SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2015 - Prefeitura de Angra dos Reis - RJ - Técnico de Contabilidade


ID
1709707
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me explicar por que a C está errada? Achei a E errada por dizer: durante uma confraternização, como se fosse uma confraternização genérica, já que sabemos que foi a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016. Obrigada 

  • Letra C) 

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

  • Não entendo o porquê da alternativa D está errada!

  • Acredito que o gabarito verdadeiro seja a letra: D.

  • A letra D está errada pois não é apenas nas paralimpíadas que o ministro do esporte pretende despertar a cultura do desporto no território nacional, mas sim neste um ano que antecede o evento. veja: Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

  • gilberto junior, observe no trecho retirado do texto:

     "Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

    O presidente do comitê deixa claro sua proposta, já na alternativa, diz o contrário. 

     c)as vendas dos ingressos para as Paralimpíadas se iniciaram no dia 7 de setembro. A meta é vender 3,3 milhões de entradas e fazer uma grande arrecadação. 

    Espero ter ajudado abraço e bons estudos.

  • D? O.O

  • O Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

    d)com as Paralimpíadas de 2016, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro. 

    Que não é só com as Paralimpiadas , que mesmo antes, em qualquer evento esportivo sirva de incentivo para despertar a cultura em território nacional, e que continue depois também, resumindo, até acontecer as paralimpiadas deva ter outras coisas esportivas e a D deixou restrito. é pra errar mesmo e confundir

     

  • Gabarito: E

    "Entre atletas, dirigentes e outros participantes do evento, durante uma confraternização e faltando um ano para o início dos Jogos Paralímpicos, inicia-se a contagem do tempo até o início dos jogos em 2016."

  • GABARITO:   E

     

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09).

    O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes

     

    Respondendo a dúvida quanto a letra C:

    as vendas dos ingressos para as Paralimpíadas se iniciaram no dia 7 de setembro. A meta é vender 3,3 milhões de entradas e fazer uma grande arrecadação. (erro)

    Na última frase do texto:

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

     

    Quanto a D:

    Objetivo das Paralimpiadas:

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível” 

    Objetivo para este um ano para os Jogos: (3°paragrafo)

    os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

     

    Exemplo fora do texto para tentar entender melhor

    Para fazer uma festa tem que fazer toda uma preparação...comprar bolo...salgadinho , convidar as pessoas(esse é objetivo 1)

                    objetivo 2 é fazer que todos, durante o evento, se divirtam, comam bastante,  não falte bebida....

    O texto fez isso botando 2 objetivos diferentes ...

     

     Bons estudos

  • GAB: E

     

    TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE: JESUS!

  • Letra D- ERRADA como mostra a citação do texto abaixo , não é apenas no jogo, mas durante o ano de prepração somada com os jogos.

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."

  • Esse professor Alexandre Soares é foda.

    Sem mais!

     

    GABARITO E

  •   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

     

    entre atletas, dirigentes e outros participantes do evento, durante uma confraternização e faltando um ano para o início dos Jogos Paralímpicos, inicia-se a contagem do tempo até o início dos jogos em 2016.

  • Não tentem justificar gabarito correto, a D e E estão corretas e acabou.

  • De fato, gabarito é a letra E. Mas, deve-se prestar bastante atenção para acertar a questão, pois a letra D é bem próxima do gabarito.

  • Erro da alternativa D

    D) com as Paralimpíadas de 2016, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro.

    Resposta: Neste um ano para os Jogos, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro.

  • É a letra (E)

    A data da publicação é referente ao ano do evento "Degustação", que ocorre em 07/09/2015, ano em que ocorre o fato, sendo a data aniversário do futuro evento "Paraolimpiada", que ocorretá em 07/09/2016.

    A questão (D) não está correta, pois a fala do ministro se refere aos acontecimentos do evento "atual" de 2015.

     “Quero dizer que neste um ano (2015) para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."


ID
1709710
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Assinale a alternativa cujo “que” NÃO tem a função de retomar o termo antecedente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!!

  • Eu entendi que retoma o Sujeito

  • Esse "que" é conjunção integrante. Quando conseguimos trocar o "que" e o que vem após ele por ISSO, ser trata de conjunção integrante.

    Andrew Parsons lembrou----- Isso.  (que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos)

  • Gab: D.


    O "que" desta alternativa é uma conjunção integrante. A função da conjunção integrante é introduzir uma oração subordinada substantiva. No caso desta frase, ele (o que) introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.


    Fonte: eu e meus estudos! Rs...

  • Bem vinda ao time Clarissa! kkk

  • PRA RETORNAR O ATENCECEDENTE O ''QUE'' TEM QUE SER PRONOME RELATIVO , SÓ SUBSTITUIR PELO ''O QUAL'' ''DA QUAL'' SE CONSEGUIR É PRONOME RELATIVO! O UNICO ITEM Q NAO DAR PRA SUBSTITUIR É A LETRA D , QUE É CONJUNÇÃO INTEGRANTE!

  • GABARITO D

     

    “Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

    “Andrew Parsons lembrou isso..."

  • A letra E não dá pra substituir por o qual / a qual. Então não se pode dizer que é pronome relativo.

    Alguém me explica??

  • antes de Pronome relativo > vem nome 

    antes de conjunção integrante > verbo 

     

    a) “O cronômetro que marca o tempo...”.

    QUE retoma "cronômetro" 

     b)  “...roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros”.

    QUE retoma "roda de confraternização" 

     c) “...e nós daremos todo o apoio que for preciso”. 

    QUE  retoma "apoio"

     d) “Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

    QUE é conjunção integrante: inicia uma oração que pode ser substituída por "isso". 

    Andrew Parsons lembrou isso. 

     e)   “...os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem”.

    QUE retoma "ano"

  • TERMO COM VALOR ANAFORICO=PRONOME RELATIVO

  • É somente trocar pelo o qual ou por isso

    “Andrew Parsons lembrou (ISSO) que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

     

    Bora lá ADAF

  • alexandre soares é uma onda vey kkkkkkkkkkkkkkkk

    ele fica com essas brincadeiras,por isso o pessoal da alfacon tira onda dele kkkkkkkkkk

     

  • O ano que vem = Quem vem ? O ANO...

  • É só ir testando a maioria é pronome relativo podendo substituir por "o qual", quando não couber, e vir após verbo no infinitivo pode crer que será conjunção integrante que pode ser substituída por "isso". GAB D

  • Andrew Parsons lembrou que( ISSO)  o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

  • CONJUNÇÃO INTEGRANTE,SÓ TROCAR O "QUE" POR "ISSO".

  • Percebam, a única alternativa que antecede o que e vem com verbo lembrou, substituindo o que por isso.. lembrou isso.

  • Essa eu entreguei de bandeja :(


ID
1709713
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “Ingressos estão à venda”,

Alternativas
Comentários
  • Assim como pagar à vista, sentar à praia, ou colocar à venda, a crase se justifica por ser uma locução adverbial feminina. É fácil perceber que o  verbo de ligação ESTAR na oração dada não requer preposição alguma.

    Gab.: C

  • CRASE PARA EVITAR AMBIGUIDADE

     Assim se escreve: a) "Matar à fome" (deixar sem comer) para diferenciar de "Matar a fome" (dar de comer); b) "Receber à bala" (receber atirando) para diferenciar de "Receber bala" (ganhar uma guloseima); c) "Pintar àmão" (pintar com a mão) para diferenciar de "Pintar a mão" (passar tinta ou esmalte na mão); d) "Cheirar à gasolina" (exalar o cheiro de gasolina) para diferenciar de "Cheirar a gasolina" (aspirar o cheiro da gasolina).

    É também desse rol o exemplo "Venda à vista" (venda em parcelas), em que também se dá a inexistência de motivos técnicos para crase, e basta a substituição por um substantivo masculino para verificar essa realidade: "Venda a prazo" (e não "Venda ao prazo"). Mas, analisando melhor o exemplo "Venda a vista", vê-se como possível a ocorrência de ambiguidade, por se poder entender vista como substantivo e alvo da própria venda (imagine-se a hipótese de alguém vendendo a própria córnea por esta ou aquela razão)


    http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127653,31047-Crase+para+evitar+ambiguidade

  • Nesse caso, emprega-se a crase porque se estive-se sem acento seria como se fosse no sentido de ver.

  • Entre as adverbiais estão, por exemplo, "à vontade", "às claras", "à míngua", "à direita", "à esquerda", "à tarde", "à noite", "à mão", "à mão armada", "à beça", "à vista" etc. Entre as prepositivas estão, por exemplo, "à custa de", "à espera de", "à altura de", "à beira de", "à espreita de", "à frente de", "à base de", "à moda de" etc. As locuções conjuntivas são expressões como "à medida que" ou "à proporção que".

