SóProvas



Prova IF-SC - 2014 - IF-SC - Professor - Química


ID
1318027
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, no que dispôs sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, apresentou diversos aspectos que estão enumerados nas assertivas a seguir. Assinale (V) – verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo.


( ) A promoção à Classe Titular poderá ser concedida aos professores com título de doutor que sejam aprovados em processo de avaliação de desempenho, que tenham logrado aprovação de memorial, que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, e que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita, conforme consta nas alíneas do item IV, §3º, do art. 14, da lei 12.772/2012.
( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.
( ) O concurso para ingresso no cargo de Professor Titular – Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, previsto no art. 11 da Lei nº 12.772/2012, exige diploma de graduação e dez anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso.
( ) Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras, na data de 1º de março de 2013, será aplicado o interstício de 18 (dezoito) meses, para a primeira promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na Lei.
( ) O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Item II deveria estar correto:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. 

    O item IV também deveria ser verdadeiro:

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    Se algué puder me explicar onde se encontram os erros ficarei agradecida!

  • Larissa, 

    o item II inverteu classe/nível. Deveria ser nível 1 da classe D I
    o item IV ignora quem estava em estágio probatório em 2013 - para esses, poderia se dar a promoção imediata mediante a apresentação de títulos: para especialistas, iriam para o nível 1 da classe D II; para mestres e doutores, o nível 1 da classe D III (veja o parágrafo único do art. 15)
  • Cuidado, o item II está correto, veja a Lei:


    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.


  • I. ERRADA. Art. 12, parágrafo 3, IV - para Classe E, com denominação Professor Titular:

    a) possuir título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU defesa de tese acadêmica.
    II. ERRADA. Anexo IV, Tabela IX. Nível I, Classe DI.
    III. ERRADA. Art. 11, I e II - O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico... no qual serão exigidos: a) título de doutor; e b) 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso...
    IV. ERRADA. Art. 14, parágrafo 2, I - A progressão da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente: I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível.
    V. CERTA.

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.

    SUPER PEGADINHA !   O Correto é Classe DI no nível 1.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    quenstão deveria ter sido anulada

  • A questão está certa m p. No próprio artigo que vc colou mostra que o item 4 é incorreto (assim como diz a questão).

     

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.

    A questão fala em promoção e não progressão.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão ou promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses.    (Redação dada pela Lei nº 13.325, de 2016)

     

    Agora a sentença  4 está correta!!!

  • A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) acadêmica e produção profissional relevante, E que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita (...)

    A LEI:

    IV - para a Classe Titular:

    a) possuir o título de doutor;

    b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e

    c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU de defesa de tese acadêmica inédita.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) Classe 1, do Nível D I (...)

    A LEI:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para ingresso no cargo de Professor Titular (...)

    A LEI: 

    Art. 11.  O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual serão exigidos:

    I - título de doutor; e

    II - 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso, conforme disciplinado pelo Conselho Superior de cada IFE.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para a primeira promoção a ser realizada, observando (...)

    A LEI:
    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses. 

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO CORRETA:  O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

    A LEI:

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Essa questão é HARDCORE.

  • A questão está desatualizada, atenção companheiros! Atenção!

  • São 24 ou 18 meses o interstício?

  • Povo fala fala e não sabe dizer o gabarito de uma vez!!!

    Resposta: b


ID
1318030
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), previsto na Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, está regulamentado de acordo com as assertivas a seguir, que devem ser assinaladas (V) para verdadeiras e (F) para as falsas. 

 
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico retribuição por titulação imediatamente superior a que possui.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
( ) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
( ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • quero saber comentário da resposta certa


  • Os dois itens são falsos. 

    O penúltimo é porque não interfere na promoção e nem na progressão. O RSC é complementar. 
    O último porque cada instituição deverá estabelecer seus próprios critérios. 
  • (V) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico Retribuição por Titulação (RT) imediatamente superior a que possui. (OBS: pois será considerada a equivalência da titulação exigida para a percepção da RT com o RSC).
    ( V) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
    ( V) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC. 
    (F) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira. (OBS: art. 19 em nenhuma hipótese, o RSC poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira).
    (F ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores. (OBS: cada instituição deverá estabelecer seus próprios critérios conforme a resolução 1 de 20/02/2014 art. 3). 


ID
1318033
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação), estabelece os critérios para regular o funcionamento do sistema educacional brasileiro. Assinale (V) - verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo. 

 
( ) A Lei nº 9.394/1996, alterada pela Lei nº 11.741/2008, permitiu que o ensino médio pudesse preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
( ) A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.
( ) Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.
( ) De acordo com o art. 36-C, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação profissional técnica de ensino médio, desenvolvida na forma integrada ou concomitante, possui o mesmo requisito que exige conclusão do ensino fundamental. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O erro da segunda assertiva está no trecho "... cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo." Ora, a palavra subsequente pressupõe a prévia conclusão do Ens. Médio. (Veja LDB, art. 36-B, II) O erro da terceira assertiva está no trecho "... independente de qualquer formalidade", haja vista que os referidos diplomas devem ser registrados a fim de que tenham validade e habilitem o educando ao prosseguimento na educação superior. Logo, o registro é uma formalidade exigida. (Veja LDB, art. 36-D).

  • Errado - A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.

    Certo - A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem tenha o ensino médio completo.

    Errado - Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.

    Certo - Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão aos prosseguimento de estudos superior.


ID
1318039
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Carta Constitucional vigente, a educação deve ser tratada com a relevância que merece. Assinale (V) – verdadeiro, ou (F) – falso nas assertivas abaixo. 

 
( ) As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União.
( ) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação.
( ) São direitos sociais, previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros.
( ) Os princípios do ensino estão previstos no art. 206, da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • São direitos sociais (previstos no art. 6º da Constituição Federal) a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.

  • Letra B.

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Defesa do consumidor não entra no rol de direitos sociais presentes no Art. 6º da CF.

    As demais alternativas estão corretas.



  • Discordo do gabarito, pois segundo o artigo 22, inciso XXIV, é competência PRIVATIVA da União, legislar sobre as diretrizes e bases da educação. A questão fala que é EXCLUSIVA, o que não está de acordo com a CF de 1988.

  • Também discordo do gabarito, pois "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação. " o certo seria cooperativamente ou coordenadamente. Nenhuma lei concorre com a lei federal.

  • "Direito do consumidor" não está previsto no art 6 da CF/88.

     

    Outras observações. 

    1 - A alternativa B. a lei não competem concorrentemente e sim cooperativamente. Não são sinônimos.

