SóProvas



Prova FCC - 2014 - TCE-RS - Auditor Público Externo - Técnico em Processamento de Dados - Conhecimentos Específicos


ID
3055333
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma instituição trabalha com diversos sistemas de informação para atender as suas operações. Diante do surgimento de novas necessidades de informatização, a equipe de TI necessita promover o alinhamento estratégico das suas iniciativas de projetos de sistemas, realizando uma análise de portfólio de sistemas de informação. Para isso, deve:

I. Demonstrar quais processos e áreas de negócio são atendidos em cada um dos sistemas de informação atualmente em uso.

II. Reportar o estado dos projetos em curso com apresentação dos prazos e custos planejados e realizados.

III. Apontar as referências de soluções tecnológicas que estão sendo apresentadas ao mercado como sendo de elevado grau de inovação e impulsionadoras do futuro da TI.

A apresentação do portfólio de sistemas e a sua análise para alinhamento de negócios com as ações de TI deve incluir APENAS o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Portfolio de TI: é uma metodologia para a priorização dos investimentos de TI com base no retorno de projetos e ativos para a organização e no seu alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio. 

    Os objetivos do portfólio são:

    • Comunicar as prioridades de investimento de TI da empresa;

    • Mostrar os riscos dos investimentos em TI;

    • Eliminar a redundância nas iniciativas de TI;

    • Otimizar recursos alocados à TI;

    • Monitorar as iniciativas de TI;

    • Balizar mudanças de prioridades da empresa que são refletidas em TI; e

    • Ser o elo entre a estratégia, os objetivos de negócio e as iniciativas de TI.  


ID
3055336
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Paulo, que trabalha como técnico em Processamento de Dados do TCE-RS, recebeu a atribuição de avaliar regularmente a disponibilidade e o desempenho dos serviços de TI ao usuário, de forma a identificar se estão sendo cumpridos os acordos de nível de serviços que foram estabelecidos. Considerando que o TCE-RS emprega o COBIT em sua versão 4.1 para a governança de TI, a atividade de avaliação regular dos resultados dos serviços prestados por TI é compreendida no domínio do COBIT chamado

Alternativas

ID
3055339
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma instituição de ensino deseja desenvolver um programa de capacitação de estudantes em gestão de serviços de rotina de TI, focado na prestação de suporte ao usuário final, operações de aplicações em ambiente produtivo, além de monitoração e controle da infraestrutura tecnológica. Uma consultoria, contratada para apontar se deveriam utilizar o PMBoK v5, a ITIL v3, ou ambos, como material de referência para o desenvolvimento do programa de curso, deve recomendar, de forma correta, aplicar

Alternativas
Comentários
  • D) Somente a Itil

    A) somente o PMBoK que é uma biblioteca que contém práticas ligadas às diversas modalidades de prestação de serviços de TI como operações de rotina de serviços, projetos de sistemas e suporte ao usuário final. Falou em rotina, não é PMBoK.

    B) somente o PMBoK em função do guia contemplar em seu grupo de processos de Execução, a realização das atividades de prestação de serviços da operação de rotina de TI ao usuário final. Falou em rotina, não é PMBoK.

    C) a ITIL para assuntos relacionados à gestão da entrega de projetos de sistemas e o PMBoK para assuntos relacionados à gestão de operações de rotina da TI. Inverteu, PMBoK é para entrega de projetos e Itil para as rotinas.

    E) a ITIL para assuntos relacionados ao planejamento e implantação de operações de TI e o PMBoK para assuntos relacionados à execução, monitoração e controle de serviços de rotina. Novamente falou em rotina, não é PMBoK.

  • GABARITO LETRA D)

    prestação de suporte ao usuário final=> Corresponde ao livro de Operação da ITIL

    operações de aplicações em ambiente produtivo=> Também corresponde a Operação da ITIL

    monitoração e controle da infraestrutura tecnológica=> Melhoria contínua da ITIL


ID
3055342
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma empresa de prestação de serviços de TI, recém-inaugurada, pretende atender seus clientes seguindo os princípios da ITIL v3. Iniciou o processo alinhando as expectativas de serviços de TI com as estratégias empresariais de negócio e desenvolvendo as atividades previstas na Estratégia de Serviços da ITIL. Uma vez desenvolvida a estratégia inicial de serviços, devem ocorrer as práticas contempladas

Alternativas
Comentários
  • O desenho de serviço toma como referência o SLP(Service Level Package), que é gerado na estratégia de serviço, para começar os seus processos.

  • As fases do ciclo de vida dos serviços no ITIL v.3 são ESTRATÉGIA > DESENHO > TRANSIÇÃO > OPERAÇÃO > MELHORIA CONTÍNUA

  • GABARITO LETRA C

    Essa questão pergunta sobre o Ciclo de vida da ITIL, qual seja: ESTRATÉGIA, DESENHO, TRANSIÇÃO, OPERAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA, respectivamente.


ID
3055345
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um técnico em Processamento de Dados do TCE-RS segue em seu trabalho as práticas da ITIL v3. No seu dia a dia, realiza o atendimento de usuários cujos chamados não puderam ser solucionados pela equipe de suporte de primeiro atendimento, em função de inexistir uma causa identificada e uma solução de contorno catalogada ou definitiva. A atividade realizada pelo técnico, relacionada a tratar ocorrências com causas desconhecidas, faz parte do processo de gerenciamento de

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de problemas:

    .: Evita problemas e incidentes, elimina incidentes que se repetem e iminiza o impacto de incidentes que não podem ser evitados.

    .: Pode ser reativo e proativo;

    .: Atividades: Detecção, registro, categorização, priorização, invetigação/diagnóstico, solução de contorno, geração de registro de erro conhecido, resolução, encerramento e revisão do problema grave;

     

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

     

  • Segundo o ITIL (2011):

    Incidente: É uma interrupção não planejada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI

    Problema: é a existência de um erro cuja causa é desconhecida. É a causa desconhecida de um ou mais incidentes

  • GABARITO (A).

    O Gerenciamento de problema é o responsável pela investigação da causa raiz. e após a investigação e identificação, as informações coletadas são armazenadas na base de erros conhecidos, para que na próxima vez que venha ocorrer aquele mesmo erro, já se tem uma solução identificada.

  • Gabarito A

    Quando um incidente não possui causa identificada nem solução de contorno catalogada, entra em ação o Gerenciamento de Problemas, para que a causa-raiz seja identificada e a solução de contorno seja criada.


ID
3055348
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma instituição está aplicando as práticas da ITIL v3 para gerenciar o ciclo de vida dos serviços em uma central de atendimento. Segundo a ITIL v3, o

Alternativas
Comentários
  • Estratégia de serviços: identificação de requisitos e necessidades de negócio que sejam “atendíveis” por serviços de TI. Os requisitos e necessidades são acordados e documentados em um SLP (service level package ou pacote de nível de serviços).

    Desenho de serviços: a partir dos requisitos é concebida a solução de TI em forma de serviços, em todos os seus aspectos, que são documentados em um SDP (service design package ou pacote de desenho de serviço). O SDP nada mais é que um documento de especificações e características dos serviços.

    Transição de serviços: trata da implementação em produção. Tal implementação é testada e acompanhada, bem como validada. O SKMS (service knowledge management system – sistema de gestão do conhecimento em serviços de TI) é atualizado com as informações do ambiente de produção. 

    Operação de serviços: o serviço é mantido em operação e funcionamento de acordo com os níveis de serviço (SLA – service level agreement, ou acordo de nível de serviço) estabelecidos para gerar os resultados esperados.

    Melhoria Contínua de Serviços: identifica oportunidades de melhoria no serviço.

    http://www.santoangelo.uri.br/~pbetencourt/GTI/ITIL-V3.pdf

  • Estratégia - SLP (Service Level Package - Pacote de Nível de Serviços)

    Desenho - SDP (Service Design Package - Pacote Desenho de Serviço)

    Transição de Serviços - SKMS (Service Knowledge Management System - Sistema de Gestão de Conhecimento em Serviços)

    Operação de Serviços - SLA (Service Level Agreement - Acordo em Nível de Serviço)

  • O Gerenciamento do Nível de Serviço é um processo do Desenho do Serviço (Service Design). Nesse processo são gerados os seguintes documentos:

    • Requisitos de Nível de Serviço (SLR): requisitos do cliente relacionados ao serviço de TI;
    • Acordos de Nível de Serviço (SLA): níveis de serviço entre os cliente e o provedor;
    • Acordo de Nível Operacional (OLA): acordo com um fornecedor interno à organização;
    • Contratos: acordo com um fornecedor externo à organização.

ID
3055351
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O gerenciamento da relação com os patrocinadores de projetos ganhou especial importância no PMBoK v5. Considerando que um gerente de projetos está praticando o PMBoK v5 em seus projetos, a área de conhecimento de gerenciamento dos stakeholders, que inclui o gerenciamento da relação com os patrocinadores, ocorre

Alternativas
Comentários
  • A área de conhecimento de gerenciamento das partes interessadas possui quatro processos, a saber:

    Identificar as partes interessadas: Este processo identifica pessoas e organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento ou impacto no sucesso do projeto.

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas: desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para engajar as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses, e impacto potencial no sucesso do projeto.

    Gerenciar o engajamento (nível de comprometimento) das partes interessadas: Gerenciar a comunicação a fim de satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

    Controlar o engajamento (nível de comprometimento) das partes interessadas: monitorar os relacionamentos das partes interessadas do projeto em geral, e ajustar as estratégias e planos para o engajamento das partes interessadas.

    Portanto, esta área de conhecimento não possui processo na fase de Encerramento.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Iniciação - 13.1 Identificar as Partes Interessadas

    Planejamento - 13.2 Planejar o Engajamento das Partes Interessadas

    Execução - 13.3 Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas

    Monitoramento e Controle - 13.4 Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas

    Encerramento - 0

  • No PMBOK 6, o grupo de processos Encerramento possui apenas 1 processo:

    - Encerrar Projeto ou Fase


ID
3055354
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma consultoria focada em implantar um determinado sistema integrado de gestão opera com diversos gerentes de projetos e está enfrentando perdas financeiras, em função da falta de controle sobre a alocação de seus consultores em projetos. Alguns consultores de determinados perfis técnicos estão sobrecarregados enquanto outros consultores ficam sem alocação para projetos por muito tempo. Esse problema financeiro, causado pelas excessivas horas extras pagas a alguns profissionais e horas remuneradas não trabalhadas pagas a outros, poderia ser atenuado com algumas soluções como:

I. maior cobrança sobre cada gerente de projetos para que escolham os profissionais para suas equipes com os quais tenham afinidade, de forma a garantir o maior desempenho possível na realização das atividades de projeto.

II. garantia de que, na fase de planejamento de um projeto, sejam definidos todos os perfis de recursos humanos e suas quantidades necessárias nas datas e atividades do projeto, e que na fase de execução, monitoramento e controle de projetos seja garantido o cumprimento dos planos.

