SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Santa Luzia - MG - Professor de Educação Básica - PEB III Matemática


ID
3035815
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior. (art 21)

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos (5 anos) de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade. (Art 29.)

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) ( 9 anos) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão. (art. 32)

    D) (CERTO - art 35)

  • Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.          (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

     

    FONTE : LDB

  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente (NÃO HÁ ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA), pelo Ensino Superior.

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (5) (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade.

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (9) (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão.

    D) CORRETO


ID
3035818
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • Art 61.

    Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:         

    I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;            

    II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;          

    III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.         

  • A) ART 61. I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho (CERTO)

    B) Art 61. II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço (CERTO)

    C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica (ERRADO - Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.)

    D) Art 61. III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (CERTO)

  • Gabarito (C)

    Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica;

    MOTIVO DO ERRO, pois, conforme o artigo 62, a regra é a formação em nível superior, em curso de licenciatura plena. Porém, foi apresentada a exceção, a própria lei admite o docente com formação em nível médio, na modalidade normal, para dar aula na educação infantil (creche e pré-escola) e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Ou seja, conclui-se que, a obrigatoriedade de nível superior, na educação básica, é somente para o 6º ao 9º ano e os 3 anos do ensino médio.

    FONTE:

    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035821
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

COLUNA I

1. Educação Básica

2. Educação Superior

3. Educação não formal

4. Educação e mídia

COLUNA II

( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.

( ) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos.

( ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.

( ) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.

( ) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

    COLUNA I

    2. Educação Superior

    2. Educação Superior

    3. Educação não formal

    4. Educação e mídia

    COLUNA II

    ( 3) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação. 3. Educação não formal

    (1) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos. 1. Educação Básica

    ( 2 ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos. 2. Educação Superior

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 2. Educação Superior

    ( 4) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação. 4. Educação e mídia

  • Só corrigindo o amigo.

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.  1. Educação Básica

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.

II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.

III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.

IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

Essa Resolução prevê o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 4º A Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se às seguintes dimensões:

    IV - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;

  • O problema da questão está na palavra PRIORITARIAMENTE que aparece no item II, sendo que, no artigo 7 da norma apresenta mais de uma forma. Art. 7º A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer das seguintes formas: I - pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II - como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III - de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade. Sendo assim o item II é o único incorreto. Gabarito: D
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035827
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no Art. 53, que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” (BRASIL, 1990).

São direitos da criança e adolescente previstos no referido artigo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com o "ECA", lei 8069/90:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.  (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • exceto , não entendi a pergunta !

  • Letra B - é garantido o Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

  • ECA, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; LETRA A

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; LETRA C

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; LETRA D

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (OLHA AÍ O ERRO DA LETRA B),garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.             

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    Acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.- art.53 V- acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Direito de ser respeitado por seus educadores.

    Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • Se for pela prática, erra! hahahaha

  • mas a pergunta diz "exceto" então B estaria errada pois ela estaria certa somente se não tivesse esse "exceto"

  • Atenção para o enunciado da questão que traga o referido tema, pois, de acordo com a jurisprudência do STJ, o direito previsto inciso V do art. 53 NÃO é um direito absoluto, vejam:

    "RECURSO ESPECIAL – MATRÍCULA EM ESTABELECIMENTO PÚBLICO DE ENSINO – CRITÉRIO DE GEORREFERENCIAMENTO – PONDERAÇÃO – INTERPRETAÇÃO LÓGICO-SISTEMÁTICA – VIOLAÇÃO DO ART. 53, I E V, DA LEI 8.069/90 – INOCORRÊNCIA.

    1. O simples desacolhimento da tese defendida pela recorrente não se confunde com a negativa de prestação jurisdicional.

    2. O inciso V do art. 53 da Lei 8.069/90 prevê o direito de o aluno (criança ou adolescente) estudar em escola próxima de sua residência, evitando deslocamento de longas distâncias para acesso à educação pública e gratuita.

    3. A regra não constitui uma imposição e sim uma possibilidade, subordinada ao interesse maior de facilitar o acesso à educação.

    4. No caso dos autos, as instâncias ordinárias consideraram que a manutenção da aluna na escola já frequentada em anos anteriores mostrava-se mais benéfica do que a transferência para atender à regra da aproximação.

    5. Recurso especial não provido."

    Como a questão cobrou a literalidade do referido artigo, o gabarito é mesmo a LETRA B.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (alternativa C)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa D)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra B: acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.

    Em verdade, o que esse dispositivo prevê é o direito de acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Gabarito: B

  • engraçado que na prova de Auxiliar Educacional o gabarito oficial manteve-se como D.


ID
3035830
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tipifica as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A esse respeito, caracteriza-se por modalidade da violência psicológica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei 11340,

    Art. 7º. São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    ...

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: letra C

    Formas de violência doméstica

    Física - qualquer ato que agride a integridade corporal;

    Psicológica - qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc.

    Sexual - qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, praticar, participar de relação sexual de que não deseja, ou que a force à gravidez, ao matrimônio, ao aborto, à prostituição etc.

    Patrimonial - qualquer conduta que se constitua em subtração, retenção, destruição ou inutilização de seus bens.

    Moral - qualquer conduta que prejudique o respeito que a mulher tem na sociedade. Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GAB: C

    pois trata da violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • art 7º

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria

    GB C

    PMGOOO

  • Por mais que eu tenha acertado não concordo com o gabarito, pois o lei configura a violência psicológica como: "qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc."

    Ser vítima de qualquer dos crimes contra a honra pode gerar esses danos...

  • Caberia recurso.

    LETRA A

  • Leia atentamente... se ligue nos detalhes.

  • calunia difamação e injuria caracteriza violência moral.

  • A - Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima - violência psicológica

    B - Qualquer conduta que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões - violência psicológica

    C - Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria - violência moral - GABARITO

    D - Qualquer conduta que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento - violência psicológica

  • GAB [C] AS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    #ESTABILIDADESIM !

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, vejamos:


    1 - Violência Física: Segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal".


    2 - Violência Patrimonial: Segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades".


    3 - Violência Psicológica: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência psicológica é aquela “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação".


    4 - Violência Sexual: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos".


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    a) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    b) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    c) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    d) a concessão das medidas protetivas pelo Juiz de ofício ou mediante representação do Delegado de Polícia, requerimento do Ministério Público, da ofendida, podendo ser concedidas de imediato, sem audiência das partes ou de manifestação do Ministério Público.    

    A) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima (...)"

