SóProvas



Prova Quadrix - 2016 - CRO - PR - Auxiliar de Departamento


ID
2012713
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 


    Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral e a usarem álcool para desinfetar as mãos, conforme mostrou o RJTV. As Olimpíadas do Rio enfrentam a desconfiança das delegações estrangeiras em relação à qualidade da água encanada.

    A Cedae repudiou em nota a informação do manual. Segundo a companhia, “assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira”, e informou que para manter sua qualidade é necessário que seja armazenada adequadamente nos imóveis. A nota da Cedae diz ainda que “a informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro, onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.

    O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde. O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. 

Novas instalações

    Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas: a Arena da Juventude, que receberá partidas de basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas; e o Estádio de Deodoro, que terá disputas de rúgbi, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos do futebol de 8. Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. 

    Mas a construção do velódromo está atrasada três meses. Com problemas de caixa, a empreiteira contratada não estava dando conta do projeto e a prefeitura anunciou a contratação de uma segunda empreiteira para acelerar as obras. O evento teste da modalidade que aconteceria em março, mas teve que ser adiado para entre 29 de abril e 1º de maio. 

     “Ela fez uma subcontratação de uma empresa maior, com mais capacidade, mais pessoal, e a gente vai conseguir cumprir com o prazo do evento teste”, disse o prefeito Eduardo Paes.

    A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis e do Centro Olímpico de Hipismo pelo mesmo motivo: atrasos nas obras. A reforma do Estádio de Remo da Lagoa também está atrasada. No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

                                                                                             (g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.) 

Com relação ao respeito à Norma Culta padrão escrita, no título do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei confusa a questão!

    Pelo gabarito a forma verbal "escovar" poderia estar também em plural. Isso não acarretaria prejuízo no sentido do texto, mas faria com que o verbo passasse a concordar com "atletas" e não com "orienta" como no texto original.

  • Questão confusa! Concordo com você, Andréa Bastos, se a forma verbal "escovar" for para o plural ela passa a concordar com atletas e não com a palavra orienta como no texto. 

  • Nao concordo que a questão esteja confusa.

    A questão afirma se poderia ou não mudar o verbo "escovar" para o plural. A questão não quer saber se vai mudar o sentido, quer saber apenas se é possível gramaticalmente.

    a Letra d -errada

    porque  "água" é uma paroxítona terminda em ditongo crescente ...

  • Vocês estão estudando para qual concurso?

  • Gente o sujeito é federação! Atletas sao OD

    e a concordância que o enuciador cita que poderia em uma boa é a siléptica ou ideológica!

  • Qual é a ambiguidade do título ?

  • Não concordo que haja ambiguidade no título. "Rio" está com letra maiúscula, ou seja, se refere expressamente à cidade. Ai ai... alguém aí entendeu isso?

  • Creio que a ambiguidade se encontra no trecho: escovar dentes. Que dentes?

     

  • GAB: letra C

     

  • Galera, a ambiguidade, pelo que vejo, seria a de dizer que os atletas vão escovar os dentes com água mineral. Não seria o correto que eles escovassem com escovas de dentes?
    Isso foi que achei de ambíguo na questão! 
    Espero ter contribuído!

  • Nâo sei se estou correta, mas também vi outra ambiguidade, por exemplo: Os atletas irão escovar os dentes com água mineral no "Rio".

    Rio de Janeiro? Ou Rio (geograficamente falando). Alguém me corrige por gentileza, caso eu esteja errada? Obrigada. abc.

  • GABARITO >>>

     

    E aí, concurseiros! 

     

    Como diria o baiano: - Simbora, mainha!

     

    Antes de analisarmos 3 questões "polemizadas" aqui, vamos ver o que a questão pede?

    Então você responde: - Simbora, painho!

     

    (QUESTÃO) Com relação ao respeito à Norma Culta padrão escrita, no título do texto, assinale a alternativa correta.

     

    Bem, o enunciado é bem claro, vale dizer, preciso analizar apenas o título do texto e qual alternativa mantem a norma culta escrita, certo?

     

    Ok, agora vamos esmiuçar 3 questionamentos dos meninos e meninas aqui nos comentários - são eles:

     

    1- Onde está a ambiguidade?

    2- Mas isso é mesmo ambiguidade?

    3- Mas não muda o sentido?

     

    R>

     

    1-  Realmente a ambiguidade está no período sublinhado "Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio", isso se deve a uma possível confusão quanto à interpretação, ou seja, escovar os dentes no "Rio de Janeiro", ou em um "rio com água corrente". E aí você deve estar pensando, mas rio está com letra maíscula, seu retardado! Calma, próxima dúvida;

     

    2- Agora a segunda polêmica, veja bem, quando falamos de ambiguidade estamos nos referindo à interpretação que será absorvida do outro lado, o leitor. A possibilidade de transmitir dois ou mais entendimentos distintos a qualquer indivíduo já caracteriza uma ambiguidade, mesmo que esta esteja pautada na falta de conhecimento estilístico de quem lê, sendo assim, o fato de "Rio" estar escrito com letra maúscula, por si só, não afasta a possibilidade de dupla interpretação a algumas pessoas.

    Além disso,  é possível notar expressões como "Rio Nilo" com o "R" maiúsculo, viu só? Mais um indício que essa bendita letra não anula a ambiguidade. Certo?

     

    3 - Algumas pessoas dizendo que o sentido foi mudado... que o sujeito é tal....e isso e aquilo.... calma lá, voltemos ao início, vamos ler o enunciado novamente?

    (QUESTÃO) Com relação ao respeito à Norma Culta padrão escrita, no título do texto, assinale a alternativa correta.

     

    Eu avisei, foco no enunciado, hein! Diz aí, onde é que pede para analizar o sentido do texto? pois é, não tem! Então responda apenas o que a banca perguntou.

     

     

    Um beijo no coração, foco na transformação da sua vida! Bons estudos!

     

    "Muitas pessoas tentarão te derrubar, pois não suportam ver ninguém maior que elas."  Marcos V. Romeiro

  • excelente a explanação do Romeiro. agora eu entendi o porquê da alternativa B estar errada.houve sim ambiguidade.

  • Letra C - "Infinitivo flexionado" - Quando tiver sujeito diferente daquele da oração principal.

    "Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral" 

  •  

    Título: Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 

    Com relação ao respeito à Norma Culta padrão escrita, no título do texto, assinale a alternativa correta.

    a)Antes da forma verbal “escovar”, deveria ter sido empregado acento indicativo de crase.

    Não deve haver crase antes de infinitivos, logo item errado.

    b) Não há qualquer ambiguidade no título do texto. 

    Aqui esqueça o texto, foque no título, e só nele, pois a desambiguação será feita no texto. Isso é muito comum nos textos jornalísticos para chamar a atenção.

    Nesse título, só o que tem é ambiguidade, e mais de uma. Como assim? Vejamos algumas perguntas que você pode fazer ao ler este título (lembre-se de que ambiguidade é falta de clareza, é poder pensar polissemicamente, ou seja, multiplas interpretações).

    A falta de determinantes no título, é proposital:

    Federação(qual? todas? de qualquer nacionalidade? estados?) orienta atletas(quais? todos? de qualquer nacionalidade? ) a escovar dentes(quais? de seus instrumento? de sua boca? uns dos outros?) com água mineral no Rio

    A palavra incompleta "Rio de Janeiro":

    Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio (lugar: rio ou cidade Rio, perceba que não há clareza! Muitos vão dizer "É claro que é o Rio cidade, pois está maiúsculo.", mas a ambiguidade continua. Tenha em mente que as palavras devem fechar significados precisos, preferencialmente em seu sentido denotativo, quando o texto não é poético, no caso é uma notícia; por isso, ao produzir um texto devemos usar o dicionário). Dica para este item: pegue um dicionário e veja palavra por palavra. Toda palavra não especificada ou determinada pode assumir qualquer valor?

     

    c)A forma verbal “escovar” é um infinitivo, corretamente empregado no título, que poderia também estar no plural.

    Sim, poderia estar no plural, pois é um caso facultativo por ser um complemento verbal com o sujeito expresso.

    d) A palavra “água” não deveria ter recebido acento gráfico.

    A não ser que você pense que é o verbo aguar(http://www.conjuga-me.net/verbo-aguar) conjugado, este item está errado.

    e)A forma verbal “escovar” deveria estar no plural para concordar com seu sujeito, “dentes”. 

    Errado, pois a regência do verbo escovar é: Quem escova, escova algo. Assim temos que "dentes" é o nosso algo, ou seja, objeto direto.

  • Gostaria de acrescentar outra análise da ambiguidade.

     

    Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 

     

    Ao meu ver, a ambiguidade é a seguinte:

     

    A federação orientou que os atletas escovacem os dentes enquanto eles (os atletas) estiverem no Rio.

    Ou

    A Federação orientou ( do Rio, ou seja, a orientação da Federação foi feita no Rio) que os atletas escovacem os dentes com água mineral.

     

    "No Rio" é um adjunto adverbial de lugar, só que não está claro se esse adjunto está ligado à Federação ou aos atletas.

     

    Acredito que duas formas de acabar com a ambiguidade seriam as seguintes:

    Federação, no Rio, orienta atletas a escovar dentes com água mineral.

    Ou

    Federação orienta atletas que estão no Rio a escovar dentes com água mineral.

  • Sobre a letra B

    Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 

    Houve sim ambiguidade, pois embora a palavra Rio esteja iniciada com a letra R maiuscula, a frase pode gerar dúvida  quanto ao seu signficado (os atletas são orentados a ir a um rio escovar os dentes com água mineral? ou os atletas do Rio são orientados a usar água mineral para escovar os dentes?)

  • Show de bola a explicação do pessoal aki... Valeu gente, juntos vamos vencer essa guerra. É um ajudado o outro.

  • Não da para afirmar que se trata das cidades ou estados como: Rio de Janeiro, Rio Verde, Rio Grande do Sul/Norte; ou de nomes de rios como Rio Parnaíba, Rio Nilo... etc...

    Enfim, a palavra 'Rio' de fato ficou muito vaga!

  • Amiguidade não seria o desvio da norma culta e a questão pede a frase correta no quesito norma culta padrão? Eu me apeguei nisso para resolver a questão e acertei.

    Nem fui tão longe para saber se houve ou não ambiguidade. Errei o pensamento?

  • O comentário do Professor Arenildo, o melhor! Exelente!

     

  • O infinitivo deve ser flexionado nos seguintes casos:

     

    1. Quando o sujeito da oração estiver claramente expresso;

    Se tu não perceberes isto... 
    Convém vocês irem primeiro. 
    O bom é sempre lembrarmos desta regra (sujeito desinencial, sujeito implícito = nós)

     

    2. Quando tiver sujeito diferente daquele da oração principal;

    O professor deu um prazo de cinco dias para os alunos estudarem bastante para a prova.
    Perdoo-te por me traíres.
    O hotel preparou tudo para os turistas ficarem à vontade.


    O guarda fez sinal para os motoristas pararem.

     

    3. Quando se quiser indeterminar o sujeito (utilizado na terceira pessoa do plural);

    Faço isso para não me acharem inútil. 
    Temos de agir assim para nos promoverem.
    Ela não sai sozinha à noite a fim de não falarem mal da sua conduta.

     

    4. Quando apresentar reciprocidade ou reflexibilidade de ação;

    Vi os alunos abraçarem-se alegremente. 
    Fizemos os adversários cumprimentarem-se com gentileza.
    Mandei as meninas olharem-se no espelho.

     

    Nota: como se pode observar, a escolha do Infinitivo Flexionado é feita sempre que se quer enfatizar o agente (sujeito) da ação expressa pelo verbo.

    DICAS:

    a) Se o infinitivo de um verbo for escrito com "j", esse "j" aparecerá em todas as outras formas.

    Por exemplo:

    Enferrujar: enferrujou, enferrujaria, enferrujem, enferrujarão, enferrujassem, etc. (Lembre, contudo, que o substantivo ferrugem é grafado com "g".)

     

    Viajar: viajou, viajaria, viajem ( 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo, não confundir com o substantivo viagem) viajarão, viajasses, etc.

     

    b) Quando o verbo tem o infinitivo com "g", como em "dirigir" e "agir" este "g" deverá ser trocado por um "j" apenas na primeira pessoa do presente do indicativo.

    Por exemplo:    eu dirijo/ eu ajo

     

    c) O verbo "parecer" pode relacionar-se de duas maneiras distintas com o infinitivo.

    - Quando "parecer" é verbo auxiliar de um outro verbo: Elas parecem mentir.

     

    - Elas parece mentirem = ISSO PARECE

    Neste exemplo ocorre, na verdade, um período composto.

    "Parece" é o verbo de uma oração principal cujo sujeito é a oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo "elas mentirem".

    Como desdobramento dessa reduzida, podemos ter a oração "Parece que elas mentem."

  • Infinitivo Impessoal  =  apresenta sentido genérico ou indefinido, não relacionado a nenhuma pessoa, e sua forma é invariável.

     

    Amar é sofrer.

     

    O infinitivo pessoal, por sua vez, apresenta desinências de número e pessoa.

     

    falar-esTu                vender-Ele           partir-mos Nós

     

    Para ler melhor, eu uso estes óculos. (1ª pessoa)


    Para ler melhor, ela usa estes óculos. (3ª pessoa)

     

    O infinitivo impessoal é usado:

    1. Quando apresenta uma ideia vaga, genérica, sem se referir a um sujeito determinado;

    Querer é poder. 
    Fumar prejudica a saúde. 
    É proibido colar cartazes neste muro.

     

    2. Quando tiver o valor de Imperativo;

    Soldados, marchar! (= Marchai!)

     


    3. Quando é regido de preposição e funciona como complemento de um substantivo, adjetivo ou verbo da oração anterior;

    Eles não têm o direito de gritar assim. 
    As meninas foram impedidas de participar do jogo. 
    Eu os convenci a aceitar.

     

    No entanto, na voz passiva dos verbos "contentar", "tomar" e "ouvir" o Infinitivo (verbo auxiliar) deve ser flexionado.

    Eram pessoas difíceis de serem contentadas. 
    Aqueles remédios são ruins de serem tomados. 
    Os CDs que você me emprestou são agradáveis de serem ouvidos.

     

    4. Nas locuções verbais;

    Queremos acordar bem cedo amanhã. 
    Eles não podiam reclamar do colégio. 
    Vamos pensar no seu caso.

     

    5. Quando o sujeito do infinitivo é o mesmo do verbo da oração anterior;

    Eles foram condenados a pagar pesadas multas. 
    Devemos sorrir ao invés de chorar. 
    Tenho ainda alguns livros por (para) publicar. 

     

    Quando o infinitivo preposicionado, ou não, preceder ou estiver distante do verbo da oração principal (verbo regente),

    pode ser flexionado para melhor clareza do período e também para se enfatizar o sujeito (agente) da ação verbal.

     

    Na esperança de sermos atendidos, muito lhe agradecemos. 
    Foram dois amigos à casa de outro, a fim de jogarem futebol. (A FIM DE JOGAR FUTEBOL)
    Para estudarmos, estaremos sempre dispostos. (PARA ESTUDAR)
    Antes de nascerem, já estão condenadas à fome muitas crianças. (ANTES DE NASCER)

     

    6. Com os verbos causativos "deixar", "mandar"e "fazer" e seus sinônimos que não formam locução verbal com o infinitivo que os segue;

     

    Deixei-os sair cedo hoje.

     

    7. Com os verbos sensitivos "ver", "ouvir", "sentir" e sinônimos, deve-se também deixar o infinitivo sem flexão.

     

    Vi-os entrar atrasados. 
    Ouvi-as dizer que não iriam à festa.

     

     

    a) É inadequado o emprego da preposição "para" antes dos objetos diretos de verbos como "pedir", "dizer", "falar" e sinônimos;

     

    Pediu para Carlos entrar. (errado) 
    Pediu para que Carlos entrasse. (errado) 
    Pediu que Carlos entrasse. (correto)   (PEDIU QUE, DISSE QUE, FALOU QUE)

     

    b) Quando a preposição "para" estiver regendo um verbo, como na oração "Este trabalho é para eu fazer", pede-se o emprego do pronome pessoal "eu", que se revela, neste caso, como sujeito.

    Aquele exercício era para eu corrigir. 
    Esta salada é para eu comer? 
    Ela me deu um relógio para eu consertar.


ID
2012716
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 


    Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral e a usarem álcool para desinfetar as mãos, conforme mostrou o RJTV. As Olimpíadas do Rio enfrentam a desconfiança das delegações estrangeiras em relação à qualidade da água encanada.

    A Cedae repudiou em nota a informação do manual. Segundo a companhia, “assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira”, e informou que para manter sua qualidade é necessário que seja armazenada adequadamente nos imóveis. A nota da Cedae diz ainda que “a informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro, onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.

    O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde. O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. 

Novas instalações

    Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas: a Arena da Juventude, que receberá partidas de basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas; e o Estádio de Deodoro, que terá disputas de rúgbi, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos do futebol de 8. Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. 

    Mas a construção do velódromo está atrasada três meses. Com problemas de caixa, a empreiteira contratada não estava dando conta do projeto e a prefeitura anunciou a contratação de uma segunda empreiteira para acelerar as obras. O evento teste da modalidade que aconteceria em março, mas teve que ser adiado para entre 29 de abril e 1º de maio. 

     “Ela fez uma subcontratação de uma empresa maior, com mais capacidade, mais pessoal, e a gente vai conseguir cumprir com o prazo do evento teste”, disse o prefeito Eduardo Paes.

    A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis e do Centro Olímpico de Hipismo pelo mesmo motivo: atrasos nas obras. A reforma do Estádio de Remo da Lagoa também está atrasada. No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

                                                                                             (g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.) 

Assinale a alternativa que contenha apenas palavras corretamente acentuadas pelo mesmo motivo que a palavra “Olimpíadas”, em destaque no texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    o-lim-pí-a-das ( proparoxítona )

     

     

    Hí - dri- ca ( proparoxítona )

    o - lím - pi - co ( proparoxítona )

  • Embora 'Olimpíadas também seja levada pela regra dos hiatos, prefere-se a regra das proparoxítonas em detrimento desta.

  • Obrigada pela dica, Pablo Andrade, eu fui pela regra dos Hiatos aí fui na A.

  • Nathy, uma dica que um professor me deu uma vez é que o hiato só vai ser acentuado quando o ou o estiverem na segunda letra e forem a tônica.

  • O-lim-pí-a-das -> Proparoxítona

    A regra das proparoxítonas sempre é a mais forte de todas.

  • Fui pelo Hiato.... Acho que poderiam ter pedido anulação, pois a alternativa A não está errada.

  • https://www.youtube.com/watch?v=g3anv4ttw8U

    ACENTUAÇÃO: OLIMPÍADA

  • A palavra “O-lim-pí-a-das” é proparoxítona, por isso a
    alternativa correta é a (E):-dri-ca e o-lím-pi-co.
    Na alternativa (A), as palavras “dis-tri-bu-í-da” e “sa-ú-de” apresentam
    hiato.
    Na alternativa (B), as palavras “ne-ces--rio” e “in-ci-dên-cia” são
    paroxítonas terminadas em ditongo oral.
    Na alternativa (C), as palavras “tam-bém” e “co-mi-tê” são oxítonas
    terminadas em “em” e “e”, respectivamente.
    Na alternativa (D), as palavras “res-pon--vel” e “po--vel” são
    paroxítonas terminadas em “l”.
    Gabarito: E

  • Achei que "olimpíadas" era paroxítona...

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: so(s), axé(s), bon(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: hisria, ries, quei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; cil, glúten, rum, cater, prótons, rax, ri, pis, rus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas. Ex.: álcool, quiem, máscara, nite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
2012719
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 


    Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral e a usarem álcool para desinfetar as mãos, conforme mostrou o RJTV. As Olimpíadas do Rio enfrentam a desconfiança das delegações estrangeiras em relação à qualidade da água encanada.

    A Cedae repudiou em nota a informação do manual. Segundo a companhia, “assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira”, e informou que para manter sua qualidade é necessário que seja armazenada adequadamente nos imóveis. A nota da Cedae diz ainda que “a informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro, onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.

    O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde. O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. 

Novas instalações

    Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas: a Arena da Juventude, que receberá partidas de basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas; e o Estádio de Deodoro, que terá disputas de rúgbi, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos do futebol de 8. Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. 

