SóProvas



Prova IFC - 2012 - IFC - Assistente Administrativo


ID
1057702
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Correta. Artigo 211/CF: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino". Alternativa B- Correta. Artigo 212/CF: "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino". Alternativa C- Correta. Artigo 214/CF: "A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:". Alternativa D- Incorreta! Artigo 206/CF: "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006) VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal". Alternativa E- Correta. Artigo 205/CF: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
  • Que questão mal elaborada, certamente coube recurso. A alternativa B está completamente errada com a exclusão de parte do texto previsto na constituição. A receita proveniente de transferências se aplica aos Estados, DF e Municípios. O próprio §1º do artigo 212 exclui a receita transferida pela União aos demais entes do cálculo previsto neste artigo. "§ 1º - A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, ou pelos Estados aos respectivos Municípios, não é considerada, para efeito do cálculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir.". Ademais não faz o menor sentido dizer que o ensino público no Brasil é ministrado sem observar os princípios que abarcam TODA a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Há de se verificar se esta questão não foi anulada pela banca.

  • A letra D é a incorreta,pois os princípios citados na questão correspondem aos princípios da Administração Pública. O velho bisu: LIMPE!  

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência.

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da educação e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    Correto. Aplicação do art. 211, caput, CF: Art. 211.A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

    b) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Correto. Aplicação do art. 212, caput, CF: Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    c) O plano nacional de educação, tem objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Correto. Aplicação do art. 214, caput, CF: Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:   

    d) O ensino público, com pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, será ministrado com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Não é somente o ensino público, mas, sim, o ensino, enquanto um todo (público ou privado). Além disso, a banca trouxe os princípios que regem a Administração Pública. Inteligência dos arts. 206 e 37, CF: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.      Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    e) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa.

    Correto, nos termos do art. 205, CF: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Gabarito: D

  • A) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Correto. (art. 211)

    B) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. Correto. Ela dá, no mínimo, 18% e os outros 25%. (art. 212)

    C) O plano nacional de educação, tem objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino. Correto. Complementando: em diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzem a: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção humanística, científica e tecnológica do País; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (art. 214, I - VI)

    D) O ensino público, com pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, será ministrado com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Completamente errado! Os princípios citados são da ADM Direta e Indireta dos Poderes da União, Estados, DF e Municípios. Os princípios do ensino público são 9: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; gestão democrática do ensino público, na forma da lei; garantia de padrão de qualidade; piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termo da lei federal; garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. A lei disporá sobre a categoria dos trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, Estad, DF e Municípios. (art. 206)

    E) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa. Correto. Complementando: visando também seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (art. 205)

    Força.

    Josué 1:9


ID
1057705
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federativa do Brasil de 1988, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência social.
( ) É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos de professor, exceto, quando houver compatibilidade de horários.
( ) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
( ) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública, o que não assegura igualdade de condições a todos os concorrentes.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B é a correta. ( V ) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Certo! Artigo 41/CF: "São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público". ( F ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência social. Errado! Artigo 40, § 13/CF: "Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social". ( F ) É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos de professor, exceto, quando houver compatibilidade de horários. Errado! Artigo 37, XVI/CF: "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor". ( V ) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. Certo! Artigo 37, § 4º/CF: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". ( F ) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública, o que não assegura igualdade de condições a todos os concorrentes. Errado! Artigo 37, XXI/CF: "ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações".
  • ( V)São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 

    (F ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência social. SOMENTE AO DE COMISSÃO.

    (F ) É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos de professor, exceto, quando houver compatibilidade de horários. INCOMPATIBILIDADE.

    ( V) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. 

    ( F) Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública, o que não assegura igualdade de condições a todos os concorrentes.  PRINCÍPIO DA IGUALDADE.


ID
1057711
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Pelos normativos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, são deveres fundamentais do servidor, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B narra comportamento que não é dever fundamental do servidor, devendo ser assinalada.


    D. 1171/94: "XIV- São deveres fundamentais do servidor público: 

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei".

  • Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e os processos administrativos expressos em lei.


    Pelo termo grifado já é possível determinar a questão errada

  • LETRA: b) Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e os processos administrativos expressos em lei.

  • Erro da Questão INCOMPLETA e com deslocamento de palavras: 

    Exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que com finalidade estranha ao interesse público, observando as formalidades legais e ??? os processos administrativos expressos em lei.
    Texto da Lei.

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    Falow Galera!Focu, Força e Fé!


ID
1057714
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei 11.892, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores, todos eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução ao cargo.
( ) É finalidade dos Institutos Federais ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
( ) É objetivo dos Institutos Federais ministrar apenas cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
( ) Quanto a estrutura organizacional, os Institutos Federais terão como órgãos superiores o Conselho Superior, o Colégio de Dirigentes e o Reitor.
( ) É objetivo dos Institutos Federais ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Correta é letra D.


    Mas vamos analisar cada tópico de cima pra baixo.


    1 - Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores, todos eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução ao cargo. (FALSA. NA LEI NÃO MENCIONA PRO-REITORES SOMENTE O REITOR OU O DIRETORES GERAIS DE CAMPI)



    2 - É finalidade dos Institutos Federais ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. (VERDADEIRA É O TEXTO DA LEI COPIADO E COLADO).


    3 - É objetivo dos Institutos Federais ministrar apenas cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. (FALSA NÃO É APENAS CURSOS... TAMBÉM TEM SUPERIOR)


    4 - Quanto a estrutura organizacional, os Institutos Federais terão como órgãos superiores o Conselho Superior, o Colégio de Dirigentes e o Reitor (FALSA REITOR NÃO É UM ÓRGÃO)


    5 - É objetivo dos Institutos Federais ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática. (VERDADEIRA, ESTÁ NO INCISO VI DO ARTIGO 7º DA LEI).

  • Item 1: A Lei não menciona mandato de 04 anos para Pró-Reitor. (F)

    Item 2: Inciso I, Art. 6º -  ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional  nos  diversos setores da economia, com  ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. (V)

    Item 3: Não é apenas formação inicial e continuada, tem também em nível superior e profissional técnica de nível médio. (F)

    Item 4: Art . 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho  Superior. Portanto, Reitor não é órgão superior. (F)

    Item 5: Letra b, Inciso VI, Art. 7º -  cursos  de  licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional. (V)

  • Caro Vanildo, conforme o art. 11 da lei 11.892, há referência a Pró-Reitores.

  • Porque a primeira alternativa está errada??

    De acordo com a legislação:

    "Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.  "

    E ambos tem mandato de 4 anos permitida uma recondução;

  • A lei não menciona o tempo de mandato dos pró-reitores. Informa apenas o tempo do REITOR, que será de 4 anos, permita uma única recondução. (art.12)

  • na minha opinião, a primeira é verdadeira... apesar da Lei não citar da recondução dos pró-Reitores, a afirmativa está correta!

  • Art. 11. Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

    Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. (Regulamento)


  • considero que a alternativa A esteja corretíssima.

  • O erro da alternativa A está em "todos eleitos", porque segundo a Lei os pró-reitores não são eleitos e sim nomeados pelo reitor.

  • alem do que pela lei, ele só poderia se candidatar mais uma vez e a alternativa não estipula isso.

  • Resposta: D

    Art. 11.  Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores. 

    Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.

    Art. 10.  A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    Art. 6o  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.


  • Essa lei é muito chata, uma das leis especificas que mais tem decoreba

  • Pensei que a Lei coadunava com o mandato também do  Pró-Reitor, li e reli e ela não expressa nada sobre.

  • § 3o  Os Pró-Reitores são nomeados pelo Reitor do Instituto Federal, nos termos da legislação aplicável à nomeação de cargos de direção.

