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Prova VUNESP - 2018 - FAMERP - Conhecimentos Gerais


ID
4007533
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho inicial do texto “O futuro da saúde”, de Cilene Pereira, para responder à questão.

    Eles começam a mudar tudo na saúde. Para citar algumas das transformações: tornam o diagnóstico preciso, ajudam a desenhar tratamentos para cada paciente, a levar o cuidado a regiões distantes e a encontrar remédios eficazes em tempo recorde. Na saúde, assim como em outras áreas da vida contemporânea, os robôs revolucionam. “Seu uso é um ponto de virada na medicina”, afirma o médico Gregg Meyer, do Massachusetts General Hospital, da Universidade Harvard (EUA), e um dos mais respeitados estudiosos do assunto. Na edição deste ano do Fórum de Inovação Médica Mundial, realizada recentemente em Boston, o tema foi um dos destaques, reunindo 1,5 mil pessoas só para debatê-lo.
    Robô é o nome palatável encontrado para definir os complexos sistemas de algoritmos que baseiam a inteligência artificial. Em linhas gerais, trata-se da utilização do maior número possível de dados disponível sobre determinado assunto, seu cruzamento e, como consequência, a identificação de padrões. Na saúde, as informações geradas no processo esclarecem ou confirmam suspeitas diagnósticas e indicam a resposta do paciente ao tratamento. Além dos ganhos médicos, reduzem os custos ao evitar gastos em terapias desnecessárias. 

(https://istoe.com.br, 25.05.2018.) 

A frase que interpreta corretamente o texto e que está redigida com coesão, coerência e em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa é:

Alternativas
Comentários

ID
4007536
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho inicial do texto “O futuro da saúde”, de Cilene Pereira, para responder à questão.

    Eles começam a mudar tudo na saúde. Para citar algumas das transformações: tornam o diagnóstico preciso, ajudam a desenhar tratamentos para cada paciente, a levar o cuidado a regiões distantes e a encontrar remédios eficazes em tempo recorde. Na saúde, assim como em outras áreas da vida contemporânea, os robôs revolucionam. “Seu uso é um ponto de virada na medicina”, afirma o médico Gregg Meyer, do Massachusetts General Hospital, da Universidade Harvard (EUA), e um dos mais respeitados estudiosos do assunto. Na edição deste ano do Fórum de Inovação Médica Mundial, realizada recentemente em Boston, o tema foi um dos destaques, reunindo 1,5 mil pessoas só para debatê-lo.
    Robô é o nome palatável encontrado para definir os complexos sistemas de algoritmos que baseiam a inteligência artificial. Em linhas gerais, trata-se da utilização do maior número possível de dados disponível sobre determinado assunto, seu cruzamento e, como consequência, a identificação de padrões. Na saúde, as informações geradas no processo esclarecem ou confirmam suspeitas diagnósticas e indicam a resposta do paciente ao tratamento. Além dos ganhos médicos, reduzem os custos ao evitar gastos em terapias desnecessárias. 

(https://istoe.com.br, 25.05.2018.) 

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que expressa adequadamente o sentido daquela que está sublinhada na passagem do texto.

Alternativas
Comentários

ID
4007539
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho inicial do texto “O futuro da saúde”, de Cilene Pereira, para responder à questão.

    Eles começam a mudar tudo na saúde. Para citar algumas das transformações: tornam o diagnóstico preciso, ajudam a desenhar tratamentos para cada paciente, a levar o cuidado a regiões distantes e a encontrar remédios eficazes em tempo recorde. Na saúde, assim como em outras áreas da vida contemporânea, os robôs revolucionam. “Seu uso é um ponto de virada na medicina”, afirma o médico Gregg Meyer, do Massachusetts General Hospital, da Universidade Harvard (EUA), e um dos mais respeitados estudiosos do assunto. Na edição deste ano do Fórum de Inovação Médica Mundial, realizada recentemente em Boston, o tema foi um dos destaques, reunindo 1,5 mil pessoas só para debatê-lo.
    Robô é o nome palatável encontrado para definir os complexos sistemas de algoritmos que baseiam a inteligência artificial. Em linhas gerais, trata-se da utilização do maior número possível de dados disponível sobre determinado assunto, seu cruzamento e, como consequência, a identificação de padrões. Na saúde, as informações geradas no processo esclarecem ou confirmam suspeitas diagnósticas e indicam a resposta do paciente ao tratamento. Além dos ganhos médicos, reduzem os custos ao evitar gastos em terapias desnecessárias. 

(https://istoe.com.br, 25.05.2018.) 

“Em linhas gerais, trata-se da utilização do maior número possível de dados disponível sobre determinado assunto, seu cruzamento e, como consequência, a identificação de padrões.” (2ºparágrafo)

A palavra “disponível” modifica o sentido da palavra ____________, e a palavra “seu” retoma o sentido da palavra _______________.

As lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários

ID
4007542
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica de Clarice Lispector, publicada no Jornal do Brasil em 29 de março de 1969, para responder à questão.

Perguntas grandes

    Pessoas que são leitoras de meus livros parecem ter receio de que eu, por estar escrevendo em jornal, faça o que se chama de concessões. E muitas disseram: “Seja você mesma.”
    Um dia desses, ao ouvir um “seja você mesma”, de repente senti-me entre perplexa e desamparada. É que também de repente me vieram então perguntas terríveis: quem sou eu? como sou? o que ser? quem sou realmente? e eu sou?
    Mas eram perguntas maiores do que eu.

(A descoberta do mundo, 1999.)

A sugestão “seja você mesma” deixou a autora “perplexa e desamparada” porque

Alternativas
Comentários

ID
4007545
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica de Clarice Lispector, publicada no Jornal do Brasil em 29 de março de 1969, para responder à questão.

Perguntas grandes

    Pessoas que são leitoras de meus livros parecem ter receio de que eu, por estar escrevendo em jornal, faça o que se chama de concessões. E muitas disseram: “Seja você mesma.”
    Um dia desses, ao ouvir um “seja você mesma”, de repente senti-me entre perplexa e desamparada. É que também de repente me vieram então perguntas terríveis: quem sou eu? como sou? o que ser? quem sou realmente? e eu sou?
    Mas eram perguntas maiores do que eu.

(A descoberta do mundo, 1999.)

Os trechos “por estar escrevendo em jornal” (1º parágrafo) e “ao ouvir um ‘seja você mesma’” (2ºparágrafo) exprimem, respectivamente, circunstância de

Alternativas
Comentários
  • POR= conjunção causal (POR CAUSA DE)

    AO OUVIR= sentido temporal ( QUANDO OUVIR)


ID
4007548
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, para responder à questão.

    Quaresma viveu lá, no manicômio, resignadamente, conversando com os seus companheiros, onde via ricos que se diziam pobres, pobres que se queriam ricos, sábios a maldizer da sabedoria, ignorantes a se proclamarem sábios; mas, deles todos, daquele que mais se admirou, foi de um velho e plácido negociante da Rua dos Pescadores que se supunha Átila1 . Eu, dizia o pacato velho, sou Átila, sabe? Sou Átila. Tinha fracas notícias da personagem, sabia o nome e nada mais. Sou Átila, matei muita gente – e era só.
    Saiu o major mais triste ainda do que vivera toda a vida. De todas as cousas tristes de ver, no mundo, a mais triste é a loucura; é a mais depressora e pungente.
    Aquela continuação da nossa vida tal e qual, com um desarranjo imperceptível, mas profundo e quase sempre insondável, que a inutiliza inteiramente, faz pensar em alguma cousa mais forte que nós, que nos guia, que nos impele e em cujas mãos somos simples joguetes. Em vários tempos e lugares, a loucura foi considerada sagrada, e deve haver razão nisso no sentimento que se apodera de nós quando, ao vermos um louco desarrazoar, pensamos logo que já não é ele quem fala, é alguém, alguém que vê por ele, interpreta as cousas por ele, está atrás dele, invisível!...

(Triste fim de Policarpo Quaresma, 1992.)

1 Átila: rei dos hunos, governou o maior império europeu de seu tempo, desde o ano 434 até sua morte em 453; muitas lendas o retratam como um imperador violento e cruel. 

A leitura do primeiro parágrafo permite concluir que o major Quaresma ficou admirado com o negociante da Rua dos Pescadores especialmente devido

Alternativas
Comentários

ID
4007551
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, para responder à questão.

    Quaresma viveu lá, no manicômio, resignadamente, conversando com os seus companheiros, onde via ricos que se diziam pobres, pobres que se queriam ricos, sábios a maldizer da sabedoria, ignorantes a se proclamarem sábios; mas, deles todos, daquele que mais se admirou, foi de um velho e plácido negociante da Rua dos Pescadores que se supunha Átila1 . Eu, dizia o pacato velho, sou Átila, sabe? Sou Átila. Tinha fracas notícias da personagem, sabia o nome e nada mais. Sou Átila, matei muita gente – e era só.
    Saiu o major mais triste ainda do que vivera toda a vida. De todas as cousas tristes de ver, no mundo, a mais triste é a loucura; é a mais depressora e pungente.
    Aquela continuação da nossa vida tal e qual, com um desarranjo imperceptível, mas profundo e quase sempre insondável, que a inutiliza inteiramente, faz pensar em alguma cousa mais forte que nós, que nos guia, que nos impele e em cujas mãos somos simples joguetes. Em vários tempos e lugares, a loucura foi considerada sagrada, e deve haver razão nisso no sentimento que se apodera de nós quando, ao vermos um louco desarrazoar, pensamos logo que já não é ele quem fala, é alguém, alguém que vê por ele, interpreta as cousas por ele, está atrás dele, invisível!...