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/crase-e-regra-nas-locucoes-prepositivas-com-palavra-feminina.jhtm

  • Ingressos à venda!

  • a) o acento empregado em “à” é denominado “agudo”. ( O ACENTO INDICATIVO DE CRASE É UM ACENTO GRAVE).

     

    b) a crase se justifica pela junção de duas vogais com a mesma função. (NÃO POSSUEM A MESMA FUNÇÃO, UM A TEM FUNÇÃO DE ARTIGO E O OUTRO A TEM FUNÇÃO DE PREPOSIÇÃO). 

     

    c) o acento se justifica por se apresentar em uma locução adverbial de base feminina.   À VENDA É UMA LOCAÇÃO ADVERBIAL FEMININA).

     

    d) a crase se justifica tendo em vista a fusão da preposição “a” exigida pelo verbo e do artigo feminino “a” antes de “venda”.  ( VENDA NÃO EXIGE O ARTIGO A É UMA LOCUÇAO ADVERBIAL FEMININA).

     

    e) a crase foi empregada inadequadamente. ( A CRASE ESTÁ EMPREGADA ADEQUADAMENTE). 

  • muito boa a questao

  • “Ingressos estão à venda”,               

    Fiquei na dúvida entre a C e a D.

     

     c) o acento se justifica por se apresentar em uma locução adverbial de base feminina. ==> Independentemente se alguém está ou não regendo crase. CORRETO

     d) a crase se justifica tendo em vista a fusão da preposição “a” exigida pelo verbo e do artigo feminino “a” antes de “venda”. ==> A locução feminina já vem com a crase. ERRADO

     

    Atenção! A locução adverbial de base feminina se sobrepõe a regência verbal.

  • DANIEL AZEVEDO,TU ME CONVENCEU!!!! show

  • As locuções adverbiais femininas  remete à noção da existência de duas palavras exercendo a função de uma só classe de palavras. 

    MACETE: Tire a palavra de ligação na qual é a locução. Nesse sentido se perder a concordancia, ficar sem sentido a frase, pode perceber que é locução.

    EXEMPLO:

    Ingressos estão venda: "ESTÃO VENDA" não concorda em nada, logo tem que ter a locução.

    Ingressos estão à venda: " ESTÃO À VENDA" organização na frase,locução adverbial.

    GABARITO C

  • Letra C

  • À venda, os ingressos estão.

  • perdi a questão por não perceber a locução adverbial feminina. Mas é locução adverbial de... ? Não é tempo, não é lugar. Seria de modo? Ninguém disse, nem o professor.
  • GABARITO: LETRA C

    ⇉ Há crase:

    ☛ Diante de palavra feminina que venha acompanhada de artigo, desde que o termo regente exija a preposição a:

    ☑ Ex: O juiz pronunciou-se favoravelmente à ré.

    ☛ Na indicação de horas:

    ☑ Ex: Combinamos de nos encontrar às seis horas.

    ☛ Diante de nomes masculinos, apenas nos casos em que é possível subentender-se palavra como moda ou maneira:

    ☑ Ex: Desenvolveu um modo de pintar à Van Gogh. (À maneira de Van Gogh).

                Apresenta programas à Chacrinha. (À moda do Chacrinha).

    ☛ Diante de nomes de lugares que geralmente não admitem artigo, quando apresentarem um elemento que os caracterize ou qualifique:

    ☑ Ex: Vou à famosa Roma.

                Finalmente chegamos à encantadora Ouro Preto.

    ☛ Diante da palavra “casa”, quando determinada:

    ☑ Ex: Você vai comigo à casa deles / dos meus amigos?

    Há crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas a partir de palavras femininas, pois, nesses casos, estaremos diante da sequência constituída de preposição + artigo feminino.

     

    Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, à meia-noite, às três horas.

    Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.

    Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.

    ⇛Meus resumos dos Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.

  • Ingressos estão à venda”, olhem pro verbo está, é intransitivo nesse caso, logo, não a preposição exigida quem vem do verbo, À venda é uma circusntância, logo é uma locução circunstancial ou adverbial. a crase não tem ligação nehuma com o verbo , mas sim com a estrutura em si.

  • CRASE diante de Locuções adverbiais femininas:

    • à noite; à tarde; à farta; às pressas; à toa; às cegas; às escuras; às vezes; à mão; à vontade; às claras; à vista, etc.

    CRASE diante de Locuções prepositivas de base feminina: (À + PALAVRA FEMININA + PREP.)

    • à beira do; à semelhança de; à procura de; à espera de...

    CRASE diante de Locuções conjuntivas de base feminina(À + PALAVRA FEMININA + CONJ.)

    • à medida que; à proporção que.

  • Palmas pra mim que dei uma preposição ao VERBO DE LIGAÇÃO estar" na letra D!!!!!
  • Tipo de verbo: irregular, de ligação, auxiliar

    Transitividade: transitivo indireto

    Separação silábica: es-tar

    Era pra ser a alternativa D segundo uma questão da própria AOCP, mas fazer o que, né??? A gente tem que fazer prova dessas bancas de fundo de quintal


ID
1709716
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”, o verbo em destaque

Alternativas
Comentários
  • Quem é que marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016? Resposta: A integração etre atletas paralímpicos e o público. ( Sujeito ). Núcleo do sujeito: INTEGRAÇÃO. Logo, o verbo fica no singular para concordar com INTEGRAÇÃO.
    Gabarito: A.

  • FOÇA FOCO E

  • protuguês é um matéria difícil e esses professores não explica nada que preste

    chama a professora Flávia Rita.

  • sujeito = a integração entre atletas paralímpicos e o público

    nucleo = integração

    a integração marcou

  • Essa mizera é sujeito composto e verbo deveria está no PLURAL )a integração entre atletas paralímpicos "e" o público na Lagoa Rodrigo de Freitas) "quem é que" marcou a celebração da data ? 

  • ME DESCULPE , MAS A INTEGRAÇÃO SOZINHA NÃO MARCOU NADA!!!

     

    O QUE MARCOU FOI :  a integração entre atletas paralímpicos  E o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

     

    Me poupe !!!!  Quem me provar com argumentos que o "MARCOU" se refere apenas a INTEGRAÇÂO eu bato palmas de pé!

  • GABARITO A

     

    “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”,

    Sujeito:  a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

    Núcleo do Sujeito: a integração

    Predicado: marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016

     

    obs: o " E " está ligando atletas e público (...atletas paralímpicos e o público...)

    =======================================

    Trazendo um exemplo :

    O namoro entre joão e maria DUROU 2 anos.

    O que durou 2 anos? O namoro

     

    exemplo 2:

    O caderno de português , matemática , filosofia, história e também de inglês está em cima da mesa

     

  • Com certeza essa questão é passivel de recurso, tendo em vista o sujeito ser composto . Quando o sujeito composto "atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas", estiver posicionado ANTES  do verbo "Marcou", este deverá  ficar no PLURAL, ou seja MARCARAM. Logo a questão correta seria a letra  C.

  • Não entendi. O verbo pode está no singular concordando com o mais próximo não é isso?
  • DA UMA VONTADE DE MARCAR SUBSTANTIVO COMPOSTO

    Em 02/08/2018, às 14:00:37, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 21/06/2018, às 13:35:02, você respondeu a opção C.Errada!

  • a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”, o verbo em destaque

    O QUÊ MARCOU?a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

    QUAL O NÚCLEO?a integração

    OBS=NÚCLEO DO SUJEITO NÃO VEM PRECEDIDO DEPREPOSIÇÃO.

     

  • Não entendi nada agora ....

    “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016

    Penso que trata-se de sujeito composto posposto (pois antecede o verbo), logo o verbo deve concordar com o núcleo mais próximo: O público.

    vai entender ....

  • Questão simples de concordância verbal, obdece a regra básica.

  • o que marcou a celebração não foi os atletas paralimpicos e o publico na lagoa..

    o que marcou a celebração foi A Integração.

  • Gente,

    A questão é que "a integração marcou".

    É só perceber, o que que marcou? A íntegração".

    De quê com o que e onde não importa.

    Ficou um pouco confuso pq parece que é sujeito composto, mas não é...


ID
1709719
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

“Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."

Para efeitos de organização textual, o trecho ou parte dele poderia ser reescrito.
Assinale a alternativa em que a alteração em destaque ocasionaria prejuízo ao sentido inicial pretendido pelo autor do texto. 


Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    A alteração em destaque na letra (b) ocasionaria prejuízo sim, porque no texto não tem dizendo se o ano é propício ou não.

  • Propício:

    -> que tem as características adequadas e necessárias para; bom, favorável.

  • A questão pergunta exatamente isso, "Assinale a alternativa em que a alteração em destaque ocasionaria prejuízo ao sentido inicial pretendido pelo autor do texto"

  • GABARITO B

     

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos "      =    “Quero dizer que neste um ano que falta para os Jogos..."

     

    propício é algo favorável. 

    ex:  Durante a  semana vai ter sol ... o tempo está propício para pegar uma praia....

     

  • O ano não está PROPÍCIO pois ainda falta UM ANO.

     

    GAB:B

     

    DEUS TEM UM PLANO PARA TODOS NÔS!

  • Amém !! 

  • “Quero dizer que neste um ano propício para os Jogos...".

    ERRADO: A alterativa passa a ideia de um ano ADEQUADO para se fazer algo... Enquanto que o texto coloca a questão dos esforços no ano que antecede o grande evento. 

  • Em vários pontos do texto fica subentendido vários verbos no indicativo, fazendo com que haja certezas do evento que se encontra em prazo decadencial, já o "propício" que dá a ideia de subjuntivo ou "possibilidade" o que descaracteriza a assertiva e por isso é o nosso gabarito. GAB B


ID
1709722
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “‘Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada...”, a oração em destaque

Alternativas
Comentários
  • O "SE" quando puder ser substituído por "CASO" será sempre conjunção adverbial condicional.

    Exemplo de Conjunções adverbiais condicionais:                                                                                                                                                               SE, CASO, SEM QUE, SALVO SE, NO ENTANTO, DESDE QUE, A MENOS QUE, A NÃO SER QUE


  • Boa dia Marcos!


  • ''NO ENTANTO'' é ADVERSATIVA. 

  • o no entanto é tanto conjunção adversativa quanto conjunção concessiva

  • O se tem valor de condição na questão

  • Alternativa C (expressa condição)

    Toda vez que eu conseguir substituir o "se" pelo "caso"(caso consigamos)...esse "se", é condicional.

  • Oraçoes Condicionais: caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que, sem que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).

    Principal conjunção subordinativa condicional: SE

  • GABARITO B.

    EXPRESSA CONDIÇÃO.


     

  • GABARITO ---- C

  • É fato que denota condição, sendo assim, resposta correta letra C.

  • GAB: C

     

    DEUS É BOM EM TODO TEMPO!

  • GABARITO LETRA C.


    Existe algumas formas diferentes sobre o FUNÇÕES DA PALAVRA "SE", dentre elas podem ser empregadas no sentido de

    1- Como CONJUNÇÃO, poderá ser:
    a) Integrante;
    b) Condicional
    d) Temporal


    2- Como PRONOME, poderá ser:
    a) Reflexivo;
    b) Apassivador;
    c) Índice de indeterminação do sujeito;
    d) Expletiva

     

    3- Como condicionais, poderá ser: São elas: 

    SE [GABARITO], CASO, CONTANTO QUE, SALVO SE, A NÃO SER QUE, DESDE QUE, A MENOS QUE, SEM QUE, ETC.

  • Exerce a função de  "Conjunção Subordinativa Condicional" quando Indica uma condição para a oração principal.

    Gabarito Letra C

     

    Rumo ao Oficialato PM/ES

  • SE= CASO = CONUNÇÃO CONDICIONAL

  • CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASO!

    INTEGRANTE=ISSO/ISTO

    CONDIÇÃO=CASO

    TEMPORAL=QUANDO

    RELATIVO=O QUAL/A AQUAL ...

    CONCESSIVA=EMBORA

    FINAL=PARA QUE/A FIM DE QUE

    CONSECUTIVA=QUÃO/QUANTO

    ADVERSATIVA=MAS

    EXPLICATIVA=POIS

    CAUSAL=PORQUE

     

  • expressa condição.


ID
1709725
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “Espectadores têm chance de ‘degustação’ das Paralimpíadas”, a palavra que mais se aproxima do sentido da palavra em destaque utilizada nesse contexto é

Alternativas
Comentários
  • Degustar é o mesmo que: experimentar, provar. =]

  • Gabarito : (a) Experimentar.


  • Essa palavra "paralimpiada" é aportuguesada do inglês "paralympic". Antes era "paraolímpiada". Acho um absurdo mudar o modo como se escreve uma palavra na nossa língua por puro capricho de um comitê internacional. 

  • DEGUSTAÇÃO TEM TUDO HAVER COM: EXPERIMENTAR

    GABARITO(A)...ROMÃO

  • Mas dentro do contexto, como pede a própria questão, a palavra jogar , é a que mais se aproxima, pois está se falando de um evento de jogos.


ID
1709728
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Assinale a alternativa em que o autor do texto expressa claramente seu ponto de vista.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada na minha opinião, pois teria que especificar melhor qual o ponto de vista que ele quer saber, dentre os vários que ele aborda no texto. É certo que proposta principal do texto é explicar relação entre a utilização dos celulares na vida dos animais (no caso as formigas), não que: d) Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial.


    Se alguém puder explicar, ficarei grato!

  • É simples:basta analisar a frase em que exprime uma opinião.Expressões como:"considero que,"é de fundamental importância que","acho  que".

  • Oi Rafael! A questão não é sobre um ponto de vista especifico do autor, mas sobre o momento em que ele expressa uma opinião  própria, não embasada em qualquer estudo, como quando fala do cérebro, ou constatação dos fatos por observacao, quando fala das formigas.

  • letra c  ele afirma com toda certeza que o celulaular é exencial na vidada das pessoas como a agua é para as plantas

  • Gabarito: D

    “Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial.”

  • GAB: D

     

    DEUS REINA!


ID
1709731
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: D. A alternativa altera um pouco a forma como é apresentada a informação no texto, mas faz a mesma afirmação. Na realidade a alternativa c deveria ser a correta, afinal se o interlocutor for a sogra, a mulher ou algum parente chato, os danos podem ser irreversíveiskkkkkk

  • Tive que rir gente.......

    E) sim, até as formigas gostam de iPhone.

    Que bizaro!

  • Gabarito. D

    Deacordo com Texto....

    "Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos".

        "Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa."

  • GAB: D

    Ri com a alternativa B, afetado a saúde das formigas ou minha? rsrsrsrs

     

    Que Deus, o Todo Poderoso nos ajude nessa caminhada! 

  • Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

        Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.    GAB : D

  • GAB:D

    Segue o link do tal vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Ht9VAKpojXk


ID
1709734
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

“Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.”Considere as regras gramaticais da língua padrão culta e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito da colocação pronominal e do verbo que se encontra em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Próclise depois de vírgula não é um caso proibido, mas não é recomendado.

  • A virgula da uma bicuda no pronome,mandado-o para depois do verbo

  • Alguém mais achou essa questão ambígua?



  • alquém explica por que o uso não é facultativo?? Pelo que eu saiba, a Ênclise seria bem aceita nesse caso. Já que não tem palavra atraviva.

  • Não é facultativo justamente porque, neste caso, a única regra que deveria esta sendo usada é a ênclise.

  • Não se inicia oração com pronome.

  • Hueliton Cruz, tudo bem? 

    Até onde eu sei, a única regra da próclise é não poder iniciar oração(Pois não se inicia oração com pronome). No texto, o autor iniciou a oração exatamente com a próclise, quando deveria ter feito com a ênclise. Então por estar em começo de oração, o correto e única forma possível, seria: "tornando-se um pouco mais ativa."


    Obs: Tem um monte de comentários acima falando só bosta, cuidado com os comentários dos colegas.

    Fonte para pesquisa: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint72.php


    Bons estudos!

  • Em situação que não couber próclise e nem mesóclise (que é o caso), faz-se necessário o uso da ênclise. A vírgula "mata" qualquer palavra atrativa.

  • Questão polêmica.

    Em se tratando de prefeitura, a resposta mais sensata é o gabarito mesmo. Contudo, se fosse uma banca mais renomada a reposta seria a letra "e", visto que é possível ocorrer a próclise após a vírgula, embora não seja recomendável.

  • A banca pega um texto escrito incorreto.  isso foi maldade. Eu sei que nesses casos, após a virgula o pronome tem que está após o verbo.  Mas pensei que fosse facultativo no contexto. Já que a banca usou esse texto, nunca imagina-se que uma banca vá usar um texto escrito de forma incorreta gramaticalmente só pra confundir o candidato!  é bom ficar esperto com isso.

