SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Santa Helena - SC - Auxiliar Administrativo - Edital nº 06


ID
5566207
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação aos processos administrativos: formação, autuação e tramitação, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO 'A'

    A) Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário. (CORRETO)

    Conforme Lei 9.784/99, art. 8º:

    Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

    B) O processo administrativo somente pode iniciar-se a pedido de interessado. (ERRADO)

    Conforme Lei 9.784/99, art. 5º:

    O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado (trata-se do princípio da oficialidade)

    C) O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo não deverá determinar a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. (ERRADO)

    Conforme Lei 9.874/99, art. 26:

    O órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências.

    D) O órgão hierarquicamente superior ao competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo. (ERRADO)

    Conforme lei 9.784/99, art. 29 - § 1º:

    O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.


ID
5566213
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Conhecer os princípios básicos da Administração Pública é de suma importância para qualquer servidor público, visto que são parâmetros para um eficiente serviço prestado.


Desta maneira, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o princípio com seu conceito:


Primeira coluna: princípio


1.Legalidade.

2.Impessoalidade.

3.Moralidade.

4.Publicidade.

5.Eficiência.


Segunda coluna: conceito

(__) O servidor público deve proporcionar o melhor serviço possível à população, assim como deve otimizar os recursos públicos.

(__) O servidor público deverá operar sempre regulado na legalidade e na ética, indo além da ponderação de bem ou mal.

(__) Todo ato administrativo deve ser divulgado, a fim de que todos os munícipes saibam o que está sendo feito pelo Poder Público.

(__) O servidor público deve tratar todas as pessoas igualmente e sem diferenciações.

(__) O servidor público, no que se refere às suas atribuições profissionais, só é permitido fazer o que a lei admite.


Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre as colunas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    "LIMPE"

    Legalidade

    O servidor público, no que se refere às suas atribuições profissionais, só é permitido fazer o que a lei admite.

    Impessoalidade

    O servidor público deve tratar todas as pessoas igualmente e sem diferenciações.

    Moralidade

    O servidor público deverá operar sempre regulado na legalidade e na ética, indo além da ponderação de bem ou mal.

    Publicidade

    Todo ato administrativo deve ser divulgado, a fim de que todos os munícipes saibam o que está sendo feito pelo Poder Público.

    Eficiência

    O servidor público deve proporcionar o melhor serviço possível à população, assim como deve otimizar os recursos públicos.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os princípios constitucionais da administração pública. Neste caso, associemos cada princípio à sua essência, em seguida marquemos a alternativa com a sequência correta.

    Constituição Federal, Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte [...]

    Em que:

    • Legalidade: o Estado só poderá impor algo ao particular por fora de lei, cabendo ao particular fazer tudo o que não for proibido por lei. Por outro lado, a aplicação desse princípio à Administração Pública implica que só é permitida à Administração Pública fazer o que a lei prevê.

    • Impessoalidade: implica que o ato praticado pelo poder público jamais deve visar interesses pessoais do agente que o pratica ou de terceiros, mas ao cumprimento do interesse público. O §1º, art. 37, ainda acrescenta que "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    • Moralidade: Impõe que o administrador público não dispense os preceitos éticos que devem estar presentes em sua conduta. É a partir da moralidade administrativa que o Estado define o desempenho da função administrativa, segundo uma ordem ética baseada nos valores sociais prevalecentes e voltada à realização dos seus fins. Não se trata de uma moral comum, mas jurídica, tida como um conjunto de regras. É o princípio que exige do servidor público o elemento ético de sua conduta, não tendo de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

    • Publicidade: refere-se à necessidade de publicação oficial dos atos da administração, de modo a permitir que a população tenha acesso ao que se passa na Administração Pública e possa exercer controle sobre ela. Respeitando, em caráter de exceção, os casos de sigilo previstos em lei.

    • Eficiência: impõe à Administração Pública o dever de buscar, sempre, a melhor relação custo x benefícios, evitando os desperdícios de trabalho, tempo e recursos financeiros.

    Agora em relação ao que a banca apresentou, podemos organizar da seguinte forma:

    • 5.Eficiência: O servidor público deve proporcionar o melhor serviço possível à população, assim como deve otimizar os recursos públicos.
    • 3.Moralidade: O servidor público deverá operar sempre regulado na legalidade e na ética, indo além da ponderação de bem ou mal.
    • 4.Publicidade: Todo ato administrativo deve ser divulgado, a fim de que todos os munícipes saibam o que está sendo feito pelo Poder Público.
    • 2.Impessoalidade: O servidor público deve tratar todas as pessoas igualmente e sem diferenciações.
    • 1.Legalidade: O servidor público, no que se refere às suas atribuições profissionais, só é permitido fazer o que a lei admite.

    Portando, é a alternativa "B" a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988

    PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • A primeira alternativa é a única que fala de eficiência, deixando claro quais as demais alternativas poderão/deverão serem descartadas.

  • Ao servidor público, no que se refere às suas atribuições profissionais, só é permitido fazer o que a lei admite - 1. Dá pra eliminar as outras alternativas apenas respondendo essa.

    Complementando: Serviço público -> só pode fazer o que a lei permite (princípio da legalidade)

    Serviço privado -> pode fazer o que a lei não proíbe.

  • Letra B. Foram bem generosos nessa questão.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos Princípios da Administração Pública.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização sobre os princípios.

    Princípios são proposições genéricas que norteiam o direito administrativo e possuem três objetivos:

    1. Inspirar o legislador na elaboração das leis.
    2. Auxiliar na interpretação das leis.
    3. Preencher as lacunas do ordenamento jurídico.

    Com efeito, é importante frisar que não há hierarquia entre os princípios e eles podem ser expressos ou implícitos. Ademais, os princípios possuem um caráter normativo; assim para que um ato seja válido ele deve estar de acordo com a lei e com os princípios.

    Nessa esteira, vamos transcrever abaixo o artigo 37 da CF/88.

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

    Ante o exposto, vamos a uma breve conceituação de cada princípio:

    Legalidade: O administrador público somente pode fazer aquilo que a lei permite ou autoriza, e nos limites dessa autorização.

    Impessoalidade: o agente público deve buscar somente o fim público pretendido pela lei, ou seja, deve buscar a imparcialidade no exercício da função. Deste modo, o gestor público deve tratar todos de forma igualitária, exceto para distinções previstas em lei.

    Moralidade: O princípio da moralidade exige do servidor público o elemento ético de sua conduta.

    Publicidade: dar conhecimento dos atos ao público em geral, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas.

    Eficiência: Este princípio exige que o agente público execute os serviços com perfeição, presteza e rendimento funcional.

    Por todo o exposto, vamos analisar cada afirmativa.

    (Eficiência) O servidor público deve proporcionar o melhor serviço possível à população, assim como deve otimizar os recursos públicos.

    (Moralidade) O servidor público deverá operar sempre regulado na legalidade e na ética, indo além da ponderação de bem ou mal.

    (Publicidade) Todo ato administrativo deve ser divulgado, a fim de que todos os munícipes saibam o que está sendo feito pelo Poder Público.

    (Impessoalidade) O servidor público deve tratar todas as pessoas igualmente e sem diferenciações.

    (Legalidade) O servidor público, no que se refere às suas atribuições profissionais, só é permitido fazer o que a lei admite.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que estabelece corretamente a relação entre princípio e conceito.


    Fonte:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • GABARITO: LETRA B

    LIMPE - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

    - Legalidade:

    A Administração Pública apenas pode praticar as condutas estabelecidas por lei. 

    Legalidade pública e legalidade privada: "na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza" (MAZZA, 2020). 

    - IMPESSOALIDADE:

    O agente público deve atuar buscando garantir os interesses da coletividade, não deve visar beneficiar ou prejudicar ninguém em especial. De acordo com Matheus Carvalho (2015) o princípio indicado reflete "a necessidade de uma atuação que não discrimina as pessoas, seja para benefício ou para prejuízo".

    O princípio da impessoalidade também pode ser enxergado sob a ótica do agente. Dessa forma, quando o agente público atua, não é a pessoa do agente quem pratica o ato, mas o Estado. Assim, não é admitida a propaganda pessoal, bem como, a utilização de símbolos ou imagens que liguem a conduta estatal ao agente público. 

    - MORALIDADE:

    A moralidade administrativa exige o respeito a padrões éticos, de boa-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade.

    Lei nº 9.784 de 1999: artigo 2º, Parágrafo único, IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé. 

    - PUBLICIDADE:

    A publicidade está relacionada com o dever de divulgação oficial dos atos administrativos, nos termos do artigo 2º, parágrafo único, V, da Lei nº 9.784 de 1999. 

    Exceções à publicidade: a segurança do Estado (artigo 5º, XXXIII, da CF/88); a segurança da sociedade (artigo 5º, XXXIII, da CF/88) e a intimidade dos envolvidos (artigo 5º, X, da CF/88). 

    - EFICIÊNCIA: 

    A eficiência é produzir bem, com qualidade e com menos gastos.

    FONTE: QC


ID
5566216
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

São exemplos de órgãos da administração direta municipal:

Alternativas
Comentários
  • Administração Direta

    Federal - Presidência e Ministérios - Congresso Nacional (Câmara dos Deputados + Senado Federal)

    Estadual - Governador e Secretarias - Assembleias Legislativas

    Distrito Federal - Governador e Secretarias - Câmara Legislativa

    Municipal - Prefeito e Secretarias - Câmaras de Vereadores

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre a organização da administração pública. No caso apresentado, marquemos a alternativa que contém exemplos da administração direta municipal.