    2 - O termo "EXCLUSIAMENTE" está incorreto, em nenhum momento na CF ultiliza a palara  ou sinônimos para "exclusivamente"

  • Questão mal formulada. Além do que os colegas pontuaram, no artigo 206 aparece o seguinte:

    "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    [...] V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;          "


ID
1318042
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As irregularidades no serviço público podem ser apuradas por meio de Processo Administrativo Disciplinar, conforme previsto no Título V, da Lei nº 8.112/90, analise as alternativas abaixo. 


I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade.
II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo.
III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade.
IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD.
V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título.
VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade. item  ERRADO - poderá

    II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo. item CORRETO.

    III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade. item ERRADO - poderá motivadamente
    IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD. item ERRADO- da sindicância resultará: I-arquivamento, II- advertência ou suspensão até 30 dias III- PAD
    V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título. item ERRADO - se o indiciado possuir DOUTORADO, basta que o presidente do comissão tenha cargo do mesmo nível ou superior que é válido.
    VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.” item ERRADO - primeiro porque o art 22 não versa sobre isto, segundo se a própria penalidade de advertência tem que ser por escrito art. 129 porque dispensar formas processuais rígidas.

  • A questão deveria ser anulada, pois não há item correto na questão.

    I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade. ERRADO - pois poderá ser afastado.

    II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo. ERRADO - prazo de até 60 dias e não por 60 dias.

    III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade. ERRADO - não é por poder discricionário, mas tão somente quando o relatório contrariar provas, ou seja, ato vinculado.

    IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD. ERRADO - Da sindicância não poderá resultar demissão.

    V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título. ERRADO - condições alternativas, ou seja, basta ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível não importando a formação.

    VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.” ERRADO - o art. 22 não trata deste assunto.

    Como visto, não há item certo nessa questão. 









  • Essa foi a pior questão que eu já fiz na vida...

  • Do Afastamento Preventivo

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

      Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • lei 8112/90

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • O Art. 147 da Lei 8112/90 fala que o prazo de Até 60 dias e não 60 dias.

    Na hora de resolver a questão bateu aquela duvida! Vamos que vamos!

  • Em relação ao item VI, o Art 22 citado não é da Lei 8112/90, é da Lei do PAD (9784/99). Estaria correto se não mencionasse a lei errada.

  • Essa questão deveria ser ANULADA, pois, não há questão correta se formos analisar como o examinador, ao pé da letra.

    Não é 60 dias é até 60 dias.

  • De fato, a lei não é peremptória quanto à obrigatoriedade de 60 dias, como bem assinalado pelos colegas

  • Galera, cuidado com o excesso de formalismo. Tem-se que tomar muito cuidado com as supostas questões "letras de Lei". Pra mim, deixo claro que é só uma opinião, considero o inciso II da alternativa correto, pois o fato de ele colocar prazo de 60 dias, não desvirtua o exposto na lei 8.112. A questão diz: "...ocorrerá pelo prazo de 60 dias...", ou seja, prazo de 60 dias não quer dizer necessariamente que terá 60 dias, mas que pode ser até 60 dias. É um prazo estipulado, e como tal, considero válida a questão. Mas respeito a opinião dos colegas concurseiros, até porque estamos aqui para nos ajudar. Abraço. 

    Lembre-se: A interpretação faz parte da prova.

  • Julguemos as afirmativas:

    I- Errado: o afastamento é medida que pode ser adotada, não sendo, todavia, necessária em todo e qualquer caso, e sim apenas se o servidor puder efetivamente influir na apuração da irregularidade. Está incorreto, portanto, afirmar que deva, necessariamente, ser tomada tal providência (art. 147, Lei 8.112/90)

    II- Certo: é a conclusão que se extrai claramente da leitura do caput e do parágrafo único do art. 147 da Lei 8.112/90: ou seja, prazo de 60 dias, prorrogável, uma única vez, por mais 60 dias.

    III- Errado: a afirmativa começa dizendo o que estaria explicitado no art. 168 da Lei 8.112/90. E não é esse o conteúdo do dispositivo em tela. A regra geral, vale dizer, é que a autoridade competente acate a conclusão do relatório, a menos que contrária a prova dos autos, hipótese em que, aí sim, abra-se espaço para agravamento ou abrandamento da penalidade sugerida, ou ainda isenção de responsabilidades.

    IV- Errado: os possíveis desfechos da sindicância, na verdade, são o arquivamento, a aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão por até trinta dias, ou ainda a instauração de PAD, caso a pena em tese cabível seja mais severa. Sequer cabe aplicar demissão em sede de sindicância (art. 145, Lei 8.112/90)

    V- Errado: a lei abre duas possibilidades com relação à qualificação do presidente da comissão processante, quais sejam, ocupar cargo de nível superior ou igual ao investigado ou ter nível de escolaridade igual ou superior (art. 149, caput, Lei 8.112/90). Assim sendo, se o indiciado possuir título de doutor, não necessariamente o presidente terá que ter a mesma titulação. Basta, por exemplo, que ocupe cargo de mesmo nível ou de nível superior, ainda que não tenha qualquer especialização profissional.

    VI- Errado: na verdade, o dispositivo transcrito refere à Lei 9.784/99, e não à Lei 8.112/90, conforme equivocadamente afirmado.

    Gabarito: D 


  • VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

    Item incorreto, pois, tal dispositivo encontra-se na lei 9.784, em seu art 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamento a exigir. É o principio do informalismo.

  • Lamentavelmente uma questão típica de bancas"mequetrefe", sem "pedigree" nenhum! 

    Duas coisas me chamam a atenção: a primeira, como é difícil uma banca acatar um recurso, por mais que seja óbvio que o impetrante tenha razão; a outra, como estas bancas de esquina estão se espalhando e aplicando concursos importantes!!! Uma pena mesmo.

  • Quanto ao item V: Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) A questão traz exemplos de título de doutorado, mas na verdade a lei não traz títulos e sim cargo ou nível de escolaridade igual ou superior.

  • Art. 147 da lei 8.112/90 prevê claramente o prazo de ATÉ 60 dias de afastamento preventivo. A lei não tem palavras inúteis no seu texto. Mas enfim...


ID
1318051
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando os termos do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações, analise as alternativas abaixo.
I. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.
II. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.
III. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.
IV. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.
V. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.
Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/1994

    ______________________________________________________________________________________________________________

    I- CORRETA- 

    REGRAS DEONTOLÓGICAS

    III- A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    II- ERRADO- 

    -> Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV- São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las .

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    III- CORRETA- 

    XV- E vedado ao servidor público:

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. 

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    IV- ERRADO-  

    (...)

    -> Das Comissões de Ética

    XXII- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a da censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    (...).

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    V- CORRETA- 

    Decreto 6.029/2007

    (...)

    Art.5 º Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171/94. será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designado pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgãos, para mandatos não coincidentes de três anos.