III. implantação de um escritório de projetos que centralize as atividades de planejamento de alocação dos profissionais para os diversos projetos da empresa, distribuindo as cargas de trabalho.


Faz parte de uma correta solução para o problema, o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não se deve escolher recursos de um projeto por afinidade e sim por capacidade profissional.

  • Escolher por capacidade profissional e não afinidade.

    Alô, Bolsonaro!

    Gab E


ID
3055357
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo o PMBoK v5, os custos da equipe de projetos

Alternativas
Comentários
  • Segundo o PMBOK, Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme o projeto é finalizado.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Para resolver esta questão basta pensar nas etapas de construção de um prédio, os custos serão mais elevados quando a construção estiver em seu nível de execução, pois será preciso contratar mais funcionários para realizar o trabalho, portanto, aumentando o gasto com pessoal.

  • Os custos atingem seus níveis MAIS ALTOS durante sua execução, pois será preciso mais mão-de-obra e materiais. LETRA ""E"".


ID
3055360
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A área de controladoria de uma empresa solicitou explicações ao gerente da área de TI sobre os motivos pelos quais um projeto que havia sido parcialmente finalizado há três meses, continuava remunerando um fornecedor pelos serviços de consultoria de implantação para um módulo do sistema já implantado. O gerente de TI consultou o contrato que havia sido estabelecido com o fornecedor e confirmou que as cobranças de serviços de consultoria de implantação deveriam ser suspensas assim que realizado o aceite da implantação e iniciado o faturamento do serviço de suporte e manutenção para cada módulo do sistema que fosse concluído, ficando sujeitos às cobranças de consultoria de implantação somente os módulos ainda não finalizados. Considerando que na empresa em questão aplica-se o PMBoK v5, o problema da cobrança indevida ocorreu em função de falta ou falha na execução de processos do grupo de processos de

Alternativas
Comentários
  • Encerrar as aquisições

  • Pela questão, visivelmente houve falha no Encerramento do projeto, que consiste nos processos executados para finalizar todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, visando completar formalmente o projeto ou a fase, ou obrigações contratuais.

    Em específico, houve falha no processo encerrar as aquisições, que terminar e liquidar cada contrato, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto, e encerrar cada contrato aplicável ao projeto ou a uma de suas fases. P.S: na sexta edição do PMBOK, o processo Controlar as Aquisições, do Monitoramento e Controle, é quem encerra as aquisições.

    Resposta certa, alternativa c).

  • Grupos de processos PMBOK 6:

    - Iniciação

    - Planejamento

    - Execução

    - Monitoramento e Controle

    - Encerramento


ID
3055363
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Considere que o TCE-RS esteja realizando diariamente despesas com viagem e hospedagem de seus funcionários, em reuniões de trabalho no Distrito Federal e em municípios do estado do Rio Grande do Sul, trabalhos esses que dependem de compartilhar conhecimentos com algumas pessoas, debater assuntos, tomar decisões e produzir documentos de interesse da Administração pública. Para reduzir esses gastos, o TCE-RS, acertadamente, adotou um sistema de

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra b

    colaboração a distância, que possibilita o aproveitamento do raciocínio momentâneo das pessoas sobre dados e informações, gerando contextualização para a tomada de decisões.


ID
3055366
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um servidor foi incumbido de desenvolver um calendário exclusivo para o portal do TCE-RS, contendo os dias de trabalho e o registro dos principais eventos do Tribunal, dia a dia. O calendário será exibido em uma área, a ser definida, da janela principal do portal, uma vez que o portal agrega diversos serviços internos (para os funcionários) e externos (para a sociedade). A visualização do calendário só estará disponível para os funcionários e poderá ser alterada por eles, através de personalização de preferências. Está previsto que a identificação do perfil de usuário, seja ele interno ou externo, aconteça no login, quando do acesso à página principal do portal, e que o desenvolvimento utilize portlet e WSRP. De acordo com este cenário,

Alternativas

ID
3055369
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um técnico em Processamento de Dados do TCE-RS precisa esclarecer os requerimentos de usuários para um novo sistema de compras e recebimento de mercadorias do Tribunal, o qual está em sua etapa de desenvolvimento inicial. Foi identificado que no recebimento de equipamentos de informática comprados, existem situações em que o material recebido deve ser inspecionado e outras em que a inspeção é desnecessária. Essa condição depende do histórico do fornecedor em termos da sua qualidade nas entregas anteriores. Considere que TCE-RS adota o desenvolvimento orientado a objetos e UML para a modelagem e o técnico precisa modelar esses requisitos funcionais. Para modelar esses requisitos e validar a especificação funcional, deve-se empregar diagramas de

Alternativas
Comentários
  • Um relacionamento de extensão incorpora, opcionalmente, um caso de uso dentro da sequência de comportamento de outro caso de uso. Isso significa que a realização, que a execução, do caso de uso básico implica na execução **opcional** do caso de uso extendido.
  • No momento da coleta de requisitos, não faria sentido os diagramas de Classe, Sequência e Comunicação, visto que somente em tempo de Projeto teríamos Classes e Objetos definidos. O diagrama de Pacotes pode ser algo tão genérico quanto se deseje, mas não tão adequado quanto o artefato mais comum no momento da Análise de Requisitos como o de Casos de Uso. No mais, o conceito de extensão em Casos de Uso se encaixa perfeitamente na solução da questão.

  • Casos de uso são técnicas usadas para elicitar requisitos.

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • Palavras chave do enunciado:

    Um técnico em Processamento de Dados do TCE-RS precisa esclarecer os requerimentos de usuários para um novo sistema de compras e recebimento de mercadorias do Tribunal, o qual está em sua etapa de desenvolvimento inicial. Foi identificado que no recebimento de equipamentos de informática comprados, existem situações em que o material recebido deve ser inspecionado e outras em que a inspeção é desnecessária. Essa condição depende do histórico do fornecedor em termos da sua qualidade nas entregas anteriores. Considere que TCE-RS adota o desenvolvimento orientado a objetos e UML para a modelagem e o técnico precisa modelar esses requisitos funcionais.

    Para requisitos funcionais: Diagrama de Casos de Uso

    Para validações opcionais: <<extend>>.

  • Casos de uso com Extend de caso de uso para representar a inspeção de recebimentos.

  • D) Casos de uso com Extend de caso de uso para representar a inspeção de recebimentos.


ID
3055372
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um técnico está realizando a documentação do cenário as is do processo de recrutamento e seleção da empresa para a qual trabalha. Identificou que a empresa determina que toda solicitação de recrutamento e seleção de candidatos para uma vaga seja aprovada em duas instâncias, sendo a primeira aprovação feita pelo chefe direto do gestor que solicitou o recrutamento e a segunda pelo chefe do escalão superior ao do primeiro aprovador. Não existe flexibilização de autorizadores, o que significa que na falta de um deles, o recrutamento e a seleção de candidatos não ocorre. O técnico procedeu, então, com a definição de um possível novo cenário to be para o processo e, nesse cenário, procurou criar melhorias. Considerando que a empresa em questão tem telemarketing como atividade fim e, levando em conta que está sujeita a uma grande rotatividade de pessoal, o cenário as is

Alternativas

ID
3055375
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Quando aplicados os conceitos de BPM para desenvolver e gerenciar processos em uma organização, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3055378
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à aritmética computacional, considere:

2C416 ÷ 16=x16

x16=y10


Após os cálculos, os valores de x16 e y10 são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito difícil que envolve conversão de bases Hexadecimal, para resolver é preciso lembrar da tabela Hexadecimal para binário.

    0 - 0000

    1 - 0001

    2 - 0010

    3 - 0011

    4 - 0100

    5 - 0101

    6 - 0110

    7 - 0111

    8 - 1000

    9 - 1001

    A - 1010

    B - 1011

    C - 1100

    D - 1101

    E - 1110

    F - 1111

    Substituindo 2C4 temos = 0010 1100 0100

    transformando 0010 1100 0100 para decimal temos: 708

    2C416 / 16=x16

    708 / 16 = x16

    x16 = 44,25

    x16=y10

    y10 = 44,25

    resposta correta D

  • Questão simples, só resolver a conversão de 2C4 => 2 x 16² + 12 x 16¹ + 4 x 16º = 512 + 192 + 4 = 708

    Divide 708 por 16 e achamos o valor 44,25 que corresponde ao y na base 10.

    Só existe a alternativa D com essa resposta de y10 = 44.25.


ID
3055381
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em computadores digitais, a estrutura de armazenamento pode ser constituída por:

Memória Cache (MC)
Disco Ótico (DO)
Memória Principal (MP)
Disco Magnético (DM)
Registradores (R)
Disco Eletrônico (DE)

Estes dispositivos podem ser organizados em uma hierarquia de acordo com a velocidade e o custo. A classificação correta dos componentes acima citados, a partir do que proporciona acesso mais veloz, é:

Alternativas
Comentários
  • Velocidade:

    regristrador > mem cache > mem principal > discos...

    Letra E

  • Tinha o conhecimento de que registradores e memória cache eram os mais rápidos, mas inverti a ordem, optei pela C.

    Segue o baile!

  • Quanto mais “próximo” do processador (CPU), mais rápida é a memória...


ID
3055384
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura de um sistema de computação pode ser organizada de maneiras diferentes, de acordo com a quantidade de processadores de uso geral utilizados. É INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em sistemas multiprocessadores, a memória é compartilhada entre os núcleos. O correto deveria ser (fortemente acoplada).


ID
3055390
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Para responder a questão, considere os dados a seguir:

No portal do TCE-RS há os seguintes dados com relação ao indicador “Despesas com Educação” no município de Porto Alegre:

PORTO ALEGRE

Despesa: R$ 635.024.252,88

Receita: R$ 2.325.564.053,44


Percentual:

2012    27,31%

2011    26,90%

2010    27,10%

2009    27,72%

2008    25,33% 

O indicador “Despesas com Educação” também foi medido em diversos municípios do estado do Rio Grande do Sul e as seguintes atividades deverão ser realizadas com base nestes dados:

I. Unir aos dados ordenados dos anos de 2008 a 2012, os dados já ordenados dos anos de 2000 a 2011, criando um único novo vetor ordenado.

II. Construir uma estrutura de dados que permita inserir o indicador de 2012 relativo às “Despesas com Educação” e os nomes de todos os municípios do Estado. A estrutura deve permitir realizar uma consulta eficiente pelo nome do município para obter o valor do indicador e também mostrar os nomes dos municípios em ordem alfabética junto com seu indicador.


Para as tarefas I e II, optou-se, de forma correta e mais adequada, por utilizar

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa E?

  • A parte da tabela Hash amigo.