(Triste fim de Policarpo Quaresma, 1992.)

1 Átila: rei dos hunos, governou o maior império europeu de seu tempo, desde o ano 434 até sua morte em 453; muitas lendas o retratam como um imperador violento e cruel. 

Embora o texto seja narrativo, há nele trechos em que o tom argumentativo, característico da dissertação, se faz presente, como se observa em:

Alternativas
Comentários
  • GAB- E

    Cai achando que era a letra C, ao meu ver expressou um trecho argumentativo "sábios a maldizer da sabedoria, ignorantes a se proclamarem sábios”, poissssss foi expressado claramente uma opnião no trecho grifado "IGNORANTES".

  • LETRA E.

    Sobre a alternativa c, pode parecer em partes com uma tipologia textual dissertativa, mas ao meu ver o trecho apresentado pela alternativa é uma tipologia expositiva ou descritiva (caso esteja equivocado, peço que os colegas me corrijam)


ID
4007554
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, para responder à questão.

    Quaresma viveu lá, no manicômio, resignadamente, conversando com os seus companheiros, onde via ricos que se diziam pobres, pobres que se queriam ricos, sábios a maldizer da sabedoria, ignorantes a se proclamarem sábios; mas, deles todos, daquele que mais se admirou, foi de um velho e plácido negociante da Rua dos Pescadores que se supunha Átila1 . Eu, dizia o pacato velho, sou Átila, sabe? Sou Átila. Tinha fracas notícias da personagem, sabia o nome e nada mais. Sou Átila, matei muita gente – e era só.
    Saiu o major mais triste ainda do que vivera toda a vida. De todas as cousas tristes de ver, no mundo, a mais triste é a loucura; é a mais depressora e pungente.
    Aquela continuação da nossa vida tal e qual, com um desarranjo imperceptível, mas profundo e quase sempre insondável, que a inutiliza inteiramente, faz pensar em alguma cousa mais forte que nós, que nos guia, que nos impele e em cujas mãos somos simples joguetes. Em vários tempos e lugares, a loucura foi considerada sagrada, e deve haver razão nisso no sentimento que se apodera de nós quando, ao vermos um louco desarrazoar, pensamos logo que já não é ele quem fala, é alguém, alguém que vê por ele, interpreta as cousas por ele, está atrás dele, invisível!...

(Triste fim de Policarpo Quaresma, 1992.)

1 Átila: rei dos hunos, governou o maior império europeu de seu tempo, desde o ano 434 até sua morte em 453; muitas lendas o retratam como um imperador violento e cruel. 

A transposição da frase “Eu, dizia o pacato velho, sou Átila” (1º parágrafo) para o discurso indireto resultará em:

Alternativas
Comentários
  • GAB- B

    O pacato velho dizia que era Átila.- Imagine alguem te contando algo, este é o discurso indireto.


ID
4007557
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Mário de Andrade para responder à questão.

Rondó pra você
De você, Rosa, eu não queria
Receber somente esse abraço
Tão devagar que você me dá,
Nem gozar somente esse beijo
Tão molhado que você me dá...
Eu não queria só porque
Por tudo quanto você me fala
Já reparei que no seu peito
Soluça o coração benfeito
De você.

Pois então eu imaginei
Que junto com esse corpo magro
Moreninho que você me dá,
Com a boniteza a faceirice
A risada que você me dá
E me enrabicham como o quê,
Bem que eu podia possuir também
O que mora atrás do seu rosto, Rosa,
O pensamento a alma o desgosto
De você.

(De Pauliceia desvairada a Lira paulistana, 2016.)

O sentimento expresso pelo eu lírico revela

Alternativas
Comentários

ID
4007560
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Mário de Andrade para responder à questão.

Rondó pra você
De você, Rosa, eu não queria
Receber somente esse abraço
Tão devagar que você me dá,
Nem gozar somente esse beijo
Tão molhado que você me dá...
Eu não queria só porque
Por tudo quanto você me fala
Já reparei que no seu peito
Soluça o coração benfeito
De você.

Pois então eu imaginei
Que junto com esse corpo magro
Moreninho que você me dá,
Com a boniteza a faceirice
A risada que você me dá
E me enrabicham como o quê,
Bem que eu podia possuir também
O que mora atrás do seu rosto, Rosa,
O pensamento a alma o desgosto
De você.

(De Pauliceia desvairada a Lira paulistana, 2016.)

O poema apresenta traços da estética da primeira fase do modernismo, o que se faz evidente

Alternativas
Comentários

ID
4007563
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

The text is mainly about

Alternativas
Comentários

  • A dica para essa questão é o uso das estratégias de leitura, skimming, que nada mais é do que passar os olhos pelo texto e identificar o género textual, a fonte, pegar a ideia geral dele, e scanning, que é uma leitura dinâmica, à procura de algo específico, como se fosse um scanner buscando informações mais pontuais. Sugiro, usar as alternativas, procurando no texto, as palavras-chave que fornecerão as informações, sem a necessidade de perder tempo traduzindo o texto todo.
    O texto é principalmente sobre
    A) Os sonhos de Michael Fuller para o futuro. Errado. O texto é sobre a relação de Michael com a música clássica. There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller's relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound [...] Não há nada de convencional na relação de Michael Fuller com a música, de 17 anos. Como alguém com autismo de alto nível funcional que vê o mundo através do som[...]
    B) a relação de um jovem autista com o som e a música. Correto. Encontramos a afirmativa no primeiro parágafo. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. Como alguém com autismo de alto nível funcional que vê o mundo através do som, criar melodias a partir da agitação das ruas ou trens nas vias é mais natural do que qualquer interação social. 
    C) o uso da música para lidar com o autismo. Errado.  A música na vida de Michael era por prazer e pelo dom de ouvir e conseguir tocar, sem ter aprendido com alguém.  “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube," he remembers. [...] and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught."  “Gostei do que ouvia, procurei mais música e comecei a estudar no Google e no YouTube", lembra. [...] e a música era implantada em minha mente. Eu poderia simplesmente tocar no piano - sem ter sido ensinado. "
    D) um compositor moderno e suas fontes de inspiração. Errado. Michael não é um compositor moderno, mas quer se tornar um artista clássico moderno.  Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist.  Michael quer cultivar sua composição para alcançar sua ambição de se tornar um artista clássico moderno. 
    E) histórias de resiliência, assim como a de Michael Fuller. Errado. Michael não precisou ser resiliente durante sua trajetória com a música. Era muito natural, sem necessidade de ter que se adaptar a um estilo musical ou superar adversidades. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.  Esta conexão com o som está com ele desde que se lembra.
    Gabarito do Professor: B

  • A dica para essa questão é o uso das estratégias de leitura,  skimming, que nada mais é do que passar os olhos pelo texto e identificar o género textual, a fonte, pegar a ideia geral dele. E scanning, que é uma leitura dinâmica, à procura de algo específico, como se fosse um scanner buscando informações mais pontuais. Sugiro, usar as alternativas, procurando no texto, as palavras-chave que fornecerão as informações, sem a necessidade de perder tempo com o texto todo.
    O texto é principalmente sobre
    A) Os sonhos de Michael Fuller para o futuro. Errado. O texto é sobre a relação de Michael com a música. There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound [...] Não há nada de convencional na relação de Michael Fuller com a música, de 17 anos. Como alguém com autismo de alto funcionamento que vê o mundo através do som[...]
    B) a relação de um jovem autista com o som e a música. Correto. Encotramos essa afirmação no primeiro paragafo. Como alguém com autismo de alto funcionamento que vê o mundo através do som, criar melodias a partir da agitação das ruas ou trens nas vias é mais natural do que qualquer interação social. 
    C) o uso da música para lidar com o autismo.
    D) um compositor moderno e suas fontes de inspiração.
    E) histórias de resiliência, assim como a de Michael Fuller.
     