    B) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões (...)".


    C) CORRETA (a alternativa): a presente afirmativa traz formas de violência moral e não psicológica prevista, conforme no artigo 7º, V, da lei 11.340: “a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria".


    D) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento (...)".


    Resposta: C


    DICA: Leia sempre os comentários e os artigos de lei citados, mesmo que você tenha entendido a questão vá até o artigo citado e faça a leitura, pois ajuda na memorização da matéria.



  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física

    entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal

    II - a violência psicológica

    entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação

    III - a violência sexual

    entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos

    IV - a violência patrimonial

    entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades

    V - a violência moral

    entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: c No geral das 5 formas de violência a mulher, a psicológica e a moral são as mais fáceis de confundir. Faço por exclusão, pois na moral está ligada aos crimes contra a Honra, caso não configure, será violência psicológica.

ID
3035833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisadas no Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012:

    >>> O conceito de quilombo incorpora também as comunidades quilombolas que ocupam áreas urbanas, ultrapassando a ideia de que essas se restringem ao meio rural. Diferentemente dos quilombos de resistência à escravatura ou de rompimento com o regime dominante, como o de Palmares, que se situavam em locais distantes das sedes de províncias, com visão estratégica para se proteger das invasões dos adeptos da Coroa, existiram os chamados ?quilombos urbanos?, que se localizavam bem próximos das cidades, com casas de p au a pique, construídas com barro e pequenos troncos de árvores. Plantadas em clareiras na mata, as casas eram rodeadas pela criação de cabras, galinhas, porcos e animais de estimação.

    ? Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3035836
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.

( ) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.

( ) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana.

( ) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. 

    Art. 2° 

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. 

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

    Art. 3°

    § 2° As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares

    § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. 


ID
3035839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, os sistemas de ensino, além dos princípios e diretrizes que orientam a Educação Básica no País, observarão, no processo de normatização complementar da formação de professores para o exercício da docência nas escolas do campo, os seguintes componentes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia= moderação ou ato de poupar...

    D) Parcimônia na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

    Substituindo:

    Moderação na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

  • Que banca preguiçosa

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3035842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Tendo em vista as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação do campo abrange a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio e a educação profissional técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio.

II. A educação do campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas.

III. A educação do campo deverá atender, no ensino regular e preferentemente, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental em idade própria.

IV. A organização e o funcionamento das escolas do campo respeitarão as diferenças entre as populações atendidas quanto à sua atividade econômica, seu estilo de vida, sua cultura e suas tradições.

Essas diretrizes preveem o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • No item III ele misturou educação especial com alunos que não terminaram na idade própria.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035845
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Conforme apresentado no Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, “[...] a visão de currículo proposta por Moreira e Candau (2007) presente no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica” (BRASIL, 2015, p. 14) defende determinados aspectos.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que não se tem esses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035848
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização escolar por ciclos surge em contraposição ao sistema de seriação que se baseia na estruturação rígida de uma sequência de conteúdos, distribuídos ao longo do tempo, em blocos estanques e cumulativos.

II. O pressuposto da homogeneidade de ritmos de aprendizagem no sistema seriado implicou formas de avaliação que culpabilizam individualmente o sujeito ou seu meio social pelo fracasso escolar.

III. A organização das redes de ensino por ciclos de aprendizagem pressupõe a disciplinaridade como uma estratégia de organização do ensino por meio da separação e posterior integração didática dos conteúdos escolares.

IV. A organização escolar por ciclos considera a sala de aula como espaço preferencial de aprendizagem, uma vez que é o local que melhor propicia a dinamização das interações e a mobilização da vontade de conhecer das crianças.

Ao abordar os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, o Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) afirma o que está expresso em

Alternativas
Comentários
  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme explicitado por Vasconcelos (2003) e corroborado pela perspectiva da avaliação no contexto de um currículo inclusivo (BRASIL, 2015), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = B

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

  •  A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

    Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • B.Corretíssima.

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

    Falou de inclusão, lembre-se de aspectos formativos Processuais e contínuos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035854
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 1.474, de 10 de dezembro de 1991, que contém o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Luzia, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são penalidades disciplinares, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 2.644, de 29 de março de 2006, dispõe sobre a reorganização do regime de previdência dos servidores públicos do município de Santa Luzia.

Tendo em vista as regulamentações apresentadas por essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3035860
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São objetivos considerados prioritários para o município de Santa Luzia, conforme disposto pela Lei Orgânica do Município (2004), exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
3035863
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia (2012), analise as atribuições a seguir.

I. Diretor escolar I e II e coordenador escolar: administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.

II. Vice-diretor escolar I e II: controlar a frequência do corpo docente e administrativo, encaminhando relatório ao diretor para as providências.

III. Supervisor pedagógico: coordenar a elaboração do currículo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar.

IV. Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (PEB I e PEB II): estimular a participação dos alunos no processo educativo e comprometer-se com a eficiência dos instrumentos essenciais para o aprendizado: leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas.

Apresentam correta e respectivamente atribuições dos profissionais da educação desse município

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3035866
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • n e so consultiva e deliberativa e sim fiscalizadora e mobilizadora

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3035869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia, dispostos na Lei nº 2.819, de 7 de abril de 2008, analise os objetivos a seguir.

I. Motivar o titular de cargo de carreira efetivo ao aprimoramento no cumprimento de suas atribuições.

II. Mensurar o desempenho, de forma justa e criteriosa, com base em fatores considerados relevantes para o exercício funcional.

III. Fornecer subsídios para aprovação no estágio probatório, para desenvolvimento na carreira e para eventual processo de exoneração.

IV. Identificar necessidades de treinamento e capacitação.

Segundo essa lei, a avaliação periódica de desempenho tem por objetivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
3035872
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.

São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

  • A alternativa C corresponde à diretriz 17 do eixo orientador IV que fala sobre a Segurança pública, acesso a justiça e combate à violência. E também é a única das alternativas que não traz algo relacionado a educação ou cultura.

  • V – Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    ALTERNATIVA (A) - CORRETA:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    ALTERNATIVA (B) - CORRETA:

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    ALTERNATIVA (C) - CORRETA

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

    IV – Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: 

    (...)

    ALTERNATIVA (D) - INCORRETA:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    a) Diretriz 11: Democratização e modernização do sistema de segurança pública;

    b) Diretriz 12: Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal;

    c) Diretriz 13: Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos;

    d) Diretriz 14: Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária;

    e) Diretriz 15: Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    f) Diretriz 16: Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; e

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

    V - Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos; e

    GAB - C

  • Para quem ta procurando um mnemônico das Diretrizes do Eixo IV, relativo à Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

    Acertei pelo fato da letra C ser a única que não fala sobre educação.