    Mas a construção do velódromo está atrasada três meses. Com problemas de caixa, a empreiteira contratada não estava dando conta do projeto e a prefeitura anunciou a contratação de uma segunda empreiteira para acelerar as obras. O evento teste da modalidade que aconteceria em março, mas teve que ser adiado para entre 29 de abril e 1º de maio. 

     “Ela fez uma subcontratação de uma empresa maior, com mais capacidade, mais pessoal, e a gente vai conseguir cumprir com o prazo do evento teste”, disse o prefeito Eduardo Paes.

    A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis e do Centro Olímpico de Hipismo pelo mesmo motivo: atrasos nas obras. A reforma do Estádio de Remo da Lagoa também está atrasada. No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

                                                                                             (g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.) 

“O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde.”

Assinale a alternativa que contenha a função sintática do termo destacado acima. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Trata-se de um aposto explicativo a qual define especificamente quem é o o presidente do comite olímpico, para ser um aposto tem que vir separado por virgulas, parènteses, travessões, dois pontos...

  • Aposto → é o termo de base nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a um equivalente destes, a título de explicação ou de apreciação.

     

     

    a) Explicativo → vem sempre isolado por vírgulas, travessões ou parênteses. 

    Ex.: {Maria (sujeito simples), [minha prima],} adora chocolate.

                             aposto

     

    Minha prima, [a Maria], adora chocolate.

                aposto

     

     

    b) Designativo → não há pausa entre esse aposto (sempre um substantivo próprio) e o substantivo comum a que se refere.

    Ex.: {A rua [Gonçalves Dias]} é muito movimentada. (nome da rua)

                aposto

     

     A rua [Paris] concentra muitas lojas. aposto especificativo (nome da rua)

         aposto

     

    OBS.: aqui é um termo adjetivo e não oposto designatívo, pois de Paris e parisienses não são nome de ruas

    As ruas [de Paris] são bem iluminadas. 

         adjuntos adnominais 

     

    As [ruas parisienses] são bem iluminadas. 

       adjuntos adnominais

     

     

    c)Enumerativo → vem sempre isolado por dois pontos ou travessões. ( termo amplo (1) e depois explica (2))

    Ex.1: {Tudo (1) } o fazia lembrar-se dela: {[ (2) a manhã, os pássaros, o mar, o azul do céu, as flores...]}

                                             aposto

     

     Ex.2: {Tudo - [a manhã, os pássaros, o mar, o azul do céu, as flores...] -} o fazia lembrar-se dela. 

     

     

    d) Resumitivo → é expresso por um pronome indefinido (tudo, nada, ninguém...) e resume os elementos de uma função sintática composta. sujeito composto ( primeiro explica (2) e depois o termo amplo (1))

     

    Ex.: { (2)Os porcos do chiqueiro, as galinhas, os pés de bogari, (1) tudo} parecia mais seguro do que antes.

                         aposto

     

     

    Fonte: PDF Prof.ª Isabel Vega

     Gabarito: ( A )

     Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado por favor, pois irei corrigi-los.

  • Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

     

    De acordo com a relação que estabelece com o termo a que se refere, o aposto pode ser classificado em:

    a) Explicativo:

    A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

     

    b) Enumerativo:

    A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

     

    c) Resumidor ou Recapitulativo:

    Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor.

     

    d) Comparativo:

    Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

     

    e) Distributivo:

    Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.

     

    f) Aposto de Oração:

    Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.

     

    Além desses, há o aposto especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase:

    Por Exemplo:

    O poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda.
    A rua Augusta está muito longe do rio São Francisco.

  • Aposto explicativo, pois explica o termo anterior.

     

    Gabarito:A

  • Eu pensei que fosse Aposto específico. 

  • Aposto explicativo 
    Sempre disposto entre sinais de pontuação, amplia a noção de significância referente ao termo anterior. 

    Ex: Dom Casmurro, obra literária de Machado de Assis, é uma excelente opção de leitura. 

    Ronaldinho gaúcho,o mestre das embaixadinhas,parou de jogar futebol.

    Enumerativo
    Enumera as partes constitutivas do termo em referência, demarcado pelos dois-pontos, 
    vírgula ou travessão.

    Ex: Na sala havia dois alunos que sempre se destacavam: Pedro e Marcela.

    Especificativo 
    Sem vírgula, liga-se a um substantivo de sentido genérico, indicando a espécie a que pertence.Geralmente é um nome próprio de pessoa ou lugar. 

    Ex: Fui a cidade do Rio de Janeiro.

    AGORA CUIDADO:

    A cidade de Recife é quente(aposto especificativo)

    O clima de Recife é quente(adjunto adnominal)

    Recapitulativo ou resumitivo
    Por meio de um pronome resume o que anteriormente foi expresso. 

    Ex: Desculpas, pedidos de reconciliação, nada muda a concepção que tenho de você.

    Alberto,Nadia e eu,ninguém resolvia a questão

     

    GABA A

     

  • Gabarito A

    “O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde.”

     

    Veja que não é um Presidente qualquer, aliatorio...é o presidente Thomas Bach....ESPECÍFICO, que na frase essa especificação sempre vem isolado por vírgulas, travessões ou parênteses.

     

    Ex: Fomos para a competição de MTB, Brasil Ride 2016, participaram atletas de varios Paisis.   (Brasil Ride 2016, Aposto Explicativo).

     

  • GAB: A 

     

    Aposto é o termo acessório da oração que se junta a um substantivo ou pronome substantivo para explicar, enumerar, resumir ou especificar o que se expressa. Ele vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

     

    Núcleo do aposto = Substantivo (Neste caso um substantivo próprio)

     

    Aposto explicativo

    Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas, travessões, dois pontos ou parênteses. Exemplos: 

     

    Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

    Maria, a melhor aluna da turma, passou de ano com notas altíssimas.

     

     

    FONTE: http://www.gabarite.com.br/dica-concurso/126-aposto-explicativo-enumerativo-resumitivo-e-especificativo

  •  a) Aposto explicativo. (Correto) - Esclarece, especifica algo a mais na frase. A dispensa não modifica o sentido da frase.

  • Diferença entre o aposto e o vocativo: o aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração e o vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração.

    Aposto - é um termo acessório da oração que fornece informações sobre outro termo da oração, explicando, esclarecendo, desenvolvendo, detalhando, enumerando, especificando, resumindo ou comparando esse outro termo. O aposto pode ser explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo ou resumidor, distributivo ou comparativo.

    Vocativo - é um termo independente, que não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. É um chamamento, uma invocação ou um apelo usado no discurso direto.

     

    https://www.normaculta.com.br/aposto-e-vocativo/

  • a) Aposto explicativo. (correto)

     b) Vocativo. (não indica com quem se fala, apenas explica quem é o presidente. Errado.)

     c) Sujeito simples. (errado o sujeito do verbo disse é "o presidente")

     d) Objeto direto. (errado o verbo disse tem por od "ter recebido garantias")

     e) Adjunto adverbial. (indicando que tipo de circunstância?! errado)

  • GABARITO A

     

    Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.

    ex.:

    Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

  • APOSTO

    TERMO QUE RETORMA OUTRO TERMO DA ORAÇÃO PARA: EXPLICAR, RESUMIR, AMPLIAR OU DESENVOLVER.

    REFERE-SE A UM SUBSTANTIVO OU TERMOS NOMINAIS.

    POSSUI O MESMO VALOR SINTÁTICO DO TERMO A QUE SE REFERE

    HÁ CASOS EM QUE NÃO HÁ PAUSAS

    NOS OI, CN, ADJ. ADV. É COMUM APARECER UMA PREPOSIÇÃO ANTES.

    PODE HAVER TERMOS EXPLICATIVOS PRECEDENDO O APOSTO.

     

    TIPOS DE APOSTO

    -EXPLICATIVO:  SEPARADO POR PONTO, TRANVESSÕES, PARÊNTESES.

    -ESPECIFICATIVO:INDICA> PESSOA, LUGAR E OBRA LITERÁRIA.

    -ENUMERATIVO: VEM APÓS DOIS PONTOS

    -COMPARTIVO: CARATER METAFÓRICO

    -RECAPITULATIVO:RESUME, POR MEIO DE UM PRONOME INDEFINIDO, UM SUJEITO COMPOSTO

    -DISTRIBUTIVO: SEPARADO POR;

    -ORACIONAL: APOSTO COM VERBO


ID
2012722
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 


    Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral e a usarem álcool para desinfetar as mãos, conforme mostrou o RJTV. As Olimpíadas do Rio enfrentam a desconfiança das delegações estrangeiras em relação à qualidade da água encanada.

    A Cedae repudiou em nota a informação do manual. Segundo a companhia, “assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira”, e informou que para manter sua qualidade é necessário que seja armazenada adequadamente nos imóveis. A nota da Cedae diz ainda que “a informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro, onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.

    O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde. O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. 

Novas instalações

    Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas: a Arena da Juventude, que receberá partidas de basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas; e o Estádio de Deodoro, que terá disputas de rúgbi, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos do futebol de 8. Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. 

    Mas a construção do velódromo está atrasada três meses. Com problemas de caixa, a empreiteira contratada não estava dando conta do projeto e a prefeitura anunciou a contratação de uma segunda empreiteira para acelerar as obras. O evento teste da modalidade que aconteceria em março, mas teve que ser adiado para entre 29 de abril e 1º de maio. 

     “Ela fez uma subcontratação de uma empresa maior, com mais capacidade, mais pessoal, e a gente vai conseguir cumprir com o prazo do evento teste”, disse o prefeito Eduardo Paes.

    A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis e do Centro Olímpico de Hipismo pelo mesmo motivo: atrasos nas obras. A reforma do Estádio de Remo da Lagoa também está atrasada. No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

                                                                                             (g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.) 

Assinale a alternativa que contenha um termo destacado com a mesma função sintática da oração destacada no terceiro parágrafo do texto, “que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Funciona como objeto direto

  • objeto direto? Assim foi a analise?

    ...falou...quem fala, fala algo..-->

    Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno”.

    quem recebe, rebebe algo--VTD--> OBJETO DIRETO --> a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno”.

  • Gab D.

     

    Tive dificuldade na questão, mas depois saquei do que se tratava. Então vou deixar um comentario aqui, só pra ficar mais esclarecedor.

    A oração parece ser coordenada aditiva, mas depois percebi que não. Trata-se de um objeto direto.

     

    Então: O dirigente também falou...

    1° obeto direto:  ...que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika...

    2° objeto direto:  ... e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. 

     

    A alternativa D encaixa como O.D.

     

    abraço!

     

     

  • a) “A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis”.  ERRADO  OBS. É o sujeito

     

    b)“No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável”. ERRADO  OBS. É o complemento nominal (CN) de substituição.

     

    c)“Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas”. ERRADO  OBS. Locução adverbial de lugar

     

    d)“Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno”. (CORRETO)   OBS. Objeto Direto do verbo receberão

     

    e)“disse o prefeito Eduardo Paes”. ERRADO  OBS.quem disse, O prefeito, logo é sujeito.

  • Uma oração principal pode ter duas orações subordinada Substantiva obj direta ?

    PROCUREI EM TUDO NÃO CONSEGUIR RESPONDER POR ISSO :/

  • AMBOS OBJETO DIRETO

     

    Acredito que a maior dificuldade é o fato de existir uma ZEUGMA na oração, dificultando a percepção visual e exigindo maior atenção na análise sintática.

     ZEUGMA****** FALOU

     

     " ... da zika e ****** que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações."

  •  O dirigente também falou que[ ISSO] e a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que [ ISSO] a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações

    O dirigente disse ISSO. objeto direto. quem diz, diz algo.

     

    LETRA "D": Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. quem recebe, recebe ALGO. objeto direto

     

     

    GABARITO ''D''

     

  • Gab: D

     

    A alternativa correta é a letra d, pois na frase: "O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. " a partir da conjunção integrante "que" é iniciada uma oração subordinada substantiva objetiva direta, ou seja uma oração que faz papel de objeto direto. Entre as alternativas, a frase da letra d “Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno”. é a única que há um objeto direto destacado, pois quem recebe, recebe alguma coisa, o termo "a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno" completa o sentido do verbo receber.

  • Minha dúvida é mesma de Luca alves. Um mesmo verbo pode ter duas orações substantivas objetivas diretas. Meu motivo de errar a questão foi pensar que não poderia ocorrer isso. Alguém poderia me explicar melhor isso? 

  • Resumindo: O dirigente também falou isso(que...) e isso( que...)

     Falou=vtd  isso1=O.D.  isso2=O.D.

  • GABARITO: D

    Tanto a oração destacada no texto, quanto a expressão destacada na letra D, tem valor de OBJETO DIRETO.

    Um verbo pode ser complementado por dois objetos ligados pela conjunção  e:

     

    Ele comprou um carro e uma casa,  OU

     

    por duas orações subordinadas objetivas diretas, como é o caso aqui:

     

    O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika (1)que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações.(2)  

  • GAB: D

     

    Trata-se de um objeto direto. O verbo é VTD.

    "O dirigente também falou isso e isso...."   

     

    A) “A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis”.  (SUJEITO SIMPLES)

     

    B) “No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável”(COMPLEMENTO NOMINAL DO SUBSTANTIVO ABSTRATO "SUBSTITUIÇÃO")

     

    C) “Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas”. (ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR)

     

    D) “Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno”.  (OBJETO DIRETO)

     

    E) “disse o prefeito Eduardo Paes”. (SUJEITO SIMPLES)

     

  • Só para que fique claro, um verbo não pode possuir dois objetos diretos! o que temos alí é um período misto formado por subordinação e coordenação! vejam:

     O dirigente também falou (oração principal)

     

    que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika  (oração coordenada assindetica)

      e (oração coordenada sindética aditiva) que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações.

     

    E o período composto por coordenação (que a OMS...saúde das delegações) é uma oração subordinada substantiva objetiva direta da oração principal!

  • Quem diz (o diz está implícito no texto) diz alguma coisa

    Quem recebe, recebe alguma coisa

     

  • As redações da Quadrix são um pouco complicadas, então, se atente BEM ao enunciado antes de responder QUALQUER questão.

  • disse issso e aquilo (OD)

  • Um dica para quem ficou muito bolado com essa questão, pois ela é nível hard mesmo, não se preocupem porque eu também ficava indignado quando via uma frase inteira como objeto direto ou indireto kkkk

    A dica é: assistam milhares de vezes a função do QUE, só aí vc vai entender porque isso acontece. Como eu disse, não é simples, mas com horas de estudos é possível.

    Ahhh não esqueçam de estudar transitividade também ;)

  • " ... O dirigente também falou [...] que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir ... "

    (Trata-se de uma O.S. substantiva objetiva direta, que exerce função sintática de objeto direto oracional em relação à principal);

     

    " ... as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno ... "

    (Trata-se de um objeto direto);

     

    a) função de sujeito;

    b) função de complemento nominal;

    c) função de adjunto adverbial;

    e) função de sujeito;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Fiz igual ao Leo. Eu levei uns 6 minutos nessa questão. Senti raiva, agonia, deu gatilho... ufa!

  • Desempenha papel de complemento verbal, nesse caso, objeto direto. D

  • A questão exige conhecimento sobre os termos integrantes e acessórios da oração. Inicialmente, é preciso analisar a função do trecho destacado na oração. 

    O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações.

    O dirigente (sujeito) também falou (oração principal)
    que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika (Or. Sub Subst Objetiva Direta)
    e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações (Or. Sub Subst Objetiva Direta)

    O verbo falar é transitivo direto. Falou isso e isso. 

    O que o dirigente falou? Que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações

    Essas duas orações subordinadas funcionam como objeto direto da oração principal e são, portanto, orações subordinadas substantivas objetivas diretas. A partir da identificação da função sintática exercida pela oração subordinada, é possível ver qual termo é correspondente nas alternativas.

    A) “A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis".
    Incorreto. Os termos destacados exercem a função sintática de sujeito na oração. Quem substituiu as empresas? A prefeitura.  

    B) “No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável".
    Incorreto. Os termos destacados exercem a função de complemento nominal, pois estão relacionados ao termo substituição. Substituição de quê? Da construtora responsável.

    C) “Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas". 
    Incorreto. Os termos destacados funcionam como adjunto adverbial de lugar.

    D) “Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno". 
    Correto. “A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno" é o objeto direto do verbo “receber". O que será recebido? A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Logo, por exercer a mesma função sintática de objeto direto, essa alternativa é a resposta.

    E) “disse o prefeito Eduardo Paes".
    Errado. Os termos destacados exercem a função de sujeito da oração. Se colocarmos em ordem direta, fica mais fácil perceber a função sintática: "O prefeito Eduardo Paes disse "Ela faz uma subcontratação de uma empresa maior [...]". Essa alternativa, portanto, pode ser descartada.

    Gabarito da Professora: Letra D.

ID
2012725
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio 


    Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral e a usarem álcool para desinfetar as mãos, conforme mostrou o RJTV. As Olimpíadas do Rio enfrentam a desconfiança das delegações estrangeiras em relação à qualidade da água encanada.

    A Cedae repudiou em nota a informação do manual. Segundo a companhia, “assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira”, e informou que para manter sua qualidade é necessário que seja armazenada adequadamente nos imóveis. A nota da Cedae diz ainda que “a informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro, onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.

    O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde. O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações. 

Novas instalações

    Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas: a Arena da Juventude, que receberá partidas de basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas; e o Estádio de Deodoro, que terá disputas de rúgbi, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos do futebol de 8. Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. 

    Mas a construção do velódromo está atrasada três meses. Com problemas de caixa, a empreiteira contratada não estava dando conta do projeto e a prefeitura anunciou a contratação de uma segunda empreiteira para acelerar as obras. O evento teste da modalidade que aconteceria em março, mas teve que ser adiado para entre 29 de abril e 1º de maio. 

     “Ela fez uma subcontratação de uma empresa maior, com mais capacidade, mais pessoal, e a gente vai conseguir cumprir com o prazo do evento teste”, disse o prefeito Eduardo Paes.

    A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis e do Centro Olímpico de Hipismo pelo mesmo motivo: atrasos nas obras. A reforma do Estádio de Remo da Lagoa também está atrasada. No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

                                                                                             (g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.) 

Assinale a alternativa que contenha uma correta transposição da oração “No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável” para a voz passiva.

Alternativas
Comentários
  • Também não entendi, o porque de não ser a letra e. Solicitei comentário do professor?

  • Letra E não fala da substituição.

  • Na letra E faltou a palavra substituição 

  • Atenção!

    O enunciado pela a transposição para a voz passiva. Essa se divide em duas: Analítica e Sintética.

    Na letra B, encontra-se a oração na voz passiva sintética. Para que a letra E estivesse correta deveria ter sido escrita assim: No fim de fevereiro, a substituição da construtora responsável foi anunciada pelo governo do estado.

  • Formas da oração transposta para a voz passiva analítica:

     

    ✱ No fim de fevereiro, a substituição da construtora responsável  foi anunciada pelo governo do estado.

     

    Advérbio acrescentando a ideia de tempo à locução verbal,   sujeito da passiva,   verbo ser e particípio,   agente da passiva.

     

    ✱ A substituição da construtora responsável foi anunciada, no fim de fevereiro, pelo governo do estado.

     

    Sujeito da passiva,   verbo ser e particípio,   advérbio acrescentando a ideia de tempo à locução verbal,   agente da passiva.

     

    ✱ No fim de fevereiro, foi anunciada a substituição da construtora responsável pelo governo do estado.

     

    Advérbio acrescentando a ideia de tempo à locução verbal,   verbo ser e particípio,   sujeito da passiva,   agente da passiva.

     

     

    Forma da oração transposta para a voz passiva sintética:

     

    B) (gabarito) No fim de fevereiro, anunciou-se a substituição da construtora responsável.

  • Essa questão é absurda marquei a letra E) 

     E) Tudo bem o fato de ter faltado  um termo pode ser utilizado como justificativa para não exatidão da mesma,pois está na voz passiva analítica mais não corresponde a sentença pedida pelo o enunciador!

    Mas eu só não entendo uma coisa as acertivas a  e b são similares porém uma está na voz passiva analítica e outra sintética ou pronominal;  ambas não está citando o agente da passiva governo do estado! O  mesmo argumento que usaram para alternativa e) que tbm as tornariam erradas!