  • A árvore binária de pesquisa sai melhor para pesquisar o nome da cidade.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
3055396
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um especialista em paradigmas e linguagens de programação afirma que “muitos pensam que orientado a objetos (OO) é sinônimo de bom; se fosse não seriam necessários outros paradigmas”. Sobre esses temas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. A linguagem híbrida gera código mais rápido que a interpretada, porém mais lento que a compilada.


ID
3055399
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Os métodos hashing envolvem o processo de transformação de uma chave em um endereço. Sobre estes métodos é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • "existe grande chance de haver colisões" , discordo dessa afirmativa.

  • GAB: Letra E

    a) A função hash de transformação deve envolver uma operação simples sobre a chave.

    b) O índice gerado pela função hash é chamado endereço primário e o endereço verdadeiro do registro é chamado endereço efetivo.

    c) Quando duas ou mais chaves possuem o mesmo endereço primário ocorre uma colisão. Mesmo que se obtenha uma função hash que distribua as chaves de forma uniforme, existe grande chance de haver colisões.

    d) Deve haver uma forma de tratar as colisões. Uma das formas de se resolver as colisões é construindo uma lista encadeada para cada endereço da tabela. Assim, todas as chaves com mesmo endereço são encadeadas.

    e) O tempo gasto com pesquisas em uma tabela hashing depende do tamanho da tabela e aí reside a grande vantagem destes métodos: sempre são usadas tabelas pequenas. (O tamanho da tabela vai depender da implementação utilizada).

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
3055402
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A granularidade de dados é uma questão crítica no projeto de um Data Warehouse (DW), pois afeta o volume de dados que reside no DW e, ao mesmo tempo, afeta o tipo de consulta que pode ser atendida. Considere:

I. Quanto mais detalhe existir, mais baixo será o nível de granularidade. Quanto menos detalhe existir, mais alto será o nível de granularidade.

II. Quando há um nível de granularidade muito alto, o espaço em disco e o número de índices necessários se tornam bem menores, mas há uma correspondente diminuição da possibilidade de utilização dos dados para atender a consultas detalhadas.


É correto afirmar que a afirmativa I

Alternativas
Comentários
  • "Granularidade

    Nada mais é do que o nível de detalhe ou de resumo dos dados existentes num banco de dados. Quanto maior for o nível de detalhes, menor será o nível de granularidade. O nível de granularidade afeta diretamente o volume de dados armazenados no banco de dados, e ao mesmo tempo o tipo de consulta que pode ser respondida.

    Quando se tem um nível de granularidade muito alto o espaço em disco e o número de índices necessários, tornam-se bem menores, porém há uma correspondente diminuição da possibilidade de utilização dos dados para atender a consultas detalhadas.

    Por exemplo, no caso de dados sobre vendas, o nível de granularidade muito baixo pode ser caracterizado pelo armazenamento de cada uma das vendas ocorridas para este produto, e um nível muito alto de granularidade seria o armazenamento dos somatórios das vendas ocorridas por mês."

    Fonte: https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/biotecava/dilo/topico02/03_pop01.html

    Diante do exposto acima, GABARITO ALTERNATIVA A

  • A granularidade é uma das mais importantes definições na modelagem de dados do Data Warehouse (DW) e requer atenção.

    O grão é o menor nível da informação e é definido de acordo com as necessidades elencadas no início do projeto. Ele é determinado para cada tabela Fato, já que normalmente as Fatos possuem informações e granularidades distintas.

    É importante entender o relacionamento existente entre o detalhamento e a granularidade. Quando falamos de menor granularidade, ou granularidade fina, significa maior detalhamento (menor sumarização) dos dados. Maior granularidade, ou granularidade grossa, significa menor detalhamento (maior sumarização). Assim podemos notar que a granularidade e o detalhamento são inversamente proporcionais.

  • Para você que marcou B como eu a pegadinha tá em

    II - "...o espaço em disco e o número de índices necessários se tornam bem menores..."

    Numa leitura rápida e descuidada da a impressão que ele fala quanto maior a granularidade maior o espaço consumido. Porém essa parte do texto fala do oposto, transcrevendo ficaria assim "...quanto maior a granularidade menos espaço será necessário..."


ID
3055405
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os cubos de dados que armazenam os dados multidimensionais, podem ter modelos de armazenamento que variam conforme a solução OLAP − On-Line Analytical Processing utilizada. Nesse sentido considere os seguintes modelos:

I. Armazena os dados de detalhe (fatos) e as agregações em um modelo multidimensional. Não faz uso da base de dados relacional para acessar os dados dos cubos. Necessita de um processamento constante do cubo, embora apresente melhor desempenho.

II. Lê os dados de detalhe (fatos) diretamente de fonte de dados relacional. Caso existam agregações, estas serão geradas no modelo relacional. Pode ser usado quando há problemas para armazenamento de uma estrutura multidimensional.

III. Lê os dados de detalhe (fatos) diretamente da fonte de dados relacional. Grava as agregações em formato multidimensional. Os dados que não possuem agregações são consultados no modelo relacional. Mantém os benefícios do modelo multidimensional sem ocupar tanto espaço em disco.

I, II e III referem-se, respectivamente, aos modelos

Alternativas
Comentários
  • ROLAP (OLAP Relacional): Os dados são armazenados de forma relacional.

    MOLAP (OLAP Multidimensional): Os dados são armazenados de forma multidimensional.

    HOLAP (OLAP Híbrido): Uma combinação dos métodos ROLAP e MOLAP.

    Lê os dados de detalhe (fatos) diretamente da fonte de dados relacional. Grava as agregações em formato multidimensional. Os dados que não possuem agregações são consultados no modelo relacional. Dá para matar so com a III.


ID
3055408
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Para tornar mais ágil o trabalho de julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da Administração direta e indireta do Estado, no TCE, é correto utilizar

Alternativas

ID
3055411
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A revista da CGU − Controladoria Geral da União, em sua 8ª edição, publicou um artigo que relata que foram aplicadas técnicas de exploração de dados, visando a descoberta de conhecimento útil para auditoria, em uma base de licitações extraída do sistema ComprasNet, em que são realizados os pregões eletrônicos do Governo Federal. Dentre as técnicas preditivas e descritivas utilizadas, estão a classificação, clusterização e regras de associação. Como resultado, grupos de empresas foram detectados em que a média de participações juntas e as vitórias em licitações levavam a indícios de conluio.
As técnicas aplicadas referem-se a

Alternativas
Comentários
  • ETL: o ETL, do inglês Extract, Transform and Load, é o principal processo de condução dos dados até o armazenamento definitivo no DW. É responsável por todas as tarefas de extração, tratamento e limpeza dos dados, e inserção na base do DW.

    OLAP: o OLAP, do inglês On-line Analytical Processing, na arquitetura de um DW se refere as ferramentas com capacidade de análise em múltiplas perspectivas das informações armazenadas.

    Data Mining: Data Mining ou Mineração de Dados, se refere as ferramentas com capacidade de descoberta de conhecimento relevante dentro do DW. Encontram correlações e padrões dentro dos dados armazenados.

    Fonte: https://canaltech.com.br/business-intelligence/conhecendo-a-arquitetura-de-data-warehouse-19266/

  • Data Mining (mineração de dados)

    São processos de análise de inferência e representa uma forma de busca de informação baseada em algoritmos que objetivam o reconhecimento de padrões escondidos nos dados.

    Busca correlações escondidas em altos volumes de dados.

    É o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes.

    É usado para descobrir regras, identificar fatores e tendências-chave, descobrir padrões e relacionamentos ocultos em grandes bancos de dados para auxiliar a tomada de decisões

    Alternativa: B


ID
3055414
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Model Driven Architecture (MDA) especifica a geração de três modelos, a saber:
I. Apresenta uma visão do sistema de um ponto de vista independente da computação. Este modelo representa apenas requisitos do sistema e não mostra detalhes de sua estrutura.
II. É definido com um alto grau de abstração, independente de qualquer tipo de tecnologia ou plataforma. Descreve o sistema de software de uma perspectiva que melhor represente o negócio sendo modelado.
III. Pode haver um ou mais modelos deste tipo. Cada um deles é gerado considerando detalhes específicos de uma determinada tecnologia ou plataforma a ser utilizada na implementação.

Os modelos I, II e III são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Níveis básicos de abstração são chamados de: Computation Independent Model (CIM), Platform Independent Model (PIM), Platform Specific Model (PSM) e Implementation model (IM) - Código.

    Fonte: google


ID
3055417
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma característica corretamente associada a uma das metodologias ágeis está expressa em:

Alternativas
Comentários
  • Metáfora é um prática de equipe em XP para facilitar a comunicação

  • Uma Sprint pode ser cancelada antes do time-boxed da Sprint terminar. Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar a Sprint, embora ele (ou ela) possa fazer isso sob influência das partes interessadas, do Time de Desenvolvimento ou doScrum Master. Cancelar uma Sprintsignifica aceitar um grande prejuízo
  •  No contexto da XP, metáfora é “uma história que todos – clientes, programadores e gerentes – podem contar sobre como o sistema funciona”

    Pressman

    D.


ID
3055420
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O modelo CMMI oferece duas possibilidades de representação: contínua e por estágios. Sobre elas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO

    B) A representação contínua utiliza níveis de capacidade.

    C) A representação por estágios utiliza níveis de maturidade.

    D) Os níveis de maturidade são: Inicial, Gerenciado, Definido, Gerenciado Quantitativamente e Em Otimização.

    E) Os níveis de capacidade são: Incompleto, Executado, Gerenciado, Definido, Gerenciado Quantativamente e Em Otimização.

  • A) CORRETO

    B) A representação contínua utiliza níveis de capacidade.

    C) A representação por estágios utiliza níveis de maturidade.

    D) Os níveis de maturidade são: Inicial, Gerenciado, Definido, Gerenciado Quantitativamente e Em Otimização.

    E) Os níveis de capacidade são: Incompleto, Executado, Gerenciado, Definido, Gerenciado Quantativamente e Em Otimização.

  • PARA NÃO ESQUECER.......

    NIVEL DE CAPACIDADE - CONTÍNUO - 4 NIVEIS ( COMEÇA COM ZERO) - PARTE ESPECIFICA

    DICA: I E G D

    AS VOGAIS JUNTAS NA ORDEM INVERSA, AS CONSOANTES JUNTAS A ORDEM INVERSA...

    NIVEL DE MATURIDADE - ESTÁGIO - 5 NÍVEIS (COMEÇA COM 1 ) - COMO UM TODO

    DICA: I G D Gq O

    AS VOGAIS NO INICIO E NO FINAL.... NA ORDEM DAS VOGAIS ... E O (D) NO MEIO DOS (G)....


