SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Comunicação Social (Bacharelado) - Publicidade e Marketing


ID
208693
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito das regras gerais de redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d)

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
     

  • Somente para complementar o comentário da colega, segue abaixo o erro das demais alternativas


    Alternativa A - Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    Alternativa B - Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica

    Nunca serão bem-vindas impressões individuais nas comunicações oficiais


    Alternativa C - Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão


    Alternativa E - Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática

  • Não entendi o erro da opção A, pois apesar de não estar no texto do manual, ATË HOJE se mantém esta pratica (pelo menos em todas as leis assinadas pelo presidente).
  • Lucas,

    O errado da alternativa A está no final. 
    "Essa prática é mantida desde o início do período republicano até hoje".
    Na realidade, a prática de inserir os anos transcorridos desde a Independência precede o período republicano, tem sua origem no Império.
    • d) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
    • clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
      a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
      b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
      c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
      d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
      É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.
      A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. “Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no redigir.
       
    • Alternativa B: O tratamento que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de vários fatores, entre os quais se destacam determinadas impressões individuais de quem comunica, que só serão bem-vindas no texto se forem utilizadas sob a forma de alerta para o destinatário da mensagem, ou seja: o público, o conjunto dos cidadãos ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. (ERRADA).

      Uma das características da Redação Oficial é a impessoalidade. Essa característica decorre "da ausência de impressões individuais de quem comunica. É sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. (...) se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular. (...) a impessoalidade aplica-se, em primeiro lugar, a quem escreve o texto, ao Signatário. Aquele que assina não é o remetente, não é o dono da correspondência - o emissor na redação oficial é sempre o Serviço Público. O redator não pode, portanto, deixar que sua visão, seus interesses ou sua vontade se reflitam no texto".


      Alternativa C: O padrão culto não combina com a simplicidade de expressão, para não ser confundido com pobreza de expressão. (ERRADA)

      O atributo do Uso do padrão culto de linguagem "é traduzido nos dois mandamentos a seguir: obediência à gramática formal e utilização de vocabulário simples".


      Alternativa D: As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. (CORRETA).

      Utilização do vocabulário simples:

      "As palavras e expressões utilizadas devem ser entendidas por todos os usuários da língua. Para isso há duas categorias de orientação:"

      1: não utilizar (inclusão proibida): gíria, jargão técnico, regionalismo, linguagem rebuscada, construções próprias da literatura;

      2. evitar (inclusão somente quando indispensável): termo técnico, neologismo e estrangeirismo.


      Alternativa E: Existe propriamente um padrão oficial de linguagem; uma vez que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões ou obediência a certa tradição no emprego das formas sintáticas, razão por que se consagrou a utilização de linguagem burocrática, conhecida como o jargão burocrático. (ERRADA).

      Conforme o atributo do padrão culto da linguagem, deve-se utilizar vocabulário simples. Jargões burocráticos vão de encontro com essa característica.


      Fonte: APOSTILA VESTCON


    • A) Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade – estabelecida por decreto imperial de 10 de dezembro de 1822 – de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    ID
    208711
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    A grande crise da economia global começa a ser percebida como uma série de eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque. A dívida pública dos EUA, Japão, Inglaterra, dos países da Zona do Euro, sobretudo os mediterrâneos, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, está entre o espanto e o terror.

    Antônio Machado. Europa em Chamas. In: Correio Braziliense, 15/5/2010, p. 19 (com adaptações).

    Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Um conjunto de cinco países europeus tem tirado o sono de economistas do mundo todo. Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, batizados de Piigs (acrônimo depreciativo criado para denominar as cinco economias, e que em inglês tem sonoridade e escrita semelhante a “porcos”), provocam temor em investidores quanto à capacidade desses governos de conter o alto deficit fiscal e honrar suas dívidas. O deficit ocorre quando um país gasta mais do que arrecada.

    • Os países participantes na União Europeia são 15, mas apenas 12 adotaram a moeda única. O grupo de países que integram a União Econômica e Monetária (UEM) é designado por Zona do Euro, Área do Euro ou Eurolândia. Os países da zona do Euro são: Portugal, Holanda (Países Baixos), Espanha, Itália, França, Áustria, Luxemburgo, Irlanda, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Grécia.

      Os países que não pertencem à Zona Euro poderão aderir ao Euro a qualquer momento: Inglaterra, Dinamarca e Suécia.

    • Por eliminação:

      a) A inglaterra faz parte da UE, só não adota o euro como moeda oficial (Errada).

      b)O texto enfoca um aspecto negativo da globalização: a globalização das crises (Errada)

      c)Só 12  países da UE adotam o Euro (Errada)

      d)(Certa)

      e)Obama buscou a intervenção do Estado na economia. Intervenção do Estado não é dogma neoliberal, muito pelo contrário. O Estado não tem vez no neoliberalismo (Errada).