    Então das 3 mencionadas a mais aceitável é a e) pois a mesma, segundo alguns alunos acima; e que tbm confirmo omitiu um nome " termo acessório" Mas as duas citadas a) e b) omitiu o agente da passiva: termo integrante!

    na minha opnião questão anulável! Alunos perceba a semelhança entre a e b não muda nada!

  • Letra A tem erro de concordância nominal - ... foi anunciado (errado) ----- .....foi anunciada (certo)

  • Marcos Luciano, fiquei entre a alternativa A e B por quase 15 minutos e não conseguia achar a diferença entre elas rsrsrs Valeu!

    Lucas Alves, "a substituição" não é um termo acessório, faz toda a diferença na frase, muda completamente o sentido da oração com e sem ele.

    Bons estudos!!!

  • Meninas tb marquei letra E, mas lendo os comentários dos colegas passei a entender o erro da letra E, que consiste apenas na omissão da palavra SUBSTITUIÇÃO.

    Espero ter ajudado!

  • Marquei a letra A. Qual a diferença dela pra B. ;I

    Pois só vejo que uma está na voz passiva análitica verbo SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL

    E A LETRA B  está na voz passiva sintética  Verbo na 3° PESSOA + PRONOME APASSIVADOR SE

    E a questão não pede  nenhuma nem outra. Só pede para colocar na voz passiva. Digna de anulação.

  • Liliane Siqueira, o erro existe por conta da concordância nominal

    O certo seria: foi anunciade não foi anunciado

  • No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável.

     

    QUESTÃO HORRÍVEL!

     

     a) No fim de fevereiro, foi anunciado a substituição da construtora responsável.

    O erro está na concordância "anunciadO", onde deveria ser "anunciadA". Além disso, está incompleta também, pois falta o sujeito paciente. (VOZ PASSIVA ANALÍTICA  - SER + PARTICÍPIO)

     b) No fim de fevereiro, anunciou-se a substituição da construtora responsável. 

    Não marquei justamente por faltar o sujeito paciente...no mais, está correta. (VOZ PASSIVA SINTÉTICA OU PRONOMINAL - VTD OU VTDI + PARTÍCULA APASSIVADORA)

     c) No fim de fevereiro, o governo do estado pronunciou-se sobre a substituição da construtora responsável.

    Está completa, com sujeito paciente e agente da passiva. Porém, está com o verbo "pronunciou-se", o que muda o sentido da frase. (VOZ PASSIVA SINTÉTICA OU PRONOMINAL - VTD OU VTDI+ PARTÍCULA APASSIVADORA). 

    Confesso que marquei essa por estar mais completa, mas não me atentei à mudança de sentido da frase.

     d) No fim de fevereiro, pelo governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

    Completamente sem sentido. A banca apenas mudou a ordem dos termos da oração, o que acabou deixando-a sem sentido.

     e) No fim de fevereiro, a construtora responsável foi anunciada pelo governo do estado.

    Faltou a palavra "substituição", o que muda o sentido da frase.

     

    Então, nós deveríamos escolher a menos incompleta, pois nenhuma está totalmente completa e, consequentemente, certa.

  • Gabarito B

    No fim de fevereiro, anunciou-se a substituição da construtora responsável. ( Voz passiva sintética )

  • No fim de fevereiro, a construtora responsável foi anunciada pelo governo do estado.

    Apesar de te marcado a letra E, depois reparei que houve um erro na concordância de gênero( foi anunciadA pelo o governO),o certo seria (foi anunciadO pelo o governO), porém a questão(A banca) devia diferenciar voz passiva de voz passiva sintética, afinal são diferentes, eu mesmo pulei a letra B, e fui certo na letra E.

  • VOZ PASSIVA SINTÉTICA

    anunciou-se a substituição da construtora responsável (sujeito paciente)

     

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    a substituição da construtora foi anunciada pelo Governo (agente da passiva = sujeito da voz ativa)

  • que banquinha tirou só uma palavra para quase todos errarem...

  • "BAQUINHA MALEDITA, aff "  

    uma palavrinha a menos e, questão perdida. 

  • Segundo Domingos Cegalla, se o sujeito da ativa vier explícito, ele não virará agente da passiva explícito na voz passiva sintética: O homem resolveu todas as pendências > Resolveram-se todas as pendências. Ou seja, na voz passiva SINTÉTICA o agente da passiva (que no caso da questão é o governo) não aparece.

    Fonte: A gramática para concursos públicos, Fernando Pestana; Cap. 12, Pág. 371.

    GAB B

  • Só que a questão não diz se quer sintética ou analítica. Poderia ser o item E passando para a voz passiva analítica.

  • na dúvida entre B e E, fui de E e não percebi a "casca de bana" na E...que lá ela!!!!

  • Alô, você!!

    Vá direto p/ o comentário (sucinto e sem reclamação) do amigo, LEÃO DE JUDÁ.


ID
2012743
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a esta questão, sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, leia cuidadosamente as afirmações a seguir.


I. Para proporcionar ao usuário uma comunicação mais abrangente, o WhatsApp agora está disponível tanto no celular como no computador através da sua versão WhatsApp Web.

II. O WhatsApp Web é uma extensão da conta do WhatsApp do aparelho celular para o computador.

III. As mensagens enviadas e recebidas são completamente sincronizadas entre o aparelho celular e o computador, podendo ser vistas em ambos os dispositivos (computador e celular).


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I. além do WhatsApp Web, existem também o WhatsApp Desktop, que envia alertas na área de trabalho.
    II. o WhatsApp Web é um espelhamento em tempo real, das mensagens do smartphone na tela do computador e vice-versa
    III. o uso do WhatsApp Web possibilita o envio de arquivos do computador do usuário, sem a necessidade de transferir para o smartphone antes de enviar para algum contato.

  • Nossa, ia morrer sem saber disso. Mal uso o WhatsApp do celular...

  • tbm Ana, fiquei chocada com a evolução kkkk

  • Morria e não ia saber desse babadooo

     

  • Nossa como estou desatualizada...morria e n sabia kkkkkkkkkk

  •  WhatsApp, misericórdia kkkk

     

    GABARITO D 

  • Só acertei pq já usei nos 2.. hehe

  • A Professora Emanuele aconselhou o uso de redes sociais para aprendizagem. Tem sido bastante cobrado. Mesmo que você não utilize, abra um perfil e veja as funcionalidades de cada rede social!

  • Essa banca já prepara o futuro servidor para a ociosidade do serviço público, porque nessa pergunta ela fala sobre o whatsapp em outra ela falou sobre o snapchat, só falta perguntar da netflix kkkkkk

  • As redes sociais, além de uma forma de lazer e entreterimento, pode ser e está sendo amplamente utilizado no ambiente profissional. Contribuindo, inclusive, na promoção dos princípios da administração pública, como a eficiência, impessoalidade e publicidade.

  • O judiciário tem utilizado o WhatsApp para realizar diligências e em processos de concilição.

  • Eu faço uso do WhatsApp Web é muito proveitoso, em especial para enviar as questões para os meus amigos.

    Enfim, acredito que a cobrança nos concursos sobre Rede Social está cada dia mais latente, entendam que estamos diante de um fenômeno,

    façam as pessoas uso ou não, a grande maioria utiliza e isso mudou a maneira como as pessoas se relacionam, grandes sociólogos ou antropólogos discutem o assunto, então por favor, não zombem da seriedade do tema. Ou vocês acreditam que os primeiros avanços tecnológicos também não afetaram os homens das cavernas? Houve retaliações. O homem acostumado a andar de cavalo (antigamente) também zombou do uso dos automóveis... 

  • SERÁ QUE VAI PODER ACESSAR SITE PORNÔ TAMBÉM? KAKAKAKA LIXO LIXO

  • Essa geral acerta kkk

    GAB: D

  • Na verdade o whattsapp pode até ser muito útil sim no ambiente profissional...tanto é que hoje quase todas as empresas tem  usado esse aplicativo ´ppara se comunicar com os clientes!

  • GAB: LETRA D ( A BANCA SÓ COPIOU E COLOU)

     

    Como eu uso o WhatsApp Web

     

    Para proporcionar a você uma comunicação mais abrangente, o WhatsApp agora está disponível tanto no celular como no computador. O WhatsApp Web é uma extensão da sua conta do WhatsApp do aparelho celular para o computador. As mensagens que você envia e recebe são completamente sincronizadas entre seu aparelho celular e o seu computador, podendo ser vistas em ambos dispositivos (computador e celular). Qualquer ação feita no aparelho celular será feita também no WhatsApp Web e vice versa. No momento, o WhatsApp Web está somente disponível para aparelhos celulares Android, iPhone 8.1ou superior, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 EVO, BlackBerry e BlackBerry 10.

    O WhatsApp Web não é uma outra conta do WhatsApp. Quando você usa o WhatsApp no seu computador ou no celular, está usando a mesma conta nos dois dispositivos (celular e computador).

     

     

    FONTE: https://faq.whatsapp.com/pt_br/web/28080003/

  • "Sabe de nada , inocente"....rs .. NETFLIX JÁ CAIU   !!!! 

     

    Q657921  Ano: 2016 Banca: COPESE - UFPI Órgão: Prefeitura de Bom Jesus - PI    Prova: Psicólogo

     

    O NETFLIX (https://www.netflix.com/br/) é um site que vem se popularizando e oferta serviços de 

    RESPOSTA : streaming de mídia. 

  • OLha, o que confundiria é o fato do whats do pc ser um espelhamento da conta do celular


    Mas é "D" , mesmo

  • Gabarito: D


ID
2012746
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A implementação do padrão USB 3.1 trouxe alguns novos recursos. Assinale a alternativa que não exibe um desses novos recursos.

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta ao usuário o padrão USB 3.1, com 4 de suas características.

    Basicamente, a cada nova versão, temos aumento de velocidade e redução de consumo, características importantes para qualquer dispositivo eletrônico.

    O limite de 127 conexões não foi superado, pois o endereçamento de 128 dispositivos (canal USB e os 127 dispositivos) está baseado na potência de base 2.

    Entre as características da versão USB 3.x podemos destacar: maior velocidade de transmissão dos dados, transmissão full-duplex (bidirecional), compatibilidade com os padrões anteriores e maior capacidade de transmissão de energia elétrica.

    Gabarito: Letra C.





  • Wtf?!

  • Perfeitas colocações em informática, como sempre, Fernando! Só teve um errinho na hr de digitar o gabarito...

    O correto é letra C.

    Valeu!

  • Achei estranho essa questão, pois o USB 3.1 é o "novato" USB Type-C/ Tipo C. Não é possível utilizá-lo em uma porta USB mais antiga, exceto se usar um adaptador.

     

    Ao dizer "retrocompatibilidade", dá a entender que foi a mesma coisa quando lançou o USB 2.0 e 3.0.

  • Conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo: é possível conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma única porta USB. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de hubs, dispositivos que utilizam uma única conexão USB para oferecer um número maior delas. É válido ressaltar que nem sempre esse modo de funcionamento é viável, uma vez que a velocidade de transmissão de dados é dividida entre todos os equipamentos;

     

    [ Fonte: http://www.infowester.com/usb.php ]

  • Quem pode acoplar até 127 dispositivos diferentes é o HUB USB.

  • Pra quem quiser saber um pouco mais sobre USB-3.1

    https://olhardigital.uol.com.br/video/mais-veloz-novo-usb-promete-ser-conexao-unica-no-futuro/47757

     

  • O gabarito diz ser C e o comentário do professor diz ser letra E

  • Existem duas alternativas corretas. A transmissão bidirecional não é inovação e nem aumentaram a quantidade dispositivos paralelos. B e C são respostas corretas, a questão deveria ser anulada. Pra variar a Quadrix fez uma questão anulável que não foi anulada.

  • ESSA BANCA É MUITO NOIADA, NAS QUESTÕES DE TECNICO TUDO MUITO FACIL ... PORÉM NAS QUESTÕES DE AUXILIAR ELA DALE VALENDO AFF 

     

  • O gabarito não deveria ser letra E??

  • Assinale a alternativa que NÃO exibe um desses novos recursos. 

    "Maior capacidade de transmissão de energia elétrica" é um novo recurso do USB 3.1? wtf?! :-/

  • Heid, quando carregamos o celular, normalmente quem faz a transferencia de energia é um cabo USB.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão apresenta ao usuário o padrão USB 3.1, com 4 de suas características.

    Basicamente, a cada nova versão, temos aumento de velocidade e redução de consumo, características importantes para qualquer dispositivo eletrônico.

    O limite de 127 conexões não foi superado, pois o endereçamento de 128 dispositivos (canal USB e os 127 dispositivos) está baseado na potência de base 2.

    Entre as características da versão USB 3.x podemos destacar: maior velocidade de transmissão dos dados, transmissão full-duplex (bidirecional), compatibilidade com os padrões anteriores e maior capacidade de transmissão de energia elétrica.

    Gabarito: Letra C.

  • GABARITO C

     

    A tecnologia USB surgiu no ano de 1994 e, desde então, vem passando por várias revisões. As mais populares são as versões 1.1 e 2.0, sendo esta última ainda bastante utilizada. A primeira é capaz de alcançar, no máximo, taxas de transmissão de 12 Mb/s (megabits por segundo), enquanto que a segunda pode oferecer até 480 Mb/s.

     

    Mediante uma topologia em árvore, é possível ligar até 127 dispositivos a uma única porta do computador, utilizando, para a derivação, hubs especialmente concebidos, ou se, por exemplo, as impressoras ou outro periféricos existentes hoje tivessem uma entrada e saida USB, poderíamos ligar estes como uma corrente de até 127 dispositivos, um ligado ao outro, os quais o computador gerenciaria sem nenhum problema, levando em conta o tráfego requerido e velocidade das informações solicitadas pelo sistema.

     

    O USB 3.0 chegou ao mercado em 2009, com a mesma praticidade do USB 2.0, sua designação comercial é USB SuperSpeed.

    Caracteriza-se principalmente por um aumento da velocidade de transferência que chega a 5 Gigabits por segundo, o equivalente a mais ou menos 614.4 MB/segundo. Devido a mais conexões dentro do próprio USB 3.0, que antes no modelo 2.0, eram 4, no 3.0 chegam a 9, permitindo ser full-duplex, transferindo dados bidirecionalmente, podendo receber e enviar dados ao mesmo tempo

     

     

    Conector USB 3.0 B

    Tal como acontece na versão anterior, o USB 3.0 também conta com conectores diferenciados para se adequar a determinados dispositivos. Um deles é o conector do tipo B, utilizado em aparelhos de porte maior, como impressoras ou scanners.

     

     

    Especulações USB 3.5 e 4.0

    Devido ao lançamento do Thunderbolt, já utilizado em aparelhos MacBook Pro da Apple, como uma substituição do USB padrão, que chegam a taxas de transferências de 20 Gigabits por segundo, existem especulações da entrada do USB 3.5 ao mercado que sairia em 2014, na qual seria um "tapa buraco" entre a versão 3.0 e 4.0 (ainda não lançado), suas taxas de transferências chegariam a 10 Gigabits por segundo.

     

     

    USB x Thunderbolt

    Thunderbolt (também conhecida como Light Peak) veio ao mercado com o intuito de substituir o antigo e recentemente atualizado USB, desenvolvido pela Intel com colaboração da Apple, possuí altas taxas de transferências, até 20 Gbit/s, combinando transferência de dados, áudio, vídeo (em alta definição) e energia em um único cabo. A tecnologia ainda é nova, mas pretende ao longo do tempo, substituir o USB, grandes fabricantes já anunciaram incluir a tecnologia em seus produtos. Mas ainda há um grande caminho, devido ao fato que praticamente os aparelhos USB ainda dominam o mercado.

     

    https://www.infowester.com/usb30.php

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus#USB_3.0

  • c) Capacidade de conexão superior a 127 dispositivos.


ID
2012749
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor descreve o programa Windows PowerShell, do sistema operacional Windows 8.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O Windows PowerShell permite a programação de comandos para serem executados no Prompt de Comandos.

    A proposta é semelhante aos antigos arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, que eram carregados no computador com MS-DOS antes de permitir a interação do usuário. Estes arquivos configuravam padrão do teclado, segmentação de memória, execução de aplicativos 'automaticamente', personalização do Prompt de Comandos, entre outras.

  • PowerShell (incluindo o Windows PowerShell e o PowerShell Core) é um framework da Microsoft para automação de tarefas e gerenciamento de configuração, consistindo de um shell de linha de comando e linguagem de script associada embutida no framework . NET.

  • POWERSHELL INTERFACE MODO TEXTO.

  • Por eliminação dá pra descartar o editor de texto, gerenciador/acelerador de downloads. Dá pra confundir com gerenciador de baterias e desligador automático por causa do Power (força), que linka com energia etc. Essa tiha que ter estudado, mas se você já fusou o gerenciador de enrgia, certamente nunca encontrou esse Windows Power Schell por lá. Letra b). Interface.

  • Seria muito bom poder colar figuras em algumas questões de informática.

  • O Windows PowerShell® é um shell de linha de comando e linguagem de scripts com base em tarefa, projetado especialmente para a administração de sistemas. Baseado no .NET Framework, o Windows PowerShell ajuda os profissionais de TI e os usuários avançados a controlar e automatizar a administração de sistemas operacionais Windows e de aplicativos que são executados no Windows.

  • Vem nativamente com o windows, e é um software livre

    *permite comandos do linux

  • GAB: B

     

    "O Windows PowerShell é um shell de linha de comando e uma tecnologia de scripts baseada em tarefas que oferece controle abrangente aos administradores de TI e permite a automação de tarefas de administração do sistema, aumentando a produtividade do administrador."

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc482998.aspx

    ________________________________________________________________________________________________________________

  • Seria importante que o QC tivesse comentários em vídeos, bem como permitisse a colagem de figuras ou imagens aos comentários, desde que passasse pela supervisão e aprovação dos moderadores antes.

  • gaba. B

    O Windows Powershell possui uma interface de linha de comandos que permite usuários familiarizados com outros sistemas executem comandos. Ele admite sintaxes básicas do MS-DOS, Unix, Linux e Mac OS.

    Fonte: Informática para Concursos/Renato da Costa


ID
2012752
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que não exibe uma biblioteca padrão do sistema operacional Windows 8.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    As quatro bibliotecas padrão do Windows, não apenas da versão 8, são Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos.

  • O Windows 7 tem quatro Bibliotecas padrão: Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos. Cada Biblioteca padrão contém dois locais de pasta

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee449413(v=ws.10).aspx

  • As bibliotecas padrões do Windows, ou seja as que já vem de fábrica, são: Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. Letra c).

  • GAB: C 

     

    Bibliotecas padrão: Documentos, músicas, imagens e vídeos.

     

    OBS: Nesse link mosta um print da tela (isso é bom para quem tem memória fotográfica):

    http://mundozoom.net/windows-8-como-criar-novas-bibliotecas.html

     


ID
2012755
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Assistente de Mala Direta Passo a Passo do programa MS Word 2013 exibe quantos tipos de documentos para se trabalhar?

Alternativas
Comentários
  • Selecione " assistente passo a passo mala direta. ... Você pode escolher "Cartas ", " Mensagens de e-mail ", " envelopes ", " Etiquetas " ou " Diretório ",

     

    ptcomputador.com/Software/microsoft-word/141572.html

  • Clicar em CORRÊSPONDENCIAS - INICIAR MALA DIREITA - ASSISTENTE DE MALA DIRETA PASSO A PASSO - Irá aparecer uma lista para selecionar entre: Cartas, Emails, Envelopes, Etiquetas e Diretórios.

  • 3E CD

  • Gabarito e). Com cEespe E Eu DR. Com (carta); cEspe (emails); E (envelopes); EU (etiquetas); DR (diretório). #LIXO.

  • GABARITO "E".
     

  • Na guia “CORRESPONDÊNCIAS” existem os seguintes comandos:

     

    - CRIAR

    - INCIAR MALA DIRETA (Aqui existe 3 itens: “ iniciar mala direta; “selecionar destinatários”; “editar lista de destinatários”).

    - GRAVAR E INSERIR CAMPOS

    - VISUALIZAR RESULTADOS

    - CONCLUIR

  • Estilos de mala-direta MS-WORD:

     

    Cartas

    Mensagens de e-mail 

    Envelopes

    Etiquetas

    Diretório "

  • eca, examinador fazendo porquice...

