a) CORRETA - ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar a sua missão.
b)CORRETA - proporcionar competitividade à organização (fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas).
c)CORRETA - aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho: desenvolver a qualidade de vida no trabalho.
d) NÃO É OBJETIVO DA GP - administrar as contingências estruturais.
e)CORRETA - manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Para Maximiano, a área de gestão depessoas tem como objetivos encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organização necessita.
. Em uma visão mais moderna podemos dizer que o grande objetivo da área é alinhar as práticas de gestão de pessoas às estratégias organizacionais, buscando conciliar os interesses individuais e organizacionais.
Segundo Chiavenato, podemos identificar os seguintes objetivos da área de gestão de pessoas:
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
- Proporcionar competitividade à organização;
- Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas;
- Aumentar o autodesenvolvimento e a satisfação das pessoas no trabalho;
- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
- Administrar e impulsionar a mudança;
- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Segundo Chiavenato, é na teoria da contingência que ocorre o deslocamento da visão do administrador de dentro para fora da organização e este autor ainda fala que a contingência é conceituada por ser algo incerto, que pode ou não acontecer, não há mais uma estrutura organizacional eficaz para que todas as empresas sejam consideradas bem sucedidas, acredita-se que tudo depende das circunstâncias.
Fonte:http://adm1acao.blogspot.com.br/2009/08/teoria-da-contingencia-estrutural.html
A Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades, métodos, políticas e práticas que têm como objetivo administrar o comportamento e fortalecer o capital humano dentro das organizações. Este departamento tem como função a disseminação da cultura organizacional e, portanto, deve conhecer todos os processos internos e mecanismos que fazem a empresa funcionar.
A Gestão de Pessoas trabalha a capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Esta área, por excelência, tem a função de humanizar as empresas.
Funções essenciais da Gestão de Pessoas
Motivacional
Motivar os colaboradores por meio de reconhecimento, realização de dinâmicas, promovendo desafios profissionais e planos de carreira.
Treinamento e desenvolvimento
Capacitar os colaboradores por meio de programas de treinamento e desenvolvimento profissional para uma parceria focada em resultados e no autodesenvolvimento do colaborador, sempre com foco na missão organizacional.
Vantagem competitiva
Assegurar vantagem competitiva à empresa, fazendo dos colaborados agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado.
Qualidade de vida
Proporcionar um ambiente de trabalho que atenda às necessidades das pessoas, proporcionando estrutura adequada de trabalho, oferecendo confiança, segurança, solidez, liberdade de atuação para tomadas de decisão, trabalhos desafiadores, horas adequadas de trabalho. Tudo isso para garantir a qualidade de vida e motivação de todos.
Gerenciar mudanças
As constantes mudanças no mercado exigem flexibilidade e disposição da empresa para se adaptar às novas tecnologias, conceitos, políticas e tendências na expectativa de atender ao fenômeno da mundialização das pessoas, mercado e principalmente clientes.
Política ética e de abertura
A área de Gestão de Pessoas deve assegurar uma política ética e de abertura para que possa, assim, conquistar os colaboradores e a empresa como um todo.
Fonte:http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/quais-sao-os-objetivos-da-gestao-de-pessoas/