SóProvas



Prova CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Pedagogia - Específicos


ID
309688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A vedação ao nepotismo não se encontra prevista expressamente no texto constitucional do estado do Espírito Santo, ainda que incidente por determinação de súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

Alternativas
Comentários
  • A vedação ao nepotismo encontra-se SIM "expressamente" no texto da CE, no art. 32, VI:
    "é vedado ao servidor público servir sob a direção imediata de cônjuge, ou parente até o terceiro grau civil, não admitindo ainda nomeações que configurem reciprocidades por nomeações"(nepotismo cruzado).
     
  • Art. 32 da Constituição Estadual do ES: 

    As administrações públicas direta e indireta de quaisquer dos Poderes do Estado e dos Municípios obedecerão aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, finalidade, interesse público, razoabilidade, proporcionalidade e motivação, e também aos seguintes:

    VI - é vedado ao servidor público servir sob a direção imediata de cônjuge ou parente até terceiro grau civil, não admitindo ainda nomeações que configurem reciprocidade por nomeações;


ID
309691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

É permitida a acumulação remunerada de dois cargos públicos privativos de médico, desde que comprovada a compatibilidade de horários, limitados os subsídios ao teto constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Na Constituição do Espírito Santo, no art. 32, XVII, "c", diz: "a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".
    Não diz nada sobre privativos de médico.
    Na Lei Complementar 46, no art. 222, III é que fala a respeito de acumulação de dois cargos privativos de médico.
    A questão é com base na CE e não na Lei Complementar.

  • essa é uma questão que requer atenção e que a banca dá a resposta que ela desejar, vejamos:

    Na Constituição do Espírito Santo, a orientação é que é possível a acumulação, desde que verificada a compatibilidade de horário, obedecido também o teto remuneratório nos casos de:
    dois cargos de professor
    um cargo de professor com outro técnico ou científico
    dois cargos  privativos da área de saúde, com profissões regulamentadas".
    ESSE É O TEXTO CONSTITUCIONAL. Não fala especificamente sobre "cargos privativos de médico".
    agora me diga: dois cargos de médico não está dentro da categoria "privativos da área da saúde com profissões regulamentadas"?

    essa questão é do tipo: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
    acredito que caiba recurso.
  • Está CORRETA a questão:

    XII    - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquia e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes do Estado e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal

    XVII - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado, em qualquer caso, o disposto no inciso XII deste artigo:

    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;
    c) a de 2 (dois) cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

ID
309694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Se o servidor público estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceberá, havendo compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poderá optar pelos vencimentos de seu cargo.

Alternativas
Comentários
  • a única possibilidade de acumulação de cargo eletivo com cargo efetivo é na função de vereador, devendo ser observada a compatibilidade de horário e o teto remuneratório.
    caso não haja a disponibilidade de horário, poderá fazer a opção pelo vencimento.
  • art 33 da Constituição Estadual do ES
    Ao servidor público da administração direta, autarquica e fundacional no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I- investido em mandato eletivo federal ou estadual, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
    II- investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pelos vencimentos de seu cargo;
    III- investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do  cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso II;

ID
309697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 109. Compete, ainda, ao Tribunal de Justiça:
    I - processar e julgar, originariamente:
    a) nos crimes comuns, o Vice-Governador do Estado, os Deputados Estaduais e os Prefeitos Municipais, e, nesses e nos de responsabilidade, os juízes de direito e os juízes substitutos, os Secretários de Estado, o Procurador-Geral de Justiça, os membros do Ministério Público e o Procurador-Geral do Estado, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    b) os mandados de segurança e os habeas-data contra ato do Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, dos membros da sua Mesa, do Presidente e dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, do Procurador Geral de Justiça, do Procurador-Geral do Estado, de Secretário de Estado e do próprio Tribunal, do seu Presidente, do seu Vice-Presidente e do Corregedor-Geral da Justiça;
     
    c) os habeas-corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea a, ressalvada a competência da justiça eleitoral;
     
    d) os mandados de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição do Governador do Estado, da Assembléia Legislativa, de sua Mesa, do Tribunal de Contas, do próprio Tribunal, de órgão, entidade ou autoridade estadual da administração direta ou indireta, ressalvados os casos de competência dos tribunais federais e dos órgãos da justiça militar, da justiça eleitoral, da justiça do trabalho e da justiça federal;
     
    e) as ações de inconstitucionalidade contra lei ou atos normativos estaduais ou municipais que firam preceito desta Constituição;
     
    f) as ações rescisórias de seus julgados e as revisões criminais;
     
    g) as execuções de sentença, nas causas de sua competência originária;

ID
309700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

A Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (LOJ/ES), de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, deverá ser encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa, e, depois, ser submetida à sanção do governador do estado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A iniciativa para o projeto de lei para a organização judiciária estadual pertence ao Tribunal de Justiça conferme dita a Constituição em seu artigo 125 §1º

    Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.
        
    § 1º - A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
  • "Art. 103. Compete ao Tribunal de Justiça a iniciativa da lei de organização judiciária do Estado e, respeitadas a Constituição Federal e leis complementares, a iniciativa do Estatuto da Magistratura Estadual, observados os seguintes princípios:"

     


    Assim, verificamos que o TJ criou a Lei de Organização Judiciária do Estado do Espírito Santo (Lei Complementar Estadual nº 234/02).



    Link para acesso a LOJ

    http://www.tj.es.gov.br/portal/PDF/legislacao/CODIGO%20DE%20ORGANIZACAO%20JUDICIARIA%20CONSOLIDADA.pdf

ID
309703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

O cargo comissionado de secretário de gestão do foro deve ser preenchido, exclusivamente, por bacharel em direito.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os cargos em comissão, nos termos do inciso II do art 37 da CF/88, são declarados em lei como livre nomeação e exoneração. Significa isso que em princípio qualquer pessoa, de qualquer poder ou esfera da federação, pode ser nomeada para exercer um cargo em comissão. É de livre escolha da autoridade competente o cargo que venha a ser ocupado, valendo-se do seu próprio consentimento.

    Art. 37 V"As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;"

    Corrijam-me se eu estiver errado.


  • Lei Complementar 364/06

    Art. 39-D

    § 4º Os Conciliadores, cargos em comissão, serão escolhidos e nomeados pelo Presidente do Tribunal de Justiça e recrutados entre as pessoas habilitadas em curso superior, preferencialmente Bacharel em Direito, ficando os mesmos subordinados ao Juiz de Direito e Escrivão ou Chefe de Cartório da Vara para a qual tiver sido designado.

    Preferencialmente Bacharel em Direito, ou seja, não precisa ser formado em Direito.

  • Lei complementar 234/02

    Art. 39-H, parágrafo 10 - " O cargo comissionado de Secretário de Juízo passará a se chamar Secretário de Gestão de Foro e será preenchido por profissional com formação superior em Direito ou Administração, fazendo jus ao recebimento de 60% do vencimento padrão PJ.2.A.07."

ID
309706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos à LOJ/ES.

Cada comarca, que compreende um município, ou mais de um, desde que contíguos, deve receber a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.