  • quadrix a neta mais nova da CESPE KKKK

  • Nunca vi uma turma tão viajada quanto essa galera que elabora as provas de informática. Uns assuntos inúteis que não provam se um candidato tem ou não capacidade de lidar com um computador.  

  • GUIA CORRESPONDÊNCIA    -    GRUPO INICIAR MALA DIRETA - 

    Cartas

    Mensagens de e-mail 

    Envelopes

    Etiquetas

    Diretório "

  • Quando o examinador quer tornar concurso em um simples jogo de azar.

    Misericórdia! É cada questão... 

     

  • A Cespe, com toda dificuldade, ela avalia o conhecimento. Essa banca avalia o supérfulo.

  • Parece aquelas questões que a professora pedia pra você fazer no colégio.

  • Correspondências -> Iniciar Mala Direta -> Assistente de Mala Direta Passo a Passo -> cartas, emails, envelopes, etiquetas, diretório (5 tipos)
    Letra E

  •  

    CORRESPONDÊNCIAS > INICIAR MALA DIRETA > ASSISTENTE DE MALA DIRETA PASSO A PASSO > cartas, mensagens de email, envelopes, etiquetas e diretório.

  • Quem decora passa kkkkkkkk é a regra agora.

  • Acertei no chute! Parabéns pela questão, perfeita para avaliar a "técnica" de chute do concurseiro! **contém ironia**

  • Essa questão não avalia conhecimento, ela avalia a sorte do concurseiro!


ID
2012758
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No programa MS Word 2013, como é chamada a forma que oculta a maioria dos botões e ferramentas, para que o usuário possa se concentrar em sua leitura sem distrações?

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Desfrute da leitura:

    Agora você pode se concentrar nos documentos do Word diretamente na tela com um modo de leitura limpo e confortável.

    https://support.office.com/pt-br/article/Novidades-no-Word-2013-3a9a927f-73ad-4ac5-910b-dfb12052d063

  • O modo de exibição Leitura de tela inteira é otimizado para leitura de um documento na tela do computador. Nesse modo de exibição, você também tem a opção de ver o documento na forma que ele apareceria em uma página impressa.

     

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Ler-documentos-no-Word-5ea57c11-94f1-4fa2-895a-bc5e6d204a81

  • Além do Modo de Leitura, existem os modos:
    ·         Layout de Impressão;
    ·         Layout de web;
    ·         Estrutura de Tópicos;
    ·         Rascunho.

    Todos aparecem como opção na guia EXIBIÇÃO.

     

  • a). Modo de Leitura. Leitua exige concentração e concentração exige distanciemnto visual de componentes que possam desconcentrá-lo. É isso que o Modo de Leitura faz, põem apenas o texto na tela.

  • Na guia “EXIBIÇÃO” Existem os seguintes comandos:

    - Modo de exibição

    - Mostrar

    - Zoom

    - Janela

    - Macros

     

    - Modo de leitura -> A melhor maneira de ler um documento, incluindo algumas ferramentas projetadas para leitura em vez de escrita.

     

    - Layout de impressão -> Conferir como será a aparência de seu documento quando for impresso.

     

    - Layout da web -> Ver como o documento ficaria como uma página da web. Este layout também é excelente se você têm tabelas grandes no seu documento.

  • Dá até medo de erra umas questões assim de tão óbvias que são kkk

  • GAB: A

     

    Modo leitura = torna o processo de leitura menos cansativo aos olhos.

     

     

    https://support.office.com/pt-br/article/desativar-o-modo-de-exibi%C3%A7%C3%A3o-de-leitura-de-tela-inteira-9ee705ab-f8b4-475a-85df-29615c6725dd


ID
2012767
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a esta questão, sobre a facilidade Firefox Hello, do navegador Mozila Firefox 46.0.1, leia cuidadosamente as afirmações a seguir.

I. O Firefox Hello permite que se façam chamadas gratuitas pela internet diretamente do seu navegador.

II. É possível conectar-se com um usuário do Firefox Hello no Firefox, Chrome ou Opera, por meio de um convite por link.

III. Estando em uma janela privativa (indicada por um ícone de máscara), o botão Firefox Hello não aparece.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Sempre preocupada em tornar a web cada vez mais acessível para todos, a Mozilla Foundation vem frequentemente apresentando novos recursos que tornam o Firefox mais versátil e flexível a cada nova versão lançada. Com o advento da tecnologia HTML5 as possibilidades foram elevadas a um novo patamar. Um dos novos e interessantes recursos do HTML5 é a API para comunicação em tempo real WebRTC, que permite que navegadores de internet executem programas para fazer chamadas telefônicas, videoconferências, compartilhamento P2P e similares sem a necessidade de instalação de plugins. Recentemente, a Mozilla iniciou o desenvolvimento de sua própria aplicação para chamadas telefônicas intitulada Firefox Hello, que roda direto do navegador e atualmente está em fase de testes. Um dos maiores diferenciais do Firefox Hello, além de rodar direto do navegador Firefox, é o de eliminar a necessidade de criação de um nome de usuário e senha para estabelecer conexão com outros usuários. O procedimento para fazer chamadas por voz e com suporte a webcam é extremamente simples e agora pode ser testado por todos os usuários livremente. Confira agora como testar o Firefox Hello e fazer chamadas telefônicas a partir do seu navegador. Mas lembre-se: como se trata de uma versão preliminar do recurso, bugs e falhas no seu funcionamento durante os seus testes são esperados.
     

    letra d

    Matéria completa:

    http://canaltech.com.br/tutorial/mozilla-firefox/Aprenda-a-utilizar-o-Firefox-Hello-para-fazer-ligacoes-direto-do-navegador/

     

  • A mozilla descontinuou a função FIREFOX HELLO

  • Gab. D

     

    O Firefox Hello é um aplicativo do Mozilla Firefox que já vem embutido no navegador e permite que os usuários façam chamadas de vídeo e áudio entre si sem a necessidade de criar uma conta, muito similar ao Skype, da Microsoft. O sistema usa a tecnologia WebRTC, presente em outros navegadores, o que torna o Hello compatível também com rivais como o Google Chrome e o Opera.

    A Mozilla resolveu descontinuar o Firefox Hello a partir da versão 49 do navegador.

     

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/01/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-firefox-hello-veja-dicas.html

  •  

    Pelo jeito esse aplicativo não vingou. Eu mesmo nunca sequer ouvi falar disso... =P

     

    "O Hello será removido do Firefox em 13 de Setembro de 2016. Aqui estão algumas alternativas ao Firefox Hello."

     

    https://support.mozilla.org/pt-BR/products/firefox/chat-and-share/firefox-hello-webrtc

     

     

  • Goodbye.. Foi removido em 2016.

  • Lembrando que não tem nada a ver com o Windows Hello do Windows 10.

    O windows Hello é a nova funcionalidade que permite ao usuário desbloquear o usuário usando biometria ao invés de uma senha comum.

  • O Firefox Hello permite que se façam chamadas gratuitas pela internet diretamente do seu navegador.

     

    Estando em uma janela privativa, o botão Firefox Hello não aparece

     

    É possível conectar-se com um usuário do Firefox Hello no Firefox, Chrome ou Opera,

    por meio de um convite por link.

     

     

  • PERCEBI UMA COISA NESSA BANCA, QUE QUANDO ELE COLOCA ESSE ESTILO DE QUESTÃO E BOTA A OPÇÃO "TODOS CORRETOS" OU "TODOS ERRADOS" AS VEZES TA OS DOIS, AS VEZES UM DELES, GERALMENTE NA DUVIDA MARCA ESSE OPÇÃO, TEM 80% DE ACERTAR.

     

  • Rafael Santos, concordo com voce, estou estudando por essa banca a um bom tempo e também já tive essa percepção.

    ná dúvida vai em alguma dessas opções! TODAS OU NENHUMA

    Abertura de nova janela privativa no mozilla firefox CTRL SHIFT P

    Abertura de nova janela privativa no chrome CTRL SHIFT N

  • GAB: D

     

    ATENÇÃO: O Suporte ao Firefox Hello foi descontinuado a partir da versão 49.

    Foi removido dia 13 de setembro de 2016.

     

    https://support.mozilla.org/pt-BR/products/firefox/chat-and-share/firefox-hello-webrtc

     

     


ID
2012770
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Como é chamado o backup em que o sistema não é interrompido para sua realização?

Alternativas
Comentários
  • Hot backup - backup 'quente', realizado com os bancos de dados abertos.
    Cold backup - backup 'frio', realizado com os bancos de dados fechados.
    Normal, Incremental e Diferencial são as opções para realização do backup.

    Gabarito do Professor: Letra C.



  • hot backup (backup dinâmico)

    Um ponto de recuperação obtido em tempo real sem interromper a operação do sistema no computador.

    O processo de fazer backup de um banco de dados que está on-line e em uso ativo.

  • Um exemplo de Hot Backup é o que é feito em sitemas bancários.

    O Banco do Brasil, por exemplo, não pode deixar pra fazer o backup de suas transações ao final do dia ou ao final de uma semana. Em poucos minutos é realizada uma série de transações financeiras em seus terminais, o que exige um backup eficiente e quase que em tempo real.

  • Ao contrário do HOT,

    -> COLD BACKUP 

    Um backup frio, ou seja, feito com o banco de dados em um estado de desligamento, fornece uma cópia completa do banco de dados que pode ser exatamente restaurado.

     

    Fonte: http://www.dba-oracle.com/concepts/backup_recovery.htm

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

     

     

     

  • Hot Backup (backup dinâmico). Um ponto de recuperação obtido em tempo real sem interromper a operação do sistema no computador

    "Cold Backup" (processo de fazer backup de um banco de dados que não está em uso), gerenciado por usuário é uma opção de backup na qual o mesmo é realizado no nível de arquivo, onde todos os arquivos de dados, arquivos de controle e opcionalmente os arquivos de redo log on-line são copiados através de comandos do sistema operacional.

    Backup Full ou Completo: Este é o mais básico e completo. Como o próprio nome já diz, o backup full faz cópia de tudo o que existe num dispositivo para outro, independentemente de que tipo de mídia receptora seja utilizada. Caso se realize um backup diário, todos os dados serão copiados a cada 24 horas, tenham eles sido modificados ou não.

    - Backup Incremental: O backup Incremental, realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados

    - Backup Diferencial: O Backup Diferencial, é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução. Na segunda execução, ele irá realizar o backup dos arquivos que foram alterados após o último backup FULL, mais os arquivos que foram alterados depois do primeiro backup Diferencial, na terceira execução, o backup Diferencial irá pegar o montante dos arquivos alterados do primeiro e segundo backups, mais os arquivos alterados depois da segunda execução.

  •  

    GAB C

     

    https://www.youtube.com/watch?v=i70HsjIY4oc&t=1293s

     

     

    BACKUP QUENTE:  ao fazer o procedimento o sistema estão trabalhando e o backup está sendo feito

     

     

    BACKUP FRIO:  as pessoas NÃO podem utilizar o banco de dados.

  • C) Hot Backup.

     

    ->Cold Backup: Ocorre quando o sistema não está rodando. isso quer dizer que nenhum usuário deveria estar loggado e nenhuma atividade deve estar em progresso.

     

    ->Hot Backup: É inteiramente o oposto e é geralmente usado quando o sistema tem que rodar todo o tempo devido a requerimentos críticos. Podem ocorrer mudanças nos arquivos enquanto o backup está ocorrendo.


ID
2012773
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Conforme o Código de Ética Odontológica, Resolução CFO nº 118/12, constitui infração ética:

Alternativas
Comentários
  • CFO - 118/12

    B) CORRETA

    Art. 11. Constitui infração ética: III - exagerar em diagnóstico, prognóstico ou terapêutica;

     

    Bons estudos!!


ID
2012776
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFO nº 118/12, Código de Ética Odontológica, constituem deveres fundamentais dos inscritos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III

    DOS DEVERES FUNDAMENTAIS

    Art. 9º. Constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética:

    letra A  -   XIII - abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da Odontologia ou sua má conceituação;

    letra B   -   XVI - não manter vínculo com entidade, empresas ou outros desígnios que os caracterizem como empregado, credenciado ou cooperado quando as mesmas se encontrarem em situação ilegal, irregular ou inidônea;

    letra C   -   XI - apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas para o exercício da profissão ou prejudiciais ao paciente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes;

    letra D    -  IV - assegurar as condições adequadas para o desempenho ético-profissional da Odontologia, quando investido em função de direção ou responsável técnico;

    letra E   -  Art. 24. É vedado intitular-se especialista sem inscrição da especialidade no Conselho Regional.

  • Obrigado Marcelle, tamo junto!

  • o assinale o "errado" ou o "Exceto " sempre me ferram


ID
2012788
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os meios de comunicação têm noticiado protestos em Caracas, na Venezuela, de opositores contra decisão que restringe as manifestações diante do Conselho Nacional Eleitoral e a favor do referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro. Sobre o tema, leia as afirmativas.

I. As mobilizações acontecem em um cenário de mal-estar social com a severa escassez de alimentos e remédios, além de uma inflação projetada de 700%, de acordo com o FMI, para 2016. Além disso, o país sofre com cortes cotidianos de energia elétrica e água, além dos altos índices de criminalidade.

II. O governo descarta a possibilidade de um referendo revogatório em 2016, alegando que os prazos legais não permitem o que a oposição deseja. 

III. Se a consulta acontecer depois de 10 de janeiro de 2017, quando o mandato presidencial completa quatro anos, e Maduro for derrotado, os dois anos restantes serão completados pelo vice-presidente, designado pelo chefe de Estado. Se o referendo acontecer este ano e o chavismo for derrotado, novas eleições serão convocadas.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/oposicao-venezuelana-sai-ruas-por-referendo-revogatorio-contra-maduro.html

  • GABARITO E

    Todas estão corretas, só uma ressalva (O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros)

  • LETRA E

     

    https://blognoticiaseatualidade.blogspot.com.br/

  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática. Sobre a crise política e institucional vivida no país vizinho julgamos as afirmativas a seguir.

    I - O embargo internacional protagonizado pelos EUA causa profundos problemas de desabastecimento numa economia que se habituou a exportar petróleo e importar quase tudo que precisa. 

    II - É  complexa, autoritária e instável a relação entre governo e oposição na Venezuela, com frequente judicialização de ações meramente políticas.

    III - Apesar de previsto na constituição e ter sido cogitada a sua realização no momento da aplicação da questão o governo de Maduro não foi deposto e segue como mandatário no país vizinho. 

    GABARITO DO PROFESSOR: E


     



ID
2012791
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A mídia relembrou, recentemente, o sequestro de 276 crianças de um internato em Chibok, nordeste da Nigéria, pelo grupo Boko Haram, há pouco mais de dois anos (a ação ocorreu em abril de 2014). Cinquenta e sete escaparam horas depois, mas até hoje não se sabe o destino das outras 219. Especialistas em direitos humanos da ONU e da África pediram que o grupo extremista revele imediatamente a localização das vítimas e que o governo da Nigéria aumente seus esforços para libertar todos os civis sequestrados pelo grupo. Leia as seguintes afirmativas sobre o assunto e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.dw.com/pt/nig%C3%A9ria-retoma-cidades-controladas-pelo-boko-haram/a-18320446

  • LETRA C   

     

    Especialistas da ONU pedem que Nigéria amplie esforços para encontrar meninas sequestradas por Boko Haram

    Publicado em 15/04/2016

     

    Atualizado em 15/04/2016

    Dois anos depois do sequestro de mais de 200 meninas nigerianas pelo grupo extremista Boko Haram, o paradeiro delas ainda é desconhecido. Especialistas das Nações Unidas pediram que o governo do país amplie seus esforços para libertar todos os civis sequestrados pelo grupo.

    Dois anos depois de o Boko Haram ter sequestrado 276 meninas na Nigéria, especialistas em direitos humanos da ONU e da África pediram na terça-feira (12) que o grupo extremista revele imediatamente a localização das vítimas e que o governo da Nigéria aumente seus esforços para libertar todos os civis sequestrados pelo grupo.

    “Nos últimos dois anos, apesar das garantias dadas pelo governo nigeriano, os pais não viram nenhum progresso concreto na localização e libertação de suas filhas”, disseram os especialistas. “A falta de acesso à informação aumenta o sofrimento das famílias das meninas sequestradas devido a falsas esperanças e frustrações”, completaram.

    Os especialistas das Nações Unidas disseram ainda que, apesar de entenderem a importância de medidas de segurança aplicadas pelas autoridades – que evitam a divulgação de informações sobre o caso -, estão preocupados com o fato de o direito básico das famílias de serem informadas estar sendo ignorado.

    De acordo com os especialistas, as autoridades nigerianas precisam designar um ponto focal para se reunir com as famílias e fornecer assistência e informação regular sobre as investigações.

    Uma enviada das Nações Unidas para os direitos da criança reiterou na quarta-feira (13) o pedido para que o grupo extremista liberte as meninas sequestradas, completando que a comunidade internacional não pode esquecê-las.

    “Não podemos tolerar o sequestro de crianças. Não podemos esquecer as meninas de Chibok”, disse Leila Zerrougui, representante especial do secretário-geral para Crianças e Conflitos Armados. “Cabe a nós ser a voz dos nigerianos e dar a eles a vida que merecem de volta”, completou.

    Boko Haram passou a atuar em países vizinhos

    Dois anos atrás, no meio da noite, 276 crianças foram sequestradas pelo Boko Haram de um internato em Chibok, nordeste da Nigéria. Cinquenta e sete escaparam horas depois, mas até hoje não se sabe o destino das outras 219. ...Nos últimos dois anos, o conflito continuou a crescer e as atividades do Boko Haram espalharam-se para outros países vizinhos como Camarões, Chade e Níger. Mais crianças foram sequestradas, centenas de meninos e meninas foram mortos, mutilados e recrutados.

     

    No ano passado, o governo da Nigéria retomou o controle de parte do nordeste do país e libertou alguns reféns do Boko Haram, incluindo crianças. Na ocasião, meninos e meninas contaram histórias dramáticas sobre a captura, incluindo vilarejos inteiros queimados, além de casos de estupro e violência sexual, entre outras violações.          (ALTERNATIVA VERDADEIRA!!!) 

     

     

     

  • FONTE: https://nacoesunidas.org/especialistas-da-onu-pedem-que-nigeria-amplie-esforcos-para-encontrar-meninas-sequestradas-por-boko-haram/

  • Tristeza...

  • O terrorismo é um dos temas mais comuns em provas do tipo e dada a sua complexidade e múltiplas relações deve ser estudado com bastante atenção desde seus aspectos histórico-estruturais até as atualizações mais recentes. Sobre a atuação do grupo terrorista Boko Haran buscamos a alternativa INCORRETA.

    A) Grupos terroristas em geral raramente possuem preocupações com violação de fronteiras nacionais cruzando-as sempre que for de seu interesse.

    B) A questão com mulheres e meninas é que uma das principais exigências do grupo é a proibição da educação delas.

    C) A Nigéria possui a maior população da África e recursos adequados para lutar contra o grupo. Seu controle e derrota total são objetivos de difícil realização mais por sua capacidade de organização e terror do que pela falta de meios do governo nigeriano em combate-los. 
    D) Grande deslocamentos de pessoas são um efeito comum relacionado a ação de grupos terroristas como o Boko Haran.
    E) A utilização de crianças faz parte da estratégia de aumentar o terror em suas ações e contribuiu para a terrível fama internacional do grupo. 

    GABARITO DO PROFESSOR: C









ID
2012794
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou, em 17 de maio, o nome de Ilan Goldfajn para o comando do Banco Central, em substituição ao atual presidente, Alexandre Tombini. Com base em seus conhecimentos atuais sobre o assunto, analise as afirmativas.

I. O novo nomeado já foi diretor de Política Econômica do próprio BC no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2000 e 2003.

II. Goldfajn era economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco. Economista com mestrado e doutorado, ele já atuou em organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e as Nações Unidas.

III. A posse de Goldfajn no Banco Central, assim como dos diretores que ele indicar, passa também por aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

                                                   Ilan Goldfajn toma posse na presidência do Banco Central 

    09/06/2016 17h58

    Brasília

     

    O presidente interino, Michel Temer, acaba de empossar o novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em cerimônia no Palácio do Planalto.

