SóProvas



Prova UFGD - 2011 - UFGD - Vestibular - Prova 1


ID
3796777
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células são consideradas as unidades fundamentais que constituem todos os seres vivos, excetuando os vírus. Na sequência a seguir, são apresentadas funções específicas desempenhadas por estruturas das células.

I. Organela celular constituída de membrana externa, membrana interna (conhecida como crista) e material de preenchimento chamado matriz. Nela ocorre o processo de respiração celular e, por isso, é considerada a ―casa de força‖ das células animais e vegetais.
II. Presente em células animais e em algumas células vegetais, atuam na formação de cílios e flagelos e participam do processo de divisão celular.
III. É formada por um mosaico fluido de lipídios (glicolipídios) e proteínas. É responsável por manter a identidade química e a permeabilidade seletiva (controle constante de substâncias que entram e saem) das células bacterianas, animais e vegetais
IV. Local em que estão armazenadas todas as informações sobre a função e estrutura das células bacterianas, animais e vegetais, possibilitando que se dividam e se repliquem, transmitindo às células filhas as informações existentes na célula progenitora.
V. Presentes em células bacterianas, animais e vegetais, encontram-se dispersos no citoplasma ou associados ao Retículo Endoplasmático e tem como função a síntese de proteínas.

Assinale a alternativa que contempla, pela ordem, a sequência de organelas correspondentes às afirmações.

Alternativas

ID
3796780
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica embriológica importante no estudo dos animais é a presença do celoma, um espaço entre os folhetos externo e interno da mesoderme que permite aos órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando sua capacidade funcional. Embora a presença do celoma seja comum nos vertebrados, nos invertebrados é possível encontrar grupos acelomados, pseudocelomados e celomados. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa em que todos os filos de invertebrados relacionados são celomados.

Alternativas

ID
3796783
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Embora de forma pouco realista, há décadas os animais têm figurado como estrelas em filmes de suspense. São alguns exemplos: Anaconda (1997); Aracnofobia (1990); Alligator, o jacaré gigante (1980), Orca, a baleia assassina (1977) e Tubarão (1975). A despeito de títulos muitas vezes equivocados, as estrelas destes filmes foram, respectivamente, serpente, aranha, jacaré, orca e tubarão. Valendo-se de seus conhecimentos zoológicos, classifique corretamente, pela ordem, esses animais.

Alternativas

ID
3796786
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As briófitas e as pteridófitas, representadas, respecticamente, pelos musgos e pelas samambaias, são vegetais que compartilham algumas características comuns. Dentre estas, destacam-se a preferência por solos úmidos, ambientes geralmente pouco iluminados, dependência da água para que ocorra a fecundação e reprodução com alternância de gerações. Entretanto, a alternância de geração apresenta peculiaridades em cada um dos grupos.

I. Esporófito diplóide persistente, independente do gametófito.
II. Esporófito diplóide efêmero e dependente do gametófito.
III. Gametófito haplóide persistente e independente do esporófito.
IV. Gametófito haplóide efêmero e independente do esporófito.
V. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente monóicos.
VI. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente dióicos.

Assinale a alternativa correta em relação às respectivas características.

Alternativas

ID
3796789
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos peixes, as brânquias são altamente eficientes na difusão, para o sangue, do oxigênio dissolvido da água, graças à presença de lamelas altamente vascularizadas. Por outro lado, em águas paradas, lodosas e de temperaturas mais elevadas, a solubilidade do oxigênio diminui, de modo que a respiração branquial pode não ser o suficiente para suprir a demanda de oxigênio necessária para a respiração. Nessas condições, algumas espécies de peixes utilizam a respiração acessória. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de peixe com esta capacidade respiratória.

Alternativas

ID
3796792
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as afirmações a seguir sobre as sementes.

I. O embrião é constituído de radícula, caulículo e cotilédones.
II. O endosperma é um tecido triplóide que acumula substâncias de reserva e é formado pela fecundação de dois núcleos polares.
III. O tegumento é a "casca" que envolve o cotilédone.
IV. O cotilédone é a primeira folha e sua função é absorver luz para a produção de glicose para nutrir o embrião.

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.

Alternativas

ID
3796801
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recentemente, o corte de uma velha figueira na cidade de Dourados gerou bastante polêmica, como observado na publicação do Jornal Douradosnews, em 26/09/2011:

''Com autorização do Conselho do Meio Ambiente, uma árvore da espécie Figueira começou a ser cortada domingo (25) em Dourados. Uma manifestação de estudantes e ambientalistas interrompeu os trabalhos e a árvore ainda resiste‖.

(Disponível em:<www.douranews.com.br>. Acesso em: nov. 2011). 

Os manifestantes alegam que, além de ser centenária e patrimônio da cidade, a figueira abriga uma grande dieversidade de organismos como epífitas, ninhos de passarinhos, trepadeiras, pequenos roedores, insetos, alem de fungos e bactérias. Essa árvore representa, em termos de ecologia,

Alternativas

ID
3796807
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Suponha que você demorou 8 minutos tomando banho. Para tanto, regulou a temperatura do chuveiro na posição “Inverno”, que funciona com potência nominal de 5200 W. Qual seria a duração de um banho que consumisse a mesma quantidade de energia, se a regulagem estivesse na posição “Verão”, ou seja, funcionando a 3200 W?

Alternativas

ID
3796810
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para arrastar uma caixa d‟água vazia de 12 kg com velocidade constante sobre uma superfície, devese aplicar uma força de 50 N. Para arrastar a mesma caixa d‟água, porém cheia de água, também a velocidade constante na mesma superfície, deve-se aplicar uma força de 1500 N. Qual é a massa aproximada de água na caixa? 