    (...).

  • Qual o erro da II ?


  • II- Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

    O decreto não fala em denuncia ao Poder Judiciário.

    IV- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    A Comissão de Ética pode apenas censurar, não cabe a ela aplicar advertência.



  • não entendi o erro da ii

  • O que está errado na II, é denunciar ao PODER JUDICIÁRIO! O Decreto só fala em denunciar não taxa que deva ser somente no JUDICIÁRIO, isto é, pode haver a denuncia administrativa, dentro da estrutura organizacional do órgão!

    Pegadinha!!!!!

  • I) CORRETA. Das regras deontológicas, III. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    II) ERRADA. Dos principais deveres do servidor público, i. Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las. (não fala nada em denunciar ao Poder Judiciário)

    III) CORRETA. Das vedações ao Servidor Público, f. Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.

    IV) ERRADA. Das comissões de ética, XXII. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fudamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    V) ERRADA OU CORRETA?! Este inciso foi revogado pelo Decreto no 6.029 de 2007. No entanto o gabarito da questão a considerou correta, citando o Decreto 6.069, Art. 5º. ‘Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto 1.171 de 1994, será integrada por três titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou õrgão, para madnatos não coincidentes de três anos.

  • Gabarito: A


    I. CERTA

    II. ERRADA. Em nenhum momento o decreto fala em denunciar ao Judiciário.

    XIV- São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las .

    III. CERTA.

    IV. ERRADA. A única Penalidade prevista no D1.171 é a censura. Advertência é prevista pela Lei 8.112.

    V. CERTA.

  • Comissão de Ética = (apenas) Censura.


    Gabarito: A.


ID
1318057
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Aranha (2006), a teoria do conhecimento é chamada de epistemologia e investiga as relações entre o sujeito cognoscente e o objeto. A epistemologia, por ter adquirido um caráter mais crítico e específico sobre o estudo do conhecimento científico, é também denominada de ______________________.
Escolha entre as alternativas abaixo, aquela que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Epistemologia é conhecida como a teoria do conhecimento (do grego episteme, "ciência") e pelo fato de abranger o estudo do conhecimento cientifico do ponto de vista critico, a epistemologia é também chamada de filosofia das ciências ou teoria do conhecimento cientifico.


ID
1318060
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Veiga (2002) destaca alguns princípios norteadores que devem fundamentar o projeto político pedagógico da escola. Considerando esses princípios, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita. 


( ) Constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
( ) Está associado à ideia de autonomia.
( ) Esse princípio possibilita o acesso e a permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores.
1. Gestão Democrática.
2. Qualidade.
3. Igualdade de Condições.
4. Valorização do Magistério.
5. Liberdade.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gestão Democrática constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. 

    Liberdade está associado à ideia de autonomia.

    Igualdade de condições possibilita o acesso e a permanência na escola.

    Qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

    Valorização do Magistério relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores. 


    Gabarito: C





  • Pergunta bem complicada. Acertei, mas demorada.

    Esse tipo de questão, é bom eliminando as opções que não batem com aquelas que você tem certeza!


ID
1318063
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1996, p.31), afirma que “na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o inacabamento se tornou consciente”.
De acordo com o texto acima assinale a alternativa CORRETA que expressa o significado do termo “inacabamento” utilizado pelo autor.

Alternativas

ID
1318069
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2013, p. 221), há três modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Considerando tais modalidades, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Constitui a previsão do desenvolvimento do conteúdo.
( ) Expressa a ligação da instituição de ensino com o sistema escolar.
( ) Constitui a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente.
( ) É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
( ) Constitui um documento escrito que, além de orientar as ações do professor, possibilita revisões e aprimoramentos.
1. Plano da escola.
2. Plano de ensino.
3. Plano de aula.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula.

    O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
    O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
    O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico. O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.

    Fonte:
    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

  • 3, 1, 2, 1, 3.


ID
1318072
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 261), a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 apresenta três modalidades de educação.
Assinale a alternativa que as apresenta CORRETAMENTE.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil, pois induz ao erro de acharmos que a opção C seja a correta, mas não é. A LDB não é totalmente clara quanto às modalidades de educação, é preciso localizar tais modalidades pelo processo de exclusão. O art. 21 deixa claro que há 2 níveis de ensino: (1) Educação Básica (= Ed. Infantil + Ens. Fundamental + Ens. Médio); e (2) a Educação Superior. Quanto às 3 modalidades de educação temos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no art. 37; a Educação Profissional (subsequente ou articulada com o Ens. Médio), nos arts. 36-A até o 36-D; e finalmente a Educação Especial, nos arts. 58 e 59.

    O grande problema e que pode ser alvo de uma questão maldosa é a afirmação errônea de que a Educação Profissional e Tecnológica faça parte das modalidades de educação, isto é incorreto porque ela não é articulada com o Ensino Médio, mas sim integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação! Leia o art. 39 e não erre isso jamais.
  • Muito bom o seu comentário Marcos Gomes. Obrigado por nos ajudar com bons comentários e que o Senhor Jesus te abençoe bastante. Abs.

  • Ótimo comentário  Marcos........Gab "d"

  • Cara, quebrei a cabeça pra entender, mas deu certo kkk valeu pelo comentário mesmo, Marcos Gomes!!

  • Errei essa questão, pois pensei como nosso amigo Marcos Gomes..

    Vou indicar comentário :)

  • Resposta.    D

  • Não confundir modalidade com níveis de ensino e nem com composição da educação escolar...

  • Níveis: Ed. Básica e Ed. Superios;

    Modalidades: Eja, profissional e tecnológica, especial, Ead e Indígena;

    Etapas: Ed. inf, Ed. Fund e Médio.

  • Se você errou, leia abaixo o comentário do Professor Marcos. Obrigado, de nada!

     


ID
1318075
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação ocorre por meio de dispositivos que permitem a comunicação tanto de forma síncrona, quanto assíncrona, possibilitando a criação de diferentes situações e procedimentos didáticos para incentivar a dialogicidade entre os atores envolvidos nesse processo. Considerando as possibilidades de interação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem.
( ) Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional.
( ) Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online).
( ) Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.
( ) Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes.
(1) Fórum de discussão
(2) Linguagem dialógica
(3) Atividade síncrona
(4) Chat
(5) Ambientação

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ambientaçao Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem. 

    linguagem dialogica Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional. 

    atividade sincrona Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online). 

    forum de discussao Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.

    chat Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes. 


ID
1318078
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os autores Santos e Weber (2013), qual o significado do termo “ubiquidade”? Assinale a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santaella (2010), a ubiquidade faz coincidir deslocamento e comunicação, mas não é sinônimo de mobilidade; designa a possibilidade de compartilhamento de diversos espaços-tempos simultaneamente. Dessa forma, fala-se em ubiquidade em relação à comunicação móvel “quando a continuidade temporal do vínculo comunicacional é assimilada a uma plurilocalização instantânea” (SANTAELLA, 2010, p.19).

