SóProvas



Prova FDC - 2014 - FIOCRUZ - Analista em Gestão de Saúde - Contabilidade


ID
1412671
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre o Estado Patrimonial e o Estado Contemporâneo três momentos bastante característicos de implementação do Estado Moderno podem ser demarcados: seu nascimento e consolidação; a crise do Estado; e os movimentos de reforma do Estado. Por se tratar de um processo, a implementação do Estado Moderno ocorre de forma muito variada em diversos contextos. Sobre esse processo é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Estado de bem-estar social, ou Estado-providência, ou Estado social, é um tipo de organização políticaeconómica e sócio-cultural que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e económica do país, em parceria com empresas privadas e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado de bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação.

    Wikipedia

    A CF/88 visa promover o Estado de Bem-Estar Social no Brasil, dando ênfase à atuação estatal nas áreas de saúde e educação, através das normas programáticas.

    GABARITO C


ID
1412674
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O contexto atual em que se desenvolve a atuação do Estado é complexo. A emergência de problemas globais relacionados ao clima, à segurança, à saúde, o alastramento das democracias e dos valores democráticos, o avanço das tecnologias de comunicação e informação, a multiplicação das inter-relações e interdependências, a retomada das relações entre iniquidades e crescimento são algumas das dimensões centrais do debate sobre a orientação global dos modelos de desenvolvimento de um país e de intervenção do Estado. Neste contexto é correto afirmar quanto às relações entre o papel do Estado no desenvolvimento e a administração pública que:

Alternativas
Comentários
  • Fui pela mais óbvia: b, porém não identifico erro na alternativa e. Alguém saberia explicar?

  • Acredito que tanto a letra "c" (desenho institucional) quanto a letra "e" (atuar diretamente sobre suas estruturas organizacionais) dão a entender que o estado irá realizar por si só as mudanças, sendo agente executor.

    A letra "b" vai em outra direção, a do estado catalisador, impulsionando o setor privado.

     

    Considerei assim para responder.

  • Também não encontrei erro na alternativa E.


ID
1412677
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre as características identificáveis na cultura das organizações públicas brasileiras encontram-se a burocracia, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a descontinuidade e a ingerência política. Essas características interferem no modo como os trabalhadores atuam nessas organizações. NÃO constitui um dos traços da cultura histórica do funcionalismo público brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Para chegar ao gabarito E), entendi que as duas gestões anteriores tinham como uma das disfunções a ausência de accountabiliy. Esta é uma característica do gerencialismo.


ID
1412680
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Após as reformas administrativas de primeira geração, decorrentes da crise dos anos 70 e 80 e que visavam o enxugamento do Estado e a transposição de métodos da iniciativa privada para a área pública, uma nova onda de reformas trouxe a revalorização do Estado como garantidor do interesse coletivo, com um papel mais regulador e preocupado com melhor posicionamento em uma economia globalizada. NÃO constitui uma das características essenciais desta nova onda de reformas administrativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) 

    rticipação nos destinos dos governos. Portanto, não se podia mais “depender” do arbítrio de um só indivíduo.

    Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.

    Continuando, as características principais da Burocracia são:

    Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.

    Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.

    Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).

    O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.

    Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.


ID
1412683
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No modelo do Estado-contratual ou Estado-síntese, que tomou corpo com as reformas administrativas em inúmeros países da OCDE, o procedimento contratual (ou a contratualização) é componente-chave. Quanto a este procedimento deve-se observar os seguintes requisitos:

I - Regras claras (resultados esperados, o que é negociável ou não, como gerenciar conflitos e riscos).
II - Regras negociadas.
III - Abordagem corajosa de punições ao mau desempenho, e de premiação ao desempenho.
IV - Apoio incondicional dos gerentes, uma vez aceitas as normas.
V – Especificação detalhada de tudo que envolve o contrato e obrigação dos funcionários e organizações de prestar contas desses detalhes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • FDC, apoio incondicional dos gerentes? Sentá lá.


ID
1412686
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:

Alternativas

ID
1412698
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atua sobre as condições limitadoras e promotoras do desenvolvimento potencial das pessoas na organização, especialmente sobre as condições básicas para uma aprendizagem coletiva solidária; assume as condições de aprendizado como fatores propulsores ou realizadores do potencial de crescimento das pessoas; aposta na capacidade coletiva para moldar as mudanças. Na abordagem da liderança como potencial de aprendizagem coletiva, de Peter Senge (2000), estas são algumas habilidades do líder caracterizado com a metáfora:

Alternativas
Comentários
  • letra c. oq q é isso? kkk nunca tinha ouvido falar de líder jardineiro kkk 

  • O problema da administração é a sua subjetividade. Pode-se interpretar suas peculiaridades de várias formas. Nunca li em livro algum sobre esse líder-jardineiro.

