SóProvas



Prova FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Contador


ID
296353
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar são opções de

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     
    São eses botões da barra de formatação do Word. Da mesma forma eles são apresentados no Writer.
  • Letra C. As opções de alinhar, centralizar e justificar são formatações de parágrafo, que podem ser aplicadas a tabelas também, e estão no menu Formatar (barra de opções Início no Word 2007/2010).
    São funções semelhantes e padronizadas, que diferem apenas nas teclas de atalho.
    • alinhar à esquerda - Word Ctrl+Q, Writer Ctrl+L
    • alinhar centralizado - Word Ctrl+E, Writer idem
    • alinhar à direita - Word Ctrl+G, Writer Ctrl+R
    • alinhar justificado - Word Ctrl+J, Writer idem
  • De boa... essa eh a questão mais fácil q eu já vi na FCC

    O resto é totalmente no random...
  • A questão realmente é fácil, mas versa sobre informação útil no desempenho das atividades de um servidor. Que a FCC continue perguntando por coisas úteis e não por informações que nunca serão usadas na prática.
    Bom estudo e sorte para todos.
  • CTRL + L

    Alinhar a ESQUERDA

    CTRL + R

    Alinhar á DIREITA

    CTRL + E

    Alinhamento CENTRALIZADO

    CTRL + J

    Alinhamento JUSTIFICADO


ID
296356
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


Considere a lista abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-mãe:

I.   3 Conectores USB

II.  2 Conectores SATA

III. 1 Conector CPU Fan

IV. 1 Conector IDE

V.  1 Conector 24-pin ATX Power

Os conectores nos quais é possível a ligação de discos rígidos, também conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos itens 

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Os conectores de discos rígidos podem ser via USB (disco externo), SATA (Serial ATA) e IDE.
    Existem outras, como SCSI, mas que não apareceu como alternativa.
    O conector CPU Fan permite a ligação elétrica entre a placa-mãe e o ventilador (fan) sobre o processador (CPU). O conector ATX 24 pin permite a alimentação de energia a partir de uma fonte chaveada compatível (modelo ATX).
  • Olá
    Gabarito B

    Questão bem específica que exige um conhecimento a mais do candidato.
    Eu, particularmente, prefiro mostrar imagens, já quem nem todo mundo viu um conector desses.

    I.  Conectores USB 
    Vocês já viram HD externo certo? E como você o liga ao computador? Através do USB.

    II. Conectores SATA 
    São conectores que servem para ligar a placa-mãe ao HD, Esses cabos são menores e mais novos em relação aos IDE.


    III. Conector CPU Fan 
    É o conector que liga a Placa-mãe ao Cooler para o fornecimento de energia.


    IV. Conector IDE 
    São os antigos conectores HD/Placa-mãe. Hoje, foram substituídos pelo SATA.

    V. Conector 24-pin ATX Power 
    Ligam a Fonte à Placa-mãe para o fornecimento de energia.


     
  • Não é um conhecimento profundo pessoal, é básico, porém é da parte de hardware, o que pode dificultar para quem nunca se interessou pelo assunto.
    Eu prefiro questões assim do que questões que cobram nome, e localização de menu e opções...

    Quanto a questão, deixo meus parabéns para o rapaz que postou as fotos! Muito bacana!
  • As provas de informática da FCC são completamente sem noção! O cargo é advogado. Será que nas suas atribuições ele terá que abrir um computador pra descobrir quais cabos ou conectores servem para ligar um HD.
    Acho que as provas deveriam ser mais focadas no ambiente do usuário e não do técnico. Desse jeito, estaremos todos nós consertando nossos computadores sem ajuda de ninguém e até mesmo lecionando sobre a matéria.
  • Comentários

    I. Certo. É possível conectar disco rígido (HD) em conectores USB, o exemplo bem comum seria o HD externo que é conectado ao computador por meio da interface UBS.

    II. Certo. Os dispositivos SATA são utilizados para conectar discos como, por exemplo, CD, DVD e HD. O SATA substituem um antigo dispositivo IDE, citado no item 4 desta questão.

    III. Errado. O conector CPU FAN é utilizado para alimentar a ventoinha (cooler) do processador.

    IV. Certo. Como comentado a pouco os dispositivos IDE conectam discos (HD, DVD, CD). Esses dispositivos foram substituídos pelo padrão SATA.

    V. Errado. O Conector 24-pin ATX Power é utilizado para conectar a fonte do gabinete. Sabemos que a fonte alimenta as peças que estão dentro do gabinete, como a placa-mãe, os drivers etc.

    VALIDEM MINHAS ESTRELINHAS.
  • Os conectores SATA e IDE já são conhecidos, a pegadinha está no conecto usb, pois por alguns instantes podemos esquecer que os atuais HDS esternos podem ser conectado via USB.

    Resposta Certa I, II, IV.

  • Cacete!! Para advogado? Não precisa não FCC.

  • Gabarito: Letra b.

    Os discos rígidos podem atualmente ser conectados por meio das seguintes interfaces de conexão: IDE (os mais antigos), SATA (os mais recentes), USB (os discos externos).

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Conector IDE

    IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. ... Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE.

  • b-

    tudo hd. exceto:

    Conector CPU Fan - cooler

    Conector 24-pin ATX Power - fonte


ID
296359
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


O filtro SmartScreen é um recurso disponível no Internet Explorer 8 para prevenir softwares mal-intencionados e malwares. Pode ser acessado no menu Segurança, no canto direito superior do navegador, ou na barra de menus, em

Alternativas
Comentários
  • Letra "E"


    O Filtro SmartScreen é um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-intencionados ou malwares, que são programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado.

    Fica localizado na barra de menus "FERRAMENTAS"
  • Complementando:

    Para que a opção Filtro do SmartScreen seja acessada no menu Segurança, no canto direito superior do navegador, a Barra de Comandos tem que ser habilitada no menu Exibir/Barra de Ferramentas
  • O Filtro do SmartScreen da Microsoft é um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing e sites que distribuem software mal-intencionado (também conhecido como malware). Sites de phishing são sites fraudulentos que imitam sites confiáveis ou conhecidos para induzir usuários de computadores a revelarem informações pessoais ou financeiras. Sites de malware distribuem software que pode atacar seu computador ou roubar suas informações pessoais.

    Enquanto você navega na Web, o Filtro do SmartScreen executa no segundo plano e (com a sua permissão) envia os endereços dos sites que você está visitando para o serviço SmartScreen da Microsoft para serem comparados com as listas de sites de phishing e malware conhecidos. Se o Filtro do SmartScreen descobrir que um site visitado está na lista de sites de malware ou phishing conhecidos, o Internet Explorer exibirá uma página de bloqueio e a Barra de endereço aparecerá em vermelho. Na página de bloqueio, você pode escolher ignorar o site bloqueado e ir para a sua página inicial ou pode continuar no site bloqueado, embora isso não seja recomendado. Se decidir continuar no site bloqueado, a Barra de endereços continuará em vermelho.

    Para proteger sua privacidade, as informações enviadas para o serviço da web do SmartScreen são transmitidas em formato criptografado sobre HTTPS. Essa informação não é armazenada com o seu endereço IP ou outra informação de identificação pessoal, e não será usada para identificar, entrar em contato ou enviar propagandas a você.
     
    Portanto...

    Letra E

    Bons estudos!

  •  O Filtro SmartScreen  pode ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-intencionados ou malwares, que são programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado.

    O Filtro SmartScreen ajuda a protegê-lo de três maneiras:

    Ele é executado em segundo plano enquanto você navega pela Web, analisando sites e determinando se eles têm alguma característica que possa ser considerada suspeita. Se encontrar sites suspeitos, o SmartScreen exibirá uma mensagem dando a você a oportunidade de enviar um comentário e sugerindo que você proceda com cautela.

    O Filtro SmartScreen verifica os sites visitados e compara com uma lista dinâmica e atualizada de sites de phishing e sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá uma notificação em vermelho do site que foi bloqueado para sua segurança.

    O Filtro SmartScreen também verifica arquivos baixados da Web e compara com a mesma lista dinâmica de sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá um aviso em vermelho notificando que o download foi bloqueado para sua segurança.

    O uso do Filtro SmartScreen é regido pelo Contrato de Serviço da Microsoft. Para mais informações, leia o Contrato de Serviço da Microsoft online.

  • no internet explorer 11 ele se encontra no menu segurança


ID
296362
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Webmail é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador.

    Com o surgimento do correio eletrônico em 1972, considerado um aplicativo da internet. Começa a necessidade de um mecanismo fácil para comunicação. Em Março de 1972, Ray Tomlinson escreveu o software básico de e-mail para a ARPANET. Em Julho, Roberts expandiu as utilidades do software, colocando utilitários para listar, ler seletivamente, arquivar, encaminhar e responder a mensagens.

    Killer application é uma expressão que designa uma aplicação fundamental, sendo o correio electrónico uma dessas aplicações.

    A partir deste momento, o correio eletrônico se tornou a maior aplicação de rede até hoje. Este foi o prenúncio do enorme crescimento de todos os tipos de aplicações e utilitários da internet nos dias de hoje.

    A maior vantagem do webmail é o facto de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de mensagens de correio electrónico, qualquer computador ligado à internet com um navegador é suficiente. Isto também significa que ao contrário de outros protocolos de comunicação na web, como o POP3 não é necessário utilizar sempre o mesmo computador.

    No entanto existe o inconveniente de ter as mensagens de correio electrónico armazenadas no servidor do ISP, o que pode limitar o número de mensagens que podemos armazenar.

    [editar] Serviços

    Com o crescimento do webmail surgiram várias empresas que fornecem este serviço, gratuitamente ou não.

    Internacionalmente destacou-se a Hotmail, no Brasil a BOL, Yahoo! Mail e Zipmail e em Portugal a SAPO e Portugalmail.

    Nos dias de hoje, o serviço do Google, Gmail, tem vindo também a ganhar grande destaque; algumas das suas novas funcionalidades têm marcado uma evolução no estilo de webmail.

  • Letra A. O acesso a Internet pode ser realizado por diversos aplicativos, mas o webmail é acessado pelo navegador. O acesso ao webmail poderá ser realizado a partir de qualquer computador com acesso à Internet e um navegador instalado. No webmail, que opera com IMAP4, as mensagens permanecem no servidor, e não são transferidos para o computador local. A transferência de mensagens para o computador local é realizado pelo software de correio eletrônico com protocolo POP3 em uso. E todos os serviços de e-mail oferecem a possibilidade de anexar arquivos, exceto extensões como EXE, COM, PIF, SCR e REG, por serem executáveis, vetores de transmissão de pragas digitais.
  • Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador.

    Com o surgimento do correio eletrônico em 1972, considerado um aplicativo da internet. Começa a necessidade de um mecanismo fácil para comunicação. Em Março de 1972, Ray Tomlinson escreveu o software básico de e-mail para a ARPANET. Em Julho, Roberts expandiu as utilidades do software, colocando utilitários para listar, ler seletivamente, arquivar, encaminhar e responder a mensagens.

    Killer application é uma expressão que designa uma aplicação fundamental, sendo o correio electrónico uma dessas aplicações.

    A partir deste momento, o correio eletrônico se tornou a maior aplicação de rede até hoje. Este foi o prenúncio do enorme crescimento de todos os tipos de aplicações e utilitários da internet nos dias de hoje.

    A maior vantagem do webmail é o facto de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de mensagens de correio electrónico, qualquer computador ligado à internet com um navegador é suficiente. Isto também significa que ao contrário de outros protocolos de comunicação na web, como o POP3 não é necessário utilizar sempre o mesmo computador.

    No entanto existe o inconveniente de ter as mensagens de correio electrónico armazenadas no servidor do ISP, o que pode limitar o número de mensagens que podemos armazenar.

  • O que é Webmail?

     

    É um sistema de e-mail online totalmente interativo, onde, através do navegador  (Internet Explorer, Netscape, etc.) você pode acessar sua conta de e-mail em qualquer computador com acesso à Internet e ler as mensagens no servidor, enviar e-mails, organizar as mensagens em pastas e criar cadastros de e-mails.

    Ideal para uso em viagens ou mesmo para aquelas pessoas que acessam seu e-mail de vários locais diferentes,e não querem perder tempo com configurações e instalação de programas específicos para correio eletrônico.

    O webmail também não atrapalha a leitura de mensagens pelos leitores de e-mail (tipo Outlook Express), visto que as mensagem continuam gravadas no servidor até serem descarregadas pelo seu programa de e-mail favorito.

     

    LETRA A

     

    http://www.cybernetfx.com/clientes/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=33

     

     

     

     

     

     

  • a) É uma interface da web utilizada para ler e escrever e-mail, através de um navegador.

    Webmail - É um serviço da web que nos permite ler e escrever mensagens usando um navegador (browser).

    • Caixa de saída - Onde inicia o processo de envio. A mensagem foi enviada, só que o computador não despachou.

    • Itens excluídos - Onde fica a mensagem que foi retirada das outras pastas. Pode responder e mover a mensagem que se encontra lá. Se eu excluir da pasta a mensagem some.

    Exemplo: O Gmail é um exemplo de Webmail.

    >>>> Web mail: navegador. Http://


ID
296365
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


No Windows Explorer, do Windows XP, ao se clicar com o botão direito do mouse numa mesma pasta, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito da área de trabalho, serão exibidas as mesmas opções de menu, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A opção criar atalho só aparece se clicarmos num item do lado direito da área de trabalho do Windows Explorer...

    : )
  • Caros colegas,

    Há apenas uma resposta para a questão em tela que é a letra D.
    A opção excluir aparece tanto do lado esquerdo como do lado direito, portanto a única resposta seria a letra D como mencionado pelo primeiro colega que comentou a questão.


  • Só a FCC para fazer uma questão desta. 

    Se no endereço aparece (Meu computador),  Excluir NÃO APARECE DO LADO DIREITO.  

    Se na Barra de Endereço, aparecer (Desktop), Enviar para não aparece em ambos os lados.

    Se já aparecer as Unidades C:, ou D:, etc. Criar Atalho, não aparecerá do lado direito.

    Provas de informática da FCC são uma "inhaca", porque a gente vai na adivinhação, pois a FCC não mostra nenhuma figura. Já o CESPE mostra figuras. Não sei qual é a da FCC, se é preguiça de imprimir ou sei lá.

    Agora vai uma pergunta. Quando aparece (Meu Computador) na Barra de Endereço, tem uma Pasta chamada DOCUMENTOS COMPARTILHADOS. Do lado esquerdo e apareceu (Abrir, Explorar, Enviar Para e Atalhos). E cliquei do lado direito  no Documentos Compartilhados e apareceu (Abrir, Explorar, Enviar para). Interessante que não apareceu Excluir. Isto clicando na mesma pasta. 

    Infelizmente provas de informática da FCC, para mim é tentativas de descobrir o que eles querem. Sinceramente não sei o que a Banca FCC tem quando faz prova de INFORMÁTICA. Basta que eles coloquem figuras a exemplo do CESPE, FGV, etc.
  • ATENÇÃO:

    Além da questão tratar do Windows XP, é pedido no enunciado:

    "... ao se clicar com o botão direito do mouse numa PASTA ..."


    Dentre as alternativas listadas apenas "criar atalho" NÃO aparece dos dois lados.