  • CUIDADO COM AS RESPOSTAS QUE TEM MAIS LIKES NESSA QUESTAO!!! ERICA OLIVEIRA E EIKA VALADARES APRESENTAM A MELHOR EXPLICAÇÃO.Pois essa lei trata da criação e transformação das instituiçoes de ensino que serao vinculadas a rede federal de ensino,ou seja nao vai existir eleição de reitor e sim nomeação do reitor.Apos a aprovação do estatuto é que vai existir as eleições para os reitores

    .

     

  • Letra D, pois o reitor não é um caso a parte do conselho superior e do colégio de dirigentes. 

  • ( F ) Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor (NOMEADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA) e 5 (cinco) Pró-Reitores (NOMEADOS PELO REITOR) , todos eleitos para um mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução ao cargo ( APÓS PROCESSO DE CONSULTA). 

    (V ) É finalidade dos Institutos Federais ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional

    ( F) É objetivo dos Institutos Federais ministrar apenas cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores,objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. 

    (F Quanto a estrutura organizacional, os Institutos Federais terão como órgãos superiores o Conselho Superior, o Colégio de Dirigente (e o Reitor.)

    ( V) objetivo dos Institutos Federais ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática. 

  • De cima para baixo...affff


ID
1057717
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, disposta na Lei 11.091, analise as afirmativas a seguir:

I – O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação, chamada Progressão por Mérito Profissional.

II - Planejar e avaliar as atividades são atribuições exclusivas para os cargos de nível de classificação “D” e “E” que integram o plano de carreira, enquanto organizar e executar as atividades são atribuições dos cargos de nível “A”, “B” e “C”.

III - O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas em Lei.

IV - Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação farão jus à Vantagem Pecuniária Individual – VPI.

V- O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor.

São VERDADEIRAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • lei 11.091

     Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    Art. 12.  O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, 

  • I - ERRADA - Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.


    II- ERRADA - Art. 8o São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações: § 1o As atribuições gerais referidas neste artigo serão exercidas de acordo com o ambiente organizacional. § 2o As atribuições específicas de cada cargo serão detalhadas em regulamento.


    III- CORRETA - Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.


    IV - ERRADA - Art. 13-A.  Os servidores lotados nas Instituições Federais de Ensino integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação não farão jus à Vantagem Pecuniária Individual - VPI instituída pela Lei no 10.698, de 2 de julho de 2003.


    V- CORRETA - Art. 12.  O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV desta Lei, observados os seguintes parâmetros



    GABARITO : LETRA E

  • Gab. E

    I-

    Progressão por Mérito Profissional - padrão de vencimento

    Progressão por Capacitação Profissional - nível de capacitação

    II-

    Atribuições gerais - ambiente organizacional

    Atribuições específicas - cargo

    IV - Não terá direito à VPI, GT e GEAT.

  • Gabarito: Letra E.

    III e V estão corretas.

    III - Art. 9º O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1º (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

    V - Art. 12. O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV desta Lei.


ID
1057720
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei 8.112, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, relacione as palavras abaixo, numeradas de 1 a 5, com as sentenças que seguem:

1 – posse
2 – nomeação
3 – redistribuição
4 – demissão
5 – remoção


( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
( ) Forma de provimento de cargo público.
( ) Investidura em cargo público.
( ) Forma de vacância do cargo público.
( ) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "D"

    Todos os artigos abaixo são da Lei nº 8.112/90:

    Art. 7o - A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 8o - São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 37 - Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos:

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 33 - A vacância do cargo público decorrerá de:

    II - demissão;

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 36 - Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • Art.7. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Art.8. São formas de provimento de cargo público:I-nomeação;

    Art.37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    Art.33. A vacância de cargo público decorrerá de:

    II- demissão;Art.36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • Quanto ao deslocamento do Servidor público federal essas aulas vão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    1 – posse

    Art. 7º, Lei 8.112/90. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    2 – nomeação

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I – nomeação.

    Art. 9º, Lei 8.112/90. A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.               

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

    3 – redistribuição

    Art. 37, Lei 8.112/60. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:  

    4 – demissão

    Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    II - demissão;

    Art. 127, Lei 8.112/90. São penalidades disciplinares:

    III – demissão.

    5 – remoção

    Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Agora:

    (5) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (2) Forma de provimento de cargo público.

    (1) Investidura em cargo público.

    (4) Forma de vacância do cargo público.

    (3) Deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

    Assim:

    D. 5, 2, 1, 4, 3.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
1057723
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8.112, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores públicos Civis da União, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:

( ) O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.
( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.
( ) O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.
( ) Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.
( ) Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • erro da ultima sentença: O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor

      Art. 105. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.


  • Adicional noturno não é indenização e sim Gratificação.

    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nestaLei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações eadicionais:VI - adicional noturno;

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia eassessoramento.

    Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

     II - diárias;

     III - transporte.

    IV - auxílio-moradia

    Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

     II - diárias;

     III - transporte.

    IV - auxílio-moradia


  • (F) O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia. 
        - Art. 51.Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III - transporte. IV - auxílio-moradia.

    (V) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício. 
        - Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    (F) O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles. 
        - Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos. 

    (V) Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa. 
        - Art. 117. Ao servidor é proibido: XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

    (F) Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo
        - Art. 104. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo.

          Art. 105. O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

  • Os erros estão em vermelho:

    ( ) O servidor poderá receber indenizações a título de: ajuda de custo, diárias, transporte, adicional noturno e auxílio moradia.

    ( ) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício. Correto.

    ( ) O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo se houver compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles.

    Se houver compatibilidade de horário é permitido.

    ( ) Ao servidor é permitido em situações de emergência e transitórias cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa. Correto.

    Essa é exatamente a exceção da proibição de "cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa".

    ( ) Ao servidor é assegurado o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo. O requerimento será encaminhado diretamente pelo servidor à autoridade competente para decidi-lo.

    O requerimento será dirigido à autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermédio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente.


ID
1057969
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a estrofe do Hino Nacional a seguir e responda o que se pede.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.


Assinale a única alternativa em que a estrofe não sofreu alteração semântica.

Alternativas

ID
1057972
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho a seguir reproduz uma parte de verbete do Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.
As.sis.tir (lat assistere) vti 1 Comparecer, estar presente: Assistir a um ofício divino. Tendo como base somente a informação gramatical acima, assinale a seguir a única alternativa de acordo com a norma padrão para a língua escrita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : letra D

  • Juro que não entendi o que essa questão quer exatamente. Alguém poderia explicar?

  • FOCO!

    1° O EXAMINADOR QUER DENTRE AS OPÇÕES A CORRETA SEGUNDO AS REGRAS DA NORMA CULTA. E DESTACOU O VERBO ASSISTIR. LOGO LOCALIZANDO O ERRO NA REGENCIA DO VERBO ASSISTIR, MAS TAMBEM RECONHECENDO O ACERTO CASO TENHA CRASE OU NÃO.

    A BANCA AJUDOU O CANDIDATO FALANDO QUE, NO CASO CITADO O VERBO É ''vti'', logo se é VTI exige preposição 'A''

    SINTETIZADAMENTE PODEMOS AFIRMAR:

    ASSISTIR NO SENTIDO DE VER+SUBSTANTIVO FEMININO= CRASE(À)

    ASSISTIR NO SENTIDO DE VER+SUBSTANTIVO MASCULINO= NÃO TEM CRASE(AO)

    CORREÇÃO:

    A) Eu assisti À queda das torres gêmeas em 2001.

    B) Quando ela gritou eu assisti À cobra subindo.

    C) Ele assistiu Ao jogo do Brasil ontem.

    D) Ela assistiu à apresentação do balé municipal.( GABARITO )

    E) Ele assistiu À criança brincando.

