SóProvas



Prova UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Contador


ID
2450206
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional no Serviço Público, a moralidade da Administração Pública

Alternativas
Comentários
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Legalidade + Finalidade = Moralidade

     

    [Gab. D]

     

    bons estudos 

  • DECRETO Nº 1.171/1994, III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Gabarito letra D)

    Moralidade é FILE = FInalidade+LEgalidade.

  • GABARITO:D


    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


    Das Regras Deontológicas


    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.


    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. [GABARITO]


    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

     

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.


    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • a) relaciona-se exclusivamente com os conceitos de legalidade e ilegalidade. 

    b) limita-se à distinção entre o bem e o mal.

    c) não necessariamente redunda na ideia de que o fim é sempre o bem comum.

    d) consolida-se pelo equilíbrio entre a legalidade e a finalidade. 

  • Legalidade + Finalidade = Moralidade.


ID
2450209
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Configura-se improbidade administrativa

Alternativas
Comentários
  •         Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

  • Gabarito letra a).

     

     

    a) "Para que o terceiro seja responsabilizado pelas sanções da Lei n.°8.429/92 é  indispensável que seja identificado algum agente público como autor da prática do ato de improbidade. Assim, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

     

    * Portanto, a presença do agente público é requisito indispensável para a caracterização de ato de improbidade administrativa. Sem a sua participação, não há ato de improbidade administrativa.

     

    Fonte: http://www.dizerodireito.com.br/2014/03/nao-e-possivel-ajuizar-acao-de.html

     

     

    b) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o dano ao erário, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou importem enriquecimento ilícito podem ser concretizados sem a lesão ao erário.

     

    * DICA: RESOLVER A Q484645.

     

     

    c) Para que ocorra improbidade administrativa, não é imprescindível o enriquecimento ilícito, pois os atos que atentam contra os princípios da Administração Pública ou causem prejuízo ao erário podem ser concretizados sem a o enriquecimento ilícito.

     

     

    d) Há outros atos de improbidade administrativa independentemente de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Logo, a expressão "somente" torna a assertiva errada.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sujeitos ativos dos atos de probidade

     

    ·         Agente público, ainda que transitoriamente ou sem remuneração. Inclui agentes políticos

    ·         Terceiro que induza ou concorra para a prática de ato de improbidade (deve haver participação de agente público)

  • Correta, A

    De forma bem objetiva:

    Terceiro (que não é agente público) que induza ou concorra para a prática de ato de improbidade só será responsabilizado por Improbidade Administrativa se haver participação de agente público.

    Isto porque, o sujeito ativo do ato de improbidade é o agente público, que detém, de alguma forma, a ''coisa pública''.

  • Gabarito: C

     

    Segundo o STJ, não é possível a propositura de ação de improbidade exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda (STJ, REsp 1.171.017/PA, 25/2/2014, Info 535).

  • botar o "somente" em todas lascou quem elimina por esses termos.  questao maliciosa! rs

  • Sem o Agente Publico não tem como fazer nada ... sempre precisa dele pra dar uma "maozinha" no processo kakakakaka

  • Analisemos cada assertiva:

    a) Certo:

    É firme o entendimento doutrinário, seguido pela jurisprudência, na linha de que não é possível que um particular cometa sozinho um ato de improbidade administrativa. Dito de outro modo, sempre deverá estar presente um agente público, seja cometendo diretamente a ilicitude, seja dela participando em maior ou menor medida.

    Neste sentido, o teor do art. 3º da Lei 8.429/92, já com a redação dada pela recente Lei 14.230/2021:

    "Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade."  

    Note-se que se o particular induz, não é ele que comete, diretamente, o ato de improbidade, e sim o agente público. Da mesma forma, se o particular concorre, está claro que não o comete sozinho, sendo necessária, novamente, a presença concomitante do agente público.

    Consolidando este entendimento, o STJ editou o enunciado n.º 8 em sua coletânea "Jurisprudência em Teses", edição n.º 38, que abaixo transcrevo:

    "8) É inviável a propositura de ação civil de improbidade administrativa exclusivamente contra o particular, sem a concomitante presença de agente público no polo passivo da demanda."

    Logo, correta esta opção.

    b) Errado:

    Não é verdade que a improbidade dependa, necessariamente, da existência de lesão ao erário. Esta é apenas uma das espécies de atos de improbidade, ao lado dos atos geradores de enriquecimento ilícito e dos atos atentatórios a princípios da administração pública.

    c) Errado:

    De novo, os atos geradores de enriquecimento ilícito constituem uma das espécies de atos ímprobos, mas não os únicos, razão pela qual é equivocado pretender restringir o cometimento de tal ilicitude apenas se houver indevido acréscimo patrimonial pelos sujeitos ativos.

    d) Errado:

    A conduta aqui referida era prevista como uma das possibilidades de prática de ato violador de princípios da administração pública, vale dizer, no art. 11, II, da Lei 8.429/92. A assertiva, claramente, já se encontra incorreta, porquanto havia várias outras possibilidade de cometimento desta mesma espécie de ato ímprobo, para além das demais espécies, previstas nos arts. 9º e 10. Atualmente, o inciso II foi revogado pela recente Lei 14.230/2021, de sorte que, com ainda maior razão, esta opção se mostra incorreta, uma vez que deixou de ser tipificada como hipótese de ato de improbidade administrativa.


    Gabarito do professor: A

  • Atualização: 2021

    Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.     

    Parágrafo único. .      

    § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais.      

    § 2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente.       

    § 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.        

    § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.       

    § 5º Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.        

    § 6º Estão sujeitos às sanções desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de entes públicos ou governamentais, previstos no § 5º deste artigo.        

    § 7º Independentemente de integrar a administração indireta, estão sujeitos às sanções desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra no seu patrimônio ou receita atual, limitado o ressarcimento de prejuízos, nesse caso, à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.        

    § 8º Não configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência, ainda que não pacificada, mesmo que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário. 


ID
2450212
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) da UFU recebeu denúncia anônima, segundo a qual determinado servidor estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita. Diante de tal situação, e conforme a Lei do Processo Administrativo no âmbito federal, a COPSIA

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b).

     

    Seguem alguns jugados e trechos que explicam essa questão:

     

     

    Não pode a Administração, como é óbvio, instaurar o processo administrativo disciplinar contra servidor com base única e exclusiva nas imputações feitas em denúncias anônimas, sendo exigível, no entanto, conforme enfatizado, a realização de um procedimento preliminar que apure os fatos narrados e a eventual procedência da denúncia”.

     

    "“Não é condição indispensável para iniciar a averiguação a devida qualificação do denunciante, porquanto* o que realmente importa é o conteúdo da denúncia (relevância e plausibilidade), que deve conter elementos capazes de justificar o início das investigações por parte da Administração Pública”.

     

    PORQUANTO = PORQUE (CAUSAL/EXPLICATIVA)

     

    ** Portanto, a Administração Pública não pode instaurar o processo administrativo disciplinar contra servidor com base única e exclusiva nas imputações feitas em denúncias anônimas. Porém, nesse caso, se a Administração verificar a plausibilidade dos elementos capazes de justificar o início das investigações (procedimento preliminar), ela poderá instaurar o processo administrativo disciplinar.

     

     

    Fonte: http://www.conjur.com.br/2016-ago-23/araceli-rodrigues-denuncia-anonima-iniciar-processo-administrativo

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • A) ERRADO - O STF e o STJ entendem que é possível a abertura de PAD decorrente de denúncia anônima desde que exista alguma apuração prévia.

     

    B) CERTO - Artigo 143/8112 - A autoridade que tiver ciência de irregularidade no seriço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância OU processo administrativo disciplinar.

     

    C) ERRADO - Exclusivamente não! É necessária alguma apuração prévia.

     

    D) ERRADO - A UFU possui competência para investigar seus servidores.

     

     

  • Ora, se a lei diz "é obrigada", e a alternativa B diz "poderá", não há uma incongruência?

  • A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    LEi 8112 =  art 143

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Disciplinar da lei 8.112/90 e apresentou uma situação de denúncia anônima sobre servidor que estava se valendo do cargo para obter vantagem financeira ilícita, questionando se nesse caso seria possível a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD):

    A) ERRADA. Em que pese o art. 5º, IV da Constituição Federal realmente vedar o anonimato (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”), isto não impede a abertura de PAD, existindo inclusive uma súmula contendo tal permissivo. É a Súmula 611 do STJ, aprovada em 09/05/2018 e publicada em 14/05/2018: “Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, É PERMITIDA A INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM BASE EM DENÚNCIA ANÔNIMA, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    B) CERTA. É A RESPOSTA. É possível a abertura de PAD nesse caso por força do que dispõe o art. 143 da lei 8.112/90: “A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público É OBRIGADA A PROMOVER A SUA APURAÇÃO IMEDIATA, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.”