    A título de informação ao se clicar com o botão direito em uma pasta a opção EXPANDIR/RECOLHER também só aparece de um lado: o esquerdo.

    Bons Estudos!
  • OMG, ainda tem gente dizendo que essa questão tem 2 respostas corretas.

    é o seguinte, explicando o que o colega postou acima:

    essa questão fala de windows XP (não de 7 nem do vista), e pede que se clique em uma PASTA (não uma unidade de disco -C:, D:, ou atalho, ou qualquer outra coisa. é em uma pasta).

    para fazer um teste melhor: crie uma pasta qualquer em Meus documentos, e faça o teste.

    não adianta fazer o teste em situaões diferetes da requerida pelo examinador. logo se vc está usando um SO diferente, vai dar errado, e o mesmo se não estiver clicando com o botão direito do mouse em uma PASTA
  • Só há uma resposta correta que é a letra D.
    Fiz o teste inclusive no Windowns 7, e ao clicar no botão direito na Pasta, a única opção que não aparece é
    Criar Atalho.
    Apesar disso, acho essas questões da FCC completamente SEM NOÇÃO, parece que o examinador passou o dia mexendo no computador dele
    só pra descobrir uma coisa que ninguém nunca notou e fazer uma questão de prova.
  • Concordo Com Vc Eduardo!

                 Área de Trablho > è toda a tela ativa
                
                podendo ser do desktop ou não
  • Questão ferradíssima. Essa questão mostra que tudo que o concurseiro estuda nunca é o suficiente. Alternativa D está terrivelmente correta.
  • Letra D
    Questão chata, mas que premia quem rala estudando e, principalmente, resolvendo provas anteriores.
    É melhor vir questões difíceis assim do que perder a vaga por critério de idade, cota,etc.

    Bons estudos a todos nós! Sempre!


  • Atenção!

    Para o W7 também não aparecerá do lado esquerdo a opção Criar Atalho, somente do lado direito.Além disso, a opção Novo também só aparece do lado esquerdo. 

  • DJANILSON, DESDE QUANDO ESSA QUESTAO É DIFICIL??? VAI ESTUDAR FILHOTE DE LEAO

  • pq a questão fala de área de trabalho? área de trabalho não é onde ficam os atalhos?


ID
296371
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos


No que concerne ao tema ética profissional e empresarial, está correto afirmar:


Alternativas
Comentários
  • Correta- A

    A ética, valores e princípios morais (convicções primárias) são a base para a toda o processo de relações humanas e perpetuidade de uma empresa inserida na sociedade. Tais traços iniciam pelas motivações dos fundadores, extendo-se aos demais clientes internos por formas tradicionais e de comunicação organizacional. 

  • Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, assiduidade e frequência ao serviço, embora louváveis, SÃO exemplos de condutas éticas no exercício
    profissional.
  • A questao na suas altenativas apresenta duas que mais se aproximam da resposta correta, sendo  letras a e b. Contudo a leta b é tido como incorreta por citar o conceito de ETICA PROFISSIONAL e em seu lugar afimar que é o conceito de ETICA EMPRESARIAL.
    "A ética empresarial é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão" , POREM ESTE É O CONCEITO DE ETICA  PROFISSIONAL.
  • é foi nisso que me confundi e respondi a alternativa b. Ética Empresarial com a Ética Profissional.

  • Alerta de ambiguidade na A

    "parte da sua cultura". Cultura de quem? da organização ou de seus integrantes!?

    Se quis dizer cultura do integrante, está errada, pois o funcionário não tem obrigação de levar a cultura da empresa pra sua vida diária familiar, por exemplo. 

  • Sobre a "b"

     

    A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.

    o item está incorreto, pois  ética empresarial é  inirente  à conduta da empresa e não conduta  à funcional de uma determinada profissão 

  • Essa A tá bizarra,. socorro

  •  

    No que concerne ao tema ética profissional e empresarial, está correto afirmar:

     

    GABARITO: A

     

    a) A empresa necessita que a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primárias da organização se tornem parte de sua cultura. 

     

    Correta- A

    A ética, valores e princípios morais (convicções primárias) são a base para a toda o processo de relações humanas e perpetuidade de uma empresa inserida na sociedade. Tais traços iniciam pelas motivações dos fundadores, estendendo-se aos demais clientes internos por formas tradicionais e de comunicação organizacional. 

     

    b) A ética empresarial é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão 
     

    ERRADA

    A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.

    o item está incorreto, pois  ética empresarial é  inerente  à conduta da empresa e não conduta  à funcional de uma determinada profissão 

     

    c) O indivíduo deve agir com respeito ao procedimento ético de sua profissão, não sendo necessária a observância dos princípios éticos comuns a todos os homens. 

     

    ERRADO

     

    d) Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, assiduidade e frequência ao serviço, embora louváveis, não são exemplos de condutas éticas no exercício profissional.

     

    ERRADO

     

    e) A boa empresa atua apenas com foco no lucro, não importando se oferece um ambiente moralmente gratificante. 

     

    ERRADO


ID
315445
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Ao comentar a tragédia de 11 de setembro, o autor observa que ela

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D"

    Este trecho diz tudo:
    "Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
    nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
    chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
    novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
    fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
    Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto."

ID
315448
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Estão plenamente observadas as normas de concordância verbal na frase:

Alternativas
Comentários
  • b) Agregaram-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurança, sentimentos de medo e desconfiança generalizados.
    c) Uma certa soberba, característica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 não se aplacou.
    d) Muitas vezes decorrem de uma grande tragédia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhação, da revolta e da impotência.
    e) Sobrevivem até mesmo depois de grandes tragédias as tendências dos homens ao prosaísmo e ao mau gosto, como no uso da expressão dez de setembro.
  • Explicando um pouco mais...

    Achando o núcleo do sujeito e colocando-o na forma direta:

    a) CORRETA. "Consequências profundas sobrevieram..."

    b) "Sentimentos agregaram-se ao cotidiano..."

    c) "Uma certa soberba não se aplacou..."

    d) "Sentimentos confusos decorrem..."

    e) "A tendência sobrevive..."
  • Observe que em questões como essa a banca geralmente:

    • inverte a ordem da frase - predicado + sujeito
    • acrescenta outras informações que tentam confundir o candidato. Geralmente vêm entre vírgula.

    Para resolver:
    1) elimine as intercalações. Assim você aproxima o sujeito do seu predicado e ajuda a visualizar se há algum erro
    2) coloque a frase na ordem direta - sujeito + predicado

    Veja:
    a) Sobrevieram à tragédia de 11/9 consequências profundas, como a psicose coletiva a que se renderam muitos cidadãos novaiorquinos.
    Ordem direta --> "Consequências profundas sobrevieram à tragédia"

    b) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurança, sentimentos de medo e desconfiança generalizados
    Ordem direta --> Sentimentos de medo e desconfiança generalizados agregou-se (Sujeito no plural e verbo no singular - ERRADO)

    c) Uma certa soberba, característica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 não se aplacaram.
    Já está na ordem direta, porém o sujeito está no singular e o verbo no plural - ERRADO


    d) Muitas vezes decorre de uma grande tragédia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhação, da revolta e da impotência.
    Ordem direta --> Sentimentos confusos muitas vezes decorre de uma grande tragédia. (Sujeito no plural e verbo no singular - ERRADO)


    e) Sobrevivem até mesmo depois de grandes tragédias a tendência dos homens ao prosaísmo e ao mau gosto, como no uso da expressão dez de setembro
    Ordem direta --> A tendência dos homens ao prosaísmo e ao mau gosto sobrevivem até mesmo depois de grandes tragédias (Sujeito no singular e verbo no plural - ERRADO)

    Bons estudos!


ID
315451
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Está adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

Alternativas
Comentários
  • a) Os americanos manifestam todo seu desprezo a alguém, e não em alguém;
    b) Americanos imergiram em algo, não a algo;
    c) Niguém se arrisca a pronuncia algo, não a algo;
    d) Queremos nos apegar a algo, e não em algo.
  • ...ninguém espera se deparar COM

    ...não se deve esquecer DO significado (DE cujo significado não se deve esquecer)
  • a) A obsolescência e o anacronismo, atributos pelos quais os americanos manifestam todo seu desprezo, passaram a se enfeixar com a expressão dez de setembro.

    desprezo PELO

    b) O estado de psicose, com os quais imergiram tantos americanos, levou à adoção de medidas de segurança  cuja radicalidade muitos recriminam.
    imergir COM
    Lembrando que cujo é usado com idéia de posse (radicalidade da segurança)

    c) A sensação de que o 11/9 foi um prólogo de algo  que ninguém se arrisca a pronunciar é um indício do pasmo pelo qual foram tomados tantos americanos.

    pronunciar ISSO
    tomados PELO

    d) Não é à descrença, sentimento pelo qual nos sentimos invadidos depois de uma tragédia, é na esperança que queremos nos apegar.
    invadidos PELO

    e) Fatos como os de 11/9, com que ninguém espera se deparar, são também lições terríveis, de cujo significado não se deve esquecer.
    Deparar COM
    Significado DE

  • Olá pessoal... Regência verbal e nominal é um assunto muito extenso e impossível de se esgotar. Mas vamos lá!
     
    A obsolescência e o anacronismo, atributos nos quais os americanos manifestam todo seu desprezo (1) , passaram a se enfeixar com a expressão dez de setembro.
     
    (1) - Regências possíveis para Desprezo

    Desprezo a algo ou alguém.

    Exemplo– Grosseria repassada de desprezo ao sexo frágil. (Regência a).

    (2) – Regência para desprezo poderá ser para

    Exemplo- Absoluto desprezo para tal homem. (Regência para).

    (3) – Desprezo para com (para com).

    Exemplo– Aviltante desprezo para com o norte.

    (4) Desprezo ainda poderá ser com regência de.

    Tenho desprezo dos bens desse mundo. (de) = De + Os = dos

    (5) Desprezo com a regência por – Desprezo por.

    Tenho grande desprezo pelos meus subordinados.
     
    Ufa... Note então que nenhuma das opções que eu postei aqui possui a regência que a banca colocou na alternativa A que é desprezo EM alguma coisa.
  • Comentário objetivo:

    a) A obsolescência e o anacronismo, atributos nos quais PELOS QUAIS os americanos manifestam todo seu desprezo, passaram a se enfeixar com a expressão dez de setembro.

    b) O estado de psicose, ao qual NO QUAL imergiram tantos americanos, levou à adoção de medidas de segurança em cuja CUJA radicalidade muitos recriminam.

    c) A sensação de que o 11/9 foi um prólogo de algo ao qual O QUAL ninguém se arrisca a pronunciar é um indício do pasmo no qual foram tomados tantos americanos.

    d) Não é à descrença, sentimento com que POR QUE (PELOS QUAIS) nos sentimos invadidos depois de uma tragédia, é na À esperança que queremos nos apegar.

    e) Fatos como os de 11/9, com que ninguém espera se deparar, são também lições terríveis, de cujo significado não se deve esquecer. CORRETO!

  • Alguém me ajuda, pois tenho uma dificuldade enorme em vislumbrar a relação de posse entre os substantivos , sendo assim, se alguém tiver algum macete agradeço. 
  • Cuidado com o comentário da colega Cléo, que considera correto "imergir com". Quem imerge imerge EM alguma coisa, e não "com alguma coisa". O Titanic imergiu nas águas frias.
    Então a alternativa b) ficaria assim:
    O estado de psicose, NO QUAL imergiram tantos americanos, levou à adoção de medidas de segurança  cuja radicalidade muitos recriminam.

     
  • GABARITO: E

    e) “Fatos como os de 11/9, com que ninguém espera se deparar, são também lições terríveis, de cujo significado não se deve esquecer.” Quem espera se deparar, espera se deparar com algo/alguém. Quem não se deve esquecer, não se deve esquecer
    de algo/alguém. Os pronomes relativos que e cujo estão dentro do padrão culto.

  • A minha dúvida na letra E é quanto ao uso do cujo, pois antes do cujo está o verbo deparar e a regra deste pronome não é que ele deve estar antecedido e sucedido por substantivo? Obrigada!

  • Questão clássica da Banca FCC. Gostei mto da letra (A).

    Interessante que o verbo desprezar é transitivo direito, mas o substantivo desprezo rege a preposição (por). Nesse caso fica "Atribuitos pelos quais os americanos manisfestam todo o seu desprezo..." Só a Língua Portuguesa mesmo pra aprontar dessas hehehehe


ID
315454
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
    • a) De fato, humor ferino e crítica lúcida podem convergir em um mesmo texto, como é o caso dessa crônica exemplar de Luis Fernando Verissimo. CORRETA!
    • b) Há casos exemplares de crônicas como esta, aonde onde a ironia, a mordacidade e a análise sabem conviver de modo a que pareçam naturais.
    • c) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, além de eventuais entrevistas em que ele concede, mesmo se considerando tímido.
    • d) O autor equipara o 11/9 ao Dilúvio bíblico, com base na proporção desses fatos e do sentido de autocrítica que contribui atribui para ambos.
    • e) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja por que em respeito aos sacrificados, ou por que é comum que as grandes tragédias impliquem em silêncio.
  • PRONOME "ONDE" : USADO APENAS PARA REFERIR-SE A LUGARES!!!

    CUIDADO HEIN GENTE!!!
  • COMENTÁRIO OBJETIVO:

    a) De fato, humor ferino e crítica lúcida podem convergir em um mesmo texto, como é o caso dessa crônica exemplar de Luis Fernando Verissimo. CERTA
     
    b) Há casos exemplares de crônicas como esta, (a)onde a ironia, a mordacidade e a análise sabem conviver de modo a que pareçam naturais. ERRADA

    c) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, além de eventuais entrevistas em que ele concede (VTD), mesmo se considerando tímido. ERRADA

    d) O autor equipara o 11/9 ao Dilúvio bíblico, com base na proporção desses fatos e do no sentido de autocrítica que contribui para ambos. (houve violação ao princípio do paralelismo sintático - é "na proporção" e "no sentido" e não "do sentido"ERRADA

    e) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja porque em respeito aos sacrificados, ou porque é comum que as grandes tragédias impliquem (VTDem silêncio. ERRADA
  • Gente, me respondam uma questão: Quando a FCC faz esse tipo de questão sobre "Clara e correta redação", eu devo observar os aspectos gramaticais, estruturais ou relativos às informações contidas no texto?


    Muito obrigado!
  • Não me atentei aos erros gramaticais pois estava preocupada em achar o comentário mais condizente com o texto , a FCC ainda me mata, mas treinando uma hora eu me acostumo com ela, se Deus quiser!
    Sorte pra nós e força pq é puxado!

ID
315457
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Na frase No caso dos donos do mundo, não se devem esperar exames de consciência mais profundos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para se achar o sujeito da frase, deve-se transformar a partícula "se" em voz passiva analitica (ser+VTD), como segue:

    " EXAMES DE CONSCIÊNCIA... NÃO DEVEM SER ESPERADOS"... com essa construção chega-se à conclusão de que a forma plural "devem" concorda com exames... letra C
  • Acertei a questão, mas fiquei em dúvida na letra A.
    Alguém poderia comentar, por favor.
    Obrigada!
  • Na voz ativa ñ há locução verbal, como aparece na questão (não se devem esperar). Eu lembro sempre q na voz passiva há sempre mais de 1 verbo. Espero ter ajudado de alguma forma. Bons estudos!
  • lembrando....