Alternativas

ID
3796813
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No vestibular da UFGD, um candidato levou duas garrafas de água de 500 ml para tomar durante a prova de 4 horas de duração. No início da prova, as garrafas de água estavam a 2 ºC. A temperatura da sala manteve-se constante em 26 ºC. O fluxo de calor entre as garrafas e a sala é constante e da ordem de 15 W. Considerando que o candidato consumiu apenas uma garrafa de água, após quanto tempo, aproximadamente, a garrafa fechada entra em equilíbrio térmico com a sala? Dados: cágua: 4,2x103 J/kg.K

Alternativas

ID
3796816
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considerando a Segunda Lei da Termodinâmica e que o rendimento para uma máquina de Carnot, operando em ciclos, é dado por n = 1 - T1/T2, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796819
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia o texto a seguir.

     ''Suponha inicialmente o espaço vazio, livre de qualquer influência elétrica. Se transportarmos uma carga elétrica para uma região desse espaço, cada ponto do mesmo adquirirá propriedades que antes não tinha (é como se o espaço deixasse de ser 'neutro'). Dizemos então que a carga perturbou o espaço a sua volta, e a essa perturbação, a estas novas propriedades associadas a cada ponto do espaço, a esta 'atmosfera elétrica' existente em torno da carga, chamamos campo elétrico.
     Note que a partícula carregada cria um campo em torno de si, independente de existirem (ou não) outras cargas por perto que possam 'sentir' esse campo. Para verificar a ação do campo, precisamos, entretanto, de outra carga. Ao exercer a ação em outra carga, o campo desempenha o papel de transmissor da interação entre elas. Em Física, um campo só é definido quando se pode atribuir um valor numérico à sua intensidade em cada ponto.''

ROCHA, J. F. M. Origem e evolução do eletromagnetismo. In: _____. (Org.). Origens e Evolução das Ideias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 250.

Com base nesse texto de Rocha, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796822
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Desde a detecção do primeiro planeta orbitando uma estrela semelhante ao Sol, em 1995, até os dias de hoje, mais de 700 sistemas planetários fora do Sistema Solar já foram descobertos. Dentre estes, um é formado pela estrela batizada de Gl581 e por 6 planetas conhecidos. Em um dos planetas deste sistema, batizado de Gl581b, a duração de um ano (que é o período de uma revolução em torno de sua estrela central) é de apenas 5 dias terrestres. Um intervalo de 12 anos na Terra corresponde a quantos anos, aproximadamente, em Gl581b?

Alternativas

ID
3796825
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia o texto a seguir.

     ''A observação foi feita por físicos do Opera, um dos experimentos em andamento no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), localizado entre a Suíça e França. Eles lançaram os neutrinos do Cern em direção ao Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália.
     Ao percorrer a distância de 730 km por baixo da terra, essas partículas chegaram ao seu destino 60 nanossegundos (ou 60 bilionésimos de segundo) antes do que deveriam ter chegado caso tivessem respeitado o limite da velocidade da luz.
   Os resultados foram recebidos com bastante ceticismo pela comunidade científica internacional. Afinal, está em jogo uma teoria que vem sendo confirmada por evidências há mais de cem anos. E, menos de um dia depois do anúncio, já se pode ver na internet uma chuva de críticas aos pesquisadores e à forma como os resultados foram divulgados. As reações têm sido, em muitos casos, bastante acaloradas.''

(Adaptado de:<https://cienciashoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/09/sobre-neutrinos-ciencia-e-sua-divulgacao>. Acesso em: 7 out. 2011)

Suponha que um feixe de luz e um feixe desses neutrinos partam do Cern em um mesmo instante. Com auxílio das informações desse texto, calcule a que distância do Laboratório Nacional de Gran Sasso estará o feixe de luz no momento em que o feixe de neutrinos for detectado, considere a velocidade da luz nessa trajetória como sendo 300.000 km/s.

Alternativas

ID
3796831
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

     MS: Policia Federal apreende 1 tonelada de maconha em Ponta Porã
     
     ''Agentes da Polícia Federal em Ponta Porã (MS) apreenderam, na noite de quarta-feira, 09/02/2011) aproximadamente uma tonelada de maconha que era transportada em dois veículos nas saídas das cidades de Guia Lopes da Laguna e Bela Vista. Quatro homens foram presos‖.

(Disponível em: <https://www.portalms.com.br>. Acesso em: 10 fev. 2011).

As apreensões de drogas são comuns em Ponta Porã e em outros municípios adjacentes, como Guia Lopes da Laguna e Bela Vista, em decorrência

Alternativas

ID
3796834
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Um israelense por 1.027 palestinos

     ''Depois de cinco anos mantido em cativeiro pelo grupo radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza, o soldado israelense Gilad Shalit, de 25 anos, foi libertado nesta terça-feira (18/10/2011) no Egito e depois levado para Israel. A libertação só ocorreu depois de um acordo do governo de Israel com o Hamas, garantindo a libertação de 1.027 palestinos apontados como presos políticos. Com a aparência frágil e cansada, Shalit disse confiar que sua libertação leve "à paz entre israelenses e palestinos. Shalit foi entregue pelo Egito a autoridades no lado israelense da fronteira, onde era aguardado por parentes que não o viam desde 2006. Em troca, 477 prisioneiros palestinos foram libertados gradualmente pelas autoridades de Israel e encaminhados para o Egito – de onde serão levados para uma festa preparada pelo Hamas na Faixa de Gaza".

(Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 18 out. 2011).

O acordo entre israelenses e palestinos para a troca de prisioneiros é mais um capítulo de longos anos de conflitos entre esses povos. Isso considerando, assinale a alternativa a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796843
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão. 