    C) ERRADA. Embora seja possível a abertura de PAD com base em denúncia anônima, esta não pode ser o fundamento EXCLUSIVO do processo, sendo necessária apuração prévia, nos termos da Súmula 611 do STJ: DESDE QUE DEVIDAMENTE MOTIVADA E COM AMPARO EM INVESTIGAÇÃO OU SINDICÂNCIA, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.”

    D) ERRADA. A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Por isso mesmo, possui competência para investigar seus servidores, sendo aplicável aos mesmos as disposições da lei 8.112/90.

    GABARITO: LETRA “B”

  • É fato que, como regra geral, as representações dirigidas à Administração Pública, em ordem a noticiar a ocorrência de ilegalidades, devem identificar a pessoa de quem as oferece, o que tem fundamento no art. 6º, II, III e V da Lei 9.784/99:

    "Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    (...)

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

    (...)

    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante."

    No entanto, não é menos verdade aduzir que, mesmo no caso das assim chamadas "denúncias anônimas", o entendimento prevalente é firme no sentido de que a Administração, caso disponha de elementos suficientes a respaldar a notícia do ilícito, tem o poder-dever de agir, de modo a promover a apuração das ilegalidades levadas a seu conhecimento. É possível, ainda, que, a partir da notícia anônima, adote providências tendentes a apurar minimamente as informações, e, em sendo confirmadas, legitime-se a posterior instauração de processo administrativo disciplinar.

    A propósito do tema, da jurisprudência do STF, confira-se:

    "RECURSO EXTRAORDINÁRIO – ANONIMATO – VEDAÇÃO IMPOSTA PELO PRÓPRIO TEXTO CONSTITUCIONAL (CF, ART. 5º, IV, “in fine”) – COMPREENSÃO DO DIREITO À LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO – DELAÇÃO ANÔNIMA – POSSIBILIDADE, DESDE QUE SATISFEITOS OS REQUISITOS QUE A AUTORIZAM – DOUTRINA – PRECEDENTES – RECUSA ESTATAL EM RECEBER PEÇAS CONSUBSTANCIADORAS DE DENÚNCIA ANÔNIMA, PORQUE AUSENTES AS CONDIÇÕES DE SUA ADMISSIBILIDADE – LEGITIMIDADE DESSE PROCEDIMENTO – RESOLUÇÃO CNJ Nº 103/2010 (ART. 7º, III) – DECISÃO QUE SE AJUSTA À JURISPRUDÊNCIA PREVALECENTE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – CONSEQUENTE INVIABILIDADE DO RECURSO QUE A IMPUGNA – SUBSISTÊNCIA DOS FUNDAMENTOS QUE DÃO SUPORTE À DECISÃO RECORRIDA – SUCUMBÊNCIA RECURSAL – MAJORAÇÃO DA VERBA HONORÁRIA – PRECEDENTE (PLENO) – NECESSÁRIA OBSERVÂNCIA DOS LIMITES ESTABELECIDOS NO ART. 85, §§ 2º E 3º DO CPC – AGRAVO INTERNO IMPROVIDO. PERSECUÇÃO ADMINISTRATIVO-DISCIPLINAR E DELAÇÃO ANÔNIMA – As autoridades públicas não podem iniciar qualquer medida de persecução administrativo-disciplinar (ou mesmo de natureza penal) cujo único suporte informativo apoie-se em peças apócrifas ou em escritos anônimos. É por essa razão que escritos anônimos não autorizam, desde que isoladamente considerados, a imediata instauração de “persecutio criminis” ou de procedimentos de caráter administrativo-disciplinar. – Nada impede, contudo, que o Poder Público, provocado por delação anônima, adote medidas informais destinadas a apurar, previamente, em averiguação sumária, “com prudência e discrição”, a possível ocorrência de eventual situação de ilicitude disciplinar e/ou penal, desde que o faça com o objetivo de conferir a verossimilhança dos fatos nela denunciados, em ordem a promover, então, em caso positivo, a formal instauração da concernente persecução, mantendo-se, assim, completa desvinculação desse procedimento estatal em relação às peças apócrifas. – Reveste-se de legitimidade jurídica a recusa do órgão estatal em não receber peças apócrifas ou “reclamações ou denúncias anônimas”, para efeito de instauração de procedimento de índole administrativo-disciplinar e/ou de caráter penal (Resolução CNJ nº 103/2010, art. 7º, inciso III), quando ausentes as condições mínimas de sua admissibilidade.
    (RE-AgR 1193343, rel. Ministro CELSO DE MELLO, Segunda Turma, Sessão Virtual de 22.11.2019 a 28.11.2019)

    No mesmo sentido, outrossim, é ler:

    "AGRAVO INTERNO NO RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. DIREITO ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. SERVIDOR PÚBLICO. DEMISSÃO. UTILIZAÇÃO DO CARGO PARA INDEVIDO PROVEITO PESSOAL E IMPROBIDADE. OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE DA PENA APLICADA. ALEGAÇÃO DE AUSÊNCIA DE DOLO. NECESSIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA. INCOMPATIBILIDADE COM A VIA MANDAMENTAL. AUSÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO. NEGADO SEGUIMENTO AO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. AGRAVO INTERNO DESPROVIDO. 1. O poder-dever de autotutela da Administração Pública impõe ao administrador a apuração de irregularidade praticada por servidor, ainda que a notícia advenha de denúncia anônima. Precedentes. 2. O art. 132, IV, da Lei 8.112/1990, que disciplina a demissão do servidor que incorre em ato de improbidade administrativa, faz remissão às condutas tipificadas na Lei 8.429/1992, razão pela qual, nessa qualidade, podem ser processadas e punidas pela Administração Pública. Precedentes. 3. A via estreita do Mandado de Segurança não permite o exame da alegação de ausência de dolo na conduta praticada, em razão da necessidade de reexame do conjunto fático-probatório. 4. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é firme no sentido da desnecessidade de descrição pormenorizada das irregularidades em apuração na portaria de instauração de processo administrativo, providência que somente se impõe em momento posterior, qual seja, o do indiciamento do servidor. Precedentes. 5. Agravo interno DESPROVIDO."
    (RMS-AgR 3417, rel. Ministro LUIZ FUX, Primeira Turma, Sessão Virtual de 8.5.2020 a 14.5.2020)

    Firmadas as premissas teóricas acima, analisemos as opções:

    a) Errado:

    Assertiva em franca rota de colisão com a jurisprudência do STF, que admite, sim, a abertura de processo administrativo disciplinar, desde que existam elementos probatórios suficientes a subsidiar a acusação de ilegalidade.

    b) Certo:

    Esta proposição se mostra em sintonia com os fundamentos anteriormente expendidos, de maneira que não contém erros.

    c) Errado:

    Como visto, não basta a denúncia anônima, uma vez que devem existir subsídios probatórios suficientes a respaldar o cometimento da infração, de maneira a legitimar a instauração do regular processo administrativo disciplinar.

    d) Errado:

    A entidade administrativa ostenta competência para apurar a prática de infrações funcionais cometidas por seus próprios servidores, o que revela o desacerto óbvio deste item.


    Gabarito do professor: B


ID
2450215
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tabela a seguir apresenta uma lista de recursos e uma de descrições, relacionadas com o Sistema Operacional MS Windows 7.

Recurso

I. Grupo Doméstico

II. Registro

III. Central de Ações

IV. Controle de Conta do Usuário


Descrição

( ) Gerencia as configurações do firewall, o Windows Update, as configurações do software anti spyware, a segurança da Internet. Também monitora as configurações de manutenção do computador e fornece links para soluções de problemas.

( ) Impede que programas potencialmente perigosos façam alterações no computador, notificando antes que sejam feitas alterações no computador que exijam uma permissão no nível de administrador.

( ) Armazena informações importantes sobre hardware do sistema, programas instalados e configurações, além de perfis de cada uma das contas de usuário no computador.

( ) Permite o compartilhamento de documentos, impressoras, imagens, músicas e vídeos com outras pessoas na rede doméstica.

Correlacione os recursos com as descrições e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • I. Grupo Doméstico:  Permite o compartilhamento de documentos, impressoras, imagens, músicas e vídeos com outras pessoas na rede doméstica. 

    II. Registro: Armazena informações importantes sobre hardware do sistema, programas instalados e configurações, além de perfis de cada uma das contas de usuário no computador. 

    III. Central de Ações:  Gerencia as configurações do firewall, o Windows Update, as configurações do software anti spyware, a segurança da Internet. Também monitora as configurações de manutenção do computador e fornece links para soluções de problemas.

    IV. Controle de Conta do Usuário:  Impede que programas potencialmente perigosos façam alterações no computador, notificando antes que sejam feitas alterações no computador que exijam uma permissão no nível de administrador.

  • d)

    III, IV, II e I.  

  • O MS-Windows 7 possui um componente que tem por finalidade ajudar a manter o controle do computador, por meio de uma autorização solicitada ao usuário caso algum software tente realizar alguma alteração no sistema que é o UAC – Controle de contas de usuários (Q813996).