ID
4007566
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

In the excerpt from the first paragraph “has been with him for as long as he can remember”, the underlined expression indicates

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimento dos advérbios.
    No trecho do primeiro parágrafo “está com ele desde que se lembra", a expressão sublinhada indica
    A)  tempo.
    B) finalidade.
    C) razão.
    D) consequência.
    E) comparação.
     O advérbio "as long as " significa desde, enquanto, até, tanto tempo quanto. Portanto, ele indica tempo. 
    Gabarito do Professor: A

ID
4007569
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

De acordo com o primeiro e segundo parágrafos, Michael Fuller

Alternativas
Comentários
  • Podemos usar nessa questão, a estratégia de leitura selectivity, a qual  selecionamos apenas o trecho necessário do conteúdo para encontrar a informação, por meio de palavras-chave, palavras cognatas e um vocabulário específico. A questão nos informa que a resposta está nos dois primeiros parágrafos.
    A) toca piano sem errar apenas diante de sua família. Errado. Michael quer ocupar o centro do palco.  Instead, Michael is determined to take centre stage. Em vez disso, Michael está determinado a ocupar o centro do palco.
    B) fica perturbado com os ruídos da rua ou dos trens. Errado. Ele criava sons a partir desses ruídos. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. Como alguém com autismo de alto nível funcional que vê o mundo através do som, criar melodias a partir da agitação das ruas ou trens nas vias é mais natural do que qualquer interação social.
    C) sonha conseguir tocar peças complexas de memória.  Errado. Isso ele já faz com facilidade.  Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory. Michael começou a tocar piano e descobriu que podia executar rapidamente peças complexas de memória.
    D) cria melodias a partir de ruídos de trens sobre trilhos. Correto. Essa informação encontramos nas linhas 1-2 . As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. Como alguém com autismo de alto nível funcional que vê o mundo através do som, criar melodias a partir da agitação das ruas ou trens nas vias é mais natural do que qualquer interação social.
    E) costuma baixar músicas clássicas no celular. Errado. Ele usava um aplicativo para aprender e guardava as músicas na memória, como ele dizia: "baixar" música para sua memória.  By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. [...] He describes his unusual musical talent as “downloading" music into his head.  Aos 11 anos, Michael já conseguia tocar Mozart de ouvido, tendo aprendido sozinho a tocar piano por meio de um aplicativo para celular. [...] Ele descreve seu talento musical incomum como “baixar" música em sua cabeça.
    Gabarito do Professor: D

ID
4007572
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

In the excerpt from the second paragraph “he could quickly perform complex pieces”, the underlined word indicates

Alternativas
Comentários
  • A questão requer que o candidato conheça os Modal verbs e suas funções.
    No trecho do segundo parágrafo “ele poderia executar rapidamente peças complexas", a palavra sublinhada indica
    A) permissão.
    B) habilidade.
    C) obrigação.
    D) conselho.
    E) pedido.
     "COULD" é um verbo modal usado para expressar possibilidade ou habilidade no passado, bem como fazer sugestões e pedidos.  
    Gabarito do Professor: B 

ID
4007575
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

De acordo com o terceiro parágrafo, Michael Fuller

Alternativas
Comentários
  •  A dica para a questão, é usar a estratégia de leitura selectivity, a qual  selecionamos apenas o trecho necessário do conteúdo para encontrar a informação, por meio de palavras-chave, palavras cognatas e um vocabulário específico. A questão nos informa que a resposta está no terceiro  parágrafo.
    De acordo com o terceiro parágrafo, Michael Fuller 

    A) tinha a música como algo natural. Correto. E essa conexão com a música acontece desde criança. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. Como alguém com autismo de alto nível funcional que vê o mundo através do som, criar melodias a partir da agitação das ruas ou trens nas vias é mais natural do que qualquer interação social. Esta conexão com o som está com ele desde que se lembra.
    B) foi forçado a estudar piano quando criança. Errado. Foi tudo natural. By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app.  Aos 11 anos, Michael já conseguia tocar Mozart de ouvido, tendo aprendido sozinho a tocar piano por meio de um aplicativo para celular.
    C) alcançou o sucesso por meio da internet. Errado. Michael ainda quer ser reconhecido e ocupar o centro do palco.  [...] and stay in the background and get no recognition". Instead, Michael is determined to take centre stage. [...] fica em segundo plano, não obtendo reconhecimento". Em vez disso, Michael está determinado a ocupar o centro do palco.
    D) não queria que ninguém o ensinasse a tocar piano. Errado. Ele não precisou de ninguém para ensiná-lo.   By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. Aos 11 anos, Michael já conseguia tocar Mozart de ouvido, tendo aprendido sozinho a tocar piano por meio de um aplicativo para celular. 
    E) só gostava de ouvir música alta. Errado. A música o deixava calmo, portanto, não eram altas. Describing this process as “making music with my mind", Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm". Descrevendo esse processo como “fazer música com minha mente", Michael diz que compor sinfonias clássicas “me ajuda a me expressar através da música - me deixa calmo"
    Gabarito do Professor:  A

ID
4007578
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

No trecho do terceiro parágrafo “sought more music”, o termo sublinhado tem sentido semelhante, em português, a

Alternativas
Comentários
  • No trecho do terceiro parágrafo “sought" (buscou mais música),  o termo sublinhado tem sentido semelhante, em português, a
    O verbo sought significa procurou, buscou. Ele é o passado de "seek" 
    A) compunha.
    B) buscava.
    C) comprava.
    D) ouvia.
    E) tocava.
    Gabarito do Professor: B
  • No trecho do terceiro parágrafo “sought" (buscou mais música),  o termo sublinhado tem sentido semelhante, em português, a
    O verbo sought significa procurou, buscou. Ele é o passado de "seek" 
    A) compunha.
    B) buscava.
    C) comprava.
    D) ouvia.
    E) tocava.
    Gabarito do Professor: B

ID
4007581
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

O trecho do quarto parágrafo “Michael feels ‘very much aware’ of how different his approach is to music” indica que Michael Fuller

Alternativas
Comentários
  •  A dica para a questão, é usar a estratégia de leitura selectivity, a qual  selecionamos apenas o trecho necessário do conteúdo para encontrar a informação, por meio de palavras-chave, palavras cognatas e um vocabulário específico. A questão nos informa que a resposta está no quarto  parágrafo.
    O trecho do quarto parágrafo Michael feels 'very much aware' of how different his approach is to music"  (Michael se sente 'muito consciente' de como sua abordagem musical é diferente) indica que Michael Fuller
    A) às vezes sente muita vergonha por compor uma música tão diferente. Errado. Ele se sentia muito consciente. Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware" of how different his approach is to music [...] Crescendo em uma família que ouvia reggae em vez de música clássica, Michael se sente "muito consciente" de como sua abordagem musical é diferente[...]
    B) se sente muito contente com a diversidade de sua produção musical. Errado. Suas composições não são diversificadas. Ele compõe sinfonias clássicas. [...] Michael feels “very much aware" of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I'd never listened to classical music in my life". [...] Michael se sente "muito consciente" de como sua abordagem musical é diferente - simbolizada pela maneira como ele aprendeu piano sozinho quando criança. Isso, diz sua mãe, foi uma “surpresa para a família e para mim - eu nunca tinha ouvido música clássica na minha vida".
    C) se sente muito diferente ao compor suas músicas. Errado. Ele se sentia muito consciente. Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware" of how different his approach is to music [...] Crescendo em uma família que ouvia reggae em vez de música clássica, Michael se sente "muito consciente" de como sua abordagem musical é diferente[...]
    D) às vezes sente vergonha por ser uma pessoa diferente. Errado. Apesar de ter crescido ouvindo reggae, o estilo musical da família, ele se sentia muito consciente pelo seu estilo clássico de música. Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware" of how different his approach is to music [...] Crescendo em uma família que ouvia reggae em vez de música clássica, Michael se sente "muito consciente" de como sua abordagem musical é diferente[...]
    E) está ciente do quão diferente é sua abordagem musical.  Correto. Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware" of how different his approach is to music [...] Crescendo em uma família que ouvia reggae em vez de música clássica, Michael se sente "muito consciente" de como sua abordagem musical é diferente [...]

    Gabarito do Professor: E

ID
4007584
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

No trecho do quarto parágrafo “This, his mother says”, o termo sublinhado refere-se ao fato de Michael

Alternativas
Comentários
  •  A dica para a questão, é usar a estratégia de leitura selectivity, a qual  selecionamos apenas o trecho necessário do conteúdo para encontrar a informação, por meio de palavras-chave, palavras cognatas e um vocabulário específico. A questão nos informa que a resposta está no quarto  parágrafo.
    No trecho do quarto parágrafo This, his mother says", o termo sublinhado refere-se ao fato de Michael
    Conforme lemos abaixo, o termo "this" refere-se ao fato de Michael ter-se apaixonado pela música clássica, uma vez que cresceu em uma família que ouvia reggae. 
    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware" of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I'd never listened to classical music in my life".
    Tradução: Crescendo em uma família que ouvia reggae em vez de música clássica, Michael se sente "muito consciente" de como sua abordagem musical é diferente - simbolizada pela maneira como ele aprendeu piano sozinho quando criança. Isso, diz sua mãe, foi uma “surpresa para a família e para mim - eu nunca tinha ouvido música clássica na minha vida".
    Gabarito do Professor: C


ID
4007587
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

O quinto parágrafo afirma que o jovem músico

Alternativas
Comentários
  •  
    A dica para a questão, é usar a estratégia de leitura selectivity, a qual  selecionamos apenas o trecho necessário do conteúdo para encontrar a informação, por meio de palavras-chave, palavras cognatas e um vocabulário específico. A questão nos informa que a resposta está no quinto  parágrafo.
    O quinto parágrafo afirma que o jovem músico 

    A) enfrenta dificuldades para compor suas próprias peças. Errado. Ele começou a compor logo depois de aprender a tocar piano. It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Pouco depois de aprender a tocar piano, Michael começou a compor suas próprias obras. 
    B) tem um estilo musical próprio e inédito. Errado. Ele tem um estilo próprio, mas não é inédito. Ele compõe sinfonias clássicas. Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm".  Michael diz que compor sinfonias clássicas “me ajuda a me expressar através da música - me deixa calmo".
    C) também gosta de escrever letras de canções.  Errado. Ele diz que são borrões em uma página.  He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition". Ele quer controlar o processo criativo, ao contrário dos compositores típicos da atualidade, para quem ele diz “escreve borrões em uma página, entrega para os músicos - diz tchau e fica em segundo plano  não obtendo reconhecimento". 
    D) leva um longo tempo até conseguir compor suas peças. Errado. É tão fácil compor, que ele quer controlar esse processo criativo. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, [...] Ele quer controlar o processo criativo, ao contrário dos compositores típicos da atualidade[...] 
    E) almeja se tornar um artista reconhecido. Correto. Diferente dos ouros compositores que escrevem e ficam em segundo plano, Michael quer ser reconhecido. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition". Instead, Michael is determined to take centre stage. Ele quer controlar o processo criativo, ao contrário dos compositores típicos da atualidade, para quem ele diz “escreve borrões em uma página, entrega para os músicos - diz tchau e fica em segundo plano  não obtendo reconhecimento".  Em vez disso, Michael está determinado a ocupar o centro do palco.

