SóProvas



Prova UFPA - 2017 - UFPA - Jornalista


ID
2383300
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; das vagas oferecidas no concurso, para tais pessoas serão reservadas até:

Alternativas
Comentários
  •         § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • Correta, B

    Lei 8112/90 - Art.5 - § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    Lembrando que esta previsão aqui exposta, também está expressamente prevista na Constituição Federal:

    CF - Art. 37 - VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

  • O minímo são 5%- O máximo são 20%.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 5   § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • NIMO - 5 (JURIS)

    XIMO - 20 (LEI)

     

     

    GABARITO ''B''

  • Gabarito letra B.

     

     

    Lei 8.112, Art. 5º § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

     

    Lei 12.990, Art. 1º Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei.

     

    ----------------------------------------------------------------------------------

     

    A título de curiosidade, eis a diferença entre as vagas que são reservadas aos deficientes e aos negros. Repare que a redação da Lei 8.112 versa que serão reservadas até 20% das vagas, ou seja, estabeleceu um limite máximo a ser observado, ficando a cargo do Decreto nº 3.298 estabelecer o percentual mínimo, 5% das vagas. Ao passo que a Lei 12.990 foi taxativa em afirmar que os consursos públicos deverão reservar 20% de suas vagas aos candidatos negros. Sendo asssim, não há que se falar em mínimo ou máximo, há apenas um limite a ser observado.

     

    Outro detalhe a ser observado é que o candidato que obtiver pontuação suficiente para ser classificado na lista geral, será automaticamente retirado do percentual destinado às vagas reservadas, ocupando uma vaga na livre concorrência. 

     

     

                                                 

     

     

  • LETRA B

     

    Vagas reservadas para deficientes

     

    Essas vagas reservadas devem ser preenchidas por deficientes que tenham capacidade de pelo menos exercer a atividade. Por exemplo, não é  permitido que um deficiente visual seja um guarda de trânsito, o que é diferente para aqueles que tem deficiência auditiva que podem exercer atividades de informática.

    Na esfera federal

    ·         Limite máximo é 20%

    ·         Limite mínimo é 5%

  • A questão demanda conhecimento acerca das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos Servidores Públicos da União) acerca da reserva de vagas em concurso público para pessoas portadoras de deficiência.

    O artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990 determina que serão reservadas para as pessoas portadoras de deficiência até 20% das vagas oferecidas no concurso. Vale conferir o referido dispositivo legal:


    Art. 5º (...)

    § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    Verificamos, então, que a resposta da questão é a alternativa B.

    Gabarito do professor: B. 


ID
2383303
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, os fatores exigidos a serem observados na avaliação para o desempenho do cargo. Capacidade de iniciativa é um deles. Os outros fatores exigidos pela referida Lei para que o servidor seja aprovado no estágio probatório são

Alternativas
Comentários
  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • AS siduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RES ponsabilidade

  • Letra D

     

  • ELE DEVERÁ SER RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA

    DISCIPLINA

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Muito fácil, o "somente" nós outros quatro itens ajudou a matar a questão.
  • O estágio probatório avalia 5 itens. Para memorizar use o mneumônico: P-A-D-R-I

    1 - Produtividade

    2 - Assiduidade

    3 - Disciplina

    4 - Responsabilidade

    5 - Capacidade de Iniciativa

    Art. 20 Lei 8.112/1990

    Gabarito: D

  • você tem algum amigo ou parente de nome Renato, Reginaldo, Reinaldo? então manda essa dica pra eles:  A DICA PRO RE

    A ssiduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RE sponsabilidade

  • GABARITO LETRA D

    ASSIDUIDADE

    CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DISCIPLINA

    PRODUTIVIDADE

    RESPONSABILIDADE

    ACADIPRORE

  • Requisitos do estágio probatório:

    PRADICA

    Produtividade

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de Iniciativa

  • Complementando os estudos:

    A CF/88 determina no art. 41 que: "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Por outro lado, a lei 8.112/90 no art. 20  que: "servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses."

    Diante dessa situação qual o prazo do estágio probatório: 3 (três) anos ou 24 (vinte e quatro) meses?

    CORRENTE MAJORITÁRIA : 3 ANOS.

  • Falta de criatividade para elaborar questões. Só sabe colocar esse somente.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 20 da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    Art. 20. “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:          

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.”

    Logo, a única alternativa que se amolda ao comando do enunciado é a correspondente à letra “D”.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • A questão demanda conhecimento acerca do estágio probatório dos servidores públicos. Estágio probatório é o período de provas pelo que passam os servidores públicos aprovados em concurso público antes de adquirirem estabilidade.

    A duração do estágio probatório é de três anos, na forma do artigo 41 da Constituição Federal que determina que “são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".

    De acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.112/1990, durante o período de estágio probatório serão observados os seguintes critérios:  I - assiduidade; II - disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV - produtividade; V- responsabilidade.

    Sendo assim, a resposta da questão é a alternativa D.

    Gabarito do professor: D. 

  • PRIDA

    I - Assiduidade;

    II - Disciplina;

    III - capacidade de Iniciativa;

    IV - Produtividade;

    V - Responsabilidade.


ID
2383306
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Preceituam a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que a retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, bem como a gratificação natalina, serão deferidos aos servidores, além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei. Outras retribuições, gratificações e adicionais deferidos aos servidores por esta mesma Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

     

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

     

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

  • "exclusivamente" matou as outras alternativas.

  • Gabarito D, para os não assinantes.

  • NINGUÉM CAI NESSA (EXCLUSIVAMENTE?)

  • Seção II

    Das Gratificações e Adicionais

     Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: 

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;                                   

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.               

     

    E AINDA TEM O EXCLUSIVAMENTE!!! PRESTA ATENÇÃO!! 

  • Ahhhhhh! Com o "exclusivamente" n tem graça.

  • Isso é tenso!!!
  • letra d

    adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. 

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

  • O exclusivamente ajuda!

  • a) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente. ( FALTOU, OUTROS, RELATIVOS AO LOCAL OU À NATUREZA DO TRABALHO; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO) 

     

    b) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente. ( FALTOU ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES PERIGOSA OU PENOSAS; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO). 

     

    c) adicional noturno adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente. ( FALTOU, ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS). 

     

    d) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. ( GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS E RETRIBUIÇÕES COMPLETAS ) 

     

    e) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente. (FALTOU,  ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS; E GRATIFICAÇÃO PELO ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO). 