    • A União Européia é composta por 27 países, do quais 16 estão na zona do euro e 11 não estão. Dos onze, três não aceitam a unificação da moeda entre elas: Suécia, Inglaterra e Dinamarca. Dos 8 que sobram terão até 2015 para fazer parte da zona do euro.

      zona do euro:

      Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal

    • 1957 = TRATADO DE ROMA = CRIAÇÃO DO MCE (MERCADO COMUM EUROPEU)

       

      União Européia – 27 PAÍSES

       

      1957: ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA, BÉLGICA, LUXEMBURGO

       

      1973: REINO UNIDO, IRLANDA, DINAMARCA

       

      1981: GRÉCIA

       

      1986: ESPANHA, PORTUGAL

       

      1995: SUÉCIA, FINLÂNDIA, ÁUSTRIA

       

      2004: POLÔNIA, HUNGRIA, REP.THECA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÊNIA, ESTÔNIA, LETÔNIA, LITUÂNIA, MALTA, CHIPRE

       

      2007: ROMÊNIA, BULGÁRIA

       

      • 16 PAÍSES UTILIZAM  O EURO
      • A PARTIR DE 01/01/2011 PASSAM A SER 17 PAÍSES (ESTÔNIA)

       

      NOTA: 

      1992= TRATADO DE MAASTRICH (HOLANDA) P/ CRIAÇÃO DE UMA NOVA MOEDA, PEDIRAM 10 ANOS, EM 01/01/2002 CRIAÇÃO DO EURO.

    • Apenas agregando informações. No neoliberalismo o estado é mínimo, não inexistente. Esse estado deve garantir o bom funcionamento da economia liberal, regulando para permitir a livre concorrência e o cumprimento dos contratos. Uma nação sem estado seria anárquica.
    • A letra A está errada. De fato, a Inglaterra não utiliza o euro como moeda. No entanto, ela integra a União Europeia.
      A
      letra B está errada. Na verdade, a partir da leitura do texto, podemos verificar aspectos negativos do processo de globalização. Isso fica bem claro quando o texto se refere a “eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque.”
      A
      letra C está errada. Nem todos os países da União Europeia integram a “zona do euro”. O maior exemplo é a Inglaterra, que continua usando a libra esterlina.
      A
      letra D está correta. Os países que possuem altos déficits públicos são Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, os quais ficaram conhecidos como PIIGS, acrônimo de “pigs”, o que ressalta a fragilidade econômica destes.
      A
      letra E está errada. Diante da crise financeira internacional, Barack Obama aprovou pacotes de estímulo à economia, os quais consistiram basicamente em injetar dinheiro público no mercado. Essas medidas anticrise são totalmente contrárias ao neoliberalismo, que prega a  não-intervenção do Estado na economia.

    ID
    208714
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    Hidrelétrica de Salto entra em operação

    A Usina Hidrelétrica de Salto, localizada no Rio Verde, entre os municípios de Caçu e Itarumã, começou a produzir energia na noite da última quinta-feira, com metade de sua capacidade de 116 megawatts.

    In: O Popular, 15/5/2010, p. 15.

    Acerca do assunto tratado no texto, assinale alternativa incorreta.

    Alternativas
    Comentários
    • Por eliminação:

      a)Certa

      b)Errada. Nem sempre. Em muitos estados, a distribuição e produção de Energia é feita no modelo de concessão (pra dizer a verdade, acho que em todos).

      c)Certa. A usina nuclear, assim como a movida a carvão, tem o mesmo princípio: gerar energia a partir do calor, que aquece a água. O vapor d'água é que vai mover as turbinas e gerar energia.

      d)Certa. Tem se tornado, tecnicamente, mais seguras (Alguém ouviu falar de algum acidente nuclear nos últimos 10 anos?)

      e)Certa. O potencial hidroelétrico do Brasil ainda é pouco explorado. Como se sabe, a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo. E quanto mais água, maior o potencial de gerar energia.

    • Outro erro da alternativa B encontra-se no fato de se afirmar que o incremento do consumo de energia elétrica é lento, o que não é verdade.

    • O lento incremento da produção de energia no Brasil ocorre principalmente devido ao modelo adotado ser o hidrelétrico. Para a construção de novas usinas ocorre muitos entraves ambientais, é necessário por exemplo, EIA/RIMA (estudo de impacto ambiental e seu relatório), licenças ambientais, consultas à população afetada; em fim; briga por interesses, sejam os ambientalistas ou os desenvolvimentistas. O maior exemplo disso é Belo Monte. E esses fatores independem se o governo tem o monopólio ou não sobre a questão energética, pois teriam que ser obedecidos se a construção e o gerenciamento fossem do setor privado.