  • "Vírgula perto de pronome vira lobisomem"

  • Não concordo com o gabarito! RECOMENDA-SE nao usar próclise após a vírgula. Contudo, no caso em questão, é inevitável, uma vez que não cabe ênclise, pois o verbo está no particípio.

  • Nunca se começa frase com pronome oblíquio.

  • Como nosso amigo  ''Carlos Carvalho'' falou nunca podemos comerça uma frase com Pronome Oblíquio.

  • Depois do verbo é enclise.. mas o ''se'' n é do começo.. o ''se'' que ele pede comeca a frase , então n pode comecar frase com pronome obliquio

  • Exige Próclise: EM + GERÚNDIO

    Exemplo: "Em se tratando de vestibulares, conhecia tudo"

     

    Exige Énclise: Gerúndio NÃO antecedido de EM

    Exemplo: Fugiu do vestibular, esgueirando-se..."

    Fonte: Luiz Fernando Mazzarotto. Manual de Gramática.

  • MACETE: VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM

  • VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM

  • lembranso que

     

    Ênclise de verbo no futuroparticípio está sempre errada.

    Tornarei-me....... (errada) futuro

    Tornardo-me...... (errada) particípio

     

    Gerundio (ndo) pode, como está colocado na questão. 

  • Tornando-se inicia outra oração (sentido de conclusão)

  • RESPOSTA

     

     

    c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo.

  • CASOS PROIBIDOS:

    1 - INICIO DE FRASE;

    2- APÓS VIRGULA;

    3- APÓS PARTICÍPIO;

    4- APOS FUTURO DO INDICATIVO

  • “Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.”

    c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo. (tornando-se) ==> CORRETA

     

    Atenção! Não pode iniciar oração com o pronome oblíquo átono.

  • pra quem gosta de mnemônicos:

    haverá PRÓclise no NARIS D...

     

    ou seja, palavras de 

    Negação

    Advérbio

    Relativos (pronomes)

    Indefinidos (pronomes)

    Subordinadas (conjunções)

    Demonstrativos (pronomes)

    atraem os pronomes oblíquos.

     

    Espero q ajude alguém.

  • Vírgula com pronome dá lobisomem

  • A virgula da uma bicuda no pronome,mandado-o para depois do verbo

  • GABARITO: LETRA C

    ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen.

    PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s);

    PRÓCLISE

    Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    Não o quero aqui. / Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    6. Palavras interrogativas no início das orações:

    Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou?

    MESÓCLISE

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei);

    Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia).

    ÊNCLISE

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã.

    TODA MATÉRIA.

  • "MANDADO-O" - ESTÁ ERRADO O COMENTÁRIO DO COLEGA!

    DEPOIS DE "ADO" E "IDO" NADA SERÁ METIDO.


ID
1709752
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um copo em formato cilíndrico tem 15 cm de altura e 3 cm de raio de base. Sendo assim, qual é a capacidade total desse copo?(Considere π ≅ 3 )

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    V = π. r². h       Logo:
    V= 3.9.15 = 405 cm3
    Sua vitória está próxima. Deus é contigo!

  • Volume de um cilindro= área da base x altura

                                     área da base= n.r^2
                                                          3. 9.15= 405
  • A questão quer saber o volume, ou seja a capacidade total.

     

    Formula:       V= π.r².h

     

    h=15

    r=3

    π=3

     

    V=3.3².15

    V=3.9.15

    V=405 cm³

     

    Gabarito: D

     

     

     

     

  • Basta lembrar que ao desmontarmos um cilindro; este nada mais é que 1 círculo + 1 retângulo; logo:

    Área do círculo: pi r ² = 3.3² = 3.9 = 27 (que representa a base do retângulo)

    Como já temos a altura do cilindro (15cm); também já temos a altura do retângulo; logo:

    Área total = b x h = 27 x 15 = 405cm³ Letra D

     

     

  • como alguém erra isso, meu Deus?

     


ID
1709755
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O preço de uma televisão sofre um acréscimo de 15% quando ela é parcelada em 5 vezes. Qual é o valor de cada prestação, sabendo que seu preço à vista era de R$ 1800,00?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Com o acréscimo o valor da TV vai para R$ 2.070, pois:

      1800.(1.015) = R$ 2.070

    Em prestações: 5 x 414 = 2070       Sua vitória está próxima. Deus é contigo

  • Galera, bem simples:

    1) encontrar o valor da TV com o acréscimo de 15%

    Como 1800 é 100 % e houve um aumento de 15 %, basta calcular 115 % de 1800. Fica assim:

    115/ 100 x 1800 -- ["cortando" zero com zero] --- 115 x 18 = 2.070

    2) Dividir o valor acrescido pela quantidade de parcelas

    2070 : 5 = 414 --- Gabarito: Letra B

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • aumentar em 15% significa multiplicar o valor de 1800,00 ( preço da tv à vista ), por 1,15. E por que? Porque o valor total é 100%. Mas o problema disse que a tv sofre um acréscimo de 15%, quando é parcelada em 5x. Ora, 100% + 15% = 115% = 115/100 = 1,15.
    Multiplicando, então, 1800 ( valor da tv ) por 1,15 ( valor do acréscimo ), chegamos no valor total da tv com o acréscimo = R$ 2070,00. 
    Daí, para chegar na resposta do valor de cada prestação, basta dividir 2070/5 = 414,00. Resposta: R$ 414,00. GABARITO: B =]

  • 1800/5 = 360 ====> 15% de 360 = 54 ===> 360+54=414

  • 1800+15% = 2070 /5 = 414

  • 1800---------100%

    x---------------115%

    100x=1800x115=207000

    x=207000/100=2070

    2070/5 (Parcelas) = 414

     

  • Questão de Regra de Três.

     

    C=1800

    M= 115%

    N= 5 vezes

     

    1800------------100%

    x-----------------115%

     

    x= 2070

     

    O valor total com os juros é 2070, porém a questão pede o valor de cada prestação, portanto só é dividir por o número das prestações que são 5.

     

    2070/5= 414

    Prestações= R$ 414,00

     

    Gabarito: B

  • Eu fiz assim : peguei o total = 1800 ..
    ela diz que foram em 5x.  e teve um acrescimo de 15%
    1= 1800/5 = 360, encontrei o valor de cada parcela ..
    mas na questão ele diz que sofre um acrescimo de 15% 
    2 = peguei 360 tirei 15% ai ficou 54,00 reais .

    3= somei 360+54 = ( 414 )

  • Método do pofessor Renato ::

     

    1800 para achar 10% volta uma casa 180,0 agora para achar 5% divide 180/2 = 90

     

    1800 + 180 + 90 = 2070

    2070/5 = 414,00

  • 1.                 1800 x 15/100 =270

    2.                 270 + 1.800=  2.070

    3.                 2.070 : 5 = 414

  • Mais simples:

    .1800/5 = R$360,00 ( para achar o valor de cada parcela)

    Com o acréscimo de 5% em cada parcela :

    .360 de 5%/100= 54

    assim, soma-se o valor da parcela com o aumento:

    .360+54= R$414,00

    Letra) B

    --

    Bruna Tails

  • Com o acréscimo de 15% = 2070

    2070/5 = 414

  • 1800/5 = 360

    360 + 15% = 414

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://youtu.be/K9QnxlUtx0E


ID
1709758
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Lucas possui 12 anos de idade, e seu pai 51. Daqui a quantos anos a idade do pai será o quádruplo da idade de seu filho?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A12+1= 13 ;

     51+1= 52

    52= 13x4              Sua vitória está próxima. Deus é contigo

  • Galera, obviamente é possível resolver pelas opções de resposta, mas imagine que não houvesse essa possibilidade, como por exemplo, numa questão de CERTOU ou ERRADO. Como fazer essa questão de maneira "matemática"?

    idade do pai: 51

    idade do filho: 12

    tempo que passou: x  --- Logo,

    51 + x = 4 (12 + x) --- [Aplicar a propriedade distributiva] ------  Observe que o "tempo passa para os dois." 

    51 + x = 48 + 4x

    51 - 48 = 4 x - x

    3 = 3x --- x = 3: 3 = 1. Gabarito: Letra A.

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • GABARITO LETRA A 

     

    Julio Cesar, parabén pelos seus comentários. Estão ajudando muito.