ID
3055423
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Norma ISO 9126 é útil para a definição de requisitos da qualidade de um produto de software, para a avaliação das especificações do software durante o desenvolvimento, para a avaliação do software antes da entrega e antes da aceitação, dentre outros. As características (ou atributos) de qualidade medidas por esta Norma são

Alternativas
Comentários
  • A qualidade interna e externa é medida em termos de: Funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade.

    fonte: https://www.tiespecialistas.com.br/analise-sobre-iso-9126-nbr-13596/

  • Fatores de qualidade ISO 9126

    O padrão ISO 9126 foi desenvolvido como uma alternativa de identificar os atributos fundamentais de qualidade para software de computador. O padrão indica seis atributos de qualidade:

    Usabilidade: é o grau de facilidade de utilização do software indicada pelos seguintes subatributos: facilidade de compreensão, facilidade de aprendizagem e operabilidade.

    Manutenção: é a facilidade com o qual uma correção pode ser realizada no software indicado pelos seguintes subatributos: facilidade de analise, facilidade de realização de mudanças, estabilidade e testabilidade.

    Confiabilidade: é a quantidade de tempo que o software fica disponível para uso indicado pelos seguintes subatributos: maturidade, tolerância a falhas e facilidade de recuperação.

    Eficiência: é o grau de otimização do uso, pelo software, dos recursos do sistema conforme indicado pelos seguintes subatributos: comportamento em relação ao tempo e comportamento em relação aos recursos.

    Portabilidade: é a facilidade com a qual o software pode ser transposto de um ambiente a outro indicado pelos seguintes subatributos: dataptabilidade, facilidade de instalação, conformidade e facilidade de substituição.

    Funcionalidade é o grau com que o software satisfaz às necessidades declaradas indicado pelos seguintes subatributos: adequalidade, exatidão, interoperabilidade, conformidade e segurança.

    Alternativa: C

  • "FUMECEPUDER"


ID
3055426
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, o acesso a todos os comandos digitados pelo usuário pode ser feito através do arquivo

Alternativas
Comentários
  • D

    Á primeira coisa que precisa se habituar é que no Linux os discos e partições não aparecem como unidades diferentes como o C; D; E do Windows. Tudo faz parte de um único diretório, chamado diretório raiz ou simplesmente / (barra).

    /home = diretorio dos usuários

  • /home/usuário/.bash_logout – Executa os comandos presentes neste arquivo no logout.

    Alternativa: D


ID
3055429
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere que o TCE-RS possua um ambiente de virtualização de servidores baseados no sistema operacional Windows Server, que utiliza o Hyper-V. A definição ou característica que NÃO se aplica a este ambiente é:

Alternativas

ID
3055432
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na contratação de bens e serviços de TIC, considerando a IN MPOG nº 04/2010, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Análise de Riscos: documento que contém a descrição, a análise e o tratamento dos riscos e ameaças que possam vir a comprometer o sucesso em todas as fases da contratação.

    Análise de Viabilidade da Contratação: documento que demonstra a viabilidade técnica e econômica da contratação.

    Estratégia para a Contratação: documento que contém as informações necessárias e suficientes para subsidiar as decisões das demais áreas do órgão envolvidas no processo administrativo de contratação;

    O suporte técnico aos processos de planejamento e avaliação da qualidade da Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação poderá ser objeto de contratação, desde que sob a supervisão exclusiva de servidores do órgão.

    Não poderão ser objeto de contratação de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação.

  • Art. 7º É vedado:

    I - estabelecer vínculo de subordinação com funcionários da contratada;

    II - prever em edital a remuneração dos funcionários da contratada;

    III - indicar pessoas para compor o quadro funcional da contratada;


ID
3055435
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com a IN MPOG nº 04/2010, a fase de Planejamento da Contratação terá início com o recebimento, pela Área de Tecnologia da Informação, do Documento de Oficialização da Demanda.

Consta, entre as exigências mínimas desse documento,

Alternativas
Comentários
  • (IN 04/2014) O DOD conterá no mínimo:

     

    .: Necessidade da contratação (...);

    .: Motivação e demonstrativos de resultados (...);

    .: Indicação da fonte de recursos;

    .: Indicação do Integrante Requisitante;

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

    Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste nas seguintes etapas:

    I - instituição da Equipe de Planejamento da Contratação;

    II - elaboração do Estudo Técnico Preliminar da Contratação; e

    III - elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico.

    1 - Da INSTITUIÇÃO DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

    Art. 10. A fase de Planejamento da Contratação terá início com o recebimento pela Área de TIC do Documento de Oficialização da Demanda, elaborado pela Área Requisitante da solução, que conterá no mínimo:

    (A) I - necessidade da contratação, considerando os objetivos estratégicos e as necessidades corporativas do órgão ou entidade, bem como o seu alinhamento ao PDTIC e ao Plano Anual de Contratações;

    II - explicitação da motivação e dos resultados a serem alcançados com a contratação da solução de TIC;

    III - indicação da fonte dos recursos para a contratação; e

    (B) IV - indicação do Integrante Requisitante para composição da Equipe de Planejamento da Contratação.

    2 - Do ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR DA CONTRATAÇÃO

    Art. 11. O Estudo Técnico Preliminar da Contratação será realizado pelos Integrantes Técnico e Requisitante, compreendendo, no mínimo, as seguintes tarefas:

    I - definição e especificação das necessidades de negócio e tecnológicas, e dos requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC, contendo de forma detalhada, motivada e justificada, inclusive quanto à forma de cálculo, o quantitativo de bens e serviços necessários para a sua composição;

    II - análise comparativa de soluções, que deve considerar, além do aspecto econômico, os aspectos qualitativos em termos de benefícios para o alcance dos objetivos da contratação, observando:

    (C/D) d) as políticas, os modelos e os padrões de governo, a exemplo dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePing, Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMag, Padrões Web em Governo Eletrônico - ePwg, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil e Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, quando aplicáveis;

    III - A análise comparativa de custos deverá considerar apenas as soluções técnica e funcionalmente viáveis, incluindo:

    IV - estimativa do custo total da contratação; e

    (E) V - declaração da viabilidade da contratação, contendo a justificativa da solução escolhida, que deverá abranger a identificação dos benefícios a serem alcançados em termos de eficácia, eficiência, efetividade e economicidade.

    A


ID
3055438
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Foi solicitado a um servidor colocar no portal do TCE-RS, desenvolvido com HTML5, um vídeo institucional, utilizando os elementos <video> e <source>. Preocupado em tornar o vídeo acessível a pessoas de países que falam outros idiomas, resolveu carregar arquivos de legenda em inglês e espanhol para o vídeo. Para isso utilizou o elemento

Alternativas
Comentários
  • <track>

    <video> <source src="video/video.mp4" type="video/mp4">

    <track label="Português" kind="subtitles" srclang="pt" src="legenda-portugues.vtt" default>

    </video>

  • Maldito closed caption. Hehe

    <track>: utilizada para legendas em áudio/vídeo

    <legend>: representa um rótulo para o conteúdo / bloco

    <caption>:  representa o título de uma tabela


ID
3055441
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para atender à demanda de acessibilidade e tecnologias assistivas, o grupo Web Accessibility Initiative (WAI) do W3C tem desenvolvido recursos complementares para o HTML5 chamados de Accessible Rich Internet Application (ARIA). Como os leitores de tela não reconhecem muitos dos novos elementos do HTML5, é preciso informar qual o papel de cada elemento, ou seja, qual o tipo de informação que ele estará representando. Para isso, o ARIA possui um atributo que oferece um conjunto definido de valores para representar cada tipo de informação (como form, navigation, search, article etc). Este atributo é o

Alternativas

ID
3055444
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para que as Folhas de Estilo em Cascata (CSS) atendam à acessibilidade são necessários alguns cuidados especiais, recomendados pelo W3C, dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. Use unidades relativas, e não absolutas.

    b) ERRADO. usar o mínimo de folhas de estilo no site, de preferência externas ao invés de incorporada, para evitar a folha de estilo inline. Caso haja mais de uma, é necessário o usar o mesmo nome de “classe” para o mesmo conceito presente em diferentes folhas de estilo.

    c) ERRADO. Sombras podem ser usadas para aumentar a legibilidade de textos em cores com pouco contraste com o fundo onde foram escritos. Para melhor visualização do contraste obtido use o texto com e sem sombra.

    e) ERRADO. Fornecer informação de uma maneira que os usuários possam receber os documentos em vários idiomas, tornando o carregamento da página mais rápido e liberando o navegador para outros tipos de processamento.


ID
3055447
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O Capítulo VI do Decreto nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004, que trata do acesso à informação e à comunicação, estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004

    ALTERNATIVA A:

    Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

    § 2 Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

    ALTERNATIVA B:

    Art. 60. Os programas e as linhas de pesquisa a serem desenvolvidos com o apoio de organismos públicos de auxílio à pesquisa e de agências de financiamento deverão contemplar temas voltados para tecnologia da informação acessível para pessoas portadoras de deficiência.

    ALTERNATIVAS C e E:

    Art. 48. Após doze meses da edição deste Decreto, a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos de interesse público na rede mundial de computadores (internet), deverá ser observada para obtenção do financiamento de que trata o inciso III do art. o 2 .

    ALTERNATIVA D:

    Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

    § 3 Os telecentros comunitários instalados ou custeados pelos Governos Federal, Estadual, Municipal ou do Distrito Federal devem possuir instalações plenamente acessíveis e, pelo menos, um computador com sistema de som instalado, para uso preferencial por pessoas portadoras de deficiência visual.


ID
3055450
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A Cartilha Técnica do eMAG apresenta recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do Governo Brasileiro na internet. Dentre as exigências básicas de acessibilidade contidas nesta cartilha estão:

I. Identificar o principal idioma utilizado nos documentos.

II. Criar uma sequência lógica de tabulação para percorrer links, controles de formulários e objetos.

III. Fornecer um equivalente textual à cada imagem.

Para atender às exigências I, II e III devem ser utilizados, respectivamente, os atributos:

Alternativas

ID
3055453
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O JUnit é um framework para testes de unidades automatizados na plataforma Java. Em uma classe de teste criada no JUnit versão 4

Alternativas
Comentários
  • @BeforeClass: Para determinar que um método vai ser executado antes dos demais métodos da classe de teste utilizamos a anotação:

    @AfterClass: Para determinar que um método vai ser executado depois dos demais métodos da classe de teste utilizamos a anotação:

    @Before: Para determinar que um método vai ser executado antes de cada caso de teste utilizamos a anotação:

    @After: Para determinar que um método vai ser executado depois de cada caso de teste utilizamos a anotação

    O JUnit 4 substituiu os métodos por duas anotações @Before @After as duas respectivamente substituem os métodos setUp() e tearDown()

  • Alternativa correta: D.

    .

    a) ERRADA: a anotação correta é @Test;

    b) ERRADA: os nomes não precisam ter nenhum prefixo;

    c) ERRADA: o setUp() é opcional. Você pode executar um teste sem "preparar o ambiente" antes;

    d) CORRETA;

    e) ERRADA: idem a C, os métodos setUP() e tearDown() são facultativos. É comum utilizarmos eles, mas não é obrigatório implementá-los.