    Gabarito do Professor: E

ID
4007590
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

    By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

    “I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

    Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

    It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

In the text, the excerpt that best represents an alternative to something previously expressed is:

Alternativas
Comentários
  • No texto, o trecho que melhor representa uma alternativa a algo anteriormente expresso é:
    A) “Como alguém com autismo de alto nível funcional" (1º parágrafo).
    B) “uma surpresa para a família e para mim" (4º parágrafo).
    C) “Eu tenho uma sinfonia" (2º parágrafo).
    D) “Em vez disso, Michael está determinado" (5º parágrafo).
    E) “Gostei do que ouvia" (3º parágrafo).
     "instead" é um advérbio que significa ao invés de, em vez disso. Ou seja, Michael, ao invés de ser como os outros compositores que, segundo ele, escreve borrões, em uma página, entrega para os músicos - diz tchau e fica em segundo plano  não obtendo reconhecimento", em vez disso, ele quer ocupar o centro do palco. Portanto, a alternativa D se refere a algo anteriormente expresso. 
    [...] unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition". 
    Tradução: [...] ao contrário dos compositores típicos da atualidade, para quem ele diz “escreve borrões em uma página, entrega para os músicos - diz tchau e fica em segundo plano  não obtendo reconhecimento".  Em vez disso, Michael está determinado a ocupar o centro do palco.
    Gabarito do Professor: D

ID
4007593
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Enquanto nas cidades o poder ficou nas mãos dos bispos, nos campos, concentrou-se na dos grandes proprietários. O governo romano perdeu força: já não era capaz de cobrar os impostos de maneira eficiente, nem mesmo de pagar os exércitos. Em 476, o último imperador romano foi deposto. Era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média.

(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)


A queda do Império Romano do Ocidente foi provocada, entre outros fatores,

Alternativas
Comentários
  • Período da Pax Romana foi onde começou a crise do Império Romano, não se expandia mais, logo não conseguia escravos por guerra, faltou mão de obra e por consequência dinheiro para financiar o exército, assim não havia proteção às fronteiras e houve a invasão bárbara.

  • A decadência do Império Romano do Ocidente começou entre os séculos II e III d.C. Os fatores gerais que contribuíram para esta queda foram a crise econômica, golpes de Estado e assassinatos contra os imperadores . A crise culminou com o fim do Império do Ocidente, com as invasões dos povos germânicos. O Império Romano do Oriente, conhecido como o Império Bizantino, continuou a existir, enquanto o fim do Império Romano do Ocidente era eminente. As sucessivas trocas de imperadores geraram instabilidade política. A economia era baseada na prática de expansão territorial, portanto., com o fim da expansão territorial romana não havia mais espólios de guerra e saques a cidades. Nem tampouco prisioneiros de guerra seriam transformados em escravos. Dessa forma, também houve uma crise do sistema escravista romano, pois não houve um crescimento da quantidade de escravos e os povos conquistados ganharam direito de se tornarem cidadãos romanos. A escassez de mão de obra diminuiu a produção agrícola e aumentou o preço dos alimentos, o que gerou fome e revoltas com os preços. A crise econômica também impediu a manutenção do exército de mercenários que era mantido para assegurar as fronteiras do Império Romano . Assim, elas se tornaram vulneráveis. Os germânicos. aproveitando a vulnerabilidade das fronteiras ,começaram o processo de migração para as terras do Império Romano. 
    O aumento populacional e o clima foram os principais motivos para a migração em massa para a garantia da sobrevivência fora do seu território de origem. No Ano de 410, a cidade de Roma foi invadida e saqueada. Alguns grupos germânicos, como os visigodos e francos fundaram seus reinos em territórios romanos. O Império Romano do Ocidente teve seu fim no ano de 476 com a destituição do ultimo Imperador.  
    O estudo de Antiguidade, principalmente a ocidental é importante para que seja possível indicar a resposta correta. É pedido que seja indicada uma das causas da queda do Império Romano do Ocidente.
    A) CORRETA – O Império Romano teve 16 imperadores em um período de 50 anos. Tal fato permitiu que a figura política do Imperador e a sua representação ficasse frágil. A crise econômica, somada à fragilidade do poder central, fez com que o controle das fronteiras e das práticas lucrativas fosse perdido progressivamente. 
    B) INCORRETA – O Império Romano Oriental, também conhecido como Império Bizantino , localizado no continente asiático, continuou existindo após a queda do Império Romano do Ocidente. A desintegração do Império Ocidental não abalou suas estruturas econômicas e políticas e Constantinopla tornou-se o seu principal centro comercial entre ocidente e oriente. 
    C) INCORRETA - Os povos germânicos eram considerados de pagãos, e foram convertidos ao cristianismo arianista. O arianismo era uma interpretação do Cristianismo que negava a origem divina de Jesus Cristo. A Igreja Católica considerava-o uma heresia e este foi um dos motivos de rivalidade entre os romanos e os germânicos. 
    D) INCORRETA – O Imperador Romano, com a crise econômica, não conseguiu manter o exercito de mercenários próximos às fronteiras do Império. Dessa forma as fronteiras ficaram vulneráveis, facilitando a entrada dos povos germânicos. A derrota que levou à desestruturação do Império Romano foi desencadeada por diversos fatores, sendo o principal deles a fragilidade do poder central , além da crise econômica. 
    E) INCORRETA – Os hunos eram nômades originados da Ásia Central. Eram conhecidos pela sua violência e saques. Ao chegarem aos territórios germânicos, alguns povos fugiram em pânico da presença huna. Estes povos migrantes foram para o Império Romano do Ocidente. 
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO:

    A partir da anarquia militar que sacudiu o Império entre 235 e 284, o poderio de Roma entrou em irremediável decadência, inclusive no plano militar. Entre outros aspectos da crise que debilitou o chamado “Baixo Império Romano”, destacou-se a carência de escravos, que reduziu a atividade produtiva e a arrecadação tributária – fatores que se refletiram na progressiva perda de poder dos imperadores.

    Paralelamente, verificou-se uma penetração cada vez maior de bárbaros germânicos, culminando com as grandes invasões de 406 e, no limite, com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476.

    GABARITO:

    (A) pela fragilização do poder central, que gradualmente perdeu o controle das províncias que compunham o Império.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-queda-do-imperio-romano-do-ocidente-foi-provocada-entre-outros-fatores.html?m=1


ID
4007596
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Enquanto nas cidades o poder ficou nas mãos dos bispos, nos campos, concentrou-se na dos grandes proprietários. O governo romano perdeu força: já não era capaz de cobrar os impostos de maneira eficiente, nem mesmo de pagar os exércitos. Em 476, o último imperador romano foi deposto. Era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média.

(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)


O texto alude à gênese de duas características importantes da Idade Média Ocidental:

Alternativas
Comentários
  • O trecho expressa, de maneira clara, que o desgaste e ruína das estruturas do Império Romano (do Ocidente) e, a transposição do poder de mando das mãos do Imperador para as mãos dos bispos e dos grandes proprietários de terra são elementos importantes, talvez fundamentais, para que possamos entender que um novo estilo de vida estava nascendo. Uma nova era estava despontando. É a chamada Idade Média da história ocidental. 
    É claro que a divisão da História em “idades" é artificial e tem um propósito de orientação de estudo. No entanto, a passagem de uma “idade" para a outra é dada por um momento histórico que simboliza uma transformação estrutural. É por esta razão que o autor diz que “era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média." 
    O trecho faz alusão à gênese de duas características importantes da medievalidade europeia. Uma das alternativas as indica. Embora o trecho não seja de difícil interpretação, um maior conhecimento acerca de Idade Média pode facilitar a conclusão acerca da resposta correta. Há obras para Escola Básica que são bastante completas acerca do tema. Não há maior dificuldade de acesso `a bibliografia 
    A) INCORRETA- Nem o comércio internacional tem fim – embora as atividades mercantis tenham se tornado específicas de algumas regiões como Flandres ( Holanda e Bélgica de hoje) – nem houve o crescimento do republicanismo, que existiu em Roma. 
    B) CORRETA- A feudalização supõe maior poder nas mãos de proprietários de terras, que se tornaram vitais para a defesa e proteção da população, assim como para a produção que garantiria a sobrevivência. E, a Igreja Católica , única instituição do Império Romano que sobreviveu à invasões germanas e desmantelamento do Estado, tornou-se extremamente poderosa. Não só por serem mosteiros e igrejas proprietários de terras como o clero passa a deter o monopólio da leitura e da escrita. 
    C) INCORRETA- A ruralização é uma característica da medievalidade mas, não podemos falar em total desaparecimento do poder real ainda que muitas vezes era mais nominal do que efetivo.
    D) INCORRETA- O avanço do Islã data dos séculos VIII e IX mas não se pode entendê-lo como uma característica do medievo europeu feudal. Quanto aos exércitos nacionais podemos dizer sim que foram praticamente extintos enquanto categoria e instrumento de Estado. Os exércitos dependem de relações pessoais de fidelidade entre os proprietários de terras  . 
    E) INCORRETA- A sociedade medieval era profundamente desigual em termos de riqueza e poder. Mas as propriedades rurais tendiam à autossuficiência na medida em que os tempos foram marcados por guerras e insegurança.
    RESPOSTA: Letra B.
  • RESOLUÇÃO:

    Nos séculos V e VI, a Europa Ocidental foi assolada pelas invasões germânicas e pelo processo de formação dos reinos bárbaros em terras que haviam sido romanas.