Alternativas
Comentários
  • LC 234

    Art. 2º  

    § 2º  Cada comarca compreenderá um Município, ou mais de um, desde que contíguos, e terá a denominação da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.



ID
309709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

O servidor que não concordar com o resultado do processo de promoção poderá interpor recurso, com justificativa e provas das alegações, no prazo máximo de trinta dias, a contar da data de publicação do referido resultado.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  O conteúdo abordado no item extrapolou os objetos de avaliação previstos no edital para o cargo, motivo suficiente para sua anulação.
    Bons estudos!

ID
309712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com referência ao plano de carreiras e de vencimentos dos
servidores efetivos do Poder Judiciário do estado do Espírito Santo,
julgue o item que se segue.

Entre os critérios exigidos para a promoção do servidor público inclui-se o do limite de três faltas injustificadas no decorrer dos 24 últimos meses que antecedam o processo de promoção.

Alternativas

ID
309859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação à lei que dispõe sobre a reestruturação e modernização da estrutura organizacional e administrativa do TJ/ES, julgue o próximo item.

Cabe a desembargador designado pelo Tribunal Pleno a supervisão da coordenadoria das varas de infância e juventude.

Alternativas

ID
312289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

Alternativas
Comentários
  • Está correta a afirmativa "Para Karl Marx, a educação transita entre dois polos: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica."

    A atividade do educador, na perspectiva de Marx, nos leva a observar, por conseguinte, os dois pólos: o da afirmação de valores e o da reflexão crítica/autocrítica; o das convicções e o das dúvidas. A educação, no âmbito do esfor­ço daqueles que lutam por uma democratização mais efetiva da sociedade, deve passar continuamente de um pólo ao outro. Se es­tacionar no primeiro, coagula os valores, ossifica-os, engessa-os e atrela a práxis a dogmas. Se ficar girando exclusivamente em torno do segundo, esvazia a práxis, emperra-a, prende-a num círculo vi­cioso, transforma-a num jogo estéril.

    http://aulasnolasco.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
  • A questão pede que identifiquemos os dois polos em que se assenta a educação para Karl Marx.

    Para este autor, fundador da doutrina comunista e precursor do materialismo histórico, a educação transitava em dois níveis: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - Direção Concursos

    A questão pede que identifiquemos os dois polos em que se assenta a educação para Karl Marx.

    Para este autor, fundador da doutrina comunista e precursor do materialismo histórico, a educação transitava em dois níveis: o da afirmação dos valores e o da reflexão crítica.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
312292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo estudos apresentados por Max Weber, existem três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional.

    A dominação legal baseia-se em estatutos que podem ser modificados e criados desde que o mesmo esteja pré-estabelecido.

    A dominação tradicional é aquela baseada na crença e nos poderes de senhores, onde um manda e o outro obedece e, diferentemente da dominação legal, ela não é baseada na formalidade.

    Já a dominação carismática é dada em virtude da devoção, e por pessoas que possuem caráter comunitário onde quem manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.

    Fonte: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/os-tres-tipos-de-dominacao-segundo-max-weber-1284076.html

  • Questão incorreta

    "Em forma totalmente pura, as bases da dominação são somente três (a carismática, a legal e a tradicional), cada uma das quais se acha entrelaçada – no tipo puro – com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos"
    Fonte: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/weber.pdf
  • MAX WEBER  FALA EM TRÊS TIPOS DE EDUCAÇÃO :


    Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente),


    Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional)


    Dominação Carismática (onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados)


    FONTE: http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm


    ERRADA!


    FOCOFORÇA FÉ#@

  • ERRO SUBLINHADO: Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.

    - Essa teoria é de Max Weber.

  • Essa ideia é a de Max Weber.


ID
312295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.

Alternativas
Comentários
  • Bourdieu tenta fugir da dicotomia subjetivismo/objetivismo dentro das ciências humanas.
    Bourdieu adota como nomenclatura o construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu
  • CORRETA
    Construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista

    Bourdieu, permitindo ter seu pensamento rotulado, adota como nomenclatura o construtivismo estruturalista ou estruturalismo construtivista.

    Esta postura consiste em admitir que existe no mundo social estruturas objetivas que podem dirigir, ou melhor, coagir a ação e a representação dos indivíduos, dos chamados agentes. No entanto, tais estruturas são construídas socialmente assim como os esquemas de ação e pensamento, chamados por Bourdieu de habitus.

    Bourdieu tenta fugir da dicotomia subjetivismo/objetivismo dentro das ciências humanas. Rejeita tanto trabalhar no âmbito do fisicalismo, considerando o social enquanto fatos objetivos, como no do psicologismo, o que seria a "explicação das explicações".


ID
312298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.

Alternativas
Comentários
  • O parsons é liberal, portanto buscar a igualdade de oportunidades não corresponde ao que apontam os teóricos liberais. 


  • Também concordo que o gabarito devia ser "errado" Parsons é discípulo de Durkeim e ambos são teóricos liberais, que não se preocupam com igualdade de oportunidades
  • Para Talcott Parsons, a escola como meio de socialização acaba promovendo a conservação desse sistema, cumprindo a função
    de manutenção da sociedade. Logo não há igualdade de oportunidades.

    Questão errada.

    Fonte: Material Estratégia concursos (Professoras: Fabiana e Fernanda)
     

  • Para Parsons, assim como Durkein, a escola era um ambiente de igualdade de oportunidade. Um local comum a todos, no qual os mais "interessados" e "esforçados" poderiam se sobressair, de acordo com suas capacidades individuais. O item está correto. 

  • [editar | editar código-fonte]

    Parsons foi um defensor da "Grande Teoria", uma tentativa de integrar todas as ciências sociais em um amplo trabalho teorético. Sua obra inicial - A Estrutura da Ação Social - reviu a produção de seus grandes predecessores, especialmente Max Weber, Vilfredo Pareto e Émile Durkheim, buscando a partir deles uma simplificada "teoria da ação baseada na suposição de que a ação humana é voluntária, intencional e simbólica.](por isso a questão esta correta.)

  • Talcoot Parsons possui ideias que se enquadram no funcionalismo da educação. Ou seja, o fundamento em que a educação tem a função de integrar o aluno à sociedade por meio da transmissão de valores universais. Assim, Parson coaduna com as ideias de Durkheim.

    Pode parecer estranho um teórico liberal defender a igualdade de oportunidades na escola. Mas essa visão de Parson é um ponto de vista otimista da educação. É um posicionamento liberal que defende que na escola todos têm igualdade de oportunidades e o sucesso vai depender do esforço de cada um.

    Dessa forma, Parson acredita na educação como redentora, em que a escola corrigirá os desvios sociais dos alunos.

    Parece contraditório, mas é justamente uma visão liberal que responsabiliza o indivíduo e rejeita as desigualdades existentes na escola.

  • Respondi aqui mesmo no Qconcurso, a mesma questão, e o gabarito estava como errada. Agora nesta deu como correta. Oxii....


ID
312301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.