    VOZ PASSIVA SINTÉTICA ------- VTD+ SE (PA) + SUJ

    SUJEITO INDETERMINADO -------- VTI ou VTDI + SE (IIS) + OI




    Não se devem esperar exames

    esperar = VTD/        SE= particula apassivadora/            exames = SUJ      

    "exames não devem ser esperados" (verbo concorda com o sujeito)





    Precisa-se de funcionários experientes

    precisar = VTI                  / SE = índice de ind. do suj.           /de funcionários = OI

  • Reposta : C
    Colocando a frase na ordem direta: EXAMES de consciência mais profundos não se devem esperar .
    Lembrando que o verbo auxiliar concorda com o nucleo de Sujeito : EXAMES, e a palavra " NÃO "fator atração é caso de próclise e por isso o pronome " SE " está antes do Verbo. 
  • Bom... só não entendi como pode haver a construção de uma frase com "VTDI+Se" e o sujeito ficar indetermidado, como foi dito pelo colega Mabel Cardoso.

    Obs: As formas de se indeterminar o sujeito são:
    VTI+SE
    VL+SE
    VI+SE (SEM SUJ. EXPRESSO)
    VTD+SE+OD PREP.
    VERBO NA 3° PESSOA DO PLURAL (SEM SUJ. CLARO)
  • Leonara,

    Seu comentário não está correto. 
    No caso de partícula apassivadora o verbo tem que concordar com o seu sujeito.
    Somente quando o pronome SE possuir a função de pronome reflexivo é que caberá as duas possíbilidades de concordância. Nesse caso o sujeito será considerado sujeito acusativo.
  • Na frase No caso dos donos do mundo, não se devem esperar exames de consciência mais profundos, é correto afirmar que 

    não se devem esperar o quê?

    exames de consciência mais profundos ----> Objeto Direto.

    se ----> partícula apassivadora / pronome apassivador.

    Sabe-se que na voz passiva, o objeto direto se transforma em sujeito, de modo que o verbo deve concordar com sujeito.


    a) a construção verbal é um exemplo de voz ativa.
    errado.
    b) a partícula se tem a mesma função que em "se ela não vier?"
    errado; nesta alternativa, a partícula é uma conjução subordinada adverbial condicionail.
    c) a forma plural devem concorda com exames.
    correto.
    d) ocorre um exemplo de indeterminação do sujeito.

    errado; ocorre um exemple de partícula apassivadora.
    e) a expressão donos do mundo leva o verbo ao plural.
    errado; porque não existe sujeito preposicionado.

  • Se estiver com dúvida a dica é colocar a frase, que está na forma passiva, na voz ativa. Ajuda bastante.

    A presença da particula apassivadora SE auxilia na identificação da frase na voz passiva.


    :-*

  • No caso o pronome SE é partícula integrante do verbo, pois o sujeito é DONOS DO MUNDO (Sujeito determinado). Letra C

  • É simples: "não se devem esperar exames de consciência mais profundos no caso dos donos do mundo". A banca só inverteu a frase. O sujeito é "exames de consciência mais profundos". Pra ser uma Partícula apassivadora o sujeito tem que ser agente passivo. Quem espera, espera algo (Verbo transitivo direto). Você deve deslocar a frase para a passiva sindética: "Exames de consciência mais profundos não devem ser esperados..." Agora você consegue perceber que ele é o sujeito e consegue perceber que é um agente passivo, pois ele sofre a ação de ser esperado. Se você conseguiu mudar a frase para a passiva e o verbo é transitivo direto ou direto e indireto, pode marcar como partícula apassivadora. Lembrando que não existe o Objeto direto nesses casos. Há VTD e o que seria o Objeto Direto na verdade é o Sujeito paciente. 

  • E lembrando que DONOS DO MUNDO não é o sujeito da frase. Não se separa o sujeito do verbo por vírgula. E lembrando também que o SE nesse caso não é conjunção integrante, é partícula apassivadora. Conjunção integrante não é um pronome, é aquela que liga duas orações sem estabelecer condição entre elas. Exemplo: "Ele não sabia se ela viria ou não". Vemos que são duas orações no exemplo e não há condição estabelecida entre as duas. A condição consiste na dependência de algo para acontecer outra coisa. No caso do exemplo, ele apenas não sabia se alguém viria. Não há uma condição para ele saber e também não há uma condição para ela vir. Diferentemente da conjunção codicional, onde uma das orações deve ter uma condição, exemplo a seguir: "Vocês não vão para casa quando terminar a aula SE não terminarem a tarefa". A gente pode perceber no último exemplo que há uma condição para que algo aconteça. Na 2º oração não tem uma condição. Não há condição para se terminar a tarefa, entretanto há a condição para os alunos irem embora (1º oração). Ou seja, se tem condição estabelecida em uma das orações, é condicional.

  • -      PRONOME APASSIVADOR  (PA)      NÃO TEM PREPOSIÇÃO   -         VOZ PASSIVA SINTÉTICA. SOFRE, RECEBE A AÇÃO VERBAL.

     

    -          VTD      =                   QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

           *****    SEMPRE É POSSÍVEL REESCREVER A FRASE PASSANDO PARA A VOZ PASSIVA ANALÍTICA

     

                                                                                   VTD   +   SE         +     SUJ PACIENTE

                                                                                  PROCURA   -  SE (PA)   CHUVA /  CHUVA É PROCURADA

                                                                                                                                                               

                                                                                  QUEM PROCURA, PROCURA ALGO...

                    VOZ PASSIVA SINTÉTICA.      CONSTATARAM-SE  (PA)   AS OCORRÊNCIAS.

                    VOZ PASSIVA ANALÍTICA            As ocorrências são contatadas...

     

                                                                                  QUEM CONSTATA, CONSTATA ALGO...

                                                                                  SABE-SE     (PA)    que tudo passa.  

                                                                                  QUEM SABE, SABE ALGO

    BEBEU-SE DO VINHO

    NÃO SE DÁ VALOR

    A vitória não se (PA) limita à conquista

  • O caso dos donos do mundo, não se devem esperar exames de consciência mais profundos.

    Ordem canônica:

  •  a) a construção verbal é um exemplo de voz ativa.

    Errado, o SE na questão é partícula apassivadora. Como saber disso? Primeiro, olhe se o verbo é VTD ou VTDI (pois essa é a condição primeira para uma voz passiva). Depois pergunte ao verbo quem é seu sujeito: "Que é que não se devem esperar? Exames de consciência mais profundos".  Logo, exames mais profundos não devem ser esperados.

     b) a partícula se tem a mesma função que em se ela não vier?

    Errado, a partícula SE, neste caso, trata-se de uma condição. Basta substituir por "caso": E caso ela não vier?

     c) a forma plural devem concorda com exames.

    Correto, na forma verbal passiva, o verbo deve concordar com o sujeito apassivador, que no caso é exames.

     d) ocorre um exemplo de indeterminação do sujeito.

    O SE, na questão, é partícula apassivadora (VTD e VTDI) e não indice de indeterminação do sujeito (VTI)

     e) a expressão donos do mundo leva o verbo ao plural.

    Veja a letra A e C. O que leva o verbo ao plural é seu sujeito: Exames de consciência mais profundos.


ID
315460
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Em 11 de setembro ocorreu a tragédia que marcou o início deste século, e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV. A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia a dimensão que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragédia como um grave acidente aéreo.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por

Alternativas
Comentários
  • A questão está incompleta.... não é possivel respondê-la
    .
  • acompanhou essa tragédia: acompanhou-a
    pois: essa tragédia é obj. direto e não há caso para próclise

    atribuiu a essa tragédia: lhe atribuiu
    pois: a essa tragédia é obj. indireto e o pron. indef. ninguém antes do verbo pede proclíse

    tomar essa tragédia: tomá-la
    pois: mesmo caso da primeira
  • Acrescentando...

    ... e o mundo acompanhou a tragédia (acompanhou-a)  VTD
    ... atribuiu à ela (lhe atibuiu) VTI
    ... tomar a tragédia (tomá-la) VTD
  • e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV ( objeto direito - a)
    acompanhou-a

    A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia 
    ninguém - palavra atrativa = proclise obrigatória 
    essa tragédia (objeto indireto -lhe) dimensão = objeto direto
    lhe atribuiu

    tomar essa tragédia 
    ( objeto direito - a)
    tomar + a
    (verbos terminados em r, s e z  + o, a, os, as,  r, s, z  acrescenta lo,la, los,las)
    tomá-la

    bons estudos!

  • Em 11 de setembro ocorreu a tragédia que marcou o início deste século, e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV. A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia a dimensão que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragédia como um grave acidente aéreo. 

    Resolução da questão:

    1º Trecho:
    e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV:
    acompanhou= VTD
    essa tragédia = OD

    2º Trecho:
    A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia a dimensão que ela acabou ganhando
    atribuiu= VTDI
    a essa tragédia = OI
    a dimensão que ela acabou ganhando = OD

    3º Trecho:
    muitos chegaram a tomar essa tragédia como um grave acidente aéreo. 
    essa tragédia = OD

    alternativa correta:
    letra b) acompanhou-a - lhe atribuiu - tomá-la

ID
315463
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:

Alternativas
Comentários
  • A vírgula é utilizada para separar orações coordenadas sindéticas. As orações da questão são coordenadas sindéticas alternativas, pois expressam relação de alternancia entre os dois termos ou entre as duas orações.
    As conjunções utilizadas em tal espécie de orações são: Ou...ou, ora...ora, já..já, quer....quer, SEJA....SEJA.

    Assim, a única alternativa que separa com o sinal de pontuação adequado - a vírgula - é a alternativa D.

ID
315466
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

A má construção exige que se dê nova redação à seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • A primeira oração traz um sentido contextual diferente da segunda.
    • Em todas as frases você consegue compreender o sentido da frase, exceto na última alternativa, por isso ela deve ser reescrita de forma a dar sentido a frase. A alternativa "D" poderia causar alguma dúvida pela locução "haviam tomado", porém, o verbo haver só é conjugado de forma impessoal no singular quando estiver no sentido de acontecer, existir, ocorrer. Na frase da letra "D" ele denota o sentido de "TER", por isso pode ser conjuado no plural.

      a) Por se sentirem donos do mundo, os países mais poderosos não estão habituados a fazer, com humildade, uma análise crítica de si mesmos. (CERTA
      b) Uma das consequências do trágico episódio de 11/9 foi o bombardeio a que os Estados Unidos submeteram o Iraque, país tomado como bode expiatório. (CERTA)
      c) O significado que a expressão dez de setembro passou a ter depois do trágico atentado denota a preocupação dos americanos com o que está ou não na moda.(CERTA)
      d) Jamais os Estados Unidos haviam tomado consciência de sua vulnerabilidade, que ficou evidenciada com o bem-sucedido ataque terrorista às torres gêmeas.(CERTA)
      e) Ainda que se considere um episódio obviamente trágico, as torres gêmeas constituíam um símbolo da opulência capitalista e da alta tecnologia americana.(ERRADA) Frase incompreensível
  • No meu entendimento, a letra E esta errada pq o episodio tragico nao foram as torres gemeas como a frase afirma, mas sim o atentado de 11/9, o que tornou a frase incompreensivel. Foi a unica explicacao que encontrei para alegar que a Letra E esta mal construida.
  • As torres gêmeas não foram um episódio, mas sim o ataque.

    Ainda que se considere um episódio obviamente trágico, o ataque às torres gêmeas constituiu ...
  • CONCESSIVAS:
    Principais conjunções concessivas: ainda que, embora, mesmo que, apesar de, se bem que, conquanto.
    Indicam uma concessão, admitem uma contradição, um fato inesperado.Traz em si uma ideia de “apesar de”.
    - Embora estivesse cansado, fui ao shopping (= apesar de estar cansado).
    - Apesar de ter chovido fui ao cinema.


ID
315469
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A palavra "ética" é derivada do grego ?θικ?ς, e significa aquilo que pertence ao ?θος, ao caráter.[1]

    Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.
    Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
  • letra--C
    Virtude (latim: virtus; em grego: ?ρετ?) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.

    Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

    A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito.

  • b) moral é o modo de proceder e não o modo de ser

    c) Disposição constante de praticar o bem e evitar o mal: cultivar a virtude.
    Ato virtuoso: não se esquecerá quem tantas virtudes legou.
    Castidade, pudicícia.
    Qualidade própria para produzir certos efeitos; propriedade: só o homem tem a virtude de pensar.


  • ale´m de ética agora a gente tem que saber grego?
  • a)Nada a ver !!
    b) A palabra moral significa comportamento. A palavra ética signifca modo de ser e caráter.
    c)CERTA
    d)Há diferença entre os conceitos de moral.. depende da região.
    e)Compete à etica explicar realidades sociais, a partir da moral.
  • A) A ética realiza-se tanto individualmente quanto interpessoalmente. A questão em si não tem nexo algum.
    B) A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento".  Veja que essas características são da ética e não da moral. Moral deriva do latim mores, relativo aos costumes. 
    C) Correto! Virtude (latim: virtus; em grego: ?ρετ?) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
    D) A moral muda de sociedade para sociedade. Portanto, há sim diferença de um grupo para outro.
    E) A ética é quem investiga as normas morais. Veja que ao campo da ética, diferente do da moral, não cabe formular juízo valorativo, mas, sim, explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela.
    Resposta: letra C.


    C) 
  •  Ética é a sabedoria aplicada á conduta moral, é o normativo de ação que deve orientar o relacionamento do homem com a sociedade ou consigo mesmo.
     Moral são regras assumidas pelas pessoas comouma forma de garantir o seu bem viver. Amoral independe de fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
  • COMENTÁRIOS: 


    A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. 


    Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.


    Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.


    Virtude (latim: virtus) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.


    Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.


    A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.

  • Gabarito: Letra C

    Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos)


    - A alterativa A fala que a conduta ética apenas pode ser vivida quando as pessoas não mantêm relações sociais. Um dos principais fundamentos tanto da ética quanto da moral é o convívio social.

    - Na alterativa B podemos ver o erro claramente, pois mos é um termo latino, resultante da tradução do grego ethos, que significa caráter.

    - A alternativa D diz que não há diferenças morais entre um grupo e outro. É importante que você entenda que o conteúdo na moral não é o mesmo em todas as épocas e em todas as sociedades.

    - A alternativa E tenta confundir você trocando a moral pela ética. Apenas ética tem caráter científico e busca investigar o comportamento moral do homem.

    - A alternativa C está correta, pois a virtude congrega todos os aspectos do “homem de bem”.

  • Ética: bem / mal. Na representação de ética se busca uniformizar sensações morais; "constantes morais".
    Moral: conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos universalmente. Não tem um conceito unívoco, varia de local para local, de época para época etc.

     

     

  •  

    ÉTICA e MORAL:

     

    ·         ÉTICA e MORAL são conceitos diferentes, apesar de frequentemente confundirmos os dois.

     

    ·         A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser.

     

    ·         O vocábulo moral se originou da tradução do ethos para o latim mos (ou mores, no plural), que significa costume.