     


ID
1318084
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com determinada abordagem do processo ensino e aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional (Mizukami, 1986). Analise a concepção de avaliação nas diferentes abordagens e numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.

 
( ) O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.
( ) A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.
( ) A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
( ) A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.

1. Abordagem Tradicional
2. Abordagem Comportamentalista
3. Abordagem Humanista
4. Abordagem Cognitivista
5. Abordagem Sociocultural.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 1. Abordagem Tradicional - A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.

    2. Abordagem Comportamentalista - A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.

    3. Abordagem Humanista - O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.

    4. Abordagem Cognitivista - O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.

    5. Abordagem Sociocultural - A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.


ID
1331452
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto ao histórico da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil e quanto ao histórico do Instituto Federal de Santa Catarina, analise as alternativas abaixo.

I. Desde o início da colonização do Brasil, já se tem notícias da formação do trabalhador, com os índios e escravos como os primeiros aprendizes de ofícios destinados às categorias sociais mais baixas.

II. Em 1785, foi assinado o Alvará datado de 05/01/1785, que proibia a existência de fábricas no Brasil, pois Portugal tinha receio quanto à sua independência.

III. Em 23 de setembro de 1909, Nilo Peçanha assina o Decreto nº 7.566, criando Escolas de Aprendizes Artífices, nas capitais dos estados, que seriam vinculadas ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, para habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, para fazê-los adquirir hábitos de trabalho profícuo e afastando-os da ociosidade, do vício e do crime.

IV. O IFSC possui a única escola bilíngue – LIBRAS-Português – da América Latina, para ensino técnico para surdos.

V. A transformação do CEFETSC – Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina em IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina foi precedida de ampla avaliação por parte da comunidade escolar, envolvendo servidores e alunos, com defesa de duas teses (1a : permanência como CEFETSC ou 2a : transformação em IFSC) que culminou com a vitória da segunda, após consulta popular.

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários

ID
1331458
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma aula prática, os alunos foram divididos em equipes e cada uma deveria preparar 500 mL de uma solução de NaOH 2M. Uma das equipes utilizou essa solução para titular 10 mL de uma solução padronizada de H2SO4 2M. Nessa titulação, foram gastos 25 mL da solução preparada. Com base nesses dados, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 1 H2SO4 + 2 NaOH --> Na2SO4 + 2 H2O

    em 10 mL de H2SO4 temos quantos mols?

    2 mol - - em - -1000mL

    0,02mol  - - em  -- 10 mL             se 1 mol de H2SO4  neutraliza 2 mols de NaOH, então usamos 0,04 mols de NaOH


    se temos 0,04 mols de NaOH em  25 mL de solução

    0,04mol ---- 25 mL

    x -------------1000mL

    x= 1,6 mol/L é a solução que foi preparada e não 2mol/L


    para preparar 500 mL de uma solução 2M é necessário de 40g de NaOH  ( 80g para 1000mL)

    2mol/L ---- usamos 40g

    1,6mol/L ---- foi usado?? 32g

    40-32 = 8g a menos


ID
1331461
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Avalie as asserções abaixo.

Se um precipitado de cromato de prata está em equilíbrio com sua solução saturada, pode-se afirmar que há um equilíbrio heterogêneo

PORQUE


o Ag2CrO4 está na fase sólida, enquanto íons Ag⁺ e CrO42⁻ estão na fase dissolvida, sendo a expressão do produto de solubilidade igual à soma das concentrações molares dos íons. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a primeira asserção está correta, e o erro da segunda está em dize que o produto de solubilidade é igual a soma das concentrações. O correto seria: o produto de solubilidade é =  Ag2rO4 --> 2Ag + CrO4-2  

    Ks= [Ag]² . [CrO4]


ID
1331464
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma técnica de laboratório depara-se com um grande frasco de uma solução de ácido clorídrico com um rótulo onde constava a concentração em porcentagem em massa: 28% (m/m). Com o objetivo de determinar a concentração em quantidade de matéria da solução, a técnica afere a densidade da solução, encontrando o valor de 1,3 g/mL. Qual a concentração da solução em questão? (dado: HCl = 36,5 g/mol)

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • M = (d. T%.10)/MM

    M= (1,3x28x10)/36,5 = 9,97 ~ 10 mol/L
  • Lembre-se da fórmula : C = m.MM = 1000.d.T

    C -  concentração comum - massa do soluto/volume(L)

    m - molaridade - mols de soluto/volume(L)

    MM - massa molar

    d - densidade

    T - Título em massa(%) - massa do soluto/massa da solução ou volume do soluto/volume da solução

    Frase boa para lembrar da formula ( Comi, maria MMole, 1000 Diarréias Tive ) kkkkkk

  • d=1,3x1000=1300           1300---------100                                       1mol--------36,5

                                            x-----------28 =364                                   x------------364=9,97   letra e


ID
1331467
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um laboratório de química precisamos preparar soluções de concentrações variadas. Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com as características finais das soluções que devemos preparar, considerando que a massa molar do NaOH como 40 g/mol.

( 1 ) NaOH 0,1 mol/L
( 2 ) NaOH 3%
( 3 ) NaOH 50 mM
( 4 ) NaOH 5 g/L

(   ) Diluir 25 µL de uma solução a 3 mol/L e diluir até 100 µL.

(   ) Diluir 50 mL de uma solução a 16 g/L até 200 mL.

(   ) Diluir 10 mL de uma solução a 1,25 mol/L até 100 mL.

(   ) Diluir 2 mL de solução a 25 % até 250 mL.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 40g - 1 mol

    5g -   X
    X=0,125mol
    Pegasse 10 ml e dilui em 100 ml, temos uma solução 10 vezes diluida, pegando 1,25mol/L diluindo  10 vezes, temos 5g/L.

ID
1331470
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O hipoclorito de sódio é empregado como desinfetante e desodorante nas indústrias alimentícias, empresas de abastecimento de água, rejeitos de esgoto e em atividades domésticas. Como agente alvejante é muito útil para ser usado com o algodão, o linho, a juta, a seda artificial e a polpa de papel. O método mais comum para fabricá-lo é mediante o tratamento da solução de hidróxido de sódio pelo cloro gasoso, conforme a reação:

Cl2 + 2NaOH ? NaCl + H2O + NaClO

O outro método de produção é a eletrólise de uma solução concentrada de cloreto de sódio, com o que se obtêm o mesmo produto.