     ''Os protestos opositores na Tunísia que levaram à renúncia do presidente Zine El Abidine Ben Ali, no poder desde 1987, deram força para os egípcios conseguirem derrubar o ditador Hosni Mubarak, depois de quase 30 anos na presidência, e inspiraram movimentos populares em diversos países da região. No Oriente Médio e na África, a identidade árabe encontrou força na voz contrária aos governos opressores e à situação econômica precária, com inflação, desemprego e falta de perspectivas para os jovens. 'O que aconteceu na Tunísia rompeu o costume do medo e mostrou que era possível - com uma velocidade surpreendente - derrubar um regime, com uma dificuldade menor do que a imaginada‘, disse Bourhan Ghalioun, diretor do Centro de Estudos sobre o Oriente Contemporâneo (CEOC), em Paris. Além de Tunísia e Egito, Líbia, Marrocos, Argélia, Iêmen, Bahrein e Jordânia foram alguns dos países palcos da revolta que tomou conta do mundo árabe nas últimas semanas".

(Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em: 10 out. 2011.) 

O texto faz referência às recentes revoltas no mundo árabe, especialmente no Norte da África e no Oriente Médio. Assinale a alternativa que indica corretamente a denominação dada aos levantes populares nessa região.

Alternativas

ID
3796861
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o seguinte texto.

     Em 1929, após um período de aparente estabilidade e vertiginoso crescimento da principal economia do mundo, uma grave crise iniciou-se no país que naquele momento liderava a economia mundial e rapidamente propagou-se para todo o mundo capitalista.        Em 2008, após um período de estabilidade e crescimento acelerado das economias centrais, a economia mergulhou em uma grave crise iniciada nos EUA e que se propagou rapidamente para as economias da União Europeia e do restante do mundo.


Sobre essas duas crises econômicas do capitalismo, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3796864
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O texto a seguir apresenta um fragmento da entrevista, à Folha de S.Paulo (16 de março 2010), da ex-ministra da economia brasileira Zélia Cardoso de Melo.

     FOLHA - Vinte anos depois [...], a senhora acredita que havia condições políticas e institucionais para fazer um outro plano econômico [...]?
     ZÉLIA CARDOSO DE MELO - Naquele momento, acho que não. Vamos lembrar a situação da época: inflação de 82% ao mês e subindo, um déficit fiscal previsto de 9,5% do PIB, precariedade do financiamento da dívida pública e dificuldade em controlar a monetização, vista em outros planos. Situação da dívida externa. Esse conjunto de fatores mais as informações que tínhamos nos fazia crer que estávamos à beira da hiperinflação e que medidas drásticas eram necessárias.

Fonte: Folha de S.Paulo, 16 de março 2010.


Assinale a alternatica que apresenta, respectivamente, o “nome do plano” a que se refere o texto e qual sua medida mais polêmica. 

Alternativas

ID
3796867
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a seguir partes do livro Filosofia da História Universal, do filósofo alemão George Friedrich Hegel (1770-1831).  

Texto A
     ''A África propriamente dita é a parte característica deste continente. Começamos pela consideração deste continente, porque em seguida podemos deixá-lo de lado, por assim dizer. Não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização. Por mais que retrocedamos na história, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um eldorado recolhido em si mesmo, é o país criança, envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. [...] Nesta parte principal da África, não pode haver história''.

Texto B
     “Encontramos, [...], aqui o homem em seu estado bruto. Tal é o homem na África. Porquanto o homem aparece como homem, põe-se em oposição à natureza; assim é como se faz homem. Mas, porquanto se limita a diferenciar-se da natureza, encontra-se no primeiro estágio, dominado pela paixão, pelo orgulho e a pobreza; é um homem estúpido. No estado de selvageria achamos o africano, enquanto podemos observá-lo e assim tem permanecido. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e a lei moral. Para compreendê-lo exatamente, devemos abstrair de todo respeito e moralidade, de todo o sentimento. Tudo isso está no homem em seu estado bruto, em cujo caráter nada se encontra que pareça humano''.


Assinale a alternativa que traz a afirmação correta acerca da África subsaariana e de suas sociedades.

Alternativas

ID
3796870
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca das relações entre nativos e europeus no que diz respeito à exploração do Novo Mundo:

Alternativas

ID
3796876
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o seguinte texto.

     ''Em primeiro lugar, não se pode dizer que o crânio de Lucas seja perfeitamente normal, mesmo para o negro. Afora as pequenas anomalias que poderiam entrar na conta das variações individuais, afora o que se poderia considerar como verdadeiros caracteres das raças inferiores, afora sua fosseta cerebelosa e o fato de ser canhoto, seria preciso sempre contar com a desarmonia dos caracteres de seu crânio que no final de contas nos faz imediatamente conceber a ideia de uma mestiçagem que é todavia muito problemática e sem provas.''

RODRIGUES, Nina. As Coletividades Anormais. Brasília: Senado Federal, 2006.


A partir do que afirma Nina Rodrigues, médico baiano considerado por alguns como o primeiro antropólogo brasileiro, é correto afirmar que esse autor

Alternativas

ID
3796879
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A historiografia sobre a guerra do Paraguai - ou guerra da Tríplice Aliança para os paraguaios - era até bem pouco tempo algo que valorizava demasiadamente o papel de um entre os quatro contendores (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai) e que atribuía a um quinto país uma grande parte da responsabilidade por esse que foi o mais longo e cruel conflito a envolver países da América do Sul. Uma revisão das visões tradicionais sobre a Guerra feita nos últimos vinte anos recolocou vários dos problemas. Isso considerando, assinale a alternativa que apresenta uma das causas que provovou essa guerra.