     

    ·         O termo moral não traduz, no entanto, a palavra grega originária por completo.

     

    ·         O ethos grego possua dois sentidos diferentes, mas relacionados:

               Primeiro: ação interior humana;

               Segundo: hábitos, regras, o que a sociedade considera certo;

     

    ·         A tradução latina do termo ethos para mos não contemplou a dimensão pessoal do ato humano, incorporando apenas o sentido comunitário da atitude valorativa.

     

    Por esse motivo confundimos frequentemente os termos ética e moral.

     


    Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos). Minhas anotações.

     

  • Gabarito: Letra C

    Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos)


    - A alterativa A fala que a conduta ética apenas pode ser vivida quando as pessoas não mantêm relações sociais. Um dos principais fundamentos tanto da ética quanto da moral é o convívio social.

    - Na alterativa B podemos ver o erro claramente, pois mos é um termo latino, resultante da tradução do grego ethos, que significa caráter.

    - A alternativa D diz que não há diferenças morais entre um grupo e outro. É importante que você entenda que o conteúdo na moral não é o mesmo em todas as épocas e em todas as sociedades.

    - A alternativa E tenta confundir você trocando a moral pela ética. Apenas ética tem caráter científico e busca investigar o comportamento moral do homem.

    - A alternativa C está correta, pois a virtude congrega todos os aspectos do “homem de bem”.
     

     

    ÉTICA e MORAL:

     

    ·         ÉTICA e MORAL são conceitos diferentes, apesar de frequentemente confundirmos os dois.

     

    ·         A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser.

     

    ·         O vocábulo moral se originou da tradução do ethos para o latim mos (ou mores, no plural), que significa costume.

     

    ·         O termo moral não traduz, no entanto, a palavra grega originária por completo.

     

    ·         O ethos grego possui dois sentidos diferentes, mas relacionados:

               Primeiro: ação interior humana;

               Segundo: hábitos, regras, o que a sociedade considera certo;

     

    ·         A tradução latina do termo ethos para mos não contemplou a dimensão pessoal do ato humano, incorporando apenas o sentido comunitário da atitude valorativa.

     

     

  • GABARITO: LETRA C

    BIZU1:

    éTica = Teoria

    moRal = pRática

     

    BIZU2:

    éTica --------> Teoria

    étIca ---------> Imutável

    Ética --------> univErsalidade

    -----        --------------

    moRal ------> Regras

    Moral -------> Mutável

    mOral ------> cOstumes

     

    FONTE: QC

  • a) Tanto a Ética quanto a Moral relacionam-se com a vida em comunidade, ou seja, das relações sociais/interpessoais. O contrário do que é afirmado no item. ITEM INCORRETO.

    b) Mos é um termo latino e significa “costume”. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Há diferentes códigos morais coexistindo ao redor do globo, tendo em vista que estes variam de acordo com questões históricas, culturais, sociológicas, dentre outras. ITEM INCORRETO

    e) A investigação científica está relacionada com a noção de ética – e não da moral, como afirmado na questão. ITEM INCORRETO

    Resposta: C

  • "qualidade própria da natureza humana" Fiquei boiando, tendo em vista que, segundo aristóteles, aperfeiçoa-se com o tempo.

  • A) A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    Ética e moral relacionam-se com a vida em comunidade.

    B) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    A palavra moral deriva do LATIM!!

    Significa = COSTUME!

    C) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. ITEM CORRETO!

    D) A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    Há diferenças,por exemplo, vai depender da cultura, da história.

    E) Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    Conceito de ÉTICA!


ID
315472
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal

As questões de números 18 a 20 referem-se ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Caio, que ocupa o cargo de Presidente de uma Empresa Pública, opinou publicamente a respeito da honorabilidade e do desempenho funcional de uma autoridade pública federal. Vale salientar que Caio continua no cargo público mencionado. O fato narrado acarretará

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA DA QUESTÃO:
    d) sanção de advertência.



     XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • Também concordo...letra C
  • tambem errei esta questao, pesquisei e achei este fundamento. nao sei se vcs concordao

    CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL


    Art.17 A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

    I – advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;

    II – censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

    acho que a letra d esta correta , pois caio continua no cargo.

     

  • Olá caros colegas!

    De fato, a letra D está correta, pois, censura só é aplicável de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (1.171/94). Já o Código de Condulta da Alta adinistração Federal, que segundo o Art 2º deste Código aplicam-se às seguintes autoridades públicas:

    I - Ministros e Secretários de Estado;
    II - titulares de cargos de natureza especial, secretários executivos, secretários ou autoridades equivalentes ocupantes de cargo do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, nível seis;
    III- presidentes e diretores de agências nacionais, autarquias, inclusive as especiais, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Que em seu Art. 12 diz: É vedado à autoridade pública opinar publicamente a respeito:
    I - da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pública federal; e
    II - do mérito de questão que lhe será submetida, para decisão individual ou em orgão colegiado.

    Assim, confirmando a questão correta o Art. 17. A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:
    I- advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;
    II- censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.
    Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestões de demissão à autoridade hierarquicamente superior.


  • Lei : 8112/90
    Art 117: V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; PENA ADVERTENCIA
  • Atualmente estudo para o cargo do INSS que para falar de ética, vai precisar estar de acordo com o edital, e ele fala no Decreto 1171/94 e 6.029/07 somente em pena de CENSURA, se em caso de outras possibiliudades, encaminhar para orgão correspondente. Fico com a Resposta C.
  • Oi Renata, a meu ver, se fossemos responder essa questão embasados no decreto 1.171 (Código Ética dos Servidores Públicos Federais), a resposta seria letra “b”, pois o referido código não trás em seu texto nenhuma vedação sobre a possibilidade de servidor público opinar publicamente a respeito da honorabilidade e do desempenho funcional de uma autoridade pública federal. Mas a questão deixa claro que devemos nos embasar no Código de Conduta da Alta Administração Federal para obter a resposta.
  • Leila não pode ser a letra 'b' pois nela está falando que "não caracteriza violação de norma do Código de conduta da Alta Adm. Fedreal" só que caracteriza sim, isso contém no Código de Conduta.

    Pelo Código de  Conduta é sanção de advertência pelos decretos 6.029/07 e 1.171/94 séria sanção de censura ética.
  • CÓDIGO DE CONSUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO
    Art. 12.  É vedado à autoridade pública opinar publicamente a respeito:
      I - da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pública federal; e
    II - do mérito de questão que lhe será submetida, para decisão individual ou em órgão colegiado.
    ......
    Art. 17.  A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

       I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;
    II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.
      Parágrafo único.  As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestão de demissão à autoridade hierarquicamente superior.
    R=D

  • RESPOSTA DA QUESTÃO:
    d) sanção de advertência

    quando se comete algum erro exercendo o cargo publico aplica-se advertência, se nao estiver mais ocupando cargo publico aplica -se censura;

  • Mesmo ele fazendo parte de uma Empresa Pública? O Código num é só para a administração direta, autarquias e fundações publicas? Ele se estende para as empresas publicas e sociedades de economia mista? 
  • Todo mundo procurando o que aplicar, mas desde quando é proibido expor a opinião???

  • Fui de cara na censura e me ferrei.

    De fato, a questão não diz que o servidor prejudicou a reputação de ninguém com a sua opinião. Então não está cometendo falta.


ID
315475
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

As questões de números 18 a 20 referem-se ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

No que concerne à conduta ética das autoridades públicas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra a ) Art. 4o  Além da declaração de bens e rendas de que trata a Lei no 8.730, de 10 de novembro de 1993, a autoridade pública, no prazo de dez dias contados de sua posse, enviará à Comissão de Ética Pública -
    letra b) Art. 15.  Na ausência de lei dispondo sobre prazo diverso, será de quatro meses, contados da exoneração, o período de interdição para atividade incompatível com o cargo anteriormente exercido, obrigando-se a autoridade pública a observar, neste prazo, as seguintes regras:
    letra c) Art. 6o  A autoridade pública que mantiver participação superior a cinco por cento do capital de sociedade de economia mista, de instituição financeira, ou de empresa que negocie com o Poder Público, tornará público este fato.  .......


    letra d)Art. 8
    o  É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos de comércio ou quaisquer outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função, nos termos da lei.

    Art. 9o  É vedada à autoridade pública a aceitação de presentes, salvo de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade. 


            Parágrafo único.  Não se consideram presentes para os fins deste artigo os brindes que:

            I - não tenham valor comercial; ou

            II - distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, não ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais).

  • VAMOS CORRIGIR AS ALTERNATIVAS..


     a) Além da declaração de bens e rendas, a autoridade pública, no prazo de 10 DIAS dias contados de sua posse, enviará à Comissão de Ética Pública informações sobre sua situação patrimonial que, real ou potencialmente, possa suscitar conflito com o interesse público.(ERRADO)

    b) Na ausência de lei dispondo sobre prazo diverso, será de quatro meses, contados da exoneração, o período de interdição para atividade incompatível com o cargo anteriormente exercido.(CERTO)

    c) A autoridade pública que tiver participação de 5% do capital de sociedade de economia mista deverá tornar público este fato..(ERRADO)

    d) É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado do encargo de mandatário, QUE NÃO IMPLIQUE a prática de atos de comércio..(ERRADO)

    e) É PERMITIDO à autoridade pública a aceitação de presentes de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade.(ERRADO)


    bons estudos a todos e validem minhas estrelinhas...


ID
315478
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal

As questões de números 18 a 20 referem-se ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado no Código de Conduta será instaurado pela Comissão de Ética Pública (CEP), desde que haja indícios suficientes. No processo administrativo em questão,

Alternativas
Comentários
  • Vamos prestar atenção, minha gente! A alternativa A faz uso da palavra apenas. Isso muda tudo!
  •  Art. 18.  O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado neste Código será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes.

            § 1o  A autoridade pública será oficiada para manifestar-se no prazo de cinco dias.

            § 2o  O eventual denunciante, a própria autoridade pública, bem assim a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental.

            § 3o  A CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, bem assim solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível.

            § 4o  Concluídas as diligências mencionadas no parágrafo anterior, a CEP oficiará a autoridade pública para nova manifestação, no prazo de três dias.

            § 5o  Se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no artigo anterior, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.

  • A) APENAS, NÃO EXISTE;
    B) PODE;
    C) PODE;
    D) 10 DIAS;
    E) 10 DIAS;

    eu não vejo resposta de acordo com o Decreto 6.029/2007
  • Não se trata do código 6029/2007 e sim do CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
  • A pergunta se baseia no Código de Ética da Alta Administração Federal

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm

    Bons estudos
  • RESPOSTA - ALTERNATIVA E

    O QUE DIZ O CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL:


       Art. 18.  O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado neste Código será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes.

            § 1o  A autoridade pública será oficiada para manifestar-se no prazo de cinco dias.

            § 2o  O eventual denunciante, a própria autoridade pública, bem assim a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental.

            § 3o  A CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, bem assim solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível.

            § 4o  Concluídas as diligências mencionadas no parágrafo anterior, a CEP oficiará a autoridade pública para nova manifestação, no prazo de três dias.

            § 5o  Se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no artigo anterior, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.



    O QUE DIZ A QUESTÃO:

    O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado no Código de Conduta será instaurado pela Comissão de Ética Pública (CEP), desde que haja indícios suficientes. No processo administrativo em questão,

    a) se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no Código, com comunicação apenas ao superior hierárquico do denunciado.

    b)a CEP não poderá, de ofício, produzir prova documental.

    c) não é possível a solicitação pela CEP, de parecer de especialista, ainda que julgue imprescindível, tendo em vista a celeridade do procedimento.

    d) concluídas as diligências necessárias, a CEP oficiará a autoridade pública para nova manifestação, no prazo de cinco dias. 

    e) a autoridade pública será oficiada para manifestar-se no prazo de cinco dias.  CORRETA
     

  • Na realidade, tais dispositivos provêm da Resolução n° 04, da CEP, de 07 de junho de 2001, que aprova o Regimento Interno da Comissão de Ética Pública:

    CAPÍTULO VI

    DAS NORMAS DE PROCEDIMENTO

    Art. 12. O procedimento de apuração de infração ao Código de Conduta será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes, observado o seguinte:

    I - a autoridade será oficiada para manifestar-se por escrito no prazo de cinco dias;

    II - o eventual denunciante, a própria autoridade pública, bem assim a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental;

    III - a CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, assim como solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível;

    IV - concluídas as diligências mencionadas no inciso anterior, a CEP oficiará à autoridade para nova manifestação, no prazo de três dias;

    V - se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das providências previstas no inciso V do art. 11, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.



ID
315481
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma determinada companhia industrial adquiriu matérias-primas a prazo, para pagamento em 30 dias. Ocorrerá um aumento no custo de produção da entidade quando o material for

Alternativas
Comentários
  • A letra "e" está correta, haja vista que material só integrará o custo de produção quando for efetivamente utilizado no processo produtivo, consoante regime de competência.
  • O gasto com materia-prima adquirida pela empresa e que ainda nao foi utilizada é INVESTIMENTO, contabilidade em conta do ATIVO.
    A partir do momento que essa matéria-prima é utilizada no processo produtivo, será contabilizado como custo de produção, "DESPESA".

     


ID
315484
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O contador observou, ao analisar a equação patrimonial da Cia. Raio de Luz, que o valor total do Ativo correspondia ao dobro do valor do Patrimônio Líquido. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • A= P + PL
    A= 2 PL
    2 PL= P+ PL
    PL=P
  • A=2PL

    Cosiderando que o PL igual a 1:

    ____BALANÇO PATRIMONIAL____
    Ativo               2   l Passivo              1                   
                                 l P.L.                      1
    ____________ l_______________
     TOTAL          2    l                             2
                     
  • IMAGINE

    ATIVO - 200

    PASSIVO -  "x"

    PL - 100


    Logo, como o Ativo é igual ao Passivo + PL. Nesse caso, o PL é igual ao Passivo

    Letra "A"

  • Resolução rápida:

    Digamos que, 

    Ativo=200 (que seria 2x o PL)

    PL=100

     

    Aplicação na Equação Fundamental:

    A=P+PL

    200=P+100

    P=200-100

    P=100

     

    Se Ativo é igual a 200 e Passivo igual a 100. O ativo será o dobro do passivo. 

    Questão correta!

  • A = P+ PL

    (100%) = (100%)

    (100%) = (50% + %50%)

  • A resposta trouxe que TOTAL do passivo= passivo exigivel?? Isso mesmo producao??

    Ativo ser igual a 2x PL, diz que P=PL, Ok!!

    PL ser igual ao total do passivo traz que P (Pexigivel) seja igual a zero!

     

  • Questão meio equivocada.

    Total do Passivo = P+PL.

    Passivo Exigível = P

    Se o Total do Patrimônio Líquido é igual ao ao total do Passivo, poderíamos chegar:

    PL (patrimônio Líquido) = P+PL (passivo total)

    Se assumirmos que Ativo: 200 é dobro do PL: 100, então pela questão o PL=100 deveria ser igual ao (passivo total) P+PL=100 e assim o Passivo exigível seria 0.

    Deveria alterar a letra a) O total do Patrimônio Líquido é igual ao Passivo Exigível.

  • Gabarito Letra A!