  • Também pudera, olha só o nome da banca: FDC → Fim De Carreira

  • HAHAHAHAHAHAHHAHA

  • LÍDER JARDINEIRO? OI? tem banca que é melhor nem responder a questão, você acaba desaprendendo. 

  • Esse tipo de líder é bastante útil para uma floricultura.

  • Gente o q é isso?


ID
1412701
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os três blocos principais de implantação da Gestão Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o alinhamento da arquitetura organizacional implementadora e a implantação de mecanismos de monitoramento e avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na construção da agenda estratégica:

Alternativas

ID
1412707
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar valor público a partir de três tipos de enfoques: estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três aspectos fundamentais para a criação de valor público:

Alternativas

ID
1412713
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Lawuler (1996), as três principais fontes de vantagem competitiva são a tecnologia, a arquitetura organizacional e as pessoas. Assim, a sustentação de patamares crescentes de excelência somente é possível se o olhar gerencial estiver centrado nos fatores pessoais e organizacionais que afetam o desempenho obtido. O alinhamento do desempenho humano ao organizacional passa então a ser um dos principais desafios para as organizações públicas que almejam a excelência.

Avalie se para a promoção deste alinhamento pode-se afirmar que:

I – é necessário que o trabalhador saiba o que se espera dele. A definição prévia e clara de objetivos corporativos, metas de unidade e objetivos de equipe/ unidade de trabalho é fator crítico de sucesso.
II - o processo de negociação de metas com os funcionários torna-se mais compreensível quando toda a equipe participa das etapas de enquadramento estratégico e definição de objetivos da organização.
III – deve-se evitar a interferência da subjetividade nos processos avaliativos.
IV – metas de desenvolvimento individual não devem ser consideradas no processo de pactuação.
V – as condições de trabalho são elementos-chave tanto na pactuação de metas quanto na avaliação do desempenho do funcionário.

Assinale:

Alternativas

ID
1412716
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 11.079/ 2004, que estabelece as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, há um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas para instituição destes arranjos. NÃO consta na Lei como uma das diretrizes estabelecidas:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 4o Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:


      I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

      II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

      III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

      IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

      V – transparência dos procedimentos e das decisões;

      VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

      VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.

  • GABARITO: C

    Art. 4º Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:

    I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

    II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

    III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

    IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

    V – transparência dos procedimentos e das decisões;

    VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

    VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.


ID
1412719
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 11.079/ 2004, o contrato de parceria público-privada:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.  § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

      I – cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);

    Art. 5o As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo também prever:

      I – o prazo de vigência do contrato, compatível com a amortização dos investimentos realizados, não inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogação;


    b) ERRADA. Vide alternativa a.


    c) ERRADA. Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

      § 2o Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.


    d) ERRADA. Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.


    e) ERRADA. Vide alternativa a.


  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.


    A Lei determina que o valor não seja INFERIOR a R$20 milhões (a questão diz que deve ser SUPERIOR). OU seja, pode sim ser 20 milhões.


    a) CERTA.  § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

      I – cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);


  • MUDANÇA LEGISLATIVA!!!

     

    § 4º É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

    ***I - cujo valor do contrato seja inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais); (Inciso com redação dada pela Lei nº 13.529, de 4/12/2017)

    II - cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos; ou

    III - que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

     


ID
1412722
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas, avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais nas afirmativas a seguir:

I - A política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz.
II - A política pública envolve vários atores e níveis de decisão, embora seja materializada através dos governos, e não necessariamente se restringe a participantes formais, já que os informais são também importantes.
III - A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.
IV - A política pública é uma ação intencional, com objetivos a serem alcançados.
V - A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é uma política de longo prazo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    se todas as afirmativas estiverem corretas.


ID
1412728
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O servidor público Sérgio recebeu pedido de informações sobre terceirização de mão de obra em sua instituição pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), em conformidade com a Lei 12.527 / 2011, chamada Lei de Acesso à Informação Pública. No entanto, ciente de movimentos de empregados terceirizados que pretendiam entrar na justiça contra o órgão, julgou por bem omitir certas informações, que poderiam prejudicar sua instituição, ainda que estas informações não estivessem classificadas como reservadas, secretas ou ultrassecretas. Sobre a conduta do servidor é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C está correta.

  • Qual o erro da D? Questão mal formulada.