ID
2450218
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir, relacionadas ao uso da aplicação MS Word 2007. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "Estilos rápidos são combinações de diferentes opções de formatação e são exibidos em uma miniatura nas diversas galerias de Estilos rápidos. Quando você coloca o ponteiro do mouse sobre uma miniatura de Estilo rápido, pode ver como o Estilo rápido afeta seu elemento gráfico ou forma SmartArt."

    Creio que o erro da alternativa está em dizer que este tipo de formatação dá uma aparência profissional ao texto

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Aplicar-ou-alterar-um-Estilo-R%C3%A1pido-nas-formas-c5588795-b6d8-4136-b9ee-bd3283b0b06b

  • Para mim, o gabarito dessa questão está errado, o correto seria a letra A e não B, porque para adicionar marca d'água de texto em um documento, o usuário deverá acessar a guia “Design” e não "Layout da Página". Alguém entendido de informática comente, por favor.

  • Word 2013 >>> Design
    Word 2007 >>> Layout

  • a) Correta: Para acessar as opções de adicionar marca d'água de texto em um documento, o usuário deverá acessar a guia “Layout da Página”, grupo “Plano de Fundo da Página” e selecionar o item “Adicionar Marca d'água”. 

     

    b) Errada: GABARITO. Para formatar um documento inteiro e dar uma aparência profissional e moderna, o usuário deve fazer uso do recurso “Estilo rápido”, que possui um conjunto de opções de formatação, cores, fontes e, também, um conjunto de efeitos.

    Não tinha notado erro algum nessa alternativa.

    Ao consultar a o word observei que o nome desse grupo/recurso é apenas "Estilo" e não "Estilo rápido" . Concordo com a colega Amanda que o erro pode estar em dizer que esse tipo de formatação dá uma aperência profissional. Contudo essa afirmação é subjetiva e poderia demandar recurso.

     

    c) Correto: O recurso denominado “macro” é uma série de comandos e instruções agrupadas em um único comando para realizar uma tarefa automaticamente. 

    Confesso que achei ser esse o gabarito. Então recorri ao google para consultar a definição de macro

    Macros de teclado ou mouse permitem que sequências curtas de teclas pressionadas ou ações do mouse substituam longas sequências de comandos, automatizando tarefas repetitivas. São os famosos atalhos.

     

    d) Correto: Para verificar a ortografia e gramática de um documento, o usuário pode acionar o recurso através da guia “Revisão”, grupo “Revisão de Texto”, selecionar o item “Ortografia e Gramática”, ou pode pressionar a tecla de função F7. (mais um macro para gravar)

  • Word 2016 - Guia Design --> marca d'agua.

  • Grupo Macros
    Permite a manipulação de macros. Macro é o nome dado a um pequeno programa (conjunto de comandos listados em ordem sequencial) usado para automatizar tarefas no Word. Uma macro pode fazer desde formatação automática (como aplicação de vários efeitos simultaneamente) até a construção inteira de documentos, tabelas, índices etc.

     

    Estilos Rápidos
    Este comando (na forma de uma “letra A com um pincel”), dá acesso à galeria de estilos rápidos (a mesma que aparece na guia Página Inicial, no grupo Estilo). Um clique aqui já abrirá a galeria de estilos!

     

    Grupo Plano de Fundo da Página
    -> Marca D’água
    Insere um texto (ou figura) bem transparente atrás do texto do documento (em todas as páginas do documento)

     

    Ortografia e Gramática
    Mesmo recurso amplamente conhecido de versões anteriores do Word. Vasculha o texto à procura de erros gramaticais (marcados em verde) e ortográficos (em vermelho). Assim como nas versões anteriores, esse comando é acessado pela tecla de atalho F7.

     

    Prof João Antônio Carvalho
     

  • Gabarito: letra B.

    Um tema é uma forma rápida e fácil de dar uma aparência profissional e moderna a um documento inteiro do 2007 Microsoft Office System. Um tema de documento é um conjunto de opções de formatação que inclui uma série de cores do tema, fontes do tema (incluindo fontes de texto do título e do corpo) e efeitos do tema(incluindo linhas e efeitos de preenchimento).

    (Não estilo rápido como a questão diz).

  • Fiz pelo word 2013....me lasquei

    2013 guia design. Segue o baile.


ID
2450221
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS Word 2007, é possível realizar tarefas rapidamente usando atalhos de teclado — uma ou mais teclas são pressionadas simultaneamente para realizar uma determinada ação. A tabela a seguir apresenta alguns atalhos de teclado e suas ações correspondentes.

Atalhos

I. Ctrl + A

II. Ctrl + Alt + I

III. Ctrl + Alt + F

IV. Ctrl + Alt + M


Ações

( ) Inserir comentário.

( ) Selecionar o conteúdo de todo o documento.

( ) Entrar ou sair do modo de visualização de impressão.

( ) Inserir uma nota de rodapé em um documento.

Correlacione os atalhos com as ações e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • CTRL + A = abrir

    CTRL + ALT + I = visualizador de impressão, mas não tem como fechá-lo utilizando esse atalho

    CTRL + ALT + F = Inserir uma nota de rodapé em um documento.

    CRTL + M = Recuo de parágrafo

    CTRL + T= Selecionar o conteúdo de todo o documento

    .

    CTRL + ALT + M = Pelo menos no word 2013, não faz nada, quem souber me corrija, por favor!


ID
2450227
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao MS Excel 2007, marque V, se a afirmativa for Verdadeira, ou F, se a afirmativa for Falsa.

( ) No MS Excel 2007, o arquivo aberto é chamado de planilha. Cada planilha é constituída de 1 ou mais pastas de trabalho, onde são inseridos os dados.

( ) Para inserir frações, deixe um espaço entre o número inteiro e a fração. Por exemplo, 0 1/5. Se você digitar 1/5, sem o zero, o Excel interpretará como uma data.

( ) Se você digitar um número entre parênteses, o Excel interpretará como sendo um número negativo, por exemplo, (100) será interpretado como -100.

( ) A Caixa de Nome mostra o conteúdo da célula ativa.

( ) Para excluir a formatação de uma célula, seleciona-se a guia “Início”, grupo “Edição”, seleciona-se o item “Limpar” e, em seguida, clica-se em “Limpar Formatos”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     PASTA DE TRABALHO é o nome do arquivo criado no Excel 7.0. que é composta de 1 planilha. mas podem ser acrescentadas mais planilhas. onde são inseridos os dados.

    A Caixa de Nome mostra a célula que estiver ativa, e não seu conteúdo.

  • GABARITO D

     

    Quando você abre um arquivo de planilhas, na verdade você abre uma pasta, e lá dentro, depois de aberto é que você poderá utilizar as planilhas, que são aquelas abinhas embaixo.

     

     

    --

  • Fiquei na dúvida entre a D e a B. O que eu não sabia era que, ao colocar um número entre parênteses no EXCEL, ele interpretava esse número como negativo. Ou, tirando do exemplo da questão, (100) = -100. Bons estudos.

  • ( F ) No MS Excel 2007, o arquivo aberto é chamado de planilha. Cada planilha é constituída de 1 ou mais pastas de trabalho, onde são inseridos os dados.

     

    R: Os conceitos centrais estão trocados, quando se abre uma "PASTA DE TRABALHO" do excel é lá dentro dela que encontramos uma "PLANILHA", ao passo que podemos adicionar mais planilhas ou já ter elas que virão com o nome sequencial de "plan 1, plan 2, plan 3". 

    ---------------------------------------------------------------------------- = ------------------------------------------------------------------------------------------

    ( V ) Para inserir frações, deixe um espaço entre o número inteiro e a fração. Por exemplo, 0 1/5. Se você digitar 1/5, sem o zero, o Excel interpretará como uma data.

     

    R:

    1/5 = 1/ mai (na célula), na barra de fórmulas aparecerá 01/05/2017;

    0 1/5 = 1/5 (na célula), na barra de fórmulas aparecerá 0,2, tendo em vista que o correto é digitar "zero mais espaço e depois a fração".

    ----------------------------------------------------------------------------- = --------------------------------------------------------------------------------------------

    ( V ) Se você digitar um número entre parênteses, o Excel interpretará como sendo um número negativo, por exemplo, (100) será interpretado como -100.

     

    R: 

    Digitar "-100" dentro de uma célula dará o valor de "Fração" ao conteúdo que consta dentro dela e teremos por exemplo em uma soma de números negativos um resultado negativo;

     

    Digitar "(100)" dará o valor de "Geral" e da mesma valor negativo ao conteúdo.

    Portanto, o que diferencia uma ação da outra é o a atribuição que constará no grupo NÚMERO da guia PÁGINA INICIAL, consequentemente o resultado da soma de uma "fração" com um número "geral" será tido exemplificado como uma fração.

    ---------------------------------------------------------------------------- = ----------------------------------------------------------------------------------------------

    ( F ) A Caixa de Nome mostra o conteúdo da célula ativa.

     

    R: a caixa de nome demonstra a célula ativa e não o conteúdo, pode também mostrar, quando se clica e arrasta, a QUANTIDADE de [ LINHAS x COLUNAS ], respectivamente;

     

    A barra de fórmulas é que demonstra o conteúdo da célula ativa. 