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoal

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

     

  • o verbo assistir exige preposição pós quem assiste assiste algo assiste A ALGUM COISA

    A)Eu assisti Á queda das torres gêmeas em 2001.

    ASSISTE A ALGO ASSISTE A ENTÃO TEMOS QUEDA QUE E SUBSTASNTIVO FEMENINO EXIGE A TAMBÉM

    B)Quando ela gritou eu assisti Á cobra subindo.

    C)Ele assistiu AO jogo do Brasil ontem.

    D)Ela assistiu à apresentação do balé municipal.

    E)Ele assistiu Á criança brincando.


ID
1057975
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que complete corretamente, pela ordem as lacunas:
Esta é a moça __________ se refere Vinícius de Moraes.
Aqui está a opção __________ propõe a chefe.
O filme __________ assisti foi muito bom.
Ela entendeu a poesia __________fala o poeta.

Alternativas
Comentários
  • 1) Esta é a moça A QUE se refere Vinícius de Moraes (Quem se refere se refere A ALGUÉM --> VTI). 
    2) Aqui está a opção QUE propõe a chefe (Quem propõe, propõe ALGO --> VTD). 
    3) O filme A QUE assisti foi muito bom. (Quem assisti, assisti A ALGO --> VTI). 
    4) Ela entendeu a poesia DE QUE fala o poeta. (Quem fala, fala SOBRE ALGO OU DE ALGO --> VTI). 


ID
1057978
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que todas as palavras sejam acentuadas obedecendo à mesma regra:

Alternativas
Comentários
  • C de correta! 

    Todas as paroxítonas são acentuadas EXCETO as terminadas em A(s) E(s) O(s) EM(ens) AM(Verbos) 

    Acredito que assim fica mais fácil de lembrar ;) 

  • Letra C

    Regra Paroxitona LINURXÃO PS (as grafadas foram as regras utilizadas na questão)

    Fó-rum paroxitona terminada em "um"

     

    Ca-rá-ter paroxitona terminada em "r"

     

    ál-buns paroxitona terminada em "uns"

     

    Ú-til paroxitona terminada em "l"

     

    CQD

     

     

  • Paroxítonas acentuadas = "Linurxão um uns ps Ditongo"

    Fórum - Caráter - Álbuns - Útil


    Correta: "B"


  • Não sei de onde o rodrigo tirou que era letra "B"

    A correta é "C"

    Pois todas são paroxítonas com as terminações permitidas pela regra. 

  • Alternativa: C

    Todas são paroxítonas.

    c) Fórum; Caráter; Álbuns; Útil.


  • Questão passível de revisão, pois apesar de todas as palavras serem paroxítonas, seguem regras diferentes.


  • Analisando cada palavra

    a)

    Tá-xi --> Paroxíntona terminada em "i".

    A-ma-pá --> Oxítona terminada em "a"

    Ú-til --> Paroxítona terminada em "l"

    Tó-rax --> Paroxítona terminda em "x"

    b)

    Pro-tóns --> para começar, o acento está posto no canto errado. Correção: PRÓ-TONS --> trata-se de um Paroxítona terminada em "ons"

    Vo-cê --> Oxítona terminada em "e"

    Pe-tró-po-lis --> Proparoxítona

    Lá-pis --> Paroxitona terminda em "is"

    c)

    Fó-rum --> Paroxítona terminda em "um"

    Ca-rá-ter --> Paroxítona terminada "r"

    Ál-buns; --> Paroxítona terminada "uns"

    Ú-til. --> Paroxítona terminada "l"

    d)

    Bíceps --> Paroxítona terminada "ps"

    Vó --> monossílabo tônico terminado em "o"

    Ór-fã; --> Paroxítona terminada "ãs"

    So-fá. --> Oxítona terminada em "a"

    e)

    Pó-len --> Paroxítona terminada em "n" --> se fossem polens não teria acento por fugir a regra que só inclui as terminadas em "n"

    Bo-có --> Oxítona terminada em "o"

    Ca-fé --> Oxítona termina em "e"

    Má --> Monossílabo tônico terminado em "a"

    A questão queria a regra "gênero" não espécie. Então gabarito letra "C"

  • GABARITO: LETRA C

    ACRESCENTANDO:

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

     

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

     

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...


    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.


ID
1057981
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marque a opção correta quanto ao uso da crase:

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada!


    Duas respostas corretas:


    c) Moro à esquerda da rua número 1.300.

    - Crase diante de locução adverbial de lugar.


    e) Chego as 13 horas em sua casa.

    - Crase diante de hora exata.


ID
1057984
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA quanto ao uso dos porquês:

Alternativas
Comentários
  • POR QUE: perguntas diretas e indiretas. = o motivo pelo qual

    POR QUÊ: idem ao anterior, mas quando "bater" no ponto final.

    PORQUE: conjunção de causa ou explicação. = já que

    PORQUÊ: é substantivado, ou seja "o porquê disso é blabla.."

  • entendo que a questão "C" esteja correta também.

    Por que

    O por que tem dois empregos diferenciados:

    Quando for a junção da preposição por+pronome interrogativo ou indefinidoque, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

    Exemplos:Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
    Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

    Quando for a junção da preposição por+pronome relativoque, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

    Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

    Por quê

    Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá viracentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

    Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
    Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

    Porque

    É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

    Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
    Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

    Porquê

    É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

    Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
    Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)


    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras

  •  a) Luto porquê preciso ganhar.        Luto porque preciso ganhar

    b) Quero saber o porquê da discussão.       Precedido de artigo  

     c) Brigas, por quê?       Pergunta no final da frase     

      d) Por que sorrir? Pergunta inicio da frase

    e) Por que você não compra chocolate?       Pergunta inicio da frase    

    •  



  • Caro colega arisoel, a pergunta é sobre a opção incorreta. E a questão incorreta é a letra "a". Todas as demais estão corretas.

  • "Luto porquê preciso ganhar." (ERRADO)

    Luto porque preciso ganhar. Luto pois preciso ganhar. ("porque" sendo utilizado como conjunção subordinativa causal).

  • O uso desse porquê, é usado como substantivo. Normalmente seguido do artigo O. Também pode ser depois de um substantivo.

    Ex: O porquê da briga foi banal.

    Quero saber o porquê da revolta dos presos.

  • a) Luto porquê preciso ganhar. 

    Luto visto que/ uma vez que preciso ganhar dinheiro. (porque)

  • a) Luto porque (=pois) preciso ganhar.


  • Forma Quando usar Exemplo
    Por que

    Nas perguntas ou quando estiverem presentes (mesmo que não explícitas) as palavras “razão” e “motivo”.

    Por que você não aceitou o convite?

    Todos sabem por que motivo ele recusou a proposta. Ela contou por que (motivo, razão) estava magoada.

    Por quê Nos finais de frases. Por quê? Você sabe bem por quê.
    Porque Quando corresponder a uma explicação ou a uma causa. “Não, Bentinho; digo isto porque é realmente assim, creio...” (M. Assis, Dom Casmurro). Comprei este sapato porque é mais barato.
    Porquê Quando é substantivado e substitui “motivo” ou “razão”. Não sabemos o porquê de ela ter agido assim. É uma menina cheia de porquês.


    Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/por-que-porque-por-que-ou-porque-o-uso-correto-segundo-a-gramatica.htm




  • Luto porque preciso ganhar.

  • POR QUE: Pode ser substituído por "Por qual razão"/ "por qual motivo"/ "pelo qual"/ "pelos quais"/ "pela qual"/ "pelas quais". 

    POR QUÊ: Mesmo significado do "POR QUE", porém vem acompanhado de ponto de interrogação, exclamação ou final. 

    PORQUE: Pode ser substituído por "POIS"/ "UMA VEZ QUE"/ "PARA QUE". 