  • § 4o  A negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades referidas no art. 1o, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 desta Lei.(Art. 32.  Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar: recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa). Além disso, Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os DIREITOS DE OBTER: VI - informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.

    Minha primeira contribuição. Espero ter ajudado.

  • complementando....ART 6º ....o responsável pela guarda da informação terá prazo de 10 dias para se justificar e indicar testemunhas....


  • Rafael Pinheiro...:

    A conduta é considerada ilícita conforme o Art. 32 da Lei 12.527/2011 e inadequada conforme o Art. 116, V, da Lei 8.112/1990.

    Lei 8.112/90: 

    Art. 116 São Deveres do Servidor:

    .

    .

    .

    V - Atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;


ID
1412731
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Observe a seguinte afirmação: “O objetivo da Contabilidade aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações.”

Tal definição está de acordo com a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    NBC T 16.1 CONCEITUAÇÃO, OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO


    4. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social


    bons estudos

  • Lembrando que as Normas Brasileiras de Contabilidade são aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.  O CFC, em atendimento à Portaria 184/2008, do Ministério da Fazenda aprovou a NBC T 16 (normas brasileiras de contabilidade). É essa norma que traz conceitos importantíssimos para a Contabilidade aplicada ao Setor Público. 

     

    Força e Honra!


ID
1412734
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O orçamento anual é produto de um processo de planejamento que incorpora as intenções e as prioridades da coletividade. De acordo com art.40 da Lei 4320/1964 há uma forma para corrigir falhas de previsão e retificar o orçamento anteriormente aprovado pelo Legislativo. Esse mecanismo é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

       I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

       II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

       III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública


    bons estudos


ID
1412737
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

“A soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultará em novas unidades contábeis.”. Avalie se, de acordo com a NBCT 16.1, esse procedimento pode ser utilizado nos seguintes casos:

I – registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimônio público ou suas parcelas.
II – unificação de parcelas do patrimônio público vinculadas a unidades contábeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciação dos seus resultados.
III – consolidação de entidades do setor público para fins de atendimento de exigências legais ou necessidades gerenciais.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • 9. A soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultará em novas unidades contábeis. Esse procedimento será utilizado nos seguintes casos:

    (a) registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimônio público ou suas parcelas, em atendimento à necessidade de controle e prestação de contas, de evidenciação e instrumentalização do controle social;

    (b) unificação de parcelas do patrimônio público vinculadas a unidades contábeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciação dos seus resultados;

    (c) consolidação de entidades do setor público para fins de atendimento de exigências legais ou necessidades gerenciais.


    Fonte: NBCT 16.1



ID
1412740
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O art.2º da Lei 4320, de 1964, prevê, de forma expressa, que a lei de orçamento conterá a discriminação da receita e despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lei 4320

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade

    bons estudos

  •  

    Lei 4320

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade

  • GABARITO: LETRA B

    Disposições Gerais

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    FONTE:  LEI N° 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.


ID
1412743
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Atenção: o texto a seguir refere-se à próxima questão:

“O orçamento é um importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos em determinado período.”

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial, a receita pode ser efetiva ou não efetiva, constituindo respectivamente fato contábil:

I - modificativo aumentativo e permutativo.
II - modificativo diminutivo e aumentativo.
III - permutativo e modificativo diminutivo.

Das afirmativas acima pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Receita Orçamentária Efetiva

    Aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.
    EX:
    (Receita Corrente) Receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais, de serviços, de transferências correntes.
    (Receita de capital): Transferências de capital.

    Receita Orçamentária não Efetiva (por mutação patrimonial)

    Aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo.
    EX:
    (Receita Corrente):  Receita da dívida ativa.
    (Receita de Capital): Operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos.

    Prof. Giovanni Pacelli

    bons estudos


ID
1412746
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Atenção: o texto a seguir refere-se à próxima questão:

“O orçamento é um importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos em determinado período.”

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial, a despesa pode ser efetiva ou não efetiva, constituindo respectivamente fato contábil:

I - modificativo diminutivo e aumentativo.
II – modificativo aumentativo e permutativo.
III – modificativo diminutivo e permutativo.

Das afirmativas acima pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Despesa Orçamentária Efetiva

    Aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
    EX:
    (Despesa Corrente) Despesas de pessoal e encargos sociais; juros de encargos da dívida.
    (Despesa de Capital) Despesas com transferências de capital (despesas com auxílios).