Alternativas

ID
3796888
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the New York Times article and answer question.

Eating Disorders a New Front in Insurance Fight
By ANDREW POLLACK
Published: October 13, 2011

     People with eating disorders like anorexia have opened up a new battleground in the insurance wars, testing the boundaries of laws mandating equivalent coverage for mental illnesses. 
     Through claims and court cases, those with severe cases of anorexia or bulimia are fighting insurers to pay for stays in residential treatment centers, arguing that the centers offer around-the-clock monitoring so that patients do not forgo eating or purge their meals.
     But in the last few years, some insurance companies have re-emphasized that they do not cover residential treatment for eating disorders or other mental or emotional conditions. The insurers consider residential treatments not only costly — sometimes reaching more than $1,000 a day — but unproven and more akin to education than to medicine. Even some doctors who treat eating disorders concede there are few studies proving that residential care is effective, although they believe it has value. 

(Disponível em: <http://www.nytimes.com/2011/10/14/business/ruling-offers-hope-to-eating-disorder-sufferers.html?hp>. Acesso em: 5 out. 2011).

It is correct to say that the main idea of the newspaper article deals with

Alternativas

ID
3796891
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the New York Times article and answer question.

Eating Disorders a New Front in Insurance Fight
By ANDREW POLLACK
Published: October 13, 2011

     People with eating disorders like anorexia have opened up a new battleground in the insurance wars, testing the boundaries of laws mandating equivalent coverage for mental illnesses. 
     Through claims and court cases, those with severe cases of anorexia or bulimia are fighting insurers to pay for stays in residential treatment centers, arguing that the centers offer around-the-clock monitoring so that patients do not forgo eating or purge their meals.
     But in the last few years, some insurance companies have re-emphasized that they do not cover residential treatment for eating disorders or other mental or emotional conditions. The insurers consider residential treatments not only costly — sometimes reaching more than $1,000 a day — but unproven and more akin to education than to medicine. Even some doctors who treat eating disorders concede there are few studies proving that residential care is effective, although they believe it has value. 

(Disponível em: <http://www.nytimes.com/2011/10/14/business/ruling-offers-hope-to-eating-disorder-sufferers.html?hp>. Acesso em: 5 out. 2011).

What is the meaning of the verb underlined in the following sentence? 

... so that patients do not forgo eating or purge their meals.

Alternativas

ID
3796894
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Read the New York Times article and answer question.

Eating Disorders a New Front in Insurance Fight
By ANDREW POLLACK
Published: October 13, 2011

     People with eating disorders like anorexia have opened up a new battleground in the insurance wars, testing the boundaries of laws mandating equivalent coverage for mental illnesses. 
     Through claims and court cases, those with severe cases of anorexia or bulimia are fighting insurers to pay for stays in residential treatment centers, arguing that the centers offer around-the-clock monitoring so that patients do not forgo eating or purge their meals.
     But in the last few years, some insurance companies have re-emphasized that they do not cover residential treatment for eating disorders or other mental or emotional conditions. The insurers consider residential treatments not only costly — sometimes reaching more than $1,000 a day — but unproven and more akin to education than to medicine. Even some doctors who treat eating disorders concede there are few studies proving that residential care is effective, although they believe it has value. 

(Disponível em: <http://www.nytimes.com/2011/10/14/business/ruling-offers-hope-to-eating-disorder-sufferers.html?hp>. Acesso em: 5 out. 2011).

Which is the best option to replace the adjective „akin to‟ in the article?

Alternativas

ID
3796900
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Jobs‘s Unorthodox Treatment
By SHARON BEGLEY
Published: Oct 5, 2011

     Steve Jobs was right to be optimistic when, in 2004, he announced that he had cancer in his pancreas. Although cancer of the pancreas has a terrible prognosis—half of all patients with locally advanced pancreatic cancer die within 10 months of the diagnosis; half of those in whom it has metastasized die within six months—cancer in the pancreas is not necessarily a death sentence. 
     The difference is that pancreatic cancers arise from the pancreatic cells themselves; this is the kind that killed actor Patrick Swayze in 2009. But cancers in the pancreas, called neuroendocrine tumors, arise from islands of hormone-producing cells that happen to be in that organ. Jobs learned in 2003 that he had an extremely rare form of this cancer, an islet-cell neuroendocrine tumor. As the name implies, it arises from islet cells, the specialized factories within the pancreas that produce and secrete insulin, which cells need in order to take in glucose from the food we eat. Unlike pancreatic cancer, with neuroendocrine cancer ''if you catch it early, there is a real potential for cure,'' says cancer surgeon Joseph Kim of City of Hope, a comprehensive cancer center in Duarte, California.
     But although neither Apple nor those close to Jobs were willing to discuss the treatments he elected or the course of his disease, interviews with experts on neuroendocrine tumors suggest that some of the choices he made did not extend his life and may have shortened it. [...] Despite the expert consensus on the value of surgery, Jobs did not elect it right away. He reportedly spent nine months on ―alternative therapies,‖ including what Fortune called ―a special diet.‖ But when a scan showed that the original tumor had grown, he finally had it removed on July 31, 2004, at Stanford University Medical Clinic. In emails to Apple employees immediately after, Jobs said his form of cancer ―can be cured by surgical removal if diagnosed in time (mine was),'' and told his colleagues, ―I will be recuperating during the month of August, and expect to return to work in September.'' 

(Disponível em: <http://www.thedailybeast.com/articles/2011/10/05/steve-jobs-dies-his-unorthodox-treatment-for-neuroendocrine-cancer.html?obref=obinsite>. Acesso em: 5 out. 2011).