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------- = -----------------------------------------------------------------

    ( V ) Para excluir a formatação de uma célula, seleciona-se a guia “Início”, grupo “Edição”, seleciona-se o item “Limpar” e, em seguida, clica-se em “Limpar Formatos”.

     

    R: o símbolo fica no canto superior direito, último grupo da guia "Início" e se parece com o desenho de uma BORRACHA, ainda temos as seguintes opções:

    Limpar TUDO;

    Limpar FORMATOS;

    Limpar CONTEÚDOS

    Limpar COMENTÁRIOS;

    Limpar HIPERLINKS.

     

    *Galera, estou me guiando pelo excel 2010, pois é a versão mais parecida que tenho do 2007. Espero ter ajudado.

     

    "Who dares wins", SAS.

  • Questãozinha fdp...

  • Gabarito D

  • As questões de informática dessa banca é o capeta.


ID
2450230
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações, a seguir, relacionadas com a segurança da informação, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Gab C. A descrição refere-se não ao adware e sim, ao keylogger.

  • Keyloggers - Captura o teclado e o que o usuário digita. 

    Adware- Programa gratuito que espalha propagandas pelo o computador. 

  • Gab. C

     

    Keylogger é um Spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Adware é um Spyware projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

     

    LEIAM A CARTILHA DE SEGURANÇA PARA INTERNET, É ÓTIMA!

    Fonte:

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • cabe recurso nessa merda

     

  • ADWARE ANÚNCIO.

  • ADWARE ANÚNCIO

  • Examinador Desgraçado Obrigada pela DIca!   top top ;)

  • Eu não podia ter errado essa

  • ADWARE ANÚNCIO

  • GABARITO C

    Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar. 

    Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digitascreenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.

    ____________________________________________________________________________

    Phishing (em inglês corresponde a “pescaria”), tipo de ataque que tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.

    ____________________________________________________________________________

     Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. 

    ____________________________________________________________________________

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    bons estudos

  • Desde quando os Worms podem "alterar seu próprio conteúdo para não serem identificadas"???????????

    Se alguém tiver uma fonte e puder me mandar por mensagem, agradeço!!


ID
2450233
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A transgressão de preceito ao Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12 A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

    I – advertência reservada;

    II – censura reservada;

    III – censura pública.

  • Complementando os estudos:

     

    § 1º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:
    I – ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional;
    II – ausência de punição ética anterior;
    III – prestação de relevantes serviços à Contabilidade.


    § 2º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes:
    I – Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade;
    II – punição ética anterior transitada em julgado.


    Art. 13 O julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceitos do Código de Ética incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionarão como Tribunais Regionais de Ética e Disciplina,

    - facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de quinze dias para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condição de Tribunal Superior de Ética e Disciplina.

     

    § 1º O recurso voluntário somente será encaminhado ao Tribunal Superior de Ética e Disciplina se o Tribunal Regional de Ética e Disciplina respectivo mantiver ou reformar parcialmente a decisão.

     

    § 2º Na hipótese de CENSURA PÚBLICA o Tribunal Regional de Ética e Disciplina deverá recorrer ex officio de sua própria decisão.

     

    § 3º Quando se tratar de denúncia, o Conselho Regional de Contabilidade comunicará ao denunciante a instauração do processo até trinta dias após esgotado o prazo de defesa.


ID
2450236
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

É dever do Profissional da Contabilidade, segundo o Código de Ética Profissional do Contador (CEPC):

Alternativas
Comentários
  •  a) Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe. [ERRADA]

    (Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade)

     

    b) Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo. [CORRETA]

    Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade: 

    [...]

    III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos 
    serviços a seu cargo;
    [...]

     

     c) Valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.  [ERRADA]

    (Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade)

     

     d) Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.  [ERRADA]

    (Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade)


ID
2450239
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que contém somente características qualitativas que devem ser incluídas nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Segundo a Estrutura Conceitual Aplicada ao Setor Público, as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são:


     Relevância;
     Representação Fidedigna;
     Compreensibilidade;
     Tempestividade;
     Comparabilidade; e
     Verificabilidade

  • FI RE na TV CO CO

ID
2450242
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, assinale a alternativa que NÃO corresponde às bases de mensuração para os ativos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Conforme ensina o professor Gilmar Possati: 

     

    "...as seguintes bases de mensuração para os ativos são identificadas e discutidas à luz da informação que fornecem sobre o custo de serviços prestados, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, além da extensão na qual fornecem informação que satisfaça
    as características qualitativas:


    a) custo histórico; (A)
    b) valor de mercado (B);
    c) custo de reposição ou substituição;
    d) preço líquido de venda (C);
    e) valor em uso."
     


ID
2450245
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma finalidade básica da contabilidade e uma técnica contábil, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    Finalidade:

    1) Controlar o patrimônio;

    2) Fornecer informações úteis para a tomada de decisão.
     

    Técnicas contábeis (orientação controle e registro).

    1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.

    2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.

    3) Auditoria: técnica contábil para verificar a integridade dos registros contábeis.

    4) Análise de balanço: decomposição, comparação e  intepretação dos itens do patrimônio

    bons estudos

  • Economia = Planeja;

    Administração = Executa;

    Contabilidade = Controle;

  • Controle não seria uma função?

  • Finalidade:

    FOCO

    FOrnecer informações úteis para a tomada de decisão 

    COntrolar o patrimônio

     

    Técnica:

    E ELA A ANA!

    Escritura  ELAboração de doc.  Auditoria  ANAlise dos doc.

     

    Bons Estudos!

     

     


ID
2450248
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quando se fala em usuários da contabilidade, pode-se listar uma gama considerável deles, porém, quando se fala em ramificações da contabilidade, estas se resumem a basicamente duas: Contabilidade para Usuários externos (Contabilidade Financeira) e Contabilidade para Usuários Internos (Contabilidade Gerencial). Com base nesta premissa, assinale a alternativa que relaciona corretamente o usuário e o tipo de contabilidade de que ele prioritariamente necessita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Contabilidade Gerencial = contabilidade voltada para usuários internos
    Contabilidade Financeira = contabilidade voltada para o usuário externo

    Quantos aos usuários:
    1 - público interno - os administradores, gestores, e os acionistas ou sócios controladores;
    2 - público externo - os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo, entre outros.

    bons estudos

  • Contalidade Gerencial ( temos usuários Internos

    Contabiidade Financeira ( Temos usuários externos).

     

    Temos dois tipos de Usuários:

    a) Público Interno...........(Os administradores, GESTORES, e os acionistas, ou sócios controladores).

    b) Público Externo......( Os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo....).

     

     

  • A questão já foi perfeitamente comentada por Renato. 

       Mas gostaria de destacar, que não é pelo fato do acionista por definição ser sócio da empresa que torna o fornecimento de informações de caráter interno.  Vale lembrar que os acionistas se dividem em dois grupos, preferenciais e ordinárias, e no caso dos preferenciais não tem controle/gestão das empresas, sendo assim não pode associar o Gênero (acionistas) como apenas público interno.  Deixando perfeito o gabarito letra  C  

  • GAB : C

    Usuários internos fazem parte  da empresa.
    Usuários externos se relacionam de alguma forma com a empresa.

    A questão já diz qual contabilidade cada usuário usa.

     

  • A resposta e letra C ... Mas a resposta da Letra B não está errada,apenas incompleta!!

  • Letra C

    A resposta já está dada no comando da questao...


ID
2450251
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a equação patrimonial representativa de passivo a descoberto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    Situação Patrimonial

    1) A > P exigível  Saldo líquido > 0 (Situação superavitária) PL positivo

    2) A = P exigível  Saldo Líquido = 0 (Situação NULA ou EQUILIBRADA) PL inexistente

    3) A < P exigível  Saldo Líquido < 0 (Situação Deficitária) PL negativo  Passivo a descoberto

    bons estudos

  • P > A, SL < 0

  • Eu não concordo com o gabarito. Pra mim equação do patrimônio é uma só, os valores que vão variar, como nas letras B e C, em que PL e Passivo são ZERO. Concordo com a maioria da doutrina que não apoia esse jogo de sinais e a transposição do PL negativo pra o lado do ativo no quadro do BP. 

    Mas entendi a maldade da questão.

    Agora vejam esse pérola que a UECE teve o descaramento de não anular:

    36. Com base na Equação Fundamental do Patrimônio, assinale a opção que corresponde à equação que configura passivo descoberto.

    A) Ativo = Passivo Exigível + Situação Líquida

    B) Situação Líquida = Ativo – Passivo Exigível

    C) Passivo Exigível = Ativo – Situação Líquida

    D) Situação Líquida = Ativo + Passivo Inexigível

    http://www.uece.br/cev/index.php/concurso-sobral-2018

  • è só colocar valores......

    na letra D)...por exemplo ,se o passivo for R$ 100, é porque o ativo é R$50 e o PL R$ 50,logo , 50+50=100

  • GABARITO D

    Além da fórmula, é interessante pensar que no passivo descoberto o valor é maior que o ativo.