    Despesa Orçamentária não Efetiva (por mutação patrimonial)
    Aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo. Neste caso, além da despesa orçamentária, registra-se concomitantemente conta de variação aumentativa para anular o efeito dessa despesa sobre o patrimônio líquido da entidade.
    EX:
    (Despesa Corrente) Despesa como aquisição de material de consumo.
    (Despesa de Capital) Despesas com investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida.

    Prof. Giovanni Pacelli

    bons estudos


ID
1412749
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

A etapa da receita orçamentária que antecede a fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento chama-se:

Alternativas

ID
1412752
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a categoria econômica da despesa, analise as afirmativas a seguir:

I – O critério por categorias econômicas tem o objetivo de oferecer informações sobre os efeitos que o gasto público tem na atividade econômica de um país.
II – A despesa é classificada em duas categorias econômicas: despesa corrente e despesa de capital.
III – As despesas correntes são destinadas à manutenção e funcionamento dos serviços públicos gerais.
IV – As despesas de capital são efetuadas pela administração pública com a intenção de adquirir ou constituir bens de capital.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
1412755
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

No setor público, quanto ao regime orçamentário, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
1412758
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A etapa de execução da despesa orçamentária se dá nos seguintes três estágios:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Etapas da despesa pública
    Planejamento
    Execução
    Controle e avaliação

    Estágios ou fases da despesa pública

    Fixação (Doutrina)
    Empenho (Art. 58)
    Liquidação  (Art. 63)
    Pagamento (Art. 64 e 65)

    bons estudos


ID
1412761
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os empenhos podem ser classificados em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Classificação dos empenhos:

    Ordinário ou normal: é o tipo de empenho para despesas com valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.


    Estimativo
    : é o tipo de empenho utilizado nas despesas cujo montante não se pode determinar previamente (Art. 60 §2)


    Global ou contratual
    : é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. (Art. 61 §3 4320 e Art. 7 D93.782).


    bons esstudos

ID
1412764
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a classificação, o empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Empenho (definição mais detalhada):

    O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    Os empenhos podem ser classificados em:

    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis

    FONTE: http://www.portaldatransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp?letra=e

    bons estudos


ID
1412767
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No fim do exercício, as despesas orçamentárias empenhadas e não pagas serão inscritas com a seguinte classificação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lei 4320

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito

    bons estudos


ID
1412770
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os artigos 68 e 69 da Lei nº 4320/1964 definem e estabelecem regras gerais de observância obrigatória para a União, Estados, Distrito Federal e Municípios aplicáveis ao regime de adiantamento. A entrega de numerário a servidor , sempre precedida na dotação própria, para fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação é um procedimento denominado:

Alternativas
Comentários

  • a) empenhamento.
    Art. 58 da Lei 4.320/64 .:. O empenho da despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

     

    b) previsão orçamentária.
    O orçamento consiste num instrumento público de planejamento do Estado que permite o estabelecimento da previsão de suas receitas e a fixação das suas despesas para um determinado período de tempo.

     

    c) suprimento de fundos.
    O Suprimento de Fundos é uma autorização de execução orçamentária e financeira por uma forma diferente da normal, sempre precedido de empenho na dotação orçamentária específica e natureza de despesa própria, com a finalidade de efetuar despesas que, pela sua excepcionalidade, não possam se subordinar ao processo normal de aplicação, isto é, não seja possível o empenho direto ao fornecedor ou prestador, na forma da Lei nº 4.320/64

     

    d) restrição orçamentária.
    O gestor público deve respeitar o princípio da restrição orçamentária, ou seja, não deverá, em média, gastar mais do que arrecada. Espera-se, dessa forma, prevenir a geração de déficits imoderados, assegurando o equilíbrio fiscal de forma permanente.

     

    e) pregão.
    É uma modalidade de licitação do tipo menor preço, para aquisição de bens e de serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado, e a disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônica.

  • Lei 4.320/64

    Art. 68. O REGIME de ADIANTAMENTO é aplicável aos casos de DESPESAS expressamente definidos em lei e consiste na entrega de NUMERÁRIO a SERVIDOR, sempre PRECEDIDA de empenho na DOTAÇÃO PRÓPRIA para o fim de realizar DESPESAS, que NÃO possam subordinar-se ao PROCESSO NORMAL de aplicação.


ID
1412773
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O manual de contabilidade aplicada ao setor público – 5ª edição, apresenta o PCASP – Plano de contas aplicado ao setor público. De acordo com a nova classificação, o Balanço Orçamentário utilizará as contas classificadas em:

Alternativas
Comentários
  • BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

    Elaboração 

    O Balanço Orçamentário será elaborado utilizando-se as seguintes classes e grupos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP): 


    a. Classe 5 (Orçamento Aprovado), Grupo 2 (Previsão da Receita e Fixação da Despesa); e 


    b. Classe 6 (Execução do Orçamento), Grupo 2 (Realização da Receita e Execução da Despesa).