    Durante a agitação e insegurança que caracterizaram o período, cresceu o poder dos bispos (não apenas como autoridades religiosas, mas também civis) e dos grandes proprietários de terras, cujo poderio militar oferecia alguma proteção para as populações ameaçadas. Essas duas forças - clero e nobreza – iriam compartilhar o poder na Europa feudal.

    GABARITO:

    (B) a feudalização e o aumento do poder político da Igreja.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-o-texto-alude-genese-de-duas-caracteristicas-importnates-da-idade-media-ocidental.html?m=1


ID
4007599
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A base comum das ideias mercantilistas consiste na atuação de dois novos fatores: os Estados modernos nacionais, ou seja, as monarquias absolutas, e os efeitos de toda ordem provocados pelas grandes navegações e descobrimentos sobre a vida das sociedades europeias.

(Francisco Falcon. Mercantilismo e transição, 1986. Adaptado.)

Os dois fatores mencionados no texto expressam-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Características do mercantilismo: Metalismo, colonialismo, monopólio, balança comercial favorável, protecionismo e intervencionismo.

    Letra a) "Entesouramento" = ato de guardar moedas, ato de constituir tesouro ~ metalismo.

    Letra C) Errada pois livre comércio é o oposto de protecionismo.

  • O trabalho de Francisco Calazans Falcon faz uma análise detalhada e acurada do Mercantilismo como um conjunto de práticas econômicas típicas dos estados nacionais modernos. É um trabalho clássico sobre o tema. 
    Entre as alternativas estão indicados os fatores que são básicos para a estruturação das práticas mercantilistas. 
    A) CORRETA- São efetivamente expressões da formação das monarquias modernas- o intervencionismo econômico - e, o aumento de metais preciosos entesourados como efeito das grandes navegações e colonização de novas áreas. 
    B) INCORRETA- A colonização na América é relacionada ao mercantilismo mas não a diminuição do comércio interno na Europa, o que, aliás, não é procedente. 
    C) INCORRETA- A política de livre mercado é oposta ao controle do mesmo proposta pelo mercantilismo. E o degredo de condenados não se relaciona com as práticas econômicas do mercantilismo. 
    D) INCORRETA- Tais ideias libertárias e o aperfeiçoamento de técnicas de navegação não só não são contemporâneos no tempo como não se referem ao mercantilismo. 
    E) INCORRETA- O controle burguês advém das revoluções de caráter liberal, o que não é característico dos estados modernos e sim dos Estados liberais. E os órgãos reguladores do comércio internacional são da segunda metade do século XX. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO:

    A politica econômica mercantilista, praticada pelos Estados modernos, tinha por objetivo precípuo fortalecer o poder real por meio do aporte de recursos financeiros provenientes da atividade comercial.

    Dois elementos contribuíram poderosamente para essa prática econômica: a importância do ouro como fator de acumulação (metalismo) e o intervencionismo das monarquias absolutistas, aplicado no incentivo às atividades econômicas e na cobrança de tributos.

    GABARITO:

    (A) no intervencionismo econômico dos Estados modernos e no aumento dos metais nobres entesourados.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-base-comum-das-ideias-mercantilistas-consiste-na-atuacao-de-dois-novos-fatores.html?m=1


ID
4007602
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O sistema de plantation, predominante na colonização portuguesa do Brasil, baseou-se na

Alternativas
Comentários
  • A utilização do sistema de plantation em áreas de colonização, principalmente quando se trata de colonialismo mercantilista, é recorrente. É preciso lembrar que o objetivo é a obtenção de alta lucratividade com investimento o menos possível de maneira que a produção colonial seja um complemento à produção da metrópole. A transferência da riqueza é feita através do comércio exclusivo. A colônia é mercado exclusivo de sua metrópole. A questão proposta não apresenta grande dificuldade. O estudo das características do colonialismo mercantilista e das estruturas das áreas coloniais faz parte do currículo de História da escola básica 
    Pede-se que seja indicada a alternativa que mostra uma das bases que fundamentam o sistema de plantation 
    A) INCORRETA- Esta é a produção de áreas de ocupação fora do projeto mercantilista, nas quais o objetivo é a sobrevivência e a produção de excedentes para mercado interno. 
    B) INCORRETA – A exportação não era dos excedente mas de toda a produção, já que a proposta era de atingir o mercado externo. 
    C) INCORRETA- Não há a aplicação de técnicas sofisticadas. No Brasil , por exemplo, no plantio usava-se o conhecimento dos nativos e dos africanos escravizados, além daquele trazido das ilhas do Atlântico, também áreas coloniais portuguesas. 
    D) INCORRETA- rotação de culturas em pequenas propriedades é característica de produção familiar. 
    E) CORRETA- O destino da produção era a exportação do que alcançasse altos preços no mercado internacional. Daí a monocultura. Mão de obra compulsória que tem a possibilidade de ser a mais barata e menos exigente por conta do domínio do trabalhador. E extensiva por conta da grande disponibilidade de terras a baixo custo 
    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Nas linhas 01 e 02 é clara a presença do narrador.

  • Compulsório = forçado = escravo

  • Quando falamos em sistema platation, lembre-se, sempre:

    -Exportação

    -Monocultura

    -Trabalho compulsório/escravo

    -Práticas agrícolas extensivas (antigos, sem tecnologias)

    LETRA E

    APMBB

  • Esse sistema é um modelo de produção agrícola baseado na monocultura, na exportação desses produtos e na utilização de grandes latifúndios com mão de obra escrava. ... O sistema plantation ocasionou no surgimento de vários latifúndios que possuíam grandes terras destinadas a um único dono. Características As principais características do sistema plantation são: Monocultura: plantação de um único produto agrícola em grandes quantidades, sobretudo de produtos tropicais. Latifúndios: uso de grandes extensões de terra para a produção em grande escala, que ficava submetido a um explorador (o proprietário das terras). Sistema Escravista: os escravos (negros e índios) eram a principal mão de obra que trabalhavam nas grandes extensões de terra. O salário não existia e a troca era pela habitação e alimento. Mercado Externo: a produção dos produtos cultivados no sistema plantation eram voltados para enriquecer o mercado externo, ou seja, para a exportação. Nesse sentido, a economia interna ficava de fora e o que permanecia no país eram os produtos de baixa qualidade. Isso impossibilitou o crescimento e o desenvolvimento do mercado interno nessa época. fonte:https://www.todamateria.com.br/sistema-plantation/

ID
4007605
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Em relação à América Espanhola, nas duas primeiras décadas do século XIX,] a situação da América Portuguesa era diferente, pois ali o próprio governo português parecia conduzir e administrar as transformações.
(Andréa Slemian e João Paulo G. Pimenta. O “nascimento político” do Brasil, 2003.)

Estão entre as transformações mencionadas no texto:

Alternativas
Comentários
  • A família real saiu de Portugal e migrou para a América Portuguesa, após a invasão das tropas francesas ao território português no ano de 1807, por Portugal não ter aderido ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão. Dessa forma, a corte portuguesa com as suas respectivas instituições vieram para o Brasil se instalando no Rio de Janeiro. 
    Segundo as historiadoras Lilia Schwartz e Heloisa Starling, não havia uma fuga aleatória de indivíduos para o país, mas sim a sede do Estado Português e todo o seu aparato administrativo e burocrático. E, assim, as embarcações chegaram ao Brasil com a escolta de navio ingleses. A presença da família Real portuguesa trouxe profundas transformações ao território que possibilitaram a independência do país, anos mais tarde.