    Consoante a lição de Alexandrino e Paulo (2017):

    • Administração direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, estados, Distrito Federal e municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas.

    • Administração indireta é o conjunto de pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas à administração direta, têm competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas.

    O Decreto-Lei n° 200/67, no seu artigo 4°, ele dispõe que a Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    • a) Autarquias;
    • b) Empresas Públicas;
    • c) Sociedades de Economia Mista.
    • d) fundações públicas.  

    Tendo dito isso, voltemos ao que a questão propõe. Neste caso, logo de cara notamos que nenhuma das alternativas cita qualquer entidade da administração direta. O que encontramos são exemplos de administração direta (Federal, Estadual e Municipal), sendo no caso da alternativa "A" apenas componentes da administração direta municipal.

    GABARITO: A

    Fontes:

    BRASIL. DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967

    ALEXANDRINO, Marcelo.; PAULO, Vicente. Direito Administrativo descomplicado. 25. ed. São Paulo: Método, 2017

  • Órgãos ou Agentes?
  • Prefeitos, Secretários Municipais e Vereadores.

  • Prefeito e um órgão ?

    Doidera kkk

    Fgv tenta pra tu ve .

  • Questão mal formulada.

    Os órgão municipais da respectiva alternativa correta seria PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL.

    Prefeito, secretários e vereadores são agentes da administração direta.

  • Não há nenhuma questão correta!!

  • GABARITO A

    Prefeito: Chefe do Poder Executivo Municipal;

    Secretários Municipais: auxiliam o chefe do poder executivo municipal (prefeito); e

    Vereadores: representantes eleitos pelo povo de determinado município. Representam o Poder Legislativo Municipal.

    * Apesar de a questão estar com a redação errada (Prefeito e Secretários não são órgãos), todos os mencionados representam a Administração Pública Municipal Direta.

  • ACRESCENTANDO:

    Administração Direta compreende os Entes federativos (União, Estados, DF e Municípios) e seus respectivos órgãos. Nesse caso, o Ente atua por meio de seus órgãos e de maneira centralizada. Os órgãos estatais, fruto da desconcentração interna de funções administrativas, serão os instrumentos dessa atuação.

    Por outro lado, a Administração Pública Indireta compreende as entidades administrativas que exercem funções administrativas, a partir da descentralização legal, e que estão vinculadas ao respectivo Ente federativo. Na forma do art. 37, XIX, da CRFB e do art. 4.°, II, do DL 200/1967, são entidades integrantes da Administração Pública Indireta:

    a) as autarquias;

    b) as empresas públicas (e suas subsidiárias);

    c) as sociedades de economia mista (e suas subsidiárias); e

    d) as fundações públicas (estatais) de direito público e de direito privado.

    FONTE: Rafael Carvalho Rezende Oliveira - Curso de Direito Administrativo.

  • Questão que faz é confundir quem está estudando, a banca não sabe diferenciar órgão de agente publico.


ID
5566219
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Vários indicadores podem sinalizar o nível da qualidade no atendimento ao público. Neste sentido: registre V, para verdadeiras, e F, para falsas com qualidades positivas no atendimento:

(__)Prazo para cumprimento dos serviços.
(__)Prolixidade.
(__) Frieza no atendimento e burocracia demasiada e sem justificativa.
(__)Condições para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO 'B' AOS NÃO ASSINANTES

    PROLIXO

    Aquele que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento.

    É o oposto de conciso, sucinto.

    É algo que, obviamente, não indica qualidade no atendimento ao público.

  • É A ACESSIBILIDADE Condições para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

  • Prolixo é um adjetivo que significa muito longo, extenso ou demorado. 

    GAB: B


ID
5566222
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a classificação de documentos e correspondências, o gênero do documento micrográfico é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    São 7 tipos de gêneros; Gênero - sistema de signos utilizado na comunicação do conteúdo dos doc's.

    ESCRITOS ou TEXTUAIS - texto; atas...

    ICONOGRÁFICOS - imagem estática; papel emulsionado ou não; fotografias, diapositivos, gravura...

    CARTOGRÁFICOS - mapas, plantas, perfis...

    MICROGRÁFICOS - doc's em suporte fílmico resultante da microprodução de imagens; microfilmagem, cartão-janela...

    SONOROS - contenham sons; cd...

    FILMOGRÁFICOS - audiovisuais;

    INFORMÁTICOS - meio digital; disquete, arquivo de excel...

  • GAB: D

    Documentos em suporte fílmico.


ID
5566225
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da organização dos Municípios e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 31, caput, CF: Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    b) O Poder Executivo é exercido pela Câmara Municipal.

    Errado. O Poder Executivo Municipal é exercido pelo Prefeito. A Câmara Municipal representa o Poder Legislativo Municipal.

    c) O controle externo da Câmara Municipal será exercido pela Prefeitura Municipal, com o auxílio dos auxiliares administrativos.

    Errado. O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver, conforme ar.t 31, § 1º, CF: Art. 31, § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    d) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

    Errado. Ao contrário: Não podem, nos termos do art. 37, XII, CF: Art. 37, XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

    Gabarito: A

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    b) ERRADO: O Poder Executivo Municipal é exercido pelo Prefeito.

    c) ERRADO: Art. 31, § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    d) ERRADO: Art. 37, XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

  • GAB:A

    Art. 31. A FISCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO será exercida pelo PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, mediante CONTROLE EXTERNO, e pelos sistemas de CONTROLE INTERNO do PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, na forma da lei.

     

    BIZU: EX com EX não dá certo!

    LEGISLATIVO ---------- CONTROLE EXTERNO

    EXECUTIVO -----------CONTROLE INTERNO

    Bons estudos, caveira!

  • Gabarito A

    Fiscalização do Município:

    Controle Externo → Poder Legislativo Municipal + Auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver (Art. 31 § 1º).

    Controle Interno → sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal.

    obs: Município não pode mais criar Tribunal ou Conselho de Contas. Apenas permanece os que já existiam conforme Art. 31. § 1º "[...] onde houver."

  • Rindo até morrer! Oxente, mas bem que as provas, para os concursos os quais eu presto, contivessem só questões neste nível eu já estava dentro do Judiciário há bom tempo.


ID
5566228
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

 A Constituição Federal de 1988 dispõe que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Nesse sentido, analise as afirmativas relacionadas a Constituição Federal. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

(__)É livre a manifestação do pensamento, sendo facultativo o anonimato.

(__)É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, exceto pelos servidores públicos municipais.

(__)Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    ( V ) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 5º, II, CF:  Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    ( F ) É livre a manifestação do pensamento, sendo facultativo o anonimato.

    Falso. A Constituição veda, de maneira expressa, o anonimato, nos termos do art. 5º, IV, CF: Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

    ( F ) É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, exceto pelos servidores públicos municipais.

    Falso. É possível a violação das comunicações telefônicas por ordem judicial para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Aplicação do art. 5º, XII, CF: Art. 5º, XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;  

    ( V ) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 5º, VIII, CF: Art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    Portanto, a sequência correta é V - F - F - V.

    Gabarito: D

  • GABARITO: D

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (V) - II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    (F) - IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato

    (F) - XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

    (V) - VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

  • (V) II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    (F) IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  ( não é facultativo)

    (F) XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; ( não existe essa de exceto servidores municipais).

    (F) VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

  • GAB-D

    V, F, F, V.

    ART 5º

    III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

    RESPONDEU AS DUAS PRIMEIRAS, ELIMINOU AS OUTRAS. SOBRA A LETRA D.

    CORRE PARA O ABRAÇO.!!

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para respondê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais. Vejamos:

    (V)- “Art. 5º, II, CF. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.”

    (F)- “Art. 5º, IV, CF. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    (F)- “Art. 5º, XII, CF. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.”

    (V)- “Art. 5, VIII, CF. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.”

    Desta forma:

    D. CERTO. V, F, F, V.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.

    É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal

  • Não tem pra onde correr, galera! Bora estudar a lei seca. hehehe

    Gabarito letra: D

    Bom estudo a todos!

  • (V)- “Art. 5º, II, CF. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.”

    (F)- “Art. 5º, IV, CF. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    (F)- “Art. 5º, XII, CF. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.”

    (V)- “Art. 5, VIII, CF. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.”

  • a manifestação do pensamento não pode ser feita de forma anonima ´´...sendo vedado o anonimato.´´

  • A manifestação do pensamento não pode ser feita de forma anônima, sendo vedado o anonimato.

    GAB: D

    V,F,F,V

  • (verdade__)Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    (_falso_)É livre a manifestação do pensamento, sendo facultativo o anonimato.

    (_falso_)É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, exceto pelos servidores públicos municipais.

    (_verdade_)Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta .

    GAB: D

  • GABARITO: LETRA D

    (V) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Art. 5º, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    .

    (F) É livre a manifestação do pensamento, sendo facultativo o anonimato.

    Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    .

    (F) É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, exceto pelos servidores públicos municipais.

    Art. 5º, XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    .

    (V) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

    Art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

  • Molin , molin !!!

  • Considerando que opção 1 é verdadeira e a 2 é falsa, já se elimina as questões a,b e c.