    Ao lado de Goldfajn e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Temer assinou o termo de posse em uma rápida solenidade, fechada à imprensa.

    O evento, marcado para as 17h para evitar ruídos no mercado financeiro, foi realizado de forma simples, a pedido do próprio Goldfajn, sem discursos.

    Na próxima segunda-feira (13), o agora ex-presidente do BC, Alexandre Tombini, transmite o cargo à nova autoridade monetária do país. Tombini estava no cargo desde o primeiro ano do governo Dilma Rousseff, em 2011.

    Goldfajn assume o comando do BC com o objetivo de trazer a inflação para o centro da meta, hoje em 4,5% ao ano. Nesta semana, sua indicação foi aprovada pelos senadores após ele participar de uma sabatina na qual prometeu rigor no combate à inflação e contribuir para a recuperação do crescimento econômico.

    Na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país. O economista já foi diretor de Política Econômica do BC entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. Antes de ser indicado, era economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio da instituição.

    Edição: Nádia Franco

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-06/ilan-goldfjan-toma-posse-na-presidencia-do-banco-central

     

     


ID
2012797
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A lenda do boxe Muhammad Ali morreu de "choque séptico provocado por causas naturais não específicas", afirmou sua família.

Ali se tornou uma das maiores figuras esportivas do planeta. Ele morreu na noite de sexta-feira (madrugada de sábado em Brasília) em um hospital de Phoenix, Arizona, Estados Unidos.

O boxeador de 74 anos sofria de doença respiratória, condição que foi complicada pela doença de Parkinson.

(http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36453921. Acesso em 04/06/16.)


Sobre o esportista, leia as afirmativas e assinale a incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,ha-45-anos-muhammad-ali-recusava-servir-o-exercito-dos-eua-no-vietna,870171

  • Ele foi preso por se recusar ir pra guerra

  • LETRA D

     

    4/06/2016 01h29 - Atualizado em 04/06/2016 17h13

    Aos 74 anos, morre Muhammad Ali, lenda eternizada na história do boxe.

    Três vezes campeão mundial dos pesos-pesados e considerado o maior nome do esporte, ex-boxeador lutava bravamente há três décadas contra o Mal de Parkinson.

    Morre o homem, e fica a lenda. Faleceu no fim da noite desta sexta-feira nos Estados Unidos (já madrugada de sábado no Brasil) Muhammad Ali, considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos. Aos 74 anos, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados perdeu para o Mal de Parkinson a luta mais difícil de sua vida, deixando para sempre um vazio no esporte mundial. O falecimento do genial Ali foi confirmado por Bob Gunnell, porta-voz da família, que já neste sábado confirmou que a causa da morte foi um choque séptico (infecção generalizada) provocado por causas naturais não especificadas.

    - Depois de uma batalha de 32 anos contra a doença de Parkinson, Muhammad Ali faleceu com a idade de 74 anos. O tricampeão mundial dos pesos-pesados morreu esta noite. A família gostaria de agradecer a todos por seus pensamentos, orações e apoio, e pede privacidade neste momento - informou Gunnell.

    O funeral de Ali será realizado na próxima sexta-feira, em sua cidade natal, Louisville, no estado de Kentucky. Antes da cerimônia, será realizada uma procissão por locais importantes na vida do ex-lutador na cidade. Algumas personalidades já estão confirmadas como o ex-presidente americano Bill Clinton, o ator Billy Crystal, e o jornalista Bryant Gumbel.

    Tão firme como aguentou as pancadas que levou dentro dos ringues sem nunca ter sofrido um nocaute na carreira, Muhammad Ali também suportou por décadas uma doença degenerativa que afeta os neurônios, o Mal de Parkinson. Derrotado pela paralisia apenas aos 74 anos após muitas lutas e vitórias na vida profissional e pessoal, essa lenda do boxe mundial tem seu nome eternamente gravado na história do esporte, seja por suas atitudes exemplares ou pelo seu cartel de campeão, com 57 vitórias, sendo 37 delas por nocaute, e 5 derrotas.

    As lutas, imagens e homenagens a Muhammad Ali na galeria de fotos

    Nascido na cidade de Louisville, em Kentucky, nos Estados Unidos, com o nome de Cassius Marcellus Clay Jr, ele deu seus primeiros socos no boxe quando tinha 12 anos de idade, em 1954.  (VERDADEIRO)

    Em 1967, uma polêmica fez Ali perder o título mundial e ficar afastado do boxe por três anos. Ele se recusou a servir o exército americano na Guerra do Vietnã e ainda fez críticas ao envio de militares para o conflito com os vietcongues. (ELE SE RECUSOU) 

     

     "Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário."

    ( Muhammad Ali) 

    http://globoesporte.globo.com/boxe/noticia/2016/06/morre-aos-74-anos-muhammad-ali-uma-lenda-na-historia-do-boxe.html

  • Quer dizer que a Letra E está certa ?

    Na matéria diz que ele ganhou 57 lutas e na questão afirma 56 !


ID
2012803
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Martins (1998, p. 05), se o arquivo é o conjunto de documentos recebidos e produzidos por uma entidade, seja ela pública ou privada, no decorrer de suas atividades, claro está que, sem o conhecimento dessa entidade, sua estrutura e alterações, seus objetivos e funcionamento, seria bastante difícil compreender e avaliar o verdadeiro significado de sua documentação. Para poder desempenhar satisfatoriamente as suas funções, o arquivo necessita de uma organização/estrutura básica, conforme segue: 1. Recursos humanos; 2. Instalações; 3. Recursos materiais. As instalações dos arquivos requerem análise dos seguintes aspectos:

I. Localização.
II. Iluminação.
III. Arejamento.
IV. Higienização.
V. Disposição.
VI. Segurança.

Quantos, desses aspectos, estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Segundo o CONARQ:

    As instalações dos arquivos requerem análise dos seguintes aspectos:

    a) Localização: acessível, com capacidade de expansão e, se volumoso, deve ficar no andar térreo.
    b) Iluminação: ampla, mas difusa, não deve haver incidência direta do sol.
    c) Arejamento: ventilação natural, constante e regulável.
    d) Higienização: limpo, bem cuidado, com dedetização periódica.
    e) Disposição: espaço livre para locomoção, fácil consulta e conservação do acervo.
    f) Segurança: contra incêndio, roubo, infiltrações, etc.

    Fonte: http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/servi%E7o_publico_modulo_I/gest%E3o%20de%20documentos/Aula_8.pdf

  • A questão trata dos diversos fatores a serem considerados para que se decida o melhor espaço de armazenamento de documentos.

    I. A localização é importante, pois o volume de documentos tem impacto na estrutura predial. Deve-se calcular se a localização escolhida suporta o peso do conjunto documental. Por outro lado, locais perto do solo, como porões, costumam ter umidade alta, o que pode promover o aparecimento de microorganismos. Certa.

    II. A luz, natural ou artificial, se incidida diretamente no documento, pode ser um agente de deterioração, promovendo o desaparecimento de tinta, por exemplo. Portanto, a iluminação deve ser pensada de forma difusa. Certa.

    III. Arejamento: a ventilação deve ser controlada. Lugares abafados promovem o aumento da temperatura e umidade. Por outro lado, muito vento atrai poeira. Certa.

    IV. Higienização: a higienização periódica promove a conservação dos locais de armazenamento, acondicionamento e evitam que intervenções drásticas devam ser realizadas. Certa.

    V. Disposição: os mobiliários, assim como a escolha das salas de armazenamento, técnica e de consulta devem ser pensados de movo a promover um bom fluxo e proporcionar segurança para o conjunto documental. Certa.

    VI. Segurança: o arquivo pode sofrer interações humanas inadequadas (como manuseio inadequado e roubo) e intempéries (como incêndios e enchentes). Por isso deve existir um Plano de Ação que promova a segurança, de modo a evitar essas interações, além de determinar quais os passos a serem seguidos se elas vierem a ocorrer. Certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2012806
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos é de exclusiva atribuição do poder público, sendo vedada sua terceirização, de acordo com a Constituição Federal e a legislação arquivística brasileira, que estabelecem como dever e responsabilidade do poder público, nas esferas federal, estadual e municipal, a gestão integral da documentação governamental e a proteção especial de documentos de arquivo, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Do conceito de gestão de documentos podemos destacar as suas três fases básicas: produção, utilização e destinação. A 1ª fase – Produção – refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nessa fase:

I. deve-se otimizar a criação de documentos para que sejam criados apenas aqueles indispensáveis à administração da instituição, evitando-se a produção de documentos não essenciais; diminuindo com isso o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado; e garantindo, assim, o uso adequado dos recursos reprográficos e informáticos.

II. ocorre o fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como a guarda após cessar seu trâmite. Portanto, estão incluídas as atividades de protocolo e de recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.

III. concentra-se uma das atividades mais complexas da gestão de documentos: um trabalho multidisciplinar que consiste em atribuir valor aos documentos e analisar seu ciclo de vida, visando a estabelecer prazos para sua guarda nas fases corrente e intermediária, e sua destinação final, ou seja, o recolhimento para guarda permanente ou eliminação. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comforme Paes (2005, p 54), as fases básicas de gestão de documentos são três:

     

    1. Produção: refere-se a elaboração de documentos em decorrência das atividades de um órgão. Nesta fase, deve-se intervir nos processos de elaboração de documentos organizacionais, tendo em vista evitar que criados ou produzidos documentos desnecessários.

    2. Utilização: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

    3. Avaliação e destinação: geralmente, considerada a mais complexa das três fases da gestão de documentos, desenvolve-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

     

    Gab.: A

  • Um jeito fácil de guardarPUD ( Produção,Ultilização,Destinação) 

    Produção: esta fase refere-se à elaboração de documentos (produção/criação), em face das atividades da insituição. Nesta fase, é fundamental intervir no processos de geração dos documentos, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. Infelizmente, isso ainda ocorre muito na administração pública. O arquivísta deve contribuir para que seja criado apenas documentos essenciais (racionalização). Vale registrar, também, que nesta fase é sugerida a criação de modelos de formulários que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com a necessidade dos órgãos. Além disso, na fase de produção pode-se, ainda, opinar sobre a escolha de equipamentos e recrutamento de pessoal, bem como apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis.

     

    Utilização: esta fase está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei 8.159/91. Inclui as atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, inclui a elaboração de normas de acesso à documentação, como, por exemplo, empréstimo, consulta e a recuperação de informações essenciais ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.

     

    Destinação: esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto dearquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a insituição. A fase de destinação desenvolve-se a partir da análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

    Mais informação no link: https://www.pontodosconcursos.com.br/Artigo/14001/lincoln-barros/fases-da-gestao-de-documentos

     

  • I. deve-se otimizar a criação de documentos para que sejam criados apenas aqueles indispensáveis à administração da instituição, evitando-se a produção de documentos não essenciais; diminuindo com isso o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado; e garantindo, assim, o uso adequado dos recursos reprográficos e informáticos. (FASE DE PRODUÇÃO) - CORRETA;

     

    II. ocorre o fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como a guarda após cessar seu trâmite. Portanto, estão incluídas as atividades de protocolo e de recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições. (FASE DE UTILIZAÇÃO);

     

    III. concentra-se uma das atividades mais complexas da gestão de documentos: um trabalho multidisciplinar que consiste em atribuir valor aos documentos e analisar seu ciclo de vida, visando a estabelecer prazos para sua guarda nas fases corrente e intermediária, e sua destinação final, ou seja, o recolhimento para guarda permanente ou eliminação. (FASE DE DESTINAÇÃO)

     

    Gabarito A

     

    Fonte: Cartilha Criação e Desenvolvimento de Arquivos Públicos Municipais (2014)

  • De acordo com o Art. 3º da Lei nº 8.159/91, que trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, 
    "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."
    Portanto, um programa geral de gestão de documentos é composto pelas fases de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos. 
    Para lembrar: PAUTA

    Entretanto, temos um programa básico de gestão de documentos, que é mais simplificado, contemplando as fases de produção, utilização e destinação.
    Para lembrar: PUD

    A fase de produção, que é a fase a qual a questão se refere, é a primeira fase do programa de gestão. 
    É nessa fase que o arquivista vai interferir na produção dos documentos, visando a sua racionalização. Ações como verificação da necessidade de existência dos documentos, junção de vários documentos em um só e padronização de estruturas documentais são desenvolvidas nessa fase.

    I. As ações mencionadas no item fazem referência à racionalização da produção. Quando o arquivista intervém na origem junto à área, no momento de produção do documento, algumas práticas são evitadas. Essas práticas vão desde o corte à produção de documentos não essenciais até a racionalização do uso de reprografias, e refletem até nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do arquivo permanente, pois é muito mais fácil promover o acesso a uma quantidade menor e útil de documentos, do que de um grande conjunto documental que não possui valor secundário para a instituição. Certa.

    II. Essas são características da fase de utilização, e não de produção. Errada.

    III. Essas ações são desenvolvidas na fase de avaliação de um programa geral, e na fase de destinação do programa básico, não na fase de produção. Errada.
    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159 de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Acesso em: 10 de outubro de 2021. Disponível em: Portal do Planalto.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2012809
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com os prazos de guarda, os documentos podem ser considerados: de guarda eventual; de guarda temporária; e de guarda permanente. Os de guarda temporária são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante de seu valor e, consequentemente, de seu prazo de retenção. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os seguintes documentos, exceto aqueles:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (todos os demais poderão ser descartados após um determinado periodo)

     

    Resumindo: A questão enrolou, mas a pergunta é qual dos tipos de documentos citados abaixo tem valor secundário e que deverá ser levado a guarda permanente.

  • A questão aborda exemplos de documentos de guarda temporária, e pergunta qual NÃO se encaixa neste grupo

    A alternativa C aborda documentos de guarda permanente. Sendo então a resposta!

    Gab C.

  • Guarda Eventual: são os documentos de interesse passageiro que não possuem valor administrativo e jurídico para o órgão. Exemplo : material de divulgação de terceiros, convites e correspondência recebida que não se relacionam com o desempenho de nenhuma atividade do órgão.

    Guarda Temporária-são aqueles em que prevalece o interesse administrativo como determinante do seu valor e, conseqüentemente, do seu prazo de retenção. Neste grupo estão incluídos, por exemplo, os documentos:

    cujos textos tenham sido reproduzidos em sua totalidade ou parcialmente e as informações essenciais acham-se recapituladas em outros; que apresentem repetição da informação e qualidade técnica inferior; que sejam cópias e duplicatas de originais destinados à guarda permanente; que, mesmo originais, detêm interesse administrativo apenas por determinado período.

    Guarda permanente: são documentos de valor probatório, isto é, relativos a direitos, tanto de pessoas físicas ou jurídicas quanto da coletividade, e de valor informativo sobre as pessoas, fatos ou fenômenos, considerados cientificamente relevantes. Quanto aos órgãos públicos a guarda permanente deve abranger :

    documentos relativos relativos à origem, aos direitos e aos objetivos da instituição. Exemplos : atos de criação (leis, decretos, portarias, resoluções); atos constitutivos (estatutos, contratos sociais, alvarás); documentos relativos a direitos patrimoniais; documentos que reflitam a organização e o desenvolvimento da instituição. Exemplos : todos os atos que digam respeito à sua organização e funcionamento (regulamentos, regimentos); planos, projetos e programas que tratem das suas atividades-fim; gráficos (organogramas, fluxogramas); acordos, convênios, ajustes; atas e relatórios da direção; correspondência que trate de suas atividades-fim;

  • A letra C é de guarda permante e não intermediária.

  • Classificação quanto aos valores dos arquivos:
    Diz respeito a utilidade em que o documento pode ter para uma instituição,
    podendo ser administrativa (valor primário) ou histórica (valor secundário).

    valor primário (ou administrativo) é qualidade inerente as razões de criação de documento, em decorrência das atividades de uma instituição. São documentos de valor imediato e de guarda temporária, que podem ser eliminados sem prejuízo para a instituição. Já o valor secundário ou histórico, é qualidade informativa que um documento pode possuir depois de esgotada sua utilização primária. São documentos de valor mediato e de guarda permanente, que devem ser preservados por força das informações contidas nele.

  • Os documentos de guarda eventual são os que não possuem qualquer importância para as atividades administrativa (ex: convites para solenidades, felicitações, divulgação de eventos, etc).

    Os de guarda temporária são documentos necessários às rotinas administrativas, mas não possuem valor histórico (ex: solicitação de materiais, operações financeiras, etc).

    Os documentos de guarda permanente são os que possuem valor histórico ou cultural, e por esse motivo deve ser preservado (ex: regimento interno, plano de cargos e salários, projetos, etc).

    De acordo com as informações acima, os documentos de guarda temporária são os que possuem valor administrativo, são essenciais às atividades da instituição, como a gestão de pessoas, de materiais, de patrimônio, de projetos ou financeira.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • GABARITO CORRETÍSSIMO GENTE, POIS A QUESTÃO ESTA PEDINDO O QUE "NÃO " É TEMPORARIO.. "EXCETO"..CUIDADO COM O ENUNCIADO DA QUESTÃO PARA NÃO ERRA COLEGAS!


ID
2012812
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O inciso XIX, do artigo 37 da Constituição Federal, se refere às entidades da administração indireta, ao afirmar que "somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de atuação. Assinale a alternativa que traz a correta associação entre a entidade e sua classificação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - 3.8.6.2.1 Características
    Bastante semelhantes às empresas públicas, as sociedades de economia mista possuem as seguintes características jurídicas relevantes:
    a) criação autorizada por lei: a personalidade jurídica surge com o registro dos atos constitutivos em cartório, assim como ocorre com as empresas públicas, não sendo criadas diretamente pela lei;
    A prova da OAB Nacional elaborada pelo Ces­pe considerou ERRADA a assertiva: “As autarquias, fundações e empresas es­ta­tais, de acordo com o princípio da legalidade, devem ser criadas por meio da lei”.­
    b) a maioria do capital é público: na composição do capital votante, pelo menos 50% mais uma das ações com direito a voto devem pertencer ao Estado. É obrigatória, entretanto, a presença de capital votante privado, ainda que amplamente minoritário, sob pena de a entidade converter­-se em empresa pública. Quanto às ações sem direito a voto, a legislação não faz qualquer exigência em relação aos seus detentores, podendo inclusive todas pertencer à iniciativa privada. A lei preocupa­-se apenas em garantir ao Poder Público o controle administrativo da entidade, o que depende somente da composição do capital votante. Porém, se o Estado detiver minoria do capital votante, estaremos diante de empresa privada com participação estatal, caso em que a entidade não pertence à Administração Pública;
    A prova da OAB/MG considerou CORRETA a afirmação: “Existem entidades que contam com a participação do Poder Público na formação de seu capital social, juntamente com o setor privado, mas que não integram a Administração indireta”.
    c) forma de sociedade anônima: por expressa determinação legal, as sociedades de economia devem ter obrigatoriamente a estrutura de S.A.;
    d) demandas são julgadas na justiça comum estadual: ainda que federais, as sociedades de economia mista demandam e são demandadas perante a justiça estadual (art. 109 da CF).
    A prova da Magistratura/PR considerou ERRADA a assertiva: “É competente a Jus­tiça Federal para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista cu­jo acionista controlador seja a União Fe­deral”.

     

    Mazza (2014)

  • a- Caixa Econômica Federal, também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro

    C - A Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro

    d-  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo . Por ser uma empresa pública e não um banco comercial, o BNDES avalia a concessão do apoio com foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.

    e- Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista

  • Letra (C).

    ----------

     

    a) Caixa Econômica Federal

         Empresa pública. 

     

    b) Procon

         Fundação pública.

     

    c) Eletrobrás [gabarito]

         Sociedade de Economia Mista.

     

     d) BNDES

         Empresa pública.

     

     e) Banco do Brasil

         Sociedade de Economia Mista.

     

    ----------

    At.te, CW.

    Fontes:

    - Resposta do colega [Rafael ...]

    - Fundação Procon. https://pt.wikipedia.org/wiki/Fundação_Procon Acessado em 31 de agosto de 2016.

  • A Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição, criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico.

    X

    Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras; pronunciado Petrobrás) é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista.