  •     I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

           II - gratificação natalina;

           III - 

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

           VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

  • A questão demanda conhecimento acerca de verbas remuneratórias devidas aos servidores públicos da União, na forma da Lei nº 8.112/1990.

    A remuneração dos servidores públicos é composta pelo vencimento básico do cargo ou função pública e também pelas vantagens, retribuições, gratificações e adicionais previstos em lei.

    Sobre o tema, o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 determina o seguinte:
    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. De acordo com o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990, podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    B) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas.

    C) adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário e gratificação natalina.

    D) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Correta. Todos os benefícios elencados na alternativa podem ser deferidos ao servidor, na forma do artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 e a alternativa não menciona que só esses exclusivamente poderão ser deferidos.

    E) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional noturno e gratificação natalina.


    Gabarito do professor: D. 


ID
2383309
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determina a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que guardar sigilo sobre assunto da repartição, manter conduta compatível com a moralidade administrativa e ser assíduo e pontual ao serviço são deveres do servidor. Outros deveres do servidor que estão contemplados nesta Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

     

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • Para os não assinantes, gabarito A.

     

    Um adendo: a questão pede os DEVERES e não as proibições!

  • kkkkkkkk essa banca é surreal!

  • Essa aí é pra não zerar a prova.

  •  Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                  

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • a) tratar com urbanidade as pessoas, zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público, cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais, e exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, dentre outros.

     

    b) promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição, utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares e exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho, dentre outros.  ( TUDO AO CONTRÁRIO ).

     

    c) ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares e representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, somente. 

     

    d) retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição, ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato, e opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço, dentre outros. 

     

    e) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração, atender com presteza, exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo e observar as normas legais e regulamentares, somente.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;  

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Correta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; [...] VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; [...] XI - tratar com urbanidade as pessoas.”

    B- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: [...] V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; [...] XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; [...] XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.”

    C- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; [...] XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    D- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; [...] IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.”

    E- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] III - observar as normas legais e regulamentares; VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; V - atender com presteza.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Analisemos cada afirmativa, tendo apoio no rol de deveres dos servidores públicos federais, previstos no art. 116 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; 

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder."

    Agora sim, analisemos cada afirmativa:

    a) Certo:

    Esta opção reproduz, acertadamente, os deveres previstos nos incisos I, IV, VII e XI, acima destacados em negrito. Logo, é a alternativa correta.

    b) Errado:

    A presente opção insere, na realidade, proibições estabelecidas na Lei 8.112/90, as quais têm por base o art. 117 de tal diploma legal, e não deveres administrativos.

    c) Errado:

    A palavra "somente" compromete o acerto desta alternativa, uma vez que existem outros deveres administrativos que não estão aqui referidos, como se depreende do extenso rol do art. 16, acima colaciono.

    d) Errado:

    Novamente, a Banca, ao invés de mencionar deveres administrativos, tal como determinado no enunciado da questão, aqui elencou condutas proibidas ao servidor, na forma do art. 117 da Lei 8.112/90. Assim, equivocada esta alternativa.

    e) Errado:

    Uma vez mais, o problema deste item está no uso da palavra "somente" em sua parte final, sendo certo que o rol de deveres administrativos é bem mais extenso.


    Gabarito do professor: A


ID
2383312
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. É o que contempla a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. A sindicância poderá resultar em

Alternativas
Comentários
  •    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Correta, C

    O que é Sindicância??? R: conjunto de atos e diligências que objetivam apurar a verdade de fatos alegados; investigação, sindicação.

    Lei 8.112/90 - Art. 145 - Da sindicância poderá resultar:

           
    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.


    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • SOBRE A SUSPENSÃO...

    1 - Reincidência das faltas punidas com advertência;

    2 - Violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão;

    3 - Não pode exceder 90 dias;

    4 - Será punido com 15 dias ao recusar-se a ser submetido a inspeção médica;

    5 - Havendo conveniência a suspensão PODERÁ ser convertida na base de 50% da remuneração.

     

     

  • Gabarito letra C.

     

     

    8.112 - Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • LETRA C

     

    Sindicância serve para apurações de infrações leves, ou seja, sanção de advertência ou suspeição não superior a 30 dias. (Art. 145)

    ·         O prazo de sindicância não poderá superar 30 dias, sendo prorrogável uma única vez por autoridade superior   

    ·         Poderá arquivar o processo, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá aplicar penalidades de suspeição ou advertência de até 30 dias, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá fazer instauração de processo disciplinar, através dos resultados obtidos. E nesse caso deverá ser concluído pelo processo administrativo disciplinar (PAD), por ser considerado mais grave. Aqui a sindicância apenas investiga, e não há contraditório ou ampla defesa, que será aplicado PAD, ou seja, a sindicância é meramente inquisitorial

    ·         Sindicância não é uma etapa do PAD

    ·         Os autos da sindicância integrarão o processo disciplinar, como peça informativa da instrução.

    ·          Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, independentemente da imediata instauração do processo disciplinar.

  • a) E. A suspensão pode ser até de 30 dias.
    b) E. Vide item 'a'
    c) C
    d) E. O processo também pode ser arquivado. O termo 'somente' macula o item. Além disso a suspensão é de até 30 dias.
    e) E. Vide item 'a'.

    Note: Lei 8.112/1990.
    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • LETRA  C CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • observe o termo somente!! questão letra c 

     

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • GABARITO: LETRA C

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Questão aborda a temática da sindicância, e deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A sindicância é um procedimento mais célere de apuração de irregularidades. É indicada para a apuração de infrações leves, quais sejam, aquelas das quais pode resultar sanção de advertência ou de suspensão por até 30 dias.

    Nesse sentido, a solução objetiva desta questão encontra-se no art. 145 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Face o dispositivo legal sobredito, a alternativa C recruta todas as hipóteses resultantes da sindicância, sendo o gabarito da questão.

    As demais:

    A) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    B) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    C) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    D) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA C.

  • gab: C

    Uma questão que responde a alternativa correta,

    VEJAMOS,

    CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário -A sindicância e o processo administrativo disciplinar (PAD), procedimentos administrativos de apuração de infrações, devem ser, obrigatoriamente, instaurados pela autoridade responsável sempre que esta tiver ciência de irregularidade no serviço público. O PAD, mais complexo do que a sindicância, deve ser instaurado em caso de ilícitos para os quais sejam previstas penalidades mais graves do que a suspensão por trinta dias. (C)

    A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. CERTO


ID
2383315
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. É o que preceitua o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é

Alternativas
Comentários
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


ID
2383318
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, são considerados os órgãos e entidades públicos aqueles que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino e são vinculadas ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Para os efeitos desta Lei, são consideradas Instituições Federais de Ensino os órgãos e entidades públicos vinculados ao Ministério da Educação que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino.