    Espero ter ajudado.

    2021: um ano de vitória.


ID
2450254
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Num determinado momento, o Ativo de uma empresa era 10% superior ao Passivo. Após o pagamento de uma duplicata de $ 3.000, o Passivo passou a ser 10% inferior ao Ativo. Assim, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Olhando somente para o segundo momento:

     

    A - 3000 = 0,90.A

    A - 0,90.A = 3000

    0,10.A = 3000

    A = 3000/0,10 = 30000

    Logo se o Ativo é 30.000,00 no segundo momento, então no primeiro momento era 33.000,00

     

    Estou aberto a críticas, pois só cheguei nisso após saber o Gabarito.

  • Dante Contador, Não está errado. O Gabarito não importa. O Que importa é aprender o caminho até chegar nele.

     

     

  • 1º momento: ATIVO=1,1X                        

                          PASSIVO=X

                          PL=0,1X

    2º momento: ATIVO=1,1X-3000 ,redução de 3000 devido pagamento.

                          PASSIVO= X-3000, pois a dívida também diminuiu 3000, só que a questão diz que o passivo ficou 10% inferior ao ativo, logo: Passivo=90%Ativo, X-3000=0,9(1,1X-3000), 0,01X=300, X=30000.Logo, o ativo no 1ºmomento é 1,1x= 1,1*30000=33000.Letra D

     

         

     

            

  • Dante, acredito que só existam dois jeitos, o teu e o de testar alternativa por alternativa.

  • Podemos fazer isso também:

    3.000/0,1= 30.000

    30.000+3.000= 33.000


ID
2450257
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Contador, ao analisar um determinado ativo, identifica as seguintes características:

Valor Líquido de Venda R$ 2.550

Valor em Uso R$ 2.500

Valor Contábil Bruto R$ 4.000

Depreciações Acumuladas R$ 1.000

Perda Estimada em Valor Não Recuperável R$ 300

Assinale a alternativa que representa a perda por redução ao valor recuperável em R$.

Alternativas
Comentários
  •                        

                            Valor Contábil Bruto...........................................R$ 4.000

                           (-) Depreciações Acumuladas.............................R$ 1.000

                           (-) Perda Estimada em Valor Não Recuperável..R$ 300

                           (=) Valor contábil líquido..................................R$ 2.700

     

                           VALOR RECUPERÁVEL: DOS 2, O MAIOR.....>R$ 2.550

                             Valor Líquido de Venda                                    R$ 2.550

                             Valor em Uso                                                     R$ 2.500

                       

                        COMPARAR: 

                          Valor contábil líquido > VALOR RECUPERÁVEL=IMPAIRMENT

                         IMPAIRMENT DO PERÍODO=R$ 2.700 - R$ 2.550=R$ 150

                       GAB. B

     


ID
2450260
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para uma entidade que mantém todas as duplicatas de sua emissão em determinado Banco, descontadas ou em cobrança, quando é que seu cliente é creditado?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    "Do ponto de vista operacional, a empresa recebe uma comunicação do banco com o seguinte conteúdo:
    (1) o cliente pagou pela duplicata de emissão da empresa;
    (2) o banco utilizou o valor deste pagamento para quitar a operação de “Desconto de Duplicatas”, efetuada pela.
    (...)
    Tradicionalmente, conforme – inclusive – consta de vários livros de Contabilidade, o banco enviava uma correspondência à empresa com a informação acima. Entretanto, modernamente, esta mesma informação fica disponibilizada – imediatamente – à empresa, através de sistemas informatizados de controle de cobrança de duplicatas, mantidos pelo banco, com permissão de acesso por parte da empresa, através da INTERNET."

    bons estudos

  • A conta clientes, de natureza devedora (direito), será creditada quando o cliente paga a duplicata correspondente. Quando isso ocorre a entidade realiza o seguinte lançamento:

    D – Caixa (Ativo Circulante)

    C – Clientes (Ativo Circulante)

    Ou, ainda, se tratar-se de duplicata que foi descontada junto à instituição financeira:

    D – Duplicatas Descontadas (Passivo Exigível)

    C – Clientes (Ativo Circulante)

    Com isso, correta a alternativa A.

  • Quando se trata de duplicatas descontadas junto ao banco, o crédito ocorre quando o cliente paga a duplicata.

    D - Duplicatas descontadas.............. 100 (PE)

    C - Clientes....................................... 100 (AC)

    Um forte abraço e bons estudos!!

  • Alguém sabe me dizer qual o erro da letra D?

  • Felipe Nunes Ribeiro, dá uma olhada nesse video https://www.youtube.com/watch?v=kJyqeQTn7TM

  • Acertei a questão marcando letra "a" por ser a "menos errada". Na verdade, quem é avisado pelo banco do pagamento da duplicata é a entidade e não o cliente ou a conta clientes. Redação mal elaborada.

  • A opção "A" é a correta, porém está mal formulada... Pra ficar mais compreensível, deveria estar:

    A) Quando O CLIENTE PAGA A DUPLICATA, e a ENTIDADE É AVISADA pelo banco.

    O cliente já pagou, não precisa ser avisado.

    Talvez até caiba recurso nessas situações.

  • Que questão mais mal redigida! A letra A deu a entender que o cliente (quem aceitou a duplicata) seria avisado pelo banco.


ID
2450263
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei 6.404/76, as Contas Passivas no Balanço Patrimonial devem ser dispostas em ordem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Art. 178.

      § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos

     

     § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante;

    II – passivo não circulante;

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

     

     

    No ativo se classifica de maneira decrescente por grau de liquidez e no passivo de maneira decrescente do grau de exigibilidade(apesar de essa palavra não aparecer explícita na Lei)

  • Na lei 6404 em si não há essa definição, mas a doutrina indica a ordem decrescente de exigibilidade.


ID
2450266
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que representa uma conta pertencente ao Passivo Exigível.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    a) Adiantamentos de Clientes. PASSIVO (OBRIGAÇÃO)

     b) Adiantamento a Fornecedores. ATIVO CIRCULANTE (DIREITO)

     c) Aplicações Financeiras. ATIVO CIRCULANTE (DISPONIBILIDADE)

     d) Adiantamento a Funcionários. ATIVO CIRCULANTE (DIREITO)

  • Se me adiantaram o pagamento, meus clientes tem um direito sobre mim, e eu tenho uma obrigacao a pagar 

  • Um macete que acabei de aprender:

    adiantamento de---- passivo

    adiantamento a-----ativo

     

  • As contas do passivo são aquelas que representam obrigações para a empresa. Neste rol, a única que representa obrigação são os adiantamentos de clientes. Quando o cliente adianta o valor a empresa, ele tem o direito a receber, por exemplo, a mercadoria ou os serviços contratados. Para a empresa, de outro lado, surge uma obrigação, portanto, um passivo. As outras contas são contas de ativo.

    O gabarito é a letra a.

    Fonte: estratégia


ID
2450272
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei 6.404/76, assinale a opção que NÃO representa Reserva de Lucro.

Alternativas
Comentários
  • Reserva de Ágio na Emissão de Ações É RESERVA DE CAPITAL.

     

    GAB. B

  • GABARITO B

     

    RESERVAS DE LUCROS

    1. Reserva Legal

    2. Reservas Estatutárias

    3. Reservas para Contingências (C)

    4. Reserva de Incentivos Fiscais (A)

    5. Reserva de Retenção de Lucros

    6. Reserva de Lucros a realizar

    7. Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios (D)

    8. Reserva de Lucros Específica

     

    Lei 6.404/76

     

    Art. 182. § 1º Serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

            a) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias (Reserva de Ágio na Emissão de Ações);

            b) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;

            c) (revogada); (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)  (Revogado pela Lei nº 11.638,de 2007)

            d) (revogada). (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)  (Revogado pela Lei nº 11.638,de 2007)

            § 2° Será ainda registrado como reserva de capital o resultado da correção monetária do capital realizado, enquanto não-capitalizado.


ID
2450275
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um lançamento a débito numa conta de Ativo e um lançamento simultâneo de crédito de igual valor numa conta de Patrimônio Líquido podem indicar:

Alternativas
Comentários
  • Por exemplo:

    D - Caixa

    C - Capital a Integralizar

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: C

  • Exemplo:

     

    - Na Subscrição do Capital Social, temos:

    D - Capital Social a Integralizar (BP/PL)
    C - Capital Social Subscrito (BP/PL)

    - Na Integralização do Capital Social: um lançamento a débito numa conta de Ativo e um lançamento simultâneo de crédito de igual valor numa conta de Patrimônio Líquido.

    D - Caixa (BP/AC)
    C - Capital Social a Integralizar (BP/PL)

     

    Gabarito: C.