  • pão pão queijo queijo
  • A primeira alternativa é bem obvia, a segunda mata a questão. GAB: D

  • Dicas rápidas e objetivas sobre as matérias de direito! Inscreva-se no YouTube e siga o insta @direitocombonfim

    https://youtu.be/xGi1Oe1WI7I

    siga: @direitocombonfim

    https://instagram.com/direitocombonfim

  • Essas questões feito por eliminação é mamão com açúcar.


ID
5566231
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação à linguagem, um documento oficial necessita priorizar: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C de Clareza

    CLAREZA x CONCISÃO

    Para a obtenção de CLAREZA, sugerem-se:

    a) utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;

    b) usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;

    c) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;

    d) não utilizar regionalismos e neologismos;

    e) pontuar adequadamente o texto;

    f) explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela;

    g) utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico.

    CONCISÃO é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.


ID
5566234
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os atos administrativos possuem algumas particularidades que consentem certificar que se submetem a um regime jurídico administrativo ou regime jurídico de direito público.

Neste sentido, assinale a alternativa que conste o conceito da imperatividade dos atos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    A) Presunção de Veracidade

    B) Tipicidade

    C ) AUTOEXECUTORIEDADE

    D )IImperatividade

  • Imperatividade ou coercibilidade → ato praticado sem necessidade de concordância do administrado, terceiro ou particular.(imposto independente da sua vontade). - Imposição de restrições e obrigações ao administrado, independente de sua concordância. Imposição de obrigações ao particular independente de sua anuência.

  • GABARITO: D

    IMPERATIVIDADE - é a qualidade pela qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independemente de sua concordância - decorre do "poder extroverso" que permite ao Poder Público editar provimentos que vão além da esfera jurídica do sujeito emitente, ou seja, que interferem na esfera jurídica de outras pessoas, constituindo-as unilateralmente em obrigações.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/85/Atos-administrativos-Atributos

  • Assertiva D

    Está conexa com a obrigação do ato administrativo à terceiros, independentemente de sua aceitação ou não, ou seja, o ato administrativo prevalece sobre à vontade de terceiros.

  • gabarito -D

    São atributos do ato administrativo a presunção de legalidade (legitimidade, veracidade); a imperatividade (coercibilidade ou poder extroverso); a auto-executoriedade (executoriedade e exigibilidade); e a tipicidade.

    Competência: Presunção de legalidade (legiti...

    Forma: Imperatividade (coercibilidade ou poder ...

    Finalidade: Auto executoriedade (executoried...

    Motivo: Tipicidade

  • GABARITO D

    Imperatividade dos atos administrativos: Está conexa com a obrigação do ato administrativo à terceiros, independentemente de sua aceitação ou não, ou seja, o ato administrativo prevalece sobre à vontade de terceiros.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para respondê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos atributos dos atos administrativos. Vejamos:

    Atributos do ato administrativo: (Mnemônico: lembrar da PATI)

    Presunção de legitimidade: (presente em todos os atos) com exceção de prova em contrário, presumem-se legítimos os atos da administração e verdadeiros os fatos por ela alegados (presunção relativa ou juris tantum).

    Autoexecutoriedade: (não presente em todos os atos, apenas quando houver urgência ou previsão legal) a administração pode executar diretamente seus atos e fazer cumprir determinações, sem precisar recorrer ao Poder Judiciário, podendo, inclusive, valer-se do uso de força, caso necessário.

    Tipicidade: (presente em todos os atos) criação da doutrinadora Maria Sylvia Zanella di Pietro que afirma: “o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administração pretende alcançar existe um ato definido em lei”. (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21. Ed. São Paulo: Atlas, 2008).

    Imperatividade: (não presente em todos os atos) o que permite que a Administração Pública possa impor unilateralmente as suas determinações válidas, desde que legais.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Presume-se que todos os atos realizados pelo Estado sejam verdadeiros.

    Trata-se da presunção de legitimidade.

    B. ERRADO. Por esta característica, o ato administrativo deve sempre obedecer a situações antecipadamente previstas em lei como hábeis a gerar determinados efeitos.

    Trata-se da tipicidade.

    C. ERRADO. Expressa que o ato administrativo pode ser realizado pela própria Administração Pública, sendo desnecessária a interferência do Poder Judiciário.

    Trata-se da autoexecutoriedade.

    D. CERTO. Está conexa com a obrigação do ato administrativo à terceiros, independentemente de sua aceitação ou não, ou seja, o ato administrativo prevalece sobre à vontade de terceiros.

    Conforme explicação supra.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Galera que marcou a letra C, na verdade refere-se ao atributo da autoexecutoriedade.

  • Elementos/ Requisitos do Ato administrativo: CO MO FI O FO

    Competência: quem? É irrenunciável, imprescritível, intransferível, imodificável pela vontade do agente.

    Motivo: Situação que autoriza o ato. (só vale se o ato for verdadeiro)

    Finalidade: Objetivo de interesse público.

    Objeto: São os efeitos que o ato produz.

    Forma: É a exteriorização do ato, em regra, por escrito.

     

    Atributos, Prerrogativas ou Privilégios dos atos: PATIE

    Presunção de legitimidade e veracidade: Previsto em lei, fatos verdadeiros, Presunção relativa (Juris tantum).

    Autoexecutoriedade: Não depende de ordem judicial.

    Tipicidade: Necessidade de o ato atender apenas seu fim legal.

    Imperatividade: Imposição aos particulares.

    Exigibilidade: Exigir o cumprimento de obrigação imposta ao administrado coercitivamente.

  • Quem elaborou a questão "cagou" para o uso da crase:  "à terceiros".

  • C auto executoriedade

  • Autoexecutoriedade: A adm pode exercer as suas decisões sem interferência do poder judiciário.

    Lembrar também que em alguns casos a Adm vai precisar usar a força para executar suas atividades.

    Ex: Quando a adm vai (interditar, apreender ou demolir), Exemplo sobre a interdição: Suponha que a adm vai a uma farmácia e se depara com vários medicamentos vencidos, logo em seguida o dono do estabelecimento não deixa a adm apreender a mercadoria e se joga em cima dos remédios para que não sejam levados, assim a adm vai precisar do uso da força para conter aquela situação.

    Imperatividade: É o poder extroverso de império do Estado. ( É a Superioridade do Estado em relação ao particular ou terceiros. )

    É a vontade unilateral do Estado sobre o particular.

    Nem todos os atos gozam de imperatividade: Exemplos: Atos Negociais e enunciativos


ID
5566237
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considere as afirmativas relacionadas aos deveres do auxiliar administrativo municipal e identifique as corretas:

I.Exercer com zelo e dedicação as atribuições legais e regulamentares inerentes ao cargo ou função.

II.Cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais.

III.Guardar sigilo sobre assuntos da repartição, desde que envolvam questões relativas à segurança pública e da sociedade.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Certos I e III "desde que..." me confundiu
  • Questão estranha...

  • Kkkkkk a pessoa fica até desconfiada com questão desse jeito

  • ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    Esta é a única vez que as palavras: sigilo e publicidade, aparecem neste decreto.

  • Eu errei por causa desse "Desde que..."

  • I.Exercer com zelo e dedicação as atribuições legais e regulamentares inerentes ao cargo ou função.

    II.Cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais.

    III.Guardar sigilo sobre assuntos da repartição, desde que envolvam questões relativas à segurança pública e da sociedade.

  • Quem errou está estudando de verdade
  • Esse desde que... ficou estranho, esquisito.

  • Que questão mais bizarra, sabemos que se eu tenho uma informação em decorrência do meu cargo e utilizo ela em proveito próprio ou conto ela para alguém e essa pessoa se beneficia com isso, estou infringindo o código de ética, MESMO QUE essa informação não seja relativas à segurança pública e da sociedade.


ID
5566240
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um programa muito utilizado no dia a dia do Auxiliar Administrativo é o Microsoft Word. Neste sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o número de cliques com o que acontece, dentro da margem, no word 2010.

Primeira coluna : Número de cliques
1.clique
2.cliques
3.cliques

Segunda coluna : O que ocorre
(__)Seleciona a palavra.
(__)Posiciona o cursor do mouse.
(__)Seleciona o parágrafo.

Assinale a alternativa apresenta a CORRETA associação entre as colunas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    "(...) Neste sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o número de cliques com o que acontece, dentro da margem, no word 2010."

    São duas situações:

    1- Se você clicar no texto (caso da questão):

    • Um clique → Posiciona o mouse na palavra;
    • Dois cliques → Selecionam a palavra;
    • Três cliques → Selecionam o parágrafo.

    2- Se você clicar na margem (no cantinho esquerdo fora do texto):

    • Um clique → Seleciona a linha;
    • Dois cliques → Seleciona o parágrafo;
    • Três cliques → Seleciona tudo.

     

    Texto "cobaia" para que você faça o teste no Word:

    O vídeo fornece uma maneira poderosa de ajudá-lo a provar seu argumento. Ao clicar em Vídeo Online, você pode colar o código de inserção do vídeo que deseja adicionar.

    Você também pode digitar uma palavra-chave para pesquisar online o vídeo mais adequado ao seu documento. Para dar ao documento uma aparência profissional, o Word fornece designs de cabeçalho, rodapé, folha de rosto e caixa de texto que se complementam entre si.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Gabarito: B

    Apenas complementando, no word, caso o usuário faça um clique com o botão padrão segurando a tecla "ctrl" ele selecionará o período completo até o ponto final.