Alternativas
Comentários
  • Tentando determinar características capazes de distinguir o
    homem, podemos afi rmar que, enquanto o animal vive em um meio,
    o homem vive em um mundo. Ou seja, os animais, até o ponto em que
    podemos saber, apenas reagem às condições que lhes são impostas pelo
    meio em que vivem, valendo-se de seu instinto, de sua capacidade de
    reação às ameaças e aos estímulos diversos. O homem, que partilha com
    os demais seres vivos essa condição de animal, vai além: cria um mundo,
    isto é, constrói seu próprio ambiente humano, cheio de artefatos e pleno
    de signifi cados por ele mesmo atribuídos. O homem é, em suma, um ser
    capaz de construir a CULTURA.
  • Errado. Quem fala da educação ser determinda por estruturas é DURKHEIM.

  •  

    TJES10_020_43.pdf

    Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.E a mesma questão e lá estava ERRADO

  • Sua preocupação fundamental é  individuo e suas ações, a SOCIEDADE NÃO E EXTERNA, logo não está acima dos individuos.


ID
312304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A liderança liberal caracteriza-se tanto pelo foco na realização de tarefas quanto pelo fato de a autoridade do líder provir de sua posição hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • "Temos o estilo liberal, o líder nesse caso funciona como disseminador de informações, reduz sua importância no grupo e obtém o mínimo de controle, estimulando a criatividade e a iniciativa do grupo.Cada estilo traz consigo pontos fortes e fracos, no caso do líder liberal, temos a falta de controle dos liderados e pouco respeito pelo líder, porém esse estilo possibilita que o grupo tenha liberdade de criatividade e iniciativa (foco de realização das tarefas)"
    Mesmo sendo liberal, ainda há a "oficialidade" da existência do líder, por hierarquia!
  • Complementando....

    Como já visto em várias questões do CESPE/UnB: o exercício da liderança independe do cargo ocupado.

     

    "pelo fato de a autoridade do líder provir de sua posição hierárquica." O líder tem as suas características naturalmente. Não exerce a atribuição de líder por possuir um cargo de alto nível hierárquico. ERRADA


ID
312307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.

Alternativas
Comentários
  • A Liderança liberal pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los, ou seja,  não demonstra flexibilidade.
    A liderança paternalista também não pode ser, porque é considerada uma atrofia de liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho.
    A liderança autocrática chega a desconsiderar a opinião dos liderados, sendo objetivamente não flexível.

    Resta então a LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, observe suas características:
    Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios
  • Teoria da Liderança Situacional, ser flexível com diferentes habilidades.

  • Na verdade, o estilo de liderança que pode ser exercida em um contexto interno ou externo e que tem como fundamntal a flexibilidade, isto é, a capacidade de se adequar, é a liderança contingencial ou situacional. Na liderança liberal ou laissez-faire, o líder concede total liberdade para seus subordinados agirem da maneira que acharem melhor. Assim, ERRADA.


ID
312310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos Traços

    A primeira abordagem vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa.
    Esta teoria permite concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de ‘fazê-los’ posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-de-lideranca/22664/
  • GAB. CERTO

     

    TEORIA DOS TRAÇOS

     

    Os traços são os aspectos pessoais que distinguem as pessoas, como valores, inteligência, confiança e aparência.

     

    Dessa forma, seriam analisadas as características (pessoais, intelectuais, emocionais e físicas) de líderes conhecidos (Napoleão, Churchill ou Juscelino Kubitschek, por exemplo) e depois se buscariam pessoas que tivessem as mesmas características desses líderes.

  • Teoria dos traços - A liderança é inata (inerente).

  • habilidades

  • Teoria dos traços de personalidade

    A primeira abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. A Teoria dos Traços defende que a posse de certos traços de caráter e de personalidade permitiria a certos homens acesso ao poder. Dessa forma, julgava-se ser possível encontrar traços de personalidade universais nos líderes que os distinguiam dos não-líderes.

    A abordagem dos traços enfatiza as qualidades físicas, intelectuais, sociais ou da personalidade que possam identificar um líder, entretanto, após algumas pesquisas, a conclusão a que se chegou é que alguns traços aumentam a probabilidade de sucesso de um líder, mas nenhum deles é a garantia de sucesso, segundo Robbins (2005, p. 305) e Cury (2005, p. 77).

    Um traço é uma qualidade, uma característica que a pessoa possui. Dessa forma, a liderança era considerada algo inato, não podendo ser desenvolvida.

    Os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram:

    →Traços físicos;

    → Traços intelectuais;

    → Traços sociais;

    → Traços relacionados com a tarefa.

    Por outro lado, essa teoria sustenta que o líder inato ou o possuidor de determinados traços seria capaz de exercer espontaneamente e imediatamente a liderança, o que vai de encontro à natureza dinâmica das relações humanas. Essa teoria ignora também os fatores situacionais e, embora especificasse traços que quase todos os líderes possuíam, a verdade é que temos que reconhecer que esses mesmos traços são frequentemente possuídos por um grande número de não-líderes.

    Para Robbins (2005, p. 305), essa teoria apresenta, pelo menos, quatro limitações: não existe um traço universal para a liderança em todas as situações. Os traços funcionam melhor para situações específicas, uma vez que não é possível descobrir o que é a causa e o que é efeito e, por último, os traços servem melhor como possibilidade de surgimento da liderança do que para identificar líderes como eficazes ou ineficazes.

    Entretanto, e embora essas teorias tendam hoje a serem rejeitadas, é de algum modo evidente que os atributos pessoais particulares aumentam a probabilidade de que certas pessoas assumam, com maior frequência, papéis de liderança nos vários grupos em que participam.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Comentário:

    Isso mesmo. A Teoria dos Traços relaciona a liderança a traços de personalidade e/ou habilidades pessoais que o líder deve ter para se tornar um líder. De acordo com essa abordagem, características como extroversão, comunicabilidade, empatia, entre outras, são essenciais para alguém ser líder. Logo, item correto.

    Gabarito: C


ID
312313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A realização de atividades de forma autodirigida é a principal característica da liderança democrática ou consultiva.

Alternativas
Comentários
  • A liderança que basicamente trabalha com autodireção é a LIBERAL.  

    "Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;"
    Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
  • Liderança LIBERAL = autodirigida 


ID
312316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

O processo de pesquisa participante cessa no momento da intervenção do pesquisador objetivando a transformação da realidade por ele identificada.

Alternativas
Comentários
  • A PESQUISA PARTICIPANTE É UM PROCESSO PERMANENTE.

    O processo de pesquisa participante não termina com a quarta fase (Programação e Aplicação de um Plano de Ação (incluindo atividades educacionais) que Contribua para a Solução dos Problemas Encontrados). A análise crítica da realidade, a execução das ações programadas conduzem ao descobrimento de outros problemas, de outras necessidades, de outras dimensões da realidade. A ação pode ser uma fonte de conhecimentos e de novas hipóteses.