ID
2450278
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A identificação da partida de Diário de 2ª fórmula é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Os lançamentos contábeis podem ser:

    a) lançamento de primeira fórmula = 1 débito + 1 crédito

    b) lançamento de segunda fórmula = 1 débito + 2 ou mais créditos

    c) lançamento de terceira fórmula = 2 ou mais débitos + 1 crédito

    d) lançamento de quarta fórmula = 2 ou mais débitos + 2 ou mais créditos

  • O famoso bizu:

    1 débito + 1 crédito = 11

    1 débito + 2 ou mais créditos = 12

    2 ou mais débitos + 1 crédito = 21

    2 ou mais débitos + 2 ou mais créditos = 22

    DEUS É FIEL.

    BONS ESTUDOS.

  • GABARITO "A"

     

    Para ajudar basta lembrar da sequência   "C CC C CC"

     

    1ª Fórmula  D  C

    2ª Fórmula  D  CC

    3ª Fórmula  DD  C

    4ª Fórmula  DD  CC

  • O lançamento de segunda fórmula é aquele onde uma conta debitada e mais de uma conta creditada.

    Assim, correta a alternativa A.


ID
2450281
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um bem depreciável, com vida útil econômica de 20 anos, foi comprado por nossa firma em 01/04/20X1, mas só foi instalado para uso em primeiro de julho deste mesmo ano. O valor total da aquisição foi R$ 40.000,00 e deverá ser depreciado com um valor residual de 20%, em contabilização anual. Se a empresa adotar o método de depreciação conhecido como método linear, no Balanço Patrimonial de 20X3, este bem já terá sido depreciado em:

Alternativas
Comentários
  • 01/07/X1

    IMOBILIZADO...........................40000

    (-) VR RESIDUAL (20%)...........8000

    (=) VR DEPRECIÁVEL..............32000

     

    31/012/X3

    DEPREC. ACUMUL.=32000*(2,5/20)=4000

    DEPREC. ACUMUL.(%)=4000/40000=10%

     

    GAB. C

  • (Custo de Aquisição - Valor Residual) * Período de Utilização/ Vida útil

    Depreciação começa quando o bem foi colocado em uso;

     

    Resultado/ 40000 = Resposta;

  • Gabarito C

     

    A depreciação começa quando o bem está disponível para uso, logo começa em 1/7/2011

     

    Como a questão pede tudo em percentuais, não há necessidade de utilizar os 40.000, é mais fácil usar o valor 100.

     

    01/07/X1

    Imobilizado -------------------------- 100

    VL Residual -------------------------- 20

    VL Depreciável ---------------------- 80

     

    Tempo de utilização = 20anos

    Depreciação anual = 80/20 = 4% ao ano.

     

    De 1/7/11 a 31/12/13 se passaram 2,5 anos, logo a depreciação até o momento é de 4%*2,5 = 10%


ID
2450284
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Por quanto uma máquina de uso próprio, depreciável, adquirida por R$ 15.000,00, em março de 20X0, e instalada no mesmo dia, com previsão de vida útil de dez anos e valor residual de 20%, poderá ser vendida no mês de setembro de 20X7, sem causar ganhos nem perdas contábeis, e sem considerar implicações de ordem tributária ou fiscal?

Alternativas
Comentários
  • 15.000 X 20% = 3.000 ( Valor residual)

    12.000 ( Valor deprecíavel ) / 10 anos = 1.200 depreciação anual ou 100 mensal 

    Depreciação de 20x0 = 1.000 ( 10 meses )

    Depreciação de 20x1 a 20x6 = 7.200

    Depreciação de 20x7 = 900 ( 9 meses)

    Depreciação acumulada = 9.100

    15.000 - 9.100 = 5.900 ( Valor contábil )

     

     

     

     

     

  • PRIMEIRO, MONTAMOS O "ESQUELETO":

    máquina ---------------------- 15.000    , onde: valor depreciável= 12.000; valor residual= 3.000

    depreciação acumul-------

    =valor contábil ---------------

     

    na sequência, segue-se essa ordem para achar os valores:

    a) vida útil = 10 anos x 12 meses = 120 meses

    b) 15.000/120 = 125

    c) 125 x 91 meses (é o intervalo de tempo dos meses citados no enunciado) = 11.375

    d) 11.375/15.000 = 0,75

    e) 0,75 x 12.000 = 9.100

    f) logo: 15.000 - 9.000 = 5.900 (valor contábil)

    simples e mecânico.

    bons estudos!

     

     

  • Gabarito B

     

    Essa  questão é um pouco sacana, pois normalmente se utiliza o dia 31/3 ou 01/4 para facilitar os cálculos, mas essa questão utilizou o dia primeiro de março.

     

    Resolução: a questão enrola um pouco, mas a pergunta é qual o Valor Contábil da Máquina no dia Primeiro de Setembro de 2017.

     

    Valor Contábil = 15.000

    VL Residual = 20% = 3.000

    VL Depreciável = 15.000 - 3.000 = 12.000

    Vida útil = 10 anos

    Depreciação anual = 12.000/10 = 1.200 ao ano

     

    Tempo Transcorrido entre 1/3/2010 a 1/9/2017 = 7 anos e 7 meses (10 meses em 2010 e 9 meses em 2017)

     

    Depreciação = 7*1.200 + (7/12)*1200 = 9.100

     

    Valor Contábil = 15.000 - 9.100 = 5.900


ID
2450287
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o nome de uma conta adequada às normas contábeis determinadas pelos Pronunciamentos Técnico do CPC.

Alternativas
Comentários
  • PDD (nome usualmente utilizado) 

    Provisão para perda estimada com crédito de liquidação duvidosa (PECLD) - Termo técnico 

    Assim, letra A está errada

    GAB: D

  • A utilização do termo "Provisão" não é mais adequada para contas do Ativo, só para contas do Passivo e no caso deste só deverá ser utilizada em passivos que tenham prazo ou valor incerto. Logo, a única alternativa que se encaixa nesses termos é a "D".

  • Caroline Soares, férias, bem como 13º, não são considerados provisão, pois não têm valor ou prazo incertos, são obrigações para com empregados. Por isso devem ser lançados como "férias a pagar". Acho que é isso. ;)

    A e B analisei como estimativas, fui de D, mas com bastante insegurança, rsrs.


ID
2450290
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando o Pronunciamento Técnico CPC 25 – Provisões , Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Provisão

    - Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.

    - há obrigação presente, que provavelmente requer uma saída de recursos

    - a provisão é reconhecida

    - divulgação é exigida para a provisão

     

    Passivo Contigente

    - entende-se por passivo contigente uma obrigação possivel ou obrigação presente que pode (mas provavelmente não fará) requerer uma saída de recursos

    - nenhuma provisão é reconhecida

    - divulgação é exigida para o Passivo Contigente

     

    NÃO É PROVISÃO NEM PASSIVO CONTIGENTE

    - há obrigação possível ou obrigação presente cuja probabilidade de uma saída de recursos é remota.

    - nenhuma provisão é reconhecida 

    - nenhua divulgação é exigida

    Fonte: Contabilidade Geral e Avançada - Eugenio Montoto ( esquematizado) 

     

    Gabarito C

    #Força#Foco#Fé

     

     

  • Para gravar:

    Se a saída de recursos for:

    Provável: contabiliza e divulga.

    Possível: não contabiliza, mas divulga.

    Remota: não contabiliza e nem divulga.

     

    Fonte: Gabriel Rabelo - Estratégia

  • Eu acertei a questão, mas gostaria de maiores detalhes sobre a alternativa B. Quem souber...

  • a) Provisão é todo passivo de prazo ou valor incerto ( CPC 25)

    b) Conforme o CPC 25 :

     Reembolso
    - Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessários para liquidar uma provisão sejam reembolsados por outra parte, o reembolso deve ser reconhecido quando, e somente quando, for praticamente certo que o reembolso será recebido se a entidade liquidar a obrigação. O reembolso deve ser tratado como ativo separado. O valor reconhecido para o reembolso não deve ultrapassar o valor da provisão.  Na demonstração do resultado, a despesa relativa a uma provisão pode ser apresentada líquida do valor reconhecido de reembolso.

    c) A entidade não deve reconhecer um passivo contingente. O passivo contingente é divulgado a menos que seja remota a possibilidade de uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos.

    d) Via de regra os passivos contingentes são divulgados em notas explicativas e as provisões são reconhecidas contabilmente, quando atenderem aos critérios para reconhecimento.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. Trata-se da definição de provisão, ou seja, passivos de prazo ou valor incertos.

    b) Correta. Vimos que na demonstração do resultado, a despesa relativa a uma provisão pode ser apresentada líquida do valor reconhecido de reembolso.

    c) Incorreta. Nunca haverá o reconhecimento de um passivo contingente, mas apenas sua divulgação (em notas explicativas) quando a probabilidade de perda for possível.

    d) Correta. Conforme mencionado acima, passivos contingentes são divulgados em notas explicativas.


ID
2450293
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1234, de 11 de janeiro de 2012, ficam obrigados a efetuar as retenções na fonte sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras, os seguintes órgãos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Item B

    IN RFB n° 1234/2016 - Art. 2º Ficam obrigados a efetuar as retenções na fonte do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras, os seguintes órgãos e entidades da administração pública federal:

    I - os órgãos da administração pública federal direta;

    II - as autarquias;

    III -as fundações federais;

    IV - as empresas públicas;

    V - as sociedades de economia mista; e

    VI - as demais entidades em que a União, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execução orçamentária e financeira no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

  • Gabarito B

     

    Nessa questão só precisava saber que partidos políticos não são órgãos...