    Fonte: MCASP , 6ª edição, p.312


ID
1412776
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a contabilidade pública, analise as afirmativas a seguir:

I – O atendimento do enfoque patrimonial da contabilidade compreende o registro e a evidenciação da composição patrimonial do entre público.
II – Deve atender os princípios e normas contábeis voltados para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais, contribuindo para o processo de convergência às normas internacionais, respeitada a base legal nacional.
III - Deve atender os princípios e normas contábeis voltados para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos e passivos e de suas variações patrimoniais, contribuindo para o processo de convergência às normas internacionais, não necessitando respeitar a base legal nacional.
IV - Constitui ramo da ciência contábil e deve observar os princípios de contabilidade.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1412779
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um dos princípios da contabilidade determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A esse princípio denominamos:

Alternativas
Comentários
  • passivo--> maior?

    ativo--> menor?

    significa ser PRUDENTE!

    bons estudos!

  • Gabarito Letra A

    Resolução 750 CFC
    : Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    bons estudos


ID
1412782
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O patrimônio público é composto dos seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    O patrimônio público compõe-se dos seguintes elementos:


    a) Ativo – compreende os direitos e os bens, tangíveis ou intangíveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor público, que seja portador e que represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, bem como os mantidos na condição de fiel depositário;

    b) Passivo – compreende as obrigações presentes assumidas pelas entidades do setor público decorrentes de eventos passados , cujo pagamento se espera que resulte em uma saída de recursos financeiros, incorporando benefícios econômicos ou potencial de serviços.

    c) Patrimônio Líquido, Saldo Patrimonial ou Situação Líquida Patrimonial – representa a diferença entre o Ativo e o Passivo


    FONTE: MCASP

    BONS ESTUDOS


ID
1412785
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Observando a composição mais detalhada do patrimônio público, e em razão do que determina o art.105 da Lei nº 4320/ 1964, os bens, créditos e valores integram a seguinte classificação do Balanço Patrimonial:

Alternativas
Comentários
  • CTRL + C  CTRL + V  da Lei 4320/64

    Art. 105 (como é citado na questão) § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    Os ativos e passivos na contabiliade pública são classificados em financeiro e permanente (não financeiro).

    ·         Ativo permanente: ART. 105 § 2º - O ativo permanente compreenderá os bens, créditos e valores cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

    ·         Passivo financeiro: ART. 105 § 3º - O passivo financeiro compreenderá as dívidas flutuantes e outras cujo pagamentos independa de autorização orçamentária. (são dividas de curto prazo – menor ou igual a 12 meses).

    ·       Passivo permanente: ART. 105 § 4º - O passivo permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

  • COMPLEMENTANDO:

    ATIVOS FINANCEIROS: NÃO DEPENDEM DE AUTORIZAÇÃO LEG

    ATIVOS NÃO FINANCEIROS (PERMANENTES): NECESSITAM DE AUTORIZAÇÃO

    UM BEM É UM ATIVO PERMANENTE (NÃO FINANCEIRO) LOGO= LETRA D


ID
1412788
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo como referência a Norma Brasileira de Contabilidade, o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos representa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    NBCT 16.2 – PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS


    4. O patrimônio público é estruturado em três grupos:

    (a) Ativo – compreende os direitos e os bens, tangíveis ou intangíveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor público, que represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro.


    (b) Passivo – compreende as obrigações assumidas pelas entidades do setor público ou mantidas na condição de fiel depositário, bem como as contingências e as provisões


    (c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos


    bons estudos

  • CLASSIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO SOB O ENFOQUE CONTÁBIL

    12 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    4. O patrimônio público é estruturado em três grupos:

    (a) Ativos são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços;

    (b) Passivos são obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços;

    (c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos.

  • CLASSIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO SOB O ENFOQUE CONTÁBIL

    12 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    4. O patrimônio público é estruturado em três grupos:

    (a) Ativos são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços;

    (b) Passivos são obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços;

    (c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos.


ID
1412791
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à variação patrimonial, observe as afirmativas a seguir:

I – São transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.
II – A receita e despesa sob o enfoque patrimonial tem a mesma denominação no enfoque orçamentário.
III – As variações patrimoniais são classificadas em quantitativa e qualitativa.