ID
312319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

A superação da dicotomia entre o processo de geração de conhecimento e o de seu uso ou aplicação é um dos possíveis resultados da pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • Só p/ lembrar o que é PESQUISA PARTICIPANTE:

    Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos. Portanto é uma atividade de pesquisa, educacional orientada pela ação. em certa medida, tentativa da pesquisa participante foi vista como uma abordagem que poderia resolver a tensão entre o processo de geração de conhecimento e o uso deste conhecimento entre o mundo "acadêmico" e o "irreal" entre intelectuais e trabalhadores, entre ciência e vida.

    Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080822095458AAEhAHI

    significado de DICOTOMIA:
    Classificação em que se divide cada coisa ou cada proposição em duas, subdividindo-se cada uma destas em outras duas, e assim sucessivamente.
    Divisão em dois ramos.

    Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070812130504AAdBme7

ID
312322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

Autenticidade, antidogmatismo e compromisso são características fundamentais da pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • "São princípios norteadores da Pesquisa Participante: antidogmatismo, autentecidade e compromisso, restituição sistêmica, feedback para os intelectuais orgânicos, ritmo e equilíbrio ação-reflexão, ciência modesta e técnicas dialogais".

    Fonte: Fabiana Lagar. Conhecimentos Pedagógicos para concursos. 3ª edição. 2013. p. 50


ID
312325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.

Alternativas
Comentários
  • Histórico da Pesquisa Participante:

    (...) Reinvidica-se a Paulo Freire o título de criador de um estilo alternativo de pesquisa e ação educativa, (...) onde os camponeses de um assentamento foram convidados a participar de um estudo que possibilitaria uma programação de atividades educativas de acordo com suas necessidades e interesses.

    Fonte:
    http://giselacastr.vilabol.uol.com.br/pesquisapart.htm
     

  • Questão certa. Segundo Freire (1984, p. 35),Trabalhar na perspectiva libertadora onde a “pesquisa, como ato de conhecimento, tem como sujeitos cognoscentes, de um lado, os pesquisadores profissionais; de outro os grupos populares e, como objeto a ser desvelado, a realidade concreta”.

    Fonte: . FREIRE P. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 34-41.

     

    O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la. CESPE-INSS-2008


ID
312328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

Em razão de a metodologia de pesquisa participante já contemplar a restituição sistemática das atividades de pesquisa, a comunicação de seus resultados pelo pesquisador torna-se desnecessária.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta. Já que uma das caracteristica da pesquisa participante é a necessidade de que os resultados sejam comunicados aos intelectuais engajados com os movimentos, para que possam contribuir com outras reflexões. 

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/7353650/Pesquisa-Participante
  • Errado. "São princípios norteadores da Pesquisa Participante: antidogmatismo, autentecidade e compromisso, restituição sistêmica, feedback para os intelectuais orgânicos, ritmo e equilíbrio ação-reflexão, ciência modesta e técnicas dialogais".

    Fonte: Fabiana Lagar. Conhecimentos Pedagógicos para concursos. 3ª edição. 2013. p. 50


ID
312331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.

Alternativas
Comentários
  • Nada com nada: esse gabarito

  • Geralmente, uma nova gestão não gosta de dar continuidade aos projetos passados por mera questão de ego político. Muitos acreditam que manter as políticas passadas irá passar uma imagem que que seu governo não está fazendo algo de novo e nem tem uma marca própria. Se for uma política marcante da oposição, não há a mínima chance de continuação, mesmo se a política estiver funcionando e dando resultados para o povo – o ego político IMPEDE OS GOVERNANTES DE OFERECER UM TRABALHO COM MAIS QUALIDADE A POPULAÇÃO , OU SEJA, UMA DOENÇA CRÔNICA DOS GOVERNOS-----(TRISTE REALIDADE)


ID
312334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.

Alternativas
Comentários
  • Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

    O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

    No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional.

    fonte: wikipedia
  • A elaboração de objetivos departamentais é de nível tático.
  • ERRADO!!


    O nível estratégico está preocupado com os grandes assuntos da empresa. O foco é , portanto no " quadro global". Os objetivos NÃO são detalhados, específicos, mas sim  gerais e abrangentes. Possui uma visão ao longo prazo.


    Já o nível gerencial ou tático deve receber do nível estratégico as diretrizes e objetivos estratégicos. Assim, cada gerente deve, em sua área, cumprir o que já foi definido pela cúpula estratégica da empresa. Eles estão responsáveis por um departamento ou projeto específico, seu planejamento será voltado ao médio prazo.


    foco#@

  • ERRO SUBLINHADO: O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.

    - A elaboração de objetivos departamentais é correspondente ao nível tático.


ID
312337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • item ERRADO, pois a mesma resposta da questao acima serve para esta:

    Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

    O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

    No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional
  • corresponde ao nível estratégico.
  • NÍVEL TÁTICO: CURTO PRAZO.                                                                                                                                                                       NÍVEL ESTRATÉGICO: LONGO PRAZO.                                                                                                                                                           O PNE É FEITO PARA DURAR 10 ANOS.                                                             

  • ERRO SUBLINHADO: O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

    - O PNE é um instrumento de nível estratégico por ser um planejamento de longo prazo.

  •  

    Este item refere-se a nivel estategico, pois o PNE é um plano de 10 anos, ou seja longo prazo.

    Nível    estratégico (Longo prazo):   Compreende   os   altos   executivos   da   organização,
    responsáveis  pela  definição  dos  objetivos  e  planos  de  uma  empresa.    É
    realizado a longo prazo.
     
    Nível  tático (Medio prazo): É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da
    alta  diretoria  em  objetivos  e  atividades  mais  específicos.  O  principal  desafio
    nesse nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e
    o nível operacional.
     
    Nível  operacional(Curto prazo): Nesse nível o processo é de menor amplitude. O grau de
    incerteza é menor. É o que podemos chamar de “mão na massa” ou simples
    execução. É realizado a curto prazo.

  • O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível estratégico de planejamento.


ID
312340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com ideias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.

Alternativas
Comentários
  • Nem sempre o conflito é negativo... ele pode ser bom para gerar novas idéias...novos pontos de vista.
  • O erro da questão está em dizer que na composição dos grupos deve-se priorizar a reunião de participantes com deias afins. Isso vai contra o que a autora Ilma Veiga afirma. Segundo ela, um dos princípios do planejamento participativo é a heterogeneidade dos grupos.

  • GABARITO: E.

    A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.

    Portanto, na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, todos da gestão democrática devem participar da reunião e discutir as diferencias.


ID
312343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta;
    Eis a critica acerca do positivismo de Comte, caracterizado pela ênfase no determinismo, na hierarquia e na obediência, sua crença no governo da elite intelectual e sua insistência em desprezar a teologia e a metafísica.
    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo
  • Certo! Para os pensadores positivistas, a liberação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites.

  • De acordo com esse contexto sim ! Correto ✅


ID
312346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

O objetivo da avaliação, de acordo com a perspectiva emancipadora, é a construção do sucesso da inclusão escolar em contraposição à lógica de punição ou premiação.