    A independência da América Espanhola , a importância dos seus lideres Simon Bolívar e José de San Martins , a chegada da família real e as transformações causadas com a transferência da corte à  América Portuguesa são temas de estudo para responder a questão . Em uma das afirmativas estão listadas transformações ocorridas na colônia quando da estada da Família Real Portuguesa. 
    A)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as juntas governamentais foram criadas na América Espanhola pelas elites criollas após a derrubada do rei Espanhol do trono e o não reconhecimento de José Bonaparte como rei. Além disso, a Estrada de Ferro Pedro II foi inaugurada apenas em 1858. Tal fato reafirma a condição incorreta da alternativa, uma vez que não houve transformação dos transportes nas três primeiras décadas. 
    B) CORRETA - Os portugueses foram escoltados para o Brasil pela marinha inglesa e uma das resultantes do apoio inglês foi a abertura dos portos às nações amigas assinado por D. João VI assim que aportou em Salvador, na Bahia. Tal medida pôs fim ao regime de exclusivo metropolitano, que era a política administrativa que determinava que o comércio deveria somente acontecer entre os territórios ultramarinos e Portugal , ou permitidos por Portugal. Já no ano de 1815, D. João VI elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. Dessa forma o território ultramarino deixou de ser uma colônia. Visto estes dois pontos, podemos inferir que a afirmativa está correta. 
    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta porque o Tratado de Tordesilhas deixou de ter validade no ano de 1750. Neste ano foi assinado o tratado de Madri entre a Coroa Portuguesa e Coroa Espanhola, estabelecendo novos limites territoriais no território ultramarino na América do Sul. 
    D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, porque o tráfico de negros africanos escravizados foi extinto através da Lei Eusébio de Queiroz, assinada no ano de 1850. Esta lei foi promulgada com o objetivo de liberar recursos do tráfico para outras atividades econômicas , além de cumprir acordos que foram feitos com a Inglaterra para a extinção do tráfico negreiro e posterior abolição da escravatura, que foi assinada em 1888. 
    E)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não houve a eliminação da tarifas alfandegárias. A Corte portuguesa assim que chegou ao Brasil assinou a Carta de abertura dos portos “às nações amigas". A regulamentação aconteceu através do Tratado de Cooperação e Amizade, do ano de 1810, no qual cada país deveria ter uma alíquota de imposto a ser paga submetida aos produtos que entrassem no Brasil. Dessa forma, a Inglaterra pagaria 15% de imposto sobre produto, os portugueses 16% e as demais nações 24%. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Resolução:

    A questão refere-se às mudanças ocorridas no Brasil durante o Período Joanino, as quais prepararam a colônia para se desenvolver como Estado soberano. Dentro desse processo, destacaram-se a Abertura dos Portos (1808), que inseriu a economia brasileira na órbita do capitalismo inglês, e a elevação da colônia a Reino Unido a Portugal e Algarves, equiparando-a à metrópole lusitana.

    Resposta: B

    Fonte: Curso Objetivo

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf


ID
4007608
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.


(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)

A Guerra Civil Americana (1861-1865)

Alternativas
Comentários
  • Norte -> Tendência liberal, industrial, necessitando de mão de obra e mercado consumidor

    Sul -> Agrário, baseado em grandes latifúndios, utilizando mão de obra escrava

    Norte vence o Sul, mesmo com as consequências negativas nas questões sociais que se propagam até hoje.

    E

    EsPCEx 2022

  • Os Estados Unidos da América conquistaram a sua independência da Inglaterra no ano de 1776. O modelo político escolhido foi à República presidencialista federalista, com a autonomia total dos Estados e todos submetidos à Constituição Federal. Houve divergências sociais e econômicas entre os estados, pois a economia do Norte era constituída por pequenas propriedades de terra e indústrias com trabalho assalariado . Já a do Sul era pautada em grandes propriedades de terra monocultoras para exportação, com a mão de obra negra escravizada vinda da África. A divergência principal entre os estados do Norte e os estados do Sul era a questão abolicionista e a manutenção do livre comércio externo.
    É preciso, no entanto, estar atento ao fato de que o quantitativo de estados não era a mesma dos dias de hoje. Houve , mais tarde, uma expansão em direção ao oeste. 
    Os sulistas demonstraram descontentamento com a eleição de Abraham Lincoln, em 1860, pois não aceitavam a sua ambiguidade com relação à escravatura. Dessa forma, uniram-se e formaram os Estados Confederados da América e declararam a sua separação da União. Os nortistas possuíam mais vantagens como melhor infraestrutura, maior contingente militar e uma economia mais desenvolvida em comparação ao Sul.
    Os sulistas por sua vez tinham estrategistas militares e acreditavam no seu potencial bélico. Abraham Lincoln estabeleceu medidas de embargo aos sulistas em nome da integridade territorial dos Estados Unidos. Sem apoio internacional, com embargos marítimos e econômicos, a economia do sul foi sufocada e os Confederados entraram em estado precário. Paulatinamente, os nortistas conseguiram avançar e controlar territórios do Sul. Os negros escravizados fugiram o que consequentemente colapsou a economia sulista. A Guerra Civil americana acabou no ano de 1865 com a derrota dos sulistas, com a integridade da União restaurada e com a abolição da escravatura no país. 

    Entre as opções uma apresenta uma afirmativa correta acerca da guerra civil norte-americana. A obra de Leandro Karnal, de onde foi retirado o trecho apresentado, é uma indicação interessante como material de estudo do tema.

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois os estados opostos foram os do Norte e os do Sul com a vitória do Estados do Norte. 
    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra no ano de 1776. Logo não há relação entre a Guerra Civil Americana e a Independência dos Estados Unidos. 
    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o declínio das exportações sulistas de algodão e tabaco estava relacionado ao bloqueio territorial e econômico no qual Abraham Lincoln submeteu os Confederados 
    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois quem começou o processo de secessão foram os Sulistas e não houve intervenção estrangeira na Guerra Civil Americana. Além disso, os sulistas sofreram embargos marítimos com ordem do Presidente Abraham Lincoln. 
    E) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois o Norte industrializado tinha uma classe média urbana que não era a favor do sistema escravista do sul, que utilizava negros escravizados para trabalhavam nas suas fazendas monocultoras. Paulatinamente, O Norte enfraqueceu a economia do Sul e ganhou as batalhas declarando sua vitória e a integração total da União.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Além da questão do escravismo, a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana) opôs duas sociedades que apresentavam outras diferenças além das citadas no enunciado. De fato, enquanto o norte se caracterizava por uma formação social predominantemente burguesa e uma tendência econômica protecionista, os estados sulistas apresentavam uma estrutura aristocrática e davam preferencia ao livre câmbismo.

    Fonte: Curso Objetivo- RESPOSTA E

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf


ID
4007611
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Apenas em 1865, ano do término da Guerra Civil, algumas questões que estavam presentes no período colonial e na Independência (como a escravidão) seriam parcialmente resolvidas. Parcialmente porque, como é lógico notar, o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros.


(Leandro Karnal. Estados Unidos: a formação da nação, 2015.)

A afirmação de que “o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros” pode ser exemplificada

Alternativas
Comentários
  • A discriminação a população negra nos EUA que tantos protestos tem causado recentemente é um processo histórico de longa duração. O texto associado aborda aspectos históricos deste processo. O enunciado busca a alternativa que explica corretamente por que o fim oficial do sistema escravista não representou o fim da discriminação e do racismo. 
    A) Até os dias de hoje estatisticamente negros ganham menos que brancos nos EUA.

    B) As práticas segregacionistas previstas em leis estaduais nos EUA só foram proibidas na década de 60 do século XX.
    C) Logo após o fim da Guerra Civil, formaram-se grupos com o objetivo específico de oprimir violentamente a população negra nos EUA e somente quase cem anos depois que grupos organizados de negros lutaram e conseguiram a proibição federal de leis segregacionistas. Alternativa correta. 
    D) A aprovação do fim da segregação ocorreu apenas na segunda metade do século XX.

    E) Não há mais atualmente nos EUA leis específicas para a segregação de negros, porém como vemos no noticiário o racismo estrutural segue sendo um grave problema naquela sociedade. 




    Gabarito do professor: C.
  • Resolução: A abolição da escravidão pelo Congresso Norte Americano suscitou a reação dos brancos sulistas, seja sob a forma de entidades terroristas como a Ku klux Klan (fundada em 1865, proibida em 1871 e refundada em 1915), seja por meio de leis segregacionistas, viabilizadas pelo sistema federativo que assegurava a autonomia dos estados. Essa situação de desigualdade e discriminação levou à luta dos afro-americanos pela igualdade, o que resultou na aprovação da Lei dos Direitos Civis, em 1964. Não obstante, ainda hoje manifestam-se sequelas desse longo período de racismo.

    Resposta: C

    Fonte: Curso Objetivo- RESPOSTA E

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf


ID
4007614
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    De 1889/1890, começo da República, até 1930-1940 mais ou menos, a indústria e as cidades apresentaram determinadas características.

    A atividade industrial, sempre crescente, era conduzida fundamentalmente no interior de empresas de pequeno e médio porte, ainda que as grandes fábricas existentes concentrassem o maior número de operários e a maior quantidade de capital, sendo responsáveis também pela maior parte da produção industrial. [...] Apenas a partir das décadas de 1940 e 1950 as indústrias de bens de consumo duráveis e bens de capital desenvolveram-se de modo significativo.


(Maria Auxiliadora Guzzo de Decca. Indústria e trabalho no Brasil, 1991.)

O texto divide a industrialização brasileira em dois ciclos distintos. O primeiro deles caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • A industrialização brasileira limitava-se apenas à produção de produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas. Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.


ID
4007617
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    De 1889/1890, começo da República, até 1930-1940 mais ou menos, a indústria e as cidades apresentaram determinadas características.

    A atividade industrial, sempre crescente, era conduzida fundamentalmente no interior de empresas de pequeno e médio porte, ainda que as grandes fábricas existentes concentrassem o maior número de operários e a maior quantidade de capital, sendo responsáveis também pela maior parte da produção industrial. [...] Apenas a partir das décadas de 1940 e 1950 as indústrias de bens de consumo duráveis e bens de capital desenvolveram-se de modo significativo.