    PORQUÊ: INDICA motivo, razão. 


    Obs.: ARISOEL, não pode ser a "letra c" porque nesse caso o "porquê" pode ser substituído por "por qual motivo?" e vem acompanhado de um ponto de interrogação. 


  • Luto PORQUE preciso ganhar.


ID
1057987
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A palavra em destaque no texto a seguir, publicado na Revista ISTOÉ de 29/2/2012, pode ser substituída sem prejuízo semântico por:
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que será submetido pela segunda vez à cirurgia para a retirada de tumor na região pélvica. O abscesso tem cerca de dois centímetros e não se sabe se é decorrente do anterior (retirado em julho de 2011). Como da primeira vez, a cirurgia será realizada em Cuba. O anúncio acontece poucos meses antes das eleições presidenciais de outubro (Chavez já desponta como pré-candidato) e poucos dias depois da consolidação de seu principal oponente na disputa, o advogado Henrique Capriles”.

Alternativas
Comentários
  •  

    LETRA E AOS NAO ASSINANTES

  • O termo é desponta.

  • Alguns sinônimos de Despontar: alvejaraflorarromperalvoreceramanheceraparecerapontarbrotareclodirirromperlevantarmostrar-senascerraiarrebentarrepontarsairsubirsurgirvirvisitarvislumbrar.


    Gab (E)


ID
1057990
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com o sentido semântico das frases a seguir, assinale a alternativa correta.

I) Os alunos que são inteligentes fazem as tarefas;
II) Os alunos, que são inteligentes, fazem as tarefas;

Alternativas
Comentários
  • Em caráter sintático, as OSA ExpliCativas (como já sabemos) = Com Vírgulas e já as OSA ReStritivas = Sem Vírgulas. 

    As OSA Restritivas, quanto à semântica, possuem cunho específico quanto à restrição de um termo propriamente dito na oração, ou seja, [ I) Os alunos que são inteligentes fazem as tarefas; ] por virem com ausência de vírgulas, expressam que nem todos os alunos são inteligentes, logo nem todos fazem as tarefas.

    As OSA Explicativas, quanto à semântica, por sua vez, possuem cunho abrangente, ou seja, [ II) Os alunos, que são inteligentes, fazem as tarefas; ] quando o termo vem entre vírgulas, a frase demonstra uma totalidade, como no caso em questão que todos os alunos são inteligentes e fazem as tarefas.

    Espero ter ajudado!

    AVANTE!

  • Explicativa ( Todos)

    Restritiva ( ÚNICO, nem todos)


ID
1057993
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase: “Maria plantou as rosas” o verbo está:

Alternativas
Comentários
  • Olha a pegadinha rs

    Modo é diferente de tempo.

  • Modo: Indicativo

    Tempo: Pretérito perfeito

  • mas que sacanagem... KKKKK....

    lição aprendida... KKKKk.... 

    falta de atenção é osso... a gente vai no automático..!! Vamos rir para n chorar.... KKKKKK

  • eu plantei

    tu plantaste

    ele plantou

    nós plantamos

    vós plantastes

    eles plantaram

     

    Tempo pretérito perfeito -  Modo indicativo

  • pretérito perfeito do indicativo.

  • Pegadinha kkkk

    Sabemos que está no pretérito perfeito do indicativo. Sem a devida atenção marcamos a opção D, mas devemos nos atentar ao termo "modo" que se encontra presente em todas as opções. NÃO EXISTE MODO PRETÉRITO!

    Modos verbais:

    Indicativo

    Subjuntivo

    Imperativo

    Tempos verbais:

    Presente

    Pretérito (perfeito, imperfeito, mais que perfeito)

    Futuro (do presente, do pretérito)


ID
1057996
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção onde a frase em destaque está classificada de forma correta:
Os pais gostam de que os ajudemos na manutenção dos jardins

Alternativas
Comentários
  • Os pais gostam ...

    (quem gosta gosta de) 

    ...de que os ajudemos na manutenção dos jardins” 

    (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta) 



  • VTI + preposição + que =    Os pais gostam...disso 

  • Só uma dica pra galerinha em relação ao Cespe, que gosta de cobrar a adição ou supressão de termos, a preposição "de" no trecho "os pais gostam de"  poderia ser suprimida sem prejuízo gramatical e/ou semântico no período destacado na questão sendo reescrito da seguinte forma: “Os pais gostam que os ajudemos na manutenção dos jardins . Em se tratando de O.S.S.O.I. isso sempre poderá ocorrer sem prejuízo gramatical ou alteração semântica. Outro caso em que é possível a supressão da preposição são nas orações comparativas, ou seja, por exemplo, tanto faz escrever "Ela é mais bonita do que você" ou "ela é mais bonita que você". Espero ter ajudado. Força companheiros. Rumo à nomeação!

  • Os pais gostam disso.

  • Passo 1 ) GOSTAM DISSO..

    ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA...

    PASSO 2 ) GOSTA DE QUE ? que os ajudemos na manutenção dos jardins (0BJETO INDIRETO ) 

     

  • Os pais gostam de que os ajudemos na manutenção dos jardins

    Gostam disso.


ID
1057999
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho do artigo publicado na Revista Veja de 22/08/2012 serve de base para as questões 11 e 12.

‘’A retina é a camada mais interna do olho, responsável por captar os estímulos que são transformados em imagens. O deslocamento ocorre por causa de uma rasgadura nessa camada, que permite a entrada de líquido, fazendo com que o tecido da retina se descole. Na grande maioria das vezes, o problema deriva do deslocamento do vítreo, substância gelatinosa que ocupa a maior parte do olho e fica em contato com a retina’’.

Considerando apenas o trecho acima, o título mais adequado ao fragmento seria:

Alternativas

ID
1058002
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho do artigo publicado na Revista Veja de 22/08/2012 serve de base para as questões 11 e 12.

‘’A retina é a camada mais interna do olho, responsável por captar os estímulos que são transformados em imagens. O deslocamento ocorre por causa de uma rasgadura nessa camada, que permite a entrada de líquido, fazendo com que o tecido da retina se descole. Na grande maioria das vezes, o problema deriva do deslocamento do vítreo, substância gelatinosa que ocupa a maior parte do olho e fica em contato com a retina’’.

O trecho do artigo tem como objetivo:

Alternativas

ID
1058005
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, relacione as palavras abaixo, numeradas de 1 a 5, com as sentenças que seguem:

1 – dignidade
2 – moralidade
3 – verdade
4 – ética
5 – cortesia


( ) Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele.
( ) O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
( ) Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.
( ) O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.
( ) Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a correta.

    ( 1) Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. D. 1171/94: "I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos".

    ( 3) O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. D. 1171/94: "VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação".


    ( 5) Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. D. 1171/94: "IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los".


    ( 4) O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. D. 1171/94: "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4o, da Constituição Federal.

    ( 2) Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. D. 1171/94: "III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo".


  • (  1-DIGNIDADE ) Deve nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. 
    (   3-VERDADE ) O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. 
    (  5-CORTESIA ) Juntamente com a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. 
    (   4-ÉTICA ) O servidor público não poderá jamais desprezar em sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. 
    ( 2-MORALIDADE ) Na Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. 

     

    1 – dignidade 
    2 – moralidade 
    3 – verdade 
    4 – ética 
    5 – cortesia 

     

    LETRA A

  • Amortização: para marcas, patentes, direitos autoriais, franquia que são INTANGIVEIS

  • Amortização: para marcas, patentes, direitos autoriais, franquia que são INTANGIVEIS


ID
1058008
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre a gestão de pessoas por competências assinale a opção correspondente.

Alternativas
Comentários
  • Competência Interpessoal: CHA

    conhecimento;

    Habilidades;

    Atitudes.