    ID
    208717
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Considere que Pedro, membro do Ministério Público de Goiás há mais de 10 anos, seja condenado por homicídio culposo e esteja respondendo por improbidade administrativa. Com base nessa situação hipotética, Pedro

    Alternativas
    Comentários
    • Na verdade, Pedro contínua sendo membro do MP. Assim, continua exercendo e participando de  todas as atividades inerentes ao função. Pois só perderá o cargo se condenado em sentença definitiva por condenação em improbidade. Ademais, a condenação por Homícido Culposo não traria a perda da função pública como efeito da condenação, já que a pena máxima de homícido culposo é de 3 anos, necessitando ser superior a quatro para operar tal efeito.
    • Qual o erro da E? Que eu saiba quem responde a processo criminal não pode fazer parte do Conselho Superior... Se alguém souber me avisa ;)
    • Marcia, é que ele continua como membro do MP, e assim ele pode fazer parte do Conselho. E a questão diz que não pode, eis o erro.
    • Conforme expõe o artigo 155, § 1º, concorrerão à lista tríplice os membros do MInistério Público do Distrito Federal com mais de cinco anos de exercicío nas funções da carreira e que não tenham sofrido, nos últimos quatro anos, qualquer condenação definitiva ou NÃO ESTEJAM RESPONDENDO A PROCESSO PENAL OU ADMINISTRTATIVO.




      Questão mal elaborada!







    • Sem contar que na lesgislação, a oportunidade só é restringida caso ocorra ação por homicídio DOLOSO.
    • Pessoal, esta questão foi anulada pela banca que organizou a prova.
      Abs!
    • Candidato qualquer membro se candidata, porém não toma posse. A questão C diz respeito ao Pedro candidatar-se.
    • A alternativa E também está errada pelo seguinte:
      A questão fala de membro do MP e para fazer parte do Conselho só pode ser procurador, excluindo aqui os Promotores.
      Então, sendo membro há de ter duas alternativas, ser promotor e procurador e só pelo tempo daria pra descartar a possibilidade de ser procurador.
      Por isso, também não pode fazer parte do Conselho.
    • Questão muito, mais muito mau elaborada

    • Lei complementar n°25/98 - MP - GO

      Art. 7º - São inelegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que:

      II - forem condenados por crimes dolosos ou ato de improbidade administrativa, com decisão transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

      Ou seja, por se tratar de homicídio doloso e o processo por ato improbidade não ter seu transito em julgado Pedro poderá se candidatar ao cargo de PGJ, pois não se encontra nas hipóteses de inelegilibidade para o cargo.


    ID
    208720
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação Estadual
    Assuntos

    Considere que um servidor do Ministério Público de Goiás faça parte de uma sociedade comercial, um restaurante, em que participe da administração da referida empresa apenas fora do horário de expediente. Nessa situação, é correto afirmar, com base no estatuto do funcionário público civil de Goiás, que esse tipo de participação societária do funcionário é

    Alternativas
    Comentários
    • Olá, pessoal!

      Essa questão foi anulada pela organizadora.


      Justificativa da banca:  Há duas alternativas corretas.

      Bons estudos!
    • Creio que as alternativas corretas que motivaram a anulação da questão é a Letra A e a Letra D. Fazer parte de sociedade comercial é infração disciplinar grave (art. 303, inciso VII, exceto como acionista, cotista ou comanditário), todavia não sujeita o infrator a pena de demissão, mesmo em caso de reincidência. A reincidência só sujeita a demissão caso sejam cometidas infrações tipificadas no art. 304, essa afirmação é encontrada no art. 315.


      Abraço.


    ID
    208723
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Com relação ao corregedor-geral do Ministério Público de Goiás, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta Correta Letra E.

      a) O corregedor-geral será escolhido entre os membros do Ministério Púbico, promotores e procuradores de justiça.
      Errada: Segundo a lei complementar número 25/98, somente os PROCURADORES podem concorrer ao cargo de corregedor-geral do MP, vejamos: 

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.
      § 1º - Não havendo inscrição de candidatos, todos os Procuradores de Justiça que preencherem os requisitos serão considerados inscritos de ofício.


      b) A escolha do corregedor-geral será feita no Conselho Superior e entre seus integrantes.
      Errada: A escolha é feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      c) O Conselho de Procuradores de Justiça é o órgão responsável pela eleição do corregedor-geral que, para concorrer ao cargo, deve ter no mínimo 10 anos de carreira.
      Errada: Não é necessário 10 anos de carreira!

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.

      d) O corregedor-geral não poderá ser reeleito.
      Errada: É permitida sim, a reeleição.

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      e) É atribuição do corregedor-geral fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria-Geral de Justiça, pelas Procuradorias de Justiça, pelas Promotorias de Justiça e pelos Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico.
      Correta: É o que diz o artigo 28 alínea D da lei complentar 25/98.

      Art. 28 - São atribuições do Corregedor-Geral do Ministério Público:
      d) fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria Geral de Justiça, Procuradorias de Justiça, Promotorias de Justiça e Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico e seus desdobramentos;
    • é vedada a reeleição dos integrantes do Conselho Superior do MP.

      Art. 17 - O Colégio de Procuradores de Justiça, órgão de administração superior do Ministério Público, é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça e integrado por todos os Procuradores de Justiça.

      Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.

      Art. 24. A Corregedoria Geral do Ministério Público é o órgão da administração superior encarregado de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, bem como de fiscalizar e avaliar os resultados das metas institucionais e atividades dos demais órgãos da administração e dos órgãos auxiliares da atividade funcional. - 

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.