     

     

  • QUESTÃO FÁCIL: BASTA ANALISAR TODAS AS ATERNATIVAS, DE TODAS A QUE DIVIDE 12 E 51. É 1

  • Júlio César obrigada, muito boa sua explicação

  • em um ano o pai envelhece 4, que doideira
  • X + 51 = 4 (12 + x)

    x+ 51 = 48 + 4x

    51 - 48 = 4x - x

    3 = 3x

    x = 1


ID
1709761
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação e 2/5 irão votar no candidato B. Sabendo disso, qual é a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos?

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão pode ser resolvida sem nenhum esforço, veja:

    OBS: Se você multiplicar o numerador de qualquer fração por 100, obtém-se o seu valor percentual.

    candidato A: 1/2 ---- 1/2 x 100 = 100/2 = 50 %

    candidato B: 2/5 ---- 2/5 x 100 = 200 / 5 = 40 %

    Como 90 % votaram em A ou B, 10 % não votaram em nenhum desses candidatos, pois o total é 100%. A opção correta é a letra E.

    Prova real: 1/ 10 x 100 = 100 : 10 = 10 %

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • 1/2 + 2/5 + X = 1 

    (5+4+10x)/10 = 10/10

    x= 1/10

  • 1/2 + 2/5 = (5+4)/10 = 9/10 - Logo 1/10 não irá votar.

  • Questão de frações.

     

    A=1/2 irá votar

    B=2/5 irá votar

     

    Soma dos que irão votar= 1/2 + 2/5        "MMC"

    9/10  então chegamos ao resultado que 9/10 votarão e 1/10 não votarão.

     

    Gabarito: E

  • 1/2*2/5=1/10 logo não irá votar

     

  • 1/2 + 2/5 (fração com denominadores diferentes MULTIPLICA OS DENOMINADORES e MULTIPLICA CRUZADO OS NUMERADORES) --> 5+4/10 = 9/10 (total que irá votar) .:. 1/10 são os que não irão votar!

  • Quando for uma questão que não diz o N de elementos, pegamos um numero simples que seja divisível por ambas frações.

    ex

    100 funcionarios

    1/2 = 50 votaram no candidato A

    2/5 = 40 votaram no candidato B

    Sobrou 10 de 100 = 10/100 =1/10.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à equação.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação.

    2) Dessa mesma quantidade de funcionários, 2/5 irão votar no candidato B.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual é a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos.

    Resolvendo a questão

    Para fins didáticos, irei chamar de "x" a quantidade total de funcionários desse determinado setor da empresa e de "y" a quantidade de funcionários desse determinado setor da empresa que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos.

    Neste tipo de questão, é interessante resolvê-la por partes.

    Na primeira parte, é descrita a informação de que "Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação". Logo, é possível afirmar que a quantidade de funcionários que irão votar no candidato A é igual a x/2, devido à seguinte multiplicação: (1/2) * x = x/2.

    Na segunda parte, é descrita a informação de que "Dessa mesma quantidade de funcionários, 2/5 irão votar no candidato B". Logo, é possível afirmar que a quantidade de funcionários que irão votar no candidato B é igual a 2x/5, devido à seguinte multiplicação: (2/5) * x = 2x/5.

    Considerando as informações encontradas e juntando os valores em uma única equação, tem-se o seguinte:

    x/2 + 2x/5 + y = x (tirando o MMC de "2" e "5", que é igual a "10", para serem eliminadas as frações)

    ((x * 10)/2) + ((2x * 10)/5 + (y * 10) = (10 * x)

    (10x/2) + (20x/5) + 10y = 10x

    5x + 4x + 10y = 10x

    9x + 10y = 10x

    10y = 10x - 9x

    10y = x

    y = x/10

    y = (1/10) * x.

    Logo, a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos corresponde a 1/10.

    Gabarito: letra "e".

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://studio.youtube.com/video/OnEWdDOt5ps/edit


ID
1709767
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da segurança na Internet e os vírus de computadores, os malwares são “programas” conhecidos por

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


    O termo "malware" é proveniente do inglês "malicious software" ("software malicioso mal-intencionado"); é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares."Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso. O termo badwares é por vezes utilizado, e aplicado em ambas verdadeiras malwares (malicioso) e software de forma não intencional prejudicial.

  • (B)

    . Códigos maliciosos (Malware)

    Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    • pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
    • pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
    • pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
    • pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
    • pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

    Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo. Além disto, os códigos maliciosos são muitas vezes usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e a disseminação de spam (mais detalhes nos Capítulos Golpes na Internet, Ataques na Internet e Spam, respectivamente).

    Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são apresentados nas próximas seções.

    Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/

  • Malwares

    Mal= malisioso

    Wares= Programas

     

    Gabarito:B

  • Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;

    pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;

    pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;

    pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;

    pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • MALWARES: tudo de "MAL"  no pc

     vírus, worms, cavalo-de-tróia, entre vários. 

  • Malwares são programações maliciosas que prejudicam o desempenho do computador. Resposta item B

  •  a) verificarem a existência de pragas virtuais. => Função do antivírus;

     b) executarem ações danosas e ilícitas em um sistema. Gabarito da questão! (Malware => Programa malicioso ou código malicioso) 

     c) impedirem a infecção de trojans e spywares. => Função do antivírus;

     d) removerem possíveis worms instalados no computador. => Função do antivírus;

     e) serem vírus de Macro.=> Nunca na galáxia! 
    Perseverança!!!

  • Malware: mal para o PC. Programas com intenção de causar danos a sistemas ou pc.

  • Percebam que os "vírus de macro" também são malwares, e se caracterizam por geralmente infectarem arquivos dos programas de escritório, como os editores de texto, de planilha e de apresentações.

  • LETRA B

    O termo "malware" é proveniente do inglês "malicious software" ("software malicioso mal-intencionado"); é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares."Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso. O termo badwares é por vezes utilizado, e aplicado em ambas verdadeiras malwares (malicioso) e software de forma não intencional prejudicial.

  • Malware é um software malicioso, que realiza operações que podem comprometer a privacidade e segurança do usuário. Tipos de códigos maliciosos ( malware)- vírus, worm, spyware

  • Gabarito: Letra B.

    Obs. VÍRUS DE MACRO: "Na terminologia da computação, um vírus de macro ou macro-vírus é um vírus de computador que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos".

    Exemplo: micro$oft Word.


ID
1709773
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o MS-EXCEL 2007 em sua configuração padrão, cada vez que se cria uma nova pasta de trabalho em branco, esse “ambiente” já se inicia com

Alternativas
Comentários
  • Não adianta brigar com a banca!

    Plan1 / Plan2 / Plan3


    Avante!

  • Letra B

    Tanto no Excel 2007 quanto no 2010, ambas criam 3 planilha com os nomes;  Plan1 / Plan2 / Plan3

    Obs: Isso munda no Libre Office, ele cria apenas uma com o nome Planilha1

  • A versão 2013 cria apenas uma planilha. Plan1.


  • 2010= 3 planilhas. Por padrão.

    2013= 1 planilha. Por padrão

  • Excel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    Excel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

  • Errei por isso, nunca o sei a versão 2007.

  • Excel ---> 2016 - 1 Planilha

    Excel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    Excel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

    Atualizando!

  • Excel 2007 até Excel 2010 = 3 planilhas;

    Excel 2013 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

    Excel 2016 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

  • Ótimos comentários e Eudes e Alex!

  • Obrigado meninos!

  • GAB: C

     

    JESUS É O CAMINHO!

  • Gente vamos ser bem francos, o que isso nos ajuda??? eu nem sei a versão que uso, e jamais vou lembrar quantas páginas tem no excel de 2007...fiz o teste no meu e deu 1 página, nem me atentei que a questão pedia de 2007.

    Todo ano tem versão nova, complicado isso.

  • Ajuda em nada, assim como não ajuda em nada reclamar.

    É o que eles cobram, então tem que estudar se quiser passar!

    Menos mimimi e mais horas de estudos, por favor.

    Bons estudos!

    GABARITO C

  • No Excel 2007, inicia com 3 planilhas: PLAN1, PLAN2 e PLAN3

  • -Até o 2010: 3 planilhas automaticamente.

    -2016: 1 planilha apenas.

    -Não existe limitação no número de planilhas!

  • Eu não lembrava real. Move On!

  • MSExcel ---> 2016 - 1 Planilha

    MSExcel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    MSExcel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

  • GABARITO B

    Excel 2007 até Excel 2010 = 3 planilhas;

    Excel 2013 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

    Excel 2016 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

  • MSExcel ---> 2016 - 1 Planilha

    MSExcel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    MSExcel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 


ID
1709779
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o editor de texto LibreOffice Writer versão 4.1, em português, a tecla de atalho CTRL+F10

Obs. O caractere “+” foi utilizado apenas para a interpretação da questão.