  • Segundo Resende (2000), competência é a transformação de conhecimentos, aptidões, habilidades, interesse e vontade, em resultados reais e práticos, pois quando um indivíduo tem conhecimento e experiência e não sabe aplicá-los em favor de um objetivo, de uma necessidade ou de um compromisso, significa que este indivíduo não é realmente competente. Nesse sentido, a competência é resultado da união de conhecimentos (formação, treinamento, experiência e auto-desenvolvimento) com comportamentos (habilidades, interesse e vontade).

  • Letra C.

     

     a) A gestão por competências busca a avaliação de pessoas no âmbito subjetivo, sobrepondo absolutamente o quantitativo. - Âmbito objetivo, são ações concretas.

     b) Quanto à implementação da gestão de pessoas por competências, é necessário saber quanto cada colaborador possui de cada competência, mensurando de forma sistemática e com um modelo único definido por convenção do conselho federal de administração. - Não há um modelo único, pois sempre haverá comportamentos diversificados que serão passíveis de observação.

     c) Considera aspectos tais como conhecimentos, habilidades, atitudes dos colaboradores. - Certo.

     d) Ocorrendo de um colaborador estar acima do nível necessário para a função, como regra geral ele é considerado apto ao cargo, devendo ser mantido na mesma função e recompensado com bônus financeiro, aumentos salariais, sendo este um dos arcabouços da gestão por competências na administração pública. - A pessoa é avaliada e analisada em função do que entrega para a empresa, portanto se for sujeita a uma promoção, assim será, e não apenas serão dadas recompensas.

     e) Esse tipo de gestão se restringe a competências técnicas, para parametrizar, exclusivamente, de outro modo estaria em desacordo com os pressupostos da gestão de pessoas por competências. - Há competências operacionais, estratéticas...

  • Duram (1999), divide as competências em três dimensões:

    Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação).


ID
1058011
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Quando se fala das áreas administrativas de aquisição de estoques podemos dizer que estas têm objetivos técnicos e objetivos econômicos. Neste sentido o objetivo econômico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A aquisição de estoques está diretamente ligada ao Setor de Compras da organização. Esse setor deve ser integrado aos mais diversos setores da organização, com a finalidade de obter melhores resultados tanto na compra como na venda. A principal finalidade desse setor é exatamente o que diz a assertiva: comprar pelo menor preço e com os menores custos logísticos de transporte, estocagem, armazenagem e venda possíveis.


    Bons Estudos!


ID
1058014
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que a empresa atinja seus objetivos temos as conhecidas funções organizacionais que são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos da organização executam. Neste sentido dentre as principais funções podemos destacar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Para que as organizações funcionem adequadamente e atinjam seus objetivos, é necessário que as tarefas ou funções especializadas sejam executadas.Segundo Maximiano (2003), as principais funções organizacionais e que são coordenadas pela administração geral da empresa, são:

    Produção (operações) – tem como objetivo transformar insumos (matérias-primas e outros) em produtos ou serviços para suprir as necessidades dos clientes. Há três tipos de processosprodutivos: produção em massa e em grandes lotes; produção por processo contínuo; e produção unitária e em pequenoslotes;

    Marketing – estabelece relações entre a organização e seus clientes. Abrange as diferentes atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos, distribuição, preço, e promoção publicidade e propaganda);

    Pesquisa e desenvolvimento – essa função tem como objetivo,transformar as informações de marketing, as melhores idéias e os avanços tecnológicos e da ciência em produtos e serviços;

    Finanças – atende à organização cuidando eficazmente protegendo os seus recursos financeiros. São de competência das finanças os investimentos, financiamentos, controle e destinação dos resultados; e,

    Recursos humanos – também é chamado de gestão de pessoas, começa com os cuidados com a entrada de pessoas na organização, sua permanência e até a sua saída. Tem como componentes as tarefas de: planejamento, recrutamento e seleção de pessoas para a mão-de-obra necessária,treinamento e desenvolvimento, avaliação e desempenho,remuneração ou compensação, higiene, saúde e segurança,administração de pessoal e funções pós-emprego.


  • Remova operações bancárias e importação exportação = obtenha a resposta !!

     

     a)Operações bancárias, Finanças, marketing, operações de crédito, exportação e importação.

     b)Operações de importação e exportação, almoxarifado, patrimônio, compras e produção.

     c)Almoxarifado, recursos humanos, produção, operações bancárias e finanças,

     d)Recursos Humanos, pesquisa e desenvolvimento, marketing, finanças.

     e)Operações bancárias, exportação, pesquisa e desenvolvimento, almoxarifado.

  • A questão cobra conhecimento sobre as funções organizacionais de acordo com a obra de Maximiano.

    Atualmente, o autor afirma que em toda organização há 5 funções.

    De acordo com o autor, essas funções correspondem "as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos". (MAXIMIANO, 2013)

    1. Produção (ou operações): "transformar insumos para fornecer o produto ou serviço da organização aos clientes usuários ou público-alvo."
    2. Marketing: "estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo."
    3. Pesquisa e desenvolvimento (P&D): "é transformar as informações de marketing, as ideias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços"
    4. Finanças: "proteção e a utilização eficaz dos recursos financeiros, o que inclui a maximização do retorno dos acionistas, no caso das empresas."
    5. Recursos humanos: encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organização necessita.

    A questão pede a alternativa que traga apenas exemplos de funções organizacionais. Vamos marcar com a cor azul apenas os itens que estão corretos

    A- INCORRETA. "Operações bancárias, Finanças, marketing, operações de crédito, exportação e importação."

    B- INCORRETA. "Operações de importação e exportação, almoxarifado, patrimônio, compras e produção".

    C- INCORRETA. "Almoxarifado, recursos humanos, produção, operações bancárias e finanças"

    D- CORRETA. "Recursos Humanos, pesquisa e desenvolvimento, marketing, finanças".

    E- INCORRETA. "Operações bancárias, exportação, pesquisa e desenvolvimento, almoxarifado".

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO: LETRA D


ID
1058017
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

São funções da administração de estoques, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Centrando os esforços em benefício da organização (Buscar benefício para a organização, não se esquecendo de tratar os fornecedores como parceiros).

  • poderia pensar na A ou na B, mas não da C, alguém poderia explicar?

  • C

    "Regular a relação da empresa com o seu nicho de mercado, centrando  os  esforços  para  o  beneficio  da  organização  e  o  respectivo  retorno  financeiro"

     

    Regular a relação da empresa com o seu nicho de mercado é função da administração estratégica e não uma função de administração de estoques.

  • Rescrevendo quais são funções da administração de estoques:


    ---> Atuar na regulação do fluxo de mercadorias no âmbito de negócios em que a organização atua.


    ---> Proporcionar fluidez necessária para a produção e o atendimento das vendas.


    ---> Buscar a constante otimização do investimento em estoques, aumentando a eficiência na gestão destes itens.


    ---> Atuar da melhor forma possível atendendo os objetivos dos departamentos da empresa auxiliando a operacionalidade da mesma, da melhor forma possível em cada um dos departamentos.


    Adendo que considero importante a análise da questão:


    É função da administração de materiais integrar os objetivos dos departamentos envolvidos — compras, produção, vendas e finanças —, aumentando, assim,  a EFICIÊNCIA dos meios internos e otimizando os investimentos da empresa em estoques.


    Para Dias (1995)1 , a função da administração de estoques é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas e o ajuste do planejamento da produção. Simultaneamente, a administração de estoques deve minimizar o capital investido em estoques, por meio da EFICIÊNCIA dos meios internos.