In 2009, Steve Jobs underwent a liver transplant due to the progression of his neuroendocrine tumor. This information as well as the title of the text above imply that

Alternativas

ID
3796903
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Jobs‘s Unorthodox Treatment
By SHARON BEGLEY
Published: Oct 5, 2011

     Steve Jobs was right to be optimistic when, in 2004, he announced that he had cancer in his pancreas. Although cancer of the pancreas has a terrible prognosis—half of all patients with locally advanced pancreatic cancer die within 10 months of the diagnosis; half of those in whom it has metastasized die within six months—cancer in the pancreas is not necessarily a death sentence. 
     The difference is that pancreatic cancers arise from the pancreatic cells themselves; this is the kind that killed actor Patrick Swayze in 2009. But cancers in the pancreas, called neuroendocrine tumors, arise from islands of hormone-producing cells that happen to be in that organ. Jobs learned in 2003 that he had an extremely rare form of this cancer, an islet-cell neuroendocrine tumor. As the name implies, it arises from islet cells, the specialized factories within the pancreas that produce and secrete insulin, which cells need in order to take in glucose from the food we eat. Unlike pancreatic cancer, with neuroendocrine cancer ''if you catch it early, there is a real potential for cure,'' says cancer surgeon Joseph Kim of City of Hope, a comprehensive cancer center in Duarte, California.
     But although neither Apple nor those close to Jobs were willing to discuss the treatments he elected or the course of his disease, interviews with experts on neuroendocrine tumors suggest that some of the choices he made did not extend his life and may have shortened it. [...] Despite the expert consensus on the value of surgery, Jobs did not elect it right away. He reportedly spent nine months on ―alternative therapies,‖ including what Fortune called ―a special diet.‖ But when a scan showed that the original tumor had grown, he finally had it removed on July 31, 2004, at Stanford University Medical Clinic. In emails to Apple employees immediately after, Jobs said his form of cancer ―can be cured by surgical removal if diagnosed in time (mine was),'' and told his colleagues, ―I will be recuperating during the month of August, and expect to return to work in September.'' 

(Disponível em: <http://www.thedailybeast.com/articles/2011/10/05/steve-jobs-dies-his-unorthodox-treatment-for-neuroendocrine-cancer.html?obref=obinsite>. Acesso em: 5 out. 2011).

According to the subject of the text, which pair of words summarize it?

Alternativas

ID
3796912
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em Corpo Vivo, Adonias Filho constrói uma narrativa centrada no sul da Bahia, rica região produtora de Cacau. É nesse espaço regional que o autor faz eclodir uma das características mais universais do ser humano: o antagonismo entre o mal (guerra, ambição, crueldade, violência) e o bem (lealdade, perseverança, amor); dois lados que se entrecruzam ao longo da narrativa. Para torná-la certa “representação da vida”, no dizer do próprio autor, a obra foi estruturada em três grandes momentos, representando as travessias pelas quais passa Cajango. Isso considerando, assinale a alternativa que apresenta, pela ordem dos acontecimentos, as três etapas ou transformações vividas pelo protagonista de Corpo Vivo.

Alternativas

ID
3796915
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os fragmentos a seguir, selecionados do livro Silvino Jacques: O último dos bandoleiros, de Brígido Ibanhes.

    ''O cidadão Silvino Helmiro Jacques, também conhecido como Silvino Hermiro Jacques, Sylvino Jacques, nasceu em 17 de fevereiro de 1906, no Rincão de Santana, distrito de Camaquã, município de São Borja, na região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul. Era um dos filhos de Leão Pedro Jacques e de Máxima Santa Ana Jacques e afilhado de Getúlio Dornelles Vargas. Seu pai trabalhava como carneador no sítio do eminente estadista quando do seu nascimento''.

     ''Nessa viagem iam o Aniceto, o Bernabé, o Chico Espinosa e outro porterenho num comboio de quatro carretas. Eles retornaram de Porto Murtinho, chegando ao anoitecer na região do Carandazinho. Na hora que desatrelavam as juntas de bois tambeiros, avistaram os cavaleiros que vinham pela trilha do lado de Porteiras.
     Foram se achegando devagar e apearam a alguma distância. Largaram os cavalos no pasto e se encaminharam em direção às carretas. Aniceto reconheceu o Silvino e o Pedro Cruz, equipados para viagem.
      - Vocês já tomaram mate? – perguntou o capitão.
     - Ainda não... – respondeu Bernabé, convidandoos a se ajeitarem que ele já ia servi-los. Por cortesia e hospitalidade o mascate atendia bem a todos e a qualquer viajante que poderia acabar lhe comprando alguma mercadoria''.

A partir dos trechos destacados, pode-se afirmar que essa obra é

Alternativas

ID
3796918
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A respeito do enredo de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796921
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, é composta por 

Alternativas

ID
3796924
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto “O espetáculo nunca para”, de Vilma Gryzinski, para responder à questão.