Alternativas
Comentários
  • Letra E 

    Podemos utilizar de duas formas, atraves da forma de atalhas utilizando CTRL+F10 ou utilizarmos Menu Exibir + caracteres não imprimiveis.

  • Para responder questões assim decore todos esses atalhos> depois de um tempo sabe tudo de có: 

    CTRL+F10 > CARCATERES NÃO IMPRIMÍVEIS 

    CTRL+ F12> INSERIR TABELA

    F11>ESTILO E FORMATAÇÃO

    F5> NAVEGADOR

    F1>AJUDA

    F2>FUNÇÃO

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA

    CTRL+U=SUBLINHAR

    CTRL+ I= ITÁLICO

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO

    CTRL+B=NEGRITO

    CTRL+ E = JUSTIFICAR

    CTRL+Q= SAIR

    CTRL+W= FECHAR

    CTRL+K= HIPER LINK

    CTRL+P= IMPRIMIR

    CTRL+SHIF+O = VISUALIZAR IMPRESSÃO 

    CTRL + SHIFT+ V = COLAR ESPECIAL

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR

    CTRL+F=  PESQUISAR 

    SHIFT+ F7 = VERIFICAR CORREÇÃO AUTOMÁTICA

    F7= ORTOGRAFIA 

    ODP > IMPRESS

    ODS> CALC

    ODT>WRITER

  • Pensar em ingles ajuda bastante na memorização.

    CTRL+ O= ABRE ARQUIVO (Open)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ N= NOVO ARQUIVO (New)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA (Right)

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA (Left)

    CTRL+U=SUBLINHAR (Underline)

    CTRL+ I= ITÁLICO (Italic)

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO (select All)

    CTRL+B=NEGRITO (Bold)

    CTRL+E = JUSTIFICAR (Explain)

    CTRL+Q= SAIR (Quit)

    CTRL+K= HIPER LINK (Link pórem atalhos, L, I, N ja foram usados, sobrou o K)

    CTRL+P= IMPRIMIR (Print)

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR (Change, pórem atalho C já foi utilizado, sobrou o H

    CTRL+F=  PESQUISAR  (Find)

    CTRL+W= FECHAR (atalho comum ao uso diario, ctrl+w fecha a aba)

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA (não encontrei a origem, se alguém puder me esclarecer seria bem interessante)

  • Writer: GUIA EXIBIR - > caracteres não imprimiveis ( crtl + F10).

     

    GABARITO ''E''

  • Por isso que eu adoro o qconcursos, tava louco para encontrar nos comentários funções com legendas para poder decorar, vlw jeferson vc é 10!

  • Letra E.

     

     a) executa o editor de texto no modo tela cheia. - CTRL + SHIFT + J

     b) executa o navegador - F5

     c)  realiza a correção ortográfica. - SHIFT + F7 (se for a verificação de item a item, então é apenas F7 em que abrirá uma caixa de diálogo).

     d) exibe o dicionário de sinônimos. - CTRL + F7

     e) exibe os caracteres não imprimíveis. - Certo, CTRL + F10

  • CTRL+M = Remove a formatação direta do texto selecionado ou dos objetos (como em Formatar - Limpar formatação direta)

  • Ctrl+F10 - Ativar/Desativar caracteres não imprimíveis

    Gabarito letra E!

  • Exibir e ocultar caracteres não imprimíveis, uma vez, que o usuário utilizar o atalho de teclado (CTRL+F10 =>irá exibir), pressionando o atalho novamente ele irá ocultar.

  • No Word seria CTRL + *

  • Os caracteres ocultaram-se, porém, Foram 10 cobertos... 

     

    Macete tosco e música ruim dão no mesmo, pois não saem da sua cabeça!!!

  • CTRL + F10 = exibir caracteres ocultos (ou não imprimíveis)

     

    GABARITO: (E)

  • No Word:

    Ctrl + *

    Página Inicial > Parágrafo > Mostrar Tudo

     

    No Writer:

    Ctrl + F10

    Na barra: alternar marcas de formatação

  • CTRL+F10 no word 2010 maximiza e minimiza a tela.

  • CTRL+ O= ABRE ARQUIVO (Open)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ N= NOVO ARQUIVO (New)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA (Right)

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA (Left)

    CTRL+U=SUBLINHAR (Underline)

    CTRL+ I= ITÁLICO (Italic)

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO (select All)

    CTRL+B=NEGRITO (Bold)

    CTRL+E = JUSTIFICAR (Explain)

    CTRL+Q= SAIR (Quit)

    CTRL+K= HIPER LINK (Link pórem atalhos, L, I, N ja foram usados, sobrou o K)

    CTRL+P= IMPRIMIR (Print)

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR (Change, pórem atalho C já foi utilizado, sobrou o H

    CTRL+F= PESQUISAR (Find)

    CTRL+W= FECHAR (atalho comum ao uso diario, ctrl+w fecha a aba)

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA (não encontrei a origem, se alguém puder me esclarecer seria bem interessante)

    fonte: amigo jeff mais curtido

    só para salvar aqui rs

    curte o coment. dele

  • Exibir e ocultar caracteres não imprimíveis:

    Word - CTRL + *

    Writer - CTRL + F10

  • Famosa questão inutil.

  • Famosa pena jurídica


ID
3536968
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na confecção de camisetas, uma pequena empresa tem um custo fixo de R$ 900,00 e mais um custo de R$ 8,00 por camiseta. Sendo assim, qual é o custo total para a confecção de 500 camisetas?

Alternativas
Comentários
  • Não sei fazer a questão. Tentei, mas não conseguir achar o resultado. Rapaz, não tem um comentário de professor. Qconcurso reveja isso pelo amor de Deus. Várias questões sem comentário de professor de outras diciplinas.

  • Custo fixo R$ 900,00

    Custo por camiseta R$ 8,00

    Para a produção de 500 camisetas a função será: (Custo fixo + Custo por camiseta x 8)

    Assim sendo: (900 + 500x8) = (900 + 4000) = 4900,00

    Resposta alternativa "E".

  • Essa questão foi feita pro concurseiro multiplicar 8 por 500, obter o valor 4000, marcar C e errar.

    Mas ele pede o custo TOTAL, ou seja, tem que considerar os 900 de custo fixo que o examinador mencionou no enunciado.

    Total de camisetas = 500

    Custo por cada camiseta = 8,00

    Custo fixo= 900,00

    500 x 8 + 900

    = 4.000 + 900

    = 4.900

    Letra E

  • Atente-se sempre para o comando da questão.

    A questão pede o TOTAL, ou seja, o custo (8 reais por camiseta) + o custo de 900 reais.

    500*8: 4000 reais.

    Total? Aplique os 900 reais do custo.

    4000+900 = 4900 reais.

    GAB E


ID
3536971
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma pesquisa com 160 consumidores para saber a preferência entre duas marcas de refrigerante, obteve-se as seguintes informações:

- 60% prefere o refrigerante A;
- 40% prefere apenas o refrigerante B;
- dos que preferem o refrigerante A, 25% também consome o refrigerante B.

Então, quantos consumidores, desse grupo, optaram pelo refrigerante B?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Questão mal formulada

    Vejamos:

    60% de 160 = 96

    40% de 160 = 64

    25% de 96 = 24

    64 + 24 = 88

    Por que a questão, ao meu ver, é mal formulada? Porque ele pede os que optaram por B e esses 24 optaram por B, mas também por A.

  • Jeferson.. Não é mal formulada: o comando da questão pede os que optaram por B, não os que optaram SÓ por B. Aí a resposta seria outra. Tem que tomar cuidado com relação a isso.

  • 10% de 160 = 16

    16 x 6 = 96

    Esse é o número que preferem A (60%)

    25% dos 96 também bebem B, logo 24.

    160-96 = 64, logo, representa os 40% que bebem B

    Agora soma:

    24+64= 88 pessoas.

  • É questão mal formulada, sim! A questão deveria perguntar: Referente a esta pesquisa, quantas pessoas consomem o refrigerante B? Além disso, a questão ainda coloca: 40% prefere apenas o refrigerante B, o que deu ideia de exclusividade.

  • Concordo com o Jeferson Torres e Welligton Bitecourt a questão foi mal formulada. Isso se deve ao fato de que no comando da questão fala-se sobre a pesquisa de preferência (exclusividade) de uma das marcas de refrigerante e posteriormente faz-se a seguinte pergunta "Então, quantos consumidores, desse grupo, optaram pelo refrigerante B?" dando a impressão que a pergunta refere-se diretamente a pesquisa de preferência (que é sobre a preferência do refrigerante A ou B). Para estar correto, e clara, a pergunta deveria ser a seguinte: Então, quantos consumidores, desse grupo, consomem o refrigerante B?