    Sem estoque é impossível uma empresa trabalhar, pois o ESTOQUE trabalha como amortecedor entre os vários estágios da produção até a venda final do produto. Quanto maior o investimento nos vários tipos de estoque (supondo que este estoque seja o estritamente necessário), tanto maior é a capacidade e a responsabilidade de cada departamento. Para a GERÊNCIA FINANCEIRA, a minimização de estoques é uma das metas prioritárias (DIAS, 1995)1 .


    EFICIÊNCIA: é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.


    Eficácia: é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.


ID
1058020
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se dizer que a qualidade na prestação de serviços diz respeito ao que o cliente irá perceber como fator de destaque que diferencie uma determinada organização. Neste sentido os clientes utilizam de dimensões para mensurar a qualidade do serviço. São exemplos:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    De acordo com Berry e Parasuraman (1995), os clientesavaliam os serviços segundo cinco dimensões básicas: confiabilidade, tangíveis,sensibilidade,segurança e empatia.

    Confiabilidade: relaciona-se a prestação do serviço deacordo com o prometido, de maneira precisa e sem erros;

    Tangibilidade: dizem respeito essencialmente à aparência,tanto do ambiente, instalações e equipamentos quanto do pessoal;

    Sensibilidade: remete a disposição do prestador do serviçoem ajudar o cliente se envolvendo com seus problemas;

    Segurança: retrata a habilidade dos profissionais emtransmitir confiabilidade e permitirem, pela cortesia e gentileza, que os clientes sesintam seguros;

    Empatia: relaciona-se com a atenção e o carinhoindividualizados com que são atendidos os clientes.



  • Eu acertei porque sei os do kotler mas sensibilidade não sabia 


ID
1058023
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O setor de serviços é um dos que mais cresce. A prestação de serviços pode ser identificada pelo conjunto de características:

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista de Dias (2004, p.4): “serviço é um bem intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele”.

    Para Churchill (2003, p.292) “o marketing de serviçosassemelha-se em vários aspectos ao marketing de produtos tangíveis ou bens”.

    O setor de serviços vem crescendo muito por duas razões. Primeiro porque a demanda dos consumidores e compradores organizacionais está aumentando cada vez mais e, em segundo porque com a chegada das novas tecnologias os serviços tendem a ficarem muito mais acessíveis. (CHURCHILL, 2003, p.291)

    De acordo com Churchill (2003, p.291): “Maior demanda por serviços: Os consumidores ficam inclinados a usar serviços quando dispõem de mais dinheiro do que o necessário para compras básicas como alimento, roupas e moradia. Assim, conforme as economias nacionais se desenvolvem, os serviços tendem a desempenhar um papel mais importante.”

    Ainda o mesmo autor (2003, p.292): “Maior oferta de serviços: As mudanças tecnológicas influenciam não só a demanda por serviços, mas também sua oferta. Com o desenvolvimento na tecnologia da informação, muitas organizações que tradicionalmente ofereciam apenas produtos tangíveis estão considerando lógico e lucrativo acrescentar serviços a seu composto de produtos. Suas inovações podem ser aperfeiçoamentos nos produtos originais da organização ou produtos inteiramente novos.”


  • Letra A

    Caracterizando os serviços

    Várias características distinguem serviços de bens. Essas diferenças, resumidas na tabela abaixo, influenciam o desenvolvimento das estratégias de marketing.

    Relação com os clientesGeralmente envolvem uma relação contínua com os clientes.Geralmente envolvem uma relação impessoal e breve, embora a força e a duração das relações estejam crescendo.
    PerecibilidadeServiços só podem ser usados no momento em que são oferecidos.Bens podem ser colocados em estoque e usados num momento posterior.
    IntangibilidadeO cliente possui apenas lembranças ou resultados, como um cabelo bem cortado ou um maior conhecimento.O cliente possui objetos que podem ser usados, revendidos ou dados para outros.
    InseparabilidadeServiços geralmente não podem se separados da pessoa que os forneceBens normalmente são produzidos por determinadas pessoas e vendidos por outras.
    Esforço do clienteO cliente pode estar a par da produção dos serviços.O envolvimento do cliente pode ser limitado a comprar o produto final e usá-lo.
    UniformidadeDevido à inseparabilidade e ao alto envolvimento, cada serviço pode ser único, com uma possível variação de qualidade.As variações na qualidade e as diferenças em relação a padrões podem ser corrigidas antes que os clientes comprem os produtos.

    http://administracaoegestao.com.br/marketing-internacional/caracteristicas-dos-servicos-para-o-marketing/

  • Uniformidade se dá na produção de BEM... serviço é heterogenio e não uniforme 

  • O serviço não é uniforme... é variável.

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Nenhuma das alternativas descreve as características clássicas dos serviços. Pesquisando sobre a referência utilizada pela banca, identifiquei que a banca se pautou no livro “Marketing” de Gilbert Churchill Jr e Paul Peter. Nesse livro, os autores apresentam as seguintes características dos serviços:

    A partir dessa lição desse autor específico, podemos concluir que o gabarito é a alternativa A. 

    Particularmente, acredito que a característica “uniformidade” proposta pela classificação é péssima e, inclusive, contraditória em relação àquilo que o próprio autor descreve. Afinal, se é possível uma variação na qualidade, o serviço não é uniforme. Melhor seria ele ter descrito como “unicidade”, o que melhor representaria o que ele quis dizer. Em alguns casos, esses tipos de erros decorrem de uma tradução ruim da obra original para o português. Não sei se foi o caso. De toda forma, as bancas formulam questões a partir dos livros em português, por isso, caso essa classificação seja cobrada novamente (acho muito improvável!), peço que considere as características descritas acima.

    “Marcelo, qual classificação devo considerar essa ou a VIPI?”

    Presta atenção! Eventualmente, temos questões absurdas em concursos públicos. Faz parte!

    Infelizmente, as disciplinas de Administração, Gestão de Pessoas, Vendas e Atendimento tem uma propensão mais alta do que outras disciplinas a esse tipo de questão aleatória. Isso, de forma nenhuma, invalida o bom e velho estudo. Dito isso, segue minha sugestão para essa e todas as classificações absurdas:

    1º Considere para a prova o que a maioria dos autores propõe, ou seja, aquilo que estudamos ao longo da aula. Nesse caso, as características dos serviços são VIPI: Variabilidade, Intangibilidade, Perecibilidade e Inseparabilidade.

    2º Apenas considere utilizar o conhecimento de classificações absurdas (tipo essa), caso não tenha identificado a alternativa que descreve a corrente doutrinária majoritária. 

    Em resumo, o conhecimento sobre classificações absurdas nunca deve ser o foco da sua preparação. Muito candidato forte se perde, fica louco e gasta horas e horas procurando de onde a banca tirou a questão. Minha sugestão é que não faça isso. Antes de qualquer coisa, você tem que saber muito bem aquilo que, de fato, é cobrado. Ou seja, o conteúdo à luz da doutrina majoritária. 

    Apenas depois de vencer todo o edital, revisar bem aquilo que é defendido pela maioria dos autores é que você pode se dar ao luxo de gastar tempo procurando classificações absurdas. Na prática, quase nunca dá tempo de fazer isso. Eu passei em vários concursos (de assistente a auditor) sem nunca ter perdido tempo pesquisando classificações absurdas de Administração. Meu foco sempre foi aquilo que é, de fato, cobrado e sugiro que faça o mesmo. Assim, essas questões absurdas a gente faz uma vez e só ignora.

    Gabarito: A

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Nenhuma das alternativas descreve as características clássicas dos serviços. Pesquisando sobre a referência utilizada pela banca, identifiquei que a banca se pautou no livro “Marketing” de Gilbert Churchill Jr e Paul Peter.

    A partir das lição desse autor específico, podemos concluir que o gabarito é a alternativa A. 