    ID
    208726
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Em relação ao Conselho Superior do Ministério Público de Goiás, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A  - Correta


      LEI COMPLEMENTAR Nº 25, DE 06 DE JULHO DE 1998.
      Art. 23 - Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:

      XIV - autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, freqüentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no País ou no exterior, de duração máxima de 2 (dois) anos;


    • Letra A

      O Conselho Superior do MPT é um órgão colegiado, com função NORMATIVA, dentre outras funções, e atua como uma espécie de “Parlamento” do MPT.
    •  a) tem a atribuição de autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, frequentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no país ou no exterior, de duração máxima de 2 anos.
    • Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.


    ID
    208729
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    A respeito da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP), é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 64 - A ESMP é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
    • SEÇÃO III
      DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

      Art. 64 - A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      § 1º - A Escola Superior do Ministério Público poderá, ainda, ser integrada por membros e estagiários do Ministério Público designados pelo Procurador-Geral de Justiça.
      § 2º - O Diretor da Escola Superior do Ministério Público poderá ficar afastado de suas funções de execução e fará jus a gratificação por desempenho da função fixada por ato do Procurador-Geral de Justiça.
      Art. 65 - Incumbe a Escola Superior do Ministério Público, entre outras atribuições previstas no regulamento:
      - Vide Lei Complementar nº 81, de 26-01-2011.
      I - promover, em conjunto com a Corregedoria Geral do Ministério Público, Curso de Preparação e Aperfeiçoamento, como etapa obrigatória para o processo de vitaliciamento de Promotores de Justiça em estágio probatório, conforme regulamentação do Conselho Superior do Ministério Público;
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 89, de 12-12-2011.
    • ATUALIZAÇÃO!!! GALERA.
      Art. 64. A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, com a finalidade precípua de aprimoramento profissional e cultural dos membros da Instituição e dos serviços auxiliares.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.

      § 1º A Escola Superior do Ministério Público será dirigida por membro do Ministério Público
      titular e vitalício, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.


    ID
    208732
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    O coordenador do Centro de Apoio Operacional tem como atribuição

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA b)

      ATO PGJ n. 052/2010
      Art 4º, IV - IV – prestar apoio aos órgãos de execução do Ministério Público, especialmente nas orientações sobre a implementação das políticas públicas respectivas, bem como na instrução de procedimentos preparatórios, inquéritos civis, procedimentos investigatórios ou na preparação e propositura de medidas judiciais; 
    • LC 25/1998, Art. 60 - Compete aos Centros de Apoio Operacional:

      V - prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público na instrução de inquéritos civis ou na preparação e proposição de medidas processuais;


    ID
    213400
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    O termo identidade corporativa, empregado por muitos autores das áreas de marketing, de comunicação e de design, refere-se

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito C

      A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial -pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.

       

    • A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferenciada. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Peter Behrens foi o fundador da identidade corporativa, em 1908 a serviço da AEG.


    ID
    213403
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Organizações de natureza pública devem gerenciar sua identidade de modo a preservar e fortalecer sua reputação e seu caráter institucional diante de outros setores da sociedade e da população. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • A reputação de uma empresa constrói-se por meio da acões e pela forma que sua marca se expressa.


    ID
    213406
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    A comunicação integrada pode ser descrita como

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito B

      A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo

    • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno).


      A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança. A comunicação também estimula o sentido de pertencer, o que gera comprometimento por parte dos empregados.


      Visa garantir a eficácia do processo de melhoria do clima organizacional e sentimento de integração do colaborador com a empresa como um todo.


      http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_interna


    ID
    213409
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    As ações de responsabilidade social que uma organização realiza têm efeitos diretos sobre

    Alternativas
    Comentários
    • Hoje em dia, não basta uma empresa ter excelência no atendimento aos clientes, produtos de qualidade e boa distribuição. Ela precisa ter um algo mais; precisa de ações voltadas à responsabilidade social (conceito bastante abrangente). Tal responsabilidade pode ser direcionada ao meio-ambiente, à determinados públicos de uma sociedade (geralmente minorias), procurando estabelecer vínculos entre a empresa e fatores éticos, morais e de cidadania.

      Essas ações geram efeitos positivos para a imagem da organização (não confundir com identidade corporativa) perante os stakeholders (públicos de interesse).

      Dadas as opções, a letra D é a correta.

    • Letra D

      Note-se que o enunciado pergunta qual é o efeito direto da responsabilidade social; a vantagem competitiva, a valorização do produto e outros "candidatos" a resposta correta são efeitos indiretos, decorrentes da percepção positiva da organização.


    ID
    213412
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta o nome da organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial e cuja missão é impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas.

    Alternativas
    Comentários
    • O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária é uma organização da sociedade civil; tem a atribuição de estabelecer e aplicar as normas do Código, que estão dispostas em 50 artigos e 20 anexos específicos.
       

      A atividade desenvolida pelo Conar visa a evitar a veiculação de anúncios e campanhas de conteúdo enganoso, ofensivo, abusivo ou que desrespeitam, entre outros, o direito concorrencial. As reclamações podem ser apresentadas por cidadãos, autoridades, associações e empresas.
      A propaganda eleitoral (político partidária) não está capitulada neste Código, pertencendo, portanto, à legislação específica.