Alternativas
Comentários
  • A Avaliação Emancipatória acontece de forma contínua, participativa, e tem um caráter investigativo, diagnóstico. Tem por objetivo conhecer os saberes dos alunos, avaliar de onde começar o trabalho (do professor), identificar os melhores caminhos para promover a aprendizagem, verificar a eficácia ou não da construção de conhecimentos (se os alunos estão "aprendendo" conforme as metas estabelecidas), promover mudanças, se necessário, na prática educativa do professor, conhecer as particularidades de cada educando, intervir, agir e redefinir metas e/ou objetivos a fim de acompanhar as necessidades/desenvolvimento de cada turma, valorizando cada passo e cada avanço dos indivíduos participantes do processo de construção da aprendizagem.


ID
312349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

A construção de um currículo homogêneo que facilite a transmissão do conhecimento e a compreensão do mundo norteia a elaboração do projeto político-pedagógico segundo a lógica emancipatória.

Alternativas
Comentários
  • "Para que o PPP seja um indicador de sucesso é necessário que o Currículo Escolar seja diferenciado (não homogêneo). Não se trata de tirar ou colocar novas disciplinas mas, saber trabalhar com o currículo que se tem."
  • A escola deve buscar uma nova forma de organização curricular na qual o conhecimento sistematizado para cada disciplina (o conteúdo), estabeleça uma relação aberta e inter-relacionada em torno de uma ideia integradora - o currículo integração - com o objetivo de reduzir o isolamento entre as disciplinas curriculares.

    O currículo não pode ser separado do contexto social, uma vez que ele é historicamente situado e culturalmente determinado.

    Projeto Político Pedagógico da escola: conceitos Básicos. Disponível em:http://www.race.nuca.ie.ufrj.br/ceae/m2/texto2.htm

  • A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

     

    Fonte: file:///C:/Users/cinth/Downloads/PPP%20segundo%20Ilma%20Passos.pdf

  • Curriculo HOMOGÊNEO = JAMAIS. Na construção do PPP é essencial que o curriculo seja INTEGRADO, segundo a lógica emancipadora. 


ID
312352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

A qualidade formal é característica importante da perspectiva estratégico-empresarial.

Alternativas

ID
312355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

De acordo com a concepção emancipadora, o sistema de educação deve ser estatal quanto ao seu funcionamento, público quanto a sua destinação e autônomo em relação a instrumentos técnicos e legais.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o verbo DEVER é a chave para resolver esta questão sem maiores problemas.

  • Estatal quanto ao seu funcionamento, democrática quanto a sua gestão e pública quanto a destinação inclusiva. Item ERRADO. 



ID
312358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

De acordo com a concepção estratégico-empresarial, as atividades meio se sobrepõem às atividades fim.

Alternativas

ID
312361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as bases legais da educação nacional — Constituição
Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) —, julgue os itens seguintes.

A educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Alternativas
Comentários
  • EMENDA CONSTITUCIONAL NUMERO 59.
    "Art. 208. .................................................................................
    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;
    fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm

ID
312364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as bases legais da educação nacional — Constituição
Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) —, julgue os itens seguintes.

O dever do Estado com a educação escolar pública efetiva-se mediante diversas garantias, entre as quais, destaca-se o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente, na rede especial de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
  • Na rede REGULAR de ensino.

  • Rede regular de ensino.

  • Lembrando que esse trecho sobre os deveres do Estado foi atualizado, não existe mais Necessidades especiais.

    ''Garantir atendimento educacional especializado (AEE) gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação PREFERENCIALMENTE na rede regular de ensino, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades.


ID
312367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as bases legais da educação nacional — Constituição
Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) —, julgue os itens seguintes.

Compete aos estados autorizar, reconhecer, credenciar supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os criados e mantidos pelos poderes municipais.

Alternativas
Comentários
  • LDB

    TÍTULO IV
    DA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL


    Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    9.autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar, e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino


    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    4.autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;


    sobre a parte que entra MUNICÍPIO não entendi, alguém poderia explicar?



  • questao correta, à luz da
    LDB:
    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:
    ...
    IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar,
    respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os
    estabelecimentos do seu sistema de ensino.
    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:
    ...
    IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu
    sistema de ensino.
    Continua a LDB:
    Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal
    compreendem:
    I. as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo
    Poder Público estadual e pelo Distrito Federal;
    II. as instituições de educação superior mantidas pelo Poder
    Público municipal;

    III. as instituições de ensino fundamental e médio criadas e
    mantidas pela iniciativa privada;
    IV. os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal,
    respectivamente.
  • Essa questão não está mal elaborada? 

    Veja bem, a redação se refere ao sistema de ensino superior, mas não deixa claro que é as que estão situadas nos estados, deixando pensar que ela se refere ao ensino superior geral. 

  • Essa questão deveria ser anulada.

    A questão em tela tem como cerne a competência dos estados. Isto está previsto no Art.10 da LBD. Ainda, o texto da questão refere ao inciso IV que diz:

    "autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos e instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino".

    Não há como relacionar este artigo com o 11, IV, que fala da competência do município para " autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino".

    Também é um erro acrescentar na solução da questão o art. 17 da LDB que fala sobre a composição do sistema de ensino doa estados e DF.

    Repito, o cerne da questão é a competência dos estados sobre a educação superior: claramente disposto no Art. 10, IV.

    Questão passível de anulação, na minha humilde concepção, caso se repita.

  • Certinho, nos termos do art. 17, II c/c art. 10, IV. (A sigla c/c significa combinado com)

    Art. 17. Os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem:

    [...]

    II - as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal.

    Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    [...]

    IV - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das

    instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    GABARITO: questão “certa”

  • Acertei,mas essa parte do municipio não esta na LDB, entao deveria ter anulado a questao..


ID
312370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as bases legais da educação nacional — Constituição
Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) —, julgue os itens seguintes.

O ingresso dos professores nas carreiras de magistério da rede pública de ensino ocorre mediante a realização de concursos públicos de provas ou de títulos.

Alternativas
Comentários
  • Não existe concurso realizado APENAS por títulos!
    Ou é somente prova, ou provas E títulos!!

    CF 

    Art. 37

            II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    E no plano da carreira do professor, os títulos sempre contam!
  • O ingresso dos professores nas carreiras de magistério da rede pública de ensino ocorre mediante a realização de concursos públicos de provas ou de títulos.

    A questão está incorreta pois os concursos deverão se de provas e de títulos. ATENÇÃO mais uma grande pegadinha.
  • De provas ou provas e títulos.

  • Somente mendiante a realização de concursos públicos de provas e títulos.


ID
312373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as bases legais da educação nacional — Constituição
Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) —, julgue os itens seguintes.

Os estados devem aplicar, no mínimo, 18% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino público.

Alternativas
Comentários
  • "O esquema de vinculações constitucionais de impostos para a educação fundamenta-se no disposto no art.212 da CF/88 e no art. 69 da LDB (Lei n° 9.394/96), que determinam a aplicação anual de, no mínimo, 18% da receita resultante de impostos da União em manutenção e desenvolvimento do ensino público. Segundo os mesmos artigos, nos Estados, Municípios e Distrito Federal, esta vinculação é de no mínimo 25%, incluídas as receitas de transferências."

    http://www.acaoeducativa.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=2234&Itemid=2
  • União: mínimo 18%

     

    Estado, DF, Municípios: mínimo 25%


ID
312376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

A educação influenciada pela concepção liberal renovadora progressiva deve enfatizar o desenvolvimento de atitudes, razão por que se privilegiam os aspectos psicológicos em detrimento das questões pedagógicas ou sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA 
    Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
     
    A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
     
    Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.
  • Errada.