Sobre esse segundo método de produção do hipoclorito de sódio, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na eletrolise, a semireação de oxidação ocorre no anodo, e nele estará a especie que perde eletrons:

    Quando NaCl se dissocia, forma~se a especie cationica Na+ que necessita ganhar um eletron para se estabilizar, e quem ganha eletron se reduz no cátodo. De modo que o Na+ + 1e---- Na (s) no cátodo. 
    No anodo, a especie Cl- precisa perder um eletron para se estabilizar, logo quem perde eletron se oxida no anodo:
    2Cl (aq) --- Cl2 (g) + 2 e    se formará o gás cloro pela perda de 2 eletrons do 2Cl
  • A QUESTÃO É? DE ONDE VEM O ( OH- ) NA SOLÇÃO? OUVE REDUÇÃO DA ÁGUA? ( SÓ PODE, PARA LIBERAR OH-) E, CONSEQUENTEMENTE, TERMOS NaOH EM SOLUÇÃO.

     

  • O Na+ nao quer receber o eletron do catodo,pois e um elemento da familia 1A, logo, quem recebe e o H+ derivado da auto ionizaçao da agua....2H+ + 2e --------> H2.

    Lembrando que elemento das familias 1A, 2A e Al nao querem receber eletrons.

    obs: meu teclado esta falhando a acentuaçao.

  • Questão de eletrólise aquosa.

    Em solução o cloreto de sódio (NaCl) sofre ionização:

    NaCl ---> Na+ + Cl-

    Lembrando que a água tem a capacidade de autodissociar:

    H2O -----> H+ + OH-

    No cátodo ocorre a redução, entre os íons com maior tendência a redução temos o Na+ e H+. Observação: família 1A, 2A e Al não reduzem. Logo, ocorre a redução do H+.

    Catodo: 2H+ + 2e- ------> H2

    No anodo ocorre a oxidação, entre os íons com tendência a oxidar temos Cl- e OH-. Observação: o OH- só vai oxidar se o outro ânion for o F- ou ânions oxigenados. Logo, quem vai sofre oxidação é o Cl-.

    ´2Cl- -----> Cl2 + 2e

    Analisando os itens:

    A Na eletrólise do cloreto de sódio, o hipoclorito de sódio é formado no ânodo e o cloreto de sódio sofre uma diluição ao longo do tempo. (ERRADO - O HIPOCLORITO É FORMADO PELA REAÇÃO ENTRE O CLORO GASOSO E O HIDRÓXIDO DE SÓDIO)

    B Na eletrólise do cloreto de sódio, o hipoclorito de sódio é formado no cátodo e o cloreto de sódio permanece em solução. (ERRADO - O HIPOCLORITO É FORMADO PELA REAÇÃO ENTRE O CLORO GASOSO E O HIDRÓXIDO DE SÓDIO)

    C Na eletrólise do cloreto de sódio, o cloro gasoso é formado no cátodo e o hidróxido de sódio é formado no ânodo.

    (ERRADO -O CLORO GASOSO É FORMADO NO ANODO E HIDRÓXIDO DE SÓDIO É FORMADO NA SOLUÇÃO)

    D Na eletrólise do cloreto de sódio, o cloro gasoso é formado no ânodo e o hidróxido de sódio permanece em solução. (CORRETA CONFORME EXPLICAÇÃO ACIMA)

    E Na eletrólise do cloreto de sódio, o hidróxido de sódio é formado no ânodo. (ERRADO - O HIDRÓXIDO DE SÓDIO É FORMADO NA SOLUÇÃO)


ID
1331473
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No gerenciamento de águas e efluentes de uma indústria, o químico determinou que uma das análises necessárias a serem executadas era a avaliação da água de lavagem de um reator, com a finalidade de se determinar se esta poderia ser descartada no meio ambiente. Encontrou-se numa dessas águas a concentração de 2,0 × 10-9 mol/L de HNO3. Qual o valor de pH desta água?

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • para mim deu o seguinte:

    H2NO3 ------------- H+

    2.10-9 mol/L   ------ 2.10-9

    pH = -log [H+]

    pH = -(log 2 + log 10-9)

    pH= - (0,3+ (-9))

    pH = - (-8,7)

    pH = 8,7  ---> isso para mim é mais próximo de 9 do que de 7....

  • Quando temos um ácido muito diluído, o pH sempre dará próximo de 7, devido a dissociação da água.

  • QUESTÃO ERRADA, GABARITO LETRA "E"

    HNO3 --> H+ + NO3-

    2.10-9 mol/L  --> 2.10-9

    pH = -log [H+]

    pH = -(log 2 + log 10-9)

    pH= - (0,3 -9)

    pH = - (-8,7)

    pH = 8,7  


    O VALOR DA CONCENTRAÇÃO DO HNO3 (2.10-9 MOL/L) JÁ SE ENCONTRA DILUÍDO.


  • Não tem como adicionar ácido e o pH ficar básico. É necessário considerar a [H+] da dissociação da água, que é maior que a concentração do ácido --> 10-7 M. O pH será por volta de 6,99


  • gente, a concentração do ácido é muito baixa... é menor que 10^(-6)... logo temos q levar em consideração a contribuição de H3O+.
    resposta certa é letra c mesmo!!!

  • Eu errei mas realmente não vi a lógica e realmente adicionar ácido na água no mínimo ficaria abaixo de 7 o pH. Agora para achar o pH exato eu somei o numero de mols de H+ da água e o número de H+ do ácido o que dá 1,002x10^-7. Em 1 L teremos:

    pH = -log[H+]

    pH = -log(1,002x10^-7)

    pH = -(log1,002 -7log10)

    pH = 7 - log1,002

    pH = 6,999...

  • Como a concentração de H+ do HNO3 (considerando ionização 100%) é baixa, devemos levar em consideração o H+ da água (10^-7), então:

    2.10^-9 + 1.10^-7

    0,02.10^-7 + 1.10^-7

    1,02.10^-7 (aproximando para 1)

    pH = - [log 1 + log10^-7]

    pH = - [0 + (-7.log10)]

    pH = - (-7)

    pH = 7. 


ID
1331479
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São dados os seguintes valores:

Ka do ácido fórmico (HCOOH) = 0,00018
pKa do ácido benzóico (C6H5COOH) = 4,20

Analise as asserções a seguir.

Tanto o ácido fórmico quanto o ácido benzóico são considerados ácidos fracos, porém o ácido fórmico é um ácido mais fraco que o ácido benzóico

PORQUE

o ácido benzóico estabiliza bem a carga iônica por ressonância no anel aromático, ionizando- se em maior proporção que o ácido fórmico quando em solução aquosa.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ácido fórmico= ka= 1,8.10-4

    pka= -log  ka

    pka= -log 1,8.10-4

    pka= aprox 3,8


    pka ácido benzíco = 4,2

    pka= quanto menor o pka, mais dissociado o ácido e mais baixo o pH, logo as assertivas estão erradas

  • Para analisar o carater acido de funçoes organicas; pka quanto menor mais forte o ácido, desse modo, como o pka do acido benzoico é maior que o pka do acido formico, o acido benzoico é mais fraco. No entanto os dois sao considerados acidos fortes, com pka entre 1 e 5.Ambas estao erradas.