  • CEF, BNDES - EP
    Procon - FP
    Eletrobrás, BB - SEM

  • A Eletrobrás é uma sociedade de economia mista.

    GAB.C.

  • GABARITO: LETRA C

    A Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição, criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico.

    FONTE: WIKIPÉDIA


ID
2012815
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

No Cartório de Notas são feitas duas espécies de autenticação de documentos: o reconhecimento de firma e a autenticação de cópias. É importante que o usuário se informe sobre o que precisa realmente fazer para que não perca tempo e dinheiro com algo impossível ou desnecessário. Leia as afirmativas seguintes.

I. Não pode reconhecer firma e autenticar cópia de documento cujo teor revele ofensa às leis, à soberania nacional, à ordem pública e aos bons costumes. O tabelião deverá zelar para que os documentos tenham validade no Brasil.

II. Se o documento for produzir efeitos legais no Brasil, o tabelião de notas ou substituto só poderá reconhecer firma ou autenticá-lo se estiver acompanhado da versão feita por tradutor público brasileiro. É lançado no reconhecimento de firma ou na autenticação que a tradução o acompanha. Se o documento for destinado a produzir efeitos em outro país, o tabelião ou substituto poderá reconhecer a firma ou autenticar a cópia desde que conheça o idioma para compreender o conteúdo e mencione que se destina a produzir efeitos no exterior.

III. Só se pode reconhecer a assinatura da pessoa natural. A prova de que ela atua em nome da pessoa jurídica é feita por meio de contrato social ou estatuto acompanhado de ata de assembleia, que deve acompanhar o documento assinado. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal,

    No link têm vários tipos: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/conheca-os-servicos-oferecidos-em-cada-tipo-de-cartorio-bcc1nyc56j5m4l5fazuocd7im

  • Letra E) Todas estão corretas.

  • I. Não pode reconhecer firma e autenticar cópia de documento cujo teor revele ofensa às leis, à soberania nacional, à ordem pública e aos bons costumes. O tabelião deverá zelar para que os documentos tenham validade no Brasil.

     

    II. Se o documento for produzir efeitos legais no Brasil, o tabelião de notas ou substituto só poderá reconhecer firma ou autenticá-lo se estiver acompanhado da versão feita por tradutor público brasileiro. É lançado no reconhecimento de firma ou na autenticação que a tradução o acompanha.

    Se o documento for destinado a produzir efeitos em outro país, o tabelião ou substituto poderá reconhecer a firma ou autenticar a cópia desde que conheça o idioma para compreender o conteúdo e mencione que se destina a produzir efeitos no exterior.

     

    III. se pode reconhecer a assinatura da pessoa natural. A prova de que ela atua em nome da pessoa jurídica é feita por meio de contrato social ou estatuto acompanhado de ata de assembleia, que deve acompanhar o documento assinado.

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre um dos serviços notariais mais recorrentes no tabelionato de notas, quais sejam, o reconhecimento de firma e a autenticação de documentos.

    No reconhecimento de firmas, o tabelião certifica que a firma constante de determinado documento provém de determinada pessoa, identificada como a subscritora. Pode ser por semelhança, quando o notário certifica que a firma reconhecida se assemelha aos padrões de assinatura da pessoa depositada no serviço notarial ou por autenticidade, ato que se certifica que a firma proveio do punho do subscritor, que comprovou sua identidade ao notário por meio de documento de identidade oficial e que a assinatura foi aposta em sua presença. Já no ato de autenticação de cópia o notário certifica que determinado documento constitui cópia fidedigna do original que lhe é apresentado. (LOUREIRO, Luiz Guilherme. Registros Públicos: Teoria e Prática. 8ª ed. Salvador: Editora Juspodivm, p. 1191, 2017).




    Vamos à análise das assertivas:

    I - CORRETA - O notário e registrador têm o dever de zelar pela validade dos documentos que dotam de pública. A teor do artigo 115 da Lei 6015/1973 não poderão ser registrados os atos constitutivos de pessoas jurídicas, quando o seu objeto ou circunstâncias relevantes indiquem destino ou atividades ilícitos ou contrários, nocivos ou perigosos ao bem público, à segurança do Estado e da coletividade, à ordem pública ou social, à moral e aos bons costumes.  Tal dever se aplica também aos tabeliães de notas em relação aos atos extraprotocolares de autenticação e reconhecimento de firmas, nesse sentido o artigo 739, V do Código de Normas do Paraná.

    II  - INCORRETA - A teor do artigo 728 do Código de Normas do Paraná poderá o notário autenticar documento em língua estrangeira independentemente de tradução oficial, portanto, incorreta a assertiva.

    III - INCORRETA - A teor do artigo 731, §2º do Código de Normas do Paraná o reconhecimento da razão social declarará a firma lançada e o nome de quem a lançou, e far-se-á mediante comprovação do registro do ato constitutivo da sociedade. Não faz menção que o estatuto ou ata acompanhe o documento assinado, apenas que a comprovação se fará por meio dela.


    Desta maneira, o gabarito correto é o da letra A, somente a alternativa I está correta pelo que sugerimos a alteração do gabarito oficial da letra E para a letra A.

    Gabarito do Professor: Letra A.






ID
2012818
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se considerar as mudanças planejadas na estrutura organizacional como um dos meios mais eficazes para melhorar o desempenho do sistema empresarial. Qualquer empresa possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Leia as seguintes informações, identificando a qual tipo pertencem.

I. Objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é deliberadamente planejada e representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

II. Dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.

III. Uma de suas principais vantagens é proporcionar maior rapidez no processo decisório.

IV. Uma de suas principais desvantagens é provocar desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.

A sequência correta está na alternativa:


Alternativas
Comentários
  • (Gabarito B)

    A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
    Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
    Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
    Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
    Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
    Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
    A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.
    Portanto, se a estrutura informal fosse desenhada, mostraria quem fala com quem, quem tem amizade ou inimizade com quem etc. Assim sendo, indicaria então todos os relacionamentos espontâneos dentro da organização, não dependentes do cargo oficial.
    Atenção: não podemos eliminar a estrutura informal, nem isso seria desejável.
    É impossível compreender totalmente uma organização sem conhecer sua estrutura informal. Ela pode ser muito benéfica para que uma organização possa atingir seus objetivos, principalmente em épocas de mudanças rápidas.
    Como é demorado e complicado o processo de mudança da estrutura formal, a estrutura informal possibilita à empresa se adaptar mais facilmente aos novos desafios. Outra vantagem é possibilitar aos funcionários conseguir alguma informação que seria difícil pelos canais formais, além de possibilitar o aprendizado de modo informal, que ocorre quando aprendemos alguma tarefa com um colega de trabalho, por exemplo.
    Entretanto, a estrutura informal também traz desvantagens, como boatos infundados, fofocas, desentendimentos pessoais que atrapalham o andamento do trabalho, a perda de energia em conflitos etc.

  • Alguem pode explicar o item IV? Eu entendo  o contrário, você conhece a realidade da empresa quando fala informalmente com os empregados, pois eles são os que "colocam a mão na massa"...

  • STENIO DIAS, exatamente. uma das vantagens da estrutura informal é justamente "reduzir a carga de comunicação dos chefes", ou seja, tira do chefe uma responsabilidade que, pela informalidade é atribuída aos grupos internos, qual seja, a de informar os demais sobre os diversos assuntos da organização. Considere que o bom nível de interação já é inerente aos grupos. Este fato implica justamente no "desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias."

     

    Também tive essa dúvida e pesquisando tirei essa conclusão. espero ter ajudado.

     

    Sucesso!!!

  • Sobre IV, na estrutura formal, as decisões e atividades são bem definidas e as chefias sabem exatamente o que seus subordinado fazem, pois o controle é definido formalmente. Mas se a Organização é baseada em uma estrutura informal, muitas das decisões e atividades são realizadas informalmente, sem uma grade definida, ou controle definido. A chefia fica então sem saber exatamente o que acontece na realidade da empresa

  • TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

    FORMAL: São planejada e a organização obedece os princípios da administração.
    INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, não aparecem no organograma.


    CARACTERÍSTICAS DA ESTRUTURA FORMAL
    Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
    É estável.
    Está sujeita a controle. 
    Está na estrutura.
    Autoridade é descendente


    VANTAGENS DA ESTRUTURA FORMAL
    É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
    Reconhecida juridicamente de fato e de direito.
    É estruturada e organizada.


    CARACTERÍSTICAS DA ESTRUTURA INFORMAL
    Está nas pessoas.
    Sempre existirão.
    A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
    É instável.
    Não está sujeita a controle.
    Está sujeita aos sentimentos.
    Líder informal.
    Desenvolve sistemas e canais de comunicação.


    VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL
    Proporciona maior rapidez no processo.
    Complementa a estrutura formal.
    Reduz a carga de comunicação dos chefes. 
    Motiva e integra as pessoas na empresa.


    DESVANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL
    Provocar desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias.
    Dificuldade de controle.
    Possibilidade de atritos entre pessoas.


ID
2012821
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Constitui um dos tipos mais simples de organização. Baseia-se nos princípios de: unidade de comando; unidade de direção; centralização da autoridade; e cadeia escalar (escalões hierárquicos). O texto descreve a organização:

Alternativas
Comentários
  • B) 4.11. Estrutura Linear
    Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo. Dessa forma, o superior tem autoridade única sobre seus funcionários e não a reparte. Essas estruturas adaptam-se melhor a ambientes mais estáveis.
    Vamos ver como isso já foi cobrado em concursos?
    4. (FCC/TRT 24a/MS/Anal. adm./2011) Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém:
    a) gerencial;
    b) funcional;
    c) staff;
    d) linear;
    e) operacional.
    Essa questão também está quase de graça. Entre as opções, teríamos de escolher apenas entre a estrutura funcional e a linear, pois as outras não são tipos de estrutura organizacional.
    Dessa forma, como vimos, o tipo de estrutura em que o chefe tem autoridade única sobre seus comandados é a estrutura linear. O gabarito é a letra D.

  • Existe três tipos de estrutura organizacional:

    1) Linear = Corresponde à estrutura organizacional mais simples e é baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

    2) Funcional

    3) Mista (staff)

     

    Gab.: B

     

  • LINEAR=AUTOCRÁTICA/AUTORITÁRIA=CENTRALIZAÇÃO=RÍGIDA=PIRAMIDAL

  • GABARITO LETRA B.

  • A ESTRUTURA LINEAR POSSUI UMA ESTRUTURA SIMPLES, UMA AUTORIDADE LINEAR, É BASEADA NO PRINCÍPIO DA UNICIDADE DE COMANDO, É CENTRALIZADA E PIRÂMIDAL.

     

       - AMPLITUDE DE COMANDO ESTREITA

       - CADEIA DE COMANDO LARGA

       - ESTRUTURA CENTRALIZADA

       - DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL (*)

       - MECANICISTA 

       - FORMALIZADA 

       - ESPECIALIZAÇÃO VERTICAL

     

     

    *  NÃO CONFUNDIR JAMAAAIS EM NOSSAS VIDAS A DEPARTAMENTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL COM A ESTRUTURA FUNCIOAL, SENDO QUE ESTA ÚLTIMA POSSUI - TAMBÉM - UMA AUTORIDADE DE STAFF QUE EXERCE - TAMBÉM - AUTORIDADE DE COMANDO!  Somente na estrutura funcional que a autoridade de staff exerce autoridade de comando. Aqui Taylor quebra o princípio da unicidade de comando de Fayol.

     

     

     

    GABRITO ''B''

  • http://imgur.com/G6r0Vbm

  • GABARITO B

    Estrutura Linear- cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas

    Vantagens: estrutura simples e de fácil compreensão e implantação; clara delimitação das responsabilidades dos órgãos; estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão; evita ambiguidade;unidade de comando;ideal ambientes estáveis;aproveita o conhecimento chefias generalistas;geralmente só é vantajoso em empresas pequenas

    Desvantagens: formalismo relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando inovação e adaptação a novas circunstâncias; autoridade linear pode tornar-se autocrática;chefes tornam-se generalistas; linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas

    Estrutura Funcional- princípio da especialização,presta serviços de acordo com especialidade

     

    Vantagens: proporciona especialização e aperfeiçoamento; permite melhor supervisão; comunicações diretas; separa funções de planejamento e de controle das funções de execução

    Desvantagens: não há unidade de mando; subordinação múltipla; concorrência entre especialistas; coordenação e comunicação entre departamentos é péssima; pode gerar ambiguidade; responsabilidade parcial de cada departamento.

    Fonte:Giovanna Carranza

  • LETRA B CORRETA

    Estrutura Linear        

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

    Autoridade linear ou única;

    Linhas formais de comunicação;

    Centralização das decisões;

    Aspecto piramidal


ID
2012824
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entre as funções previstas ao lidar com o estoque estão receber, verificar a quantidade e a qualidade das mercadorias recebidas e registrar dados manualmente ou usando computadores. Uma habilidade necessária para o trabalho é o raciocínio indutivo, que consiste especificamente em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

     

    Raciocínio indutivo ou método indutivo é um tipo de raciocínio ou argumento que parte de uma premissa particular para atingir uma conclusão universal. É o processo pelo qual, dadas diversas particularidades, chegamos a uma generalização. Assim, podemos dizer que o raciocínio indutivo é um argumento no qual a conclusão tem uma abrangência maior que as premissas. O indivíduo que faz uso do método indutivo entende que as explicações para os fenômenos surgem unicamente da observação dos fatos.

  • A) Sensibilidade a problemas

    B) Aprender

    C) Raciocínio indutivo (GABARITO)

    D) Comunicação Oral

    E) Organização de informação

    ----------------------------------------------

    Eu achei essas associações de habilidades:

    Social - Saber lidar com pessoas.

    Digitação - Saber digitar e lidar com computadores.

    Falar - Saber falar com outras pessoas para obter informações eficientemente.

    Ouvir com atenção - Saber prestar total atenção a que outras pessoas estão dizendo, tentando entender o que estão dizendo, os pontos colocados e fazer perguntas adequadas além de não interromper em horas  inadequadas.

    Aprender - Entender as implicações de novas informações para resolução e decisões sobre problemas atuais e futuros.

    Matemática - Usar a matemática para resolver problemas.

    Compreensão oral - Saber ouvir e entender informação e idéias apresentadas por palavras e frases orais.

    Sensibilidade a problemas - Saber distinguir quando algo está (ou irá ficar) errado. Não significa que irá resolver o problema porém saber identificar quando existe um problema.

    Raciocínio dedutivo - Saber aplicar regras gerais a problemas específicos para produzir respostas que façam sentido.

    Organização de informação - Saber arranjar coisas ou ações em uma certa ordem ou padrão segundo uma regra ou conjunto de regras específicas (ex: padrão de números, letras, palavras, imagens, operações matemáticas). Em resumo, saber organizar mercadorias eficientemente em locais pequenos e cheio de mercadorias.

    Destreza manual - Habilidade em rapidamente mover a mão ou mão e braço ou duas mãos de modo a segurar, manipular ou montar objetos.

    Coordenação dos membros - Habilidade de coordenar (sentado, de pé ou deitado) dois ou mais membros (duas mãos ou duas pernas ou uma mão e uma perna).

    Visão de perto - Habilidade de ver detalhes bem de perto.

    Comunicação oral - Saber comunicar eficientemente (de modo que outras pessoas possam entender)  informações ou idéias ao falar.

    Raciocínio indutivo - Habilidade de combinar informações para formar regras ou conclusões gerais e, também, a habilidade de encontrar relações entre eventos aparentemente sem relações.

    Força estática - Habilidade de exercer força muscular para levantar, empurrar, puxar ou carregar objetos.

    (Fonte:http://www.institutodenver.net/profissao-almoxarife/)

     

     

  • Indução = parte do evento pequeno para o maior.

  • Gabarito Letra C

    Raciocínio Indutivo: parte do Particular para o Geral

    Raciocínio Dedutivo: parte do Geral para o Particular


ID
2012827
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os sistemas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning, ERP), principalmente por meio das suas funcionalidades de planejamento, tais como o módulo de gestão de estoques (Planejamento e Controle de Materiais, PCM) e MRP (Planejamento das necessidades de materiais e manufatura), bem como controle dos recursos, oferecem meios de visualizar a demanda e desdobrar suas implicações em termos de suprimentos. Para garantir que materiais e serviços estejam disponíveis no momento certo e que recursos não sejam desperdiçados, é necessário planejamento e controle, não apenas de materiais, mas também de dinheiro, pessoas e equipamentos. Sobre o MRP, é correto afirmar que:

I. permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Para fazer isso, ele utiliza os pedidos em carteira, assim como uma previsão para os pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP verifica, então, todos os ingredientes ou componentes que são necessários para completar esses pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo.

II. permite que as empresas avaliem as aplicações da futura demanda nas áreas financeiras e de engenharia, assim como analisem as aplicações quanto à necessidade de materiais.

III. permite fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por exemplo a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I) O MRP I permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Para fazer isso, ele utiliza os pedidos em carteira, assim como uma previsão para os pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP verifica, então, todos os ingredientes ou componentes que são necessários para completar esses pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo.

     

    II) O MRP II permite que as empresas avaliem as aplicações da futura demanda nas áreas financeiras e de engenharia, assim como analisem as aplicações quanto à necessidade de materiais. 

     

    Gabarito letra D

     

    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/mrp

  • Correto Letra D, embora ache um pouco de sacanagem. O sujeito que estudou mais a fundo sabe que MRP II, apesar de ser uma evolução do MRP e poder ser caracterizado, em sua finalidade geral, como somente MRP, não é a mesma coisa que esse, como a questão deixou transparecer. O nome deles é diferente (embora a abreviação seja a mesma), a época de desenvolvimento é diferente e a aplicação específica é diferente. 

     

    Ter nas opções "Somente I está correta" (definição de MRP) e "Há apenas duas afirmativas corretas" (aparentemente adicionando o item II, definição de MRP II) é pedir pro sujeito que estudou mais, ou com um material melhor, arrancar os cabelos!

     

     http://www.ppi-multitask.com.br/saiba-as-diferencas-entre-erp-mrp-mrpii-aps-e-mes

  • Estas bancas.... aposto que a questão não foi anulada, como disse o RYUKO, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, se somos nós que desconsideramos algo sútil assim, "VOCÊ ERROU"!!! - Agora quando é os Deuses da banca.. huhumm...

    A resposta correta para a pergura é a letra A, gabarito oficial D.

    O item II é uma EVOLUÇÃO do MRP, é uma segunda geração e tem nome específico, acredito que é este tipo de sutileza que a banca deveria se atentar, e não o contrário.

  • Questão que tem nas opções "número X de repostas certas" é atestado de incompetência em elaboração.
  • Sem blá blá blá, pra mim a questão correta é a letra A. Ia até o fim com os recursos. 
    Que banca lixo.

  • A questão copiou o trecho do site certinho, rsrs 

    https://www.coladaweb.com/administracao/mrp

  • Correto.

     

    A banca falou em MRP, não especificou se era o I ou II. Portanto, engloba ambos.

  • III - PCM - Falou em Controle do resultado, fiscalizar ... só pode ser PCM, pois essa é a grande diferença para MRP


ID
2012833
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 prevê que nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. As compras, sempre que possível, deverão, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d)

    Art.15:

    IV - Ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.

    A questão mistura este inciso com o Art.23, § 5º, daí o erro.

  • Por favor, algém poderia comentar melhor essa questão?

  • A C não estaria errado, pois o setor privado não precisa de licitação 

  • Gabarito D)  OBS: o que está errado eu coloquei em negrito e sublinhado!!!!!

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:    

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

    art 23, § 5o  É vedada a utilização da modalidade "convite" ou "tomada de preços", conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços" ou "concorrência", respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço.

  • JUSTIICATIVA: d) A primeira parte da questão trata-se do parcelamento do objeto da licitação, de forma a ampliar a
    competitividade e a economicidade (ver Art. 23, §1º).

    Quando for feito o parcelamento do objeto, a modalidade a ser adotada na
    licitação em cada uma das parcelas deve ser aquela que seria utilizada caso
    houvesse uma contratação única, isto é, a escolha da modalidade deve ser feita
    em face do montante conjunto de todas as contratações.