    A formação  de atitudes é papel da escola na Tendência Renovada não Diretiva ( Escola Nova )

  • A questão se relaciona a tendência renovada NÃO-DIRETIVA.


     Acentua-se nessa tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.


    Democratização da escola pública.: pedagogia crítica social dos conteúdos. Libâneo


    focoforçafé#@

  • Renovada Não-Diretiva, e não Renovada Progressiva.

  • Errada, pois não é a tendência Renovada Progressiva, mas sim a Tendência Liberal Não Diretiva (de Carl Rogers).


ID
312379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal renovadora não diretiva, cabe à escola proporcionar experiências que possibilitem ao aluno educar-se por meio da interação entre as estruturas cognitivas e o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção renovada não-diretiva os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento.
  • ERRADA!! 

    REFERE-SE À Tendência  Liberal renovada  Progressivista:


    Cabe à escola suprir  as experiências que permitem ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução entre estruturas cognitivas do indivíduo  estruturas do ambiente. 


    FONTE:  Democratização da escola pública. Libâneo.



  • Trata-se da Liberal Renovada Progressista.


ID
312382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção liberal tecnicista, a pesquisa científica, a tecnologia educacional e a análise experimental do comportamento são os instrumentos básicos para que se garanta a formação de indivíduos competentes.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     A Tendência liberal TECNICISTA é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.

  • Tendência liberal tecnicista são as TIC,s modeladoras do comportamento humano para uma finalidade específica, como a preparação da mão de obra. Forte implantação no regime militar de 1964.


ID
312385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

Levar à transformação da realidade, por meio do questionamento das relações dos indivíduos entre si e com a natureza é função da escola, segundo a concepção progressista libertadora.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C  - Questão praticamente repetida da Cespe Q21126 

     Também conhecida como Pedagogia de Paulo Freire, a tendência libertadora nasce em oposição aos métodos da época que não eram capazes ou não se preocupavam prioritariamente em formar cidadãos. Relacionando à citação de Libâneo, vê-se que, para Paulo Freire, cidadão é o indivíduo capaz de, na relação com a realidade, atuar num sentido de transformação social. Nas palavras de Luis Mercado:

    A educação para ser libertadora precisa objetivar uma ação e reflexão consciente e criadora das classes oprimidas sobre seu próprio processo de libertação [...]

    A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do homem com o mundo e com os outros homens, buscando uma transformação.2

    Paulo Freire trabalhava com a conscientização dos indivíduos através da alfabetização, mas não despreza o conhecimento prévio. 


  • QUESTÃO CERTA!!


    TENDÊNCIA  PROGRESSISTA  LIBERTADORA:



    SUA MARCA É A ATUAÇÃO NÃO FORMAL DO ENSINO. QUESTIONA CONCRETAMENTE A REALIDADE DAS RELAÇÕES DO HOMEM COM A NATUREZA - EDUCAÇÃO CRÍTICA.


    FONTE: CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA CONCURSO. FABIANA LAGAR.


ID
312388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.


ID
312391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens
a seguir, relativos ao papel da escola.

Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.

  • Segundo Libâneo:


    A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade.


    FOCOFORÇAFÉ#@

  • Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

    Para esse sistema : A concepção liberal tradicional realmente exclui a compreensão crítica das questões sociais. As novas metodologias pedagógicas atuam de forma mais integrada e transdisciplinar.

    "Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa"


ID
312394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.

Alternativas
Comentários
  • Um ideal de sociedade que avança na cultura política, social e também pedagógica. Uma sociedade regida pelo imperativo ético da garantia dos direitos humanos para todos.

    Diante do ideal de construir essa sociedade, a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAskAAE/indagacoes-sobre-curriculo-5


ID
312397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.

Alternativas
Comentários
  • • Todos constatam as mudanças que vêm acontecendo na consciência e identidade profissional dos(as) educadores(as). Todos coincidem ao destacar as mudanças nas formas de viver a infância e a adolescência, a juventude e a vida adulta. O que há de coincidente nessas mudanças? Educadores e educandos se vendo e sendo reconhecidos como sujeitos de direitos. Esse reconhecimento coloca os currículos, o conhecimento, a cultura, a formação, a diversidade, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, os valores e a cultura escolar e docente, a organização dos tempos e espaços em um novo referente de valor: o referente ético do direito. Reorientar o currículo é buscar práticas mais conseqüentes com a garantia do direito à educação.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAskAAE/indagacoes-sobre-curriculo-5

ID
312400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

O respeito à diversidade e a busca pela superação das desigualdades devem ser elementos primordiais na elaboração e execução do currículo escolar.

Alternativas
Comentários
  • Um ideal de sociedade que avança na cultura política, social e também pedagógica. Uma sociedade regida pelo imperativo ético da garantia dos direitos humanos para todos.

    Diante do ideal de construir essa sociedade, a escola, o currículo e a docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória

    Em cada um dos textos e no seu conjunto, as indagações apontam e sinalizam atividades que já acontecem em muitos coletivos, escolas e Redes – tempos de estudo, organização de oficinas, congressos, debates de reorientações curriculares, de reinvenção de processos de apreensão do conhecimento e de organização de convívios; trato de dimensões da formação em projetos; reinvenção das avaliações por valores igualitários e democráticos; respeito à diversidade e superação das desigualdades etc. – atividades que garantem o direito dos profissionais da Educação Básica à formação e a serem mais sujeitos de seu trabalho.  

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAskAAE/indagacoes-sobre-curriculo-5


ID
312403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

A LDB determina que os currículos da educação básica tenham uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, de acordo as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que consta a LDB determina em seu art. 26º que o currículo do ensino fundamental e médio deve ser assim como determina a questão acima citada. e não a educação básica que consta de Educ. Infantil , Ensino fundamental e médio. Não compreendi a questão. 
  • Eu acho que faltou esclarecer  conforme a Lei determina que a complementação deve ser por uma parte diversificada exigida pela características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
  • Tendo a observância do art. 26 da LDB, a questão torna-se nula, Pois não temos Clientela... Temos que relatar que de fato são Educandos, Alunos entre outros.... FICOU INCOMPREENSIVEL A QUESTÃO ACIMA.
  • Caput do Art 26: Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

    Não é a Educação Básica como um todo, mas apenas o Ensino Fundamental e Médio.

    Lembrando que:
          
    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

    Apesar do gabarito, a questão está errada

  • A questão está de acordo com a redação anterior do artigo 26, alterada em 2013, onde o termo "clientela" foi substituído por "educandos".
  • essa questão está desatualizada em comparação ao art 26 atual. 

    Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. 

    O enunciado anterior foi revogado pelo enunciado abaixo

    Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.   (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm 


    Já reportei o caso ao site, eles têm que reclassificar essa questão como desatualizada. Por tanto quem marcou errado como eu, acertou a questão levando em considerado o momento atual. 