Das afirmativas acima:

Alternativas

ID
1412794
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A variação patrimonial aumentativa:

Alternativas

ID
1412797
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A despesa com constituição de provisão de despesa com depreciação é considerada variação patrimonial:

Alternativas

ID
1412800
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa, conforme enunciado pelo princípio da competência:

Alternativas

ID
1412803
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto ao resultado patrimonial analise as afirmativas a seguir:

I – Quando a VPA (variação patrimonial aumentativa) for menor que a VPD (variação patrimonial diminutiva) temos um superávit patrimonial.
II – Quando a VPA for menor que a VPD temos um déficit patrimonial.
III – Quando a VPA for maior que a VPD temos um superávit patrimonial.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D

    VPA > VPD -> Superávit Patrimonial (Item III)

    VPA < VPD -> Déficit Patrimonial (Item I ERRADO e item II CERTO)


ID
1412806
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada ao setor público, a entidade deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda os parâmetros abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    NBCT 16.5– REGISTRO CONTÁBIL


    5.   A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que compreenda:

    (a)  a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas;

    (b)  a função atribuída a cada uma das contas;

    (c)  o funcionamento das contas;

    (d)  a utilização do método das partidas dobradas em todos os registros dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público, de acordo com sua natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação nos respectivos subsistemas contábeis;

    (e)  contas específicas que possibilitam a apuração de custos;

    (f)  tabela de codificação de registros que identifique o tipo de transação, as contas envolvidas, a movimentação a débito e a crédito e os subsistemas utilizados

    bons estudos

  • Esta questão poderia ser anulada, segundo a resolução CFC n° 1.437/13 o item "(e) contas específicas que possibilitam a apuração de custos" foi excluido da norma...


ID
1412809
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da mensuração de ativos e passivos é correto afirmar , EXCETO:

Alternativas

ID
1412812
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do critério de disponibilidade para avaliação e mensuração dos elementos patrimoniais nas entidades do setor público, analise as seguintes afirmativas:

I - Os direitos, os títulos de créditos e as obrigações são mensurados ou avaliados pelo valor original, feita a conversão, quando em moeda estrangeira, à taxa de câmbio vigente na data do Balanço Patrimonial.
II - As provisões são constituídas com base em estimativas pelos prováveis valores de realização para os ativos e de reconhecimento para os passivos.
III - As aplicações financeiras de liquidez imediata são mensuradas ou avaliadas pelo valor original, atualizadas até a data do Balanço Patrimonial.

Das afirmativas acima:

Alternativas

ID
1412815
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As participações em empresas e em consórcios públicos ou público-privados em que a administração tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método de equivalência patrimonial. No que diz respeito à avaliação e mensuração dos elementos patrimoniais, essa afirmação está ligada ao critério:

Alternativas
Comentários
  • MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 
    PARTE II – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS 
    02.05.04 INVESTIMENTOS PERMANENTES 
    02.05.04.01 MÉTODO DA EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL 
    As participações em empresas e em consórcios públicos ou público-privados em que a administração tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum¹.

    Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento é inicialmente registrado a preço de custo e o valor contábil é aumentado ou reduzido conforme o Patrimônio Líquido da investida aumente ou diminua em contrapartida à conta de resultado. 
    O valor do investimento permanente avaliado pelo método da equivalência patrimonial será obtido mediante o seguinte cálculo: 
    I - aplicação do percentual de participação no capital social sobre o resultado da subtração do patrimônio líquido da investida do valor do adiantamento para aumento de capital concedido a essa; e 
    II - subtração, do montante referido no inciso I, dos lucros não realizados nas operações intercompanhias, líquidos dos efeitos fiscais.

    ¹Procedimento usado pelas Sociedades Anônimas, conforme a Lei nº 11.941/2009

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    Há duas formas principais de avaliar os investimentos permanentes: pelo Método de Custo (MC) e pelo Método de Equivalência Patrimonial (MEP).

    Método de Equivalência Patrimonial (MEP)

    • Segundo o MCASP, as participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial.

    Método de Custo

    • Segundo o MCASP, pelo método do custo, o investimento é registrado no ativo permanente (ativo não circulante – investimentos) a preço de custo. A entidade investidora somente reconhece o rendimento na medida em que receber as distribuições de lucros do item investido.

ID
1412818
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto ao imobilizado podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.10 – Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público

    IMOBILIZADO



    Alternativa A – INCORRETA.

    24.  O ativo imobilizado, incluindo os gastos adicionais ou complementares, é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição, produção ou construção.


    Alternativa B – INCORRETA.