     

    A fim de atender a equação fundamental (A + P = PL), vamos supor os seguites valores:

     

    AT = 100

     

    PL 50

     

    Logo, para que haja o atendimento da equação, o Passivo deve ser da ordem de 50.

  • Letra a. A equação patrimonial estabelece que o ativo é igual ao passivo exigível mais o patrimônio líquido.

    Se o ativo é o dobro do PL, por questão de lógica matemática, será o dobro do passivo também e, desta forma, o passivo será igual ao patrimônio líquido.

    Fonte: Gran Cursos

  • Gabarito letra A.

    Lembrando pessoal que um lado deve ser igual ao outro, respeitando o método das partidas dobradas.

  • Gabarito: A.

    Equação fundamental da contabilidade nos diz que A - P = PL. O item informa que A = 2 x PL. Portanto:

    A - P = PL.

    (2 x PL) - P = PL.

    2PL - PL = P.

    PL = P.

    Conclui-se que o Patrimônio Líquido é igual ao Passivo.

    Bons estudos!

  • BASTA ENTENDER A PERGUNTA E APLICAR A EQUAÇÃO FUNDAMENTAL

    SE O ATIVO É 2X MAIOR QUE O PL TEMOS

    A = P + PL

    100 = P + 100 X2

    P=200-100

    P = 100

    DEFINIMOS QUE O VALOR DO PASSIVO É IGUAL VALOR PL.

    GABARITO LETRA A


ID
315490
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em uma sociedade por ações, no final do exercício, o lançamento que representa o reconhecimento do passivo referente ao dividendo obrigatório mínimo é:

Alternativas
Comentários
  • DEBITA-SE LUCROS ACUMULADOS DO PERÍODO, CONTA CREDORA QUE DEVE SER DISTRIBUIDA OBRIGATORIAMENTE ENTRE RESERVAS, DIVIDENDOS ETC., DIMINUINDO-O, E CREDITA-SE DIVIDENDOS A PAGAR, NO PASSIVO, CRIANDO UMA OBRIGAÇÃO DE PAGAMENTO.
  • Complicado essa questão, pois atualmente sabemos que a conta LUCROS ACUMULADOS deixou de ser apresentada no PL. Ou melhor, na verdade nem era Lucro Acumulado, mas sim LUCRO OU PREJUÍZOS ACUMULADOS. A função atual da conta Lucro ou prejuízos Acumulados é a de receber o Lucro Líquido do Exercício e distribuir ou Para dividendos Obrigatórios ou para As Reservas de Capital ou de Lucro. Bom, esse foi meu raciocínio e por isso errei a questão. E muito contragosto, pesquisando, vejam o que encontrei no art. 201 da Lei 6.404/76



    Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos à conta de lucro líquido do exercício, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e à conta de reserva de capital, no caso das ações preferenciais de que trata o § 5º do artigo 17.

  • Gab. D

    Cláudio, se você atentar para as seguintes evidências na questão, conseguirá resolvê-la de forma simples.

    Ele diz no reconhecimento do passivo...

    Bem, depois que o LLE tiver sido apurado e eu for distribuir os dividendos, primeiro devo reconhecer essa obrigação, correto? Então, PL aumenta com crédito, para diminuir, débito nele... D - Lucros Acumulados, vai ta saindo dinheiro do PL né.
    E o passivo aumenta com crédito e será um crédito que irá reconhecer essa obrigação para que eu possa pagar depois, C - Dividendos a pagar.

    Espero ter ajudado!

    Yes, we can!

  • Distribuição (Declaração)  de dividendos.

    D- L/P Acumulados => Conta de PL.

    C- Dividendos a pagar => Conta do Passivo.

     

    Pagamento de Dividendos.

     

    D- Dividendos a pagar=> Conta do Passivo.

    C- Disponível => Conta do Ativo.

     

     

     


ID
315493
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para responder às questões de números 25 e 26,
considere as contas listadas a seguir:

- Ações em Tesouraria
- Amortização Acumulada
- Disponível
- Participações Societárias Permanentes
- Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa
- Impostos a Recolher
- Empréstimos a Coligadas e Controladas
- Marcas e Patentes
- Duplicatas a Receber
- Reserva de Ágio na Emissão de Ações
- Capital Social
- Fornecedores
- Reserva de Lucros a Realizar
- Salários a Pagar
- Estoques
- Imobilizado
- Depreciação Acumulada
- Empréstimos Recebidos de Longo Prazo
- Despesas do Exercício Seguinte

Sabendo-se que determinada pessoa jurídica não efetua vendas com prazo de recebimento superior a 120 dias, existem

Alternativas
Comentários
  • - Ações em Tesouraria PL
    - Amortização Acumulada ANC
    - Disponível AC
    - Participações Societárias Permanentes ANC
    - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa AC
    - Impostos a Recolher PC
     - Empréstimos a Coligadas e Controladas ANC
    - Marcas e Patentes ANC
    - Duplicatas a Receber AC
    - Reserva de Ágio na Emissão de Ações PL
    - Capital Social PL
    - Fornecedores PC
    - Reserva de Lucros a Realizar PL
    - Salários a Pagar PC
    - Estoques AC
    - Imobilizado ANC
    - Depreciação Acumulada ANC
    - Empréstimos Recebidos de Longo Prazo PNC
    - Despesas do Exercício Seguinte AC
  • O Empréstimos Recebidos de Longo Prazo é PNC.
  • PRAZO DE 12O DIAS NÃO PODE SER CLASSIFICADO COMO ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO (NÃO CIRCULANTE).

    ANC = prazo superior a 1 ano após o exercício.

    POR EXCLUSÃO CHEGAMOS À RESPOSTA NA LETRA "B", ÚNICA ASSERTIVA QUE CONTÉM ATIVO CIRCULANTE.

  • AC/D   - Disponível 

    AC/D   - Despesas do Exercício Seguinte 

    AC/C   - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa 

    AC/D   - Estoques 

    AC/D   - Duplicatas a Receber 

    ANC/D  - Imobilizado 

    ANC/C  - Depreciação Acumulada 

    ANC/C  - Amortização Acumulada 

    ANC/D  - Empréstimos a Coligadas e Controladas 

    ANC/D  - Marcas e Patentes 

    ANC/D  - Participações Societárias Permanentes 

    PC/C   - Fornecedores 

    PC/C   - Impostos a Recolher 

    PC/C   - Salários a Pagar 

    PNC/C  - Empréstimos Recebidos de Longo Prazo 

    PL/D   - Ações em Tesouraria 

    PL/C   - Reserva de Lucros a Realizar 

    PL/C   - Reserva de Ágio na Emissão de Ações 

    PL/C   - Capital Social 

  • Aos viajantes do tempo após 2020

    Provisão não é mais utilizado como redutora do ativo, mas sim como uma conta do passivo.

    A conta redutora do ativo equivalente a PCLD (provisão de crédito de liquidação duvidosa), antigamente, é a ECLPD( estimativa de crédito...)


ID
315496
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para responder às questões de números 25 e 26,
considere as contas listadas a seguir:

- Ações em Tesouraria
- Amortização Acumulada
- Disponível
- Participações Societárias Permanentes
- Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa
- Impostos a Recolher
- Empréstimos a Coligadas e Controladas
- Marcas e Patentes
- Duplicatas a Receber
- Reserva de Ágio na Emissão de Ações
- Capital Social
- Fornecedores
- Reserva de Lucros a Realizar
- Salários a Pagar
- Estoques
- Imobilizado
- Depreciação Acumulada
- Empréstimos Recebidos de Longo Prazo
- Despesas do Exercício Seguinte

O número de contas que apresentam saldo credor é

Alternativas
Comentários
  • CONTA CLASSIFICAÇÃO SALDO
    - Ações em Tesouraria PL Devedor
    - Amortização Acumulada ANC CREDOR
    - Disponível AC Devedor
    - Participações Societárias Permanentes ANC Devedor
    - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa AC CREDOR
    - Impostos a Recolher PC CREDOR
     - Empréstimos a Coligadas e Controladas ANC Devedor
    - Marcas e Patentes ANC Devedor
    - Duplicatas a Receber AC Devedor
    - Reserva de Ágio na Emissão de Ações PL CREDOR
    - Capital Social PL CREDOR
    - Fornecedores PC CREDOR
    - Reserva de Lucros a Realizar PL CREDOR
    - Salários a Pagar PC CREDOR
    - Estoques AC Devedor
    - Imobilizado ANC Devedor
    - Depreciação Acumulada ANC CREDOR
    - Empréstimos Recebidos de Longo Prazo ANC CREDOR
    - Despesas do Exercício Seguinte AC Devedor

    Total de contas com saldo CREDOR: 10 CONTAS
  • Os Empéstimos Recebidos de Longo Prazo classificam-se em Passivo Não-circulante. No comentário acima está Ativo não-circulante

  • - Ações em Tesouraria - (PL) Devedor
    - Amortização Acumulada - (ANC) Credor
    - Disponível - AC Devedor
    - Participações Societárias Permanentes - ANC - Investimentos devedor
    - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa  - (AC) credor
    - Impostos a Recolher - PC credor
    - Empréstimos a Coligadas e Controladas - ANC - ARLP devedor
    - Marcas e Patentes - ANC - Intangível devedor
    - Duplicatas a Receber - AC devedor
    - Reserva de Ágio na Emissão de Ações - PL credor
    - Capital Social - PL credor
    - Fornecedores - PC credor
    - Reserva de Lucros a Realizar - PL credor
    - Salários a Pagar - PC credor
    - Estoques - AC devedor
    - Imobilizado - ANC - Imob devedor
    - Depreciação Acumulada - (ANC) credor
    - Empréstimos Recebidos de Longo Prazo - PNC credor
    - Despesas do Exercício Seguinte - AC devedor
  • AC/D   - Disponível 

    AC/D   - Despesas do Exercício Seguinte 

    AC/C   - Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa 

    AC/D   - Estoques 

    AC/D   - Duplicatas a Receber 

    ANC/D  - Imobilizado 

    ANC/C  - Depreciação Acumulada 

    ANC/C  - Amortização Acumulada 

    ANC/D  - Empréstimos a Coligadas e Controladas 

    ANC/D  - Marcas e Patentes 

    ANC/D  - Participações Societárias Permanentes 

    PC/C   - Fornecedores 

    PC/C   - Impostos a Recolher 

    PC/C   - Salários a Pagar 

    PNC/C  - Empréstimos Recebidos de Longo Prazo 

    PL/D   - Ações em Tesouraria 

    PL/C   - Reserva de Lucros a Realizar 

    PL/C   - Reserva de Ágio na Emissão de Ações 

    PL/C   - Capital Social 

  • • Ações em Tesouraria: conta redutora do PL.

    • Amortização Acumulada: conta redutora do ativo.

    • Disponível: dinheiro que a empresa tem/ativo.

    • Participações Societárias Permanentes: investimentos/ativo.

    • Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa: conta redutora do ativo.

    • Impostos a Recolher: obrigação/conta do passivo.

    • Empréstimos a Coligadas e Controladas: ativo.

    • Marcas e Patentes: ativo.

    • Duplicatas a Receber: ativo.

    • Reserva de Ágio na Emissão de Ações: conta do PL.

    • Capital Social: conta do PL.

    • Fornecedores: passivo.

    • Reserva de Lucros a Realizar: PL.

    • Salários a Pagar: passivo.

    • Estoques: ativo.

    • Imobilizado: ativo. 

    • Depreciação Acumulada: redutora do ativo.

    • Empréstimos Recebidos de Longo Prazo: obrigação.

    • Despesas do Exercício Seguinte: despesa antecipada.


ID
315499
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

Segundo pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), cujo teor foi aprovado pela Resolução nº 1.121/2008 do Conselho Federal de Contabilidade, e que versa sobre Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, esta é a definição de

Alternativas
Comentários
  • Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são ativos, passivos e patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:

       
    1. Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade;
    2.  
    3. Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos;
    4.  
    5. Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    Resolução nº 1.121/2008  CFC


ID
315502
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Diamantina adquiriu uma mercadoria para revenda. O total da nota fiscal foi de R$ 1.100,00, sendo R$ 100,00 o valor correspondente ao Imposto sobre Produtos Industrializados. Dos tributos incidentes sobre as compras, apenas o ICMS, que foi cobrado com alíquota de 18%, é recuperável. Posteriormente, a companhia revendeu a mercadoria para terceiros pelo valor de R$ 1.800,00. Sabe- se que o valor total de PIS e COFINS pagos pela Companhia sobre essa receita foi de R$ 65,70 e que o ICMS incidiu na operação com alíquota de 18%. Se essa tivesse sido a única operação de vendas efetuada pela Companhia, no exercício, ela teria auferido um Lucro Bruto nessa operação, em R$, de

Alternativas
Comentários
  • Tem que descontar os 100,00 do IPI tbem, p/ dar a resposta
  • Vendas ................................................................ 1.800,00
     (-)   ICMS s/ vendas (18%).............................     324,00
     (-)   PIS/Cofins s/ vendas ...............................       65,70
    Vendas Líquidas ..............................................  1.410,30
    CMV (1.100 - 180)** ........................................     920,00
    Lucro Bruto .......................................................    490,30

    ** Nas saídas de mercadorias para comercialização ou industrialização o ICMS não incide sobre o valor do IPI.
  • REGISTROS CONTÁBEIS DA OPERAÇÃO

    PELA COMPRA:
    D - ESTOQUE -                                            920,00 (1100 - 180 do icms)
    D - ICMS A RECUPERAR -                        180,00
    C - BANCOS/FORNECEDORES -                                        1100,00

    PELA VENDA:
    D - BANCOS/CLIENTES -                       1800,00
    C - RECEITA DE VENDAS -                                                   1800,00

    D - ICMS S/VENDA -                                   180,00
    C - ICMS A RECOLHER -                                                         180,00


    D - PIS/COFINS S/VENDA -                        65,70
    C - PIS/COFINS A RECOLHER -                                              65,70

    D - CMV -                                                     920,00
    C - ESTOQUE                                                                             920,00
  • Fala pessoal. Soh para contribuir: lembrando que o IPI soh serah excluido da BC do ICMS quando a mercadoria for destinada a revenda ou industrializacao.

ID
315505
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As instituições financeiras devem elaborar ao final de cada trimestre civil o documento Informações Financeiras Trimestrais - IFT, que deve conter, pelo menos, as seguintes informações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra B

    Não necessita muitos conhecimento para saber que a afirmativa Incorreta era a letra B...rsrs
    Pois nenhuma informação é disponibilizada, se for desnecessária...

    Definição sobre o IFT:
    O documento Informações Financeiras Trimestrais – IFT será elaborado trimestralmente e remetido ao Banco Central, até 45 (quarenta e cinco) dias após a respectiva data-base, pelas instituições financeiras dos segmentos relacionados no art. 3 da Circular n° 2.990/2000.
    Todas as demonstrações financeiras/contábeis exigidas para o IFT estão descritos no link com fonte do próprio Bacen:
    http://www.bcb.gov.br/fis/info/leiauteift.pdf
  • As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem elaborar ao final de cada trimestre civil o documento Informações Financeiras Trimestrais – IFT, que deve conter, pelo menos, as seguintes informações: (Circ 2990 art 1º e 2º)
     
    a) informações cadastrais;
    b) demonstrações financeiras;
    c) notas explicativas e quadros analíticos para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do período;
    d) participações em sociedades controladas e coligadas;
    e) políticas da instituição quanto à captação e aplicação de recursos;
    f) políticas adotadas para gerenciamento de riscos;
    g) dados estatísticos complementares;
    h) relatório da revisão especial por parte da auditoria independente;
    i) outras informações necessárias ao acompanhamento e supervisão das atividades da instituição.
  • Atenção que o documento Informações Financeiras Trimestrais - IFT foi revogado pela Circular 3630/2013. Portanto a elaboração e remessa das Informações Financeiras Trimestrais - IFT não são mais obrigatórias! 