ID
3055456
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os servidores do tipo Application Server Web Profile (ASWP) para Java não suportam todos os recursos Java EE, mas um grupo menor de especificações consideradas essenciais para o desenvolvimento web, como servlets, JSP, JSTL e JSF. Alguns destes servidores NÃO suportam EJB, como, por exemplo:

Alternativas

ID
3055459
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A Java API for XML Web Services (JAX-WS), parte integrante da plataforma Java EE, simplifica o desenvolvimento de web services. O ponto inicial para construir um web service com JAX-WS é a criação de uma classe Java conhecida como web service endpoint, que declara os métodos que um cliente pode chamar no serviço. Nesta classe,

Alternativas
Comentários
  • Em termos simples, web service endpoint é um endereço da Web (URL) no qual os clientes de um serviço específico podem obter acesso a ele. Ao referenciar esse URL, os clientes podem acessar as operações fornecidas por esse serviço.

    a) ERRADO. O método @PostConstruct é chamado pelo container antes que a classe comece a responder aos clientes do web service.

    b) ERRADO. Métodos de negócios que são expostos aos clientes doweb service devem ter parâmetros e tipos de retorno compatíveis. Veja também Default Data Type Bindinds

    c) ERRADO. A classe doweb service deverá ser anotada por uma das seguintes anotações: javax.jws.WebService ou javax.jws.WebServiceProvider.

    d) ERRADO. Os métodos de negócios da classe do web service devem ser públicos e não devem ser declarados static ou final.

    Fonte: http://blog.gabrielamorim.com/criando-um-web-service-e-um-cliente-com-jax-ws/

  • Web API: An API that's accessible from servers that accept requests via HTTP.

    Web API endpoint: The location of the code library.

    REST API: The design of the URL style that's used to expose the API's functionality.


ID
3055471
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O design pattern MVC pode ser utilizado para representar e entender a separação de responsabilidades e a comunicação entre os componentes de uma aplicação para web. Em um site criado utilizando Java EE e o MVC, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) as classes de acesso a dados que atendem ao padrão Data Access Object (DAO) são representadas no componente Model.

    B)as páginas JSP e as servlets são representadas, respectivamente, nos componentes View ControLler.

    C)as classes que implementam regras de negócio e os arquivos JSP são representadas no componente View.

    D)as servlets são representadas no componente Controller e as classes de entidade do banco de dados no componente Model.(Correta).

    C)Pode haver comunicação entre os componentes da View e do Model sem passar pelo Controller.

  • Modelo (Model) é a ponte entre as camadas Visão (View) e Controle (Controller), consiste na parte lógica da aplicação, que gerencia o comportamento dos dados através de regras de negócios, lógica e funções.

    Visão (View) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É onde os dados solicitados do Modelo (Model) são exibidos.

    Controle (Controller) faz a mediação da entrada e saída, comandando a visão e o modelo para serem alterados de forma apropriada conforme o usuário solicitou através do mouse e teclado.


ID
3055474
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere o texto abaixo:

Diferentes padrões tecnológicos se destacam quando se planeja a criação de soluções orientadas a serviços. Consequentemente, a integração destes padrões apresenta um conceito vital para organização lógica de SOA. Este conceito é considerado um modelo conceitual tecnológico que se utiliza de padrões e ferramentas de modelagem e desenvolvimento para unir e conectar serviços, aplicações e recursos de TI da organização.

O conceito citado, normalmente considerado um modelo abstrato de troca de mensagens para integração e comunicação dos serviços, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O barramento de serviços, ou ESB (Enterprise Service Bus), é um middleware que

    possibilita a comunicação entre vários elementos de uma solução orientada a serviços, o objetivo principal do ESB é permitir a construção de serviços a partir de aplicações legadas, através das mediações.

    Fonte: SOA - modelagem, análise e design ( Henrique Shoiti Fugita e kechi Hirama)


ID
3055480
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A Document Type Definition (DTD) estabelece como os blocos de construção devem ser criados em um documento XML. Os elementos XML possuem uma declaração de elemento como, por exemplo:

<!ELEMENT cliente (telefone*)>

Nesta declaração, o sinal de asterisco (*) declara que o elemento filho telefone

Alternativas
Comentários
  • ? > 0 ou 1 (ocorrência). Ler-se: pode haver nenhuma ou apenas uma ocorrência do elemento;

    + > 1 ou * (ocorrências). Ler-se: pode haver uma ou várias ocorrências do elemento;

    * > 0 ou * (ocorrência(s)). Ler-se: pode haver nenhuma ou várias ocorrências do elemento;

    Vi em outro comentário aqui do QC essa dica.


ID
3055483
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando o conceito de normalização existente em bancos de dados relacionais, uma relação R está na segunda forma normal se, além de estar na primeira forma normal,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A. 

    .

    .

    A 2FN determina que os atributos de uma relação dependam da chave primária inteira, e não somente de parte dela. Ou seja, se uma chave primária for composta (2 ou mais atributos), os demais atributos precisam depender de todos os atributos que fazem parte da chave. 

    .

    a) GABARITO;

    .

    b) ERRADA: normalização não tem a ver com o data type dos atributos nem a quantidade ou característica deles. Afirmação sem sentido;

    .

    c) ERRADA: a questão trouxe o conceito de INTEGRIDADE DE DOMÍNIO;

    .

    d) e e) ERRADAS: idem B.


ID
3055486
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando a modelagem de dados de um banco de dados relacional, há diversos conceitos envolvendo conjuntos de entidades. Um conceito correto sobre conjuntos de entidades e seus atributos é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B. 

    .

    .

    a) ERRADA: monovalorado é quando o atributo aceita apenas um valor, como o atributo "idade";

    .

    b) CORRETA: entidade fraca sempre dependende da chave primária da entidade forte a qual está relacionada;

    .

    c) ERRADA: entidade forte é a que consegue especificar uma chave primária. O data type dos atributos é irrelevante para isso;

    .

    d) ERRADA: atributo derivado é aquele que pode ser inferido a partir de atributos armazenados no BD. Exemplo: 'idade' pode ser inferida consultando o atributo 'data de nascimento' na tabela do banco;

    .

    e) ERRADA: atributo multivalorado é aquele que tem mais de um valor. O data type do atributo é irrelevante. 


ID
3055489
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sejam as seguintes tabelas de um banco de dados relacional:

Processo (IDProcesso, Tipo, Data)

Interessado (IDInteressado, NomeInteressado, Endereço)

Contem (IDProcesso, IDInteressado)


Considere que IDProcesso e IDInteressado são chaves estrangeiras na tabela Contem, com origem nas chaves primárias das tabelas Processo e Interessado, respectivamente. Um técnico em Processamento de Dados do TCE-RS, ficou com a tarefa de escrever uma consulta SQL para obter o tipo do processo e seus interessados, com a condição de que o tipo de processo seja de ‘gestão’. O comando correto que expressa o tipo dos processos e o nome dos interessados é

Alternativas

ID
3055492
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O PL/SQL representa a linguagem de consulta de dados utilizada pelo sistema gerenciador de bancos de dados Oracle. Nessa linguagem há o uso de identificadores. Há apenas identificadores válidos do PL/SQL em:

Alternativas
Comentários
  • Nonquoted identifiers can contain only alphanumeric characters from your database character set and the underscore (_), dollar sign ($), and pound sign (#). Database links can also contain periods (.) and "at" signs (@). Oracle strongly discourages you from using $ and # in nonquoted identifiers.

    Agora, vamos às alternativas:

    A) a&b, resta&1, ultimo-teste, entre2.

    Contém &, não pode ser essa.

    B)a/b, hoje, base$10, data12.

    /. também não pode.

    C)teste, primeiro_passo, abc$123, caso#1.

    Ok, mas vamos olhar as outras para confirmar...

    D)uma-vez, passo#3, um/dois, fase 8.

    -, então está fora.

    E)meu prog, grande_programa, inicio&fim, gerador.

    Espaço e &. Eliminada.

    Resposta: letra C.


ID
3055495
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL 9.1 admite diversos tipos de dados. Dentre eles, o tipo de dados

Alternativas
Comentários
  • smallint 2 bytes 

    integer 4 bytes 

    bigint 8 bytes 

    decimal variable 

    numeric variable 

    real 4 bytes 

    double precision 8 bytes 

    serial 4 bytes 

    bigserial 8 bytes 


ID
3055498
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os testes de software devem exibir um conjunto de características que atinja o objetivo de encontrar a maioria dos erros com o menor esforço. Dentre os diferentes tipos de teste estão os testes de caixa preta e de caixa branca. Sobre estes testes, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Teste caixa branca: executado pelo usuário, com o software em funcionamento.

    Teste caixa preta: executado pelos desenvolvedores, que entendem do funcionamento e estrutura interna do programa.

  • Teste Caixa Branca - Verifica-se o componente interno do software, o código fonte.

    Teste Caixa Preta - É um teste funcional, dados de entrada são fornecidos e o resultado é obtido com base em um parâmetros preestabelecidos.

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QyXN_zAhqJA

  • Teste Caixa Branca (ou caixa de vidro) - exige conhecimento da lógica interna dos componentes e por isso é geralmente executado pelos próprios desenvolvedores.

    Teste Caixa Preta - avalia as saídas geradas em resposta a certas entradas selecionadas. É executado sob a ótica do usuário. Não depende do conhecimento da lógica interna dos componentes.

  • a) Para a elaboração de testes do tipo caixa branca é necessário conhecer a estrutura interna dos programas sob teste.

    b) A técnica denominada caminhos independentes é um tipo de teste classificado como sendo de caixa branca.

    c) As técnicas de teste de caixa branca aplicam-se tambémsoftware de pequeno porte.

    d) As técnicas de teste de caixa preta aplicam-se tambémsoftware desenvolvido com linguagens orientadas a objeto.

    e) A técnica denominada particionamento de equivalência é um tipo de teste classificado como sendo de caixa preta.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
3055501
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando a utilização da UML 2.0 no projeto de software orientado a objetos, há os chamados estereótipos. Considere um estereótipo denominado metaclass. A forma literal de representá-lo é

Alternativas

ID
3055504
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A Norma ISO/IEC 12207 estabelece 7 categorias de processos de ciclo de vida. De acordo com a Norma, os processos

Alternativas

ID
3055507
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, os requisitos são classificados como funcionais e não funcionais. Considerando os requisitos não funcionais, há algumas métricas capazes de especificá-los. Uma medida para o requisito não funcional é

Alternativas
Comentários
  • Requisitos Não funcionais'

    ·        Demonstram qualidade acerca dos serviços ou funções disponibilizadas pelo sistema. Ex.: tempo, o processo de desenvolvimento, padrões, etc.

    ·        Surgem conforme a necessidade dos usuários, em razão de orçamento e outros fatores.

    ·        Podem estar relacionados à confiabilidade, tempo de resposta e espaço nas mídias de armazenamento disponíveis.