         Até depois de morto Michael Jackson continua a provocar a escândalos
   
    Todo mundo em Hollywood e adjacências sabe: quem tem dinheiro consegue qualquer coisa de médicos desvirtuados. Michael Jackson conseguiu até uma mãe para dois de seus filhos, Prince e Paris (a linhagem materna do menor continua misteriosa). Debbie Rowe era enfermeira do dermatologista Arnold Kelin, que tratava do vitiligo e do branqueamento do cantor, quando foi promovida a barriga de aluguel. Um julgamento momentoso agora tenta determinar quem foi o responsável pela morte precoce de Jackson, em junho de 2009. O acusado de homicídio culposo é o cardiologista Conrad Murray, contratado como médico particular para dopar o cantor com o anestésico propofol, de uso exclusivo em procedimentos hospitalares, mas informalmente receitado aos ricos e insones como último recurso. Murray alega que, sem seu conhecimento, o cantor continuava a receber do velho Klein doses viciantes de Demerol. Não conseguia dormir nem com anestesia na veia por causa desse acachapante analgésico similar à morfina. É possível que esteja com a razão – assim como é possível que sua própria e inaceitável conduta médica tenha condenado o cantor. Um segurança já testemunhou que Murray mandou tirar frascos de medicamento do quarto de Michael Jackson antes mesmo de ligar para a emergência. Naqueles momentos dramáticos, Prince e Paris chegaram a entrar no quarto – chorando, a menina gritou: ―Papai‖. Ele já estava com a morte estampada no rosto, exatamente como na chocante foto, reminiscente de quadros de grandes mestres mostrando o Cristo morto, divulgada pela promotoria para enfatizar a acusação contra Murray. Todo mundo em Hollywood e adjacências sabe que julgamento envolvendo celebridades pode significar fama e dinheiro para muita gente, inclusive promotores exibicionistas.

(GRYZINSKI, Vilma. In. Veja, Ed. 2237, p. 49, 5 de outubro de 2011. A imagem foi retirada)

Assinale a alternativa em que o termo destacado no trecho transcrito corresponde, quanto à significação, à explicação apresentada entre parênteses. 

Alternativas

ID
3796927
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto “O espetáculo nunca para”, de Vilma Gryzinski, para responder à questão.

         Até depois de morto Michael Jackson continua a provocar a escândalos
   
    Todo mundo em Hollywood e adjacências sabe: quem tem dinheiro consegue qualquer coisa de médicos desvirtuados. Michael Jackson conseguiu até uma mãe para dois de seus filhos, Prince e Paris (a linhagem materna do menor continua misteriosa). Debbie Rowe era enfermeira do dermatologista Arnold Kelin, que tratava do vitiligo e do branqueamento do cantor, quando foi promovida a barriga de aluguel. Um julgamento momentoso agora tenta determinar quem foi o responsável pela morte precoce de Jackson, em junho de 2009. O acusado de homicídio culposo é o cardiologista Conrad Murray, contratado como médico particular para dopar o cantor com o anestésico propofol, de uso exclusivo em procedimentos hospitalares, mas informalmente receitado aos ricos e insones como último recurso. Murray alega que, sem seu conhecimento, o cantor continuava a receber do velho Klein doses viciantes de Demerol. Não conseguia dormir nem com anestesia na veia por causa desse acachapante analgésico similar à morfina. É possível que esteja com a razão – assim como é possível que sua própria e inaceitável conduta médica tenha condenado o cantor. Um segurança já testemunhou que Murray mandou tirar frascos de medicamento do quarto de Michael Jackson antes mesmo de ligar para a emergência. Naqueles momentos dramáticos, Prince e Paris chegaram a entrar no quarto – chorando, a menina gritou: ―Papai‖. Ele já estava com a morte estampada no rosto, exatamente como na chocante foto, reminiscente de quadros de grandes mestres mostrando o Cristo morto, divulgada pela promotoria para enfatizar a acusação contra Murray. Todo mundo em Hollywood e adjacências sabe que julgamento envolvendo celebridades pode significar fama e dinheiro para muita gente, inclusive promotores exibicionistas.

(GRYZINSKI, Vilma. In. Veja, Ed. 2237, p. 49, 5 de outubro de 2011. A imagem foi retirada)

Avalie as afirmativas seguintes.

I. Em ''Até depois de morto Michael Jackson continua a provocar escândalos'', a forma verbal em destaque instaura um pressuposto. 
II. Michael Jackson tem apenas dois filhos, Prince e Paris.
III. Conrad Murray foi responsável pela morte precoce do cantor.
IV. Debbie Rowe, Arnold Kelin e Conrad Murray teriam sido corrompidos pelo dinheiro de Jackson. 

Estão corretas apenas as afirmações em

Alternativas

ID
3796933
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.


    [...] Se concordamos em considerar a proposição como um nome, é evidente que todo nome que designa um objeto pode se tornar objeto de um novo nome que designa seu sentido: n1 sendo dado remete a n2 que designa o sentido de n1, n2 a n3 etc. para cada um de seus nomes, a linguagem deve conter um nome para o sentido deste nome. Esta proliferação infinita das entidades verbais é conhecida como paradoxo de Frege. Mas é também o paradoxo de Lewis Carroll. Ele aparece rigorosamente do outro lado do espelho, no encontro de Alice com o cavaleiro. O cavaleiro anuncia o título da canção que vai cantar ''O nome da canção é Olhos esbugalhados‖ – ''Oh, é o nome da canção?'', diz Alice – ''Não, você não compreendeu, diz o cavaleiro. É como o nome é chamado. O Verdadeiro nome é: O Velho, o velho homem‖ – ''Então eu deveria ter dito: é assim que a canção é chamada?'' corrigiu Alice, - ''Não, não deveria: trata-se de coisa bem diferente. A canção é chamada Vias e meios. Mas isto é somente como ela é chamada, compreendeu?'' – ''Mas então, o que é que ela é?'' – ''Já chego aí, diz o cavaleiro, a canção é na realidade Sentado sobre uma barreira''.

(DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Editora Perspectiva: São Paulo, 1974. P. 32).

Levando em consideração a leitura do texto acima, selecione a alternativa correta.

Alternativas

ID
3796936
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.