    É bem fácil, é só lembrar que essa Lei é voltada para servidores de Instituições Federais de ENSINO! Qual o Ministério ligado diretamente ao ensino brasileiro? O Ministério da Educação!

  • Gabarito C

    essa é pra não zerar na prova.

  • Olha essa questão.. kkkkkkkkkkkkkkk


ID
2383321
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação são finalidades previstas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. As demais finalidades dos serviços públicos, por exigência do referido Decreto, são

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:

            I - melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

            II - desenvolvimento permanente do servidor público;

            III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

            IV - divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

            V - racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    GABARITO A

    OBS: Nas demais alternativas, houve uma mistura com as diretrizes, dispostas no art 3º do decreto.

  • Finalidades: AdeDe MeDiRa

         

            I - Melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

     

            II - Desenvolvimento permanente do servidor público;

     

            III - Adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

     

            IV - Divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

     

            V - Racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    Gabarito: A

  • Questão muito da mal escrita. "tendo como referência o plano plurianual e divulgação, e o gerenciamento..."

  • a) CORRETA. 

    B) ERRADA. A primeira parte diz respeito a uma diretriz e a segunda parte, apesar de ser uma finalidade, não há no texto do decreto a palavra exclusivamente.

    c) ERRADA. São diretrizes

    d) ERRADA. Não consta nada disso no decreto

    e) ERRADA. O desenvolvimento é permanente. Além disso, a segunda parte é uma diretriz.


ID
2383324
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Para os efeitos deste Decreto, o conceito de

Alternativas
Comentários
  • O único que está na lei 11.091 dentre as alternativas é nível de capacitação, com isso só restaria a letra E

  • Na verdade a questão não se fixa na lei 11.091, mas no decreto 5.825, Art. 3. A resolução seria esta:

    A) ERRADA: O conceito para esta definição é o de DESEMPENHO

    B)ERRADA: O conceito para esta definição é o de APERFEIÇOAMENTO

    C)ERRADA: O coneito para esta definição é PROCESSO DE TRABALHO

    D)ERRADA: O conceito para esta definição é EQUIPE DE TRABALHO

    E) Conceituação perfeita

  • Qual(is) artigo(s) está(ão) isso?

     

  • André, eu tmb queria saber. 

  • Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006

    Art. 3o  Para os efeitos deste Decreto, aplicam-se os seguintes conceitos:

    II - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais;

     

  • "se" lasquei! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Decreto nº 5825 ( Art. 3o  )

     

    a) I - desenvolvimento: processo continuado que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais;

     

    b) III - educação formal: educação oferecida pelos sistemas formais de ensino, por meio de instituições públicas ou privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira, entendidos como educação básica e educação superior;

     

    c) VIII - dimensionamento: processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da IFE;

     

    d) XI - força de trabalho: conjunto formado pelas pessoas que, independentemente do seu vínculo de trabalho com a IFE, desenvolvem atividades técnico-administrativas e de gestão;

     

    e) GABARITO


ID
2383327
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal, é um dos objetivos do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. O Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, instituiu o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e dá outras providências. Outros objetivos do Decreto são

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Decreto 5.378/2005

     

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações de gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.


ID
2385724
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O trabalho prático do jornalista o leva à busca pela notícia, entrevistando pessoas ligadas ao acontecimento ou que presenciaram o fato. O jornalista vai também a instituições que detêm determinados tipos de informação que permitem a composição da notícia e a sua apuração. Estes órgãos e entidades detentoras de informações específicas, como o governo, a polícia, o ministério público e as empresas são conhecidas como

Alternativas
Comentários
  • "As fontes oficiais são mantidas pelo Estado, por instituições ligadas ao Estado ou por empresas e organizações. No meio jornalístico, são tidas como as mais confiáveis. Lage chama a atenção para o fato de que as fontes oficiais podem falsear a realidade para preservar interesses estratégicos e políticas duvidosas, para beneficiar grupos dominantes, por corporativismo, militância, ou em função de lutas internas pelo poder. Exemplo de FONTE OFICIAL: Presidente do Banco do Brasil."

    Fonte: https://robertascheibe.wordpress.com/2011/05/19/fontes-jornalisticas/


ID
2385727
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na página do jornal impresso, as matérias, ilustrações e fotos são organizadas de acordo com as zonas de visualização, chamadas de primárias e secundárias. O texto obedece à grafia ocidental objetivando a leitura da esquerda para a direita no sentido horizontal. Estes princípios de organização do projeto gráfico do jornalismo impresso são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • A forma de dispor matérias, fotos e ilustrações em um jornal impresso pode facilitar ou dificultar a leitura e , consequentemente, valorizar o aspecto visual do veículo. Sendo assim, o planejamento gráfico e a diagramação são essenciais na hora de montar um projeto gráfico para um periódico. (Projeto Gráfico - Teoria e Prática da diagramação )

  • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


ID
2385730
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estabelece que o acesso à informação de interesse público é um direito fundamental de todo cidadão. Os jornalistas não podem admitir que esse acesso seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão pela qual
I a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida respeitando exclusivamente sua natureza privada, em função da linha política de seus proprietários e/ou diretores;
II a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;
III a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
IV a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social;
V a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    ITEM I (ERRADO) "Art. 1º, I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores."

     

    Fonte: Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros/ Capítulo I - Do direito à informação


ID
2385733
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é dever do jornalista
I recusar trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe;
II aceitar diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação;
III valer-se da condição de jornalista para obter vantagens pessoais;
IV realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha, sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, das quais seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário;
V assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    Art. 7º O jornalista não pode:


    I (CORRETO) I - [o jornalista não pode] aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho; 

     

    II (ERRADO) II - [o jornalista não pode] submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação;

     

    III (ERRADO) IX - [o jornalista não pode] valer-se da condição de jornalista para obter vantagens pessoais.

     

    IV (ERRADO) VI - [o jornalista não pode] realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas; 

     

    V (ERRADO) VIII - [o jornalista não pode] assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado; 

     

    Fonte: Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros/ Capítulo II - Da conduta profissional do jornalista


ID
2385736
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Relacione as colunas a seguir.

(1) Constatação de que um fato tem interesse público e pode ser narrado sob a forma de notícia.