    (O ERRO DA QUESTÃO) Entretanto, o desmembramento do objeto com vistas a utilizar modalidade de licitação mais
    simples do que se o objeto fosse licitado em sua totalidade é chamado de fracionamento de despenas e é vedado pela Lei de Licitações (ver Art. 23, §5º).

  • A questão refere-se a compras (a partir do art.14, a questão refere-se mais ao art.15), e não a serviços e obras. Ademais, ela misturou institutos do art.15 com os dos parágrafos dos artigos 23, formando este Frankenstein.

  • GABARITO: LETRA D. 

     

    As compras, sempre que possível, deverão, EXCETO:

     

    a) atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas. (CORRETA - ART. 15, inciso I).

     

    b) ser processadas através de sistema de registro de preços. (CORRETA - ART.15, INCISO II).

     

    c) submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado. (CORRETA - ART. 15, INCISO III)

     

    d) ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias, desde que de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando à economicidade. (ERRADA - ART. 15 INCISO IV - "Ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade").  

     

    e) balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública. (CORRETA - ART. 15, INCISO V).

  • putz. sinistro...coloca duas coisas q vc já leu antes e vc fala opa tá certo eu já li isso rsrsrs

  • Art° 15. IV

     

  • D. Não tem condição pra subdividir, se for viável pra administração, se isso fizer com que ela ECONOMIZE, tá valendo!

  • Diogo, essa é uma das bancas que cobra letra de lei.
    A alternativa está errada porque não tem isso na Lei.
    Ou seja, não tem essa condição "desde que...." entendeu? Estaria certa se não tivesse esta parte.

  • Senhor, haja paciência com essas bancas, viu!? Vou ter q fazer curso de memorização.

  • Murilo, na realidade, o erro em relação à opção "d" é simplesmente pelo enunciado especificar que se trata de uma compra, pois a lei comenta o seguinte, no momento em que fala sobre obras sob licitação dispensável,

    "Art. 24. É dispensável a licitação:
    I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente".

    Ou seja, em caso de obras e serviços de engenharia, deve-se parcelar tanto quanto o necessário para aumentar a concorrência, mas sempre tomando cuidado para que não haja redução da economia de escala e para que esse fracionamento não sirva como fuga à contratação direta.

  • A quesão misturou o que está disposto no art. 15, que trata das compras,  com o disposto no art. 23, § 1o , que trata das obras e serviços de engenharia, veja:

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:     

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

     

    Art. 23:

    § 1o  As obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.   

  • e esse exceto aí, se na letra da lei diz que elas devem ser subdivididas em quantas parcelas necessárias para aproveitar as peculidaridades do mercado não era pra ser exceto isso.

  • Art. 15. As compras, sempre que POSSÍVEL, deverão:    

     

    I - atender ao princípio da padronização (que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas)

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

  • Misturou o art. 23, parágrafo 5 com o art 15, IV.

    Art. 15. As compras, sempre que POSSÍVEL, deverão:   

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    art. 23, parágrafo 5: 

    É vedada a utilização da modalidade "convite" ou "tomada de preços", conforme o caso, para parcelas de
    uma mesma obra ou serviço, ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de
    preços" ou "concorrência", respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza específica
    que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou
    serviço.

  • Eu não sei vocês... mas, listas??? Só com mnemônico !!!

    Então, vamos lá,,, o que dá pra fazer com isso???

     

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: PATRÃO, REGISTRA SUA PRIVADA, BELEZA ???

     

    PATRÃO,                REGISTRA                    SUA                     PRIVADA,                          BELEZA?

    padronização        registro de preço          subdivididas     regra do setor privado      balizar preço ADM.Púb.

     

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

     

    --------------------

     

    Ainda dá pra melhorar o mnemônico... ... com outros detalhes:

     

    EU TO PUTRI CON ESTA PRÉVIA VALIDADE DE UM ANO

     

    § 2o Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

    § 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:

    I - seleção feita mediante concorrência;

    II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados;

    III - validade do registro não superior a um ano.

     

    --------------------

     

    Aí vc guarda que será regulamentado por DECRETO... porque eu não encontrei uma maneira de colocar essa bosta aí dentro da frase !!!

     

    :-))

  • Submeter-se a aquisição semelhante ao setor privado. Então, a C&A faz licitação?


ID
2012836
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 institui normas para licitações e contratos com a Administração Pública, pontuando, entre outros aspectos, hipóteses em que a licitação é inexigível, dispensada e dispensável. É dispensável a licitação nos seguintes casos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Lei de Licitações e Contratos Administrativos - 8666/1993

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos; 

  • NA LEI DIZ 180 DIAS.

  • Rapaz... a banca muda uma palavra e quer medir o conhecimento de quem? Essa Quadrix ainda é muito quadrada.
  • Eu achei que dentre as opções estivesse alguma que seria caso de licitação dispensada ou inexigível, quando fui perceber era uma mera troca de prazos.

     

     

  • São 6 meses de prazo (180 dias).

  • Pois é prezados Franco Machado e Pedro Barbosa, devido aos inúmeros "bizús" e "macetes" passados pelos professores nos últimos anos as bancas vem dificultando cada vez mais as questões que abordam o assunto de licitação dispensada, dispensável e inexigível justamente pra gente não utilizar mais o processo de "por elimininação". Agora é necessário saber na ponta da língua cada um dos casos. E ao contrário do que pensa o Franco, isso não está sendo utilizado só por bancas pequenas, rsrsrs... A Quadrix não é quadrada não, pelo contrário, ela já está atuando igual as grandes bancas. Já vi esse modo de abordagem nas bancas grandonas como FGV, FCC, ESAF e CESPE. Vamos ter que saber a lei de "cabo a rabo", não tem jeito. A melhor maneira é continuar praticando com questões e ficarmos MUITO ATENTOS aos meros DETALHES...

  • Concordo com Jéssica Rocha. Outro ponto que cai em qualquer prova e mesmo para os cargos de nível médio é doutrina. Já ouvi dizerem: "mas eu não sou advogado". E daí? Doutrina não é só pra quem é advogado, não! As provas estão aí pra comprovar. Vamos jogar o mesmo jogo da banca. Se quiser reclamar, reclame. Mas continue estudando.  

     

    Estamos vivenciando uma época em que os concursos evoluíram. Fé em Deus e força na caminhada.

  • Tomei no redondix

  •  

    nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos. 

     

    o texto da linha a está parcialmente correto, lembrado que não é 120 dias e sim 180 dias.

    art24.IV

  • Emergência ou calamidade pública = máx 180 dias consecutivos e ininterruptos, vedada a prorrogação


  •  ---> (espécie) Licitação Dispensada (art. 17, inciso I) (quando fala de alienações de bens)

     ---> (espécie) Licitação Dispensável (art. 24) (quando viável, há discricionariedade)

    2) INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO (art. 25)

     ---> Fornecedor exclusivo

     ---> Notória especialização

     ---> Profissional consagrado pela crítica especializada ou opnião pública

     

    OBS: Sem ler/conhecer os artigos, a dica não serve de nada.

     

    PEGUEI DO REGIS BEZERRA. MTO BOM.

  • muito boa essa questão, lei fala de 180 dias.

  • 1 8 0   D I A S

  • É tipo jogo dos 7 erros, tem que observar o mínimo detalhe.

    Minha TDA tá gritando.. kkk

  • Teoricamente a alternativa "a)" não está errada, pois como o lapso temporal previsto na lei é de 180 dias, o prazo de 120 dia encontra-se dentro dos 180, portanto a questão não está errada. Passível de recurso.

  • Concordo,

    120 dias está dentro do prazo máximo de 180 dias

    a) certa 

  • Como estaria correta prazo Maximo 120 dias

    Prazo maximo 180 dias.

     

  • Gab."A". Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

  • É sério que tenho que decorar os 126 artigos da lei? QUADRIX, por favor, melhore!!!! Ah, órgãos públicos, empresas públicas, vamos privilegiar quem estuda, e não quem decora! Leis, livros e afins estão para serem consultados e entendidos, não decorados!!!!!

  • Não precisa de muita locura não. A banca é ruim, isso é. Nessa questão era só saber que o prazo dos contratos emergênciais é de 180 dias. Qualquer banca hoje em dia usa essa técnica de trocar apenas uma palavra ou número.

  • GABARITO: A

    a)

    os casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos. - São 180 dias Art 24 IV

     b)

    para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão. - Art.24 XXIV

     c)

    na contratação da coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. - Art.24 XXVII 

     d)

    para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão.  - Art. 24 XXVIII

     e)

    na contratação em que houver transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde – SUS, no âmbito da Lei nº 8.080/90, conforme elencados em ato da direção nacional do SUS, inclusive por ocasião da aquisição destes produtos durante as etapas de absorção tecnológica. Art. 24 XXXII

  • Me parece que essas questões só servem pra ajudar a estudar e decorar os textos, pq não servem pra avaliar ninguem...

  • 180 DIAS.

  • CALAMIDADE PÚBLICA  180 DIAS

  •  a) nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos. PRAZO DE 180 DIAS.

  • EM 180 DIAS.VEDADA A PRORROGAÇÃO.

  • Não reclame, esforce-se e estude!

  • Questão grande com erro sutil. Esse derruba muita gente!

  • GABARITO: A

    Art. 24. É dispensável a licitação: IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos; 

  • Péssima banca!


ID
2012839
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O comprador é o elemento humano central na função compras. É ele quem faz a negociação com fornecedores, visando ao atingimento de um ponto comum em que ambas as partes (organização e fornecedor) saiam ganhadoras. O atributo indispensável ao comprador é a postura ética. Compradores, tanto de empresas privadas quanto do setor público, estão sujeitos aos valores morais inerentes ao desempenho de suas funções, usualmente denominados códigos de ética. O que difere a atuação de um particular para a de um servidor público, no que diz respeito à ética, é a obrigação constitucional explícita de condicionar suas ações ao estritamente previsto em lei (princípio da legalidade). Com maior especificidade ainda com relação à conduta ética, é fundamental também o cumprimento do princípio da moralidade. De posse dessa linha de raciocínio, é possível listar as principais posturas inerentes ao perfil de um comprador em um processo de negociação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • c) abdicar de prerrogativas e independência profissional, facilitando o exercício das negociações a terceiros.

     

    Conduzir com lisura, ética, integridade e imparcialidade os processos de licitação, contratação e de formalização de acordos, convênios e parcerias sob sua responsabilidade.

     

    Adotar critérios de seleção, contratação e avaliação, de forma imparcial e transparente, que permitam pluralidade e concorrência entre fornecedores.

  • A Quadrix adora essa palavra "abdicar...

  • Gabarito: letra C

    Bons estudos!

  • Pessoal, vamos pensar um pouco.

    Qualquer agente público é dotado de prerrogativas (concedido a Administração em relação aos particulares). Exemplo: Os contratos administrativos possuem a cláusula 'fiscalização', no qual a contratada será fiscalizada pela administração pela respectiva prestação de serviços públicos. O agente não pode simplesmente ignorar, abdicar nessa prerrogativa ao assinar um contrato. 

    Item c)

  • Concordo com o colega Luz Céu.

  • letra C meu povo

     

  • D1.171: t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;

     

     

  • ''exeto'', não vi isso  :\


ID
2012842
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A regulamentação atualmente em vigor classifica em quatro modalidades os tipos de serviços prestados às pessoas físicas pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central: serviços essenciais, serviços prioritários, serviços especiais e serviços diferenciados. A emissão de um cheque administrativo é um:

Alternativas
Comentários
  • Encontrei no site do Banco Central  uma página que trata dos serviços bancários.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos5.asp#3

     

    3. Quais são os serviços prioritários?

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); emissão de cheque administrativo. Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

    Questão bastante específica e sem noção.

     

  • Serviços Essenciais 
    A categoria de "serviços essenciais", na qual não podem ser cobradas tarifas, está relacionada às contas-correntes de depósito à vista e contas de depósito poupança. Os bancos são obrigados a oferecerem esta categoria de serviços.

    Serviços prioritários 
    Já a categoria de serviços prioritários, segundo o BC, envolve 90% dos itens que envolvem movimentação de conta corrente e poupança de pessoas físicas. A instituição informou que foi criada uma tabela, com "descrição detalhada", para cada um deles

    Serviços especiais 
    Na categoria de serviços especiais, estão aqueles que são objeto de legislação e regulamentação a parte, e não sofreram alterações. Abrangem, por exemplo, o crédito imobiliário, crédito rural e microfinanças, entre outros.

    Serviços diferenciados 
    Estes serviços não estão associados à movimentação de conta corrente ou de poupança e são objeto de contrato explícito entre clientes e instituições financeiras. Exemplo: entrega em domicílio e aluguel de cofre

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR80427-6009,00.html 

     

  • Essenciais:

     

    Não pode haver cobrança sobre os seguintes serviços essenciais prestados a pessoas físicas:

     

     

    Relativamente à conta corrente de depósito à vista:

     

    Fornecimento de cartão com função débito;

     

    Fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

     

    Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

     

    Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;

     

    Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

     

    Realização de consultas mediante utilização da internet;

     

    Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

     

    Compensação de cheques;

     

    Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; 

     

    Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

     

     

    Relativamente à conta de depósito de poupança:

     

    Fornecimento de cartão com função movimentação;

     

    Fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

     

    Realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;

     

    Realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;

     

    Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;

     

    Realização de consultas mediante utilização da internet;

     

    Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

     

    Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

  • Prioritários:

     

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários:

     

    Fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; 

     

    Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); 

     

    Emissão de cheque administrativo

     

    OBS: Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

  • Diferenciados:

     

    Os serviços diferenciados são aqueles listados no artigo 5º da Resolução CMN 3.919, de 2010. Esses serviços podem ser cobrados desde que explicitadas ao cliente ou ao usuário as condições de utilização e de pagamento. São exemplos de serviços diferenciados: 

     

    Aditamento de contratos; aval e fiança; 

     

    Serviços de câmbio não previstos na Tabela I anexa à Resolução CMN 3.919, de 2010; 

     

    Envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento em conta de depósitos ou de cartão de crédito; 
    fornecimento de atestados, certificados e declarações.

     

    OBS: Também não pode haver cobrança pelo fornecimento de atestados, certificados e declarações nas situações em que o fornecimento é obrigatório por determinação legal ou regulamentar.

  • Gabarito: letra B

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); emissão de cheque administrativo. Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

  • Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: 

    • Fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;  
    • Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); 
    • Emissão de cheque administrativo.  

    OBS: Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.


ID
2012845
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As principais metodologias orientadas para a melhoria da qualidade do produto são as Estatísticas e as Organizacionais. Uma das metodologias organizacionais aplicadas é o Benchmarking.

“É um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou às empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias. Através do Benchmarking se identificam as melhores práticas e também como atingi-las e adaptá-las à realidade da empresa.” (CAMP, 1998)

Como processo gerencial permanente, o benchmarking “ajuda a encontrar as melhores práticas que irão auxiliar na obtenção das metas”. (ZAIRI & LEONARD, 1995. p.51)

O benchmarking também é aplicado às atividades logísticas, com o intuito de controlar melhor os processos de compras, estoques, armazenagem, distribuição e transportes, buscando estabelecer relações de parceria ao longo da cadeia de abastecimento. São passos a serem seguidos pelas organizações na utilização do benchmarking na avaliação do desempenho das atividades logísticas: planejamento, análise, integração, ação e maturidade.

No passo referente à integração estão inseridos os atos de:

Alternativas
Comentários
  • o que tem de errado com a letra D ????

  • GABARITO: B

     

    Fases do Benchmarking:

     

    ● Planejamento: Identificação do marco de referência, das empresas ou do que será comparado, bem como a forma de coleta de dados.

     

    ● Análise: Exame das práticas correntes internas e externas, permitindo identificar as forças e fraquezas próprias / dos concorrentes e verificar a posição relativa dentro do mercado. As informações levantadas permitem projetar o desempenho futuro.

     

    ● Integração: Utilização das descobertas para fixar as metas operacionais das mudanças. Envolve o planejamento para incorporar novas práticas à operação da empresa e a comunicação das constatações aos envolvidos.

     

    ● Ação: Implementação das descobertas do benchmarking, controle do progresso e recalibração das medidas quando necessário.

     

    ● Maturidade: Conquista da situação desejada tendo em vista que as melhores práticas foram incorporadas a todos os processos da empresa.

     

     

    Fonte: Camp (1993). Benchmarking: o caminho da qualidade total.

  •  a) determinar a diferença competitiva e projetar o desempenho futuro. Análise

     

     b) comunicar os resultados e estabelecer as metas futuras. Integração

     

     c) implementar ações específicas e monitorar os resultados. Ação

     

     d) Identificar o objeto e o parceiro de benchmarking e determinar o método de coleta de dados. Planejamento

     

     e) estabelecer que o benchmarking seja prática contínua e de responsabilidade de toda a organização e acompanhar a evolução da implementação. Ação

     

    Fases do Benchmarking:

    ● Planejamento: Identificação do marco de referência, das empresas ou do que será comparado, bem como a forma de coleta de dados.

    ● Análise: Exame das práticas correntes internas e externas, permitindo identificar as forças e fraquezas próprias / dos concorrentes e verificar a posição relativa dentro do mercado. As informações levantadas permitem projetar o desempenho futuro.

    ● Integração: Utilização das descobertas para fixar as metas operacionais das mudanças. Envolve o planejamento para incorporar novas práticas à operação da empresa e a comunicação das constatações aos envolvidos.

    ● Ação: Implementação das descobertas do benchmarking, controle do progresso e recalibração das medidas quando necessário.

    ● Maturidade: Conquista da situação desejada tendo em vista que as melhores práticas foram incorporadas a todos os processos da empresa.

  •  

    GABARITO: ALTERNATIVA "B"

     

    Planejamento

    1. Identificar o objeto do benchmarking

    2. Identificar o parceiro do benchmarking

    3a. Determinar o método de coleta de d ados

    3b. Coleta de dados

     

    Análise

    4. Determinar a diferença competitiva

    5. Projetar o desempenho futuro

     

    Integração

    6. Comunicar os resultados

    7. Estabelecer metas futuras

     

    Ação

    8. Desenvolver planos de ação

    9. Implementar ações especificas e monitorar os resultados

    10. Recalibrar os referenciais

     

    Maturidade

    Posição de liderança atingida

    Práticas plenamente integradas aos processos

  • Claudio Antônio, a letra D refere-se ao "Planejamento" e não a "Integração" como a questão pede. ;-)

     

  • "Tá tenso":

     

    Em 14/08/2018, às 14:30:12, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 09/07/2018, às 10:50:01, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 03/07/2018, às 13:27:39, você respondeu a opção E.Errada!


ID
2012848
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A adoção de uma política de avaliação de desempenho representa uma ferramenta importante para o desenvolvimento de uma cultura voltada para resultados. Tal afirmação é baseada no pressuposto de que o alinhamento de objetivos individuais e das equipes às metas da organização implica o maior envolvimento dos funcionários de todos os níveis, os quais passam a se sentir pessoalmente responsáveis pelo desempenho da organização. No nível de equipes, áreas ou até mesmo no nível institucional, a avaliação de desempenho possibilita, entre outros:

I. maior alinhamento das unidades da organização com suas metas e objetivos estratégicos.

II. o desenvolvimento de uma visão particularizada por parte dos indivíduos em relação à organização.

III. o desenvolvimento do espírito de equipe e a percepção da interdependência entre áreas e pessoas.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E quais são as duas certas??? Detesto esse tipo de questão quando estou estudando

  • Acredito que a ll está errada, pois a avaliação de desempenho dá uma visão à organização em relação aos indivíduos.

    acredito ser isso!

  • I - Certa

    II - Errada

    III - Certa
    LIDERANÇA COM ESPÍRITO DE EQUIPE: Mobiliza os esforços e influencia positivamente as pessoas, oferecendo feedbacks, reconhecendo contribuições individuais e coletivas, orientando e criando oportunidades para o desenvolvimento profissional de cada funcionário, conquistando credibilidade e confiança e a ação da equipe para o alcance dos objetivos a partir da integração com outros profissionais.