    ID
    213415
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Considere que o Ministério Público de Goiás pretenda comunicar à população do interior do estado o lançamento de um novo serviço à população. Além de empreender ações de assessoria de imprensa e relações públicas, de forma a obter divulgação gratuita, considere, ainda, que o órgão pretenda destinar uma verba reduzida para executar uma campanha. De acordo com os fatores custo e cobertura do público-alvo, assinale a alternativa que apresenta a combinação de meios de veiculação conceitualmente mais adequada para as necessidades comunicacionais do órgão.

    Alternativas
    Comentários
    • O comando da questão nos dá dicas para responder à pergunta.

      De cara podemos eliminar as alternativas B, C e D, pois tratam de veiculação em TV e a questão nos diz verba reduzida, o que não se coaduna com mídia TV, mesmo que em breves inserções;

      A alternativa E também pode ser eliminada de cara, pois a ação de comunicação dá-se no interior do Estado, restando sem sentido uma veiculação em rádio de alcance nacional.

       


    ID
    213418
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Marketing
    Assuntos

    A menos de três meses de seu lançamento, a coleta seletiva por estudantes das escolas da rede pública e da particular de ensino de Silvânia-GO alcançou o número de quase treze toneladas de material reciclável arrecadados. A campanha unificada foi lançada no dia 8 de março, com a adesão de 100% dos estabelecimentos de ensino do município, numa proposta dos articuladores sociais do Projeto Ser Natureza de agregar as iniciativas isoladas sobre o tratamento de resíduos no ambiente escolar. O Ser Natureza é uma iniciativa do Ministério Público de Goiás (MPGO) em parceria com a comunidade, que vem sendo desenvolvida em dez comarcas do estado.

    Ministério Público do Estado de Goiás. Coleta seletiva em Silvânia ultrapassa a marca de 12 toneladas: escolas com maior arrecadação são premiadas. Internet: (com adaptações). Acesso em 27/5/2010.

    A iniciativa do MPGO é um exemplo de ação institucional que mostra a adoção de um princípio atualmente muito valorizado no discurso das organizações junto ao público externo.
    Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

    Alternativas
    Comentários
    • Responsabilidade social :

      preocupação de uma instituição para com o ambiente em que ela se insere.

    • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).


      Com o passar do tempo, tal concepção originou algumas variantes ou nuances. Assim, conceitos novos – muitas vezes complementares, distintos ou redundantes – são usados para definir responsabilidade social, entre eles Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Responsabilidade Social Ambiental (RSA).


    ID
    213421
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado.

    Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

    Assinale a alternativa correspondente ao conceito apresentado acima.

    Alternativas
    Comentários
    • Layout - Layout gráfico (em inglês: Page layout) é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento.

      A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias actividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável

      Rough - em publicidade, rough (lê-se "raf") é o termo usado para designar um rascunho normalmente desenhado à mão. O termo também é usado para designar esboços soltos e descompromissados feitos por roteiristas de histórias em quadrinhos.
       

      Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.

      O processo de storyboarding, no formato em que é conhecido atualmente, foi desenvolvido pelo Walt Disney Studios durante o começo da década de 1930, depois de anos de utilização de processos similares em outros estúdios de animação.

      Na área de Engenharia de Software é ultilizado para melhoria na documentação dos requisitos no processo de desenvolvimento de software.

      Check-List é uma lista de verificação. Uma relação de itens a serem observados.
       

      Teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante), do verbo tease, "provocar") é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmáticas no início da campanha.

      Gabarito C

    • Segundo Rabaça/Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, na pág. 262:

       

      Story-board - Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado. Quando produzida em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico.

       

      Ver Q197783.


    ID
    213424
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Considere que o MPGO resolveu adotar como princípio, no processo de comunicação com seu público, a comunicação integrada. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de vertentes comunicacionais que compõem esse princípio.

    Alternativas
    Comentários
    • A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte este situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser uma, qualquer que seja o público com que ela se relaciona.
      Uma empresa ou entidade não pode ser descontraída em suas campanhas publicitárias e burocrática ou autoritária na sua comunicação interna; não pode proclamar o seu desenvolvimento tecnológico no seu esforço de marketing e andar de carroça internamente, privando os seus profissionais e executivos do acesso integral às novas tecnologias.

        Link abaixo:

      http://www.ifd.com.br/blog/publicidade-e-propaganda/o-que-e-comunicacao-integrada/
    • A comunicação integrada [...] "pressupõe uma junção da comunicação institucional,da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix , o composto da comunicação Organizacional." (Kunsch,2003: 150)


      gab A


    ID
    213427
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Marketing
    Assuntos

    Termo que designa, em mídia, a veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de televisão ou rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc.

    Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

    Esta é a definição de

    Alternativas
    Comentários
    • Merchandising é o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

      Existem dois tipos de merchandising:

      De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
      De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
       

    • Na realidade Mershandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no "ponto-de-venda" que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

      Pelas normas coerentes do Marketing essa questão deveria ser anulada, pois a resposta certa seria Product Management, porém algumas questões de Concurso Público adota como Mershandising também anúncios em mídias televisas, rádios entre outros.

    • Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

    • Rabaça e Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, p. 178:

       

      Merchandising - 1 Veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc. 2 Inserção de anúncios não declaradamente publicitários no contexto de uma apresentação artística, técnica ou jornalística.

    • Merchandising 1 Veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc. 2 Inserção de anúncios não declaradamente publicitários no contexto de uma apresentação artística, técnica ou jornalística.

      Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.


    ID
    213430
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Considere que, para conhecer melhor a opinião da população a respeito de seu desempenho e aprimorar seus serviços, o Ministério Público de Goiás decidiu empreender uma pesquisa de baixo custo, em que se escolheria um grupo de pessoas representativas da comunidade para participar de uma reunião. Nessa reunião, os convidados estariam livres para expressar suas necessidades, hábitos, opiniões e sugestões a respeito do trabalho do órgão, o que seria coordenado por um hábil moderador. Essa reunião ocorreria apenas uma vez, seria documentada e duraria cerca de duas horas com um grupo de dez pessoas, em um ambiente simples e confortável. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de pesquisa que designa a imaginada pelos gestores do órgão.

    Alternativas
    Comentários
    • Focus group ou em português "discussões de grupo" é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experimentado. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.

      Os focus groups são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.
       

      Vantagens

      As vantagens deste método qualitativo são entre outras as seguintes:

      De organização rápida Custos relativamente baixos É possível testar também produtos ainda não terminados A dinâmica de grupo pode ser positiva para os resultados Os resultados não são apenas "este produto agrada" ou "este produto não me agrada" mas sim os motivos dessas opiniões. Pode ser informação valiosa no desenvolvimento dos produtos.
      Desvantagens Não são resultados representativos Certos elementos do grupo podem sobrepor-se aos outros na discussão, enviesando-a. Caso sejam necessários vários encontros, os custos deixam de ser baixos.



       

    • Para que serve a pesquisa Focus Group: Este tipo de pesquisa serve para se verificar quais são as reações das pessoas em relação a determinado assunto ou produto. Antes de fazer uma pesquisa mais específica (com perguntas objetivas), é preciso ter uma noção sobre o assunto pesquisado para realmente se criar um foco no levantamento. Aí que entra este tipo de pesquisa. Na Discussão em Grupo ou Focus Group é que saem informações básicas para pesquisas mais aprofundadas.


      Como funciona a pesquisa Focus Group: A pesquisa é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas escolhidas de acordo com o produto (em alguns casos, o grupo é heterogêneo e em outros é de acordo com o público-alvo do produto). Elas se reúnem em uma sala com câmeras e começam a debater sobre algum tema proposto pelo moderador. A conversa é livre. Isto é feito justamente para conseguir se retirar todas as informações possíveis em relação aos produtos.


    ID
    213433
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    É o levantamento de informações contendo as diversas instruções que o cliente fornece à agência para orientar seu trabalho de planejamento.

    Marcélia Lupetti. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

    Assinale a alternativa à qual o conceito apresentado acima refere-se.

    Alternativas
    Comentários
    • O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções

      O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

       

    • Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.


      O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.


    ID
    213436
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Na última década, as possibilidades de uso de mídias digitais em campanhas publicitárias avançou a ponto de existirem agências especializadas nesse segmento. O conceito de home page como página institucional divulgada no ciberspace passou a ser uma complexa rede de possibilidades da qual fazem parte expressões como Twitter, tweets, retweet, Flickr, entre outros. Assinale a alternativa correta acerca dos termos em destaque.

    Alternativas
    Comentários
    •  O Retweet consiste basicamente em repetir o tweet de outra pessoa, mas reconhecendo essa mesma pessoa como a fonte de informação.

      Esta é a melhor maneira de espalhar a informação que nos parece mais interessante, se vejo um tweet com informação que me foi útil porque não partilhar essa mesma informação com as pessoas que me seguem?

      O único ponto negativo disto é que as vezes vão ver a mesma informação que esta a ser repetida por várias pessoas que por acaso estamos a seguir, é o preço de termos informação distribuída rapidamente.

       

    • Cultura inútil! Aff!

    • Na época da prova (2010) os tweets aceitavam, no máximo, 140 caracteres. Em novembro de 2017, esse número dobrou, passando para 270 caracteres.

    • maio de 2019: 280 caracteres


    ID
    213439
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Nada é mais como era antigamente

    Estudo realizado pelo Instituto GFK revela dezesseis possíveis mudanças de hábito dos consumidores. Entre elas, destaca-se o comportamento das diferentes gerações e seu modo de lidar com a tecnologia.

    In: Correio Braziliense, Economia,
    23/5/2010, p. 14 (com adaptações).