(2) Busca de fontes de informação em documentos primários.

(3) Organização que processa e distribui informação jornalística.

(4) Informação ou opinião transmitida ao jornal, revista ou emissora, por meio de respostas ao repórter.

(5) Texto assinado de análise e opinião sobre um determinado fato.

( ) Pesquisa documental

( ) Valor-notícia

( ) Agência de notícias

( ) Artigo

( ) Entrevista

A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • 2-1-3-5-4 

    Pesquisa documental -  Busca de fontes de informação em documentos primários.

    Valor notícia - Constatação de que um fato tem interesse público e pode ser narrado sob a forma de notícia.

    Agências de notícias -  Organização que processa e distribui informação jornalística.

    Artigo - Texto assinado de análise e opinião sobre um determinado fato.

    Entrevista - Informação ou opinião transmitida ao jornal, revista ou emissora, por meio de respostas ao repórter.

    Boa sorte e bons estudos!

     

     

     

     

     


ID
2385739
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A pauta jornalística é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    "Pauta - Agenda dos principais assuntos para a cobertura jornalística diária. Relação de assuntos para uma reunião. Roteiro dos assuntos de interesse jornalístico com sugestão de abordagens e informações capazes de orientar a equipe de produção. O jornalista que organiza a pauta é chamado de pauteiro. Agenda de eventos a serem cobertos para noticiário. Indicação do assunto, abordagens, fontes possíveis, equipamentos, deslocamentos e prazo de produção de reportagens. Esquema minucioso de um levantamento pretendido por um jornal, para fins de elaboração de uma matéria investigativa. Designação dos principais assuntos que serão cobertos jornalisticamente, no dia-a-dia ou dentro de um prazo predeterminado. Informações sobre eventos a serem cobertos."

     

    Livro: Dicionário Multimídia: Jornalismo, Publicidade e Informática. José Guimarães Mello. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. p.167

  • Mais uma vez funcionou a "a mais longa é a correta"

     


ID
2385742
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As plataformas digitais facilitam as possibilidades de expressão e manifestação públicas como nunca antes visto na história humana. Portanto, trata-se de um lugar privilegiado em que se pode praticar e se pratica o jornalismo contemporâneo, com a contribuição de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C. 

    Aqueles que contribuem são - cidadãos ouvintes, leitores, espectadores, internautas que sugerem matérias aos meios tradicionais, dado o acúmulo de informações circulantes na sociedade e a disseminação de tecnologias que podem ajudar na produção de pautas nos meios tradicionais. 

  • Mais uma vez funcionou a "a mais longa é a correta"


ID
2385745
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A apuração é uma das características fundamentais da notícia, sem a qual o texto não pode ser classificado como jornalístico. Sobre a apuração nos webmeios podemos afirmar que
I o texto jornalístico em ambiente digital é auto-evidente;
II a apuração é feita de imediato, dispensando longas pesquisas;
III o processo de apuração é indispensável, pois por meio dele o jornalista vai às mais variadas fontes a fim de checar a veracidade dos fatos observados;
IV os gêneros notícia, reportagem e artigo nem sempre exigem apuração em função da subjetividade, incluindo a expressão de opiniões de seu autor;
V o processo de apuração nos suportes digitais se faz pelo princípio da visibilidade próprio das notícias nos webmeios.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Para contribuir: O que é auto-evidente: cujos fundamentos são triviais pelo que não há necessidade de sua junção. 

    Ou seja, item I errado, o que elimina o restante.

  •  I o texto jornalístico em ambiente digital (NÃO) é auto-evidente; (INCORRETA)


    II a apuração é feita de imediato, dispensando longas pesquisas; (INCORRETA)

    A apuração não dispensada em nenhuma das fases de produção da notícia.


    III o processo de apuração é indispensável, pois por meio dele o jornalista vai às mais variadas fontes a fim de checar a veracidade dos fatos observados; (CORRETA)


    IV os gêneros notícia, reportagem e artigo nem sempre exigem apuração em função da subjetividade, incluindo a expressão de opiniões de seu autor; (INCORRETA)

    Os gêneros notícia e reportagem têm a objetividade como um das suas características principais.


    V o processo de apuração nos suportes digitais se faz pelo princípio da visibilidade próprio das notícias nos webmeios.(INCORRETA) O processo de apuração dos suportes digitais é muito semelhante ao dos meios tradicionais.

  • Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.Wikipédia


ID
2385748
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se definir a notícia como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    "A comunicação jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isso impõe o uso quase obrigatório da terceira pessoa."

     

    Livro. Linguagem jornalística. Nilson Lage. São Paulo: Ática, 2003. p.29

  • No livro Estrutura da Notícia, Nilson Lage ensina:

    e) corresponde à mensagem a função referencial, isto é, aquela que se reporta, no caso, ao mundo objetivo, exterior ao processo de comunicação. A retórica da notícia é referencial, por definição. Nisto ela se opõe à publicidade, que tem retórica conativa.

    (...)
    Sendo construção retórica referencial, a notícia trata das aparências do mundo.

     

    Já em Ideologia e Técnica da Notícia, complementa:

    A linguagem das notícias
    Dentre as funções da linguagem propostas por Jakobson, a função referencial é aquela que se privilegia na linguagem das notícias. Busca-se eliminar tanto a função emotiva (relacionada ao emissor) quanto a função conativa (dirigida ao receptor). O contexto - objeto da função referencial - confunde-se com o tema de qualquer mensagem noticiosa.

     

  • Função conativa. Essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, ou seja, está focada no receptor. Essa função de linguagem é muito utilizadas em propagandas, já que ela é focada no "você", empregando os verbos no imperativo. - dicionário Informal


ID
2385751
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos aspectos da linguagem televisiva é

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista conceitual, se a imagem estiver parada, provavelmente, poderia ter o mesmo peso que um veículo impresso (jornal ou revista), por exemplo.

  • TV é movimento!


ID
2385754
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro de uma redação de TV, as diversas funções obedecem a um organograma, a uma hierarquia:
I Diretor de jornalismo: é o maior cargo do setor jornalístico em uma TV. É ele que determina a linha editorial e, consequentemente, as opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora, no caso da empresa privada; na TV pública, subordinado ao diretor nomeado pela autoridade competente.
II Gerente de jornalismo: profissional responsável pelo jornalismo de uma ou mais redações – como no caso de redes (emissoras filiadas). Participa de reuniões sobre a condução do trabalho jornalístico, contratação e criação de novos programas. Subordinado ao diretor de jornalismo.
III Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação. Supervisiona todos os telejornais e outros produtos jornalísticos. Faz recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, remanejamentos, promoções, tudo com a ajuda dos departamentos de recursos humanos e financeiro da emissora.
IV Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Edita cada matéria que irá ao ar, determinando as imagens que serão usadas.
V Repórter: jornalista que participa de todas as fases do processo de produção diária da informação no telejornalismo.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    Não sei se existe embasamento teórico para as definições, mas os itens foram copiados na íntegra do blog descrito na fonte.