    De resto padrão

    1 clique posiciona o cursor;

    2 cliques seleciona a palavra;

    3 cliques seleciona o parágrafo.

  • GAB B

    CLICANDO EM UMA PALAVRA

    1. UM clique: posiciona o cursor;
    2. DOIS cliques: seleciona a palavra;
    3. TRÊS cliques: seleciona o parágrafo;

    OBS: No TÍTULO de um texto o clique triplo selecionará apenas o TÍTULO.

    CLICANDO SOBRE A MARGEM ESQUERDA

    1. UM clique: seleciona a linha que estiver alinhada com o cursor;
    2. DOIS cliques: seleciona o parágrafo;
    3. TRÊS cliques: seleciona tudo (equivale a Ctrl + T)

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GAB-B

    2, 1, 3.

    2---CLIQUES SELECIONA A PALAVRA, ELIMINA TODAS AS OUTRAS E SOBRA LETRA B.

    CONCURSEIRO GANHA TEMPO.

    Quem vive nas trevas não consegue ser visto, nem vê nada.VÁ ESTUDAR!!

  • A questão aborda conhecimentos acerca das formas de seleção de itens, no Word 2010, utilizando o botão esquerdo do mouse.

     

    Item 1 – Ao dar um clique único, com o botão esquerdo do mouse, no documento, o cursor será posicionado.   

    Item 2 – Ao dar um clique duplo, com o botão esquerdo do mouse, no documento, uma palavra será selecionada.  

    Item 3 – Ao dar um clique triplo, com o botão esquerdo do mouse, no documento, o parágrafo será selecionado.  

     

    Agora basta aplicar os valores na próxima coluna, ficando a seguinte sequência: 2 – 1 – 3.

     

    Para fins de complementação, vale destacar as outras formas de seleção utilizando o botão esquerdo do mouse:

    ·         Ao dar apenas um clique, com o botão esquerdo do mouse, fora da margem esquerda do documento, o cursor terá a forma de uma seta e a linha será selecionada.  

    ·         Ao dar um clique duplo, com o botão esquerdo do mouse, fora da margem esquerda do documento, o cursor terá a forma de uma seta e o parágrafo será selecionado.  

    ·         Ao dar um clique triplo, com o botão esquerdo do mouse, fora da margem esquerda do documento, o cursor terá a forma de uma seta e o documento inteiro será selecionado.   

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • GABA: B

    para complementar os excelentes comentários!

    • o comentário do Lucas ele fala sobre "TEXTO COBAIA" na verdade ele utilizou a função =rand(2,2)

    como sei? =rand(p,s) é a função de gerar textos no word. Sendo p o número de parágrafos e s o de sentenças.

    • CTRL + SHIFT + END - irá selecionar até o final do texto

    cuidado! não é o CTRL + ALT + seta pra baixo(nem tente usar)

    pertencelemos!


ID
5566243
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação a gestão de material e controle de estoques e almoxarifado, assinale a alternativa que descreva o subsistema da administração de materiais em relação ao controle de estoque.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B).

    Em relação às outras alternativas:

    A - ERRADO.

    Trata-se do Setor de Compras.

    C - ERRADO.

    Trata-se do Cadastramento (Viana, 2006) ou pode aparecer com o nome de Normatização (Dias, 2009).

    D - ERRADO.

    Trata-se do Almoxarifado.

  • Atividades do Controle de estoque X Atividades do Almoxarifado

    Atividades do Controle de estoque: Responsável pela gestão econômica dos estoques, por meio do planejamento e da programação de material, abrangendo a análise, a previsão, o controle e o suprimento de material.

    Atividades do Almoxarifado: Responsável pela gestão física dos estoques, abrangendo as diligências de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os controles de estoques. Assinalemos a alternativa correta.

    A - incorreta. O setor de compras é responsável pela gestão, comercialização e contratação de compras de material por meio do processo de licitação.

    B - correta. O controle de materiais é a atividade responsável pela gestão econômica dos estoques, por meio do planejamento e da programação de material, abrangendo a análise, a previsão, o controle e o suprimento de material.

    C - incorreta. A normatização é responsável pela identificação, classificação, compilação, cadastramento e catalogação de material.

    D - incorreta. O almoxarifado Responsável pela gestão física dos estoques, abrangendo as diligências de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material.

    Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B


ID
5566246
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação as regras gerais de digitalização, analise os procedimentos e as tecnologias utilizados na digitalização de documentos físicos devem assegurar e identifique as corretas:

I.A integridade e a confiabilidade do documento digitalizado.

II.A rastreabilidade e a auditabilidade dos procedimentos empregados.

III.A emprego dos padrões técnicos de digitalização para garantir a qualidade da imagem, da legibilidade e do uso do documento digitalizado.

IV.A confidencialidade, quando aplicável.

V.A interoperabilidade entre sistemas informatizados.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 10.278/2020 Regras gerais de digitalização ART. 4 Os procedimentos e as tecnologias utilizadas na digitalização de documentos físicos devem assegurar: l. a integridade e a confiabilidade do documento digitalizado ll. a rastreabilidade e a auditabilidade dos procedimentos empregados lll. o emprego dos padrões técnicos de digitalização para garantir a qualidade da imagem, da legibilidade e do uso do documento digitalizado. lV. a confiabilidade, quando aplicável; e v. a interoperabilidade entre sistemas informatizados.
  • GAB: A

  • GAB-A

    I, II, III, IV e V.

    MANTÉM O FOCO.


ID
5566249
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação a gestão de material e controle de estoques e almoxarifado, assinale a alternativa que relaciona o material que, em razão de seu uso corrente, perde frequentemente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a 02 anos.

Alternativas
Comentários
  • Material permanente versus Material de Consumo

    • Permanente: É aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos;
    • Consumo: É aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.

    Fonte: Gestão de Materiais, 2ª ed., Renato Ribeiro Fenilli.

    Gab. C

  • Letra C.

    Material Permanente -------------------> Duração SUPERIOR a 02 anos.

    Material de Consumo -------------------> Utilização LIMITADA a 02 anos.

    Fonte: PDFs Estratégia Concursos. DESEJO QUE CONTINUE A PERSEVERAR NA CAMINHADA. MAIS UM ANO PARA A CONTA!! ❤️✍✨ 

  • Em relação à gestão de material e controle de estoques e almoxarifado, assinale a alternativa que relaciona o material que, em razão de seu uso corrente, perde frequentemente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a 02 anos.

    Material permanente.

    Utilização acima de 2 anos. Tais materiais são aqueles que não perdem sua identidade e características físicas em virtude de uso recorrente. Cuja durabilidade é superior a 2 anos.

    Material de consumo. 

    Utilização até 2 anos. Tais materiais são aqueles que perdem sua identidade e características físicas em virtude de uso recorrente. Cuja durabilidade é inferior a 2 anos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a classificação dos materiais. No caso em apreço, assinalemos a alternativa que contempla a classificação correta para os materiais que, em razão de seu uso corrente, perde frequentemente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a 02 anos.

    Vamos às definições...

    Material de consumo: é assim considerado, aquele que perde, em decorrência do seu uso frequente, sua identidade física e/ou tem seu uso limitado a dois anos. Será considerado material de consumo o material que atenda pelo menos um dos critérios a seguir:

    • Durabilidade;
    • Fragilidade;
    • Perecibilidade;
    • Incorporabilidade;
    • Transformabilidade.

    Material permanente: é, como se pode imaginar, o oposto do material de consumo. O material de consumo é aquele que não perde sua identidade física, mesmo que seja incorporado a outro material, e/ou possui durabilidade superior a dois anos.

    Tendo os conceitos acima como base, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte

    FENILI, Renato Ribeiro. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.  

  • Material de consumo: uso corrente, perde frequente sua identidade física, utilização limitada 2 anos

  • GABARITO: LETRA C

    Material de consumo: aquele que, em razão do seu uso corrente e da definição da Lei nº. 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.

    FONTE: QC


ID
5566252
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos. A classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração. Consideram-se sigilosos os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação. Pela sua importância, é objeto de legislação própria.

(Marilena Leite Paes)

Nesse sentido, marque a alternativa com o prazo máximo de restrição de acesso à informação dos documentos considerados como ultrassecretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Lei N° 12.527 - Lei de Acesso à Informação

    Art. 24., § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • 5 - Reservado

    15 - Secreto

    25 - Ultrassecreto

  • Não querendo ser chato, mas o prazo máximo MESMO é de 50 anos, visto que documentos classificado como ultrassecretos são os únicos que podem ter o prazo de sigilo renovado. Esta, por sua vez, só poderá ocorrer 1 vez e por no máximo mais 25 anos. Logo, 25 + 25 = 50

  • § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

  • O prazo MÁXIMO seria de 50 anos, sendo que pode haver prorrogação por até igual período (25+25), mas não vamos ser caxias porque não tem 50 anos nas alternativas.

  • Aos adeptos à 50 anos (ultrassecreto), sugiro que põem essa alternativa na prova da PCSP

    ;D


ID
5566255
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do atendimento ao público possui múltiplos fundamentos e características, analise as assertivas abaixo em relação ao bom atendimento ao público e identifique as corretas:

I.Prestação de informação genérica.
II.Cordialidade, educação e polidez.
III.Uso de gírias e expressões regionais.
IV.Empatia, tolerância e comunicabilidade.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I.Prestação de informação genérica. (não pode ser genérica)

    II.Cordialidade, educação e polidez.