  • II errada, visão geral (universal) da org e não particularizada(parcial)

  • a avaliação de desempenho possibilita, entre outros:

    I. maior alinhamento das unidades da organização com suas metas e objetivos estratégicos.

    III. o desenvolvimento do espírito de equipe e a percepção da interdependência entre áreas e pessoas.

  • Gestao de Desempenho

    processo continuuo de mensuraçao, acompanhamento e intervençao no desempenho dos colaboradores, tendo como foco a estrategia organizacional. D= M + C /contexto favoraval

    Resultados da avaliçao de desempenho:

    agrega, treina, desenvolve, recompensa e da qualidade de vida aos colaboradores

     

     

  • a avaliação de desempenho possibilita, entre outros:

    I. maior alinhamento das unidades da organização com suas metas e objetivos estratégicos.

    III. o desenvolvimento do espírito de equipe e a percepção da interdependência entre áreas e pessoas.

     

    ________

     

    II errada, visão geral (universal) da org e não particularizada(parcial)

     

    LIDERANÇA COM ESPÍRITO DE EQUIPE: Mobiliza os esforços e influencia positivamente as pessoas, oferecendo feedbacks, reconhecendo contribuições individuais e coletivas, orientando e criando oportunidades para o desenvolvimento profissional de cada funcionário, conquistando credibilidade e confiança e a ação da equipe para o alcance dos objetivos a partir da integração com outros profissionais.

  • GAB: D

    Apenas I e III estão certas

     

    II) A avaliação de desempenho proporciona: 

    - melhorias

    - auxílio nas decisões estratégicas

    - desenvolve a visão sistêmica

     

     


ID
2012851
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual empresa hoje não conta com um computador conectado à internet? A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. A internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. É uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado. Logo, extremamente útil no trabalho do dia a dia e que, por conseguinte, exige conhecimento por parte do funcionário. Com funções similares, temos também a intranet. Sobre ela, leia as afirmativas.

I. Com a intranet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com funcionários e parceiros de outras instituições, e de forma instantânea.

II. As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. E a intranet é uma boa opção nesse sentido; no entanto, ela é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

III. A intranet possibilita a utilização de mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "Há apenas duas alternativas corretas"

    Ótimo! Pra quem não sabe muito sobre informática como eu esse tipo de resposta só cria mais dúvida

  • kkkkkk verdade janaina
    mas as corretas são II e III
    a intranet não faz cominucação com outras instituições,pois são, somente , para comunicação interna.

  • ERRADA:

    I. Com a intranet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com funcionários e parceiros de outras instituições, e de forma instantânea.

     

    obs: na intranet cada empresa possui a sua e nesse caso fica restrito a cada empresa.

  • II e III são as opções corretas.

     

    Aula: http://www.diegomacedo.com.br/tag/intranet/?print=pdf-page

  • Sinto muito, mas na internet não se usa somente o protocolo HTTP, há vários outros como HTTPS.

  • I. Com a intranet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com funcionários e parceiros de outras instituições, e de forma instantânea.

    II. As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. E a intranet é uma boa opção nesse sentido; no entanto, ela é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

    III. A intranet possibilita a utilização de mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. 

    Não encontrei erro em nenhuma das alternativas. 

    ___________________

    EXTRANET : rede privada, semelhante a uma Intranet, que usa recursos de telecomunicações para permitir acesso remoto, utilizando a própria Internet como caminho e usando os mesmos protocolos da Internet. É o nome da rede quando alguma informação da intranet é aberta a clientes ou fornecedores da empresa. A interligação de duas intranets de duas empresas para manter a comunicação pode ser considerada uma extranet.

    Fonte: Apostila Professora Patrícia Quintão.

    _____________

  • Somente a III é errada.

    I. CORRETA

    Justificativa:A extranet seria uma extensão da intranet. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

    II. CORRETA.

    Justificativa: Transcrição literal do parágrafo do artigo.

    III. ERRADA:

    Justificativa:A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet.

     

    Fonte : https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas

  • II- Tds os colaboradores podem acessar? não, pois aí seria uma extranet.

  • Em questões para avaliação da quantidade de afirmativas verdadeiras e quantidade de afirmativas falsas, muito comum nas provas da banca Quadrix, em Noções de Informática, devemos atentar para os princípios básicos do tópico questionado.
    As redes de computadores possuem as mesmas características de funcionamento e configuração. A classificação de uma rede de computadores poderá ser pelo seu alcance (PAN, LAN, MAN, WAN), por suas permissões de acesso (Intranet, Extranet, Internet), por sua topologia (Anel, Barramento, Estrela), entre outros critérios.As redes de computadores utilizam os mesmos protocolos, as mesmas linguagens e os mesmos serviços. Se para navegar na Internet precisamos de um browser (navegador), para navegar na Intranet também precisaremos de um browser.Tanto a Internet como a Intranet utilizam o mesmo conjunto de protocolos, o TCP/IP. Portanto, os itens I e II da questão estão corretos. O item III está errado.
    III. A Intranet possibilita a utilização do mesmo conjunto de protocolos da Internet, o TCP/IP.
    Gabarito: Letra D.



  • RESPOSTA: Letra D - há apenas duas afirmativas corretas. 

    I. Com a intranet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com funcionários e parceiros de outras instituições, e de forma instantânea. ERRADA - A intranet baseia-se nos serviços oferecidos na Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos, ou seja, não é possível acessar ou trocar informações com computadores desta empresa, a não ser que se tenha credenciais de acesso e intranet.

    II. As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. E a intranet é uma boa opção nesse sentido; no entanto, ela é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores DA EMPRESA podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. CORRETA - Com a necessidade de centralizar as informações e aperfeiçoar métodos de comunicação para reduzir custos, as empresas entre outras organizações criam suas intranets. Assim o nível de segurança das informações desta empresa também aumenta, pois os usuários da empresa só podem acessar a intranet com nome de usuário e senha devidamente especificados pela empresa.

    III. A intranet possibilita a utilização de mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. CORRETA -  A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação (TCP/IP, FTP, entre outros)¹, não somente o HTTP usado pela internet. 

     

    Fonte: http://www.sabesim.com.br/internet-intranet-e-extranet-definicoes-e-diferencas/

  • O que impede que um funcionário de uma empresa fornecedora acesse (com login e senha) a intranet de sua cliente e participar de uma vídeo conferência através de sua intranet?

  •  

    eu boiei nessa questão, mas pesquisando vi que a questão foi copiada e colada da net. Eles apenas acrescentaram o intem I, considerando errado., "...com funcionários e parceiros de outras instituições.." 

    intens corretos II  e III.

    Intranet

    As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

    A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

    Definição de intranet:
    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

     

    fonte: http://infotec-asf.blogspot.com.br/2014/01/internet.html

  • estamos num empasse...já que os colegas dizem que a III está correta o professor na questão diz que está errada. =S

  • "D" DE DEUS !

  • Pessoal, conforme a resposta do professor do QC a errada e a (III)

    (A Intranet possibilita a utilização do mesmo conjunto de protocolos da Internet, o TCP/IP.)

  • INTRANET

    As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. 

    A intranet ainda possibilita você a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet é feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

    Definição de intranet:

    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

     

  • Tem muito comentário doido aqui....rs 

     

  • Numa questão dessas o concurseiro raiz que diz serem as redes sociais sem utilidade alguma erra e o concurseiro nutela acerta kkk 

  • https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas

     

    Resposta da questão

  • Que banca horrível!!

  • A banca considerou o item I errado, segundo o site postado pela colega abaixo. Neste site, o item I está escrito no campo da internet. Porém, acredito que isso esteja errado, pq a intranet tem as mesmas funções da internet, o que muda é o acesso.

    Os itens II e III estão escritos exatamente iguais ao site.

    No item III, ao dizer "A intranet possibilita a utilização de mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet" não quis dizer que a intranet utilizada MAIS protocolos do que a internet. E sim, que a intranet utiliza mais protocolos ALÉM do HTTP, que é TAMBÉM utilizado na internet. .

  • Com a intranet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com funcionários e parceiros de outras instituições, e de forma instantânea.

    Isso não seria extranet?? Todas as questões que faço diferenciam a extranet como uma rede que além dos funcionários permite o acesso a colaboradores, fornecedores da empresa...

  • Ver comentário do professor!


ID
2012854
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um banco de dados é uma ferramenta para a coleta e a organização de informações. Os bancos de dados podem armazenar informações sobre pessoas, produtos, pedidos ou qualquer outro aspecto. Vários bancos de dados começam como uma lista em um programa de processamento de texto ou em uma planilha. São partes de um banco de dados típico: tabelas, formulários, relatórios, consultas, macros e módulos. Quanto às tabelas, considere as afirmativas seguintes.

I. Uma tabela de banco de dados tem uma aparência semelhante à de uma planilha, já que os dados são armazenados em linhas e colunas. Como resultado, normalmente é bem fácil importar uma planilha para uma tabela de banco de dados. A principal diferença entre armazenar seus dados em uma planilha e armazená-los em um banco de dados é a forma como os dados são organizados.

II. Para obter o máximo de flexibilidade de um banco de dados, os dados precisam estar organizados em tabelas para que não ocorram redundâncias. Por exemplo, se você estiver armazenando informações sobre funcionários do CRO-PR, cada funcionário só precisará ser inserido uma vez em uma tabela configurada somente para armazenar dados desses funcionários. Os dados sobre produtos serão armazenados em sua própria tabela, e os dados sobre filiais serão armazenados em outra tabela.

III. Cada linha de uma tabela é conhecida como registro. Os registros são o local onde as informações individuais são armazenadas. Cada registro consiste em um ou mais campos. Os campos correspondem às colunas da tabela. Por exemplo, você poderia ter uma tabela chamada "Funcionários", onde cada registro (linha) contém informações sobre um funcionário diferente, e cada campo (coluna) contém um tipo de informação diferente, como nome, sobrenome, endereço e assim por diante. Os campos devem ser designados como um determinado tipo de dados, seja ele texto, data ou hora, número ou outro tipo. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas!

    Gab E

  • Origem do texto

    https://support.office.com/pt-br/article/Noções-básicas-do-banco-de-dados-a849ac16-07c7-4a31-9948-3c8c94a7c204?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR#top

  • Boaaaa Gabi Araújo ;)


ID
2012857
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República uniformizou a forma de diagramação dos documentos oficiais, criando o Padrão Ofício. Portanto, tais documentos devem obedecer à seguinte forma de apresentação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabrito: B

    os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas pares ("margem espelho")

    Fonte: Redação Oficial para Concursos, Paulo Paranhos, 2011, página 17

  • GABARITO: LETRA B. 

     

     a) é obrigatório constar a partir da segunda página o número da página. (CORRETA)

     b) os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas ímpares. (ERRADA - "os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas pares ("margem espelho").

     c) dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. (CORRETA) 

     d) não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.(CORRETA)

     e) a impressão dos textos deve ser feita na cor preta em papel branco. A impressão colorida deve ser usada apenas para gráficos e ilustrações (CORRETA). 

  • os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direta terão as distâncias invertidas nas páginas pares ("margem espelho"); 

     

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas pares ("margem espelho").

  •  invertidas nas pares ("margem espelho").

  • Os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas ímpares. 

    Por uma boa lógica ! não a primeira pagina é sempre a pagina 1(um) logo o verso é 2 (dois)

    Não há razão para aplicar essa formatação nas paginas da frente !

  •  

    os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas ímpares. PARES

  •  invertidas nas pares ("margem espelho").

    GABARITO: LETRA B.


ID
2012860
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Aviso e memorando são modalidades de comunicação oficial. Sobre elas, analise as afirmativas seguintes.

I. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o memorando é expedido para e pelas demais autoridades.

II. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do memorando, também com particulares.

III. Quanto à finalidade, o memorando pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. No entanto, devido aos procedimentos administrativos, é uma comunicação mais morosa.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Assertivas I e II: "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."

     

    Assertiva III: Primeiro, vale ressaltar o significado da palavra MOROSA: O que é morosa? Que anda ou procede com lentidão. O manual da Presidência diz que a característica principal do memorando é a AGILIDADE.

     

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

     

     

  • Alternativa D como resposta.

  • II - Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do memorando, também com particulares.

     

    >> ERRADO <<

  • Gabarito oficial letra E, todas estão erradas

  • Fiquei confuso, por favor me expliquem o erro na primeira opção. 

  • I. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o memorando é expedido para e pelas demais autoridades. ERRADO - (...) o OFÍCIO é expedido para e pelas demais autoridades

     

    II. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do memorando, também com particulares.- ERRADO - Trocar o memorando por OFÍCIO para tornar a assertiva certa

     

    III. Quanto à finalidade, o memorando pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. No entanto, devido aos procedimentos administrativos, é uma comunicação mais morosaERRADO - é uma comunicação que tem como principal atributo a AGILIDADE

  • LETRA E 

     

     

    I. O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o memorando é expedido só entre unidades administrativas do mesmo órgão. 

     

    II. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    III. Quanto à finalidade, o memorando pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.E devido aos procedimentos administrativos, é uma forma de comunicação mais ágil.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Para os não assinantes alternativa E

  • Confesso que gelei na palavra ''morosa'' rsrs

    G A B A  R  I T  O    E


ID
2089069
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando o Código de Processo Ético Odontológico, Resolução CFO nº 59/2004, analise as afirmativas.
I. O sistema processual ético dos Conselhos de Odontologia se divide em duas instâncias, sendo a primeira constituída pelos Conselhos Regionais e a segunda e última representada pelo Conselho Federal.
II. Compete ao Conselho Federal o julgamento e a eventual aplicação das penalidades.
III. As Comissões de Ética terão caráter permanente e deverão ser constituídas, através da indicação do Presidente do Conselho, por 3 (três) Conselheiros Efetivos e Suplentes, cabendo a Presidência ao Conselheiro Efetivo.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A - afirmativa II errada - Art.4º da Resolução CFO nº 59/2004- Compete ao Conselho em que se achava inscrito o profissional, ao tempo do fato passível de punição, julgar e aplicar a penalidade. §1º. Inscrito o profissional em mais de um Conselho, a competência de julgamento e aplicação da penalidade cabe àquele do local do fato punível. §2º. A decisão proferida em ação ética produzirá seus efeitos onde o profissional tenha inscrições. §3º. O arquivamento do processo se dará no CRO competente.

  • I - Art. 3º - O sistema processual ético dos Conselhos de Odontologia se divide em duas instâncias, sendo a primeira constituída pelos Conselhos Regionais e a segunda e última representada pelo Conselho Federal.

    II - Art.4º - Compete ao Conselho em que se achava inscrito o profissional, ao tempo do fato passível de punição, julgar e aplicar a penalidade.

    III - Art. 6º - As Comissões de Ética terão caráter permanente e deverão ser constituídas através da indicação do Presidente do Conselho, por três (3) Conselheiros Efetivos e Suplentes, cabendo a Presidência a Conselheiro Efetivo.


ID
2089072
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao Código de Processo Ético Odontológico, Resolução CFO nº 59/2004, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Art.31. O ato processual não será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para as partes.

    Art.32. A nulidade ocorrerá nos seguintes casos:

    I - por falta de cumprimento das formalidades legais do presente Código.

    II – por preterição da intimação, citação ou notificação das partes.

    Parágrafo único. As nulidades deverão ser argüidas na primeira oportunidade em que à parte couber pronunciar-se nos autos, sob pena de preclusão.

    Art. 33. Nenhuma das partes poderá argüir nulidade a que tenha dado causa ou para que tenha ocorrido, ou ainda referente a formalidade cuja observância só à parte contrária interessa.

     

    Retirado do Código de Processo Ético Odontológico.

  • questão desenvolvida de forma errada, ela pede a incorreta

  •  a) O ato processual só será declarado nulo, se da nulidade resultar prejuízo para as partes.

    obs: Formula errada da questão: se da nulidade resultar prejuízo para as partes 

     Formula certa do Art.31. é se da nulidade não resultar prejuízo para as partes.

    Art.31. O ato processual não será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para as partes.

    (se eu tiver errado Desculpe-me)

     

  • (C) ERRADA O ato processual deverá ser declarado nulo, sempre que inobservadas as formalidades legais previstas no Código de Ética.

    Sempre que OBSERVADAS..

  • Assertiva (c) INCORRETA.

    c) "o ato processual deverá ser declarado nulo, sempre que inobservadas as formalidades legais previstas no Código de Ética".

    Deveria ser Código de Processo Ético, vejam:

    Art. 32. A nulidade ocorrerá nos seguintes casos:

    I- por falta de cumprimento das formalidades legais do presente código.

    -----------------------

    Já a assertiva (a) está correta, logicamente falando, apesar de não ser transcrição literal.

    Vejam:

    Art.31. O ato processual não será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para as partes.

    Ou seja, será declarado nulo, se da nulidade resultar prejuízo.

  • Questão com dois gabaritos!

    O ato processual só será declarado nulo, se da nulidade NÃO resultar prejuízo para as partes.


ID
2089075
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando as Resoluções CFO nºs 145/14 e 146/14, analise as proposições seguintes.
I. O Conselho Federal de Odontologia permite o uso do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos, com reconhecida comprovação científica.
II. O uso da toxina botulínica será permitido para procedimentos odontológicos e vedado, exclusivamente, para fins não odontológicos.
III. O Conselho Federal de Odontologia proíbe o uso da toxina botulínica, bem como do ácido hialurônico, para fins de uso terapêutico em procedimentos odontológicos e para fins exclusivamente estéticos.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -> B

  • RESOLUÇÃO CFO-145/2014:

    “Art. 1º. Permitir o uso do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos, com reconhecida comprovação científica.

    Art. 2º. O uso da toxina botulínica será permitido para uso terapêutico em procedimentos odontológicos e vedado, exclusivamente, para utilização em procedimentos estéticos.”.

    RESOLUÇÃO CFO-146/2014:

    “Art. 2º. O uso da toxina botulínica será permitido para procedimentos odontológicos e vedado para fins não odontológicos.”


ID
2089090
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No início de junho de 2016 cerca de 80% dos eleitores suíços rejeitaram a proposta para introduzir uma renda básica garantida para todos os que vivem no país. Segundo as notícias veiculadas, assinale a alternativa que melhor espelha o valor que, se tivesse sido aprovado no plesbicito, o Estado Suíço pagaria.

Alternativas
Comentários
  • http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/suicos-rejeitam-plano-de-salario-basico-para-todos.html

  • LETRA C

     

    REFERENDO NA SUÍÇA

    Suíça rejeita plano de renda básica para todos

    77% dos eleitores são contra o pagamento de 2.250 euros para cada adulto

     

     

    Zurique 6 JUN 2016 - 11:54 BRT

    Os eleitores suíços rejeitaram a proposta de introduzir uma renda básica para todos os residentes no país, segundo projeções do grupo GFS veiculadas no domingo pelo canal SRF. Os dados oficiais mostraram que 76,9% dos eleitores rejeitaram a iniciativa do proprietário de um café de Basilea, Daniel Haeni, e seus aliados em uma votação no sistema de democracia direta, mas conseguiu gerar um incômodo debate sobre o futuro do trabalho em um momento de crescente automação.

    Segundo os defensores da proposta, a introdução de uma renda mensal de 2.500 francos suíços (9.000 reais) para cada adulto e 625 francos para cada menor de 18 anos promoveria a dignidade humana e os serviços públicos. Para seus opositores, entre eles o Governo, a medida seria muito dispendiosa e enfraqueceria a economia.

     

    Vitória moral

    “Como empresário sou realista e contava com um apoio de 15%, agora parece que são mais de 20%. Acho isso fabuloso, sensacional”, disse Haeni à SRF. “Quando vejo o interesse da mídia, até no exterior, percebo que estamos criando uma tendência”, disse.

    A Suíça é o primeiro país a celebrar um referendo nacional sobre uma renda básica incondicional, mas outros países, como a Finlândia, estudam planos similares.

    O Governo suíço tinha encorajado os eleitores a rejeitar a campanha, dizendo que o plano custaria muito e minaria a coesão da sociedade. O plano incluía substituir total ou parcialmente os benefícios sociais.

    A campanha em favor da renda básica foi muito criativa e incluiu um desenho maior que um campo de futebol com a pergunta “O que você faria se tivesse renda garantida?”, uma manifestação de “robôs” pelo centro de Zurique e a distribuição de notas de 10 francos.

     

    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/05/internacional/1465139031_423489.html

     

     

  • Que falta de recurso da banca fazer uma pergunta com este nível de detalhe sobre um assunto de NENHUMA importância para o contexto econômico ou político do país. Se ainda fosse uma prova para diplomata do Brasil na Suiça até entenderia...