bom estado" é um aposto ( explica, traz uma informação a mais, enaltace) e não um vocativo ( chamamento).