ID
315508
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As normas e procedimentos, bem como as demonstrações financeiras padronizadas previstas no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF, são de uso obrigatório, EXCETO para

Alternativas
Comentários
  • As normas emanadas dos órgãos de regulação e fiscalização do SFN, especialmente o CMN e o Bacen, definem que as entidades abaixo relacionadas devem seguir os procedimentos contábeis definidos no Cosif:

    • bancos múltiplos;

    • bancos comerciais;

    • bancos de desenvolvimento;

    • caixas econômicas;

    • bancos de investimento;

    • sociedades de crédito, financiamento e investimento;

    • sociedades de crédito ao microempreendedor;

    • sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e

    empréstimo;

    • sociedades de arrendamento mercantil;

    • sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e câmbio;

    • sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários;

    • cooperativas de crédito;

    • fundos de investimento;

    • companhias hipotecárias;

    • agências de fomento ou de desenvolvimento;

    • administradoras de consórcio;

    • instituições financeiras em liquidação extrajudicial.


    Bons Estudos

ID
315511
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os capítulos do COSIF são apresentados em ordem hierárquica. Isso significa dizer que nas dúvidas de interpretação entre as normas básicas e o elenco de contas prevalece

Alternativas
Comentários
  • Consta no COSIF:

     4 - Os capítulos deste Plano estão hierarquizados na ordem de apresentação. Assim, nas dúvidas de interpretação entre Normas Básicas e Elenco de Contas, prevalecem as Normas Básicas. (Circ 1273)






ID
315514
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Relativamente às operações com taxas prefixadas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Retirado do COSIF:

    1 - Operações com Taxas Prefixadas:

    a) as operações ativas e passivas contratadas com rendas e encargos prefixados contabilizam-se pelo valor presente, registrando-se as rendas e os encargos a apropriar em subtítulo de uso interno do próprio título ou subtítulo contábil utilizado para registrar a operação; LETRA "A" CORRETA
     

    b) as rendas e os encargos dessas operações são apropriados mensalmente, a crédito ou a débito das contas efetivas de receitas ou despesas, conforme o caso, em razão da fluência de seus prazos, admitindo-se a apropriação em períodos inferiores a um mês; LETRA "C" CORRETA


    c) as rendas e os encargos proporcionais aos dias decorridos no mês da contratação da operação devem ser apropriados dentro do próprio mês, "pro rata temporis", considerando-se o número de dias corridos; LETRA "B" CORRETA


    d) a apropriação das rendas e dos encargos mensais dessas operações faz-se mediante a utilização do método exponencial, admitindo-se a apropriação segundo o método linear naquelas contratadas com cláusula de juros simples. LETRA "D" CORRETA


    RESPOSTA LETRA "E", sao apropriados mensalmente, vide item "c".

     

  • A resposta do colega Rafael está perfeita.  

    Porém dá para resolver essa questão apenas usando a lógica:

    Observem os itens (C) e (E) . Um desses deve estar incorreto, pois as rendas e o encargos não podem ser simultaneamente apropriados mensalmente e trimestralmente. 

    Poranto as afirmações dos item (A), (B) e (D) são verdadeiras. 

    Como (D) é verdadeiro então apropriação é mensal 

    Logo o item incorreto é (E): Apropriação das rendas e dos encargos é não é feita trimestralmente


ID
315517
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Dentre as disponibilidades no Plano de Contas das instituições fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, uma delas tem a função de registrar o valor dos depósitos de livre movimentação mantidos em estabelecimentos bancários pelos grupos de consórcio. Todos os documentos representativos de pagamentos, efetuados em nome do grupo, devem ter suas cópias arquivadas em ordem cronológica, em pastas próprias para averiguações, com indicação da finalidade do pagamento. Cabe à administradora do grupo a observância das normas regulamentares vigentes. Com base no exposto, tem como função este registro:

Alternativas
Comentários
  • Por favor alguém pode esclarecer esta questão? valeu!!!
  • bom, nao sei se fiz o correto mas eu comparei a questao como se fosse registrado na contabilidade empresarial em que depositos bancarios vao para a conta Banco C/ Movimento , onde,  na questao acima a que melhor se relaciona com Banco c/ Movimento e a de Depositos Bancários.
  • CIRCULAR N° 3147

    O título DEPÓSITOS BANCÁRIOS, código 1.1.2.92.00-3 do Cosif, destina-se ao registro do valor dos depósitos de livre movimentação, mantidos em
    estabelecimentos bancários pelos grupos de consórcio. A escrituração deve evidenciar, em controles diários internos, o saldo existente em nome do grupo. É obrigatória a conciliação do saldo dessa conta, pelo menos por ocasião do balancete mensal, sendo que os respectivos extratos fornecidos pelo banco depositário, bem como os documentos de conciliação, devem ser arquivados em ordem cronológica em pasta própria para averiguações. A conciliação do saldo dessa conta deve contemplar controles diários de modo a se evidenciar os lançamentos não correspondidos por grupo. Todos os documentos representativos de pagamentos, efetuados em nome do grupo, devem ter suas cópias arquivadas em ordem cronológica, em pastas próprias para averiguações, com indicação da finalidade do pagamento. Cabe à administradora do grupo a observância das normas regulamentares vigentes
  • vide comments.


ID
315520
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os valores a receber relativos a rendas auferidas decorrentes de operações de swap, avaliados pelo valor de mercado NÃO podem ser registrados em

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra D

    As operações com SWAP consistem na troca de fluxos de caixas, pelo qual uma IFA realiza uma "troca" de ativos e passivos com outra IFB.
    Tais operações podem ser utilizadas como forma de hedge.

    As operações com derivativos são contabilizadas pelo diferencial a pagar ou a receber na adequada conta de receita ou despesa

    Em linhas simplificadas, a operação de swap é considerada pelos economistas uma aposta nas variações das taxas de câmbio e juros, por meio do qual aquele que acerta o comportamento futuro de tais variáveis ganha, e aquele que erra, perde.

    Títulos de renda fixa são contabilizados como operações com TVM na adequada conta do ativo ou passivo. Ver que a questão D remete uma operação compromissada que nada tem a ver com Swaps!

    Abraços!

  •  COSIF 1.4.4.1:


    d) nas operações de “swap” deve ser registrado o diferencial
    a receber ou a pagar na adequada conta de ativo ou passivo,
    devendo ser apropriado como receita ou despesa, no
    mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços;

    Logo a única conta que não representa
    Diferencial a Receber é a letra d.

ID
315523
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os resultados contábeis das instituições obrigadas a utilização do COSIF são resultantes do confronto dos grupos

Alternativas
Comentários
  • ATIVO
    1- Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo
    2- Permanente
    3- Compensação

    PASSIVO

    4- Passivo Circulantes e Exigível a Longo Prazo
    5- Resultado de exercícios Futors
    6- Patrimônio Líquido
    9- Compensação

    RESULTADO

    7- Contas Credoras de Resultado
    8- Contas devedoras de Resultado

    9- Compensação

ID
315526
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os certificados de investimento relativos aos recursos aplicados em investimentos incentivados devem ser registrados contabilmente no grupo

Alternativas
Comentários
  • Investimento classifica-se no Ativo Permanente.
  • Segundo o COSIF, a conta Ativo Permanente está dividida em: Investimento Imobilizado de Uso Imobilizado de Arrendamento Diferido Intangível

ID
315529
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para responder às questões de números 37 e 38
utilize as informações a seguir, extraídas das De-
monstrações Contábeis de uma Companhia Aberta.

Receita Líquida de Vendas................................ R$ 625.000,00
Custo das Mercadorias Vendidas ...................... R$ 300.000,00
Lucro Líquido do Exercício ................................ R$ 120.000,00
Patrimônio Líquido............................................. R$ 800.000,00
Estoque Médio do Exercício .............................. R$ 125.000,00

Dados adicionais:
Número de ações da Companhia (todas ordiná-
rias) ............................................................................ 600.000
Preço da ação da Companhia no encerramento
do exercício ....................................................... R$ 0,80


O prazo médio de renovação de estoques (considere o ano comercial de 360 dias) e a margem bruta sobre vendas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • tem muita informação só para complicar. è simples, estoque x 360/CMV = 150 DIAS E O OUTRO LB/VENDAS= 52%
  • Realmente, foi fácil por permitir "matar" só com 1 dos cálculos:

    Giro dos Estoques = CMV / Estoque Médio = 2,4

    PMRE = 360 / Giro dos Estoques = 360 / 2,4 = 150

    A MB é: LB / VL

    LB = VL - CMV = 625 - 300

    MB = 325 / 625 = 52%

    Fico à disposição.

    Abs,

    SH.

    sergio.harger@gmail.com

ID
315532
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para responder às questões de números 37 e 38
utilize as informações a seguir, extraídas das De-
monstrações Contábeis de uma Companhia Aberta.

Receita Líquida de Vendas................................ R$ 625.000,00
Custo das Mercadorias Vendidas ...................... R$ 300.000,00
Lucro Líquido do Exercício ................................ R$ 120.000,00
Patrimônio Líquido............................................. R$ 800.000,00
Estoque Médio do Exercício .............................. R$ 125.000,00

Dados adicionais:
Número de ações da Companhia (todas ordiná-
rias) ............................................................................ 600.000
Preço da ação da Companhia no encerramento
do exercício ....................................................... R$ 0,80


A taxa de rentabilidade sobre o capital próprio e a relação preço/lucro da ação da Companhia são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O Índice Retorno sobre Capital Próprio = LLE/PL
    IRCP = 120.000/800.000 = 0,15 * 100 = 15%

    Quanto a relação preço/lucro das ações, imagino que seja assim:
    600.000 * 0,80 = 480.000
    480000/120.000 = 4

    Se eu estiver errada, por favor me corrijam
    Bons Estudos!!
  • Questão rápida, pois prescinde da resolução da 2a. parte.

    1)

    LL/PL = 120/800 = 15%



    2)

    Preço / Lucro  por ação = 0,80 / (120/600)  = 0,80 / 0,20 = 4

    Abs,

    SH.
  • O índice de retorno sobre o capital próprio,também conhecido como retorno sobre o patrimônio líquido(Return on Equity - ROE) indica quanto de rendimento está sendo obtido pelos acionistas ou proprietários em relação ao capital aplicado pelos mesmos na empresa,ou seja,indica quanto a empresa teve de lucro para cada unidade monetária de capital próprio investido pelos acionistas.
    Tal índice é obtido mediante a razão entre o lucro líquido do exercício(obtido na Demonstração do Resultado) e o Patrimônio Líquido Médio,ou seja:

    ROE(%) = Lucro Líquido/Patrimônio Líquido Médio(PL ano anterior + PL atual/2)
    Quando não é possível obter informações sobre o valor do patrimônio liquido do exercício anterior,considera-se apenas o patrimônio líquido atual.
    O ROE também pode ser representado da seguinte forma:

    ROE = Lucro Líquido/Receita Líquida x Receita Líquida/Ativo Total Médio x Ativo Total Médio/Patrimônio Líquido Médio
    O índice Preço/Lucro por Ação indica o número de anos que ocorreria o retorno capital investido,considerando que todo o lucro fosse distribuído aos acionistas e o valor do mesmo se mantivesse constante,em termos reais.O índice é obtido mediante a razão entre o Preço por Ação e o Lucro por Ação,este último obtido mediante o quociente da divisão do lucro líquido da companhia num determinado período pelo numero de ações,ou seja:
    PLA = Preço por ação/(Lucro líquido/nº de ações)

    Dados da questão
    Lucro Líquido do Exercício = R$ 120.000,00 
    Patrimônio Líquido = R$ 800.000,00 
    Número de ações da Companhia = 600.000 ações 
    Preço da ação da Companhia no encerramento do exercício = R$ 0,80 
    1)Cálculo da taxa de rentabilidade sobre o capital próprio
    ROI
    = R$ 120.000,00/R$ 80.000,00 X 100
    ROI = 15%
    2)Cálculo do índice preço/lucro por ação

    PLA = R$ 0,80/(R$ 120.000/R$ 600.000)
    PLA = R$ 0,80/R$ 0,2
    PLA = 4
    Alternativa correta - letra B


     


ID
315535
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Dados sobre uma mercadoria fabricada pela Cia. Miranda:

Ponto de equilíbrio mensal em unidades.... 20.000
Custo fixo mensal ...................................... R$ 240.000,00
Preço unitário de venda da mercadoria ..... R$ 28,00

O custo variável total correspondente ao número de uni- dades do ponto de equilíbrio mensal é, em R$,

Alternativas
Comentários
  • PE = CUSTO FIXO/ MC (PV-CV)

    20.000= 240.000 / (28 - CV)

    240.000/20.000 = 28 - CV
    12 = 28 - CV.  LOGO CV= 28-12= 16 (UNITÁRIO)

    CUSTO VARIÁVEL TOTAL = 16 X 20.000= 320.000
    LETRA C
  • Além do modo da colega acima, apresento o a seguir:

     28,00 (Preço de venda unitário)  X  20.000 (ponto de equilíbrio da produção*) = 560.000

    *Ponto de equilíbrio = quantidade produzida que se vendida cobre totalmente os custos (o que passar dessa quantidade gera lucro).

    então:  560.000 - 240.000 (custo fixo) = 320.000 (custo variável),

    pois Custo fixo + custo variável = custo total (no caso abordado).

    Letra C

ID
315541
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

NÃO é um ativo financeiro:

Alternativas
Comentários
  •  

     Significado 1: ativo financeiro é um valor mobiliário que representa direitos sobre ativos reais que podem ser tangíveis (edifícios, equipamentos, etc) ou intangíveis (conhecimentos tecnológicos, marcas, patentes, etc).
    Significado 2: ativo financeiro é todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida (acções, dinheiro, letra de câmbio, etc).
    Uma empresa emite Debêntures normalmente quando: quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas. Desta forma emitem títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.
    Conclusão: Como o objetivo para emissão da debênture é a captação de recursos para pagar dívidas, portanto não faz parte do ativo financeiro da empresa.
     

     
  • A DEBÊNTURE é uma obrigação da empresa para com o investidor.
    Trata-se de um PASSIVO para a empresa, portanto não será jamais um Ativo Financeiro.
  • É só perceber que todas as outras opções se referem a DIREITOS da empresa, enquanto a letra C trata de OBRIGAÇÃO.
    Seria diferente se fosse Debêntures emitidas POR OUTRA CIA. AÍ seria um DIREITO da empresa receber.