    ·        Caso ocorra falha do não atendimento a um requisito não funcional, poderá tornar todo o sistema ineficaz. Ex.: requisito confiabilidade em um sistema de controle de voos.

  • Requisitos não funcionais

    - São restrições aos serviços ou funções oferecidos pelo sistema.

    - Incluem restrições de timing, restrições no processo de desenvolvimento e restrições impostas pelas normas.

    - São requisitos que não estão diretamente relacionados com os serviços oferecidos pelo sistema a seus usuários.

    - Eles podem estar relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, tempo de resposta e ocupação de área.

     Métricas para especificar requisitos não funcionais:

    Velocidade

    -  Transações processadas/segundo;

    -  Tempo de resposta de usuário/evento;

    -  Tempo de atualização de tela;

     Tamanho

    -  Megabytes;

    -  Número de chips de memória ROM;

    Facilidade de uso

    - Tempo de treinamento;

    -  Número de frames de ajuda;

    Confiabilidade

    -  Tempo médio para falha;

    -  Probabilidade de indisponibilidade;

    -  Taxa de ocorrência de falhas;

    -  Disponibilidade;

    Robustez

    -  Tempo de reinicio após falha;

    -  Percentual de eventos que causam falhas;

    -  Probabilidade de corrupção de dados em caso de falha;

    Portabilidade

    -  Percentual de declarações dependentes do sistema-alvo;

    -  Número de sistemas-alvo;

    Alternativa B


ID
3055510
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O COCOMO 2 (COnstructive COst MOdel) possui três níveis de estimativas. Considerando o nível Inicial de Prototipação e os seguintes parâmetros:

NOP = nº de novos pontos de objeto
PROD = produtividade por pontos de objeto

O esforço em nº de pessoas-mês (PM) é calculado de acordo com a seguinte expressão:

Alternativas

ID
3055513
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No RUP (Rational Unified Process), a disciplina de

Alternativas
Comentários
  • Interessante a banca chamar a disciplina de "Implementação" de "Desenvolvimento" quando toda a literatura em Português traduziu da primeira forma..

  • Desenvolvimento tem maior nível de atividade na fase de Construção.

  • Também achei a tradução equivocada, mas você marca a alternativa por eliminação.


ID
3055516
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma das atividades do gerenciamento de projetos de software de uma empresa compreende a gestão de pessoal, que envolve diversos interessados. Sobre estes interessados, é correto afirmar que o grupo que

Alternativas

ID
3055519
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando o gerenciamento da configuração de software, dentre as formas utilizadas para a identificação de versões de componentes de software, a mais comumente utilizada é a numeração de versões. Há, pelo menos, duas outras formas também muito utilizadas para essa a identificação. Essas duas formas são a identificação baseada em

Alternativas
Comentários
  • Três técnicas básicas para identificação de componentes

    Numeração de versões:

    É um esquema simples de numeração que usa uma derivação linear

    V1, V1.1, V1.2, V2.1, V2.2, etc.

    A estrutura de derivação real é uma árvore (ou uma rede) e não uma sequência

    Identificação baseada em atributos

    Usam uma combinação de atributos que a identificam a versão

    Exemplos de atributos são Data, Criador, Linguagem de Programação, Cliente, Status, etc.

    O conjunto de atributos dever ser escolhido para que todas as versões possam ser unicamente identificadas

    Identificação orientada a mudanças

    Cada versão é identificada por um conjunto de mudanças feitas no sistema

    É usada para sistemas, não para componentes


ID
3055522
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A arquitetura baseada em componentes se constitui em um paradigma de importância crescente na engenharia de software. Nesse tipo de arquitetura,

Alternativas
Comentários
  • A. detalhes da implementação de cada componente são abertos [fechados], ou seja, conhecidos [desconhecidos] por todos os demais componentes do sistema.

    B. componentes são independentes, no sentido de que não há interferência entre eles.

    C. a substituição de um componente sempre obriga a [não ocasiona na] realização de alterações de porte no sistema afetado.

    D. na substituição de um componente por outro, sua interface sempre requer [não precisará de] alterações.

    E. [não existe] um número máximo de componentes em cada sistema.


ID
3055528
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com objetivo de especificar o tipo de meio de transmissão para a instalação física da rede de computadores do TCE-RS um técnico, a partir de uma pesquisa no mercado sobre os meios de transmissão cabeados, identificou e comparou os meios de transmissão com fios de cobre e os meios com fibra óptica. Ele verificou que o fio de cobre possui a vantagem, sobre a fibra óptica, de

Alternativas
Comentários
  • Fibra fazendo curva pode ser um desastre(quase sempre é).

  • A vantagem do fio de cobre em relação à fibra não seria permitir maiores raios de curvatura? Estranho.

  • Menores raios significa mais rente à parede, por exemplo, ou melhor, menor ângulo em comparação com fibra.
  • Comparando Fibras Ópticas com fios de cobre (coaxial ou par trançado) temos que a fibra é muito mais leve que o cobre, as fibras não desperdiçam luz e dificilmente são interceptadas, sendo mais seguras contra possíveis escutas telefônicas. Porém podem ser danificadas com facilidade, se forem encurvadas demais e é mais difícil encontrar mão de obra especializada que saiba trabalhar com fibra óptica, além de possuir um custo de instalação e manutenção bem mais alto.

    Obs.: quanto menor o raio de curvatura, mais "dobrado" está o cabo, mais rente ao próprio cabo está.


ID
3055531
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um dos meios de transmissão de dados amplamente utilizados na atualidade é o sinal de rádio frequência transmitido pelo ar, devido às vantagens de propagação omnidirecional e a não necessidade do uso de cabo, ou seja, do meio guiado. Dentre as várias frequências de rádio, a transmissão de dados em rádio frequência é realizada utilizando sinais de alta frequência, por exemplo, 2.4GHz, que possui como característica

Alternativas
Comentários
  • a) a onda trafegar praticamente em linha reta

     

    Respondendo com base em outra questão...

     

    Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Informática (HUJB – UFCG)

    Acima de 100 MHz, as ondas trafegam praticamente em linha reta, portanto podem ser concentradas em uma faixa estreita. Esse dispositivo tem a função de amplificar e regenerar eletricamente os sinais transmitidos de um meio físico. Essa afirmação refere-se a

     a) Modem.

    b) HUB.

    c) Switch.

    d) Repetidor. 

    e) Ponte.

    Resposta: D

     

     

    c) a potência do sinal cair abruptamente com o aumento da distância. 

      

    Jurava que era essa... mas... vejam a nuância do erro...

     

    Em baixas frequências, as ondas de rádio atravessam os obstáculos, mas a potência cai abruptamente à medida que a distância da fonte aumenta, cerca de 1/r^2 no ar.

    Fonte: Redes de computadores - 4ª Ed. - Andrew S. Tanenbaum

     

    Entretanto, veja o enunciado: "...utilizando sinais de alta frequência..."


ID
3055534
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de comunicação de dados pode utilizar diferentes tipos de comutação para realizar a transmissão de dados de acordo com os requisitos de funcionalidade estabelecidos para cada rede. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA : C

    COMUTAÇÃO POR PACOTE

    - Falha de equipamento NÃO é fatal,

    Não é reservado banda de largura (não ocorre desperdício) ,

    Não ocorre monopolização do canal (divididos em pequenas partes chamadados de pacotes),

    Não há conexão dedicada, nem estabelecimento prévio,

    Não tem garantia de entrega

    COMUTACAO POR CIRCUITO

    Falha de equipamento é fatal,

    estabelecimento prévio da conexão,

    reserva de largura de banda (ocorre desperdício),

    tem garantia de entrega.

  • GABARITO: LETRA C!

    Conceito de comutação: consiste a comutação em uma técnica de transmissão de dados entre computadores ligados à rede.

    Comutação de circuitos: a técnica é empregada para a escolha do circuito (caminho) a ser percorrido pelos dados que se pretende enviar. Neste caso, o circuito é determinado antes do envio dos pacotes de dados.

    Comutação de dados: é a escolha de como os dados serão enviados, é dizer, se o arquivo será particionado ou não. Assim, a comutação de dados não implica na dedicação do circuito, porquanto o circuito utilizado não é predeterminado, é dizer, os dados utilizam os caminhos disponiveis no momento de seu envio.


ID
3055537
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão Ethernet IEEE 802.3 define duas subcamadas, o LLC e o MAC, para a camada de Enlace de dados, em que a camada MAC tem a função de preparar os quadros a serem transmitidos incluindo informações de endereçamento e detecção de erros. O método de detecção de erros padronizado para a subcamada MAC do IEEE 802.3 é

Alternativas
Comentários
  • CRC - Cyclic Redundancy Check

  • No Ethernet, o último campo se chama FCS (Frame Check Sequence) que utiliza 4bytes para ser preenchido com o resultado do CRC (Cyclic Redundancy Check).

    Portanto a resposta é CRC de 4*8=32 bilts

    Letra E

  • enunciado mal feito. Quem define 2 subcamadas e o protocolo IEEE 802. O protocolo IEEE 802.3 define a camada Mac e física do protocolo para redes LAN e WAN cabeada.

ID
3055540
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O padrão Ethernet IEEE 802.3 possui a subcamada de controle de acesso ao meio, MAC, que utiliza o protocolo CSMA/CD, originado pelo aperfeiçoamento do protocolo ALOHA. No protocolo CSMA/CD, quando uma colisão de transmissão de quadros é detectada, a

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que na CSMA/CA ("ai-fai" wifi-fi) ele previne a ocorrência de colisão. Antes de transmitir efetivamente um pacote, a estação avisa sobre a transmissão e em quanto tempo a mesma irá realizar a tarefa

  • O gabarito deve ser mudado para alternativa A.

    .

    .

    Quando é detectada uma colisão, primeiramente é enviado um sinal "jam" de 48 bits pra sinalizar todos que estejam ocupando o meio que ocorreu uma colisão. DEPOIS disso é que é calculado o back-off exponencial (espera por um intervalo de tempo aleatório, conforme mencionado na D) para então voltar a transmitir.

  • Na A diz que o equipamento continua a enviar, o que está errado. Se o equipamento envia uma sinal JAM, todos param e após algum tempo tentam enviar novamente. "o sinal jam garante que ambos os hosts irão detectar a colisão e então calcular o tempo de back-off exponencial. Para evitar colisões sucessivas o nó espera um período de acordo com o back-off exponencial e volta a tentar transmitir." Wikipédia
  • O CSMA/CD e vários outros protocolos de LANs utilizam o modelo conceitual apresentado na Figura 4.5. No ponto marcado com t0, uma estação terminou a transmissão de seu quadro. Qualquer outra estação que tenha um quadro a ser enviado pode transmiti-lo. Se duas ou mais estações decidirem transmitir simultaneamente, haverá uma colisão. Se uma estação detecta uma colisão, ela cancela sua transmissão, espera um intervalo aleatório e, em seguida, tenta novamente (supondo que nenhuma outra estação tenha começado a transmitir nesse ínterim)

    Redes tanenbaum ed 5 pag 185

  • Se ocorreu uma colisão, o CSMA/CD:

    - Cessa a transmissão;

    - Aguarda um tempo aleatório, diferente da outra parte;

    - Tentar fazer a transmissão novamente.