ID
2450296
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com a IN RFB nº 1234, o tributos retidos e suas respectivas alíquotas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • IN RFB nº 1234

    a) Errada - Art. 3º - § 3º O valor da CSLL, a ser retido, será determinado mediante a aplicação da alíquota de 1% (um por cento) sobre o montante a ser pago.

  • Alguém encontrou esse valor na lei ?

    IR tem uma alíquota para retenção de 1,20%.

  • Aplicação da alíquota – A base de cálculo do exemplo está correta porque o IR e Contribuições foram calculadas sobre o valor bruto da nota fiscal e essa é uma orientação a ser seguida. Isso porque, não se pode excluir materiais da base de cálculo, salvo no caso de pagamentos a cooperativas de trabalho e apenas para o Imposto de Renda. Contudo, queremos ressaltar a questão em torno da aplicação da alíquota de 1,2% no cálculo da retenção do referido imposto. 

    Neste exemplo, podemos afirmar que a alíquota está correta? A resposta é: sim! Porém, outro questionamento surge a partir disso: se não houver o preenchimento da discriminação do valor dos materiais no contrato nem na nota fiscal, como seria possível a aplicação da alíquota de 1,2% para fins de retenção do Imposto de Renda? A resposta é que nessa situação estamos diante de um serviço de construção civil.

    No primeiro código do Anexo I da está dito que nos serviços de construção civil por empreitada com emprego de materiais também há a aplicação da alíquota de 1,2% no Imposto de Renda, e, somada à alíquota das Contribuições Sociais deve alcançar um total de 5,85%. 

    Sobre esse tipo de atividade, o artigo 2º, § 7º, inciso II da mesma Instrução Normativa determina que o serviço de construção civil por empreitada com emprego de material é aquele onde o prestador fornece todos os materiais necessários à obra e execução de serviço. Deste modo, esta é a definição que a Receita Federal considerou empreitada total para o Imposto de Renda e Contribuições. Vejamos o que está descrito na IN RFB 1.234/2012:

    “Art. 2º (…)

    (…)

    • 7º Para fins desta Instrução Normativa considera-se:

    (…)

    II – construção por empreitada com emprego de materiais, a contratação por empreitada de construção civil, na modalidade total, fornecendo o empreiteiro todos os materiais indispensáveis à sua execução, sendo tais materiais incorporados à obra.”

    Assim, se o prestador vai fornecer materiais que serão incorporados à obra e são indispensáveis à execução, pode-se dizer que o prestador deve se aproveitar da redução da alíquota de 4,8% para a aplicação da alíquota de 1,2%. 

    No entanto, a grande questão que gera muitas dúvidas é que a Receita Federal do Brasil, para fins de de retenção do IR e Contribuições, definiu que empreitada total é aquela em que o prestador fornece todos os materiais, mas ao editar a IN RFB 971/2009, que trata do INSS, afirmou que empreitada total é quando o prestador se responsabiliza por todas as etapas da obra. 

    Além do conceito de construção civil variar de legislação para legislação, ou seja, não é o mesmo para fins de retenção do INSS e Imposto de Renda e Contribuições Sociais, agora há ainda mais este elemento dificultador: A Receita Federal do Brasil trazendo conceitos distintos para uma expressão similar, gerando uma grande confusão! 

    https://www.focotributario.com.br/quais-os-requisitos-para-a-aplicacao-da-aliquota-de-12-na-retencao-de-ir-pelas-entidades-federais/


ID
2450299
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Classifica-se como Variação Patrimonial Ativa, independente da execução orçamentária,

Alternativas
Comentários
  • A Dívida Ativa abrange os créditos a favor da Fazenda Pública, cuja liquidez e certeza foram apuradas, por não terem sido efetivamente recebidos nas datas acordadas. Não podemos confundir com a Dívida Pública (passiva), pois estas representam obrigações do Ente!

     

    A inscrição de valores em dívida ativa aumenta o ativo, ou seja, é uma superveniência ativa ou superveniência do ativo. Trata-se da incorporação de créditos a receber. É uma variação ativa independente da execução orçamentária.

  • Não consigo entender esse tipo de questão. Uma variação ativa é quando há impacto positivo no PL e como que a inscrição da divida ativa vai aumentar o PL?? Sendo que a inscrição é um fato permutativo.


ID
2450302
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A demonstração contábil do órgão público que demonstrará as receitas e despesas previstas, em confronto com as realizadas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A definição acima se refere ao balanço orçamentário. Conforme estabelece MCASP 7ª edição, pág 364:

     

    "O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas".

  • GABARITO:D



    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

     

    Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. [GABARITO]


ID
2450305
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O plano plurianual tem vigência:

Alternativas
Comentários
  • O PPA é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.

     

    http://www.planejamento.gov.br/servicos/faq/planejamento-governamental/plano-plurianual-ppa/o-que-eacute-o-ppa

  • GABARITO:B


     

    PPA - Plano Plurianual


    O Plano Plurianual - PPA resulta de lei de iniciativa do Poder Executivo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para às relativas aos programas de duração continuada. 


    De acordo com a Constituição Federal, o PPA deve ser elaborado no primeiro ano de uma gestão. 


    O PPA é um o instrumento coordenador de todas as ações governamentais e, como tal, orienta as Leis de Diretrizes Orçamentárias- LDOs e os Orçamentos Anuais - LOAs, bem como todos os planos setoriais instituídos durante o seu período de vigência que é de 4 anos.  [GABARITO]


    Define a ação do Governo Municipal no quadriênio, imprimindo uma diretriz estratégica aos orçamentos anuais.



     

  • Bizu: PPA => DOM 4

     

    Diretrizes, Objetivos e Metas para os próximos 4 anos.

     

    bons estudos

  • Vigência da PPA: 4 anos, iniciando no 2º exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e termiandno no 1º exercício financeiro do mandato subsequente. 

     

    Bons estudos!

  • PP4.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2450308
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quais os créditos adicionais que dependem da prévia autorização legislativa e de indicação dos recursos disponíveis que compensarão a sua abertura?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e aberto por decreto executivo.

     

    Art. 43. A abertura de créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.

  • Os créditos extraordinários fogem a essa regra.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2450311
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os recursos referentes à venda de um terreno pertencente ao Estado são classificados como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:C


    RECEITAS DE CAPITAL:
    são as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital.

  • A venda de um Terreno é uma alienaçao de bens, que é uma origem da Receita de Capital.


ID
2450314
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmações a seguir:

I. A lei 4.320/64 classifica a receita pública em duas categorias econômicas: correntes e de capital.

II. O superávit do orçamento corrente constitui item da classificação da receita orçamentária.

III. Os dividendos são exemplos de receitas correntes.

IV. O recolhimento da receita pública é feita em estrita observância ao princípio da unidade de tesouraria.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. A lei 4.320/64 classifica a receita pública em duas categorias econômicas: correntes e de capital. - CORRETO

    II. O superávit do orçamento corrente constitui item da classificação da receita orçamentária.- ERRADO,  "superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere oAnexo nº 1, não constituirá item de receita orçamentária." (Lei 4.320/64, art. 11, § 3º)

    III. Os dividendos são exemplos de receitas correntes. - CORRETO

    IV. O recolhimento da receita pública é feita em estrita observância ao princípio da unidade de tesouraria. - CORRETO

  • ITEM I: art. 11, lei 4.320/64: a receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital.

     

    ITEM II: art. § 3º, lei 4.320/64: o superávit do orçamento corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o anexo nº 1, não constituirá item de receita orçamentária.

     

    ITEM III: "Receita corrente - patrimonial: são receitas provenientes da fruição do patrimônio do ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias." (MCASP 2017, p. 45)

     

    ITEM IV: art. 56, lei 4.320/64: o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

  • Letra C

    Lei 4.320/64, art. 11

    § 3º - O  superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o, não constituirá item de receita orçamentária.     

  • Vamos analisar as afirmações:

    I. CORRETA. Isso está no artigo 11, da Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital."

    II. INCORRETA, porque, de acordo com a Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 11, § 3º - O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o Anexo n.º 1, não constituirá item de receita orçamentária."

    III. CORRETA. Dividendos, de acordo com o Manual Técnico de Orçamento (MTO), são receitas patrimoniais. E receitas patrimoniais, conforme consta na Lei n.º 4.320/64, são receitas correntes:

    “Art. 11, § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonialagropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes."

    IV. CORRETA. De acordo com o artigo 56 da Lei n.º 4.320/64:

    “Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais."

    Apenas TRÊS itens estão corretos, portanto, gabarito é letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2450317
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Marque V, se a afirmativa for Verdadeira, ou F, se a afirmativa for Falsa.

( ) A fixação é, em realidade, o primeiro estágio da despesa orçamentária, a qual é cumprida por ocasião da edição da Lei do Orçamento.