     

    I (ERRADO) - Diretor de jornalismo: maior cargo do setor jornalístico em uma TV. Jornalista responsável pela linha editorial e, consequentemente, pelas opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora;

    II (CERTO) - Gerente de jornalismo: jornalista responsável pelo funcionamento de uma ou mais redações - como no caso de redes (emissoras filiadas). Participa de reuniões decisivas sobre a condução do trabalho jornalístico, contratação e criação de novos programas. Subordinado ao diretor de jornalismo;

    III (CERTO) - Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação, recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, remanejamentos, promoções, tudo com a ajuda do Departamento de Recursos Humanos e Financeiro da emissora. Subordinado ao gerente de jornalismo. Todos os cargos abaixo são subordinados diretamente ao chefe de redação, independente dos chefes intermediários;

    IV (ERRADO) - Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Ele determina o os temas que serão abordados, de acordo com a linha editorial. Escolhe as matérias que vão entrar e suas posições no "espelho" (roteiro do telejornal). Subordinado ao chefe de redação;

    V (ERRADO) - Repórter: jornalista responsável por fazer a reportagem na rua (entrevistar pessoas, gravar passagem e off). Faz parte de uma equipe que conta com motorista, auxiliar de cinegrafista e cinegrafista (dependendo da necessidade, o produtor também pode acompanhar o repórter para auxiliá-lo no trabalho externo). Subordinado ao chefe de reportagem.

     

    Fonte: http://teleblognews.blogspot.com.br/2013/01/redacao-de-tv-newsroom-como-e-formada.html 

  • Boa observação do colega Caco.

     

    Só que, então, não dá prá entender...

    A alternativa A, considerada ERRADA, é exatamente igual ao que está escrito no blog, acrescida da parte da TV pública, que está correta:

     

    I Diretor de jornalismo: é o maior cargo do setor jornalístico em uma TV. É ele que determina a linha editorial e, consequentemente, as opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora, no caso da empresa privada; na TV pública, subordinado ao diretor nomeado pela autoridade competente.

     

    Diretor de jornalismo: maior cargo do setor jornalistico em uma TV. Jornalista responsável pela linha editorial e, consequentemente, pelas opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora;

  • Suponho que o erro da assertiva I está em dizer que o diretor de jornalismo "determina" a linha editorial, que é diferente de "ser responsável" por ela. Esse papel de determinação está mais para os donos do veículo.

  • É, Alan...  só se for isso mesmo.


ID
2385757
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A linguagem radiofônica caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    "A partir da década de 1970, o rádio passou a adotar uma linguagem mais coloquial, conversada e intimista. Fatores que marcaram a mudança foram a influência da linguagem da televisão e a mobilidade adquirida, que se tornou possível graças ao transistor."

     

    Livro: Como falar no rádio: prática de locução AM e FM. Cyro César. São Paulo: Summus, 2009. 


ID
2385760
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A oralidade é a principal característica da linguagem radiofônica. Por isso

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "A redundância é uma característica da linguagem radiofônica. Ela se dá pela retomada da informação principal de uma notícia, por meio da repetição de uma palavra, uma sigla, um nome etc. Isso significa o uso da sinonímia e da variação lexical. A reiteração do lide é indicada quando a notícia é longa." 


    Livro: Obras jornalísticas: uma síntese. Ellis Regina Araújo, Elizete Cristina de Souza. 3.ed. Brasília: Vestcon, 2008. p.265

  • A redundância nesse ponto é um recurso de linguagem radiofônica como a própria autora descreve. No entanto, é um recurso que necessariamente não deve ser empregado, mas pode, da mesma forma que posso me utilizar de uma outra figura de linguagem como uma analogia com o objetivo de tornar o texto mais inteligível. Enfim, não é uma regra, mas um recurso.

    Não consigo enxergar alternativas corretas. 


ID
2385763
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O processo da entrevista exige do jornalista que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "O jornalista não domina todos os assuntos relatados, mas sabe quem pode dar as informações, e também não deve vacilar em ligar para um especialista e pedir que o ajude a compreender o assunto em questão. Ele deve sempre preparar com antecedência as perguntas que vai fazer, além de ser incisivo e firme, mas sem agredir o entrevistado."

     

    Livro: Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas Mídias. Heródoto Barbeiro, Paulo Rodolfo de Lima. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. p.102

  • Qual é o erro da B?

  • Ele não precisa falar a mesma lingua do entrevistado. O entrevistado pode ter um tradutor, por exemplo.

  • Gabarito: C. 

    Ir preparado para obter as condições de diálogo. Isso porque, imaginem ir entrevistar um médico, por exemplo, e não saber o nome ou especialidade dele? 
    Outra situação complicada quando você não vai em condições de ter um diálogo: é preciso obter informações sobre um novo tratamento contra câncer, mas você não preparou as perguntas antes ou, então, não sabe quase nada sobre esse novo tratamento. A fluência das perguntas e respostas será muito ruim, truncada. 

    Boa sorte e bons estudos!

     

     


ID
2385766
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A entrevista é uma forma específica de diálogo entre jornalista e fonte. Assim,

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. Acho que a presença ou não depende mais do meio de veiculação que de outra coisa. Se for uma entrevista a ser veiculada em jornal impresso ou no rádio, a presencialidade tem impacto muito menor se comparada a situações em que a presencialidade é realmente imprescindível, como no jornal para a TV. Ademais, essa visão não dialoga com os nossos tempos de instantaneidade.

  • A verdade é que quando se trabalha num jornal impresso, as entrevistas presenciais são minoria. O que funciona mesmo é o telefone...  Mas a banca não iria acatar um recurso com esta argumentação.