  • Bem no início da questão é afirmado que possui 5 eixos, só que no decreto possui 6. Acho que o examinador tava com presa em elaborar essa questão

  • Copiou da MS CONCURSOS...

    GAB C. Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos. (pertence ao eixo IV - Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:)

  • Gabarito: C.

    Só parar e considerar que é o único item localizado no Eixo Educacional/Cultural que não se relaciona diretamente com esses assuntos.

  • GABARITO: C

    Perceba que a única alternativa que não trata sobre "Educação e Cultura dos Direitos Humanos" é a "C".

    A alternativa C nos passa uma ideia de efetivação, agilidade, ou acesso dos direitos humanos... Já vi uma questão parecida com essa..

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GAB C

    Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • EXCEEEEEETOOO

    EXCEEEEEETOO

    EXCETEETOOOO

    E-X-C-E TOOOOOOOKKKKK

  • Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos

    O que sistema de justiça tem haver com educação?

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

  • nem sabia, respondi por interpretação pura e acertei. A alternativa C era a unica que não citava algo sobre educação ou cultura.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Temos que memorizar todas as diretrizes, OE, e ações estratégicas? Tá osso.

  • Mais que "cinco eixos" gente, são "seis eixos". Banca viajou. É interessante este decreto, melhor do que ler sobre o Plano Nacional de Segurança Pública de Defesa social. Aquilo é chato demais, misericórdia!

  • O que tá acontecendo com essas bancas???
  • da pra matar a questão olhando as palavras chave.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Justiça = Segurança

  • pessoal gravar tudo desse decreto é muito complicado. o macete pra maiorias das questões é prestar atenção nas palavras chaves.

    nesse mesmo pediu a que era a errada , então a que não tinha a palavra chave educação é a resposta.

    se pedisse a correta eu ia marcar a que tinha uma palavra chave.

    DEUS É CONTIGO.

  • (UM BIZU PARA TODOS VOCES QUE REALMENTE ESTUDAM.)

    NO: EIXO ORIENTADOR V: EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

    TODAS AS DIRETRIZES DEVEM VIR COM A PALAVRA DIREITO HUMANOS.

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em DIREITOS HUMANOS para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos DIREITOS HUMANOS nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos DIREITOS HUMANOS;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em DIREITOS HUMANOS no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em DIREITOS HUMANOS; e

    EIXO SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS? TODAS DIRETRIZES VEM COM A PALAVRA DIREITOS HUMANOS


ID
3875419
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Observe as sentenças a seguir, considerando que x e a pertencem ao conjunto dos números Reais, e são diferentes de zero.


I. √x2 = +x

II. x2 = a2 ⇌ x = a

III. x2 - a2 = (x-a) (x+a)


Em relação às sentenças anteriores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo esse gabarito, pois:

    O item I está errado, pois √x^2 = x, porque se cancela a raiz com o expoente, resultando em x, e não ±x;

    O item II está certo, pois x^2=a^2 é igual a x=√a^2; cancela-se a raiz com expoente e fica x=a

    O item III, x^2 - a^2 = (x-a)(x+a), está certo, pois (x-a)(x+a) = x^2+ax-ax-a^2 = x^2-a^2.

    Letra C

  • Na minha opinião, o gabarito está errado. o item I está certo. por exemplo, as raizes reais de 4 sao 2 e -2. o item II está errado, podemos usar o mesmo exemplo do item 1 pora provar. o item III também está correto, é um dos produtos notáveis.
  • I está errado, pois √x^2 = x, porque se cancela a raiz com o expoente, resultando em x, e não ±x;

    II está errado, pois pegamos o exemplo de x=-3 e a=3;

    III está certo, pois essa é a regra do produto notável (qualquer coisa é só abrir esse produto e você vai ver que é de fato uma igualdade.

  • Gabarito está incorreto, o item I está certo o II errado e o III certo. não existe isso de cancelar raiz com expoente

    é  √x^2 = |x| que por sua vez é |x| = -x ou +x

    O II está incorreto por motivos óbvios


ID
3875422
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

De acordo com Luiz Roberto Dante, em sua obra Didática da resolução de problemas de Matemática, publicada em 2003, são características de um bom problema, exceto:

Alternativas

ID
3875425
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um casamento, o celebrante, ao discursar sobre a importância da amizade, pediu que levantassem a mão, na plateia de 250 pessoas, aquelas que se consideravam amigos fiéis da noiva. 190 pessoas o fizeram. Em seguida, ele solicitou que os presentes que se consideravam amigos fiéis do noivo levantassem a mão, o que foi feito por 140 pessoas. 20 pessoas não se manifestaram em nenhuma das duas perguntas.

Escolhendo ao acaso uma pessoa, entre as que se consideram amigas fiéis da noiva, qual é a probabilidade de que ela também se considere amiga fiel do noivo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(B)

    Primeiro achei a interseção(fiéis ao noivo e à noiva).

    Somamos 190(fiéis à noiva) + 140(fiéis ao noivo) + 20(nenhum dos dois) = 350

    O que passou do total de 250 será a interseção: 350 - 250 = 100

    Fiéis aos dois => 100

    Fiel somente à noiva => 190 - 100 = 90 pessoas

    Fiel somente ao noivo => 140 - 100 = 40 pessoas

    Probabilidade = favorável / possível

    favorável = ser fiel aos dois => 100

    possível = estar entre os que se consideram fiéis à noiva => 190

    P = 100/190

    P = 10/19

  • Amostra total = 250 - 20 (20 pessoas não se manifestaram)

    A = 190

    B = 140

    A∩B = 140 + 190 - 230 = 100

    Então, 100 pessoas são amigos do noivo/noiva.

    Como 190 é o total de amigos fiéis da noiva, a probabilidade de ser dos dois é 100/190

    P = 10/19

    Gabarito: B

    Bônus: 190 amigos "fieis" da noiva e apenas 140 "fiéis" do noivo... Abre o olho noivo!

  • Questão que conjuga noções de probabilidade e conjuntos. Vejamos:

    1º -> o que a questão quer saber? a probabilidade de, dentre as que se consideram amigas fiéis da noiva, a escolhida ser também amiga do noivo.