    III.Uso de gírias e expressões regionais. (a linguagem não deve ter gírias)

    IV.Empatia, tolerância e comunicabilidade.

  • Polidez : discurso que demonstra cortesia e gentileza
  • Comunicabilidade = Capacidade de se fazer entender.

    É diferente de ser comunicativo (característica de quem gosta ou tem facilidade para se comunicar).

    A comunicabilidade é imprescindível ao EMISSOR, e a recepção (capacidade de compreender a informação) é imprescindível ao RECEPTOR da mensagem.


ID
5566258
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com a 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A) Flexiona sim para o gênero FEMININO. Ex: Ministra de Estado.

    B) NÃO é obrigatória a informação do CEP.

    C) Gabarito.

    D) O cabeçalho é utilizado apenas na PRIMEIRA PÁGINA DO DOCUMENTO, centralizado.

    Bons estudos e FÉ na caminhada!!! ❤️✍

  • Gab. C

    A) Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.

    Exemplos: Ministra de Estado, Secretária-Executiva interina, Técnica Administrativa, Coordenadora Administrativa.

    B) No caso de ofício ao mesmo órgão, não é obrigatória a informação do CEP, podendo ficar apenas a informação da cidade/unidade da federação.

    C) Os dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento, centralizados.

    D) O cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação.

  • Pág. 28 do Manual, que nos diz:

    5.1 Partes do documento no padrão ofício

    5.1.1 Cabeçalho

    "Os dados do órgão, tais como endereço, telefone, endereço de correspondência eletrônica, sítio eletrônico oficial da instituição, podem ser informados no rodapé do documento, centralizados."

  •  O cabeçalho deve ser utilizado somente na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação.


ID
5566261
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas relacionadas ao que os atos de improbidade administrativa importam. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Suspensão dos direitos políticos.

(__)Perda da função pública.

(__)Disponibilidade dos bens.

(__)Ressarcimento ao erário.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • indisponibilidade de bens
  • GABARITO: A

    Art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    • Indisponibilidade de bens
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos atos de improbidade administrativa. Vejamos:

    “Art. 37, CF. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.”

    Desta forma:

    (V) Suspensão dos direitos políticos.

    (V) Perda da função pública.

    (F) Disponibilidade dos bens o correto seria INDISPONIBILIDADE dos bens, não disponibilidade.

    (V) Ressarcimento ao erário.

    Desta forma:

    A. CERTO. V, V, F, V.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • mnemônico: RISPE

    Ressarcimento ao erário.

    Indisponibilidade dos bens.

    Suspenção dos direitos políticos.

    Perda da função pública

  • Quem não viu ==> (In)disponibilidade. kkkkkkkkk

  • Importante: Segundo a nova sistemática da Lei 8429, não há perda da função pública nem suspensão dos direitos políticos em atos que atentam contra os princípios.

  • Segundo a nova atualização da lia pessoal

    I - art. 9

    • perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio
    • perda da função pública
    • suspensão dos direitos políticos até 14 (catorze) anos,
    • pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial
    • proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 14 anos.

    II - art. 10

    • perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância.
    • perda da função pública.
    • suspensão dos direitos políticos até 12 (doze) anos.
    • pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano.
    • proibição de contratar com o poder público , pelo prazo não superior a 12 (doze) anos.

    III - art. 11

    • multa civil de até 24 X o valor da remuneração percebida pelo agente
    • proibição de contratar com o poder público, pelo prazo não superior a 4 (quatro) anos;

    Gabarito - Letra A

    • SANCÕES
    • Suspensão dos direitos políticos;
    • Perda da função pública;
    • Ressarcimento ao erário;
    • Pagamento de Multa civil;
    • Proibição de contratar com o poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais;
  • (V)Suspensão dos direitos políticos. - Está na lei

    (V)Perda da função pública. - Está na lei

    (F)Disponibilidade dos bens. - Se fosse 'indisponibilidade dos bens', seria verdadeira.

    (V)Ressarcimento ao erário. - Está na lei.

  • Gabarito A

    Pegadinha: DISPONIBILIDADE DOS BENS, quando o correto é INDISPONIBILIDADE DOS BENS


ID
5566264
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Frederico, auxiliar administrativo municipal, deseja realizar uma busca em seu navegador da internet acerca da crise econômica no Brasil. Todavia, ele quer realizar uma busca mais precisa e direta, sem fragmentação dos nomes. Para tanto, ele precisa pesquisar da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Para realizar uma busca exata é necessário colocar o texto entre aspas duplas.

  • A lógica segue um pouco a normatização de sinais gráficos da língua portuguesa: quando você quer chamar a atenção para algo "específico", usa-se aspas.

  • GAB-B

    "Crise econômica no Brasil" 

    EXATAMENTE EXATO "" ""

    PODE MARCAR FILHÃO.

    SEM MEDO DE ERRAR, DE OLHOS FECHADOS!!!

  • GABARITO LETRA B

    “” = busca exata, buscará somente o que tá escrito entre as aspas

     - =o sinal de menos indica o que eu quero excluir na busca

    + = o sinal de mais indica os primeiros resultados da busca

    = a utilização de palavras-chaves seguidas de dois pontos também é um filtro para tornar a busca mais precisa

    *= pesquisar caracteres coringa ou palavras desconhecidas

    .. = pesquisar dentro de um intervalo de números

     site: = site específico

    related: sites relacionados

    Filetype: formato de algum arquivo específico

    OR = combinar pesquisas

    CACHE: ver a versão em cache do google de um site

    INFO: ver detalhes de um site

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos caracteres utilizados para refinamento de resultados em sites de busca, mais especificamente quanto ao caractere utilizado para procurar por termos exatos.

     

    A)      Incorreta – O sinal de menos (-) é utilizado para excluir determinados termos dos resultados. Para isso acontecer, deve-se colocar o operador imediatamente à esquerda da palavra a ser excluída. Dessa forma, ao inserir a expressão “Crise econômica -Brasil”, o site de busca retornará resultados que não contenham a palavra Brasil

    B)      Correta - As aspas duplas (“) são utilizadas para procurar por termos exatos, ou seja, ao adicionar uma palavra entre as duplas, o site de busca retornará resultados respeitando exatamente o que foi inserido entre as aspas. Dessa forma, ao inserir a expressão “Crise econômica no Brasil”, o site de busca retornará resultados que contenham exatamente a expressão aplicada.

    C)      Incorreta – A expressão “link:” não possui função quanto ao refinamento de busca.

    D)      Incorreta – O sinal de til (~) não possui função quanto ao refinamento de busca.

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • Letra B .

    é só colocar entre aspas.

  • Detalhe importante: O GOOGLE NÃO É CASE SENSITIVE, ou seja, tanto faz ser maiúscula, como minúscula que o resultado será o mesmo.

  • Letra B

    Sucesso na caminhada, colegas.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca dos Sítios de busca e pesquisa na Internet. 

    Gabarito: Letra B

    Professor, tem como passar uma lista completa sobre ferramentas de busca do google? Claro!

    (“) Esse símbolo permite pesquisar uma correspondência exata. Exemplo: "prédio mais alto do mundo". 

    (– ) Esse símbolo permite excluir palavras da pesquisa. Exemplo: velocidade do jaguar –carro @

    (@) Esse operador permite buscar páginas de redes sociais. Exemplo: @professorcarlosalberto #

    (#) Esse operador permite pesquisar hashtags. Exemplo: #DesafioDoBaldeDeGelo *

    (OR) Esse operador permite pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas. Exemplo: "maior * do brasil" OR

    (site) Esse operador permite combinar pesquisas (em maiúsculo). Exemplo: maratona OR corrida. site

    (cache related) Esse operador permite pesquisar palavras em um site específico. Por exemplo: site:youtube.com flamengo (a palavra buscada pode vir antes ou depois). related

    (inurl) Esse operador permite pesquisar sites relacionados. Exemplo: related:uol.com.br cache

    (cache) intitle Esse operador permite visualizar a última versão armazenada de uma página pelo Google. Exemplo: cache:orkut.com. inurl

    (inurl) Esse operador permite buscar páginas que contenham determinada palavra em sua URL. Exemplo: inurl:stn intitle

    (intitle) Esse operador permite realizar buscas em títulos de páginas. Exemplo: intitle:gripe. inanchor

    (inanchor) Esse operador permite realizar buscas de uma palavra em âncoras (links). Exemplo: inanchor:mais define

    (define) Esse operador permite apresentar definições para um determinado termo. Exemplo: define:estratégia filetype

    (filetype) Esse operador permite buscar documentos na web com formato específico. Exemplo: filetype:pdf. ..

    (..) Esse operador (ponto duplo) permite pesquisar dentro de um intervalo de números. Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100. ~

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
5566267
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No período, "Então, ele fugiu de medo E ficou observando, distante, durante longo tempo, a água ", a palavra destacada expressa uma ideia de:

Alternativas
Comentários
  • Não, pois neste exercício você está voltando no tempo e não avançando.

  • A palavra destacada deve ser o E maiúsculo.

    Gabarito B

  • A questão é de morfologia e quer que classifiquemos a conjunção destacada em "Então, ele fugiu de medo E ficou observando, distante, durante longo tempo, a água ". Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

     .