  • GABARITO: E

    As autoras Medina, Oyama e Mendonça recomendam a entrevista presencial. Usa-se outros meios quando esta não for possível. A prática, contudo, impõe diferente. Mas a questão é fundamentada nos manuais de jornalismo e entrevista


ID
2385769
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No jornalismo, a fotografia é

Alternativas
Comentários
  • O fotojornalismo é, na realidade, uma actividade sem fronteiras claramente delimitadas. O termo pode abranger quer as fotografias de notícias, quer as fotografias dos grandes projectos documentais, passando pelas ilustrações fotográficas e pelos features (as fotografias intemporais de situações peculiares com que o fotógrafo depara), entre outras. De qualquer modo, como nos restantes tipos de jornalismo, a finalidade primeira do fotojornalismo, entendido de uma forma lata, é informar.

    Jorge Pedro Sousa

    Fotojornalismo Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa


ID
2385772
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As teorias e a prática profissional nos indicam que a principal qualidade da notícia e da reportagem é

Alternativas
Comentários
  • A credibilidade jornalística é uma característica elementar e definidora para o Jornalismo. A credibilidade foi sendo consolidada a partir da relação de confiança estabelecida entre a sociedade e os veículos jornalísticos, sendo, ainda hoje, reconhecida como uma virtude quase que naturalmente conferida a esse profissional. GABARITO: LETRA D. 


ID
2385775
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O lead é

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da letra A seja dizer que o lead oferece dados históricos da narrativa. O lide fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. Os dados históricos são descritos no decorrer da matéria. 

     

     


ID
2385778
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“A menina Isabella Oliveira Nardoni morreu na noite de anteontem após cair do sexto andar de um prédio de classe média, na região do Carandiru, na zona norte de São Paulo. A polícia trabalha com a hipótese de homicídio.”
O lide da notícia acima é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Alguns tipos de lead que encontrei:

    Lead clássico - parágrafo que responde as 5 principais informações (quem, o que, quando, onde e por que).

    Lead flash - frase curta que inicia o texto, geralmente usada para dramatizar, causando maior impacto no restante da noticia.

    Lead resumo -  utilizado em coberturas (ou continuações) de eventos em que há várias informações de destaque, que devem ser condensadas em uma única matéria de jornalismo impresso diário.

    Lead de citação - sensacionalista ao extremo. É iniciado com a transcrição de uma fala ou depoimento expressivos de um personagem da história a ser relatada, seguida dos demais elementos constitutivos.

    Lead circunstancial - o texto é aberto pela apresentação do elemento “como” ou circunstância, tão original que justifique a prioridade de iniciar o discurso. Quando a matéria usa uma linguagem mais informal, sem a necessidade de fazer uma construção totalmente clássica. Os jornalistas podem usar esse tipo de lead para deixar a matéria mais leve ou até mesmo para ironizar determinadas situações ou pessoas, utilizando chavões que são comuns na linguagem popular.

    Lead clichê – inicia a matéria com um ditado ou chavão, desde que associado aos fatos que serão apresentados a seguir.

    Lead composto - muito utilizado em coberturas chamadas de suite, que precisam de continuações.

    Lead apelativo - aproveita a possível ambigüidade dos dados para narrar maliciosamente, com um tempero falso, insinuado, fatos que não têm esse teor.

    Lead interrogativo - inicia geralmente com uma questão em que remeta o leitor a instância da curiosidade, na maioria das vezes é uma questão perturbadora e sem solução imediata.

    Textos retirados dos links: https://sousocialmedia.wordpress.com/tag/tipos-de-lead-nilson-lage/ e http://ferramentasfoca.blogspot.com.br/2013/05/conheca-32-tipos-de-leadlide.html

  • Gabarito A

    É um Lead Clássico porque responde aos seis elementos principais da notícia: Quem?, O quê?, Quando? Onde? Por Quê?, Como? 

     

    Fé em Deus e prossigamos para o alvo!

  • Resposta certa: "a". 

    O lead apresentado é o clássico porque responde a perguntas básicas: quem? a menina Isabella Oliveira Nardoni; o que? morreu; quando? na noite de anteontem; onde? num prédio de classe média, na região do Carandiru; como? caiu do sexto andar; por que? hipótese de homicídio. 

    Boa sorte e bons estudos!


ID
2385781
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na chamada era da informação, os jornais impressos estão sob pressão dos ambientes digitais porque

Alternativas
Comentários
  • Na internet, a notícia/reportagem pode ser complementada com fotos, vídeos, infográficos e gifs animados, entre outros recursos que tornem a leitura mais atraente, em um processo chamado de convergência.


ID
2385784
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O assessor de imprensa é o profissional que

Alternativas
Comentários
  • Significado de precípuo

    Característica do que é principal e essencial; fundamental. - dicionário


ID
2385787
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalista contemporâneo deve estar atento para o fato de que
I cada vez mais leitores/espectadores participam da apuração esmerada da notícia e da reportagem emitidas pela chamada mídia tradicional;
II sem necessidade de grandes deslocamentos físicos e de entrevistas presenciais, hoje é possível produzir grandes reportagens apenas com auxílio do computador;
III a mídia tradicional encontra-se sob pressão dos fluxos das novas tecnologias da informação e comunicação, mas, sobretudo, sob pressão do fenômeno chamado de escassez de atenção do universo consumidor da informação e do entretenimento;
IV o jornalismo contribui para que os indivíduos descubram novas formas de sociabilidade;
V o texto jornalístico para a Web apresenta as mesmas características dos demais suportes tecnológicos.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Descordo desta resposta. O Webjornalismo, mencionado na afirmativa V, se difere dos demais pelo suporte onde é feito. As características deste novo modo de fazer notícia esbarrram em características impossíveis para mídias tradicionais (como impresso) quando temos em mente a possibilidade da ubiquidade e instantaneidade.

    Referência: CANAVILHAS, João (Org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença

  • Achei muito estranho também! A V foi a primeira que eliminei!

  • Questão muito mal elaborada! Gab. B

  • Como o texto para a web pode ter as mesmas características do feito para o rádio, por exemplo? Sem lógica
  • Ou o QC errou ou a Banca errou ou forçaram muito a barra, pois a IV e a V são difíceis de encontrar base de resposta.

  • A questão V não compara o "texto jornalístico para a Web" com as demais MÍDIAS TRADICIONAIS e sim, aos "demais suportes tecnológicos" que envolve computador+web+multímidia. Portanto está correta. 

    Porém a questão II, classificada como correta pelo gabarito, poderia ser contestada. Afinal, uma GRANDE REPORTAGEM precisa de uma apuração aprofundada dos fatos e o trabalho de campo é fundamental para se ter um bom resultado. A questão poderia estar correta caso ela dissesse notícia ou reportagem comum. Eis a questão II:  "sem necessidade de grandes deslocamentos físicos e de entrevistas presenciais, hoje é possível produzir grandes reportagens apenas com auxílio do computador"  

    E ela também não faz muito sentido ao dizer "sem grandes deslocamentos físicos" e depois acrescentar "apenas com auxílio do computador"...