  • 1) O ácido fórmico é mais forte que o ácido benzóico visto pelo pKa, pKa (HCOOH)>pKa (C6H5OOH).

    2) O grupo carboxila é desativador do anel benzênico logo desestabiliza a ressonância do anel, visto que a ressonância passa para os grupos oxigenados.


ID
1331485
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As principais técnicas usadas em análise quantitativa baseiam-se em quatro princípios básicos: 1) reprodutibilidade de reações químicas adequadas; 2) medidas elétricas apropriadas; 3) medida de propriedades espectroscópicas e 4) deslocamento característico de uma substância em um meio definido.

Dentro desse contexto, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

(   ) Na análise titrimétrica, trata-se a substância a ser determinada com um reagente adequado, na forma padronizada, e determina-se o volume necessário para completar a reação.

(   ) A análise térmica diferencial registra a diferença de temperatura de uma substância, antes e depois de reagir com um material de referência.

(   ) Na espectroscopia de absorção atômica, o material a ser analisado é vaporizado sob vácuo e o vapor é submetido a um feixe de elétrons de alta energia.

(   ) Os métodos espectrométricos de análise dependem da medida da quantidade de energia radiante, com um determinado comprimento de onda, que é absorvida ou emitida pela amostra.

(   ) Os métodos de emissão submetem a amostra a um tratamento térmico ou elétrico que leva os átomos a estados excitados que emitem energia. A intensidade dessa energia é, então, medida. São exemplos dessa técnica, a fotometria de chama e a fluorimetria.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1331488
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as conformações possíveis de um cicloexano substituído (conformações tipo cadeira). Leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A conformação de menor tensão estérica para o composto cis-1-tert-butil-4- bromocicloexano é a conformação onde o grupo tert-butila é equatorial e o bromo, axial.

(   ) Considerando que a interação gauche entre os grupamentos metila gera uma tensão estérica de 3,8 KJ/mol e as interações axiais CH3 ? H geram tensão estérica de mesmo valor (3,8 KJ/mol), pode-se dizer que para o composto trans-,2-dimetilcicloexano não há diferença de energia entre a conformação da molécula que mantém os grupos metila em posições axiais e a conformação que as mantém em posições equatoriais.

(   ) Na conformação de compostos cis-1,3-dissubstituídos, só é possível os substituintes de uma mesma molécula permanecerem ao mesmo tempo em posição axial ou equatorial, enquanto nos compostos trans-1,3-dissubstituídos, os substituintes de uma mesma molécula, ao contrário, não permanecerão ao mesmo tempo em posição axial ou equatorial.

(   ) O substituinte tert-butil causa maior tensão 1,3-diaxial em um cicloexano monossubstituído que o isopropil.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1331491
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apoptose é um fenômeno conhecido também por morte celular programada, sendo morfologicamente distinta da necrose, pois ocorre individualmente. É um mecanismo rigidamente controlado por expressões genéticas que leva à produção de várias moléculas com atividades específicas que resultam em alterações celulares. Esse fenômeno possui um papel essencial na manutenção da homeostase tecidual.

Considerando as alterações morfológicas e bioquímicas desse processo, assinale a alternativa na qual NÃO se encontram as características desse fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • Ruptura da membrana plasmática e liberação do conteúdo interno no meio extracelular.

    Diferente da necrose, na apoptose não existe liberação do conteúdo celular para o interstício e portanto não se observa inflamação ao redor da célula morta

  • Na apoptose, a célula morre em razão de um conjunto de mudanças coordenadas, portanto, é um processo ativo. Nessa situação, diversas alterações na célula possibilitam uma série de eventos moleculares e bioquímicos regulados geneticamente. Esse processo ocorre da seguinte maneira:


ID
1331494
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

lEm 1913, há mais de 100 anos, Alfred Werner foi honrado com o Prêmio Nobel de Química por seu brilhante trabalho sobre a ligação existente em complexos de coordenação. No final do século XIX, ele concluiu que nos complexos o metal possui dois tipos de valência: a primária (que hoje entendemos como a carga iônica do complexo formado) e a secundária (que corresponde ao número de ligantes coordenados com o íon central). Atualmente as ligações nos compostos de coordenação são explicadas pelas Teorias da Ligação de Valência (TLV), do Campo Cristalino (TCC) e do Orbital Molecular (TOM), porém, a Teoria de Werner ainda hoje continua útil para estudos sobre algumas propriedades dos compostos de coordenação, como a estereoquímica.

Em uma aula prática de química, os estudantes formaram alguns complexos em solução. Com o objetivo de estimular os alunos a buscarem informações extras sobre o assunto tratado em aula, o professor exigiu uma pesquisa sobre os compostos.

Observe os compostos formados, considere sua conformação tridimensional e associe a coluna da direita com a da esquerda.


(1) [Pt(NH3)2CI2]


(2) [Pt(NH3)4Cl2] 2+


(3) [Co(NH3)5Cl] 2+


(4) [Pt(NH3)3Cl3] +



( ) A valência primária é 2 e a secundária é 6; não apresenta isômeros.
( ) A carga do metal é 2+ e apresenta isomeria óptica
( ) Possui dois isômeros Fac (facial) e Mer (meridional).
( ) Possui conformação octaédrica com dois isômeros Cis e Trans.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão deva ser anulada, pois o composto 1 não apresenta isomeria óptica, e sim isomeria geométrica. A isomeria óptica ocorre quando há assimetria (quiralidade). Não é o caso.

  • Essa questão é osso!

    Quando tem complexo com número de coordenação 6 geometria octaédrica, se for do tipo MB4A2 ( M=metal) podem apresentar isomeria cis trans.

    Complexos do tipo MA3B3, dois isomeros são possíves, denominados isômeros facial (fac) e meridional (mer)!

    Dps de encontrar a questões, fui estudar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Acredito na anulação da questão... no composto 3 a valência primária do metal é +3 e não +2, pois o ligante Cl tem carga -1; além disso concordo com a Tatiane, pois a isomeria do composto 1 é geométrica e não óptica.


ID
1331506
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A norma NBR ISO/IEC 17025 é reconhecida como referência para a gestão da qualidade. A ISO/IEC 17025 foi produzida como resultado de ampla experiência na implementação da ISO Guia 25 e da EN 45001 que são canceladas e substituídas de modo a serem utilizados textos idênticos nos níveis internacional e regional.
Assinale a alternativa CORRETA, sobre os objetivos e as modificações introduzidas pela 17025.