    2º ->o que ela quer/total

    3º -> pra sabermos o nº das amigas fieis a ambos os noivos, temos que descobrir a interseção, que é 100/190

    4º -> 100/190 = 10/19

    Mas, para simplificar, analisando as alternativas, você não precisava fazer a interseção. Apenas bastava saber o total de amigas da noiva, que é 190(a própria questão nos fornece). Assim, dentre as assertivas, a única correta seria, innevitavelmente, a B, pois é a única que apresenta o 19 em seu denominador.

    Bons estudos!

  • Total - 250

    F. Noiva - 190

    F. Noivo - 140

    Infiéis - 20

    Interseção entre Noivo e Noiva - X

    Agora montamos a Equação => 190 + 140 + 20 - X = 250 => 350 - X = 250 => X = 350 - 250 = 100.

    P = n/T = P = 100/190 = 10/19.

  • A = Fiéis à noiva

    B = Fiéis ao noivo

    P(A U B) = P(A) + P (B) - P (A ∩ B)

    230= 190 + 140 - P (A ∩ B)

    230 =330 - P (A ∩ B)

    P (A ∩ B)= 330 - 230

    P (A ∩ B) = 100

    P = QUERO/TOTAL

    P = 100/190

    P = 10/19


ID
3875428
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se todos os anagramas da palavra PUREZA forem colocados em ordem alfabética, qual será a posição ocupada pela própria palavra PUREZA?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Resolução

    Você precisa, primeiramente, saber quantos anagramas existem com cada uma das letras antes do P:

    Com a letra A -> Permutação simples de 5 = 5.4.3.2.1 = 120

    Com a letra E -> 120

    Logo, existem 240 anagramas antes de começar a letra P.

    Nessa etapa, há duas formas de resolver.

    - A primeira é perceber que o número de anagramas começando com P são 120. Logo, o maior valor possível para a ordem da palavra PUREZA seria 360 (240+120). Logo, você pode descartar todos os valores acima de 360, já chegando a resposta, alternativa A.

    - Se você faz questão de chegar no resultado, você precisa contar agora os anagramas que começam com as combinações antes da procurada:

    PA -> 4.3.2.1 = 24

    PE -> 24

    PR -> 24

    PUA -> 3.2.1 = 6

    PUE -> 6

    PURA -> 2

    PUREAZ -> 1

    Logo, temos 120+120+24+24+24+6+6+2+1 = 240+72+12+2+1 = 240+87 = 327 possibilidades anteriores.

    Logo, a palavra pureza é a 328a palavra na ordem alfabética.

  • SOCORRO...

  • segura na mão de deus..kk

  • Aí vc descobre o 720 e vai na fome

  • Número total de anagramas = Permutação de 6 = 6! = 720.

    Colocando as letras em ordem alfabética = A E P R U Z.

    Então:

    1) Fixa a letra Z , permuta 5 = 5! = 120 anagramas.

    2) Fixa a letra U , permuta 5 = 5! = 120 anagramas.

    3) Fixa a letra R , permuta 5 = 5! = 120 anagramas.

    Logo, tem pelo menos 360 anagramas depois da letra P.

    A única alternativa que tem valores menores que (720-360= 360) é a alternativa A.

  • Maneira que fiz:

    Coloquei as letras em ordem alfabética:

    A ...

    E...

    P...

    R...

    U...

    Z...

    Qual o total de possibilidades: 6! = 720

    Qual é a metade de 720??? 360

    Seguindo a lógica da ordem alfabética o número 360 estaria entre P e R.

    As assertivas da B,C e D tem número maiores que ultrapassa 360.

  • Vou tentar explicar minha compreensão.

    Colocando as palavras em ordem temos:

    A ...

    E...

    P...

    R...

    U...

    Z...

    No entanto, devemos lembrar que a questão quer a posição da palavra pureza. O "P" está na terceira posição.

    Agora, vamos as contas.

    PUREZA 6! = 720

    720 /6 = 120

    6 é pq temos 6 letras, logo cada letra equivale a 120.

    Lembra,que o P estava na 3° posição?

    então, 120 * 3 = 360.

    Sendo assim, por proximidade marcamos a letra A

  • EU HEIN

  • Pra que isso, gente?

  • Letra A

    Respondi por eliminação.

    1 - Primeiro vamos ordenar os anagramas de acordo com cada letra:

    A, _,_,_,_,_

    E,_,_,_,_,_

    P,_,_,_,_,_

    R ,_,_,_,_,_

    U ,_,_,_,_,_

    Z ,_,_,_,_,_

    2 - Agora vamos descobrir quantas palavras podemos fazer começando com cada letra dessa:

    A, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com A

    E, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com E

    P, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com P

    R, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com R

    U,5x4x3x2 -> 120 palavras começando com U

    Z,5x4x3x2 -> 120 palavras começando com Z

    3 - Agora que já sabemos quantos anagramas da para formar ordenados, vamos descobrir as posições:

    A, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com A -> ou seja a ULTIMA PALAVRA que começa com A está na POSIÇÃO 120

    E, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com E -> a ULTIMA PALAVRA que começa com E está na POSIÇÃO 240, pois as primeiras 120 posições foram usadas pelos anagramas que começam com A

    P, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com P -> a POSIÇÃO da palavra PUREZA está entre 241 e 360

    R, 5x4x3x2 -> 120 palavras começando com R - > a PRIMEIRA PALAVRA que começa com R está na POSIÇÃO 361

    Logo a única alternativa que possui um valor acima de 241 e abaixo de 361 é a letra A

  • Essa só apelando pra Santa Rita

  • PUREZA. 6 letras. em relação a números, isso é tudo que sei sobre a palavra hahahaha


ID
3875431
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere os conjuntos reais a seguir.


A = { x ∈ R / x2 < 5 }

B = { x ∈ R / -2 < x < 2 }


Em relação aos conjuntos A e B, definidos anteriormente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI O PORQUÊ DA LETRA B SER O GABARITO

    A = { x ∈ R / x2 < 5 }

    B = { x ∈ R / -2 < x < 2 } tem em B e não tem em A B-A={ -2 < x <2}

    Alternativa A) A ∩ B ≠ B seria a correta, A ∩ B= { x ∈ R / }. Sendo assim, diferente de B.