( ) No empenho da despesa, fica criada, para o Estado, a obrigação de pagamento, independente de quaisquer condições.

( ) É válido o empenho da despesa que exceder o limite dos créditos concedidos por meio de créditos especiais.

( ) Sendo consequência da liquidação a emissão de ordem de pagamento, quando a autoridade competente determina que a despesa seja paga, a realização da despesa deve ser considerada como ocorrida com a sua liquidação, e não com o seu pagamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) No empenho da despesa, fica criada, para o Estado, a obrigação de pagamento, independente de quaisquer condições.

    Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    (F) É válido o empenho da despesa que exceder o limite dos créditos concedidos por meio de créditos especiais.

    Art. 59 da Lei nº 4.320/1964, o empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.


ID
2450320
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que representa o estágio da receita orçamentária denominado de arrecadação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) " recebem os impostos cobrados a maior " torna incorreta essa alternativa, pois eles nao recebem nem a maior, e nem a menor, no primeiro caso poder-se-ia aplicar, por exemplo, o instituto da repetição de indébito tributário.

    B) CERTO: Arrecadação Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

    C) . 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    D) Art. 53. O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta

    bons estudos


ID
2450323
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O governo quer lançar um novo programa, que vai depender da aprovação de um crédito especial. Ao encaminhar mensagem ao Legislativo, informa que:

1. Há $ 12,00 de excesso de arrecadação e $ 10,00 de saldo de dotação orçamentária que poderá ser anulada.

2. O ativo financeiro do balanço patrimonial do exercício anterior era de $ 14,00 e o passivo financeiro, de $ 8,00.

3. No presente exercício, já foi aberto um crédito especial de $ 6,00, mediante autorização para cancelamento de dotações inicialmente fixadas, e foi reaberto um crédito especial de $ 4,00, autorizado no exercício anterior.

Considerando tais informações, o limite disponível para solicitação do novo crédito especial é de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lei 4320
    Art. 43 § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos: 

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; (14-8-4=2)

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;(12)

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;  (10)

    IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las

    Calculando superávit financeiro

    SF = (AF-PF) – (CAR) + (OC)

    AF = Ativo financeiro

    PF = Passivo financeiro

    CAR = Créditos Adicionais Reabertos (Créditos Especiais e Extraordinários dos últimos 4 meses)

    OCV = Operações de Crédito vinculados aos Créditos Adicionais reabertos

    entao o total disponível será de 2+12+10 = $24,00

    bons estudos

  • Renato do barril dobrado do QC. Veiiim ni mim inteligença.


ID
2450329
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Aponte a alternativa que contém uma característica das despesas correntes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Quando à classificação por categoria econômica, o MCASP 7 ed estabelece:

    3 – Despesas Correntes
    Classificam-se nessa categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.
    4 – Despesas de Capital
    Classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

    bons estudos

  • Qual o erro da C ?
  • Questão exige do candidato conhecimento da classificação da despesa.

    A despesa (assim como a receita) é classificada em duas categorias econômicas: Despesas Correntes e Despesas de Capital.

    - Despesas Correntes – classificam-se nessa categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. São despesas correntes as despesas com Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dívida, e Outras Despesas Correntes.

    - Despesas de Capital - classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. São despesas de capital as despesas com Investimento (ex.: planejamento e a execução de obras; aquisição de instalações, equipamentos e material permanente etc.), Inversões Financeiras (ex.: aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital etc.., e Amortização da Dívida (pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualização monetária ou cambial da dívida pública interna e externa, contratual ou mobiliária).

    Analisando as alternativas, temos:

    A) Despesas com o pagamento de juros, comissões e outros encargos [Despesas Correntes] , bem como o principal de operações de créditos contratadas. [Despesas de capital]

    B) Despesas com o planejamento e a execução de obras. [Despesas de capital]

    C) Despesas com a aquisição de material de consumo, pagamento de serviços prestados [Despesas Correntes] e aquisição de imóveis já em utilização. [Despesas de capital]

    D) Despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. Conceito de Despesas Correntes. É o nosso gabarito.


    Gabarito do Professor: alternativa D.


ID
2450332
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A que categorias econômicas pertencem os itens orçamentários alienação de bens e aquisição de bens permanentes, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Lei 4320

    RECEITAS DE CAPITAL

    OPERAÇÕES DE CRÉDITO

    ALIENAÇÃO DE BENS

    AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

    OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
     

    DESPESAS DE CAPITAL

    Investimentos

    Obras Públicas
    Serviços em Regime de Programação Especial
    Equipamentos e Instalações
    Material Permanente
    Participação em Constituição ou Aumento de Capital de Emprêsas ou Entidades Industriais ou Agrícolas

    bons estudos

  • Olá !

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

    Da Receita (CAPÍTULO II)

    RECEITAS DE CAPITAL

    OPERAÇÕES DE CRÉDITO

    ALIENAÇÃO DE BENS

    AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

    OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

     

    Da Despesa (CAPÍTULO III)

    (Art. 13. ) DESPESAS DE CAPITAL

    Obras Públicas
    Serviços em Regime de Programação Especial
    Equipamentos e Instalações
    Material Permanente
    Participação em Constituição ou Aumento de Capital de Emprêsas ou Entidades Industriais ou Agrícolas

    Gabarito : C

    Bons Estudos !

     


ID
2450335
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quando o empenho é destinado a atender despesas, cujo pagamento seja processado de uma só vez, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Os empenhos podem ser classificados em:
    a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
    b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
    c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

    bons estudos


ID
2459182
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Manoel é Técnico em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, devidamente efetivado após a aprovação no estágio probatório. Manoela, sua esposa, que se dedicava integralmente a cuidar da casa e dos filhos, fora aprovada em concurso público para o Ministério da Defesa em Brasília-DF, no qual fora regularmente empossada e onde ocupa o atinente cargo de Técnico Administrativo e respectivas funções. Assim, visando a trabalhar na mesma Instituição que sua cônjuge, Manoel poderá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A) Erros em negrito.

    a)prestar concurso para o Ministério da Defesa e, se aprovado e classificado dentro do número de vagas oferecidas, pedir remoção.

    b)prestar concurso para a UFRJ e, somente se aprovado e classificado dentro do número de vagas oferecidas, pedir redistribuição - nada haver ne galera ele precisa presta concurso para o ministerio da defesa se quiser realmente trabalhar la(invejoso rsrs).

    c)pedir remoção junto ao Ministério da Defesa, independentemente de prestar concurso, para acompanhar Manoela, dado que sua esposa fora deslocada para tal Instituição. Pensa cmgo, msm q ele pudesse pedir remocao, ele deveria pedir a instituicao onde ele trabalha(UFU) para q essa avaliasse o pedido.

    d)pedir redistribuição para o Ministério da Defesa. Redistribuicao e qndo ha deslocamento de cargo dentro do cargo do ocupante, ou seja, se ele ja trabalhasse la e adm determinasse que o cargo dele iria ser redistribuido para outra cidade.

    Espero ter ajudado, qualquer erro ou atualizacao me avisem por favor, e ignorem os erros de portugues rsrs.

  • Pessoal, fiquei com uma dúvida:

    Se ele prestar concurso e for aprovado, por que vai precisar pedir remoção?

    Agradeço a quem me esclarecer sobre isto.

  • eu também  tive a mesma dúvida do Francisco, não entendi esta questãõ . Pra mim a resposta certa era letra D

  • Pede remoção para o caso de não sendo aprovado em estágio probatório , no novo concurso, possa vir a pedir sua recondução ao cargo anterior.

  • Francisco, se o servidor for aprovado em concurso público, ele não precisa pedir redistribuição. A questão foi anulada pela banca organizadora por não ter resposta correta.

    Márcia, o servidor estável tem direito de ser reconduzido a cargo anterior pela não aprovação em estágio probatório de qualquer maneira, mesmo sem ter sido redistribuído.

  • Nem quem fez a questão sabe o que perguntou. :s

  • Remove o servidor.

    Redistribui o cargo.

    DEUS É FIEL.

    BONS ESTUDOS.

  • Não existe pedir redistribuição! Redistribuição ocorre SOMENTE de ofício. Portanto, já cai fora as alternativas B e D. Na C, diz que ela foi desocada,mas no enunciado não fala em nenhum momento que ela tenha sido deslocada, apenas tomou posse.Então a alternativa correta Letra A.

  • A questão foi anulada, na letra A, não existe pedir remoção ao passar para outro cargo, no máximo ele poderia pedir vacância e assumir o novo cargo.

     

    Ou uma segunda opção que não consta, seria pedir licença para acompanhar o cônjuge e pedir exercício provisório em um orgão federal da região.

  • Mas que questão psico, ainda bem que foi anullada ! Sempre tem os fodões pra dar explicação e aceitar uma questão dessa..

  • Têm questões que parece que o examinador NUNCA leu a lei. kkkkkkk

  • Questão ANULADA no Gabarito oficial. estava marcando no gab. preliminar a letra "D".