    A) Conclusão.

    Errado.

    Conjunções coordenativas conclusivas: têm valor semântico de conclusão, fechamento, finalização...

    São elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (depois do verbo), então, assim, destarte, dessarte...

    Ex.: Estudamos muito, portanto passaremos no concurso.

     .

    B) Adição.

    Certo. "E" é uma conjunção coordenativa aditiva e expressa a ideia de adição.

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, bem como, senão também, ademais, outrossim...

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

     .

    C) Explicação.

    Errado.

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que...

    Ex.: Vamos indo, porque já é tarde.

     .

    D) Oposição.

    Errado.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GABARITO: B

    As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação.

    Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

    Ex: Bruna não só comprou os talheres, como também comprou os copos para a festa.

    Carina estava muito nervosa e irritada com a situação.

    Flávio conseguiu colocar todos os fios dentro da caixa, bem como os adaptadores.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/conjuncoes-coordenativas

  • Destacada igual a cara de quem fez essa questão.

  • Gab B=Aditiva

    ->A questão poderia levantar dúvida na oposição(adversativa),mas notem que antes do E não tem vírgula(pontuação obrigatória que caracteriza o emprego de conj.adversativas)


ID
5566270
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

A forma verbal destacada em "Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e FUGIU novamente ", pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo: 

Alternativas
Comentários
  • Fugir, morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr (Verbos Intransitivos).

    Ou seja, verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo.

  • A questão é de sintaxe e quer saber a transitividade do verbo destacado em "Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e FUGIU novamente". Vejamos:

     .

    A) Intransitiva. 

    Certo. "Fugiu" é verbo intransitivo, já que não precisa de complemento. "Novamente" é um advérbio / adjunto adverbial.

    Verbo intransitivo: é o que tem sentido completo, não precisa de complemento para formar o predicado. Ex.: Os pessegueiros floresceram. ("Os pessegueiros" é o sujeito; "floresceram" é o verbo intransitivo).

     .

    B) Transitiva indireta.

    Errado.

    Verbo transitivo indireto: é o que pede um complemento regido de preposição. Esse complemento denomina-se objeto indireto. Ex.: Os jovens gostam de aventuras ("Os jovens" é o sujeito; "gostam" é o verbo transitivo indireto; "de aventuras" é o objeto indireto).

     .

    C) Transitiva direta.

    Errado.

    Verbo transitivo direto: é o que não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação. Esse complemento denomina-se objeto direto. Ex.: A família chamou o médico. ("A família" é o sujeito; "chamou" é o verbo transitivo direto; "o médico" é o objeto direto).

     .

    D) Transitiva direta e indireta.

    Errado.

    Verbo transitivo direto e indireto: é o que se constrói com dois complementos (objeto direto + objeto indireto). Ex.: O pintor ofereceu o quadro a um amigo. ("O pintor" é o sujeito; "ofereceu" é o verbo transitivo direto e indireto; "o quadro" é o objeto direto; "a um amigo" é o objeto indireto).

     .

    Gabarito: Letra A

  • GAB-A

    Intransitiva. 

    VOLTAR

    VIVER

    SUMIR

    MORRER

    NASCER

    MORAR

    DEITAR

    CHORAR

    CHEGAR

    CASAR

    CAIR

    BRINCAR

    ETC, ETC,ETC BLA BLA BLA......

    No silêncio das lágrimas...

    A angústia é indisfarçável.VÁ ESTUDAR!!

  • GABARITO: A

    Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação.

    As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.

    Ex: Hugo nasceu!

    Só tenho vontade de chorar.

    Minha avó ainda não voltou.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/verbos-intransitivos


ID
5566273
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

Quanto à colocação pronominal em: "Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação... " pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    quem o

    Deverá ocorrer obrigatoriamente próclise sempre que houver uma palavra atrativa que justifique o adiantamento do pronome, como…

    Pronomes interrogativos (quem, qual, que, quando,…)

    • Quem te disse isso?
    • Quando nos convidaram para ir ao casamento?
    • O que lhe convém mais?

    Fonte: normaculta.com.br

    Não à NOM!

  • Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    • Não o quero aqui.
    • Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    • Foi ela que o fez.
    • Alguns lhes deram maus conselhos.
    • Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    • Ontem me disseram que havia greve hoje.
    • Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    • Oxalá me dês a boa notícia.
    • Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    • Embora se sentisse melhor, saiu.
    • Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    7. Palavras interrogativas no início das orações:

    • Quando te deram a notícia?
    • Quem te presenteou?

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    • Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei)
    • Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia)

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    • Depois de terminar, chamem-nos.
    • Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    • Gostaria de pentear-te a minha maneira.
    • O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    • Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo.
    • Surpreendi-me com o café da manhã.

  • PARTICÍPIO

    Atrás de ADO/IDO. Nada é COLOCADO/METIDO.

    "Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação... " 

    Se, antes do “tempo composto” (locução verbal formada por “ter/haver + particípio”),

    houver palavra atrativa, o pronome oblíquo ficará antes do verbo auxiliar ou antes do principal.

    – Não me haviam convidado para a festa.

    – Não haviam me convidado para a festa.

  • GABARITO: A

    Uso da Próclise

    • Palavras ou expressões negativas: Nada me perturba.
    • Quando empregada corretamente à colocação pronominal ajuda a harmonizar o texto, evitando ambiguidades: Eu não vi ela hoje.
    • Orações com conjunções subordinativas: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.
    • Advérbios: Aqui se tem.
    • Pronomes Relativos, Demonstrativos e Indefinidos: A pessoa que me ligou era minha colega. (relativo)
    • Em frases interrogativas: Quanto cobrará pelo jantar?
    • Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo): Deus nos dê forças.
    • Verbo no gerúndio antecedido da preposição: Em se plantando tudo dá.

    Uso da Mesóclise

    • Futuro do presente: Assim que oportuno, contar-lhe-ei detalhes da cerimônia.
    • Futuro do pretérito: A inovação do setor ajudar-nos-ia significativamente.

    Uso da Ênclise

    • Quando o verbo começa uma oração: Diga-me o que pensas sobre o resultado.
    • Quando o verbo estiver no infinitivo impessoal: Quero convidar-te para o meu aniversário.
    • Quando o verbo estiver no imperativo afirmativo: Sigam-me, por favor.
    • Quando o verbo estiver no gerúndio: A menina desatenta argumentou fazendo-se de boba.

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/colocacao-pronominal

  • Comentário do colega VItão Andrade: QC

    data: 10/01/22

    Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    • Não o quero aqui.
    • Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    • Foi ela que o fez.
    • Alguns lhes deram maus conselhos.
    • Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    • Ontem me disseram que havia greve hoje.
    • Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    • Oxalá me dês a boa notícia.
    • Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    • Embora se sentisse melhor, saiu.
    • Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    7. Palavras interrogativas no início das orações:

    • Quando te deram a notícia?
    • Quem te presenteou?

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    • Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei)
    • Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia)

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    • Depois de terminar, chamem-nos.
    • Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    • Gostaria de pentear-te a minha maneira.
    • O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    • Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo.
    • Surpreendi-me com o café da manhã.

  • DISCORDO DO GABARITO

    "HAVIA AJUDADO" , TRATA-SE DE UMA LOCUÇÃO VERBAL E NESSE CASO O FATORES DE PRÓCLISE NÃO INFLUENCIAM NO POSICIONAMENTO DO PRONOME OBLÍQUO.

    PODE SER POSICIONADO ANTES DO VERBO AUXILIAR "O HAVIA AJUDADO"

    PODE SER POSICIONADO NO MEIO DA LOCUÇÃO " HAVIA O AJUDADO"

    NÃO PODE SER POSICIONADO DEPOIS DA LOCUÇÃO PORQUE NÃO SE ADMITE PRONOME OBLIQUO DEPOIS DE PARTICÍPIO.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em colocação pronominal. Vejamos o conceito:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos podem estar em três posições ao verbo ao qual se ligam.

    Próclise é antes do verbo⇾ Nada me faz tão bem quanto passar em concurso.

    Mesóclise é no meio do verbo⇾ Abraçar-lhe-ei…

    Ênclise é após o verbo⇾ Falaram-me que você está muito bem

    Após vermos o conceito e os exemplos, iremos indicar qual assertiva que justifica a posição do pronome oblíquo na frase abaixo. Vejamos:

     "Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação... " pode-se afirmar que:

    a) Correta.

    A próclise é obrigatória, pois há a presença de um pronome interrogativo "quem".

    b) Incorreta.

    próclise que é obrigatória, pois há a presença de um pronome interrogativo.

    c) Incorreta.

    A próclise é obrigatória, e não facultativa, pois há a presença de um pronome interrogativo.

    d) Incorreta.

    Na verdade, há uma locução verbal com o verbo principal no particípio "ajudado" (terminado em ido ou ado). No entanto, essa locução está sendo antecedida por um fator atrativo de próclise que é o pronome oblíquo "quem, o que leva o pronome obrigatoriamente para posição de próclise. Caso fosse um verbo no futuro do indicativo sem atrativo de próclise, o pronome oblíquo seria colocado em mesóclise "haver-me-ia ajudado".

    Ou seja, o que leva o pronome para essa posição é o pronome interrogativo, e não o verbo no particípio.