  • A = {x pertence aos reais tal que x ao quadrado é menor que 5}

    A = {...,-1,0,1,2}

    B = {x pertence aos reais tal que x é maior que -2 e menor que 2}

    B = {-1,0,1}

    Resolvendo:

    A = {...,-1,0,1,2}

    B = {-1,0,1}

    B - A = { } <- Conjunto vázio

  • A = { x ∈ R / x< 5 }

    A = {-2, -1, 0, 1, 2}

    B = { x ∈ R / -2 < x < 2 }

    B = {-2, -1, 0, 1, 2}

    B - A = { } Lê-se: Todo B menos A, como os elementos são Iguais, então, o Conjunto B menos o conjunto A será 0, ou seja, um conjunto vazio

  • Também marquei letra A) . No meu ponto de vista seria a resposta correta.

  • Na Letra A está errado pois a interseção do A com B é o próprio B, pra estar correto teria que ser , A ∩ B= B, pois B está contido em A.

  • Não concordo com nenhuma alternativa. Se X pertencesse aos números inteiros, eu concordava com a letra B.


ID
3875434
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual é o valor de z, na sentença a seguir?


z = sen 780º – sen 1 260º + cos 480º – cos 60º

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, devemos subtrair as voltas inteiras de cada arco e trabalhar somente com o que sobrou.

    sen780° = (2.360° + 60°) = sen60°

    sen(1260° = sen(3.360° + 180°) = sen 180°

    cos480° = cos(1.360° + 120°) = cos120° = -cos(180° - 120°) = - cos60°

    OBS. 120° ∈ ao 2° quadrante onde o cosseno é negativo, devemos reduzir ao 1° quadrante, fazendo 180° 120° = 60°, por isso, -cos60°

    Z = sen60° -sen180°- cos60° - cos60°

    Z = √3/2 - 0 -1/2 - 1/2

    Z = √3/2 - 1

  • Gabarito errado. A correta seria a letra B.

  • Reduzindo os arcos apresentados aos quatro quadrantes no ciclo trigonométrico, teremos:

    Sen 780° = Sen 60° = v 3 /2

    Sen 1260° = Sen 180° = 0

    Cos 480° = Cos 120° = -1/2

    Cos 60° = Sen 30° = 1/2

    Substituindo os números na expressão apresentada, teremos:

    Z = V 3 /2 - 0 -1/2 - 1/2 ;

    Z= V 3 /2 - 1;

    Z = V 3 - 2 / 2

    GABARITO: A

  • As respostas deveriam estar digitadas assim:( podem conferir na prova original do concurso q esta na internet):

    A) (-2+\/3)2

    B) (-1+\/3)/2

    C) (1+\/3)/2

    D) (2+\/3)/2

    Todos os numeradores das quatro alternativas estão sendo divididos por 2. Do jeito q esta digitado aqui no site induz a gente ao erro.

    Portanto o gabarito e A).


ID
3875437
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O trecho “Um processo que, sob certa ótica, pode ser considerado um processo artístico. Além de conhecimento matemático,demanda boa dose de intuição e criatividade para interpretar o contexto, saber discernir que conteúdo matemático melhor se adapta e também ter senso lúdico para jogar com as variáveis envolvidas.” (BIEMBUNGT; HEIN, 2009) é uma caracterização acerca da

Alternativas

ID
3875440
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a função f(x) = 4x2 – 4.

Qual é a soma das coordenadas das raízes de f(x + 3)?

Alternativas
Comentários
  • F(x+3)=4(X+3)^2 - 4

    Y=x^2+24x+32

    -B/A=-6/1 = -6

  • y= 4(x+3)² - 4

    y= 4(x² + 6x + 9) - 4

    y= 4x² + 24x + 32

    delta= 24² - 4 . 4 . 32

    delta= 576 - 512

    delta= 64

    Agora joga em Bháskara:

    -24+-8/2.4

    X1= -16/8 --- X1= -2

    X2= -32/8 --- X2= -4

    Soma das raízes:

    -2 + (-4)

    = -6

    Alternativa A

  • De um modo bem fácil e prático para concursos sem utilizar Bhaskara. Para nós, concurseiros, o tempo é precioso.

    Polinômio: f(x) = 4x² – 4.

    Ele pede a soma das raízes quando f(x + 3).

    Basta substituir no polinômio:

    f(x) = 4x² – 4.

    f(x+3) = 4.(x+3)² – 4.

    f(x+3) = 4(x² + 6x + 9) – 4.

    f(x+3) = 4x² + 24x + 36 - 4

    f(x+3) = 4x² + 24x + 32

    Temos os seguintes valores dos coeficientes dessa equação:

    a) 4 b) 24 c) 32

    A fórmula para se determinar a soma (S) das raízes é a seguinte:

    S = -b/a

    S = -24/4

    S = - 6

    Resposta: Alternativa A (- 6)

    Lembre-se que o formato de uma equação do segundo grau é a seguinte:

    ax² + bc + c = 0

    Foi daqui que saíram os valores dos coeficientes.

    A título de curiosidade, se o exercício pedisse o produto (P) ente as duas raízes temos a seguinte fórmula:

    P = c/a

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3875446
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cidadão de Lindo Horizonte foi registrado com dois nomes próprios e quatro sobrenomes de família, totalizando seis nomes. Como seu nome era grande, ele abreviava alguns destes, conforme necessário. No entanto, ele nunca abreviava o primeiro nome próprio nem o último sobrenome.


De quantas maneiras distintas esse cidadão podia escrever o seu nome completo, considerando as diferentes formas de abreviá-lo?

Alternativas
Comentários
  • 1x2x2x2x1

    Já que ele não abrevia o primeiro nem o ultimo nome/sobrenome então é uma possibilidade. Entretanto, os demais nomes e sobrenomes ele abrevia. Desse modo, 2 possibilidades.

    16 maneiras, possíveis.

    Qualquer equivoco, comunique.

  • Ouve um equivaco

  • kkkkkkkkkk

  • Temos seis alternativas:

    2 nomes próprios; e

    4 sobrenomes.

    O formato seria desse modo:

    Próprio-___-___-___-___-Sobrenome

    Um nome próprio e um sobrenome já são fixos. Portanto, o que nos resta são 4 espaços para serem inseridos três sobrenomes e um nome próprio, totalizando 4 (também). Com isso, basta fazer o produto entre eles:

    4x4 = 16 formas distintas

    Alternativa B - 16

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3875449
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um relógio de ponteiros tradicional está perfeitamente ajustado. Em certo momento do dia, o ponteiro dos minutos aponta para o número 4, enquanto o menor ângulo formado entre os ponteiros das horas e dos minutos mede 100°. Pedro tem um compromisso às 9h.

Ao consultar o relógio, que se encontra como descrito, quanto tempo Pedro percebe que tem até o horário de seu compromisso?

