-
A) matircial- É denominada organização em grade ou matriz e envolve cadeias de comando funcionais e divisionais simultaneamente na mesma parte da organização. A matriz tem duas linhas de autoridade: cada unidade se reporta a dois superiores e cada pessoa tem dois chefes. Um para atender à orientação funcional (seja finanças, vendas, etc) e outro para atender à orientação divisional (seja o produto/serviço, cliente, localização geográfica, processo ou para o projeto específico que está sendo desenvolvido). É uma estrutura mista utilizada quando a organização deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais.
B) funcional- aplica o princípio funcional ou especialização. Caracteriza-se pela autoridade diluída, comunicação direta, descentralização e supervisão técnica;
C) adhocracia- correta
D) divisionalizada- A abordagem divisional ou divisionalizada ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Na estrutura divisional, cada divisão é criada como uma unidade autocontida e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço ou parte dele.
E) por projeto- indicado para empresas que produzem por “encomendas”, (estaleiros, construtoras etc.). Nessas empresas, cada produto é um projeto especializado, voltado para atender a necessidade do requisitante. Geralmente exige grande concentração de recursos.
(Prof. José Carlos)
-
A proposta para a Adhocracia é ser a antítese da
burocracia, no que se refere à formalidade, à estabilidade de sua estrutura e suas
funções.
A origem do termo Adhocracia é ad-hoc -> aqui e agora, ou seja, uma organização
cuja proposta é ser flexível, emergente, temporária, composta por grupos-tarefa,
reunidos para projetos específicos. Sua estrutura organizacional é temporária,
descartável e criada para fins temporários e específicos. As pessoas que nela trabalham
têm habilidades e competências diversas, poucas gerências e pouca normatização.
Para ambientes estáveis, tarefas rotineiras, fluxo previsível de
ação; ou seja, para as quais se exige eficiência e pouca inovação, a burocracia pode ser
um modelo eficaz de trabalho. Para ambientes que atuam mais próximos ao mercado,
que convivem com alto índice de concorrência e sofrem efeitos mais fortes do avanço
tecnológico, faz-se necessária a adoção de procedimentos mais ágeis, mais
desburocratizados. Para algumas situações específicas, nas quais a inovação e a
criatividade são fatores determinantes, já aparecem os primeiros sinais da Adhocracia.
-
Questão chata. Podemos facilmente confundir a resposta com a estrutura matricial (que, inclusive, foi o que fiz). O mais próximo que encontrei da resposta foi o quadro do Chiavenato, em Teoria Geral da Administração, p.500:
"Adhocracia
A adhocraca é um sistema temporário, variável, fluido e adaptativo organizado em torno de problemas diversos a serem resolvidos por equipes de pessoas relativamente estranhas entre si e dotadas de habilidades profissionais diversas. A origem da adhocracia está na criação das forças-tarefas durante a Segunda Guerra Mundial, quando os militares criavam equipes ad hoc (aqui e agora) que eram logo dissolvidas após a execução de suas missões específicas e temporárias. A adhocracia significa uma trajetória rumo à gradativa "desadministração" das organizações para liberá-las do excesso de burocracia".
Bons estudos
-
É só procurar as palavras chaves da Adhocracia na alternativa.
Adhocracia: instrumentos de interligação, estrutura orgânica, descentralização seletiva, especialização horizontal do trabalho, treinamento, agrupamentos funcional e baseado no mercado que concorrem entre si.
==============================================================================================================
As principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são: Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares; Estrutura organizacional orgânica; Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho; Forte presença da especialização do trabalho na formação; Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho; Elevado grau de descentralização; Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.
-
Alguém pode me explicar a diferença entre as estruturas Adhocratas e Matriciais?
Pelo que entendi, as duas são de caráter temporal, visam a execução de um trabalho específico, etc.
-
Eu acho que a resposta foi a letra C, adhocrática, porque a estrutura adhocrática/orgânica é gênero da qual é espécie a estrutura matricial e a de redes.
-
A- Estrutura matricial: Combina dois tipos de departamentalização, geralmente a funcional e por projetos. Estrutura híbrida
B- Funcional: pautada na especialização das diversas unidades.
C- Adhocratica- Exatamente como na discrição, é uma estrutura livre, quase o contrário da burocracia.
D- Divisionalizada - Critério de departamentalização. Não é uma estrutura em si.
E- Por projeto: tipo de divisão/departamentalização que possui como característica a integração de setores na consecução de um projeto temporário. Geralmente, quando combinada à funcional, dá origem à estrutura matricial.
-
AMBAS QUESTÕES DA FCC - REPETIÇÃO DE ENUNCIADOS
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; especialização do trabalho é altamente horizontalizada; tendência a agrupar especialistas; adoção da descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Trata-se de estrutura organizacional do tipo ADHOCRACIA. (questão 2008).
___________
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; sua especialização do trabalho é altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal; tendência a agrupar especialistas das unidades funcionais para propósitos de organização interna divididos em pequenas equipes de projetos, baseadas no mercado, que visam a execução de um trabalho específico; adota a descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Estas são características da estrutura organizacional denominada ADHOCRACIA. (QUESTÃO 2006).
-
PAREI NO "altamente orgânica", OU SEJA, BASEADA NA ADHOCRACIA, E NÃO NA BUROCRACIA.
COMO EXEMPLO, TEMOS A ESTRUTURA EM REDE. TRATA-SE DA ESTRUTURA MAIS ORGÂNICA DE TODAS.
GABARITO ''C''
-
A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.
Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.
Características da Adhocracia
As principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são:
Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;
Estrutura organizacional orgânica;
Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;
Forte presença da especialização do trabalho na formação;
Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;
Elevado grau de descentralização;
Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.
http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/
-
Adhocracia, mais conhecida como bagunça organizada e que no fim não resulta em nada a não ser em bagunça. Quando os prazos estão prestes a vencer contratam empresas ou profissionais terceirizados para resolver os problemas que nunca existiriam sem a "adhocracia".
-
GABARITO: LETRA C
ADHOCRACIA:
A adhocracia é o oposto da burocracia; significa uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. É indicada para organizações que dependem de empreendedorismo contínuo, para o sucesso em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis. É importantíssimo lembrar que adhocracia é o oposto da burocracia, assim como o controle adhocrático é o oposto do controle burocrático.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.