    Ampliando essa discussão para o universo da direção de artes, peças de campanhas publicitárias e investimentos de recursos, é correto afirmar que as relações de consumo e informação vão dependendo cada vez mais das relações que os consumidores estabelecem em redes sociais na Internet, o que, em termos práticos, significa dizer que

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa C tem uma pegadinha no final: O público-alvo de uma campanha é definido em seu planejamento estratégico. Entretanto, observa-se que, para atingir esse público, os suportes para informação estão cada vez mais variados e dependem de uma adaptação de linguagens para mídias específicas, por exemplo, uma página diagramada para o You Tube e uma ação de marketing em revista.


    ID
    213442
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Com relação ao Photoshop, assinale a alternativa correta.

    Alternativas

    ID
    213445
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Marketing
    Assuntos

    No design gráfico, elementos como a escolha correta da gramatura do papel, o uso de combinação de cores e a escolha de determinada família de tipos acabam por construir a mensagem de uma peça publicitária. Dessa forma, um cartaz que tivesse formato A3, impresso em papel craft 350 g/m², com fonte Times New Roman, corpo 12, no qual a combinação de cores fosse C 100 Y 100 M 0 K 0 e C 0 Y 100 M 100 e K 0, poderia ser considerado como

    Alternativas
    Comentários
    • Fonte 12 para o Cartaz, está totalmente errado, a única alternativa que expressa essa característica é a C.

      Além de que a gramatura é muito alta para um cartaz, o ideal é de 180g/m


    ID
    213448
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Com relação aos significados dos termos CSS, DIV, SWF e HTML, assinale a alternativa correta.

    Alternativas

    ID
    213451
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Marketing
    Assuntos

    Quanto à função de softwares para a produção de impressos e anúncios digitais, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização de páginas, criado para substituir o Adobe PageMaker, apresentando uma variedade de aprimoramentos, resultando em mais produtividade.

      O programa cria documentos em formato próprio, editável, que posteriormente pode ser exportado para PDF ou outros formatos específicos de impressão.

      O InDesign permite criar, diagramar, visualizar e editar todo um universo de materiais como revistas, jornais, anúncios, embalagens etc.

      Hoje junto com os programas Photoshop e Illustrator, também da Adobe, formam as principais ferramentas de trabalho utilizadas por agências de publicidade, editoras de jornais e revistas, indústrias de embalagens, departamentos de marketing e afins.

      Embora o InDesign permita gerar e distribuir os documentos em sua forma digital, o documento final normalmente é utilizado para a geração de matrizes para a posterior impressão. Esta fase em que o InDesign é utilizado para a criação dessas matrizes é conhecido como pre-press ou pré-impressão.


      Fonte: Wikipédia

    • Letra E

      Corel Draw e Illustrator têm funções semelhantes (V); o Photoshop é indicado para tratamento de imagens, mas possui grande quantidade de funções (V); e o InDesign é um software de DTP (V).

      editoração eletrônica ou Desktop publishing (também conhecida como DTP, do inglês Desktop Publishing), ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações que por meio do software Indesign.
    • A letra C também está correta!
    • Também concordo que a letra C está correta


    ID
    213454
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Quanto à relação entre Web, design de páginas e publicidade, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da world wide web

      O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.

      A preocupação fundamental do web design é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.


    ID
    213457
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    A linha fina de uma matéria publicada na revista Publish, edição n.º 100, 2009, p. 50, trazia o seguinte texto: Empresas que sobreviveram à Lei Cidade Limpa em SP comemoram resultados, baseados na criatividade. A matéria foi publicada em uma seção chamada power sign mídia indoor. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    213460
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Marketing
    Assuntos

    O termo marketing viral refere-se à ideia de que pessoas acessarão e compartilharão conteúdos divertidos. Os anúncios virais podem ser feitos com humor, no formato de videoclips postados no You Tube e também em arquivos Flash enviados por e-mail. A forma como esses conteúdos espalham-se obedece à curva de uma epidemia e considera-se que nem todos os usuários repassam este tipo de anúncio, mas os que enviam arquivos virais novamente costumam reproduzi-los a uma taxa superior a um, o que torna a mensagem um fenômeno de acesso em pouco tempo. A respeito de propaganda viral, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Astroturfing: um novo viés no processo comunicativo

      25/04/2008

      por Ricardo Campos

       

      Astroturfing

      O termo foi criado pelo senhor norte-americano Lloyd Bentsen num jogo de palavras com uma famosa marca de grama sintética dos EUA chamada Astroturf. A ironia na expressão é porque assim como a grama sintética tenta simular os efeitos da grama natural o Astroturfing é a criação de ações e/ou movimentos populares iniciados pela politica ou publicidade dando a impressão que na verdade foram movimentos espontâneos.

      Inicialmente era feito com a infiltração de pequenos grupos de ativistas em grandes manifestações, porém com a ajuda da internet agora se consegue fazer uma manifestação própria, divulgá-la e conseguir pessoas suficientes para a criação do movimento.

      Para Levinson, ações que envolvam as comunidades, sejam elas off-line ou on-line, resultam no envolvimento dos membros que delas participam em torno de um propósito, fazendo da empresa presença importante naquele meio.