Alternativas
Comentários
  • ''enquanto o menor ângulo formado entre os ponteiros das horas e dos minutos mede 100°''.

    não compreendi o enunciado. Contudo, olhando para as alternativas é possível ver que a única resposta só pode ser a A, visto que na casa dos minutos o relógio bate 20 e, se ele tem compromisso exatamente as 9h, logo faltam 40 minutos no mínimo.

  • Achei um pouco abstrato, mas se o relógio marca 20 minutos o ponteiro das horas fica entre sete e oito (100°), considerando então 19:20 o horário atual. Subtraindo 21:00 - 19:20= 1h 40 min

    Considerei como horário noturno, mas não sei se está correto

  • O ponteiro marca 20 minutos, então se para formar um ângulo de 100° o ponteiro fica entre 7hrs e 8hrs, ou seja, ainda NÃO são 8hrs. Então Pedro ainda tem 1h40min.

  • Quem não sabia olhar as horas em relógio analógico teve problemas kkk


ID
3875452
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um número complexo z = a + bi, em que i é a unidade imaginária, dista 2 unidades da origem do plano complexo. O conjugado do número z é o seu oposto (–z), e a parte imaginária de z é um número negativo. Qual é o valor de a2 – b3 ?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Resolução

    Se o número dista duas unidades da origem, então raiz (a^2 + b^2) = 2 (procure na internet como se calcula sobre plano complexo e módulo, caso não tenha entendido a fórmula usada). Além disso, temos que a parte imaginária é um número negativo, de forma que b < 0. Porém, o que mata a resolução da questão é a afirmação de que o conjugado é igual ao oposto. Ora, o conjugado de um número z = a + bi somente será -z se o valor de a for 0, pois o conjugado é igual a (a - bi). Portanto, a = 0 e b < 0.

    Somando todas essas informações, temos:

    raiz(a^2 + b^2) = 2

    a = 0

    b < 0

    Vamos resolver esse sistema:

    raiz (b^2) = 2 => b^2 = 4 => b = +/- 2

    Mas, sabemos que b < 0. Logo, b = - 2.

    Agora basta fazer a conta com os valores de a e b (a=0, b=-2).

    a^2 - b^3 = 0 - (-2)^3 = - (-2.-2.-2) = -(-8) = 8

    Logo, a resposta correta é 8, letra D.


ID
3875458
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um professor preparou uma prova objetiva na modalidade verdadeiro ou falso, utilizando um software que embaralha as afirmativas e gera provas diferentes para evitar a prática de “cola” entre seus alunos. A prova original consistia de 20 afirmativas, das quais metade eram verdadeiras (V) e metade eram falsas (F).

Reordenando-se à vontade as 20 afirmativas, quantos são os gabaritos distintos que podem ser gerados (incluindo o da prova original)?

Alternativas
Comentários
  • se alguém puder explicar essa, agradeço
  • Meu raciocínio foi o seguinte:

    Podemos considerar uma situação na qual V ou F são letras de uma palavra, ou seja, que o gabarito fosse uma "palavra". Desse modo, cada gabarito diferente da prova seria um anagrama dessa "palavra". Observe a seguir:

    Vamos supor que fosse uma prova com 10 questões, 5 verdadeiras (V) e 5 falsas (F); teríamos então por exemplo esta "palavra":

    VVVVVFFFFF

    Para calcular o número de gabaritos diferentes temos apenas que calcular os anagramas descontando as letras repetidas, ou seja:

    P(10;5,5) = 10! / 5!5!

    Para a situação descrita no exercício devemos apenas mudar os números colocando as 20 questões, sendo 10 falsas e 10 verdadeiras, ficando então:

    P(20;10,10) = 20! / 10!10!

    O gabarito, porém, não nos traz esta resposta como opção. Mas, se analisarmos a fórmula da combinação e substituirmos como na letra B (o gabarito da questão) temos:

    C(n,p) = n! / p!(n-p)! --------> C(20,10) = 20! / 10!10! , que é numericamente igual ao resultado encontrado pelo

    raciocínio da permutação!

    C(20,10) = P(20;10,10), ou seja, C(20,10)= 20! / 10!10! , gabarito letra B!

    Esse foi meu raciocínio, está sujeito a equívocos, mas acredito que seja isso! Espero que tenha ajudado!!!

  • Errei a questão, mas depois fui ler com mais cuidado:

    "A prova original consistia de 20 afirmativas, das quais metade eram verdadeiras (V) e metade eram falsas (F)."

    Então a combinação de 20 questões com 10 V e 10 F, assim C20,10 (para V) * C20,10 (para F).

  • Eu pensei da seguinte forma:

    Imagina que as 20 questões são representadas em números de 1 ao 20. Esses números são escritos em papeizinhos individuais e colocados em um saco para o sorteio.

    Agora com todos os 20 papeizinhos dentro do saco, eu vou sortear 10 números. Esses 10 números aleatórios vão representar o primeiro grupo de respostas VERDADEIRAS. (Repare que os outros 10 números do saco representam as respostas FALSAS)

    Devolvo os 10 números para o saco e sorteio novamente mais 10 papeizinhos. Esses novos 10 números aleatórios vão representar o segundo grupo de respostas VERDADEIRAS.

    Assim, sucessivamente faço isso até contemplar todas as possibilidades.

    Ou seja, é uma combinação (a ordem que os números são tirados NÃO importa) de 20 papeizinhos tomadas de 10 em 10.

    Espero ter ajudado.


ID
3875461
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sobre o estudo referente à análise dos erros dos alunos, realizado pela autora Helena Noronha Cury (2007), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Para a autora, Helena Noronha Cury, os erros cometidos pelos alunos são oportunidades que o sujeito tem de reconstruir seu próprio conhecimento. O erro é elemento importante para a aprendizagem, uma vez que a evolução da inteligência e dos conhecimentos provém de situações perturbadoras. 

    Gabarito: Letra D


ID
3875464
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A seguir estão apresentados alguns momentos da realização de uma Investigação Matemática.


x. Realizar testes

y. Organizar dados

z. Avaliar o raciocínio

w. Justificar uma conjectura

k. Explorar a situação problemática



Tendo em vista o que propõem os autores João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2006), assinale a alternativa que apresenta a sequência corretamente ordenada de atividades de uma proposta de investigação matemática.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    k. Explorar a situação problemática ------PRIMEIRO

    1. K - Explorar a situação problemática
    2. Y - Organizar dados
    3. X - Realizar testes
    4. Z - Avaliar o raciocínio
    5. W - Justificar uma conjectura

    Gabarito Letra D

  • D

    k y x z w


ID
3875467
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ana e Bia aplicaram 50 mil reais cada em regimes de capitalização com regras distintas, pelo mesmo período de um ano e mesma taxa mensal de juros. Enquanto Ana contratou um plano que a remunerou com juros compostos à taxa de 3% ao mês, Bia o fez no regime de juros simples.