Alternativas
Comentários
  • A ISO estabelece requisitos gerais para a competência de laboratórios de ENSAIO E CALIBRAÇÃO.

    Todavia, é aplicada também em laboratórios que executem amostragem!!

    Outro ponto importante é que A NBR ISO/IEC nº 17.25/17 é aplicável a todas as organizações que realizam atividades de laboratório, independentemente do número de pessoas!

  • A Esta norma é aplicável apenas a laboratórios ou instituições que possuam pelo menos 5 pessoas associadas, pois a instituição deve ter pessoal gerencial e técnico, independentemente de outras responsabilidades. (errado)

    B

    Um dos objetivos da NBR ISO/IEC é estabelecer um padrão internacional e único para atestar a competência das indústrias químicas para realizarem ensaios e/ou calibrações, excluindo amostragem.(errado)

    C

    Se uma instituição for parte de uma organização que realiza outras atividades, além de ensaios e/ou calibrações, esta instituição não poderá solicitar acreditação para a ISO 17025, de modo a evitar potenciais conflitos de interesse. (errado)

    D

    A ISO 17025 visa a estabelecer uma relação mais estreita, clara e sem ambiguidade com a ISO 9001 e 9002, em relação ao que era estabelecido pela ISO Guia 25. (correto)

    E

    Instituições que subcontratem trabalhos de forma contínua ou eventual, não podem ser certificadas pela NBR ISO/IEC 17025. (errado)


ID
1331509
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma escola de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, um trabalho foi proposto com o intuito de desenvolver competências em Educação Ambiental. O tema escolhido para trabalhar com adolescentes de três turmas das 3as fases foi “Como descartar corretamente pilhas e baterias”. Para ajudar na reflexão sobre os riscos ambientais desses materiais foi elaborada uma cartilha e os alunos foram informados sobre o local na cidade onde podem levar suas pilhas e baterias usadas. Nessa cartilha, vários conceitos da eletroquímica foram explicados, bem como os efeitos do descarte inadequado destes materiais. Leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas, conforme os conceitos sobre as pilhas e baterias.

(   ) As pilhas que não podem ser recarregadas são classificadas como sistemas eletroquímicos primários ou baterias primárias.

(   ) O destino ideal de pilhas e baterias usadas deveria ser o aterro controlado, pois todo o lixo recebe uma cobertura de PVC ou argila, o que evita contaminação do ambiente.

(   ) As baterias de níquel/cádmio são baterias secundárias e de longa duração.

(   ) Na pilha alcalina não há formação de gás hidrogênio, pois o meio é básico.

(   ) Nas pilhas de mercúrio, usadas em relógios e calculadoras, o mercúrio é oxidado a óxido de mercúrio, que é solúvel e pode contaminar o solo se descartada incorretamente.

Assinale a opção que contenha a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • No grupo de geradores primários destacam-se os seguintes tipos de pilhas: 

    • -Pilha de zinco-carbono 
    • -Pilha alcalina
    • -Pilha de mercúrio 
    • -Pilha de prata 
    • Pilha de lítio.

    No grupo de geradores secundários destacam-se dois tipos que têm aplicações muito diversas: 

    • -Bateria de chumbo 
    • -Bateria de niquel-cádmio.

    Baterias de níquel-cádmio 

    Uma bateria elementar de níquel-cádmio é formada por dois eletrodos separados por um isolante, enrolados um sobre o outro e imersos num eletrolito. O eletrodo positivo ou anodo é constituído de níquel e tem sobre a superfície externa um composto mais ativo, à base de hidróxido de níquel. O eletrolito é constituído por uma solução de hidróxido de potássio.

    Quando entre os dois eletrodos se interpõe uma resistência de descarga, uma diferença de potencial é produzida; uma corrente começa a circular, dando início ao processo de descarga da bateria.

    No decorrer do processo de carga, a bateria é submetida a uma tensão externa inversa e os hidróxidos dos eletrodos se decompõem, liberando cádmio, níquel e água; depois de um determinado tempo a bateria fica exatamente como nas condições iniciais.

    As baterias de níquel cádmio custam quase o triplo das de chumbo, mas oferecem vantagens. Podem ser conservadas em estoque tanto carregadas quanto recarregadas, sem que sua durabilidade seja afetada. Alguns modelos podem realizar 30 000 ciclos de cargas e descargas.

    Em geral, essas baterias são indicadas quando há necessidade de um modelo leve e portátil, de longa duração e que dispense manutenções periódicas.



ID
1331512
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A necessidade de preservação do meio ambiente é um consenso mundial, assim como a ideia de progresso inserido dentro de um contexto de qualidade de vida, buscando um ambiente seguro, em que a exploração desmedida e irresponsável dos recursos naturais vem sendo cada vez mais coibida. As atividades produtivas na área de química devem ser especialmente observadas, pois são normalmente de risco e potenciais causadoras de poluição, visto que trabalham com substâncias tóxicas e/ou inflamáveis e após um processo químico normalmente geram um “lixo tóxico” que precisa ser tratado, o que é denominado por “resíduo”. A Química Limpa, conhecida também como Química Verde, pode ser considerada um tipo de prevenção de poluição causada por atividades na área de química. A filosofia deste conceito está baseada em alguns princípios.

As alternativas abaixo apresentam esses princípios, EXCETO uma, assinale-a.

Alternativas

ID
1331515
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para os sistemas de tratamento de efluentes em uma indústria, contratou-se um químico para opinar sobre seus resíduos. Observando os diversos processos, ele considerou as questões abaixo. Marque V para verdadeiro e F para falso.

(   ) A remoção de sólidos grosseiros, deve ser aplicada a qualquer água residuária e pode consistir de peneiras ou caixas separadoras.

(   ) Para a remoção de materiais flotáveis, utiliza-se, por exemplo, grades de separação.

(   ) Para a depuração de águas residuárias de processos biológicos, pode-se utilizar o lodo ativado.

(   ) Para a remoção de nutrientes nos efluentes, o carvão ativado não é uma possibilidade, pois sua eficiência é para a retirada de gases dissolvidos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Para a remoção de nutrientes nos efluentes, o carvão ativado (não é uma) é possibilidade, pois sua eficiência é para a retirada de gases dissolvidos. 