    25.  Quando os elementos do ativo imobilizado tiverem vida útil econômica limitada, ficam sujeitos a depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período, sem prejuízo das exceções expressamente consignadas.


    Alternativa C - CORRETA

    27.  O critério de avaliação dos ativos do imobilizado obtidos a título gratuito e a eventual impossibilidade de sua mensuração devem ser evidenciados em notas explicativas.


    Alternativa D - INCORRETA

    28.  Os gastos posteriores à aquisição ou ao registro de elemento do ativo imobilizado devem ser incorporados ao valor desse ativo quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços. Qualquer outro gasto que não gere benefícios futuros deve ser reconhecido como despesa do período em que seja incorrido.


    Alternativa E – INCORRETA

    31.  A mensuração dos bens de uso comum será efetuada, sempre que possível, ao valor de aquisição ou ao valor de produção e construção.


ID
1412821
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBCT 16.9 com relação aos métodos de depreciação, amortização e exaustão, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


    a)  O valor depreciado, amortizado ou exaurido, apurado mensalmente, deve ser reconhecido nas contas de resultado do exercício.


    b) O valor residual e a vida útil econômica de um ativo devem ser revisados, pelo menos, no final de cada exercício. Quando as expectativas diferirem das estimativas anteriores, as alterações devem ser efetuadas.

    c)  A vida útil econômica deve ser definida com base em parâmetros e índices admitidos em norma ou laudo técnico específico.

    e)  Os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo:

    (a) a capacidade de geração de benefícios futuros;

    (b) o desgaste físico decorrente de fatores operacionais ou não;

    (c) a obsolescência tecnológica;

    (d) os limites legais ou contratuais sobre o uso ou a exploração do ativo.


ID
1412824
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas empresas, o lucro é a principal medida de desempenho, enquanto nas instituições é o custo. Com relação à gestão de custos aplicada ao setor público em concordância com o Manual de contabilidade aplicada ao setor público Parte II, analise as afirmativas a seguir:

I – A comparabilidade é condição essencial para subsídio do processo de tomada de decisão pelos gestores e acompanhamento da informação de custos pelos órgãos de controle.
II – O subsistema de custos - coleta, processa e apura, por meio de sistema próprio, os custos da gestão de políticas públicas, gerando relatórios que subsidiam a administração.
III – O subsistema de custo não auxilia a melhoria do processo de accoutanbility pelo setor público.

Das afirmativas acima:

Alternativas

ID
1412827
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das notas explicativas podemos afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  

    GABARITO - LETRA C

     

     

    26. As entidades são incentivadas também a evidenciar informação sobre a conformidade com a legislação, regras ou outras regulamentações impostas externamente. Quando a informação sobre a conformidade não é incluída nas demonstrações contábeis, pode ser útil utilizar uma nota explicativa referente a quaisquer documentos que incluam tal informação. O reconhecimento da inconformidade será provavelmente relevante para com o propósito da avaliação de accountability, e pode afetar a avaliação do usuário sobre o desempenho e o direcionamento das operações da entidade no futuro. Pode também influenciar as decisões sobre os recursos a serem alocados na entidade no futuro.

    Disponível em:

    http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/12/NBC_TSP_1_audiencia.pdf


ID
1412830
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura- se em subsistemas. O subsistema que registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como resultado econômico e resultado, é o subsistema:

Alternativas
Comentários
  • SUBSISTEMAS DE INFORMAÇÕES:

     

    (a)   Orçamentário – registra, processa e evidencia os Atos e os Fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (c)     Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do  patrimônio  público;

    (d)    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    (e)     Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


ID
1412833
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No PCASP as contas contábeis são classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam. As contas com informações de natureza típica de controle estão na classe:

Alternativas
Comentários
  • Manual de contabilidade aplicada no setor público- anexo IV

    A natureza da informação evidenciada pelas contas das quatro primeiras classes, 1 a 4, é Patrimonial, ou seja, informa a situação do patrimônio da entidade pública.

     A natureza da informação das contas das duas classes seguintes, 5 e 6, é Orçamentária, pois nessas  classes são feitos os controles do Planejamento e do Orçamento, desde a aprovação até a execução.

     Por fim, a natureza da informação das contas das duas últimas classes, 7 e 8, é de controle, pois nessas classes são registrados os atos potenciais e diversos controles. 


ID
1412836
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto às formalidades do registro contábil observe a frase: “o registro e informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.”