Em quantos reais o montante acumulado por Ana foi maior que o acumulado por Bia?


Considere 1,036 = 1,2

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A, mas acho que o examinador fumou um do bom ou que que fiz a conta errado.

    fórmula juros simples ➡ Junior cit ➡ J = C * i * t

    bia: Juros = capital * taxa * tempo

    J = 50'000 * 0,03 * 12

    J = 18000

    M (C+J) = 68000

    Ana

    fórmula dos juros compostos: Muito café para 1* índio ^noia ➡ M = C * (1*i)^n

    montante = capital * ( 1 * taxa)^elevado ao tempo (n)

    ele foi parceiro e fura olho ao mesmo tempo. nos deu 6 meses mas nós precisamos de 12 meses para comparar. fiz com 6 meses e dobrei o valor. mas como é juros compostos sempre vai dar um pouco mais. então fui por eliminação para não ter que ficar fazendo essas potências com números quebrados que são chatas pra caramba

    ele nos deu a taxa elevado a 6 meses em 1,03^6 = 1,2

    m = 50'000 * 1,2

    M = 60'000

    montante é o capital + o juros

    então só o juros de 6 meses é 50'000- 60'000 = 10 mil

    logo o de 12 meses seria 20mil + alguma coisa por ser juros compostos

    então, no minimo ela já faturou 2 mil a mais que bia. a alternativa que mais se aproxima é a letra A

    se vc não gostou do meu método tudo bem. mas lembre-se que na prova esse tipo de questão só vai te tomar tempo. se não der pra fazer por eliminação (valores muito próximos) só ai parta para elevar 0,03^ 12

    essa continha aqui kkkk ↡

    ➡ 1,03^12 = 1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03*1,03 = 1,4257

    ai ficaria

    M = 50'000* 1,4257= 71285

    logo seria apenas 3285 a mais que bia e não 4 mil como na afirmativa

    sei lá o que aconteceu aqui, qualquer erro me avisem. bons estudos

  • BEATRIZ

    juros simples: 3% = 0,03

    tempo: 12 meses

    capital: 50000,00

    J = C.j.t = 50000*12*0,03 = 18000

    Montante = capital +juros = 68000,00

    ANA

    juros composto: 3% = 0,03

    tempo: 12 meses

    capital: 50000,00

    M = C(1+j)^t

    M = 50000(1,03)^12

    A questão informou que 1,03^6 = 1,2. Mas queremos saber o valor de 1,03^12.

    Usando a propriedade da potenciação, sabemos que 1,03^12 = (1,03^6)^2.

    Com isso, temos que 1,03^12 = (1,03^6)^2 = 1,2^2 = 1,44

    M = 50000*1,44 = 72000,00

    Montante da Ana - Montante da Beatriz = 72000 - 68000 = 4000,00

    Gabarito A

    Bons estudos!!


ID
3875473
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia o trecho a seguir.



A ________________ é o campo da Educação Matemática que se ocupa de estudar as manifestações da matemática praticada no interior de grupos culturais com características e objetivos em comum, bem como suas linguagens e tecnologias. A pesquisa brasileira nesse campo tem como um dos seus maiores expoentes o professor _______________.



Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas anteriores.

Alternativas

ID
3875476
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Todas as faces de 27 cubinhos idênticos de aresta a são pintadas de branco. Em seguida, eles são organizados de modo a formarem, juntos, um cubo maior, de aresta 3a. Uma vez constituído o maior cubo, suas faces são pintadas de preto. Finalmente, o cubo maior é novamente desmontado, e as faces dos cubinhos tornam-se todas visíveis.


Ao todo, quantas faces de cubinhos de aresta a continuaram na cor branca?

Alternativas
Comentários
  • https://www.tutorbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=76968&__cf_chl_jschl_tk__=bc97e083ddf11d8411538709fe9f02f612fafdaf-1594673999-0-Af6BchVH0FqSrw7m-M35lvcUDWhF-cBVF39BO6jVe9jBvmcl60Ghv6wCEuYsuxKicHzGIbcfYWj10X38guQnaM5raoIY8nJOIFRknrQsCOhAOwHgfNLUIlUQWee1PZrF56DD-8NcPGI9MAuLyMDKgFRFj7o_fkGS9Kg-SdVtU7lay1C1twc8qYszJIu7JEV1ldcwGr4-DufAWaGXkOOl1IYYP_Lg13BTYckss2wWolay1Yg1QulvtuQDCDdcdRkgDuyux5PME_E7K278KjKDtnUbCpnCjgaoK9I73h85MjXYIGhppksJE3Gin5iVaFBr6g

  • usei a lógica

    o cubo possui 6 lados.

    Ao todo são 27 cubinhos, sendo todos os seus 6 lados pintados de branco (originariamente).

    27 x 6 = 162

    162 lados brancos ao todo.

    A informação da questão disse que o cubo maior possui aresta de 3a, deduzi que são 3 cubinhos por a (que não sei o valor)

    portanto todo o lado do cubo maior é composto por 9 cubinhos pequenos. (3 cubinhos na base, 3 cubinhos de altura, preenchendo ao todo, fiz um desenho pra ficar mais visível).

    sabendo que o cubo possui 6 lados, e cada face do cubo maior é composto por 9 cubinhos.

    9 x 6 = 54

    Dessa forma, são 54 lados dos cubinhos pintados de preto.

    a questão quer saber quantos lados brancos restaram.

    162 (lados brancos iniciais)

    menos

    54 (lados agora, pintados de preto)

    resultando em 108 lados, ainda brancos.

    Gabarito letra C

  • Complementando do jeito que eu fiz:

    Eu peguei o total de faces brancas (162) e dividi por 3 que é a aresta do 'cubo maior', tendo como resultado 54 que é o numero de faces pretas que foram pintadas.

    Por fim peguei 162 - 54 = 108 faces brancas restantes.

    Se tiver algo errado me corrijam por favor. obrigada.


ID
3875482
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma torneira com vazão constante de 6 litros por minuto enche um barril, inicialmente vazio, que está com um vazamento causado por um furo no fundo. A vazão do furo, também constante, é de 1 cm3 por segundo.