  • A flotação é um tipo de processo físico de separação de misturas heterogêneas. Essa técnica consiste em adicionar bolhas de ar ao meio, o que faz com que as partículas em suspensão no líquido passem a aderir-se a essas bolhas. Essa espuma formada pode então ser removida, arrastando consigo as partículas de impurezas.

    gaba a


ID
1331518
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Aminoácidos ligados formam uma cadeia proteica (polipeptídica). As unidades de repetição são planos de amida que contêm ligações peptídicas. Esse planos de amida podem girar em torno de seus átomos de carbono de modo a criar as conformações tridimensionais das proteínas. Há mais de 50 anos, Linus Pauling previu que os aminoácidos ligados poderiam formar uma α-hélice. […]. Esse tipo de dobramento local da cadeia proteica é chamado de estrutura secundária, com a sequência linear sendo a estrutura primária. A conformação de uma cadeia proteica completa é a sua estrutura terciária.”

Fonte: Campbell, Mary K.; Farrel, Shawn O. Bioquímica: combo. 5a Ed. Cengage Learning. São Paulo, 2011.

Qual alternativa abaixo contém a explicação CORRETA sobre a conformação tridimensional das proteínas? Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • B) poderia ser uma pegadinha... a ligação de hidrogênio ocorre entre o H da amida e o "oxigênio" da carbonila...

    Além disso, a afirmativa E) explica de forma resumida o que está em B), sem pegadinha.

    OBS.: Pra vc que quer saber a resposta... letra B)

  • Caberia a anulação pq a letra E ta correta

  • As alfa hélices são resultado das ligações de hidrogênio que ocorrem de forma intramolecular, ou seja, acontece entre átomos da mesma cadeia polipeptídica, logo a alternativa E está errada.


ID
1331521
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Como qualquer coleção de organismos, os microrganismos podem ser arranjados em grupos maiores baseados em certos aspectos, ficando classificados em protozoários, fungos, algas e bactérias. Baseando-se nessa classificação, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Os protozoários são microrganismos eucarióticos unicelulares que ingerem partículas alimentares, não apresentam parede celular rígida e nem clorofila. Alguns movem-se na água por apêndices chamados cílios ou flagelos.

(   ) As algas são consideradas semelhantes às plantas porque contêm o pigmento verde clorofila, mas diferentemente das plantas, as algas não apresentam uma parede celular rígida. Esses eucariotos podem ser unicelulares e microscópicos, ou multicelulares. Podem causar problemas ambientais pela liberação de substâncias químicas tóxicas.

(   ) Os fungos são microrganismos procariotos que têm parede celular e podem ser uni ou multicelular. Alguns fungos são cultivados em madeira úmida ou solo e são utilizados como alimentos humanos. As leveduras são fungos unicelulares benéficos, amplamente utilizadas na produção de bebidas alcoólicas fermentadas que não causam dano à saúde humana.

(   ) As bactérias são seres procariotos sem membrana nuclear, subdivididas em dois grupos: as eubactérias e as arqueobactérias. As primeiras apresentam formas variadas, especialmente esféricas, bastonetes e espirilos. Muitas arqueobactérias possuem habilidade em sobreviver em ambientes não-usuais, como aqueles com altas concentrações salinas ou elevada acidez e altas temperaturas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Qual o motivo do segundo do item está errado ?
  • O segundo item está errado, pois as algas apresentam parede celular.

  • Além de apresentar a parede celular rígidas, as algas possuem outros tipos de clorofila (a, b, e c) como as algas vermelhas, as pardas e as cianofíceas

  • Alguém sabe explicar o que é uma parede celular rígida e porque os protozoários não têm?

  • (V ) Os protozoários são microrganismos eucarióticos unicelulares que ingerem partículas alimentares, não apresentam parede celular rígida e nem clorofila. Alguns movem-se na água por apêndices chamados cílios ou flagelos.

    (F ) As algas são consideradas semelhantes às plantas porque contêm o pigmento verde clorofila, mas diferentemente das plantas, as algas não apresentam uma parede celular rígida. Esses eucariotos podem ser unicelulares e microscópicos, ou multicelulares. Podem causar problemas ambientais pela liberação de substâncias químicas tóxicas. As algas não apresentam tecidos, característica que a s diferencia das plantas terrestres.

    ( F) Os fungos são microrganismos procariotos que têm parede celular e podem ser uni ou multicelular. Alguns fungos são cultivados em madeira úmida ou solo e são utilizados como alimentos humanos. As leveduras são fungos unicelulares benéficos, amplamente utilizadas na produção de bebidas alcoólicas fermentadas que não causam dano à saúde humana. Os fungos são microrganismos eucariotos.

    (V ) As bactérias são seres procariotos sem membrana nuclear, subdivididas em dois grupos: as eubactérias e as arqueobactérias. As primeiras apresentam formas variadas, especialmente esféricas, bastonetes e espirilos. Muitas arqueobactérias possuem habilidade em sobreviver em ambientes não-usuais, como aqueles com altas concentrações salinas ou elevada acidez e altas temperaturas.


ID
1331527
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As reações químicas são a base da indústria de transformação química e objeto de estudo de muitos pesquisadores. A indústria petroquímica e a indústria farmacêutica são segmentos do mercado que atuam fortemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos cuja base são as reações químicas.

Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com as características de cada tipo de reação.

(1) Substituição em alcanos.
(2) Adição em alcenos.
(3) Reação de eliminação.
(4) Reação de oxidação.

( ) É utilizada para transformar óleos vegetais em gorduras, como margarina.
( ) É utilizada para obtenção de haletos orgânicos saturados.
( ) Formação de ácido etanoico a partir do but-2-eno.
( ) Reação entre etanol e metilpropan-2-ol, produzindo éter etil-t-butílico.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1331530
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O valor de uma medição química depende do nível de confiança que pode ser estabelecido nos resultados. Cada vez mais, os analistas químicos estão adotando sistemas de garantia de qualidade que elevam as possibilidades de os resultados serem bem fundamentados e se adequarem ao fim pretendido.

Dentro desse contexto, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Rastreabilidade é a propriedade de o resultado de uma medição ou de o valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais.

(   ) A incerteza de medição é um parâmetro associado ao resultado de uma medida que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser, de um modo geral, atribuídos ao medidor.

(   ) Seletividade de um método refere-se à extensão até a qual ele pode determinar analito(s) específico(s) em uma mistura complexa, sem interferência dos outros componentes na mistura.

(   ) Para a análise quantitativa, a faixa de trabalho para um método é determinada pelo número de amostras com concentrações iguais de analito, de tal forma que a incerteza alcançada possa ser admissível.

(   ) A validação de um método é necessária para demonstrar que ele é cientificamente coerente, sob as condições nas quais ele deve ser aplicado.

Escolha e assinale a opção que contenha a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 4ª – falsa. A faixa linear de trabalho de um método de ensaio é o intervalo entre os níveis inferior e superior de concentração do analito no qual foi demonstrado ser possível a determinação com a precisão, exatidão e linearidade exigidas, sob as condições especificadas para o ensaio.