    Particularmente, acredito que a característica “uniformidade” proposta pela classificação é péssima e, inclusive, contraditória em relação àquilo que o próprio autor descreve. Afinal, se é possível uma variação na qualidade, o serviço não é uniforme. Melhor seria ele ter descrito como “unicidade”, o que melhor representaria o que ele quis dizer. Em alguns casos, esses tipos de erros decorrem de uma tradução ruim da obra original para o português. Não sei se foi o caso. De toda forma, as bancas formulam questões a partir dos livros em português, por isso, caso essa classificação seja cobrada novamente (acho muito improvável!), peço que considere as características descritas acima.

    -Comentários do professor Marcelo Soares.

  • Chega a ser uma piada a banca utilizar um livro específico, justamente um que contradiz o entendimento dominante a respeito da variabilidade dos serviços.

  • Chega a ser uma piada a banca utilizar um livro específico, justamente um que contradiz o entendimento dominante a respeito da variabilidade dos serviços.

  • Marcelo Soares| Direção Concursos: ''Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Nenhuma das alternativas descreve as características clássicas dos serviços. Pesquisando sobre a referência utilizada pela banca, identifiquei que a banca se pautou no livro “Marketing” de Gilbert Churchill Jr e Paul Peter.

    Particularmente, acredito que a característica “uniformidade” proposta pela classificação é péssima e, inclusive, contraditória em relação àquilo que o próprio autor descreve. Afinal, se é possível uma variação na qualidade, o serviço não é uniforme. Melhor seria ele ter descrito como “unicidade”, o que melhor representaria o que ele quis dizer. Em alguns casos, esses tipos de erros decorrem de uma tradução ruim da obra original para o português. Não sei se foi o caso. De toda forma, as bancas formulam questões a partir dos livros em português, por isso, caso essa classificação seja cobrada novamente (acho muito improvável!)

    Presta atenção! Eventualmente, temos questões absurdas em concursos públicos. Faz parte!

    Infelizmente, as disciplinas de Administração, Gestão de Pessoas, Vendas e Atendimento tem uma propensão mais alta do que outras disciplinas a esse tipo de questão aleatória. Isso, de forma nenhuma, invalida o bom e velho estudo. Dito isso, segue minha sugestão para essa e todas as classificações absurdas:

    1º Considere para a prova o que a maioria dos autores propõe, ou seja, aquilo que estudamos ao longo da aula. Nesse caso, as características dos serviços são VIPI: Variabilidade, Intangibilidade, Perecibilidade e Inseparabilidade.

    2º Apenas considere utilizar o conhecimento de classificações absurdas (tipo essa), caso não tenha identificado a alternativa que descreve a corrente doutrinária majoritária.''


ID
1058026
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto ao processo de comunicação podemos elencar como componentes:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Segundo Kotler (1993, p. 289), as funções mais importantes do processo de comunicação são quatro: codificação, decodificação, reposta e feedback. 

    • Emissor: é aquele que transmite a mensagem para a outra parte.

    • Codificação: é o processo de transformar o pensamento em forma simbólica.

    • Mensagem: é o conjunto de símbolos que o emissor transmite.

    • Meio: são os canais de comunicação através dos quais a mensagem passa do transmissor para o receptor.

    • Decodificação: Processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transferidos pelo emissor.

    • Receptor: é aquele que recebe a mensagem transferida pelo emissor.

    • Resposta: conjunto de reações do receptor após a mensagem.

    • Feedback: é a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor.

    • Ruído: distorção não planejada durante o processo de comunicação.

    Esses são os pontos-chave para uma comunicação eficaz. Isto significa que os emissores precisam conhecer qual é a audiência que desejam alcançar e quais as respostas que desejam. As mensagens devem ser codificadas por eles considerando o público-alvo, tendo em vista como serão decodificadas por eles. Também é necessário que as mensagens sejam enviadas por veículos que estejam ao alcance da audiência. É preciso desenvolver canais de feedback para que seja recebida às repostas dos receptores.


  • Na ordem:

    EMISSOR > MENSAGEM > RECEPTOR > FEEDBACK

     

    LETRA E


ID
1058029
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto às normas da redação da correspondência oficial, deve-se:

1) Atender ao nível formal da linguagem, inclusive, à norma padrão da língua.
2) Ter cuidado com o uso de palavras que indiquem um envolvimento pessoal e ou subjetivo.
3) Necessariamente fazer o emprego de palavras que enfatizem a erudição, e sejam pouco usuais, para evitar ambiguidades ou duplicidade de sentido, preservando a linguagem culta e a coloquial.
4) Dar especial atenção à clareza e precisão das informações e dados em questão.
5) considerar de baixa importância os critérios de apresentação meramente gráfica do texto, pois o importante é o sentido da comunicação e a introspecção do receptor da mensagem.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • A redação oficial é caracterizada pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Esses mesmos princípios aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

  • To gostando desse trem!

    Achou uma errada acerta as outra questões;

    No final da alternativa 3, diz que : "...preservando a linguagem coloquial" !!! (Isso torna a assertiva errada), com isso, a única alternativa que não contém a assertiva número três é a letra E.

    Bons Estudos!!! #jesusamaatodos

  • O ERRO DA QUESTÃO 3 É QUANDO MENCIONA ...LINGUAGEM COLOQUIAL , JAMAIS USA LINGUAGEM COLOQUIAL. POR EXEMPLOS ENVIAR UM OFICIO PRA UM COLEGA : oI CARA COMO VC ESTÁ ? ME ENVIA ESSE DOCUMENTO POXA FAZ TEMPO QUE AGUARDO. BEIJO.KKK

  • Pelo erro da alternativa 3 dá pra matar de boa, mas, pelos meus estudos aqui, deixaram uma brecha para erro em citar, na alternativa 1, NORMA PADRÃO...até onde tenho estudado, é Norma Culta. Nada de Norma padrão, Norma Oficial, Padrão Coloquial...

  • 3) Necessariamente fazer o emprego de palavras que enfatizem a erudição, e sejam pouco usuais, para evitar ambiguidades ou duplicidade de sentido, preservando a linguagem culta e a coloquial. 

    O erro está em dizer sobre utilizar palavras pouco usuais. Se essas são poucos usadas,como o receptor poderá compreender?

    5) considerar de baixa importância os critérios de apresentação meramente gráfica do texto, pois o importante é o sentido da comunicação e a introspecção do receptor da mensagem. 

    Você não descarta a apresentação do documento,as regras de formatação,etc


ID
1058032
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que diz respeito à correspondência oficial, quando da ocorrência de o destinatário ser tratado por Vossa Senhoria, são formas corretas de dirigir a palavra:

Alternativas

ID
1058035
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao pressionarmos de forma simultânea as combinações de teclas que selecionam todo o texto em um documento no Microsoft Word é:

Alternativas

ID
1058038
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quanto ao correio eletrônico, o Microsoft Outlook recebe as mensagens por meio do servidor de:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. SMTP é para envio de e-mails, HTTP é para transferência de hipertexto, FTP é para transferência de arquivos e TELNET é um comando e também um protocolo de acesso remoto.

  • SMTP - enviar E-MAILS

    HTTP - Transferência de Hipertexto

    FTP - Transferência de arquivos

    POP3 - Receber mensagens do servidor

  • Letra B- POP3.

    ->SMTP é o protocolo padrão para o envio de mensagens através da Internet.

    ->HTTP é o protocolo para troca e transferência de hipertexto. É uma das bases para a comunicação de dados.

    ->FTP é o protocolo de transferência de arquivos. Usado para downloads.

  • GABARITO B

     

    SMTP --> Sua Mensagem Ta Partindo

    POP3 --> Agora fica mais fácil de aprender que esse é para recebimento de mensagens. 

     

    Bons estudos !

  • Na verdade existem dois tipos de protocolos para recebimento de emails.