ID
315544
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

É um título público federal cuja remuneração decorre do deságio com que é negociado em operações de mercado aberto:

Alternativas
Comentários
  • Letras do Tesouro Nacional (LTN)

                Título emitido pelo Tesouro Nacional tendo por objetivo a cobertura do déficit orçamentário, bem como para a realização de operações de crédito por antecipação de receita.
                Rendimento definido por taxa fixa, indicada na data de compra.
                Resgate definido pelo deságio sobre o valor nominal na data de vencimento.
                Modalidade nominativa e escritural.
                Prazo definido pelo Ministro do Estado da Fazenda.
                Valor nominal na data base de R$ 1.000,00.
                São títulos para financiamento de curto e médio prazo.
                Forma de colocação direta em favor do interessado.
  • Título emitido pelo Tesouro Nacional tendo por objetivo a cobertura do déficit orçamentário, bem como para a realização de operações de crédito por antecipação de receita.


ID
315547
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A debênture é um título

Alternativas
Comentários
  •  

    LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.


    Conversibilidade em Ações

            Art. 57. A debênture poderá ser conversível em ações nas condições constantes da escritura de emissão, que especificará:

            I - as bases da conversão, seja em número de ações em que poderá ser convertida cada debênture, seja como relação entre o valor nominal da debênture e o preço de emissão das ações;

            II - a espécie e a classe das ações em que poderá ser convertida;

            III - o prazo ou época para o exercício do direito à conversão;

            IV - as demais condições a que a conversão acaso fique sujeita.

  • A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.
    Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.
    Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.

    Direitos e resgate Os debenturistas são credores da Companhia e são remunerados pelo investimento (juros fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia, prêmio etc.), nas condições e prazos definidos na Escritura, além da quantia relativa ao valor investido, que pode ser recebida no vencimento, ou antes, mediante amortização do valor nominal da debênture.

    Conversibilidade
    É a possibilidade das debêntures serem convertidas em ações, podendo ser classificadas como:
    Simples - não podem ser convertidas em ações da companhia emissora.
    Conversíveis - possuem cláusula permitindo que sejam convertidas em ações ao término de prazo determinado ou a qualquer tempo, conforme estabelecido na escritura de emissão.

    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

     

  • a) a debênture não precisa ser de curto prazo.

    b) é característica de "PARTES BENEFICIÁRIAS", cfe art.47, § único, Lei 6.404/76.

    c) é o característica de "AÇÕES", cfe art. 11, Lei 6.404/76.

    d) art. 56, Lei 6.404/76.

    e) CORRETA. Art. 57, Lei 6.404/76 *(conforme a colega já trouxe o embasamento)

  • Conversibilidade
    É a possibilidade das debêntures serem convertidas em ações, podendo ser classificadas como:
    Simples - não podem ser convertidas em ações da companhia emissora.
    Conversíveis - possuem cláusula permitindo que sejam convertidas em ações ao término de prazo determinado ou a qualquer tempo, conforme estabelecido na escritura de emissão.


ID
315550
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os Certificados de Depósito Bancário - CDBs

I. são títulos de renda variável.

II. podem ter rentabilidade prefixada ou pós-fixada.

III. tem seus rendimentos isentos do imposto de renda.

IV. são aplicações de baixo risco.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Certificados de Depósito Bancário - CDBs

    I. são títulos de renda variável. (Fixa)

    II. podem ter rentabilidade prefixada ou pós-fixada. (correto)

    III. tem seus rendimentos isentos do imposto de renda. ( Não tem seus rendimentos isentos do IR)

    IV. são aplicações de baixo risco. (correto: CDBs são aplicações financeiras de baixo risco, porém de baixa rentabilidade)













  • Gostaria que o colega citasse as fontes e justificativas sobre o gabarito. Pessoalmente não julgo o CDB de baixo risco. Baixo risco é a poupança, que tem um rendimento muito menor para grandes valores. O CDB tem garantia até um certo valor caso a instituição financeira quebre. A partir daí vai ficar na fila para receber o restante. Até hoje tem investidor esperando receber o que aplicou no Banco Santos.

ID
315553
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um investidor adquiriu, no mercado à vista da BOVESPA, um lote de 300.000 ações de uma determinada companhia por R$ 60.000,00. Depois de três meses, vendeu 100.000 ações por R$ 25.000,00. Abstraindo-se as despesas de corretagem e o imposto de renda, o investidor

Alternativas
Comentários
  • Compra: 300.000 ações pelo valor total: R$ 60.000,00

    Achando o valor unitário de uma ação: R$ 60.000,00 / 300.000 ações = R$ 0,20

    Venda: 100.000 ações pelo valor total: R$ 25.000,00

    Achando o valor unitário de uma ação: R$ 25.000,00 / 100.000 ações = R$ 0,25

    Sendo assim: o investidor vendeu por R$ 25.000,00 as 100.000 ações que custa R$ 20.000,00 ( 100.000 ações x R$ 0,20).

    Obtendo um lucro de R$ 5.000,00 ( R$ 25.000,00 - R$ 20.000,00)


     

  • Regra de três simples

    300.000 ações----------------------$ 60.000

    100.000 ações------------------------- X = (X= R$ 20.000)

    Venda $ 25.000

    Custo $ (20,000)

    -----------------------

    LUCRO + 5.000

    Bons estudos.


ID
315556
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Em relação às operações de crédito denominadas Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Contrato de Exportação (ACE), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E
    ACC é um crédito que o banco comprador da moeda estrangeira adianta em valor da moeda nacional , para o exportador, sendo o valor total ou parcial, assim que ocorrer a contratação do câmbio. Esta operação de financiamento é realizada antes do embarque da mercadoria, pois serve como apoio financeiro à produção e comercialização da mercadoria.

    Esta operação de financiamento é como um incentivo financeiro à exportação, pois oferece custos bem mais favoráveis que as taxas de mercado. As operações com ACC podem ser realizadas por até 360 dias antes do embarque da mercadoria.

    O ACC pode ser utilizado como uma forma de obter ganhos financeiros pelo exportador. ACE é um crédito que o banco disponibiliza para o exportador, referente ao valor total ou parcial do contrato de câmbio. O crédito é disponibilizado somente depois do embarque da mercadoria e mediante a entrega dos documentos. Este financiamento representa a antecipação do pagamento da exportação.

    No caso da ACE, o crédito é concedido quando a mercadoria já está pronta e embarcada, e poderá ser solicitado até 60 dias depois do embarque, com o objetivo de aproveitar a variação cambial. Este prazo pode se estender até 180 dias da data do embarque.

    Nesta fase, o adiantamento pode ser feito através da simples manutenção do ACC, devendo fazer apenas a transformação contábil da operação.

    Fonte: http://www.investeducar.com.br/Educacao/%28S%28ohoeij45xnfxhpvmcf3rqb55%29%29/Default.aspx?Page=accACE&AspxAutoDetectCookieSupport=1
  • ACC - antes do embarque
    ACE - após embarque
  • quando a empresa compra a prazo de um fornecedor. há um crédito no passivo (origem) e um débito em estoques (aplicação).

    acho que isso que a questao quis dizer ...


ID
315559
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O VENDOR é uma das modalidades de crédito oferecida para seus clientes pelos bancos. Considere as afirmações a seguir relativas a essa operação:

I. O vendedor é um avalista do crédito concedido ao comprador.

II. A operação propicia a redução da incidência do ICMS sobre vendas do fornecedor, já que o preço a prazo é normalmente maior que o preço à vista.

III. Consiste em um desconto de duplicatas com taxas mais favorecidas para o vendedor, mas depende da análise do risco de crédito representado pelo comprador.

IV. Caso o comprador não honre a negociação, o banco debita o valor diretamente na conta corrente do vendedor, não lhe concedendo prazo para quitar a coobrigação.

V. Propicia uma redução dos custos com administração de recebíveis por vendas a prazo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Vendor e Compror tenha em mente que a referência será a empresa Grande para o Banco...

    Vendor a emp. Grande vende para os pequenos...daí o banco paga a emp. Grande e financia aos peqnos, mas a Grande é responsável em caso de inadimplência.

    Como o pagto pelo banco é à vista, logo o ICMS será menor.
  • Com relação ao ICMS, há o seguinte raciocinio:
    a) se a negociação é a prazo, os juros já estão embutidos no valor da NF, ou seja, paga-se mais tributos;
    b) se utiliza-se o vendor, os juros são pagos pelo comprador, e não são adicionados no valor da NF.
    Espero ter ajudado.

ID
315562
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões de números 48 a 51 foram elaboradas
de acordo com a NBC T-11, normas de auditoria
independente das Demonstrações Contábeis, apro-
vado pela Resolução 820 de 1997 do CFC.

Visam à obtenção de uma razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração da empresa auditada estão em efetivo funcionamento:

Alternativas
Comentários
  • Assim dipõe a referida resolução:

    11.1.2 – PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

     
    11.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, abrangendo testes de observância e testes substantivos.
     
    11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
     
    11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
     
    1. testes de transações e saldos; e
     
    1. procedimentos de revisão analítica.
    11.1.2 – PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
     
    11.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, abrangendo testes de observância e testes substantivos.
     
    11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
     
    11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
     
    1. testes de transações e saldos; e
     
    1. procedimentos de revisão analítica.
  • Lembrando que desde 1° de janeiro de 2010 a NBC TA 200 está em vigor, sendo que os "testes de observâncias" passaram a se chamar de "testes de controle".
  •  

     

    NBC TI 01 (2) – DA AUDITORIA INTERNA


    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:


    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;


    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e


    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.


    12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos
    sistemas de informações da entidade.


ID
315565
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões de números 48 a 51 foram elaboradas
de acordo com a NBC T-11, normas de auditoria
independente das Demonstrações Contábeis, apro-
vado pela Resolução 820 de 1997 do CFC.

Em relação aos procedimentos básicos de auditoria, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A banca pediu os conceitos da  11.2.6.2, NBC T 11. Espero colaborações dos colegas, mas a princípio, estariam corretas as assertivas B e E:
    11.2.6.2 - Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:
    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;
    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro e fora da entidade;
    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e
    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.”

  • E agora, quem poderá nos ajudar?!?!
  • A questão foi anulada:
    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/ncade110/ncade110_resultado_vista_discursiva.pdf
  • Desde 1° de janeiro de 2010 a NBC TA 200 está em vigor, sendo que os "testes de observância" passaram a se chamar de "testes de controle".
    Link para os que tiverem interesse: http://www.cfc.org.br/uparq/NBCTA_200.pdf
  • Achei que a B está certa tbém...
    Essa questão foi anulada mesmo ?
  • Sei que é chato usar esse espaço para isso...mas

    Se liga, Fernando! Tá dando uma de mané. 


    Atualizações na área contábil são muito complexas e até mais que na área jurídica. Não querendo desmerecer profissão nenhuma, mas aposto que a galera do site apanha mais da contabilidade que do direito. 
    Mesmo sendo uma ciência humana, a CONTABILIDADE é quase desumana e impossível saber tudo sobre ela. Ou vai me dizer que já achou um professor bom, um material bom ou um livro bom de contabilidade? Se achou, me avise pois estou precisando e muito.


ID
315568
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões de números 48 a 51 foram elaboradas
de acordo com a NBC T-11, normas de auditoria
independente das Demonstrações Contábeis, apro-
vado pela Resolução 820 de 1997 do CFC.

Durante o processo de inventário dos estoques da Cia. Comercial Cruzeiro do Sul, a equipe de auditoria externa tomou conhecimento dos seguintes fatos:

- Havia mercadorias já faturadas e entregues pela empresa, cuja baixa não tinha sido feita nos estoques, com custo de aquisição total de R$ 2.500,00.

- O IPI sobre uma compra, no valor de R$ 8.000,00, foi contabilizado erroneamente como IPI a Recuperar, em vez de como custo de aquisição.

- No procedimento de contagem física, constatou-se a inexistência de 2 unidades de um determinado produto, cujo custo de aquisição contabilizado foi de R$ 2.200,00.

- Há estoques obsoletos e/ou deteriorados no valor de R$ 6.200,00, que não podem ser realizados pela companhia.

Na conta de Estoques da companhia os ajustes contábeis recomendados pela auditoria externa implicaram

Alternativas
Comentários
  • AJUSTES NA CONTA ESTOQUE
    DÉBITOS: 2500, 8000
    CRÉDITOS: 2500, 2500, 2200, 6200
    SALDO CREDOR (DIMINUIÇÃO): 2900
  • Ajustes na conta estoque:
    Débitos: R$ 8.000,00 (inclusão do IPI, uma vez que a empresa comercial não é contribuinte).
    Créditos: R$ 2.500,00 (falta da baixa nos estoques) + R$ 2.200,00 (inexistência de duas unidades de um determinado produto) + R$ 6.200,00 (estoques obsoletos que não serão realizados).
    Ajuste: R$ 2.900,00 no saldo credor. 

ID
315571
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões de números 48 a 51 foram elaboradas
de acordo com a NBC T-11, normas de auditoria
independente das Demonstrações Contábeis, apro-
vado pela Resolução 820 de 1997 do CFC.

Quando ocorrer incerteza quanto a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade, mas que foi mencionado nas notas explicativas às demonstrações contábeis, o auditor deve

Alternativas
Comentários
  • 1) A NBC TA 706 trata do tema parágrafo de ênfase e de outros assuntos no relatório do auditor independente. O item 5 da citada norma prescreve:

    a)parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis. De acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância, que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis;


    b) parágrafo de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório de auditoria que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis. De acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, a responsabilidade do auditor ou o relatório de auditoria.

  • LEMBRANDO AOS COLEGAS QUE A NBC T-11 (BASE PARA A QUESTÃO ACIMA) FOI INTEIRAMENTE REVOGADA PELA RES. 1203/2009!

    NÃO SEI PORQUE ESSAS BANCAS INSISTEM EM COBRAR NORMAS REVOGADAS!

  • O parágrafo de ênfase serve para o auditor chamar a atenção para um assunto apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, segundo seu julgamento, é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis. O parágrafo de ênfase só poderá ser incluído no relatório se o auditor tenha obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada de que não houve distorção relevante do assunto nas demonstrações contábeis. Pois, se houvesse, seria o caso de ressalva, não de ênfase. Tal parágrafo deve referir-se apenas a informações apresentadas ou divulgadas nas demonstrações contábeis.

  • Gabriel,
    as bancas ainda cobram a NBCT-11 porque apesar de revogada, a doutrina ainda a considera!!

ID
315577
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LALUR - LIVRO DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL   O LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo imposto de renda na modalidade LUCRO REAL, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.   Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.   Este Livro contém 2 partes:   PARTE "A" - é a parte onde irão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.   PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.

  • Não consegui entender pq a opção D está errada. Alguém me ajuda?
  • Letra D: Na parte A do LALUR apenas demonstramos o resultado ajustado, ou seja, não há demonstração do cálculo do imposto. Seria isso?