    Como a questão é de 2011 por isso ela foi considerada correta levando em consideração o artigo anteriormente a revogação. 

  • Considerando que currículo da educação básica abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, essa parte da questão continua em conformidade com a nova redação dada pelo o Art. 26. "Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (antes no lugar de educando era clientela). Essa mudança no final da redação do art. 26, em comento, é que invalida a questão para a atualidade.


ID
312406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

De acordo com os principais teóricos brasileiros sobre o currículo, o trabalho coletivo dos profissionais da educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional é insignificante na elaboração do currículo escolar.

Alternativas
Comentários
  • Em “Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo”, de Miguel Gonzáles Arroyo, há uma abordagem sobre o currículo e os sujeitos da ação educativa: os educandos e os educadores, ressaltando a importância do trabalho coletivo dos profissionais da Educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional. Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos do trabalho. Há ênfase quanto à necessidade de se mapearem imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos. É proposta do texto que se desconstruam visões mercantilizadas de currículo, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo. O texto traz crítica ao aprendizado desenvolvido por competências e habilidades como balizadores da catalogação de alunos desejados e aponta o direito à educação, entendido como o direito à formação e ao desenvolvimento humano pleno.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAskAAE/indagacoes-sobre-curriculo-5
  • É significante.

     


ID
312409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

Alternativas
Comentários
  • O professor nao pode de forma alguma deixar que as relaçoes interpessoais intefiram no seu proceder escolar, sob pena de comprometer todo o planejamento escolar. Isso nao implica dizer que o professor nao deva se relacionar com seus alunos.
  • Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. ENTRETANTO, os educadores  NÃO DEVEM  permitir que tais sentimentos interfiram NEGATIVAMENTE no cumprimento ético de seu dever de professor.  

    (Freire explica que quem ensina é também um aprendiz e que apesar de prazerosa a atividade docente requer seriedade, preparo científico, físico, emocional e afetivo, além de exigir ousadia, pois promove um envolvimento emocional. Mas este envolvimento deve ser esclarecido e pautado em bases diferentes de uma ideologia de passividade, pois resistir a uma política e uma realidade social do ensino não é para seres passíveis. Disponível em http://grupo5didatica.blogspot.com.br/2015/11/resumo-professora-sim-tia-nao-cartas.html)


ID
312412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

Alternativas
Comentários
  • Os alunos construam os conhecimentos nas diferentes disciplinas, conceitualizem, participem nos processos de negociação e de recriação de significados de nossa cultura, entendam os modos de pensar e de pesquisar das diferentes disciplinas, participem de forma ativa e crítica na reelaboração pessoal e grupal da cultura, opinem com fundamentações que rompam com o senso comum, debatam com seus companheiros argumentando e contra-argumentando, elaborem produções de índole diversa: um conto, uma enquête, um mapa conceitual, um resumo, um quadro estatístico, um programa de rádio, um jornal escolar, um vídeo, um software, uma exposição fotográfica, etc.mo foco desenvolver aptidões.( Litwin 1997, p. 33)


ID
312415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Esse é o famoso currículo oculto.


ID
312418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

As teorias racionalista e empirista, ambas com bases epistemológicas completamente diversas, podem levar a práticas e efeitos semelhantes do ponto de vista pedagógico, devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito.

Alternativas
Comentários
  • "Numa aprendizagem assente em associações entre estímulos e respostas, no desejo de uma objectividade científica alicerçada num empirismo lógico, na identificação do indivíduo como “tábua rasa” , conduz a um modelo pedagógico onde o aluno tem um papel passivo e o professor converte-se num executor de objectivos prescritos." 
    (fonte: 
    http://ruijorgecgomes.blogs.sapo.pt/852.html)

    Enquanto o empirismo reduz o sujeito ao objeto, por ignorar as condições históricas do sujeito, bem como sua consciência, sua subjetvidade e suas relações sociais, o racionalismo, por sua vez, reduz o objeto ao sujeito por entender as estruturas mentais dos sujeitos como pré-formadas, e não fruto da ação do indivíduo sobre o mundo concreto. 
    (fonte: http://www.slideshare.net/lucilapesce/cconcepes-epistemolgicas-o-empirismo-e-o-racionalismo)
  • "devido ao fato de apoiarem-se em posturas que não apelam para a atividade do sujeito." 

    > posturas que não consideram o educando como ser ativo, subjetivo, autônomo. Consideram-no como objeto, passivo à manipulação.


ID
312421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

Alternativas
Comentários
  • A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.
  • A questao fez menção as teorias da escola russa de desenvolvimento (vygotsky, luria, Lev leontiev) e tambem ressaltou aspectos levantados pelo PIAGET.
  • Piaget não diz que o conhecimento precede à experiência.  Acho que é esse o erro da questão.

    Piaget formula o conceito de epigênese, argumentando que "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64). Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia (Coll, 1992; La Taille, 1992, 2003; Freitas,  2000; etc.), significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
  • ERRADO

    A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, é uma síntese do empirismo e do racionalismo. O autor põe em xeque as idéias de que o conhecimento nasce com o indivíduo ou é dado pelo meio social. Afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social, e essa construção vai depender tanto das condições do indivíduo como das condições do meio (DARSIE, 1999).
  • A palavra "interacionismo" remete às teorias de Vygotsky, pois, a teoria de Piaget é "a epistemologia genética" e  ,também, é relacionada ao termo "construtivismo". Se pensarmos no termo construtivismo pode-se notar uma ideia ativa em relação ao conhecimento, ou seja, é interiorizado algum objeto do ambiente (assimilição), logo, é somado a conhecimentos já existentes na cognição, dessa forma, a estrutura cognitiva é modificada (acomodação).

    1- Assimilação

    2- Acomodação

    keep on... 

  • Pelo que tenho estudado, interacionismo remete tanto à teoria de Vygotsky, quanto à teoria de Piaget. Eles divergem em outros aspectos, mas ambos acreditam que o conhecimento e desenvolvimento ocorre na interação do sujeito com o objeto.


ID
312424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para compreender as contribuições do pensamento de Vigotsky para a educação, é necessário que se faça uma breve consideração acerca dos fundamentos filosóficos subjacentes a suas ideias. Vigotsky construiu uma psicologia marxista, buscando as bases dessa teoria para explicar a formação da mente.

Alternativas
Comentários
  • ·    A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.

  • CERTO!!!


    A sua psicologia tem como base epistemológica o materialismo dialético de Karl Max, investigando os processos psicológicos humanos, como relevo em sua dimensão histórica e não natural. Extrai do marxismo a ideia de que o ser humano é uma realidade concreta e sua essência é construída nas relações sociais.


    Fonte: Psicologia da aprendizagem,: processos, teorias e contextos.

  • Errei por causa do "construiu"

ID
312427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador da aprendizagem. Nessa concepção, o professor deve interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky

    concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno já
    traz em si um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo.
    O professor deve interferir o mínimo possível. É no regime do laissez-faire ("deixa fazer") que ele encontrará
    o seu caminho. Esse professor acredita que o aluno aprende por si mesmo e o máximo que ele pode fazer é
    auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe neste.

    http://alinnemeucantinho.blogspot.com/2009/10/vygotsky-e-as-teorias-da-aprendizagem.html
  • CERTA!!