  • A questão está bem formulada! Quem tá estudando direito os conjuntos sabe a diferença entre: ''quantos consumiram apenas B'' e ''quantos consumiram B''. Naquele você considera só uma parte do conjunto B, e neste você considera todo o conjunto B (inclusive a interseção) . Questão mamãozinho!

  • Primeiro devemos saber quanto é 60% que preferem o refri A: 96 pessoas

    Depois quanto é 40% que preferem o refri B: 64 pessoas

    Das 96 pessoas ele pede 25% que também OPTAM pelo refrigerante B: 24 consumidores

    Quantos desse grupo de 160 consumidores OPTARAM pelo refrigerante B?

    64 consumidores que já preferem o refrigerante B + 24 consumidores do refrigerante A que também OPTAM pelo refrigerante B: 88 PESSOAS

    GAB A

    OBS: Não vi má formulação da questão, uma vez que OPÇÃO não está sujeito a regra de ESCOLHER ORIGINARIAMENTE um produto. A questão deixou bem claro a opção. Eu posso tomar coca como posso OPTAR por tomar fanta

  • Errei a questão pq fiz usando conjunto.


ID
3536974
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência de primeiro termo igual a 98; segundo termo igual a 104; terceiro termo igual a 110 e assim por diante. Se o padrão da sequência continuar o mesmo, qual é a posição que ocupa o número 152?

Alternativas
Comentários
  • 1°=98

    2°=104

    3°=110

    observamos que a razão é 6, sendo assim o valor de 152 estará na 10°posição

  • 98 + (x-1)* 6 = 152

  • 98- 1

    104- 2

    110-3

    116-4

    122-5

    128-6

    134-7

    140-8

    146-9

    152- 10

  • GABARITO:LETRA C

    Questão bem simples de uma clássica P.A(Progressão Aritmética), onde o A1=98, A2=104 e o A3=110

    Logo percebemos que do A1 pro A2 há um aumento de 6 números, e do a2 pro A3 um aumento de 6 números, logo achamos a razão que é igual a 6.

    Agora é só jogar na fórmula:

    AN=A1+(N-1)xR

    152=98+(N-1)x6

    152=98+6N-6

    152+6-98=6N

    158-90=6N

    60=6N

    N=60/6

    N=10

    Décimo Termo

    Sucesso!

  • essa questão deu pra fazer na força bruta.

    do 1º termo para o 6º há um intervalo de 30 números. então o 11º termo é o 158.

    logo, o número 152 é o décimo termo!

  • essa foi na brutalidade

  • Nota-se a que a diferença entre os termos é de 6 números.

    logo, se o primeiro é 98, para se chegar na 10° casa a diferença são de 30 casas, concluímos que é o 152.

    GABARITO C

  • Contei de 6 em 6 nos dedos mesmo kkkk

  • GAB C

    DÉCIMO TERMO

    SOMADO DE 6 EM 6 .

  • MAIS SIMPLES FAZER DE CABEÇA MESMO.

  • 98 >>> 104 >> 110 >> 116 >> 122 >> 128 >> 134 >> 140 >> 146 >> 152.

    +6 +6 +6 +6 +6 +6 +6 +6 +6

    a1 = 98 e a10 = 152.


ID
3536977
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma criança tem 1,38 de altura. Sabendo que a razão da medida da altura da criança para a medida do comprimento da sua sombra em um determinado horário do dia é ¾, qual é a medida da sombra, em metros, dessa criança nesse determinado horário?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    Altura da criança = A

    Comprimento da sombra = S

    A razão entre a altura da criança é igual a 3/4:

    A / S = 3 / 4

    Temos o valor da altura, então basta resolver a regra de três:

    1,38 / S = 3/4

    3S = 1,38 x 4

    3S = 552

    S = 552 / 3

    S = 1,84

  • GABARITO: LETRA D

    3/4 DE 1,38

    3 -------1,38

    4 -------

    4*1,38/3 = 1,84

  • 1,38--------75% por que é 3/4

    X-----------100%

    75x= 138

    X= 1,84

    resposta letra D 1,84m

    Fiz assim e deu certo

  • Fiz de uma forma esquisita, mas acertei. Assim 1.38/3 = 46. Depois 46 X 4= 184. só incluí a vírgula. Rsrs

  • Tira a virgula pra facilitar mas não esqueça de por no lugar no termino do calculo

    138*3/4

    Como quer saber o todo, comece multiplicando pelo denominador

    138*4: 552

    Depois divida pelo numerador: 552/3: 184

    Nao esqueça de repor a virgula: 1,84M

    GAB D


ID
3536980
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João gosta de um biscoito que é vendido por quilo na padaria perto de sua casa. Sabendo que o quilo desse biscoito custa R$ 35,00, quanto João pagou comprando 1,35 kg?

Alternativas
Comentários
  • REGRINHA DE 3:

    1kg custa $ 35,00

    Se 1kg custa $ 35,00 quanto custará 1,35kg

    35 --------- 1kg

    x --------- 135kg

    1*x = 35*135

    1x = 4725

    x = 4725/1

    x = 4725

  • Regra de 3 (transformar o quilograma em grama)

    1000 ----- 35

    1350 ----- x

    1000x: 47250

    x: 47250 / 1000 (volta 3 casas)

    x: 47,25

    GAB C

  • Forma mais simples de resolver:

    Se 1kg é R$35

    basta multiplicar 1,35x35= 47,25

    Dessa forma você economiza mais tempo que fazer regra de três, além de se tornar mais simples a resolução.

  • 35 x 1,35 = 47,25

  • 1kg--------------35reias

    1,35kg--------------x

    X=47,25 reais


ID
3536998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual princípio contábil expõe que pessoas físicas e jurídicas não devem ser confundidas, ou os sócios não devem ser confundidos com empresas: são pessoas com personalidades jurídicas distintas?

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

    Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    OPrincípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referemindependentemente do recebimento ou pagamentoParágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    Princípio da continuidade Pressupõe que as operações de uma empresa continuarão em funcionamento no futuro. Por isso, esse contexto deve ser levado em conta para a mensuração e a apresentação dos elementos que compõem o patrimônio da entidade.

    Princípio da entidade A entidade não se confunde com o patrimônio de cada um dos sócios ou dos proprietários. Esse princípio, portanto, permite que se preparem demonstrações financeiras apenas para a entidade separada ou apenas para cada um dos sócios.

    Princípio da oportunidade Consiste em não ignorar na Contabilidade o registro de atos e fatos administrativos incertos e aleatórios, que normalmente não são considerados patrimoniais, mas que, no futuro, poderão afetar o patrimônio. O processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais deve produzir informações íntegras e tempestivas.

  • GABARITO D

    a) Princípio da Oportunidade: A informação deve ser integra e tempestiva;

    b) Princípio da Continuidade: A entidade "existe" infinitamente;

    c) Princípio da Competência: Reconhece as receitas independente do recebimento e as despesas independente do pagamento;

    d) Princípio da Entidade: necessidade de diferenciação do patrimônio da empresa, do patrimônio dos sócios.

    e) Princípio da Prudência: Situações iguais considera-se o menor valor para ativos e receitas e maior valor para passivos e despesas

  • gab. D

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

  • Gabarito: D

    Art. 4º O Princípio da entidade reconhece a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes .

    Parágrafo único – O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.


ID
3537001
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Qual é a característica específica das empresas públicas?

Alternativas
Comentários
  • Empresa pública

    É Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público, aliás, sua denominação decorre justamente da origem de seu capital, isto é, público, e poderá ser constituída em qualquer uma das modalidades empresariais.

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1042265/qual-o-conceito-e-a-finalidade-de-empresa-publica-e-sociedade-de-economia-mista

    gab. A

    Bons Estudos ツ

  • GABARITO: LETRA A

    Empresa pública é a pessoa jurídica de direito privado administrada exclusivamente pelo poder público, instituída por um ente estatal, com a finalidade prevista em lei e sendo de propriedade única do Estado.

    A finalidade pode ser de atividade econômica ou de prestação de serviços públicos. É um instrumento de ação do estado, sendo integrante da administração indireta e constituída sob qualquer das formas admitidas pelo direito. Seu capital é formado unicamente por recursos públicos de pessoa de administração direta ou indireta. Pode ser federal, municipal ou estadual. A empresa pública tanto pode ser criada originariamente pelo Estado como ser objeto de transformação de autarquia ou de empresa privada, sua criação depende de autorização específica; já para extingui-las precisa-se apenas de uma autorização legislativa, não necessitando ser específica.