(Maria Auxiliadora Guzzo de Decca. Indústria e trabalho no Brasil, 1991.)

O segundo ciclo de industrialização mencionado no texto é marcado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O desenvolvimento industrial do Brasil, a partir dos anos 50 (JK, 1956-61), verificou-se uma considerável entrada de empreendimentos estrangeiros, acelerando o processo de industrialização brasileiro mas, por outro lado, internacionalizando uma economia até então predominantemente nacional.

  • Bens de consumos não-duráveis(Capital privado nacional), Bens de consumos duráveis(Capital Internacional) e Indústrias de Base constituem o tripé-econômico durante o governo de JK.


ID
4007629
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acampamentos de imigrantes vindos da Venezuela foram destruídos por brasileiros em 18.08.2018, em Pacaraima (RR), na fronteira com o país vizinho, que sofre com uma crise humanitária e econômica.

(www.correiobraziliense.com.br, 18.08.2018. Adaptado.)

O excerto expressa uma ação de

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda notícia sobre ato de violência da população local contra acampamento de imigrantes venezuelanos na fronteira. O enunciado busca a alternativa que explique corretamente como se referir a ação descrita no texto.

    A) Patriarcado é um sistema de organização social liderado por homens e não possui qualquer tipo de reconhecimento explícito na constituição brasileira.

    B) Terrorismo, apesar de não possuir definição oficial por questões políticas, é definido por especialistas no tema como o uso da violência contra não combatentes com o objetivo de alcançar alguma reivindicação política. 
    C) Nepotismo corresponde a privilégios ofertados a partir de relações de parentesco.

    D) Coronelismo foi um sistema político baseado no uso sistemático da violência nos processos eleitorais durante a República Velha no Brasil. Por extensão pode ser usado para designar atos violentos praticados por grandes produtores rurais contra grupos menores.

    E) Foi, sem dúvidas, um ato xenofóbico que relaciona-se com o ódio e aversão a diferenças culturais de pessoas estrangeiras. Alternativa correta. 


      



    Gabarito do professor: E.

ID
4007632
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Estatuto da Cidade “estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e bem- -estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental” (Cap. I, art. 1º , § único). Dispõe que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno funcionamento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana (art. 2º ).
(www.planalto.gov.br. Adaptado.)

Uma das aplicações da função social das cidades corresponde

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A CF/88 dispõe que o direito a propriedade não é um direito absoluto, ou seja, a pessoa pode perder o direito a sua propriedade caso ela não esteja sendo destinada a sua função social, podendo ser desapropriada em função do interesse social e coletivo.

    Essa regra é aplicado tanto em propriedades urbanas, quanto nas rurais. Nessas últimas, a maior ferramenta de desapropriação tem sido a da reforma agraria graças as lutas sociais como MST.

    --------------------------------

    (Caso esteja errado me informem por privado)

    @estuda_gabrielg


ID
4007635
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 14.08.2017, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, começou a ser discutida a proposta portuguesa de extensão de sua plataforma continental. Agora para o início da discussão sobre a proposta de poder legal do país sobre os fundos marinhos para lá das 200 milhas marítimas, Portugal entregou uma adenda que contém um novo mapa das “fronteiras” da plataforma continental. Mas, o que é então a extensão da plataforma continental? Ao abrigo Convenção das Nações Unidas sobre o Mar (ou Lei do Mar da ONU), os países costeiros têm a oportunidade de alargar pacificamente o seu território no mar.

(www.publico.pt, 15.08.2018. Adaptado.)

A expansão da plataforma continental diz respeito, portanto, ao aumento

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda notícia sobre relações internacionais, em que Portugal pleiteia, junto às Nações Unidas, a extensão de sua plataforma continental. O enunciado questiona do que se trata o referido tema. 

    A) A plataforma continental não possui relação com espaço aéreo diretamente. 

    B) Esse tipo de taxação não precisa de aprovação das Nações Unidas. Qualquer país soberano pode taxar como bem entender e lidar com as consequências disso na relações diplomáticas.

    C) Recursos naturais localizados no próprio território não são abordados pela plataforma continental.

    D) Significa um aumento do domínio sobre a parte adjacente ao mar territorial onde se configura uma ZEE, ou Zona Econômica Exclusiva, como a que o Brasil também pleiteou com sucesso na ONU. Alternativa correta. 

    E) Pesquisas científicas realizadas na ZEE podem contribuir para a aprovação da demanda do país na ONU mas as oceânicas realizadas em águas internacionais não se relacionam com o evento descrito no texto.   



     


    Gabarito do professor: D

ID
4007638
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre um mapa de escala 1:50000 foi demarcada uma área de conservação ambiental com o formato de um quadrado de 10 cm de lado.

Esse quadrado demarcado no mapa corresponde à área real de

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO:

    Num mapa de escala de 1:50.000, cada centímetro medido na carta, equivale no terreno a 0,5km. Assim, 10 cm equivalerão a 5km (10 X 0,5). Sabe-se também que a reserva ambiental é quadrada e o cálculo de sua área é lado X lado. Assim, essa área de conservação ambiental terá como área 25km² (5km X 5km).

    GABARITO:

    (C) 25 km².

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-sobre-um-mapa-de-escala-150000-foi-demarcada-uma-area-de-conservacao-ambiental.html

  • Km - Hm - Dm - M - Dcm - Cm - mm

    Para a direita acrescenta-se um zero e para a esquerda retira-se.


ID
4007647
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente americano, Donald Trump, anunciou em 08.05.2018 algo que há meses vinha ameaçando fazer: os Estados Unidos vão sair do acordo nuclear firmado em 2015 com o Irã. Logo após o anúncio, Trump assinou uma ordem presidencial para impor novas sanções econômicas ao país do Oriente Médio.

(www.nexojornal.com.br. Adaptado.)

Para o Irã, uma consequência da saída dos Estados Unidos do acordo nuclear de 2015 é:

Alternativas
Comentários
  • A notícia do texto aborda a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã. Fato amplamente noticiado e de extrema importância geopolítica que produz reflexos até os dias atuais. O enunciado busca a alternativa que apresente corretamente as consequências para o Irã. 

    A) O Estado de Israel foi um do mentores do rompimento unilateral do acordo pelos EUA com o objetivo de reduzir a influência econômica do Irã na região.
    B) O rompimento do acordo não relacionou-se a estabilidade política interna do Irã que é garantida por eficiente aparato de controle estatal.
    C) Redução de investimentos estrangeiros de países sujeitos as sansões econômicas norte-americanas foi o que ocorreu na prática.
    D) A redução do desenvolvimento econômico foi um fato dada as sanções econômicas que foram aplicadas ao Irã. Isto causou a perda de investimentos e de compradores de produtos iranianos que acabaram absorvidos pela China que em flagrante rivalidade com os EUA tornou-se grande parceiro comercial dos iranianos. Alternativa correta.
    E) Ocorreu a redução momentânea das explorações de petróleo que ficaram sem compradores por receio dos mesmo serem alvo de sanções norte-americanas. 





    Gabarito do professor: D

ID
4007653
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após uma lagoa ter sido contaminada por chumbo, um ecólogo analisou alguns seres vivos que faziam parte da cadeia alimentar desse local.

algas → crustáceos → peixes carnívoros

A concentração de chumbo e a energia acumulada em cada nível trófico foram analisadas ao longo dessa cadeia alimentar. As informações obtidas pela análise foram indicadas em uma pirâmide, em que a largura de cada retângulo representava a quantidade de energia e os pontos pretos representavam a concentração de chumbo acumulada em cada nível trófico. Assinale a alternativa que melhor representa a pirâmide obtida pelo ecólogo.

Alternativas
Comentários
  • Questão que exigia conhecimento de uma pirâmide de energia e do processo de magnificação trófica.

  • Bioacumulacao o Topo da cadeia terá mais dessa substância que a base

    gab:B

  • Só lembrando que a na Bioacumulação - o último animal da cadeia, no caso do exercício os peixes carnívoros, sempre terão a maior concentração da substância.


ID
4007656
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Em 1997, pesquisadores criaram Polly, uma ovelha contendo o gene humano F9, responsável pela produção do fator IX de coagulação e vital para indivíduos com hemofilia. Polly, assim como a famosa ovelha Dolly, foi gerada a partir da fusão de um óvulo anucleado com um fibroblasto fetal cultivado em laboratório, no qual o gene F9 foi previamente introduzido em seu genoma.

(Lygia da Veiga Pereira. Clonagem: da ovelha Dolly às células-tronco, 2005. Adaptado.)

De acordo com o texto, a ovelha Polly foi gerada pela fusão de um óvulo anucleado com uma célula _________ submetida à técnica de _________ .

As lacunas do texto devem ser preenchidas por

Alternativas
Comentários
  • Células germinativas dão origens a gametas, como o espermatozoide e óvulo. O fibroblasto é uma célula de tecido, logo é somática.