Segundo a NBCT 16.5 tal afirmativa está vinculada à seguinte característica do registro e da informação contábil:

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.5 - Registro Contábil:

    *Objetividade - o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

    *Representatividade - os registros contábeis e as informações apresentadas devem conter todos os aspectos relevantes. 

    *Confiabilidade - o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    *Integridade - os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.

    *Tempestividade - os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários.


ID
1412839
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a estrutura básica do PCASP, as contas de controle da execução do planejamento e orçamento encontram-se no nível de classe/grupo:

Alternativas
Comentários
  • O PCASP possui a seguinte estrutura básica, em nível de classe (1º nível) e grupo (2º nível):


    1 – Ativo

    1.1 - Ativo Circulante

    1.2 - Ativo Não Circulante


    2 – Passivo e Patrimônio Líquido

    2.1 - Passivo Circulante

    2.2 - Passivo Não Circulante

    2.3 - Patrimônio Líquido


    3 – Variação Patrimonial Diminutiva

    3.1 - Pessoal e Encargos

    3.2 - Benefícios Previdenciários e Assistenciais

    3.3 - Uso De Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo

    3.4 - Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

    3.5 - Transferências Concedidas

    3.6 - Desvalorização e Perda De Ativos

    3.7 - Tributárias

    3.9 - Outras Variações Patrimoniais Diminutivas


    4 – Variação Patrimonial Aumentativa

    4.1 - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

    4.2 - Contribuições

    4.3 - Exploração e venda de bens, serviços e direitos

    4.4 - Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras

    4.5 - Transferências Recebidas

    4.6 - Valorização e Ganhos Com Ativos

    4.9 - Outras Variações Patrimoniais Aumentativas


    5 – Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento

    5.1 - Planejamento Aprovado

    5.2 - Orçamento Aprovado

    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar


    6 – Controles da Execução do Planejamento e Orçamento

    6.1 - Execução do Planejamento

    6.2 - Execução do Orçamento

    6.3 - Execução de Restos a Pagar


    7 – Controles Devedores

    7.1 - Atos Potenciais

    7.2 - Administração Financeira

    7.3 - Dívida Ativa

    7.4 - Riscos Fiscais

    7.8 - Custos

    7.9 - Outros Controles


    8 – Controles Credores

    8.1 - Execução dos Atos Potenciais

    8.2 - Execução da Administração Financeira

    8.3 - Execução da Dívida Ativa

    8.4 - Execução dos Riscos Fiscais

    8.8 - Apuração de Custos

    8.9 - Outros Controles


    Fonte: MCASP, 6ª edição, p. 286

    gab: E


ID
1412842
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a lei 4320/1964 a demonstração contábil que demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • art. 102 - O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

  • Segundo a Lei 4.320/64 art 102. O Balanço orçamentário apresentará as receitas e as despesas previstas em confronto com as realizadas.

    Complementando, Lei 4.320/64 art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I- as receitas nele arrecadadas;

    II- as despesas nele legalmente empenhadas.

     

  • Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

    I - O Ativo Financeiro;

    II - O Ativo Permanente;

    III - O Passivo Financeiro;

    IV - O Passivo Permanente;

    V - O Saldo Patrimonial;


ID
1412845
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nas contas do PCASP, a previsão de receita é feita com o seguinte lançamento:

Alternativas
Comentários
  • 3.3. Reconhecimento da Receita Orçamentária 


    O reconhecimento da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva. Considerando-se, a título de exemplo, a aprovação de um orçamento de uma determinada entidade pública e a arrecadação de certa receita, os registros contábeis sob a ótica do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público seriam os seguintes: 



    a. Registro da previsão da receita no momento da aprovação da Lei Orçamentária:


    Natureza da informação: orçamentária 



    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão Inicial da Receita


    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar



    Fonte:  MCASP, 6ª edição, pag 46.


ID
1412848
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A demonstração dos fluxos de caixa tem o objetivo de contribuir para a transparência da gestão pública, pois permite um melhor gerenciamento e controle financeiro dos órgãos e entidades do setor público.

Para o levantamento da demonstração dos fluxos de caixa, é necessário definir conceitos. Em relação ao tema, observe a descrição a seguir:

“Reflete as movimentações de recursos financeiros que não representam arrecadação ou aplicação direta.”

Essa informação está relacionada ao seguinte conceito:

Alternativas
Comentários
  • Sei lá...penso que seria a letra A

    Se a movimentação não reflete arrecadação ou aplicação, a melhor resposta não seria transferências intra?

    Nível intragovernamental (dentro do âmbito de um mesmo governo) ou intergovernamental(governos diferentes, da União para Estados, do Estado para os Municípios.