    Quanto ao capital, difere-se das sociedades de economia mista porquanto nestas, ainda que a titularidade seja igualmente do poder público, o capital social é dividido também entre particulares, que adquirem suas quotas por meios da compra de ações.

    WIKIPÉDIA.

  • Mas capital exclusivamente público não é característica específica de empresa pública, visto que as autarquias também possuem capital exclusivamente público.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as entidades que compõem a administração indireta do Estado. Neste caso, marquemos a alternativa que remete corretamente a uma marca das empresas públicas.

    Sociedade de economia mista

    • Constituição: somente na forma de S/A
    • Capital: misto -> publico e privado 
    • poder publico detém maioria das ações com direito a voto: 50%+1
    • personalidade jurídica: privado 

     Empresa pública

    • Constituição: qualquer forma empresarial admitida em lei 
    • Capital: exclusivamente público
    • personalidade jurídica: privado 

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • Empresa pública

    É Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público,


ID
3537004
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta um grupo de natureza de despesa?

Alternativas
Comentários
  • Transferência corrente ou de capital.

  • A classificação no grupo de natureza de despesa observará as seguintes especificações:

    Pessoal e Encargos Sociais (1)despesas orçamentárias com pessoal ativo, inativo e pensionistas, relativas a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência, conforme estabelece o caput do art.18 da Lei Complementar 101, de 2000.

    Juros e Encargos da Dívida (2)despesas orçamentárias com o pagamento de juros, comissões e outros encargos de operações de crédito internas e externas contratadas, bem como da dívida pública mobiliária .

    Outras Despesas Correntes (3)despesas orçamentárias com aquisição de material de consumo, pagamento de diárias, contribuições, subvenções, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, além de outras despesas da categoria econômica “Despesas Correntes” não classificáveis nos demais grupos de natureza de despesa.

    Investimentos (4)despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.

    Inversões Financeiras (5)despesas orçamentárias com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e com a constituição ou aumento do capital de empresas, além de outras despesas classificáveis neste grupo.

    Amortização da Dívida (6)despesas orçamentárias com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualização monetária ou cambial da dívida pública interna e externa, contratual ou mobiliária.

    Reserva de Contingência (9)encontra-se neste Grupo de Natureza de Despesa o volume de recursos orçamentários alocados com o objetivo de atender ao disposto no art. 71 da LDO 2013.


ID
3537007
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual das alternativas a seguir representa uma etapa do ciclo orçamentário e compreende a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Trata-se da etapa do ciclo orçamentário denominada de ELABORAÇÃO. Senão vejamos:

    O ciclo orçamentário não se confunde com o exercício financeiro, pois este corresponde a uma das fases do ciclo, ou seja, à execução do orçamento, tendo em vista que a fase de preparação da proposta orçamentária e sua elaboração legislativa precedem o exercício financeiro, e a fase de avaliação e prestação de contas ultrapassa-o.

    Elaboração da proposta orçamentária: esta fase é de competência do Poder Executivo, compreende a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização. Pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, seus órgãos, entidades e fundos, sob a coordenação do Poder Executivo, incluindo a preparação do programa de trabalho, encaminhando ao Poder Legislativo;


ID
3537010
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração direta ou centralizada está ligada e integrada, na estrutura organizacional,

Alternativas
Comentários
  • diabéisso aqui?! Como saber se o gabarito informado pelo QC está realmente correto??

  • ADM DIRETA >>>>>União, Estados, DF e municípios.

    Quem comanda a adm direta ?? os chefes do poder executivo.

    União > Presidente

    Estados > Governadores

    DF > Governador

    Município > prefeito.

    Gab E

  • Acertei, porém a questão é pobre de conteúdo, o Chefe do poder executivo é apenas a autoridade máxima da administração direta, porém ele não é responsável por controlar tudo, já que utilizamos a estrutura de república federativa, o qual confere aos demais estados autonomia para que o poder não seja concentrado em apenas uma autoridade, como visto em alguns países ditatoriais.

  • Monarquia agora é???? essa banca desgraçada!!

  • Prefeito eleito, não seria chefe do executivo???

  • GAB E.

    Entendo que o gabarito é a mais correta entre as outras, visto que a Adm Direta se subordina aos chefes do poder executivo, podendo estes serem de qualquer ente (U, E, DF e M).

    Espero ter ajudado!

    RUMO A PCPA.

  • Em outras palavras, a questão diz que Prefeito é inferior ao Presidente da Republica. Ao meu ver, dava de anular essa questão, comando pobre.

  • Aocp Misturou o presente com o futuro, essa banca gosta do paradoxo gosta de confundir a mente.

    Bom ler 3x com calma as alternativas.

  • É MAIS DIFÍCIL ENTENDER A PERGUNTA DO QUE SABER A RESPOTA.

  • DL 200/67:

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    Nesse caso, ela está ligada ao chefe do Poder Executivo

    Gabarito: E

    Espero ter ajudado, gente! Foco, força e fé :)


ID
3537013
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual das alternativas a seguir prevê a demonstração das receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas?

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra A

    O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário. Demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    3 quadros: quadro principal, quadro da execução de restos a pagar NÃO processados, quadro da execução de restos a pagar processados.

    -> O Deficit orçamentário fica à esquerda, na coluna das receitas orçamentárias

    -> O Superávit orçamentário fica à direita, na coluna das despesas orçamentárias

     O BO será elaborado utilizando-se as seguintes classes e grupos do PCASP:

    a. Classe 5 (Orçamento Aprovado), Grupo 2 (Previsão da Receita e Fixação da Despesa);

    b. Classe 6 (Execução do Orçamento), Grupo 2 (Realização da Receita e Execução da Despesa).


ID
3537016
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado pelo governo federal, em 1970, com o objetivo de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas. A quem é destinado o PIS?

Alternativas
Comentários
  • Caixa econômica Federal nos informa:

    Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​.

    o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

    ☆Gabarito letra D☆


ID
3537019
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O critério funcional de classificação de despesa possui duas categorias. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.

  • Ensinamentos do MCASP:

    A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, 

    enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como 

    agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e 

    judiciária.

    Isso buscando responder basicamente à indagação “em que área” de ação governamental a despesa será realizada.

    ☆Gabarito letra B☆


ID
3537022
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual característica do registro e da informação contábil no setor público expõe que os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem possibilitar o reconhecimento das suas respectivas validades?

Alternativas

ID
3537025
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual das alternativas a seguir apresenta a classificação da despesa que depende da autorização legislativa e que não pode ser realizada sem crédito orçamentário correspondente?

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes

    Gabarito: Letra E

  • MCASP nossa Bíblia nos ensina:

    Despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.

    Gabarito letra E


ID
3537028
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O que constitui a execução do orçamento?

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes

    Gabarito: Letra C.


ID
3537031
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual demonstração contábil evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício?

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra E

    A DVP evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.


ID
3537034
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que resultará a soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público?

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.1 – Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação.  

    UNIDADE CONTÁBIL.

    A soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultará em novas unidades contábeis.

  • Gabarito C para não.assinantes.


ID
3537037
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

É considerada a mais moderna das classificações orçamentárias da despesa e tem como finalidade básica demonstrar as realizações do governo, o resultado final de seu trabalho em prol da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a qual classificação refere-se o enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes

    Gabarito: Letra A.

  • MCASP no ensina que:

    Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto 

    de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução 

    de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

    O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações 

    sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas 

    e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação. A cada projeto ou atividade só 

    poderá estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dará origem à meta.

    Gabarito letra A

  • É considerada a mais moderna das classificações orçamentárias da despesa e tem como finalidade básica demonstrar as realizações do governo, o resultado final de seu trabalho em prol da sociedade.

    Articula um conjunto de ações para concretizar objetivos que busquem solucionar problemas ou atender a alguma demanda da sociedade. O Programa é um instrumento de organização da ação governamental.

    Gabarito: letra A

    !!! Cada Programa identifica as ações necessárias para atingir aos seus objetivos, sob forma de Ações. Isto é, sob projetos, atividades e operações especiais, especificando os valores e as metas de cada um.


ID
3537040
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As instituições públicas possuem características próprias ao entendimento de receita e despesa. Dessa forma, o que pertence ao exercício financeiro?

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nêle arrecadadas;

    II - as despesas nêle legalmente empenhadas

  • Credo, que pergunta mais nada haver. Monte de babozeira...