      Quando vinculamos a empresa ao determinado meio ou grupo estamos criando relacionamento e nos aproximando do nosso público-alvo.


       

      Vantagens

      Desvantagens

      A marca passa a ser vista como parceira do target.

      Pode ser visto como uma maneira de se aproveitar das necessidades do público-alvo.

      Geração de mídia espontânea.

      A marca pode passar despercebida caso o movimento se torne maior do que a ação da marca.

      Envolvimento entre marca e target.

       

       

       

      * Segundo o Wikipédia o Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. O termo em inglês vem de Astro Turf (grama sintética) em oposição ao termo grassroots (que são movimentos espontâneos da comunidade).

    • Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.


    ID
    213466
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Em relação ao rádio como mídia, entende-se que ele teve seu potencial ampliado em função das novas tecnologias. A rádio Web, o download de música e o PodCast podem ser entendidos como exemplo dessa releitura do rádio. A respeito do PodCast, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • -Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC  (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet  e atualizado via RSS.

      Broadcast (do Inglês "transmitir") ou Radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. A Televisão aberta e o rádio possuem suas difusões através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas e qualquer aparelho de TV (ou, rádio) que conseguir captar poderá sintonizar o sinal.

       

      Fonte: Wikipédia
    • Em 2010 ainda não estava popularizado o Spotify...


    ID
    213472
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    A função de uma tabela de Pantone é

    Alternativas
    Comentários
    • Tabela Pantone

      O Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. Enquanto o processo CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais do mundo, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores. O sistema Pantone também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes. A maior parte das cores do sistema Pantone está além da gama de cores reproduzíveis pelo CMYK, Uma cor Pantone pode ser facilmente identificado usando-se um conta-gotas ou uma lupa. Ao contrário do sistema CMYK, não haverá retícula visível e a cor será chapada.
       

      Reciclando Idéias 
      Publicado por: ED | 1 01UTC dezembro 01UTC 2008 em "Blog do Ed 2009"

       


    ID
    213481
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    Acerca das peças publicitárias utilizadas em promoções, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Os Stoppers são peças publicitárias introduzidas ao expositor promocional que se sobressaem perpendicularmente às prateleiras ou gôndolas. São fixados na altura dos olhos, informando o consumidor sobre as vantagens de adquirir determinado produto ou sobre lançamentos.

      Utilizado geralmente em supermercados, lojas e grandes magazines, o Stopper é um material de propaganda eficaz, pois reforça a mensagem promocional e institucional, atraindo a atenção do consumidor.


    ID
    213484
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Marketing
    Assuntos

    O Illustrator é uma ferramenta de ilustração e desenho vetorial muito utilizada em agências de publicidade, estúdios de design e bureaus de serviço. Embora seja considerado um programa bidimensional, é possível criar efeitos tridimensionais, com uso de algumas ferramentas do software. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

    Alternativas

    ID
    213487
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Comunicação Social
    Assuntos

    A frase Ao falar, cuidado para não engolir foi um slogan utilizado em um anúncio impresso em página de revista e premiado pelo clube Folha em 2002. Assinale a alternativa que apresenta a descrição de um anúncio no qual esse slogan possa, perfeitamente, ser utilizado.

    Alternativas
    Comentários
    • Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas./
      Slogan" vem de sluagh-ghairm (se pronuncia slogorm), do gaélico-escocês para "grito de guerra" , como no filme conhecido Coração Valente.
      letra D

    • não entendi nada!
      alguém poderia explicar de uma maneira mais clara e objetiva!
    • Boa noite, Michel.
      Como a questão só pede em qual descrição o slogan se encaixa melhor, é só ir um por um e imaginando a cena e pensando como se vc fosse um possível comprador, dá uma olhada:

      • a) Publicidade em página central de uma revista em que o produto anunciado seja uma certa marca de goma de mascar. A frase estaria no canto superior esquerdo e, no canto inferior direito, estaria uma ilustração perfeita do produto já mascado.
      • Imagine um chiclete mascado na página de um anúncio e o slogan citado. Péssima escolha.
      • b) Publicidade de um aparelho dentário, com linhas suaves e minúsculas, anunciado na página dois de uma revista de moda.
      • Esse aqui ficou até agressivo. O aparelho teria que estar solto na boca do cidadão e pra engolir um aparelho é um pouco complicado...rsrs
      •  c) Anúncio publicitário de uma empresa que fornece hashis para restaurante japonês e chinês, em uma revista para o seguimento de supermercado.
      • Outro agressivo. Imagina um anúncio querendo vender hashis e pedindo cuidado pra não engolir...nem faz sentido.
      • d) Anúncio de telefone celular com tamanho reduzido.
      • Completamente cabível, é um anúncio que o povo acha até engraçado, devido ao tamanho do celular. O slogan cai como uma luva.
      • e) A arte perfeita para o slogan acima seria a de um body piercing de língua, e o produto anunciado seria a própria joia.
      • Nossa! Esse seria um anúncio pra não vender o piercing. Quase um anúncio de alerta. rsrs 
    • obrigado Marco!!!!!