    Resposta: D

  • CSMA/CD: protocolo de acesso múltiplo que faz com que, após detecção de uma colisão, uma estação cancele sua transmissão, aguarde um intervalo de tempo aleatório e, em seguida, transmita novamente.

    Alternativa: D

  • Gabarito: letra D

    CSMA/CD – Carrier Sense Multiple Access/ Colision Detection: --> Ele escuta a portadora antes de enviar. --> Caso a portadora esteja ocupada, ele não faz a tentativa de transmissão. --> É utilizado principalmente em meios não guiados, sendo problemático quando utilizado em meios sem fio. --> O CSMA/CD apenas detecta as colisões. -->No CSMA/CD, não se evita as colisões, apenas no CSMA/CA.

    Caso ocorra a colisão --> ambos vao aguardar intervalos de tempo diferentes para ouvir o canal e tentar enviar a transmissão novamente

  • d-

    Carrier-sense multiple access with collision detection (CSMA/CD) is a media access control (MAC) method used most notably in early Ethernet technology for local area networking. It uses carrier-sensing to defer transmissions until no other stations are transmitting. This is used in combination with collision detection in which a transmitting station detects collisions by sensing transmissions from other stations while it is transmitting a frame. When this collision condition is detected, the station stops transmitting that frame, transmits a jam signal, and then waits for a random time interval before trying to resend the frame.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Carrier-sense_multiple_access_with_collision_detection


ID
3055543
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um técnico em Processamento de Dados do TCE-RS, deve especificar um protocolo da camada de Aplicação do conjunto TCP/IP para implantar o serviço de voz sobre IP (VoIP) no Tribunal. Dentre as várias possibilidades, ele pode escolher corretamente o

Alternativas
Comentários
  • O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de código aberto de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores.

    SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP.

  • gaba B

    SIP ---> Inicia a sessão de comunicação

    RTP ---> Transfere a voz e dados multimídias

    RTCP ---> protocolo de Controle

    JittLer ---> variação da Latência

    termos bem comuns quando o assunto é VoIP

    SIP

    • BASEADO NA INTERNET
    • ASCII
    • MODULAR
    • COMPATÍVEL C/ INTERNET

    pertencelemos!

  • A = Transportar dados de áudio e vídeo em pacotes, A função básica do RTP é multiplexar diversos fluxos de dados em tempo real sobre um único fluxo de pacotes UDP

    B = Esse protocolo descreve como preparar chamadas telefônicas via Internet, videoconferências e outras conexões de multimídia.

    C = Transporte, Não Orientado a Conexão

    D = Transferir arquivos de forma segura

    E = Transporte, Orientado a Conexão

    GAB B

    Tanenbaum.


ID
3055546
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para configurar o Firewall de filtragem de pacotes dos computadores do TCE-RS de forma que o serviço LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) possa ser utilizado, um técnico deve configurá-lo para permitir os acessos aos serviços pela Porta TCP padrão de número

Alternativas
Comentários
  • A) 389

  • A) 389 - LDAP

    B) 110 - POP3

    C) 213 - IPX

    D) 115 - SFTP

    E) 445 - Microsoft-DS


ID
3055549
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O BGP (Border Gateway Protocol) é um protocolo utilizado para o processo de roteamento entre Sistemas Autônomos (SAs) da internet. Uma das diferenças do BGP, com relação ao RIP, é que o BGP

Alternativas
Comentários
  • O BGP é muito mais complexo do que o RIP e o OSPF, já que ele usa vários critérios (chamados atributos) para determinar qual é a melhor rota a ser tomada: Peso, Preferência Local, Discriminador de Saídas Múltiplas, Origem, Caminho_SA, Próximo Salto e Comunidade.

    Ao contrário do RIP, os roteadores baseados no BGP enviam apenas o que há de novo em suas tabelas de roteamento em vez de enviar a tabela inteira de tempos em tempos, ajudando a diminuir o tráfego da rede. Uma diferença entre o BGP e o RIP é que o BGP verifica de tempos em tempos se um dado caminho está acessível ou não.

    O BGP utiliza a porta 179 do TCP.

    Fonte:https://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/como-o-protocolo-tcp-ip-funciona-parte-2-r34822/?nbcpage=6


ID
3055552
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um dos maiores problemas encontrados no esquema de acesso da Ethernet, o CSMA/CD, é o fato de não apresentar um esquema de priorização de tráfego de acordo com o tipo de serviço demandado. Uma solução para esse problema é o implementado pelo IEEE 802.1p que estabelece 8 níveis de prioridade de tráfego, no qual, o nível de maior prioridade é estabelecido para tráfego do tipo

Alternativas
Comentários
  • PCP value Priority Acronym Traffic types

    1 0 (lowest) BK Background

    0 1 (default) BE Best effort

    2 2 EE Excellent effort

    3 3 CA Critical applications

    4 4 VI Video, < 100 ms latency and jitter

    5 5 VO Voice, < 10 ms latency and jitter

    6 6 IC Internetwork control

    7 7 (highest) NC Network control


ID
3055555
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O sistema de correio eletrônico da internet é um dos mais visados de ataques de hackers com o objetivo de quebra dos requisitos de segurança da informação. Um técnico em Processamento de Dados do TCE-RS, estabeleceu o uso do SMTPS, ou seja, do SMTP com SSL no Tribunal. Para isso, após a instalação do serviço SMTPS no servidor, deve configurar para que o servidor atenda ao SMTPS pela Porta TCP padrão de número

Alternativas
Comentários
  • Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é usado para se comunicar com o servidor remoto para enviar o e-mail de um cliente local para o servidor remoto e eventualmente para o servidor de e-mail do destinatário.

    Esse processo é controlado pelo agente de transferência de email (MTA) em seu servidor de email. Além disso, o SMTP é usado exclusivamente para enviar e-mails.

    Portas SMTP:

    465 – Porta SSL, também conhecidas como SMTPS

    587 – Porta TLS, também conhecida como SMTP TLS


ID
3055558
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No serviço de configuração dinâmica de Terminais DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), é possível fazer uma reserva de um endereço IP para um determinado computador. A identificação da reserva considera o

Alternativas
Comentários
  • A reserva é criada associada ao endereço de Hardware da placa de rede, conhecido como MAC-Address. Sendo configurada uma reserva para o Mac-Address da estação, toda vez que a estação for inicializada, entrará em contato com o servidor DHCP e o mesmo verificará se existe uma reserva para aquele Mac-Address da estação.

    Fonte:https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/34979.windows-server-criando-uma-reserva-no-dhcp-e-explicando.aspx


ID
3055561
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A gestão de ativos da organização é essencial para a gestão da segurança da informação, uma vez que o acesso ou o uso inadequado podem gerar prejuízos, não somente no aspecto da segurança da informação, como também do negócio da organização. Na NBR ISO/IEC 27002:2005 são apresentados alguns tipos de ativos, como por exemplo, a Documentação de Sistema que é classificado, na norma, como ativo

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E.

    .

    .

    Item 7.1.1 da versão 2005 da norma, porém removido da versão 2013.

    .

    There are many types of assets, including:

    .

    a) information: databases and data files, contracts and agreements, system documentation, research information, user manuals, training material, operational or support procedures, business continuity plans, fallback arrangements, audit trails, and archived information;

    .

    b) software assets: application software, system software, development tools, and utilities;

    .

    c) physical assets: computer equipment, communications equipment, removable media, and other equipment;

    .

    d) services: computing and communications services, general utilities, e.g. heating, lighting, power, and air-conditioning;

    .

    e) people, and their qualifications, skills, and experience;

    .

    f) intangibles, such as reputation and image of the organization. 


ID
3055564
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No processo de Gestão da Segurança da Informação, a implantação da segurança envolve a adoção de mecanismos para a segurança física. De acordo com a NBR ISO/IEC 27002:2005, uma das formas de prover a segurança física em uma organização é

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda "mecanismos para segurança física", então eliminamos as alternativas A, B e D, pois estas abordam mecanismos voltados para software. Ficamos com as alternativas C e E

    a) Incorreta

    .

    b) Incorreta

    .

    c) CORRETA. ( Seção de Controle: 11. Segurança física e do ambiente; 11.1.1 Perímetro de segurança física )

    .

    d) Incorreta

    .

    e) Incorreta, pois é uma diretriz de implementação do Controle de Acesso (9.4 - ISO 27002:2013) mais precisamente 9.4.2 Procedimentos seguros de entrada no sistema (log-on) 


ID
3055567
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O sistema de Certificação Digital foi introduzido para aumentar a segurança da informação transmitida entre duas organizações, garantindo os aspectos de confidencialidade, autenticidade e confiabilidade. Esse sistema foi proposto em decorrência do problema de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    O sistema de certificado Digital foi introduzido utilizando chaves Assimétricas (uma publica outra privada), para garantir a segurança da informação, a chaves simétricas contendo uma forma só, teriam que ser distribuídas pela própria internet tornando assim uma forma insegura.

    Imagina, você envia por e-mail um arquivo criptografado, e logo em seguida envia a chave, qual a segurança disso?

    De posse da chave o Hacker faz o que quer com os arquivos enviados..


ID
3055570
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Atualmente existem pelo menos dois tipos de implementação de VPNs, o VPN que utiliza o IPSec e o VPN que utiliza o SSL. O técnico em Processamento de Dados do TCE-RS, deve escolher o tipo de VPN a ser utilizado no Tribunal. Para essa escolha, ele deve se basear na seguinte afirmação verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Segue uma fonte que encontrei...

    ENCRYPTION

    Both IPSec and SSL support the use of encryption but use different encryption algorithms. IPSec typically uses 56-bit DES or 112- or 168-bit Triple DES (3DES) encryption. SSL typically uses 40 or 128-bit RC4 encryption. Each of these cryptographic algorithms is similar in that they ensure data privacy over the Internet, but IPSec provides the stronger (3DES) encryption method.

    Fonte: http://www.angelfire.com/indie/sharmapranav/ForThesis/IPSec_vs_SSL_1120_.pdf

  • Os dois modelos mais comuns de implementação VPN atuam em diferentes camadas da arquitetura OSI. O IPSec (Internet Protocol Security) atua na camada de rede, enquanto o SSL (Secure Sockets Layer) atua na camada de aplicações.

    A implementação IPSec foi criada para oferecer conexões ponto-a-ponto permanentes, ligando redes privadas a dispositivos externos ao perímetro da empresa; por exemplo, escritórios remotos.