    Na concepção epistemológica racionalista, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno já traz em si um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo. O professor deve interferir o mínimo possível. É no regime do laissez-faire ("deixa fazer") que ele encontrará o seu caminho. Esse professor acredita que o aluno aprende por si mesmo e o máximo que ele pode fazer é auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe neste. A epistemologia que sustenta esse modelo pedagógico é também denominada apriorista, palavra derivada da expressão a priori, significativa "daquilo que é posto antes", no caso em tela, a bagagem genética/hereditária. Essa epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética. Assim, o professor, imbuído de uma epistemologia apriorista – inconsciente, na maioria das vezes – renuncia àquilo que seria a característica fundamental da ação docente: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.

    FONTE: http://www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf

    SUA VEZ VAI CHEGAR, NUNCA DESISTA!!!

ID
312430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

De acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas.

Alternativas
Comentários
  • resposta errada ...de acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas....o professor deve utilizar vários métodos e não apenas um


ID
312433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

Alternativas
Comentários
  • No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

    É aconselhável.


ID
312436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

Alternativas
Comentários
  • O contexto escolar SEMPRE deve ser levado em conta!
  • um dos requisitos principais do planejamento de aulas é justamente o contexto escolar.

ID
312439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.

Alternativas
Comentários
  • nos quais se destaca john dewey.
  • CERTA.

    De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.


ID
312442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela.

Alternativas
Comentários
  • cria-se o problema para que o estudante busque por si só, de forma conflente, a resposta para o problema.
  • resposta errada uma vez que A metodologia de projetos DESCONSIDERA ...AQUI ESTA O ERRO!


ID
312445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

Na metodologia de projetos, há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar.

Alternativas
Comentários
  • processos concatenados...pensar para atuar.
  • Questão incorreta já que a metodologia de projetos relaciona fortemente a teoria com a prática (pensar e atuar), "os projetos de trabalho, quando bem planejados, favorecem o desenvolvimento da capacidade de decidir, escolher e escutar; além de propiciar aos estudantes a alegria em aprender; o encanto em descobrir; a necessidade de construir e pesquisar, desenvolvendo habilidades essenciais para a formação integral do ser humano." 

    fonte: http://goo.gl/FXh4z

ID
312448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

A metodologia de projetos pressupõe o trabalho com currículo integrado, permitindo a abordagem de conteúdos que são objetos de atenção em várias áreas de conhecimento, levando o aluno a pensar interdisciplinarmente, criando novos hábitos intelectuais.

Alternativas
Comentários
  • Esta perspectiva de currículo o fazem com base em objetivos educacionais que se pautam na busca da integração das diferentes áreas do conhecimento e experiencias, com vistas a compreensão critica e reflexiva da realidade.


ID
312451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • Superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada.

  • CERTO

  • Na organização dos conteúdos em espiral, os assuntos são abordados mais de uma vez, de diferentes formas, em vários anos de estudo, acompanhando a experiência dos alunos. Por exemplo: a proporcionalidade é trabalhada de modo informal até o sexto ano e de maneira explícita e focos diferentes em todos os anos seguintes.


ID
312454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Salvo o engano, o Professor Paulo Freire valorizava a cultura popular e não somente a cultura científica. Na real vejo que o forte apego à cultura científica como transformadora da realidade é oriunda tanto da pedagogia Histórica-Crítica (Prof. Saviani), quanto crítico social dos conteúdos (Prof. Libâneo). Realmente o termo "conhecimento científico" fez-me errar a questão


ID
312457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.

Alternativas
Comentários
  • dar uma rolpagem significativa aos conteudos escolares é uma otimas estrategia no campo ensino-aprendizagem...para que isso ocorra, se faz necessario que o professor valorize o conteudo que o aluno tras de casa, seu contexto, seus valores.

ID
312460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Por muito tempo na história da educação brasileira, as dificuldades de aprendizagem estiveram associadas a problemas socioeconômicos e culturais, enfrentados por crianças e jovens das classes desfavorecidas. Esse posicionamento continua sendo defendido pelas concepções críticas de educação.

Alternativas
Comentários
  • A boa interpretação do texto já garantir a conlusão desta questão.

  • Certo.

    Muitos estudiosos atribuem a dificuldade de aprendizagem às condições socioeconômicas e culturais. Por exemplo: a criança que não se alimenta bem, tem menos concentração e consequentemente, menos aprendizagem. Outro exemplo (desta vez, envolvendo os problemas culturais): uma criança que não tem condições de viajar, de ir ao teatro, tem menos visão de mundo e menos experiência de vida, o que pode vir a diminuir sua criatividade e consequentemente, sua aprendizagem fica deficitária, pois, o conhecimento envolve muito mais que a aprendizagem acadêmica, e sim todo o contexto sociocultural econômico do educando.

  • Nesse sentido, o papel do educador como problematizador seria de alguém que provoca a reflexão crítica dos educandos a partir dos conflitos que caracterizam as situações do cotidiano. Ou seja, a partir do conhecimento que o educador traz, o aluno vai tendo uma relação mais ampla, mais contextualizada do mundo em que vivemos. É a reflexão, nesta perspectiva, que fará com que o educando desenvolva a consciência crítica, a consciência de que ele pode intervir e tem a capacidade de participar na transformação das relações que julguem necessárias. Mais ainda, a consciência crítica faz com que o estudante perceba o caráter histórico, cultural, dialógico das relações sociais e de suas relações com a sociedade, condição essencial para uma participação mais ativa e transformadora na sociedade.

    Segundo Lora (2005), no prefácio de uma das obras de Paulo Freire, na Conferência de Ministros da Educação, ocorrida na Venezuela, em 1971, uma ideia de educação libertadora e crítica era anunciada: “Toma corpo a ideia de uma educação libertadora que contribua para formar a consciência crítica” (p. 9).


ID
312463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos
profissionais da educação terá como fundamento a associação entre
teorias e práticas — inclusive mediante a capacitação em serviço,
por meio da formação continuada — e o aproveitamento de
experiências anteriores em instituições de ensino e outras
atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos
itens.

A formação continuada deve ser vista como uma etapa procedimental e atitudinal da prática docente, visando à melhoria do ensino e ao rompimento de uma visão de mundo estagnada.

Alternativas
Comentários
  • A formação continuada deve ser vista como uma etapa procedimental e atitudinal da prática docente, visando à melhoria do ensino e ao rompimento de uma visão de mundo estagnada.

  • Procedimental: é preciso saber fazer.
    Atitudinal: admitem ser.


ID
312466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos
profissionais da educação terá como fundamento a associação entre
teorias e práticas — inclusive mediante a capacitação em serviço,
por meio da formação continuada — e o aproveitamento de
experiências anteriores em instituições de ensino e outras
atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos
itens.

A formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las.

Alternativas
Comentários
  • A formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las.