    Gabarito: A


ID
5566276
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

Qual a classificação do sujeito da primeira oração do primeiro parágrafo do texto?

Alternativas
Comentários
  • A questão é de sintaxe e quer que classifiquemos o sujeito da oração "Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: 'Um cach orro'". Vejamos:

     .

    A) Sujeito Indeterminado.

    Certo. O sujeito de "perguntaram" é indeterminado, já que o verbo está na 3ª pessoa do plural (eles), sem referência.

    Sujeito indeterminado: quando o sujeito não está expresso na oração. Ex.: Atropelaram uma senhora na rua. (Quem atropelou a senhora? Não se sabe!)

    Pode ser construído de duas formas:

    a) Verbo na 3ª pessoa do plural (ELES), sem referência.

    Ex.: Passaram na prova.

    b) Verbo na 3ª pessoa do singular + SE

    1º caso: VTI + SE + PREPOSIÇÃO: Ex.: Precisa-se de professores.

    2º caso: VI + SE (+ advérbio): Ex.: Estuda-se muito aqui.

    3º caso: VL + SE: Ex.: É-se feliz naquela cidade.

     .

    B) Sujeito Inexistente.

    Errado.

    Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: são orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer). São casos de oração sem sujeito: verbo “haver” no sentido de “ocorrer, fazer, existir, realizar-se, acontecer - O FERA”; verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar...); e os verbos fazer, passar, ser e estar, com referência ao tempo (Hoje fez muito calor. Era no mês de maio. Passava de cinco horas da tarde. Abria a janela, se estava calor).

     .

    C) Sujeito Oculto.

    Errado.

    Sujeito desinencial, elíptico, oculto ou implícito: é expresso pela desinência verbal, está subentendido. Ex.: Estivemos em São Paulo. (Quem esteve? "Nós")

     .

    D) Sujeito Simples.

    Errado.

    Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)

     .

    Gabarito: Letra A

  • Sujeito Indeterminado: é aquele que não pode ser identificado.( VTI / VI / VL+SE)

    Bizú: linguagem dos fosfoqueiros(oculta o agente)

    Ex: Dizem que ela teve um caso com o chefe. (quem diz?)

    Verbo encabeçando a oração na terceira pessoa do plural é um fator de indeterminação .

    LETRA A

    Não perca a esperança.

  • GABARITO: A

    O sujeito indeterminado é aquele que não é possível identificar porque ele não está expresso na oração ou porque a desinência verbal não possibilita essa identificação.

    Ex: Disseram que ele vai viajar.

    Precisa-se de profissional de Marketing.

    Era complicado gostar de todos no escritório.

    Fonte: https://www.projetoredacao.com.br/blog/sujeito-indeterminado-e-oracao-sem-sujeito/


ID
5566279
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No trecho, " O cachorro, então, fez UMA CARA DE ASSUSTADO , e a imagem o imitou ", o termo destacado está exercendo função sintática de:

Alternativas
Comentários
  • A questão é de sintaxe e quer saber a função sintática do termo destacado em "O cachorr o, então, fez UMA CARA DE ASSUSTADO, e a imagem o imitou". Vejamos:

     .

    A) Complemento nominal.

    Errado.

    Complemento nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.

    Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo abstrato. “do livro” é complemento nominal”)

    A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)

    Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)

     .

    B) Predicativo do Sujeito.

    Errado.

    Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.

    Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Se prende ao sujeito por um verbo de ligação. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)

     .

    C) Objeto indireto.

    Errado.

    Objeto indireto: é o termo preposicionado que completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI) ou de um verbo transitivo direto e indireto (VTDI).

    Ex.: Eu confio em Deus. (“confio” é VTI. “em Deus” é objeto indireto).

    Já em “Eu tenho confiança em Deus”, “em Deus” é complemento nominal, pois está ligado ao substantivo “confiança”.

     .

    D) Objeto direto.

    Certo. "Uma cara de assustado" é o objeto direto, já que se liga diretamente ao verbo transitivo direto "fez". (O cachorr o fez o quê? R.: Uma cara de assustado)

    Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

    Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)

     . .

    Gabarito: Letra D

  • Quem faz, faz alguma coisa?

    Verbo fazer é transitivo direto.

    Objeto direto :UMA CARA DE ASSUSTADO 

    LETRA D

  • GABARITO: D

    O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

    Ex: Leonardo vende carros. (carros = objeto direto)

    O marido beijou a esposa. (a esposa = objeto direto)

    Você viu André? (o André = objeto direto)

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/objeto-direto


ID
5566282
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No trecho, " E ficava, de LONGE , sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim ", a palavra destacada pertence a seguinte classe gramatical: 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer saber a classe gramatical da palavra destacada em "E ficava, de LONGE , sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim ". Vejamos:

     .

    A) Advérbio.

    Certo. "Longe" é advérbio de lugar.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

    Advérbios de lugar (caracterizam o lugar): abaixo, acima, acolá, cá, lá, aqui, ali, aí, além, aquém, algures(= em algum lugar), alhures (= em outro lugar), nenhures (= em nenhum lugar), atrás, fora, afora, dentro, perto, longe, adiante, diante, onde, avante, através, defronte, aonde, donde, detrás.

     .

    B) Pronome.

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     .

    C) Adjetivo.

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    D) Substantivo.

    Errado.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

     .

    Gabarito: Letra A

  • Advérbio de Lugar

    Ajuda a caracterizar o lugar ao qual o verbo refere-se por meio da noção de posição e direção. Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

  • Advérbio de LUGAR.

    #PMMINAS

  • GAB-A

    Advérbio de Lugar

    advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”

    Chorar é diminuir a profundidade da dor.VÁ ESTUDAR!!

  • ADVÉRBIO = Modifica o verbo !
  • Advérbio de lugar.

  • Da classe de advérbio, "Longe" a LUGAR.

    Bons Estudos!!


ID
5566285
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No trecho, "Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede ", a primeira vírgula foi empregada para: 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de pontuação e quer saber por qual razão a primeira vírgula foi usada em "Num dado momento, a sede era tanta que o cachorr o não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede ". Vejamos:

     .

    A) Separar termos repetidos.

    Errado. Não há que se falar em termos repetidos nesse caso.

     .

    B) Separar o adjunto adverbial deslocado. 

    Certo. O adjunto adverbial de tempo "num dado momento" está deslocado (antecipado) na frase, por isso a vírgula foi usada.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    C) Separar orações coordenadas. 

    Errado. Não há que se falar em oração em relação ao trecho "num dado momento", pois toda oração precisa ter verbo.

    Oração coordenada é a que está ligada a outra de mesma natureza sintática.

    No período composto por coordenação, as coordenadas são independentes (isto é, não funcionam como termos de outras) e se dizem:

    • a) sindéticas, quando se prendem às outras pelas conjunções coordenativas. As orações coordenadas sindéticas recebem o nome das conjunções coordenativas que as orações coordenadas sindéticas iniciam. Podem ser, portanto, aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas;
    • b) assindéticas, se estiverem apenas justapostas, sem conectivo, como as duas primeiras orações do período abaixo. As orações coordenadas assindéticas são separadas por pausas, que na escrita se marcam por vírgula, ponto e vírgula ou dois-pontos.

    "Inclinei-me, apanhei o embrulho e segui." (Machado de Assis)

    Inclinei-me: oração coordenada assindética;

    apanhei o embrulho: oração coordenada assindética;

    e segui: oração coordenada sindética aditiva.

     .

    D) Separar expressões que indiquem explicação intercaladas na oração.

    Errado. Não há que se falar em explicação nesse caso.

     .

    Gabarito: Letra B

  • Separar adjunto adiverbial deslocado de sua posição habitual.

    1. Ex: Na manhã daquele dia,joão saiu sem dar explicação.
    2. OBS; Se o adjunto adiverbial não vier deslocado, a vírgula pode ser empregada de modo facultativo.

    Gabarito: B

  • GAB-B

    Separar o adjunto adverbial deslocado.

    Eu não sei a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos.”

    CONTINUE ESTUDANDO!!

  • LETRA B).

    A primeira vírgula está empregada para separar um adjunto adverbial temporal. Pode está relacionada também com a sua extensão, tendo em vista que autores consideram a obrigatoriedade do uso da vírgula quando o adjunto adverbial possui de três a mais palavras.


ID
5566288
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

Sobre o período, "QUANDO A SEDE AUMENTOU, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    QUANDO a sede aumentou --- O.S.A. TEMPORAL

  • A questão é de sintaxe e quer que classifiquemos a oração em destaque em "QUANDO A SEDE AUMENTOU, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente". Vejamos:

     . .

    A) Oração Subordinada Adverbial Temporal.

    Certo. A oração "quando a sede aumentou" é subordinada adverbial temporal e é introduzida pela conjunção "quando".

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.

     .

    B) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

    Errado.

    Oração subordinada adjetiva explicativa: É isolada por VÍRGULAS. Explicam ou esclarecem, à maneira do aposto, o termo antecedente, atribuindo-lhe uma qualidade que lhe é inerente ou acrescentando-lhe uma informação.

    Ex.: O homem, que é mortal, tem problemas na vida. (todo homem é mortal e todo homem tem problemas na vida)

     .

    C) Oração Subordinada Adverbial Condicional.

    Errado.

    Oração subordinada adverbial condicional: exprime o que deve ou não ocorrer para ser realizado o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções se, caso, desde que, contanto que, exceto se...