ID
4007668
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A leishmaniose visceral humana é uma doença que afeta o baço e o fígado, provocando problemas imunológicos e quadros hemorrágicos. Em casos mais graves, pode causar a morte. Uma pessoa pode adquirir essa doença quando

Alternativas
Comentários
  • A-Leishmaniose é contraída por meio de mosquito infectado

    B- Doença de Chagas

    C- Esquistossomose

    D- Amarelão

    E- Vários parasitas intestinais


ID
4007671
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos:

Alternativas
Comentários
  • Bivalves não possuem rádula


ID
4007674
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise a seguinte reação química que ocorre no sangue humano.

CO2 + H2O → H2CO3 → H+ + HCO3-

Essa reação química corresponde à principal forma de transporte

Alternativas

ID
4007686
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em janeiro de 2018 foi encontrado em uma mina na África o quinto maior diamante (uma variedade alotrópica do carbono) do mundo, pesando 900 quilates. Considerando que um quilate equivale a uma massa de 200 mg, a quantidade, em mol, de átomos de carbono existente nesse diamante é igual a

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange o conceitos relacionados às grandezas físicas e para resolvê-la é preciso utilizar a massa molar do carbono. Dessa forma, observemos os dados e a resolução da questão:

    Dados:
    Massa do diamante = 900 quilates;
    1 quilate = 200 mg;
    Massa molar do carbono (fornecida pela tabela periódica, g/mol) = 12.

    Resolução:
    1) Para descobrir a quantidade em mols de átomos de carbono existente no diamante é preciso realizar uma regra de três simples para saber a massa, em gramas, do diamante. É importante saber que 1 g contém 1000 mg, logo:
    1 quilates equivale a 200 mg
       900      ----------     X
    X = 200 × 900 = 180000 mg = 180000/1000 g = 180 g

    2) A partir da massa em gramas é possível saber a quantidade em mols através da massa molar do carbono:
    1 mol de carbono   possui  12 g
                  Y               ------  180 g
    Y = 180/12 = 15 mols = 1,5 × 101 mols de carbono.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • 1 K --- 200 mg

    900 K -- x

    x = 18 * 10^4 mg ---> passando pra g...

    x=180 g

    1 mol - 12 g

    x - 180 g

    x=15 ou 1,5 * 10 ^1


ID
4007692
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Filtros contendo óxido de cálcio são utilizados no tratamento de biogás, removendo dele gases prejudiciais ao meio ambiente. Por ser uma substância com propriedades básicas, o óxido de cálcio é eficiente na remoção de

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange o conceito de reações químicas e substâncias inorgânicas. Os óxidos básicos, formados, geralmente, por metais de NOX +1 e +2, e oxigênio, possuem caráter básico e, ao reagirem com ácidos, formam sal e água. Sendo assim, como o óxido de cálcio é básico, ele é eficiente na remoção de compostos com caráter ácido. Desta forma, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA - O CO2 possui caráter ácido, sendo classificado como um óxido ácido, pois, ao reagir com água, forma ácidos. O H2S é classificado como um ácido, uma vez que libera íon H+ quando em solução aquosa. Sendo assim, como o óxido básico é eficiente na remoção de substâncias ácidas, essa alternativa está correta.

    B) INCORRETA - O NH3 é uma substância com caráter básico, e, por isso, um óxido básico não é eficiente em sua remoção.

    C) INCORRETA - Como explicado na alternativa B, óxidos básicos não são eficientes na remoção de substâncias com caráter básico, como o NH3.

    D) INCORRETA - O óxido CO é classificado como um óxido neutro, pois não reage com a água, nem com ácidos ou bases. Já o NH3 tem caráter básico e, portanto, um óxido básico não é eficiente na remoção dessas duas substâncias.

    E) INCORRETA - Como explicado na alternativa D, o CO é um óxido neutro e, portanto, um óxido básico não é eficiente para a remoção desse composto.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4007695
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em águas naturais, a acidez mineral pode ser formada através da oxidação de sulfetos, como indica a equação química a seguir:

2FeS2 + 7O2 + 2H2 2FeSO4 + 2H2SO4

Em uma amostra de água retirada de um rio, foi encontrada uma concentração de FeSO4 igual a 0,02 mol/L. Nesse rio, a massa de FeS2 dissolvida por litro de água era igual a

Alternativas
Comentários
  • Esta questão requer a massa de FeS2 dissolvida por litro de água, ou seja, a concentração em g/L. Para resolvê-la é preciso utilizar a informação em mols presente na reação abaixo e também a massa molar para o cálculo da concentração em g/L. Desta forma, observemos os dados e a resolução da questão:

    2 FeS2 + 7 O2 + 2 H2O → 2 FeSO4 + 2 H2SO4

    Dados:
    M (FeSO4) = 0,02 mol/L;
    Massas molares (fornecidas na tabela periódica, g/mol): Fe = 56; S = 32; O = 16.

    Resolução:
    De acordo com a reação, já balanceada, 2 mols de FeS2 produzem 2 mols de FeSO4. Sendo assim, a concentração de FeS2 era igual à concentração de FeSO4, 0,02 mol/L. Para saber a concentração em g/L basta usar a massa molar (MM) do FeS2:
    MM (FeS2) = 56 + 2 ∙ 32 = 120 g/mol

    A concentração em g/L pode ser calculada multiplicando-se a concentração molar (M) pela massa molar:
    C = M ∙ MM = 0,02 ∙ 120 = 2,4 g/L

    Portanto, a massa de FeS2 dissolvida por litro de água era igual a 2,4 g.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
4007698
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A combinação dos elementos Ca e Br forma uma substância solúvel em água, de fórmula __________. Uma solução aquosa dessa substância é classificada como _____________de eletricidade.

As lacunas do texto devem ser preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • A combinação dos elementos Ca e Br forma um sal solúvel em água. Como o Ca é um metal alcalino terroso, localizado no grupo 2 da tabela periódica, ele possui 2 elétrons na última camada. O Br, por sua vez, é um ametal, denominado halogênio e localizado no grupo 17 da tabela periódica, possuindo 7 elétrons na camada de valência.

    Sendo assim, para que atinjam a estabilidade, de acordo com a regra do octeto (8 elétrons na camada de valência), o cálcio precisa doar 2 elétrons, enquanto que o bromo precisa receber 1 elétron. Por isso, eles formam uma ligação iônica, que ocorre entre metais e ametais, caracterizada pela transferência definitiva de elétrons. Como o Ca doa 2 elétrons e o Br recebe 1 elétron, são necessários dois Br para que ocorra ligação entre ambos, como mostra a reação abaixo:

    Ca2+(aq) + 2 Br-(aq)  → CaBr
    2(s)

    Como esse composto é iônico, ele é um bom condutor de eletricidade em solução aquosa ou fundido. Logo, a única alternativa possível é a Letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Bom...

    • O Ca está na família 2A, logo ele precisa doar 2 elétrons=cátion 2+
    • O Br está na família 7A, logo precisa receber somente mais 1 elétron para se estabilizar= ânion 1-

    Quando monta a fórmula inverte-se as cargas (sempre), ficando CaBr2, aliás sempre o cation vem primeiro.

    A outra parte do exercício é lembrar que ametal+metal forma uma ligação iônica, que tem como característica a boa condução de eletricidade em meio aquoso e em estado líquido


ID
4007713
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao se aproximar de um aeroporto, um avião se deslocava horizontalmente com velocidade de 115 m/s. Ao tocar a pista, cinco minutos depois da aproximação, sua velocidade horizontal era 70 m/s. O módulo da aceleração escalar média horizontal a que o avião ficou sujeito nesse trecho foi

Alternativas
Comentários
  • V = Vo + at

    70 = 115 + a*300

    45 = 300a

    a = 45/300

    a = 0,15 m/s2


ID
4007722
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A tabela mostra alguns dados referentes ao planeta Urano.

Distância média ao Sol 2,87 × 109 km
Período de translação ao redor do Sol 84 anos
Período de rotação 18 horas
Massa 8,76 × 1025 kg
Diâmetro equatorial 5,11 × 104 km
Aceleração gravitacional na superfície 11,45 m/s2

(http://astro.if.ufrgs.br. Adaptado.)


Para calcular a força de atração gravitacional média entre o Sol e Urano, somente com os dados da tabela, deve-se usar apenas e necessariamente

Alternativas
Comentários

ID
4007743
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) constatou que os níveis elevados de colesterol atingem cerca de quatro em cada dez brasileiros adultos. Isso corresponde a cerca de 60 milhões de pessoas adultas. O estudo ainda revelou que aproximadamente 11% da população adulta brasileira nunca fez exame de colesterol.

(https://noticias.r7.com, 08.08.2018. Adaptado.)

A partir dos dados da notícia, é possível concluir que o número de brasileiros adultos que nunca fizeram exame de colesterol é de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • 4-10

    60-x

    x=600

    600*0,11=16,5


ID
4007752
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O gráfico de uma função polinomial do 1º grau f:  → , dada por f(x) = ax + b, é uma reta de coeficiente angular positivo. Sabe-se ainda que f(f(x)) = 25x + 9. Assim, a intersecção do gráfico de f com o eixo y se dá em um ponto de ordenada

Alternativas

ID
4007758
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os dados honestos P e Q possuem seis e oito faces, respectivamente. As faces de P estão numeradas com –2, –1, 0, 1, 2 e 3. As faces de Q estão numeradas com –4, –3, –2, –1, 0, 1, 2 e 3. Lançando-se P e Q simultânea e aleatoriamente, a probabilidade de que a soma dos números obtidos seja maior que –1 é de

Alternativas