     

  • Gabarito divulgado pelo QC - http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/53500/ufpa-2017-ufpa-jornalista-gabarito.pdf

     

    Provavelmente, gabarito checado e 'ok'.

     

  • Marcelo, Depende do que é entendido por suporte tecnológico, afinal o aparato técnico da TV e do Rádio também não são suportes tecnológicos? Concordo que deveria ser especificado qual é este suporte tecnológico, porque podemos considerar tudo aquilo que não é artesanal como tecnológico, assim até a prensa de Gutemberg é um suporte tecnológico. Questão fragilissíma!
  • Que questão horrorosa!

  • Bizarro!

  • O item I está certo: cada vez mais leitores/espectadores participam da apuração da notícia.

    Eles querem dizer que está errado apenas pelo acréscimo da palavra "esmerada". Mas nem isso justifica considerar o item errado, porque dos que vão atrás, muitos vão fundo.

    Essa questão tá esdrúxula!

     

  • A questão V não compara o "texto jornalístico para a Web" com as demais MÍDIAS TRADICIONAIS e sim, aos "demais suportes tecnológicos" que envolve computador+web+multímidia

  • Em resposta ao colega Elcio Tenório, acredito que o erro do item 1 esteja em afirmar que há uma colaboração crescente do público na apuração das matérrias na mídia tradicional. No caso seria a mídia alternativa, ou melhor, no jornalismo colaborativo ou participativo. Na mídia tradicional o envolvimento do público é baixo, colaborando apenas com o envio de vídeos, sugestões de pauta, denúncias, mas não efetivamente na apuração, que é mais complexa.

    Para estar correto o item 1 deveria estar do seguinte modo:

    "Cada vez mais leitores/espectadores participam da apuração esmerada da notícia e da reportagem emitidas pela chamada mídia colaborativa".


ID
2385790
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

À seleção de notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de divulgação chamamos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "Clipping - Serviço de recortes de jornais, de histórias, reportagens ou noticiários, sobre um assunto específico extraídos de jornais e revistas."

     

    Livro: Dicionário Multimídia: Jornalismo, Publicidade e Informática. José Guimarães Mello. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. p.262

  • PQP!  Cada uma...

    "Seleção" de notícias tá mais pra reunião de pauta, não tá não?

    "Compilação" (ou coisa parecida) de notícias é clipping.


ID
2385793
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A infografia

Alternativas
Comentários
  • Gênero jornalístico? 

  • Pois é. Achei muito estranho "gênero jornalístico" também. 

  • Também balancei no "gênero jornalístico", mas acertei.

     

    O que é um infográfico?

    Por info entendemos informação, e por gráfico entendemos imagem, ilustração etc. Dessa forma, podemos dizer que a arte da infografia é caracterizada por ilustrações explicativas sobre determinado tema. A partir dessa definição, confirmamos a popularidade desse gênero no meio jornalístico atual.

    Porém, esse gênero não ganhou destaque apenas nos meios de comunicação. Nas salas de aula, os infográficos auxiliam, com sucesso, nos processos de leitura, reflexão crítica e produção de textos.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

     

  • poxa...achei mal elaborada essa afirmação de "gênero jornalístico"...errei :(

  • Os colegas têm razão.

    Não se trata de um "gênero" mas de um recurso jornalístico.

  • Recurso gráfico que alia imagem e texto para permitir a compreensão de uma fenômeno complexo por públicos específicos. Em geral é usado para explicar o funcionamento de algo com fins didáticos, por isso os infográficos são comuns em livros escolares, manuais de aparelhos eletrônicos, guias e cartilhas.

    (...)

    Termo utilizado para identificar uma modalidade discursiva, ou subgênero do jornalismo informativo, no qual a presença indissociável de imagem e texto em uma construção narrativa permite a compreensão de um fenômeno específico como um acontecimento jornalístico ou o funcionamento de algo complexo ou difícil de ser descrito em uma narrativa textual convencional.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, pág. 248


ID
2385796
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O depoimento de pessoa ou pessoas que presenciaram um acontecimento ou que detêm alguma informação sobre o fato objeto da reportagem, gravado pelo repórter, visando à apuração da matéria para a televisão, é identificado no roteiro como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    "Sonora: termo que se usa para designar uma fala da entrevista. Exemplo: cortar uma sonora é escolher uma determinada fala de uma entrevista de uma pessoa para colocar no trecho exato da matéria editada."

     

    Livro: O texto na TV: manual de telejornalismo. Vera Íris Paternostro; colaboração de Eduardo Marotta. 2.ed., rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. p.220

  • Não entendi :(

  • Fernanda Carvalho, 

    Ao se redigir um roteiro (de notícia, reportagem ou documentário), utiliza-se jargões para determinar (indicar ao editor) a posição de diferentes elementos. Exemplo:


    CABEÇA: Bomba-atômica cai sobre Brasília e destrói o Congresso Nacional

    OFF: O clarão pôde ser visto pelos astronautas no espaço...

    PASSAGEM: Estamos a 3 km do ponto o onde a bomba caiu e daqui dá pra ver que...

    SONORA 1: (morador que assistiu à cena)

    SONORA 2: (mulher que perdeu a perna)

    SOBE-SOM: (pessoas correndo desesperadas)

    PÉ: Em nota oficial, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o artefato não era de fabricação norte-americana...

    Espero ter ajudado :)

     


ID
2385799
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relacione as colunas abaixo.
(1) Jornalismo praticado na web usando a convergência de texto, som e imagem.
(2) Ferramentas que permitem a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.
(3) Relato de uma série de fatos, a partir do fato mais importante ou interessante, e de cada fato, a partir doaspecto mais importante ou interessante, tendo como suporte a internet.
(4) Montagem de áudio, vídeo ou texto jornalístico para determinadas mídias.
(5) Transmissão de mídia, usualmente ao vivo, por meio dainternet.
( ) Mídias sociais
( ) Webjornalismo
( ) Edição
( ) Webcast
( ) Web notícia
A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • Mídias sociais: Ferramentas que permitem a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

    Webjornalismo: Jornalismo praticado na web usando a convergência de texto, som e imagem.

    Edição: Montagem de áudio, vídeo ou texto jornalístico para determinadas mídias.