    [...] Se concordamos em considerar a proposição como um nome, é evidente que todo nome que designa um objeto pode se tornar objeto de um novo nome que designa seu sentido: n1 sendo dado remete a n2 que designa o sentido de n1, n2 a n3 etc. para cada um de seus nomes, a linguagem deve conter um nome para o sentido deste nome. Esta proliferação infinita das entidades verbais é conhecida como paradoxo de Frege. Mas é também o paradoxo de Lewis Carroll. Ele aparece rigorosamente do outro lado do espelho, no encontro de Alice com o cavaleiro. O cavaleiro anuncia o título da canção que vai cantar ''O nome da canção é Olhos esbugalhados‖ – ''Oh, é o nome da canção?'', diz Alice – ''Não, você não compreendeu, diz o cavaleiro. É como o nome é chamado. O Verdadeiro nome é: O Velho, o velho homem‖ – ''Então eu deveria ter dito: é assim que a canção é chamada?'' corrigiu Alice, - ''Não, não deveria: trata-se de coisa bem diferente. A canção é chamada Vias e meios. Mas isto é somente como ela é chamada, compreendeu?'' – ''Mas então, o que é que ela é?'' – ''Já chego aí, diz o cavaleiro, a canção é na realidade Sentado sobre uma barreira''.

(DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Editora Perspectiva: São Paulo, 1974. P. 32).

Avalie as afirmações a seguir.

I. No contexto do diálogo de Alice, ''Vias e meios'' e ''Sentado sobre uma barreira‖ designam a mesma canção.
II. A expressão ''Sentado sobre uma barreira'' é ambígua, e pode-se referir a uma barreira física ou a um sentido figurado. Como neste caso, toda ambiguidade se deve à existência de substantivos polissêmicos.
III. A relação entre as expressões ''O Velho, o velho homem'' e ''Olhos Esbugalhados'' é similar à que ocorre entre as expressões ''Brasil'' e ''Terra em que tudo dá''.

Assinale a alternativa que apresenta afirmações corretas. 

Alternativas

ID
3796939
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere as normas da língua portuguesa padrão e assinale a alternativa em que NÃO ocorre inadequação.

Alternativas
Comentários
  • Letra B está errada pois o verbo deveria ser "analisassem" concordando com "todos" Durante a reunião da diretoria, o presidente solicitou que se analisassem todos documentos com atenção. Lembrem-se de que esse é um caso de voz passiva Gabarito:C
  • Considere as normas da língua portuguesa padrão e assinale a alternativa em que NÃO ocorre inadequação.

    A) Na sala, naquele momento, haviam cinco executivos e uma secretária.

    • Verbo haver no sentido de existir é impessoal - não vai para o plural ficam apenas na 3ª pessoa do singular.

    B)Durante a reunião da diretoria, o presidente solicitou que se analisasse todos os documentos com atenção.

    • Após a vírgula, a frase está na voz passiva. "Todos os documentos" é o sujeito da frase e por isso o verbo analisar deveria concordar com este sujeito. O correto seria "... solicitou que se analisassem todos os documentos com atenção".

    C)Quando os funcionários chegaram a seus locais de trabalho, ainda não eram 8h. - Alternativa Correta

    D)O presidente e os demais membros de diretoria nunca desentenderam-se.

    • A palavra "nunca" é uma palavra com denotação negativa e deveria atrair o pronome "se" - A frase correta seria: "O presidente e os demais membros de diretoria nunca se desentenderam.

    E) A sala a qual estavam os membros da diretoria permaneceu fechada por duas horas.

    • O pronome "a qual" refere-se a sala. Os membros da diretoria estavam "sala". Portanto, este termo exige preposição "em", sendo correto dizer "a sala na qual estavam os membros da diretoria..."

ID
3796945
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a letra de Corsário para responder à questão.


Meu coração tropical está coberto de neve mas

Ferve em seu cofre gelado

E à voz vibra e a mão escreve mar


Bendita lâmina grave que fere a parede e traz

As febres loucas e breves

Que mancham o silêncio e o cais


Roserais Nova Granada de Espanha

Por você eu teu corsário preso

Vou partir na geleira azul da solidão

E buscar a mão do mar

Me arrastar até o mar procurar o mar


Mesmo que eu mande em garrafas

Mensagens por todo o mar


Meu coração tropical partirá esse gelo e irá

Com as garrafas de náufragos

E as rosas partindo o ar

Nova Granada de Espanha

E as rosas partindo o mar

Os compositores dessa canção, Aldir Blanc e João Bosco, por meio de diversas figuras de linguagem, constroem a imagem de um eu-lírico

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA A: THOMAS SHELBY... AAA NÃO, PERDÃO, FRIO E CALCULISTA.


ID
3796948
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a letra de Corsário para responder à questão.


Meu coração tropical está coberto de neve mas

Ferve em seu cofre gelado

E à voz vibra e a mão escreve mar


Bendita lâmina grave que fere a parede e traz

As febres loucas e breves

Que mancham o silêncio e o cais


Roserais Nova Granada de Espanha

Por você eu teu corsário preso

Vou partir na geleira azul da solidão

E buscar a mão do mar

Me arrastar até o mar procurar o mar


Mesmo que eu mande em garrafas

Mensagens por todo o mar


Meu coração tropical partirá esse gelo e irá

Com as garrafas de náufragos

E as rosas partindo o ar

Nova Granada de Espanha

E as rosas partindo o mar

Nos trechos “Meu coração tropical está coberto de neve” e “mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar” ocorrem duas figuras de linguagem. Elas são, respectivamente:

Alternativas

ID
3796951
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um número complexo z = a + lb está (a,b) representado geometricamente por um ponto cuja distância da origem O é de uma unidade, e o segmento OP faz um ângulo de 15º com o eixo dos x (abcissas). Então, o número complexo z4  é representado por um ponto Q = (x,y), tal que 