    POP3: recebimento (porém mensagens são transferidas sequencialmente para o computador)

    IMAP4: recebimento (ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a mensagens em qualquer computador)

  • POP3-110


ID
1058041
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Quanto aos procedimentos administrativos, são bens que constituem parte do patrimônio, e normalmente são marcados com uma plaqueta de identificação. Tais bens são parte do:

Alternativas
Comentários
  • ativo fixo ou imobilizado - letra E. 

    O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.


    Bons Estudos!!

  • plaqueta de identificação - IMOBILIZADO, PATRIMÔNIO DA EMPRESA PÚBLICA.


ID
1058044
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos procedimentos administrativos de licitações e compras no serviço público assinale aquela que NÃO é uma modalidade licitatória prevista na lei de licitações 8666/93.

Alternativas
Comentários
  • Todos são tipos de licitação.


  • O pregão não é previsto na 8666, mas sim em uma legislação específica.

  • Foi anulado por quê?

  • Foi anulada porque? a resposta seria - PREGÃO , pois ele não faz parte da lei 8666/93, e sim da lei 10.520/02 que o instituiu como modalidade licitatória.

  • Não deveria ter sido anulada

  • o que a lei 10520 não prevê em relação ao pregão, pode se basear na lei 8666, por isso foi anulada.


ID
1058047
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A linguagem usada em correspondências oficiais, deve nortear-se por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.


ID
1058050
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise as afirmativas:

I. O relacionamento interpessoal normalmente desenvolve-se, dentre outros fatores em decorrência dos processos de interação.
II. Flexibilidade de comportamento significa ter a capacidade direta e instantânea de ter reação uniforme para todo e qualquer comportamento.
III. Competência interpessoal é um talento, não se desenvolve, apenas eventualmente é treinável.
IV. As Relações Humanas tratam também do comportamento conhecido como intrapessoal.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a)

    Somente I e IV são verdadeiras.

  • Letra: A

     


ID
1058053
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Maslow, é possível explicar a motivação, a partir da elaboração da Teoria das Necessidades Humanas. Comer e dormir, segundo Maslow, são exemplos de necessidades:

Alternativas
Comentários
  • Letra a)  fisiológica. Incluindo-se também: respiração, sexo, água, excreção.

    Na pirâmide de Maslow também encontramos outras necessidades, listadas abaixo da base para o topo:

    1ª Fisiológica (acima)

    2ª Segurança: segurança do corpo, do emprego, dos recursos, da moralidade, da família, da saúde, da propriedade.

    3ª Amor, relacionamento: Amizade, família, intimidade sexual.

    4ª Estima: Confiança, conquista, respeito dos outros e aos outros.

    5ª Realização Pessoal: Moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos.

    Foco e fé!

  • Na pirâmide de Maslow, as necessidades são supridas de baixo pra cima, segue abaixo exeplo;

    Autorealização = Crescimento profissional

    Estima = Reconhecimento, status

    Sociais = Amigos, bom ambiente de trabalho

    Segurança = Ambiente de trabalho seguro

    Fisiológicas = Salário básico, comida, agua..

  • Gabarito: A

     

    - Necessidades fisiológicas: As necessidades mais básicas do ser humano. As necessidades fisiológicas são as de respirar, alimentar-se, ter saúde, etc.

     

    - Necessidades de segurança: As necessidades de segurança apresentam, ao lado das necessidades fisiológicas, a base das necessidades humanas. Ter uma casa, um emprego minimamente estável, uma estrutura de moradia e locomoção são as necessidades de segurança.

     

    - Necessidades afetivas: São as necessidades de relacionamento amoroso, de pertencer a um grupo social, amigos, ser correspondido sentimentalmente.


    - Necessidades de reconhecimento (Estima): São as necessidades que temos tanto de que outros reconheçam nossa capacidade profissional, quando de nossas capacidades pessoais.


    - Necessidades de realização pessoal: Correspondem à ponta da pirâmide e representam as necessidades mais avançadas, aquelas que estão no último patamar de necessidades de todas as pessoas, aquilo que elas buscam de forma factível.

  • LETRA A CORRETA

    TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW OU PIRÂMIDE DE MASLOW

    AUTORREALIZAÇÃO --> CRESCIMENTO PROFISSIONAL

    ESTIMA----> RECONHECIMENTO, STATUS

    SOCIAIS---> AMIGOS, BOM AMBIENTE DE TRABALHO

    SEGURANÇA---> TRABALHO SEGURO, SEM POLUIÇÃO

    FISIOLÓGICAS----> SALÁRIO BÁSICO, COMIDA, ÁGUA

  • GABARITO: LETRA A

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle. 

    FONTE: http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/

  • Questão trata da teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como a pirâmide de Maslow (nome de seu criador, o psicólogo Abraham Maslow).

    A - correta. As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    B - incorreta. Necessidade inicial não consubstancia uma das categorias preconizadas expressamente por Maslow.

    C - incorreta. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    D - incorreta. A necessidade de estima envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    E - incorreta. Necessidade inadiável não representa uma das categorias preconizadas expressamente por Maslow.

    GABARITO: A


ID
1058056
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No quesito princípios básicos da Administração Financeira, enquadram-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: - D - Transparência, planejamento e acompanhamento.

  • Lembrando que esses são os princípios básicos.. 

    Podemos destacar ainda que: Os princípios Orçamenários consistem em um conjunto de normas que oriemtam o processo orçarmentário. Apesar de importantes, não são absolutos.

    Na lei n. 4.320/64 constam de forma expressa:

    1. Princípio da unidade (totalidade);

    2. Princípio da universalidade (globalização); e,

    3. Princípio da anualidade (periodicidade).

  • Fui no CHUTE kkkkkk Pensei qual é o mais racional kkk Transparência , Planejamento e Acompanhamento


ID
1058059
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Administrar as pessoas é prática e tema que está sendo discutido amplamente, nas muitas esferas dos ambientes organizacionais. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Resumidamente, um conjunto de políticas bem como práticas que permitam o enfrentamento, comparação e conciliação de expectativas entre a organização e pessoas. 


ID
1058062
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à departamentalização, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A departamentalização é o processo que consiste em agrupar em departamentos, funções ou actividades similares e logicamente relacionadas de uma determinada organização. Numa primeira fase é efectuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionados pela especialização. Segue-se a departamentalização com o objectivo de permitir uma gestão eficiente. 

    A divisão do trabalho e posterior reagrupamento pode ser efectuada de três formas diferentes, dando origem a diferentes tipos de estruturas organizacionais: 

    - Divisão por hierarquia 
    - Divisão por função exercida 
    - Divisão por divisão (unidade/delegação, grupo de clientes, grupo de produtos ou serviços, projecto, etc.) 
    A escolha de qual o critério a utilizar para efetuar a divisão do trabalho e a departamentalização depende, geralmente, dos objectivos da organização, das características do ambiente externo, da tecnologia utilizada, das qualificações dos trabalhadores, do tipo de tarefas executadas, da existência ou não de unidades/delegações afastadas geograficamente, da dimensão da organização e da estratégia prosseguida.

    http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/departamentalizacao.htm

  • GABARITO: LETRA B

    Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados. Segundo Rebouças (2009), Departamentalização pode ser definida como agrupamentos em unidades organizacionais realizados conforme critérios específicos de atividades e recursos, tais como humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, etc.

    FONTE: WWW.INFOESCOLA.COM


ID
1058065
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São alternativas preventivas para evitar a perda de dados relacionados a vírus em computadores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. A reinstalação do sistema operacional apagará os dados do usuário, portanto, para escapar dos vírus iria apagar todos os arquivos? Sem dúvida, não faz sentido.

  • Isso é medida para remediar uma situação já agravada por exemplo.