    Webcast: Transmissão de mídia, usualmente ao vivo, por meio da internet.

    Web notícia: Relato de uma série de fatos, a partir do fato mais importante ou interessante, e de cada fato, a partir do aspecto mais importante ou interessante, tendo como suporte a internet. 


ID
2385802
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pelo fato de trabalhar com a imagem como forma narrativa da reportagem, o telejornalismo cria uma linguagem própria, em que podemos destacar características como
I o uso do registro coloquial, já que é um texto para ser dito;
II a forma rigorosa do discurso, em observância à norma culta, uma vez que a televisão, além de informativa, é educativa;
III a televisão prioriza a imagem, logo, a palavra fica em segundo plano e serve apenas como recurso para descrever o que a imagem mostra;
IV o uso de depoimentos de pessoas envolvidas no fato noticiado, na composição da matéria sonora e da reportagem.
V o uso do “ao vivo” na cobertura das notícias para televisão, que reforça o emprego da imagem espetacular.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas

ID
2385805
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, em especial o surgimento da internet, o uso dosistema World Wide Web tem como consequência o surgimento de um jornalismo que usa texto, imagem esom em tempo real em diferentes meios, como sites, blogs, vídeos, plataformas digitais, etc. A este fenômeno,que interfere nos modos de produção da comunicação e, em especial, do jornalismo, chamamos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     

    "Convergência - Aproximação dos setores de produção de conteúdo comunicacional (televisão, cinema, rádio), distribuição (telecomunicações) e tecnologias da informação, permitindo que textos, sons e imagens possam ser transmitidos, manipulados e armazenados em diversos sistemas integrados."

     

    Livro: Dicionário da Comunicação. Ciro Marcondes Filho. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2014.

  • Nãooooooooooooooooo gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


ID
2385808
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo

A assessoria de imprensa se caracteriza como importante canal de divulgação de empresas e instituições. Na atualidade, este papel se ampliou para o uso das tecnologias digitais, aumentando os canais de comunicação da empresa ou instituição com o seu público. Pode-se dizer que
I o assessor de imprensa tem como função primordial publicar notícias valiosas sobre a sua empresa em jornais, portais de notícias e redes sociais e não permitir pautas negativas, mesmo se forem fatos;
II uma das tarefas da assessoria de imprensa é gerenciar as crises, no caso de fatos negativos sobre a empresa ou instituição. Para isto, elabora planos de ação para resolver um determinado problema de comunicação, como um escândalo político, por exemplo.
III são atividades de rotina das assessorias de imprensa o levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação, organizados a partir da leitura, o acompanhamento e a seleção das notícias que interessam ao assessorado, conhecido como briefing;
IV é típico das assessorias de imprensa, de modo geral, elaborar planos de assessoria de imprensa que atendam às questões de comunicação das empresas e instituições;
V a assessoria de imprensa facilita a relação entre o seu cliente - empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os veículos de comunicação. Cabe às assessorias, grosso modo, orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade, o que não interessa e o que deve, ou não, ser divulgado.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas

ID
2385811
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a comunicação pública podemos afirmar que
I seu conceito surgiu nos anos de 1970, ligado a ações governamentais com o objetivo de controlar a informação. No período da ditadura militar, foi criado o Sistema de Comunicação Social com interesse na censura e propaganda.
II trata do discurso e da ação de governos, partidos e seus agentes na busca de formação da opinião pública em relação a ideias ou atividades que tenham a ver com poder político, principalmente aqueles relacionados a eleições.
III tornou-se, no século XX, o mais importante instrumento de comunicação de interesse público para aqueles que atuam no terceiro setor, no governo, na iniciativa privada e no ensino de comunicação.
IV trata da interação e do fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo. A comunicação pública inclui tudo o que diga respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, a partidos políticos, ao terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas.
V A existência de recursos públicos ou de interesse público tipifica a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • A  Comunicação  Pública  é  a  circulação  de  informação  no  meio  social  entre Estado,  governo  e  sociedade,  sobre  temas  de  interesse  coletivo.  É  próprio  das sociedades  democráticas,  pois  é  uma  comunicação  imbuída  de  espírito  público não  gerada  para  defender  interesses  corporativos,  empresariais  ou  setoriais, ainda  que  emitida  por  grandes  corporações  ou  entidades  de  governo,  mas, sim,  interessada  em  disseminar  informação  de  interesse  coletivo.  É  a possibilidade  de  informação  e  debate  que  se  dá  na  esfera  pública  sobre  temas de  interesse  coletivo,  partindo  de  entidades  públicas  ou  privadas de  entidades  públicas  ou  privadas  (primeiro, segundo  ou  terceiro  setor ndo  ou  terceiro  setor  –  por  exemplo:  governo,  empresas  e  ONGs, por  exemplo:  governo,  empresas  e  ONGs, respectivamente). 

    Características da Comunicação Pública 

    ¤ O compromisso  em  privilegiar  o  interesse  público  em  relação  ao  interesse individual  ou  corporativo; 

    ¤ Centralizar  o  processo  no  cidadão;

    ¤ Tratar  a  comunicação  como  um  processo  mais  amplo  do  que  informação ;

    ¤ Adaptar  instrumentos  às  necessidades,  possibilidades  e  interesse  dos públicos  

    ¤ Assumir a complexidade da comunicação, tratando-acomo um todo.

    Categorias da Comunicação 

    > Institucionais  – ligadas  à  projeção  de  imagem  e  à  consolidação  da identidade  (acompanha  o  desenvolvimento  de  políticas  e  o funcionamento  das  organizações;

    > De  gestão  – ligado  ao  processo  decisório  de  ações  de  interesse público;

    > De  utilidade  pública  – buscam  informar,  mobilizar,  prevenir  ou alertar  a  população  para  temas  de  seu  interesse;

     >De interesse  privado  – que  dizem  respeito  à  vida  particular  do cidadão  ou  de  empresas  e  instituições;

     > Mercadológicos  –  ligada  à  produtos  e  serviços  num  mercado  de concorrências; 

     > De  prestação  de  contas  –  dando  explicações  sobre  decisões políticas  e  de  uso  de  recursos  públicos;

    > Dados  públicos – sob  controle  do  estado e  que  dizem  respeito  à toda  a  sociedade  e  seu  funcionamento  (jurisprudência,  documentos toda  a  sociedade  e  seu  funcionamento  (jurisprudência,  documentos históricos,  legislação,  normas  e  afins).

     

    FONTES. Duarte2009