Alternativas

ID
3796954
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma trinômio do segundo grau p(x) = x² + bx + c tem como raiz o número complexo 2 - 5i . Então, o valor de (b + c) é 

Alternativas

ID
3796957
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A diferença de idades de dois irmãos hoje é de 2 anos. Sabendo que há um ano, a idade do pai era exatamente o dobro das somas das idades dos filhos e, após 15 anos, a idade do pai será a soma das idades dos irmãos, então, a soma das três idades é

Alternativas

ID
3796963
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma piscina de ladrilhos quadrados tem 6 ladrilhos de profundidade, 16 ladrilhos de largura e 30 ladrilhos de comprimento. Um conjunto de 16 ladrilhos justapostos tem área igual a 1 m² . Cada 1000 litros de água custa R$ 2,36, então, o custo para encher a piscina será de

Alternativas

ID
3796969
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O álcool hidratado carburante tem 96% de puro álcool e 4% de água; já o álcool anidro, que é usado como aditivo na gasolina a 22%, tem 99,5% de puro álcool e 0,5% de água. Sabendo que Pinduco abasteceu o carro com gasolina e álcool na proporção de 2:3, conclui-se que o percentual de água na mistura é de exatamente

Alternativas

ID
3796972
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O prefeito da cidade de Guará-Michí solicitou ao secretário de educação a idade média dos alunos da rede municipal. Os diretores não enviaram os dados dos alunos, mas a média de cada uma das escolas. A média de idade dos alunos da escola A é de 12 anos, os da escola B é de 15 anos e da escola C é de 14 anos. A escola A tem o dobro de alunos da escola B e a escola C, o triplo da escola B, logo, a média de idade dos alunos da rede municipal é

Alternativas

ID
3796981
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Foi entrevistado um grupo de 55 jovens em relação a prática de esportes, sendo 17 garotos e 38 garotas. Constatou-se que cada jovem praticava somente um esporte entre vôlei e peteca, da seguinte for

                                                           Garotos     Garotas
                                           Vôlei           10              15
                                           Peteca          7              23

Escolhido, ao acaso, uma pessoa desse grupo, pode-se afirmar que a probabilidade de essa pessoa

Alternativas

ID
3796984
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em fevereiro de 2011, na fictícia cidade de Eutoatoatá, as temperaturas médias de cada dia do mês formaram uma progressão aritmética, com razão não nula. A temperatura do dia 27 foi igual, em módulo, à do primeiro dia do mês. A temperatura média do mês de fevereiro foi de 1°C, logo, pode-se afirmar que no décimo dia a temperatura foi de

Alternativas

ID
3796987
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A radioatividade de um objeto cai pela metade após 100 anos e deixa de oferecer risco de contaminação quando ela cai para menos de 5% do valor inicial. Se esse objeto estiver com 80% da sua radioatividade inicial, então, 

Alternativas

ID
3796990
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O raio iônico é o raio de um cátion ou de um ânion. Quando um átomo neutro se converte em um íon, espera-se uma mudança no seu tamanho. Em relação ao raio iônico, leia as seguintes afirmações.

I. O raio do Lié menor do que o raio do Li, pois o primeiro apresenta um elétron a menos.
II. Os íons Na+, F– e Mg²+ têm a mesma configuração eletrônica, porém, seus raios são diferentes porque eles têm diferentes números atômicos.
III. O raio dos ânions é maior do que o raio dos átomos originais devido ao aumento do número de elétrons na camada de valência dos ânions e aos efeitos de repulsão que os elétrons exercem uns sobre os outros.
IV. O raio iônico diminui de cima para baixo em um mesmo grupo na tabela periódica devido ao aumento sucessivo do número de camadas eletrônicas.

Estão corretas as afirmações em 

Alternativas
Comentários
  • Raio do ânion > raio do átomo > raio do cátion

    Em períodos: cresce da direita para a esquerda

    Em grupos: cresce de cima para baixo

    O erro da afirmação IV é falar que diminui de cima para baixo, sendo que na verdade aumenta de cima para baixo na tabela periódica.


ID
3796993
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as soluções:
                                                   SOLUÇÕES                 [H+ ]
                                           I        Urina                          1x10-6
                                           II       Clara de Ovo             1x10-8
                                           III      Refrigerante              1x10-5
                                           IV      Soro Fisiológico       1x10-7

Com base nos dados da tabela, pode-se afirmar que apenas 

Alternativas

ID
3796999
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando as seguintes moléculas: Fe2O3; CO2; NH3 e CCl4, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3797011
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das principais operações realizadas em um laboratório de química é a separação de substâncias químicas envolvidas em misturas. Considere uma mistura formada pelo sistema (H2O(l))+ Areia(s) + NaCl(l)). A sequência recomendada de operações que um químico deverá realizar a fim de separar totalmente os componentes desta mistura é?

Alternativas

ID
3797014
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a reação 2NO(g) + O2 (g) → 2NO2 (g) foram obtidos os seguintes dados cinéticos:

Experi-     [NO]0 (mol.L-1 )     [O2]0 (mol.L-1 )     Velocidade da reação    Temperatura(ºC)
mento                                                                         (mol.L-1 .s-1 )
  1                   0,020                      0,010                          1,0 . 10-4                     400
  2                   0,040                      0,010                          4,0 . 10-4                     400
  3                   0,020                      0,040                          4,0 . 10-4                     400
  4                   0,020                      0,040                          16,0 . 10-4                   ???

Analisando a tabela, é correto afirmar que

Alternativas