    Ex.: Se você for, eu vou!

     . .

    D) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva. 

    Errado.

    Oração subordinada adjetiva restritiva: Não é isolada por vírgulas. Restringem ou limitam a significação do termo antecedente, sendo indispensáveis ao sentido da frase.

    Ex.: Os celulares que são modernos custam caro. (somente os celulares que são modernos custam caro)

    EXPLICATIVA = Com Vírgula

    RESTRITIVA = Sem Vírgula

     .

    Gabarito: Letra A

  • Oração adv. Temporal: quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que)...

    Ex: QUANDO A SEDE AUMENTOUele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente"

  • GAB-A

    Oração Subordinada Adverbial Temporal.

    Orações subordinadas adverbiais temporais: Expressam circunstâncias temporais. São introduzidas pelas conjunções temporais quando, enquanto e pelas locuções conjuntivas assim que, desde que, logo que, depois que, antes que, sempre que. Exemplo: Antes que o prazo terminasse, Mariana fez sua matrícula.

     “Faça o que você sempre fez e você terá sempre o mesmo resultado.”

    CONTINUE ESTUDANDO!!

  • As orações subordinadas adverbiais temporais exprimem circunstância de tempo.

    As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: enquanto, quando, desde que, sempre que, assim que, agora que, antes que, depois que, logo que, etc.

    Exemplos:

    • Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.
    • Assim que passar no exame final, irei de férias.

  • GABARITO: A

    Orações subordinadas adverbiais temporais: Expressam circunstâncias temporais. São introduzidas pelas conjunções temporais quando, enquanto e pelas locuções conjuntivas assim que, desde que, logo que, depois que, antes que, sempre que.

    Ex: Antes que o prazo terminasse, Mariana fez sua matrícula.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/oracoes-subordinadas-adverbiais.htm


ID
5566291
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No trecho, "Com a vivência de hoje, não faríamos o errado de ontem, e amanhã não faremos o que hoje, infelizmente, já fizemos, POIS poderá ser mal interpretado ou magoar alguém ", se alterarmos a palavra destacada por um sinônimo, teremos:

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    É possível substituir o “porque” por expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. Exemplos: 23 de abril é o Dia Nacional do Choro, pois Pixinguinha nasceu nesse dia.

    A ansiedade é a vertigem da liberdade.”

    VÁ ESTUDAR!!

  • GABARITO: A.

    Uso dos Porquês!

    Por que: utilizado em perguntas.

    Porque: utilizado em respostas. (conjunção causal ou explicativa, utilizada geralmente em respostas, com sentido de “pois”, “uma vez que”, “já que”.)

    Por quê: Quando vem imediatamente sucedido de pausa, normalmente marcada por sinal de pontuação. (Agora entendo por quê; você comprou o livro por estar na promoção.)

    Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

  • PORQUE

    -Conjunção causal ou explicativa.

    -Valor de "POIS".

    -Utilizado em respostas e em explicações, indicando a causa ou explicação de alguma coisa.

    Ex. Não fiz a prova porque não me senti preparada.

    PORQUÊ

    -Substantivo com significado de "motivo e razão.

    -Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

    Ex. Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

    POR QUÊ

    -Vem antes de um ponto (final, interrogação, exclamação).

    -Tem significado de "por qual motivo", "por qual razão...

    -É utilizado em perguntas no fim das frases.

    Ex. Vocês não se inscreveram por quê?

    POR QUE

    -Utilizado em perguntas.

    -Equivale a "por qual razão / motivo" ou "Pelo qual"...

    -Ex. Por que você não resolve mais questões?

    ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊ ▊

  • GABARITO: A

    Quando usar “por que”?

    → com o mesmo valor de “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual” ou “pelas quais”. Ex: O motivo por que lutei tanto foi fazer do mundo um lugar melhor para todos.

    → com o mesmo sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”. Ex: Por que o Sol brilha?

    → com o mesmo valor de “por qual”. Ex: Você sabe por que direção o ônibus foi?

    Quando usar o “por quê”?

    Usamos “por quê” (separado e com acento), com o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, no final de frase e, portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação ou de interrogação. Ex: Ele não veio à festa no sábado, e eu imagino por quê.

    Também podemos utilizar “por quê” quando ocorre omissão do verbo usado na oração anterior. Ex: Muitos cachorros do bairro morreram hoje. Descobrir por quê é nossa prioridade.

    Quando usar “porque”?

    O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. Ex: 23 de abril é o Dia Nacional do Choro porque Pixinguinha nasceu nesse dia.

    “Porque” pode ser usado, também, como termo denotativo de realce. Ex: A história fará justiça. Porque, não duvidem: a verdade é sempre soberana.

    Quando usar “porquê”?

    O “porquê” (junto e com acento) é um substantivo usado como sinônimo das palavras “razão” e “motivo”. Ex: O governador precisa explicar o porquê de suas ações.

    Já que é um substantivo, ele pode, também, ser usado no plural. Ex: São muitos os porquês relacionados à minha atitude, considerada, por algumas pessoas, desrespeitosa.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/por-que.htm

  • PORQUE é uma conjunção Causal (motivo) ou Explicativa (evidência) ; Une Orações e estabelece uma relação de causa e efeito. É possível substituir por "pois", "já que", "visto que".
  • o porque é uma conjunção, só substituir


ID
5566294
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

No fragmento, "Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou", as orações relacionam-se sintaticamente através do processo de:

Alternativas
Comentários
  • devido o indice coordenativo estar presente e necessário ressaltar que devido as estruturas textuais o complemento nominal exerce papel de coordenação fazendo com que seja um processo de coordenação

  • Orações coordenadas: independente sintaticamente, não exerce função sintática em outra. Possui sentido completo!

    Se for separar o período em duas partes, ambas terão sentido.

    1. Ele fez cara de bravo.
    2. A imagem o arremedou"

    Perceba, separei as duas e ambas tiveram sentidos.

    LETRA B

  • GAB-B

    Coordenação.

    1º Ele fez cara de bravo.-----DEPOIS.

    2º A imagem o arremedou.

    COORDENAÇÃO.

    A vida é uma viagem e se você se apaixona pela jornada, você estará apaixonado para sempre.”

    VAI ESTUDAR!!

  • Dentro da análise sintática, os períodos podem ser classificados em: composto por coordenação, subordinação ou coordenação e subordinação.

    O período de coordenação é composto por orações que são autônomas, independentes entre si, mas que juntas complementam o sentido da frase.

    Exemplo:

    Eu dormi e sonhei com você.

     

    Observe que, na oração anterior ao retirar a letra e para separar em duas frases, ambas as orações são independentes e mesmo sozinhas fazem sentido.

    Já o período composto por subordinação apresenta orações que são dependentes entre si, são subordinadas.

    Veja:

    O bolo que ela fez ainda deixava lembranças.

    No exemplo acima, as duas orações não podem ser separadas.

     

    E ainda há o período composto por coordenação e subordinação que, nada mais é a junção dos dois.

    Exemplo:

    O juiz entrou na quadra e permitiu que o jogo começasse.

    No exemplo, há três orações. As duas primeiras são coordenadas e a terceira é subordinada


ID
5566297
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Em meio a uma crise energética que não tem previsão de chegar ao fim, o Brasil se vê ameaçado de ter que parar as atividades de sua primeira usina nuclear. Inaugurada em 1985, Angra 1 foi concebida com vida útil de 40 anos."

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business


A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de qual substância?

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energiaA energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

    PARE DE SE OLHAR NO ESPELHO TROCANDO DE ROUPA E ESTUDEM!!!

  • Energia nuclear

    • divisão de átomos (fissão) em um reator para aquecer a água, transformando-a em vapor para girar uma turbina que gera eletricidade.
    • usam elementos radioativos, como o urânio.
    • quando ocorrem acidentes, contamina o solo, a água e o ar.
    • não precisa de tanto espaço para serem instaladas.

    LETRA A


ID
5566300
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O artigo 34 da Lei Orgânica de Santa Helena/SC define que "são poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Executivo e o Legislativo" e determina em seu parágrafo único que:

Alternativas

ID
5566303
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A catarinense Anita Garibaldi entrou para a história quando, ao lado de seu marido, Giuseppe Garibaldi participou de um dos momentos mais marcantes da história do Brasil, que foi:

Alternativas
Comentários
  • No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.

    Logo se mostrando apaixonada por Giuseppe, Ana Maria resolveu abandonar o seu infeliz matrimônio para que ao lado do revolucionário italiano marcasse a História com o nome de Anita Garibaldi. No tempo em que Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, que tomou Santa Catariana, Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo companheiro e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.

    Fonte: SOUSA, Rainer Gonçalves. "Anita Garibaldi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/anita-garibaldi.htm. Acesso em 31 de janeiro de 2022


ID
5566306
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Algumas cidades brasileiras já cogitam a possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras, o que para alguns estudiosos ainda não é aconselhável. Qual a importância do uso de máscaras no combate à pandemia do coronavírus?

Alternativas

ID
5566309
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Lei Orgânica de Santa Helena, na defesa dos direitos de seus munícipes, define que:

Todos têm direito a receber dos órgãos públicos municipais,_______________, que serão prestadas no prazo de trinta dias úteis, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade ou das instituições públicas.

Qual das alternativas abaixo, preenche a lacuna no texto, completando corretamente seu sentido? 

Alternativas