Até o instante em que a água no interior do barril transbordar, qual será a razão entre a água que vazou pelo fundo e a capacidade total do barril?

Alternativas
Comentários
  • Pessoal tenho a resolução da questão, mas não consigo postar, alguém sabe o porquê da erro?

  • GAB (A)

    FONTE: @ SIMONE

    Gabarito(A) Pessoal, estou meio na correria hoje, mas tirei um tempinho para analisar essa questão. Vou postar meu entendimento e resolução da questão. Primeiro vamos entender a questão: Temos um barril com uma vazão de 6 litros por minuto, o que significa que são despejados 6 litros de água por minuto, mas o barril está fur e a vazão do f é de 1 centímetro cúbico por segundo. . Vamos lembrar da nossa tabela de medidas em litro: 

    : kL haL dL L dL cL mL 1 cm cúbico de água = 0,001 L ou 1 mL.

    Vou usar a medida mL em tudo para facilitar a conta: Se são despejados 6 litros de água por minuto, então são despejados por minuto 6000 mL de água. . Se a vazão do f é de 1 cm cúbico por segundo, então a cada segundo vaza 1 mL de água. Como temos minutos e segundos, vou transformar tudo em segundos: 6000 mL de água são despejados em 1 minuto, então, como em 1 minuto temos 60 segundos, serão despejados por segundo 6000mL / 60 = 100 mL de água por segundo.

    Agora fica mais fácil: São despejados 100 mL de água por segundo e ao mesmo tempo vaza 1 mL de água, então podemos dizer que de cada 100 mL despejados no barril, 1 vaza pelo Agora fica mais fácil: São despejados 100 mL de água por segundo e ao mesmo tempo vaza 1 mL de água, então podemos dizer que de cada 100 mL despejados no barril, 1 vaza pelo f e 99 continuam dentro do barril, portanto: = 1/99

    Mais uma vez uma bela análise da colega!

  • Tambem não consegui postar por aqui...

  • Coloca os números e não aceita, so letras kkkkkk


ID
3875485
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A equação x2 – 5y + 2 = –1 – 3y + x2 + 3 – 2y (x ∈ R e y ∈ R ) possui

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    X e Y se cancelam na equação e sobra apenas 2 = 2

    Portanto, qualquer valor atribuído a X ou a Y será uma solução possível.

  • A questão informou que x e y pertencem aos REAIS, logo são todos os números, como dizimas periodicas, decimais infinitos, por isso possuem soluçoes infinitas.

    Gab: A

  • Questão boa demais.


ID
3875488
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um praticante de corridas, certo dia, dividiu seu treino em 4 etapas, cada uma delas com duração de 15 minutos, e verificou que na:



• primeira etapa, registrou uma velocidade média de 10 km/h;

• segunda etapa, a velocidade média observada foi de 3 m/s;

• terceira etapa, seu ritmo foi de 6 min gastos por km percorrido;

• quarta etapa, percorreu 2 km.



O corredor percorreu a maior distância na

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    primeira etapa, registrou uma velocidade média de 10 km/h; ➡ 10km/60min * 15min = 2,5km

    • segunda etapa, a velocidade média observada foi de 3 m/s; ➡ 3ms*60s = 180 metros/min. 180 metros * 15min = 2700m = 2,7km

    • terceira etapa, seu ritmo foi de 6 min gastos por km percorrido;

    6 min --- 1 km

    15 min --- X km

    6x= 15

    x = 15/6 = 2,5km

    • quarta etapa, percorreu 2 km.

    logo, ele percorreu o maior trajeto na segunda etapa.

    bons estudos


ID
3875491
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma esfera de raio √3cm está inscrita em um prisma hexagonal regular reto.


Qual é o volume do prisma, em cm3?

Alternativas
Comentários
  • ☆ Gabarito C

    Fica mais fácil fazendo o desenho...

    Nosso volume do prisma será calculado como a área do hexágono * altura .

    A altura será 2*Raio da esfera.

    O lance é conseguir desenhar a "vista superior",olhando o prisma de cima. Teremos mais ou menos isso aqui:

    http://sketchtoy.com/69267914

    Ficou horrível,eu sei. A área do hexágono pode ser calculada como 6*Área do triângulo equilátero. O raio da esfera [√3cm] será a altura do triângulo equilátero. H=√3cm

    Relações do triângulo equilátero:

    H=√3*L/2 ---> L=2*H/√3cm. L=2cm.

    Conhecendo o lado do triângulo.

    Poderemos calcular a área do hexágono. 6*[2*√3/2] = 6√3cm²

    Volume = A * H

    A altura do prisma é 2*√3.

    Volume = (6√3)*(2√3) = 36cm³.

  • Meu pensamento pode ter sido sortudo mas vamos lá..

    No enunciado fala que uma esfera está inserida dentro do prisma, já pensei no cilindro.

    Como calcula o volume de um cilindro?

    área do circulo x altura

    pi x r^2 x altura

    pi sendo igual a 3 (não tinha motivo pra eles serem específicos quanto a isso senão eles tinham colocado no enunciado)

    3 x raiz de 3^2 x altura

    3 x 3 (cortei o dois que estava elevado com o da raiz) x altura

    9 x altura

    o único resultado possível seria 36 ou 9 x 4.


ID
3875494
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A utilização de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem cria possibilidades que transcendem o momento em que a aula termina e os estudantes deixam o espaço escolar. As ferramentas online hoje disponíveis permitem pelo menos dois tipos de comunicação entre o professor e seus alunos. Algumas dessas comunicações podem se dar de forma síncrona e outras, de forma assíncrona.


Assinale a alternativa que apresenta duas formas de comunicação assíncronas que podem ser utilizadas para possibilitar um contato mais constante entre professor e estudantes.

Alternativas

ID
3875497
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O advento da internet possibilitou um novo modelo de Educação a Distância (EaD), com o uso de computadores, tablets e celulares. Anteriormente, quando o acesso à internet ainda não estava disponível, a EaD era realizada, por exemplo, a partir da imprensa, de cartas, da televisão e do rádio.


Para Marcelo de C. Borba e Miriam G. Penteado, no livro Informática e educação matemática (2002), qual alternativa descreve uma marca registrada da EaD, mediada pela internet, em relação a outros modelos de EaD?

Alternativas

ID
3875500
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, sobre o uso da informática no ensino e aprendizagem de Matemática, caracterizam a zona de risco, que

Alternativas