  • a) O LALUR é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo imposto de renda na modalidade LUCRO REAL, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.

    b) Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.

    c) correta. 

    d) Na parte A não é calculado o valor do imposto, mas sim o Lucro Real ajustado. (Resultado do Período + Adições - Exclusões = Lucro Real)

    e) Na PARTE B   -  Controle de valores que constituirão ajuste do LLE futuros. (os prejuízos correntes deverão está na parte A do LALUR)

    http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr265a282.htm

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/obrigacoes/lalur.htm

  • a) É um livro contábil, devendo ser escriturado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade ==> (ERRADA) Trata-se de um livro FISCAL.

    b) Sua única finalidade é demonstrar a apuração do lucro real do período ==> (ERRADA) Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.

    c) Na Parte B do LALUR, deverão ser lançados os valores que afetarão a tributação de períodos de apuração futuros ==> CORRETA

    d) Na Parte A do LALUR, deverá ser calculado o valor do imposto referente ao período de apuração corrente. ==>  (ERRADA) serão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas não dedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.  

    e) O prejuízo fiscal do período corrente é apurado na Parte B do LALU ==>  (ERRADA) 

         


ID
315580
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando a legislação em vigor, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreto.O valor da CSLL não poderá ser deduzido, para efeito de determinação do Lucro Real, nem de sua própria base de cálculo (Lei no 9.316/96, art. 1o).
    b) Incorreto. 9 % pela sua BC.
    c) Incorreto. Pode Ter BC apenas o resultado ajutado (por adições, exclusões e compensações) ou o resultado arbitrado.
    d) Correto. O valor da CSLL não poderá ser deduzido, para efeito de determinação do Lucro Real.
    e) Essa alternativa não encontrei.
  • Se alguém puder ajudar, gostaria de saber qual o erro na alternativa "c".
    obrigada
  • A Letra e)  refere-se ao Bônus de Adimplência Fiscal aplicável às pessoas jurídicas submetidas ao regime de tributação com base no lucro real ou presumido.

    O bônus corresponde a 1% um por cento da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, determinada segundo as normas estabelecidas para as pessoas jurídicas submetidas ao regime de apuração com base no lucro presumido.

    A dedução do bônus dar-se-á em relação à CSLL devida no ano-calendário. A parcela que não puder ser aproveitada em determinado período poderá sê-lo em períodos posteriores, vedado o ressarcimento ou a compensação com outros tributos.

    Exemplo:
    Cálculo do Bônus:
    Venda de bens no período: R$ 1.500.000,00
    Base Presumida da CSLL (12%): R$ 180.000,00
    Bônus: R$ 180.000,00 x 1% = R$ 1.800,00
    Utilização do Bônus:

     
     
    Hipótese de Utilização Integral Hipótese de Utilização Parcial
    Base de Cálculo da CSLL em 31.12.2011 (Lucro Real) 100.000,00 11.000,00
    Contribuição Social Devida (9%) 9.000,00 990,00
    Bônus Calculado para o Ano-Calendário (1.800,00) (1.800,00)
    Saldo de CSLL a Recolher 7.200,00 -
    Saldo de CSLL a Compensar em Períodos Posteriores - 810,00

ID
315583
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Depreciação Acelerada Incentivada

Alternativas
Comentários
  • Depreciação acelerada incentivada

    Decreto 3.000/99 - RIR
    Art. 313 § 1º  A quota de depreciação acelerada, correspondente ao benefício, constituirá exclusão do lucro líquido, devendo ser escriturada no LALUR

    Depreciação acelerada contábil

    Decreto 3.000/99 - RIR
    Art. 312.  Em relação aos bens móveis, poderão ser adotados, em função do número de horas diárias de operação, os seguintes coeficientes de depreciação acelerada (Lei nº 3.470, de 1958, art. 69):

    I - um turno de oito horas - 1,0;

    II - dois turnos de oito horas - 1,5;

    III - três turnos de oito horas - 2,0.

  • O LALUR é um livro fiscal e não um livro contábil

     

    Livros Obrigatórios


    Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa, responsáveis pela sua gestão, são registrados em livros próprios, nos quais fica configurada sua própria vida.

    Classificação

    Os livros de escrituração têm várias finalidades. Uns servem para registrar as compras, outros para registrar as vendas, controlar os estoques, os lucros ou prejuízos fiscais. Há livros onde são registrados os empregados e outros em que se registram Atas da Assembléias. Enfim, podemos dividir os livros em três grupos: livros fiscais, livros contábeis e livros sociais.

    Livros fiscais

    Livros fiscais são os exigidos pelo fisco Federal, Estadual ou Municipal. Os mais comuns são:

    1. Registro de Entradas

    2. Registro de Saídas

    3. Registro de Impressão de Documentos Fiscais

    4. Registro de Inventário

    5. Registro de Apuração de IPI

    6. Registro de Apuração de ICMS

    7. Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR

    8. Livro de Movimentação de Combustíveis - LMC

    Livros contábeis

    Livros contábeis são aqueles utilizados pelo setor de Contabilidade. Destinam-se à escrituração contábil dos atos e dos fatos administrativos que ocorrem na empresa.

    Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas.

    Os principais livros utilizados pela Contabilidade são:

    • Livro Diário

    • Livro Razão

    • Registro de Duplicatas

    • Livro Caixa

    • Livro Contas-correntes

    abç e bons estudos
  • Gabarito A;

    Como já dito o LALUR é uma livro FISCAL e exigido pelo ESTADO. Não consiste numa escrita de exigência CONTABIL.

    Bons estudos!


ID
315586
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os seguintes dados foram extraídos da escrituração contábil da Cia. XYZ, relativos ao mês de setembro de 2010, em R$:

Receita Bruta de Vendas............................... 900.000,00

Devoluções de Vendas.................................. 20.000,00

Despesas de Arrendamento Mercantil
Operacional (o arrendador é pessoa jurídica) 40.000,00

Despesas de Depreciação de Bens Utiliza-
dos na Produção ........................................... 90.000,00

Valor de Aquisição de Bens para Revenda ... 400.000,00

Despesas de Energia Elétrica ....................... 60.000,00

Sabendo-se que a Cia. XYZ é tributada pela COFINS com base na sistemática não cumulativa, o valor da referida contribuição devida nesse mês é, em R$, de

Alternativas
Comentários
  • RBV                                                                           900.000
    (-)  devoluções                                                      (20.000)
    (-)  Despesas de Arrendamento Mercantil      (20.000)
    (-)  Despesas de Depreciaçã                            (20.000)
    (-)  Despesas de Energia Elétrica                   (20.000)
    (-)  CMV                                                                 (400.000)
    (=) LLE                                                                   290.000
    (*) 7,6% ( aliquota do COFINS
    não cumulativo)                                                   22.040,00
  • Olá amigos, segue uma outra forma de resolução, que é normalmente empregada pela escrituração contábil.

     1- COFINS = FATURAMENTO X ALIQUOTA

    2 - NÃO CUMULATIVO
    CONFINS DEVIDO = DEBITOS - CREDITOS

    3 - DÉBITOS:
    Receita Bruta de Vendas............................... 900.000,00 
    Devoluções de Vendas..................................  (20.000,00)
      BASE DE CALCULO .......................................880.000*7,6%
      CONFINS DÉBITO ..........................................66.880

    4 - CRÉDITOS( bens adquiridos para revenda, produtos e serviços utilizados como insumos...etc.)
    Despesas de Arrendamento Mercantil ..............40.000,00 
    Despesas de Depreciação de Bens Utiliza.......90.000,00 
    Valor de Aquisição de Bens para Revenda ... .400.000,00 
    Despesas de Energia Elétrica ....................... ....60.000,00 
    BASE DE CALCULO ..............................................590.000
    CONFINS CRÉDITO...............................................44.840

    VALOR A RECOLHER = 66.88044.840 = 22.040










     
  • PIS ==> 1,65 % (Não-cumulativo) ou 0,65 % (Cumulativo).
    Cofins ==> 7,6 % (Não-cumulativo) ou 3% (Cumulativo).

ID
315589
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS)

Alternativas
Comentários
  • aliquota do PIS  é 0,65 % e 1,65% na modalidade náo cumulativa
  •  

    Regimes especiais

    A característica comum é alguma diferenciação em relação à apuração da base de cálculo e/ou alíquota. A maioria dos regimes especiais se refere a incidência especial em relação ao tipo de receita e não a pessoas jurídicas, devendo a pessoa jurídica calcular ainda a Contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins no regime de incidência não-cumulativa ou cumulativa, conforme o caso, sobre as demais receitas.

    De modo geral, os regimes especiais podem ser subdivididos em:

    a. Base de cálculo e alíquotas diferenciadas

    1. Instituições financeiras: Excluídas da incidência não-cumulativa, as instituições financeiras - inclusive as cooperativas de crédito, e as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de créditos imobiliários, financeiros e agrícolas, têm direito a deduções específicas para apuração da sua base de cálculo, que incide sobre o total das receitas. Além disso, estão sujeitas à alíquota de 4% para cálculo da Cofins.

ID
315592
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, regulamentado pela Lei Complementar nº 116/2003,

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA - Art. 1º , caput,  da Lei Complementar n. 116/2003 : "O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. ....§ 2º Ressalvadas as exceções expressas na lista anexa, os serviços nela mencionados não ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, ainda que sua prestação envolva fornecimento de mercadorias." Vale ressaltar, ainda, que os serviços de manutenção de rede de distribuição de energia elétrica não estão sujeitos ao ISS por se tratarem de atividades meio à prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica sobre os quais incide ICMS. 
     
    b) INCORRETA - Art. 1º, § 3º, da Lei Complementar n. 116/2003 : "O imposto de que trata esta Lei Complementar incide ainda sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço. "
     
    c) INCORRETA - Art. 1º , caput, da Lei Complementar n. 116/2003 : " O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. "
     
    d) CORRETA - Art. 1º , caput, da Lei Complementar n. 116/2003: "O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. "
     
    e) INCORRETA - Art. 1º , § 1º , da Lei Complementar n. 116/2003 : "O imposto incide também sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País. " 

  • Marquei B pensando em imunidades, mas pensei errado, até porque a CF faz a mesma ressalva da norma transcrita pelo colega acima:

    Artigo 150, § 3º CF - As vedações do inciso VI, "a", e do parágrafo anterior não se aplicam ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário, nem exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao bem imóvel.
  • Beleza Carlos. A diferença é que as imunidades acobertam apenas a Administração Direta, Fundações e Autarquias. Quando se diz em execução de serviços por autorização, concessão ou permissão, estar-se a falar em transferência da execução da atividade estatal a particulares. Estes são conribuintes de ISS e de qualquer outro imposto. É importante, entretanto, frisar que o STF reconheceu, em caráter excepcional, a imunidade recíproca de empresas públicas prestadoras de serviço público em regime de privilégio (Correios e Embraer).
  • Gab D

    A - não incide em transporte/comunicação de ICMS

    B - incide quando for autorização/permissão/concessão - tarifa, pedágio

    C - iss é competência municípios e DF

    D - gabarito

    E - proveniente do exterior incide sim

  • GABARITO LETRA D 


    LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2003 (DISPÕE SOBRE O IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA, DE COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 1o O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador.


ID
315595
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O IOF

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA - Art. 2o, caput, do Decreto n. 6306/07 : "O IOF incide sobre: I - operações de crédito....; II - operações de câmbio; III - operações de seguro realizadas por seguradoras; IV - operações relativas a títulos ou valores mobiliários; V - operações com ouro, ativo financeiro, ou instrumento cambial."

    b) CORRETA - Art. 6o do Decreto n. 6306/07: "O IOF será cobrado à alíquota máxima de um vírgula cinco por cento ao dia sobre o valor das operações de crédito."

    c) INCORRETA - Art. 12, caput, do Decreto n. 6306/07 : "São contribuintes do IOF os compradores ou vendedores de moeda estrangeira nas operações referentes às transferências financeiras para o ou do exterior, respectivamente ."

    d) INCORRETA - Art. 15 do Decreto n. 6306/07 : "A alíquota máxima do IOF é de vinte e cinco por cento."

    e) INCORRETA - Art. 2o, caput, do Decreto n. 6306/07 : "O IOF incide sobre:  ....V - operações com ouro, ativo financeiro, ou instrumento cambial ." 
  • Pessoal, Operações de crédito que antes gozavam de ALIQUOTA ZERO PASSARAM A SER TRIBUTADAS POR UMA ALIQUOTA DE 0,38%, TAIS COMO AS OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO, DENTRE OUTRAS. O decreto 6339/2008 aumentou aliquotas na maior parte das hipoteses de incidencia do IOF no intuito de repor eventuais perdas de arrecadação com a não prorrogação da CPMF.

    Para as Operações de Crédito a Alíquota: máxima  é de 1,5% ao dia sobre o valor das operações de crédito.

  • GABARITO LETRA B 

     

    DECRETO Nº 6306/2007 (REGULAMENTA O IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES DE CRÉDITO, CÂMBIO E SEGURO, OU RELATIVAS A TÍTULOS OU VALORES MOBILIÁRIOS - IOF)

     

    ARTIGO 6o  O IOF será cobrado à alíquota máxima de um vírgula cinco por cento ao dia sobre o valor das operações de crédito


ID
315598
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação à retenção e recolhimento de tributos sobre a prestação de serviços de terceiros, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1º de fevereiro de 2004 os pagamentos efetuados  pelas pessoas jurídicas de direito privado a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação de serviços profissionais, serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância (inclusive escolta), transporte de valores e locação de mão-de-obra bem assim serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, estão sujeitos à retenção na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS/PASEP). (Artigo 30 da Lei nº 10.833/2003 e IN SRF nº 459/2004). 
    A partir de 1º de julho de 2004 entram em vigor a modalidade de retenção na fonte de duas contribuições (PIS/PASEP e COFINS) para os fornecedores de autopeças, conforme o parágrafo 3º, do artigo 36 da Lei nº 10.865/2004.
     
    Como podemos observar esta modalidade de retenção não alcança a pessoa física prestadora de serviço.
     
    O fato gerador da retenção das contribuições sociais é tão somente o pagamento do rendimento a outra pessoa jurídica. Portanto, o fato gerador das contribuições é diferente ao do imposto de renda, que pode incidir no pagamento ou crédito do rendimento, o que ocorrer primeiro.
     
    Fora os serviços citados acima, a retenção das contribuições sociais alcança, também, os serviços profissionais trazidos na legislação do Imposto de Renda conforme abaixo:
     
    Verificar Lista dos serviços alcançados pela retenção: em www.receita.fazenda.gov.br
      
    Responsável pelo desconto das contribuições:
     
    Estão obrigadas a efetuar o desconto das contribuições sociais as pessoas jurídicas de direito privado (tomadora do serviço) que efetuarem pagamentos a outras pessoas jurídicas de direito privado (prestadora do serviço), ou seja, a obrigação de descontar e recolher é da tomadora do serviço (art. 30 da Lei 10.833/2003 e IN SRF nº 459/2004).
     
    O desconto das contribuições também se aplica aos pagamentos dos serviços sujeitos à retenção prestados por:
     
    -         Associações, entidades sindicais, federações, confederações, centrais sindicais, serviços sociais autônomos e entidades sem fins lucrativos;
    -         Sociedades cooperativas;
    -         Sociedades simples;
    -         Fundações de direito privado;
    -         Condomínios de edifícios.

    Fonte: http://www.portaltributario.com.br/artigos/retencoesservicos.htm 
  •  Percentual das alíquotas:
    - CSLL:       1%
    - PIS:          0,65%
    - COFINS:  3%
    - IR:           1%
    TOTAL:    5,65%