    Neste caso, a transmissão de pacotes segue uma especificação padrão dentro do cabeçalho TCP/IP, portanto é comum encontrá-lo nos fabricantes e sistemas operacionais.

    Já a implementação SSL foi desenvolvida em face aos desafios da mobilidade. Diferente do IPSec, a VPN SSL não oferece acesso a rede privada. O usuário remoto que utiliza esse tipo de rede tem acesso controlado aos recursos.

    Não há certo ou errado na escolha de sua implementação de rede VPN. O mais importante é entender quais são as reais necessidades de sua equipe para então adotar o modelo mais indicado pelos especialistas.

    Na prática, os dois tipos podem ser utilizados simultaneamente, pois atendem a objetivos distintos.

    Por exemplo, se você precisa manter acesso local permanente (filiais), a implementação IPSec é a mais indicada. No entanto, para ganhar mais controle de acessos por aplicação, o melhor é adotar a implementação SSL, que também mais indicada para acesso de usuários remotos (funcionários em reunião externa, por exemplo).

    Fonte:https://www.blockbit.com/pt-br/2018/12/14/vpn-ipsec-ou-ssl/

  • Gostaria de saber o erro da letra A, pois o IPSec tem modos que podem mudar a autenticação de partes do datagrama ou dele como um todo. No SSL eu não conheço essa variação...

  • Ipsec é atualmente a escolha padrão para VPNs.

    Consegue fornecer autenticação e integridade por meio de AH (Authentication Header) e ainda confidencialidade através de ESP (Encapsultion Security Payload).


ID
3055573
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Instruções: Para responder a questão, considere a seguinte informação:


As contas dos Chefes do Poder Executivo Municipal serão submetidas à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul − TCE-RS, que emite um parecer prévio. O julgamento dessas contas, todavia, cabe ao Poder Legislativo Municipal.  

O TCE-RS emitiu parecer prévio desfavorável às contas de um Prefeito por falhas relativas à gestão fiscal e à aplicação de recursos nas áreas da educação e saúde. Esse parecer somente deixará de prevalecer por decisão de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa B

    Lembre-se:

    Art. 31 da Constituição Federal:

    § 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    § 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

    Obs: Novo instagram com dicas diárias ► @segueoconcurseiro


ID
3055576
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Instruções: Para responder a questão, considere a seguinte informação:


As contas dos Chefes do Poder Executivo Municipal serão submetidas à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul − TCE-RS, que emite um parecer prévio. O julgamento dessas contas, todavia, cabe ao Poder Legislativo Municipal.  

Se a Câmara Municipal desse município julgasse as contas do Prefeito antes mesmo do TCE-RS emitir o parecer prévio conclusivo, este ato seria classificado como

Alternativas

ID
3055579
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Instruções: Para responder a questão, considere a seguinte informação:


As contas dos Chefes do Poder Executivo Municipal serão submetidas à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul − TCE-RS, que emite um parecer prévio. O julgamento dessas contas, todavia, cabe ao Poder Legislativo Municipal.  

Para que o TCE-RS possa exercer sua competência de emitir os pareceres prévios, com base nos trabalhos de fiscalização sob os aspectos contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial, os Chefes do Poder Executivo devem, de acordo com sua Lei Orgânica, obrigatoriamente, prestar contas até

Alternativas

ID
3055582
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O TCE-RS tomou ciência de ato que importou dano ao erário, ocorrido por omissão do administrador de uma autarquia municipal. Após impugnado, este ato estará sujeito à

Alternativas

ID
3055585
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Por meio de uma informação anônima endereçada a uma determinada Prefeitura, foi revelado um esquema fraudulento de licitações. O dever constitucional de comunicação dessa ilegalidade ao TCE-RS é do

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal,

    Gabarito Letra C - O dever Constitucional de comunicar Irregularidades ou Ilegalidades aos Tribunais de Contas cabe ao responsável pelo Controle Interno, consoante art. 74, § 1º da CF88.

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

    § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

    Desistir Não é Uma Opção!


ID
3055588
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional

A Constituição Federal estabelece formas de atuação dos Tribunais de Contas: emissão de parecer prévio; apreciação para fins de registro; julgamento. É ato sujeito à apreciação para fins de registro pelo TCE-RS:

Alternativas

ID
3055591
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

A realização de auditoria de natureza contábil por parte do TCE-RS em fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público pode ser feita por iniciativa

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA D

    Fonte: Constituição do Estado do RS

    Art. 71. O controle externo, a cargo da Assembléia Legislativa, será exercido com auxí­lio do Tribunal de Contas, ao qual compete, além das atribuições previstas nos arts. 71 e 96 da Constituição Federal, adaptados ao Estado, emitir parecer prévio sobre as contas que os Prefeitos Municipais devem prestar anualmente. 

    =======

    Fonte: Constituição Federal

    "Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

    II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;

    IV - realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II;" 


ID
3055594
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais e os Ministros do Tribunal de Contas da União têm, respectivamente, as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos

Alternativas
Comentários
  • Art. 73, § 3° Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça...

  • GABA A

    Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais>>>Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. dos

    Ministros do Tribunal de Contas da União>> Ministros do Superior Tribunal de Justiça. (STJ)

  • GABARITO LETRA A

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96.

    § 3° Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40.  

  • em relação aos ministros do TCU todo mundo sabe que terão as prerrogativas dos Ministros do STJ. quero saber aonde está o amparo legal para dizer que os conselheiros do TCE tem prerrogativas dos desembargadores do TJ respectivo.

  • Explicando a letra A:

     Art. 75. As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

    Parágrafo único. As Constituições estaduais disporão sobre os Tribunais de Contas respectivos, que serão integrados por sete Conselheiros.

    § 3° Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40.

    Cabe uma interpretação doutrinária:

    Ministro TCU (federal) ----------> Ministro STJ (federal)

    Conselheiro TCE (estadual) ---------------> Desembargador (estadual)

    Visto que um ministro do STJ é um juiz federal, enquanto que Desembargador é um juiz (2ª instância) estadual

    EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE:

    Tribunal = juiz

    Então membro de TC goza das mesmas coisas que um juiz.

    Ficou confuso? Talvez. Mas na minha cabeça fez sentido kkkkkkk

  • anulada Desembargador dos trfs!!!

  • Dos sete conselheiros que integram o Pleno, três são escolhidos pelo governador do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, sendo dois, alternadamente, dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao TCE. A escolha dos outros quatro cabe à Al. Só serão nomeados brasileiros com mais de 35 anos e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e que tenham exercido, por mais de dez anos, função pública ou atividade profissional que exija tais conhecimentos.

    Os conselheiros são agentes políticos, têm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, mandato vitalício e não podem dedicar-se à atividade político-partidária.

    FONTE: SITE DO TCE/SC

  • A questão exige conhecimento acerca do Tribunal de Contas e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante aos Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais e os Ministros do Tribunal de Contas da União têm, respectivamente, as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos...

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 74, § 3º, CF, que preceitua:

    Art. 74, § 3° Os Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto à aposentadoria e pensão, as normas constantes do art. 40.  

    Portanto, os Ministros do TCU têm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do STJ e, por simetria, os Conselheiros dos Tribunais têm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.

    Gabarito: A


ID
3055597
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Na eventualidade de um Auditor Substituto de Conselheiro do TCE-RS cometer um crime de responsabilidade, ele será processado e julgado, originariamente, pelo

Alternativas

ID
3055600
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

A competência para a criação, transferência de sede ou extinção de unidade de trabalho do TCE-RS é

Alternativas

ID
3055603
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O TCE-RS pode ser dividido em Câmaras, que devem sempre ser presididas por um Conselheiro. Excepcionalmente, na sessão em que ocorrer hipótese de vacância de cargo, ausência, férias ou impedimento dos Conselheiros, a Câmara poderá ser presidida por Auditor Substituto de Conselheiro que estiver em substituição a Conselheiro. Essa Substituição será em caráter

Alternativas

ID
3055606
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

São matérias afetas aos trabalhos do TCE-RS: expedir recomendações sobre programas de informatização do Tribunal; determinar a realização de inspeções especiais; relatar, no Tribunal Pleno, matérias de natureza administrativa. Esses atos são de competência, respectivamente, do

Alternativas

ID
3055609
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

É regra atinente ao Ministério Público junto ao TCE-RS:

Alternativas

ID
3055612
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Os Auditores Substitutos de Conselheiros do TCE-RS

Alternativas

ID
3055615
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Uma das formas do procurador da parte interessada intervir no processo do TCE-RS é mediante solicitação de sustentação oral perante o Tribunal Pleno ou as Câmaras. Uma vez concedida, o uso da palavra poderá ser feito pelo prazo de

Alternativas

ID
3055618
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

As sessões do TCE-RS podem ser ordinárias, extraordinárias, especiais ou administrativas. A emissão de parecer prévio sobre as contas do Governador e a posse de Conselheiro são atos que ocorrem, respectivamente, em sessões

Alternativas

ID
3055621
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Faz parte do conteúdo mínimo dos relatórios e parecer prévio das contas do Governador a análise

Alternativas
Comentários
  • Realmente não faz o menor sentido kkk


ID
3055624
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O recurso de embargos

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere ao regime interno do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, o qual preceitua:

    Art. 157 – Da decisão proferida em Juízo Singular ou por Câmara poderá ser interposto, uma única vez, recurso de embargos perante o Tribunal Pleno, devidamente fundamentado. (A redação do caput deste artigo foi alterada pela Resolução nº 689/2004, de 24-11-2004, publicada no DOE de 01-12-2004.)

    Parágrafo único. O recurso será interposto no prazo de trinta dias e terá efeito suspensivo, salvo na hipótese de se reportar à decisão definitiva que tenha confirmado a medida acautelatória de que trata o inciso XIII do art. 48. (A redação deste parágrafo foi alterada pela Resolução nº 758/2006, de 22-11-2006, publicada no DOE de 29-11-2006.)

  • ???????

  • Meme da Nazaré confusa

  • Esta questão não foi corretamente classificada!

  • Nossa, péssimo.

  • Classificação da questão está MUITO equivocada.

    QC confundiu nossa cabeça.

  • HERMIONE SE SENTINDO HARRY NA AULA DE POÇÕES.

    QUE EMBARGOS, PROFESSOR SNAPE?!

  • Nossa, se não fosse a explicação do comentário do "Giulian Salvador", jamais teria entendido, por favor arrume essa questão QCconcursos, está mal classificada e, constando em assunto distinto ao tema da questão, coloque o regimento interno correto que diz respeito ao concurso da questão, pois confundiu e, nos faz perdeu um baita tempo.


ID
3055627
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Uma decisão do TCE-RS, já transitada em julgado, conteve erro de cálculo. Nesse caso, é cabível a proposição de

Alternativas

ID
3055630
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O Regimento Interno do TCE-RS pode ser emendado mediante proposta de iniciativa

Alternativas